LEI Alberto Machado Neto. Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEI Alberto Machado Neto. Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2017"

Transcrição

1 LEI Alberto Machado Neto Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2017

2 O QUE MUDA COM A LEI NOS PROCESSOS DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DA PETROBRAS.

3 Regime Simplificado Quebra do monopólio pela Lei do Petróleo (Lei 9.478/97); Petrobras passa a competir com outras empresas petrolíferas em ambiente competitivo de mercado aberto; Decreto 2745, de 24 de agosto de 1998; Modalidades de licitação: Concorrência Tomada de preços Convite (*) Concurso Leilão; (*) Convite modalidade de licitação entre pessoas físicas ou jurídicas, em número mínimo de três, inscritas ou não no registro cadastral de licitantes da PETROBRÁS

4 Procedimento Licitatório Simplificado Petrobras FRAGILIDADES: Falta de transparência; Restrição de convidados; Combinação de especificações contratuais e preços; Cartelização; Proliferação de aditivos; TCU considera que o Decreto 2745 não seria instrumento normativo compatível com o que estabelece a Constituição Federal.

5 Lei /2016 no Sistema Petrobras Abrange Petrobras e subsidiárias; Em vigor a partir de 30 de junho de 2018; Todos os sistemas de compras estão sendo adaptados à nova Lei; Piloto no Espirito Santo a partir de fevereiro/2018; O CRCC continua, mas não é obrigatório nas licitações; Concorrentes apresentar documentação na fase de habilitação.

6 Lei /2016 no Sistema Petrobras Os procedimentos iniciados antes da vigência da Lei permanecem regidos pela legislação anterior: Lei 8.666/93 para hipóteses expressamente previstas na Lei das Estatais; Regulamento Interno com detalhamento das regras de cadastro, minutas de editais e contratos, procedimentos licitação, etc. (art. 40). Condições de Fornecimento de Material da PETROBRAS - CFM Rev.01 MANUAL DA PETROBRAS PARA CONTRATAÇÃO (MPC) Aprovado pela D.E. em

7 Fiscalização pela Sociedade Qualquer cidadão pode impugnar edital de licitação, no prazo de até 5 dias úteis antes da data fixada para a ocorrência do certame, devendo a entidade julgar e responder à impugnação em até 3 dias úteis Qualquer licitante, contratado ou pessoa física ou jurídica poderá representar ao TCU ou aos órgãos de controle interno contra irregularidades relativas a licitações e contratos. O TCU e os órgãos de controle interno podem solicitar, a qualquer tempo, documentos de natureza contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional, assim como determinar medidas corretivas.

8 Casos de Dispensa Exemplo de alteração importante: Contratações de baixo valor. Lei I - para obras e serviços de engenharia de valor até R$ ,00 (cem mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda a obras e serviços de mesma natureza II - para outros serviços e compras de valor até R$ ,00 (cinquenta mil reais) e para alienações, nos casos previstos nesta Lei, desde que não se refiram a parcelas de um mesmo processo.

9 Casos de Inexigibilidade Redução de 12 hipóteses do Decreto* para somente 2 na Lei; Fornecedor exclusivo; Serviços técnicos especializados, com profissionais ou empresas de notória especialização (vedada para serviços de publicidade e divulgação); Necessita instrução do processo com justificativa. * Exemplos: Licenciamento de software, transferência de tecnologia, bens destinados à pesquisa e desenvolvimento tecnológico, etc.

10 Prazos mínimos para apresentação de propostas OBJETO AQUISIÇÃO DE BENS 5 dias úteis ANTECEDÊNCIA MÍNIMA Menor preço Maior desconto 10 dias úteis Demais hipóteses OBRAS E SERVIÇOS 15 dias úteis Menor preço Maior desconto 30 dias úteis Demais casos CASOS ESPECIAIS 45 dias úteis Melhor técnica Melhor combinação de técnica e preço Contratação integrada

11 Divulgação Obrigatória As modificações promovidas no instrumento convocatório serão objeto de divulgação nos mesmos termos e prazos dos atos e procedimentos originais, exceto quando a alteração não afetar a preparação das propostas. Os atos e procedimentos praticados por empresas públicas, por sociedades de economia mista e por licitantes serão efetivados preferencialmente por meio eletrônico, nos termos definidos pelo instrumento convocatório; os avisos contendo os resumos dos editais das licitações e contratos abrangidos por esta Lei devem ser previamente publicados no Diário Oficial da União, do Estado ou do Município e na internet.

12 Critérios de Julgamento (Art. 54) menor preço; maior desconto; melhor combinação de técnica e preço; melhor técnica; melhor conteúdo artístico; maior oferta de preço; maior retorno econômico; melhor destinação de bens alienados.

