O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM CENTROS DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NO SUDOESTE DO PARANÁ: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM CENTROS DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NO SUDOESTE DO PARANÁ: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES"

Transcrição

1 O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM CENTROS DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NO SUDOESTE DO PARANÁ: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES Fernanda Luiza Algeri. 1 Maria de Lourdes Bernartt 2 Na região sul do Brasil existem 71 CEFFAs, denominadas Casas Familiares Rurais e Casas Familiares do Mar: 43 CFRs no Paraná; 22 em Santa Catarina, sendo 20 CFRs e 02 do Mar e 6 CFRs no Rio Grande Sul. Estes Centros de Formação por Alternância tiveram seu início no sul do Brasil a partir da década de Ainda continua grande a carência de estudos a respeito do tema, bem como de suas características pedagógicas e das atividades praticadas no seio desse modelo de formação (TEIXEIRA, BERNARTT & TRINDADE, 2008), Queiroz (2002), Estevam (2003, p. 14), e Silva (2005). Os estudos sobre a Pedagogia da Alternância na UTFPR - Câmpus Pato Branco iniciaram em 2006, por um grupo de pesquisadores da Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Em 2011 e 2012 estes estudos envolvem alunos de graduação, mestrandos e doutorandos. O presente estudo intitulado A Importância do Ensino da Língua Inglesa em Centros de Formação por Alternância no Estado do Paraná está vinculado ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC-2011/2012), no qual nos coube investigar o modo como se dá o ensino de língua inglesa nas CFRs no Estado do Paraná, sua importância e sua utilidade para o contexto da educação do campo, especialmente em Casas Familiares Rurais (CFRs), as quais adotam o sistema da Pedagogia da Alternância como método pedagógico, o que se diferencia muito do método aplicado nas escolas urbanas. Este projeto está vinculado a um projeto mais amplo, o qual se intitula Referenciais Teóricos e Metodológicos para a Educação do Campo: A Pedagogia da Alternância, desenvolvido, desde 1 Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês. UTFPR Câmpus Pato Branco. (PIBIC/Voluntária) 2. Docente da UTFPR Câmpus Pato Branco. Orientadora.

2 2006, por professores pesquisadores do grupo de pesquisa Centro de Apoio ao Desenvolvimento Regional, pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Pato Branco. O objetivo geral deste consiste em ampliar e aprofundar os estudos sobre os referenciais teóricos e metodológicos para a Educação do Campo, em geral, e para a Pedagogia da Alternância, em particular. Até o presente momento, já se envolveram neste estudo vários alunos: de graduação (Iniciação Científica e Estágio Curricular Supervisionado), de mestrado e uma aluna de doutorado. Além disso, o projeto está em diálogo com pesquisadores de outras universidades, tais como: UTFPR Câmpus Curitiba/PPGTE; URI Frederico Westphalen/PPGEDU; UFRRJ/PPGEA; e UNOCHAPECÓ. A partir das experiências e das visitas que fizemos a algumas Casas Familiares Rurais no sudoeste do Paraná, foi possível perceber que os docentes envolvidos nesta escola são: monitores (técnicos contratados pela Associação Regional das Casas Familiares Rurais e do Mar do Sul do Brasil) e professores (da rede pública do Estado do Paraná). Em relação aos professores, estes são, no geral, em número reduzido, não passam de quatro, contratados e cedidos pela Secretaria de Estado do Paraná, por área: das linguagens, seus códigos de apoio e suas tecnologias; das ciências da natureza e suas tecnologias; das ciências humanas e sociais e suas tecnologias. Tem sido possível notar que há uma grande rotatividade (contratação); os professores não permanecem por muito tempo nas CFRs, porque de acordo com uma professora entrevistada em conversa informal, para se trabalhar em uma CFR é necessário muita força de vontade, e disposição, porque você não é simplesmente uma professora, você é mãe, é psicóloga, é amiga, e tem muito trabalho e visitas para fazer e, além do mais, o reconhecimento financeiro é muito baixo para tanto trabalho ; sendo assim, para se trabalhar em CFRs é necessário gostar muito, ter muito amor pelo que faz, pois a experiência é inovadora, desafiadora, o contexto é muito diferente do contexto de educação urbana, e a apresentação ao processo de ensino/aprendizagem dentro das CFRs, por vezes, pode ser impactante. Em uma das visitas realizadas em uma CFR do sudoeste do Paraná, fomos informados que a professora de Línguas da CFR encontrava-se afastada de suas atividades, pois estava em licença. Encontramos uma acadêmica do 3º período de Letras, sem qualquer conhecimento sobre a Pedagogia da Alternância e o modo como se trabalha dentro das CFRs. Ela foi contratada pela Secretaria de Estado do Paraná, pelo Processo Seletivo Seriado (PSS).

