MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE DE 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE DE 2017"

Transcrição

1 MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE DE 2017 Institui, no âmbito do Poder Executivo federal, o Programa de Desligamento Voluntário, a jornada de trabalho reduzida com remuneração proporcional e a licença sem remuneração com pagamento de incentivo em pecúnia, destinados ao servidor da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: Art. 1º Ficam instituídos, no âmbito do Poder Executivo federal, o Programa de Desligamento Voluntário - PDV, a jornada de trabalho reduzida com incentivo remuneratório e a licença sem remuneração com pagamento de incentivo em pecúnia, destinados ao servidor da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. CAPÍTULO I DO PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO Seção I Do período e da adesão Art. 2º O Poder Executivo federal, por meio de ato do Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, estabelecerá, a cada exercício, os períodos de abertura do PDV e os critérios de adesão ao programa, como órgãos e cidades de lotação dos servidores, idade, cargos e carreiras abrangidos, observados os limites estabelecidos na lei orçamentária anual e o disposto nesta Medida Provisória. 1º O PDV alcançará categorias e cargos de órgãos, entidades e unidades de lotação específicas. 2º Para adesão ao PDV, será conferido direito de preferência ao servidor com menor tempo de exercício no serviço público federal e ao servidor em licença para tratar de assuntos particulares.

2 Art. 3º Os servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, inclusive dos ex-territórios, poderão aderir ao PDV. 1º Será estabelecido, no ato de que trata o caput do art. 2º, o quantitativo máximo de servidores ocupantes dos cargos que poderão aderir ao PDV, hipótese em que será utilizado como critério de preferência a data de protocolização do pedido no órgão ou na entidade, observado o disposto no 2º do art. 2º. 2º É vedada a adesão ao PDV de servidores que: I - estejam em estágio probatório; II - tenham cumprido os requisitos legais para aposentadoria; III - tenham se aposentado em cargo ou função pública e reingressado em cargo público inacumulável; IV - na data de abertura do processo de adesão ao PDV, estejam habilitados em concurso público para ingresso em cargo público federal, dentro das vagas oferecidas no certame; V - tenham sido condenados a perda do cargo em decisão judicial transitada em julgado; VI - estejam afastados em virtude do impedimento de que trata o inciso I do caput do art. 229 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, exceto quando a decisão criminal transitada em julgado não determinar a perda do cargo; e VII - estejam afastados em virtude de licença por acidente em serviço ou para tratamento de saúde quando acometidos de doença especificada no 1º do art. 186 da Lei nº 8.112, de º A adesão ao PDV de servidor que esteja respondendo a sindicância ou processo administrativo disciplinar produzirá efeitos após o julgamento final: I - no caso de não aplicação da pena de demissão: e II - na hipótese de aplico de outra penalidade, somente após o seu cumprimento. 4º O servidor que participe ou tenha participado de programa de treinamento regularmente instituído a expensas do Governo federal poderá aderir ao PDV, mediante o ressarcimento das despesas havidas, a ser compensado quando do pagamento da indenização, da seguinte forma: I - integral, se o treinamento estiver em andamento; ou II - proporcional, na hipótese de ainda não ter decorrido, após o treinamento, período de efetivo exercício equivalente ao do afastamento. 5º Incluem-se nas despesas de que trata o 4º a remuneração paga ao servidor e o custeio de curso, intercâmbio ou estágio financiados com recursos do Tesouro Nacional. 6º A adesão ao PDV configura a intenção do servidor de rompimento do vínculo funcional com a administração pública federal, que se efetivará com a publicação do ato de exoneração. Seção II Dos incentivos à adesão ao Programa de Desligamento Voluntário Art. 4º Ao servidor que aderir ao PDV no prazo estabelecido será concedida, a título de incentivo financeiro, indenização correspondente a um inteiro e vinte e cinco centésimos da remuneração mensal por ano de efetivo exercício na administração pública federal direta, autárquica ou fundacional.

