ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO E/OU AREAS EDUCACIONAIS IRAUÇUBA-CE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO E/OU AREAS EDUCACIONAIS IRAUÇUBA-CE"

Transcrição

1 ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO E/OU AREAS EDUCACIONAIS IRAUÇUBA-CE

2 Pesquisa Pedagógica I Conceitos Fundamentais C/H: 30 Prof. Me. Daniel Brito UFC

3 Conceitos Fundamentais Conhecimento científico

4 Uso da capacidade Conhecer mundo que o rodeia.

5 Primórdios Processo livre Base Tentativa erro.

6 Sistematização das ações Criação Instrumentos Técnicas Conhecer a natureza Coisas Comportamento das pessoas (CERVO; BERVIAN, 2002; FACHIN, 2006; BARROS; LEHFELD, 2007)

7 técnicas de ordem prática fatos empíricos leis Elemento de continuidade que permitiu o desenvolvimento histórico do método científico (CERVO; BERVIAN, 2002; FACHIN, 2006; BARROS; LEHFELD, 2007)

8 Ocorre, assim, a Revolução Científica:

9 Aos poucos o método experimental foi sendo aperfeiçoado. Método científico Articulação entre os métodos e instrumentos com o espírito científico dos pesquisadores (CERVO; BERVIAN, 2002; FACHIN, 2006; BARROS; LEHFELD, 2007).

10 Desenvolvimento histórico do método científico Principais fontes de conhecimento para o mundo. O saber científico se processa por meio de dois direcionamentos Saberes Espontâneos Saber Racional (LAVILLE E DIONNE, 1999)

11 Conceitos Fundamentais Tipos de Conhecimento

12

13

14

15 Mitologia Celta Mitologia Nórdica

16

17

18

19

20

21 Conceitos Fundamentais Espírito científico

22 Formação Para realizar um trabalho científico não basta apenas conhecer e aplicar o instrumental metodológico disponível.

23 Formação É necessário que o pesquisador esteja tomado pelo espírito científico.

24 A formação do espírito científico Inicio Curiosidade infantil O que é isso?

25 A formação do espírito científico Inicio Curiosidade infantil O que é isso?

26

27 Inquietação da adolescência

28 Sonhos do jovem.

29 Incentivos adequados Cientistas e pesquisadores.

30 Natureza É uma atitude ou disposição do pesquisador Busca Soluções sérias Métodos adequados Problema que enfrenta. (CERVO E BERVIAN, 2002)

31 É a expressão de uma mente: (CERVO E BERVIAN, 2002) (RUIZ, 2006)

32 Crítica Criticar é julgar, distinguir, discernir, analisar para melhor poder avaliar os elementos componentes da questão. (CERVO E BERVIAN, 2002) (RUIZ, 2006)

33 Objetiva A objetividade é a condição básica da ciência. O que vale não é o que algum cientista imagina ou pensa, mas aquilo que realmente é. (CERVO E BERVIAN, 2002) (RUIZ, 2006)

34 Racional A racionalidade justifica-se pelo fato de que as únicas razões explicativas de uma questão só podem ser intelectuais ou racionais. (CERVO E BERVIAN, 2002) (RUIZ, 2006)

35 Qualidade As qualidades do espírito científico: Senso de observação Gosto pela precisão e pelas ideias claras Imaginação ousada regida pela necessidade de prova Curiosidade (CERVO E BERVIAN, 2002)

36 Humildade para reconhecer limitações Imparcial Honestidade para evitar plágio Coragem para enfrentar obstáculos Não reconhecer fronteiras O espírito científico é importante para a continuidade do processo de pesquisa científica e para a evolução da ciência.

37 Conceitos Fundamentais Ciência

38 Etimologicamente verbo em latim Scire aprender, conhecer. Não é suficiente para diferenciar ciência de outras atividades também envolvidas com o aprendizado e o conhecimento.