3 A partir de situações encontradas, iguais a essa, perceber a pouca relevância demonstrada por essa Secretaria no que tange à seleção de professores para esse tipo de escola, cuja atuação necessita de preparação prévia e conhecimento sobre os instrumentos e dos métodos que regem a Pedagogia da Alternância. Em outra visita a uma CFR, conversamos com a professora de Línguas e, quando questionada sobre o ensino de língua inglesa na CFR, ela nos disse que essa era a parte mais difícil de sua atuação docente, pois já se passara muitos anos desde sua formação em Licenciatura em Letras, e que já não lembrava mais da maioria dos conteúdos e vocabulários que precisava ensinar aos alunos, diz em entrevista que (...) Inglês pra mim é um massacre! e continua : eu tenho que estudar tudo de inglês pra poder passar pra esses alunos (...) eu tenho que estar revendo todos os conceitos, revendo as escritas, revendo palavras, vocabulário... (Excerto da entrevista, 2012) Foi possível perceber que, o ensino de Língua Inglesa nas CFRs é um tanto deficiente, uma vez que os professores não estão devidamente preparados para assumirem aulas de Língua Inglesa em um contexto de educação do campo, Segundo a professora entrevista, para aplicar os conteúdos de Língua Inglesa e os outros que trabalha (Língua Portuguesa e Artes), ela não pode...sair de dentro do currículo da escola base, porque nós temos que obedecer o que tem lá dentro das DCEs (Excerto da entrevista, 2012). Afirma também que utiliza o livro didático e que se apoia muito em pesquisas na Internet para tentar trazer algo diferente aos alunos ou mesmo para pesquisar sobre os conteúdos que precisar ensinar aos alunos. Em relação aos materiais que utiliza com os alunos, disse que usa mais o livro didático para que os alunos tenham o que pesquisar em casa na hora de fazer alguma tarefa ou pesquisa, pois a maioria deles não tem acesso à internet e são muito pobres de recursos materiais extras. Outro aspecto que notamos foi a dificuldade de adaptação dos temas geradores de cada semana aos conteúdos de língua inglesa, mesmo que as sugestões de trabalho com o tema estejam no Plano de Formação, assim mesmo torna-se difícil o ensino da língua estrangeira. O grau de importância que a Língua Inglesa vem atingindo no mundo atualmente não pode ser ignorado. A Língua Inglesa está sendo ensinada na maioria das escolas no Brasil, (GIMENEZ, 2006). Ela tornou-se um instrumento importante em qualquer situação internacional, como no caso de conferências científicas ou leitura de artigos científicos. O inglês tornou-se uma ferramenta indispensável na qualificação para uma vaga de emprego, em transações comerciais e até nas

