Estatuto da Polícia Civil (Lei Estadual 6.843/86)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estatuto da Polícia Civil (Lei Estadual 6.843/86)"

Transcrição

1 Legislação Institucional Estatuto da Polícia Civil (Lei Estadual 6.843/86)

2 30 Questões Funções dos órgãos na CE - 1 (3%) Funções dos órgãos na CF - 1 (3%) LC 611 (sist remuneratório) - 1 (3%) LC 453 (Plano de Carreira) - 10 (26%) L (Estatuto PC) - 26 (67%) 0 Funções dos órgãos na CE - 1 (3%) Funções dos órgãos na CF - 1 (3%) LC 611 (sist remuneratório) - 1 (3%) LC 453 (Plano de Carreira) - 10 (26%) L (Estatuto PC) - 26 (67%)

3 O Estatuto Art. 1º: O presente Estatuto institui normas sobre o regime jurídico dos funcionários Policiais Civis, regula o provimento e a vacância de cargos, fixa os direitos, vantagens, deveres, critérios de promoção e remoção e dispõe sobre o processo disciplinar.

4 Vedação à Gratuidade Art. 2º, p. ú: É proibida a prestação de serviços gratuitos à Polícia Civil.

5 Competência Art. 3º: À Polícia Civil, compete: I Prevenir, reprimir e apurar os crimes e contravenções II Coordenar e executar as atividades relativas à Polícia Administrativa e Polícia Técnica e Científica

6 Competência Olha a Casca! Na CF compete às Polícias Militares o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Obs: A atribuição da PM para preservação da ordem pública não exclui a da PC para a prevenção de crimes.

7 Competência Art. 105, CE/SC: I Polícia Civil II Polícia Militar III Corpo de Bombeiros Militar IV Instituto Geral de Perícias (EC 39/05)

8 Princípios Hierarquia: Art. 7º - A hierarquia policial civil alicerça-se na ordenação da autoridade, nos diferentes níveis que compõem o organismo da Policia Civil, entendendo-se que a classe superior tem precedência hierárquica sobre a classe inferior e entre funcionários da mesma classe, o mais antigo precede o mais moderno.

9 Princípios Obs: Art. 7º, p.ú: A hierarquia da função prevalece sobre a hierarquia do cargo.

10 Princípios E a disciplina? Conceito: É a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes do organismo (Art. 8º do Decreto Federal 4.346).

11 Autoridades Policiais, Seus Agentes e Auxiliares Na Polícia Civil, as autoridades policiais são os delegados de polícia (art. 9º, I). E quem são os agentes da autoridade: I agentes de polícia II escrivães de polícia III psicólogos policiais Todos os demais funcionários serão auxiliares

12 Provimento dos Cargos Art. 13, 3º: O concurso público será homologado pelo Secretário de Estado da Segurança Pública e defesa do Cidadão.

13 Curso de Formação Inicial Art. 13, 4º: A formação profissional é a fase que inicia com a matrícula do candidato no curso de formação profissional e termina com sua aprovação no respectivo curso, cujo resultado será homologado pelo Chefe da Polícia Civil.

14 Curso de Formação Inicial Art. 13, 6º. A aprovação final obtida no curso de formação profissional será considerada como um dos requisitos do estágio probatório.

15 Requisitos Para Nomeação Art. 15: São requisitos para nomeação: - Brasileiro; - Entre 18 e 45 anos; - Quitação com serviço militar; - Gozo dos direitos políticos; - Boa saúde; - Habilitação para exercício do cargo.

16 Posse x Estágio NÃO CONFUNDIR COM OS REQUISITOS PARA O ESTÁGIO!

17 Requisitos Para o Estágio Probatório Requisitos para o estágio probatório: ADIE o estágio probatório -Assiduidade + pontualidade; -Disciplina e Dedicação; -Idoneidade moral; -Eficiência e produtividade; + fidelidade e aprovação no curso de formação.

18 Posse Posse: - Completa a investidura; - Prazo de 30 dias prorrogável (requerimento/doença); - Prova da não acumulação ilegal; - Declaração de bens (renovada a cada 5 anos).

19 Posse - Ato solene; - Tomada de compromisso; - Entrega de credenciais; - Presidido pelo Superintendente da PC (na prática não há mais a figura do superintendente, mas sim o Delegado- Geral).

20 Exercício Conceito: É o efetivo desempenho da atividade policial. - Início em 30 dias da posse, prorrogável (pena: exoneração); - Não é interrompido pela promoção;

21 Exercício - Não é interrompido no deslocamento p/ nova sede; - Interrupção por 30 dias consecutivos ou 60 dias alternados = demissão por abandono

22 Exercício Art. 26: Nenhum policial civil pode se ausentar do Estado para estudo ou missão de qualquer natureza, com ou sem ônus para os cofres públicos, sem autorização expressa ou designação do Superintendente da Polícia Civil.

23 Exercício Parágrafo único: Para ações de natureza puramente policial, a autorização de que trata este artigo, pode ser concedida pelo chefe imediato.

24 Afastamento do Exercício - Preso preventivamente ou em flagrante; - Denunciado por crime: Contra a administração pública; Inafiançável; Hediondo; Que causar clamor público. Prazo: até o trânsito em julgado da decisão

25 Afastamento do Exercício Art. 30: É, ainda, permitido o afastamento com prazo certo: I Para realizar cursos especiais ou estágios de aperfeiçoamento ou especialização, dentro ou fora do Estado; II Para atender imperativo de convênio relacionado com a área de segurança (ex: Força Nacional).

26 Estágio Probatório Conceito (art. 31): É o período de 2 (dois) 3 (três) anos de efetivo exercício, durante o qual são apurados os requisitos necessários à confirmação ou não do policial civil no cargo de provimento efetivo para o qual foi nomeado.

27 Estágio probatório 2º Preenchidos os requisitos do parágrafo anterior, o policial civil é automaticamente confirmado no cargo. 3º Não preenchendo o policial civil, durante o estágio probatório, um dos requisitos deste artigo, cabe ao chefe imediato instaurar sindicância, para instrução de posterior Processo Disciplinar.

28 Progresso Funcional Conceito: É o provimento do policial civil estável em um cargo de provimento superior, na mesma carreira (art. 32). Formas e progresso: - Antiguidade; - Merecimento; - Por ato de bravura; - Post mortem.

