A Tecnologia da Informação e a Assessoria de Imprensa na Era Digital 1. Palavras-chaves: Assessoria de Imprensa, Jornalismo On-line, Era Digital.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Tecnologia da Informação e a Assessoria de Imprensa na Era Digital 1. Palavras-chaves: Assessoria de Imprensa, Jornalismo On-line, Era Digital."

Transcrição

1 A Tecnologia da Informação e a Assessoria de Imprensa na Era Digital 1 Jamila Carvalho Pereira* Palavras-chaves: Assessoria de Imprensa, Jornalismo On-line, Era Digital. Resumo: Através das novas tecnologias, o modo como informações são trocadas vem sendo modernizado nos últimos tempos. A Internet tornou-se um fenômeno mundial, criando a comunicação mediada pelos computadores, onde o espaço já não é mais um problema. É a chamada Era Digital. Por atingir um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo e com custos bem baixos se comparados à divulgação tradicional de notícias, o jornalismo on-line tornou-se imprescindível em nossos dias. A Web já é considerada um novo Meio de Comunicação de Massa, já que reúne as características e o conteúdo das principais mídias com maior rapidez e praticidade. Uma das áreas que mais cresce no jornalismo atual é a Assessoria de Imprensa, que deveria estar presente em todas as instituições para que estas se relacionassem melhor com seu público interno, externo e com os veículos de comunicação. A Internet, quando utilizada corretamente, facilita o trabalho dos profissionais de Assessoria de Imprensa, pois uma de suas principais características a agilidade interessa a todo tipo de jornalista. Introdução As novas tecnologias da comunicação estão se transformando em um verdadeiro paradigma das sociedades modernas, revolucionando todas as esferas da vida social, tanto no mundo do trabalho (pela digitalização dos processos produtivos e por sua integração em rede), no universo da criação de produtos da mídia e até na indústria do entretenimento, que aponta para formas de lazer cada vez mais interativas e virtuais. Segundo Regina Vilella (1998, p. 24), a grande imprensa foi a primeira a utilizar a Internet para transmissão de notícias. A idéia era oferecer mais serviços para os consumidores de informação. Até então, os principais instrumentos desse canal de comunicação era o envio de mensagens e sons em arquivos multimídia para os assinantes de notícias, fazendo com que os usuários ganhassem a possibilidade de ter informações imediatas, além de receber as matérias quem mais lhes interessavam. Conforme publicação do Banco do Brasil (2001, p. 15), nos últimos anos, uma nova forma de fazer jornalismo ganhou espaço, investimentos e acentuada importância entre as mídias da imprensa: o jornalismo on-line. Com a explosão da Internet, a 1 Artigo apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Comunicação Organizacional - Profª Margareth Michel, do currículo do Curso de Comunicação Social Habilitação Jornalismo, da Universidade Católica de Pelotas. *Acadêmica de Jornalismo da Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas

2 maneira de transmitir notícias em tempo real (baseada na tecnologia de transmissão de dados por satélite) transformou-se. Ocuparam espaço considerável os chamados portais de informação. Os de maior audiência, em geral, estão associados ou pertencem às empresas da mídia tradicional. O jornalismo instantâneo mudou muito a rotina das empresas e de suas assessorias de imprensa. Implica redobrada atenção dos profissionais da área, executivos e fontes. Quando um repórter de agência on-line liga à procura de notícias, qualquer informação prestada independentemente da fonte, ainda que não preparada pode servir de insumo para os jornalistas. O jornalismo on-line é mais um aspecto para ser administrado nas entrevistas e na divulgação de notícias. Nas entrevistas e divulgações mais importantes já está se fazendo necessário um esquema especial para o jornalismo digital, pois os formadores de opinião estão o dia todo atentos à tela do computador. Esse jornalismo em tempo real divulga informações com velocidade muito grande e, por isso, com grau de verificação e checagem muito baixo. Penteado Filho (2003, p. 340) enfatiza que, segundo Toffler (1990), uma das principais características da nova era do conhecimento é a aceleração dos processos de mudança: das instituições, do governo, das empresas e da cultura. E continua: A revolução da comunicação, afirmam Lyle e Mc Leod (1993), é crescimento contínuo de nossa habilidade de trocar informações mais rapidamente e amplamente. Se fornecida em primeira mão, a informação pode dar uma vantagem competitiva a indivíduos e empresas e pode vendê-la se ela tiver uso para outros. Para Penteado Filho (2003, p. 341) o computador, que é um facilitador da comunicação pessoal e tem a faculdade de executar tarefas repetitivas com grande velocidade e exatidão, cresce com a incorporação da multimídia e vai integrando diversos meios de comunicação, tirando proveito do que existe de melhor em cada um. Essa faculdade de integração de meios também é característica da rede mundial de computadores, mais conhecida como Internet. Ele cita ainda que Graham (1997) compara o desenvolvimento da Internet ao nascimento de um novo paradigma de cultura e de comunicação: o modelo da rede mundial de computadores torna fácil e barato a distribuição e o acesso a qualquer forma de dados digitais por qualquer pessoa empresa ou consumidor com enormes conseqüências para a economia, a cultura e a sociedade.

