Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade"

Transcrição

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Engenharia Eletrônica! Projeto Integrador I - Iniciação Científica Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade Prof. Clovis Antonio Petry. Florianópolis, fevereiro de 2014.

2 Biografia para Esta Aula

3 Nesta Aula Ciência, conhecimento, método, tecnologia, sociedade: Sociedade; Tecnologia; Engenharia; Conhecimento científico; Conceito de ciência; Ciência pura e ciência aplicada; Classificação das ciências; Método científico; Pesquisa; Métodos para estudar.

4 Sociedade Nós, seres humanos: 1. Desde a antiguidade vivemos em grupos; 2. Somos seres sociáveis; 3. Nossas ações implicam em responsabilidade social; 4. Podemos usar o conhecimento para o bem ou para o mal.

5 Te cnologia Breve definição de tecnologia: A rigor, pensando no sentido etimológico da palavra, ou seja, na sua origem, tecnologia seria o estudo da técnica ou ciência da técnica, assim como biologia é o estudo dos seres vivos e da vida... Mas, em termos genéricos, tecnologia adquiriu um alcance mais prático, designando os produtos ou artefatos técnicos (Bazzo & Pereira, 2013). Ciência leis e explicações para desvendar a natureza. Tecnologia usa os conhecimentos disponíveis para obter algo com valor prático.

6 E a engenharia? Engenharia Os engenheiros desenvolvem um importante papel: são eles que fazem a ponte entre o conhecimento científico e os desenvolvimentos tecnológicos de ponta e os produtos na prateleira dos supermercados (Bazzo & Pereira, 2013). Engenharia

7 Conhecimento Científico Os quatro tipos de conhecimento: 1. Conhecimento popular; 2. Conhecimento científico; 3. Conhecimento filosófico; 4. Conhecimento religioso (teológico).

8 Conhecimento Científico Conhecimento científico: Real (factual) lida com ocorrências e fatos; Contingente utiliza-se da experimentação e não apenas da razão; Sistemático ordenado logicamente; Verificável hipóteses precisam ser comprovadas; Falível não é definitivo ou final; Aproximadamente exato pode sofrer reformulações de seu acervo de conhecimentos.

9 Ciência Conceito de ciência de Ander-Egg (1978) apud Marconi e Lakatos: A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.!!! Conceito de ciência de Trujillo (1974) apud Marconi e Lakatos: Assim, entendemos por ciência uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de preposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação.

10 Ciência Pura e Ciência Aplicada Definições conforme Iarozinski, 2012: Ciência Básica é a que trata dos aspectos gerais ou fundamentais da realidade, produzida sem preocupação com suas aplicações a curto prazo. A designação de Ciência Pura é muitas vezes utilizada como seu sinônimo, no sentido de que é a investigação feita sem qualquer preocupação com a aplicação. Alguns autores e cientistas não apreciam essas designações por entenderem que a aplicação dos conhecimentos gerados pode ser apenas uma questão de tempo ou de oportunidade, como demonstrado à exaustão pela história da Ciência. Estas pessoas preferem chamá-la Ciência Fundamental, no sentido de que se dedica à procura dos fundamentos ou causas dos fenômenos observados.!! Ciência Aplicada é a produzida com a intenção de aplicar seus resultados à objetivos práticos, ou seja, na técnica. Para fazer isso, a ciência aplicada utiliza os conhecimentos gerados pela ciência básica.

11 Classificação das Ciências Classificações da ciência: Classificação de Comte: Matemática, astronomia, física, química, biologia, sociologia e moral. Classificação de Bunge: Formal: Lógica e matemática; Factual: Natural: Cultural: Física, química, biologia, psicologia individual. Psicologia social, sociologia, economia, ciência política, história material, história das idéias. Classificação de Marconi e Lakatos: Formais: Lógica e matemática. Factuais: Naturais: Física, química, biologia e outras. Sociais: Antropologia cultural, direito, economia, política, psicologia social, sociologia.

12 Método Científico Conceito de método (alguns deles): Método é o conjunto coerente de procedimentos racionais ou prático-racionais que orienta o pensamento para serem alcançados conhecimentos válidos (Nérici, 1978, apud Marconi e Lakatos).! Método é um procedimento regular, explícito e passível de ser repetido para conseguirse alguma coisa, seja material ou conceitual (Bunge, 1980, apud Marconi e Lakatos).! Método científico é um conjunto de procedimentos por intermédio dos quais (a) se propõe os problemas científicos e (b) colocam-se à prova as hipóteses científicas (Bunge, 1974, apud Marconi e Lakatos).

