Bruno Ribeiro da Silva. A adaptação de um sistema operacional para a execução em uma diferente arquitetura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bruno Ribeiro da Silva. A adaptação de um sistema operacional para a execução em uma diferente arquitetura"

Transcrição

1 Bruno Ribeiro da Silva A adaptação de um sistema operacional para a execução em uma diferente arquitetura Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, Fevereiro de 2007

2 1 Bruno Ribeiro da Silva A adaptação de um sistema operacional para a execução em uma diferente arquitetura. Proposta inicial ao trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito na obtenção do título de Bacharel. Orientador: Luís Fernando Friedrich Florianópolis, 2007

3 2 RESUMO Os sistemas operacionais são peças chave na utilização de um computador, são eles que nos fornecem o acesso aos dispositivos contidos no mesmo. O principal componente de um computador é sua unidade central de processamento. É ela que executa todas as instruções lógicas de um sistema operacional. Este trabalho aborda a adaptação de um sistema operacional e sua reprogramação para a execução sobre um diferente processador. Tratando dos segmentos de código de um sistema operacional que são extremamente dependentes do conjunto de instruções do processador. Palavras chave: sistemas operacionais; processador.

4 3 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO MOTIVAÇÃO OBJETIVOS Objetivos gerais Objetivos específicos METODOLOGIA CRONOGRAMA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 10

5 4 1. Introdução Os computadores hoje são ferramentas indispensáveis, tanto para trabalhos que necessitem da interação humana como para trabalhos que precisem de autonomia. A maneira de como os computadores operam segue um determinado padrão, é necessário um hardware 1 específico e uma camada de software 2 que nos permite a execução de softwares terceiros. Esta camada intermediária de software que nos possibilita a utilização de todos os componentes de hardware contidos em um computador é chamada de sistema operacional. Um sistema operacional fornece um ambiente no qual o usuário possa executar seus programas de maneira que ele não precise se preocupar em como manipular os componentes de hardware. Seu objetivo principal é, então, prover a utilização de um computador de forma mais eficiente e mais conveniente, Oliveira (2004, p. 2). Por advento da arquitetura de um computador permitir que possamos agregar novos componentes, sejam eles de diferentes fabricantes, modelos e com suas características próprias, surge um problema no desenvolvimento dos sistemas operacionais que é: como fazer para que um sistema operacional possa lidar com os diferentes dispositivos e até mesmo os que no futuro possam vir a ser construídos? O principal componente em um computador é a sua unidade central de processamento (UCP) vulgarmente chamado de processador, é ele quem executa todas as operações lógicas e é sobre ele que um sistema operacional executa suas instruções. Com foco na pergunta anteriormente feita, levanta se uma outra questão, como é que um sistema operacional então pode ser desenvolvido de forma que ele possa executar suas instruções em um diferente processador? Como é que isto pode ser feito de maneira eficiente? De que maneira é possível estruturar o sistema de modo que ele possa ser reprogramado facilmente para outro processador? Estes são os objetivos fundamentais deste projeto. 1 Hardware: conjunto de componentes físicos (material eletrônico, placas, monitor, equipamentos periféricos e etc.) de um computador. Houaiss (2001). 2 Software: programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador. Houaiss (2001).

