Local: Faculdade de Engenharia, Campus de Guaratinguetá

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Local: Faculdade de Engenharia, Campus de Guaratinguetá"

Transcrição

1 Relatório de visita técnica para diagnóstico das condições de conservação do depósito de arquivo e dos documentos da Divisão Técnica Acadêmica Local: Faculdade de Engenharia, Campus de Guaratinguetá Data: 17 de outubro de 2017 Responsável: Maria Blassioli Moraes Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso CADA São Paulo, 25 de outubro de 2017 Em 22 de março deste ano, Sr. Vitor da Silva Palacios (Secretaria Geral) informou a CADA a respeito do estado de conservação de processos de registro de diplomas referentes aos alunos de graduação da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá. Tais processos apresentavam danos causados por pragas e apresentavam grande perda de informação. Nos foi informado que os documentos teriam sido atacados provavelmente por cupim e que não sabiam dizer se o restante do arquivo apresentava os mesmos danos. Diante deste relato, a CADA, em reunião realizada em 13 de abril, decidiu a respeito da necessidade de que um comissionado visitasse o arquivo para verificar a dimensão dos danos causados. No dia 17 de outubro realizei a visita ao arquivo acadêmico da Faculdade e fui recebida pela Sra. Regina Célia Ferreira da Silva Souza, diretora da Divisão Técnica Acadêmica. Além da Sra. Regina Célia, também acompanharam a visita a Sra. Silvia Cristina Santos de Carvalho, supervisora da Seção Técnica de Graduação e a Sra. Ana Lúcia Ferreira da Silva Rabelo - Supervisora da Seção Técnica Acadêmica.

2 O arquivo da Divisão Técnica Acadêmica O depósito do arquivo da Divisão Técnica Acadêmica está localizado no 1º andar do edifício onde acontecem aulas do colégio técnico e este se localiza atrás do edifício da Administração da Faculdade. Ocupa espaço localizado ao final do corredor, sendo que o espaço foi separado por paredes divisórias de eucatex. Os documentos encontram-se em caixas-arquivo, em pastas fichário e em gaveteiros de aço. As caixas-arquivo e as pastas fichário estão acondicionadas em estantes de aço. No momento da visita, encontramos carteiras e cadeiras em frente à sala do arquivo, o que dificultava o acesso ao local. Nos foi informado que isto ocorreu por razão de evento que estava acontecendo no colégio técnico e uma vez encerrado o evento, o mobiliário seria removido. Os documentos armazenados no arquivo se referem às Seções de graduação, pósgraduação, extensão, pesquisa e congregação e totalizam cerca de 1600 caixas-arquivo, 150 pastas fichário e um (01) gaveteiro de aço. Estes documentos datam da década de 1970 em diante, sendo que os documentos mais antigos são provenientes do ano de 1972, originários da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, e sua criação data de 06 de maio de 1966 pelo Decreto estadual n O depósito A sala em L comporta estantes de aço sendo que muitas destas, em sua altura, alcançam o teto da sala. As estantes estão encostadas na parede e localizadas também no corredor, quando o espaço permite. A sala possui janelas que permitem a entrada de luz externa e natural direto sobre as caixas de documentos. Algumas janelas permanecem com pequena abertura que

3 permite a entrada de insetos, poeira, água da chuva e nos foi informado que ocorre a entrada de pássaros. Parte da sala possui piso de madeira e o restante possui piso de cerâmica. Verificamos, na sala, a presença de objetos e mobiliário estranhos ao depósito de arquivo como bancos de madeira, caixas com caixas-arquivo desmontadas, caixas com pastas suspensas sem uso e uma escada. Não notamos a presença de nenhum método de monitoramento e controle da temperatura e umidade ambiente. Os documentos Todos os documentos estão acondicionados em caixas-arquivo de papelão e de polipropileno corrugado, em pastas fichário e em um gaveteiro de aço. Grande parte das caixas-arquivo e das pastas fichário possui identificação do tipo documental e/ou da área acumuladora e os documentos, em geral, estão organizados por tipo de documento e estão em ordem cronológica. Notamos que algumas das caixas estavam identificadas como descarte, sendo que a equipe técnica está identificando os documentos que, segundo a tabela de temporalidade das atividades-meio, poderiam ser eliminados como as comunicações internas e ofícios enviados e recebidos. Muitos dos documentos armazenados no arquivo são de guarda permanente ou possuem longo prazo de guarda como: atas das sessões da congregação, prontuários de alunos, processos de registro de diplomas, plantas da Faculdade de Engenharia e relatórios de atividades. Constam ainda documentos relacionados ao processo de seleção do vestibular, folha de freqüência dos alunos, requerimentos de cancelamento de matrícula, calendário escolar, livros de controle de produção e tramitação de documentos.

4 Estado de conservação do depósito e dos documentos Notamos que o local do depósito é inadequado à guarda e armazenamento do arquivo, pois: Não apresenta sistema de segurança para acesso à sala, como sistema de alarme ou câmeras de segurança; Não apresenta sistema de detecção de fumaça e incêndio e nem tanto, meio e plano de salvamento de acervo em caso de qualquer sinistro; As janelas permitem a entrada de luz direta natural sobre os documentos e permite ainda a entrada de insetos, pássaros e roedores, além da água da chuva e poeira, pois permanecem com frestas sempre abertas; Há sinais visíveis de umidade em diversos pontos da parede e do teto; Presença de piso de madeira em parte da sala. As estantes chegam até o teto e vemos caixas-arquivo armazenadas na última prateleira e encostadas no teto, o que dificulta a limpeza, o acesso às caixas-arquivo, além de apresentar um risco à sua conservação no que se refere à ocorrência de algum sinistro com tubulações de água que porventura passem por cima do forro da sala. Em geral, o depósito e conseqüentemente os acondicionamentos dos documentos apresentam excesso de sujidade, marcas de umidade, rasgos e outros danos causados pelo excesso de documentos dentro da caixa ou pelo transporte ou manuseio inadequado das mesmas. Os documentos, no interior das caixas, em geral, apresentam: Sujidades; Marcas de umidade; Rasgos; Entretanto, as informações estão preservadas.

