UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA P R O G R A M A D E PÓ S -G R A D U A Ç Ã O E M ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL UFMT PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Metodologia e Técnicas de Pesquisa Código: Carga horária: 30 horas (02 créditos) Semestre: 2011/2 Professor: Adnauer Tarquínio Daltro Horários: Quartas, das 07h30min às 09h30min Sala: 24-Bloco Novo - FAET 2) EMENTA Introdução e visão geral da ciência, do conhecimento científico e da pesquisa científica. A ciência como forma de construção do conhecimento. Metodologia da pesquisa científica. Produção e transmissão do conhecimento através da pesquisa científica e tecnológica. Métodos de estudo e pesquisa bibliográfica. Elaboração de projeto de pesquisa. Disseminação ou publicação dos resultados da pesquisa. Elaboração de trabalho monográfico. 3) OBJETIVOS A disciplina tem como objetivo geral capacitar o aluno de mestrado em Engenharia de Edificações e Ambiental a realizar, como sujeito, através de reflexões e práticas, uma análise do processo de produção, expressão e apreensão do conhecimento humano, bem como, fornecer os fundamentos básicos de Metodologia Científica e propiciar maior habilidade no acesso às informações e a documentos para o desenvolvimento de pesquisas; fornecer elementos para apresentação oral de trabalhos e para a elaboração de dissertações e teses. Especificamente o aluno será estimulado à: a. Compreender dentro de uma perspectiva histórica as diferentes concepções de indivíduo, educação, realidade, ciência e pesquisa científica no processo do conhecimento humano; b. Conceituar e diferenciar método, técnica, pesquisa, ciência, metodologia científica, tecnologia e inovação; c. Caracterizar as fases de elaboração de uma pesquisa científica e os elementos constitutivos de um projeto de pesquisa; d. Conhecer as características referentes à redação e publicação de trabalhos científicos; e. Estabelecer o percurso da elaboração de uma dissertação de mestrado; f. Aplicar as normas técnicas de formatação de trabalhos acadêmicos e de referências bibliográficas da ABNT; g. Aprender as dinâmicas de apresentação de um trabalho científico: seminário, comunicação oral, pôster e painel; h. Elaborar um projeto de pesquisa e redação de um trabalho monográfico com tema na linha de pesquisa de seu interesse. i. Apresentar um artigo científico na linha de pesquisa de interesse; 4) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Ciência e conhecimento científico 1.1 O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento 1.2 A produção do conhecimento ao longo da história 1.3 Conceito de ciência 1.4 Classificação e divisão da ciência 1.5 Características do conhecimento científico 1.6 Forças motrizes da ciência 1.7 Revoluções na ciência e na tecnologia 2. O método científico 2.1 Conceito de método

2 2.2 Desenvolvimento histórico do método 2.3 Os métodos: indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético, 2.4 O método e os métodos 3. A pesquisa científica e o desenvolvimento experimental 3.1 O ato de pesquisar e a pesquisa científica Classificação da pesquisa científica 3.3 As dimensões da pesquisa 3.4 Tipos de projetos em ciência: projetos de pesquisa 3.5 Os trabalhos de desenvolvimento experimental ou tecnológico: projetos tecnológicos 4. Tecnologia e inovação 4.1 Definição de tecnologia 4.2 O pacote tecnológico 4.3 Tipologia dos elementos que compõem uma tecnologia 4.4 A gestação de um projeto de geração de tecnologia 4.5 Conceitos básicos sobre mudança e inovação tecnológica 4.6 Tipologia e modos de inovação tecnológica 4.7 A gestão tecnológica 5. O Projeto de pesquisa científica a prática da pesquisa 5.1 Projeto de pesquisa - planejamento 5.2 Pesquisa bibliográfica, revisão da literature, leitura, fichamento, resumo 5.3 As etapas do trabalho científico os elementos de um projeto de pesquisa 5.4 As partes de um trabalho científico a estrutura geral do projeto de pesquisa 5.5 O discurso científico: normas técnicas, citação e referência 5.6 Delineamento de pesquisa 5.7 Amostragem, coleta e análise de dados 5.8 Um exemplo de projeto de pesquisa 6. Comunicação científica 6.1 Elaboração de relatórios técnicos-centíficos e artigos científicos 6.2 Diretizes para publicação 6.3 Redação científica normas técnicas 6.4 Elaboração de sumário, resumo e indices em trabalhos acadêmicos 6.5 Tipos de publicações científicas 6.6 Difusão e divulgação científica - reuniões científicas 7. Dissertação/Tese 7.1 O trabalho monográfico 7.2 Elementos pré-textuais 7.3 Elementos textuais 7.4 Elementos pós-textuais 7.5 Formatação do trabalho monográfico 7.6 Arguição e defesa da dissertação/tese 7.7 Apresentação multimídia 5) PROCEDIMENTOS DE ENSINO (recursos e estratégias) Os conteúdos previstos são abordados basicamente através de aulas expositivo-participativas. De forma complementar outras estratégias poderão ser utilizadas: realização de seminários em sala de aula, trabalhos em grupo, leituras individuais e elaboração/análise de um artigo científico e de um projeto de pesquisa. 6) BIBLIOGRAFIA ABRAHAMSOHN, P. Redação científica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004, 269 p. ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. 11 a ed. São Paulo SP: Brasiliense, 1988.

3 ANDERY, Maria Amália et al. Para Compreender a Ciência: Uma Perspectiva Histórica. 11 a. ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, ANDRADE, M. M. A. Introdução à metodologia do trabalho científico. 8 ed. São Paulo: Atlas, APPOLINÁRIO, Fábio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cengage Learning, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR Norma para datar. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 6022:2003. Informação e documentação artigo em puublicação periódica científica impressa apresentação.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 6023:2002. Informação e documentação referências elaboração.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 6024:2003. Informação e documentação numeração progressive das seções de um documento escrito apresentação.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 6027:2003. Informação e documentação sumário apresentação.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 6028:2003. Informação e documentação resumo apresentação.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 6029:1993. Apresentação de livros.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 6033:1989. Ordem alfabética.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 6034:2004. Informação e documentação índice - apresentação.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 10520:2002. Informação e documentação citações em documentos - apresentação.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 10523:1988. Entrada para nomes de língua portuguesa em registros bibliográficos.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 10526:1988. Editoração de traduções.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 10719:1989. Apresentação de relatórios técnicos-científicos.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 12225:2004. Informação e documentação lombada apresentação.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 12256:1992. Apresentação de originais.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 14724:2005. Informação e documentação trabalhos acadêmicos apresentação.. Rio de Janeiro: ABNT, NBR 15287:2005. Informação e documentação projeto de pesquisa apresentação.. Rio de Janeiro: ABNT, BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 12 a. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, CRESSWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books, GALLIANO, A Guilherme. O Método Científico: Teoria e Prática. São Paulo SP: Harbra., 1986.

4 KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica. 7 a. ed. Caxias do Sul, RS: Vozes, LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 3 a. ed. São Paulo: Atlas, Metodologia do trabalho científico. 3 a ed. São Paulo: Atlas, MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, p. MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, MATTAR NETO, J. A. Metodologia científica na era da informática. São Paulo: Saraiva, MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 8 ed. São Paulo : Atlas, MORAES, I. N.; AMATO, A. C. M. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Roca, NEGRA, C. A. S.; NEGRA, E. M. S. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. 4 a. ed. São Paulo: Atlas, RUIZ, J. A. Redação científica: guia para eficiência nos estudos. 6 ed. São Paulo: Atlas, SÁENS, T.W.; CAPOTE, E. G. Ciência, inovação e gestão tecnológica. Brasília: CNI/IEL/SENAI, ABIPTI, SANTOS, C. R.; NORONHA, R. T. S. Monografias científicas: TCC Dissertação Tese. 2 a. ed. Ver. São Paulo: Avercamp, SERAFINI, M. T. Como escrever textos. 10 ed. São Paulo : Globo, SEVERINO, A, J. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, SPECTOR, N. Manual para a redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. TOMASI, C.; MEDEIROS, J. B. Comunicação científica: normas técnicas para redação científica. São Paulo: Atlas, VARGAS, Milton. Metodologia de Pesquisa Tecnológica. 1 a ed. Rio de Janeiro/Porto Alegre: Globo, ) AVALIAÇÃO Serão indicadores de avaliação: participação e atitudes frente às atividades em classe, trabalho em grupo, contribuição individual e a apresentação, até o final do curso, de um seminário em grupo, de interese e de um artigo científico, já elaborado em outras disciplinas, e a elaboração de um projeto individual de pesquisa na linha de pesquisa de interesse. Freqüência às aulas Independentemente do resultado das avaliações, estará reprovado o aluno com freqüência às aulas inferior a 75%. Ou seja, o estudante deverá freqüentar no mínimo 23 horas de aula. Desempenho A média final será calculada pela soma de pontos dividida pelo total de pontos, que resultará em uma nota de zero a dez. onde: MF = (SM+PP+AC+NPI)/4 MF = média final; SM = seminário do livro: Para compreender a ciência ; AC = artigo científico;

5 PP = projeto de pesquisa; NPI = nota de outros exercícios e outras leituras, mais participação e interesse nas aulas. O resultado final deverá ser convertido em conceitos que vão de A (maior conceito) até D (menor conceito). O Regimento do Curso prevê a seguinte tabela de equivalência: Conceito Significado Equivalência A Excelente de 9,0 a 10,0 B Bom de 7,0 a 8,9 C Regular de 5,0 a 6,9 D Reprovado menor que 5,0 Cuiabá, / /. PROFESSORES: Aprovação: COLEGIADO DE CURSO: em / /.

6 Anexo DISCIPLINA: METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA SALA 24 - Bloco Novo - FAET PROGRAMAÇÃO AULA-AULA/2011 (310301,5 ou ) AULA DATA HORÁRIO C.H. ASSUNTO 01 Agosto/ Apresentação da disciplina: Calendário, Bibliografia, Avaliação 1º. Texto: Olhar para história: caminho para a compreensão da ciência hoje Setembro/ A ciência O conhecimento científico O método científico A pesquisa científica Outubro/ Desenvolvimento experimental Tecnologia e inovação tecnológica O Projeto de pesquisa científica a prática da pesquisa Estrutura e conteúdo de um projeto de pesquisa: Novembro/ Instrumentos auxiliares na elaboração de um projeto de pesquisa Comunicação científica: relatórios e artigos científicos Comunicação científica: normas técnicas para redação científica Apresentação dos resultados de uma pesquisa Elaboração do trabalho monográfico: dissertação / tese - elementos textuais e formatação Dezembro/ Como uma onda no mar... Seminário de Encerramento da disciplina: Seminário de Encerramento da disciplina: Total de 11x2+6x1,5 =31horas

Professor: Talita Santos Oliveira Sampaio Titulação: Mestre em Ciências da Saúde

Professor: Talita Santos Oliveira Sampaio   Titulação: Mestre em Ciências da Saúde CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I Código: FISIO 212 Pré-Requisito: - Período Letivo:

Leia mais

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Código: CTB-190 Pré-requisito: ----------

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia Científica Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito e concepção de ciência e a construção do

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científic Código: ADM 290 Pré-requisito: Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

P R O G R A M A PRIMEIRA FASE

P R O G R A M A PRIMEIRA FASE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA CURRÍCULO: 2008/2 P R O G

Leia mais

Dados de Identificação

Dados de Identificação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: SB0053-PESQUISA

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PARA ASSUNTOS EDUCACIONAIS PLANO DE ENSINO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PARA ASSUNTOS EDUCACIONAIS PLANO DE ENSINO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PARA ASSUNTOS EDUCACIONAIS DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA Código: UR2024 Semestre letivo e ano em que será ministrada: 2º/2012 I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC213 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 1 semestre de 2016 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Trabalho resultante

Leia mais

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D Antonio Carlos de Souza Francisco Antonio Pereira Fialho Nilo Otani TCC: Métodos e Técnicas Visual Books Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico 17 2 1 O Conhecimento

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso Código: DIR - 591 CH Total: 60 horas Pré-requisito: Orientação

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica

Metodologia da Pesquisa Científica Metodologia da Pesquisa Científica Nome abreviado: TEO001-MPC Número do Curso: 001 Carga Horária: 45 horas Natureza: Obrigatória Modalidade: à distância I.EMENTA Metodologia da pesquisa científica e elaboração

Leia mais

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa 2014. 1 Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa FACULDADE POLIS DAS ARTES Professor: Tiago Silva de Oliveira E-mail: psicotigl@yahoo.com.br Noturno/2014.1 Carga Horária 80h 1 Dia da Semana

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE

PLANO DE ENSINO SEMESTRE 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CAIXA POSTAL 476 CEP 88.010-970 FLORIANÓPOLIS