6 5 2. Motivação Com a rápida evolução no campo da informática a todo tempo novas tecnologias são criadas e consequentemente não é possível sempre seguir um padrão, já que os mesmos se tornam obsoletos e fonte de impedimento a novas abordagens. Os processadores por toda sua história sempre tiveram características diferentes entre si, no entanto entre um mar de diferentes modelos, fabricantes e modos de operação, em sua maioria estiveram separados em duas distintas filosofias de design, os Reduced Instruction Set Computer (RISC), esses com um conjunto de intruções reduzidas de maneira a simplificar a sua operação e obter maior velocidade no cômputo das operações, e os Complex Instruction Set Computers (CISC), que como no nome possuem um conjunto complexo de instruções. Desde a criação dos primeiros computadores o ser humano já pensava em como tornar sua utilização eficaz, seja através da criação de novos dispositivos, como os de armazenamento e memória, ou então através de softwares que automatizassem processos que eram necessários toda a vez que algum usuário quisesse executar algum software. Da evolução destes softwares de automação dos computadores que surgiram os sistemas operacionais. Responsáveis pelo controle de todos os dispositivos de um computador e por permitir de maneira fácil a sua utilização, os sitemas operacionais rapidamente ganharam popularidade. Eles foram desenvolvidos para as mais diversas finalidades e para diferentes computadores. Definido então por Silberschatz (2000, p. 4) Um sistema operacional é semelhante a um governo. Os componentes de um sistema de computação são seu hardware, software e dados. O sistema operacional fornece o meio para o uso adequado desses recursos na operação do sistema de computador. Como um governo, o sistema operacional não executa nenhuma função útil por si mesma. Simplesmente forncece um ambiente no qual outros programas podem realizar tarefas úteis. Os sistemas operacionais atuais são desenvolvidos em linguagens de programação de alto nível focando o rápido desenvolvimento e maior portabilidade 3, no entanto, algumas partes sensíveis do sistema operacional precisam ser programadas diretamente em linguagem de máquina (assembly) para que não haja uma perda muito grande no desempenho do sistema. 3 Portabilidade: capacidade de ser portável, no âmbito da computação portar um software significa adaptálo/reprogramá lo de maneira que o mesmo possa ser executado em um diferente ambiente computacional.

7 6 Ainda que os sistemas operacionais sejam grandes apenas uma pequena parte é crítica quanto ao desempenho, o gerenciador de memória e o escalonador de processos são provavelmente as rotinas mais críticas, Silberschatz (2000, p.57). Um outro conjunto de rotinas que necessitam em parte de programação em linguagem assembly são os drivers de dispositivos, são eles que fazem a comunicação direta com os periféricos de um computador: placa de vídeo, webcam, mouse, teclado, etc. Este projeto então se baseia na escolha de um sistema operacional e um hardware o qual o sistema não possua suporte à execução, e adaptar as partes sensíveis à linguagem de um processador específico de modo que o sistema possa adquirir uma maior portabilidade. Como prova de conceito após a adaptação do sistema escolhido realizar sua reprogramação para o hardware escolhido. Os resultados desejados do projeto se justificam na suma importância das partes diretamente dependentes de hardware apontadas no decorrer dos estudos realizados no sistema escolhido, e que os mesmos resultados possam ser adotados na busca de estratégias em uma atividade de adaptação de um sistema operacional qualquer.

8 7 3. Objetivos 3.1 Objetivos gerais O principal objetivo do projeto é prover a adaptação de um sistema operacional para que o mesmo possa ser reprogramado para um hardware ainda não suportado pelo sistema. Em busca deste objetivo principal serão estudadas as partes do sistema que dependem diretamente do hardware do computador, serão também estudadas as melhores abordagens para a adaptação dessas partes de maneira que elas ganhem portabilidade. 3.2 Objetivos específicos Estudar todo o funcionamento do sistema escolhido e realizar análise sobre as partes dependentes do hardware selecionado para a prova de conceito. Estudar o conjunto de instruções e a arquitetura do processador escolhido. Adaptar o sistema escolhido. Reprogramar o sistema escolhido para o conjunto de intruções específicas ao processador escolhido.

9 8 4. Metodologia Através do sistema operacional Minix em sua versão 3, para arquitetura x86 (CISC), serão realizados os estudos necessários à sua adaptação e sua posterior reprogramação para uma outra arquitetura. A arquitetura em questão a ser suportada pelo Minix em conclusão do projeto é o processador OpenSPARC, que é de filosofia RISC, possuindo um conjunto de instruções reduzidas e que possui em disponibilidade uma gama de ferramentas no auxílio do processo de programação, tanto quanto em documentação sobre sua arquitetura. Será então realizada a adaptação e reprogramação de um sistema operacional de uma máquina CISC para uma máquina RISC. Necessariamente serão utilizadas ferramentas específicas referentes aos processos de geração e execução do sistema. Essas ferramentas supra citadas constituem se de compiladores, ligadores, emuladores de arquitetura, depuradores, etc. O sistema operacional adotado como ferramenta de pesquisa e execução do projeto é um sistema GNU/Linux, este por fornecer a estrutura necessária ao desenvolvimento do projeto.

