Legislação Trabalhista com ênfase na Reforma. O que está mudando?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Legislação Trabalhista com ênfase na Reforma. O que está mudando?"

Transcrição

1 Legislação Trabalhista com ênfase na Reforma O que está mudando?

2 A partir de 11 de Novembro de 2017 passam a vigorar as alterações na legislação trabalhista, através da Lei nº /2017 e MP 808/2017. Essas alterações são aplicáveis à todos os contratos de trabalho. Aos já existentes e aos que irão ser firmados após esta data. O que não pode ocorrer são reduções dos direitos garantidos na Constituição Federal de 1988, a exemplo da redução salarial. Com a Reforma Trabalhista temos alterações de conceitos e de princípios do Direito do Trabalho, a exemplo da efetiva retirada do princípio de proteção ao hipossuficiente e valorizando-se o negociado.

3 Conceitos: Reforma Trabalhista Empregador: Empresa individual ou coletiva; Profissionais liberais; Instituições de beneficência; Associações recreativas e outras instituições sem fins lucrativos, que admite trabalhadores como empregados. Será considerado empregador quando, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação de serviços. (art. 2º, CLT)

4 Grupo Econômico: Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia, integrem grupo econômico, serão responsáveis solidariamente pelas obrigações decorrentes da relação de emprego. A novidade está no parágrafo 3º do Art. 2º da CLT, que busca elucidar o efetivo conceito de grupo: Não caracteriza grupo econômico a mera identidade de sócios, sendo necessárias, para a configuração do grupo, a demonstração do interesse integrado, a efetiva comunhão de interesses e a atuação conjunta das empresas dele integrantes.

5 Empregado: Toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário; Autonômo: Autônomo é todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo de emprego, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual. Embora o conceito seja este, com a Reforma Trabalhista, houve a inserção do art. 442-B da CLT, permitindo a contratação de autônomo, desde que cumpridas por este todas as formalidades legais, de forma contínua ou não, afastando a qualidade de empregado prevista no art. 3º da CLT. Assim, a única diferença entre o empregado celetista e o autônomo é a subordinação. (Art.442-B, CLT)

6 É vedada a celebração de cláusula de exclusividade no contrato do autônomo; Não caracteriza a qualidade de empregado o fato de o autônomo prestar serviços a apenas um tomador de serviços; O autônomo pode prestar serviços de qualquer natureza, seja para a atividade fim ou meio ; Fica garantida ao autônomo a possibilidade de recusa de realizar atividade demandada pelo contratante, garantida a aplicação de cláusula de penalidade prevista em contrato; (Art.442-B, CLT)

7 Responsabilidade do sucedido: O sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas de sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, observada a seguinte ordem de preferência: 1) Empresa devedora; 2) Os sócios atuais; e 3) Os sócios retirantes. O sócio retirante responderá solidariamente com os demais quando ficar comprovada fraude na alteração societária decorrente da modificação do contrato. (Art.10-A, CLT)

8 Contrato de Trabalho: Negociado X Legislado Até o advento da Reforma Trabalhista, o negociado está limitado, por um princípio do Direito do Trabalho, à questões que envolvam a saúde e segurança do trabalhador, com destaque para jornada de trabalho. Após o início da vigência da Reforma Trabalhista em 11 de Novembro de 2017, as regras sobre duração do trabalho e intervalos não são mais consideradas normas de saúde, higiene e segurança do trabalho. Assim, as convenções e acordos coletivos podem negociar acerca da jornada de trabalho, observados os limites constitucionais. A CLT passa a elencar, em seus artigos 611-A, e 611-B, respectivamente, o que compete e o que não compete às convenções e acordos coletivos tratarem.

9 Home Office ou Teletrabalho Reforma Trabalhista Até o advento da Reforma, havia somente a previsão de que era possível o trabalho realizado em casa, e que a subordinação do empregado se caracteriza pelo uso de meios tecnológicos que permitam identificar a execução do trabalho. Com a Reforma, criou-se o Capítulo II-A, com 5 artigos que regulamentam esta modalidade de trabalho. Assim, no teletrabalho, os empregados: Não tem direito à horas extras; Fazem uso de tecnologia; Podem comparecer na sede do empregador, sem que este fato desconfigure a forma de contração; Custos com infra e equipamentos são ajustados em contrato; E o empregado, DEVE ser treinado e orientado em relação a acidentes e doenças do trabalho e assinar termo de responsabilidade comprometendo-se a seguir estas instruções. (Arts. 6; 62, III e 75, A a E, CLT).

10 Trabalho Intermitente É o trabalho, com subordinação, não contínuo, determinado em horas, dias ou meses, independente da atividade, exceto aeronautas (regidos por lei própria). Só ganha pelo trabalho/hora executado; Valor da hora deve respeitar o mínimo ou o valor daquele que recebe pela mesma função e no mesmo estabelecimento, intermitente ou não; O empregador deve avisar com 3 dias corridos de antecedência e o empregado deverá responder ao chamado em 24 horas, sendo presumida a recusa pelo seu silêncio; Devidos todos os direitos, 13º; férias; DSR; FGTS; INSS e anualmente o descanso de férias. (Arts. 443, 3º e 452-A, CLT)

11 Trabalho Intermitente Decorrido o prazo de um ano sem qualquer convocação do empregado pelo empregador, será considerado rescindido o contrato; Na rescisão do intermitente, saca-se até 80% do FGTS e não é permitido o ingresso no Seguro Desemprego. Será apurada média dos valores recebidos durante o contrato de trabalho para pagamento das verbas rescisórias; Aviso prévio será sempre indenizado; Até 31 de dezembro de 2020, o empregado registrado por prazo indeterminado demitido não poderá ser contratado pelo mesmo empregador pelo prazo de 18 meses contados da sua data de demissão. (Arts. 443, 3º e 452-A, CLT)

12 Uniforme: Não é mais considerado tempo à disposição do empregador, SALVO quando houver obrigatoriedade de realizar a troca na empresa. No art. 456-A, único, ficou determinado que a higienização do uniforme é de responsabilidade do trabalhador, salvo nas hipóteses em que forem necessários procedimentos ou produtos diferentes. Outras situações que a CLT veio regular: Práticas religiosas; Descanso; Lazer; Estudo; Alimentação; Atividades de relacionamento social; Higiene pessoal. (Art.4º, 2º, CLT)

13 Jornada de Trabalho: Reforma Trabalhista Horas in itinere : O tempo despendido pelo empregado, desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para seu retorno, NÃO é considerado como tempo à disposição do empregador, mesmo nos casos de difícil acesso e/ou com transporte fornecido pelo empregador. Importante observar a inserção da frase efetiva ocupação do posto de trabalho. Exemplos: Empresas em que a chegada até o efetivo posto de trabalho demandava bastante tempo, a exemplo das plataformas de petróleo; granjas /abatedouros. (Art.58, 2º, CLT).

14 Trabalho em Tempo Parcial Até a Reforma: Até 25 horas semanais; A vantagem é o salário proporcional e férias reduzidas e proporcionais à jornada. Entendimento judicial é que horas extras são incompatíveis com esta modalidade de contrato. A partir da Reforma: Até 30 horas semanais sem possibilidade de horas extras, ou 26 semanais, com a possibilidade de mais 6 horas extras. A vantagem continua sendo o salário proporcional. No entanto, as férias não são mais proporcionais, só que passa a ser admitida a venda de 1/3. (Art.58-A, CLT)

15 Acordo de prorrogação e compensação de jornada Antes da Reforma: Depois da Reforma: Pode ser ajustado via acordo individual ou norma coletiva, por exemplo, para suprimir o sábado semanalmente; Limite de até duas horas extras por dia e limite de jornada de 10 horas por dia; Pode ser feito acordo individual, escrito ou tácito, para compensação mensal; Continua o limite de até duas horas diárias como extras e 10 horas de jornada total. A principal vantagem é que, a partir da reforma, as horas extras habituais não invalidam as compensações e tampouco o banco de horas. (Art.59, caput, 1º e 6º, CLT)

16 Banco de Horas Antes da Reforma: Só pode ser ajustado através de norma coletiva e pelo prazo de 12 meses, no máximo; Caso descumprir-se o acordado, invalidado na íntegra toda a compensação e valores devido como horas extras. Depois da Reforma: Pode ser estipulado até mesmo por acordo individual, desde que o período máximo de compensação seja de 6 meses. (Art.59, 2º e 5º, CLT)

17 Jornada de Trabalho: Normatização da escala 12 x 36 Através de Convenção ou Acordo Coletivo, para cada 12 horas trabalhadas, são previstas 36 horas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação. Somente às entidades atuantes no setor da saúde é que poderão estabelecer esta jornada através de acordo individual escrito. Deve observar o limite de 44 horas semanais, assim como os empregados com 8 horas diárias. Desvantagens: Não tem DSR; não tem prorrogação de adicional noturno; só ganha a hora noturna; intervalo intrajornada pode ser indenizado, trabalhando 12 horas direto. (Art.59-A, CLT)

18 Intervalo Intrajornada Até a Reforma: Para jornadas diárias superiores à 6 horas o intervalo mínimo é de 1 hora. A redução só é possível com autorização do Ministério do Trabalho. Não observando este intervalo, o pagamento devido é de uma hora extra com o respectivo adicional e com natureza salarial. A partir da Reforma: O intervalo pode ser reduzido para até 30 minutos, mediante CCT ou ACT. Caso o empregado não descanse o intervalo integralmente, terá direito à uma indenização correspondente aos minutos que deixou de descansar, com o respectivo acréscimo de 50%. (Art. 611-A, III, CLT)

19 Remuneração: Até a Reforma : Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens (quando ultrapassarem 50%) e abonos pagos pelo empregador. Reforma Trabalhista A partir da Reforma: Remuneração: Parte fixa estipulada; gratificações legais e de função e comissões. Deixa de ser considerada remuneração e não constituem base de incidências trabalhistas e previdenciárias as ajudas de custo, limitadas à 50%; auxílioalimentação (não pagas em dinheiro e com ou sem PAT); planos médicos e despesas hospitalares e os prêmios (bônus e abonos) pagos até duas vezes ao ano, em razão do desempenho pessoal do empregado. (art.457, 2º e 4º, CLT).

20 Gorjetas: Não é receita própria dos empregadores e será distribuída segundo os critérios de custeio e de rateio definidos em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho; Inexistindo previsão em convenção ou acordo, os critérios serão definidos em assembleia geral dos trabalhadores na forma do art. 612 da CLT; Empresas que cobram gorjeta deverão observar seu regime de tributação e seguir as regras do art. 457 da CLT.

21 Equiparação salarial Até a Reforma: Mesma função; Mesma localidade; Mesmo empregador; Trabalho de igual valor em até 2 anos; Plano de cargos e salários com homologação obrigatória pelo Ministério do Trabalho. Reforma Trabalhista A partir da Reforma: Mesma função; Mesmo estabelecimento! Mesmo empregador; Trabalho de igual valor 2 anos na função e 4 anos na empresa OU; Plano de cargos e salário que podem ser implantados por norma interna da empresa ou negociação coletiva. (Art.461, CLT)

22 Alterações contratuais: Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da clausula infringente desta garantia. O que mudou? Nada! Só foi inserida a previsão no 2º, de que se o ocupante de cargo de confiança for reconduzido à função anterior, deixará de receber a respectiva gratificação de função e esta não se incorporará ao seu salário. (Art.468, CLT)

23 Férias Até a Reforma: Após 12 meses, as férias de 30 dias só podem ser fracionadas como coletivas ou em casos excepcionais, um dos quais não pode ser inferior à 10 (dez ) dias. Reforma Trabalhista A partir da Reforma: Desde que haja concordância do empregado, as férias anuais poderão ser usufruídas em até 3 períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias. Vedado início (2) dois dias antes de DSR e feriado. Menores de 18 anos e maiores de 50 anos poderão fracionar suas férias. Extinção na redução dos dias para Trabalho a Tempo Parcial. (Art. 134, CLT)

24 Trabalho da Mulher Até a Reforma: Concessão de 15 minutos de intervalo antes do início de horas extras; A gestante só poderia exercer suas atividades em locais salubres. Reforma Trabalhista A partir da Reforma: Revogação do art.384 que trazia esta previsão; Durante o período em que estiver em local salubre, deixa de receber o adicional; Graus leve(10%) ou médio(20%), continua no local insalubre SOMENTE se, voluntariamente, apresentar atestado de saúde, emitido por médico de sua confiança, autorizando a permanência; Durante o período de lactação será afastada de atividades insalubres, desde que emitido atestado de médico de sua confiança; Os dois períodos para amamentação devem ser objeto de acordo individual. (Art.394-A e 396, CLT)

25 Extinção Contratual Até a Reforma: Obrigatória a homologação em sindicato da categoria ou Ministério do Trabalho (na ausência de sindicato)para contratos firmados por mais de um ano; Prazos de Pagamento: Primeiro dia útil após o término do AP trabalhado ou até o 10º dia no API. Reforma Trabalhista A partir da Reforma Deixa de ser obrigatória a homologação, bastando comunicar aos órgãos competentes e dar baixa na CTPS; Prazos de Pagamento: Até o 10º dia para APT ou API. A anotação da extinção do contrato na CTPS é documento hábil para requerer o seguro-desemprego e a movimentação da conta do FGTS, nas hipóteses cabíveis, desde que a comunicação aos órgãos competentes tenha sido feita. (Art.477, CLT)

26 Novidades sem previsão anterior na CLT: Dispensas Coletivas ou Plúrimas se equiparam às individuais e não dependem de qualquer pedido ou formalidade ao sindicato da categoria; PDVs Plano de Demissão Voluntária ou Incentivada, para dispensa individual, plúrima ou coletiva, previsto em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, enseja quitação plena e irrevogável dos direitos decorrentes da relação empregatícia, salvo disposição em contrário estipulada entre as partes. Justa causa para empregado motorista que perde a habilitação. (Arts. 477-A e 477-B e 482, alínea m, CLT)

27 Novidades sem previsão anterior na CLT: Rescisão por acordo entre as partes, em que são devidas as seguintes verbas: 50% do aviso prévio, se indenizado; 50% da multa do FGTS; Integralidade das demais verbas.; Nestes casos, o empregado saca até 80% do FGTS e NÃO se habilita para o seguro desemprego. (Art. 484-A, CLT)

28 Termo de quitação anual: Novidade na CLT! Restrição ao acesso à Justiça? É facultado a empregados e empregadores, na vigência ou não do contrato de emprego, firmar o termo de quitação anual de obrigações trabalhistas, perante o sindicato dos empregados da categoria. Neste termo serão discriminadas as obrigações de dar e fazer cumpridas mensalmente e dele constará a quitação anual dada pelo empregado, com eficácia liberatória das parcelas nele especificadas. (Art.507-B, CLT)

29 Arbitragem: Até o advento da Reforma Trabalhista, no âmbito das relações do Trabalho, a figura da Arbitragem só era prevista na CF para conflitos coletivos. Com a Reforma, é cabível: nos contratos individuais cuja remuneração seja superior a duas vezes o limite máximo do salário de contribuição do INSS, hoje, R$ ,62; mediante clausula compromissória de arbitragem, desde que por iniciativa do empregado ou mediante sua concordância. (Art. 444, CLT)

30 Contribuição Sindical Até a Reforma: Compulsória: Correspondente a um dia de trabalho de todo empregado; Para o empregador, um valor sobre o capital social, mediante tabela divulgada pelo sindicato. Haviam outras contribuições estabelecidas em convenção, de caráter voluntário. A partir da Reforma: Nenhuma contribuição sindical é obrigatória, seja ela para o sindicato dos trabalhadores ou empregadores; Previsão da necessidade de prévia e expressa autorização; (Arts. 578, 579, 582 e 583, CLT)

31 Multa por não registro CTPS Até a Reforma: Meio salário mínimo por empregado não registrado. A partir da Reforma: Multa no valor de R$ 3.000,00 por empregado não registrado, acrescido de igual valor em cada reincidência; ME e EPP, o valor é de R$ 800,00 por empregado; R$ 600,00 pela ausência de registro na ficha; livro ou registro eletrônico. (Art. 47 e 47-A, CLT)

32 Resumo da Reforma Trabalhista: Modifica-se o conceito de salário; Modificam-se paradigmas de jornada de trabalho; Regulamenta-se o trabalho em Home Office; Regulamenta-se o trabalho intermitente; Retira-se a obrigatoriedade de validação do Plano de Cargos e Salários pelo Ministério do Trabalho; Extingue-se a obrigatoriedade da contribuição sindical; Extingue-se a obrigatoriedade de homologação de rescisões; Possibilita que a JT homologue acordos extrajudiciais. Traz a previsão da quarentena de 18 meses para o empregado ser contratado como PJ; Modificações também no direito processual do trabalho.

33 Sobre a instrutora: Reforma Trabalhista Andréia Martins - Advogada especialista em legislação trabalhista e previdenciária; - Gerente de recursos humanos, atuando há 11 anos no mercado; - Consultora jurídica do grupo IOB por 7 anos; - Pós graduada em Processo do Trabalho pela FGV; - Palestrante na Oliveira Vallim Consultoria; -Palestrante na Apriorirh. Contatos: (41) andmartins1973@gmail.com

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017 COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA Agosto de 2017 O que é a Reforma Trabalhista? Mudanças na Contratação Mudanças no dia a dia Mudanças na Rescisão INTRODUÇÃO: O QUE É A REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

Dr. Paulo Diniz Romualdo

Dr. Paulo Diniz Romualdo Dr. Paulo Diniz Romualdo TEMPO À DISPOSIÇÃO DA EMPRESA art. 4º - incluído o 2º, objetiva não caracterizar como tempo à disposição do empregador o período em que o empregado estiver no seu local de trabalho

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA

A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA A REFORMA TRABALHISTA... Sancionada em 13/07/2017 Lei 13.467 Vigência: 11 de Novembro de 2017 A REFORMA TRABALHISTA... CLT - DOS 922 ARTIGOS (Decreto-Lei nº 5.452/1943):

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud

REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr VACATIO LEGIS Negociado x legislado O que pode negociar? O que não pode? Negociado x legislado Exercício Em quais dos

Leia mais

Novos tipos de contrato de trabalho:

Novos tipos de contrato de trabalho: A lei nº. 13.467/17 entrou em vigor no dia 11 de novembro, para melhor auxiliá-los preparamos uma breve síntese sobre as principais mudanças que afetarão as empresas e os trabalhadores. Horas extras: Não

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 LEI 13.467/2017 - PRINCIPAIS ASPECTOS A Reforma Trabalhista altera mais de 100 artigos da CLT. Esta lei traz importantes mudanças que objetivam aprimorar as relações

Leia mais

Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31)

Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31) Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31) 3271-5531 - www.contabilidadedias.com.br alterações na legislação trabalhista e os impactos nas relações de trabalho - Alterações

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO Departamento Sindical - DESIN Lei 13.467/2017 Modernização Trabalhista Introdução - Promulgação da Lei 13.467 de 11 de julho de 2017 LEI 13.467/17

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA

A REFORMA TRABALHISTA A REFORMA TRABALHISTA Fernando Baumgarten OAB/SC 30.627-B fernandob.adv@gmail.com (47) 99131-6611 NECESSIDADE DE REFORMA DAS REGRAS TRABALHISTAS A CLT não acompanha a evolução e os novos métodos de trabalho;

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO (CLT)

CONTRATO DE TRABALHO (CLT) REFORMA TRABALHISTA CONTRATO DE TRABALHO (CLT) NOVAS MODALIDADES DE CONTRATAÇÃO 1 - Tempo Parcial (part time): até 30 horas semanais (sem horas extras); até 26 horas semanais (com até seis horas extras);

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO CIRCULAR Nº 028/ 2017 São Paulo, 25 de Julho de 2017. REFORMA TRABALHISTA Foi publicada no DOU (14.7.2017) a Lei nº 13.467/2017, que alterou a CLT e as Leis nº 6.019/1974, 8.036/1990 e 8.212/1991, para

Leia mais

Wanderley Alves dos Santos: Professor em Pós-Graduação na FADISP Advogado especialista em Direito do Trabalho e Militar Mestrando em Direito pela

Wanderley Alves dos Santos: Professor em Pós-Graduação na FADISP Advogado especialista em Direito do Trabalho e Militar Mestrando em Direito pela Wanderley Alves dos Santos: Professor em Pós-Graduação na FADISP Advogado especialista em Direito do Trabalho e Militar Mestrando em Direito pela PUC/SP. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Militar

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017 REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual Luiz Fernando Alouche julho/2017 SUMÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO ALGUNSNÚMEROS COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA REFORMA ALTERAÇÕES NA QUESTÃO PROCESSUAL POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES

Leia mais

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR Reforma Trabalhista O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação

Leia mais

RENATO ARIAS SANTISO REFORMA TRABALHISTA DIREITO MATERIAL INDIVIDUAL E COLETIVO LEI 13467/17 E MP 808/17

RENATO ARIAS SANTISO REFORMA TRABALHISTA DIREITO MATERIAL INDIVIDUAL E COLETIVO LEI 13467/17 E MP 808/17 REFORMA TRABALHISTA DIREITO MATERIAL INDIVIDUAL E COLETIVO LEI 13467/17 E MP 808/17 RESCISÃO CONTRATUAL HOMOLOGAÇÃO ART. 477 Não obrigatoriedade. Entrega de documentos - Para os códigos de saque 01, 02,

Leia mais

Principais Alterações da Reforma Trabalhista

Principais Alterações da Reforma Trabalhista Principais Alterações da Reforma Trabalhista Tema Trabalhista Banco de Horas Contribuição Sindical Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho Danos Morais CLT Vigente NOVAS REGRAS - Mudanças com a Lei

Leia mais

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista Acordo coletivo Convenções e acordos coletivos prevalecerão sobre a legislação em pontos como jornada de trabalho, intervalo, plano de carreira,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

Tema Lei Anterior Lei nº /2017 Medida Provisória

Tema Lei Anterior Lei nº /2017 Medida Provisória Tema Lei Anterior Lei nº. 13.467/2017 Medida Provisória Terceirização Sócio Retirante Salário e Remuneração A Lei nº. 13.429/2017, a qual permite a contratação de prestadores de serviços especializados

Leia mais

Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações

Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações Machado Meyer Advogados Av. Brigadeiro Faria Lima, 3144, 11º São Paulo, São Paulo, Brasil, 01451-000 +55 (11) 3150-7000 Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações Alteração do Conceito de

Leia mais

TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA

TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA COMO É Período de 1 ano para compensação; As horas de banco não sofrem acréscimo; Podem haver períodos e situações diferentes de compensação em convenção coletiva;

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES LEI 13.467/2017 MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Visão Geral Departamento Sindical - DESIN - Considerações Iniciais - Relações Coletivas de Trabalho LEI 13.467/17 Modernização

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp

REFORMA TRABALHISTA. Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp REFORMA TRABALHISTA Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp Lei nº 13.467/2017 Medida Provisória nº 808/2017 I - JORNADA DE TRABALHO a) Tempo considerado à disposição

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017 MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017 PANORAMA ATUAL VIGÊNCIA 11 DE NOVEMBRO DE 2017 ALTERAÇÕES POR MEDIDA PROVISÓRIA Grupo de trabalho: a) Gestante em situação de insalubridade

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

Alterações no Gozo de Férias ART. 134.

Alterações no Gozo de Férias ART. 134. REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/17 Alterações no Gozo de Férias ART. 134. 1 o As férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. E-book

REFORMA TRABALHISTA. E-book REFORMA TRABALHISTA R E-book REFORMA TRABALHISTA Quais foram as mudanças? A Lei nº13.467/17 foi publicada no dia 13 de julho de 2017 entrou em vigor no dia 10 de novembro de 2017. Alteração da Consolidação

Leia mais

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Homologação Necessidade de assistência pelo sindicato ou Ministério do Trabalho no pedido de demissão de empregados com mais de um ano de serviço. Necessidade de homologação

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

SIMULADO DE DIREITO DO TRABALHO - Professora: Carla Andrade

SIMULADO DE DIREITO DO TRABALHO - Professora: Carla Andrade 1) A respeito da terceirização de serviços, conforme legislação vigente, EXCETO: a) o capital social da empresa prestadora de serviços constitui requisito para o seu regular funcionamento, não bastando

Leia mais

Reforma Trabalhista. Principais mudanças. Ricardo da Cruz de Maria Advogado OAB/RS

Reforma Trabalhista. Principais mudanças. Ricardo da Cruz de Maria Advogado OAB/RS Reforma Trabalhista Principais mudanças Ricardo da Cruz de Maria Advogado OAB/RS 66.561 Legislação Lei nº. 13.429/2017 Trata do trabalho temporário e dos serviços terceirizados. Lei nº. 13.467/2017 Trata

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista : formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 4 Prof. Guilherme de Luca - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - Art. 442-A CLT. Para

Leia mais

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA Preparamos uma seleção dos pontos mais relevantes da Reforma para que possa entender melhor o que foi alterado e que, sem dúvida alguma, afetará a rotina de Sindicatos,

Leia mais

Oportunidades da Reforma Trabalhista no setor de estacionamentos Outubro/2017. Apresentação Flávio Obino Filho

Oportunidades da Reforma Trabalhista no setor de estacionamentos Outubro/2017. Apresentação Flávio Obino Filho Oportunidades da Reforma Trabalhista no setor de estacionamentos Outubro/2017 Apresentação Flávio Obino Filho Essência da Lei nº 13.467/17 Alcance infinitamente maior do que a proposta do Governo erdadeira

Leia mais

Reforma Trabalhista Lei /2017 Lajeado Setembro/2017. Apresentação: Eduardo Caringi Raupp

Reforma Trabalhista Lei /2017 Lajeado Setembro/2017. Apresentação: Eduardo Caringi Raupp Reforma Trabalhista Lei 13.467/2017 Lajeado Setembro/2017 Apresentação: Eduardo Caringi Raupp Lei 13.467/2017 Lei 13.467/2017 Verdadeira revolução no direito do trabalho, no direito processual do trabalho

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. DESAFIOS e IMPACTOS PARA AS INSTITUIÇÕES -Lei /2017 atualizada pela Medida provisória 808 de 14/11/2017-

REFORMA TRABALHISTA. DESAFIOS e IMPACTOS PARA AS INSTITUIÇÕES -Lei /2017 atualizada pela Medida provisória 808 de 14/11/2017- REFORMA TRABALHISTA DESAFIOS e IMPACTOS PARA AS -Lei 13.467/2017 atualizada pela Medida provisória 808 de 14/11/2017- - PRINCIPAIS PONTOS DA REFORMA TRABALHISTA: 1) NEGOCIADO X LEGISLADO 2) TRABALHO INTERMITENTE;

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO & SISTEMA DE COMPENSAÇÃO

JORNADA DE TRABALHO & SISTEMA DE COMPENSAÇÃO RESUMO DA REFORMA O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em 27 de abril, substitutivo do deputado Rogério Marinho (PSDB) ao Projeto de Lei nº 6.787/2016, popularmente chamado de Reforma Trabalhista.

Leia mais

Mudanças da Reforma Trabalhista

Mudanças da Reforma Trabalhista E-book Mudanças da Reforma Trabalhista 2017 Audit Tax Advisory Transactions BPS Com a promulgação da Lei nº 13.467 de 13 de julho de 2017, conhecida popularmente como Reforma Trabalhista, a partir de novembro

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA QUADRO COMPARATIVO.

REFORMA TRABALHISTA QUADRO COMPARATIVO. REFORMA TRABALHISTA QUADRO COMPARATIVO. JORNADA DE TRABALHO Banco de Horas Banco de horas somente poderia ser instituído por negociação coletiva, a serem compensadas dentro de 1 ano. Autoriza a criação

Leia mais

Reforma Trabalhista. Oportunidades e ameaças. fracionar as férias em até três períodos?

Reforma Trabalhista. Oportunidades e ameaças. fracionar as férias em até três períodos? Reforma Trabalhista Oportunidades e ameaças 1. FÉRIAS - O que muda no pequeno negócio agora que é possível fracionar as férias em até três períodos? Até essa alteração, era possível dividir os 30 dias

Leia mais

CIRCULAR Nº 29/2017. REF.: Reforma Trabalhista Importantes alterações na CLT

CIRCULAR Nº 29/2017. REF.: Reforma Trabalhista Importantes alterações na CLT São Paulo, 21 de novembro de 2017. CIRCULAR Nº 29/2017 Prezado Cliente, REF.: Reforma Trabalhista Importantes alterações na CLT Desde 11.11.2017, está em vigor a Lei nº 13.467/2017, que alterou a CLT,

Leia mais

Informativo Reforma Trabalhista Lei /2017

Informativo Reforma Trabalhista Lei /2017 A União, vem através desse comunicado, informar as mudanças que ocorrerão com a reforma trabalhista, das quais, as empresas terão 120 dias para se adequarem as novas práticas e rotinas, ou seja, a partir

Leia mais

TRABALHADOR AUTÔNOMO

TRABALHADOR AUTÔNOMO Página1 Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 09 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Ana Cristina Aquino Aula nº 09 TRABALHADOR AUTÔNOMO O trabalhador

Leia mais

PROJETO DE Reforma Trabalhista 13 de Junho/ 2017

PROJETO DE Reforma Trabalhista 13 de Junho/ 2017 PROJETO DE Reforma Trabalhista 13 de Junho/ 2017 CENÁRIO ATUAL 14 milhões de desempregados e tecnologia levando à redução de postos de trabalho Cerca de 3.5 milhões de novas ações trabalhistas por ano

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº 13.467 DE JULHO DE 2017 José Francisco Martins TEMPO À DISPOSIÇÃO NA EMPRESA OU FORA DELA Inclusão do 2º no artigo 4º: atividades que não serão mais consideradas

Leia mais

A REFORMA DA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS TOCANTINS ADVOGADOS

A REFORMA DA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS TOCANTINS ADVOGADOS A REFORMA DA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS TOCANTINS ADVOGADOS Possibilidade de Redução de Custos Trabalhistas Tempo na Empresa Período no qual o empregado está à disposição é inserido na jornada de trabalho.

Leia mais

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Jornada de Trabalho TEMPO A DISPOSIÇÃO: - É o período em que o empregado esteja a disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. - Não será considerado tempo

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO

PROCESSO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO WWW.RODRIGOJULIAO.COM.BR REFORMA TRABALHISTA PROCESSO DO TRABALHO WWW.RODRIGOJULIAO.COM.BR FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles

Leia mais

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G...

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G... TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA Jornada 12 x 36: Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação e em legislação específica, é facultado

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. 3) A prescrição será total, ainda que se trate de pedido de prestações sucessivas. Art. 11, 2º.

REFORMA TRABALHISTA. 3) A prescrição será total, ainda que se trate de pedido de prestações sucessivas. Art. 11, 2º. REFORMA TRABALHISTA Pontos Importantes 1) A caracterização de grupo econômico não se dará pela mera coincidência de sócios, mas deve haver demonstração do interesse integrado, a efetiva comunhão de interesses

Leia mais

E-book Reforma Trabalhista. Lei nº /2017 e MP 808/2017

E-book Reforma Trabalhista. Lei nº /2017 e MP 808/2017 E-book Reforma Trabalhista Lei nº 13.467/2017 e MP 808/2017 Índice Introdução 03 Hora Extra 04 e 05 Jornada de Trabalho 06 e 07 Contratos de Trabalho 08 e 09 Remuneração 10 e 11 Relação com o Sindicato

Leia mais

Nova Lei Trabalhista

Nova Lei Trabalhista Nova Lei Trabalhista Oportunidades e ameaças FÉRIAS - O que muda no pequeno negócio agora que é possível fracionar as férias em até três períodos? Até essa alteração, era possível dividir os 30 dias de

Leia mais

A NOVA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E SINDICATOS

A NOVA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E SINDICATOS A NOVA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E SINDICATOS WOLNEI TADEU FERREIRA 14 setembro 2017 O autor deste material solicita que o mesmo não seja divulgado sem sua autorização ou, se o fizer, mencionar a fonte. O

Leia mais

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS.

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS. Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS leandro.cezimbra@fiergs.org.br JORNADA A jornada de trabalho é de 8 horas diárias, acrescida de mais duas horas extras diárias (art. 59), mediante acordo

Leia mais

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará...

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Você sabe para que serve a Reforma Trabalhista? É a reformulação da Consolidação

Leia mais

Excetuam-se da exigência de licença prévia as jornadas de doze horas de trabalho por trinta e seis horas ininterruptas de descanso.

Excetuam-se da exigência de licença prévia as jornadas de doze horas de trabalho por trinta e seis horas ininterruptas de descanso. REFORMA TRABALHISTA Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Curitiba, 7 de novembro de 2017

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Curitiba, 7 de novembro de 2017 MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Curitiba, 7 de novembro de 2017 PILARES DA MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA LEI DE TERCEIRIZAÇÃO - Lei nº 13.429, de 31 de março de 2017 Vigência a partir de 1º de abril de 2017 LEI DE

Leia mais

Trabalhista - Medida Provisória altera a reforma trabalhista

Trabalhista - Medida Provisória altera a reforma trabalhista Trabalhista - Medida Provisória altera a reforma trabalhista Publicada em 16.11.2017-10:01 O Presidente da República alterou novamente a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que já havia sido amplamente

Leia mais

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017 REFORMA TRABALHISTA Aplicação dos Preceitos da Lei n. 13.467/2017 e da MP 808/2017 Palestrante: Luís Alves de Freitas Lima Auditor Fiscal do Trabalho Professor Universitário A apresentação não representa

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA J U L H O

REFORMA TRABALHISTA J U L H O REFORMA TRABALHISTA J U L H O 2 0 1 7 Reforma Trabalhista Com a publicação da Lei nº 13.467/2017 foi aprovada a Reforma Trabalhista com a alteração da CLT Consolidação das Leis do Trabalho. As empresas

Leia mais

O PLC 38/17, em tramitação no Senado Federal, mudou profundamente em relação à proposta enviada pelo Poder Executivo. Para conhecer essas alterações,

O PLC 38/17, em tramitação no Senado Federal, mudou profundamente em relação à proposta enviada pelo Poder Executivo. Para conhecer essas alterações, O PLC 38/17, em tramitação no Senado Federal, mudou profundamente em relação à proposta enviada pelo Poder Executivo. Para conhecer essas alterações, o DIAP produziu quadro temático para entender o que

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS PONTOS

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS PONTOS REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS PONTOS Lei nº 13.467/2017 REFORMA TRABALHISTA NOVIDADES NO PROCESSO DO TRABALHO PREPOSTO Preposto que representa o empregador em audiência NÃO precisa ser empregado (art.

Leia mais

Interpretação ampla do conceito pela Justiça do Trabalho.

Interpretação ampla do conceito pela Justiça do Trabalho. Grupo Econômico Interpretação ampla do conceito pela Justiça do Trabalho. Necessário interesse integrado, efetiva comunhão de interesses e atuação integrada das empresas. Art.2º, 2 e 3. Horas Extras (tempo

Leia mais

R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M

R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M A c o r d o s e C o n v e n ç õ e s C o l e t i v a s d e Tr a b a l h o D e s a f i o s e O p o r t u n i d a d e s C o m o f a z e r a n

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista. Prof. Maria Cláudia Felten

Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista. Prof. Maria Cláudia Felten Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista Prof. Maria Cláudia Felten E-mail: mariaclaudia@feltenadvogados.com.br - ASPECTOS QUE DEVEM SER RESSALTADOS, ANTES DE ADENTRAR AO TEXTO

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO

REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO LUCIANO DOS SANTOS NUNES - CONSULTORIA TRABALHISTA - PERÍCIA CONTÁBIL REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO TERESINA-PI 13-9-2017 LEIS Nºs 13.134/2015 e 13.135/2015 NOVAS REGRAS DO SEGURO-

Leia mais

NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA

NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA Negociação Coletiva A negociação coletiva é o mais importante instrumento das relações do trabalho; Ela permite que empregados e empregadores estabeleçam, de comum acordo,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS Giseli Mozela do Amaral Alterações realizadas na CLT Lei 13.467/17 Lei da Reforma Trabalhista Entrou em vigência no dia 11/11/2017

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA. ASPECTOS RELEVANTES.

A REFORMA TRABALHISTA. ASPECTOS RELEVANTES. A REFORMA TRABALHISTA. ASPECTOS RELEVANTES. ANÁLISE CRÍTICA E PRÁTICA. ALEXANDRE AMUI Advogado Trabalhista e Previdenciário. Mestrando em Direito das Relações Sociais e trabalhistas. Especialista em Direito

Leia mais

TEMPO A DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR

TEMPO A DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR REFORMA TRABALHISTA A Lei n 13.467/2017, publicada no DOU de 14/07/2017, denominada da Reforma Trabalhista, tem como principais objetivos: a modernização das regras laborais, a realidade praticada nas

Leia mais

SINDUSCON-RS 3º SEMINÁRIO DE RELAÇÕES TRABALHISTAS MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. NOVAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO

SINDUSCON-RS 3º SEMINÁRIO DE RELAÇÕES TRABALHISTAS MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. NOVAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO SINDUSCON-RS 3º SEMINÁRIO DE RELAÇÕES TRABALHISTAS MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. NOVAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO 1 A LEI DA MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA, ou seja, a LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017, também chamada

Leia mais

ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA

ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA A Reforma Trabalhista no Brasil de 2017 é uma mudança significativa na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei n o 5.452, de 1º de maio de 1943,

Leia mais

valer a partir de novembro

valer a partir de novembro 1 Com a reforma trabalhista votada e aprovada em 11 de julho deste ano, algumas questões da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) sofreram importantes alterações, que começam a valer a partir de novembro

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 E-Social O que é? Sistema de coleta de informação das relações trabalhistas. O sistema entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, para empresas com faturamento

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) Em 23 de dezembro de 2016 foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n. 6787, de autoria do Poder Executivo, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

EMPREGADO Art. 3 da CLT

EMPREGADO Art. 3 da CLT EMPREGADO Art. 3 Pessoalidade; Não eventual; Onerosidade; Subordinação Jurídica. Pessoa Física. APRENDIZ Art. 428 De 14 até 24 anos com formação técnico profissional; Prazo máximo de 2 anos de contrato;

Leia mais

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 O projeto chegou à Câmara dos Deputados, enviado pelo Executivo, com a previsão de alterar sete artigos

Leia mais

Especial Reforma Trabalhista. Saiba o que Mudou

Especial Reforma Trabalhista. Saiba o que Mudou Especial Reforma Trabalhista Saiba o que Mudou A Lei 13.467/2017 (Chamada de Reforma Trabalhista), foi publicada no dia 14 de julho de 2017, e entrou em vigor no dia 11 de Novembro de 2017, trazendo várias

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017 REFORMA TRABALHISTA LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 André Luís Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindical 1 As Relações do trabalho são reconhecidamente diferenciais para o crescimento,

Leia mais

Painel 12 Reforma Trabalhista. Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas.

Painel 12 Reforma Trabalhista. Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas. Painel 12 Reforma Trabalhista Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas. Professora. Advogada. Consultora Jurídica. Especialista em Direito do Trabalho, Mestranda em Direito

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS MUDANÇAS DÚVIDAS EMPREGADOR

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS MUDANÇAS DÚVIDAS EMPREGADOR REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS MUDANÇAS DÚVIDAS EMPREGADOR Com a sanção da Lei nº 13.467/2017 Reforma Trabalhista entrará em vigor em 10/11/2017, portanto as empresas deverão se adaptar as novas regras.

Leia mais

EMPREGADO Art. 3 da CLT Pessoalidade; Não eventual; Onerosidade; Subordinação Jurídica;

EMPREGADO Art. 3 da CLT Pessoalidade; Não eventual; Onerosidade; Subordinação Jurídica; EMPREGADO Art. 3 Pessoalidade; Não eventual; Onerosidade; Subordinação Jurídica; APRENDIZ Art. 428 De 14 até 24 anos com formação técnico profissional; Prazo máximo de 2 anos de contrato; Prazo e idade

Leia mais

BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018

BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018 BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018 Ideia e dinâmica do encontro Dúvidas em comum Troca de experiências Fontes do Direito do Trabalho Princípios - irrenunciabilidade -

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO. A compensação de jornada pode ser Compensação. pode ser compensado em outro, desde

JORNADA DE TRABALHO. A compensação de jornada pode ser Compensação. pode ser compensado em outro, desde JORNADA DE TRABALHO Banco de horas Somente poderia ser instituído por negociação coletiva, desde que fosse compensado dentro de 1 ano. Autoriza a criação do banco de horas através de acordo individual

Leia mais

Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017

Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017 Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017 Jornada de trabalho 12x36 Retoma o acordo ou convenção coletiva para a jornada 12x36, no entanto, permite por acordo individual,

Leia mais

Terça-feira, 09 de maio de 2017 Elaborada por: Anderson Alves, André Santos, João Vitor Manuela Queiroz, Neuriberg Dias e Noemi Araújo

Terça-feira, 09 de maio de 2017 Elaborada por: Anderson Alves, André Santos, João Vitor Manuela Queiroz, Neuriberg Dias e Noemi Araújo O PLC 38/2017, em tramitação no Senado Federal, mudou profudamente em relação a proposta enviada pelo Poder Executivo. Para conhecer essas mudanças a Contatos Assessoria Parlamentar produziu um quadro

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 Principais Pontos 1) Negociação Coletiva tem prevalência sobre a lei quando, entre outros temas, dispuser sobre: jornada de trabalho Banco de Horas anual Intervalos Intrajornada

Leia mais

HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto.

HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto. REFORMA TRABALHISTA HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto. CONSULTORIA DE SEGMENTOS 01 Histórico Legislação OBJETIVOS DA REFORMA TRABALHISTA Modernizar

Leia mais

Reforma Trabalhista O que muda na sua empresa?

Reforma Trabalhista O que muda na sua empresa? contabilidade Reforma Trabalhista O que muda na sua empresa? Conheça, ponto a ponto, como será a nova lei do trabalho Apoio: Obra Lei da Reforma Trabalhista comentada Artigo por Artigo Coordenador e coautor

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA O QUE MUDA PARA O TRABALHADOR E O EMPREGADOR BRASILEIRO

REFORMA TRABALHISTA O QUE MUDA PARA O TRABALHADOR E O EMPREGADOR BRASILEIRO REFORMA TRABALHISTA O QUE MUDA PARA O TRABALHADOR E O EMPREGADOR BRASILEIRO MARCILENE EVANGELISTADA SILVA Pós-Graduanda em psicologia organizacional e do trabalho pela Unifor. Graduada em RH Consultora,

Leia mais

NOVAS REGRAS APÓS A REFORMA

NOVAS REGRAS APÓS A REFORMA Machado Meyer Advogados Av. Brigadeiro Faria Lima, 3144, 11º São Paulo, SP, BR, 01451-000 +55 (11) 3150-7000 REFORMA TRABALHISTA: PRINCIPAIS ALTERAÇÕES E IMPLICAÇÕES* * De acordo com a Lei nº 13.467/2017,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 INTRODUÇÃO A Lei n 13.467, de 13 de Julho de 2017, entrou em vigor a partir de 11 de novembro de 2017. Ela irá alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) trazendo

Leia mais

EMPREGADO ART. 3º DA CLT. - Pessoalidade - Não eventual - Onerosidade - Subordinação Jurídica APRENDIZ ART. 428 DA CLT

EMPREGADO ART. 3º DA CLT. - Pessoalidade - Não eventual - Onerosidade - Subordinação Jurídica APRENDIZ ART. 428 DA CLT EMPREGADO ART. 3º DA CLT - Pessoalidade - Não eventual - Onerosidade - Subordinação Jurídica APRENDIZ ART. 428 DA CLT - de 14 até 24 anos com formação técnico profissional - Prazo máximo de 2 anos de contrato

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. As mudanças da CLT

REFORMA TRABALHISTA. As mudanças da CLT REFORMA TRABALHISTA As mudanças da CLT Sumário - INTRODUÇÃO - GRUPO ECONÔMICO - HORAS EXTRAS - BANCO DE HORAS - FÉRIAS - HORAS IN ITINERE - TRABALHO AUTÔNOMO - CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO PARCIAL -

Leia mais

Reforma Trabalhista. Contratos : Alterações e Novos. Professora Cláudia Glênia S de Freitas

Reforma Trabalhista. Contratos : Alterações e Novos. Professora Cláudia Glênia S de Freitas Reforma Trabalhista Contratos : Alterações e Novos Professora Cláudia Glênia S de Freitas Contrato do Teletrabalho Como era Nova redação - Jornada poderia ser demonstrada e provada para caracterização

Leia mais

- Art. 4º - Conta tempo de serviço o período que empregado esteja executando ordens ou aguardando serviço.

- Art. 4º - Conta tempo de serviço o período que empregado esteja executando ordens ou aguardando serviço. TEMPO A DISPOSIÇÃO - Art. 4º - Conta tempo de serviço o período que empregado esteja executando ordens ou aguardando serviço. 1º - Conta tempo de serviço o período que estiver afastado para serviço militar

Leia mais

- Altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

- Altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Quadro comparativo com a legislação da reforma trabalhista que entrou em vigor no dia 11 de novembro: Consolidação das Leis do Trabalho e a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17) Medida Provisória 808/17

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO

REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO REFORMA TRABALHISTA REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO 1. CONTEXTO POLÍTICO LEGISLATIVO 2. ARGUMENTOS 3. EIXOS DE BASE DA REFORMA 3. DETALHES DA LEI 13467/2017 (REFORMA TRABALHISTA) 4. REFLEXÃO IMPEACHMENT CONTEXTO

Leia mais