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profª Msc: Maria Gilvanira Gomes da Silva e-mail: gilvaniragomes@yahoo.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COLEGIADO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO Professora: Dra. Elda Gomes Araújo e-mail: eldaaraujo@unifap.br Colegiado de origem: Pedagogia Disciplina: Pesquisa em Educação II Carga

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Código da Disciplina: NDC 138 Curso: Medicina Veterinária Período de oferta da disciplina: 1 p Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

CURSO DE SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA. Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I / TCC I PLANO DE CURSO

CURSO DE SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA. Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I / TCC I PLANO DE CURSO CURSO DE SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria nº 433 de 21/10/2011 DOU de 24/10/2011 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I / TCC I Código: CH Total: 60h Pré-requisito:

Leia mais

Disciplina: Metodologia de pesquisa. Docente: Camila Ortiz Martinez UTFPR

Disciplina: Metodologia de pesquisa. Docente: Camila Ortiz Martinez UTFPR Disciplina: Metodologia de pesquisa Docente: Camila Ortiz Martinez UTFPR - 2016 EMENTA Fundamentos da metodologia científica. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Métodos e técnicas de pesquisa.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003003A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14

Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 C U R S O D E O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Código: ---

Leia mais

! PLANO DE ENSINO - 2º/2015. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento.

! PLANO DE ENSINO - 2º/2015. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento. ! PLANO DE ENSINO - 2º/2015 1. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento. 2. EMENTA:

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de PLANO DE CURSO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de PLANO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso II Código: CH Total: 72 horas Pré-requisitos:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 221 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE I --

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 221 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE I -- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 221 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE I -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS PROFESSOR(A)

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC 137 Curso: Direito Período de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC) Programa

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Código: Fisio-305 Pré-requisito: Epidemiologia Período Letivo:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003205A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DADOS SOBRE A DISCIPLINA. Prática de Pesquisa em Filosofia III

PROGRAMA DE DISCIPLINA DADOS SOBRE A DISCIPLINA. Prática de Pesquisa em Filosofia III PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO: CCH ANO LETIVO DEPARTAMENTO: FILOSOFIA 2014 DADOS SOBRE A DISCIPLINA CÓDIGO 6FIL094 NOME Prática de Pesquisa em Filosofia III CURSO Filosofia SÉRIE 3 a CARGA HORÁRIA SEMESTRAL

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da construção do

Leia mais

Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Semana. Tipo de aula UNIDADE I CONHECIMENTO

Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Semana. Tipo de aula UNIDADE I CONHECIMENTO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA (CÓD. ENUN 60037) ETAPA: 6ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS

2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Engenharia ENG 2510 Metodologia Científica e Tecnológica 2 CR Professor (a): Dra. Renata Medici Frayne Cuba (renatafrayne@hotmail.com) 1. EMENTA

Leia mais

Módulo: 1ª fase C-H: 36 h-a Ano: Professora: Karoliny Correia. ESTRATÉGIAS DE ENSINO 4 h-a Aula expositivodialogada;

Módulo: 1ª fase C-H: 36 h-a Ano: Professora: Karoliny Correia. ESTRATÉGIAS DE ENSINO 4 h-a Aula expositivodialogada; IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO Unidade Curricular:

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais I

Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais I Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais I 45h/a 3 créditos Objetivo Geral: Proporcionar aos mestrandos conhecimentos necessários para a elaboração de projetos de pesquisa na área das ciências sociais,

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II Código: ENF - 316 Pré-requisito: Trabalho

Leia mais

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA E JURIDICA Carga Horária: 72 (horas) 2º Período

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA E JURIDICA Carga Horária: 72 (horas) 2º Período I EMENTA Metodologia e epistemologia. Conceito de ciência. O trabalho científico: a construção do objeto. Métodos. Elaboração de hipóteses. Marco teórico e modelo de análise. Normas de produção acadêmica

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 1 Como tomar o estudo e a aprendizagem mais eficazes, 5 1 Eficácia nos estudos, 5 2 Anotação, 8 2.1 Anotações corridas, 9 2.2 Anotações esquemáticas, 10 2.3 Anotações resumidas, 12

Leia mais

Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I. Titulação: Doutora em Ciências da Saúde/ Pós-doutora em Saúde Pública PLANO DE CURSO

Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I. Titulação: Doutora em Ciências da Saúde/ Pós-doutora em Saúde Pública PLANO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA A u t o r i z a d o p e l a P o r t a r i a M E C n º 4 3 3 d e 2 1. 1 0. 1 1, D O U d e 2 4. 1 0. 1 1 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão

Leia mais

Como Elaborar Artigos para Publicação?

