CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA"

Transcrição

1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio

2 PESQUISA Pesquisa é o conjunto de investigações, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que tenham como objetivo a descoberta de novos conhecimentos, a invenção de novas técnicas e a exploração ou a criação de novas realidades (KOURGANOFF,1990). A pesquisa é utilizada para: Gerar e adquirir novos conhecimentos sobre si mesmo ou sobre o mundo em que vive; Obter e/ou sistematizar a realidade empírica (conhecimento empírico); Responder a questionamentos (explicar e/ou descrever); Resolver problemas; Atender à necessidades de mercado.

3 CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS Natureza Abordagem objetivos procedimentos Básica Quantitativa Exploratória Experimental Original Qualitativa Descritiva Bibliográfica Explicativa Estudo de caso Ação Outros

4 NATUREZA PESQUISA BÁSICA Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Desenvolvimento de teorias. Chamase também de pesquisa teórica; Não se limita à simples cópia de ideias. TRABALHO ORIGINAL Objetiva gerar conhecimento novo a partir de observações e teorias construídas para explica-la; Pesquisa realizada pela primeira vez. Wazlawick, 2014

5 ABORDAGEM DAS PESQUISAS QUANTITATIVA Conceitos podem ser medidos; Resultados precisam ser replicados; A pesquisa quantitativa trabalha com a realidade de maneira objetiva,singular. Busca traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, etc.).

6 ABORDAGEM DAS PESQUISAS QUALITATIVA Observação de fatos reais; A pesquisa busca uma compreensão profunda do contexto analisado; Normalmente, a pesquisa emprega mais de uma fonte de dados; A pesquisa qualitativa trabalha com a realidade de maneira subjetiva, múltipla. O papel do pesquisador é de interagir com o objeto de estudo e não está livre de valores e vieses. O processo se estabelece de forma indutiva, interpretativa, com o surgimento de categorias identificadas durante a pesquisa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas.

7 OBJETIVOS DAS PESQUISAS EXPLORATÓRIA Visa Proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explicito ou a construir hipóteses; É, normalmente, o primeiro passo para quem não conhece suficientemente o campo que pretende abordar. o autor vai examinar um conjunto de fenômenos, buscando anomalias que não sejam ainda conhecidas e que possam ser, então, a base para uma pesquisa mais elaborada (Wazlawick, 2014, p. 7). DESCRITIVA Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis; Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. Pesquisa de opinião insere-se nessa classificação. É caracterizada pelo levantamento de dados e pela aplicação de entrevistas e questionários (Wazlawick, 2014, p. 8).

8 OBJETIVOS DAS PESQUISAS EXPLICATIVA Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica o porquê das coisas. Por exemplo: as raízes do sucesso de determinado empreendimento. Pressupõe pesquisa descritiva como base para suas explicações. Além de analisar os dados observados, busca suas causas e explicações. Uma pesquisa pode ter mais de um objetivo simultaneamente.

9 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS EXPERIMENTAL Um fato ou fenômeno da realidade é reproduzido de forma controlada, com o objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que por ele são produzidos. A Pesquisa experimental procura explicar de que modo ou porque causas o fenômeno é produzido. Caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas como objeto de estudo, através de situações controladas.

10 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS EXPERIMENTAL A pesquisa experimental implica que o pesquisador sistematicamente provocará alterações no ambiente a ser pesquisado, de forma a observar se cada intervenção produz os resultados esperados (Wazlawick, 2014, p. 24). Exemplo: Introduzir uma nova técnica em uma empresa de software e observar se a produtividade aumenta.

11 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS EXPERIMENTAL Também são chamadas de pesquisa de campo ou pesquisa de laboratório. O pesquisador analisa o problema, constrói suas hipóteses e trabalha manipulando os possíveis fatores, as variáveis, que se referem ao fenômeno observado, para avaliar como se dão suas relações preditas pelas hipóteses (Koche, 2000, p. 122). São geralmente feitos por amostragem, onde se considera que os resultados válidos para uma amostra (ou conjunto de amostras) serão também para o universo

12 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PESQUISA DE CAMPO E LABORATÓRIO Pesquisa de Laboratório Ocorre em situações controladas, valendo-se de instrumental específico e preciso (controle rígido de variáveis); Independência ambiental. Pesquisa de Campo A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real; Exige a determinação das técnicas de coleta, registro e análise de dados mais apropriadas à natureza do tema; Dependência ambiental.