13 Método Científico História do método: Galileu Galilei (Itália, entre 1500 e 1600): 1. Observação; 2. Análise; 3. Indução; 4. Verificação; 5. Generalização; 6. Confirmação. Francis Bacon (Inglaterra, entre 1500 e 1600): 1. Experimentação; 2. Formulação de hipóteses; 3. Repetição; 4. Testagem das hipóteses; 5. Formulação de generalizações e leis. Descartes (França, entre 1500 e 1600): 1. Evidência; 2. Análise; 3. Síntese; 4. Enumeração.

14 Método Científico Observação Conclusões Problema Hipóteses Análise Investigação, coleta de dados, teste das hipóteses

15 Indução Método indutivo: Indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas (Marconi e Lakatos, 2008). Exemplo 1: O corvo 1 é negro. Premissa 1 O corvo 2 é negro. Premissa 2 O corvo 3 é negro. Premissa 3 Logo, todo corvo é negro. Conclusão Exemplo 2: Cobre conduz eletricidade. Premissa 1 Zinco conduz eletricidade. Premissa 2 Cobalto conduz eletricidade. Premissa 3 Logo, todo metal conduz eletricidade. Conclusão

16 Dedução Método dedutivo: O pensamento é dedutivo quando, a partir de enunciados mais gerais dispostos ordenadamente como premissas de um raciocínio, chega a uma conclusão particular ou menos geral. (Ruiz, 2008). Exemplo 1: Todo homem é mortal. Premissa geral Pedro é homem. Premissa específica Logo, Pedro é mortal. Conclusão particular Exemplo 2: Todo mamífero é vertebrado. Premissa mais geral Todo homem é mamífero. Premissa específica Logo, todo homem é vertebrado. Conclusão menos geral

17 Análise Análise: A análise é um processo metódico de tratamento de um problema, que implica a decomposição de um todo em suas partes. Ou seja, é a separação do objeto de estudo em seus elementos constituintes. (Bazzo & Pereira, 2013).

18 Síntese Síntese: A síntese é a complementação da análise, sendo a composição geral das conclusões desta. Sintetizar consiste em reconstruir ou recompor os tópicos analisados numa sequência compacta e lógica. (Bazzo & Pereira, 2013).

19 Pesquisa Pesquisa (algumas definições): Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar!! respostas aos problemas que são propostos. (Gil, 2008). Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência. É o método de abordagem de um problema em estudo que caracteriza o aspecto científico de uma pesquisa (Ruiz, 2008).

20 Métodos para Estudar Para obter êxito: Ter um objetivo de longo prazo (ser engenheiro); Curiosidade para obter novos conhecimentos; Persistência; Dedicação; Organização; Abnegação; Satisfação pessoal.

21 Tarefas Para a próxima aula: Ler o capítulo 1 Chegando a Universidade do livro Introdução à Engenharia de Walter A. Bazzo e Luiz T. do Vale Pereira, Editora da UFSC, 2013.

22 Próxima Aula Engenharia Eletrônica.

Ciência, Método, Pesquisa, Metodologia Científica

Ciência, Método, Pesquisa, Metodologia Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Ciência, Método, Pesquisa,

Leia mais

Ciência Aplicada e Experimentos Científicos

Ciência Aplicada e Experimentos Científicos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Ciência Aplicada e Experimentos Científicos Florianópolis,

Leia mais

Ciência, Conhecimento Científico Métodos Científicos, Pesquisa

Ciência, Conhecimento Científico Métodos Científicos, Pesquisa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Metodologia de Estudos e Pesquisas Ciência, Conhecimento Científico Métodos Científicos, Pesquisa

Leia mais

Ciência, Conhecimento Científico Métodos Científicos, Hipóteses

Ciência, Conhecimento Científico Métodos Científicos, Hipóteses Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Ciência, Conhecimento Científico Métodos Científicos,

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO. Profº M.Sc. Alexandre Nojoza Amorim

MÉTODO CIENTÍFICO. Profº M.Sc. Alexandre Nojoza Amorim MÉTODO CIENTÍFICO Profº M.Sc. Alexandre Nojoza Amorim NÃO HÁ CIÊNCIA SEM O EMPREGO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS. Conceitos É o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica. Prof. Clóvis Antônio Petry.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica. Prof. Clóvis Antônio Petry. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica Metodologia Científica e Etapas do PI Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis, setembro de 2007.