10 9 5. Cronograma 1. Março Abril de 2007 Estudo do sistema operacional Minix. 2. Maio Junho de 2007 Estudo da arquitetura e conjunto de instruções do OpenSPARC. 3. Julho Agosto de 2007 Adaptação do Minix. 4. Setembro Outubro de 2007 Reprogramação do Minix para a arquitetura do OpenSPARC. Finalização do projeto.

11 10 6. Referências bibliográficas OLIVEIRA, R. S.; CARISSIMI, A. S.; TOSCANI, S. S. Sistemas Operacionais. 3. ed. Porto Alegre: Instituto de Informática da UFRGS: Sagra Luzzatto, p. SILBERSCHATZ, A.; GALVIN, P.; GAGNE, G. Sistemas operacionais: conceitos e aplicações. Tradução de Adriana Ceschin Rieche. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, p. Título original: Applied operating system concepts. INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Versão 1.0. Editora Objetiva, CD ROM.

Bruno Ribeiro da Silva. O port de um sistema operacional: uma abordagem ao port do Minix 3 para o Nintendo DS (Rascunho)

Bruno Ribeiro da Silva. O port de um sistema operacional: uma abordagem ao port do Minix 3 para o Nintendo DS (Rascunho) Bruno Ribeiro da Silva O port de um sistema operacional: uma abordagem ao port do Minix 3 para o Nintendo DS (Rascunho) Florianópolis, SC 2 de Julho de 2007 Bruno Ribeiro da Silva O port de um sistema

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Sistemas Operacionais. Visão Geral

Sistemas Operacionais. Visão Geral Sistemas Operacionais P R O F. B R U N O A L B U Q U E R Q U E S C R I G N O L I Visão Geral Organização da Apresentação Introdução Componentes de um Sistema de Computação Conceito de SO Objetivos de um

Leia mais

Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho, redundância, proteção de dados

Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho, redundância, proteção de dados Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Gerência de Dispositivos Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Componentes Básicos de um Computador Principais Componentes do Gabinete 3 4 CPU ou UCP (Processador)

Leia mais

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída Sistemas Operacionais Sistema de entrada e Saída Sistema de Entrada e Saída I/O É uma das principais tarefas de um sistema computacional Como máquina abstrata o S.O. deve oferecer uma visão padronizada

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 04 Introdução ao Computador Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 04 Introdução ao Computador Softwares,

Leia mais

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis Unidade I Organização de Computadores Prof. Renato Lellis O que é um computador? Computador Datação 1789 cf. MS1 Acepções substantivo masculino 1 o que computa; calculador, calculista 2 Rubrica: informática.

Leia mais

Cap. 12 Gerência de Dispositivos 1

Cap. 12 Gerência de Dispositivos 1 Arquitetura de Sistemas Operacionais Técnico em Informática MBI-1 e NBI-1 Gerência de Dispositivos Cap. 12 Gerência de Dispositivos 1 Introdução Sumário Acesso ao Subsistema de Entrada e Saída Subsistema

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos computadores. Breve Histórico da Computação. Conceito de Informática. 1 . Computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, que executa

Leia mais

Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti

Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti http://www.mscmariotti.pro.br As informações processadas nos computadores são compostas por caracteres, sendo que cada caractere, representado por 0 ou 1, é chamado

Leia mais

Introdução. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais

Introdução. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais Introdução Pedro Cruz EEL770 Sistemas Operacionais Roteiro Informações úteis Motivação Definições Revisão de arquitetura 2 Contato Site da disciplina www.gta.ufrj.br/~cruz/courses/eel770 Email cruz@gta.ufrj.br

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade Disciplina: Informática Básica Professor: Eberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com

Leia mais

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída. 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída. 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Gerência de Entrada e Saída Fundamentos Evolução Estrutura

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

SSC0640 Sistemas Operacionais I

SSC0640 Sistemas Operacionais I SSC0640 Sistemas Operacionais I 1ª Aula Apresentação da disciplina Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br 1 Objetivos do curso Introduzir o estudante nos conceitos e princípios básicos dos sistemas

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Introdução a Sistemas Operacionais Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Plano de Aula Introdução aos Sistemas Operacionais Fundamentação Teórica Evolução Histórica Características

Leia mais

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0040-A Horário: 4N Aula 01-26/07/2017 Plano de ensino Professor www.linkedin.com/in/pierredantas/ TÓPICOS Conceitos gerais. Evolução

Leia mais

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional Roteiro

Leia mais

AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR

AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação O QUE É UM COMPUTADOR?

