CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS"

Transcrição

1 CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS Módulo 05 Projeto de Móveis

2 CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS MÓDULO 05 Aula 07 Assuntos a serem abordados: 06. Detalhando um Móvel Atenção: O material está disponível apenas para este curso. É proibida cópia total ou parcial, apresentação ou qualquer forma de comercialização de seu conteúdo. São respeitados os Direitos Autorais de toda a bibliografia consultada, com a respectiva indicação dos créditos. EAD Ensino à Distância amcursosonline.com.br

3 06. DETALHANDO UM MÓVEL Como começar um Detalhamento Todo detalhamento de um móvel inicia-se por sua vista superior. A partir da vista superior, a largura e a profundidade do móvel serão definidas. Posteriormente, a vista frontal é desenhada, definido a altura do móvel e seus principais elementos. Ao ter a vista superior e frontal definida, a vista lateral poderá ser desenhada. Tendo as três vistas definidas, teremos a estrutura externa do móvel, porém para sabermos como o móvel é por dentro, vamos precisar desenhar a vista interna, definindo todos os elementos internos do móvel, o corte horizontal. Ao fazer o corte interno do móvel, as divisórias internas de acordo com a vista frontal serão definidas, e por fim, o corte vertical, onde as alturas das prateleiras internas serão definidas. Todos esses desenhos são importantes. Cada um deles ilustra alguma informação diferente, que juntas formam um conjunto de desenhos responsáveis pela perfeita execução de um móvel Como desenhar uma Vista Superior Conforme mencionado nos módulos anteriores, a vista superior é a visão do móvel visto de cima, apresentando uma altura de 1,40 m. Quando o móvel apresentar uma altura superior a 1,40 m, este é mostrado como se estivesse cortado, vendo-o por dentro ou devemos marcar um x na parte superior, objetivando apontar que tal móvel é muito alto, e que, posteriormente, seu interior será detalhado. Em breve, veremos o passo a passo do desenho da vista superior do armário ao lado. O armário tem 170 x 60 cm e 250 cm de altura, com 2 portas de correr com acabamento de embutir. O

4 desenho da vista superior é sempre feito em escala. No nosso exemplo usaremos a escala 1:20. A. Como o móvel está encostado na parede, devemos desenhar as linhas internas das paredes onde ele fica encostado. Depois desenharemos em planta baixa a dimensão do móvel (170 x 60cm), no nosso caso vai ser apenas um retângulo. B. Se o móvel tiver portas com sobreposição, teremos que desenhá-las, pois, conforme visto anteriormente, as portas de acabamento com sobreposição total ou parcial aparecem na vista superior. No nosso exemplo, as portas são embutidas, por isso não aparecem na vista superior, mas para melhor compreensão vamos desenhá-las com

5 linhas tracejadas. As linhas tracejadas servem para representar algum elemento que está acima ou dentro do móvel detalhado. Lembrando que, o armário possui duas portas de correr e devemos indicar na vista superior com setas o sentido em que as portas correm. C. Quando um móvel apresentar uma altura superior a 1,40 m, deveríamos vê-lo cortado por dentro, pois a vista superior é a planta baixa vista de uma altura de 1,40 m, porém como queremos ver somente a vista superior do móvel fazemos um x em cima do desenho para indicar que é a vista superior. D. Segue abaixo o exemplo de como ficará a vista superior depois de pronta, contendo todas as informações descritas acima:

6 Como desenhar uma Vista Frontal A vista frontal é a principal face do móvel vista de frente definindo as alturas do móvel. No nosso exemplo, o armário possui 2,50 m de altura, com um sóculo de 10 cm de altura, recuado 3 cm para dentro e fica encostado na parede do lado direito. Na vista frontal, visualizamos como são os acabamentos das portas e gavetas, mostrando todas as linhas e elementos do móvel. Em geral, é a vista com maior número de detalhes por ser a vista principal, e é nela que o móvel toma forma e ganha estilo.

7 A. O primeiro passo é desenhar a linha interna do piso, do teto e da parede onde o armário fica encostado. Depois a linha externa do móvel é desenhada, apresentando o seu comprimento e fornecendo a altura desejada. Não podemos esquecer que o nosso móvel possui um sóculo de 10 cm, recuado 3 cm para dentro.

8 B. Em seguida, podemos desenhar as linhas das portas e das gavetas com o acabamento escolhido. No nosso exemplo, não teremos gavetas, somente duas portas de correr com acabamento de embutir. Então, como as portas serão embutidas, além das linhas externas do móvel, desenharemos as linhas internas da estrutura do móvel. E, só então, poderemos desenhar as portas. C. Quando o projeto do móvel apresentar portas de correr, estas se sobrepõem e transpassam 2 cm no centro para dar acabamento, por isso vemos somente a linha da porta que corre pela frente. A linha da porta que corre por trás é ilustrada com tracejados. Não se esqueça de desenhar as setas indicando o sentido em que as portas correm e os

9 puxadores. Algumas portas de correr têm perfil de alumínio, nestes casos, além das linhas das portas, veremos também a linha do perfil. Independente da espessura do perfil, ele deve ser desenhado pelo menos com 1 cm de espessura, para que seja visível na vista.

10 D. Segue abaixo o exemplo de como ficará a vista frontal pronta, contendo todas as informações descritas acima:

11 Como desenhar uma Vista Lateral A vista lateral é quando vemos de frente a lateral do móvel, além de visualizarmos a largura e altura do móvel. Geralmente, a vista lateral é mais simples, pois não tem tantos detalhes, podendo diferenciar de móvel para móvel. Em alguns casos, o móvel pode possuir as suas vistas laterais diferentes, sendo assim necessário desenhar as duas vistas. Mas quando as duas laterais são iguais, como é o caso do armário do nosso exemplo, uma única

12 vista é suficiente. Já que o nosso armário está encostado na parede, no seu lado direito desenharemos a sua vista lateral esquerda. A. O primeiro passo é desenhar a linha interna da parede, aquela que o fundo do armário fica encostado, a linha do piso e do teto. Depois desenharemos a linha externa do móvel abrangendo a sua profundidade, ilustrada na vista superior e a sua altura, anteriormente definida na vista frontal. Não podemos nos esquecer de desenhar o sóculo. De acordo com o nosso exemplo, as portas são embutidas, portanto elas não aparecerão na vista lateral.