29 Vedação à Progressão Por merecimento: - Exercício de mandato eletivo (fed/est/mun*); - Licença p/ interesses particulares; - À disposição de outro órgão do Poder Público. *Exceção: cargo de vereador (se concomitante)

30 Reintegração Conceito: É o retorno aos quadros da PC, do policial, dele demitido (por decisão judicial transitada em julgado ou decisão administrativa)

31 Reintegração -É feita no cargo anteriormente ocupado, no cargo transformado ou em outro do mesmo nível (respeitada a habilitação); - Direito ao ressarcimento dos vencimentos, direitos e vantagens.

32 Reintegração Se a reintegração não for possível, em razão: - Da inexistência do mesmo ou de outro cargo compatível: será colocado em disponibilidade com remuneração integral; - De incapacidade: será aposentado.

33 Readaptação Conceito: e a investidura do policial civil desajustado no respectivo cargo, em outro compatível com suas qualificações, aptidões vocacionais e condições físicas. Obs: não pode ser requerida pelo funcionário, antes de 5 (cinco) anos de efetivo exercício no cargo para o qual foi nomeado.

34 Requisitos: Readaptação - Existência de vaga no cargo para o qual será readaptado; - Comprovação de habilitação específica.

35 Aproveitamento Conceito: é o reingresso no serviço do policial civil em disponibilidade. - Depende de prova de capacidade física, mediante inspeção médica; - Se ocorrer em cargo de remuneração inferior ao anteriormente ocupado, terá o funcionário direito à diferença.

36 Aproveitamento Obs: Havendo mais de um concorrente à mesma vaga, terá preferência o de maior tempo de disponibilidade e, no caso de empate, o de maior tempo de serviço público.

37 Remoção Conceito: é o deslocamento do policial civil de um para outro órgão da Polícia Civil. Hipóteses: - A pedido; - Por permuta; - Ex oficio no interesse da administração.

38 Remoção A remoção a pedido ou por permuta: - Só pode ser concedida após 2 anos de exercício na sua lotação (exceto por questão de saúde própria ou de familiar); - Não gera direito à ajuda de custo.

39 Remoção A remoção por permuta: - Se processa a pedido escrito de ambos interessados ocupantes de idêntico cargo e não será deferida se uma das partes encontra-se em condições de aposentadoria dentro de 1 (um) ano, contado da data do pedido.

40 Remoção A remoção ex ofício por interesse da ADM: - Necessidade de aumentar o efetivo; substituir policial nos impedimentos ou remoções legais; emergência etc.

41 Remoção Não se considera remoção as operações especiais que exijam o deslocamento do exercício do policial civil para outro Município ou Comarca diversos da sua sede lotacional, assegurada a percepção antecipada dos benefícios financeiros (diárias).

42 Remoção Na remoção ex offício, por conveniência da disciplina, não tem o policial civil direito à ajuda de custo, fazendo jus somente ao custeio do transporte.

43 Remoção O policial civil, quando removido, ressalvado quando se der no mesmo município, deve entrar em exercício no órgão para o qual foi transferido dentro de 30 (trinta) dias contados da data da publicação do ato.

44 Substituição Hipótese: quando houver impedimento de ocupante de cargo de provimento em comissão e de função gratificada. Poder ser automática ou depende de ato da autoridade competente.

45 Substituição A substituição é gratuita, salvo se exceder de 15 (quinze) dias quando passa a ser remunerada, enquanto perdurar, na base dos vencimentos e vantagens do substituído, respeitada a opção em contrário do substituto nesta hipótese.

46 Vacância Conceito: É a desocupação do cargo público. Obs: Matheus Carvalho conceitua cargo público como sendo uma unidade de competência à qual é atribuída um plexo de atribuições.

47 Decorre de: I exoneração; II demissão; III aposentadoria; IV promoção; Vacância

48 V acesso* ; VI readaptação; e VII falecimento. Vacância Obs: não há vacância na remoção ou reintegração!!!

49 Vacância * Súmula Vinculante 43: É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido. [...]

50 Vacância Ação direta de inconstitucionalidade. Ascensão ou acesso, transferência e aproveitamento no tocante a cargos ou empregos públicos. - O critério do mérito aferível por concurso público de provas ou de provas e títulos e, no atual sistema constitucional, [...]

51 Vacância [...] ressalvados os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração, indispensável para cargo ou emprego público isolado ou em carreira (ADI 231).

52 Leitura obrigatória de todos os dispositivos do art. 81 do Estatuto!! Direitos e Vantagens

53 Direitos e Vantagens São direitos dos policiais civis, dentre outros: - Assistência médico-hospitalar e judiciária, pelo Estado, quando ferido em objeto de serviço ou submetido a processo, em razão do exercício do cargo ou função;

54 Direitos e Vantagens - Prisão especial quando admitida pelo Código de Processo Penal, ou, em separado, nos demais casos. - Regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais.

55 Direitos e Vantagens - Jornada normal de trabalho poderá ser reduzida a pedido de funcionário estudante ou enquadrado em situações especiais, obedecida à proporcional redução da remuneração.

56 Direitos e Vantagens - É proibida a acumulação de férias, salvo por imperiosa necessidade de serviço, e neste caso, pelo máximo de 02 (dois) períodos. - Durante as férias o policial civil tem direito a todas as vantagens asseguradas pelo exercício do cargo.

57 Licenças I para tratamento de saúde; II por motivo de doença em pessoa da família; III para repouso à gestante; IV para serviço militar obrigatório; V por mudança de domicílio; VI para tratar de interesses particulares;

58 VII como prêmio; e VIII especial. Licenças

59 Licença para Tratamento de Saúde - É concedida ex offício ou a pedido do policial civil ou de seu representante, quando o próprio não puder fazê-lo. - A licença superior a 3 (três) dias depende de inspeção realizada por Junta Medica Oficial.

60 Licença para Tratamento de Saúde - É concedida pelo prazo indicado no laudo ou atestado da Junta Médica Oficial. - A licença superior a 3 (três) dias depende de inspeção realizada por Junta Medica Oficial. - O tempo necessário à inspeção é considerado de licença.

61 Licença para Tratamento de Familiar O policial poderá obter licença para tratamento de: - Ascendente - Descendente - Colateral, consanguíneo ou afim até 2º grau - Cônjuge (desde que não esteja separado) - Pessoa que viva às suas expensas (incluída no assentamento funcional.

62 Licença para Tratamento de Familiar Requisitos: - Provar ser indispensável a assistência pelo policial. - Não puder ser prestada concomitantemente ao exercício da função.