3 1º Observado o disposto no art. 18, caput e 1º, o cálculo da indenização será efetuado com base na remuneração a que fizer jus o servidor na data em que for publicado o ato de exoneração. 2º Será considerado como tempo de efetivo exercício no serviço público federal, para os efeitos do disposto neste artigo, o período em que o servidor esteve em disponibilidade nos termos da Lei nº 8.112, de º O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão fixará os critérios para o pagamento da indenização, que poderá ser feito em montante único ou dividido, mediante depósitos mensais em conta corrente, em parcelas calculadas com base na remuneração do servidor, até a quitação do valor. 4º A indenização de que trata o caput também é devida sobre fração de ano, hipótese em que será calculada proporcionalmente por mês de efetivo exercício. 5º Ao servidor que aderir ao PDV será pago, em uma única parcela, o passivo correspondente a eventual crédito legalmente constituído a título de exercícios anteriores, na mesma data em que for pago o acerto financeiro de que trata o art. 6º. Art. 5º Na hipótese de novo ingresso na administração pública federal direta, autárquica e fundacional, o tempo de efetivo exercício no serviço público considerado para apuração do incentivo, nos termos desta Medida Provisória, não poderá ser reutilizado para o mesmo fim ou para a concessão de qualquer benefício ou vantagem sob o mesmo título ou fundamento idêntico. Art. 6º Ao servidor que aderir ao PDV serão indenizadas, até a data de pagamento correspondente ao mês de competência subsequente ao da publicação do ato de exoneração, as férias e a gratificação natalina proporcionais a que tiver direito. Seção III Do prazo de publicação do ato de exoneração Art. 7º O ato de exoneração do servidor que tiver deferida sua adesão ao PDV será publicado no Diário Oficial da União no prazo de até trinta dias, contado da data de protocolização do pedido de adesão ao PDV no órgão ou na entidade a que esteja vinculado, exceto quanto à hipótese prevista no 3º do art. 3º. Parágrafo único. O servidor que aderir ao PDV permanecerá em efetivo exercício até a data da publicação do ato de exoneração. CAPÍTULO II DA JORNADA DE TRABALHO REDUZIDA COM REMUNERAÇÃO PROPORCIONAL OU INCENTIVADA Seção I Da redução da jornada de trabalho

4 Art. 8º É facultado ao servidor da administração pública federal direta, autárquica e fundacional ocupante de cargo de provimento efetivo requerer a redução da jornada de trabalho de oito horas diárias e quarenta horas semanais para seis ou quatro horas diárias e trinta ou vinte horas semanais, respectivamente, com remuneração proporcional, calculada sobre o total da remuneração. 1º Terão direito de preferência na concessão da jornada de trabalho reduzida os servidores com filho de até seis anos de idade ou responsáveis pela assistência e pelos cuidados de pessoa idosa, doente ou com deficiência elencadas como dependentes no art. 217 da Lei nº 8.112, de º Observado o interesse do serviço público, a jornada de trabalho reduzida poderá ser concedida pela autoridade máxima do órgão ou da entidade a que se vincula o servidor, permitida a delegação de competência. 3º A jornada de trabalho reduzida poderá ser revertida, a qualquer tempo, de ofício ou a pedido do servidor, de acordo com o juízo de conveniência e oportunidade da administração pública federal. 4º O ato de concessão, publicado em boletim interno, conterá os dados funcionais do servidor e a data do início da redução da jornada. 5º O servidor cumprirá a jornada a que estiver submetido até a data de início da jornada de trabalho reduzida fixada no ato de concessão. Art. 9º É vedada a concessão de jornada de trabalho reduzida com remuneração proporcional ao servidor sujeito à duração de trabalho diferenciada estabelecida em leis especiais. Art. 10. A redução da jornada de trabalho não implica perda de vantagens permanentes inerentes ao cargo efetivo ocupado, ainda que concedida por disposição legal que estabeleça o cumprimento de quarenta horas semanais, hipótese em que serão pagas com a redução proporcional à jornada de trabalho reduzida. Seção II Incentivos à jornada de trabalho reduzida com remuneração proporcional Art. 11. Ao servidor que manifestar opção pela redução da jornada de trabalho com remuneração proporcional será assegurado o pagamento adicional de meia hora diária, calculada conforme ato do Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que estabelecerá o período do pagamento adicional. Art. 12. O servidor poderá, durante o período em que estiver submetido à jornada reduzida, exercer outra atividade, pública ou privada, desde que não configure situações potencialmente causadoras de conflito de interesses, nos termos da Lei nº , de 16 de maio de 2013, e haja compatibilidade de horário com o exercício do cargo. 1º O servidor com jornada reduzida poderá administrar empresa e praticar todas as atividades inerentes a sua área de atuação, incluídas aquelas vedadas em leis especiais, e participar de gerência, administração ou de conselhos fiscal ou de administração de sociedades empresariais ou simples, hipótese em que não se aplica ao servidor o disposto no inciso X do caput do art. 117 da Lei nº 8.112, de 1990.

