Análise de Recursos Digitais Aplicados a Educação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise de Recursos Digitais Aplicados a Educação"

Transcrição

1 Análise de Recursos Digitais Aplicados a Educação Scratch - imagine, programe, compartilhe. Angelina Ziesemer! Scratch é uma API (Aplication Programming Interface), para uma nova linguagem de programação que foi desenvolvida para ser uma objeto de aprendizagem de lógica, racíocinio matemático e programação. Caracteriza-se por ser um software aberto, onde a aprendizagem se dá através da interatividade com os objetos disponibilizados para criação de animações. O paradígma de desenvolvimento desta linguagem é baseado na programação em blocos, exatamente como se fossem peças do brinquedo LEGO, onde o conceito de continuidade se dá pela sequência e combinação entre as peças.! Este recurso digital foi desenvolvido pelo MIT em conjunto com a UCLA, os desenvolvedores envolvidos tinham experiências de sucesso em duas áreas: desenvolvimento de ambientes inovadores de programação para jovens, e desenvolvimento de ambientes informais de aprendizagem para jovens. Uma das motivações para o desenvolvimento de uma objeto de aprendizagem de programação, foi perceber que existiam poucos recurso de tecnologias de informação e comunicação nas escolas e muitos alunos alienados pelo modo formal do sistema de educação. A idéia foi proporcionar aos alunos um ambiente para serem explorados novos conceitos de aprendizagem e habilidades, utilizando este objeto.! Scratch está sendo utilizado por crianças de 8 anos, até jovens de 16 anos, sendo que a média de idade dos utilizadores é de 12 anos. Não ficam de fora os adultos que também utilizam a ferramenta, já que o recurso é rico e permite que exista interatividade, tanto durante a criação quanto, depois de uma animação ser criada.! O desenvolvimento de uma animação é feita através de encaixes sobre um objeto no palco do desenvolvedor. Um objeto ou ator receberá instruções de atividade, podendo receber uma fala e logo dar alguns passos para a frente, tudo isso utilizandos as peças e a sequência em que elas foram montadas para este ator que está no palco de programação. Estes são os conceitos mais básicos de desenvolvimento, várias animações e jogos foram desenvolvidos pelos alunos e também existe uma comunidade virtual, onde essas criação são compartilhadas, sendo que por dia mais de novas criações são enviadas. Por todo esse sucesso, o Scratch recebeu o apelido de Youtube de media interativa, já que o autor da criação pode solicitar a interatividade de quem

2 assiste seu jogo, animação ou simulação. Exemplo na figura 1, onde dois atores receberão instruções de atividade para o evento click do mouse.! Os softwares de autoria desenvolvem a criatividade do aluno que trabalha como o autor. Neste tipo de material pode-se trabalhar tanto com a exposição de dados, quanto com a construção do conhecimento. (Zacharias, 2006).! A aluno como autor, constrói o conhecimento, através de suas tentativas bem sucedidas ou não, a resposta é imediata quando existe uma alteração e é solicitada um retorno de verificação do que foi programado. O aprendizado ocorre através da interatividade entre software e o aluno, cada um apresentando os seus resultados. Figura 1 - Atribuição de ações para os atores.

3 Proposta de Aula: Aula de lógica e matemática. Público: Alunos do ensino fundamental, 8ª série. Objetivo: Desenvolver os conceitos de sequência de atividades e aplicar os conhecimentos de ângulos da matemática. Ação pedagógica: Cada aluno deve criar uma animação ou jogo com atores ou objetos e atribuir atividades à esses objetos, utilizando as peças que promovam movimentos através de ângulos atribuidos em e Y. Permitir que a animação receba interação de quem assiste, retornando infomações e instruções para o mesmo. Aplicar os conceitos de sequência lógica de histórias fazendo com que a animação possua, início, meio e fim. Ao final da criação, relatar quais as sequências lógicas que foram atribuídas a cada ator ou objeto desenvolvido. O professor deve apoiar o aluno na utilização do objeto, já que conceitos de lógica são poucos desenvolvidos no curriculum escolar. Fundamentação Teórica:! O desenvolvimento do raciocínio lógico durante a fase escolar não é muito aproveitado, em se tratando de como as coisas no mundo acontecem. Conceitos como lógica matemática são desenvolvidos somente nas faculdades, gerando dúvida e questionamento sobre como o mundo funciona numa sequência de atividades. O Scratch além de ser uma linguagem de programação é um objeto de aprendizagem que leva o aluno a raciocinar sobre como as coisas devem se comportar para que se apresentem corretamente no palco de apresentação da animação.! Segundo Zacharias (2006), quando um aluno apresenta a solução para um problema usando uma linguagem de programação, ele tem uma descrição formal e precisa dessa solução. Existe uma verificação de sua solução através da execução, havendo erro pode-se analisar o programa para buscar sua origem.! Em uma atividade de programação como esta, o aluno recebe a resposta imediata do software após executá-lo, com isso ele rapidamente consegue identificar os erros e corrigi-los, e executá-lo novamente, assim que forem acertadas as ações. Este tipo de software desperta a curiosidade tanto para entusiastas da tecnologia, quanto para alunos que muitas vezes necessitam apenas de estímulo para aprender.