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO. Patrícia Ruiz Spyere

MÉTODO CIENTÍFICO. Patrícia Ruiz Spyere MÉTODO CIENTÍFICO Introdução Método científico Modelos de método científico INTRODUÇÃO Mitos Explicação da realidade e dos fenômenos naturais de forma simbólica, por meio de deuses, semi-deuses e heróis

Leia mais

PROINTER Projeto Integrado IV

PROINTER Projeto Integrado IV PROINTER Projeto Integrado IV Prof. Me. Érico Pagotto O que é Ciência? Organização de conhecimentos Conjunto de afirmações lógicas e relacionadas Tem um objeto ou campo definido Ex: Biologia, Sociologia,

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Especialização em Redes de Computadores Metodologia do Trabalho Científico Ciência e Conhecimento Científico Tipos de Conhecimento Antes de conceituar conhecimento científico, é necessário diferenciá-lo

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência?

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência? CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE O que é Ciência? O QUE É CIÊNCIA? 1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo. 2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA DISCIPLINAS DE PESQUISA PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA

REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA DISCIPLINAS DE PESQUISA PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA DISCIPLINAS DE PESQUISA 2016-2 PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA CIÊNCIA Etimologia: Ciência vem da palavra latina scientia, que significa conhecimento;

Leia mais

MÉTODOS EM PESQUISA 01/07/ INTRODUÇÃO TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1.1 CONCEITO DE MÉTODO. 1. Introdução. 2. Método Indutivo

MÉTODOS EM PESQUISA 01/07/ INTRODUÇÃO TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1.1 CONCEITO DE MÉTODO. 1. Introdução. 2. Método Indutivo DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL PROF. ALEXANDRE PAIVA DA SILVA MÉTODOS EM PESQUISA TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1. Introdução 2. Método Indutivo 3. Leis, regras e fases do método

Leia mais

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 MÉTODO Método, palavra que vem do

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. José Geraldo Mill Diretor de Pós-Graduação A origem do conhecimento Conhecer: É buscar explicações para os fatos que podem

Leia mais

P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO / PESQUISA CIENTÍFICA

P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO / PESQUISA CIENTÍFICA P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO / PESQUISA CIENTÍFICA O que é método e metodologia? E processo ou técnica? Como esses elementos se relacionam no contexto da ciência? Quais as vantagens e limitações dos métodos

Leia mais

NATUREZA DO CONHECIMENTO

NATUREZA DO CONHECIMENTO NATUREZA DO CONHECIMENTO CONHECER E PENSAR Conhecer e pensar são uma necessidade para o ser humano e indispensável para o progresso. Sabemos que existimos porque pensamos. Se nada soubéssemos sobre o universo

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro.

MÉTODOS DE PESQUISA. O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. MÉTODOS DE PESQUISA O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2012 Evandro Prestes Guerreiro O Conhecimento Científico, Senso Comum

Leia mais

UNIDADE IV - LEITURA COMPLEMENTAR

UNIDADE IV - LEITURA COMPLEMENTAR UNIDADE IV - LEITURA COMPLEMENTAR Alunos (as), Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Métodos Científicos, sugerimos a leitura do seguinte texto complementar, desenvolvido pelos professores

Leia mais

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa Metodologia da Pesquisa Apresentação Nome Área de atuação Tema de interesse para pesquisa O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA

Leia mais

Unidade I METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade I METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade I METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO Prof. Maurício Felippe Manzalli Assuntos da Unidade Operações básicas do método: decompor; compor; organizar; analisar. Observação como caminho da descrição:

Leia mais

Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Projeto de Pesquisa

Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Projeto de Pesquisa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Metodologia de Estudos e Pesquisas Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Projeto de Pesquisa

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA EQE040 METODOLOGIA CIENTÍFICA www.liviajatoba.com/eqe040 Professora Livia Jatobá liviajatoba@eq.ufrj.br 1 /22 SOBRE A DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA ÉTICA NA PESQUISA E NOS TRABALHOS

Leia mais

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Ms. Samuel Henrique Bucke Brito prof@shbbrito.net Discussão do Trabalho Científico 1 Objetivo do Trabalho de Conclusão Desenvolver um projeto de pesquisa na área

Leia mais

Profª doutora Brígida singo

Profª doutora Brígida singo Tema & Problema Tema: É uma proposição mais abrangente, é um assunto que se deseja provar ou desenvolver Tema & Problema Problema: Consiste em dizer de maneira explicíta, clara, compreensível e operacional,

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Conteúdo Programático 1. Conhecimento, Ciência e Pesquisa: Definições e Características Metodologia Científica

Leia mais

Metodologia nas Ciências Sociais Fernando Casal Marketing, Publicidade e Relações Publicas 2007