4 atividades mais simples, como acessar a internet. Para o meio rural o cenário não é diferente. Na atualidade, é possível encontrar no meio rural tecnologias que facilitam o contato com a Língua Inglesa, como é o caso da Internet e da TV por satélite. Segundo as Diretrizes Curriculares Estaduais do Estado do Paraná para Línguas Estrangeiras Modernas (Paraná, p. 57, 2008), um dos objetivos da disciplina de Língua Estrangeira Moderna é que os envolvidos no processo pedagógico façam uso da língua que estão aprendendo em situações significativas, relevantes, isto é, que não se limitem ao exercício de uma mera prática de formas linguísticas descontextualizadas. Neste sentido, podemos perceber que, o objetivo dos temas geradores dentro das CFRs é contextualizar o ensino, dentro do meio de vivência dos sujeitos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem, neste caso, o meio rural. O que falta para o aprendizado de língua estrangeira é, de fato, utilizar a língua em situações relevantes e/ou úteis para eles no seu dia a dia ou futuramente, que não sejam descontextualizados do tema gerador, do meio em que vivem ou de algum gênero textual que embase o aprendizado da língua estrangeira, sempre buscando contextualizar com os objetivos do ensino da Pedagogia da Alternância. Segundo as DCEs (Paraná, p. 57, 2008), ao estudar uma língua estrangeira, o aluno/sujeito aprende também como atribuir significados para entender melhor a realidade. A partir do confronto com a cultura do outro, torna-se capaz de delinear um contorno para a própria identidade. Assim, atuará sobre os sentidos possíveis e reconstruirá sua identidade como agente social. O aluno pode ser agente da sociedade em que vive, buscando compreender a sua realidade e a realidade de diferentes povos e culturas, como por exemplo, compreender como alunos de outros países falantes da Língua Inglesa, como por exemplo o Canadá, trabalham a Pedagogia da Alternância, identificando as diferenças e as semelhanças entre as diversas culturas.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Enfim, a partir dessa experiência neste projeto de pesquisa, ainda vigente, foi possível perceber a dinâmica do trabalho das Casas Familiares com a Pedagogia da Alternância e o envolvimento das famílias com a Associação da Casa Familiar Rural e a educação dos jovens do meio Rural. Observamos que o ensino da Língua Inglesa está relacionado ao tema gerador da semana da alternância constituindo-se, assim, um marco diferencial entre esta modalidade de ensino centrado na Pedagogia da Alternância e o modo convencional de ensinar. Através dos dados coletados é possível observar que, para os professores, o ensino da Língua Inglesa não é muito fácil, contudo este tem grande utilidade para os alunos, porque mesmo vivendo no campo, eles têm acesso a muitas tecnologias as quais necessitam de conhecimento básico de Língua Inglesa, como, por exemplo, a Internet. A Língua Inglesa ensinada nas CFR s no sudoeste do Paraná, até o momento, está mais voltada para a interpretação de textos e para a aquisição de vocabulário. Casa Familiar Rural de Pato Branco Paraná Acadêmica Fonte: Dados da Pesquisa (2011/2012)

6 Horta da Casa Familiar Rural de Pato Branco - Paraná Fonte: Dados da Pesquisa (2011/2012) BIBLIOGRAFIA GIMENEZ, T. Aspectos da Linguagem: Considerações teorico-práticas: English in a New World Language Order. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, P , PARANÁ. Diretrizes curriculares de língua estrangeira moderna para a educação básica. Secretaria do Estado de Educação do Paraná. P. 57, TEIXEIRA, E. S; BERNARTT, M. L; TRINDADE, G. A. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. In: Revista Educação e Pesquisa. São Paulo: FEUSP, v.34, n.2, p , maio/ago AGRADECIMENTOS: Os pesquisadores agradecem o apoio da Fundação Araucária e da UTFPR para a realização da pesquisa.

A PROPOSTA DE ENSINO EM CENTROS DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NO SUL DO BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM AS LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA

A PROPOSTA DE ENSINO EM CENTROS DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NO SUL DO BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM AS LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA A PROPOSTA DE ENSINO EM CENTROS DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NO SUL DO BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM AS LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA Maria de Lourdes Bernartt UTFPR Campus Pato Branco marial@utfpr.edu.br

Leia mais

Entrevista com a Professora Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli

Entrevista com a Professora Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli Entrevista com a Professora Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli Natália Gasparini A professora Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordena um projeto

Leia mais

PROCEDIMENTOS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS DA UTFPR CAMPUS PATO BRANCO

PROCEDIMENTOS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS DA UTFPR CAMPUS PATO BRANCO PROCEDIMENTOS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS DA UTFPR CAMPUS PATO BRANCO Aqui apresentar-se-ão os procedimentos gerais para

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

CURRICULUM VITAE (resumido)