13 Modos de disputa Modo de disputa aberto: os licitantes apresentarão lances públicos e sucessivos. Possível a apresentação de lances intermediários; Possível o reinício da disputa para definição das demais colocações quando existir diferença de pelo menos 10% (dez por cento) entre o melhor lance e o subsequente. No modo de disputa fechado, as propostas apresentadas pelos licitantes serão sigilosas até a data e a hora designadas para que sejam divulgadas.

14 Contratos de obras ou serviços de engenharia empreitada por preço unitário; empreitada por preço global; contratação por tarefa; empreitada integral (alta complexidade, em condição de operação imediata); contratação semintegrada (projeto básico com quantidades dos serviços a serem executados na fase contratual, com diferentes metodologias ou tecnologias); contratação integrada (natureza predominantemente intelectual e de inovação tecnológica, ou passível de ser executado com diferentes metodologias ou tecnologias de domínio restrito no mercado)

15 Contratos de obras ou serviços de engenharia Serão obrigatoriamente precedidas pela elaboração de projeto básico, disponível para exame de qualquer interessado, as licitações para a contratação de obras e serviços, com exceção da contratação integrada; É vedada a execução de obras e serviços de engenharia, sem projeto executivo; Vedação de participação nas licitações para obras e serviços de engenharia da empresa que elaborou o anteprojeto ou o projeto básico da licitação (= Lei 8666);

16 Contratos de obras ou serviços de engenharia Na contratação de obras e serviços, inclusive de engenharia, poderá ser estabelecida remuneração variável vinculada ao desempenho do contratado, com base em metas, padrões de qualidade, critérios de sustentabilidade ambiental e prazos de entrega definidos no instrumento convocatório e no contrato.

17 Aquisição de Bens Permite a indicação de marca ou modelo Padronização Comercialização por mais de um fornecedor Quando a marca servir de referência (incluir: ou similar). Dar publicidade à relação das aquisições de bens efetivadas com periodicidade mínima semestral, em sítio eletrônico oficial na internet de acesso irrestrito : identificação do bem comprado, de seu preço unitário e da quantidade adquirida; nome do fornecedor valor total de cada aquisição.

18 Procedimento da Licitação Preparação Interposição de recursos Adjudicação Divulgação Habilitação Homologação ou revogação Lances Propostas Negociação Julgamento Verificação da efetividade dos lances/propostas

19 Modalidades e Critérios Eletrônico; Modo de disputa Aberto ou fechado; A habilitação pode ser exigida previamente desde que expressamente previsto no instrumento convocatório; Os critérios de julgamento serão expressamente identificados no instrumento convocatório e poderão ser combinados na hipótese de parcelamento do objeto; parcelamento do objeto, visando a ampliar a participação de licitantes, sem perda de economia de escala, e desde que não atinja valores inferiores aos limites de inexigibilidade.

20 Critérios (art. 54) menor preço melhor técnica maior desconto melhor conteúdo artístico melhor combinação de técnica e preço maior oferta de preço maior retorno econômico melhor destinação de bens alienados

21 Recursos fase recursal única, salvo inversão das fases (art. 59); prazo de 5 (cinco) dias úteis após a habilitação; Contra atos praticados na habilitação, julgamento e verificação de efetividade dos lances ou propostas; Devem ser desclassificadas as propostas: Com vícios insanáveis; Que descumpram especificações técnicas Com preços manifestamente inexequíveis acima do orçamento estimado não tenham sua exequibilidade demonstrada apresentem desconformidade com outras exigências do instrumento convocatório.

22 Contratos Regulados pelo Código Civil, natureza híbrida; Modificações devem ser consensuais; Revogação Razões de interesse público decorrentes de fato superveniente; Preços permanecerem acima do orçamento; Convocado não assinar o termo do contrato Anulação: ilegalidade.

23 Contratos - Prazos NÃO há contrato com prazo INDETERMINADO Prazo máximo cinco anos, exceto: projetos contemplados no plano de negócios e investimentos; prática rotineira de mercado e a imposição desse prazo inviabilize ou onere excessivamente o negócio. Alterações mediante acordo. Quantitativos: contratado PODE aceitar: Regra: até 25% para acréscimos e supressões; Reforma de equipamento e edifício: até 50% para acréscimos; Supressões feitas por acordo podem superar esses limites.

24 Contratos A maior autonomia da Administração evidenciada pela liberdade de definir três cláusulas essenciais ao ajuste: as tipificações das infrações (penalidades e multas); os casos de rescisão do contrato e os mecanismos para alteração de seus termos; a distribuição dos riscos da contratação, mediante a elaboração de uma matriz de riscos; Não foi prevista como cláusula obrigatória a definição do foro da sede da Administração como competente para dirimir qualquer questão contratual.

25 Garantias Discricionária, até 5% do valor do contrato*; Opções à critério do licitante: caução em dinheiro; seguro-garantia fiança bancária Não prevê garantia de manutenção de proposta.

26 SANÇÕES Normas de direito penal; Cadastro de empresas inidôneas; Atrasos injustificados: multa de mora; Inexecução total ou parcial: advertência; multa; suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar por prazo não superior a 2 (dois) anos.