5 Constam quatro (04) caixas de documentos com processos de registros de diplomas e prontuários de alunos de graduação que foram danificados por pragas, sendo que, na caixa há a identificação cupim. A Sra. Silvia Cristina Santos de Carvalho nos informou que verificou, nos documentos, registros de que no ano 1995 já haviam notado a presença dos danos nos documentos. Estes documentos apresentam perda de informação. Os processos estão armazenados em plásticos e os mesmos encontram-se em caixas-arquivo de papelão. No interior do plástico verificamos diversos materiais como excrementos, larvas e outros resultados da ação da praga.

6 Conclusões Quanto à conservação do depósito de arquivo Diante da inadequação do ambiente do depósito frente às Recomendações do Conarq e que se relacionam à limpeza da sala, ao controle da entrada de luz natural, monitoramento e controle da temperatura e umidade, disposição adequada de caixas e pastas nas estantes, vedação das janelas, adequação de material utilizado no piso da sala, indicamos as seguintes recomendações: Uma vez que a sala em questão apresenta espaço que não favorece uma eficaz distribuição das estantes ou mesmo a instalação de estantes deslizantes e uma vez que a sala está instalada junto ao espaço voltado para as salas de aulas dos alunos do colégio técnico, sugerimos para que verifique a possibilidade de instalação do arquivo em outra área e que de preferência esteja localizada próxima a área administrativa para facilitar o acesso. Segundo a orientação que consta das Recomendações para a construção de arquivos, do Conarq: Os depósitos precisam ficar isolados do restante das atividades do edifício. A separação dessas áreas pode ser feita no sentido horizontal ou vertical. Sendo no sentido horizontal, os depósitos podem ser construídos em um ou vários blocos, separados das demais áreas ou localizados abaixo destas. No sentido vertical, eles deveriam ficar nos andares mais baixos. (p.8) Os depósitos devem estar separados entre si e do restante do prédio por paredes, pisos e portas especiais, conforme especificado no item 8. Tubulações de água ou de outros líquidos devem ser evitadas nesses ambientes. (p.8) Se não houver possibilidade de mudança do arquivo para uma nova sala de depósito, recomendamos as seguintes adequações:

7 Piso: substituir o piso de madeira por piso frio de cerâmica para facilitar a limpeza e diminuir foco de propagação de incêndio; Janelas: Vedação de todas as janelas para impedir a entrada de água da chuva, insetos, pássaros e sujidades. Instalação de filme nas janelas para impedir o excesso de luz sobre os documentos. Paredes: extinguir focos de umidade, como mofo, presente nas paredes e tetos da sala. Sistema de segurança contra roubo e sistema de prevenção de incêndio: sugerimos a instalação de sistemas de segurança para evitar a entrada de pessoas estranhas ao arquivo e sistema para detecção da fumaça e fogo. Diminuir número de estantes na sala e diminuir a altura de algumas das estantes, evitando assim que os documento encostem-se ao teto e criando uma área mais confortável aos documentos. Atualmente o excesso de estantes e de caixas de documentos na sala dificulta a limpeza da mesma e a circulação das pessoas. Ainda segundo a orientação que consta das Recomendações para a construção de arquivos, do Conarq: Os corredores entre as estanterias devem ter no mínimo 0,70 m de largura e as passagens em ângulos, 1,00 m de largura. É preciso sempre uma passagem de 0,70 m de largura entre o fim das fileiras e as paredes. Além da circulação de pessoas, é importante também cuidar da circulação do ar e da limpeza dos depósitos, para se evitar a proliferação de microorganismos e insetos. Consequentemente, as estantes devem ficar afastadas das paredes no mínimo em 0,30 m, e o ideal é manter também uma passagem de 0,70 m para possibilitar inspeções periódicas de infestações. Da mesma forma, a última prateleira deve ter um afastamento mínimo de 0,10 m do piso e o vão livre, acima da estante, ser de no mínimo 0,30 m. (p.13).

8 A altura do pé direito não deve exceder ao estabelecido pela regulamentação local. Nas construções especificamente projetadas para arquivos, por exemplo, um pé direito com a altura em torno de 2,70 m cria um espaço equivalente a 0,50 m acima da estante, por onde passam os dutos de ventilação e ar condicionado. Quanto maior o espaço excedente, maior será a despesa com energia para climatização e, em caso de fogo, mais fácil será o alastramento das chamas. (p. 8 e 9) Na sala de depósito a temperatura e umidade devem ser monitoradas e controladas para manter uma estabilidade sendo que a temperatura ideal para conservação de papel é de 20ºC e umidade deve estar entre 45% e 55%; Implantação de plano de limpeza para o depósito do arquivo. Segundo o Manual Técnico de Preservação e conservação, elaborado pelo Arquivo Nacional e pela Biblioteca Nacional: Rotina de limpeza nos depósitos de guarda A limpeza deve ser feita em intervalos regulares, cuja freqüência é determinada pela velocidade com que a poeira se acumula nos espaços de armazenagem. As prateleiras de metal, as mapotecas e todos os demais tipos de móveis de metal destinados ao armazenamento de documentos devem ser limpos com o auxílio de um pano limpo e com álcool. Deve-se evitar o uso de água como agente para estas limpezas. O piso das áreas de guarda de acervos deve ser limpo com produtos biodegradáveis não agressivos aos documentos e às pessoas que trabalhem na área. Usar sempre aspirador de pó, para não levantar poeira, e flanela seca para limpeza do mobiliário; Observar, durante a limpeza, se há excrementos de cupim, asas de insetos, túneis (galerias externas) e pequenos orifícios próximos às obras ou no piso no ambiente de guarda. (p.35)