3 Comunicação de massa Para entendermos o que são os Meios de Comunicação de Massa (MCM), é preciso antes definir o que é massa. Conforme Penteado (2003, p. 342), Freidson (1953) conceituou massa como um grupo composto por indivíduos que não se conhecem, estão espacialmente separados um do outro e não podem interagir ou trocar experiências. Segundo este autor, a massa é heterogênea, não tem liderança definida e nenhuma ou difusa organização social. O método apropriado para estudar a massa dá a cada indivíduo um peso igual, classificando-o segundo atributos demográficos como idade, sexo, dados socioeconômicos e educação. Portanto, as reações de cada indivíduo em uma massa seguem as de seus atributos demográficos e pessoais. Assim, informações, programas e campanhas destinados a massas são mais eficientes quando divulgados por meios de comunicação de massa. De acordo com publicação do Banco do Brasil (2001, p. 18): Aos produtores de informação, interessa saber que a Internet coloca na berlinda as grandes audiências de massa. Na rede, as fontes estarão se dirigindo a públicos específicos, segmentados. Em vez da massa despersonalizada da TV, numerosos e distintos grupos de audiência. O usuário da Internet, afinal, pode acessar bancos de dados e serviços com base em sua própria agenda, para o atendimento de demandas particulares Dados, informação, sistemas e conhecimento De acordo com Reynolds (1992), cita Penteado (2003, p. 342), dado seria uma reunião de fatos não organizados que não foram processados e transformados em informação. Ele acrescenta que nem sempre os dados que necessitamos estão disponíveis em formas utilizáveis. Já informação é o dado que alguém considera útil para um propósito imediato. Os dados devem ser processados de alguma forma para serem convertidos em informação utilizável. E sistema seria um grupo de elementos inter-relacionados organizado para atingir um propósito comum. Todos esses elementos têm uma razão lógica, e trabalham a fim de atingir o objetivo do sistema em vez de terem seus próprios objetivos. O mesmo autor afirma que organizações bem-sucedidas devem reunir dados, analisa-los para criar a informação, dissemina-las para o público apropriado e interpretála. A habilidade de uma organização em reunir dados, interpretá-los e agir rapidamente

4 com base nesses dados é uma característica que pode distinguir vencedores e perdedores em um mercado altamente competitivo. Penteado (2003, p. 343) segue dizendo que, para Nonaka e Takeuchi (1997, p. 63), uma informação pode ser encarada de duas formas: pelo volume (como a informação sintática) e pelo significado (como a informação semântica). Em termos de criação de conhecimento, a última é mais significativa, pois concentra-se no significado transmitido. Logo; A informação é um fluxo de mensagens, enquanto o conhecimento é criado por esse próprio fluxo de informação, ancorado nas crenças e nos compromissos de seu detentor. Essa compreensão enfatiza que o conhecimento está essencialmente relacionado com a ação humana. (NONAKA E TAKEUCHI: 1997, p. 64) As Assessorias de Imprensa Conforme Penteado Filho (2003, p. 347), as assessorias de comunicação social são, de maneira geral, divididas entre os jornalistas, que são os assessores de imprensa e os mediadores com o ambiente externo; e os relações públicas, que cuidam em geral do público interno, dos eventos e da maioria das pesquisas. Com a Internet, continua Penteado, o processo antigamente lento e desarticulado de formação de públicos descrito por Freidson (1953) acelera-se e organiza-se rapidamente. As massas podem ultrapassar sua característica de estar espacialmente separadas, achar interesses convergentes na rede e formar, instantaneamente, públicos motivados e bem maiores, nas infinitas salas virtuais de discussão disponíveis e fóruns e listas cada vez mais específicas. Conseqüentemente, consumidores e clientes podem organizar-se em torno de um tema comum, fazerem campanhas on-line, elogiar ou criticar, em websites específicos, uma organização ou seus produtos. Informações truncadas ou erradas podem espalhar-se rapidamente pela web. Para Holtz (1999, p. 21), as audiências não estão mais limitadas ao papel tradicional de consumidores de informação, podendo interagir entre si e com as organizações de seu interesse. Segundo Penteado Filho (2003, p. 348), a imagem da organização passa a ter como referência o valor da informação dada, nas listas e/ou clientes via . Na opinião dele, uma lista de discussão de aficionados pode ser um importante instrumento para monitorar o desempenho de um novo produto e/ou descobrir problemas, mais ainda quando surgem reclamações na lista: além de providências técnicas para corrigir a falha, os clientes podem receber instruções se for o caso sobre como corrigir o problema.