13 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS EXPERIMENTAL Exemplos Identificar o tipo de semente de trigo que tem maior produtividade para ser cultivada em uma determinada região; Verificar se um algoritmo de criptografia tem melhor desempenho que outro. Submete-se uma aplicação, projetada com os dois algoritmos, a uma bateria de testes medindo-se os tempos (uso de mesmas condições ambientais: computadores, rede, memórias,...).

14 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS BIBLIOGRÁFICA É a que se desenvolve tentando explicar um problema, utilizando o conhecimento disponível a partir das teorias publicadas em livros ou obras congêneres (Koche, 2000, p. 122). É composta por leitura, análise e interpretação de textos; Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo; Tem por objetivo conhecer e analisar as principais contribuições teóricas disponíveis sobre o tema.

15 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS BIBLIOGRÁFICA A revisão bibliográfica não produz conhecimento novo; Apenas supre as deficiências de conhecimento que o pesquisador tem em uma determinada área.

16 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Tipos de Fontes Bibliográficas Os livros normalmente contêm informação mais completa, didática e bem amadurecida; Os artigos em eventos terão informações mais atuais, mas poderão variar bastante em termos de qualidade; Os artigos em periódicos terão sido arduamente revisados e lapidados ao longo de iterações entre autores e revisores, mas quando publicados talvez já não sejam mais tão atuais quanto os artigos em eventos.

17 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Outras Fontes Dissertações, teses e monografias (são trabalhos semelhantes ao seu qualidade varia muito); Páginas web (nem sempre são confiáveis); Jornais e revistas de banca (normalmente são fontes secundárias).

18 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS ESTUDO DE CASO Quando se deseja estudar com profundidade os diversos aspectos de um determinado objeto de pesquisa; É circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo.

19 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PESQUISA PARTICIPANTE E PESQUISA-AÇÃO Pesquisa participante não se esgota na figura do pesquisador. Dela tomam parte pessoas implicadas no problema sob investigação, fazendo que a fronteira pesquisador/pesquisado, ao contrário do que ocorre na pesquisa tradicional, seja tênue. Pesquisa-ação é um tipo particular de pesquisa participante que supõe intervenção participativa na realidade social. Quanto aos fins é, portanto, intervencionista.

20 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS A pesquisa participante busca o envolvimento da comunidade na análise de sua própria realidade. Ela se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas, enquanto a pesquisa-ação ocorre em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema; Segundo Gil (1991), "a pesquisa participante, assim como a pesquisa ação, caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas". Os tipos de pesquisa não são mutuamente exclusivos. Por exemplo: uma pesquisa pode ser, ao mesmo tempo, bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso.

21 TIPOS DE PESQUISA População Amostragem

22 TIPOS DE PESQUISA População População é o conjunto de elementos (indivíduos, objetos, etc.) que formam o universo de nosso estudo e que são passíveis de serem observados, sob as mesmas condições; Num processo de inspeção da qualidade, a população pode ser considerada como o conjunto de todos os itens que saem da linha de produção; Numa pesquisa de mercado, a população é o conjunto de possíveis consumidores.

23 TIPOS DE PESQUISA Amostragem Grande parte das pesquisas científicas ou de resoluções de problemas de engenharia são feitos por amostragem, ou seja, observamos apenas um subconjunto de elementos da população. A amostragem é particularmente interessante quando: a população é grande ou infinita; as observações ou mensurações têm alto custo; as medidas exigem testes destrutivos; necessidade de rapidez.

24 TIPOS DE PESQUISA QUALIS CAPES Conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação; Lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção;

25 TIPOS DE PESQUISA QUALIS CAPES - Estratos de Qualidade A1, o mais elevado A2 B1 B2 B3 B4 B5 C - com peso zero

26 REFERÊNCIAS GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, KOCHE, J. C. Fundamentos de Metodologia Científica. Petrópolis, RJ: Vozes, WAZLAWICK, R. S. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, WAZLAWICK, R. S. Uma Reflexão sobre a Pesquisa em Ciência da Computação à Luz da Classificação das Ciências e do Método Científico. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, n. 6 (2010) pp

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Prof. Dr. Anael Krelling 1 O que é pesquisa? Ander-Egg (1978, p. 28), a pesquisa é um "procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos

Leia mais

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS Pesquisa na Educação Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS O que é pesquisa? - Construção de um conhecimento novo; - Construção de novas técnicas; - Criação ou exploração de novas realidades.