4 Análise qualitativa: Sim / Usabilidade da Interface e do Sofware Sempre (1) 1. Visibilidade do estado do sistema. Existe um feedback para o usuário, apontando em que tela ou objeto ele está trabalhando? 2. Compatibilidade do sistema com o mundo real. Existem ferramentas ou ítens que sejam identificadas facilmente pelo usuários 3. Controle e Liberdade do usuário. O usuário consegue voltar facilmente o que estava fazendo, existem saídas de emergência para ações indesejadas? 4. Consistência e Padrões. Mantêm padrões para botões e avisos? 5. Prevenção de Erros. O usuário é avisado, quando irá tomar ações que prejudiquem o trabalho? 6. Reconhecer ao invés de lembrar. A interface oferece ajuda contextual, há um diálogo do sistema com o usuário? 7. Flexibilidade e eficiência de uso. O sistema é fácil para usuários leigos? 8. Estética e design minimalista. Os diálogos do sistema apresentam aviso diretos, a interface é limpa e sem exageiros? 9. Diagnóstico e correção de erros. É fácil reverter erros cometidos? Ajuda e documentação. O usuário tem fácil acesso a documentação e manual de utilização? Às vezes Nem sempre (0,5) Não / Nunca (0) Hardware e Sistema Operacional (Portabilidade) Sim / Sempre (1) 1. Os software está disponível para os sistemas operacionais mais utilizados nas escolas? (Windows, Linux, Mac Os) 2. O software pode ser executado em processadores de baixa performance? 3. O programa pode ser executado com memória mínima de 256 Mb de RAM? 4. O programa necessita de placa de vídeo? Às vezes Nem sempre (0,5) 5. O programa pode ser visualizado em baixa resolução? 6. O programa poder ser facilmente executado sem o uso do mouse? 7. O programa pode ser bem aproveitado mesmo sem a presença de placa de som? 8. O programa permite que seja executado sem o uso de drive de CD? Não / Nunca (0)

5 Aplicação e Qualidade Pedagógica Sim / Sempre (1) 1. O software incentiva a autonomia do usuário? 2. O software pode ser utilizado de modo cooperativo? 3. O programa possui a capacidade de adaptar-se às necessidades do usuário? 4. A interface do software e a sua utilização é visualmente interessante? 5. Existe interatividade do software com o usuário? 6. O software apresenta resultados parciais durante a atividade do usuário? 7. O software pode ser reutilizado de formas diferentes e aplicado a diferentes áreas de conhecimento? 8. O software pode ser utilizado por todas as faixas etárias de nível escolar? Às vezes Nem sempre (0,5) Não / Nunca (0) Detalhamento da Avaliação Qualitativa: Usabilidade: Em se tratando do conceito de usabilidade, facilidade de interação com o software, é possível verificar que foram feitos esforços para facilitar o aprendizado do conceito de programação. A análise qualitativa que se refere a usabilidade do software, foi baseada nas dez heurísticas de Nielsen (Nielsen, 1994). O objeto foi criado baseando-se nas vivências dos alunos, ou seja, utilização de peças que se encaixam e formam a sequência estruturada do eventos. Interatividade: Por ser um software de aprendizagem do tipo aberto, o mesmo permite constante interatividade, neste caso o aluno é o autor do objeto. Portabilidade: O Scratch atualmente pode ser instalado no sistema operacional Windows e Mac OS, deixando de fora por enquanto o Linux, o que pode gerar alguns problemas. Algumas escolas, utilizam o Linux como sistema operacional padrão para a aprendizagem, por ser um sistema operacional livre. Outro problema ocorre, quando o computador tem pouca memória para executá-lo, o software pode executar lendamente, mas mesmo assim funcionará. Reutilização: Scratch é flexível para o aprendizado, inicialmente o aluno deve aprender a utilizá-lo para que seja explorado profundamente, porém, após isso, os conceitos de desenvolvimento virão a ser aplicados juntamente com outras área do conhecimento. Integridade do Software: Scratch foi desenvolvido pelo MIT e certamente passou por rigorosos critérios de avaliação. Na sua utilização não foram encontrados problemas de integridade no sistema.