27 Até 30 de junho 2018 Aplica-se o Regulamento do Procedimento Licitatório Simplificado da Petrobras aprovado pelo Decreto 2745 de e o Manual da Petrobras para Contratação MPC

28 O futuro da Petrobras Dúvidas: Como de atuar como empresa privada sob controle da União? Como a União irá exercer diretamente a atividade econômica quando necessário à segurança nacional ou relevante interesse coletivo? Como conciliar o interesse coletivo na exploração dessas riquezas com um regime de livre competição? Como cumprir políticas públicas? Como evitar o uso da Petrobras como instrumento de política econômica? Há interesse público em que a Petrobras assegure o adequado investimento no setor energético, fomentando desenvolvimento, gerando renda e empregos? Quais os limites do interesse público frente às regras que definem uma sociedade anônima de capital aberto? Como lidar com a existência de recursos? Como ser ágil? Como cumprir prazos contratuais?

29 Obrigado!

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

SUMÁRIO. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC 2.1 RDC E OBJETOS TRANSITÓRIOS DOS OBJETOS PASSÍVEIS DE ADOÇÃO DO RDC...

SUMÁRIO. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC 2.1 RDC E OBJETOS TRANSITÓRIOS DOS OBJETOS PASSÍVEIS DE ADOÇÃO DO RDC... SUMÁRIO Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC PREFÁCIO... 15 Nota dos autores... 17 CAPÍTULO 1 ASPECTOS GERAIS... 19 1.1 Introdução... 19 1.2 Objetivos... 22 1.3 Definições... 30 1.4 Diretrizes...

Leia mais

REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES

REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES Susana Filgueiras Brasília, 10 de setembro de 2012 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Lei nº12.462, de 5 de agosto de 2011. Decreto nº 7.581, de 11 de outubro de 2011. Lei nº 12.688,

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA DO ESTADO DO PARANÁ-SICEPOT/PR

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA DO ESTADO DO PARANÁ-SICEPOT/PR SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA DO ESTADO DO PARANÁ-SICEPOT/PR COMPARAÇÃO ENTRE AS LEIS DE LICITAÇÕES LEI nº 8.666/93 (Licitações) LEI nº 10.520/02 (Pregão) LEI nº 1461/12 (RDC) AUTORIA: Engenheiro

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

Lei das Estatais. Lei /2016. Erick Alves e Herbert Almeida. Julho/2016

Lei das Estatais. Lei /2016. Erick Alves e Herbert Almeida. Julho/2016 Lei das Estatais Lei 13.303/2016 Julho/2016 Contextualização (CF) Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando

Leia mais

Sabesp. Regulamento Interno de Licitações e Contratos da SABESP

Sabesp. Regulamento Interno de Licitações e Contratos da SABESP Sabesp Regulamento Interno de Licitações e Contratos da SABESP 1 AMBIENTE DE LICITAÇÕES DA SABESP 2 Ambiente de Licitações da Sabesp Valores Contratados 2014 a 2016 TOTAL 2.488.682.736,04 2.443.321.671,96

Leia mais

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PÚBLICO ALVO: CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Todos os profissionais da iniciativa privada que se dispõem a contratar com a Administração Pública; profissionais que desejam reciclar

Leia mais

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA.

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Licitação Pag 3.1 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Princípio da motivação (interesse / necessidade) Solicitação/Requisição Objeto Obras Serviços Compras Alienações Concessões Permissões Locações

Leia mais

Experiência com o RDC

Experiência com o RDC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES - DPL Av. Desembargador Vitor Lima nº 222, 5º andar Florianópolis SC CEP 88040-400 Telefones: (48)

Leia mais

Curso de Formação e Atualização de Pregoeiros e da Equipe de Apoio

Curso de Formação e Atualização de Pregoeiros e da Equipe de Apoio Curso de Formação e Atualização de Pregoeiros e da Equipe de Apoio Principais Destaques: Determinações do TCU, Gratificações, Competência e Responsabilidades, Julgamento da Proposta, Preços Inexequíveis,

Leia mais

Sistema AUDESP - TCESP

Sistema AUDESP - TCESP Sistema AUDESP - TCESP O projeto Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no aperfeiçoamento do controle de gestão governamental que objetiva,

Leia mais

Regimes de execução dos contratos e contratação integrada

Regimes de execução dos contratos e contratação integrada Regime Diferenciado de Contratações - RDC Lei Federal nº 12.462/11 Regimes de execução dos contratos e contratação integrada Augusto Dal Pozzo Artigo 8º Regimes de contratação de obras e serviços de engenharia

Leia mais

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016.