5 2º O disposto no 1º aplica-se ao servidor que retornar à jornada integral por ato de ofício da autoridade competente. CAPÍTULO III DA LICENÇA INCENTIVADA SEM REMUNERAÇÃO Art. 13. Fica instituída a licença sem remuneração com pagamento de incentivo em pecúnia, de natureza indenizatória, ao servidor da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo federal, ocupante de cargo de provimento efetivo, desde que não esteja em estágio probatório. 1º O valor do incentivo em pecúnia corresponderá a três vezes a remuneração a que faz jus o servidor na data em que for concedida a licença. 2º A licença incentivada de que trata o caput terá duração de três anos consecutivos, prorrogável por igual período, a pedido ou a interesse do serviço público, vedada a sua interrupção. 3º Observado o interesse do serviço público, a licença incentivada poderá ser concedida pela autoridade máxima do órgão ou da entidade a que se vincula o servidor, permitida a delegação de competência. 4º O ato de concessão da licença incentivada, publicado em boletim interno, conterá os dados funcionais do servidor e a data de início da licença. 5º O servidor que requerer a licença incentivada permanecerá em exercício até a data do início da licença. 6º O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão determinará os períodos de concessão da licença incentivada e a forma de seu pagamento, admitido o pagamento em parcelas, observados os limites estabelecidos na lei orçamentária anual. 7º Na hipótese de o servidor estar sujeito a restrições decorrentes da legislação sobre conflito de interesses, esse deverá optar pelo pagamento do incentivo em pecúnia previsto no caput ou pela percepção da remuneração compensatória decorrente do impedimento relacionado àquela legislação. Art. 14. É vedada a concessão da licença incentivada ao servidor: I - acusado em sindicância ou processo administrativo disciplinar até o seu julgamento final e o cumprimento da penalidade, se for o caso; ou II - que esteja efetuando reposições e indenizações ao erário, enquanto não for comprovada a quitação total do débito. Parágrafo único. Não será concedida a licença incentivada aos servidores que se encontrem regularmente licenciados ou afastados, ou àqueles que retornarem antes de decorrido o restante do prazo estabelecido no ato de concessão da licença para tratar de interesses particulares, observado o disposto no art. 91 da Lei nº 8.112, de Art. 15. O servidor licenciado com fundamento no art. 13 não poderá, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica ou fundacional dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário: I - exercer cargo ou função de confiança;

6 II - ocupar emprego em comissão em empresas públicas ou sociedades de economia mista controladas pela União; ou III - ser contratado temporariamente, a qualquer título. Art. 16. As férias acumuladas do servidor ao qual foi concedida a licença incentivada sem remuneração serão indenizadas integralmente e as férias relativas ao exercício em que ocorrer o início da licença o serão na proporção de um doze avos por mês trabalhado ou de fração superior a quatorze dias, acrescida do adicional de férias. Art. 17. O disposto no art. 12 aplica-se ao servidor que estiver afastado em decorrência de licença incentivada sem remuneração, exceto quanto à exigência de compatibilidade de horário com o exercício do cargo. CAPÍTULO IV DA REMUNERAÇÃO Art. 18. Considera-se remuneração, para o cálculo da proporcionalidade da jornada de trabalho reduzida e do incentivo em pecúnia da licença de que trata o art. 13, o subsídio ou o vencimento básico, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei, os adicionais de caráter individual, ou quaisquer vantagens, inclusive as pessoais e as relativas à natureza ou ao local de trabalho, excluídos: I - o adicional pela prestação de serviço extraordinário; II - o adicional noturno; III - o adicional de insalubridade, de periculosidade ou pelo exercício de atividades penosas; IV - o adicional de irradiação ionizante e a gratificação por trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas; V - o adicional de férias; VI - a gratificação natalina; VII - o salário-família; VIII - o auxílio-funeral; IX - o auxílio-natalidade; X - o auxílio-alimentação; XI - o auxílio-transporte; XII - o auxílio pré-escolar; XIII - as indenizações; XIV - as diárias; XV - a ajuda de custo em razão de mudança de sede; e XVI - o auxílio-moradia.