CURRICULUM VITAE (resumido) CURRICULUM VITAE (resumido) Identificação e Contactos Nome: Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira Morada institucional: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Campus

Leia mais

ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS

ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS 1 ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS Resumo Karina Ávila Pereira Universidade Federal de Pelotas Este artigo refere se a um recorte de uma tese de Doutorado em Educação

Leia mais

COORDENAÇÃO DE LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS PLANO DE CURSO

COORDENAÇÃO DE LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS PLANO DE CURSO COORDENAÇÃO DE LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS PLANO DE CURSO Disciplina: Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II Área: Humanas CHS: 02 CHT: 55 Semestre/Ano: 1º/ 2016 Curso: Bacharel em Letras Português

Leia mais

Atividades de orientação em docência: desafios e oportunidades

Atividades de orientação em docência: desafios e oportunidades Atividades de orientação em docência: desafios e oportunidades Jessica Moreira Lopes Cardoso 1 (IC)*, Ângela Maria Barbosa Pires 2 (PG) jessicacardoso22@outlook.com 1 Creche Municipal Colandy Godoy de

Leia mais

O PROEJA E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM INSTITUTOS FEDERAIS: A EXPERIÊNCIA DO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS Gláucia Maria Ferrari UFF

O PROEJA E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM INSTITUTOS FEDERAIS: A EXPERIÊNCIA DO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS Gláucia Maria Ferrari UFF O PROEJA E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM INSTITUTOS FEDERAIS: A EXPERIÊNCIA DO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS Gláucia Maria Ferrari UFF Resumo Este trabalho faz parte de uma pesquisa que vem se desenvolvendo

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA À INCLUSÃO SOCIAL

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA À INCLUSÃO SOCIAL EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA À INCLUSÃO SOCIAL RESUMO MENEGUCE, Beatriz 1 bmeneguce@hotmail.com PAULINO, Paulo César 2 paulino@utfpr.edu.br Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE World English. Ensino de Inglês. PIBID. Multiletramento.

PALAVRAS-CHAVE World English. Ensino de Inglês. PIBID. Multiletramento. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1 IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: Gislaine Garcia de faria SIAPE: 1652462 REGIME DE TRABALHO: ( x ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: (x) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO

Leia mais

A DIFERENÇA ENTRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A DIFERENÇA ENTRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DIFERENÇA ENTRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (Autor) Bruno Rocha; (Co-autor) Júlio César Andrade; (Co-autor) Cláudia Jeciane Souza; (Coautor) Mylena Teixeira

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR n) analisar, selecionar e produzir materiais didáticos; o) analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica; p) desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade,

Leia mais

O REFORÇO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

O REFORÇO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: Ronaldo Mendes Evaristo SIAPE: 1801623 REGIME DE TRABALHO: ( X ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( X ) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO

Leia mais

O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO E VALORIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO E VALORIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO E VALORIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Carla Roane de Souza Santana¹; Raimundo Jefter²; Albertina Marilia

Leia mais

Construção de glossário das provas de inglês do vestibular da UFRGS em um curso pré-vestibular popular

Construção de glossário das provas de inglês do vestibular da UFRGS em um curso pré-vestibular popular Construção de glossário das provas de inglês do vestibular da UFRGS em um curso pré-vestibular popular Ana Paula Seixas Vial Larissa Goulart da Silva 1. Contextualização O presente relato é fruto da nossa

Leia mais

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo ESTUDANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA (PIBID) - SUBPROJETO FISICA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento

Leia mais

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro Resumo Neste texto, discute-se o estágio em docência desenvolvido em cursos

Leia mais

Green ideas to preserve the planet: Environmental Literacy?

Green ideas to preserve the planet: Environmental Literacy? ISSN 2238-9113 TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA Green ideas to preserve the planet:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DISCIPLINAS 1. Introdução à Pesquisa em Letras 2. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras I: perspectivas teóricas e abordagens

Leia mais

LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna: uma entrevista com Luiz Carlos Travaglia. ReVEL. Vol. 2, n. 2, 2004. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]. LINGUÍSTICA APLICADA AO

Leia mais

Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Texto não Verbal em sala de aula

Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Texto não Verbal em sala de aula 17 Lendo a Imagem Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Texto não Verbal em sala de aula PESSOA, Daniele Mildenberg 1 SILVA, Janice Mendes da 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Vivemos cercados de signos,

Leia mais

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I. 1 MÚLTIPLAS LINGUAGENS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE LONDRINA E REGIÃO SANTOS, A. R. B; Instituto Federal do Paraná (IFPR) GAMA, A.