5 Com o correio eletrônico e a Internet, a organização pode não só controlar o que acontece nas listas de discussão e nos fóruns de seu público-alvo, como também distribuir releases mais rapidamente, para mais jornais e para editores específicos. As informações em meio eletrônico já vem digitalizadas, facilitando e agilizando a edição e distribuição do veículo. Outra vantagem da Internet é a redução de custos. Como é instantâneo, o pode atingir milhares de jornais e jornalistas em questão de minutos. Através de outros meios, como fax e carta, haveria muito mais gastos e tempo perdido. Excesso de informação nos MCM Outra característica da nossa nova sociedade da informação é o excesso de informação. Por ser bem mais fácil e acessível, o número de releases via recebido pelos editores multiplica-se a cada ano, como já era de se esperar devido à aceleração da velocidade de troca e circulação da informação na era digital. Editores e assessores de imprensa precisam recriar suas funções e rotinas de trabalho para lidar com isso, tirando as informações importantes e vitais do meio de tanta informação irrelevante que engarrafam nossas caixas de . Penteado Filho (2003, p. 349) coloca que secretárias não são as melhores pessoas para fazerem esse tipo de tarefa distinguir o que deve ou não ser publicado. Por isso, sempre que possível o tratamento e o selecionamento da informação a ser publicada ou divulgada deve ser feito pelo próprio editor ou gerente ou, então, por seus diversos subeditores ou subgerentes qualificados para a função. Álvaro Benevenuto Jr. (2000, p. 35), professor da Unisinos, vê a questão da seguinte maneira: A opção de escolher o que interessa somente ao indivíduo obriga a comunicação de massa a se especializar naquilo que é sensível à pessoa. A criação de programas de computadores que filtrem, classifiquem, estabeleçam prioridades e gerenciem os múltiplos veículos: computadores que leiam jornais, assistam à televisão e que ajam como editores, transferem as responsabilidades da inteligência, que vai para o receptor. O transmissor (veículos) envia bits para todo mundo, indiscriminadamente. De acordo com a publicação do Banco do Brasil (2001, p. 47); Os meios de informação em tempo real são menos zelosos do que os meios tradicionais na verificação das informações. O problema é que essas informações nem sempre são do interesse jornalístico ou estão suficientemente verificadas.