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação Linguagens de Programação Professor Responsável: Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira Prof.

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2)

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2) Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas Operacionais (SOP A2) Conceitos de Hardware e Software Referências: Arquitetura de Sistemas Operacionais. F. B. Machado, L. P. Maia. Editora

Leia mais

Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Computador Digital (Hardware) 2 Computador Digital Constituído por um conjunto de componentes interligados (hardware): processadores, memórias, registradores,

Leia mais

Sistema Computacional

Sistema Computacional Algoritmos e Lógica de Programação Conceitos Básicos Abstração Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br O que é um? Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, i.e.

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional

Leia mais

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Professor: Luiz A. P. Neves neves@ufpr.br e lapneves@gmail.com 1 Roteiro Objetivos Conceitos Básicos Processamento de Dados Modalidade de Computadores

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Introdução a Informática PROF. DANIEL BRANDÃO www.danielbrandao.com.br Me apresentando Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Na informática desde

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro Arquitetura e Organização de Computadores Processador Registrador Memória Professor Airton Ribeiro airton.ribeiros@gmail.com Processador A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

SO: SISTEMAS OPERACIONAIS Curso: Sistemas de Informação

SO: SISTEMAS OPERACIONAIS Curso: Sistemas de Informação SO: SISTEMAS OPERACIONAIS Curso: Sistemas de Informação - Definições - Ementa - Objetivos - Unidades de Ensino - Bibliografia - Processo de Avaliação Paulo César do Amaral Pereira SISTEMA COMPUTACIONAL

Leia mais

Organização de Computadores Sistema de entrada e saída (I/O) e computação paralela. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Sistema de entrada e saída (I/O) e computação paralela. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Sistema de entrada e saída (I/O) e computação paralela Professor: Francisco Ary Computação Paralela Capacidade de um sistema computacional ser executado de forma simultânea,

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Organização de Computadores I Aula 2 Material: Diego Passos http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp/pdf/parte2.pdf Organização de Computadores I Aula 2 1/29 Tópicos de Computação. de um Sistema de Computação..

Leia mais

Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores. Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação

Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores. Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Dispositivos de entrada e saída Qual a diferença entre dispositivos

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 2 Introdução: conceitos, máquinas de níveis. Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br SO - Prof. Edilberto Silva O que é um sistema operacional? um provedor de abstrações

Leia mais

Conceitos computacionais

Conceitos computacionais Conceitos computacionais Conceitos computacionais Informática Médica Prof. Jean D. H. M. Andreazza Fatec - Bauru Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações

Leia mais

Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves

Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves Apresentação Ano Letivo: 2017 Período: 1º Unidade Curricular: Introdução a Informática Carga Horária: 40hs Prof.: Roitier Campos Gonçalves http://roitier.pro.br Ementa Conceitos básicos de sistemas de

Leia mais

Introdução (Aula 2) Introdução Arquitetura de Hardware. Organização Estruturada de Computadores. Introdução Conceitos (2) Introdução Conceitos (1)

Introdução (Aula 2) Introdução Arquitetura de Hardware. Organização Estruturada de Computadores. Introdução Conceitos (2) Introdução Conceitos (1) Introdução Arquitetura de Hardware Introdução (Aula 2) Organização Estruturada de Computadores 01- Monitor 02- Placa-Mãe 03- Processador 04- Memória RAM 05- Placas de Rede, Som, Vídeo, Fax... 06- Fonte

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

Sistemas de Entrada e Saída

Sistemas de Entrada e Saída Sistemas de Entrada e Saída Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Maio, 2016 1 / 33 Sumário 1 Dispositivos de E/S 2 Interrupções 3 Software de E/S 2

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Introdução à Informática Engenharia Agrícola Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores Arquitetura Básica. Uma referência

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro

Arquitetura e Organização de Computadores. Processador Registrador Memória. Professor Airton Ribeiro Arquitetura e Organização de Computadores Processador Registrador Memória Professor Airton Ribeiro Processador A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de resolver problemas. Uma tarefa

Leia mais

Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware

Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware Sistemas Operacionais Conceitos de Hardware Sumário 1. Introdução 7. RISC e CISC 2. Processador 1. Operações de Processamento 2. Unidade de Controle 3. Ciclos de uma Instrução 3. Memória 1. Memória Principal

Leia mais

1) Considere a situação atual da memória do sistema computacional abaixo discriminada.