Leia mais

Proposta de melhoria da formação de professores da educação básica através da criação de clube de ciências e cultura

Proposta de melhoria da formação de professores da educação básica através da criação de clube de ciências e cultura Proposta de melhoria da formação de professores da educação básica através da criação de clube de ciências e cultura Fabiane Elidia Dias 1, Rubens Francisco Ventrici de Souza 2 Resumo O Clube de Ciência

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Alterações dadas pela Resolução

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente:

Leia mais

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO 1. APRESENTAÇÃO Este manual traz as orientações necessárias ao cumprimento das atividades de Estágio Curricular Supervisionado de

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira A LEI 11.892/2008 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Lorena Dominique Vilela Freiberger Universidade Estadual de Londrina - UEL Eixo Temático

Leia mais

A PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS 1

A PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS 1 A PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS 1 Mannoella de Araújo Neves Especialista em Libras Universidade Federal do Pará mannuneves24@gmail.com Resumo O presente trabalho

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para o Estágio de Língua Inglesa I Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I PERÍODO: 5º

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para o Estágio de Língua Inglesa I Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I PERÍODO: 5º . PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para o Estágio de Língua Inglesa I Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I PERÍODO: 5º PROFESSOR: Sônia Cristina da Silva Passos de Alarcão CH Semanal:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2018 1 IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: FELIPE COMITRE SIAPE: 2239677 REGIME DE TRABALHO: (X) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: (x) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO DATA

Leia mais

LEITURA, APRENDIZAGEM E CIDADANIA: LEITURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DE PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS

LEITURA, APRENDIZAGEM E CIDADANIA: LEITURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DE PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS LEITURA, APRENDIZAGEM E CIDADANIA: LEITURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DE PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS Rosilda Cajaiba Barbosa 1 Lucas Santos Campos 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS Português/ Inglês

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS Português/ Inglês MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS Português/ Inglês - 2013 1º ANO 1º Semestre Produção de Texto 02 40 Didática Fundamentos da Educação 02 40 História e Filosofia da Educação 02 40 Língua

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: Adil Ferreira Magalhães SIAPE: 2200573 REGIME DE TRABALHO: ( x ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( x ) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS ANEXOS E APÊNCICES ANEXOS : Modelos de Páginas Pré-Textuais ANEXOS 5. E 7. PERÍODOS CAPA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS NOME DO ALUNO RELATÓRIO

Leia mais

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) O COMPONENTE PEDAGOGICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/ESPANHOL E A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE LINGUA ESPANHOLA, EM UM ESPAÇO MULTICULTURAL 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade

Leia mais

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico.

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico. 1ª Série 6EDU081 DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A O planejamento de ensino como requisito essencial na organização do trabalho docente. Planejamento: Tipos, elementos constitutivos e planos

Leia mais

MATEMATICA FINANCEIRA: MODELO DE PAGAMENTOS VIA PRESTAÇÕES MENSAIS. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT8

MATEMATICA FINANCEIRA: MODELO DE PAGAMENTOS VIA PRESTAÇÕES MENSAIS. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT8 MATEMATICA FINANCEIRA: MODELO DE PAGAMENTOS VIA PRESTAÇÕES MENSAIS. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT8 Renan Fernandes de MORAES Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: Daniel Meneguello Limeira SIAPE: 1748644 REGIME DE TRABALHO: ( x ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( x ) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: Josiane de Souza SIAPE: 1202835 REGIME DE TRABALHO: ( x ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( X ) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO DATA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANSEIOS E DIFICULDADES

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANSEIOS E DIFICULDADES A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANSEIOS E DIFICULDADES Mauricio André Morales Garcia 1 Simone Medianeira Franzin 2 Resumo: O estágio em qualquer curso superior