Como Elaborar Artigos para Publicação? Material compilado pelo Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da UTFPR Campus Ponta Grossa Como Elaborar Artigos para Publicação? Apresentar a norma NBR 6022

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

Aula 1. Metodologia Científica. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Aula 1. Metodologia Científica. Profa. Ms. Daniela Cartoni Aula 1 Metodologia Científica Profa. Ms. Daniela Cartoni Contrato Pedagógico Presença e horários Bibliografia e material de apoio Avaliações e trabalhos Metodologia das aulas - Aulas expositivas com recursos

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO 0 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA UNIDADE INSTRUCIONAL VI Autoria: Prof. Msc. Mathias

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Letras com Habilitação em Português e Inglês Disciplina: Práticas Interdisciplinares IV Professor: Joranaide

Leia mais

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE. Instituto de Ensino Superior de João Monlevade OBJETIVOS

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE. Instituto de Ensino Superior de João Monlevade OBJETIVOS FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE Instituto de Ensino Superior de João Monlevade CURSO: Administração DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I CATEGORIA: Formação Profissional PROFESSOR:

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático 1 Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Docente: Professora Dra. Maria Bethânia da Costa Chein Carga Horária: 60 horas Horário: Período: Conteúdo Programático 1-Apresentação Oferecer aos alunos

Leia mais

[Ano] Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso. Universidade Cruzeiro do Sul

[Ano] Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso. Universidade Cruzeiro do Sul [Ano] Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso Universidade Cruzeiro do Sul www.cruzeirodosul.edu.br Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa.Dra.

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS PERÍODO LETIVO: 2012 / 1

PLANO DE ENSINO CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS PERÍODO LETIVO: 2012 / 1 1 IDENTIFICAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO PLANO DE ENSINO CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS PERÍODO LETIVO: 2012 / 1 HABILITAÇÃO: ECONOMIA CARGA HORÁRIA: 120 H./A. DISCIPLINA: MONOGRAFIA I CÓDIGO DISCIPLINA:

Leia mais

Metodologia Científica. Plano de ensino

Metodologia Científica. Plano de ensino Metodologia Científica Plano de ensino 08/08/2017 Dados de identificação Campus: Itaqui Curso: Nutrição 2º semestre Componente curricular: Metodologia Científica Código: IT3213 Pré-requisito(s): Não apresenta

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Material teórico Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA 1 IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: Normalização da Informação PLANO DE

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D º

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D º Credenciada pela Portaria Ministerial nº 2.611, de 18 de setembro de 2002 DOU - nº 183 - Seção 1, de 20 de Setembro de 2002 -. CURSOS AUTORIZADOS CIÊNCIAS ECONÔMICAS Portaria nº 2.612 18/09/2002 PEDAGOGIA

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO (2ºtrim/2016)

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO (2ºtrim/2016) Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Jurídicas Programa de Pós-Graduação em Direito- PPGD Caixa Postal 476 Cep 88040-900 Fone:(48) 3721-9287 Fax:(048) 3721-9733 E-mail : olga.oliveira@ufsc.br

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE: 2013/2 CURSO: Pedagogia FASE:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Elaboração de Monografia. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais

Elaboração de Monografia. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais Os trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação (especialização) conhecidos como (TCC) constituem uma etapa fundamental para a formação do estudante. O aluno apresenta um trabalho abordando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Rua Vinte, 1600. Bairro Tupã. CEP 38304-402, Ituiutaba / MG Em acordo com a ABNT NBR 14724:2011

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2302N - Bacharelado em Design. Ênfase. Disciplina B - Metodologia Científica

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2302N - Bacharelado em Design. Ênfase. Disciplina B - Metodologia Científica Curso 2302N - Bacharelado em Design Ênfase Identificação Disciplina 0003622B - Metodologia Científica Docente(s) Ana Beatriz Pereira de Andrade Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE :

PLANO DE ENSINO SEMESTRE : Coordenação do Curso de Graduação em Letras-Português PLANO DE ENSINO SEMESTRE : 2014.2 CÓDIGO/NOME DA DISCIPLINA: LLV7802 - Leitura e Produção de Texto TURMA: 01335 HORAS/AULA: 60h/ terça-feira das 09h10

Leia mais

Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Curso: ENGENHARIAS Professor (a): Dra. Renata MediciFrayne Cuba

Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Curso: ENGENHARIAS Professor (a): Dra. Renata MediciFrayne Cuba Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Curso: ENGENHARIAS Professor (a): Dra. Renata MediciFrayne Cuba e-mail:renatafrayne@hotmail.com Código Crédito s Carga Horária Período Có-requisito Pré-requisito

Leia mais

XVII S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de Estudo e Aprendizagem...29 Capítulo 2 Conhecimento...49 Introdução

XVII S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de Estudo e Aprendizagem...29 Capítulo 2 Conhecimento...49 Introdução XVII S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de Estudo e Aprendizagem...29 1.1 Leitura...30 1.2 Estudo...32 1.3 Resumo conforme as normas da ABNT...34 1.3.1 Tipos de resumos e conceituação...34 1.3.1.1 Resumo

Leia mais

PROGRAMA ANALÍTICO E EMENTA DE DISCIPLINA DA PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA ANALÍTICO E EMENTA DE DISCIPLINA DA PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA ANALÍTICO E EMENTA DE DISCIPLINA DA PÓS-GRADUAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Disciplina Pesquisa em Enfermagem e Saúde Departamento Departamento de Enfermagem Professor Responsável pela Disciplina Profª. Drª.

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Unidade: Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert M A T E R I A L T E Ó R I C O zzzzzzzzzzzzzzz

Leia mais

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs. Disciplina: Estágio Supervisionado. Profa.

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs. Disciplina: Estágio Supervisionado. Profa. Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs Disciplina: Profa.: Larissa Porto EMENTA O visa dar ao aluno a oportunidade de pesquisar e identificar a diversidade

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina Marketing Professor Cálidon Costa da Conceição Carga Horária Semanal Teórica Prática PLANO DE ENSINO Curso Administração Turno/Horário Noite Turma: 5º ADN Carga Horária Semestral Número de Créditos

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO Formatação do Documento Fonte da letra: Arial. Tamanho da fonte: 12. Espaçamento entre linhas: 1,5 linha. Espaçamento entre parágrafos: pular 1 linha ou utilizar

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Engenharia Civil Professor: Itamar Fávero Período/ Fase: 1ª Semestre: 1º Ano: 2013 Disciplina: Metodologia

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO CURSO PLANO DE ENSINO 2012 Bacharelado em Engenharia de Alimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: INTRODUÇÃO A ECONOMIA Código da Disciplina: EPD003 Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Semestre de oferta da disciplina:

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO (3ºtrim/2014)

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO (3ºtrim/2014) Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Jurídicas Programa de Pós-Graduação em Direito- PPGD Caixa Postal 476 Cep 88040-900 Fone:(48) 3721-9287 Fax:(048) 3721-9733 E-mail : olga@ccj.ufsc.br

Leia mais

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas.

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas. FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 4º semestre Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa Reflexão

Leia mais

META Apresentar os trabalhos acadêmico-científicos e suas modalidades a partir das diferentes funções no discurso científico.

META Apresentar os trabalhos acadêmico-científicos e suas modalidades a partir das diferentes funções no discurso científico. Aula OS TRABALHOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS E SUAS MODALIDADES META Apresentar os trabalhos acadêmico-científicos e suas modalidades a partir das diferentes funções no discurso científico. OBJETIVOS Ao final

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

PLANO DE CURSO. CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de , DOU de

PLANO DE CURSO. CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de , DOU de CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: ESTÁGIO I Código: CTB-381 Pré-requisito: MPC (CTB190) Período Letivo: 2016.1

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE:

PLANO DE ENSINO SEMESTRE: PLANO DE ENSINO SEMESTRE: 2014.1 CÓDIGO DA DISCIPLINA: LLV7802 NOME DA DISCIPLINA: Leitura e Produção do Texto TURMAS: 01335 (Matutino) HORAS/AULA SEMANAL: 4h/a TOTAL DE HORAS/AULA: 60h/a PRÁTICA COMO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre: 2011/2 Nome da disciplina ODT 7100 Metodologia

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FUMEC ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INSTITUIÇÕES SOCIAIS, DIREITO E DEMOCRACIA

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FUMEC ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INSTITUIÇÕES SOCIAIS, DIREITO E DEMOCRACIA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FUMEC ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INSTITUIÇÕES SOCIAIS, DIREITO E DEMOCRACIA LINHAS DE PESQUISA: Autonomia Privada, Regulação e Estratégia Esfera Pública, Legitimidade

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de , DOU de

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de , DOU de CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 Componente Curricular: ECONOMIA Código: ADM 140 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2015.1 Professor:

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: ECONOMIA PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: ECONOMIA PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: ECONOMIA Código: DIR 141 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.1 Professor: PRISCILA

Leia mais

Inserir Título do Projeto

Inserir Título do Projeto Inserir Nome do Autor do Projeto Inserir Título do Projeto Projeto apresentado à Universidade Estadual de Londrina - Centro de Tecnologia e Urbanismo - Programa de Mestrado em Engenharia de Edificações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO CCINAT/SBF CIEN0015 2016.1 CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 60 h/a = 72 encontros PRÁT: 0 HORÁRIOS: segunda-feira: de 20:40

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO (2013)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO (2013) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO (2013) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A ETICA CARGA HORÁRIA 72 h CURSO Biblioteconomia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA CENTRO QA-133 Pesquisa em Química I e Monografia CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CRÉDTOS C.H. PRÉ-REQUISITO DEPARTAMENTO T P o 90h/a 2 2 QA-117

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2010 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2010 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

Unidade: Campus Metodologia Científica - Diurno Terça-feira 10h Professor: Mônica Agda de Souza Alário Cursos: Moda e Engenharia Civil

Unidade: Campus Metodologia Científica - Diurno Terça-feira 10h Professor: Mônica Agda de Souza Alário Cursos: Moda e Engenharia Civil Unidade: Campus Metodologia Científica - Diurno Terça-feira 10h Professor: Mônica Agda de Souza Alário Cursos: Moda e Engenharia Civil F E V E R E I R O 02 Aula Presencial 09 FERIADO FERIADO FERIADO 16

Leia mais

PLANO DE CURSO MESTRADO PROFISSIONAL EM PODER LEGISLATIVO

PLANO DE CURSO MESTRADO PROFISSIONAL EM PODER LEGISLATIVO CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento Programa de Pós-Graduação PLANO DE CURSO MESTRADO PROFISSIONAL EM PODER LEGISLATIVO DISCIPLINA Seminário de Pesquisa Código: Carga

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Contabilidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Gestão de Pessoas (optativa) Código da Disciplina: EPD029 Cursos: Engenhraria de Produção e Engenharia Mecânica

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA METODOLOGIA CIENTÍFICA A CONTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA PESQUISA CIENTÍFICA. Metodologia Científica Nasce das raízes históricas do conhecimento científico e seus pressupostos, comparando com outros

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS i. e x e Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão Coordenação de Engenharia de Alimentos REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

Figura 45: Modelo de epígrafe Figura 46: Modelo de resumo em língua vernácula Figura 47: Modelo de resumo em língua estrangeira...

Figura 45: Modelo de epígrafe Figura 46: Modelo de resumo em língua vernácula Figura 47: Modelo de resumo em língua estrangeira... Lista de Figuras Figura 1: Tipos de conhecimento... 4 Figura 2: Classificação das ciências por Bunge (1974)... 8 Figura 3: Classificação das ciências por Mattar Neto (2002)... 9 Figura 4: Natureza, objetivo

Leia mais

Pesquisa de Marketing

Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - www.assessoriacommkt.wordpress.com APRESENTAÇÃO Carlos Freire São

Leia mais

PLANO DE CURSO 8 PERÍODO ANO:

PLANO DE CURSO 8 PERÍODO ANO: PLANO DE CURSO 8 PERÍODO ANO: 2013.2 CURSO: MEDICINA DISCIPLINA: ANESTESIOLOGIA CARGA HORÁRIA: 72 horas PROFESSOR TITULAR: MIGUEL DE LEMOS NETO PROFESSORES: ANDERSON TEIXEIRA EMENTA O ensino da disciplina

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: ADMINISTRAÇÃO FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( x ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE

PLANO DE ENSINO SEMESTRE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP: 88040-970 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia da Pesquisa Científica. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Ms. Daniela Cartoni Aula 3 As etapas da pesquisa Fontes de pesquisa Técnicas de leitura Interpretação de dados Técnicas de documentação Redação científica Planejamento

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação I Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A natureza

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia Científica Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito e concepção de ciência

Leia mais