Enzimas aplicadas na indústria de alimentos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Enzimas aplicadas na indústria de alimentos"

Transcrição

1 Enzimas aplicadas na indústria de alimentos

2 Álcool e derivados Amidos e açúcares Cervejaria Sucos de frutas Aplicações das enzimas no setor alimentício Latícinios e derivados Vinicultura Panificação e biscoitaria Óleos e gorduras

3 Enzimas provenientes de animais e plantas utilizadas na fabricação de alimentos

4 Enzimas provenientes de animais e plantas utilizadas na fabricação de alimentos

5 Enzimas provenientes de microrganismos utilizadas na fabricação de alimentos

6 Enzimas provenientes de microrganismos utilizadas na fabricação de alimentos

7 Enzimas provenientes de microrganismos utilizadas na fabricação de alimentos

8 Enzimas Componentes da Reação Enzimática E + S E S P + E Substrato se liga ao SÍTIO ATIVO da enzima

9 Energia de ativação Enzimas Diferença entre os níveis de energia do estado basal e do estado de transição Energia de ativação sem enzima Diferença entre a energia livre de S e P S P Energia de ativação com enzima Caminho da Reação

10 Modelo do encaixe induzido Uma enzima complementar ao estado de transição da reação ajudará a desestabilizar o bastão, resultando em catálise da reação. As interações entre substrato e enzima fornecem a energia que compensa o aumento de energia livre necessária para dobrar o bastão.

11 Modelo do encaixe induzido a) Aproximação entre substrato e enzima induz a formação do sítio ativo. b) Tensão no substrato induzida pela ligação do substrato à enzima, contorce os ângulos normais de ligação e ativa o substrato.

12 Modelo do encaixe induzido

13 Encaixe induzido: enzima e o substrato sofrem conformação para o encaixe. O substrato é distorcido para conformação exata do estado de transição.

14

15 CARBOIDRASES Catalisam a degradação de carboidratos: hidrólise das ligações glicosídicas entre monossacarídeos formadores de oligo ou polissacarídeos.

16 Características gerais e modo de ação das carboidrases Clivagem da ligação glicosídica: especificidade Configuração do substrato: D-sacarídeos, α ou β anômeros Tamanho da molécula ou substrato Padrões de endo- e exo- atividade

17 Amilases Hidrolisam ligações α-1,4 e/ou α-1,6 presentes no amido, glicogênio e sacarídeos derivados. Amido: amilose e amilopectina Gelatinização do amido para ataque das enzimas

18 Extremidade não-redutora Ligação 1,6 Extremidade redutora Estrutura geral e Ramificações da amilopectina Proporção de ligações 1,6 e 1,4 é de 1:20 (a cada 21 ligações glicosídicas teremos uma ligação 1-6)

19 GLICOGÊNIO Polímero de -D-glicose ramificado Fígado e músculos esqueléticos Similar à amilopectina, porém mais densamente ramificado: cada ramo 8-12 resíduos Fígado: 7% do peso úmido 0,01 M (glicose livre = 0,4M)

20

21 Enzimas que agem sobre o amido e glicogênio Endoenzimas Enzima Ligação preferencial para hidrólise Substrato preferencial Produto α- amilase α- 1,4 Amido Dextrinas e maltose isoamilase α-1,6 Amilopectina Amilose (dextrinas lineares) isomaltase α-1,6 Dextrinas-limite Maltose, maltotriose ciclomaltodextrinase α- 1,4 Ciclodextrinas e dextrinas lineares Maltose e maltotriose Pululunase α-1,6 Pululana e amilopectina Maltotriose e dextrinas lineares

22 Enzimas que agem sobre o amido e glicogênio Exoenzimas Enzima Ligação preferencial para hidrólise Substrato preferencial Produto β- amilase α- 1,4 Amido β-maltoses, dextrinas glicoamilase α- 1,4 e α-1,6 Amido β-glicoses α-glicosidase α-1,4 Diversos α-glicoses Ciclomaltodextrina -glucanotransferase α- 1,4 Amido Ciclodextrinas

23 Dextrina α-amilases (EC ) Hidrolisam ligações α- 1,4 existentes na amilose e amilopectina de forma aleatória, na porção central das moléculas. Produtos: mistura de oligossacarídeos de diferentes pesos moleculares dextrina ou maltodextrina.

24

25 Maltodextrina é uma mistura de carboidratos provenientes da conversão enzimática do amido do milho, sendo de fácil dissolução em água, tornando-se assim, uma excelente fonte de carboidratos.

26 α-amilases Tipo ph ótimo Temperatura ótima Mamíferos 7,0 40 o C Cereais 5,0 40 o C Bacillus subtilis Bacillus licheniformis Aspergillus oryzae Aspergillus niger 5,0-7, o C 5,0-7, o C 5,0 50 o C 5,0 50 o C Termorresistentes

27 Vantagens do uso de enzimas termorresistentes O uso de altas temperaturas de reação reduz consideravelmente o risco de contaminação microbiana do meio reacional; O amido da maior parte das fontes gelatiniza em temperaturas superiores a 50 o C. Evita-se a necessidade de gelatinização prévia do amido e subsequente resfriamento do meio reacional.

28 β-amilases (EC ) Hidrolisam ligações α- 1,4 existentes na amilose e amilopectina a partir da extremidade não-redutora. β-maltose Produtos: 90% maltose, 10% glicose e maltotriose (amilose), dextrinas; Ocorre inversão da configuração do carbono C1 de α para β. Produzidas principalmente por vegetais: soja é considerada boa fonte pois tem reduzida produção de α-amilases. Bacillus polimeria é produtor de beta amilases. Enzimas vegetais: ph 5,0 a 6,0, temp ótima 30 o C. Não são enzimas termoestáveis, perdem atividade a 70 o C por 30 min

29

30 Glicoamilase ou amiloglicosidase (EC ) Exoenzimas que removem unidades de glicose a partir da extremidade não-redutora de amilose e amilopectina. Clivam ligações α-1,4; α-1,3 e α-1,6. Teoricamente, convertem amido em glicose. Prática: requerem a presença de alfa-amilases. Quando a concentração de glicose é muito alta: catalisam a formação de isomaltoses (dissacarídeo Glc(α-1,6)Glc). Produzidas por microrganismos: Aspergillus e Rhizopus ph 4,0 e temp. ótima 50 a 60 o C.