13 B. Segue abaixo o exemplo de como ficará a vista lateral pronta, contendo todas as informações descritas acima: C. Se o Armário fosse em L, ao visualizar a vista lateral de um dos lados, veríamos mais ao fundo a vista frontal do outro lado, então para não confundir as vistas, desenhamos um X na vista lateral, ou então desenhamos a vista lateral em corte.

14 Como desenhar uma Vista Interna A vista interna nada mais é do que a vista frontal de um móvel, só que sem as portas, para que se possa ver o seu interior. No nosso exemplo, o armário será divido em duas partes. Na parte superior haverá um maleiro de 40 cm de altura, do lado direito, teremos um cabideiro com 110 cm e um calceiro com 82 cm de altura. Já do lado esquerdo, teremos prateleiras com espaçamento entre elas de 35 cm + 2 gavetas com 18 cm de altura cada + uma sapateira embaixo com 19 cm de altura.

15 Na vista frontal não há necessidade de humanizar a vista, porém se preferirem pode-se desenhar os cabides e as pilhas de roupas em uma linha bem fina. A. A vista interna é desenhada a partir da vista frontal. Primeiramente, desenhamos as linhas do piso, da parede e do teto. Posteriormente, as linhas externas do móvel como na vista frontal, e em seguida desenhamos a linha de dentro da estrutura externa do móvel, para indicar a espessura dos montantes laterais e a base inferior e superior. B. Desenhada a estrutura externa do móvel, podemos desenhar as suas divisões internas, primeiro os montantes internos, e posteriormente as prateleiras, com as gavetas e outros acessórios, se existirem.

16 C. Depois do desenho pronto, podemos humanizar desenhando o cabideiro, calceiro, roupas e sapatos. Lembrando que isso não é obrigatório, mas informação nunca é demais, e ajudará para uma melhor compreensão do móvel.

17 D. Segue abaixo o exemplo de como ficará a vista interna pronta, contendo todas as informações descritas acima: Como desenhar um Corte Horizontal O corte horizontal nada mais é do que o móvel visto de cima só que internamente. O corte horizontal pode ser desenhado a partir da vista superior do móvel, mostrando todas as divisórias ou montantes internos. No nosso móvel, teremos somente uma divisória bem no centro do móvel. O corte pode passar em qualquer altura de acordo com a preferência de cada um, porém no nosso exemplo, o móvel foi cortado a 1,50 m de altura, abrangendo o cabideiro do lado direito e as prateleiras do lado esquerdo. O sentido do corte horizontal é sempre visto de cima para baixo.

18 No corte horizontal também não há necessidade de humanizar, mas no caso de armários é sempre bom desenhar pelo menos o cabideiro para poder identificar onde é cabideiro e onde é prateleira. A. Assim como na vista superior também desenhamos a linha interna das paredes. Depois desenhamos a linha externa do móvel. B. Em seguida desenhamos as linhas dos montantes laterais e do fundo do móvel. C. Depois dos montantes, podemos desenhar as portas, que no nosso caso são de correr com acabamento de embutir.

19 D. Com a estrutura e as portas do móvel desenhadas, podemos desenhar as divisões internas, que devem ficar afastadas 2 cm das portas, caso o móvel tenha prateleiras internas, desenhamos sua linha em planta baixa também deixando 2 cm de afastamento das portas. E. Quando o corte passar pelas gavetas, devemos deixar um espaçamento de 2 cm entre os montantes internos e as laterais internas da gaveta. O referido espaço é necessário para a fixação das corrediças, deixar também 2 cm de afastamento do fundo do armário, para que quando a gaveta estiver fechada não encoste no fundo.

20 F. Para não confundir a linha das portas e das gavetas com as linhas do móvel, pode-se hachurar (pintar) as portas e gavetas, ou então pintar a estrutura do móvel, assim diferenciando o que é móvel, o que é gaveta e o que é porta. Por último, podemos humanizar desenhando o cabideiro com cabides do lado esquerdo e as roupas do lado direito. Como ficará corte horizontal pronto, contendo todas as informações descritas acima:

21 Como desenhar um Corte Vertical O corte vertical é o móvel visto por dentro de lado. Nele definimos a altura das prateleiras internas e das gavetas. O corte vertical pode ser desenhado a partir da vista lateral do móvel. O sentido do corte pode ser tanto para a direita quanto para a esquerda, mas no nosso exemplo, para facilitar, vamos fazê-lo no mesmo sentido da vista lateral, passando pelo lado direito do móvel, que cortará as prateleiras, as gavetas e a sapateira, pois é o lado com maior número de informações. Se do lado esquerdo tivesse mais elementos, além do cabideiro e do calceiro, seria interessante fazermos mais um corte vertical cortando este lado do móvel também.

22 A. Assim, conforme na vista lateral, desenhamos a linha do piso paredes e teto. Em seguida, desenhamos a linha externa do móvel. B. Depois das linhas externas do móvel forem definidas, podemos desenhar a base superior, inferior e o fundo do móvel.