6 Público de Destino: De acordo com as estatísticas apresentadas pelos desenvolvedores do software, o Scratch se destaca mais entre alunos na faixa de 12 anos, isto significa que ele tem um público alvo e apesar de não ser utilizado nas séries iniciais, tem se adaptado a diferentes faixas etárias, que variam de alunos entre 8 e 16 anos. Flexibilidade de Uso: O conceito de lógica de programação deve ser apresentado primeiramente ao professor, talvez não fique claro inicialmente, porém são lógicas tão simples quanto um brinquedo de encaixe, que são descobertas com a exploração dos conceitos de forma intuitiva. Isto pode ser um obstáculo para o software vir a ser utilizado efetivamente por diferentes disciplinas, provavelmente vindo a ser explorado mais na área da matemática. Aplicação do Software de Aprendizagem: Conceitos matemáticos, lógicos e raciocínio estrutural e de objeto, são as primeiras impressões encontradas neste software. Conforme o desenvolvimento das criações, foram observados aplicações diversas dos alunos, onde foram encontrados desde animações sobre ecossistemas à jogos interativos. Referências: COSTA, C., ALTURAS, B., Critérios para a Avaliação da Qualidade dos Recursos e da Informação Disponível na Internet. Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet, p.168. NIELSEN, S. Usability Engineering. Academic Press, RESNICK, M., KAFAY, Y., MAEDA, J. A Networked, Media-Rich Programming Environment to Enhance Technological Fluency at After-School Centers in Economically - Disadvantaged Communities. National Science Foundation (Information Technology Research), Disponível em: < Acesso em: 03 de dezembro de RESNICK, M. et al. Scratch: Programming for All. Communications of the ACM. Disponível em: < Acesso em: 03 de dezembro de 2009.

7 ZACHARIAS, V. O Software Educativo. Disponível em < edu3051_2009_2/o%20software%20educativo.htm>. Acesso em: 01 de dezembro de 2009.

USABILIDADE. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

USABILIDADE. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Análise heurística Definição Análise Heurística (Nielsen and Molich, 1990; Nielsen 1994) é um método de engenharia de usabilidade para encontrar os erros

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: Critérios de Qualidade e Heurísticas Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Convergência Digital Convergência

Leia mais

PROJETO DE INTERFACES. Projeto de Programas PPR0001

PROJETO DE INTERFACES. Projeto de Programas PPR0001 1 PROJETO DE INTERFACES Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução A interface de uma aplicação computacional envolve os aspectos de um sistema com o qual mantemos contato A área da computação que estuda

Leia mais

Introdução a Ergonomia e Usabilidade

Introdução a Ergonomia e Usabilidade Introdução a Ergonomia e Usabilidade Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Agenda Apresentação Definições Gerais Importância Usabilidade e Ergonomia Engenharia da

Leia mais

FLUÊNCIA DIGITAL E AMBIENTES DE AUTORIA MULTIMÍDIA

FLUÊNCIA DIGITAL E AMBIENTES DE AUTORIA MULTIMÍDIA FLUÊNCIA DIGITAL E AMBIENTES DE AUTORIA MULTIMÍDIA Marta Dieterich Voelcker,, Programa de Pós-graduação em Informática na Educação UFRGS, marta@pensamentodigital.org.br. Léa da Cruz Fagundes, Programa

Leia mais

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 3.1 Introdução a Programação. Prof. Dr. Bruno Moreno

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 3.1 Introdução a Programação. Prof. Dr. Bruno Moreno Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 3.1 Introdução a Programação Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br O objetivo dessa disciplina é aprender uma linguagem de programação?? 2 Objetivo da

Leia mais

Usabilidade. Usabilidade refere-se ao grau com que o usuário consegue realizar uma tarefa

Usabilidade. Usabilidade refere-se ao grau com que o usuário consegue realizar uma tarefa Usabilidade Usabilidade refere-se ao grau com que o usuário consegue realizar uma tarefa Funcionalidade correta; Eficiência de uso; Facilidade de aprendizagem; Facilidade de relembrar; Tolerante a erro

Leia mais

P R O J E T O E U R O P E U P R O M O V I D O P O R :