6 Ações da Assessoria de Imprensa na Internet Assim como cita José Antônio Meira (2000, p. 90), o correio é a aplicação mais útil utilizada na Internet. Ele não se refere apenas às trocas de mensagens instantâneas, os chamados bate-papos, mas à troca de qualquer tipo de arquivo de computador. Isso inclui produtos e serviços feitos ou prestados pela Assessoria de Imprensa como o Release (matéria pronta enviada para os veículos com o intuito de publicação), o Clipping Eletrônico (compilação de matérias publicadas nos diversos veículos de comunicação, organizado a partir da leitura, acompanhamento e seleção das notícias que interessam ao assessorado), os Boletins e Panfletos On-line (a elaboração de seus textos e imagens é de responsabilidade da Assessoria, que também deve estar ciente e aprovar as listas de distribuição) e os Sites (páginas onde o jornalista deve atuar na definição do conteúdo e na edição, assim como na aprovação do design do site feito por profissionais especializados). No mundo on-line, algumas normas de etiqueta devem ser observadas pela Assessoria de Imprensa quanto à entrega e à disponibilização da informação. Uma delas é evitar mandar releases e mensagens a pessoas que não pediram ou não autorizaram o envio de informações. Outra diretriz importante é identificar muito bem seu release eletrônico, poupando assim o tempo do jornalista, editor ou subeditor que receberá a informação. Uma boa dica é mostrar o resumo daquilo que se trata o texto logo no início. Penteado (2003, p. 350) diz que a Assessoria deve aplicar parte do seu tempo na construção de sua própria base/lista de jornalistas de sua área de interesse, conhecendo todos muito bem para saber como cada um prefere receber seu material de divulgação. Além de distribuir releases a uma lista de jornalistas que interessam à organização, outro meio de disponibilizar a informação tem feito sucesso: a Sala de Imprensa. Seria uma página, dentro do site da organização, desenvolvida especificamente para jornalistas e editores, reunindo informações como notícias, eventos, posicionamentos, lista de contatos, banco de imagens e outros. Lembrando que os informativos eletrônicos devem ter razoável velocidade de visualização nas páginas, pois praticamente ninguém está disposto a esperar mais de cinco minutos para ver uma página ou carregar um informativo. Um antigo problema das Assessorias de Imprensa o alto custo da distribuição de fotos pode ser resolvido através da criação de um banco de imagens com fotos

7 disponíveis para consulta e busca na Internet. Basta o interessado clicar (abrindo o release em ou link apontado) para receber a imagem em seu computador. Segundo Penteado (2003, p. 357): O site da organização também é o lugar nobre para abrigar informações e posicionamentos quando ocorre alguma crise ou, ainda, para reforçar campanhas publicitárias e educativas. No caso, as respostas e o material de apoio e reforço aos eventos podem ser armazenados em local de fácil acesso, democratizando o uso desse recurso. Ele ainda conclui dizendo que o site da organização deve conter todas as suas informações mais demandadas ou, pelo menos, suprir um conteúdo mínimo de informações e dispor de uma boa estrutura lógica, organizada para facilitar o trabalho de quem procura. Mas não basta a instituição assessorada possuir uma página na Web. Como disse Álvaro de Castro (2000, p. 112), de nada adianta se empregar as mais modernas técnicas de marketing digital se estas não chegam ao cliente: Sites lentos desmotivam o cliente a seguir comprando. Outro problema que o autor cita é os sites malfeitos. Considerações finais Vimos muitos sites que, julgando pela quantidade de artifícios técnicos totalmente dispensáveis e obsoletos contadores de visita, se vê claramente que foram desenvolvidos pelo pessoal interno da empresa como uma tentativa frustrada de estar na net a qualquer custo, com o a qualquer custo significando realmente da maneira mais barata possível. Costumo dizer que um site na Web é como um anúncio na TV, à medida que ambas são mídias (...). Como se pode concluir, a Internet é um meio de comunicação que se expande a cada dia. A informação e a comunicação ainda permanecem fundamentais nas sociedades, mas vem se modernizando através das novas tecnologias, entre elas, os computadores e sua rede mundial. A Internet criou novas formas de interação e de relacionamento social, provocou maior alcance da comunicação independente de espaço, pressionou as instituições a aumentou sua agilidade. Sendo o mais atual Meio de Comunicação de Massa, a Internet consiste em um fenômeno mundial e afeta diretamente o trabalho jornalístico, já que os profissionais da área de jornalismo precisam estar sempre atualizados, promovendo busca e divulgação rápida de informações. Conseqüentemente, as Assessorias de Imprensa não poderiam ficar de fora dessa nova forma de disponibilizar notícias.