1) Considere a situação atual da memória do sistema computacional abaixo discriminada. 1) Considere a situação atual da memória do sistema computacional abaixo discriminada. a) Encontre o resultado da instrução com 01 ENDEREÇO abaixo discriminada que será armazenada em registrador ACUMULADOR.

Leia mais

Introdução. (Aula 2) Organização Estruturada de Computadores

Introdução. (Aula 2) Organização Estruturada de Computadores Introdução (Aula 2) Organização Estruturada de Computadores Introdução Arquitetura de Hardware 01- Monitor 02- Placa-Mãe 03- Processador 04- Memória RAM 05- Placas de Rede, Som, Vídeo, Fax... 06- Fonte

Leia mais

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA FORMA SUBSEQUENTE. Professora: Isabela C. Damke

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA FORMA SUBSEQUENTE. Professora: Isabela C. Damke TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA FORMA SUBSEQUENTE Professora: Isabela C. Damke isabeladamke@hotmail.com Linguagem de Programação Uma linguagem de programação é um conjunto de símbolos (

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais CAP 2: Conceitos de Hardware e Software Prof. MSc. Diego R. Moraes diegorm@anhanguera.com Download de todo conteúdo da disciplina https://sites.google.com/site/diegorafaelmoraes/downloads

Leia mais

SOP Sistemas Operacionais Módulo 02: Motivação / Conceitos Básicos / Classificação

SOP Sistemas Operacionais Módulo 02: Motivação / Conceitos Básicos / Classificação SOP Sistemas Operacionais Módulo 02: Motivação / Conceitos Básicos / Classificação Prof. Charles Christian Miers e-mail: charles.miers@udesc.br 1 Motivação 2 MOTIVAÇÕES PARA O ESTUDO DOS SOs Auxiliar a

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

História dos Computadores

História dos Computadores História dos Computadores Tudo começou com o Sr. Charles Babbage no início do século XIX. Charles Babbage dedicou sua vida a construção de duas máquinas calculadoras. Ambas as tentativas foram fracassadas.

Leia mais

Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado

Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado Arquitetura de computador Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado Arquitetura de Von Neuman A arquitetura de computador proposta por Von Neumann é composta basicamente por: Computadores

Leia mais

Dr. Joaquim de Carvalho Figueira da Foz

Dr. Joaquim de Carvalho Figueira da Foz Planificação Anual 2018/2019 Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores (SDAC) 12º ano MÓDULO 7: Arquitetura de Computadores 45

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução 2 a edição Revisão: Fev/2003 Sistemas Operacionais Introdução Capítulo 1 O que se espera de um sistema de computação? Execução de programas de usuários Permitir a solução de problemas Sistema

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Introdução 2 a edição Capítulo 1 Revisão: Fev/2003 Introdução O que se espera de um sistema de computação? Execução de programas de usuários Permitir a solução de problemas Sistema

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Introdução à Ciência da Computação

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Introdução à Ciência da Computação Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Introdução à Ciência da Computação Tema nº1: Entrada e saída de dados Assunto: Elemos básicos sobre Arquitetura de Computadores Conceito de Hardware,

Leia mais

Introdução à Informática O COMPUTADOR

Introdução à Informática O COMPUTADOR Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Introdução à Informática O COMPUTADOR DISCIPLINA: Fundamentos em Informática O COMPUTADOR Quantas atividades

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

Estrutura do Sistema Operacional

Estrutura do Sistema Operacional Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 04 Estrutura do Sistema Operacional 2 1 Estrutura do Sistema Operacional

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado de Ciência da Computação. Arquitetura de Computadores I. RISC versus CISC

Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado de Ciência da Computação. Arquitetura de Computadores I. RISC versus CISC Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado de Ciência da Computação Arquitetura de Computadores I RISC versus CISC Gabriel P. Silva 04.11.2014 Introdução Um dos objetivos de uma arquitetura de

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E MEMÓRIA

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E MEMÓRIA GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E MEMÓRIA GRUPO ELAINE P. S. ALVES RAFAEL T. ROLDÃO VINICIUS A. ZANQUINI SAMUEL DISCIPLINA: SISTEMAS OPERACIONAIS 2º QUAD/2010 PROFº MARCELO NASCIMENTO MOTIVAÇÃO 1. Sistema de