31 Enzimas desramificantes Possuem mais afinidade pela ligação α-1,6. Isoamilase: age em dextrinas de tamanho médio (não age na amilopectina nativa, nem hidrolisa isomaltose). Produzida por vegetais (feijões) e bactérias (Flavobacterium). Pululunase: tipo especial de isoamilase, degrada a pululana (polímero de maltotrioses ligadas por ligações alfa 1,6). Produzida por bactérias (Aerobacter e Klebsiella).

32 Aplicação industrial 1. Bebidas alcoólicas: Leveduras alcoólicas não são capazes de degradar o amido pois não produzem amilases. O amido deve ser sacarificado: hidrólise do amido a glicose e maltose e maltodextrina esses açúcares são fermentáveis pelas leveduras.

33 Europa e países andinos: uso de malte (amilases vegetais) para produção de cerveja, uísque etc. Oriente e América do Sul: uso de amilases fúngicas para produção de saquê e tiquira. Índios da Amazônia: uso de amilases animais (da saliva humana) para produção do caxiri (bebida à base de mandioca).

34 Preparação do malte Malte é o grão de cevada submetido a um processo de germinação controlada para desenvolver enzimas e modificar o amido. A principal função do malte é fornecer açúcares e nutrientes que servirão de alimento ao fermento, produzindo álcool, gás carbônico e outros subprodutos. Além disso, a composição de maltes utilizados na formulação da cerveja vai proporcionar aromas e sabores característicos, além de influenciar na cor da bebida.

35 Sementes descacadas e selecionadas Submersas em água por 2 a 3 dias Estes grãos são adicionados aos cereais que serão sacarificados para fermentação Câmara de germinação (15 o C) Germinação (fitohormônios - giberelinas) Secagem e moagem dos gãos Alta concentração de enzimas (1000 x)

36 Aplicação industrial 2. Panificação A massa do pão também é fermentada por leveduras. O importante é a geração de CO 2 para a massa crescer. A adição de açúcares na massa pode apresentar o problema de grande disponibilidade de substrato e acelerada produção de CO 2, fazendo com que massa não consiga absorver o gás liberado, que escapa.

37 Adição de enzimas à massa: nas proporções corretas as enzimas liberam glicose, maltose e dextrinas de forma lenta e gradual durante os períodos de mistura e descanso da massa. As leveduras fermentam na taxa ideal. Pequenas quantidades de glicose livre auxiliam na formação da cor do pão (reação de Maillard). Aumento da vida de prateleira do pão: reduz endurecimento causado pela retrogradação do amido.

38

39 α-amilases de A. oryzae + β-amilase farinha trigo: bons resultados de volume. São entretanto termolábeis: atingem apenas o amido que foi danificado durante a obtenção da farinha. Pouca manutenção do frescor ao longo da vida de prateleira. α-amilases termorresistentes: origem bacteriana, resistem a temperatura do forno e entram em contato com o amido gelatinizado. Aumentam a vida de prateleira, mas apresenta risco de superdosagem.

40 Aparência e Ingredientes: Pó branco a levemente amarelo. Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, flocos debatata, açúcar, fécula de batata, gordura vegetal, gema de ovo, leite em pó modificado, sal, condimento preparado sabor batata, enzima hemicelulase, emulsificante estearoil-2-lactil lactato de cálcio, MELHORADORES DE FARINHA ALFA AMILASE e ácido ascórbico.

41 Aplicação industrial 3. Amido hidrolisado Ciclodextrina Ciclo-maltodextrina-glucano-transferase Amido α-amilase Liquefação Glicoamilase + pululunase Xarope de glicose Maltodextrina Sacarificação β-amilase + pululunase Xarope de maltose Glicose isomerase Isomerização HFCS

42 Principais aplicações dos xaropes de maltose, glicose e frutose Maltose (%) Glicose (%) Frutose (%) Aplicação Produtos de panificação, confeitaria, congelados e cervejas Efeito Controle da textura, umidade e características congelamento, melhora cor Sorvetes e balas Controle da higroscopicidade e cristalização Geléias, refrigerante, panificação Alimentos infantis e para atletas, geléias, panificação Doces, refrigerante, condimentos, molhos, cereais, sorvetes, panificação Controle da doçura, da viscosidade e higroscopicidade, estabilização flavor Fonte de energia instantânea, controle doçura, confere brilho e caramelização Substituição da sacarose, umectante, evita a cristalização e promove reações de escurecimento

43 O Gli-INSTAN é elaborado a partir do açúcar de cana, este produto contém glicose para consumo via oral, nos casos emergenciais de hipoglicemia.

44 INGREDIENTES: XAROPE DE GLICOSE, COBERTURA SABOR CHOCOLATE (20%) (AÇÚCAR, GORDURA VEGETAL, CACAU EM PÓ, SORO DE LEITE, LEITE DESNATADO EM PÓ, SAL, ESTABILIZANTES LECITINA DE SOJA E322, TRIESTEARATO DE SORBITANA E492 E ÉSTER DE POLIGLICEROL DE ÁCIDO RICINOLÉICO E475 E AROMATIZANTE), FLOCOS DE CEREAIS (16%) (FARINHAS DE ARROZ E DE MILHO, AÇÚCAR, MALTODEXTRINA, EXTRATO DE MALTE E SAL), POLIDEXTROSE, BISCOITOS SABOR CHOCOLATE (12%) [FARINHA DE TRIGO RICA COM FERRO E ÁCIDO FÓLICO, AÇÚCAR, GORDURA DE PALMA, CACAU, SAL, CORANTE CARAMELO E150d, FERMENTO QUÍMICO (BICARBONATO DE SÓDIO E500ii E PIROFOSFATO DE SÓDIO E450iii) E ESTABILIZANTE LECITINA DE SOJA E322], AVEIA EM FLOCOS (9,8%), CREME (6%) (XAROPE DE GLICOSE, GORDURA VEGETAL, SORBITOL, CORANTE DIÓXIDO DE TITÂNIO E171 E EMULSIFICANTE MONO E DIGLICERÍDIOS DE ÁCIDOS GRAXOS E471), AÇÚCAR INVERTIDO E AROMA NATURAL CHOCOLATE. CONTÉM GLÚTEN.