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016. LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº 13.303/2016. As principais novidades e as repercussões da Lei 13.303, de 30/06/2016 13 e 14 de fevereiro Brasília, 13

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Curso Completo de Licitação e Contratos para formação de Gestores nas Contratações Públicas Visão sistêmica desde a fase de planejamento, elaboração do edital, projeto básico ou termo de referência

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Foz do Iguaçu/PR LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Lei 13.303/2016 19 E 20 DE SETEMBRO Apresentação Em 1º de julho de 2016 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 13.303/2016,

Leia mais

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222 SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 Na falta de normas legais regimentais específicas, aplicam-se, analógica e subsidiariamente, no que couber, a juízo do Tribunal de Contas da União, as disposições do Código

Leia mais

LEI /2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS. Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis. BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016

LEI /2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS. Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis. BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016 LEI 13.303/2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016 I. ESCOPO E METODOLOGIA A Lei nº 13.303, de 30 de junho

Leia mais

COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA CDP N. 01/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO CDP N. 2115/2011

COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA CDP N. 01/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO CDP N. 2115/2011 1 - CDP AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA CDP N. 01/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO CDP N. 2115/2011 A - CDP, sociedade de economia mista vinculada à SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, com sede

Leia mais

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública Magno Subtil Registro de Preços Decreto Estadual 7.437/2011 Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para registro

Leia mais

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23)

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23) Olá, pessoal! Eis aqui a segunda aula sobre a Lei n 8.666/93 para o concur so da Câmara. Lembrem se que é fundamental a memor ização dos artigos da Lei par a as provas da FCC, que costumam trazer questões

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓS CONTRATAÇÃO PÓS CONTRATAÇÃO FISCALIZAÇÃO MEDIÇÕES E RECEBIMENTO VIGÊNCIA CONTRATUAL ADITAMENTOS CONTRATUAIS INEXECUÇÃO E SANÇÕES Lei nº 8.666/93 FISCALIZAÇÃO Art. 58. O regime

Leia mais

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar? Desafio: Licitação 1. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação

Leia mais

Imprensa Eletrônica. Caderno 02: CONTAS PÚBLICAS

Imprensa Eletrônica. Caderno 02: CONTAS PÚBLICAS NESTE VEICULO PODEM SER LIDOS TODOS OS ATOS OFICIAIS DO PREFEITURA DE Remanso-BA ANO VII EDIÇÃO 180 DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE CONFORME MP NO- 2.200-2 DE 24/08/2001, QUE INSTITUI A INFRAESTRUTURA

Leia mais

Imprensa Eletrônica. Caderno 02: CONTAS PÚBLICAS

Imprensa Eletrônica. Caderno 02: CONTAS PÚBLICAS NESTE VEICULO PODEM SER LIDOS TODOS OS ATOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO DE Mata Grande-AL ANO IX EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE CONFORME MP NO- 2.200-2 DE 24/08/2001, QUE INSTITUI A INFRAESTRUTURA

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

São Paulo - SP Av. Nove de Julho, º Andar (55 11)

São Paulo - SP Av. Nove de Julho, º Andar (55 11) São Paulo - SP Av. Nove de Julho, 5.109 3º Andar (55 11) 3254 0050 www.porto.adv.br REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS - RDC Apresentação para as Associadas da APEOP PORTO ADVOGADOS www.porto.adv.br

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO 1 LEI Nº. 2.232, de 20 de outubro de 2011 Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Município de Carmo da Cachoeira-MG, e dá outras providências. A Câmara Municipal de Carmo da Cachoeira, por seus

Leia mais

TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO DE LICITAÇÃO

TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO DE LICITAÇÃO TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO DE LICITAÇÃO O Prefeito Municipal de São João da Urtiga, RS, no uso das atribuições que lhe confere a legislação em vigor, especialmente a Lei 8.666/93 e suas alterações legais,

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul

Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul EDITAL DE LICITAÇÃO MODALIDADE CONVITE Nº. 010/2013 PROCESSO Nº. 00100/2013 O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul convida essa empresa a participar do presente certame licitatório Convite

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

CONSIDERAÇÕES INICIAIS CONSIDERAÇÕES INICIAIS Iniciativa salutar em prol do aprimoramento do regime de licitações e contratos administrativos Mitiga o anacronismo da legislação vigente Incorpora elementos evolutivos da relação

Leia mais

LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global

LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global A Câmara Municipal de Centenário do Sul, Estado do Paraná, em conformidade com a Lei nº 8.666/93 de 21 de Junho de 1993, suas alterações e

Leia mais

Contratos Administrativos

Contratos Administrativos Contratos Administrativos Principais Características do Contrato Administrativo Cláusulas Exorbitantes Duração dos Contratos Extinção do Contrato Rescisão e Anulação RAD 2601 Direito Administrativo Professora

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DA BOA VISTA TERRA DE LUTA E FÉ - DOE ORGÃOS, DOE SANGUE:SALVE VIDAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DA BOA VISTA TERRA DE LUTA E FÉ - DOE ORGÃOS, DOE SANGUE:SALVE VIDAS EDITAL DE CARTA CONVITE 014/2015 A PREFEITA MUNICIPAL DE SANTANA DA BOA VISTA, torna público, para conhecimento dos interessados, que no dia 14 de abril de 2015, às 10 horas, reunir-seá a Comissão Permanente

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN. Autor. Formato: 17x24 cm CÓDIGO:

OBRAS PÚBLICAS LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN. Autor. Formato: 17x24 cm CÓDIGO: problemas que prejudicam o andamento dos empreendimentos, incorporou alguns trabalhos do TCU desenvolvidos no último biênio. O texto busca apresentar de forma prática a técnicos envolvidos com licitação,

Leia mais

A CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS NA PETROBRAS

A CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS NA PETROBRAS A CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS NA PETROBRAS 1 Natureza Jurídica da PETROBRAS Constituição da República Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica

Leia mais

Concorrência nº 002/2011 EDITAL DE CONTRATAÇÃO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICO-OPERACIONAL

Concorrência nº 002/2011 EDITAL DE CONTRATAÇÃO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICO-OPERACIONAL Concorrência nº 002/2011 EDITAL DE CONTRATAÇÃO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICO-OPERACIONAL A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS, de acordo com a Lei 10.264 de 16 de julho de 2001 Lei Agnelo/Piva, regulamentada

Leia mais

MUNICÍPIO DE SANTANA DA BOA VISTA

MUNICÍPIO DE SANTANA DA BOA VISTA CONTRATO Nº 79/2014 Contrato de serviços de horas máquina (escavadeira hidráulica), no município de Santana da Boa Vista RS, conforme especificações constantes do ANEXO I deste edital, no município de

Leia mais

Curso Avançado de Licitações e Contratos Administrativos

Curso Avançado de Licitações e Contratos Administrativos Curso Avançado de Licitações e Contratos Administrativos OBJETIVO DO CURSO Capacitar e aperfeiçoar os agentes públicos na aplicação prática da lei 8666/93, Lei do Pregão, aplicar o Regime diferenciado

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna UFC Pró-Reitoria Planejamento e Administração Lista verificação PREGÃO Fase Interna Eletrônico Presencial Código: PROPLAD064 Unida mandante: Nº do Processo: Nº Pregão: 1. Consta a autorização da autorida

Leia mais

COMISSÃO P E R M A N E N T E D E LICITAÇÃO PREGÃO P R E S E N C I A L N. 031/ C P L

COMISSÃO P E R M A N E N T E D E LICITAÇÃO PREGÃO P R E S E N C I A L N. 031/ C P L P R E E E I T U R A M U N I C I P A L D E JOÃO L I S B O A / C P r V PREGÃO P R E S E N C I A L N. 031/2015 - C P L ANEXO I (Proposta de Preços) de de 2015. Prezados Senhores, (empresa), com sede na cidade

Leia mais

CURSO NACIONAL DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURITIBA/PR 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PROF. LUCIANO REIS

CURSO NACIONAL DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURITIBA/PR 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PROF. LUCIANO REIS CURSO NACIONAL DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURITIBA/PR 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PROF. LUCIANO REIS APRESENTAÇÃO Contratar bem na administração significa não apenas realizar

Leia mais

Audiência Pública Lei 8.666/93

Audiência Pública Lei 8.666/93 Audiência Pública Lei 8.666/93 Art. 39. Sempre que o valor estimado para uma licitação ou para um conjunto de licitações simultâneas ou sucessivas for superior a 100 (cem) vezes o limite previsto no art.

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Manual de Normas e Procedimentos Capítulo PROCEDIMENTOS SETOR 1 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Manual de Normas e Procedimentos Capítulo PROCEDIMENTOS SETOR 2 Índice 1.1- Coordenadores técnicos, almoxarifes,

Leia mais

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobras (www.eletrobras.com) - Maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina - A Eletrobras

Leia mais

CURSO COMPLETO A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS

CURSO COMPLETO A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS CURSO COMPLETO A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS As principais novidades e as repercussões da Lei 13.303, de 30/06/2016 Brasília, 28 e 29 de novembro de 2016 Carga Horária: 16 horas/atividade

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (RDC) NA UFSC: UMA AÇÃO EFETIVA DE GESTÃO NA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE LICITAÇÃO.

A IMPLANTAÇÃO DO REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (RDC) NA UFSC: UMA AÇÃO EFETIVA DE GESTÃO NA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE LICITAÇÃO. A IMPLANTAÇÃO DO REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (RDC) NA UFSC: UMA AÇÃO EFETIVA DE GESTÃO NA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE LICITAÇÃO. FOCO NA CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. RICARDO

Leia mais

Prezados leitores, Forte abraço, Ronny Charles L. de Torres

Prezados leitores, Forte abraço, Ronny Charles L. de Torres Prezados leitores, A 7ª edição de nosso livro Licitações Públicas, da coleção Leis para concursos, foi publicada logo no início do ano de 2016. Por conta disso, obviamente, ela não contou com apontamentos

Leia mais

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO Curso: Engenharia Civil Campus: Osasco Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 Notas de Aula 1 do Prof. Samir Tanios Hamzo 2 A Constituição Federal

Leia mais

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES.

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Parecer nº 004/2016 Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Assunto: Pregão Eletrônico Hotel para realização de Congresso Fase interna. 1. Consulta.

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 61/2016 DISPENSA POR LIMITE Nº 28/2016 PRÊAMBULO

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 61/2016 DISPENSA POR LIMITE Nº 28/2016 PRÊAMBULO 1 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 61/2016 DISPENSA POR LIMITE Nº 28/2016 PRÊAMBULO O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO OESTE DO PARANÁ CISOP, inscrito no CNPJ sob o nº 00.944.673/0001-08, com sede na Rua

Leia mais

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Aquisições através das Regras do Banco Mundial O Artigo 42 5º da Lei 8.666 permite que os

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA ÍNDICE. Página 0. HISTÓRICO DAS REVISÕES OBJETIVO ÁREAS ENVOLVIDAS NORMAS GERAIS... 2

INSTRUÇÃO NORMATIVA ÍNDICE. Página 0. HISTÓRICO DAS REVISÕES OBJETIVO ÁREAS ENVOLVIDAS NORMAS GERAIS... 2 ÍNDICE Página 0. HISTÓRICO DAS REVISÕES... 2 1. OBJETIVO... 2 2. S ENVOLVIDAS...2 3. NORMAS GERAIS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 5. DISPOSIÇÕES FINAIS... 5 Anexos: Não há 1/5 0. HISTÓRICO DAS REVISÕES REVISÃO

Leia mais

CONTRATO Nº 026/10 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DE MÃO DE OBRA

CONTRATO Nº 026/10 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DE MÃO DE OBRA CONTRATO Nº 026/10 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DE MÃO DE OBRA CONTRATANTE: Município de Nova Alvorada, pessoa jurídica de direito público, com sede administrativa na Av. Vicente Guerra, 1429,

Leia mais

Critério: MENOR PREÇO GLOBAL.

Critério: MENOR PREÇO GLOBAL. Cotação Prévia de Preço n 25/2016 Convênio nº 775707/2012 MTE/SENAES Projeto: Centro de Formação e Apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária da Região Sul CFES Regional Sul. Critério: MENOR PREÇO

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS

PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS As principais inovações trazidas pela Lei 13.303/2016 O uso da contratação semi-integrada Sugestões

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO nº 015/2017 Convênio MTE/SENAES nº 74/2012 SICONV nº /2012

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO nº 015/2017 Convênio MTE/SENAES nº 74/2012 SICONV nº /2012 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO nº 015/2017 Convênio MTE/SENAES nº 74/2012 SICONV nº 776121/2012 A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários UNISOL BRASIL, entidade sem fins econômicos, com sede em

Leia mais

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE.

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. www.apd.adv.br +55 (27) 3019-3993 AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. RESUMO: O texto trata das modalidades de licitação presentes no ordenamento jurídico brasileiro, dando uma ênfase à modalidade chamada

Leia mais

CONTRATO Nº 015/11 EMPREITADA GLOBAL COM FORNECIMENTO DE MATERIAL E MÃO DE OBRA

CONTRATO Nº 015/11 EMPREITADA GLOBAL COM FORNECIMENTO DE MATERIAL E MÃO DE OBRA CONTRATO Nº 015/11 EMPREITADA GLOBAL COM FORNECIMENTO DE MATERIAL E MÃO DE OBRA CONTRATANTE: Município de Nova Alvorada, pessoa jurídica de direito público, com sede administrativa na Av. Vicente Guerra,

Leia mais

Departamento de Administração do Parque Estação Biológica Embrapa

Departamento de Administração do Parque Estação Biológica Embrapa 1 Departamento de Administração do Parque Estação Biológica Embrapa TERMO DE REFERÊNCIA TR nº 8/2017-DAP/SEG 1. OBJETO Contratação para aquisição e recarga de extintores, conforme descrição neste projeto.

Leia mais

CARTA CONVITE N.º 05/2013 CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO GLOBAL

CARTA CONVITE N.º 05/2013 CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO GLOBAL CARTA CONVITE N.º 05/2013 CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO GLOBAL O Prefeito Municipal de Não-Me-Toque, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com a Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CASTILHO CNPJ: /

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CASTILHO CNPJ: / PROCESSO LICITATÓRIO 006/16 PREGÃO 03/16 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Aos dias do mês de do ano de dois mil e dezesseis, na Prefeitura do Município de Castilho, localizada na

Leia mais

1 Direito Administrativo Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes

1 Direito Administrativo Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes 1 Direito Administrativo Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes Direito Administrativo XIX - 13 de outubro 1) Objeto da licitação 1.1)Obras e serviços (artigo 7º/8º) 1.2) Serviços técnicos profissionais