63 Licença para Tratamento de Familiar A remuneração será: - Integral até 3 (três) meses - De 2/3 (dois terços), se este prazo for estendido até 1 (um) ano - De metade até o limite máximo de 2 (dois) anos. - Após 2 anos, será considerada licença para assuntos particulares.

64 Licença para Serviço Militar Ao policial civil, convocado para serviço militar ou outros encargos de segurança nacional, é concedida licença com remuneração integral, salvo se houver opção pelas vantagens financeiras militares.

65 Licença por Mudança de Domicílio O policial civil casado tem direito a licença sem remuneração, quando o cônjuge, funcionário civil ou militar, autárquico, de empresa pública, de sociedade de economia mista ou fundação instituída pelo Poder Público, for mandado servir, ex officio, em outro ponto do Estado, do território nacional ou no estrangeiro.

66 Licença por Mudança de Domicílio O policial civil, cônjuge de quem exerce mandato eletivo, tem direito a licença sem remuneração, se o exercício do mandato importar em mudança de residência.

67 Licença por Mudança de Domicílio Depende de pedido devidamente instituído devendo ser renovado de 2 (dois) em 2 (dois) anos, e não poderá ser concedida se o policial civil estiver respondendo a processo disciplinar.

68 Licença por Interesse Particular Estável, o policial civil pode obter licença sem remuneração para tratar de interesses particulares, devendo aguardar em exercício a concessão de licença.

69 Licença por Interesse Particular - Prazo máximo de 2 anos. Só pode ser renovado, após decorridos 2 anos do término/interrupção da anterior. - Não é concedida licença ao policial civil removido, antes de assumir o novo exercício ou quando inconveniente ao serviço.

70 Licença por Interesse Particular - Pode ser interrompida a qualquer tempo, por provocação do licenciado, ou do Poder Público.

71 Licença por Interesse Particular É vedada: - Ao policial civil em estágio probatório; - Ocupante de cargo de provimento em comissão; - A quem responde a processo disciplinar.

72 Licença Especial Art. 17: Ao policial civil ocupante de cargo efetivo é facultado gozar licença especial, com remuneração:

73 Licença Especial I para atender, ao menor adotado, em idade préescolar, pelo prazo de 03 (três) meses. 1ª Obs: Lei Estadual /96 assegura o direito de licença-gestação de 120 dias à servidora e a licença-paternidade de 8 dias ao servidor, no caso de adoção de crianças com até 6 (seis) anos incompletos.

74 Licença Especial 2ª Obs: STF. Plenário. RE /PE, j. 10/3/2016 Os prazos da licença-adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença-gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada.

75 Licença Especial IV para presidir a associação de sua classe no Estado de Santa Catarina, legalmente instituída. (Redação do inciso IV incluída pela Lei Complementar 674, de 2016).

76 Licença-Prêmio Após quinquênio de serviço público estadual, o policial civil estável fará jus a uma licença com remuneração, como prêmio, pelo período de 03 (três) meses. É facultada a conversão em dinheiro de até 1/3 (um terço), assim como, gozá-la em parcelas mensais.

77 Licença-Prêmio É interrompida se sofrer suspensão ou faltar (sem justificação) a mais de 10 (dez) dias. É suspensa pelo prazo de licença não remunerada.

78 Licença Remunerada Tratamento saúde Trat. Saúde família -Integral (até 3 meses) -2/3 (até 1 ano) -½ (até 2 anos) Serv militar Licença-prêmio Licença especial Lic. Não-Remunerada Mudança dom (cônjuge) Trat. Saúde família +2 anos Interesses particulares

79 Contagem do Tempo de Serviço Considera-se tempo de serviço público estadual: - Exercício em cargo, emprego ou função pública do Estado e suas autarquias (EP, SEM contagem exclusivamente p/ aposentadoria e disponibilidade) - Períodos de ferias; licenças remuneradas; júri.

80 Contagem do Tempo de Serviço - Faltas justificadas. - Afastamentos legalmente autorizados, sem perda de direitos ou suspensão do exercício ou decorrentes de prisão ou suspensão preventivas e demais processos, cujos delitos e consequências não sejam afinal confirmados.

81 Das Vantagens Conceito: São gratificações e indenizações asseguradas ao policial civil, em decorrência da natureza e das condições com que se desobriga das suas atividades profissionais, bem como do tempo de efetivo exercício prestado.

82 Das Vantagens Além do vencimento, os policiais civis podem perceber as seguintes vantagens pecuniárias: I gratificações (função, trabalho relevante, serviço/estudo fora do Estado, banca examinadora); II indenizações (magistério, atividade policial); III ajuda de custo; IV diárias;

83 Regime Disciplinar Conceito: É o conjunto de normas que estabelecem as infrações disciplinares, assim como as penalidades a elas correspondentes.

84 Regime Disciplinar Infração disciplinar: Constitui infração disciplinar toda ação ou omissão do policial civil que possa comprometer a dignidade e o decoro da função pública, ferir a disciplina ou a hierarquia, prejudicar a eficiência dos serviços públicos ou causar prejuízo de qualquer natureza à administração.

85 Regime Disciplinar Critérios de dosimetria das penalidades: A infração disciplinar é punida conforme os antecedentes, a personalidade, o nível cultural, o grau de culpa do agente, bem assim os motivos, as circunstâncias e as consequências do ilícito.

86 Regime Disciplinar Espécies de penalidades: São penas disciplinares: repreensão suspensão destituição dos cargos e encargos de confiança demissão simples demissão qualificada cassação da aposentadoria cassação de disponibilidade.

87 Regime Disciplinar Cuidado! Não confundir infrações com penas!!!! Ex: São penas disciplinares: a) Repreensão b) Suspensão c) Demissão simples d) Demissão qualificada e) Impontualidade

88 Regime Disciplinar O art. 207 traz o rol de infrações puníveis com repreensão Relacionam-se a: trajes, dívidas, amizades, permutas de serviço não autorizadas, ingestão de bebidas alcoólicas (em serviço), recusa à inspeção médica, impontualidade (não habitual).

89 Regime Disciplinar A reincidência em infração punida com repreensão, será punida com suspensão por até 30 dias.

90 Regime Disciplinar Infrações punidas com suspensão por até 30 dias (art. 208) Leitura dos 18 incisos! Alguns exemplos: usar indevidamente bens da repartição, simular doença, maltratar preso etc.