Leia mais

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Aula 6 A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Nosso Blog... 1 Nome do Projeto 7 Objetivos 2 3 Título Nome do Orientador Introdução 8 9 Metodologia Cronograma 4 Problema de Pesquisa 10 Referências

Leia mais

A Pesquisa e suas Classificações. Prof. Thiago leite

A Pesquisa e suas Classificações. Prof. Thiago leite Prof. Thiago leite O que é pesquisa? Esta pergunta pode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza REFERENCIAL TEÓRICO METODOLGIA DE PESQUISA Referencial Teórico (CAPITULO 2) O referencial teórico contempla uma revisão da literatura referente aos assuntos abordados no desenvolvimento do trabalho. Deve

Leia mais

Tipos de Pesquisa Científica

Tipos de Pesquisa Científica Tipos de Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2015 Unidade 03 Tipos de Científica 1 Tipos de Quanto a Abordagem Qualitativa

Leia mais

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci Aula 2 Pesquisa Conceitos Prof. Marcelo Musci Conceito de Pesquisa O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno. Fazer pesquisa é... Investigar

Leia mais

Pesquisa Educacional

Pesquisa Educacional UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Disciplina de Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional Miguel Dias Como classificar as pesquisas? (*) (*) GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento PESQUISAS TEÓRICA PRÁTICA UNIVERSO GERAL DAS PESQUISAS ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - Quantitativa

Leia mais

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIDADE JOÃO PESSOA-PB METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Profª Séfora Andrade JOÃO PESSOA-PB 2016 PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema;

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema; Metodologia da Pesquisa: A construção do conhecimento O que é pesquisa? 1. Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; 2. Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Pesquisa Científica Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates O que é pesquisa? Em todos os cursos é exigido, da parte do estudante, alguma atividade de pesquisa. Tem sido quase

Leia mais

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Metodologia Cientíca Prof. Renato Pimentel 1 o Semestre 2017 FACOM31701 TCC1 1 o Semestre 2017 1 / 24 Ciência Esforço para descobrir e aumentar

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4-

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal PB SUMÁRIO Pesquisa Conceitos Características Objetivos Finalidades Requisitos Qualidades do pesquisador Tipos de pesquisa científica

Leia mais

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARAN PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Metodologia Científica II - Métodos das Ciências Aula 3 Profa. Renata G. Aguiar 1 2 Métodos das Ciências

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação PROFESSORA MARILUCIA RICIERI Psicóloga Mestre em Educação METODOLOGIA CIENTÍFICA Vídeo Aula 1 Definição de Conhecimento Conhecimento Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam

Leia mais

Classificações das Pesquisas. Do ponto de vista de sua natureza. Do ponto de vista de sua natureza. Do ponto de vista de sua natureza

Classificações das Pesquisas. Do ponto de vista de sua natureza. Do ponto de vista de sua natureza. Do ponto de vista de sua natureza UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Classificações das Pesquisas Pesquisa Solução para um problema Metodologia Científica Conjunto de ações e propostas

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

4. Tipos de Pesquisas

4. Tipos de Pesquisas Técnicas de Pesquisa RAD 5004 4. s Quanto à utilização dos resultados Quanto à natureza do método Quanto aos fins Pesquisa Pura Pesquisa Aplicada Qualitativa Quantitativa Exploratória; Descritiva; Explicativa;

Leia mais

CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS. Profª. MSc. Maria Cleide L. P. Cavalcante

CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS. Profª. MSc. Maria Cleide L. P. Cavalcante CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS Profª. MSc. Maria Cleide L. P. Cavalcante As pesquisas classificam-se: Do ponto de vista da sua natureza; Do ponto de vista da forma de abordagem do problema; Do ponto de vista

Leia mais

A Classificação da Pesquisa

A Classificação da Pesquisa A Classificação da Pesquisa Formas de Classificação da Pesquisa l I - Classificando as pesquisas com base em seus objetivos l II - Classificando as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 19 DE MARÇO DE 2018 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03 Humberto José Bortolossi http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/

Leia mais

Classificações das Pesquisas

Classificações das Pesquisas UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA Metodologia Científica Prof. a Renata Gonçalves Aguiar 1 1 Classificações

Leia mais

Aula 5 Tipos de Pesquisas

Aula 5 Tipos de Pesquisas Metodologia Científica Aula 5 Tipos de Pesquisas Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Classificações da Pesquisa Pode ser classificada quanto: a) Aplicação a) Natureza b) Procedimentos