39 É todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigida ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação. Trujillo Ferrari (1974)

40 Além der ser uma sistematização de conhecimentos, ciência é um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. Lakatos e Marconi (2007)

41 O termo ciência pode ser caracterizado como uma forma de conhecimento... (CERVO; BERVIAN, 2002).

42

43 Ciências Objetivo ou finalidade Função Objeto Distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos; Aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos, da relação do homem com o seu mundo Material aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral; Formal o enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material. (MARCONI E LAKATOS, 2010)

44 Conceitos Fundamentais Pesquisa

45 Classificação da pesquisa Pesquisa científica Diferentes modos Objetivos definidos pelo pesquisador Considerar Características específicas de cada área do conhecimento. (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002)

46

47 Tipos de estudos Estudo Teórico Plano das ideias Discussão conceitual Estudo Teórico-Empírico Parte de conceitos teóricos Busca aplicação prática

48 Quanto ao tipo Pesquisa Básica Motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador e situada, sobretudo no nível da especulação e descoberta da verdade, intuindo novos conhecimentos (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002; VERGARA, 2005).

49 Pesquisa Aplicada Motivada pela necessidade de resolver problemas concretos, mais imediatos. Tem finalidade prática. (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002; VERGARA, 2005).

50 Quanto ao Método Método Dedutivo Parte do geral, princípios tidos como verdadeiros e indiscutíveis, e desce ao particular. O ponto chave da dedução é a relação lógica que se estabelece entre proposições. (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002).

51 Exemplo: Todo homem é mortal (maior). Pedro é homem (menor). Logo, Pedro é mortal (conclusão).

52 Método Indutivo Parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares. É fundamentado na experiência. Alguns casos particulares são observados e, constatando-se resultados similares, procede-se a generalização, com base na relação verificada entre os fatos ou fenômenos. (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002).

53 Exemplo: Antonio é mortal. Benedito é mortal. Carlos é mortal. Zózimo é mortal. Ora, Antonio, Benedito, Carlos e Zózimo são homens. Logo, todos os homens são mortais.

54 Regras fundamentais: Observação dos fenômenos Descoberta da relação entre esses fenômenos Generalização da relação entre os fenômenos Marconi e Lakatos (2010, p. 69)

55 Método Hipotético-Dedutivo Este método foi definido por Karl Popper, a partir de suas críticas ao método indutivo. Para ele, o método indutivo não se justifica, pois o salto indutivo de alguns para todos exigiria que a observação de fatos isolados fosse infinita. O método hipotético-dedutivo pode ser explicado a partir do seguinte esquema:

56 Quanto à natureza Duas possíveis direções Métodos qualitativos Métodos quantitativos Qualificação dos dados Avaliação da qualidade das informações Percepção dos atores sociais Não se preocupa com medidas Utilização de medidas Busca resultados quantificáveis Não se preocupa com a qualificação dos dados Uso de estatística básica ou avançada

57 Modalidades de Pesquisa

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74 Pesquisa Pedagógica Para o desenvolvimento desta modalidade de estudo, é preciso o envolvimento de atores do processo ensino-aprendizagem. O objeto de estudo é a sala de aula

75 Contribui para que haja um ensino-aprendizagem de melhor qualidade na sala de aula. O objetivo é compartilhar conhecimentos e experiências e desenvolver competências e autonomia, através da realidade cultural, econômica e política.

76 Possibilitar a convivência na sala de aula com a diversidade, com novas formas de avaliação e compreensão da realidade social. Nesse processo o professor é um aprendiz, um mediador e um facilitador de processos educativos, valorizando hipóteses e experimentos. Essa experiência pode vir a solicitar um redesenho da sala de aula e da escola, tanto no campo físico como no estrutural e organizacional.

