III Workshop Cooperação Universidade Empresa: Inovação Tecnológica 14 e 15 de Setembro de 2007, ALSTOM Taubaté-SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "III Workshop Cooperação Universidade Empresa: Inovação Tecnológica 14 e 15 de Setembro de 2007, ALSTOM Taubaté-SP"

Transcrição

1 III Workshop Cooperação Universidade Empresa: Inovação Tecnológica 14 e 15 de Setembro de 2007, ALSTOM Taubaté-SP Medindo a eficiência de empresas prestadoras de serviços de publicações técnicas de peças de reposição de aeronaves - Um estudo de caso na indústria aeronáutica Angelo José Castro Alves Ferreira Filho 1 Valério Antonio Pamplona Salomon 1 angelo.ferreira@hotmail.com salomon@feg.unesp.br 1 Departamento de Produção, UNESP , Guaratinguetá, SP, Brasil Resumo. A Terceirização está relacionada com a forma na qual uma organização trata os seus fornecedores mediante um contrato de negócio, onde uma atividade específica é contratada para ser feita. Esta prática da terceirização tem se tornado bastante comum na indústria atualmente, e auxilia a reduzir os custos do processo de produção, adicionando também valores aos negócios da organização. Entretanto é necessário medir a performance destas atividades. A DEA (Date Envelopment Analysis ou Análise Envoltória de Dados) é uma técnica de medida de eficiência nãoparamétrica utilizada para se comparar a performance de unidades de produção. O método AHP (Analytic Hierarchy Process) é um método múltiplo-critério de apoio à decisão que utiliza estruturas hierárquicas para representar um problema de decisão, e que desenvolve prioridades para as alternativas baseadas no julgamento do decisor. Este artigo apresenta uma aplicação baseada na DEA e no AHP cujo objetivo é o de avaliar a eficiência de empresas subcontratadas em uma empresa aeroespacial brasileira, tendo como metodologia adotada, o estudo de caso com uma abordagem quantitativa. Palavras Chave: Indústria Aeroespacial, Eficiência e Análise de Performance, Terceirização, DEA, AHP. 1. Introdução Existe atualmente uma grande tendência das empresas no mundo corporativo, e também de diversos órgãos públicos pela busca de uma melhor maneira para se medir a eficiência da produtividade de seus respectivos processos produtivos. Na busca desta melhoria pela alocação dos recursos, e pelo aumento da eficiência da produtividade outros meios podem ser utilizados como, por exemplo, o emprego do processo de terceirização de uma determinada etapa do processo produtivo. Sendo assim o objetivo deste trabalho é o de avaliar o desempenho de empresas prestadoras de serviços de publicações de peças de aeronaves com a aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA) (Charnes, Cooper e Rhodes, 1978) em conjunto com o método AHP ( Saaty, 1980) que será empregado para obtenção dos valores das saídas (outputs) da matriz da DEA (Charnes, Cooper e Rhodes, 1978). A metodologia empregada é o estudo de caso com uma abordagem quantitativa, e de natureza aplicada.

2 2. Considerações teóricas sobre a técnica DEA e o método AHP Algumas importantes considerações teóricas a respeito da técnica DEA (Charnes, Cooper e Rhodes, 1978) e do método AHP (Saaty, 1980) serão abordadas neste tópico DEA (Data Envelopment Analysis) Para Soares de Mello et al. (2004), a Análise Envoltória de Dados foi desenvolvida por Charnes, Cooper e Rhodes (1978) para se determinar a eficiência de unidades produtivas, as denominadas DMUs (Decision Making Units) onde não seja predominante, ou não se deseja considerar somente o aspecto financeiro (Gomes et al., 2003). O objetivo da abordagem por Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) é avaliar a eficiência de unidades produtivas, chamadas de unidades e tomada de decisão (Decision Making Units - DMUs), ao comparar unidades que realizam tarefas similares e que distinguem-se umas das outras pelas quantidades de recursos (inputs) que consomem e de bens (outputs) que produzem (Lins e Angulo-Meza, 2001). Os modelos DEA fazem a agregação de inputs e outputs transformando-os em, respectivamente, inputs e outputs virtuais, resultantes de uma combinação linear dos inputs e outputs originais. Os pesos usados nesta combinação linear são calculados através de um problema de programação linear, de forma que cada DMU se beneficie com a melhor combinação de pesos, maximizando sua eficiência (Soares de Mello et al, 2002). A obtenção dos pesos para cada DMU é feita mediante a resolução de um problema de programação fracionária que maximizam a eficiência das DMUs (Ângulo-Meza, 2003). A técnica DEA utiliza a otimização de programação matemática linear para construir uma fronteira de produção empírica, ou superfície envoltória de máximo desempenho (Braz, 2005.; Ali & Seiford, 1993). Isso permite que se identifiquem unidades-referência, cujos índices de desempenho sirvam como referencial ou benchmarking para as demais unidades, posicionadas sob a superfície envoltória O Modelo DEA CCR De acordo com Soares de Mello (2005), o modelo DEA CCR (Charnes, Cooper & Rhodes, 1978) ou CRS ( Constant Return of Scale) maximiza o quociente entre a combinação linear dos outputs e a combinação linear dos inputs, com a restrição de que para qualquer DMU esse quociente não pode ser maior que 1. Dessa forma mediante alguns artifícios matemáticos, esta relação fracionária pode ser linearizada transformando-se em um Problema de Programação Linear (PPL) como apresentado na Eq.(1), na qual h 0 é a eficiência da DMUo em análise; x io e yj o são os inputs e outputs da DMUo; v i e u j são os pesos calculados pelo modelo para inputs e outputs, respectivamente (Leta et al., 2005). Max h 0 = u j y Sujeito a m i= 1 n j= 1 v i x ik u j y jk n j= 1 = 1 m jk - v i x ik i= 1 v i, u j 0 i,j. 0 k = 1,2,...n (1)

3 Em sua formulação matemática considera-se que cada DMU k ( s k,..., 1 = ) é uma unidade de produção que utiliza n inputs x ik,, i=1,...,n para produzir m outputs, y jk, j = 1,...,m (Soares de Mello et al., 2004). De acordo com Estellita Lins (2000), o problema está em determinar os valores dos pesos v i e u j de forma a maximizar a combinação linear dos outputs (soma ponderada) dividido pela combinação linear (soma ponderada) dos inputs. De acordo com Soares de Mello et al. (2005) no modelo CCR, uma DMU é eficiente quando apresenta o melhor quociente de outputs em relação aos inputs, ou seja, aproveita melhor os inputs sem considerar a escala de operação da DMU O Método AHP (Analytic Hierarchy Process) AHP (Saaty, 1980) é um método de escolha da melhor alternativa de decisão considerando critérios ou múltiplos objetivos expressos nos meios de valores qualitativos ou quantitativos (Shimizu,2000). Uma tomada de decisão envolvendo dados qualitativos e quantitativos se torna uma tarefa bastante difícil e complexa. Para este tipo de decisão é que o método AHP é aplicado. O método foi criado por Saaty na década de 70 (Saaty, 1980) e tem sido empregado para situações de definição de prioridades, decisões estratégicas, avaliação de custos, planejamento e seqüência de atividades, previsões e decisões. Como em todo problema de MCDA, a estruturação de um problema no método AHP (Saaty, 1980) começa com a definição de um objetivo global ou final desejado(shimizu,2000). Após a sua estruturação, e definição dos objetivos, os julgamentos entre os critérios para eventual escolha das alternativas devem ser feitos. Esses pesos não são atribuídos de forma direta como no caso da utilidade, mas através de uma matriz de julgamento que obedece à Escala Fundamental de Saaty (Saaty,1980). Os critérios são representados nos julgamentos por seus respectivos atributos, ou seja os julgamentos são realizados entre os atributos (Salomon,2004). No método AHP (Saaty, 1980), os valores de importância dos atributos são obtidos com o autovetor, w, da matriz de julgamentos, A, conforme a Eq.(2), onde λ é o autovalor máximo (Salomon, 2004). Aw=λw (2) Para a aplicação do método pode-se recorrer à utilização do Método da Média Geométrica, onde os respectivos pesos são calculados conforme a Eq.(3): E por sua vez, os valores v i são normalizados conforme a Eq.(4): (3) (4) A coerência entre os julgamentos pode ser verificada no método AHP. CR é um indicador de coerência entre os julgamentos, e considere o afastamento entre λ e n conforme a Eq.(5) abaixo: Quando uma matriz de julgamentos apresenta todos julgamentos coerentes entre si, tem-se l = n, onde n é a ordem da matriz de julgamentos (Salomon, 2004). Para Saaty (2001) os valores acima de 0,20, os julgamentos devem ser revistos. Entretanto a (5)

4 incoerência entre os julgamentos deve servir mais como um alerta do que um fato desejável (Salomon,2004). Na síntese dos resultados para o método AHP (Saaty, 1980) prevalece a utilização das matrizes de julgamentos através dos valores encontrados para o desempenho global de cada critério. Em muitos casos os cálculos podem se tornar mais difíceis conforme a quantidade de coeficientes a serem gerados pelo vetor de prioridades. Para estes casos se recomenda a utilização do software Expert Choice (Shimizu,2000). 2.4 O conceito de terceirização As empresas buscam, através da terceirização, a redução dos custos ou aumento dos ganhos da cadeia logística, aliada a competência, que é requisitada pelo mercado cada vez mais exigente e em constantes mudanças nos requisitos de qualidade dos produtos ou serviços (Séder, 2002). De acordo com Novaes (2004), significativas mudanças econômicas e estruturais passaram a afetar as sociedades comercialmente desenvolvidas e industrializadas no final da década de 1970 e início dos anos 1980 surgindo o conceito de terceirização de serviços ( Novaes, 2004). A terceirização de serviços é desta forma um recurso utilizado por muitas empresas, nos dias de hoje, como busca pela redução de custos, e otimização de processo ( Filho et al., 2006). Resumindo a terceirização é uma forte tendência na economia atual, e isso pode ser percebido por diferentes indicadores: surgimento de diversas empresas especialistas em serviços tipicamente terceirizáveis, pelo crescimento de micro e pequenas empresas, trabalhos temporários e outras formas de vínculos; e pelo surgimento crescente de empresas de consultoria promovendo eventos e projetos de terceirização (Perez, 2003). 3. O Estudo de Caso 3.1 Introdução A indústria aeronáutica possui processos particulares que são inerentes à atividade do mercado de aviação comercial. Dessa forma dentro deste contexto o processo de publicações técnicas de peças reposição de aeronaves é apresentado neste estudo de caso com as suas variáveis. Neste trabalho o objetivo é a elaboração de um quadro comparativo de eficiências das Unidades de Tomadas de Decisão (Decision Making Units ou DMUs) entre as empresas terceirizadas em função dos inputs utilizados e dos outputs gerados pelas mesmas, e através de uma atuação conjunta com o auxílio à decisão elaborar a matriz de dados do DEA (Charnes, Cooper e Rhodes, 1978) através do método AHP (Saaty, 1980). Dessa forma serão oito empresas prestadoras de serviços a serem analisadas no problema, ou seja, serão oito unidades de tomada de decisão ou DMUs (Decision Making Units) pretendo-se assim auxiliar o gestor no controle do processo e na tomada de medida de eficiência dessas empresas prestadoras de serviços na atualização de publicações ténicas de peças de aeronaves. 3.2 A Proposta de Aplicação na Indústria Aeronáutica A atualização das publicações técnicas de peças das aeronaves é um fator essencial para a manutenção de uma frota de aviões. Com relação as publicações técnicas de peças de reposição das aeronaves se encontram o Catálogo Ilustrado de Peças (Illustrated Parts Catalogue IPC), o Manual de Reparo Estrutural (Structural Repair Manual SRM) e o Manual de Manutenção de Componentes (Component Maintenance Manual - CMM). Esses manuais são próprios da indústria aeronáutica, e visam atender a manutenção e reposição de peças dos aviões que se encontram em operação ou até mesmo ainda em fabricação. Todo este processo de integração e informação entre os diversos fabricantes de aeronaves, e operadores (companhias aéreas) é regido por um conjunto de normas internacionais estabelecidas pela ATA (Air Transport Association of America) como as normas SPEC 2000 (Air Transport

5 Association of America Specification 2000), e SPEC 2200 (Air Transport Association of America Specification 2200) em conjunto com a atuação dos órgãos homologadores nacionais e internacionias como a FAA (Federal Aviation Administration), EASA (European Aviation Safety Agency) e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Esse conjunto de normas é rigorosamente seguido tanto pelos fabricantes quanto pelos operadores ou companhias aéreas focando sempre a qualidade do produto, e acima de tudo zelando pela segurança do vôo. A importância da atualização das publicações técnicas de peças de reposição se reflete na manutenção das aeronaves, uma vez que a programação, e o planejamento de peças de reposição para à manutenção é feita através das publicações de peças em conjunto com os procedimentos e manuais técnicos operacionais de manutenção dos aviões indicados pelo fabricante. Em decorrência de modificações de projetos, de projetos novos ou até mesmo de solicitações de clientes ocorre um aumento sensível na carga de atividades planejadas para um dado período de tempo onde se faz necessária a utilização do recurso da terceirização a fim de se manter o processo atualizado e com os prazos cumpridos. Para se tomar a decisão de se utilizar o recurso da terceirização ou de se ampliar ou até mesmo de manter o quadro efetivo da mão-de-obra é que o auxílio à decisão se faz necessário. Filho, Moellmann, Machado e Salomon (2006) apresentam no artigo intitulado Aplicação de métodos diferentes de tomada de decisão com múltiplos critérios na terceirização de serviços de publicações técnicas de peças na indústria aeronáutica de certa forma a aplicação do auxílio à Decisão para a escolha da terceirização do serviço de atualização de publicações de peças de reposição na indústria aeronáutica. Pelo estudo feito pelo artigo foi possível determinar que a opção pela Terceirização seria a melhor em relação às demais como a contratação de mão de obra interna, e a não contratação de mão de obra ( entretanto haveria a necessidade de liberar hora-extra) O Proesso de Publicações Técnicas de Peças de Reposição de Aeronaves O processo de Publicações Técnicas de Reposição deaeronaves tem início na própria área de Engenharia de Peças de Reposição do fabricante onde após uma rigorosa análise nos desenhos, e documentações técnicas de projeto, as equipes selecionam e indicam as peças de reposição que irão estar disponíveis numa base de dados eletrônica para consulta, e acesso das diversas áreas consideradas como clientes internas tais como o Planejamento de Peças de Reposição, o Suporte Técnico, a área da Qualidade, a área de Vendas entre outras. Estas equipes da Engenharia de Peças de Reposição são segregadas por tecnologias da aeronave tais como Estruturas, Interiores, Propulsão, Sistemas Mecânicos, e Sistemas Elétricos, seguindo desta forma também os padrões estabelecidos pelas normas internacionais da ATA 100, e da SPEC 2200 que regem as regras na aviação comercial. Com a introdução do recurso da terceirização no processo de atualização das publicações técnicas de peças de aeronaves, a empresa prestadora de serviços passou a ter como objetivo atualizar as ilustrações, e a lista de peças que constituem uma publicação técnica de peças de aeronaves. Desta forma a empresa prestadora de serviços deverá dispor além de uma equipe técnica especializada, recursos que de certa forma contribuam para o fluxo de trabalho tais como ferramentas de informática, e equipamentos adequados. As empresas prestadoras de serviços por sua vez devem atender a determinados critérios tais como Qualidade, Prazo e Custo previamente selecionados os quais serão apresentados um pouco mais adiante quando a coleta de dados na empresa for apresentada. No total são oito empresas prestadoras de serviços a serem avaliadas. O processo de terceirização das publicações técnicas de peças de reposição de aeronaves ( configuração suportada de aeronaves) é ilustrado na Fig.(1) abaixo.

6 Terceiros Ilustrações Lista de Peças Retrabalhos Publicações de Peças Engenharia Planejamento Análise Lotes Figura 1 O Processo de Terceirização das Publicações Técnicas de Peças (Filho et al., 2006) Este pacote de trabalho é segregado por tecnologias da aeronave tais como Estruturas, Interiores, Propulsão, Sistemas Mecânicos, e Sistemas Elétricos, e praticamente são constituídos por ilustrações novas a serem feitas, ou por ilustrações a serem revisadas além das listas de peças que também necessitam de atualizações. Ressaltando-se que este recurso da terceirização será utilizado para dar um fluxo maior à carga de trabalho existente na Engenharia do fabricante, e ao mesmo tempo disponibilizar uma maior quantidade de informações atualizadas nas publicações técnicas de peças de aeronaves aos operadores (clientes) do fabricante. 3.3 A Coleta de dados na empresa É necessário definir nesta etapa um conjunto de critérios os quais serão suficientes para caracterizar o processo de terceirização das publicações técnicas de peças. Os critérios devem ser relevantes para o gestor. Será também importante usar o método múltiplo critério na avaliação porque é extremamente difícil, se não impossível encontrar uma maneira de agregar os critérios em um critério. O Levantamento dos dados na empresa foi realizado com um grupo de especialistas na área de Engenharia de Peças de Reposição por meio de um questionário (ver no Anexo) baseado nos relatórios mensais, e dados coletados junto às empresas prestadoras de serviços. Os critérios definidos pelo Gestor em conjunto com um grupo de especialistas de Publicações Técnicas de aeronaves que melhor caracterizam o processo de terceirização dos serviços de publicações técnicas de peças foram os seguintes: Qualidade (C1) Prazo (C2) Custo (C3) Total de documentos técnicos liberados (C4) Os Indicadores selecionados para cada Critério definidos pelo Gestor em conjunto com um grupo de especialistas de Publicações Técnicas de aeronaves que caracterizam o processo de terceirização dos serviços de publicações técnicas de peças forma os seguintes: (a) Critério: Qualidade (C1) Ilustração, Lista de Peças Número de Questões

7 (b) Critério: Prazo (C2) No Prazo, Reprogramado, Em atraso (C) Critério: Custo (C3) Figura Nova, Figura Revisada Por Item Considerando uma avaliação sistemática e quantitativa dessas empresas é importante introduzir as escalas para os critérios de acordo com os indicadores alocadas para cada critério[6]. De forma a agregar valores para os indicadores é necessário quantificá-los com as ferramentas apropriadas, e para o estudo de caso foi escolhido o AHP (Saaty, 1980), pois o mesmo será usado para determinar os pesos para cada indicador. Os resultados que serão obtidos com o AHP (Saaty, 1980) serão utilizados para se determinar a matriz de dados para a aplicação da DEA (Charnes, Cooper, & Rhodes, 1978) a fim de se determinar a eficiência do processo analisado. 3.4 Aplicação dos Métodos O presente trabalho tem como proposta a aplicação conjunta de um método de auxílio à decisão que é o AHP (Saaty, 1980) com uma técnica de tomada de medida de eficiência que é a DEA (Charnes, Cooper & Rhodes, 1978). Sendo assim o AHP (Saaty, 1980) irá gerar os valores para a obtenção de uma matriz de dados para a tomada de medida de eficiência através da DEA (Charnes, Cooper & Rhodes, 1978) Segundo Earty et al. (2006), o AHP é utilizado para poder quantificar os dados qualitativos, e por sua vez a DEA será aplicada tanto para os dados qualitativos quanto para os quantitativos. Estas duas aplicações serão apresentadas a seguir Aplicação do método AHP O primeiro passo será a aplicação do AHP. O AHP será empregado para determinar os pesos para os indicadores dos critérios. Com isso foram criadas as matrizes de julgamentos baseadas na observação do grupo de especialistas quanto ao peso dos indicadores para cada critério. Este julgamento é feito com o AHP. Estes pesos serão utilizados para a elaboração dos valores dos critérios para cada empresa, que por sua vez servirão como dados para a aplicação da DEA. As matrizes de julgamentos estão apresentadas nas Tabelas abaixo. Tabela 1. Matriz de julgamentos AHP para o critério da Qualidade (C 1 ) Desempenho dos indicadores Critério C1 ( Qualidade) Alternativas Ilustração Lista de Peças Nº de Questões prioridade Ilustração 1 0,33 0,2 0, w1 Lista de Peças 3 1 0,33 0, w2 Nº de Questões ,63776 w3

8 Tabela 2. Matriz de julgamentos AHP para o critério de Prazo (C 2 ) Desempenho dos indicadores Critério C2 ( Prazo) No Prazo Reprogramado Em Atraso No Prazo , w1 Reprogramado 0, ,28041 w2 Em Atraso 0,33 0,33 1 0, w3 Tabela 3. Matriz de julgamentos AHP para o critério de Custo (C 3 ) Desempenho dos indicadores Critério C3 ( Custo) Figura NovFigura Revisada Por Item Figura Nova , Figura Revisada 0, , Por Item 0,5 0,33 1 0, Todos os julgamentos estão coerentes, uma vez que apresentaram um valor de CR (Consistency Ratio Razão de Coerência) menor que 0,20 de acordo com Saaty (1980). O critério C 1 representa a qualidade das publicações técnicas de peças de reposição. Esta qualidade pode ser medida pelos indicadores determinados pelo grupo de especialistas como as ilustrações criadas ou revisadas por cada empresa prestadora de serviço, pela quantidade de questões recebidas por mês dos operadores e pela revisão da lista de peça que precisa mostrar exatamente todos os Part Numbers (PNs), e as suas respectivas relações de intercambiabilidade. O outro critério C 2 representa o prazo pelo qual estas empresas devem cumprir para a entrega dos pacotes de trabalho. Os indicadores do prazo neste caso são representados pelas possíveis maneiras de se entregar os trabalhos tais como a entrega no prazo, a possibilidade de se replanejar a data de entrega, e por fim o atraso na entrega deste pacote de atividades. Lembrando que este pacote de atividades também denominado lote, é na realidade o conjunto de documentos técnicos tais como os desenhos, e a s listas de peças a serem trabalhadas pela empresa prestadora de serviço de forma a manter as publicações de peças atualizadas. O custo de cada empresa terceirizada é representado pelo critério C 3 cujos indicadores se referem aos custos de criação de uma figura nova, ou o custo de uma figura a ser revisada, ou de um item a ser criado na lista de peças da publicação por cada empresa contratada. O critério C 4 representa a entrada (input) do processo. Este input é medido pela quantidade de documentos técnicos tais como desenhos, e ordens de engenharia liberados pela equipe de projeto, e que no caso refletem mudanças nas aeronaves, ou até mesmo a criação de novos sistemas ou componentes nas aeronaves Aplicação da técnica DEA Para o estudo de medida de eficiência, a DEA (Charnes, Copper &Rhodes, 1978) é a ferramenta mais indicada devido a sua ampla e diversificada aplicação no meio acadêmico e entidades privadas. A integração da aplicação da DEA (Charnes, Copper &Rhodes, 1978) com o métodod AHP (Saaty, 1980) provém da necessidade de se considerar a preferência do decisor na medida de eficiência. A preferência do decisor será feita por meio de critérios e indicadores de acordo com o estudo apresentado no artigo: Measuring the efficiency of outsourcing: an illustrative case study from the aerospace industry (Filho, 2007).

9 O modelo DEA (Charnes, Copper &Rhodes, 1978) adotado para o estudo de caso foi o modelo DEA CCR (Charnes, Copper &Rhodes, 1978) pelo fato das empresas prestadoras de serviços possuírem porte semelhante, ou seja, os efeitos relacionados à escala de cada empresa não são relevantes (Soares de Mello et al., 2002). Quanto à orientação a opção foi o modelo orientado a output uma vez que o objetivo é o de maximizar as saídas mantendo-se os níveis atuais dos recursos (inputs). Sendo assim para a aplicação do modelo DEA (Charnes, Copper &Rhodes, 1978) o input é representado pela carga de trabalho submetida às empresas terceirizadas que ocorre após uma análise preliminar de uma equipe técnica dividida em sistemas e tecnologias do avião conforme recomendado pelas normas SPEC 2000 (Air Transport Association of America Specification 2000) e SPEC 2200 (Air Transport Association of America Specification 2200). Essa carga de trabalho é proveniente das modificações a serem feitas nas aeronaves podendo ser tanto um programa novo (desenvolvimento de novos produtos) quanto à introdução de modificações em sistemas da aeronave, e que é expressa pela quantidade de figuras a serem introduzidas nas publicações técnicas de peças. Além da elaboração de novas figuras é necessária a atualização do banco de dados com as listas de peças das aeronaves atualizadas e revisadas, uma vez que esta informação servirá de base para a manutenção da frota por parte dos operadores. Já o output é expresso em termos da quantidade de figuras trabalhadas e incorporadas nas publicações de peças sendo diferenciadas se esta atividade teve o seu prazo atendido ou não. Os valores dos critérios para cada alternativa serão utilizados para avaliar a eficiência de produção para estas empresas prestadoras de serviços com a DEA, onde nesta aplicação da DEA, os outputs (saídas) do processo são representados pelos critérios C 1 (Qualidade), C 2 (Prazo) e C 3 (Custo) enquanto que o input (entrada) do processo é expresso pelo critério C 4 (Documentos Técnicos). O próximo passo para a avaliação da eficiência é deterrminar os valores para os critérios após a aplicação do AHP (Saaty, 1980). Assim um grupo de especialistas atribuiu valores para todos os indicadores referentes a todas as empresas prestadoras de serviços em uma escala que varia entre 0 e 1, neste caso o valor zero representa o menor valor, e o valor um representa o maior valor. Os pesos dos indicadores foram utilizados para se determinar os valores para cada critério, e a Tabela 4 abaixo apresenta o resultado desta análise. Tabela 4. Valores dos critérios OUTPUTS INPUT IIustração Lista de Peças Nº de Questões C1 No Prazo Reprogramado Em Atraso C2 Figura Nova Figura Revisada Item C3 C4 Pesos 0,105 0,258 0,638 0,585 0,280 0,134 0,540 0,296 0,163 A 0,6 0,8 0,7 72 0,6 0,9 0,9 72 0,6 0,4 0, B 0,7 0,8 0,6 66 0,7 0,5 0,8 66 0,5 0,3 0, C 0,9 0,7 0,8 78 0,9 0,8 0,7 85 0,9 1 0, D 1 0,9 0,8 85 0,7 0, ,9 0,9 0, E 0,7 0,7 0, ,8 0,9 93 0,5 0,4 0, F 0,8 0,9 0,7 76 0,8 0,7 0,7 76 0,6 0,3 0, G 1 0,8 0,9 88 0,8 0,7 0,7 76 0,8 0,7 0, H 0, ,8 0,8 92 0,8 0, Desta forma a matriz de dados para a aplicação da DEA (Charnes, Copper &Rhodes, 1978) pode ser extraída da Tab.(4) acima através dos valores encontrados para os critérios C 1, C 2, C 3 e C 4. Estes valores foram encontrados multiplicando-se simplesmente os valores atribuídos para cada critério de cada empresa pelo seu respectivo peso, assim somando os valores encontrados para uma determinada empresa chega-se ao valor final de cada critério.

10 Tabela5. Matriz de dados da DEA OUTPUTS INPUT DMU C1 C2 C3 C4 A B C D E F G H Resultados Os resultados para a avaliação da eficiência de cada DMU foram elaborados com o software SIAD - Sistema Integrado de Apoio à Decisão (Angulo Meza et al., 2003), e estão na Tab.(6) abaixo. Tabela 6. Eficiência DEA sem restrição aos pesos DMU Efficiency A 0.56 B 0.55 C 0.90 D 1.00 E 0.91 F 0.67 G 0.85 H 1.00 De acordo com os valores apresentados pela Tab.(6), as eficiências para cada DMU foram determinadas. Seguindo a formulação proposta inicialmente pelo modelo DEA CCR (Charnes, Copper & Rhodes, 1978), modelo este escolhido pelo seu retorno constante de escala, uma vez que as empresas terceirizadas no processo de publicações técnicas de peças de reposição de aeronaves apresentam um comportamento semelhante, o que significa não possuírem muitas variações em seus processos pode-se deduzir que as DMUs que apresentaram um melhor desempenho foram as DMUs D e H, uma vez que obtiveram uma eficiência de 100% nos pela avaliação da DEA (Charnes, Copper & Rhodes, 1978). Sendo assim estas DMUs serviram como um benchmarking para que as demais DMUs que não obtiveram um desempenho satisfatório venham a ter uma melhoria em seus processos a fim de atingirem esta eficiência. 5.Conclusões Observando os resultados da Tab.(6) é possível notar que as DMUs D e H são eficientes com a eficiência padrão enquanto que as demais DMUs não são tão eficientes como as DMUs D e H. A análise de eficiência de 8 empresas prestadoras de serviços na indústria aeronáutica para o processo de publicações técnicas de peças de reposição de aeronaves foi feita neste estudo de caso, considerando os valores obtidos com o método AHP (Saaty, 1980) para os indicadores escolhidos

11 de acordo com a preferência do decisor para servirem como dados para a matriz do DEA (Charnes, Copper & Rhodes, 1978). Outras possibilidades para desenvolver este estudo de caso pode ser feito aplicando-se outros métodos de tomada de decisão, uma vez que a preferência do decisor deve ser levada em consideração. Para este estudo de caso na indústria aeronáutica foi aplicado o modelo DEA CCR (Charnes, Copper & Rhodes, 1978) com orientação a output, ou seja, o objetivo é o de maximizar os níveis atuais de outputs mantendo-se os níveis de inputs. A aplicação da DEA (Charnes, Copper & Rhodes, 1978) foi feita mediante o emprego do software SIAD (Ângulo Meza et al., 2003), e pelos resultados encontados pode-se concluir que o objetivo final foi atingido, uma vez que a intenção do estudo de caso proposto foi o de se elaborar um modelo de medida de eficiência de empresas terceirizadas no processo de elaboração, e atualização de publicações técnicas de peças de reposição de aeronaves. 6. Agradecimentos Em especial ao Departamento de Produção da UNESP Universidade Estadual Paulista (FEG / Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá ) pela possibilidade de desenvolver os conhecimentos através de seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Mestrado), e aos professores doutores Marins e Valério, os quais me auxiliam no decorrer do meu período como aluno regular do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção. Aos engenheiros Antonio Gabriel Conrado Dias Filho, José Carlos Carvalho da Silva, Leandro Bressan, Valmir Néder, Allan Barros e Alexandre Vagner da Embraer Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A que disponibilizaram todas as informações necessárias para o estudo de caso deste trabalho. 7. Referências Angulo Meza, L., Biondi Neto, L., Soares De Mello, J.C.C. B., Gomes, E.G., Coelho, P.H.G. SIAD - Sistema Integrado de Apoio à Decisão: Uma Implementação Computacional de Modelos de Análise Envoltória de Dados. Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção, v. 3, n. 20.Niterói: Universidade Federal Fluminense - Mestrado em Engenharia de Produção,2003. Angulo Meza, L., Soares De Mello, J.C.C. B., Gomes, E.G., Soares De Mello, M.H.C. Uma análise da qualidade e produtividade de programas de pós-graduação em Engenharia, Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Barr, R.S., Durchholz, M.L., Seiford, L. Peeling the DEA onion: Layering and rankordering DMUs using tiered DEA, Technical Report, Southern Methodist University, Charnes, A., Cooper, W.W., Rhodes, E. Measuring the efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research, 2, , Charnes, A., Cooper, W.W., Lewin, A., Seiford, L. Data Envelopment Analysis: Theory, Methodology and Applications. Kluwer Academic Publishers, Hinghham, Doumpos, M., Zopounidis, C., MULTICRITERIA DECISION AID CLASSIFICATION METHODS, Kluwer,Dordrecht (Nederland), Ertay, T., Ruan,D., Tuzkaya, U,R. Integrating data envelopment analysis and analytic hierarchy for the facility layout design in manufacturing systems Information Sciences 176 (2006) Filho,A.J.C.A.F.,Machado,M.G.,Moellmann,A.H.,Salomon,V.A.P. Aplicação de Métodos Diferentes de Tomada de Decisão com Múltiplos Critérios na Terceirização de Serviços de Publicações Técnicas de Peças na Indústria Aeronáutica, XXXVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Goiânia, 2006, Filho,A.J.C.A.F.Measuring the efficiency of outsourcing: an illustrative case study from the aerospace industry. Complex Systems Concurrent Engineering: Collaboration, technology, innovation and sustaintability, Springer, UK, 2007, Gomes, E.G.; Lins, M.P.E.; Meza, L.A.; Serapião, B.P.; Soares De Mello, J.C.B.;Antunes, J. S. Análise

12 de envoltória de dados no estudo da eficiência e dos benchmarks para companhias aéreas brasileiras. Pesquisa Operacional, v.23, n.2, p , Maio a Agosto de Lins, M.E., Neto, L.B., Chiganer, L., Fukuda, F.H., Roberto, V.D., Antonio, E.R., Oliveira, F.S. Determinação da eficiência relativa de unidades tomadoras de decisão: Uma abordagem neural. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Viçosa, Leta, F.R., Soares De Mello, J.C.C.B., Gomes, E.G., Angulo-Meza, L. Métodos de melhora de ordenação em DEA aplicados à avaliação estática de tornos mecânicos.investigação Operacional, 25, , Novaes, A. G. Logistica aplicada: suprimento e distribuição fisica, Sao Paulo: Pioneira, Paredes, E.B.Análise de componentes principais e procedimento iterativo de Normam e Stoker: Técnicas Alternativas para identificação dos insumos e produtos relevantes no emprego da análise envoltória de dados para avaliação da eficiência técnica de instituições de ensino, Dissertação de Mestrado, UFSC, Florianópolis, Perez, F.L.Estudo da Terceirização da Produção do Complexo Eletroeletrônico Brasileiro, Dissertação de Mestrado, UFSC, Florianópolis, Saaty, T. L., The Analytic Hierarchy Process, McGraw-Hill, New York,1980. Salomon, V. A. P, Desempenho da Modelagem do Auxílio à Decisão por Múltiplos Critérios na Análise do Planejamento e Controle da Produção, Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Séder, J.L.M. A Terceirização como estratégia logística para ampliação de um sistema de compressão de gás natural numa estação da PETROBRAS no estado do E.S., Dissertação de Mestrado, UFSC, Florianópolis, Soares De Mello, M.H.C., Avaliação de Desempenho nas Engenharias: Estudo de Caso UFF. Tese de Mestrado, Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Shimizu,T.Decisão nas organizações:introdução aos problemas de decisão gerencial encontrados nas organizações e nos sistemas de apoio à decisão, Atlas, São Paulo, Spec 2000, Air Transport Association of America Specification 2000, Washington, USA,2000. Spec 2200, Air Transport Association of America Specification 2002, Washington, USA, Direitos Autorais Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo do material impresso incluído no seu trabalho. Measuring the efficiency of outsourced companies of aircrafts spare parts technical publications - an illustrative case study from the aerospace industry Angelo José Castro Alves Ferreira Filho 1 Valério Antonio Pamplona Salomon 1 angelo.ferreira@hotmail.com salomon@feg.unesp.br 1 São Paulo State University, UNESP , Guaratinguetá, SP, Brazil Abstract. Outsourcing is related to the action which an organization deals with its suppliers through a kind of business contract where a specific activity or service has been hired to be made. The outsourcing of some activities has become a common practice in the industry, nowadays. It reduces costs, significantly, in the production process and, at the same time, adds some values to the business organization. However it is necessary to measure the performance of these activities. Data Envelopment Analysis (DEA) is a non-parametric method useful to compare the performance of production units. It has a wide range of applications in the measuring of efficiency. The Analytic

13 Hierarchy Process (AHP) is a multiple criteria decision-making method that uses hierarchic structures to represent a decision problem and then develops priorities for the alternatives based on the decision-maker's judgments. This paper presents an application based on DEA and AHP to evaluate the efficiency of subcontracted companies in a Brazilian aerospace factory. Keywords. Aerospace Industry, Efficiency and Performance Analysis, Outsourcing, DEA, AHP

SPOLM 2008 ISSN Rio de Janeiro, Brasil, 05 e 06 de agosto de 2008.

SPOLM 2008 ISSN Rio de Janeiro, Brasil, 05 e 06 de agosto de 2008. SELECIONANDO AERONAVES NO MERCADO DE AVIAÇÃO EXECUTIVA ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS E DA TEORIA DA UTILIDADE Angelo José Castro Alves Ferreira Filho

Leia mais

ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NA AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA DE PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NA AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA DE PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NA AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA DE PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA Eliane Gonçalves Gomes Programa de Engenharia de Produção Universidade Federal do Rio de

Leia mais

ANGELO JOSÉ CASTRO ALVES FERREIRA FILHO

ANGELO JOSÉ CASTRO ALVES FERREIRA FILHO 2 ANGELO JOSÉ CASTRO ALVES FERREIRA FILHO DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA MEDIR A EFICIÊNCIA DE EMPRESAS TERCEIRIZADAS NO PROCESSO DE PUBLICAÇÕES TÉCNICAS DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO DE AERONAVES Dissertação

Leia mais

FRONTEIRAS DEA NEBULOSAS PARA DADOS INTERVALARES

FRONTEIRAS DEA NEBULOSAS PARA DADOS INTERVALARES FRONTEIRAS DEA NEBULOSAS PARA DADOS INTERVALARES João Carlos C. B. Soares de Mello Depto. de Engenharia de Produção Universidade Federal Fluminense Rua Passo da Pátria, 56, São Domingos, 440-40, Niterói,

Leia mais

Teoria da Decisão. Processo Analítico Hierárquico Analytic Hierarchy Process (AHP) Prof. Lucas S. Batista.

Teoria da Decisão. Processo Analítico Hierárquico Analytic Hierarchy Process (AHP) Prof. Lucas S. Batista. Teoria da Decisão Analytic Hierarchy Process (AHP) Prof. Lucas S. Batista lusoba@ufmg.br www.ppgee.ufmg.br/ lusoba Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Graduação em Engenharia de Sistemas

Leia mais

ANÁLISE MULTICRITÉRIO COM DEA E AHP DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE AR-CONDICIONADO

ANÁLISE MULTICRITÉRIO COM DEA E AHP DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE AR-CONDICIONADO João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 ANÁLISE MULTICRITÉRIO COM DEA E AHP DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE AR-CONDICIONADO Vania Aparecida Rosario de Oliveira (UNESP ) oliveiravania@gmailcom

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE MATRIZES DE JULGAMENTOS NA ANÁLISE DO CONTROLE DA PRODUÇÃO THE USE OF JUDGMENT MATRICES IN THE PRODUCTION CONTROL ANALYSIS

UTILIZAÇÃO DE MATRIZES DE JULGAMENTOS NA ANÁLISE DO CONTROLE DA PRODUÇÃO THE USE OF JUDGMENT MATRICES IN THE PRODUCTION CONTROL ANALYSIS Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Campus Ponta Grossa Paraná Brasil ISSN 8080448 / v. 02, n. 0: p.6977, 2006 D.O.I.: 0.3895/S8080448200600000007 UTILIZAÇÃO DE MATRIZES DE JULGAMENTOS NA

Leia mais

Palavras-Chave: Método multicriterial; Análise Envoltória de Dados; Gestão Simulada.

Palavras-Chave: Método multicriterial; Análise Envoltória de Dados; Gestão Simulada. Método multicriterial de apoio à decisão: uma aplicação da Análise Envoltória de Dados como alternativa para a apuração dos resultados no ambiente de Gestão Simulada Iuri Guarino Silveira Dutra (ECHSVR/UFF)

Leia mais

ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS MODELOS DEA APLICADOS NO SETOR EDUCACIONAL NO BRASIL, PERÍODO DE 1999 A 2009

ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS MODELOS DEA APLICADOS NO SETOR EDUCACIONAL NO BRASIL, PERÍODO DE 1999 A 2009 ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS MODELOS DEA APLICADOS NO SETOR EDUCACIONAL NO BRASIL, PERÍODO DE 1999 A 2009 Nilma Gorette Antonia de Oliveira (UFAM) nilma@ufam.edu.br MARIA

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE PORTOS DE CARREGAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE PORTOS DE CARREGAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE PORTOS DE CARREGAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO Leila dos Santos Pires Universidade Federal Fluminense Rua Passo da Pátria 156, 22210-240, Niterói, RJ leilapire@yahoo.com.br Rodrigo

Leia mais

Peculiaridades da Análise por Envoltória de Dados

Peculiaridades da Análise por Envoltória de Dados Peculiaridades da Análise por Envoltória de Dados Enzo B. Mariano (EESC/USP) enzo.mariano@gmail.com Mariana R. Almeida (EESC/USP) almeidamariana@yahoo.com Daisy A. N. Rebelatto (EESC/USP) daisy@prod.eesc.usp.br

Leia mais

Analytic Hierarchy Process (AHP)

Analytic Hierarchy Process (AHP) Analytic Hierarchy Process (AHP) Evolução histórica Thomas L. Saaty (in memoriam) Escala e comparações 1/9 1 9 Síntese normal e ideal Soma = 100% ou max=100% Particularidades 1 Evolução histórica do AHP

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO: UM MODELO PARA A DESCOBERTA DO QUE TERCEIRIZAR

ADMINISTRAÇÃO: UM MODELO PARA A DESCOBERTA DO QUE TERCEIRIZAR ADMINISTRAÇÃO: UM MODELO PARA A DESCOBERTA DO QUE TERCEIRIZAR AUTORES Hamilton Bezerra Fraga da Silva Professor na Universidade Gama Filho Luis Perez Zotes INSTITUIÇÕES Centro de Estudos e Pesquisas do

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA DETERMINAR A INFLUÊNCIA DOS DADOS DE POSICIONAMENTO DOS TRENS DE POUSO NO ALINHAMENTO DIRECIONAL DE UMA AERONAVE GILSON S.

UMA PROPOSTA PARA DETERMINAR A INFLUÊNCIA DOS DADOS DE POSICIONAMENTO DOS TRENS DE POUSO NO ALINHAMENTO DIRECIONAL DE UMA AERONAVE GILSON S. UMA PROPOSTA PARA DETERMINAR A INFLUÊNCIA DOS DADOS DE POSICIONAMENTO DOS TRENS DE POUSO NO ALINHAMENTO DIRECIONAL DE UMA AERONAVE GILSON S. GOMES 1. Instituto Tecnológico de Aeronáutica Pós- Graduação

Leia mais

Instituto Tecnológico de Aeronáutica Mestrado Profissional em Produção. MB-746 Otimização. DEA Data Envelopment Analysis

Instituto Tecnológico de Aeronáutica Mestrado Profissional em Produção. MB-746 Otimização. DEA Data Envelopment Analysis MB-746 Otimização DEA Data Envelopment Analysis Data Envelopment Analysis (DEA) is a nonparametric method for the empirical measurement of productive efficiency of decision making units (DMUs) 1957 - Farrell:

Leia mais

Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados (DEA). Fronteira de Eficiência. Operadoras de Plano de

Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados (DEA). Fronteira de Eficiência. Operadoras de Plano de Análise do desempenho dos planos de saúde da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) por meio do Modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA) Idalberto José das Neves Júnior (UCB)

Leia mais

COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM DEA

COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM DEA COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM DEA Luis Felipe Aragão de Castro Senra Programa de Mestrado em Engenharia de Produção - Universidade Federal Fluminense Rua Passo da Pátria, 156, São Domingos,

Leia mais

Teoria da Decisão. Teoria da Utilidade Multiatributo. Prof. Lucas S. Batista. lusoba

Teoria da Decisão. Teoria da Utilidade Multiatributo. Prof. Lucas S. Batista.   lusoba Teoria da Decisão Teoria da Utilidade Multiatributo Prof. Lucas S. Batista lusoba@ufmg.br www.ppgee.ufmg.br/ lusoba Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica,

Leia mais

UM ESTUDO DE CASO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS INTEIROS COM MODELOS BASEADOS EM DEA

UM ESTUDO DE CASO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS INTEIROS COM MODELOS BASEADOS EM DEA UM ESTUDO DE CASO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS INTEIROS COM MODELOS BASEADOS EM DEA Eliane Gonçalves Gomes Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Parque Estação Biológica, Av. W3 Norte final, 70770-901,

Leia mais

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE AÉREA: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE AÉREA: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE AÉREA: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS Priscilla N. A. K. Presta Pietro Sossai Gomes Juliana Quintanilha da Silveira João Carlos C. B. Soares de Mello Universidade

Leia mais

Avaliação de investimento dos times de 3 ligas europeias de futebol com modelos DEA e Clusters Dinâmicos

Avaliação de investimento dos times de 3 ligas europeias de futebol com modelos DEA e Clusters Dinâmicos Avaliação de investimento dos times de 3 ligas europeias de futebol com modelos DEA e Clusters Dinâmicos Autores: Fernando do Valle Silva Andrade Gustavo Naciff de Andrade João Carlos C. B. Soares de Mello

Leia mais

UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CURVA ABC USANDO DEA

UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CURVA ABC USANDO DEA XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CURVA ABC USANDO DEA André Morais Gurgel (UFRN) andmgurgel@digizap.com.br Dario José Aloise (UFRN) aloisedj@gmail.com Classificar

Leia mais

Regência de Projetos Encontro Anual de Membros Belo Horizonte, de xx

Regência de Projetos Encontro Anual de Membros Belo Horizonte, de xx Regência de Projetos 1 de xx Priorização: alcançando o alinhamento estratégico Estudo de Caso do Setor de Mineração PMO (Escritório de Projetos) Ítalo Coutinho, MsC, Especialista João Carlos Araújo da

Leia mais

Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados; Processos licitatórios; Embarcações de apoio marítimo.

Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados; Processos licitatórios; Embarcações de apoio marítimo. UTILIZAÇÃO DE DEA PARA ANÁLISE DE PROCESSOS LICITATÓRIOS ESTUDO DE CASO DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE APOIO MARÍTIMO OFFSHORE DA PETROBRAS Gustavo da Silva Maciel 1 Lidia Angulo Meza 2 Vanderson

Leia mais

Documento de Trabalho nº 21

Documento de Trabalho nº 21 Uma medida de eficiência em Segurança Pública Série Estudos de Políticas Públicas Documento de Trabalho nº 21 David Morais Outubro de 2003 O Observatório Universitário, é um núcleo do instituto Databrasil

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DEPARTAMENTOS COM MODELOS DEA: ESTUDO DE CASO NA UFF

AVALIAÇÃO DE DEPARTAMENTOS COM MODELOS DEA: ESTUDO DE CASO NA UFF AVALIAÇÃO DE DEPARTAMENTOS COM MODELOS DEA: ESTUDO DE CASO NA UFF João Carlos Correia Baptista Soares de Mello jcsmello@producao.uff.br Universidade Federal Fluminense UFF, Departamento de Engenharia de

Leia mais

Estudo da eficiência de empresas distribuidoras de jornais usando análise envoltória de dados

Estudo da eficiência de empresas distribuidoras de jornais usando análise envoltória de dados Costa, C. A.; Young, R. I. M. Reutilização de informações no projeto de moldes de injeção... Produto & Produção, vol. 7, n. 3, p. 27-35, out. 2004 27 Estudo da eficiência de empresas distribuidoras de

Leia mais

UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DO PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO

UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DO PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DO PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO Hamilton Bezerra Fraga da Silva Fundação João Goulart - Instituto de Estudos de Administração Pública e Faculdade da Cidade. Rua General Barbosa Lima

Leia mais

USO DE TÉCNICAS DE SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM DEA PARA ANALISAR O SETOR ELÉTRICO

USO DE TÉCNICAS DE SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM DEA PARA ANALISAR O SETOR ELÉTRICO USO DE TÉCNICAS DE SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM DEA PARA ANALISAR O SETOR ELÉTRICO Luis Felipe Aragão de Castro Senra Programa de Engenharia de Produção Universidade Federal Fluminense João Carlos Correia Baptista

Leia mais

XXXVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL Pesquisa Operacional na Sociedade: Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento

XXXVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL Pesquisa Operacional na Sociedade: Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento APLICAÇÃO DE MÉTODOS DIFERENTES DE TOMADA DE DECISÃO COM MÚLTIPLOS CRITÉRIOS NA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICAÇÕES TÉCNICAS DE PEÇAS NA INDÚSTRIA AERONÁUTICA Angelo José Castro Alves Ferreira Filho

Leia mais

Data Envelopment Analysis in the Sustainability Context - a Study of Brazilian Electricity Sector by Using Global Reporting Initiative Indicators

Data Envelopment Analysis in the Sustainability Context - a Study of Brazilian Electricity Sector by Using Global Reporting Initiative Indicators Data Envelopment Analysis in the Sustainability Context - a Study of Brazilian Electricity Sector by Using Global Reporting Initiative Indicators Análise Envoltória de Dados no contexto da sustentabilidade

Leia mais

CARSHARING: AVALIANDO O POTENCIAL DO MERCADO BRASILEIRO

CARSHARING: AVALIANDO O POTENCIAL DO MERCADO BRASILEIRO CARSHARING: AVALIANDO O POTENCIAL DO MERCADO BRASILEIRO Aluno: Gabriela Mello Kortchmar Orientador: Hugo Repolho Introdução A presente pesquisa consiste na realização de uma análise para ser usada como

Leia mais

Teoria da Decisão. Introdução. Prof. Lucas S. Batista. lusoba

Teoria da Decisão. Introdução. Prof. Lucas S. Batista.  lusoba Teoria da Decisão Introdução Prof. Lucas S. Batista lusoba@ufmg.br www.ppgee.ufmg.br/ lusoba Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Graduação em Engenharia de Sistemas Apresentação Sumário

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DEA EM DEPARTAMENTOS DE GRADUAÇÃO UNIVERSITÁRIA

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DEA EM DEPARTAMENTOS DE GRADUAÇÃO UNIVERSITÁRIA September 24-28, 212 ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DEA EM DEPARTAMENTOS DE GRADUAÇÃO UNIVERSITÁRIA Juliana Benicio Universidade Federal Fluminense Doutorado em Engenharia de Produção, Niterói, Rio de Janeiro.

Leia mais

ESTUDO SOBRE MÉTODOS DE SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM DEA

ESTUDO SOBRE MÉTODOS DE SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM DEA versão impressa ISSN 0101-7438 / versão online ISSN 1678-5142 ESTUDO SOBRE MÉTODOS DE SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM DEA Luis Felipe Aragão de Castro Senra Programa de Doutorado em Administração de Empresas IAG/PUC-Rio

Leia mais

UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO IGC USANDO DEA

UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO IGC USANDO DEA UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO IGC USANDO DEA Armando Zeferino Milioni Instituto Tecnológico de Aeronáutica DCTA ITA IEMB, São José dos Campos, SP, 12228-900 HTUMilioni@ita.brUTH Denise Beatriz T. P. Ferrari

Leia mais

Análise comparativa de fundos de hedge brasileiros utilizando DEA e bootstrap

Análise comparativa de fundos de hedge brasileiros utilizando DEA e bootstrap Análise comparativa de fundos de hedge brasileiros utilizando DEA e bootstrap Felipe Piton da Silva (Escola Politécnica-USP) felipe.silva@poli.usp.br Celma de Oliveira Ribeiro (Escola Politécnica-USP)

Leia mais

Análise de eficiência em sistemas produtivos com a utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA)

Análise de eficiência em sistemas produtivos com a utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA) 1 Análise de eficiência em sistemas produtivos com a utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA) 2 Fabio Antonio Sartori Piran fabiosartoripiran@gmail.com 3 Roteiro Contextualização; Análise Envoltória

Leia mais

ANÁLISE MULTICRITÉRIO APLICADA À SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL

ANÁLISE MULTICRITÉRIO APLICADA À SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL ANÁLISE MULTICRITÉRIO APLICADA À SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL Roselita Cavalcante Bastos Instituto Nacional do Seguro Social/Previdência Social - Gerência Executiva de Fortaleza: rua Pedro

Leia mais

Afectação de recursos a projectos

Afectação de recursos a projectos Modelos de Apoio à Decisão Afectação de recursos a projectos João Carlos Lourenço Carlos A. Bana e Costa joao.lourenco@ist.utl.pt carlosbana@ist.utl.pt 2009 Introdução Qual é o problema? Supondo que um

Leia mais

MODELO DEA COMO FERRAMENTA DE APOIO A DECISÃO

MODELO DEA COMO FERRAMENTA DE APOIO A DECISÃO XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro

Leia mais

Distribuição de horas de vôo no COMAER utilizando um modelo DEA de fronteira hiperbólica

Distribuição de horas de vôo no COMAER utilizando um modelo DEA de fronteira hiperbólica Distribuição de horas de vôo no COMAER utilizando um modelo DEA de fronteira hiperbólica José Virgílio Guedes de Avellar (Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA) avellar@ita.br Armando Zeferino Milioni

Leia mais

ANÁLISE E PREDISPOSIÇÃO À OCORRÊNCIA DE ESCORREGAMENTOS UTILIZANDO ROTINAS DE APOIO À DECISÃO COMO BASE PARA O... PAINÉIS

ANÁLISE E PREDISPOSIÇÃO À OCORRÊNCIA DE ESCORREGAMENTOS UTILIZANDO ROTINAS DE APOIO À DECISÃO COMO BASE PARA O... PAINÉIS PAINÉIS 97 Rodrigues, B. B.; Zuquette, L. V. 98 ANÁLISE E PREDISPOSIÇÃO À OCORRÊNCIA DE ESCORREGAMENTOS UTILIZANDO ROTINAS DE APOIO À DECISÃO COMO BASE PARA O PLANEJAMENTO URBANO Berenice Bitencourt Rodrigues

Leia mais

REVISÃO DOS MÉTODOS TOTAIS DE SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM DEA

REVISÃO DOS MÉTODOS TOTAIS DE SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM DEA REVISÃO DOS MÉTODOS TOTAIS DE SELEÇÃO DE VARIÁVEIS EM DEA Luis Felipe Aragão de Castro Senra, MSc. ELETROBRAS lfacs@nomade.fr Luiz Cesar Nanci, MSc. UFF - Universidade Federal Fluminense cnanci@predialnet.com.br

Leia mais

ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS PARA ALOCAÇÃO DE RECURSOS: UMA PROPOSTA DE ALGORITMO SEQÜENCIAL

ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS PARA ALOCAÇÃO DE RECURSOS: UMA PROPOSTA DE ALGORITMO SEQÜENCIAL A pesquisa Operacional e os Recursos Renováveis 4 a 7 de novembro de 2003, Natal-RN ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS PARA ALOCAÇÃO DE RECURSOS: UMA PROPOSTA DE ALGORITMO SEQÜENCIAL Fabiana Rodrigues Leta

Leia mais

Aplicação da Metodologia ABC/AHP na Distribuição de Custos Indiretos na Pequena e Média Empresa

Aplicação da Metodologia ABC/AHP na Distribuição de Custos Indiretos na Pequena e Média Empresa Aplicação da Metodologia ABC/AHP na Distribuição de Custos Indiretos na Pequena e Média Empresa Alcimar das Chagas Ribeiro Helder Gomes Costa Resumo: Neste trabalho apresenta-se a aplicação de uma metodologia

Leia mais

RESUMO ABSTRACT. XXXVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL Pesquisa Operacional na Sociedade: Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento

RESUMO ABSTRACT. XXXVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL Pesquisa Operacional na Sociedade: Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento MEDIDAS DE EFICIÊNCIA DEA PARA INFERÊNCIA EM ANÁLISE DE VARIÂNCIA: APLICAÇÃO A EXPERIMENTOS COM CULTURAS CONSORCIADAS E EVIDÊNCIAS DA TEORIA DA CASUALIZAÇÃO Geraldo da Silva e Souza Eliane Gonçalves Gomes

Leia mais

MEDIDA DE SELETIVIDADE DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFF COM MODELOS DEA

MEDIDA DE SELETIVIDADE DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFF COM MODELOS DEA MEDIDA DE SELETIVIDADE DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFF COM MODELOS DEA Maria Helena Campos Soares de Mello João Carlos C. B. Soares de Mello 2 Lidia Angulo-Meza 3 Resumo: A Universidade Federal Fluminense

Leia mais

USO DE ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS EM AGRICULTURA: O CASO DE HOLAMBRA

USO DE ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS EM AGRICULTURA: O CASO DE HOLAMBRA USO DE ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS EM AGRICULTURA: O CASO DE HOLAMBRA Eliane Gonçalves Gomes 1 João Alfredo de Carvalho Mangabeira 2 Resumo: O uso de Análise de Envoltória de Dados (DEA) para medir

Leia mais

OVERVIEW. eventos simultâneos ao IBAS

OVERVIEW. eventos simultâneos ao IBAS OVERVIEW» Primeiro Air show do Brasil» Cerimônia de abertura com a presença de autoridades» Exposição estática de aeronaves e equipamentos» Pavilhão de exposição indoor» Espaço formação, tecnologia e inovação»

Leia mais

038/ EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE EMPRÉSTIMOS PARA RETENÇÃO DE MATRIZES NA PLANÍCIE PANTANEIRA

038/ EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE EMPRÉSTIMOS PARA RETENÇÃO DE MATRIZES NA PLANÍCIE PANTANEIRA ISSN 275-6295 RIO DE JANEIRO- BRASIL, 05 E 06 DE AGOSTO DE 2009. SPOLM 2009 038/2009 - EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE EMPRÉSTIMOS PARA RETENÇÃO DE MATRIZES NA PLANÍCIE PANTANEIRA Urbano Gomes Pinto de Abreu Embrapa

Leia mais

Avaliação da Eficiência das companhias de Seguros no Ano de Uma Abordagem Através da Análise Envoltória de Dados

Avaliação da Eficiência das companhias de Seguros no Ano de Uma Abordagem Através da Análise Envoltória de Dados Avaliação da Eficiência das companhias de Seguros no Ano de 2002. Uma Abordagem Através da Análise Envoltória de Dados Antonio Carlos Magalhães da Silva Cesar Das Neves Armando C. Gonçalves Neto Resumo:

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE SUBESTAÇÕES UMA APLICAÇÃO DE DEA EM UMA EMPRESA DO SETOR DE ENERGIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE SUBESTAÇÕES UMA APLICAÇÃO DE DEA EM UMA EMPRESA DO SETOR DE ENERGIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Versão inicial submetida em 4/0/00. Versão final recebida em 4/05/0. Rio de Janeiro, v.4, n., p. -, janeiro a abril de 0 ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE SUBESTAÇÕES UMA APLICAÇÃO DE DEA EM UMA EMPRESA DO SETOR

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PRODUTIVIDADE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UTILIZANDO A DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA)

AVALIAÇÃO DE PRODUTIVIDADE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UTILIZANDO A DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) AVALIAÇÃO DE PRODUTIVIDADE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UTILIZANDO A DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) Gisele Figueiredo Braz (UFMG) Rua Santa Bernadete, 787. Bairro Todos os Santos Montes Claros/MG

Leia mais

1. TÉCNICA BASEADA NA TEORIA SOBRE FUZZY SETS

1. TÉCNICA BASEADA NA TEORIA SOBRE FUZZY SETS CAP. 4 MÉTODO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA 1. TÉCNICA BASEADA NA TEORIA SOBRE FU SETS Será mostrada aqui a utilização de um método, o AHP Analytical Hierarchy Process proposto por SAAT. O método se insere dentro

Leia mais

Análise quantitativa comparada do ensino de Cálculo com computador

Análise quantitativa comparada do ensino de Cálculo com computador Análise quantitativa comparada do ensino de Cálculo com computador Autores: * Maria Helena Campos Soares de Mello - helena_mello@yahoo.com.br **João Carlos Correia Baptista Soares de Mello - jcsmello@yahoo.com.br

Leia mais

GUSTAVO NACIFF DE ANDRADE UTILIZAÇÃO DO MÉTODO MULTICRITÉRIO MACBETH PARA AGREGAR OS OUTPUTS EM ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS. Professor Orientador:

GUSTAVO NACIFF DE ANDRADE UTILIZAÇÃO DO MÉTODO MULTICRITÉRIO MACBETH PARA AGREGAR OS OUTPUTS EM ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS. Professor Orientador: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CURSO DE DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GUSTAVO NACIFF DE ANDRADE UTILIZAÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE UM PROCESSO CM ATRAVÉS DA METODOLOGIA DEA

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE UM PROCESSO CM ATRAVÉS DA METODOLOGIA DEA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE UM PROCESSO CM ATRAVÉS DA METODOLOGIA DEA Marcos Roberto Gois de Oliveira Programa de Pós-graduação em Administração, PROPAD/UFPE Charles Ulises De Montreuil Carmona Programa

Leia mais

APLICAÇÃO DO AUXÍLIO À DECISÃO POR MÚLTIPLOS CRITÉRIOS NA SELEÇÃO DE FORNECEDORES NA INDÚSTRIA AERONÁUTICA

APLICAÇÃO DO AUXÍLIO À DECISÃO POR MÚLTIPLOS CRITÉRIOS NA SELEÇÃO DE FORNECEDORES NA INDÚSTRIA AERONÁUTICA APLICAÇÃO DO AUXÍLIO À DECISÃO POR MÚLTIPLOS CRITÉRIOS NA SELEÇÃO DE FORNECEDORES NA INDÚSTRIA AERONÁUTICA Mauricio Garcia Vieira Universida Feral Santa Catarina (UFSC) vieiramauricio@bol.com.br Valério

Leia mais

Busca sequencial de alvos intermediários em modelos DEA com soma de outputs constante

Busca sequencial de alvos intermediários em modelos DEA com soma de outputs constante E.G. Gomes, J.C. Mello, M.P. Lins / Investigação Operacional, 23 (2003) 163-178 163 Busca sequencial de alvos intermediários em modelos DEA com soma de outputs constante Eliane Gonçalves Gomes João Carlos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Trabalho de Conclusão de Curso Uma análise do Modelo de Gestão Empresarial para a Responsabilidade Socioambiental

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. Embraer

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. Embraer INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Embraer São José dos Campos SP, 14 de novembro de 2013 Priscilla Yugue FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final

Leia mais

Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão

Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão Fragilidade Ambiental Parcial Município de Cachoeira Paulista SP Marcelo Cardoso da Silva Bandoria Mestrado em Sensoriamento Remoto

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS POR MEIO DE MODELOS AVANÇADOS EM ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS POR MEIO DE MODELOS AVANÇADOS EM ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS POR MEIO DE MODELOS AVANÇADOS EM ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS Juliana Quintanilha da Silveira João Carlos C. B. Soares de Mello Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO TECNOLÓGICO MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LUCAS SANTOS MENEZES E OLIVEIRA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO TECNOLÓGICO MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LUCAS SANTOS MENEZES E OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO TECNOLÓGICO MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LUCAS SANTOS MENEZES E OLIVEIRA COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE APOIO À DECISÃO NA SELEÇÃO DE UM IMÓVEL NITERÓI 2008 Livros

Leia mais

Gestão de auto-estradas

Gestão de auto-estradas Gestão de auto-estradas Análise de eficiência das auto-estradas federais brasileiras com portagens por Eliane Gomes, João Mello, Luiz Neto e Lidia Meza RESUMO: Nos últimos anos, a exploração de várias

Leia mais

Avaliação comparativa de ETAR com recurso à otimização matemática. Milton Fontes, AdCL Alda Henriques, FEUP

Avaliação comparativa de ETAR com recurso à otimização matemática. Milton Fontes, AdCL Alda Henriques, FEUP Avaliação comparativa de ETAR com recurso à otimização matemática Milton Fontes, AdCL Alda Henriques, FEUP Enquadramento Ferramenta apoio à gestão das ETAR Parceria Empresa/Universidade Projeto Benchmarking

Leia mais

Aplicação do Método AHP para Avaliação de Projetos Industriais

Aplicação do Método AHP para Avaliação de Projetos Industriais Diva Martins Rosas e Silva Aplicação do Método AHP para Avaliação de Projetos Industriais Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre pelo Programa

Leia mais

PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS CORRENTES EM UMA FERROVIA ATRAVÉS DE PROGRAMAÇÃO POR METAS

PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS CORRENTES EM UMA FERROVIA ATRAVÉS DE PROGRAMAÇÃO POR METAS PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS CORRENTES EM UMA FERROVIA ATRAVÉS DE PROGRAMAÇÃO POR METAS Gregório Coelho de Morais Neto Pedro Henrique Del Caro Daher PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS

Leia mais

Sistemas CAE/CAD/CAM I

Sistemas CAE/CAD/CAM I ao sistemas CAE/CAD/CAM a Sistemas CAE/CAD/CAM Altamir Dias 1 DEPTO. DE ENGENHARIA MECÂNICA Universidade Federal de Santa Catarina POSMEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA ao sistemas CAE/CAD/CAM

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR EM UMA MICROEMPRESA DE USINAGEM

UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR EM UMA MICROEMPRESA DE USINAGEM UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR EM UMA MICROEMPRESA DE USINAGEM Tiago Bruno Ribeiro 1, Paulo André de Oliveira 2 1 FATEC,Botucatu,São Paulo, Brasil. E-mail tiaggo.bruno@hotmail.com 2 FATEC,Botucatu,São

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento do Tempo de Projetos Parte 05 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP)

Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP) Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP) Fragilidade Ambiental Parcial Município de Cachoeira Paulista SP Marcelo Cardoso da Silva Bandoria Mestrado em Sensoriamento Remoto Instituto

Leia mais

CÁLCULO DO ÍNDICE DE OEE - OVERALL EQUIPMENT EFFETIVENESS EM UM CENTRO DE CUSTO DE UMA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS

CÁLCULO DO ÍNDICE DE OEE - OVERALL EQUIPMENT EFFETIVENESS EM UM CENTRO DE CUSTO DE UMA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS 197 CÁLCULO DO ÍNDICE DE OEE - OVERALL EQUIPMENT EFFETIVENESS EM UM CENTRO DE CUSTO DE UMA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS CALCULATION OF THE OEE INDEX - OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS IN A COST CENTER

Leia mais

SEQUENCIAMENTO DE LINHAS DE MONTAGEM MÚLTIPLAS NO AMBIENTE DE PRODUÇÃO ENXUTA UM ESTUDO SIMULADO PARA MINIMIZAR O RISCO DE PARADAS

SEQUENCIAMENTO DE LINHAS DE MONTAGEM MÚLTIPLAS NO AMBIENTE DE PRODUÇÃO ENXUTA UM ESTUDO SIMULADO PARA MINIMIZAR O RISCO DE PARADAS Disponível eletronicamente em www.revista-ped.unifei.edu.br Edição Especial Projeto Pró Engenharias Revista P&D em Engenharia de Produção V. 08 N. 01 (2010) p. 06-10 ISSN 1679-5830 SEQUENCIAMENTO DE LINHAS

Leia mais

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE AÉREA: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE AÉREA: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE AÉREA: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS Priscilla Navarro de Andrade Kauffmann Presta (UFF) priscilla_presta@hotmail.com

Leia mais

Teoria da Decisão. Otimização Vetorial. Prof. Lucas S. Batista. lusoba

Teoria da Decisão. Otimização Vetorial. Prof. Lucas S. Batista.  lusoba Teoria da Decisão Otimização Vetorial Prof. Lucas S. Batista lusoba@ufmg.br www.ppgee.ufmg.br/ lusoba Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Graduação em Engenharia de Sistemas Introdução

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS COM MODELO Fuzzy-DEA

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS COM MODELO Fuzzy-DEA 1 AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS COM MODELO Fuzzy-DEA Teresa Cristina Vilardo Domingues Correia Departamento de Engenharia de Produção Universidade Federal Fluminense Rua Passo

Leia mais

Análise de eficiência dos aeroportos internacionais brasileiros. Title of the article in English

Análise de eficiência dos aeroportos internacionais brasileiros. Title of the article in English Análise de eficiência dos aeroportos internacionais brasileiros Leonardo Maldaner (UTFPR-FB) dadomaldaner@gmail.com Maiquiel Schmidt de Oliveira (UTFPR-FB) msoliveira@utfpr.edu.br Franklin Ângelo Krukoski

Leia mais

Localização de Instalações. Projeto de Redes Logísticas. Escola Politécnica. Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha.

Localização de Instalações. Projeto de Redes Logísticas. Escola Politécnica. Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha. Localização de Instalações Projeto de Redes Logísticas Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha Escola Politécnica cbcunha@usp.br Objetivo Definir a configuração de uma rede logística / supply chain em termos

Leia mais

MÉTODOS MULTICRITÉRIO DE AUXÍLIO À DECISÃO APLICADOS A AVALIAÇÃO E AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS

MÉTODOS MULTICRITÉRIO DE AUXÍLIO À DECISÃO APLICADOS A AVALIAÇÃO E AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS MÉTODOS MULTICRITÉRIO DE AUXÍLIO À DECISÃO APLICADOS A AVALIAÇÃO E AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS Lucas Santos Menezes Oliveira Mestrado em Engenharia de Produção Universidade Federal Fluminense Rua Passo da Pátria,

Leia mais

6 Estudo de Caso Conceitos utilizados no Estudo de Caso

6 Estudo de Caso Conceitos utilizados no Estudo de Caso 6 Estudo de Caso O presente estudo de caso pretende confirmar a tese de que a privatização das infra-estruturas de transporte no Brasil viabilizou o processo de multimodalidade domestico brasileiro. Por

Leia mais

2.4 Análise Envoltória de Dados DEA

2.4 Análise Envoltória de Dados DEA 94 2.4 Análise Envoltória de Dados DEA O objetivo desta seção é revisar os conceitos de produtividade e eficiência dos processos produtivos abordando as técnicas de mensuração oferecidas no âmbito da Pesquisa

Leia mais

Renan Novaes Tona UFF. Tamara Onias UFF. Allan Vilela UFF

Renan Novaes Tona UFF. Tamara Onias UFF. Allan Vilela UFF APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP PARA AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO PARA GESTORES NA ESCOLHA DO TIPO DE EMBALAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS PEÇAS NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO Renan Novaes Tona renantona@gmail.com UFF

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Contextualização e motivação

1 Introdução. 1.1 Contextualização e motivação 1 Introdução 1.1 Contextualização e motivação Segundo Novaes (2004), no final da década de 1970, significativas mudanças econômicas passaram a afetar as sociedades comercialmente desenvolvidas e industrializadas.

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENRIQUECIMENTO POLINOMIAL NO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS GENERALIZADOS EM ELEMENTOS TRIANGULARES

AVALIAÇÃO DO ENRIQUECIMENTO POLINOMIAL NO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS GENERALIZADOS EM ELEMENTOS TRIANGULARES AVALIAÇÃO DO ENRIQUECIMENTO POLINOMIAL NO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS GENERALIZADOS EM ELEMENTOS TRIANGULARES Neimar A. da Silveira Filho niemarsilveira@ufmg.br Thaiane Simonetti de Oliveira thaianesimo@gmail.com

Leia mais

Avaliação de eficiência com DEA - Fundamentos matemáticos e modelagem de aplicações. João Carlos Soares de Mello Lidia Angulo-Meza

Avaliação de eficiência com DEA - Fundamentos matemáticos e modelagem de aplicações. João Carlos Soares de Mello Lidia Angulo-Meza Avaliação de eficiência com DEA - Fundamentos matemáticos e modelagem de aplicações. João Carlos Soares de Mello Lidia Angulo-Meza Agenda Noções fundamentais Modelos matemáticos Propriedades Introdução

Leia mais

ALGORITMO DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS DISCRETOS COM ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS

ALGORITMO DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS DISCRETOS COM ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS versão impressa ISSN 0101-7438 / versão online ISSN 1678-5142 ALGORITMO DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS DISCRETOS COM ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS João Carlos Correia Baptista Soares de Mello Departamento de

Leia mais

EFICIÊNCIA NO INVESTIMENTO EM FRANQUIAS UTILIZANDO A ANÁLISE POR ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA): ESTUDO COM FRANQUIAS DO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO

EFICIÊNCIA NO INVESTIMENTO EM FRANQUIAS UTILIZANDO A ANÁLISE POR ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA): ESTUDO COM FRANQUIAS DO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 EFICIÊNCIA NO INVESTIMENTO EM FRANQUIAS UTILIZANDO A ANÁLISE POR ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA): ESTUDO COM FRANQUIAS DO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO Guilherme

Leia mais

MELHORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE*

MELHORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE* MELHORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE* Izabelle Lannes Salgueiro Ferreira 1 Raphael Barbosa de Souza 2 José Carlos da Silva 3 Resumo O presente trabalho tem o objetivo de mostrar como sistemas especialistas

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Engenharia de Software Prof Pedro Vunge www.pedrovunge.com I Semestre de 2018 Capítulo 1 Introdução SUMÁRIO Engenharia de Software Definição; Objectivos

Leia mais

Eficiência Para Sistemas Produtivos Locais: Aplicação Da Análise Envoltória De Dados

Eficiência Para Sistemas Produtivos Locais: Aplicação Da Análise Envoltória De Dados ISSN Impresso: 1806-6356 ISSN Eletrônico: 2317-2983 http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.6.5 Eficiência Para Sistemas Produtivos Locais: Aplicação Da Análise Envoltória De Dados Efficiency For Local Production

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HUGO LUÍS DO NASCIMENTO PIMENTA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HUGO LUÍS DO NASCIMENTO PIMENTA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HUGO LUÍS DO NASCIMENTO PIMENTA ADAPTAÇÃO DO MÉTODO DE SAVAGE AOS MODELOS DEA E FUZZY-DEA APLICADO À EVOLUÇÃO TEMPORAL

Leia mais

PROCESSO DE IMPLATAÇÃO DO QUADRO DE GESTÃO À VISTA: UM ESTUDO DE CASO

PROCESSO DE IMPLATAÇÃO DO QUADRO DE GESTÃO À VISTA: UM ESTUDO DE CASO PROCESSO DE IMPLATAÇÃO DO QUADRO DE GESTÃO À VISTA: UM ESTUDO DE CASO SANTOS, Tawana Oliveira 1 ; SILVA, Juliane Fontes 2 ; SOUZA, Wiliam Santos 3 1 Departamento de Engenharia de Produção, Faculdade de

Leia mais

Confrontando avaliações: exame nacional de cursos e análise envoltória de dados

Confrontando avaliações: exame nacional de cursos e análise envoltória de dados Confrontando avaliações: exame nacional de cursos e análise envoltória de dados Verifying evaluations: national examination of courses and data envelopment analysis Renato Sérgio Borges (a) (a) Graduado

Leia mais

Programação linear I João Carlos Lourenço

Programação linear I João Carlos Lourenço Fundamentos de Investigação Operacional Programação linear I João Carlos Lourenço joao.lourenco@ist.utl.pt Ano lectivo 2011/2012 Leituras recomendadas: Nova, A.P., Lourenço, J.C., 2011, Apontamentos de

Leia mais