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo. 1. Principais conceitos

Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo. 1. Principais conceitos Metodologia da Pesquisa Científica Serviço de Biblioteca e Informação - IFSC-SBI MarilzaAparecida Rodrigues Tognetti marilza@ifsc.usp.br Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo 1. Principais

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

Metodologia Científica e Tecnológica

Metodologia Científica e Tecnológica Metodologia Científica e Tecnológica Classificação e Métodos Científicos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2014 Gustavo S. C. Meireles 1 Tipologias de pesquisa científica 2014 Gustavo S. C. Meireles 2 Quanto

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Profª. Drª. Joscely Galera UTFPR Campus Curitiba Pesquisa Científica: Pesquisar, significa procurar respostas para as indagações propostas. Para Gil, a pesquisa tem um

Leia mais

Roteiro de recuperação de Projetos. 7º ano 1º trimestre

Roteiro de recuperação de Projetos. 7º ano 1º trimestre Roteiro de recuperação de Projetos 7º ano 1º trimestre Data da entrega 10/05/19 Nota: Orientações Leia os textos abaixo, grife as ideias centrais de cada trecho. Para realizar os exercícios leia com atenção

Leia mais

Método Experimental. Método Experimental. Método Observacional. Método Estatístico. Metodologia Científica. Metodologia Científica

Método Experimental. Método Experimental. Método Observacional. Método Estatístico. Metodologia Científica. Metodologia Científica UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Métodos que indicam os meios técnicos da investigação Metodologia Científica Profa. Renata Gonçalves Aguiar Seriam

Leia mais

Visão Geral do Trabalho de Pesquisa

Visão Geral do Trabalho de Pesquisa Visão Geral do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Etapas do Trabalho de Pesquisa Escolha do

Leia mais

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA Métodos de Pesquisa A pesquisa compreende qualquer atividade criativa e sistemática realizada com o fim de incrementar o acervo do conhecimento científico e o uso desse acervo

Leia mais

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Conceitos de pesquisa A Pesquisa é: procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis,

Leia mais

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem Prof. Alejandro Martins DELINEAMENTO DA PESQUISA Conceituação Refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla O elemento mais importante para

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa empírica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Metodologia de Pesquisa para Engenharia Ambiental e Civil Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães O que é pesquisa? Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

Especialização em docência em saúde. METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA. Profa. Cida Praeiro

Especialização em docência em saúde. METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA. Profa. Cida Praeiro METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA Profa. Cida Praeiro Parte I. OLHAR PARA A HISTÓRIA: caminho para compreender a ciência hoje O que é ciência? Parte I. OLHAR PARA A HISTÓRIA: caminho para compreender

Leia mais

Tipos de Pesquisas. Tipos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. RAD 5004: Técnicas de Pesquisa 28/9/2016. Apresentações dos seminários

Tipos de Pesquisas. Tipos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. RAD 5004: Técnicas de Pesquisa 28/9/2016. Apresentações dos seminários AULA 3 28/09/16 Apresentações dos seminários Os projetos deverão ser encaminhados em pdf para o Stoa e em doc por e-mail para mim: jgiraldi@usp.br ) Data Alunos Data para postagem do projeto RAD 5004:

Leia mais

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa Tipos e Métodos de Pesquisa Social Metodologia de Pesquisa Processo de pesquisa Definir objetivos Analisar os Dados Apresentar Resultados Elaborar projeto de pesquisa Coletar os Dados Níveis de pesquisa

Leia mais

Pesquisar é... 16:54

Pesquisar é... 16:54 16:54 PESQUISA Pesquisar é... procurar respostas para indagações propostas. a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

Visão Geral do Trabalho de Pesquisa

Visão Geral do Trabalho de Pesquisa Visão Geral do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 Agenda O que é Pesquisa? Níveis de Exigência

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa científica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Metodologia Científica: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO - NOME COMPLETO DO(A) ALUNO(A), SEM ABREVIAÇÃO. CPF [aluno(a)] RG [aluno(a)] ÓRGÃO EMISSOR DATA EXPEDIÇÃO

PROJETO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO - NOME COMPLETO DO(A) ALUNO(A), SEM ABREVIAÇÃO. CPF [aluno(a)] RG [aluno(a)] ÓRGÃO EMISSOR DATA EXPEDIÇÃO PROJETO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO - NOME COMPLETO DO(A) ALUNO(A), SEM ABREVIAÇÃO ENDEREÇO RESIDENCIAL COMPLETO CPF [aluno(a)] RG [aluno(a)] ÓRGÃO EMISSOR DATA EXPEDIÇÃO TELEFONE CELULAR E-MAIL LINHA DE

