INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) MARIA HELENA DE ANDRADE Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM)

2 Introdução Metodologia do trabalho científico. Ciência. Conhecimento. Projeto de pesquisa. Artigo científico. Plágio.

3 Ciência É um conjunto de conhecimentos racionais, certos e verificáveis, obtidos de forma metódica e organizados seguindo uma determinada lógica. (LAKATOS e MARCONI, 2009). É um conjunto de proposições (teorias) articuladas racionalmente, sem contradições internas, desprovidas de subjetividade. (JUNIOR, 1988). É uma tipologia do conhecimento da realidade empírica, sendo sistemático e que passa pelo um processo de verificação e reflexão. (DENCKER, 1998). Não é o único meio que dar acesso ao conhecimento, pois um objeto ou fenômeno pode ser interpretado de modos diferentes quando observados por um cientista e um homem comum. (LAKATOS e MARCONI, 2009).

4 Construção do conhecimento O sujeito. O objeto que é analisado, explorado e investigado. Ideias, argumentos ou conceitos que resulta da relação entre o sujeito e o objeto. Relacionamentos interpessoais, experiências, levantamentos bibliográficos. Internalizar um novo conceito ou um conceito original.

5 Conhecimento Empírico (senso-comum) É um conhecimento popular obtido ao acaso nas situações cotidianas. Superficialidade: a verificação ocorre através do contato físico e/ou observações. Sensitividade: relacionado aos estados de espírito e emoções da vida. Subjetividade: as experiências e conhecimentos adquiridos são sistematizados pelo indivíduo. Assistematicidade: não existe um método para construir esse conhecimento, ou seja, ele é desenvolvido sem planejamento. Acriticidade: não tem a finalidade de se verificar os fatos.

6 Conhecimento Teológico É fundamentado na fé, em dogmas e doutrinas. É aceito com uma verdade indiscutível. Depende das crenças e da formação moral do indivíduo. Admite a existência de seres divinos como um Deus ou deuses. Fenômenos sobrenaturais, milagres, reencarnação, espíritos.

7 Conhecimento Filosófico Sistemático: tem a finalidade de organizar os fatos da realidade de forma coerente. Racional: existe uma lógica na construção dos enunciados das hipóteses. Valorativo: as hipóteses fundamentam-se na experiência e não na experimentação, por isso não são observadas e analisadas. Não é verificável: as hipóteses não são validadas e nem refutadas. Exato: é aceito como verdade sem comprovação/ verificação. São elaborados conceitos subjetivos sobre o ser humano e universo: o que é a vida? De onde viemos e para onde vamos?

8 Conhecimento Científico Real, factual: relacionados a fenômenos e fatos. Contingente: usa a experimentação para obter a veracidade ou falsidade das hipóteses formuladas. Sistemático: conjunto de teorias articuladas entre si atendendo uma lógica. Verificável: as hipóteses que não são validadas não podem constituir o campo da ciência. Falível: não é absoluto, assim pode ser substituído por outras teorias ou justificativas. Aproximadamente exato: as teorias são reformuláveis a fim de elaborar novas proposições e técnicas.

9 Pesquisa Leitura, registro e análise de leituras. Identificação de um problema e formulação de hipóteses. Determinação de um percurso metodológico. Operacionalização de conceitos e fonte dos dados. Elaboração de instrumentos para coletar dados, aplicação da pesquisa e coleta de dados. Análise dos dados e discussão dos resultados. Redação.

10 Problema O Problema deve ser formulado como uma pergunta, de forma clara e objetiva por exemplo: como a gamificação contribui para o processo de ensino e aprendizagem? Problemática, fontes empíricas e justificativa. É feita a partir da observações de fatos e de um levantamento bibliográfico ou ainda de natureza intuitiva. Hipótese Clareza conceitual e especificidade. Fundamentação empírica e recorrência a teorias.

11 Delimitação da pesquisa Limite da pesquisa. Definição dos objetivos. Envolve a problemática, o levantamento bibliográfico e a questão norteadora. Determinação do local onde a pesquisa será aplicada. Identificação dos sujeitos envolvidos.

12 Projeto de pesquisa Título da pesquisa. Introdução: problemática, questão norteadora, justificativa, objetivos gerais e específicos. Referencial teórico: revisão bibliográfica. Metodologia: são os procedimentos para se verificar as hipóteses formuladas, desse modo, abrange a identificação do público alvo, a determinação do local onde a pesquisa será aplicada e como será desenvolvida. Considerações finais. Referências. Cronograma.

13 Classificação da pesquisa Quantitativa: Tem uma abordagem quantificável, desse modo, os dados são apresentados e analisados a partir de números de entrevistas, informações e dados. Portanto, esse tipo de pesquisa recorre à estatística. Qualitativa: Tem uma interpretação não fundamentada em quantidade e sim no conteúdo que está abordado, ou seja, na dinâmica entre o objeto e o sujeito. A fim de se verificar a relevância do que está sendo investigado.

14 Tipos de pesquisa Descritiva: Observações, registros e descrições de situações ou fatos, no quais o pesquisador não intervém. Assim, nesta pesquisa é feita uma descrição e análise da relação entre sujeitos e objeto. Além disso, pode ser abordada como um estudo exploratório ou estudo de caso. (LAKATOS e MARCONI, 2009 e ECO, 2007). Experimental: define-se um objeto de estudo e determina as variáveis, de modo a investigar como essas variáveis estão articuladas com o objeto. Assim, na área das ciências sociais, esses objetos podem ser representados por indivíduos, grupos ou instituições. (ECO, 2007 e DEMO, 1994). Exploratória: tem a finalidade de verificar algo em determinados fenômenos. (ECO, 2007).

15 Tipos de pesquisa Intervencional: o pesquisador pretende ir além da observação, ou seja, existe uma intervenção a fim de modelar as situações ou fatores. Metodológica: está relacionada ao tipo de pesquisa com ênfase na parte da pesquisa metodológica o estudo de paradigmas, as crises da ciência, os métodos e as técnicas dominantes da produção científica (DEMO, 1994). Observacional: o pesquisador apenas faz descrição e análise das situações que estão sendo observadas, sem intervir ou modificar qualquer aspecto do ambiente em estudo. Teórica: apresenta uma discussão sobre determinada teoria. (ECO, 2007).

16 Tipos de pesquisa Transversal: discute fatos que até então não foram definidos, como, por exemplo, uma investigação das alterações na cicatrização cutânea em pessoas que tem diabetes (LAKATOS e MARCONI, 2009). Documental: tem uma característica analítica e/ou interpretativa: fazendo uso de fontes primárias: documentos oficiais, cartas, foto, relatórios técnicos, gravações de entrevistas, reportagens, diários, dentre outros. (DEMO, 1994). Bibliográfica: é uma revisão de artigos, teses, dissertações, livros. Desse modo, caracteriza-se também pelo uso de fontes secundárias indiretas. (LAKATOS e MARCONI, 2009).

17 Trabalho científico Resumo. Introdução: apresentação do tema, delimitação, justificativa, objetivos, metodologia, questão e hipóteses. Desenvolvimento: discussão do referencial teórico e da metodologia, assim, acontece: explicação do tema proposto, discussão onde se articulam as hipóteses, descrições da experimentação e análise dos dados. Conclusão: resumo da pesquisa desenvolvida e propostas futuras. Referências.

18 Artigo científico Título. Resumo / abstract. Palavras-chave. Introdução. Referencial teórico. Metodologia. Considerações finais. Referências.

19 Levantamento bibliográfico Fundamentação da pesquisa. Artigos de periódicos científicos, livros, teses, dissertações, trabalhos apresentados em congressos, dentre outros. Devem ser citados de forma direta ou indireta com suas fontes. Evita o plágio.

20 Referencial Teórico Definição do tema. Ao menos 5 referências. Apresentar o assunto do mais geral ao mais específico. Fichamento. Indicar autor, título, edição, local, editora, data e páginas. Organizar as ideias em seções sequenciais.

21 Redação Os parágrafos devem está conectados e com frases objetivas. Evite parágrafos grandes. Um parágrafo deve ter apenas um conteúdo, podendo o mesmo conteúdo ser discutido em mais de um parágrafo. Narrativa impessoal, formal e direta. Evite metáforas, gírias e informalidades. Faça um esquema organizando as seções indicando onde os conteúdos devem aparecer. Quando um parágrafo não apresenta referências, subentende que o parágrafo foi criado pelo autor do artigo.

22 Redação Tabelas e Figuras devem ser numeradas e legendadas. Tabelas, figuras e quadros devem apresentar fontes, mesmo que seja elaborado pelo autor do artigo. Elaboração do autor / acervo da pesquisa. Citação direta de grupos de entrevistados tem uma formatação diferenciada da citação direta de artigos, livros, teses, dentre outros. Revista: formatação específica conforme a ABNT.

23 Tipos de Plágio Mosaico: o autor modifica superficialmente alguns trechos originais e não faz citação / referência. Direto: cópia integral de uma frase / parágrafo sem indicar que é uma citação. Referência incorreta: deve-se indicar quando uma citação começa e termina. Além disso, deve-se usar as aspas para designar que é citação, se for dentro do parágrafo. Bricolagem: reunião de frases e trechos de vários fontes a fim de se elaborar um único texto. Integral: usar um trabalho completo de outro autor. Parcial: usar alguns trechos de um trabalho sem citação / referência.

24 Considerações finais A discussão dos conceitos oportuniza aos alunos dos curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos a pensarem em um projeto de intervenção nessa modalidade a fim de realizar uma pesquisa que investigue aspectos relevantes da EJA. Assim, deve-se compreender a pesquisa como um processo de construção de conhecimento que exige um percurso metodológico com fundamentação teórica, experimentação e aplicabilidade. Além do mais, espera que se consiga produzir um artigo sobre a pesquisa desenvolvida.

25 Referências DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 5 ed. Campinas: Autores Associados, DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo. 2 ed. São Paulo: Futura, ECO, Humberto. Como se faz uma tese em ciências humanas. 19 ed. São Paulo: Perspectiva, JUNIOR, Heitor Matallo. A problemática do conhecimento. In: CARVALHO, Maria Cecília. Construindo o saber. Campinas: Papirus, LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia. 6 ed. São Paulo: Atlas, LOPES, Náuplia. Metodologia do trabalho científico. Instituto Prominas.

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa Metodologia da Pesquisa Apresentação Nome Área de atuação Tema de interesse para pesquisa O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Especialização em Redes de Computadores Metodologia do Trabalho Científico Ciência e Conhecimento Científico Tipos de Conhecimento Antes de conceituar conhecimento científico, é necessário diferenciá-lo

Leia mais

DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG. Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas

DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG. Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas 1 MÉTODOS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO- TECNOLÓGICA DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas

Leia mais

Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy. Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte I)

Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy. Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte I) Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte I) Questão central O que é conhecimento? Existe mais de uma forma de conhecer?

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro.

MÉTODOS DE PESQUISA. O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. MÉTODOS DE PESQUISA O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2012 Evandro Prestes Guerreiro O Conhecimento Científico, Senso Comum

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7

Leia mais

Aula 6 Projetos de Pesquisa

Aula 6 Projetos de Pesquisa Metodologia Científica Aula 6 Projetos de Pesquisa Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Alice no País das Maravilhas ) Lewis Carroll (1832 1898 2 Problema Projeto de Pesquisa Planejamento

Leia mais

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador DISCIPLINA Requisitos do pesquisador PAPEL DA UNIVERSIDADE Extensão Serviço à comunidade local Ensino Transmissão do conhecimento científico UNIVERSIDADE Pesquisa Revisão e produção do conhecimento dito

Leia mais

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII SUMÁRIO Prefácio, XVII 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 1.1 Que é pesquisa?, 1 1.2 Por que se faz pesquisa?, 1 1.3 Que é necessário para fazer uma pesquisa?, 2 1.3.1 Qualidades pessoais do pesquisador,

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo Prof.: José Raimundo NORMAS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Superior: 2,5 cm. da borda superior da folha RESUMO Nome do autor(a) e Orientador(a)

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Aula 2 Construção de um Projeto de Pesquisa Revisão da Aula 1 Conhecimento, ciência e paradigma - Tipos

Leia mais

Tipos de conhecimento

Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Superficial, isto é, conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: expressa-se por frases como "porque o vi", "porque o senti",

Leia mais

Ciência e Sociedade. Aula Especialização em Gestão Escolar

Ciência e Sociedade. Aula Especialização em Gestão Escolar Ciência e Sociedade Aula Especialização em Gestão Escolar O desconhecido é um estado (situação) no qual prepondera o não dominado, o não possuído, a Relação homem e conhecimento O ser humano se situa em

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG Núcleo de Metodologia Científica Da prática de Pesquisa à produção do Artigo científico Profa. Ketiuce Ferreira Silva ketiuce@yahoo.com.br www.ketiuce.com.br Pedro

Leia mais

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Aula 6 A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Nosso Blog... 1 Nome do Projeto 7 Objetivos 2 3 Título Nome do Orientador Introdução 8 9 Metodologia Cronograma 4 Problema de Pesquisa 10 Referências

Leia mais

Introdução. Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software. Fabio Queda Bueno da Silva, 2010.

Introdução. Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software. Fabio Queda Bueno da Silva, 2010. Introdução Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software 1 Objetivos Ajudar a Planejar e Conduzir pesquisa experimental: Questões fundamentais sobre ciência e conhecimento científico e o papel

Leia mais

Método Científico. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Método Científico. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Método Científico Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates Definições de Ciência Etimologicamente, o termo ciência provém do verbo em latim Scire, que significa aprender, conhecer.

Leia mais

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Curso 2011

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Curso 2011 1. EMENTA Estratégias de Aprendizagem e Metodologias de Estudos. Visão geral da Metodologia do Trabalho Científico no que se refere ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos: resumo, relatório, fichamento,

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

Metodologia da Pesquisa. Metodologia Tecnológica

Metodologia da Pesquisa. Metodologia Tecnológica Metodologia da Pesquisa Metodologia Tecnológica O PROJETO DE PESQUISA O projeto de pesquisa é o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Deve oferecer

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza REFERENCIAL TEÓRICO METODOLGIA DE PESQUISA Referencial Teórico (CAPITULO 2) O referencial teórico contempla uma revisão da literatura referente aos assuntos abordados no desenvolvimento do trabalho. Deve

Leia mais

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Pesquisa Científica Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates O que é pesquisa? Em todos os cursos é exigido, da parte do estudante, alguma atividade de pesquisa. Tem sido quase

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO CURSO CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ PLANO DE ENSINO DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CARGA HORÁRIA - (h) CURRÍCULO SÉRIE / ANO 1.Série / 2012 TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

Leia mais

Objetivos. Conteúdo Programático UNIDADE I. Ciência: uma visão geral;

Objetivos. Conteúdo Programático UNIDADE I. Ciência: uma visão geral; Plano de Ensino Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 1º ano Carga Horária: 80 h/a - 67 h/r Docente: Márcia Gardênia Lustosa Pires Ementa

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon O QUE É METODOLOGIA CIENTÍFICA? Método, deriva da palavra grega methodos, que etimologicamente, pode ser assim dividida: a) meta

Leia mais

Conhecimento Científico e Ciência

Conhecimento Científico e Ciência Conhecimento Científico e Ciência CEA458 Metodologia de Pesquisa Aplicada à Computação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Ciência, Método, Pesquisa, Metodologia Científica

Ciência, Método, Pesquisa, Metodologia Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Ciência, Método, Pesquisa,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

Apresentação. Ementa. Ementa. Ementa. Referências 14/03/2017

Apresentação. Ementa. Ementa. Ementa. Referências 14/03/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Apresentação Técnica: Informática(IFCE) Secretária Escolar(FDR) Graduação: Bacharelado em Sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Código da Disciplina: NDC 138 Curso: Medicina Veterinária Período de oferta da disciplina: 1 p Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Mineração Série/Período: 2º ano Carga Horária:

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Metodologia Científica Curso: Engenharia Civil Código: Série: 1ªsérie Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: CH Prática: 40 CH Total: 40 Obs: Objetivos Gerais:- Apresentar

Leia mais

1 Natureza da Ciência Social, 1

1 Natureza da Ciência Social, 1 SUMÁRIO 1 Natureza da Ciência Social, 1 1.1 O conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiaridades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema da objetividade,

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA Parte 1

METODOLOGIA CIENTÍFICA Parte 1 UFPR DETF Curso de Engenharia Industrial Madeireira METODOLOGIA CIENTÍFICA Parte 1 AT073 Introdução a Engenharia Industrial Madeireira Prof. Dr. Umberto Klock METODOLOGIA CIENTÍFICA disciplina que "estuda

Leia mais

A PESQUISA CIENTÍFICA

A PESQUISA CIENTÍFICA A PESQUISA CIENTÍFICA CONCEITO e DEFINIÇÕES - A pesquisa surge quando temos consciência de um problema e nos sentimos impelidos a buscar a sua solução. (R. Mandolfo, citado em Asti Vera, 1976) - Investigação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO \ Universidade Castelo Branco Pós Graduação em Educação (Educação Matemática, Gestão Escolar Integradora, Pedagogia Empresarial, Psicopedagogia Institucional e Clinica) ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da construção do

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PÓS-GRADUAÇÃO EAD Proposta da disciplina PROPOSTA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica prepara o aluno para

Leia mais

A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses

A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses Profa. Dra. Fernanda Elisa Colla Jacques Março de 2018 A pesquisa científica é atividade intelectual sistemática (teórica e metódica) que visa à construção de

Leia mais

Metodologia Científica. Professora: Alessandra Martins Coelho

Metodologia Científica. Professora: Alessandra Martins Coelho Metodologia Científica Professora: Alessandra Martins Coelho 14/09/2012 Apresentação do Curso Ementa O Sistema acadêmico brasileiro. O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Modalidades

Leia mais

Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano

Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano 1 O acadêmico em fase de realização do TCC tem, entre outros, os seguintes deveres: I participar das reuniões convocadas pelo Orientador II cumprir

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Turno: Noturno Currículo 2003 Período 1º Tipo OBR CURSO: FILOSOFIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Total 72h 00 72h Habilitação / Modalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3213.1 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 2ª 02 34 1º/2010 OBJETIVOS

Leia mais

FMU ESCOLA DE DIREITO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FMU ESCOLA DE DIREITO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA 1 Graduação em Direito FMU ESCOLA DE DIREITO Autoria: Professor Doutor Irineu Francisco Barreto Junior. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA O presente roteiro apresenta algumas sugestões e explicações

Leia mais

Especialização em docência em saúde. METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA. Profa. Cida Praeiro

Especialização em docência em saúde. METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA. Profa. Cida Praeiro METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA Profa. Cida Praeiro Parte I. OLHAR PARA A HISTÓRIA: caminho para compreender a ciência hoje O que é ciência? Parte I. OLHAR PARA A HISTÓRIA: caminho para compreender

Leia mais

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA São Luis 2016 FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP CURSO DE... NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) TÍTULO: subtítulo da pesquisa (se houver) São Luís

Leia mais

CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO

CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MESTRADO 2017 PESQUISA EM EDUCAÇÃO Profa. Me. Kátia de Aguiar Barbosa Sábado 2 de dezembro de 2017 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA. Analisar a atualidade da pesquisa em

Leia mais

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018 Curso: Filosofia Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ Instituída pela Lei nº 10.425, de 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DE

Leia mais

CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO

CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO Ensino Médio 2º Ano - LPT Professor: Rafael Farias O conhecimento popular/empírico também pode ser designado vulgar ou de senso comum. Porém, nesse tipo de conhecimento,

Leia mais

O Pensamento Científico e os Projetos em Ciência e Tecnologia. Profa. Barbara Coelho

O Pensamento Científico e os Projetos em Ciência e Tecnologia. Profa. Barbara Coelho Disciplina Metodologia O Pensamento Científico e os Projetos em Ciência e Tecnologia O PENSAMENTO CIENTÍFICO Importância da pesquisa científica Formas de conhecimento humano Formas de conhecimento humano

Leia mais

ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O

ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O O QUE É UM PROJETO DE INTERVENÇÃO? Na perspectiva do desenvolvimento das habilidades e competência do eixo do Programa de Aprendizagem em Atenção

Leia mais

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA 4 1 PESQUISA Marlyse F. de C. Magalhães 1 Para uma melhor compreensão, iniciar-se-á no conceito da pesquisa e após explanar o conceito de acordo com os autores, explicará a finalidade de uma pesquisa.

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA PLANO DE ENSINO º SEMESTRE DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA PLANO DE ENSINO º SEMESTRE DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA 1 ANO PLANO DE ENSINO 2013 2º SEMESTRE DE 2013 DEPARTAMENTO 43 PRODUÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA 4306 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PROFESSOR RESPONSÁVEL

Leia mais

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Código: CTB-190 Pré-requisito: ----------

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Conteúdo Programático 1. Conhecimento, Ciência e Pesquisa: Definições e Características Metodologia Científica

Leia mais

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Uma das maiores queixas de qualquer estudante que realiza pesquisas de naturezas acadêmica ou científica é saber como formatar o seu projeto

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento PESQUISAS TEÓRICA PRÁTICA UNIVERSO GERAL DAS PESQUISAS ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - Quantitativa

Leia mais

Sobre Metodologia Científica

Sobre Metodologia Científica 2013 Sobre Metodologia Científica Sergio Scheer TC022 Introdução a Engenharia UFPR Motivação Para que serve Metodologia Científica? Ciência e Conhecimento A produção de Conhecimento: Pesquisa O Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Produção de Textos Científicos

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Produção de Textos Científicos Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004983A - Produção de Textos Científicos Docente(s) Teresa Cristina Bruno Andrade, Rosa Maria Manzoni Unidade Faculdade de Ciências

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) NBR 15287: SÍNTESE -

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) NBR 15287: SÍNTESE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) NBR 15287:2011 PROJETO DE PESQUISA - SÍNTESE - CONCEITO O Projeto de pesquisa é um intento, um plano mais ou menos detalhado das atividades que se pretende

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Realizar uma Monografia é uma das modalidades de pesquisa que o aluno dispõe como alternativa para o Trabalho

Leia mais

Apresentação dos resultados da pesquisa

Apresentação dos resultados da pesquisa Apresentação dos resultados da pesquisa Introdução Para toda pesquisa, há um resultado. Ao desenvolver uma investigação, o pesquisador deverá apresentar os frutos de sua pesquisa, quais foram os resultados

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica

Metodologia da Pesquisa Científica Metodologia da Pesquisa Científica Nome abreviado: TEO001-MPC Número do Curso: 001 Carga Horária: 45 horas Natureza: Obrigatória Modalidade: à distância I.EMENTA Metodologia da pesquisa científica e elaboração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio Plano de Seminários TC I 2015.2 Prof. Marcos Procópio Os 4 tipos de conhecimento. 1. Quais são? 2. Quais são seus respectivos papeis? 3. Dê exemplos. O que é e o que faz a ciência. 1. O que é ciência?

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC213 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 1 semestre de 2016 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação PROFESSORA MARILUCIA RICIERI Psicóloga Mestre em Educação METODOLOGIA CIENTÍFICA Vídeo Aula 1 Definição de Conhecimento Conhecimento Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO 1. INTODUÇÃO...01 1. 1. Importância do Projeto...01 1.2. Modelo de Projeto de Pesquisa...03. 2. O TEMA...04 2.1. Delimitação do Tema...04 3 JUSTIFICATIVA...

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Programa da Disciplina Objetivos: - Fornecer subsídios para os alunos delimitarem o tema de suas dissertações bem como definir a metodologia

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARFOR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS NO ESTADO DO PARANÁ Maria Josélia Zanlorenzi - UNESP Yoshie Ussami

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio, xv

SUMÁRIO. Prefácio, xv SUMÁRIO Prefácio, xv 1 Natureza da ciência social, 1 1.1 Conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiariedades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: CIÊNCIA E CONHECIMENTO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: CIÊNCIA E CONHECIMENTO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: CIÊNCIA E CONHECIMENTO PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio CIÊNCIA Etimologia: Ciência

Leia mais

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde C U R S O D E M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M E D U C A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L E M S A Ú D E Disciplina: Metodologia da Produção de Textos Acadêmicos Professores: Sergio Oliveira Neise

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das modalidades alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho

Leia mais

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA. Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen. Elaboração e apresentação de trabalhos científicos - artigos

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA. Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen. Elaboração e apresentação de trabalhos científicos - artigos DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Elaboração e apresentação de trabalhos científicos - artigos Metodologia Científica Profª Alessandra de Linhares Jacobsen

Leia mais

AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA

AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES PPGARTES AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA TÍTULO

Leia mais

Instrumentos da pesquisa

Instrumentos da pesquisa Instrumentos da pesquisa Introdução A pesquisa envolve diversos mecanismos para sua realização, desde a escolha do tema aos resultados, o seu processo de desenvolvimento necessita de certos instrumentos

Leia mais

I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA,

I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA, SUMÁRIO Prefácio, xv Parte I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA, 1 1 PROCESSO DE PESQUISA, 3 1.1 O processo de pesquisa: características e exigências, 4 1.2 Para que pesquisar?, 5 1.2.1

Leia mais

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA E JURIDICA Carga Horária: 72 (horas) 2º Período

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA E JURIDICA Carga Horária: 72 (horas) 2º Período I EMENTA Metodologia e epistemologia. Conceito de ciência. O trabalho científico: a construção do objeto. Métodos. Elaboração de hipóteses. Marco teórico e modelo de análise. Normas de produção acadêmica

Leia mais

2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS

2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Engenharia ENG 2510 Metodologia Científica e Tecnológica 2 CR Professor (a): Dra. Renata Medici Frayne Cuba (renatafrayne@hotmail.com) 1. EMENTA

Leia mais

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O CONHECIMENTO

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O CONHECIMENTO Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O CONHECIMENTO 1 O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece (Cognoscente) e o objeto ou fenômeno alvo da pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-graduação em Ciência Política

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-graduação em Ciência Política UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-graduação em Ciência Política Projeto de Dissertação de Mestrado Título do Projeto e subtítulo (é o resumo da proposta) Nome do Candidato (a) Pelotas Ano

Leia mais