77 Competências para poder orientar com precisão Fazer levantamento de material necessário para sua pesquisa Seleção desse material levantado Sintetizar esse material em um texto Saber compartilhar esse seu conhecimento construído usando os mais diversos recursos Ciência Arte Tecnologia para que o ensino atenda os campos cognitivo, afetivo e social.

78 Pesquisa colaborativa Supõe a contribuição dos professores em exercício no processo de investigação de um objeto de pesquisa, este freqüentemente enquadrado por um ou mais pesquisadores universitários.

79 Tais professores tornam-se, em algum momento da pesquisa, co-construtores do conhecimento que está sendo produzido em relação ao objeto investigado. A idéia sobre o docente-prático, em seu contexto de ação e no processo de construção de conhecimentos ligados ao exercício profissional, é parte constitutiva dos postulados sobre os quais repousa o conceito de pesquisa colaborativa.

80 A pesquisa colaborativa se articula a projetos cujo interesse de investigação se baseia na compreensão que os docentes constroem. O papel do pesquisador é balizar e orientar a compreensão construída durante a investigação.

81 Pesquisa em educação e suas implicações na ciência de um modo geral. A pesquisa dos educadores como uma das formas mais eficientes para a formação profissional pois os professores serão melhores naquilo que fazem mediante investigações sobre suas próprias práticas melhor a qualidade da aprendizagem de seus alunos.

82 A pesquisa dos educadores poderá trazer mudanças positivas na cultura e na produtividade das escolas, além de poder aumentar o status da profissão de magistério na sociedade. (ZEICHNER; DINIZ-PEREIRA, 2005, p. 66).

83

84 Daniel Brito

85

86 Fontes usadas e/ou pesquisadas BAPTISTA, M. N.; CAMPOS, D. C. Metodologias de Pesquisa em Ciências: análises quantitativa e qualitativa. Rio de Janeiro: LTC, BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, BARROS; A. J. da S.; LEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, BERG, B. L. Qualitative research methods for the social sciences. Boston: Pearsons, BROMILEY, P.; JHONSON, S. Mechanisms and empirical research. Research Methodology in Strategy and Mangement, v. 2, p , CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, CAMPOMAR, M. C. Do uso de estudo de caso em pesquisas para dissertações e teses em administração. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 26, n. 3, p , jul./set

87 EASTERBY-SMITH, M.; THORPE, R.; LOWE, A. Pesquisa gerencial em administração. São Paulo: Pioneira, FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. São Paulo: Saraiva, FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, GRESSLER, L. A. Introdução à Pesquisa: Projetos e Relatórios. São Paulo: Loyola, (Página 113 a 118). HERACLEOS, L. Discourse, Interpretation, Organization. Cambridge, LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Editora UFMG, MAIOR FILHO, J. S. Pesquisa em administração: em defesa do estudo de caso. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 24, n. 4, p , out./dez MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, NEUMAN, L. W. Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Boston: Allyn & Bacon, OLSEN, W.; MORGAN, J. A Critical Epistemology of Analytical Statistics: Addressing the Sceptical Realist. Journal for the Theory of Social Behaviour, 35, 3, 2005.

88 RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Editora Atlas, RUIZ, J. A. Metodologia Científica: Guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students. Harlow, England: Pearson Education, TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Editora Atlas, VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Metodologia da Pesquisa Científica. Prof. Dr. Cícero Quarto

Metodologia da Pesquisa Científica. Prof. Dr. Cícero Quarto Metodologia da Pesquisa Científica Prof. Dr. Cícero Quarto cicero@engcomp.uema.br www.profciceroquarto.wordpress.com Unidades de Ensino O conhecimento Métodos e técnicas de pesquisa A pesquisa Elaboração

Leia mais

Metodologia Científica. Professora: Alessandra Martins Coelho

Metodologia Científica. Professora: Alessandra Martins Coelho Metodologia Científica Professora: Alessandra Martins Coelho 14/09/2012 Apresentação do Curso Ementa O Sistema acadêmico brasileiro. O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Modalidades