8 Por tratar-se de um meio ágil, rápido e popular, os assessores devem empenharse para trabalhar corretamente neste fenômeno mundial que é a Internet. Estamos vivendo uma Era Digital, onde as tecnologias da informação estão tomando conta do mercado. Logo, a competência nessa área por parte das Assessorias de Imprensa acaba resultando em mais sucesso e credibilidade à instituição que assessora. Sabendo fazer um trabalho prático e sério, como mandar informações somente a quem as deseja e fazer um site organizado que pode ser acessado rapidamente, quem trabalha com a Web só tem a ganhar: Tanto os jornalistas que assessoram determinada pessoa ou instituição como aqueles que recebem as notícias e são responsáveis pela publicação das mesmas terão seu trabalho facilitado. Para pessoas dedicadas, a Internet abre um amplo horizonte profissional. Referências Bibliográficas: CASTRO, Álvaro de. Propaganda e Mídia Digital: a Web como a grande mídia do presente. Rio de Janeiro, Qualitymark: DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia Teoria e Técnica (capítulo 19). São Paulo, Atlas: ESTRATÉGIA, MARKETING E COMUNICAÇÃO, Banco do Brasil. A Mídia e a Construção da Imagen Empresarial. Brasilia, Banco do Brasil: FENAJ, Federação Nacional dos Jornalistas. Manual dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação. Brasília, Fenaj: 2001 PUCRS, UFRGS, ULBRA, UNISINOS; Cursos de Comunicação da. Tendências na Comunicação. Porto Alegre, L&PM Editores: PUCRS, UFRGS, ULBRA, UNISINOS; Cursos de Comunicação da. Tendências na Comunicação (vol. 2). Porto Alegre, L&PM Editores: PUCRS, UFRGS, ULBRA, UNISINOS; Cursos de Comunicação da. Tendências na Comunicação (vol. 3). Porto Alegre, L&PM Editores: VILLELA, Regina. Quem Tem Medo da Imprensa? Como e quando falar com jornalistas. Rio de Janeiro, Campus: 1998.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa.

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. A Fran Press está de cara nova, mantendo a sua reconhecida identidade estratégica. Nos tempos atuais

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião Pesquisas de Mercado Online 1. Apresentação O que é a Pesquisadireta? A Pesquisadireta é uma empresa de pesquisas de opinião e mercado exclusivamente online. De uma forma rápida e flexível, sua empresa

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

A Comunicação Organizacional e a Mídia o papel dos meios de comunicação na construção da imagem empresarial para o público externo 1

A Comunicação Organizacional e a Mídia o papel dos meios de comunicação na construção da imagem empresarial para o público externo 1 A Comunicação Organizacional e a Mídia o papel dos meios de comunicação na construção da imagem empresarial para o público externo 1 Bárbara Fernandes Valente da Cunha 2 * Palavras-chaves: Comunicação

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

Feimafe Informações Gerais

Feimafe Informações Gerais Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Feimafe Informações Gerais Sumário

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Processos da Assessoria de Comunicação - 2013

Processos da Assessoria de Comunicação - 2013 Introdução A Assessoria de Comunicação do Grupo Educacional Unis foi criada para atender demandas relativas à promoção das ações e realizações da organização através de propagandas e comunicação interna

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

Introdução. Introdução

Introdução. Introdução Introdução 1. Conheça a sua taxa de conversão 2. Usabilidade e navegabilidade 3. Pense mobile 4. Seja relevante 5. Tenha CTAs atraentes 6. O teste AB é fundamental Conclusão Introdução Conhecer os números

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Assessoria de Imprensa e Media Training

Assessoria de Imprensa e Media Training Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Comunicação Social Habilitação: Relações Públicas Disciplina: Assessoria de Comunicação Profª. Nadege Lomando Assessoria de Imprensa e

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

Imagem corporativa e as novas mídias

Imagem corporativa e as novas mídias Imagem corporativa e as novas mídias Ellen Silva de Souza 1 Resumo: Este artigo irá analisar a imagem corporativa, mediante as novas e variadas formas de tecnologias, visando entender e estudar a melhor

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA Mailing de imprensa e ferramenta de distribuição de e-mails (e-mail marketing) 1. Da justificativa A Assessoria de

Leia mais

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados 5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados Ao longo da história o boca a boca sempre se mostrou como um meio eficaz de promoção de produtos e serviços, como advento da Internet esse poder

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

O Jornal. A Contagem TV. Distribuição. Estatísticas. Por quê? Público Alvo. Publicidade. Contatos

O Jornal. A Contagem TV. Distribuição. Estatísticas. Por quê? Público Alvo. Publicidade. Contatos w w w. d i a r i o d e c o n t a g e m. c o m. b r w w w. c o n t a g e m t v. c o m. b r O JORNAL DIÁRIO DE CONTAGEM ONLINE é um site de notícias atualizado diariamente e é o primeiro jornal da região