P R O J E T O E U R O P E U P R O M O V I D O P O R : 1 2 P R O J E T O E U R O P E U P R O M O V I D O P O R : P R O J E T O N Ú M E R O : 2015-1 - P T 0 1 - K A 2 0 1-013121 W W W. J U N I O R C O D E A C A D E M Y. E U P R O J E T O J U N I O R C O D E

Leia mais

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. 4

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias.   4 DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE ADOBE FLASH PROFESSIONAL CC: UM OBJETO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA 1 Diogo Rafael Silva

Leia mais

Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução A capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto

Leia mais

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares GQS - Grupo de Qualidade de Software INCoD - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital Juliane Vargas Nunes Thaísa Cardoso

Leia mais

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos Liane Tarouco CINTED/UFRGS 1 Cenário atual e tendências Fatores impactando a evolução da aprendizagem a distância Tecnologia disponível e/ou em desenvolvimento

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador Avaliação Heurística Danielle Freitas 2015.1 http://docente.ifrn.edu.br/daniellefreitas Agenda Avaliação Heurística O que é? Número de avaliadores Heurísticas de usabilidade

Leia mais

Interface Usuário Máquina. Aula 05

Interface Usuário Máquina. Aula 05 Interface Usuário Máquina Aula 05 Interface Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Interação e Interface A interação e

Leia mais

Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf

Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf É um método de avaliação de usabilidade onde um avaliador procura identificar problemas de usabilidade numa interface com o usuário, através

Leia mais

Introdução. Conteúdo. Usabilidade. Engenharia de software X Usabilidade. Benefícios. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução.

Introdução. Conteúdo. Usabilidade. Engenharia de software X Usabilidade. Benefícios. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Synergia / Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Clarindo Pádua 2 Referências Hix, D.; Hartson, H. R. Developing

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA 1 O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil

Leia mais

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico Usabilidade A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada

Leia mais

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2 INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR Aula 2 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em

Leia mais

- -

-  - MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE SOFTWARES AVALIADOR: DATA: / / SOFTWARE AVALIADO: VERSÃO AVALIADA: Por favor, responda as questões a seguir, conforme indicação da legenda: Legenda S: Sim P - : Parcialmente com

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

AVALIAÇÃO HEURÍSTICA DE USABILIDADE MOBILE EM SITES ACADÊMICOS DO IFSULDEMINAS

AVALIAÇÃO HEURÍSTICA DE USABILIDADE MOBILE EM SITES ACADÊMICOS DO IFSULDEMINAS AVALIAÇÃO HEURÍSTICA DE USABILIDADE MOBILE EM SITES ACADÊMICOS DO IFSULDEMINAS Mateus dos SANTOS1; Helenice Nolasco QUEIROZ2; Fernanda Martins TAVARES3; Nádia Nogues de ALMEIDA4; Gustavo Luiz Figueiredo

Leia mais

Análise de software. 1 o software analisado: Workshop Vila Sésamo

Análise de software. 1 o software analisado: Workshop Vila Sésamo Análise de software 1 o software analisado: Workshop Vila Sésamo Este software estimula a criatividade da criança, também desenvolve noções de espaço e distribuição na tela. Nele, a criança dispõe de diversos

Leia mais

Introdução 27/9/2005. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação UFMG Gestus. Usabilidade.

Introdução 27/9/2005. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação UFMG Gestus. Usabilidade. Introdução Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação UFMG Gestus Referências Hix, D.; Hartson, H. R. Developing User Interfaces: ensuring usability through product

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE

INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE Objectivo Caracterizar os elementos principais da engenharia de usabilidade para o adequado desenho de interfaces de usuário. Conteúdo Objectivos da usabilidade.

Leia mais

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores.

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Usabilidade Usabilidade/Conceituação A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada quando o usuário, ao manipular uma interface, for capaz de facilmente

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi

Prof. Esp. Fabiano Taguchi UML Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com UML COMPETÊNCIA: Conhecer e desenvolver estudos de caso usando modelagem orientada a objeto. HABILIDADE: Conhecer

Leia mais

Introdução à Interface Pessoa-Máquina

Introdução à Interface Pessoa-Máquina Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Introdução à Interface Pessoa-Máquina Prof Pedro Vunge http://pedrovunge.com I Semestre de 2019 Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA 1 PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA Bauru SP - Abril 2012 Educação Média e Tecnológica Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento Relatório

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

UFCD SISTEMA OPERATIVO INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

UFCD SISTEMA OPERATIVO INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO ÍNDICE 1 ÍNDICE 3. FUNÇÕES DE UM SISTEMA OPERATIVO... 3 A Gestão dos programas... 3 A.1) Monotarefa... 3 A.2) Multitarefa... 4 B Controlo dos recursos de hardware... 5 B.1) GESTÃO DO MICROPROCESSADOR...