Leia mais

SÚMULAS TCU EM LICITAÇÕES

SÚMULAS TCU EM LICITAÇÕES Núm Área Tema Título Entendimento 39 Contratação de serviços com profissionais ou firmas de notória especialização A inexigibilidade de para a contratação de serviços técnicos com pessoas físicas ou jurídicas

Leia mais

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ. Setembro/2004

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ. Setembro/2004 COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA - DF GERÊNCIA DE CONTRATAÇÕES E COMPRAS - GCP Setembro/2004 Apresentação do tema Objetivo Exposição de planejamento

Leia mais

SEMINÁRIO LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Lei /2016

SEMINÁRIO LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Lei /2016 CENTRAL DE ATENDIMENTO: (41) 3087-6666 www.licidata.com.br SEMINÁRIO LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Lei 13.303/2016 24 E 25 DE NOVEMBRO CURITIBA/PR PALESTRANTES: DR. EDGAR

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CASTILHO CNPJ: /

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CASTILHO CNPJ: / PROCESSO LICITATÓRIO 038/16 PREGÃO 025/16 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Aos 15 dias do mês de junho do ano de dois mil e dezesseis, na Prefeitura do Município de Castilho, localizada

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DOS PRINCÍPIOS Art. 1º Este Regulamento estabelece normas para a contratação de compras,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DA BOA VISTA TERRA DE LUTA E FÉ - DOE ORGÃOS, DOE SANGUE:SALVE VIDAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DA BOA VISTA TERRA DE LUTA E FÉ - DOE ORGÃOS, DOE SANGUE:SALVE VIDAS EDITAL DE CARTA CONVITE 004/2015 A PREFEITA MUNICIPAL DE SANTANA DA BOA VISTA, torna público, para conhecimento dos interessados, que no dia 18 DE FEVEREIRO, às 15 horas, reunir-se-á a Comissão Permanente

Leia mais

Regime Diferenciado de Contratação de Obras Públicas

Regime Diferenciado de Contratação de Obras Públicas Regime Diferenciado de Contratação de Obras Públicas Introdução [p_s]este curso visa oferecer ao participante as informações sobre o Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC, que implantou através

Leia mais

VI SEMINÁRIO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DOS RECURSOS PÚBLICOS.

VI SEMINÁRIO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DOS RECURSOS PÚBLICOS. VI SEMINÁRIO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DOS RECURSOS PÚBLICOS. TEMA: A Lei de Licitações nº 8.666 e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) Diretoria Executiva - DIREX/ DNIT diretoria.executiva@dnit.gov.br

Leia mais

Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes

Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes MAPA DO PROCESSO Página 1 de 18 Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes 1.1.1 Acesso às informações em tempo hábil

Leia mais

CONVITE Nº 007/ Os serviços serão prestados no prazo de 11 (onze) meses. 2 DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO E DA PROPOSTA DE PREÇOS

CONVITE Nº 007/ Os serviços serão prestados no prazo de 11 (onze) meses. 2 DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO E DA PROPOSTA DE PREÇOS CONVITE Nº 007/2016 ASSUNTO: MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES; MANUTENÇÃO DA REDE INTERNA E MANUTENÇÃO DO SITE DA CÂMARA MUNICIPAL, NA FORMA A SEGUIR. A CÂMARA MUNICIPAL DE PRESIDENTE FIGUEIREDO, através da

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO 02/2013 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL SENAR TC nº 048/0-2013

EDITAL DE LICITAÇÃO 02/2013 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL SENAR TC nº 048/0-2013 EDITAL DE LICITAÇÃO 02/2013 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL SENAR TC nº 048/0-2013 A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul FETAG/RS, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

ANEXO I MINUTA DE CONTRATO ADMINISTRATIVO

ANEXO I MINUTA DE CONTRATO ADMINISTRATIVO ANEXO I MINUTA DE CONTRATO ADMINISTRATIVO O MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA URTIGA-RS, pessoa jurídica de direito público, inscrito no CNPJ sob nº 90.483.082/0001-65, com sede na Avenida Professor Zeferino, n.

Leia mais

E D I T A L Nº 2530/2016

E D I T A L Nº 2530/2016 E D I T A L Nº 2530/2016 MODALIDADE: Concorrência TIPO: Maior oferta ABERTURA: Dia 28 de Setembro de 2016, às 10 horas LOCAL DE ABERTURA: Setor de Licitações, situado na Rua Benjamin Constant, nº 686 2º

Leia mais

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA 1 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N. 004/2011 O Município de Vitória da Conquista Bahia, doravante denominado neste edital, por meio do Secretário Municipal de Administração, torna público, para conhecimento

Leia mais

22 e 23/08/ BRASÍLIA DF - QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU

22 e 23/08/ BRASÍLIA DF - QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU Apresentação Sabe-se que os temas pertinentes às licitações e aos contratos administrativos comportam vasta divergência doutrinária e jurisprudencial, sendo salutar que o gestor público acompanhe as posições