Leia mais

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online Capítulo 9 Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online 9.1 Introdução a Internet A palavra Internet é o resultado da junção dos termos inter (internacional) e net (rede), e é o nome da grande rede mundial

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Cooperativismo Brasileiro

Cooperativismo Brasileiro Informação e conhecimento para o Cooperativismo Brasileiro A MundoCoop é uma empresa de comunicação especializada no setor cooperativista. Com a missão de transformar informação em conhecimento, a MundoCoop

Leia mais

Visite o hotsite do livro: http://bit.ly/1ysv0da

Visite o hotsite do livro: http://bit.ly/1ysv0da Este ebook possui 5 dicas práticas avançadas de Facebook Ads que foram retiradas do novo livro que estamos escrevendo, chamado Facebook Marketing Avançado, que vai possuir muitas outras dicas práticas,

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre.

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre. A AVY COMUNICAÇÃO A AVY Comunicação é uma agência de comunicação e marketing que desenvolve diferentes soluções utilizando a experiência e criatividade de sua equipe para gerar valor institucional, fidelidade

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR Central Cliente Questor (CCQ) O que é a Central Cliente Questor? Já é de seu conhecimento que os Usuários do sistema Questor contam com uma grande ferramenta de capacitação e treinamento no pós-venda.

Leia mais

Mídia kit CanaOnline 2014 2015. revista digital do setor sucroenergético. sucroenergético.

Mídia kit CanaOnline 2014 2015. revista digital do setor sucroenergético. sucroenergético. Mídia kit Mídia CanaOnline 2014 2015 revista digital AA revista digital do setor sucroenergético sucroenergético. O jornalismo mais premiado do setor sucroenergético Clivonei Roberto e Luciana Paiva recebem

Leia mais

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC.

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC. Conheça melhor os sistemas Masterix: O que é SMGC? O Sistema Masterix de Gestão de Conteúdo é um conjunto de ferramentas de atualização dinâmica que permitem aos nossos clientes o abastecimento e atualização

Leia mais

Eventos e Multimídia MINISTÉRIO DA SAÚDE. Eventos e. multimídia

Eventos e Multimídia MINISTÉRIO DA SAÚDE. Eventos e. multimídia MINISTÉRIO DA SAÚDE Eventos e Multimídia Eventos e multimídia Brasília 2014 Eventos e Multimídia O DATASUS Departamento de Informática do SUS/Ministério da Saúde foi criado em 1991. A criação do Departamento

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

multi media soluções em comunicação

multi media soluções em comunicação multi media soluções em comunicação PARANÁ multi media multi media 1 MI DE HABITANTES NA REGIÃO R$18 BI POTENCIAL DE CONSUMO R$ 12 BI EM INVESTIMENTOS NA REGIÃO 1º NO RANKING INDUSTRIAS R$ 18 BI PIB DA

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Comunicação Integrada. Comunicação Descomplicada.

Comunicação Integrada. Comunicação Descomplicada. Comunicação Integrada. Comunicação Descomplicada. COMUNICAÇÃO ONTEM, HOJE E AMANHÃ. Ações isoladas de comunicação geralmente apagam o incêndio, mas não resolvem todos os problemas. E sabe por quê? Simples.

Leia mais

RESUMO EXECUTIVO realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais

RESUMO EXECUTIVO realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais RESUMO EXECUTIVO Muito tem se falado em era da informação, informação é poder, etc. Mas o que realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais que

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Módulo II - Aula 3 Comunicação

Módulo II - Aula 3 Comunicação Módulo II - Aula 3 Comunicação O surgimento da comunicação entre as pessoas por meio de computadores só foi possível após o surgimento das Redes de Computadores. Na aula anterior você aprendeu sobre a

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA MAIS VENDAS E MENOR CUSTO DE MARKETING! UMA FERRAMENTA COMPLETA PARA IMPACTAR O CLIENTE CERTO, NA HORA CERTA, COM A MENSAGEM CERTA E NO CANAL CERTO. A Jeenga é uma plataforma

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Disciplina: Comunicação Pública Professores: Ellis e Asdrubal Aluno: João Paulo Apolinário Passos Universidade de Brasília Assessoria de Imprensa em Comunicação Pública e Governamental Prefeitura de Curitiba