Leia mais

Elisabete Pereira (2003) Análise do Software Eu Aprendo Ciências da Natureza 6º Ano

Elisabete Pereira (2003) Análise do Software Eu Aprendo Ciências da Natureza 6º Ano Elisabete Pereira (2003) Análise do Software Eu Aprendo Ciências da Natureza 6º Ano Trabalho realizado no âmbito da disciplina As TIC no Ensino das Ciências e da Matemática. Departamento de Educação da

Leia mais

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade José Alexandre Ducatti introdução Usabilidade A usabilidade é definida como a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas,

Leia mais

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010 A Métodos de Avaliação de IHC Capítulo 10 Métodos de Avaliação de IHC Avaliação por inspeção Avaliação heurística Percurso Cognitivo Avaliação por observação Teste de usabilidade Prototipação em papel

Leia mais

Questionário usado para verificação do ambiente dos laboratórios de informática (Q01)

Questionário usado para verificação do ambiente dos laboratórios de informática (Q01) Questionário usado para verificação do ambiente dos laboratórios de informática (Q01) Prezado(a) Coordenador(a) O uso de computadores chegou à educação graças às mudanças tecnológicas que estão acontecendo

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Unidade IV Avaliação. Luiz Leão

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Unidade IV Avaliação. Luiz Leão Unidade IV Avaliação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Técnicas de Avaliação de Usabilidade Avaliação Heurística Inspeção por meio de lista de verificação Ensaio

Leia mais

JOGOS DOS PONTOS AMBIENTAIS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO, MG

JOGOS DOS PONTOS AMBIENTAIS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO, MG JOGOS DOS PONTOS AMBIENTAIS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO, MG Maria Raquel Gonçalves Della Torre, Carine Silveira Francisco, Ariane Borges de Figueiredo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

LINUX X SOFTWARE LIVRE

LINUX X SOFTWARE LIVRE LINUX X SOFTWARE LIVRE O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES Hardware Hardware são todos os componentes físicos do computador (aquilo que se pode tocar). Exemplos: monitor, teclado, mouse, gabinete, componentes

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU RESUMO: Este artigo tem como objetivo avaliar a sala virtual MOODLE utilizada como suporte para os cursos presenciais do campus Iguatu.

Leia mais

Interatividade. Limitado Reativa Coativa. Alargado Coativa Proativa

Interatividade. Limitado Reativa Coativa. Alargado Coativa Proativa Interatividade Num ambiente virtual, consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema, de forma a este, segunda essas instruções, se adapte e transforme, criando novas situações ao utilizador.

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Introdução a Sistemas Operacionais Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Plano de Aula Introdução aos Sistemas Operacionais Fundamentação Teórica Evolução Histórica Características

Leia mais

Verificação e Validação (V & V)

Verificação e Validação (V & V) Verificação e Validação (V & V) Objetivo: assegurar que o software que o software cumpra as suas especificações e atenda às necessidades dos usuários e clientes. Verificação: Estamos construindo certo

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Planificação Semestral de médio prazo (3 tempos de 5m) Conteúdos e avaliação diagnóstica 2 do programa da disciplina; apresentação das regras e normas da

Leia mais

I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade

I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade Melhor e Pior? I Introdução I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade Interaction Design Jenny Preece, Cap 1 Mau Desenho! Porquê? Como é que se cancela a operação? (socorro!) 2 Resumo Aula Anterior

Leia mais

TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Profª. Andréa Cardoso MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Unidade II: Ferramentas computacionais AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS EM COMPUTADOR 07/04/2015 2 Apropriação

Leia mais

Avaliação de objetos de aprendizagem. Liane Tarouco CINTED/UFRGS

Avaliação de objetos de aprendizagem. Liane Tarouco CINTED/UFRGS Avaliação de objetos de aprendizagem Liane Tarouco CINTED/UFRGS Objetos de aprendizagem Objetos de aprendizagem são recursos digitais, modulares usados para apoiar a aprendizagem Alguns exemplos: simulações,

Leia mais

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo Curso online de Fundamentos em Android Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android ensina como usar as ferramentas necessárias para projetar e implantar aplicativos Android para dispositivos