91 Regime Disciplinar A reincidência em infração punida com suspensão por até 30 dias, será punida com suspensão por até 60 dias.

92 Regime Disciplinar Infrações punidas com suspensão de 31 a 60 dias (art. 209) Leitura dos 12 incisos! Alguns exemplos: indisciplina ou insubordinação; deixar de atender ocorrências passíveis de intervenção policial; não cumprir determinações da Justiça etc; inassiduidade.

93 Olha a casca!!! Regime Disciplinar ImPontualidade RePreensão Impontualidade constante Susp 31 a 60 dias

94 Olha a outra casca!!! Regime Disciplinar InaSsiduidade Susp 31 a 60 dias Inassid. intermitente/permanente demissão simples

95 Regime Disciplinar Inassiduidade permanente: a ausência do serviço por mais 30 (trinta) dias consecutivos. Inassiduidade intermitente: a ausência do serviço por 60 (sessenta) dias, intercaladamente, num período de até 12 (doze) meses. Obs: ambos os casos, sem justa causa.

96 Regime Disciplinar A reincidência em infração punida com suspensão de 31 a 60 dias, será punida com suspensão por até 120 dias a critério do Superintendente da PC.

97 Regime Disciplinar Infrações punidas com demissão simples (art. 210) Leitura dos 19 incisos! A demissão simples, incompatibiliza o ex-policial civil para o exercício de cargo ou emprego público, pelo período de 5 (cinco) a 7 (sete) anos.

98 Mais casca!!! Regime Disciplinar Ingerir bebida em serviço repreensão Embriaguez habitual ou em serviço demissão simples

99 Regime Disciplinar O ébrio habitual só pode ser demitido se declarado mentalmente são pela junta médica.

100 Regime Disciplinar São puníveis com demissão qualificada: I lesão aos cofres públicos; II dilapidação do patrimônio público; III qualquer ato que manifesta improbidade no exercício da função pública.

101 Regime Disciplinar A demissão qualificada incompatibiliza o expolicial civil para o exercício do cargo ou de emprego público pelo período de 6 (seis) a 10 (dez) anos.

102 Regime Disciplinar As cassações de aposentadoria ou disponibilidade: I ao que praticou, no exercício do cargo falta punível com demissão; II ao que, mesmo aposentado ou em disponibilidade, aceitar representação, comissão ou pensão de Estado estrangeiro, sem prévia autorização da autoridade competente.

103 Regime Disciplinar Não entrar em exercício no cargo a que tenha revertido (se aposentado) ou sido aproveitado (se em disponibilidade) Pena: de cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

104 Regime Disciplinar As combinações civis, penais e disciplinares podem acumular-se sendo uma e outra independente entre si.

105 Regime Disciplinar Quando houver conveniência para o serviço, a pena de suspensão de até 60 (sessenta) dias pode ser convertida em multa, na base de 50% por dia da remuneração, obrigado, neste caso, o policial civil a permanecer em serviço.

106 Regime Disciplinar Competência para aplicação das penalidades Leitura dos arts. 219 a 226!!!

107 Regime Disciplinar Prescreve a ação disciplinar: I em 2 (dois) anos, quanto aos fatos puníveis com repreensão e suspensão; II em 5 (cinco) anos, quanto aos fatos punidos com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

108 Regime Disciplinar O prazo de prescrição começa a correr: I do dia em que o ilícito se tornou conhecido da autoridade competente para agir; II nos ilícitos permanentes ou continuados, do dia em que cessar a permanência ou a continuação.

109 Regime Disciplinar A prescrição interrompe-se com: I a abertura de sindicância; II a instauração de processo disciplinar; III o julgamento do processo disciplinar.

110 Regime Disciplinar Se o fato configurar também ilícito penal, a prescrição é a mesma da ação penal.

111 Legislação Institucional Estatuto da Polícia Civil (Lei Estadual 6.843/86)

ÍNDICE REMISSIVO (Lei n 6.745, de 28 de dezembro de 1985)

ÍNDICE REMISSIVO (Lei n 6.745, de 28 de dezembro de 1985) ÍNDICE REMISSIVO (Lei n 6.745, de 28 de dezembro de 1985) AÇÃO DISCIPLINAR PRESCRIÇÃO 150, 151 ACESSO FIXAÇÃO VAGAS 53 CONCURSO 53, 55 INTERSTÍCIO 55 TREINAMENTO 57 REGULAMENTAÇÃO 58, 188 ACIDENTE EM SERVIÇO

Leia mais

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência COMPILADO LEI 8112/90 Frequência LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Art. 19.

Leia mais

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Lei 8112/90 Sinopse 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Da União Das Autarquias, mesmo as de recurso especial Das Fundações Públicas Federais Servidor é a pessoa legalmente

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais

- Lei PE nº 6.123/68 - Estatuto dos Servidores Civis de Pernambuco

- Lei PE nº 6.123/68 - Estatuto dos Servidores Civis de Pernambuco - Lei PE nº 6.123/68 - Estatuto dos Servidores Civis de Pernambuco - Professor: Marcos Girão - DEFINIÇÕES BÁSICAS CARGO PÚBLICO CARGO PÚBLICO Os cargos podem ser: De provimento EFETIVO De provimento

Leia mais

EXERCÍCIO 8112/90 PROFª. CAROL

EXERCÍCIO 8112/90 PROFª. CAROL EXERCÍCIO 8112/90 PROFª. CAROL 1. Denis, servidor público federal estável, foi inabilitado em estágio probatório relativo a outro cargo e Fabiola, servidora pública em efetivo exercício de cargo público

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

TJ-AM Legislação do Estado do Amazonas Parte 02 Emilly Albuquerque

TJ-AM Legislação do Estado do Amazonas Parte 02 Emilly Albuquerque TJ-AM Legislação do Estado do Amazonas Parte 02 Emilly Albuquerque 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 3 Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado

Leia mais

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Agentes Públicos Disposições Constitucionais RAD 2601 - Profa. Dra. Emanuele 1 Conceito Todos aqueles que exercem função pública, ainda que em caráter temporário ou sem remuneração. 2 Espécies de agente

Leia mais

Núcleo de Estudos Alessandro Ferraz Av. São Luís, 86-2º andar República - São Paulo - SP São Paulo - SP - Tel ou

Núcleo de Estudos Alessandro Ferraz Av. São Luís, 86-2º andar República - São Paulo - SP São Paulo - SP - Tel ou ERRATA TRE/MG RETIFICAÇÃO Em relação às Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais, os artigos que não constavam na apostila gratuita foram adicionados à mesma, contemplando, assim, todo o conteúdo