Leia mais

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa (resumo) 1. Tipos/abordagens de pesquisa 2. Procedimentos técnicos 3. Fonte de informação 4. Técnicas/instrumentos

Leia mais

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio Plano de Seminários TC I 2015.2 Prof. Marcos Procópio Os 4 tipos de conhecimento. 1. Quais são? 2. Quais são seus respectivos papeis? 3. Dê exemplos. O que é e o que faz a ciência. 1. O que é ciência?

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

Atividades de auto-avaliação

Atividades de auto-avaliação Atividades de auto-avaliação Leia com atenção os enunciados e responda às questões solicitadas. Lembre-se que estas atividades de auto-avaliação têm como objetivo desenvolver com autonomia a sua aprendizagem.

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino

Mestrado Profissional em Ensino Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Produção Intelectual Critérios e recomendações da área quanto à produção bibliográfica, técnica e/ou artística

Leia mais

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio Plano de Seminários TC I 2016.1 Prof. Marcos Procópio Os 4 tipos de conhecimento. 1. Quais são? 2. Quais são suas respectivas importâncias para a vida social? 3. Dê exemplos. O que é e o que faz a ciência.

Leia mais

Classificações das Pesquisas. Do ponto de vista de sua natureza. Do ponto de vista de sua natureza. Do ponto de vista de sua natureza

Classificações das Pesquisas. Do ponto de vista de sua natureza. Do ponto de vista de sua natureza. Do ponto de vista de sua natureza UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Metodologia Científica Classificações das Pesquisas Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Professora Andréa Senna -

PROJETO DE PESQUISA. Professora Andréa Senna - PROJETO DE PESQUISA 1 Capa Folha de rosto Sumário A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA- ESTRUTURA Elementos Pré -Textuais Tema (Pode-se optar pelo item Introdução, como a junção destes itens) Problema Justificativa

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa Aula 01 Planejamento de uma pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa científica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

Objetivo de Pesquisa e Revisão Bibliográfica

Objetivo de Pesquisa e Revisão Bibliográfica Objetivo de Pesquisa e Revisão Bibliográfica CEA427 - METODOLOGIA DE PESQUISA APLICADA À COMPUTAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Profa. Msc. Helen de DECEA Cássia / S. João da

Leia mais

1.1 Objetivos da Pesquisa

1.1 Objetivos da Pesquisa 1 Introdução No final da década de 1970, significativas mudanças econômicas passaram a afetar as sociedades comercialmente desenvolvidas e industrializadas. De um lado, observou-se o desenvolvimento acentuado

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon O QUE É METODOLOGIA CIENTÍFICA? Método, deriva da palavra grega methodos, que etimologicamente, pode ser assim dividida: a) meta

Leia mais

Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano

Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano 1 O acadêmico em fase de realização do TCC tem, entre outros, os seguintes deveres: I participar das reuniões convocadas pelo Orientador II cumprir

Leia mais

Modulo 3. Principais métodos de pesquisa utilizados na Administração.

Modulo 3. Principais métodos de pesquisa utilizados na Administração. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração Modulo 3 Principais métodos de pesquisa utilizados na Administração. Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Levantamento Estudo de Caso Pesquisa

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002....

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... 1 Como encaminhar uma Pesquisa? A pesquisa é um projeto racional e sistemático com objetivo de proporcionar respostas

Leia mais

Tipos de Pesquisas Qualitativa Quantitativa. Tratamento de Dados Pesquisas Fases da pesquisas Fontes de pesquisas Atividade

Tipos de Pesquisas Qualitativa Quantitativa. Tratamento de Dados Pesquisas Fases da pesquisas Fontes de pesquisas Atividade Tipos de Pesquisas Qualitativa Quantitativa Tratamento de Dados Qualitativo Tratamento de Dados Pesquisas Fases da pesquisas Fontes de pesquisas Atividade Podemos definir a principio em duas partes: Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO TIPOS DE PESQUISA

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO TIPOS DE PESQUISA UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO TIPOS DE PESQUISA N866JB9 Étel C. Bomfim Clarindo EE7P18 C0672H7 Felipe A. Oliveira

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ LEITURA DO TEXTO OS MITOS: UM EQUILÍBRIO ENTRE O BEM E O MAL A CIÊNCIA E SEUS OBJETIVOS www.ftc.br www.unisinos.br Ciência é um corpo de conhecimentos com

Leia mais

Profª. Cláudia M. Cruz Rodrigues Prof. Marcelo N. Cortimiglia Prof. Alejandro Germán Frank

Profª. Cláudia M. Cruz Rodrigues Prof. Marcelo N. Cortimiglia Prof. Alejandro Germán Frank Profª. Cláudia M. Cruz Rodrigues Prof. Marcelo N. Cortimiglia Prof. Alejandro Germán Frank Introduzir o aluno no exercício da solução para um problema técnico específico, dentro de um determinado campo

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica Nas universidades, centros universitários e faculdades é muito comum a realização de trabalhos de Conclusão de Curso. Para a realização do chamado TCC, é fundamental a compreensão de que tais trabalhos

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina Prof. Eduardo Giugliani METODOLOGIA DE PESQUISA EM ENGENHARIA Aula (2) http://www.feng.pucrs.br/professores/giugliani/ TEXTO BÁSICO DE APOIO Prof a Joana Siqueira de Souza / Prof. Fernando de Oliveira

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Métodos Qualitativos da Pesquisa em Educação Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos e procedimentos.

Leia mais

Sumário. Prefácio à 8 a edição, xv

Sumário. Prefácio à 8 a edição, xv Prefácio à 8 a edição, xv 1 Pesquisa, 1 1 Conceitos e finalidades, 1 1.1 Conceitos, 1 1.2 Finalidades, 2 2 Características, campos e tipos de pesquisa, 4 2.1 Características, 4 2.1.1 Procedimento sistematizado,

Leia mais

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO SANTOS - SP MÊS/ ANO BELTRANO DE TAL 12 FULANO DE TAL - 05 (turma) TÍTULO DO TRABALHO Projeto de Trabalho

Leia mais

TCC. Evandro Deliberal

TCC. Evandro Deliberal TCC Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas

Leia mais

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA - UNAVIDA CURSO: PEDAGOGIA PROFESSOR: TIBÉRIO MENDONÇA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA INTRODUÇÃO

Leia mais

Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha

Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha Unidade II PROJETOS DE PESQUISA EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS Profa. Eliane Gomes Rocha Metodologia de pesquisa conceito Conjunto detalhado e sequencial de métodos e técnicas científicas a serem executados

Leia mais

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA 4 1 PESQUISA Marlyse F. de C. Magalhães 1 Para uma melhor compreensão, iniciar-se-á no conceito da pesquisa e após explanar o conceito de acordo com os autores, explicará a finalidade de uma pesquisa.

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio, xv

SUMÁRIO. Prefácio, xv SUMÁRIO Prefácio, xv 1 Natureza da ciência social, 1 1.1 Conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiariedades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema

Leia mais

Introdução à Revisão Sistemática da Literatura

Introdução à Revisão Sistemática da Literatura Introdução à Revisão Sistemática da Literatura Maria Claudia Silva Boeres boeres@inf.ufes.br Slides de autoria da professora Lucia Catabriga - UFES September 27, 2017 Maria Claudia Silva Boeres (UFES)

Leia mais

A Computação e as Classificações da Ciência

A Computação e as Classificações da Ciência A Computação e as Classificações da Ciência Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Classificações da Ciência A Computação

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa. Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa. Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Aula 01 Planejamento de uma pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Planejamento de uma pesquisa 1. Fases do planejamento 1.1. Escolha do Tema É o assunto que se deseja desenvolver e que contém um problema

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

Planejando um Estudo Parte 1

Planejando um Estudo Parte 1 Planejando um Estudo Parte 1 Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software Esta aula é baseada no material do curso SelectingResearchMethodsfor EmpiricalSoftware Engineering, Steve Easterbrook&

Leia mais

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA CIÊNCIA DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA CIÊNCIA DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE Mabel Moreira Vasconcelos INTRODUÇÃO Metodologia Científica nada mais é do que a disciplina que estuda os caminhos do saber, se entendermos que método quer

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 Profa. Gláucia Russo Um projeto de pesquisa pode se organizar de diversas formas, naquela que estamos trabalhando aqui, a problematização estaria

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA Antes de se classificar a pesquisa, é interessante verificar o conceito de pesquisa sob a ótica de instituições que financiam pesquisa no País. Conforme Longo (1996) apud FINEP

Leia mais