45 Xarope de glicose

46 Produção de ciclodextrinas Oligossacarídeos cíclicos produzidos pela ação da enzima Ciclomaltodextrina-glucano-transferase (CGTase) sobre o amido. Reação: hidrólise das cadeias do amido, separando oligossacarídeos de 6, 7, 8 unidades de glicose e subsequente formação de oligossacarídeos cíclicos.

47 Hidroxilas projetam-se para fora do anel formado, deixando uma cavidade hidrofóbica interna capaz de complexar com diversos compostos

48 Servem como veículos para dispersão de compostos hidrofóbicos (aromas, pigmentos, fármacos) Cavidade apolar Hidroxilas secundárias Hidroxilas primárias

Funções dos Ingredientes na Panificação

Funções dos Ingredientes na Panificação UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE AGROINDUSTRIAL DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DE PANIFICAÇÃO E PRODUÇÃO DE AMIDO Funções dos Ingredientes na Panificação Prof. ª Elessandra

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (Prof. Dr. Tiago André Kaminski) EXERCÍCIOS PARA 2ª PROVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (Prof. Dr. Tiago André Kaminski) EXERCÍCIOS PARA 2ª PROVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (Prof. Dr. Tiago André Kaminski) EXERCÍCIOS PARA 2ª PROVA BIOQUÍMICA DOS OVOS 1) Complete as sentenças. a) A membrana da casca protege

Leia mais

CARBOIDRATOS FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES. Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002

CARBOIDRATOS FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES. Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 CARBOIDRATOS FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 INTRODUÇÃO -Produzidos pelos vegetais -São importante fonte de energia na dieta -Compreende metade do total de calorias

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Lote LOTE 001 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo Unitário Valor Total 00001 00026059 Lote LOTE 002 ACHOCOLATADO EM PO 01KG - INSTANTANEO COM VITAMINAS CONTENDO AÇÚCAR, CACAU, EXTRATO DE

Leia mais

LINHA ZERO AÇÚCAR LINHA INTEGRAL LINHA ORGÂNICA

LINHA ZERO AÇÚCAR LINHA INTEGRAL LINHA ORGÂNICA LINHA ZERO AÇÚCAR LINHA INTEGRAL LINHA ORGÂNICA BOLINHO BAUNILHA RECHEIO DE BAUNILHA BOLINHO BAUNILHA RECHEIO CHOCOLATE 12 uni. 40g BOLINHO CHOCOLATE RECHEIO BAUNILHA BOLINHO CHOCOLATE RECHEIO CHOCOLATE

Leia mais

Digestão enzimática do amido de milho pela ptialina da saliva

Digestão enzimática do amido de milho pela ptialina da saliva Digestão enzimática do amido de milho pela ptialina da saliva Objetivos: Gelatinização de amido de milho Digestão de amido de milho gelatinizado com amilase salivar Digestão de amido de milho gelatinizado

Leia mais

1.1. Classifique-os quanto ao nº de átomos de carbono, número de unidades monoméricas.

1.1. Classifique-os quanto ao nº de átomos de carbono, número de unidades monoméricas. 1. O que são carboidratos? Quais os mais importantes do ponto de vista nutricional? São moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio e constituem as biomoléculas mais abundantes na natureza.

Leia mais

GOURMET DELICIAS 500G

GOURMET DELICIAS 500G GOURMET DELICIAS 500G Descrição técnica Informação sobre aromatizantes Informação sobre corantes Peso líquido Produto 1 Bombons de chocolate ao leite e chocolate branco recheados sortidos Aromatizado artificialmente

Leia mais

AMIDO x INDÚSTRIA É amplamente usado como: Espessante Estabilizante Agente gelificante Veículo, etc.

AMIDO x INDÚSTRIA É amplamente usado como: Espessante Estabilizante Agente gelificante Veículo, etc. AMIDO x INDÚSTRIA É amplamente usado como: Espessante Estabilizante Agente gelificante Veículo, etc. As propriedades funcionais dependem do tipo de amido O amido é usado na indústria: Têxtil Siderúrgica

Leia mais

CONCORRÊNCIA SRP Nº 08/2017 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS

CONCORRÊNCIA SRP Nº 08/2017 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS CONCORRÊNCIA SRP Nº 08/2017 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS Às dez horas e trinta minutos do dia vinte e cinco do mês de abril de dois mil e dezessete, foi aberta no SENAC-DF, Administração

Leia mais

Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas Tecnologia Cervejeira Módulo: Adjuntos cervejeiros

Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas Tecnologia Cervejeira Módulo: Adjuntos cervejeiros Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas Tecnologia Cervejeira Módulo: Adjuntos cervejeiros SENAI / Vassouras Adjuntos Definição: Matéria-prima que substitui parcialmente o malte de cevada como fonte

Leia mais

Carboidratos 18/03/2010. Douglas Siqueira de A. Chaves

Carboidratos 18/03/2010. Douglas Siqueira de A. Chaves Carboidratos Douglas Siqueira de A. Chaves 2 Carboidratos s carboidratos são substâncias orgânicas também chamadas de hidratos de carbono. Estes nomes foram dados porque, na molécula da maior parte dos

Leia mais

Carboidratos em Alimentos

Carboidratos em Alimentos Carboidratos em Alimentos Introdução Nutricionais, adoçantes naturais (conferir doçura), principal componente dos cereais, responsável pelo escurecimento dos alimentos, altera ou confere higroscopicidade,

Leia mais

Semana 3 Os Carboidratos

Semana 3 Os Carboidratos Semana 3 Os Carboidratos Prof. Saul Carvalho Os carboidratos (açúcares) Sacarídeos, glicídios, hidratos de carbono Funções Fonte de energia (glicose, sacarose) Reserva de energia (amido, glicogênio) Estrutural

Leia mais

DEFINIÇÃO. Carboidratos são compostos de função mista, polialcool-aldeídos ou polialcoolcetonas.