Leia mais

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema;

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema; Metodologia da Pesquisa: A construção do conhecimento O que é pesquisa? 1. Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; 2. Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos

Leia mais

Métodos de Pesquisa: Estudo de Caso. Dr. Emílio Costa

Métodos de Pesquisa: Estudo de Caso. Dr. Emílio Costa Métodos de Pesquisa: Estudo de Caso Dr. Emílio Costa 2014 MÉTODOS CIENTÍFICOS Método indutivo Método dedutivo Método hipotético-dedutivo Método dialético MÉTODOS ESPECÍFICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Método

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

Prof. Aparecido Carlos Duarte

Prof. Aparecido Carlos Duarte Unidade I METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof. Aparecido Carlos Duarte Conteúdo: o que é ciência; classificação e divisão da ciência; o que é método; o que é metodologia científica; o que é um paradigma; movimentos

Leia mais

QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO

QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO O que é método e metodologia? E procedimento ou técnica? Como esses elementos se relacionam no contexto da ciência? O que é método científico? Quais as vantagens

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3213.1 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 2ª 02 34 1º/2010 OBJETIVOS

Leia mais

Disciplina: Metodologia de pesquisa. Docente: Camila Ortiz Martinez UTFPR

Disciplina: Metodologia de pesquisa. Docente: Camila Ortiz Martinez UTFPR Disciplina: Metodologia de pesquisa Docente: Camila Ortiz Martinez UTFPR - 2016 EMENTA Fundamentos da metodologia científica. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Métodos e técnicas de pesquisa.

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência?

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência? CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE O que é Ciência? O QUE É CIÊNCIA? 1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo. 2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos

Leia mais

ABNT E AS NORMAS PARA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ABNT E AS NORMAS PARA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ABNT E AS NORMAS PARA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Osvaldo José Sobral 1 Resumo: Este artigo científico de revisão foi produzido com o intuito primordial de ser apresentado

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Trabalho resultante

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia Científica Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito e concepção de ciência e a construção do

Leia mais

Método Científico. Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos. Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico

Método Científico. Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos. Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico Método Científico Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos Email: profcarolinadgs@gmail.com Página: profcarolinadgs.webnode.com.br Ciência Pode-se afirmar

Leia mais

Aula 3 Critérios de Cientificidade

Aula 3 Critérios de Cientificidade Metodologia Científica Aula 3 Critérios de Cientificidade Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br O pensar metodologicamente Vai além dos procedimentos normativos, no formato de um manual

Leia mais

4. Tipos de Pesquisas

4. Tipos de Pesquisas Técnicas de Pesquisa RAD 5004 4. s Quanto à utilização dos resultados Quanto à natureza do método Quanto aos fins Pesquisa Pura Pesquisa Aplicada Qualitativa Quantitativa Exploratória; Descritiva; Explicativa;

Leia mais

Titulação: Doutor Semestre Letivo/Ano: 1/2018 Horário: 13:30h às 16:50h

Titulação: Doutor Semestre Letivo/Ano: 1/2018 Horário: 13:30h às 16:50h PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Centro: CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS Curso: Engenharia de Computação Departamento: Engenharia Mecânica e Produção Disciplina: Metodologia da Pesquisa Código:

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Turno: Noturno Currículo 2003 Período 1º Tipo OBR CURSO: FILOSOFIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Total 72h 00 72h Habilitação / Modalidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO MARCOS ROBERTO BUENOS DOS SANTOS MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO 21 ANOS

PLANO DE ENSINO MARCOS ROBERTO BUENOS DOS SANTOS MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO 21 ANOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência.

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência. Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar

Leia mais

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA 4 1 PESQUISA Marlyse F. de C. Magalhães 1 Para uma melhor compreensão, iniciar-se-á no conceito da pesquisa e após explanar o conceito de acordo com os autores, explicará a finalidade de uma pesquisa.