7 1º Aplica-se o conceito de remuneração a que se refere o caput para fins de cálculo da indenização do PDV, excluída, ainda, a retribuição pelo exercício de função ou cargo de direção, chefia ou assessoramento. 2º Na hipótese de vantagem incorporada à remuneração do servidor em decorrência de determinação judicial, somente serão computadas, para fins de cálculo da indenização do PDV e do incentivo da licença sem remuneração, aquelas decorrentes de decisão judicial transitada em julgado, observadas, em qualquer caso, as exclusões previstas neste artigo. 3º A remuneração de que trata este artigo não poderá exceder, a qualquer título, o limite de que trata o inciso XI do caput do art. 37 da Constituição. CAPÍTULO V DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 19. A indenização do PDV e o incentivo da licença sem remuneração: I - não estarão sujeitos à incidência de contribuição para o regime próprio de previdência do servidor público nem para o regime de previdência complementar dos servidores públicos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional; II - não estarão sujeitos à incidência do imposto sobre a renda; e III - serão custeados à conta das dotações orçamentárias destinadas às despesas com pessoal e encargos do órgão ou da entidade a que se vincula o servidor que aderir ao PDV, as quais poderão ser suplementadas, se necessário. Art. 20. Caberá ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão coordenar e estabelecer as metas de redução de despesas de pessoal para o PDV, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, podendo, para tanto, convocar servidores e requisitar equipamentos e instalações de órgãos e entidades da administração pública federal, com encargos para o órgão de origem. Art. 21. O servidor ocupante de cargo em comissão ou que exerça função de direção, chefia ou assessoramento deverá ser exonerado ou dispensado a partir da data em que lhe for concedida a redução da jornada de trabalho com remuneração proporcional ou a licença incentivada sem remuneração. Art. 22. Ficam as entidades fechadas de previdência privada e as entidades operadoras de plano de saúde autorizadas a manter como filiados aos planos previdenciários e assistenciais e aos planos de saúde os servidores que aderirem ao PDV, mediante condições a serem repactuadas entre as partes e sem ônus para a União. 1º As condições referidas no caput se estendem aos servidores afastados em virtude de licença incentivada sem remuneração, pelo período que perdurar o afastamento, sendo obrigatória a reversão à situação anterior quando do retorno definitivo do servidor ao órgão ou entidade. 2º Na hipótese de jornada de trabalho reduzida, a participação do órgão ou da entidade pública no custeio de plano de entidade fechada de previdência privada ou de plano de saúde será ajustada à nova situação, de acordo com as condições oferecidas aos demais servidores do órgão ou da entidade com igual nível de remuneração.

8 Art. 23. O tempo de contribuição no serviço público do servidor que aderir aos incentivos previstos nesta Medida Provisória poderá ser computado para fins de aposentadoria e pensão, na forma da lei. Art. 24. As informações decorrentes da aplicação do disposto nesta Medida Provisória serão consolidadas e ficarão disponíveis para acesso público em aba própria no Portal da Transparência do Governo federal. Art. 25. O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão estabelecerá os procedimentos necessários à execução do disposto nesta Medida Provisória. Art. 26. A Lei nº 8.112, de 1990, passa a vigorar com as seguintes alterações: Art º A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou a interesse do serviço público. 2º A licença suspenderá o vínculo com a administração pública federal e, durante esse período, o disposto nos arts. 116 e 117 não se aplica ao servidor licenciado. (NR) Art XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto ao órgão ou à entidade pública em que estiver lotado ou em exercício, exceto quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau e de cônjuge ou companheiro;... Parágrafo único.... I - participação nos comitês de auditoria e nos conselhos de administração e fiscal de empresas, sociedades ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros; e II - gozo de licença para o trato de interesses particulares, na forma do art. 91. (NR) Art. 27. A Lei nº , de 2013, passa a vigorar com as seguintes alterações: Art. 9º Os agentes públicos mencionados no art. 2º deverão:... (NR) Art. 28. Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.

9 Art. 29. Fica Revogada a Medida Provisória nº , de 24 de agosto de MP-INSTITUI O PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO - PDV NA UNIÃO E OUTROS (L3)

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 792, DE 26 DE JULHO DE 2017

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 792, DE 26 DE JULHO DE 2017 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 792, DE 26 DE JULHO DE 2017 Institui, no âmbito do Poder Executivo federal, o Programa de Desligamento Voluntário, a jornada de trabalho reduzida com remuneração proporcional e a licença

Leia mais

Licença sem remuneração com pagamento de incentivo em pecúnia Medida Provisória n 792/2017 Portaria MPDG nº 291/2017

Licença sem remuneração com pagamento de incentivo em pecúnia Medida Provisória n 792/2017 Portaria MPDG nº 291/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Licença sem remuneração com

Leia mais

PORTARIA Nº- 291, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017

PORTARIA Nº- 291, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017 PORTARIA Nº- 291, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017 Estabelece orientações e procedimentos aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal SIPEC relativos ao Programa de Desligamento

Leia mais

ENTREVISTA - 4 DE SETEMBRO DE 2017

ENTREVISTA - 4 DE SETEMBRO DE 2017 ENTREVISTA - 4 DE SETEMBRO DE 2017 Medida Provisória 792 de 26 de julho de 2017. Plano de Desligamento Voluntário. Redução de Jornada de Trabalho com remuneração proporcional. Licença Incentivada sem remuneração.

Leia mais

Município de Pindamonhangaba Estado de São Paulo

Município de Pindamonhangaba Estado de São Paulo LEI Nº 6.105, DE 12 DE MARÇO DE 2018. Institui o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) aos servidores da Prefeitura de Pindamonhangaba e dá outras providências. Dr. Isael Domingues, Prefeito do Município

Leia mais

Redução de jornada com pagamento de incentivo

Redução de jornada com pagamento de incentivo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Redução de jornada com pagamento

Leia mais

Medida Provisória Nº 792, de 26 de julho de 2017

Medida Provisória Nº 792, de 26 de julho de 2017 Medida Provisória Nº 792, de 26 de julho de 2017 Institui, no âmbito do Poder Executivo federal, o Programa de Desligamento Voluntário, a jornada de trabalho reduzida com remuneração proporcional e a licença

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Gratificações / Adicionais Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011.

ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011. ORIENTAÇÃO NORMATIVA SRH Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2011. Dispõe sobre as regras e procedimentos a serem adotados pelos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil LEI Nº , DE 06 DE ABRIL DE 2018

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil LEI Nº , DE 06 DE ABRIL DE 2018 GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil LEI Nº 20.033, DE 06 DE ABRIL DE 2018 Altera a Lei estadual nº 17.663/2012, que dispõe sobre a Carreira dos Servidores do Poder Judiciário

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

Legislação Federal. ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº de 1999 e Decreto nº 4.

Legislação Federal. ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº de 1999 e Decreto nº 4. Legislação Federal ABIN - Agência Brasileira de Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência - Lei nº 9.883 de 1999 e Decreto nº 4.376 de 2002 Parte 3 Prof. Karina Jaques Art. 22. Cabe à ABIN implementar

Leia mais

LEI MUNICIPAL N /2007

LEI MUNICIPAL N /2007 LEI MUNICIPAL N. 2.222/2007 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES NO REGIME JURIDICO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS, ALTERA A REDAÇÃO DO ART. 5.º DA LEI MUNICIPAL 2212/2007 E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS Walter Luiz Heck, Prefeito

Leia mais

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014.

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014. Lei Complementar Municipal Nº. 1.463, de 28 de maio de 2014. Da nova redação a artigos que menciona e dá outras providências. O Povo do Município de Águas Formosas, Estado de Minas Gerais, por seus representantes

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 609, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013

LEI COMPLEMENTAR Nº 609, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 LEI COMPLEMENTAR Nº 609, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 Procedência: Governamental Natureza: PLC/0047.0/2013 DO: 19.729, de 31/12/2013 Fonte: ALESC/Coord. Documentação Fixa o subsídio mensal dos membros da

Leia mais

9. O servidor integrante das carreiras de magistério superior ou magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, quando afastado para o exercício

9. O servidor integrante das carreiras de magistério superior ou magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, quando afastado para o exercício FÉRIAS DEFINIÇÃO Período de descanso remunerado com duração prevista em lei. REQUISITOS BÁSICOS Servidor efetivo: Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício para o primeiro período aquisitivo de férias.

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 7, DE 24 DE AGOSTO DE 1999

PORTARIA NORMATIVA Nº 7, DE 24 DE AGOSTO DE 1999 PORTARIA NORMATIVA Nº 7, DE 24 DE AGOSTO DE 1999 Orienta os órgãos setoriais e seccionais do Sistemas de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC sobre o Programa de Desligamento Voluntário - PDV,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. Altera dispositivos da Lei n.º 11.170, de 26 de agosto de 2008, Plano das Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia, modificando o sistema remuneratório

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO SUBSTITUTIVO DO RELATOR AO PROJETO DE LEI Nº 3.123, DE O Congresso Nacional decreta:

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO SUBSTITUTIVO DO RELATOR AO PROJETO DE LEI Nº 3.123, DE O Congresso Nacional decreta: 19 COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO SUBSTITUTIVO DO RELATOR AO PROJETO DE LEI Nº 3.123, DE 2015 Disciplina a aplicação do limite previsto no inciso XI do art. 37 da Constituição,

Leia mais

LEI Nº XXXXXXX DE XXXX DE XXXXX DE 2010.

LEI Nº XXXXXXX DE XXXX DE XXXXX DE 2010. PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA LEI Nº XXXXXXX DE XXXX DE XXXXX DE 2010. Dispõe sobre Regime Integral de Trabalho RIT, aos servidores titulares dos cargos de Médico e de Odontólogo; altera Lei nº 10.817

Leia mais

Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 16.861, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015 Disciplina a admissão de pessoal por prazo determinado no âmbito do Magistério Público Estadual, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 31 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 4 DE OUTUBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº. 31 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 4 DE OUTUBRO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO R. Cel Amorim, nº 76, Centro, CEP 56,302-320. Petrolina-PE.

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990

SUMÁRIO LEI 8.112/1990 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 15 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 21 2.1. Conceito... 21 2.2. Classificação dos cargos públicos... 22 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Benefício de caráter indenizatório concedido ao servidor ativo com a finalidade

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015.