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 24 DE SETEMBRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 24 DE SETEMBRO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.723, DE 24 DE SETEMBRO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

GÊNERO TEXTUAL CONTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA COLEÇÃO DO LIVRO PROJETO BURITI MULTIDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO

GÊNERO TEXTUAL CONTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA COLEÇÃO DO LIVRO PROJETO BURITI MULTIDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO GÊNERO TEXTUAL CONTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA COLEÇÃO DO LIVRO PROJETO BURITI MULTIDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO João Paulo Barbosa da Silva (joao.pbarbosa3@gmail.com) Ronaldo Heleno da Silva (ronald.heleno12@hotmail.com)

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Letras

Ministério da Educação Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Letras Ministério da Educação Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Letras Alteração curricular Resolução Consepe nº 41/ 24 de maio de 2010 Matriz curricular do Curso de

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE Vanessa Fernandes Soares; Chryslane Barbosa da Silva; Kelly Barbosa da Silva; Viviane Patrícia Pereira Félix. RESUMO Graduanda em Ciências Biológicas

Leia mais

PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSOR E PRÁTICA EDUCATIVA PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: RELATO

Leia mais

LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 1 LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 INTRODUÇÃO Vera Luci Lisboa 2 O presente artigo relata as experiências vivenciadas no projeto de ensino cujo objetivo foi intervir por meio da aplicação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria CETEC - 774, de 24/09/2015 (atualizado 2º semestre/2016) Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: Luiz Ricardo Lima SIAPE: 1326655 REGIME DE TRABALHO: ( X ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( X ) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO DATA

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor Caro professor(a), o projeto de Avaliação Externa do Ensino Médio - AVALIE tem como objetivo avaliar o rendimento dos educandos e educandas do Ensino

Leia mais

EDITAL Nº 007/ DIRGRAD

EDITAL Nº 007/ DIRGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Diretoria de Ensino e Pesquisa Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês EDITAL Nº 007/2017 -

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: ADEMAR DE OLIVEIRA FERREIRA SIAPE: 2421435 REGIME DE TRABALHO: ( X ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( X ) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO

Leia mais

ELEMENTOS DA FLORESTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

ELEMENTOS DA FLORESTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA 114 ELEMENTOS DA FLORESTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA Maria Inez Pereira de ALCÂNTARA Augusto Fachin TERAN Universidade do Estado do Amazonas RESUMO: Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Línguas estrangeiras. Formação de Professores. Comunidade

PALAVRAS-CHAVE Línguas estrangeiras. Formação de Professores. Comunidade 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

UNESP Faculdade de Ciências e Letras Câmpus de Araraquara Curso de Licenciatura em Letras

UNESP Faculdade de Ciências e Letras Câmpus de Araraquara Curso de Licenciatura em Letras UNESP Faculdade de Ciências e Letras Câmpus de Araraquara Curso de Licenciatura em Letras Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UNESP EDITAL retificado PROCESSO SELETIVO 2018

Leia mais

Potencialidades de atividades baseadas em Categorias do Cotidiano em uma sala de aula da Educação Básica

Potencialidades de atividades baseadas em Categorias do Cotidiano em uma sala de aula da Educação Básica Potencialidades de atividades baseadas em Categorias do Cotidiano em uma sala de aula da Educação Básica Cleiton Ramos de Souza 1 GD 7 Formação de Professores que Ensinam Matemática Este trabalho tem porobjetivo

Leia mais

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte REGULAMENTO: INTEGRALIZAÇÃO DA CARGA HORÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS CONSIDERAÇÕES

Leia mais

A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA INDÍGENA: O VÍNCULO DA CULTURA INDÍGENA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA INDÍGENA: O VÍNCULO DA CULTURA INDÍGENA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA INDÍGENA: O VÍNCULO DA CULTURA INDÍGENA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Joseilson Gomes Beserra (1); Lucicléa Gomes Beserra Tomaz (1); Danielle Apolinário

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: Vinícius Vaz Pavani SIAPE: 2418261 REGIME DE TRABALHO: ( x ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( x ) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2018.1 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: Cristian Dekkers Kremer SIAPE: 2323193 REGIME DE TRABALHO: ( x ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( x ) EFETIVO ( )

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2017

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2017 PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2017 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: Ademir Stefano Piechnicki SIAPE: 1810858 REGIME DE TRABALHO: ( x ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( x ) EFETIVO ( )

Leia mais

Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia

Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia I SEEMAT Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia Formação do Professor Dando um tratamento hermenêutico ao assunto:

Leia mais

Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. Casas Familiares Rurais.

Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. Casas Familiares Rurais. A TRAJETÓRIA DOS ESTUDOS SOBRE REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA Maria de Lourdes Bernartt 1 Giovanna Pezarico 2 RESUMO: Este artigo objetiva apresentar

Leia mais

alunos, especialmente em aulas de leitura em língua estrangeira, uma vez que, de acordo com Allwright & Bailey (1991):

alunos, especialmente em aulas de leitura em língua estrangeira, uma vez que, de acordo com Allwright & Bailey (1991): 1. Introdução O reconhecimento quanto à importância da leitura nos dias atuais e a necessidade de refletir sobre o ato de ler levaram-me a investigar a prática de leitura e a trabalhar com um grupo de

Leia mais

ANEXO I PLANO DE TRABALHO DOCENTE

ANEXO I PLANO DE TRABALHO DOCENTE ANEO I PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: ELIZABETH APARECIDA KOLTZ SIAPE: 1474085 REGIME DE TRABALHO: ( ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( ) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 OBJETIVOS Discutir e fomentar conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades,

Leia mais

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS

MATRIZ CURRICULAR LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS MATRIZ CURRICULAR Curso: LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS Graduação: LICENCIATURA Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 037/11-COGEP

Leia mais

O PAPEL DO PROFESSOR DE ESCOLA PUBLICA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA

O PAPEL DO PROFESSOR DE ESCOLA PUBLICA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA O PAPEL DO PROFESSOR DE ESCOLA PUBLICA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA Magda Cristina COSTA magdacosta18@hotmail.com Andreza Araújo LIMA andreza.cfd@hotmail.com.br Susy Darley Gomes SILVA suzy_darleygomes@hotmail.com

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS NO BRASIL: UM PANORAMA DA LEGISLAÇÃO E DE PESQUISAS

ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS NO BRASIL: UM PANORAMA DA LEGISLAÇÃO E DE PESQUISAS ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS NO BRASIL: UM PANORAMA DA LEGISLAÇÃO E DE PESQUISAS Introdução Emanuelle Avelar Gomes 1 ; Joelma Gomes Luz 2 ; Taisa Pinetti Passoni 3. O presente trabalho tem por

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº38 aprovado pela portaria Cetec nº 6 de 06/01/2009 Etec: Paulino Botelho Extensão Esterina Placco Código: 091.1 Município: São Carlos-SP Eixo

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando as disposições contrárias. Itatiba, 23 de maio de 2013.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando as disposições contrárias. Itatiba, 23 de maio de 2013. RESOLUÇÃO CONSEACC/IT 4/2013 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, COMPLEMENTAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente

Leia mais

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS AVALIAÇÕES. Licenciatura em Matemática Ano 2017

RELATÓRIO ANUAL DAS AVALIAÇÕES. Licenciatura em Matemática Ano 2017 RELATÓRIO ANUAL DAS AVALIAÇÕES Licenciatura em Matemática Ano 2017 Relatório diagnóstico e plano estratégico para aperfeiçoamento do currículo, atuação pedagógica docente e infraestrutura do curso. 1.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE OUTUBRO DE 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE OUTUBRO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.974, DE 20 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Licenciatura

Leia mais

Contribuições do Pibid na construção dos conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Ciências

Contribuições do Pibid na construção dos conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Ciências Contribuições do Pibid na construção dos conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Ciências Tatiane Skeika 1, Ana Lúcia Pereira Baccon 2 & Fabio Antonio Gabriel 3 Categoría: Trabajos

Leia mais

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano Cientista Mirim No curso Cientista Mirim, os alunos têm a oportunidade de conhecer o método científico, participando ativamente de todas as fases envolvidas nesse processo. O curso é composto por dois