23 C. Com a estrutura externa do móvel desenhada, podemos desenhar as portas, que neste caso são de correr embutidas, mesmo que o corte por um dos lados do armário, e apenas corte uma das portas, as duas portas devem ser desenhadas, objetivando maior compreensão sobre as portas de correr. D. Agora podemos desenhar as prateleiras internas. E. Para desenhar as gavetas, devemos deixar 2 cm de espaço, tanto embaixo quanto em cima, entre as prateleiras e a estrutura interna da gaveta, e dois 2 cm de afastamento do fundo do armário, para que quando a gaveta estiver fechada não encoste no fundo.

24 F. Para não confundir a linha das portas e das gavetas com as linhas do móvel, podemos hachurar (pintar) as portas e gavetas, ou então pintar a estrutura do móvel, assim diferenciando o que é móvel, o que é gaveta e o que é porta. G. Segue abaixo como ficará o corte vertical pronto, contendo todas as informações descritas acima: Concluímos que, ao detalharmos um móvel, cada detalhe deve ser desenhado, de forma clara e precisa, para que não haja dúvidas na hora da execução. O ideal é começar sempre pela vista superior do móvel, depois as vistas frontais e laterais, e só depois de definido a parte externa do móvel

25 podemos começar a detalhar o seu interior com a vista interna, cortes verticais e horizontais. Em todos os desenhos, o ideal é traçar primeiro a linha externa do móvel, depois desenhar os montantes laterais e as bases inferiores e superiores, e por último desenhar a frente das portas e gavetas. Quando for um corte, veremos ainda os montantes e prateleiras internas. Seguindo os passos mencionados é possível fazer um desenho sem se esquecer de nenhum detalhe importante.

26 amcursosonline.com.br facebook.com/amcursosonline

Manual dos Ajustes de Medidas do DomusCAD 2012

Manual dos Ajustes de Medidas do DomusCAD 2012 http://www.domuscad.com.br/ Manual dos Ajustes de Medidas do DomusCAD 2012 Apresentação A versão DomusCAD 2012 aprimorou os ajustes de medidas visando dois objetivos: 1. Facilitar o uso das tabelas simplificando

Leia mais

3. Arremates de todo o projeto: alinhados com o. 4. Puxadores a serem escolhidos pelo cliente. na prancha da planta.

3. Arremates de todo o projeto: alinhados com o. 4. Puxadores a serem escolhidos pelo cliente. na prancha da planta. 60 6 3 90 60 LAVA LOUÇAS Não esqueça as identificações. 14 A 60 90 B 3 4 80 70 0 Observações: 1. Conferir medidas no local. 2. Tampos em granito: ver planta específica. 3. Arremates de todo o projeto:

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 3 portas ref. 1307 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DO DESENHO TÉCNICO MÓDULO 02. Aula 03

NOÇÕES GERAIS DO DESENHO TÉCNICO MÓDULO 02. Aula 03 NOÇÕES GERAIS DO DESENHO TÉCNICO MÓDULO 02 Aula 03 NOÇÕES GERAIS DO DESENHO TÉCNICO MÓDULO 02 Aula 03 09. Escala Atenção: O material está disponível apenas para este curso. É proibida cópia total ou parcial,

Leia mais

SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO. Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando

SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO. Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO 4 CAPÍTULO I Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando 14 20 21 23 Exercício 23 DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO SUPERIOR

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO SECCIONAL SANTA MARIA - MARCENARIA -

MEMORIAL DESCRITIVO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO SECCIONAL SANTA MARIA - MARCENARIA - MEMORIAL DESCRITIVO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO SECCIONAL SANTA MARIA - MARCENARIA - Porto Alegre 16 de setembro de 2014 1 SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 3 2. DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 3. DESCRIÇÃO

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1303 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

APLICATIVO PARA SOLICITAR AS LISTAS DE CORTE

APLICATIVO PARA SOLICITAR AS LISTAS DE CORTE APLICATIVO PARA SOLICITAR AS LISTAS DE CORTE A ideia inicial era desenvolver um aplicativo simples e compacto e que atendesse 95% das necessidades de construção das marcenarias em geral, possibilitando

Leia mais

CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS. MÓDULO 01 Leitura e Interpretação de Projetos. Módulo 01 Leitura e Interpretação de Projetos

CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS. MÓDULO 01 Leitura e Interpretação de Projetos. Módulo 01 Leitura e Interpretação de Projetos 1 CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS MÓDULO 01 Leitura e Interpretação de Projetos CURSO COMPaLETO DE PROJETO DE MÓVEIS 2 MÓDULO 01 Aula 03 Assuntos a serem abordados 09. Escala Atenção: O material está

Leia mais

Expressão Gráfica. Projeção Ortográfica. Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira

Expressão Gráfica. Projeção Ortográfica. Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira Expressão Gráfica Projeção Ortográfica Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira Projeção ortográfica é um recurso que utiliza vistas, onde o observador vê apenas em duas dimensões, e se posiciona

Leia mais

AULA 4 DESENHANDO ESCADAS

AULA 4 DESENHANDO ESCADAS AULA 4 DESENHANDO ESCADAS Referência desenho: Material didático - aula escada. Autor desconhecido. Representação de projetos de arquitetura NBR- 649: REPRESENTAÇÃO DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS : Equipamentos

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1224 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

Projeto arquitetônico Professora Valéria Peixoto Borges

Projeto arquitetônico Professora Valéria Peixoto Borges Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Projeto arquitetônico Professora Valéria Peixoto Borges INTRODUÇÃO O projeto arquitetônico é conjunto de passos normativos,

Leia mais

Lote 01 Mobiliário para o Centro Administrativo Municipal

Lote 01 Mobiliário para o Centro Administrativo Municipal ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA E objeto de aquisição deste edital os itens relacionados na tabela abaixo: Lote 01 Mobiliário para o Centro Administrativo Municipal ITEM 01 SALA DE COMPRAS E LICITAÇÕES 01

Leia mais

DESENHO TÉCNICO CORTES

DESENHO TÉCNICO CORTES DESENHO TÉCNICO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS Os desenhos básicos que compõem