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. Regulamenta a carreira de Planejamento e Orçamento e dá outras providências. A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da

Leia mais

Indenização de Transporte

Indenização de Transporte Indenização de Transporte Concedida ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção, por força das atribuições do cargo (art. 60). Objetivo: ressarcir despesas com aluguel

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990. Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13

SUMÁRIO LEI 8.112/1990. Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 19 2.1. Conceito... 19 2.2. Classificação dos cargos públicos... 20 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

PROJETO DE LEI 4.689/2010

PROJETO DE LEI 4.689/2010 PROJETO DE LEI 4.689/2010 Fixa o subsídio das carreiras do Grupo da Educação Básica do Poder Executivo Estadual e do pessoal civil da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e dá outras providências.

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO REDUZIDA COM REMUNERAÇÃO PROPORCIONAL

JORNADA DE TRABALHO REDUZIDA COM REMUNERAÇÃO PROPORCIONAL JORNADA DE TRABALHO REDUZIDA COM REMUNERAÇÃO PROPORCIONAL DEFINIÇÃO Consiste na faculdade de o servidor da administração pública direta, autárquica e fundacional, ocupante exclusivamente de cargo de provimento

Leia mais

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO No caso de pagamento de remuneração pelo órgão ou entidade de origem ao servidor cedido ou posto à disposição de outro órgão ou entidade do mesmo Poder, não serão pagas vantagens de natureza indenizatória,

Leia mais

Minuta de Projeto de Lei

Minuta de Projeto de Lei Minuta de Projeto de Lei A l t e r a a s L e i s n º 17.663/2012 e nº 16.893/10, que dispõem s o b r e a C a r r e i r a d o s S e r v i d o r e s d o P o d e r Judiciário do Estado de G o i á s e d á

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014. Altera a Lei Complementar Estadual n. o 251, de 7 de julho de 2003, e dá outras providências. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE

Leia mais

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001.

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Parte V Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Maria Carolina Ramos Aula nº. 41 Antes de adentrarmos

Leia mais

Dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal.

Dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal. LEI Nº 2.168/2013 Dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal. Hilário Casarin, Prefeito Municipal de São Miguel das Missões, RS, no uso de suas atribuições que lhe confere

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. Estabelece orientação aos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração

Leia mais

ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009

ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009 ATO REGULAMENTAR GP Nº 11/2009 de 16 de novembro de 2009 Dispõe sobre a concessão e pagamento de férias e de adiantamento da gratificação natalina no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL

BANCO CENTRAL DO BRASIL LEI Nº 8.911 DE 11 DE JULHO DE 1994 Dispõe sobre a remuneração dos cargos em comissão, define critérios de incorporação de vantagens de que trata a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, no âmbito do

Leia mais

Subchefia de Assuntos Parlamentares SUPAR

Subchefia de Assuntos Parlamentares SUPAR Lei nº 12.800, 2013. Quadro comparativo Medida Provisória nº 660, de 24 de novembro de 2014 Servidores e Empregados do Ex-Território Federal de Rondônia. LEGISLAÇÃO TEXTO DA MP TRECHO DA EM Nº 00215/2014

Leia mais

Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO

Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO 57 2003 Altera os arts. 14, 25, 31, 39, 125 e 290 e revoga os 1 e 2 do art. 32 da Constituição do Estado e acrescenta os arts. 112 a 121 ao Ato das Disposições

Leia mais

RESOLUÇÃO N PROCESSO ADMINISTRATIVO N CLASSE 19* - DISTRITO FEDERAL (Brasília).

RESOLUÇÃO N PROCESSO ADMINISTRATIVO N CLASSE 19* - DISTRITO FEDERAL (Brasília). TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 2 22.071 PROCESSO ADMINISTRATIVO N- 19.418 - CLASSE 19* - DISTRITO FEDERAL (Brasília). Relator: Ministro Carlos Velloso. DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 798, DE 10 DE JUNHO DE 2016.

LEI COMPLEMENTAR Nº 798, DE 10 DE JUNHO DE 2016. LEI COMPLEMENTAR Nº 798, DE 10 DE JUNHO DE 2016. Cria a Gratificação por Atividade de Planejamento Estratégico (GAPE), devida a servidores lotados e em efetivo exercício na Secretaria Municipal de Planejamento

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Gratificações Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS Gratificações Espécies de gratificações a) Retribuições

Leia mais

Institui Bonificação por Resultados - BR, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas

Institui Bonificação por Resultados - BR, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas LEI COMPLEMENTAR Nº 1078, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008 Institui Bonificação por Resultados - BR, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 4 Prof. Thamiris Felizardo Vencimento X Remuneração X Subsídio -Nenhum servidor

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

Nota Técnica WAA/SM n. 16/2017

Nota Técnica WAA/SM n. 16/2017 Nota Técnica WAA/SM n. 16/2017 Medida Provisória n. 792/17. Programa de Desligamento Voluntário. Redução da jornada de trabalho com remuneração proporcional. Licença sem remuneração. Análise. Trata-se

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça PORTARIA N. 402 DE 7 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre a participação de servidores do em ações de educação corporativa e dá outras providências. O DIRETOR-GERAL DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, usando da

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.890, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2008. Conversão da MPv nº 440, de 2008. Mensagem de veto Dispõe sobre a reestruturação da composição

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

Presidência. Secretaria do Tribunal RESOLUÇÃO N. 40 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012.

Presidência. Secretaria do Tribunal RESOLUÇÃO N. 40 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012. pág. 1 Presidência Secretaria do Tribunal RESOLUÇÃO N. 40 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a concessão, parcelamento, adiantamento, indenização e pagamento de férias aos servidores do. O PRESIDENTE

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 245 DE 02 DE JULHO DE 2014 PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL Nº , DE 03/07/2014

LEI COMPLEMENTAR Nº. 245 DE 02 DE JULHO DE 2014 PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL Nº , DE 03/07/2014 GOVERNO DE SERGIPE Institui o regime de subsídio para os membros da Defensoria Pública do Estado de Sergipe; altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei Complementar nº 183, de 31 de março de 2010,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Indenizações Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL)

Leia mais

A CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei:

A CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei: 1/10 LEI Nº 10.817 de 28 de outubro de 2003. (Regulamentada pelo Decreto nº 1210/2003) "DISPÕE SOBRE A INCORPORAÇÃO DE VERBAS REMUNERATÓRIAS AOS PROVENTOS DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR PÚBLICO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tempo de Serviço Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI COMPLEMENTAR Nº 10.098, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1994 TÍTULO III Dos Direitos e

Leia mais

Revogado pela Resolução n. 40 de 14 de dezembro de 2012.

Revogado pela Resolução n. 40 de 14 de dezembro de 2012. Revogado pela Resolução n. 40 de 14 de dezembro de 2012. RESOLUÇÃO N. 6 DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010. Dispõe sobre as regras e os procedimentos para a concessão, parcelamento, adiantamento, indenização e pagamento

Leia mais

Desafio: 8112/90 - Parte I

Desafio: 8112/90 - Parte I Desafio: 8112/90 - Parte I 1. Como se chama o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 2. Como se chama a retribuição pecuniária

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE NOTA DO ORGANIZADOR... 11 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL)... 13 Capítulo II - Dos Direitos Sociais... 13 Capítulo III - Dos Estados Federados... 13 Capítulo IV - Dos Municípios...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Provimento: Nomeação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre

Leia mais

lei complementar 1.158, de

lei complementar 1.158, de Página 1 de 11 LEI COMPLEMENTAR Nº 1.158, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2011 Dispõe sobre a reclassificação dos vencimentos e salários dos servidores integrantes das classes regidas pela Lei Complementar nº 1.080,

Leia mais

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Lei 8112/90 Sinopse 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Da União Das Autarquias, mesmo as de recurso especial Das Fundações Públicas Federais Servidor é a pessoa legalmente

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Lei Complementar Nº 614, de 20 de Dezembro de 2013 Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica LEI COMPLEMENTAR Nº 614, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013

Leia mais

(...) CAPÍTULO II DAS CARREIRAS TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL E DE AUDITORIA-FISCAL DO TRABALHO

(...) CAPÍTULO II DAS CARREIRAS TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL E DE AUDITORIA-FISCAL DO TRABALHO MEDIDA PROVISÓRIA Nº 765, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2016. Altera a remuneração de servidores de ex- Territórios e de servidores públicos federais; reorganiza cargos e carreiras, estabelece regras de incorporação

Leia mais

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE 28.08.2000 (D.O.U. 29.08.2000) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U. - 17.12.98) O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso da atribuição

Leia mais

Lei nº 3.311, de 30 de novembro de 1999 O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Lei nº 3.311, de 30 de novembro de 1999 O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Lei nº 3.311, de 30 de novembro de 1999 O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Dispõe sobre o regime previdenciário dos membros e servidores do Poder Legislativo e dá outras providências Faço saber que

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA No- 359, DE 16 DE MARÇO DE 2007 DOU

MEDIDA PROVISÓRIA No- 359, DE 16 DE MARÇO DE 2007 DOU MEDIDA PROVISÓRIA No- 359, DE 16 DE MARÇO DE 2007 DOU 19-03-2007 Altera as Leis nos 10.355, de 26 de dezembro de 2001, 10.855, de 1o de abril de 2004, 8.112, de 11 de dezembro de 1990, 11.457, de 16 de

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006.

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006. Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência COMPILADO LEI 8112/90 Frequência LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Art. 19.

Leia mais

PDV QUEREM ENGANAR VOCÊ: diga não!

PDV QUEREM ENGANAR VOCÊ: diga não! PDV QUEREM ENGANAR VOCÊ: diga não! I- PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO - PDV CARACTERISTICAS Somente aos servidores públicos efetivos do Poder Executivo Federal, da administração direta, autárquica

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASíLIA DECANATO DE GESTÃO DE PESSOAS

UNIVERSIDADE DE BRASíLIA DECANATO DE GESTÃO DE PESSOAS UNIVERSIDADE DE BRASíLIA DECANATO DE GESTÃO DE PESSOAS INSTRUÇÃO DO DECANATO DE GESTÃO DE PESSOAS N q/, DE _ DE JUNHO DE 2012. Estabelece orientação às unidades administrativas da Fundação Universidade

Leia mais

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei:

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei: Lei 17169-24 de Maio de 2012 Publicado no Diário Oficial nº. 8721 de 25 de Maio de 2012 Súmula: Dispõe sobre o subsídio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, conforme dispõem

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO Nº 17/2017/CONSUP/IFAP, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2017. Aprova a REGULAMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FÉRIAS DE SERVIDORES, DE QUE TRATA OS ARTIGOS 77 A 80 DA LEI N. 8.112/90, no âmbito do Instituto Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 045, DE 02 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

LEI N /2013. A CÂMARA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE, Estado de

LEI N /2013. A CÂMARA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE, Estado de LEI N. 6.372/2013 Altera a Lei nº 4.691/2003, que dispõe sobre a previdência social dos servidores do Município de Rio Verde A CÂMARA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE, Estado de Goiás, debate e APROVA:

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 519

LEI COMPLEMENTAR Nº 519 LEI COMPLEMENTAR Nº 519 Dispõe sobre a modalidade de remuneração por subsídio para os servidores dos cargos de padrão 01 a 15 do Quadro Permanente do Serviço Civil do Poder Executivo, para os servidores

Leia mais

Substitua-se, os artigos 46 ao 68 pelos seguintes artigos, renumerando os demais bem como os anexos:

Substitua-se, os artigos 46 ao 68 pelos seguintes artigos, renumerando os demais bem como os anexos: COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO-CTASP EMENDA SUBSTITUTIVA AO PROJETO DE LEI 6788 de 2017 Substitua-se no PL 6788, os artigos 46 ao 68 pelos seguintes artigos: Substitua-se, os

Leia mais

1. Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício para o primeiro período aquisitivo de férias.

1. Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício para o primeiro período aquisitivo de férias. DEFINIÇÃO Período de descanso remunerado com duração prevista em lei. REQUISITOS BÁSICOS 1. Possuir 12 (doze) meses de efetivo exercício para o primeiro período aquisitivo de férias. 2. Servidor que Opera

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DE AUXÍLIO TRANSPORTE

INSTRUÇÃO NORMATIVA DE AUXÍLIO TRANSPORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS INSTRUÇÃO NORMATIVA DE AUXÍLIO TRANSPORTE O SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDÊNCIA DE

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Concurso Público -O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 511, DE 10 DE ABRIL DE 2014.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 511, DE 10 DE ABRIL DE 2014. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 511, DE 10 DE ABRIL DE 2014. Altera a Lei Complementar Estadual nº 333, de 29 de junho de 2006, que Institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licenças Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença: LEI 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS LICENÇAS

Leia mais

LEI Nº , DE 23 DE SETEMBRO DE 2015.

LEI Nº , DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. LEI Nº 11.922, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. Ficam alterados os arts. 27, 28, 32, 34, 39 e incluídos os arts. 32-A, 32-B, 39-A e o Anexo VI na Lei nº 6.151, de 13 de julho de 1988; alterados os arts. 36,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal AUXÍLIO TRANSPORTE

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal AUXÍLIO TRANSPORTE AUXÍLIO TRANSPORTE DEFINIÇÃO O Auxílio Transporte, de natureza jurídica indenizatória e concedido em pecúnia pela União, destina-se ao custeio parcial de despesas realizadas com transporte coletivo municipal,

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 12 Data: 11/06/2018 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2011

SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2011 SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2011 Dispõe sobre os procedimentos para a aplicação do limite remuneratório de que trata o inciso XI, do art. 37, da Constituição

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO Nº 14, DE 21 DE MARÇO DE 2006 Dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional para os servidores do Poder Judiciário e para a magistratura dos Estados

Leia mais

regulamento gestão de pessoas

regulamento gestão de pessoas regulamento gestão de pessoas Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) REGULAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS Art. 1º O Quadro de Pessoal do CEBRASPE é composto

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DECRETO JUDICIÁRIO Nº 1779/ 2013. Dispõe sobre a concessão de férias aos servidores do Quadro Único de Pessoal do Poder Judiciário do Estado de Goiás, o pagamento das vantagens dela decorrentes, sua marcação

Leia mais