Leia mais

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA E JURIDICA Carga Horária: 72 (horas) 2º Período

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA E JURIDICA Carga Horária: 72 (horas) 2º Período I EMENTA Metodologia e epistemologia. Conceito de ciência. O trabalho científico: a construção do objeto. Métodos. Elaboração de hipóteses. Marco teórico e modelo de análise. Normas de produção acadêmica

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Conteúdo Programático 1. Conhecimento, Ciência e Pesquisa: Definições e Características Metodologia Científica

Leia mais

Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade

Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Engenharia Eletrônica! Projeto Integrador I - Iniciação Científica Ciência, Conhecimento, Tecnologia

Leia mais

A PESQUISA CIENTÍFICA

A PESQUISA CIENTÍFICA A PESQUISA CIENTÍFICA CONCEITO e DEFINIÇÕES - A pesquisa surge quando temos consciência de um problema e nos sentimos impelidos a buscar a sua solução. (R. Mandolfo, citado em Asti Vera, 1976) - Investigação

Leia mais

P R O G R A M A PRIMEIRA FASE

P R O G R A M A PRIMEIRA FASE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA CURRÍCULO: 2008/2 P R O G

Leia mais

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação PROFESSORA MARILUCIA RICIERI Psicóloga Mestre em Educação METODOLOGIA CIENTÍFICA Vídeo Aula 1 Definição de Conhecimento Conhecimento Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam

Leia mais

PESQUISA QUALITATIVA HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA

PESQUISA QUALITATIVA HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA PESQUISA QUALITATIVA HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA Podemos considerada a pesquisa qualitativa uma tentativa de aproximação dos métodos de pesquisa nas quais pesquisa as ciências sociais. Sendo assim,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

Aula 4 Métodos de Pesquisa

Aula 4 Métodos de Pesquisa Metodologia Científica Aula 4 Métodos de Pesquisa Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br A CONSTRUÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO Principais métodos científicos Aplicações do método MÉTODO DE

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado PLANO DE ENSINO Profª. Msc. Clara Maria Furtado claramaria@terra.com.br Profª. Msc. Eliane Kormann Tomazoni eliane.kormann@unifebe.edu.br Profª. Msc. Márcia Junkes mmjunkes@unifebe.edu.br MISSÃO UNIDAVI

Leia mais

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios Conceitos de método e seus princípios Caminho pelo qual se chega a determinado resultado... É fator de segurança. Seleção de técnicas para uma ação científica... Forma de proceder ao longo de um caminho

Leia mais

Tipos de Pesquisas. Tipos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. RAD 5004: Técnicas de Pesquisa 28/9/2016. Apresentações dos seminários

Tipos de Pesquisas. Tipos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. RAD 5004: Técnicas de Pesquisa 28/9/2016. Apresentações dos seminários AULA 3 28/09/16 Apresentações dos seminários Os projetos deverão ser encaminhados em pdf para o Stoa e em doc por e-mail para mim: jgiraldi@usp.br ) Data Alunos Data para postagem do projeto RAD 5004:

Leia mais

O que um professor de química precisa saber e saber fazer

O que um professor de química precisa saber e saber fazer O que um professor de química precisa saber e saber fazer Contribuições de estudos Visões de ensino como uma técnica, basta combinar, de modo eficaz, os meios e os fins. componentes afetivos processo de

Leia mais

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018 Curso: Filosofia Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ Instituída pela Lei nº 10.425, de 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DE

Leia mais

Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1

Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1 Metodologia da Pesquisa Projeto de Pesquisa Rui Rossi dos Santos ruirossi@ruirossi.pro.br Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1 Definições o Projeto Plano para realizar um ato o Pesquisa Ação ou efeito

Leia mais

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 MÉTODO Método, palavra que vem do

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA EQE040 METODOLOGIA CIENTÍFICA www.liviajatoba.com/eqe040 Professora Livia Jatobá liviajatoba@eq.ufrj.br Aula 05: Desenvolvendo o problema científico. Metodologia e fases da pesquisa. 13 de abril de 2015

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Marcos Roberto Buenos dos Santos Mestre em Administração 21 anos

PLANO DE ENSINO. Marcos Roberto Buenos dos Santos Mestre em Administração 21 anos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Prof. Ms. Rodrigo Bozza

Prof. Ms. Rodrigo Bozza Prof. Ms. Rodrigo Bozza LATO-SENSU Aperfeiçoamento (mínimo 180hs) Especialização (mínimo 360hs + monografia) STRICTO-SENSU Mestrado (créditos + dissertação) Doutorado (créditos + tese) Tenacidade Intuição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA P R O G R A M A D E PÓ S -G R A D U A Ç Ã O E M ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL UFMT PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Apresentação. Ementa. Ementa. Ementa. Referências 14/03/2017

Apresentação. Ementa. Ementa. Ementa. Referências 14/03/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Apresentação Técnica: Informática(IFCE) Secretária Escolar(FDR) Graduação: Bacharelado em Sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Matutino Departamento Responsável: Depto de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 2016.1 DISCIPLINA: Métodos e Técnicas

Leia mais

ALTERAÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ALTERAÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ALTERAÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA 1 2 No projeto antigo Renomeação dos grupos de disciplinas: a)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais I

Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais I Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais I 45h/a 3 créditos Objetivo Geral: Proporcionar aos mestrandos conhecimentos necessários para a elaboração de projetos de pesquisa na área das ciências sociais,

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Metodologia de Pesquisa para Engenharia Ambiental e Civil Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães O que é pesquisa? Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

NATUREZA DO CONHECIMENTO

NATUREZA DO CONHECIMENTO NATUREZA DO CONHECIMENTO CONHECER E PENSAR Conhecer e pensar são uma necessidade para o ser humano e indispensável para o progresso. Sabemos que existimos porque pensamos. Se nada soubéssemos sobre o universo

Leia mais

Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Semana. Tipo de aula UNIDADE I CONHECIMENTO

Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Semana. Tipo de aula UNIDADE I CONHECIMENTO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA (CÓD. ENUN 60037) ETAPA: 6ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador DISCIPLINA Requisitos do pesquisador PAPEL DA UNIVERSIDADE Extensão Serviço à comunidade local Ensino Transmissão do conhecimento científico UNIVERSIDADE Pesquisa Revisão e produção do conhecimento dito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE CURRÍCULO DO PPGMPE Código Disciplinas/atividades obrigatórias para todos os estudantes CH Créditos MPE1000 MPE1001 MPE1002 MPE1003 MPE1004 MPE1005 Metodologia da pesquisa em Educação Ementa: A produção

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Arquivologia. Plano de Ensino

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Arquivologia. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Arquivologia Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Arquivologia

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da construção do

Leia mais

CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS. Profª. MSc. Maria Cleide L. P. Cavalcante

CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS. Profª. MSc. Maria Cleide L. P. Cavalcante CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS Profª. MSc. Maria Cleide L. P. Cavalcante As pesquisas classificam-se: Do ponto de vista da sua natureza; Do ponto de vista da forma de abordagem do problema; Do ponto de vista

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG Núcleo de Metodologia Científica Da prática de Pesquisa à produção do Artigo científico Profa. Ketiuce Ferreira Silva ketiuce@yahoo.com.br www.ketiuce.com.br Pedro

Leia mais

INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA. O conhecimento científico é uma forma específica de conhecer e perceber o mundo!!! 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: Modelos

INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA. O conhecimento científico é uma forma específica de conhecer e perceber o mundo!!! 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: Modelos INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: 1. INTRODUZINDO A QUESTÃO: O QUE É CIÊNCIA, AFINAL????? Modelos Leis Por que estudar natureza da ciência???? Qual a importância desses conhecimentos