Leia mais

ELABORAÇÃO DE WEBSITE COM BASE NA NECESSIDADE DA EMPRESA VISANDO BAIXOS CUSTOS E DESIGN MODERNO

ELABORAÇÃO DE WEBSITE COM BASE NA NECESSIDADE DA EMPRESA VISANDO BAIXOS CUSTOS E DESIGN MODERNO 81 ELABORAÇÃO DE WEBSITE COM BASE NA NECESSIDADE DA EMPRESA VISANDO BAIXOS CUSTOS E DESIGN MODERNO Ricardo COSTACURTA 1 Raphael GARCIA 2 RESUMO: Este artigo relata a construção de um website para suprir

Leia mais

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO Programa da Disciplina Multimídia conceitos, comunicação homemmáquina. Autoria produção de diversos tipos de aplicativos multimídia, examinando-se as alternativas

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos 10º ano

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos 10º ano Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos 10º ano Ao computadores dos anos 50 não tinham SO. O operador trabalhava diretamente com o hardware, o que obrigava a um grande

Leia mais

A AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA EAD VIA INTERNET: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES [*]

A AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA EAD VIA INTERNET: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES [*] A AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA EAD VIA INTERNET: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES [*] EDUARDO O C CHAVES Antes de discutir a avaliação de software para EAD via Internet, a própria noção de avaliação tem

Leia mais

MICROSCÓPIO VIRTUAL UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA

MICROSCÓPIO VIRTUAL UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO MICROSCÓPIO VIRTUAL UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA

Leia mais

Objetivo do Curso. Introdução à Interação Humano-Computador. Professora: Raquel Oliveira Prates

Objetivo do Curso. Introdução à Interação Humano-Computador. Professora: Raquel Oliveira Prates Introdução à Interação Humano-Computador Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc \ Aula 1: 14/05 1 Objetivo do Curso Apresentação dos conceitos básicos da área de Interação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO Caroline Saúgo EXPLORANDO A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ALTERNATIVA DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Passo Fundo 2016 PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL:

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ A arquitetura básica de qualquer computador completo, seja um PC, um Machintosh ou um computador de grande porte, é formada por apenas 5 componentes básicos:

Leia mais

SOFTWARE EDUCATIVO MULTIMÉDIA AUDACITY

SOFTWARE EDUCATIVO MULTIMÉDIA AUDACITY Universidade de Aveiro - Departamento de Educação Avaliação de Recursos Multimédia Educacionais 2010-2011 SOFTWARE EDUCATIVO MULTIMÉDIA AUDACITY Sérgio Santos nº 22093 Introdução Este trabalho foi realizado

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas Trabalho Negócios Comunicação TECNOLOGIAS E INFORMÁTICA Relacionamentos Economia Aplicada a...

Leia mais

VAMOS PROGRAMAR EM. Competências a desenvolver

VAMOS PROGRAMAR EM. Competências a desenvolver VAMOS PROGRAMAR EM Competências a desenvolver O aluno: Compreende o problema: identifica os dados, as condições e o objetivo do problema; identifica problemas com informação irrelevante, dados insuficientes

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

e-manual Premium Manual

e-manual Premium Manual Manual zona de cola FÍSICO-QUÍMICA 8.o ANO Desdobráveis (Reações Químicas + Som e Luz) Fichas de Apoio (oferta ao aluno) Apoios Áudio (ficheiros mp para download) Caderno de Atividades (inclui Fichas de

Leia mais

[ convocatória [

[ convocatória [ [ convocatória [ 20 18 Introdução Pelo segundo ano, o Instituto Latino-Americano de Comunicação Educativa convoca aos professores do ensino básico que, dentro das suas aulas, demonstrarem criatividade,

Leia mais

SIMULADOR: CAIXA DE SKINNER

SIMULADOR: CAIXA DE SKINNER SIMULADOR: CAIXA DE SKINNER OLÁ, somos a equipe F5. Daniel Eduardo Felipe Samuel O CLIENTE 1 PROFESSORA MESTRA DANIELY TATMATSU Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará

Leia mais

Desenvolvimento de software educacional livre e inclusão de alunos com deficiência visual

Desenvolvimento de software educacional livre e inclusão de alunos com deficiência visual Desenvolvimento de software educacional livre e inclusão de alunos com deficiência visual Mírian Bruckschen cleo.sl@gmail.com Sandro Rigo rigo@unisinos.br Édina Fagundes evfagundes@unisinos.br Porto Alegre,

Leia mais

ANÁLISE DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO APRENDIZAGEM

ANÁLISE DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO APRENDIZAGEM ANÁLISE DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO APRENDIZAGEM Livia Ferreira Vidal Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda Docente/Coordenadora do Curso de

Leia mais

Prémio ILCE. para práticas de ensino inovadoras na Ibero-América e no Caribe. Convocatória 2018

Prémio ILCE. para práticas de ensino inovadoras na Ibero-América e no Caribe. Convocatória 2018 Prémio ILCE para práticas de ensino inovadoras na Ibero-América e no Caribe Convocatória 2018 1 Introdução Pelo segundo ano, o Instituto Latino-Americano de Comunicação Educativa (ILCE) convoca os professores

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Técnico em Informática

Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Técnico em Informática Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Técnico em Informática Lisandro Lemos Machado lisandrolm@terra.com.br Juliano Tonezer da Silva tonezer@upf.br Objetos

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA. Fundamentos de Hardware e Software

CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA. Fundamentos de Hardware e Software CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Fundamentos de Hardware e Software Sumário O que é BIOS? Origem do Termo Funcionamento Sequência de Funcionamento Inicialização do Computador Recursos Atualização ou Upgrade

Leia mais

Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1

Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1 Juliana Sandis Cavalcante Quem somos? Estudantes do grupo PET CoCE - Computando Culturas

Leia mais

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano.

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Introdução à IHC Definição IHC Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Estudo dos fenômenos associados ao

Leia mais

Guia do Professor. Introdução

Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Introdução O objeto educacional aqui apresentado é um jogo que busca apresentar aos alunos conceitos relacionados à matemática que podem ser explorados a partir dele. Entre eles estão

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo para o ensino de programação usando a plataforma Android. Vitor de Oliveira Gomes Orientador: Prof.

Desenvolvimento de um aplicativo para o ensino de programação usando a plataforma Android. Vitor de Oliveira Gomes Orientador: Prof. Desenvolvimento de um aplicativo para o ensino de programação usando a plataforma Android. Vitor de Oliveira Gomes Orientador: Prof. André Backes Problema Compreender o fluxo das informações em um programa

Leia mais

Interacção Pessoa-Computador

Interacção Pessoa-Computador Trabalho Individual 1: Análise de Má Usabilidade no Mircosoft Paint Proposta de Melhorias. Conceitos: (1): Interacção Pessoa-Computador Interacção Pessoa-Computador: - É o estudo da interacção entre o

Leia mais

Oficina Pedagógica de Informática. G-Compris

Oficina Pedagógica de Informática. G-Compris Oficina Pedagógica de Informática G-Compris Esse software permite trabalhar com atividades diversas como: ATIVIDADES PARA CONHECER O COMPUTADOR ATIVIDADE DE DESCOBERTA ATIVIDADES DE DESCOBERTAS ATIVIDADES

Leia mais

Bruno Ribeiro da Silva. A adaptação de um sistema operacional para a execução em uma diferente arquitetura

Bruno Ribeiro da Silva. A adaptação de um sistema operacional para a execução em uma diferente arquitetura Bruno Ribeiro da Silva A adaptação de um sistema operacional para a execução em uma diferente arquitetura Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, Fevereiro de 2007 1 Bruno Ribeiro da Silva

Leia mais

Sistema Operativo: o que é?

Sistema Operativo: o que é? Sistemas Operativos Sistema Operativo: o que é? O Sistema Operativo é o programa responsável pelo controlo da actividade do computador, prevenindo falhas e erros. Ele é, assim, software fundamental para

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Na aula anterior... Técnicas para modelagem de requisitos The Bridge 1: Expressar os requisitos dos usuários como fluxos de tarefas. 2: Mapear os fluxos

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula I Prof. Carlos Café Dias APRESENTAÇÃO O CURSO O curso de extensão em Programação visual aborda a teoria e prática da comunicação visual, oportunizando o estudo

Leia mais

ANEXO B INFORMAÇÕES PESSOAIS

ANEXO B INFORMAÇÕES PESSOAIS ANEXO B INFORMAÇÕES PESSOAIS Nome: Telefone: e-mail: 1. Sexo: a.( ) Masculino b. ( ) Feminino 2. Idade: a. ( ) 21 30 anos b. ( ) 31 40 anos c. ( ) 41 50 anos d. ( ) Mais de 50 anos FORMAÇÃO. Obs.: Caso

Leia mais

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares GQS - Grupo de Qualidade de Software INCoD - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital Thaísa Cardoso Lacerda Convergência