Leia mais

Materiais e métodos:

Materiais e métodos: PIBID BIOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DE CARÁTER INOVADOR Lucas Rodrigo Neves Alvaristo (bolsista PIBID/CAPES)

Leia mais

GEPLIS GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUAGEM E IDENTIDADES SOCIAIS

GEPLIS GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUAGEM E IDENTIDADES SOCIAIS 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Faculdade Capivari. CAPÍTULO I - DAS

Leia mais

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Vaneska Aparecida Borges 1 Layanne Barbosa Pazzinatto 2 Seixas Oliveira Rezende 3 Regisnei Aparecido de Oliveira

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA BRAGANÇA PAULISTA 2017 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1º Semestre Nº de Aulas Carga Horária Brinquedoteca: jogos e brincadeiras

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Princípios que norteiam os cursos de licenciatura do IFESP vinculados ao PARFOR

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Princípios que norteiam os cursos de licenciatura do IFESP vinculados ao PARFOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Princípios que norteiam os cursos de licenciatura do IFESP vinculados ao PARFOR José Paulino Filho 1 IFESP josepaulinofilho@hotmail.com Márcia Maria Alves de Assis 2 IFESP marciageomat@ig.com.br

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: Gregory Vinícius Conor Figueiredo SIAPE: 1802747 REGIME DE TRABALHO: ( x ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: ( x ) EFETIVO (

Leia mais

COMO SER UM PROFESSOR AUTÔNOMO? DA TEORIA À PRÁTICA, REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ALEMÃO COMO LE

COMO SER UM PROFESSOR AUTÔNOMO? DA TEORIA À PRÁTICA, REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ALEMÃO COMO LE COMO SER UM PROFESSOR AUTÔNOMO? DA TEORIA À PRÁTICA, REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ALEMÃO COMO LE Vanessa Luana Schmitt (UNIOESTE)1 Elisangela Redel (Orientadora - UNIOESTE)2 Resumo: Com base na Atividade

Leia mais

CONSIDERANDO a solicitação do Departamento de Educação, conforme processo nº 14062/2008;

CONSIDERANDO a solicitação do Departamento de Educação, conforme processo nº 14062/2008; DELIBERAÇÃO Câmara de Pós-Graduação Nº 14/2008 Reestrutura a organização curricular do Programa de Pós- Graduação em Educação (Mestrado). CONSIDERANDO a solicitação do Departamento de Educação, conforme

Leia mais

Chamada Pública para Seleção de Professor Visitante

Chamada Pública para Seleção de Professor Visitante Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de São Paulo - Unifesp Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH Campus Guarulhos Chamada Pública para Seleção de Professor Visitante O Departamento

Leia mais

LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA

LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA Priscila Keyla dos Reis de Miranda 1 ; Professora Orientadora Dr.a Ana Maria Koch 2 ; Higo Carlos Meneses de Sousa 3 Resumo O Projeto Material didático de História

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1. IDENTIFICAÇÃO DO DOCENTE DOCENTE: ANGÉLICA DE SOUSA HRYSYK SIAPE: 1976358 REGIME DE TRABALHO: ( X ) Dedicação Exclusiva ( ) 40 h ( ) 20 h CONTRATO: (X ) EFETIVO ( ) TEMPORÁRIO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 239 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Português como segunda língua (L2) para surdos

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Português como segunda língua (L2) para surdos OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS Educação Pessoas com deficiências, incapacidades e necessidades especiais. Waldemar dos Santos CARDOSO- JUNIOR 1 e Giselle Pedreira de Mello CARVALHO

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

Curso de Filosofia - UFRN. apresentação

Curso de Filosofia - UFRN. apresentação Curso de Filosofia - UFRN apresentação 1. Dados do curso Centro: CCHLA Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado e Licenciatura Diploma: Bacharel em Filosofia e Licenciado

Leia mais

EDITAL 1º/2010 PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES

EDITAL 1º/2010 PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES EDITAL 1º/2010 PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - DIREITO GV comunica a abertura de processo seletivo para contratação de professores com atuação

Leia mais