Leia mais

6. COMPONENTES DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DESCRIÇÃO LOCALIZADOR

6. COMPONENTES DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DESCRIÇÃO LOCALIZADOR FLORIANÓPOLIS / SC 6. COMPONENTES DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO LOTAÇÃO A lotação representa, em seus aspectos qualitativo e quantitativo, a força de trabalho necessária ao desempenho das atividades específicas

Leia mais

ESTATUTO DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS LEI /88 PROFESSOR: SILMAR LOPES

ESTATUTO DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS LEI /88 PROFESSOR: SILMAR LOPES Funcionário Público : é a pessoa legalmente investida em cargo, de provimento efetivo ou em comissão, com denominação, função e vencimento próprios, número certo e remunerado pelos cofres públicos. CARGO

Leia mais

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI REGIME JURIDICO ÚNICO LEI 8.112/90 2016 4 ABRANGÊNCIA Disciplina sobre o regime estatutário dos servidores civis (efetivo ou em comissão) da União, Autarquias Federais

Leia mais

Estatuto do Servidor Público Estadual. Detran PB -2013

Estatuto do Servidor Público Estadual. Detran PB -2013 Estatuto do Servidor Público Estadual Detran PB -2013 Agentes Públicos Cargos -são os lugares criados por lei nos órgãos para serem providos por agentes, que exercerão as suas funções na forma legal. Conjunto

Leia mais

DECRETO Nº , DE 01 DE SETEMBRO DE 2006.

DECRETO Nº , DE 01 DE SETEMBRO DE 2006. DECRETO Nº 10.464, DE 01 DE SETEMBRO DE 2006. Regulamenta a concessão de férias aos servidores públicos do Município de Porto Velho e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO, usando

Leia mais

Lei 8.112/1990 Regime Disciplinar: PENALIDADES

Lei 8.112/1990 Regime Disciplinar: PENALIDADES REGIME DISCIPLINAR Lei 8.112/1990 Regime Disciplinar: PENALIDADES E-mail: luiz@lacconcursos.com.br O regime disciplinar a que estão submetidos os servidores públicos civis federais está tratado nos artigos

Leia mais

QUESTÕES ( Prova: TRT 15R TRT - 15ª Região - Juiz )

QUESTÕES ( Prova: TRT 15R TRT - 15ª Região - Juiz ) 1 QUESTÕES 2012 1 - ( Prova: TRT 15R - 2012 - TRT - 15ª Região - Juiz ) Assinale a alternativa incorreta: a) O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao

Leia mais

ANEXO V RESOLUÇÃO PGJ N.º 04, DE 17 DE JANEIRO DE 2012

ANEXO V RESOLUÇÃO PGJ N.º 04, DE 17 DE JANEIRO DE 2012 1 ANEXO V RESOLUÇÃO PGJ N.º 04, DE 17 DE JANEIRO DE 2012 Regulamenta a remoção de servidores ocupantes dos cargos efetivos dos Quadros Permanente e Especial dos Serviços Auxiliares do Ministério Público

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Conselho Superior

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Conselho Superior Deliberação CSDP nº 04, de 10 de abril de 2015. Alterada, em partes, pela Deliberação CSDP nº 13, de 13 de julho de 2015 Dispõe sobre os critérios para a concessão, gozo e pagamento de férias e licença

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 13/07/2016 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies)

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) 1 ESTATUTO OBS I = segundo o STF não há direito adquirido

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso Art. 1º Esta Lei Complementar institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente

Leia mais

SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 1) João da Silva foi aprovado no último concurso para Auxiliar Judiciário do TRE, em janeiro de 2002. Sabendo-se que seu cargo foi extinto em setembro de 2003, podemos

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DECRETO JUDICIÁRIO Nº 1779/ 2013. Dispõe sobre a concessão de férias aos servidores do Quadro Único de Pessoal do Poder Judiciário do Estado de Goiás, o pagamento das vantagens dela decorrentes, sua marcação

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

O Servidor Público na Reforma Administrativa. Petrônio Braz 2ª edição

O Servidor Público na Reforma Administrativa. Petrônio Braz 2ª edição O Servidor Público na Reforma Administrativa Petrônio Braz 2ª edição Sumário Capítulo 1 Servidores e Empregados Públicos Disposições gerais... 17 Regime jurídico... 18 Agente público... 26 Agente político...

Leia mais

FOLHA PONTO. 1.1 Validade: Mensal. 1.2 Prazo de entrega na C.A.P.: Até o dia 05 (cinco) do mês seguinte ao do mês de abrangência

FOLHA PONTO. 1.1 Validade: Mensal. 1.2 Prazo de entrega na C.A.P.: Até o dia 05 (cinco) do mês seguinte ao do mês de abrangência FOLHA PONTO Abrangência: Técnicos Administrativos É de responsabilidade da Chefia imediata, o acompanhamento através da folha ponto da situação de FREQÜÊNCIA DO SERVIDOR, sobre o que estabelece a presente

Leia mais

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Benefício de caráter indenizatório concedido ao servidor ativo com a finalidade

Leia mais

TJ - SP Direito Administrativo Estatuto dos Funcionários Públicos GIULIANO MENEZES

TJ - SP Direito Administrativo Estatuto dos Funcionários Públicos GIULIANO MENEZES TJ - SP Direito Administrativo Estatuto dos Funcionários Públicos GIULIANO MENEZES 1. Extingue-se a punibilidade pela prescrição da falta sujeita à pena a) de repreensão, suspensão ou multa, em 2 (dois)

Leia mais

Lei 8112 Regime disciplinar. Proibições (art. 117) Proibições (art. 117) Proibições (art. 117) Proibições. Proibições (art. 117)

Lei 8112 Regime disciplinar. Proibições (art. 117) Proibições (art. 117) Proibições (art. 117) Proibições. Proibições (art. 117) Lei 8112 Regime disciplinar Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Art. 117 (...) I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; II - retirar,

Leia mais

Desafio: 8112/90 - Parte I

Desafio: 8112/90 - Parte I Desafio: 8112/90 - Parte I 1. Como se chama o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 2. Como se chama a retribuição pecuniária

Leia mais

Haver completado 5 anos de efetivo exercício até a publicação da Medida Provisória no 1.522/96, de 15/10/96.

Haver completado 5 anos de efetivo exercício até a publicação da Medida Provisória no 1.522/96, de 15/10/96. Licença Prêmio por Assuidade Licença concedida pelo prazo de até 3 meses, com a remuneração do cargo efetivo, a título de prêmio por assiduidade, após cada período de 5 anos ininterruptos de exercício,

Leia mais

SIMULADO 01 TJ-RJ. b) ficará em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço

SIMULADO 01 TJ-RJ. b) ficará em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço SIMULADO 01 TJ-RJ 1) João, aprovado para o cargo de Técnico Judiciário do TJRJ, em dezembro de 2004, tem seu cargo extinto, em janeiro de 2006, por ser considerado desnecessário. Assim, podemos concluir

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO DIRETOR Nº 021/10 (Processo nºª 9062/08)

RESOLUÇÃO CONSELHO DIRETOR Nº 021/10 (Processo nºª 9062/08) RESOLUÇÃO CONSELHO DIRETOR Nº 021/10 (Processo nºª 9062/08) Dispõe sobre a Estruturação do Plano de Classificação de Cargos e Carreiras do corpo técnico-administrativo da Fundação Santo André, estabelece

Leia mais

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014.

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014. Lei Complementar Municipal Nº. 1.463, de 28 de maio de 2014. Da nova redação a artigos que menciona e dá outras providências. O Povo do Município de Águas Formosas, Estado de Minas Gerais, por seus representantes

Leia mais

9. O servidor integrante das carreiras de magistério superior ou magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, quando afastado para o exercício

9. O servidor integrante das carreiras de magistério superior ou magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, quando afastado para o exercício FÉRIAS DEFINIÇÃO Período de descanso remunerado com duração prevista em lei. REQUISITOS BÁSICOS Servidor efetivo: Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício para o primeiro período aquisitivo de férias.

Leia mais

NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS

NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS Art.

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

TJ-PE CORREÇÃO SIMULADO PROF. TIAGO ZANOLLA. Normas Aplicáveis aos Servidores (Lei n.º 6.123/68) facebook.com/proftiagozanolla/

TJ-PE CORREÇÃO SIMULADO PROF. TIAGO ZANOLLA. Normas Aplicáveis aos Servidores (Lei n.º 6.123/68) facebook.com/proftiagozanolla/ TJ-PE CORREÇÃO SIMULADO Normas Aplicáveis aos Servidores (Lei n.º 6.123/68) facebook.com/proftiagozanolla/ zanolla.estrategia@gmail.com QUESTÃO 18 (INÉDITA Tiago Zanolla) Posse é o ato expresso de aceitação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 634/2010

RESOLUÇÃO Nº 634/2010 Publicação: 19/05/2010 DJE: 18/05/2010 RESOLUÇÃO Nº 634/2010 Regulamenta a concessão do Adicional de Desempenho, ADE, aos servidores efetivos dos Quadros de Pessoal da Secretaria do Tribunal de Justiça

Leia mais

EXERCÍCIOS DA LEI 8.112/90 REGIME JURIDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS

EXERCÍCIOS DA LEI 8.112/90 REGIME JURIDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS EXERCÍCIOS DA LEI 8.112/90 REGIME JURIDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS 01. Um servidor comissionado, sem vínculo efetivo, praticou, nas dependências do TJPE, ato de incontinência pública e conduta

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 054, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2010 O

Leia mais

RATEIO DE MATERIAIS PARA CONCURSOS

RATEIO DE MATERIAIS PARA CONCURSOS LEGISLAÇÕES ESTADUAIS DO PARANÁ Concurso Polícia Científica do Paraná Aula 01 Prof. Tiago Zanolla Aula 01 LEI 6.174/1970 PARTE I Sumário Sumário... 1 1 Considerações Iniciais... 2 2 - Lei n.º 6.174/1970...

Leia mais

REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES REMOÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro,

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 59, DE 2014

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 59, DE 2014 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 59, DE 2014 Altera dispositivos do art. 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para permitir que o empregado possa deixar de comparecer ao trabalho, por até 8 (oito)

Leia mais

DECRETO n de 8 de agosto de REGULAMENTA OS ARTS. 110 E 111 DA LEI N. 94, DE 14 DE MARÇO DE 1979 QUE TRATAM DA LICENÇA ESPECIAL.

DECRETO n de 8 de agosto de REGULAMENTA OS ARTS. 110 E 111 DA LEI N. 94, DE 14 DE MARÇO DE 1979 QUE TRATAM DA LICENÇA ESPECIAL. DECRETO n. 6.019 - de 8 de agosto de 1986 - REGULAMENTA OS ARTS. 110 E 111 DA LEI N. 94, DE 14 DE MARÇO DE 1979 QUE TRATAM DA LICENÇA ESPECIAL. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das suas atribuições

Leia mais

Rodada #1 Legislação 1 do TCE/SP

Rodada #1 Legislação 1 do TCE/SP Rodada #1 Legislação 1 do TCE/SP Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada LEGISLAÇÃO 1 DO TCE/SP: 2. Legislação: Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei Estadual nº 10.261/1968);

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. Estabelece orientação aos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração

Leia mais

Art. 1º Fica instituído o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública - CTISP. 1º O Corpo será constituído por:

Art. 1º Fica instituído o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública - CTISP. 1º O Corpo será constituído por: LEI Nº 13.718, de 02 de março de 2006 Dispõe sobre o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública no Estado. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, Faço saber a todos os habitantes deste Estado

Leia mais

Direito Administrativo AULA 01

Direito Administrativo AULA 01 Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins aprovou e eu, seu Presidente, promulgo a seguinte Resolução:

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins aprovou e eu, seu Presidente, promulgo a seguinte Resolução: RESOLUÇÃO Nº 312, DE 1º DE ABRIL DE 2014. Publicada no Diário da Assembleia nº 2.095 Dispõe sobre a organização da Diretoria da Polícia Legislativa da Assembleia Legislativa do Tocantins e dá outras providências.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil LEI Nº 17.691, DE 04 DE JULHO DE 2012. Introduz alterações nas Leis nºs 15.397, de 22 de setembro de 2005, e 16.901, de 26 de janeiro de 2010,

Leia mais

PENALIDADES DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

PENALIDADES DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES PENALIDADES DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Os servidores públicos têm a obrigação de observar o estabelecido no artigo 37 da

Leia mais

30/06/2017. Professor Marcos Girão DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