9 Quanto à conservação dos documentos Acondicionamentos: Devido a frequente presença de sujidades, microorganismos, insetos, pássaros e de água da chuva nos depósitos é necessária a mudança de acondicionamento de grande parte dos documentos, pois notamos que as caixas e demais invólucros estão amassados, com rasgos, marcas de umidade e com excesso de sujidades. As caixas-arquivo de papelão devem ser substituídas por caixas-arquivo de polipropileno corrugado preferencialmente com ausência de cor. Caixas de papelão possuem acidez excessiva que migra para os documentos. Documentos: Uma vez que notamos a existência de documentos que poderão ser eliminados, deve ser dada continuidade ao processo de separação e verificação de tais documentos, processo já iniciado pela Seção Técnica de Graduação. Sugerimos começar a eliminação por séries como Comunicação Interna ( ) e Ofícios ( ). Todos os documentos devem passar por higienização mecânica e diagnóstico sobre estado de conservação. Constam 04 caixas-arquivo de documentos que apresentam grande perda de informação, resultado de danos causado por infestação de praga, provavelmente cupim. Tais documentos estão acondicionados em plásticos e estes, por sua vez, estão em caixas de papelão. Tais documentos deverão passar por tratamento e diagnóstico mais apurado e que deverá ser realizado por um conservador. Este especialista poderá definir qual tratamento será adequado aos documentos para sua higienização e para sua restauração e mesmo poderá verificar se os insetos continuam em atividade. É importante que estas caixas de documento permaneçam separadas do restante do arquivo para garantir que a ação das pragas não migre aos demais documentos, caso estes ainda estejam em atividade.

10 Fotos Edifício da Administração e na foto à direita, ao fundo, edifício onde está localizada a sala de depósito de arquivo. Corredor onde se localizam as salas de aula e o depósito do arquivo. Na foto, à direita, o arquivo.

11 O depósito com aspectos da acomodação das caixas nas estantes. Aspecto da janela, permitindo entrada da luz natural sobre as caixas.

12 Caixas com caixas-arquivo desmontadas. À direita, presença de mofo nas paredes e teto. À esquerda, armazenamento inadequado das caixas.

13 Janela com frestas abertas e entrada de luz natural. Documentos que sofreram danos causados por pragas.

14 Documentos que sofreram danos causados por pragas.

15 Documentos com excesso de sujidades, mas sem perda de informação e suporte.

16 Bibliografia SPINELLI, Jaime et ali. Manual Técnico de Preservação e Conservação. Documentos extrajudiciais CNJ. Fundação Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional. Recomendações para a construção de arquivos. Conselho Nacional de Arquivos Conarq, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional. Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivos. Conselho Nacional de Arquivos Conarq, Rio de Janeiro, 2005.

Conservação Preventiva. Conservação Preventiva. em Documentos de Arquivo

Conservação Preventiva. Conservação Preventiva. em Documentos de Arquivo 1 em Documentos de Arquivo 2 A preservação de acervos em papel no Brasil só é, de fato, consolidada a partir da década de 1980. Embora a proteção de acervos de papel como acervos bibliográficos, manuscritos

Leia mais

LAUDO TÉCNICO PARCIAL Nº 2 SOBRE OS DANOS ESTRUTURAIS DO INCÊNDIO OCORRIDO EM 03/10/2016 NO ED. JORGE MACHADO MOREIRA - UFRJ

LAUDO TÉCNICO PARCIAL Nº 2 SOBRE OS DANOS ESTRUTURAIS DO INCÊNDIO OCORRIDO EM 03/10/2016 NO ED. JORGE MACHADO MOREIRA - UFRJ LAUDO TÉCNICO PARCIAL Nº 2 SOBRE OS DANOS ESTRUTURAIS DO INCÊNDIO OCORRIDO EM 03/10/2016 NO ED. JORGE MACHADO MOREIRA - Alexandre Landesmann, Prof. Associado, D.Sc. Dep. Estruturas (FAU) e Lab. Estruturas

Leia mais

GUIA DE ARMAZENAMENTO

GUIA DE ARMAZENAMENTO GUIA DE ARMAZENAMENTO Orientações para distribuição, transporte, armazenamento e exposição de produtos. Onde tem Guabi, a qualidade dos produtos deve ser assegurada para garantir a satisfação dos clientes,

Leia mais

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA 7 Noções de arquivologia. 7.1 Arquivística: princípios e conceitos. 7.2 Legislação arquivística. 7.3 Gestão de Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 7.3.4 Tabela

Leia mais

Pilar: Empresa (Rotina)

Pilar: Empresa (Rotina) Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Pilar: Empresa (Rotina) 1. EDIFICAÇÃO E INSTALAÇÕES 1.10 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS E VESTIÁRIOS PARA OS MANIPULADORES:

Leia mais

Conservação Preventiva de Documentos em Arquivos: uma abordagem inicial. Pirassununga - Julho/ 2008

Conservação Preventiva de Documentos em Arquivos: uma abordagem inicial. Pirassununga - Julho/ 2008 Conservação Preventiva de Documentos em Arquivos: uma abordagem inicial 1 Pirassununga - Julho/ 2008 Preservação Conjunto de técnicas e métodos que visam conservar os documentos de arquivos e as informações

Leia mais

CIP Controle Integrado de Pragas

CIP Controle Integrado de Pragas CIP Controle Integrado de Pragas Explicação O que é o serviço: realizamos o controle e a prevenção de pragas de forma contínua na empresa ou residência. Visitas periódicas (minimamente mensal) serão realizadas

Leia mais

Estes adendos e notas explicativas tem a finalidade de facilitar o entendimento e aperfeiçoar os critérios a seguir.

Estes adendos e notas explicativas tem a finalidade de facilitar o entendimento e aperfeiçoar os critérios a seguir. Estes adendos e notas explicativas tem a finalidade de facilitar o entendimento e aperfeiçoar os critérios a seguir. Este documento tem efeito imediato, portanto, ele é aplicável a partir do dia 24 de

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO DOD LAB DOD LAB DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDAA PARA LABORATÓRIOS. Serviço Público Federal

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO DOD LAB DOD LAB DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDAA PARA LABORATÓRIOS. Serviço Público Federal INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO DOD LAB DOD LAB DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDAA PARA LABORATÓRIOS 1. INFORMAÇÃO DA NECESSIDADE DE ALTERAÇÃO/ADEQUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA Pesquisador Responsável Escolha

Leia mais

Sistemas e Componentes III. Manutenção e Operação

Sistemas e Componentes III. Manutenção e Operação Sistemas e Componentes III Manutenção e Operação Alberto Hernandez Neto -Direitos autorais reservados - É proibida a reprodução deste material sem a autorização expressa do autor 1/52 MANUTENÇÃO DO SISTEMA

Leia mais

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário PREVENÇÃO SAÍDAS DE EMERGÊNCIA Visam o abandono seguro da população, em caso de incêndio ou pânico, e permitir o acesso de bombeiros

Leia mais

MODELO AGRODEFESA. Revisão 00. Logomarca da empresa. Programa de Autocontrole PAC 04 Página 1 de 7 PAC 04. Ventilação

MODELO AGRODEFESA. Revisão 00. Logomarca da empresa. Programa de Autocontrole PAC 04 Página 1 de 7 PAC 04. Ventilação PAC 04 Página 1 de 7 PAC 04 Ventilação PAC 04 Página 2 de 7 1. Objetivo----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------03 2.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011 Instrução Técnica nº 15/2011 - Controle de fumaça Parte 6 Controle de fumaça, mecânico ou natural... 377 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Câmaras Frigoríficas Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 4

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 4 Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic Revisão: 4 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em

Leia mais

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2013 AVISO DE ALTERAÇÃO DE EDITAL

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2013 AVISO DE ALTERAÇÃO DE EDITAL EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2013 AVISO DE ALTERAÇÃO DE EDITAL O Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, em conformidade com a Lei nº 8.666 de 21.06.93 e demais alterações, através

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes

Leia mais

A Norma EIA/TIA 569A. Silvio Lucas

A Norma EIA/TIA 569A. Silvio Lucas Enquanto a norma 568B divide os subsistemas de cabeamento estruturado em 7 subsistemas, a norma 569A trata dos detalhes dos caminhos e espaços bem como a infra-estrutura de dutos para as seguintes áreas:

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS DA EMBRAPA

INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS DA EMBRAPA INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS DA EMBRAPA Para atender os requisitos (BPL/ISO 17025) o projeto deve levar em conta: Dimensões. Detalhes construtivos. Localização/separação efetiva das diferentes atividades

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Pilkington Profilit

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Pilkington Profilit MANUAL DE INSTALAÇÃO Pilkington Profilit SUMÁRIO 01. CONCEITO... 03 02. COMPOSIÇÃO... 04 03. TIPOS DE INSTALAÇÃO... 05 04. VISTA EXPLODIDA... 05 05. PROPRIEDADES DO SISTEMA... 06 06. PERFIS... 06 07. EPI

Leia mais

TABELA A NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS ( ) 20.1 Líquidos combustíveis.

TABELA A NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS ( ) 20.1 Líquidos combustíveis. NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS (120.000-3) Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 Publicação -D.O.U. 06/07/78 20.1 Líquidos combustíveis. 20.1.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora

Leia mais

Portaria n 27 de 16 de setembro de 1996

Portaria n 27 de 16 de setembro de 1996 Portaria n 27 de 16 de setembro de 1996 Estabelece condições mínimas de segurança das instalações de armazenamento de recipientes transportáveis de GLP. O Diretor do Departamento nacional de Combustíveis,

Leia mais

manual produtos conservação e limpeza

manual produtos conservação e limpeza manual produtos conservação e limpeza indústria + arte índice 3 limpeza e conservação geral 4 ferragens puxadores dobradiças 5 oslo e cube alumínio 6 MDF 7 cezanne pintura gofratto italiano 8 madeira lâmina

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE

PROGRAMA DE GESTÃO DE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E TRATAMENTO DO ARQUIVO PERMANENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ALFENAS-MG 2013 REITOR Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva

Leia mais

Segurança Contra Incêndio

Segurança Contra Incêndio Segurança Contra Incêndio Negrisolo, Walter. (Negrí). Oficial da Reserva do Corpo de Bombeiros SP. Doutor FAUSP. Segurança Contra Incêndio Área da Ciência com desenvolvimento recente Principais eventos

Leia mais

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

Arqt. Marcos Vargas Valentin Mestre FAUUSP

Arqt. Marcos Vargas Valentin Mestre FAUUSP Arqt. Marcos Vargas Valentin Mestre FAUUSP Dá para começar a fazer um projeto? Quantas escadas serão necessárias? Mas, existem vários tipos de escadas: a) Escada comum (não enclausurada) b) Escada enclausurada

Leia mais

Pilar: Empresa (Gestão - Condições físicas) AVALIAÇÃO SIM NÃO NA(*) OBS

Pilar: Empresa (Gestão - Condições físicas) AVALIAÇÃO SIM NÃO NA(*) OBS Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Pilar: Empresa (Gestão - Condições físicas) AVALIAÇÃO SIM NÃO NA(*) OBS 1. EDIFICAÇÃO E INSTALAÇÕES 1.1

Leia mais

[ Sistemas Deslizantes de Arquivamento ]

[ Sistemas Deslizantes de Arquivamento ] [ Sistemas Deslizantes de Arquivamento Cria espaço para sua empresa crescer [ PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA Além da garantia de adquirir um produto de qualidade de uma empresa idônea, sua empresa

Leia mais

UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Arquivo Central AC

UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Arquivo Central AC VISITA TÉCNICA Código TTDD nº 063.1 1) IDENTIFICAÇÃO Local: CCH Setor: Escola de Educação Contato: Profª Sandra Albernaz de Medeiros Tel: 2542-1783 E-mail: cch_educacao@unirio.br; sandra.albernaz@globo.com

Leia mais

SENSOR STK 903 SENSOR DE FUMAÇA FOTOELÉTRICO STK SAMTEK

SENSOR STK 903 SENSOR DE FUMAÇA FOTOELÉTRICO STK SAMTEK SENSOR DE FUMAÇA FOTOELÉTRICO STK 903 www.samtek.com.br Agradecemos a sua preferência por nossos produtos. Nossos produtos possuem vários certificados nacionais e internacionais sendo projetados de modo

Leia mais

Anexo Procedimento de Instalação de Alojamento

Anexo Procedimento de Instalação de Alojamento Anexo 1.4-8 - Procedimento de Instalação de Alojamento Revisão 00 Data 02/02/2015 1 de 15 Elaborado por: Verificado por: Aprovado por: Eng. Segurança do Trabalho Gestão de QSMS Direção Indústria e Energia

Leia mais

Guia Prático de Instalação Revestimentos Nexacustic. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Revestimentos Nexacustic. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Revestimentos Nexacustic Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES, FUNCIONAMENTO E CERTIFICADO DE GARANTIA

MANUAL DE INSTRUÇÕES, FUNCIONAMENTO E CERTIFICADO DE GARANTIA MANUAL DE INSTRUÇÕES, FUNCIONAMENTO E CERTIFICADO DE GARANTIA FORNO A GÁS 300 PROMAQ Progs-1, Progs-2,Progs-3, Progs- 4, Progd-1, Progd-2, Progd-3, Progd-4, Progt-1, Progt-2, Progt-3, Progt-4 FORNOS ELÉTRICOS

Leia mais

Local de amostragem: Biblioteca Florestan Fernandes Pág. 10/19 Data da amostragem: 05/09/2016 Ordem de serviço/ano: 53966/2016.

Local de amostragem: Biblioteca Florestan Fernandes Pág. 10/19 Data da amostragem: 05/09/2016 Ordem de serviço/ano: 53966/2016. Local de amostragem: Biblioteca Florestan Fernandes Pág. 10/19 Laudo Conclusivo INTERPRETAÇAO DOS RESULTADOS. Análise de ar: Os resultados obtidos através dos ensaios de ar ambiental interior demonstraram

Leia mais

FORMULARIO PADRAO AVALIAÇÃO PROGRAMA 5S. Senso de Utilização

FORMULARIO PADRAO AVALIAÇÃO PROGRAMA 5S. Senso de Utilização FORMULARIO PADRAO AVALIAÇÃO PROGRAMA S BASE DATA COORDENADOR Senso de Utilização Verificar se existem materiais, mobiliários e equipamentos em excesso ou sem utilidade sobre mesas, armários, bancadas ou

Leia mais

Parabéns por sua compra!

Parabéns por sua compra! Jerivá Parabéns por sua compra! Parabéns por sua compra! A GVP Mobile traz até você as melhores soluções em criatividade, sustentabilidade e design. Para assegurar a qualidade e o melhor aproveitamento

Leia mais

SENSOR STK 128 SENSOR DE FUMAÇA AUTONÔMO STK SAMTEK

SENSOR STK 128 SENSOR DE FUMAÇA AUTONÔMO STK SAMTEK SENSOR DE FUMAÇA AUTONÔMO STK 128 www.samtek.com.br Agradecemos a sua preferência por nossos produtos. Nossos produtos possuem vários certificados nacionais e internacionais sendo projetados de modo a

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO. Indicado para uso em ambientes como salas de estar, dormitório, salas de estudos, etc.

MANUAL DE INSTRUÇÃO. Indicado para uso em ambientes como salas de estar, dormitório, salas de estudos, etc. MANUAL DE INSTRUÇÃO DESIDRAT PLUS Principais funções: 1. Retira até 10 litros/dias de água. Indicado para uso em ambientes como salas de estar, dormitório, salas de estudos, etc. Capacidade máxima de acúmulo

Leia mais

Ações para o ano de 2016 em relação à redução e à conscientização no uso de energia

Ações para o ano de 2016 em relação à redução e à conscientização no uso de energia MEMORANDO FCAT Nº 06/2016 Dracena, 12 de fevereiro de 2016. Prezado, A Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE) apresenta um Plano de Ações para o ano de 2016 em relação à redução e à conscientização

Leia mais

Técnicas das Construções I ESQUADRIAS. Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana (14) AULA 10

Técnicas das Construções I ESQUADRIAS. Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana (14) AULA 10 200888 Técnicas das Construções I ESQUADRIAS Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana pastana@projeta.com.br (14) 3422-4244 AULA 10 1. Conceituação Elemento da Vedação Vertical utilizado no fechamento de

Leia mais

MGS. Gestão de Documentos

MGS. Gestão de Documentos MGS CATÁLOGO DE SERVIÇOS Gestão de Documentos SUMÁRIO 1- Apresentação...4 2- Gestão de Documentos...5 3- Missão...6 4- Objetivos...6 5- Conceitos gerais...7 6- Legislação arquivística...8 7- Serviços

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI Estabelece a Política de Gestão de Documentos Arquivísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade

Leia mais

Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita

Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Quantas vezes não olhou para sua mesa e pensou: preciso fazer uma arrumação... Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Você pensou no 5s Origens do 5S

Leia mais

MIT Manual de Infraestrutura

MIT Manual de Infraestrutura Copel Telecom MIT Manual de Infraestrutura BEL Fibra 04 de junho de 2014 Sumário Requisitos mínimos de infraestrutura para o cliente... 3 Instruções Gerais... 3 Passos para instalação... 3 Edificações

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS AULA 02 Prof. Guilherme Nanni prof.guilherme@feitep.edu.br 7º Semestre Engenharia civil CONTEÚDO AULA RESERVATÓRIOS SUPERIOR INFERIOR RESERVAÇÃO DE ÁGUA FRIA CONSUMO DE

Leia mais

Manual de Ambiente Refrigerado Boas práticas para conservação de alimentos

Manual de Ambiente Refrigerado Boas práticas para conservação de alimentos Manual de Ambiente Refrigerado Boas práticas para conservação de alimentos 1. Introdução - Ambientes refrigerados O principal desafio do armazenamento em ambientes refrigerados é a manutenção da qualidade

Leia mais

SENSOR STK 461 SENSOR STK SAMTEK

SENSOR STK 461 SENSOR STK SAMTEK SENSOR STK 461 www.samtek.com.br Agradecemos a sua preferência por nossos produtos. Nossos produtos possuem vários certificados nacionais e internacionais sendo projetados de modo a oferecer a máxima segurança

Leia mais

SENSOR IVP SEM FIO STK 416 SAMTEK. SAMTEK

SENSOR IVP SEM FIO STK 416 SAMTEK.  SAMTEK SENSOR IVP SEM FIO STK 416 www.samtek.com.br SENSOR IVP SEM FIO STK 416 Agradecemos a sua preferência por nossos produtos. Nossos produtos possuem vários certificados nacionais e internacionais sendo projetados

Leia mais

Descrição dos serviços/tarefas. Os serviços serão executados pelo adjudicatário com a seguinte frequência:

Descrição dos serviços/tarefas. Os serviços serão executados pelo adjudicatário com a seguinte frequência: Descrição dos serviços/tarefas Os serviços serão executados pelo adjudicatário com a seguinte frequência: 1. Horário Diariamente a) No edifício sede, sito na Av. Amílcar Cabral Das 17H30 às 20H00 Serviço

Leia mais

Higienização dos documentos e depósitos

Higienização dos documentos e depósitos Higienização dos documentos e depósitos OT-16 1 Descrição A presente orientação visa estabelecer medidas de higiene nos arquivos dos tribunais e elucidar sobre a sua execução. Higienização dos documentos

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 5 1. OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo definir os critérios aplicáveis para calibração / verificação de equipamentos de medição utilizados na empresa, cujas medições impactam na qualidade

Leia mais

ROA-RELATÓRIO DE OCORRÊNCIA E ANORMALIDADE SESMT- SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO IDENTIFICAÇÃO

ROA-RELATÓRIO DE OCORRÊNCIA E ANORMALIDADE SESMT- SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO IDENTIFICAÇÃO ROA-RELATÓRIO DE OCORRÊNCIA E ANORMALIDADE - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO Nº: 27 Incidente Acidente com vítima Acidente com danos materiais X Outros Setor:

Leia mais

Programas de conservação e manutenção

Programas de conservação e manutenção Caracterização do espaço Identificação de riscos Levantamento de meios e recursos Regras de exploração e comportamento Programas de conservação e manutenção Caderno de registo de segurança Abandonar todos

Leia mais

PASSIVO DOCUMENTAL DO ACERVO TÉCNICO DE ENGENHARIA EM MEIO FÍSICO E ELETRÔNICO.

PASSIVO DOCUMENTAL DO ACERVO TÉCNICO DE ENGENHARIA EM MEIO FÍSICO E ELETRÔNICO. PASSIVO DOCUMENTAL DO ACERVO TÉCNICO DE ENGENHARIA EM MEIO FÍSICO E ELETRÔNICO. Data: 20 de maio de 2016 Local: CDPV - Centro de Eventos Av. Rio Branco 81, 7º andar Centro, Rio de Janeiro Palestrante:

Leia mais

GUIA PARA ESTUFAGEM DE CARGA EM CONTÊINER REEFER

GUIA PARA ESTUFAGEM DE CARGA EM CONTÊINER REEFER GUIA PARA ESTUFAGEM DE CARGA EM CONTÊINER REEFER APRESENTAMOS UM GUIA COMPLETO QUE AUXILIE NO CARREGAMENTO DO CONTÊINER, PERMITINDO UM MELHOR ACONDICIONAMENTO DE SUA CARGA. Tratamento prévio dos produtos

Leia mais

Módulo 653. Formadora Mafalda Henriques. Trabalho realizado por Fátima Encarnação Página 1

Módulo 653. Formadora Mafalda Henriques. Trabalho realizado por Fátima Encarnação Página 1 Trabalho realizado por Fátima Encarnação Página 1 È o conjunto de documentos recebidos e expedidos por uma entidade, no decorrer das sua funções. Existem dois métodos de arquivo: Arquivo Electrónico Arquivo

Leia mais

GABINETE TRIPLO GAVETEIRO IG3G4-C / IG3G4-C S/T / IG3G4-C PIA S/T /06/2008

GABINETE TRIPLO GAVETEIRO IG3G4-C / IG3G4-C S/T / IG3G4-C PIA S/T /06/2008 GABINETE TRIPLO GAVETEIRO IG3G4-C / IG3G4-C S/T / IG3G4-C PIA S/T 3330098000-16/06/2008 cod. 100EM16009 cod. 100EM02909 cod. 100EM12009 cod. 100EM08109 cod. 100EM11809 cod. 1000038809 cod. 1000080209 cod.

Leia mais

Coleções. manual de montagem. Kit com 3 Nichos. ou... tempo 20 minutos. montagem 2 pessoas. ferramenta martelo de borracha. ferramenta chave philips

Coleções. manual de montagem. Kit com 3 Nichos. ou... tempo 20 minutos. montagem 2 pessoas. ferramenta martelo de borracha. ferramenta chave philips manual de montagem montagem 2 pessoas Coleções ferramenta martelo de borracha Kit com 3 Nichos ferramenta chave philips tempo 30 minutos ou... ferramenta parafusadeira tempo 20 minutos DICAS DE CONSERVAÇÃO

Leia mais

FOTOGRAFIAS. FOTO N o 1 FOTO N o 2. FOTO N o 3 FOTO N o 4. ENGENHARIA DE PERÍCIAS E AVALIAÇÕES Eng. Ricardo Henrique de Araujo Imamura

FOTOGRAFIAS. FOTO N o 1 FOTO N o 2. FOTO N o 3 FOTO N o 4. ENGENHARIA DE PERÍCIAS E AVALIAÇÕES Eng. Ricardo Henrique de Araujo Imamura FOTOGRAFIAS FOTO N o 1 FOTO N o 2 Vista do Edifício Araqua, situado à Rua Aurora N o 544 Saúde, Capital, sem Garagem, na Diligência de 02/02/2012. Vista do Edifício Araqua na Rua Aurora. FOTO N o 3 FOTO

Leia mais

Refrigerador de Vinho Termelétricos

Refrigerador de Vinho Termelétricos Refrigerador de Vinho Termelétricos Adega Modelo ADG02 1 Manual de Instrução Por favor, leia com cuidado e siga todas as normas de segurança e instruções de funcionamento antes de usar. I. Importantes

Leia mais

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS PERÍODO MARÇO A MAIO DE 2017

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS PERÍODO MARÇO A MAIO DE 2017 PERÍODO MARÇO A MAIO DE 2017 Andamento das Obras Serviços concluídos até 31/05/2017 Fachadas Instalações hidráulicas, elétricas, interfones, alarme de incêndio, sistema de monitoramento e controle de acesso;

Leia mais

SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO. Decreto 56818/11 e ITs

SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO. Decreto 56818/11 e ITs SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO Decreto 56818/11 e ITs CLASSIFIQUE A ALTURA Decreto, artigo 3º nº I ; I Altura da Edificação: a. para fins de exigências

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Forros Minerais OWA Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: SEMPRE manter as mãos limpas para manusear os forros

Leia mais

Informações Técnicas Certified ISO 2008

Informações Técnicas Certified ISO 2008 Informações Técnicas Certified ISO 2008 MANUSEIO Os rolamentos da ZEN são produtos fabricados com a mais alta qualidade, mesmo assim pequenos desvios durante sua operação, como aqueles causados por corrosão,

Leia mais

AC FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m²

AC FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m² Água da Chuva AC-500 - FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m² FICHA TÉCNICA Filtro para aproveitamento de água da chuva Conexões de entrada:

Leia mais

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (4ª PARTE)

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (4ª PARTE) Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (4ª PARTE) Passo a passo para a elaboração do manual de BPF - Segurança no trabalho - Visitantes - Condições ambientais - 1-Visitantes Todas as pessoas

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS PÚBLICAS

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS PÚBLICAS RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS PÚBLICAS Relatório número: RAO 007/OSC/2016 Órgão / entidade: Fundo Municipal de Saúde de Criciúma - SC Data da 4ª visita: 07/04/2016 e 15/04/2016 Processo licitatório:

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo XI Regulamento dos procedimentos de Segurança Artigo 1.º Medidas de autoproteção 1. São consideradas medidas de autoproteção: a) Registos de segurança (relatórios

Leia mais

DRYWALL. tetos e revestimentos) de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de chapas aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado.

DRYWALL. tetos e revestimentos) de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de chapas aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. DRYWALL DRYWALL Drywall é uma tecnologia que substitui as vedações internas convencionais (paredes, tetos e revestimentos) de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de chapas de gesso aparafusadas em

Leia mais

Planilha quantitativa - Projeto Reforma Civil

Planilha quantitativa - Projeto Reforma Civil Referente ao Nº Processo: 71709-16 Obra: INOVASOFT/UNICAMP Av. Alan Turing, 776 - Cidade Universitária Campinas SP Reforma - Serviços Civil relacionados a reforma do Prédio 1.240m² DESCRIÇÃO QTDE UN. Construir

Leia mais

Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura Edificações Sustentáveis Análise E1. G10. Brunieli Mori Juliana Oliveira Mayara Serra

Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura Edificações Sustentáveis Análise E1. G10. Brunieli Mori Juliana Oliveira Mayara Serra Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura Edificações Sustentáveis Análise E1 G10. Brunieli Mori Juliana Oliveira Mayara Serra Introdução A partir da análise do Edifício E1, entende-se que é papel do

Leia mais

Tira Dúvidas. Kibon AdeS Ben & Jerry s

Tira Dúvidas. Kibon AdeS Ben & Jerry s Tira Dúvidas Kibon AdeS Ben & Jerry s Olá, amigo Promotor. Esta é a nova Cartilha de Qualidade em Loja Perfeita. Ela foi elaborada para levar a você importantes dicas que irão facilitar o seu trabalho,

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

PARTE III MATERIAIS E ENQUADRAMENTO TÍTULO 61 MATERIAIS E PROCEDIMENTOS PARA O CASCO CAPÍTULOS ABORDAGEM REVESTIMENTOS REGRAS

PARTE III MATERIAIS E ENQUADRAMENTO TÍTULO 61 MATERIAIS E PROCEDIMENTOS PARA O CASCO CAPÍTULOS ABORDAGEM REVESTIMENTOS REGRAS PARTE III MATERIAIS E ENQUADRAMENTO TÍTULO 61 MATERIAIS E PROCEDIMENTOS PARA O CASCO SEÇÃO 4 ACOMODAÇÕES CAPÍTULOS A B ABORDAGEM REVESTIMENTOS REGRAS 2016 4-1 4-2 REGRAS 2016 CONTEÚDO CAPÍTULO A... 4 ABORDAGEM...

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL L ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL 2008 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IDENTIFICAÇÃO EM PLANTA DE: ESPAÇO ESCOLAR VIAS DE ACESSO DE VIATURAS DE SOCORRO QUARTEL DOS BOMBEIROS DA ÁREA ESQUADRA DA GUARDA NACIONAL

Leia mais

EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO

EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO Aula 05 Farmácia Faculdade Nossa Cidade Profa. Larissa Martins Gonçalves A embalagem pode ser definida como uma meio econômico de prover apresentação, proteção, identificação/informação,

Leia mais

(atualizada em 11/2006) NBR 5667-1:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro fundido dúctil - Parte 1 - Hidrantes de Coluna NBR 5667-2:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro dúctil - Parte 2 - Hidrantes

Leia mais

O verão está por perto tenha certeza de que suas vacas não ficarão estressadas

O verão está por perto tenha certeza de que suas vacas não ficarão estressadas O verão está por perto tenha certeza de que suas vacas não ficarão estressadas Ines Rivelli e Dr. Phil Cardoso As principais funções dos sistemas de ventilação são remover o ar velho e úmido e trazer para

Leia mais

INSTALAÇÃO DE PISO LAMINADO E DE MADEIRA

INSTALAÇÃO DE PISO LAMINADO E DE MADEIRA INSTALAÇÃO DE PISO LAMINADO E DE MADEIRA ONDE O PISO LAMINADO PODE SER INSTALADO? Pode ser instalado em qualquer ambiente residencial ou comercial (de acordo com a indicação de uso) e que não esteja exposto

Leia mais

CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS

CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS Módulo 05 Projeto de Móveis CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS MÓDULO 05 Aula 07 Assuntos a serem abordados: 06. Detalhando um Móvel Atenção: O material está disponível

Leia mais

Sumário. Curta nossa página no facebook/w3-industria-metalurgica. Apresentação. Porta Pallet e Acessórios. Porta Pallet. Drive in / Drive Though

Sumário. Curta nossa página no facebook/w3-industria-metalurgica. Apresentação. Porta Pallet e Acessórios. Porta Pallet. Drive in / Drive Though Sumário Apresentação Porta Pallet e Acessórios Porta Pallet Drive in / Drive Though Mezaninos Estantes Divisórias Industriais Cantilever Porta Bobina Flow Rack Esteiras 3 4 5 6 7 8 9 10 10 11 11 Curta

Leia mais

Instruções para montagem

Instruções para montagem Created by EBCCW 00:06 by EBCCW 96:05 00:06 5125244 Instruções para montagem Edição 1.0 Garra Created by EBCCW 96:05 00:06 Created by EBCCW 00:06 by EBCCW 96:05 00:06 5125244 Instruções para montagem Garra

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Serviço Laboratorial Avançado Slav-RJ

MEMORIAL DESCRITIVO. Serviço Laboratorial Avançado Slav-RJ MEMORIAL DESCRITIVO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA EM ALIMENTOS E ÁGUA a) As paredes, tetos e pavimentos devem ser lisos, cantos arredondados, fácil de limpar e resistente a detergentes e desinfetantes usados

Leia mais

GABINETE DUPLO ALTO IG2A-D / IG2A-D PIA S/T /04/ / 2008

GABINETE DUPLO ALTO IG2A-D / IG2A-D PIA S/T /04/ / 2008 GABINETE DUPLO ALTO / PIA S/T 333009700-0/04/200 900 / 2008 Nº Código Descrição Quant. 0-02- 03-04- 05-06- 02 09 05 04 04 00DG5009 00DG509 00BO07209 00BO409 00BJ02309 000080209 06 07 08 LATERAL SS IG3A-D

Leia mais

SECADORES CEREAIS JOSCIL

SECADORES CEREAIS JOSCIL SECADORES CEREAIS JOSCIL SÃO EQUIPAMENTOS TÉRMICO-MECÂNICOS, DESTINADOS A REDUZIR O TEOR DE UMIDADE DE PRODUTOS AGRICOLA, PERMITINDO A MANUTENÇÃO E QUALIDADE DURANTE O SEU ARMAZENAMETO. PARA CONDIÇÕES

Leia mais

Projeto Instalação Sala 3D v. 1.0 Pearson Sistemas do Brasil

Projeto Instalação Sala 3D v. 1.0 Pearson Sistemas do Brasil / 2 v..0 Pearson Sistemas do Brasil Pearson Centro de Serviços Compartilhados Rua Deolinda, 70 Jardim Macedo Ribeirão Preto SP Brasil Pág./2 Departamento de Qualidade em TI Fone +55 (6) 3603 9272 2/ 2

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VENÂNCIO AIRES -RS

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VENÂNCIO AIRES -RS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VENÂNCIO AIRES -RS PARECER Nº12/04 APROVADO EM : 15/12/2004 I - ASSUNTO:Solicitação da autorização de funcionamento da Escola Infantil Balão Mágico, localizada na rua Coronel

Leia mais

AGRÁRIA MANUAL PARA ARMAZENAGEM DE PRODUTOS AGRÁRIA MALTE DISTRIBUIDORES/ REPRESENTANTES MANGMA0 12 ÍNDICE 1 IDENTIFICAÇÃO OBJETIVOS...

AGRÁRIA MANUAL PARA ARMAZENAGEM DE PRODUTOS AGRÁRIA MALTE DISTRIBUIDORES/ REPRESENTANTES MANGMA0 12 ÍNDICE 1 IDENTIFICAÇÃO OBJETIVOS... ÍNDICE 1 IDENTIFICAÇÃO... 2 2 OBJETIVOS... 2 3 ABRANGÊNCIA... 2 4 PUBLICO ALVO PARA DIVULGAÇÃO... 2 5 FORMA DE DIVULGAÇÃO... 3 6 TERMOS E DEFINIÇÕES... 3 7 NORMAS CORRELATAS... 3 8 DISPOSIÇÕES GERAIS...

Leia mais

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Conservação e Preservação de Documentos

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Conservação e Preservação de Documentos Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Conservação e Preservação

Leia mais

Sistemas de Ar Condicionado Residenciais

Sistemas de Ar Condicionado Residenciais Eng. Dr. Fulvio Vittorino - IPT 1 Sistemas de Ar Condicionado Residenciais Eng. Dr. Fúlvio Vittorino IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo Objetivo Processos e equipamentos mecânicos

Leia mais

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos Curso técnico em Eletroeletrônica PROJETO LEGAL PROJETO LEGAL É aquele dirigido à aprovação junto aos órgãos competentes: Projeto arquitetônico na Prefeitura

Leia mais

Refrigerador de Vinho Termelétricos

Refrigerador de Vinho Termelétricos Refrigerador de Vinho Termelétricos Adega Modelo ADG03 1 Manual de Instrução Por favor, leia com cuidado e siga todas as normas de segurança e instruções de funcionamento antes de usar. I. Importantes

Leia mais

Avaliação e eliminação de documentos de arquivo

Avaliação e eliminação de documentos de arquivo TREINAMENTO CADA Avaliação e eliminação de documentos de arquivo Abril 2017 O que é Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade? Plano de classificação e tabela de temporalidade de documentos São

Leia mais

Legrand Cabling Systems

Legrand Cabling Systems Legrand Cabling Systems Módulo VII Outras normas Visão geral sobre outras normas ANSI/EIA/TIA que possuem relação com a ANSI/TIA 568.C 03/2016 CENTRO DE SUPORTE TÉCNICO / FORMAÇÃO Paulo Morais (31) 9 9922-4489

Leia mais

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Equipa da Segurança: Helenita Assaf França Paula Gomes 2016/2017 Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva EQUIPA

Leia mais

1. estrutura porta palete: gem zena ma ar 2. mini porta palete 3. mezaninos

1. estrutura porta palete: gem zena ma ar 2. mini porta palete 3. mezaninos 1 2 1. estrutura porta palete: estrutura modular de encaixe, projetada conforme peso e o tipo de mercadoria a ser armazenada, bem como as características de recebimento, movimentação e expedição. Estrutura

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE MONTAGEM

ORIENTAÇÃO DE MONTAGEM Cozinhas Linha de Interesse Geral do Consumidor Ligação gratuita de qualquer ponto do país 0800 032 6 GABINETE ÂNGULO IAG-D 4333040900-27/2/20 900/ 2008 ORIENTAÇÃO DE MONTAGEM ASSEMBLY INSTRUCTION Nº Código

Leia mais