Leia mais

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Pesquisa Científica Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates O que é pesquisa? Em todos os cursos é exigido, da parte do estudante, alguma atividade de pesquisa. Tem sido quase

Leia mais

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Classificação das Ciências FORMAIS Lógica Matemática Metodologia Científica Prof. a Renata Gonçalves Aguiar CIÊNCIAS

Leia mais

TÍTULO: FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

TÍTULO: FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA TÍTULO: FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE AUTOR(ES): DAIANE

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Metodologia para a Pesquisa em Ensino de Ciências O Método Cientifico. Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA. Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa.

INTRODUÇÃO À PESQUISA. Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa. INTRODUÇÃO À PESQUISA Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa. CONHECIMENTO Definição de conhecimento? Informação abstrata; Todo conhecimento reside dentro das pessoas. Como adquirir conhecimento? Por

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ LEITURA DO TEXTO OS MITOS: UM EQUILÍBRIO ENTRE O BEM E O MAL A CIÊNCIA E SEUS OBJETIVOS www.ftc.br www.unisinos.br Ciência é um corpo de conhecimentos com

Leia mais

TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA FIBRA ( )

TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA FIBRA ( ) TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA FIBRA (2007-2013) José Roberto Alves da SLVA SILVA, José Roberto Alves da. Trajetórias profissionais dos egressos de Ciência

Leia mais

1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA SUMÁRIO 1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA... 3 1.1 Bases Lógicas de Investigação... 3 1.2 Métodos Dedutivo e Indutivo... 3 1.3 Método Hipotético-Dedutivo... 5 1.4 Método Dialético e Fenomenológico...

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio PESQUISA Pesquisa é o conjunto de investigações,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo Ênfase Identificação Disciplina 0003102A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científic Código: ADM 290 Pré-requisito: Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Ciências Humanas e suas Tecnologias. TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características Tipos Recordar é Viver... Processo de pesquisa

Leia mais

AULA 03 A lógica da ciência

AULA 03 A lógica da ciência 1 AULA 03 A lógica da ciência Ernesto F. L. Amaral 11 de fevereiro de 2014 Metodologia (DCP 033) Fonte: Babbie, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. 2001. Belo Horizonte: Editora UFMG. pp.35-56. DISCUSSÃO

Leia mais

I ENCONTRO DE PESQUISADORES FAZENDÁRIOS METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA: ORIENTAÇÕES INICIAIS UNIDADE II O MÉTODO CIENTÍFICO

I ENCONTRO DE PESQUISADORES FAZENDÁRIOS METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA: ORIENTAÇÕES INICIAIS UNIDADE II O MÉTODO CIENTÍFICO I ENCONTRO DE PESQUISADORES FAZENDÁRIOS METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA: ORIENTAÇÕES INICIAIS UNIDADE II O MÉTODO CIENTÍFICO Germana Parente Neiva Belchior germana.belchior@sefaz.ce.gov.br

Leia mais

Método Científico. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Método Científico. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Método Científico Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates Definições de Ciência Etimologicamente, o termo ciência provém do verbo em latim Scire, que significa aprender, conhecer.

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Profª. Drª. Joscely Galera UTFPR Campus Curitiba Pesquisa Científica: Pesquisar, significa procurar respostas para as indagações propostas. Para Gil, a pesquisa tem um

Leia mais

Universidade Pedagógica. Programa Temático de Métodos de Estudo e Investigação Científica

Universidade Pedagógica. Programa Temático de Métodos de Estudo e Investigação Científica Universidade Pedagógica Programa Temático de Métodos de Estudo e Investigação Científica Disciplina Métodos de Estudo e Investigação Científica Código -... Tipo Nuclear Nível II Ano 1º Semestre 1º Créditos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISAS, FORMAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA IV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA EQE040 METODOLOGIA CIENTÍFICA www.liviajatoba.com/eqe040 Professora Livia Jatobá liviajatoba@eq.ufrj.br 1 /22 SOBRE A DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA ÉTICA NA PESQUISA E NOS TRABALHOS

Leia mais

3º BLOCO PESQUISA. Pesquisa em educação: introdução às abordagens teórico-metodológicas. Introdução ao Ensino de Biologia 2 o Semestre

3º BLOCO PESQUISA. Pesquisa em educação: introdução às abordagens teórico-metodológicas. Introdução ao Ensino de Biologia 2 o Semestre 3º BLOCO PESQUISA Pesquisa em educação: introdução às abordagens teórico-metodológicas Introdução ao Ensino de Biologia 2 o Semestre - 2016 1. Aspectos gerais da atividade de pesquisa (Exercício 1) 2.

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

Introdução. Métodos Científicos. Fabio Queda Bueno da Silva, 2010.

Introdução. Métodos Científicos. Fabio Queda Bueno da Silva, 2010. Introdução Métodos Científicos 1 Diversos Conceitos Caminho Forma de seleção e avaliação Forma de proceder num caminho Ordem dos processos Conjunto coerente de procedimentos Procedimento regular que pode

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003003A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Orientação a Monografia I

Orientação a Monografia I CAMPUS: CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: Orientação a Monografia I DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO IDEAL

Leia mais

PROGRAMA. Curso: Administração 2016/1 Disciplina: Comportamento Organizacional ADM Carga Horária: 60 horas Sala: 302

PROGRAMA. Curso: Administração 2016/1 Disciplina: Comportamento Organizacional ADM Carga Horária: 60 horas Sala: 302 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID Área de Conhecimento Aspectos Pedagógicos do Movimento Humano Ementas / Bibliografia Ementa: Estágio Curricular Supervisionado IV Ensino Médio Objetivos.

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO Examinando o panorama internacional, constata-se, nos meios educativos dos países mais avançados, um crescimento da preocupação com a formação e o desenvolvimento profissional de

Leia mais

UNIDADE IV - LEITURA COMPLEMENTAR

UNIDADE IV - LEITURA COMPLEMENTAR UNIDADE IV - LEITURA COMPLEMENTAR Alunos (as), Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Métodos Científicos, sugerimos a leitura do seguinte texto complementar, desenvolvido pelos professores

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório 60h - -

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório 60h - - Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/17 Docente responsável:

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO O ensino de ciências na Educação Infantil (EI) tem

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento PESQUISAS TEÓRICA PRÁTICA UNIVERSO GERAL DAS PESQUISAS ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - Quantitativa

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº05/2016/CONSUP/IFAP, DE 09 DE MARÇO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº05/2016/CONSUP/IFAP, DE 09 DE MARÇO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº05/2016/CONSUP/IFAP, DE 09 DE MARÇO DE 2016. Aprova a ALTERAÇÃO DE REDAÇÃO DO ITEM 7.5 E DO QUADRO DE EMENTÁRIO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, da Resolução nº10, de

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Aula 2 Construção de um Projeto de Pesquisa Revisão da Aula 1 Conhecimento, ciência e paradigma - Tipos

Leia mais

A PESQUISA CIENTÍFICA

A PESQUISA CIENTÍFICA A PESQUISA CIENTÍFICA CONCEITO e DEFINIÇÕES - A pesquisa surge quando temos consciência de um problema e nos sentimos impelidos a buscar a sua solução. (R. Mandolfo, citado em Asti Vera, 1976) - Investigação

Leia mais

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri OFICINA DE PESQUISA Simone Côrte Real Barbieri scrbarbi@ucs.br MÉTODOS +TÉCNICAS PESQUISA REALIDADE EMPÍRICA TEORIA = PONTO DE PARTIDA CONCEITUAR E CATALOGAR DADOS VALIDADE DA BASE EMPÍRICA OBSERVAÇÃO

Leia mais