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

Arquiteturas RISC e CISC. Adão de Melo Neto

Arquiteturas RISC e CISC. Adão de Melo Neto Arquiteturas RISC e CISC Adão de Melo Neto 1 Arquitetura RISC Arquitetura RISC. É um das inovações mais importantes e interessantes. RISC significa uma arquitetura com um conjunto reduzido de instruções

Leia mais

Projeto de Algoritmos

Projeto de Algoritmos Projeto de Algoritmos Introdução aos Sistemas Computacionais Prof. Ernani Viriato de Melo / Reginaldo Costa http://www.ernani.eti.br http://reginaldofazu.blogspot.com 2º Semestre - 2008 Conceitos Básicos

Leia mais

COMPUTADORES COM UM CONJUNTO REDUZIDO DE INSTRUÇÕES. Adão de Melo Neto

COMPUTADORES COM UM CONJUNTO REDUZIDO DE INSTRUÇÕES. Adão de Melo Neto COMPUTADORES COM UM CONJUNTO REDUZIDO DE INSTRUÇÕES Adão de Melo Neto 1 INTRODUÇÃO Desde 1950, houveram poucas inovações significativas nas áreas de arquitetura e organização de computadores. As principais

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Curso: Redes de Computadores

Curso: Redes de Computadores Curso: Redes de Computadores Cadeira de Introdução a Sistemas Operacionais. Bibliografia Sistemas Operacionais Modernos Andew S. Tanembaum Sistema Operacionais Abraham Silberchatz, Peter Galvin e Greg

Leia mais

Estrutura de um computador digital. Gustavo Queiroz Fernandes

Estrutura de um computador digital. Gustavo Queiroz Fernandes Gustavo Queiroz Fernandes Atualizado em: 18/02/2019 Sumário Objetivos... 1 Pré-requisitos... 1 Recursos e Materiais... 1 Última Atualização... 1 1. Memória primária... 1 2. Memória secundária... 2 3. Unidade

Leia mais

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ ORGANIZAÇÃO DE UM COMPUTADOR TÍPICO Memória: Armazena dados e programas Processador (CPU - Central Processing Unit): Executa

Leia mais

Microprocessadores. São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão;

Microprocessadores. São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão; Microprocessadores São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão; CPU (Central Processing Unit Unidade Central de Processamento) CPU (Central Processing

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Apresentação Introdução Aula 0 INF042 Plano de ensino conforme resolução CEPE /203 Prof. Alexandre CARISSIMI (asc at inf.ufrgs.br) Turma A Objetivos da disciplina Prof. Sérgio CECHIN (cechin at inf.ufrgs.br)

Leia mais

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 05 Aula 05 Fundamentos de Hardware e Software Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Fundamentos de Hardware Sistemas de Computação Sistemas de Computação Computador

Leia mais

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado 1.Introdução O computador ou dispositivo é capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem para gerar um determinado resultado, o qual atenda a uma necessidade específica (ex.: realizar

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Um sistema computacional é composto basicamente de 4 componentes: hardware, sistema operacional, programas aplicativos

Leia mais

Apresentação. Ementa da Disciplina. Objetivo da Disciplina. DCA-108 Sistemas Operacionais. Referências Bibliográfica. Referências Bibliográfica

Apresentação. Ementa da Disciplina. Objetivo da Disciplina. DCA-108 Sistemas Operacionais. Referências Bibliográfica. Referências Bibliográfica DCA-108 Sistemas Operacionais Luiz Affonso Guedes www.dca.ufrn.br/~affonso affonso@dca.ufrn.br Apresentação Disciplina básica do curso de Engenharia de Computação Carga-horária: 60h teóricas Associadas

Leia mais

Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores

Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores Ano Letivo 2013/2014 Planificação Anual Resumida Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores 12ºAno João Paulo Portela Araújo Elenco Modular e Cronograma Geral Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com Unidade 2 Conteúdo Programático Componentes

Leia mais

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tecnologias da Informação e da Comunicação Escola Básica de Mourão Ano lectivo 2012/2013 Professora: Ana Chalaça Hardware e Software Os Sistemas informáticos são constituídos por: Hardware Software Hardware

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary A era da computação; Informática, ou ainda, automação da informação. Uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Uso para trabalho e pessoal;

Leia mais

Sistemas Operacionais (SO)

Sistemas Operacionais (SO) Sistemas Operacionais (SO) Fundamentos Prof. Eduardo Abordagens SO Moderno (importância) Funções básicas Definição Componentes de um SC Objetivos de um SO Serviços de um SO Abstrações Tipos de SO Estudo

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Introdução Acesso ao Subsistema de E/S Subsistema de E/S Device Drivers Controladores Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho,

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Introdução aos Sistemas Operacionais Eleri Cardozo FEEC/Unicamp 1 Definição de Sistema Operacional Um sistema operacional é um gerenciador de recursos de hardware ou uma máquina virtual que oferece uma

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Apresentação Inst tit ormátic ca - UF FRGS i Introdução Aula 0 INF042 Plano de ensino conforme resolução CEPE /203 Prof. Alexandre CARISSIMI (asc at inf.ufrgs.br) Turma A Objetivos da disciplina Prof.

Leia mais

LINUX X SOFTWARE LIVRE

LINUX X SOFTWARE LIVRE LINUX X SOFTWARE LIVRE O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES Hardware Hardware são todos os componentes físicos do computador (aquilo que se pode tocar). Exemplos: monitor, teclado, mouse, gabinete, componentes

Leia mais

Informática Básica. Conceitos Básicos

Informática Básica. Conceitos Básicos Informática Básica Conceitos Básicos SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Transformação Social Comunicação E-mail, conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... 3 Transformação

Leia mais

COMPONENTES CENTRAIS DO SISTEMA OPERACIONAL. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

COMPONENTES CENTRAIS DO SISTEMA OPERACIONAL. Prof. Eduardo H. S. Oliveira COMPONENTES CENTRAIS DO SISTEMA OPERACIONAL Um usuário interage com o sistema operacional via uma ou mais aplicações de usuário e, muitas vezes, por meio de uma aplicação especial denominada shell (interpretador

Leia mais

SOP Sistemas Operacionais Módulo 04: Processo

SOP Sistemas Operacionais Módulo 04: Processo SOP Módulo 04: Processo Prof. Charles Christian Miers e-mail: charles.miers@udesc.br Multiprogramação Tornar mais eficiente o aproveitamento dos recursos do computador Execução simultânea de vários programas

Leia mais

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares Sistema de Computação Um sistema é definido como um conjunto de partes coordenadas

Leia mais

Algoritmos Computacionais

Algoritmos Computacionais UNIDADE 1 Processador e instruções Memórias Dispositivos de Entrada e Saída Software ARQUITETURA BÁSICA UCP Unidade central de processamento MEM Memória E/S Dispositivos de entrada e saída UCP UNIDADE

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br Análise e Desenvolvimento de Sistemas IFPE Recife - PE 1/26 Créditos Professor: Anderson L. S. Moreira Disciplina: Sistemas

Leia mais

Conceitos básicos sobre computadores

Conceitos básicos sobre computadores SSC0800 - ICC1 Teórica Introdução à Ciência da Computação I Conceitos básicos sobre computadores Prof. Claudio Fabiano Motta Toledo Apresentação utiliza transparências elaboradas pelo prof. Vanderlei Bonato.

Leia mais

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA ESCOLA SUPERIOR TÉCNICA - ESTEC

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA ESCOLA SUPERIOR TÉCNICA - ESTEC I. Sistemas de Computação Código - Tipo - Nuclear Nível - 1 Ano - 1º Semestre 1º Créditos - 6 = 150 horas (64 de contacto + 86 de estudo). Curso: Licenciatura em Informática 1. Introdução A disciplina

Leia mais

Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores (SDAC) 12º ano

Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores (SDAC) 12º ano Planificação Anual 2017/2018 Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores (SDAC) 12º ano 1 MÓDULO 7: Arquitectura de Computadores

Leia mais

Prof. Sandro Wambier

Prof. Sandro Wambier Prof. Sandro Wambier São elementos da Arquitetura de um computador: conjunto de instruções de um processador, os modos de endereçamentos, o tipo e tamanho dos dados manipulados pelo processador, ex.: Intel

Leia mais