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

Sistemas Colaborativos Simulado

Sistemas Colaborativos Simulado Verdadeiro ou Falso Sistemas Colaborativos Simulado 1. Todos os tipos de organizações estão se unindo a empresas de tecnologia na implementação de uma ampla classe de usos de redes intranet. Algumas das

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Site institucional da Secretaria de Saúde de Goiânia como comunicação estratégica¹

Site institucional da Secretaria de Saúde de Goiânia como comunicação estratégica¹ Site institucional da Secretaria de Saúde de Goiânia como comunicação estratégica¹ Serena Veloso GOMES² Thamara Rocha Ribeiro FAGURY³ Kalyne Menezes SOUZA4 Silvana Coleta Santos PEREIRA5 Universidade Federal

Leia mais

RADIOLOGIA DIGITAL. Conceitos Básicos. Eizo Soluções Médicas

RADIOLOGIA DIGITAL. Conceitos Básicos. Eizo Soluções Médicas Eizo Soluções Médicas Conceitos Básicos RADIOLOGIA DIGITAL Entenda os conceitos, termos e a história da radiologia ; os benefícios, desafios e o futuro da radiologia digital INTRODUÇÃO Para profissionais

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail.

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail. CURSO: Orientações MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links Curso 3/3 2009 Contato com o suporte: Tel.:11-3857-9007 ramal 4 Fax.: 11-3857-9007 ramal 211 Cellular: 11-9333-21 E-mail.: suporte@webcontabil.com.br

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados.

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. 2/20 Tópicos 1Introdução...3 2O que é Gestão à Vista?...3 3Como é a Gestão à Vista

Leia mais

Soluções Inteligentes

Soluções Inteligentes Soluções Inteligentes APRESENTAÇÃO A TOPO INTELLIGENCE iniciou suas atividades na cidade de Barreiras em 2008, oferecendo a mais completa solução em gerenciamento de informações para atender todos os segmentos.

Leia mais

www.boaspraticasnet.com.br

www.boaspraticasnet.com.br Destaque sua empresa no primeiro SISTEMA 360º DE COMUNICAÇÃO do país voltado exclusivamente para o controle de qualidade nos mercados farmacêuticos, veterinários, cosméticos e correlatos: o SISTEMA BOAS

Leia mais

NOTÍCIA INSTITUCIONAL: IMAGEM INSTITUCIONAL

NOTÍCIA INSTITUCIONAL: IMAGEM INSTITUCIONAL NOTÍCIA INSTITUCIONAL: IMAGEM INSTITUCIONAL RESUMO Caroline Ferreira 1 O objetivo deste artigo é falar sobre Noticia institucional e o interesse cada vez maior das empresas em cuidar da sua imagem institucional.

Leia mais

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Morgana Hamester História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Contexto atual Modelização digital contemporaneidade;

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Índice. Introdução... 3 Conhecendo Ambiente de estudo... 4

Índice. Introdução... 3 Conhecendo Ambiente de estudo... 4 Página 1 Índice Introdução... 3 Conhecendo Ambiente de estudo... 4 O QUE É EDUCAÇÃO A DISTANCIA (EAD)?... 4 O que é necessário para estudar em ead?... 4 Quais são as vantagens de estudar a distância?...

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

Web Analytics (Google analytics, Web trafic XITI, Coremetrics, etc.); Ferramentas de gestão de listas de e-mails (Mailchimp, constant contact, etc.

Web Analytics (Google analytics, Web trafic XITI, Coremetrics, etc.); Ferramentas de gestão de listas de e-mails (Mailchimp, constant contact, etc. Nos dias de hoje a geração de Leads na internet se tornou uma grande responsabilidade, entretanto, devido as diversas opções de ferramentas e de canais como email marketing, web site, CRM, redes sociais,

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz.

Tec Triade. Brasil. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. Seu porta-voz na sociedade digital. Em um universo sem limites, sua marca precisa de uma comunicação sem limites. Precisa de um porta-voz. A é uma agência de Comunicação Integrada, com uma equipe especialista

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Manual com normas para solicitação de produção e publicação de material informativo jornalístico no site, lista de

Leia mais

As oportunidades de utilização do SMS no marketing político

As oportunidades de utilização do SMS no marketing político As oportunidades de utilização do SMS no marketing político "Dicas e oportunidades para mobilização de massas através de mensagens curtas de texto via SMS e marketing de permissão." por Rubem Didini e

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais