INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) MARIA HELENA DE ANDRADE Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM)

2 Introdução Metodologia do trabalho científico. Ciência. Conhecimento. Projeto de pesquisa. Artigo científico. Plágio.

3 Ciência É um conjunto de conhecimentos racionais, certos e verificáveis, obtidos de forma metódica e organizados seguindo uma determinada lógica. (LAKATOS e MARCONI, 2009). É um conjunto de proposições (teorias) articuladas racionalmente, sem contradições internas, desprovidas de subjetividade. (JUNIOR, 1988). É uma tipologia do conhecimento da realidade empírica, sendo sistemático e que passa pelo um processo de verificação e reflexão. (DENCKER, 1998). Não é o único meio que dar acesso ao conhecimento, pois um objeto ou fenômeno pode ser interpretado de modos diferentes quando observados por um cientista e um homem comum. (LAKATOS e MARCONI, 2009).

4 Construção do conhecimento O sujeito. O objeto que é analisado, explorado e investigado. Ideias, argumentos ou conceitos que resulta da relação entre o sujeito e o objeto. Relacionamentos interpessoais, experiências, levantamentos bibliográficos. Internalizar um novo conceito ou um conceito original.

5 Conhecimento Empírico (senso-comum) É um conhecimento popular obtido ao acaso nas situações cotidianas. Superficialidade: a verificação ocorre através do contato físico e/ou observações. Sensitividade: relacionado aos estados de espírito e emoções da vida. Subjetividade: as experiências e conhecimentos adquiridos são sistematizados pelo indivíduo. Assistematicidade: não existe um método para construir esse conhecimento, ou seja, ele é desenvolvido sem planejamento. Acriticidade: não tem a finalidade de se verificar os fatos.

6 Conhecimento Teológico É fundamentado na fé, em dogmas e doutrinas. É aceito com uma verdade indiscutível. Depende das crenças e da formação moral do indivíduo. Admite a existência de seres divinos como um Deus ou deuses. Fenômenos sobrenaturais, milagres, reencarnação, espíritos.

7 Conhecimento Filosófico Sistemático: tem a finalidade de organizar os fatos da realidade de forma coerente. Racional: existe uma lógica na construção dos enunciados das hipóteses. Valorativo: as hipóteses fundamentam-se na experiência e não na experimentação, por isso não são observadas e analisadas. Não é verificável: as hipóteses não são validadas e nem refutadas. Exato: é aceito como verdade sem comprovação/ verificação. São elaborados conceitos subjetivos sobre o ser humano e universo: o que é a vida? De onde viemos e para onde vamos?

8 Conhecimento Científico Real, factual: relacionados a fenômenos e fatos. Contingente: usa a experimentação para obter a veracidade ou falsidade das hipóteses formuladas. Sistemático: conjunto de teorias articuladas entre si atendendo uma lógica. Verificável: as hipóteses que não são validadas não podem constituir o campo da ciência. Falível: não é absoluto, assim pode ser substituído por outras teorias ou justificativas. Aproximadamente exato: as teorias são reformuláveis a fim de elaborar novas proposições e técnicas.

9 Pesquisa Leitura, registro e análise de leituras. Identificação de um problema e formulação de hipóteses. Determinação de um percurso metodológico. Operacionalização de conceitos e fonte dos dados. Elaboração de instrumentos para coletar dados, aplicação da pesquisa e coleta de dados. Análise dos dados e discussão dos resultados. Redação.

10 Problema O Problema deve ser formulado como uma pergunta, de forma clara e objetiva por exemplo: como a gamificação contribui para o processo de ensino e aprendizagem? Problemática, fontes empíricas e justificativa. É feita a partir da observações de fatos e de um levantamento bibliográfico ou ainda de natureza intuitiva. Hipótese Clareza conceitual e especificidade. Fundamentação empírica e recorrência a teorias.

11 Delimitação da pesquisa Limite da pesquisa. Definição dos objetivos. Envolve a problemática, o levantamento bibliográfico e a questão norteadora. Determinação do local onde a pesquisa será aplicada. Identificação dos sujeitos envolvidos.

12 Projeto de pesquisa Título da pesquisa. Introdução: problemática, questão norteadora, justificativa, objetivos gerais e específicos. Referencial teórico: revisão bibliográfica. Metodologia: são os procedimentos para se verificar as hipóteses formuladas, desse modo, abrange a identificação do público alvo, a determinação do local onde a pesquisa será aplicada e como será desenvolvida. Considerações finais. Referências. Cronograma.

13 Classificação da pesquisa Quantitativa: Tem uma abordagem quantificável, desse modo, os dados são apresentados e analisados a partir de números de entrevistas, informações e dados. Portanto, esse tipo de pesquisa recorre à estatística. Qualitativa: Tem uma interpretação não fundamentada em quantidade e sim no conteúdo que está abordado, ou seja, na dinâmica entre o objeto e o sujeito. A fim de se verificar a relevância do que está sendo investigado.

14 Tipos de pesquisa Descritiva: Observações, registros e descrições de situações ou fatos, no quais o pesquisador não intervém. Assim, nesta pesquisa é feita uma descrição e análise da relação entre sujeitos e objeto. Além disso, pode ser abordada como um estudo exploratório ou estudo de caso. (LAKATOS e MARCONI, 2009 e ECO, 2007). Experimental: define-se um objeto de estudo e determina as variáveis, de modo a investigar como essas variáveis estão articuladas com o objeto. Assim, na área das ciências sociais, esses objetos podem ser representados por indivíduos, grupos ou instituições. (ECO, 2007 e DEMO, 1994). Exploratória: tem a finalidade de verificar algo em determinados fenômenos. (ECO, 2007).

15 Tipos de pesquisa Intervencional: o pesquisador pretende ir além da observação, ou seja, existe uma intervenção a fim de modelar as situações ou fatores. Metodológica: está relacionada ao tipo de pesquisa com ênfase na parte da pesquisa metodológica o estudo de paradigmas, as crises da ciência, os métodos e as técnicas dominantes da produção científica (DEMO, 1994). Observacional: o pesquisador apenas faz descrição e análise das situações que estão sendo observadas, sem intervir ou modificar qualquer aspecto do ambiente em estudo. Teórica: apresenta uma discussão sobre determinada teoria. (ECO, 2007).

16 Tipos de pesquisa Transversal: discute fatos que até então não foram definidos, como, por exemplo, uma investigação das alterações na cicatrização cutânea em pessoas que tem diabetes (LAKATOS e MARCONI, 2009). Documental: tem uma característica analítica e/ou interpretativa: fazendo uso de fontes primárias: documentos oficiais, cartas, foto, relatórios técnicos, gravações de entrevistas, reportagens, diários, dentre outros. (DEMO, 1994). Bibliográfica: é uma revisão de artigos, teses, dissertações, livros. Desse modo, caracteriza-se também pelo uso de fontes secundárias indiretas. (LAKATOS e MARCONI, 2009).

17 Trabalho científico Resumo. Introdução: apresentação do tema, delimitação, justificativa, objetivos, metodologia, questão e hipóteses. Desenvolvimento: discussão do referencial teórico e da metodologia, assim, acontece: explicação do tema proposto, discussão onde se articulam as hipóteses, descrições da experimentação e análise dos dados. Conclusão: resumo da pesquisa desenvolvida e propostas futuras. Referências.

18 Artigo científico Título. Resumo / abstract. Palavras-chave. Introdução. Referencial teórico. Metodologia. Considerações finais. Referências.

19 Levantamento bibliográfico Fundamentação da pesquisa. Artigos de periódicos científicos, livros, teses, dissertações, trabalhos apresentados em congressos, dentre outros. Devem ser citados de forma direta ou indireta com suas fontes. Evita o plágio.

20 Referencial Teórico Definição do tema. Ao menos 5 referências. Apresentar o assunto do mais geral ao mais específico. Fichamento. Indicar autor, título, edição, local, editora, data e páginas. Organizar as ideias em seções sequenciais.

21 Redação Os parágrafos devem está conectados e com frases objetivas. Evite parágrafos grandes. Um parágrafo deve ter apenas um conteúdo, podendo o mesmo conteúdo ser discutido em mais de um parágrafo. Narrativa impessoal, formal e direta. Evite metáforas, gírias e informalidades. Faça um esquema organizando as seções indicando onde os conteúdos devem aparecer. Quando um parágrafo não apresenta referências, subentende que o parágrafo foi criado pelo autor do artigo.

22 Redação Tabelas e Figuras devem ser numeradas e legendadas. Tabelas, figuras e quadros devem apresentar fontes, mesmo que seja elaborado pelo autor do artigo. Elaboração do autor / acervo da pesquisa. Citação direta de grupos de entrevistados tem uma formatação diferenciada da citação direta de artigos, livros, teses, dentre outros. Revista: formatação específica conforme a ABNT.

23 Tipos de Plágio Mosaico: o autor modifica superficialmente alguns trechos originais e não faz citação / referência. Direto: cópia integral de uma frase / parágrafo sem indicar que é uma citação. Referência incorreta: deve-se indicar quando uma citação começa e termina. Além disso, deve-se usar as aspas para designar que é citação, se for dentro do parágrafo. Bricolagem: reunião de frases e trechos de vários fontes a fim de se elaborar um único texto. Integral: usar um trabalho completo de outro autor. Parcial: usar alguns trechos de um trabalho sem citação / referência.

24 Considerações finais A discussão dos conceitos oportuniza aos alunos dos curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos a pensarem em um projeto de intervenção nessa modalidade a fim de realizar uma pesquisa que investigue aspectos relevantes da EJA. Assim, deve-se compreender a pesquisa como um processo de construção de conhecimento que exige um percurso metodológico com fundamentação teórica, experimentação e aplicabilidade. Além do mais, espera que se consiga produzir um artigo sobre a pesquisa desenvolvida.

25 Referências DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 5 ed. Campinas: Autores Associados, DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo. 2 ed. São Paulo: Futura, ECO, Humberto. Como se faz uma tese em ciências humanas. 19 ed. São Paulo: Perspectiva, JUNIOR, Heitor Matallo. A problemática do conhecimento. In: CARVALHO, Maria Cecília. Construindo o saber. Campinas: Papirus, LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia. 6 ed. São Paulo: Atlas, LOPES, Náuplia. Metodologia do trabalho científico. Instituto Prominas.

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa Metodologia da Pesquisa Apresentação Nome Área de atuação Tema de interesse para pesquisa O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG. Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas

DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG. Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas 1 MÉTODOS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO- TECNOLÓGICA DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Especialização em Redes de Computadores Metodologia do Trabalho Científico Ciência e Conhecimento Científico Tipos de Conhecimento Antes de conceituar conhecimento científico, é necessário diferenciá-lo

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Aula 2 Construção de um Projeto de Pesquisa Revisão da Aula 1 Conhecimento, ciência e paradigma - Tipos

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro.

MÉTODOS DE PESQUISA. O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. MÉTODOS DE PESQUISA O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2012 Evandro Prestes Guerreiro O Conhecimento Científico, Senso Comum

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy. Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte I)

Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy. Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte I) Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte I) Questão central O que é conhecimento? Existe mais de uma forma de conhecer?

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon O QUE É METODOLOGIA CIENTÍFICA? Método, deriva da palavra grega methodos, que etimologicamente, pode ser assim dividida: a) meta

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Código da Disciplina: NDC 138 Curso: Medicina Veterinária Período de oferta da disciplina: 1 p Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da construção do

Leia mais

Tipos de conhecimento

Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Superficial, isto é, conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: expressa-se por frases como "porque o vi", "porque o senti",

Leia mais

Apresentação. Ementa. Ementa. Ementa. Referências 14/03/2017

Apresentação. Ementa. Ementa. Ementa. Referências 14/03/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Apresentação Técnica: Informática(IFCE) Secretária Escolar(FDR) Graduação: Bacharelado em Sistemas

Leia mais

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio Plano de Seminários TC I 2015.2 Prof. Marcos Procópio Os 4 tipos de conhecimento. 1. Quais são? 2. Quais são seus respectivos papeis? 3. Dê exemplos. O que é e o que faz a ciência. 1. O que é ciência?

Leia mais

Dados de Identificação

Dados de Identificação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: SB0053-PESQUISA

Leia mais

05/07/2017. Curso de metodologia científica. Redação científica. Redação científica e revisão bibliográfica. É plágio? Identificando plágio

05/07/2017. Curso de metodologia científica. Redação científica. Redação científica e revisão bibliográfica. É plágio? Identificando plágio Curso de metodologia científica Segundo dia Curso de Metodologia 05/07/17 M.Sc. Ana Carla C. Salamunes Redação científica e revisão bibliográfica Redação científica Identificando plágio Em estado normal,

Leia mais

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio Plano de Seminários TC I 2016.1 Prof. Marcos Procópio Os 4 tipos de conhecimento. 1. Quais são? 2. Quais são suas respectivas importâncias para a vida social? 3. Dê exemplos. O que é e o que faz a ciência.

Leia mais

Sobre Metodologia Científica

Sobre Metodologia Científica 2013 Sobre Metodologia Científica Sergio Scheer TC022 Introdução a Engenharia UFPR Motivação Para que serve Metodologia Científica? Ciência e Conhecimento A produção de Conhecimento: Pesquisa O Processo

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC213 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 1 semestre de 2016 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Realizar uma Monografia é uma das modalidades de pesquisa que o aluno dispõe como alternativa para o Trabalho

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG Núcleo de Metodologia Científica Da prática de Pesquisa à produção do Artigo científico Profa. Ketiuce Ferreira Silva ketiuce@yahoo.com.br www.ketiuce.com.br Pedro

Leia mais

ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O

ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O O QUE É UM PROJETO DE INTERVENÇÃO? Na perspectiva do desenvolvimento das habilidades e competência do eixo do Programa de Aprendizagem em Atenção

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

A PESQUISA CIENTÍFICA

A PESQUISA CIENTÍFICA A PESQUISA CIENTÍFICA CONCEITO e DEFINIÇÕES - A pesquisa surge quando temos consciência de um problema e nos sentimos impelidos a buscar a sua solução. (R. Mandolfo, citado em Asti Vera, 1976) - Investigação

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento PESQUISAS TEÓRICA PRÁTICA UNIVERSO GERAL DAS PESQUISAS ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - Quantitativa

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica

Metodologia da Pesquisa Científica Metodologia da Pesquisa Científica Nome abreviado: TEO001-MPC Número do Curso: 001 Carga Horária: 45 horas Natureza: Obrigatória Modalidade: à distância I.EMENTA Metodologia da pesquisa científica e elaboração

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem Prof. Alejandro Martins DELINEAMENTO DA PESQUISA Conceituação Refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla O elemento mais importante para

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Conteúdo Programático 1. Conhecimento, Ciência e Pesquisa: Definições e Características Metodologia Científica

Leia mais

FICHAMENTO. (RODRIGUES et al., 2010, p. 41).

FICHAMENTO. (RODRIGUES et al., 2010, p. 41). FICHAMENTO A função do fichamento é colocar à disposição do pesquisador, de forma organizada e seletiva, um conjunto de informações de obras já consultadas, imprescindíveis para a elaboração de trabalhos

Leia mais

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Código: CTB-190 Pré-requisito: ----------

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 221 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE I --

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 221 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE I -- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 221 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE I -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS PROFESSOR(A)

Leia mais

Metodologia da Pesquisa (Introdução)

Metodologia da Pesquisa (Introdução) Metodologia da Pesquisa (Introdução) Apresentação Nome Área de atuação O que pretende pesquisar no TCC O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO

Leia mais

Ciência, Método, Pesquisa, Metodologia Científica

Ciência, Método, Pesquisa, Metodologia Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Ciência, Método, Pesquisa,

Leia mais

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Uma das maiores queixas de qualquer estudante que realiza pesquisas de naturezas acadêmica ou científica é saber como formatar o seu projeto

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO 1. INTODUÇÃO...01 1. 1. Importância do Projeto...01 1.2. Modelo de Projeto de Pesquisa...03. 2. O TEMA...04 2.1. Delimitação do Tema...04 3 JUSTIFICATIVA...

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA E JURIDICA Carga Horária: 72 (horas) 2º Período

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA E JURIDICA Carga Horária: 72 (horas) 2º Período I EMENTA Metodologia e epistemologia. Conceito de ciência. O trabalho científico: a construção do objeto. Métodos. Elaboração de hipóteses. Marco teórico e modelo de análise. Normas de produção acadêmica

Leia mais

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA 4 1 PESQUISA Marlyse F. de C. Magalhães 1 Para uma melhor compreensão, iniciar-se-á no conceito da pesquisa e após explanar o conceito de acordo com os autores, explicará a finalidade de uma pesquisa.

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PÓS-GRADUAÇÃO EAD Proposta da disciplina PROPOSTA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica prepara o aluno para

Leia mais

2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS

2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Engenharia ENG 2510 Metodologia Científica e Tecnológica 2 CR Professor (a): Dra. Renata Medici Frayne Cuba (renatafrayne@hotmail.com) 1. EMENTA

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência?

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência? CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE O que é Ciência? O QUE É CIÊNCIA? 1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo. 2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos

Leia mais

FMU ESCOLA DE DIREITO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FMU ESCOLA DE DIREITO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA 1 Graduação em Direito FMU ESCOLA DE DIREITO Autoria: Professor Doutor Irineu Francisco Barreto Junior. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA O presente roteiro apresenta algumas sugestões e explicações

Leia mais

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 Profa. Gláucia Russo Um projeto de pesquisa pode se organizar de diversas formas, naquela que estamos trabalhando aqui, a problematização estaria

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS - PPGECMT ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DO MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profª Msc: Maria Gilvanira Gomes da Silva e-mail: gilvaniragomes@yahoo.com.br

Leia mais

NATUREZA DO CONHECIMENTO

NATUREZA DO CONHECIMENTO NATUREZA DO CONHECIMENTO CONHECER E PENSAR Conhecer e pensar são uma necessidade para o ser humano e indispensável para o progresso. Sabemos que existimos porque pensamos. Se nada soubéssemos sobre o universo

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das modalidades alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-graduação em Ciência Política

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-graduação em Ciência Política UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-graduação em Ciência Política Projeto de Dissertação de Mestrado Título do Projeto e subtítulo (é o resumo da proposta) Nome do Candidato (a) Pelotas Ano

Leia mais

O que é a Ciência? Fernando Casal. Metodologia nas Ciências Sociais Marketing, Publicidade e Relações Públicas ISPAB

O que é a Ciência? Fernando Casal. Metodologia nas Ciências Sociais Marketing, Publicidade e Relações Públicas ISPAB O que é a Ciência? Marketing, Publicidade e Relações Públicas Ciência Objecto Método Linguagem Objecto da Ciência Objecto é o assunto de que uma ciência se ocupa; É o campo da realidade abragida por cada

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: CIÊNCIA E CONHECIMENTO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: CIÊNCIA E CONHECIMENTO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: CIÊNCIA E CONHECIMENTO PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio CIÊNCIA Etimologia: Ciência

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia do Trabalho Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia do Trabalho Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Aula 3 As etapas da pesquisa Fontes de pesquisa Técnicas de leitura Interpretação de dados Técnicas de documentação Redação científica Planejamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC 137 Curso: Direito Período de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC) Programa

Leia mais

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa 2014. 1 Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa FACULDADE POLIS DAS ARTES Professor: Tiago Silva de Oliveira E-mail: psicotigl@yahoo.com.br Noturno/2014.1 Carga Horária 80h 1 Dia da Semana

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de Etec Paulino Botelho E.E. ARLINDO BITTENCOURT Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA 2

PESQUISA CIENTÍFICA 2 PESQUISA CIENTÍFICA 2 TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA 3 4 Tipos de Pesquisa Quantitativas: aquelas em que predominam os métodos estatísticos, com utilização de variáveis bem definidas e de cálculos estatísticos

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA CIÊNCIA DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA CIÊNCIA DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE Mabel Moreira Vasconcelos INTRODUÇÃO Metodologia Científica nada mais é do que a disciplina que estuda os caminhos do saber, se entendermos que método quer

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Letras com Habilitação em Português e Inglês Disciplina: Práticas Interdisciplinares IV Professor: Joranaide

Leia mais

Orientadores. São Paulo, de de.

Orientadores. São Paulo, de de. Nº Nome do aluno (a): Registro Acadêmico: Turma: Período: ( ) Diurno ( ) Noturno Telefone Residencial: ( ) Telefone Celular: ( ) Sexo: ( )Masculino ( )Feminino Endereço: Cep: Bairro: Estado: E-mail: 01-02

Leia mais

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos 1 AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos Ernesto F. L. Amaral 08 de março de 2012 Metodologia (DCP 033) Fonte: Severino, Antônio Joaquim. 2007. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006.

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. 1 Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. É relevante salientar que a ordem de apresentação dos elementos textuais e pós-textuais obrigatórios

Leia mais

Unidade I METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade I METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade I METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO Prof. Maurício Felippe Manzalli Assuntos da Unidade Operações básicas do método: decompor; compor; organizar; analisar. Observação como caminho da descrição:

Leia mais

Título da Pesquisa e/ou Trabalho

Título da Pesquisa e/ou Trabalho Aluno do Curso de Ciências da Computação Título da Pesquisa e/ou Trabalho Jataí-GO 2016 Aluno do Curso de Ciências da Computação Título da Pesquisa e/ou Trabalho Projeto de Pesquisa apresentado ao curso

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 1º/2015. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho de Conclusão

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA EQE040 METODOLOGIA CIENTÍFICA www.liviajatoba.com/eqe040 Professora Livia Jatobá liviajatoba@eq.ufrj.br 1 /22 SOBRE A DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA ÉTICA NA PESQUISA E NOS TRABALHOS

Leia mais

Professor: Talita Santos Oliveira Sampaio Titulação: Mestre em Ciências da Saúde

Professor: Talita Santos Oliveira Sampaio   Titulação: Mestre em Ciências da Saúde CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I Código: FISIO 212 Pré-Requisito: - Período Letivo:

Leia mais

Ciência Aplicada e Experimentos Científicos

Ciência Aplicada e Experimentos Científicos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Ciência Aplicada e Experimentos Científicos Florianópolis,

Leia mais

Resolução da Questão 1 Texto Definitivo

Resolução da Questão 1 Texto Definitivo Questão Redija um texto dissertativo acerca dos dois sistemas da economia nordestina no século XVII, atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir: identifique e caracterize esses dois sistemas econômicos;

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. Faculdade Internacional do Delta Curso: Serviço Social. Período: 2º/2013 1. UNIDADE TEMÁTICA:

PLANO DE DISCIPLINA. Faculdade Internacional do Delta Curso: Serviço Social. Período: 2º/2013 1. UNIDADE TEMÁTICA: PLANO DE DISCIPLINA Faculdade Internacional do Delta Curso: Serviço Social Coordenação: Naiara Magalhães Professor (a): Adriana Barros Disciplina: Pesquisa Social I Carga horária: 60h Período: 2º/2013

Leia mais

Título do mini-artigo

Título do mini-artigo Título do mini-artigo Nome do Autor 1 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um mini-artigo científico, bem como sua formatação geral para apresentação ao Curso de Mestrado

Leia mais

Curso: Filosofia Licenciatura Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: 2014

Curso: Filosofia Licenciatura Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: 2014 Curso: Filosofia Licenciatura Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: 2014 Unidade curricular: metodologia científica Natureza: obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: primeiro Carga

Leia mais

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA. Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen. Elaboração e apresentação de trabalhos científicos - artigos

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA. Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen. Elaboração e apresentação de trabalhos científicos - artigos DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Elaboração e apresentação de trabalhos científicos - artigos Metodologia Científica Profª Alessandra de Linhares Jacobsen

Leia mais

METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação METODOLGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. José Geraldo Mill Diretor de Pós-Graduação A origem do conhecimento Conhecer: É buscar explicações para os fatos que podem

Leia mais

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo Metodologia Científica Thaís Gaudencio do Rêgo gaudenciothais@gmail.com Ciência O conhecimento fornecido pela ciência distingue-se por um grau de certeza alto Desfruta de uma posição privilegiada com relação

Leia mais

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Ms. Samuel Henrique Bucke Brito prof@shbbrito.net Discussão do Trabalho Científico 1 Objetivo do Trabalho de Conclusão Desenvolver um projeto de pesquisa na área

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS Regras gerais de apresentação: Formato: papel branco, no formato

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA DOS CURSOS DE ENGENHARIA NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARACAJU 2012 NÚCLEO

Leia mais

CURSO BÁSICO [156 HORAS]

CURSO BÁSICO [156 HORAS] FGV/CLEAR ForMA O objetivo do ForMA, Curso Básico de Formação em Monitoramento e Avaliação, é proporcionar ao aluno um contato abrangente com todas as etapas inerentes a processos de avaliação de programas

Leia mais

AULA Nº 2 METODOLOGIA CIENTÍFICA A NATUREZA DO CONHECIMENTO: TIPOS DE CONHECIMENTO. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 2 METODOLOGIA CIENTÍFICA A NATUREZA DO CONHECIMENTO: TIPOS DE CONHECIMENTO. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 2 METODOLOGIA CIENTÍFICA A NATUREZA DO CONHECIMENTO: TIPOS DE CONHECIMENTO Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA Tipos de conhecimento; Conhecimento Empírico; Conhecimento

Leia mais

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO:

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: a) Linguagem: é a descrição do pensamento, na elaboração do trabalho deverá ser produzida obedecendo à forma técnica

Leia mais

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa calidontur@hotmail.com É designação do problema (prático) e da área do conhecimento a serem observados. O tema tanto pode ser definido em termos

Leia mais

Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade

Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Engenharia Eletrônica! Projeto Integrador I - Iniciação Científica Ciência, Conhecimento, Tecnologia

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO

METODOLOGIA DA PESQUISA UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO METODOLOGIA DA PESQUISA UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Organizamos esta unidade para orientá-lo na revisão dos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina. Siga as orientações desta apresentação, reveja

Leia mais