Leia mais

CONVITE PARA LICITAÇÃO

CONVITE PARA LICITAÇÃO CONVITE PARA LICITAÇÃO A Caixa Escolar Padre José Maria Xavier, convida a empresa para participar do processo licitatório, cujo objeto é a Contratação de Empresa de Consultoria e Eventos, para a Maratona

Leia mais

CARTA CONVITE Nº. 003/2012/SENAR-AR/RO ANEXO II (MINUTA DO CONTRATO)

CARTA CONVITE Nº. 003/2012/SENAR-AR/RO ANEXO II (MINUTA DO CONTRATO) ANEXO II (MINUTA DO CONTRATO) PROCESSO Nº. 072/2012/SENAR-AR/RO CARTA CONVITE Nº. 003/2012 CONTRATO Nº. /2012 CONTRATO PARA AQUISIÇÃO DE 10 COMPUTADORES, 10 MONITORES, 10 NO-BREAKS E 10 IMPRESSORAS, QUE

Leia mais

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA Curso 1: ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Curso 2: RESCISÃO DO

Leia mais

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU Apresentação Sabe-se que os temas pertinentes às licitações e aos contratos administrativos comportam vasta divergência doutrinária e jurisprudencial, sendo salutar que o gestor público acompanhe as posições

Leia mais

REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO BANCO DO BRASIL S.A. Publicado em SUMÁRIO

REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO BANCO DO BRASIL S.A. Publicado em SUMÁRIO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO BANCO DO BRASIL S.A. Publicado em 03.07.17 SUMÁRIO TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES (arts. 1º a 11) TÍTULO II GLOSSÁRIO DE EXPRESSÕES TÉCNICAS (art. 12) TÍTULO

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico Parecer Consultoria Tributária Segmentos sob a modalidade de pregão eletrônico 07/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Lei 10.520/2002... 3

Leia mais

Conceitos fundamentais à nova lei de licitações e principais problemas do PLS nº 559/2013. Russell Rudolf Ludwig, Vice Presidente do Sinaenco/SP

Conceitos fundamentais à nova lei de licitações e principais problemas do PLS nº 559/2013. Russell Rudolf Ludwig, Vice Presidente do Sinaenco/SP Conceitos fundamentais à nova lei de licitações e principais problemas do PLS nº 559/2013 Russell Rudolf Ludwig, Vice Presidente do Sinaenco/SP A Modernização da Lei de Licitações Histórico: Lei 8.666/1993

Leia mais

Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização

Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão seplan@tcu.gov.br Junho/2016 Foto: Lucila Rosa Formalização, Gestão e Fiscalização de Contratos Fundamentos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 31. Dentre as características passíveis de serem atribuídas aos contratos de concessão de serviço público regidos pela Lei no 8.987/95, pode-se afirmar corretamente que há (a)

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 4/4 LICITAÇÃO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS LICITAÇÃO Licitação - Leis nº 8.666 de 21 de junho de 1993 e nº 10.520, de 17 de julho de 2002. 1. Conceito 2. Princípios 3. Objetivo

Leia mais

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Brasília, 26 de outubro de 211 Unidade de Políticas Públicas Nota Técnica 05/2011 1 Nota Técnica UPP 05/2011 Regime Diferenciado de Contratações Públicas

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO 03/2014 do Convênio SENAR TC nº 053/0-2014

EDITAL DE LICITAÇÃO 03/2014 do Convênio SENAR TC nº 053/0-2014 EDITAL DE LICITAÇÃO 03/2014 do Convênio SENAR TC nº 053/0-2014 A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul FETAG/RS, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 92.886.860/0001-92,

Leia mais

08, 09 e 10 de Fevereiro de 2017 Curitiba, PR CURSO COMENTÁRIOS PASSO A PASSO DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO SISTEMA S.

08, 09 e 10 de Fevereiro de 2017 Curitiba, PR CURSO COMENTÁRIOS PASSO A PASSO DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO SISTEMA S. 08, 09 e 10 de Fevereiro de 2017 Curitiba, PR CURSO COMENTÁRIOS PASSO A PASSO DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO SISTEMA S. CURSO COMENTÁRIOS PASSO A PASSO DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

CONTRATO PARA AQUISIÇÃO E SERVIÇOS DE RECARGA DE TONERS. CONTRATO Nº 047/2016.

CONTRATO PARA AQUISIÇÃO E SERVIÇOS DE RECARGA DE TONERS. CONTRATO Nº 047/2016. CONTRATO PARA AQUISIÇÃO E SERVIÇOS DE RECARGA DE TONERS. CONTRATO Nº 047/2016. As partes Contratantes, de um lado o Município de Pinhal Grande/RS, CNPJ/MF nº 94.444.346/0001-22, com sede na Av. Integração,

Leia mais