Leia mais

MASTERMIND. Um jogo para aprender Análise Combinatória

MASTERMIND. Um jogo para aprender Análise Combinatória MASTERMIND Um jogo para aprender Análise Combinatória Caique Reinhold, Guilherme Bertoldi, Heloisa Kopsch, William Glück, Dionei Cardozo e Fernando Bohrer O Trabalho - Objetivos Desenvolver um jogo educacional

Leia mais

VISEDU-CG: Aplicação Didática para Visualizar Material Educacional, Módulo de Computação Gráfica

VISEDU-CG: Aplicação Didática para Visualizar Material Educacional, Módulo de Computação Gráfica VISEDU-CG: Aplicação Didática para Visualizar Material Educacional, Módulo de Computação Gráfica James Perkison Montibeler Orientador: Dalton Solano dos Reis FURB Universidade Regional de Blumenau Grupo

Leia mais

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares GQS - Grupo de Qualidade de Software INCoD - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital Thaísa Cardoso Lacerda Juliane

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional -São partes do SO -São ferramentas de apoio ao usuário -São formas de acessar as rotinas do kernel O Sistema Operacional é formado

Leia mais

I INTRODUÇÃO. Melhor e Pior? I.2 SISTEMAS INTERACTIVOS E ENG. DE USABILIDADE. I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade

I INTRODUÇÃO. Melhor e Pior? I.2 SISTEMAS INTERACTIVOS E ENG. DE USABILIDADE. I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade I INTRODUÇÃO I.2 SISTEMAS INTERACTIVOS E ENG. DE USABILIDADE Interaction Design, Jenny Preece Capítulo 1 1 Melhor e Pior? 2 1 Melhor e Pior? 3 Melhor e Pior? 4 2 Resumo Aula Anterior o O que é IIPM o Porquê

Leia mais

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC)

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) Aula 2 BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTERFACE HUMANO COMPUTADOR Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA

Leia mais

Arquitetura de Sistemas Operativos

Arquitetura de Sistemas Operativos Arquitetura de Sistemas Operativos Sistemas Operativos 2011/2012 1 Introdução Gestão de Programas Introdução Os sistemas operativos gerem um conjunto de funções básicas que têm evoluído ao longo dos tempos.

Leia mais

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2. Hardware e Software Sabemos que a área de informática é uma das que mais vivencia mudanças na

Leia mais

BIOS: BOOT, POST e CMOS

BIOS: BOOT, POST e CMOS BIOS: BOOT, POST e CMOS Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates BIOS BIOS é um acrônimo Basic Input/Output System (sistema básico de entrada/saída) é o nível mais

Leia mais

Informática I. Aula /09/2006 1

Informática I. Aula /09/2006 1 Informática I Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ 06/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação de Dados

Leia mais

Estágio II. Aula 02 Conceitos de Teste de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 02 Conceitos de Teste de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 02 Conceitos de Teste de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Teste de Software Defeito, Erro ou Falha? Dimensões do Teste Níveis de Teste Tipos de Teste Técnicas de Teste Teste de Software

Leia mais

A OPORTUNIDADE DE CAPACITAR A EDUCAÇÃO RELACIONADA À STEAM (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA, ARTES, MATEMÁTICA) COM SOLUÇÕES BASEADAS NA INTEL

A OPORTUNIDADE DE CAPACITAR A EDUCAÇÃO RELACIONADA À STEAM (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA, ARTES, MATEMÁTICA) COM SOLUÇÕES BASEADAS NA INTEL A OPORTUNIDADE DE CAPACITAR A EDUCAÇÃO RELACIONADA À STEAM (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA, ARTES, MATEMÁTICA) COM SOLUÇÕES BASEADAS NA INTEL Criação 2 O QUE É O MOVIMENTO DE CRIADORES? Movimento de Criadores

Leia mais

Unidade III. Unidade III. Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet.

Unidade III. Unidade III. Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet. Unidade III Unidade III 3 GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA DA TI Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet. 1 As organizações estão sofrendo, a cada

Leia mais

Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann

Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Instalação e Organização de Computadores Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann Prof. Diego Pereira

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação Prof. Naan Cardoso E-mail: naancardoso@gmail.com Distinções sobre conceitos presentes na Educação Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação Isabela Gasparini isabela@joinville.udesc.br Sala F211 Tel: 431-7323 http://www.joinville.udesc.br/dcc/isabela/ Avaliação de Interfaces Usabilidade (ISO 9241)

Leia mais