Metodologia nas Ciências Sociais Fernando Casal Marketing, Publicidade e Relações Publicas 2007 Ciência e Conhecimento Científico Marketing, Publicidade e Relações Públicas ISPAB /2008 O conhecimento científico (CC) e outros tipos de conhecimento Deixem-me me contar uma história Mesclam-se se dois

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS

MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS Kethelen Amanda Silva (FDCON) 1 Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira (UFMG/FDCON) 2 Se quiser buscar realmente

Leia mais

AULA 1: Introdução Conhecimento e Ciência

AULA 1: Introdução Conhecimento e Ciência Disciplina METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica) AULA 1: Introdução Conhecimento e Ciência Profa. Dra. Nilce Nazareno da Fonte Oi!!! Começamos hoje, eu e você, uma deliciosa parceria rumo à SUA formação

Leia mais

Metodologia Científica CONCEITOS BÁSICOSB

Metodologia Científica CONCEITOS BÁSICOSB Metodologia Científica CONCEITOS BÁSICOSB CURSO DE TECNOLOGIA Metodologia Científica A Atitude Científica As Concepções de Ciência A Ciência na História Classificações de Ciência Tipos de Conhecimentos

Leia mais

A DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA

A DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA A DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA Importante é fazer uma reflexão sobre a presença da disciplina de metodologia no seu curso, a fim de conduzi-lo, com os conteúdos que serão desenvolvidos, ao entendimento

Leia mais

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema;

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema; Metodologia da Pesquisa: A construção do conhecimento O que é pesquisa? 1. Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; 2. Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

Método Indutivo. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Método Indutivo. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Método Indutivo Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Introdução O Método Indutivo é aquele que parte de análises singulares e a partir destas, indutivamente, chega a conclusões plurais. Por exemplo,

Leia mais

Aula auxiliar preparada por Antônio Luiz Arquetti Faraco Jr.

Aula auxiliar preparada por Antônio Luiz Arquetti Faraco Jr. MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 3. ed. rev. amp. São Paulo: Atlas, 2000. Aula auxiliar preparada por Antônio Luiz Arquetti Faraco Jr. Cap. 1: Ciência e Conhecimento

Leia mais

Comprovação Estatística de Medidas Elétricas

Comprovação Estatística de Medidas Elétricas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Comprovação Estatística de Medidas Elétricas Florianópolis,

Leia mais

Metodologia da Pesquisa (Introdução)

Metodologia da Pesquisa (Introdução) Metodologia da Pesquisa (Introdução) Apresentação Nome Área de atuação O que pretende pesquisar no TCC O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO

Leia mais

Sobre Metodologia Científica

Sobre Metodologia Científica 2013 Sobre Metodologia Científica Sergio Scheer TC022 Introdução a Engenharia UFPR Motivação Para que serve Metodologia Científica? Ciência e Conhecimento A produção de Conhecimento: Pesquisa O Processo

Leia mais

Tipos de Raciocínio. Indução e Dedução. Prof. Samuel Swerts

Tipos de Raciocínio. Indução e Dedução. Prof. Samuel Swerts Tipos de Raciocínio Indução e Dedução Mesmo sendo tão perfeita, a Lógica não é a única representante de nossos raciocínios mais típicos. Temos várias outras formas e isso nos leva a dividi-las em métodos

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 VAMOS COLOCAR NOSSOS CELULARES NO

Leia mais

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS 1. O CONHECIMENTO é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. O sujeito que conhece se apropria, de certo modo, do objeto conhecido. Através

Leia mais

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PROJETO DE MONOGRAFIA 1. [TÍTULO DO PROJETO] [Subtítulo (se houver)] 2

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PROJETO DE MONOGRAFIA 1. [TÍTULO DO PROJETO] [Subtítulo (se houver)] 2 UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PROJETO DE MONOGRAFIA 1 [TÍTULO DO PROJETO] [Subtítulo (se houver)] 2 Acadêmico: [...] Orientador: Prof. [ ] São Luís Ano 1 Modelo de

Leia mais

CIÊNCIA E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO PROFA.: ENIMAR J. WENDHAUSEN

CIÊNCIA E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO PROFA.: ENIMAR J. WENDHAUSEN CIÊNCIA E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO PROFA.: ENIMAR J. WENDHAUSEN Objetivo da aula Discorrer sobre os caminhos que levam ao conhecimento. Importância da discussão Para que se compreenda a diferença entre

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Tipos de conhecimento Prof ª Ms Vivian Aline Preto. A Ciência Ciência é o conjunto organizado dos conhecimentos disponíveis pela humanidade. A Ciência é o maior patrimônio da humanidade, obtido ao longo