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos, chanfros

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio Dormitórios Neste ambiente a peça principal é a cama, e a sua colocação irá determinar a distribuição de outros

Leia mais

CA 2 TÁLOGO Artefatos

CA 2 TÁLOGO Artefatos Artefatos Artefatos CATÁLOGO SUPORTES suportes para prateleiras de vidro ou madeira ACESSÓRIOS ferragens para móveis medidas do catálogo arredondadas para centímetros PÁG6 PÁG12 LINAWAVE suportes e perfis

Leia mais

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos Curso técnico em Eletroeletrônica PROJETO LEGAL PROJETO LEGAL É aquele dirigido à aprovação junto aos órgãos competentes: Projeto arquitetônico na Prefeitura

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CONJUNTO DE CAIXAS POSTAIS CCP- 02 ERG

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CONJUNTO DE CAIXAS POSTAIS CCP- 02 ERG EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CONJUNTO DE CAIXAS POSTAIS CCP- 02 ERG NÚMERO: 132052 DESENHO: DT-556/2 EMISSÃO: JULHO/2013 VALIDADE: JULHO/2018 REVOGA: 112042 CÓDIGO

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos A U A UL LA Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras

Leia mais

Mais de um corte nas vistas ortográficas

Mais de um corte nas vistas ortográficas Mais de um corte nas vistas ortográficas Introdução Dependendo da complexidade do modelo ou peça, um único corte pode não ser suficiente para mostrar todos os elementos internos que queremos analisar.

Leia mais

DORMITÓRIOS - SUÍTES ÁREA DE DESCANSO E HIGIENE

DORMITÓRIOS - SUÍTES ÁREA DE DESCANSO E HIGIENE DORMITÓRIOS - SUÍTES ÁREA DE DESCANSO E HIGIENE DORMITÓRIOS Neste ambiente a peça principal é a cama, e a sua colocação irá determinar a distribuição de outros componentes do dormitório. O ideal é colocar

Leia mais

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto arquitetônico faz parte do conjunto de estudos, desenhos e especificações que definem uma edificação. Além da parte de arquitetura, a edificação

Leia mais

DESCRIÇÃO DO USO DO APLICATIVO. Aplicativo para gerar o processo de fabricação da modulação

DESCRIÇÃO DO USO DO APLICATIVO. Aplicativo para gerar o processo de fabricação da modulação Gestão de projetos de planejados DESCRIÇÃO DO USO DO APLICATIVO Utilizando somente o aplicativo abaixo você conseguirá milhares de opção de construção e de dimensões, permitindo que seu projeto seja único

Leia mais

AULA 3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA. (Continuação) Parte II. Prof. João Santos

AULA 3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA. (Continuação) Parte II. Prof. João Santos AULA 3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (Continuação) Parte II Prof. João Santos ESQUADRIAS/ABERTURAS PORTAS Representar a(s) folha(s) da esquadria procurando especificar o movimento da(s) folha(s) e o espaço ocupado.

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Quando desenhamos objetos em perspectiva, eles passam a sofrer uma série de deformações e alterações. Desta maneira, ainda que um objeto possa se apresentar com deformações, ele precisa estar de acordo

Leia mais

Linha Colônia Teen. Imagem não

Linha Colônia Teen. Imagem não Linha Colônia Teen 55 8957 Armário 2 portas cor branco com portas branco e detalhe lilás 55 8963 Armário 2 portas cor branco com portas branco e detalhe rosa 231 140 58 55 8969 Armário 2 portas cor branco

Leia mais

ACESSÓRIOS ROUPEIRO ELEVADOR DE ROUPEIRO CALCEIRO CALCEIRO LUX SAPATEIRA EXTENSIVEL ALUMINIO E PRETO CAPACIDADE ATE 12 KG A 600 mm 41.

ACESSÓRIOS ROUPEIRO ELEVADOR DE ROUPEIRO CALCEIRO CALCEIRO LUX SAPATEIRA EXTENSIVEL ALUMINIO E PRETO CAPACIDADE ATE 12 KG A 600 mm 41. ELEVADOR DE ROUPEIRO ALUMINIO E PRETO CAPACIDADE ATE 12 KG 004 450 A 600 mm 41.02 005 600 A 830 mm ALUMINIO 41.76 018 830 A 1150 mm 42.78 001 450 A 600 mm 41.02 002 600 A 830 mm PRETO 41.76 003 830 A 1150

Leia mais

DORMITÓRIO Colônia FICHA DE PRODUTO. ARMÁRIO Referência Denominação Altura Largura Profund.

DORMITÓRIO Colônia FICHA DE PRODUTO. ARMÁRIO Referência Denominação Altura Largura Profund. DORMITÓRIO Colônia ARMÁRIO Referência Denominação Altura Largura Profund. 558856 Armário 3 portas de correr branco com portas brancas e vidro serigrafado branco 231 210 58 559684 Armário 3 portas de correr

Leia mais

2 Representação Gráfica na Arquitetura

2 Representação Gráfica na Arquitetura 2 Representação Gráfica na Arquitetura 2.1 Traços Os traços de um desenho normatizado devem ser regulares, legíveis (visíveis) e devem possuir contraste umas com as outras. Linha auxiliar Linha fina Linha

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador

Desenho Auxiliado por Computador UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENE073 Seminários em Eletrotécnica Desenho Auxiliado por Computador (CAD - Computer Aided Design) Prof. Flávio Vanderson Gomes E-mail: flavio.gomes@ufjf.edu.br Aula

Leia mais

2012 Pearson Education do Brasil. Todos os direitos reservados. Aula 3 Sistemas de. Ortogonais

2012 Pearson Education do Brasil. Todos os direitos reservados. Aula 3 Sistemas de. Ortogonais slide 1 Aula 3 Sistemas de Projeções Ortogonais slide 2 Sistemas de Projeções Ortogonais Ângulos Diedros (Formados por duas superfícies perpendiculares entre si) Considerando os planos vertical e horizontal,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO MÓVEIS SOB MEDIDA SECRETARIA Local: Câmara Municipal de Jaguarão Assessora: Tatiana Rua: Gen. Osório, 535 Projeto: Arq. Andrea Pagliani Ança Rodriguez Data: 10/2015 1 DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

REGULAMENTO PROMOÇÃO SUA CASA NA MEDIDA CERTA

REGULAMENTO PROMOÇÃO SUA CASA NA MEDIDA CERTA REGULAMENTO PROMOÇÃO SUA CASA NA MEDIDA CERTA 1. Esta promoção é realizada pela empresa RIGABONA MOVEIS LTDA, localizada na Avenida São Leopoldo, 1900 - Celeste Campo Bom Rio Grande do Sul - CEP: 93700-000,

Leia mais

ACESSÓRIOS ROUPEIROS SUPORTE CALÇAS. Suporte calças Lina. Flexivél e simples. Suporte de calças sem vincos. Versatil

ACESSÓRIOS ROUPEIROS SUPORTE CALÇAS. Suporte calças Lina. Flexivél e simples. Suporte de calças sem vincos. Versatil Suporte calças Lina Flexivél e simples Prateleira de aço Libell pode ser montado no lado direito ou esquerdo da parede do armário e permite até 15 cabides para ser pendurado ou retirado individualmente

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 Leitura e Interpretação de Projetos PROJETO ARQUITETÔNICO 2 Tipos de projeto 1. TIPOS DE PROJETO: Os projetos

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador

Desenho Auxiliado por Computador UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENE073 Seminários em Eletrotécnica Desenho Auxiliado por Computador (CAD - Computer Aided Design) Prof. Flávio Vanderson Gomes E-mail: flavio.gomes@ufjf.edu.br Aula

Leia mais

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Leia mais

Desenho Técnico em Construções Rurais

Desenho Técnico em Construções Rurais 2019 Desenho Técnico em Construções Rurais Aula 02 Casa Rural Fixação do papel Legenda Planta Baixa Cortes UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTUR LUIZ DE QUIEROZ LER 418- CONSTRUÇÕES RURAIS

Leia mais

CABIDEIRODS I REDONDO material alumínio e borracha I embalagem com 1 barra I acabamento anodizado fosco

CABIDEIRODS I REDONDO material alumínio e borracha I embalagem com 1 barra I acabamento anodizado fosco CABIDEIRODS I REDONDO material alumínio e borracha I embalagem com 1 barra I acabamento anodizado fosco comprimento de 3 m DS3001 pvc alumínio Ø 25 mm SUPORTE TOP I REDONDO LATERAL pintura alumínio fosco

Leia mais

Todo o atendimento presencial engloba medidas, levantamento, fotos

Todo o atendimento presencial engloba medidas, levantamento, fotos LEVANTAMENTO etc... Todo o atendimento presencial engloba medidas, levantamento, fotos Nosso trabalho não abrange esta parte por ser exclusivamente a distancia, por isso precisamos da sua ajuda! Este passo

Leia mais

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02 PLANTA A planta de edificação é uma representação plana de edificação gerada

Leia mais

Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS

Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS Definição e Pré-Requisitos Ler um desenho significa entender a forma espacial do objeto representado no desenho bidimensional resultante das projeções ortogonais.

Leia mais

1. Projeções e Vistas Principais

1. Projeções e Vistas Principais 1. Projeções e Vistas Principais Este capítulo complementa as aulas do telecurso que mostram como obter as projeções das vistas ortográficas principais tendo em vista as normas: NBR 8403 Aplicação de linhas

Leia mais

Desenho Técnico. Aula 3 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo. Tipos de papel e linhas

Desenho Técnico. Aula 3 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo. Tipos de papel e linhas Desenho Técnico CP41F Tipos de papel e linhas Aula 3 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Engenharia de Computação 3º Período 2016.1 1/20 Aplicação de linhas

Leia mais

Desenho Técnico. Desenho Mecânico. Eng. Agr. Prof. Dr. Cristiano Zerbato

Desenho Técnico. Desenho Mecânico. Eng. Agr. Prof. Dr. Cristiano Zerbato Desenho Técnico Desenho Mecânico Eng. Agr. Prof. Dr. Cristiano Zerbato Introdução O desenho, para transmitir o comprimento, largura e altura, precisa recorrer a um modo especial de representação gráfica:

Leia mais

Estação de Trabalho. Montagem Passo a Passo. Editora Profissionalizante. Editora Profissionalizante Página 1

Estação de Trabalho. Montagem Passo a Passo. Editora Profissionalizante. Editora Profissionalizante Página 1 1 Estação de Trabalho Montagem Passo a Passo Editora Profissionalizante Editora Profissionalizante Página 1 ESTAÇÃO DE TRABALHO Siga as instruções a seguir para montar essa versátil estação de trabalho.

Leia mais

AULA 5 DESENHANDO ESCADAS E RAMPAS. Livro Didático - DA2 Pag 71 a 77

AULA 5 DESENHANDO ESCADAS E RAMPAS. Livro Didático - DA2 Pag 71 a 77 AULA 5 DESENHANDO ESCADAS E RAMPAS Livro Didático - DA2 Pag 71 a 77 ESCADA Referência desenho: Material didático - aula escada. Autor desconhecido. Representação de projetos de arquitetura NBR- 6492: REPRESENTAÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DOS MÓVEIS PARA COZINHA DA ESCOLA MUNICIPAL BELA VISTA

TERMO DE REFERÊNCIA DOS MÓVEIS PARA COZINHA DA ESCOLA MUNICIPAL BELA VISTA TERMO DE REFERÊNCIA DOS MÓVEIS PARA COZINHA DA ESCOLA MUNICIPAL BELA VISTA 1. DO OBJETIVO O presente documento objetiva apresentar os elementos e informações necessários para caracterizar os serviços descritos

Leia mais

Aula 4 Leitura e Interpretação de Desenhos Pearson Education do Brasil. Todos os direitos reservados.

Aula 4 Leitura e Interpretação de Desenhos Pearson Education do Brasil. Todos os direitos reservados. Aula 4 Leitura e Interpretação de Desenhos slide 1 reservados. Definição e Pré- Requisitos Ler um desenho significa entender a forma espacial do objeto representado O principal pré-requisito para fazer

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO Armário Elegance 2 Portas ref. 1305 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto: 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM - GR TEX. 4 PORTAS SEM ESPELHOS O fabricante se reserva ao direito de introduzir modificações técnicas em seus produtos, sem aviso prévio e sempre que julgar conveniente. NECESSÁRIO:

Leia mais

GUARDA ROUPAS MILANO. Corrediças telescópicas de 400 mm: abertura total das gavetas. Portas e prateleiras laterais opcionais em MDF

GUARDA ROUPAS MILANO. Corrediças telescópicas de 400 mm: abertura total das gavetas. Portas e prateleiras laterais opcionais em MDF GUARDA ROUPAS MILANO Corrediças telescópicas de 400 mm: abertura total das gavetas Portas e prateleiras laterais opcionais em MDF Trilhos metálicos com sistema anti-descarrilamento: as roldanas são encaixadas

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II DESENHO DE CORTES DE PEÇAS EM CAD Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio

Leia mais

AULA 3. (Continuação) Parte II EDI 64 ARQUITETURA E U. Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille

AULA 3. (Continuação) Parte II EDI 64 ARQUITETURA E U. Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille AULA 3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA URBANISMO_ 2015 EDI 64 ARQUITETURA E U (Continuação) Parte II Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille ESQUADRIAS/ABERTURAS PORTAS Representar a(s) folha(s) da esquadria procurando

Leia mais

Cotagem. Regras gerais de cotagem. Cotagem de Dimensões Básicas. Unidade de medida em desenho técnico

Cotagem. Regras gerais de cotagem. Cotagem de Dimensões Básicas. Unidade de medida em desenho técnico Cotagem Cotagem de Dimensões Básicas A indicação de medidas no desenho técnico recebe o nome de cotagem. Ao indicar as medidas ou cotas, no desenho técnico, o desenhista segue determinadas normas técnicas.

Leia mais

AULA 3 DESENHO ORTOGRÁFICO

AULA 3 DESENHO ORTOGRÁFICO DESENHO PROJETIVO O DESENHO TÉCNICO É UM DESENHO PROJETIVO E SUAS PROJEÇÕES SÃO ORTOGONAIS. AULA DESENHO ORTOGRÁFICO AS PROJEÇÕES RESULTANTES SÃO CONSTITUÍDAS DE FIGURAS IGUAIS. Profa. Dra. KELLY JOHANA

Leia mais

2 Representação Gráfica na Aquitetura

2 Representação Gráfica na Aquitetura 2 Representação Gráfica na Aquitetura 2.1 Traços Os traços de um desenho normatizado devem ser regulares, legíveis (visíveis) e devem possuir constraste umas com as outras. Linha auxiliar Linha fina Linha

Leia mais

EXPRESSÕES GRÁFICAS. AULA 02 - ESCALAS Curso: Engenharia Civil Matéria: Expressões Gráficas

EXPRESSÕES GRÁFICAS. AULA 02 - ESCALAS Curso: Engenharia Civil Matéria: Expressões Gráficas EXPRESSÕES GRÁFICAS AULA 02 - ESCALAS Curso: Engenharia Civil Matéria: Expressões Gráficas Prof.: Philipe do Prado Santos Email Institucional: ppsantos.vic@ftc.edu.br ABNT - NBR 8196 Desenho Técnico -

Leia mais

Como desenharemos um objeto Real tridimensional em uma folha de papel?

Como desenharemos um objeto Real tridimensional em uma folha de papel? 1.Questionamento Como desenharemos um objeto Real tridimensional em uma folha de papel? Como faremos se quisermos mandar um desenho de uma peça para um fornecedor ou para outra seção da empresa? Os métodos

Leia mais

Figura Uso de coordenadas polares

Figura Uso de coordenadas polares INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O CAD trabalha com dois sistemas de coordenadas. O sistema de coordenadas cartesianas (Figura) e o sistema de coordenadas polares (Figura). No sistema de coordenadas cartesianas,

Leia mais

1.1- Vamos começar com a planta baixa, na escala 1:20. Obs: passe a planta, com as medidas indicadas em uma folha separada, na escala 1:20.

1.1- Vamos começar com a planta baixa, na escala 1:20. Obs: passe a planta, com as medidas indicadas em uma folha separada, na escala 1:20. 1 PONTO DE FUGA 1.1- Vamos começar com a planta baixa, na escala 1:20. Obs: passe a planta, com as medidas indicadas em uma folha separada, na escala 1:20. 30 1.2- Coloque essa planta na parte de cima

Leia mais

1 - PROJEÇÕES ORTOGONAIS

1 - PROJEÇÕES ORTOGONAIS 1 - PROJEÇÕES ORTOGONAIS PROJEÇÕES ORTOGONAIS PROJEÇÕES ORTOGONAIS PROJEÇÕES ORTOGONAIS PROJEÇÕES ORTOGONAIS Exercício resolvido: Desenhar as 6 vistas da peça. PROJEÇÕES ORTOGONAIS Resposta: PROJEÇÕES

Leia mais

DOBRADURA, ENQUADRAMENTO E LEGENDA

DOBRADURA, ENQUADRAMENTO E LEGENDA DOBRADURA, ENQUADRAMENTO E LEGENDA RMT 1 AULA 08 FORMATOS DE PAPEL A0 A2 A4 Os formatos mais utilizados para o desenho de arquitetura são: A0, A1, A2, A3 e A4. A1 A3 A4 1 FORMATOS DE PAPEL A 0 A2 A4 A1

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador

Desenho Auxiliado por Computador UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENE073 Seminários em Eletrotécnica Desenho Auxiliado por Computador (CAD - Computer Aided Design) Prof. Flávio Vanderson Gomes E-mail: flavio.gomes@ufjf.edu.br Aula

Leia mais

FERRAGENS - COMPONENTES TÉCNICOS - SOLUÇÕES PARA MOBILIÁRIO

FERRAGENS - COMPONENTES TÉCNICOS - SOLUÇÕES PARA MOBILIÁRIO 46 ACESSÓRIOS ROUPEIROS Estrutura Roupeiro Creative Referência Modúlo Profundidade Corrediça 803.600.023.14 600 mm 480 mm 450 mm Sob encomenda 00 mm 480 mm 450 mm Sob encomenda 800 mm 480 mm 450 mm 803.900.023.14

Leia mais

DESENHO E ARQUITETURA DESENHO ARQUITETÔNICO

DESENHO E ARQUITETURA DESENHO ARQUITETÔNICO CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS DESENHO E ARQUITETURA DESENHO ARQUITETÔNICO Elisa Furian elisafurian@outlook.com DESENHO ARQUITETÔNICO FORMATO MARGEM CARIMBO LEGENDA LINHA HACHURA COTA SÍMBOLOS

Leia mais

Prof. Fabio Campos. Como Desenhar Perspectiva à Mão Livre usando 2 técnicas. simples (1 ou 2 Pontos de fuga)

Prof. Fabio Campos. Como Desenhar Perspectiva à Mão Livre usando 2 técnicas. simples (1 ou 2 Pontos de fuga) C O M O D E S E N H A R P E R S P E C T I VA À M Ã O L I V R E - 2 T É C N IC A S S I M P L E S Prof. Fabio Campos Como Desenhar Perspectiva à Mão Livre usando 2 técnicas 1 simples (1 ou 2 Pontos de fuga)

Leia mais

AULA 2. Parte I EDI 64 ARQUITETURA E U. Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille

AULA 2. Parte I EDI 64 ARQUITETURA E U. Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille AULA 2 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA URBANISMO_ 2015 EDI 64 ARQUITETURA E U Parte I Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille Desenho Técnico Forma de expressão gráfica que tem por finalidade representação de forma,

Leia mais

Código da Disciplina CCE0985. Aula 3.

Código da Disciplina CCE0985. Aula 3. Código da Disciplina CCE0985 Aula 3 e-mail:clelia.monasterio@estacio.br http://cleliamonasterio.blogspot.com/ O que é geometria? Palavra de origem grega: GEO (terra) METRIA (medida). Há 5.000 anos, era

Leia mais

Yep. Balcão Inferior 40 (4 Gavetas) - 57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Balcão Inferior 40 (4 Gavetas) - 57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Balcão Inferior 40 (4 Gavetas) - 57cm - Lateral Direita (x) - Lateral Esquerda (x) - Base (x) Tampo Vendido Separadamente Frentes de Gaveta Vendidas Separadamente 4- Traseiro (x)

Leia mais

Desenho Técnico em Construções Rurais Aula 01 Técnicas de Desenho

Desenho Técnico em Construções Rurais Aula 01 Técnicas de Desenho 2019 Desenho Técnico em Construções Rurais Aula 01 Técnicas de Desenho Material do projetista Escalas Regas de Cotação Tipos de Traços Formato de papéis Legendas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. AULA 04 - REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico

DESENHO TÉCNICO. AULA 04 - REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico DESENHO TÉCNICO AULA 04 - REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico Prof.: Philipe do Prado Santos Email Institucional: ppsantos.vic@ftc.edu.br Devem conter

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Simples e prático de montar, com a linha Multiuso você cria lindos ambientes de acordo com a sua necessidade. Nichos Crie ambientes descontraídos e modernos, organizando os objetos

Leia mais

TUTORIAL MOUSE GENIUS

TUTORIAL MOUSE GENIUS Universidade Federal do Rio Grande do Sul TUTORIAL MOUSE GENIUS Aluna NAIARA BRAGHIROLLI COMPUTAÇÃO GRÁFICA I (ARQ03071) Turma A Professor SERGIO LEANDRO DOS SANTOS Inicialmente vamos inserir as imagens

Leia mais

EXPRESSÕES GRÁFICAS AULA 02 - ESCALA

EXPRESSÕES GRÁFICAS AULA 02 - ESCALA EXPRESSÕES GRÁFICAS AULA 02 - ESCALA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos ESCALA ABNT - NBR 8196 Desenho

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

ALTO DRAWER ABRA-SE PARA NOVAS POSSIBILIDADES

ALTO DRAWER ABRA-SE PARA NOVAS POSSIBILIDADES www.hafele.com.br ALTO DRAWER ABRA-SE PARA NOVAS POSSIBILIDADES FACILIDADE NO MOVIMENTO Com sistema de amortecimento soft-close integrado, o Alto Drawer é extremamente suave durante sua utilização, sendo

Leia mais

Desenho Mecânico - Vistas Ortográficas -

Desenho Mecânico - Vistas Ortográficas - 1 Universidade de Fortaleza Centro de Ciencias Tecnologicas Curso de Engenharia de Produção/Mecânica - Vistas Ortográficas - Prof. José Rui Barbosa - UNIFOR - 2006/2 2 Vistas Ortográficas Tem fundamentação

Leia mais

Yep. Console 60/80/100 com 1 Gaveta Aramada - 57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Console 60/80/100 com 1 Gaveta Aramada - 57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Console 60/80/00 com Gaveta Aramada - 57cm Tampo Vendido Separadamente Frentes de Gaveta Vendida Separadamente - Lateral Direita/Esquerda (x) 3- Corrediça Telescópica (x) - Base (x)

Leia mais

EASY KIT STANDARD - 70 kg Kit para porta de correr em madeira ou vidro. Fixação à parede.

EASY KIT STANDARD - 70 kg Kit para porta de correr em madeira ou vidro. Fixação à parede. ENCONTRO EASY KIT STANDARD EASY KIT STANDARD - 70 kg Kit para porta de correr em madeira ou vidro. Fixação à parede. Kit composto: - 1 Trilho em alumínio - Suportes de trilho reguláveis * - 2 Chapas de

Leia mais

Desenho Técnico. Cortes, seções, encurtamento e omissão de corte. Caderno de Exercícios Desenho Técnico 1

Desenho Técnico. Cortes, seções, encurtamento e omissão de corte. Caderno de Exercícios Desenho Técnico 1 Desenho Técnico 2 Cortes, seções, encurtamento e omissão de corte CORTES Em desenho técnico, o corte de uma peça é sempre imaginário. Ele permite ver as partes internas da peça. Na projeção em corte, a

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Balcão Duplo ref. 1356 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

Acesse:

Acesse: Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Leitura e Interpretaçaão de Projetos. Prof. Osvaldo Gomes Terra Junior

Leitura e Interpretaçaão de Projetos. Prof. Osvaldo Gomes Terra Junior Leitura e Interpretaçaão de Projetos Prof. Osvaldo Gomes Terra Junior osvaldoterra.iff@gmail.com Conteuú do Programaútico Desenho Teúcnico para Informaútica Normas Brasileiras Projeto arquitetônico completo

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Cômoda Big Multiuso ref. 1201 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

Capítulo 5. CORTES e SECÇÕES

Capítulo 5. CORTES e SECÇÕES Apostila da Disciplina de Desenho Industrial Assistido pelo Computador Professora: Eneida González Valdés I. Cortes: A disposição dos cortes ou seções segue a mesma disposição das vistas na projeção ortogonal.

Leia mais

PROJETO ARQUITETÔNICO

PROJETO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO CEG218 Desenho arquitetônico I Prof. Márcio Carboni UFPR - DEGRAF - CEG218 DESENHO ARQUITETÔNICO I - Prof. Márcio Carboni 1 ORGANIZAÇÃO DA AULA Etapas de projeto arquitetônico Elementos

Leia mais

Geometria Descritiva Básica (Versão preliminar)

Geometria Descritiva Básica (Versão preliminar) Geometria Descritiva Básica (Versão preliminar) Prof. Carlos Kleber 5 de novembro de 2008 1 Introdução O universo é essencialmente tridimensonal. Mas nossa percepção é bidimensional: vemos o que está à

Leia mais

Módulo 5. Cortes. Secções. Planificações

Módulo 5. Cortes. Secções. Planificações Módulo 5 Cortes Secções Planificações CORTE Cortar significa dividir, seccionar, separar as partes de um todo. Corte é um recurso utilizado em diversas áreas de ensino, para facilitar o estudo do interior

Leia mais

é um círculo A tampa A face é um retângulo

é um círculo A tampa A face é um retângulo cesse: http://fuvestibular.com.br/ No cotidiano, estamos cercados de objetos que têm diferentes formas. Por exemplo, uma caixa de papelão: suas faces são retângulos, e a caixa é um paralelepípedo. Outro

Leia mais

Work Pro. Plataformas. Plataforma Dupla Módulo Central. Plataforma Dupla Módulo Auxiliar. Plataforma Simples Módulo Central

Work Pro. Plataformas. Plataforma Dupla Módulo Central. Plataforma Dupla Módulo Auxiliar. Plataforma Simples Módulo Central Plataformas Tampo Principal confeccionado em BP 25mm com fita de borda de 1mm na face de encosto com tampo central e nas demais faces com fita de borda de 2mm; Estrutura em aço carbono; Tampo Central confeccionado

Leia mais

Portaria nº 284/ Aprova catálogo de móveis do TCDF.

Portaria nº 284/ Aprova catálogo de móveis do TCDF. Portaria nº 284/1998 - Aprova catálogo de móveis do TCDF. Página 1 de 1 27/08/04 TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 284, DE 17 DE NOVEMBRO DE 1998. Dispõe sobre o catálogo de móveis do

Leia mais

FUNDAMENTOS DE DESENHO TÉCNICO

FUNDAMENTOS DE DESENHO TÉCNICO FUNDAMENTOS DE DESENHO TÉCNICO Objetivo: Autores: Última revisão: Referências: UFRGS-FA-DEG-NDP FUNDAMENTOS DE DESENHO TÉCNICO 1/21 SUMÁRIO 1 FORMATOS DE PAPEL...5 1.1 DIMENSÕES DAS FOLHAS (SEQÜÊNCIA "A"

Leia mais

Como construir uma casa no SketchUp

Como construir uma casa no SketchUp Como construir uma casa no SketchUp Aprenderemos a construir uma casa no SketchUp. Primeiro abriremos o programa: vá até o iniciar e depois procure SketchUp e abra o programa. Depois de aberto, ele estará

Leia mais

Código da Disciplina CCE0047 AULA 2.

Código da Disciplina CCE0047 AULA 2. Código da Disciplina CCE0047 AULA 2 http://cleliamonasterio.blogspot.com/ CURIOSIDADES DA GEOMETRIA: Subdivisão do retângulo ÁUREO em quadrados e em outros retângulos áureos: Subdivisão do retângulo HARMÔNICO

Leia mais