30/06/2017. Professor Marcos Girão DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Professor Marcos Girão DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 Art. 1º O Estatuto do Servidor Público é a norma legal regulamentadora da situação funcional de servidores públicos, podendo ser considerado como o conjunto

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 519

LEI COMPLEMENTAR Nº 519 LEI COMPLEMENTAR Nº 519 Dispõe sobre a modalidade de remuneração por subsídio para os servidores dos cargos de padrão 01 a 15 do Quadro Permanente do Serviço Civil do Poder Executivo, para os servidores

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso LICENÇAS (art.130) 1)DA LICENÇA POR MOTIVO DE AFASTAMENTO DO CÔNJUGE OU COMPANHEIRO Art. 133. Pode ser concedida licença ao servidor estável para acompanhar cônjuge

Leia mais

Afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

Afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Afastamento de servidores docentes e técnicos administrativos para estudo ou aperfeiçoamento em níveis de Mestrado, Doutorado e

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL

BANCO CENTRAL DO BRASIL LEI Nº 8.911 DE 11 DE JULHO DE 1994 Dispõe sobre a remuneração dos cargos em comissão, define critérios de incorporação de vantagens de que trata a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, no âmbito do

Leia mais

LEI Nº 1.275/2013. CNPJ. nº / Praça Padre Francisco Pedro da Silva, nº 145- Centro CEP: OURICURI-PERNAMBUCO

LEI Nº 1.275/2013. CNPJ. nº / Praça Padre Francisco Pedro da Silva, nº 145- Centro CEP: OURICURI-PERNAMBUCO LEI Nº 1.275/2013 Ementa:Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores da Prefeitura Municipal de Ouricuri, Estado de Pernambuco e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRF da 2ª Região/Técnico Judiciário/2007) Mirian exerce o cargo efetivo de professora de ensino médio da rede pública estadual de ensino, atividade esta que sempre desempenhou

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 7 _ PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 QUESTÃO 21 Tendo em vista a competência dos órgãos da Justiça Eleitoral, correlacione as colunas e assinale a seqüência CORRETA. Órgãos 1. Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais

TÍTULO VII DAS PENALIDADES, DA EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE E DAS PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES (NR) CAPÍTULO I. Das Penalidades e de sua Aplicação

TÍTULO VII DAS PENALIDADES, DA EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE E DAS PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES (NR) CAPÍTULO I. Das Penalidades e de sua Aplicação TÍTULO VII DAS PENALIDADES DAS PENALIDADES, DA EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE E DAS PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES Título VII com redação dada pela Lei Complementar n 942, de 06/06/2003 CAPÍTULO I Das Penalidades

Leia mais

Constituição do Estado de Minas Gerais - TJMG

Constituição do Estado de Minas Gerais - TJMG Constituição do Estado de Minas Gerais - TJMG Título IV Disposições Especiais Capítulo I Dos Direitos do Servidor Seção I Seção II Da Permuta e da Remoção dos Servidores do Foro Judicial rt. 260. Poderá

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR LEI Nº 6.774, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2006. CRIA O ESTATUTO DOS SERVIDORES DO QUADRO DE SERVIÇOS AUXILIARES DE APOIO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

Direito Administrativo. Regime Disciplinar Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal

Direito Administrativo. Regime Disciplinar Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal Direito Administrativo Regime Disciplinar Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal Deveres Responsabilidades Acumulação Proibições/Penalidades Deveres Em relação à legalidade Observar normas legais

Leia mais

Dir. Administrativo Lei nº 8.112/90 AULA 4

Dir. Administrativo Lei nº 8.112/90 AULA 4 Dir. Administrativo Lei nº 8.112/90 AULA 4 Deveres Proibições Acumulação Responsabilidades Penalidades Processo Administrativo Disciplinar Afastamento preventivo Sindicância Processo disciplinar Inquérito

Leia mais

NORMA DE DE CONCESSÃO DE LICENÇAS - NOR 305

NORMA DE DE CONCESSÃO DE LICENÇAS - NOR 305 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: CONCESSÃO DE LICENÇAS A EMPREGADO APROVAÇÃO: Resolução DIREX 024, de 04/02/2013 VIGÊNCIA: 08/02/2013 NORMA DE DE CONCESSÃO DE LICENÇAS - NOR 305 1/9 ÍNDICE

Leia mais

Parágrafo único Somente em caráter excepcional o Reitor poderá conceder afastamentos

Parágrafo único Somente em caráter excepcional o Reitor poderá conceder afastamentos RESOLUÇÃO UNESP Nº 19, DE 07 DE MARÇO DE 1997. Estabelece normas sobre afastamento de docentes e pesquisadores da UNESP. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FI- LHO, no uso de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO. REGULAMENTO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO (Anexo ao Decreto nº 4.550, 14 de agosto de 2003)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO. REGULAMENTO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO (Anexo ao Decreto nº 4.550, 14 de agosto de 2003) PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO REGULAMENTO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO (Anexo ao Decreto nº 4.550, 14 de agosto de 2003) Art.1º - O presente regulamento disciplina os procedimentos a serem

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE PESSOAL PLANO DE CURSO

LEGISLAÇÃO DE PESSOAL PLANO DE CURSO LEGISLAÇÃO DE PESSOAL PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 3 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 3 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 6 7. APROVAÇÃO

Leia mais

TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI:

TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI: AGENTES PÚBLICOS 2.ª PARTE TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI: A REMUNERAÇÃO E OS SUBSÍDIOS DOS OCUPANTES DE CARGOS, FUNÇÕES E EMPREGOS PÚBLICOS

Leia mais

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS Dra. Elane Alves Assessora Jurídica da FEGACS Leis Municipais Lei Orgânica dos Municípios Estatuto dos Servidores Públicos Municipais PCCS - Plano de Carreira

Leia mais

ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009

ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009 ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009 Dispõe sobre a concessão e pagamento de férias e de adiantamento da gratificação natalina no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Leia mais

LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE O povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE O povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei: LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE 1991. Estabelece normas para a fixação do vencimento básico e da remuneração dos níveis e graus dos cargos e das funções públicas do quadro de Servidores Públicos do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 045, DE 02 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Tropa de Elite Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tropa de Elite Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tropa de Elite Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 164.(CESPE/MDS/Agente/2009) Considere a seguinte situação

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO CEARÁ CONHECIMENTOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LEIS: / / /09-14.

CURSO PREPARATÓRIO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO CEARÁ CONHECIMENTOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LEIS: / / /09-14. CURSO PREPARATÓRIO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO CEARÁ CONHECIMENTOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LEIS: 10.884/84 12.066/93 14.404/09-14.431/09 Professor: Reginaldo Pinheiro As questões a seguir serão do tipo

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI COMPLEMENTAR Nº 79, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2000 D.O

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI COMPLEMENTAR Nº 79, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2000 D.O Autor: Poder Executivo LEI COMPLEMENTAR Nº 79, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2000 D.O. 13.12.00. Dispõe sobre o subsídio dos integrantes do Grupo TAF - Tributação, Arrecadação e Fiscalização. O GOVERNADOR DO ESTADO

Leia mais

Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 16.861, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015 Disciplina a admissão de pessoal por prazo determinado no âmbito do Magistério Público Estadual, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO PARA AFASTAMENTO DE SERVIDORES DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS PARA QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU e PÓS-DOUTORADO.

Leia mais

EDITAL DO 7º CONCURSO DE REMOÇÃO DE SERVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS

EDITAL DO 7º CONCURSO DE REMOÇÃO DE SERVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS EDITAL DO 7º CONCURSO DE REMOÇÃO DE SERVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Goiás, nos termos do artigo 15, VII da Lei Complementar Estadual n. 25,

Leia mais

CÓDIGOS SIAPENET. 09 Afastamento para Curso Formação Opção Cargo Efetivo C/ Remuneração

CÓDIGOS SIAPENET. 09 Afastamento para Curso Formação Opção Cargo Efetivo C/ Remuneração CÓDIGOS SIAPENET Código Afastamento 01 Abandono de Cargo Ausência Intencional (por mais de 30 (trinta) dias) 02 Abandono Cargo Inassiduidade Habitual (por 60 (sessenta) dias interpoladamente durante o

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE DE 2017

MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE DE 2017 MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE DE 2017 Institui, no âmbito do Poder Executivo federal, o Programa de Desligamento Voluntário, a jornada de trabalho reduzida com remuneração proporcional e a licença sem remuneração

Leia mais

Legislação Institucional Profº Dione Matos

Legislação Institucional Profº Dione Matos Legislação Institucional Profº Dione Matos Do Tempo de Serviço Art. 140. Os policiais-militares começam a contar tempo de serviço na Polícia Militar a partir da data de sua inclusão, matricula em órgão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Procuradoria Jurídica

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Procuradoria Jurídica ASSUNTO: HIPÓTESES DE CONCESSÃO DE FÉRIAS PRÊMIO. Ementa: Parecer normativo. Regras de concessão de Férias Prêmio. Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Viana, Capítulo IV, artigo 101 ao 104.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN-MPU Nº 1.113/2016

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN-MPU Nº 1.113/2016 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN-MPU Nº 1.113/2016 Referência : E-mail institucional de 6/4/2016. Assunto Interessado : Pessoal. Rodízio

Leia mais

COMANDO-GERAL DESPACHO EM REQUERIMENTO N /14 - DRH-5

COMANDO-GERAL DESPACHO EM REQUERIMENTO N /14 - DRH-5 COMANDO-GERAL DESPACHO EM REQUERIMENTO N. 5.305/14 - DRH-5 O CORONEL BM COMANDANTE GERAL, no uso de suas atribuições regulamentares e o requerimento do candidato Marcus Vinícyus Faria de Miranda, RESOLVE:

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO. O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÍBA, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atrições legais.

GABINETE DO PREFEITO. O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÍBA, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atrições legais. Publicado no B.O.M.M. Nº 1161 GABINETE DO PREFEITO Em 23/12/2016 LEI Nº 1.841/2016 DISPÕE ACERCA DE ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS NA LEI MUNICIPAL Nº 389/1995 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO PARA A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES

Leia mais

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O. de DECRETO N DE 17 DE JANEIRO DE 2012

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O. de DECRETO N DE 17 DE JANEIRO DE 2012 Publicado no D.O. de 18.01.2012 DECRETO N 43.428 DE 17 DE JANEIRO DE 2012 ALTERA A REDAÇÃO DO DECRETO Nº 3.044, DE 22 DE JANEIRO DE 1980, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,

Leia mais

LEI N.º DE 14 DE NOVEMBRO DE FAÇO SABER a todos os habitantes que a ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA decretou e eu sanciono a presente L E I :

LEI N.º DE 14 DE NOVEMBRO DE FAÇO SABER a todos os habitantes que a ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA decretou e eu sanciono a presente L E I : LEI N.º 1.762 DE 14 DE NOVEMBRO DE 1986 DISPÕE sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas. O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, FAÇO SABER a todos os habitantes que a ASSEMBLÉIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Secretaria Geral de Recursos Humanos Departamento de Desenvolvimento de Pessoal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Secretaria Geral de Recursos Humanos Departamento de Desenvolvimento de Pessoal UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Secretaria Geral de Recursos Humanos Departamento de Desenvolvimento de Pessoal MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO PERÍODO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO

Leia mais

ESTATUTO

ESTATUTO ESTATUTO 01- Levando-se em consideração as normas constitucionais, analise as afirmativas abaixo: I-O servidor estadual será estável após dois anos de efetivo exercício. II-É vedada a associação sindical

Leia mais

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER 5.6. Resumo AGENTES PÚBLICOS (segundo Hely Lopes Meirelles): 1. Agentes políticos Aqueles no alto escalão dos

Leia mais

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade CAMPUS Capítulo 5 Administração Pública e Servidores Públicos Disposições Constitucionais 189 Servidor público em sentido estrito (regime estatutário) Cargo efetivo Cargo em comissão Adm. Direta, autárquica

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. /2016

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. /2016 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. /2016 Dispõe sobre a promoção na carreira da Polícia Civil e da outras providencias. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, faz saber que a Assembléia Legislativa

Leia mais

DECRETO N.º DE 15 DE MAIO DE O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas disposições legais, e

DECRETO N.º DE 15 DE MAIO DE O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas disposições legais, e DECRETO N.º 35610 DE 15 DE MAIO DE 2012 Institui o regime FICHA LIMPA como requisito para o ingresso em cargo ou emprego público no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Município do Rio

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO. ATO Nº 384/ 2011 Rio de Janeiro, 12 de maio de CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO. ATO Nº 384/ 2011 Rio de Janeiro, 12 de maio de CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO ATO Nº 384/ 2011 Rio de Janeiro, 12 de maio de 2011. O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO)

PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO) PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO) PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO 89. Considerando os princípios institucionais

Leia mais