Leia mais

2.2 As dificuldades de conceituação da Ciência do Direito

2.2 As dificuldades de conceituação da Ciência do Direito 2.2 As dificuldades de conceituação da Ciência do Direito O termo ciência não é unívoco O debate está voltado à questão da metodologia, mas cada ciência tem a sua... Direito: ciência ou técnica pertencente

Leia mais

MBA EMPRESARIAL. Disciplina: Metodologia do Trabalho Cientifico

MBA EMPRESARIAL. Disciplina: Metodologia do Trabalho Cientifico FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA Departamento de Pesquisa: Curso de Pós-Graduação "Lato-Sensu" MBA EMPRESARIAL Disciplina: Metodologia do Trabalho Cientifico Prof. Adm. Ms. Alexandre de Paula Pereira

Leia mais

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO Ciência propõe a aquisição sistemática de conhecimentos sobre a natureza com a finalidade de melhoria da qualidade de vida, intelectual

Leia mais

2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS

2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Engenharia ENG 2510 Metodologia Científica e Tecnológica 2 CR Professor (a): Dra. Renata Medici Frayne Cuba (renatafrayne@hotmail.com) 1. EMENTA

Leia mais

AULA 1: CIÊNCIA COMO CONSTRUÇÃO 3 CHAVES DE RESPOSTA 18

AULA 1: CIÊNCIA COMO CONSTRUÇÃO 3 CHAVES DE RESPOSTA 18 1 AULA 1: CIÊNCIA COMO CONSTRUÇÃO 3 INTRODUÇÃO 3 CONTEÚDO 4 MÉTODO E METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 TIPOS DE CONHECIMENTO 5 CONHECIMENTO POPULAR OU DO SENSO COMUM 6 CONHECIMENTO CIENTÍFICO 7 CONHECIMENTO FILOSÓFICO

Leia mais

A PESQUISA CIENTÍFICA

A PESQUISA CIENTÍFICA A PESQUISA CIENTÍFICA CONCEITO e DEFINIÇÕES - A pesquisa surge quando temos consciência de um problema e nos sentimos impelidos a buscar a sua solução. (R. Mandolfo, citado em Asti Vera, 1976) - Investigação

Leia mais

Autor: Francisco Cubal

Autor: Francisco Cubal Autor: Francisco Cubal O senso comum traduz o modo como percepcionamos o mundo a partir das informações apreendidas pelos sentidos, permitindo criar representações ligadas a um determinado significado

Leia mais

Disciplina: SOCIOLOGIA. 1º semestre letivo de 2015

Disciplina: SOCIOLOGIA. 1º semestre letivo de 2015 Disciplina: SOCIOLOGIA 1º semestre letivo de 2015 Universidade Federal de Pelotas UFPel Instituto de Filosofia, Sociologia e Política IFISP Curso de Ciência da Computação Professor Francisco E. B. Vargas

Leia mais

26/08/2013. Gnosiologia e Epistemologia. Prof. Msc Ayala Liberato Braga GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO

26/08/2013. Gnosiologia e Epistemologia. Prof. Msc Ayala Liberato Braga GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Gnosiologia e Epistemologia Prof. Msc Ayala Liberato Braga Conhecimento filosófico investigar a coerência lógica das ideias com o que o homem interpreta o mundo e constrói sua própria realidade. Para a

Leia mais

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA CIÊNCIA DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA CIÊNCIA DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE Mabel Moreira Vasconcelos INTRODUÇÃO Metodologia Científica nada mais é do que a disciplina que estuda os caminhos do saber, se entendermos que método quer

Leia mais

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARAN PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Metodologia Científica II - Métodos das Ciências Aula 3 Profa. Renata G. Aguiar 1 2 Métodos das Ciências

Leia mais

Aula inicial de metodologia. Um entendimento

Aula inicial de metodologia. Um entendimento Aula inicial de metodologia Um entendimento O que é conhecimento? Apreensão intelectual de um fato ou de uma verdade, como domínio (teórico ou prático) de um assunto, uma arte, uma ciência, uma técnica,

Leia mais

O que é ciência? CIÊNCIA. "Uma discussão insolúvel" (GIL, 2007) CONHECIMENTO...