DEFINIÇÃO. Carboidratos são compostos de função mista, polialcool-aldeídos ou polialcoolcetonas. CARBOIDRATOS DEFINIÇÃO Carboidratos são compostos de função mista, polialcool-aldeídos ou polialcoolcetonas. São também chamados glucídeos, glicídeos, hidratos de carbono ou açucares. O termo glúcide vem

Leia mais

COMO AS ENZIMAS COLABORAM PARA UMA USINA MAIS LUCRATIVA. Marcelo Vieira Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento

COMO AS ENZIMAS COLABORAM PARA UMA USINA MAIS LUCRATIVA. Marcelo Vieira Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento COMO AS ENZIMAS COLABORAM PARA UMA USINA MAIS LUCRATIVA Marcelo Vieira Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento AGENDA Prozyn; Desafios técnicos da indústria; Como as enzimas colaboram para uma usina mais

Leia mais

TECNOLOGIA DE AMIDOS E DERIVADOS

TECNOLOGIA DE AMIDOS E DERIVADOS TECNOLOGIA DE AMIDOS E DERIVADOS Profa. MSc. Juliana Schmidt Galera O amido é a principal substância de reserva nas plantas superiores e fornece de 70 a 80% das calorias consumidas pelo homem. A produção

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 16/2017 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS

PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 16/2017 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 16/2017 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS Às dez horas e trinta minutos do dia quatorze do mês de setembro de dois mil e dezessete, foi aberta no SENAC-DF,

Leia mais

O papel das fibras nos alimentos. Mestrando: Joel Pimentel de Abreu

O papel das fibras nos alimentos. Mestrando: Joel Pimentel de Abreu O papel das fibras nos alimentos Mestrando: Joel Pimentel de Abreu O que é fibra alimentar As fibras alimentares são compostos vegetais presentes na dieta, como celulose, hemicelulose, pectinas, gomas,

Leia mais

AULA 1 NUTRIÇÃO HUMANA Bioenergética Bioquímica da Nutrição Digestão, absorção, transporte e excreção

AULA 1 NUTRIÇÃO HUMANA Bioenergética Bioquímica da Nutrição Digestão, absorção, transporte e excreção AULA 1 NUTRIÇÃO HUMANA Bioenergética Bioquímica da Nutrição Digestão, absorção, transporte e excreção Prof ª Daniele Silva Néto Email: daniele.lcsn@gmail.com Todo o curso é protegido por direitos autorais,

Leia mais

Nossas Delícias por 60 anos distribuindo Emoções

Nossas Delícias por 60 anos distribuindo Emoções Nossas Delícias por 60 anos distribuindo Emoções Após muitos desejos! Lançamos! Caixa com 12 Displays de 50 unidades de 15g Código da emb. múltipla... 7896969410492 Código do Display... 7896969410485 Código

Leia mais

Descrição técnica Informação sobre aromatizantes Informação sobre corantes Peso líquido

Descrição técnica Informação sobre aromatizantes Informação sobre corantes Peso líquido Descrição técnica Informação sobre aromatizantes Informação sobre corantes TRUFAS BENDITO CACAU 225G Trufa de chocolate amargo recheadas. Aromatizado artificialmente Colorido artificialmente 225G Trufa

Leia mais

Metabolismo dos Glicídios

Metabolismo dos Glicídios QUÍMCA E BIOQUÍMICA Curso Técnico em Nutrição e Dietética Metabolismo dos Glicídios Professor: Adriano Silva Os hidratos de carbono são as biomoléculas mais abundantes do nosso planeta 100b de toneladas

Leia mais

Dissacarídeos. Grupo 6. Juliana Lois, Líria Domingues & Pascoal Morgan

Dissacarídeos. Grupo 6. Juliana Lois, Líria Domingues & Pascoal Morgan Dissacarídeos Grupo 6 Juliana Lois, Líria Domingues & Pascoal Morgan Uma fração substancial dos açúcares naturais existe nas formas dimérica, trimérica, oligomérica (entre 2 a 10 unidades de açúcar) e

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 17:31 horas do dia 15 de fevereiro de 2012, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Campo Bom, designado pela portaria 32.487/2012 após analise da documentação do Pregão

Leia mais

Licitacao Pregao Numero /2017 PAGINA 1 A N E X O - I

Licitacao Pregao Numero /2017 PAGINA 1 A N E X O - I Licitacao Pregao Numero 00009 /2017 PAGINA 1 - - - - - - - - 0001 6884 UN 053.00051.0007-01 CESTA BASICA Composta dos seguintes itens: - 04 kg de ACUCAR REFINADO ESPECIAL Contendo sacarose de cana de acucar

Leia mais

Baguete folheada três queijos Costa Lavos INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 40g - 1/4 unidade

Baguete folheada três queijos Costa Lavos INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 40g - 1/4 unidade Baguete folheada três queijos Costa Lavos Porção de - 1/ unidade 1kcal - 2 kj,2g,,g 2,g,g,g 1mg 11 12 dependendo de suas necessidades energéticas. VD não estabelecido. Ingredientes: farinha de trigo enriquecida

Leia mais

Carboidratos FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Carboidratos FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Carboidratos Disciplina: Bioquímica Prof. Me. Cássio Resende de Morais Introdução Sinonímia: sacarídeos, glicídios,

Leia mais

TAB AO LEITE COM CAST DE CAJU 100G

TAB AO LEITE COM CAST DE CAJU 100G TAB AO LEITE COM CAST DE CAJU 100G Tablete de chocolate ao leite com castanha de caju Peso Líquido 100g Porção de 25g (3 quadrados) Valor Energético 140kcal = 588kJ 7% Carboidratos 13g 4% Proteínas 1,9g

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001 TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Às 14:18 horas do dia 27 de fevereiro de 2012, após analisados todos os atos processuais do Pregão Pregão Presencial PP007/2012 PMCB, referente ao processo 007/2012, o Sr(a). Faisal

Leia mais

CEREAIS E DERIVADOS Cereais:

CEREAIS E DERIVADOS Cereais: CEREAIS CEREAIS E DERIVADOS Cereais:... são as sementes ou grãos comestíveis das gramíneas, tais como: trigo, arroz, centeio, aveia. milho (Zea mays) trigo(triticum aestivum, T.durum) arroz(oriza sativa)

Leia mais

BARRA DE CEREAIS ENERGY MIX CASTANHA COM CHOCOLATE

BARRA DE CEREAIS ENERGY MIX CASTANHA COM CHOCOLATE BARRA DE CEREAIS ENERGY MIX CASTANHA COM CHOCOLATE FLOCOS DE AVEIA, COBERTURA SABOR CHOCOLATE, AÇÚCAR, XAROPE E GLICOSE, FLOCOS DE CEREAIS (TRIGO, ARROZ, MILHO E AVEIA), FLOCOS DE ARROZ, MALTODEXTRINA,

Leia mais

ANEXO. Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho

ANEXO. Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 19.9.2014 COM(2014) 597 final ANNEX 1 ANEXO da Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que altera o Regulamento (UE) n.º 374/2014 relativo à redução ou eliminação

Leia mais

Mostura. Jornada Cervejeira Módulo Brassagem. Lígia Marcondes CTS Alimentos e bebidas

Mostura. Jornada Cervejeira Módulo Brassagem. Lígia Marcondes CTS Alimentos e bebidas Mostura Jornada Cervejeira Módulo Brassagem Lígia Marcondes CTS Alimentos e bebidas Mostura Mistura de malte e água com outros adjuntos sólidos ou aditivos (enzimas e sais) em temperaturas controladas

Leia mais

QUÍMICA. Química Orgânica. Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas Parte 1. Prof. Giselle Blois

QUÍMICA. Química Orgânica. Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas Parte 1. Prof. Giselle Blois QUÍMICA Química Orgânica Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas Parte 1 Prof. Giselle Blois GLICÍDIOS Também conhecidos como açúcares, samarídeos, carboidratos ou hidratos de carbono, (do grego glicos,

Leia mais

Fontes de Microrganismos

Fontes de Microrganismos Fontes de Microrganismos Os microrganismos de Interesse Industrial pode ser obtidos: Isolamento de recursos naturais: (solo, água, plantas, etc); Compra em coleções de cultura: (Agricultural Research Service

Leia mais

CH 2 H H. β-galactose α-frutose β-ribose (gomas das plantas, parte pegajosa) (açúcar das frutas) (parte do RNA, ácído ribonucléico) H 4.

CH 2 H H. β-galactose α-frutose β-ribose (gomas das plantas, parte pegajosa) (açúcar das frutas) (parte do RNA, ácído ribonucléico) H 4. bs: A α-glicose e a β-glicose deferem entre si apenas pela posição do grupo do C abaixo ou acima do plano do anel respectivamente. Exemplos de Monossacarídeos: C C C C β-galactose α-frutose β-ribose (gomas

Leia mais

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Disciplina: Ciências Ficha nº 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Nesta ficha você conhecerá: O que são os carboidratos; Onde encontrar os carboidratos; A diferença entre carboidratos de alto e baixo

Leia mais

Carboidrato. Curso: Farmácia 3º período Prof. Helder Braz Maia

Carboidrato. Curso: Farmácia 3º período Prof. Helder Braz Maia Carboidrato Curso: Farmácia 3º período Prof. Helder Braz Maia Introdução O que são os carboidratos? Conhecidos como hidratos de carbono, sacarídeos ou açúcares; São as biomoléculas mais abundantes na natureza.

Leia mais

3/6/2010. Biomoléculas orgânicas mais abundantes na

3/6/2010. Biomoléculas orgânicas mais abundantes na Universidade Federal de Mato Grosso Disciplina de Bioquímica Bioquímica dos Carboidratos Prof. Msc. Reginaldo Vicente Ribeiro Introdução Carboidratos são polihidroxialdeídos ou polihidroxicetonas ou substâncias

Leia mais

Minerais Adicionais. com alto grau de pureza. Mix Especial de Vitaminas DE CROMO A, B6, B9, B12 + D3

Minerais Adicionais. com alto grau de pureza. Mix Especial de Vitaminas DE CROMO A, B6, B9, B12 + D3 É PERFEIÇÃO EM FORMA DE BARRA PROTEICA Composta pela associação de diferentes proteínas de alto valor biológico que conferem completo perfil de aminoácidos, com o toque de sabor incomparável e cremosidade

Leia mais

alexquimica.blog Professor:Alex

alexquimica.blog Professor:Alex Bioquímica alexquimica.blog Professor:Alex Bioquímica É o estudo da química dos organismos vivos. Os compostos da bioquímica podem ser classificados em quatro amplas categorias: n n n n Carboidratos ou

Leia mais

ANEXO I MÉDIO ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO

ANEXO I MÉDIO ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO ANEXO I MÉDIO ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO 1. Açúcar Cristal puro e natural sem sujeiras, insetos ou corpos estranhos Saco plástico atóxico de 1kg acondicionados em fardo de 10kg a 2. Arroz Subgrupo parabolizado

Leia mais

A Química da Vida. Gabriela Eckel

A Química da Vida. Gabriela Eckel A Química da Vida Gabriela Eckel Água A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por

Leia mais

Biomoléculas mais abundantes Terra

Biomoléculas mais abundantes Terra Biomoléculas mais abundantes Terra A cada ano mais de 100 bilhões de tonelada de CO 2 e H 2 O são transformados em carboidratos pelo processo fotossintético CO 2 + H 2 O O 2 + (CH 2 O) n Luz Moléculas

Leia mais

Biomoléculas mais abundantes Terra

Biomoléculas mais abundantes Terra Biomoléculas mais abundantes Terra A cada ano mais de 100 bilhões de tonelada de CO 2 e H 2 O são transformados em carboidratos pelo processo fotossintético CO 2 + H 2 O O 2 + (CH 2 O) n Luz Moléculas

Leia mais

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NOS ALIMENTOS E POSSUEM FUNÇÕES VARIADAS NO ORGANISMO. PODEM SER ENCONTRADOS EM DIFERENTES ALIMENTOS, POR

Leia mais

O que são as duas reações abaixo?

O que são as duas reações abaixo? O que são as duas reações abaixo? 6 CO 2 + 6 H 2 O Glicose + 6 O 2 Glicose + 6 O 2 6 CO 2 + 6 H 2 O Pode ser polimerizada, estocada, transportada e liberada rapidamente quando o organismo precisa de energia

Leia mais

Carboidratos. Carboidratos: Nomenclatura

Carboidratos. Carboidratos: Nomenclatura arboidratos Poliidroxialdeídos e Poliidroxicetonas com as seguintes características 1. No mínimo três átomos de carbono; 2. Grupos funcionais aldeído ou cetona 3. Obedecer a seguinte fórmula: ( 2 O) n

Leia mais

Professora: Letícia F. Melo

Professora: Letícia F. Melo Professora: Letícia F. Melo O que é bioquímica? É o ramo da química que estuda principalmente as reações químicas dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos. Estuda as macromoléculas

Leia mais

Biomoléculas mais abundantes Terra

Biomoléculas mais abundantes Terra Biomoléculas mais abundantes Terra A cada ano mais de 100 bilhões de tonelada de CO 2 e H 2 O são transformados em carboidratos pelo processo fotossintético CO 2 + H 2 O O 2 + (CH 2 O) n Luz Moléculas

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 14:32 horas do dia 06 de junho de 2012, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Esteio, designado pela portaria 0185/2012 após analise da documentação do Pregão Eletrônico

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Nutrição da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso. Ficou

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL. Produtos Alimentícios. Vigência a partir de ANEXO ÚNICO

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL. Produtos Alimentícios. Vigência a partir de ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL Produtos Alimentícios Vigência a partir de 01-11-2015 ANEXO ÚNICO I - CHOCOLATES 1 1704.90.10 2 3 1806.31.10 1806.31.20 1806.32.10 1806.32.20 4 1806.90

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica CARBOIDRATOS

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica CARBOIDRATOS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica CARBOIDRATOS Prof. Raimundo Jr MSc Carboidratos Características gerais: São os compostos mais abundantes Possuem diferentes

Leia mais

CARBOIDRATOS BIOENGENHARIA I PROFª. SHARLINE FLORENTINO DE MELO SANTOS UFPB - CT DEQ

CARBOIDRATOS BIOENGENHARIA I PROFª. SHARLINE FLORENTINO DE MELO SANTOS UFPB - CT DEQ CARBOIDRATOS BIOENGENHARIA I PROFª. SHARLINE FLORENTINO DE MELO SANTOS UFPB - CT DEQ sharlinefm@hotmail.com sharline@ct.ufpb.br Carboidratos Os carboidratos são as moléculas orgânicas mais abundantes na

Leia mais

Glicídios Pro r f o. f. D a D n a i n el M ag a al a hã h e ã s

Glicídios Pro r f o. f. D a D n a i n el M ag a al a hã h e ã s Glicídios Prof. Daniel Magalhães DEFINIÇÃO Os glicídios, também chamados de açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio

Leia mais

Pode ser polimerizada, estocada, transportada e liberada rapidamente quando o organismo precisa de energia ou para compor estruturas especiais

Pode ser polimerizada, estocada, transportada e liberada rapidamente quando o organismo precisa de energia ou para compor estruturas especiais Pode ser polimerizada, estocada, transportada e liberada rapidamente quando o organismo precisa de energia ou para compor estruturas especiais Precursor de intermediários metabólicos em várias reações

Leia mais

Uma análise das diferentes fontes de carboidratos para obtenção do bioetanol. Silvio Roberto Andrietta BioContal

Uma análise das diferentes fontes de carboidratos para obtenção do bioetanol. Silvio Roberto Andrietta BioContal Uma análise das diferentes fontes de carboidratos para obtenção do bioetanol Silvio Roberto Andrietta BioContal Matéria prima O etanol pode ser obtido de diferentes matérias primas: Amido Sacarose Material

Leia mais

ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ITEM CEST NCM/SH DESCRIÇÃO 1.0 17.001.00 1704.90.10 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg, excluídos os ovos de páscoa de chocolate. 1806.31.10

Leia mais

SABES O QUE ESTÁS A COMER?

SABES O QUE ESTÁS A COMER? SABES O QUE ESTÁS A COMER? Interpretar RÓTULOS de produtos alimentares Conhecer os INGREDIENTES dos PRODUTOS ALIMENTARES Descobrir o significado de DDR Saber a diferença entre produto alimentar MAGRO e

Leia mais

ANÁLISE DE ALIMENTOS. Professora: Priscila Santos Curso: Farmácia

ANÁLISE DE ALIMENTOS. Professora: Priscila Santos Curso: Farmácia ANÁLISE DE ALIMENTOS Professora: Priscila Santos Curso: Farmácia Os carboidratos são os componentes mais abundantes e amplamente distribuídos entre os alimentos. Sua determinação nos alimentos é importante

Leia mais

0,02 Mistura para o preparo de bolos, tortas, doces e massas de confeitaria com fermento químico, com ou sem recheio, com ou sem cobertura

0,02 Mistura para o preparo de bolos, tortas, doces e massas de confeitaria com fermento químico, com ou sem recheio, com ou sem cobertura INS 100i CÚRCUMA, CURCUMINA Função: Corante (g/100g IDA: 0-3 mg/ kg peso corpóreo (JECFA, 2006) ou g/100ml) Amargos e aperitivos Queijos (exclusivamente na crosta) Iogurtes aromatizados Leites aromatizados

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Pará PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL DO PARÁ Registro de Preços Eletrônico nº 001/2016 Após

Leia mais

I - CHOCOLATES MVA AJUSTADO % - 12% MVA Original % ITEM DESCRIÇÃO ,29 50,56 52,41 64,24 66,27 1.2

I - CHOCOLATES MVA AJUSTADO % - 12% MVA Original % ITEM DESCRIÇÃO ,29 50,56 52,41 64,24 66,27 1.2 ANEXO AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO - ALTERAÇÃO Abrangência: operações interestaduais realizadas entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Produto:

Leia mais

Animais Monogástricos. Digestão Monogástricos. Animais Monogástricos. Digestão Monogástricos 28/08/2012

Animais Monogástricos. Digestão Monogástricos. Animais Monogástricos. Digestão Monogástricos 28/08/2012 Animais Monogástricos Digestão e Absorção de Carboidratos Animais monogástricos e ruminantes Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Principais fontes de glicídeos: Polissacarídeos. Amido. Glicogênio. Dextrinas.

Leia mais

ÓLEOS E GORDURAS (LIPÍDEOS) - TRIGLICERÍDEOS

ÓLEOS E GORDURAS (LIPÍDEOS) - TRIGLICERÍDEOS Moléculas Orgânicas constituintes dos seres vivos (Biomoléculas Orgânicas) Gorduras ou Lipídeos (Triglicerídeos) Derivadas de ácidos graxos e podem se classificar em: Gorduras Saturadas Gorduras insaturadas

Leia mais

FICHA TÉCNICA. PROTEIN BAR AGE é uma barra prática e saborosa que apresenta 39% de proteínas em sua formulação, além de 22 vitaminas e minerais.

FICHA TÉCNICA. PROTEIN BAR AGE é uma barra prática e saborosa que apresenta 39% de proteínas em sua formulação, além de 22 vitaminas e minerais. FICHA TÉCNICA PROTEIN BAR 46g 18g DE PROTEÍNAS 22 VITAMINAS E MINERAIS MATÉRIAS-PRIMAS COM GARANTIA DE ORIGEM PROTEIN BAR AGE é uma barra prática e saborosa que apresenta 39% de proteínas em sua formulação,

Leia mais

Fonte de energia Estrutura celular Sinais. Função biológica. Monossacarídeos Oligossacarídeos Polissacarídeos. Classificação

Fonte de energia Estrutura celular Sinais. Função biológica. Monossacarídeos Oligossacarídeos Polissacarídeos. Classificação Função biológica Fonte de energia Estrutura celular Sinais Classificação Monossacarídeos Oligossacarídeos Polissacarídeos Monossacarídeos Aldose ou cetose 3 a 7 carbonos Isomeria D e L Solução aquosa Forma

Leia mais

% MVA - INTERNA ALIQ. INTERNA

% MVA - INTERNA ALIQ. INTERNA ANEXO AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E AMAPÁ. Abrangência: operações interestaduais originadas do estado de São Paulo e destinadas ao estado do Amapá. Produto: alimentícios.

Leia mais

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes Catálogo Produtos Integrais Sem Conservantes Cookies A linha cookies é composta por biscoitos doces e tradicionais, feitos com verdadeiros pedaços de seus ingredientes principais. O que deixa o biscoito

Leia mais

APLICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS DE RELEVÂNCIA NUTRICIONAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO. da Silva e Elisa Makiyama Kim FEA-UNICAMP

APLICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS DE RELEVÂNCIA NUTRICIONAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO. da Silva e Elisa Makiyama Kim FEA-UNICAMP APLICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS DE RELEVÂNCIA NUTRICIONAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO Caroline Joy Steel,, Rafaela Damázio da Silva e Elisa Makiyama Kim DTA-FEA FEA-UNICAMP Roteiro Importância nutricional

Leia mais

Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL

Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL LEITES DESIDRATADOS Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL vbeloti@uel.br lipoa.uel@gmail.com www.uel.br/laboratorios/inspecao Leites desidratados Parcial ou total Maior tempo de conservação Redução do volume

Leia mais

Vilma Fernandes Carvalho

Vilma Fernandes Carvalho Carboidratos Vilma Fernandes Carvalho Introdução Mais da metade do carbono orgânico do planeta está armazenado em apenas duas moléculas de carboidratos: amido e celulose. Ambos são polímeros do monômero

Leia mais

UNIDADES DE PRODUÇÃO TIPO DE EMBALAGEM

UNIDADES DE PRODUÇÃO TIPO DE EMBALAGEM 1. DESCRIÇÃO UNIDADES DE PRODUÇÃO FF GMA MAC GME BG LP SCS JAB 227391 WAFER MOUSSE CHOCOLATE ADRIA 40X140G 227395 WAFER MOUSSE LIMÃO ADRIA 40X140G 227394 WAFER MOUSSE MORANGO ADRIA 40X140G 227396 WAFER

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora plástica lípidos energética protetora proteínas nutrientes Nos alimentos encontramos as substâncias,

Leia mais

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 53, DE 7 DE OUTUBRO DE 2014

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 53, DE 7 DE OUTUBRO DE 2014 DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 53, DE 7 DE OUTUBRO DE 2014 Dispõe sobre a lista de enzimas, aditivos alimentares e veículos autorizados em preparações enzimáticas para uso na produção de alimentos

Leia mais

AÇÚCARES OU CARBOIDRATOS

AÇÚCARES OU CARBOIDRATOS AÇÚCARES U CARBIDRATS FUNÇÕES DS CARBIDRATS N SER VIV ENERGÉTICA: os carboidratos são a principal fonte de energia para o ser vivo. Ex. Glicose. Podem ser armazenados na célula sob forma de polímeros (glicogênio,

Leia mais

COMO AS ENZIMAS COLABORAM PARA UMA USINA MAIS LUCRATIVA. Rafael Borges Coordenador de Aplicação e Novos Negócios

COMO AS ENZIMAS COLABORAM PARA UMA USINA MAIS LUCRATIVA. Rafael Borges Coordenador de Aplicação e Novos Negócios COMO AS ENZIMAS COLABORAM PARA UMA USINA MAIS LUCRATIVA Rafael Borges Coordenador de Aplicação e Novos Negócios AGENDA Prozyn Bio Solutions Desafio da industria Como as enzimas colaboram para uma usina

Leia mais

GRANEL TRUFFON CREME CEREJA 30G

GRANEL TRUFFON CREME CEREJA 30G Informação sobre corantes GRANEL TRUFFON CREME CEREJA 30G Trufa de chocolate ao leite com recheio sabor creme de cereja Aromatizado artificialmente Colorido artificialmente Porção de...g (medida caseira)

Leia mais

Tecnologia da Fabricação de Etanol

Tecnologia da Fabricação de Etanol Tecnologia da Fabricação de Etanol Matérias prima e preparo do mosto para produção de etanol A. Matéria prima e preparo do mosto 3 Sacarinas (açúcares) Amiláceas (amido) Celulósicas (2ª geração) 4 Mandioca

Leia mais

Ficha Técnica ARROZ DE PATO. Ingredientes

Ficha Técnica ARROZ DE PATO. Ingredientes ARROZ DE PATO Arroz (67%), pato desfiado (27%), água,cebola, azeite, vinho branco (SULFITOS), chouriço [carne e gordura de suíno, vinho (SULFITOS), pimentão, sal, alho, dextrose, dextrina, fécula de batata,

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Ciência e Tecnologia do Açúcar e Bebidas AÇÚCARES. Angelita Machado Leitão 2º/ 2017

Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Ciência e Tecnologia do Açúcar e Bebidas AÇÚCARES. Angelita Machado Leitão 2º/ 2017 Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos Ciência e Tecnologia do Açúcar e Bebidas AÇÚCARES Angelita Machado Leitão 2º/ 2017 Unidade I: Açúcar Mercado: produção e consumo Química do açúcar Matérias-primas

Leia mais

Curso de rotulagem geral de alimentos embalados. - 4º módulo -

Curso de rotulagem geral de alimentos embalados. - 4º módulo - Curso de rotulagem geral de alimentos embalados - 4º módulo - Legislação Resolução RDC nº259/2002 Anvisa Resolução RDC nº277/2005 Anvisa Resolução RDC nº340/2002 Anvisa Resolução RDC nº344/2002 Anvisa

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora

Leia mais

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL CIÊNCIAS - ALIMENTOS Prof. Mário Castro 1º Bimestre - 2014 CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL NUTRIÇÃO Nutrição: É o conjunto de processo integrados que envolve a digestão, respiração, circulação e excreção. Digestão:

Leia mais

MACRONUTRIENTES INTRODUÇÃO

MACRONUTRIENTES INTRODUÇÃO MACRONUTRIENTES I INTRODUÇÃO Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior frequência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C), o oxigênio

Leia mais

Biomoléculas mais abundantes Terra

Biomoléculas mais abundantes Terra Biomoléculas mais abundantes Terra Formados pelos organismos fotossintetizadores a partir de CO 2 e H 2 O, na presença de luz CO 2 + H 2 O O 2 + (CH 2 O) n Luz Moléculas com formula geral (CH 2 O) n Função

Leia mais

BIOLOGIA. Os Carboidratos. Os monossacarídeos. Cláudio Góes

BIOLOGIA. Os Carboidratos. Os monossacarídeos. Cláudio Góes BIOLOGIA Cláudio Góes Os Carboidratos Os carboidratos constituem uma das mais importantes classes de biomoléculas presentes no planeta Terra, além de encerrarem uma gama de funções biológicas, sendo a

Leia mais

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS PELAS LEVEDURAS

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS PELAS LEVEDURAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Ciências Agrárias campus Araras II CURSO DE MONITORAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO DA FERMENTAÇÃO ETANÓLICA. UNESP - UFSCAR METABOLISMO DE CARBOIDRATOS PELAS LEVEDURAS

Leia mais

IV WORKSHOP SOBRE TECNOLOGIAS EM AGROINDUSTRIAS DE TUBEROSAS TROPICAIS

IV WORKSHOP SOBRE TECNOLOGIAS EM AGROINDUSTRIAS DE TUBEROSAS TROPICAIS PAINEL II - Processamento Palestra 1: PRODUTOS DERIVADOS DE FÉCULA Prof. Dr. Claudio Cabello /UNESP Amidos modificados Processo físico: - pré-gelatinizado : os grânulos de amido são parcialmente gelatinizado

Leia mais

Composição química. Profª Maristela. da célula

Composição química. Profª Maristela. da célula Composição química Profª Maristela da célula Compostos inorgânicos Água Sais minerais Compostos orgânicos Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos nucleicos Vitaminas Água Solvente universal Atua no transporte

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001 TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Às 16:39 horas do dia 31 de maio de 2012, após analisados todos os atos processuais do Pregão Pregão Eletrônico 041/2012, referente ao processo 090/2012, o Sr(a). MARIA MARGARETH REZENDE,

Leia mais

Review. Processos Químicos Industriais II

Review. Processos Químicos Industriais II Review Processos Químicos Industriais II Sacarose > 15% Extração de 94 a 97 % da sacarose gerando bagaço com umidade final de 50%. Concentrar o caldo decantado, através da retirada de água, elevando

Leia mais

Carboidratos (sacarídeos)

Carboidratos (sacarídeos) Universidade Federal do Pampa Bioquímica Carboidratos (sacarídeos) Profa. Marina Prigol 1 Sacarídeos Estrutura e propriedades de sacarídeos Moléculas orgânicas mais abundantes na natureza A fotossíntese

Leia mais

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes Catálogo Produtos Integrais Sem Conservantes Cookies A linha cookies é composta por biscoitos doces e tradicionais, feitos com verdadeiros pedaços de seus ingredientes principais. O que deixa o biscoito

Leia mais

Estrutura e Função dos Carboidratos. Ana Paula Jacobus

Estrutura e Função dos Carboidratos. Ana Paula Jacobus Estrutura e Função dos Carboidratos Ana Paula Jacobus Funções dos carboidratos Geração de energia, intermediários metabólicos; Reserva energética: amido, glicogênio; Estrutura celular : peptideoglicanos,

Leia mais

ANEXO 1 AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO GRANDE DO SUL

ANEXO 1 AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO GRANDE DO SUL ANEXO AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO GRANDE DO SUL Abrangência: operações interestaduais originadas do estado de São Paulo e destinadas ao estado do Rio Grande do Sul

Leia mais

Licitacao Pregao Numero /2016 PAGINA 1 A N E X O - I

Licitacao Pregao Numero /2016 PAGINA 1 A N E X O - I Licitacao Pregao Numero 00057 /2016 PAGINA 1 - - - - - - - - 0001 72 PCT 051.00059.0002-01 AMEIXA SECA SEM CAROCO embalagem com pelo menos 250 gramas 0002 4000 KG 053.00001.0001-01 ACUCAR REFINADO De 1a

Leia mais