O que é ciência? CIÊNCIA. Uma discussão insolúvel (GIL, 2007) CONHECIMENTO... Universidade Federal do Amapá - UNIFAP Curso de Administração CIÊNCIA O que é ciência? Professor: Cláudio Márcio 1 2 "Uma discussão insolúvel" (GIL, 2007) A palavra ciência vem do latim scientia, que significa

Leia mais

Unidade II METODOLOGIA DO. Prof. Dra. Cecilia M. Villas Bôas

Unidade II METODOLOGIA DO. Prof. Dra. Cecilia M. Villas Bôas Unidade II METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO Prof. Dra. Cecilia M. Villas Bôas Tipos de conhecimento O que é conhecer? Conhecer é estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece e o objeto conhecido.

Leia mais

P R O G R A M A PRIMEIRA FASE

P R O G R A M A PRIMEIRA FASE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA CURRÍCULO: 2008/2 P R O G

Leia mais

Biografia de Augusto Comte

Biografia de Augusto Comte Biografia de Augusto Comte Augusto Comte nasceu em 19 de janeiro de 1798, em Montpellier, e faleceu em 5 de setembro de 1857, em Paris. Filósofo e auto-proclamado líder religioso, deu à ciência da Sociologia

Leia mais

Análise de Circuitos com Diodos

Análise de Circuitos com Diodos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica I Análise de Circuitos com Diodos Florianópolis, abril de 2013. Prof. Clóvis Antônio

Leia mais

NÚCLEO GERADOR7 SABERES FUNDAMENTAIS CONTEXTO PROFISSIONAL (DR2): PROCESSOS E MÉTODOS CIENTÍFICOS

NÚCLEO GERADOR7 SABERES FUNDAMENTAIS CONTEXTO PROFISSIONAL (DR2): PROCESSOS E MÉTODOS CIENTÍFICOS NÚCLEO GERADOR7 SABERES FUNDAMENTAIS CONTEXTO PROFISSIONAL (DR2): PROCESSOS E MÉTODOS CIENTÍFICOS Competência: Recorrer a processos e métodos científicos para actuação em diferentes domínios da vida social

Leia mais

1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA SUMÁRIO 1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA... 3 1.1 Bases Lógicas de Investigação... 3 1.2 Métodos Dedutivo e Indutivo... 3 1.3 Método Hipotético-Dedutivo... 5 1.4 Método Dialético e Fenomenológico...

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Metodologia do Trabalho Científico O Método Cientifico: o positivismo, a fenomenologia, o estruturalismo e o materialismo dialético. Héctor José

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: CIÊNCIA E CONHECIMENTO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: CIÊNCIA E CONHECIMENTO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: CIÊNCIA E CONHECIMENTO PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio CIÊNCIA Etimologia: Ciência

Leia mais

DESCARTES E A FILOSOFIA DO. Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson

DESCARTES E A FILOSOFIA DO. Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson DESCARTES E A FILOSOFIA DO COGITO Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson René Descartes (1596 1650) 1650) Ponto de partida - Constatação da crise das ciências e do saber em

Leia mais

Conhecimento, Conceitos e Classificações

Conhecimento, Conceitos e Classificações Conhecimento, Conceitos e Classificações Élisson Carmo Edson Lopes Garcia Lizandro Alves Carlos Roberto Alexandre Emmanuel Wildson Cruz Eng. Elétrica - C - Noite - 2013.1 Sumário 1. O conhecimento; 2.

Leia mais

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa 2014. 1 Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa FACULDADE POLIS DAS ARTES Professor: Tiago Silva de Oliveira E-mail: psicotigl@yahoo.com.br Noturno/2014.1 Carga Horária 80h 1 Dia da Semana

Leia mais

UNIDADE 2 CIÊNCIA, METODOLOGIA E PESQUISA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM

UNIDADE 2 CIÊNCIA, METODOLOGIA E PESQUISA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM Apresentação UNIDADE 2 CIÊNCIA, METODOLOGIA E PESQUISA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar esta Unidade você deverá ser capaz de: Definir os diferentes tipos de conhecimentos; Descrever

Leia mais

A Importância da Pesquisa Científica

A Importância da Pesquisa Científica 1/29 A Importância da Pesquisa Científica Alejandro C. Frery Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica LaCCAN Centro de Pesquisas em Matemática Computacional CPMAT Instituto de Computação

Leia mais

FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA. Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson

FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA. Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson O pensamento moderno e a crise generalizada de autoridade - A autoridade

Leia mais

* O que originou a designação Operational Research no Reino Unido, A origem da Investigação Operacional (IO)?

* O que originou a designação Operational Research no Reino Unido, A origem da Investigação Operacional (IO)? A origem da Investigação Operacional (IO)? A IO surgiu no final da II Guerra Mundial quando os Aliados se viram confrontados com problemas (relativamente aos recursos logísticos e às operações* das forças

Leia mais

VERDADE E VALIDADE, PROPOSIÇÃO E ARGUMENTO

VERDADE E VALIDADE, PROPOSIÇÃO E ARGUMENTO ENADE 2005 e 2008 1 O que B. Russell afirma da matemática, em Misticismo e Lógica: "uma disciplina na qual não sabemos do que falamos, nem se o que dizemos é verdade", seria particularmente aplicável à

Leia mais

Filosofia (aula 9) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 9) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 9) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Lógica O problema lógico, embora para alguns possa parecer artificial, impõe-se por si. Ele surge logo que se nota que alguns conhecimentos

Leia mais

Método Científico O Positivismo II. Método Científico O Positivismo - I. Método Científico O Positivismo. Raciocínios Indutivo e Dedutivo.

Método Científico O Positivismo II. Método Científico O Positivismo - I. Método Científico O Positivismo. Raciocínios Indutivo e Dedutivo. Método Científico O Positivismo - I A EXPERIÊNCIA É A FONTE DE TODO O CONHECIMENTO NÃO É POSSÍVEL GERAR CONHECIMENTO SINTÉTICO A PRIORI INUTILIDADE DA METAFÍSICA Método Científico O Positivismo II Francis

Leia mais

P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO / PESQUISA CIENTÍFICA

P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO / PESQUISA CIENTÍFICA P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO / PESQUISA CIENTÍFICA O que é método? E método científico? E metodologia? E procedimento ou técnica? Como esses elementos se relacionam no contexto da ciência? Seria o método

Leia mais

Retificadores Monofásicos Não-Controlados (Onda Completa com Carga Resistiva)

Retificadores Monofásicos Não-Controlados (Onda Completa com Carga Resistiva) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Retificadores Monofásicos Não-Controlados (Onda Completa com Carga Resistiva)

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

Introdução. O que é Ciência? O que chamamos de conhecimento científico? Como separar a Ciência da pseudo-ciência? Isaac Newton (sec XVI)

Introdução. O que é Ciência? O que chamamos de conhecimento científico? Como separar a Ciência da pseudo-ciência? Isaac Newton (sec XVI) O Método Científico Introdução Platão e Aristóteles (sec V ac) Isaac Newton (sec XVI) O que é Ciência? O que chamamos de conhecimento científico? Como separar a Ciência da pseudo-ciência? O desafio da

Leia mais

Isa Maria Freire. Oficina de Criatividade Científica UFPB. Por. Doutora em Ciência da Informação

Isa Maria Freire. Oficina de Criatividade Científica UFPB. Por. Doutora em Ciência da Informação UFPB Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes Oficina de Criatividade Científica Por Isa Maria Freire Doutora em Ciência da Informação UFPB Este trabalho foi criado como oficina de metodologia

Leia mais

P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO / PESQUISA CIENTÍFICA

P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO / PESQUISA CIENTÍFICA P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO / PESQUISA CIENTÍFICA O que é método? E método científico? E metodologia? E procedimento ou técnica? Como esses elementos se relacionam no contexto da ciência? Seria o método

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Especialização em Redes de Computadores Metodologia do Trabalho Científico Método Científico Conceito de Método Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida,

Leia mais

Desenvolvimento Experimental e Elaboração de Projeto de Pesquisa

Desenvolvimento Experimental e Elaboração de Projeto de Pesquisa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Metodologia de Estudos e Pesquisas Desenvolvimento Experimental e Elaboração de Projeto de Pesquisa

Leia mais

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício.

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. A CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS Seu estudo é de

Leia mais

Quem criou o termo e desenvolveu a sociologia como ciência autônoma foi Auguste Comte. Sua obra inicia-se no início do século XIX e é central a noção

Quem criou o termo e desenvolveu a sociologia como ciência autônoma foi Auguste Comte. Sua obra inicia-se no início do século XIX e é central a noção Quem criou o termo e desenvolveu a sociologia como ciência autônoma foi Auguste Comte. Sua obra inicia-se no início do século XIX e é central a noção de evolução social na compreensão deste sociólogo sobre

Leia mais

Método, Metodologia e Técnica. Método

Método, Metodologia e Técnica. Método Método, Metodologia e Técnica Instrumentos para a pesquisa Prof. Liliana M. Passerino UFRGS Método Método é um conjunto de procedimentos planejados e organizados para que após sua execução possa ser verificada

Leia mais

Ciência e Conhecimento Científico

Ciência e Conhecimento Científico Ciência e Conhecimento Científico O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO Ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimento

Leia mais

FORMAS OU TIPOS DE CONHECIMENTO VULGAR MITOLÓGICO RELIGIOSO FILOSÓFICO CIENTÍFICO

FORMAS OU TIPOS DE CONHECIMENTO VULGAR MITOLÓGICO RELIGIOSO FILOSÓFICO CIENTÍFICO FORMAS OU TIPOS DE CONHECIMENTO VULGAR MITOLÓGICO RELIGIOSO FILOSÓFICO CIENTÍFICO Existência e Buscamos conhecer o que existe. Buscamos conhecer a realidade. A realidade é o que existe e o que existe é

Leia mais

Objetividade do conhecimento nas ciências sociais. - primeiro passo: evitar confusões entre juízos de fato e juízos de valor.

Objetividade do conhecimento nas ciências sociais. - primeiro passo: evitar confusões entre juízos de fato e juízos de valor. Objetividade do conhecimento nas ciências sociais Objetividade +> rejeição à posição positivista no que se refere à neutralidade valorativa: rígida separação entre fatos e valores; => demarcação entre

Leia mais

Observe com atenção os textos em AMARELO pois são explicações sobre o item.

Observe com atenção os textos em AMARELO pois são explicações sobre o item. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA PROJETO DE PESQUISA EM DIREITO - DIR5901 Professor: Aires J Rover (http://infojur.ufsc.br/aires) O

Leia mais

Antecedentes Históricos da Administração. Professor Maurício Teixeira

Antecedentes Históricos da Administração. Professor Maurício Teixeira Antecedentes Históricos da Administração Professor Maurício Teixeira Abordagens Mostrar a história Incipiente preocupação com a Administração na antiguidade Influencias da Administração Filosóficas Da

Leia mais

O Sistema de Classificação da Biblioteca, a CDU

O Sistema de Classificação da Biblioteca, a CDU O Sistema de Classificação da Biblioteca, a CDU O que é a CDU A Classificação Decimal Universal CDU) é um esquema internacional de classificação de documentos. Baseia-se no conceito de que todo o conhecimento

Leia mais

GABARITO COMENTADO QUESTÕES OBJETIVAS. Exemplo:

GABARITO COMENTADO QUESTÕES OBJETIVAS. Exemplo: UNIVERSIDADE TIRADENTES SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA NEAD - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GABARITO COMENTADO Curso: Segurança no Trabalho Período: 1º Data da avaliação: 25/03/2013 Disciplina: Metodologia

Leia mais

Fichamento: Técnica de Estudo. Prof. Alexandre Nojoza Amorim.

Fichamento: Técnica de Estudo. Prof. Alexandre Nojoza Amorim. : Técnica de Estudo Prof. Alexandre Nojoza Amorim. Você já leu algo muito importante em algum lugar (obra escrita) e nunca mais encontrou para ler novamente? O fichamento é uma forma de investigar que

Leia mais

18/03/2014. Artigo Cientifico. Artigo cientifico. Artigo cientifico. Artigo cientifico não é:

18/03/2014. Artigo Cientifico. Artigo cientifico. Artigo cientifico. Artigo cientifico não é: Artigo cientifico Artigo Cientifico Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Um guia prático Profa. Dra. Helena Caseli DC/UFSCar helenacaseli@dc.ufscar.br Contextualização O que é pesquisa? Pesquisa é simplesmente reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma

Leia mais

INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA. O conhecimento científico é uma forma específica de conhecer e perceber o mundo!!! 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: Modelos

INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA. O conhecimento científico é uma forma específica de conhecer e perceber o mundo!!! 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: Modelos INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: 1. INTRODUZINDO A QUESTÃO: O QUE É CIÊNCIA, AFINAL????? Modelos Leis Por que estudar natureza da ciência???? Qual a importância desses conhecimentos

Leia mais

OS MÉTODOS CIENTÍFICOS E A PESQUISA ECOLÓGICA

OS MÉTODOS CIENTÍFICOS E A PESQUISA ECOLÓGICA Klepsidra (revista de História, USP) No prelo. OS MÉTODOS CIENTÍFICOS E A PESQUISA ECOLÓGICA Rafael D. Loyola Programa de Pós-graduação (Doutorado) em Ecologia da Unicamp. A maioria das pessoas tem uma

Leia mais

A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS

A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS O que é a metafísica? É a investigação das causas primeiras de todas as coisas existentes e estuda o ser enquanto ser. É a ciência que serve de fundamento para

Leia mais

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido.

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Matemática Discreta ESTiG\IPB 2011.12 Cap1 Lógica pg 1 I- Lógica Informal Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Afirmação

Leia mais