Sequenciamento de Nova Geração (NGS) Msc. Frederico Schmitt Kremer // doutorando PPGB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sequenciamento de Nova Geração (NGS) Msc. Frederico Schmitt Kremer // doutorando PPGB"

Transcrição

1 Sequenciamento de Nova Geração (NGS) Msc. Frederico Schmitt Kremer // doutorando PPGB

2 Nos episódios anteriores...

3 Sequenciamento Clássico Engloba os métodos desenvolvidos por Sanger et al (1977) e Maxam & Gilbert (1977). Frederick Sanger Por questões de praticidade, o método de Sanger acabou se tornando o padrão ouro para sequenciamento até os anos Walter Gilbert

4 Sequenciamento Clássico Engloba os métodos desenvolvidos por Sanger et al (1977) e Maxam & Gilbert (1977). Frederick Sanger Por questões de praticidade, o método de Sanger acabou se tornando o padrão ouro para sequenciamento até os anos Walter Gilbert

5 Sequenciamento capilar

6 Vantagens do método de Sanger Alta confiabilidade. Possibilidade de leituras com até 1 Kb. Baixo custo / amostra. Ideal para estudo de genes específicos.

7 mas... Baixo throughput. Grande dificuldade para sequenciar genomas, transcriptomas e metagenomas. No máximo 96 amostras por vez.

8 Plataformas de NGS

9 Roche 454 Segunda Geração

10 454 Primeira plataforma de Next Generation Sequencing (NGS). Lançado em 2004 pela empresa Roche. Utiliza como como base o piro-sequenciamento. Leituras relativamente menores que as obtidas pelo método de Sanger (~700 bp).

11

12

13 454: Vantagens Tamanho de leitura comparável ao obtido pelo método de Sanger. Alto throughput. Disponibilidade de vários tipos de bibliotecas (single-end, paired-end e mate-pair).

14 454: Desvantagens Problema em regiões homopoliméricas.

15 Illumina (Solexa) Segunda Geração

16 Illumina Atualmente o padrão-ouro para muitas das análises de NGS. Utiliza como como base o sequenciamento por síntese (SBS). Três linhas de equipamentos: MiSeq, NextSeq e HiSeq. Metodologia extremamente versátil e barata. Leituras de 30 bp nas primeiras versões, e agora de 120x2 em HiSeq e 250x2 em MiSeq.

17 Illumina Illumina MiSeq.

18 Illumina Illumina Lane.

19

20 Illumina: Vantagens Alto throughput (principalmente nas versões HiSeq). Extremamente versátil. Grande variedade de protocolos para sequenciamento e análise de dados. Padrão da indústria.

21 Serviço de sequenciamento NGS Centros de pesquisa Empresas nacionais

22 454: Desvantagens Problema em regiões com extremo de conteúdo GC (GC%).

23 SOLiD Segunda Geração

24 SOLiD Plataforma de sequenciamento de ultra-high throughput. Baseado em hibridização e ligação. Permite o sequenciamento de genomas e transcriptomas com alta confiabilidade e cobertura (depth / coverage). Trabalha com leituras extremamente curtas (30-50 bp). Suporte à leituras mate-pair.

25 ABI SOLiD

26 Sequenciamento por ligação

27 Sequenciamento por ligação

28 Vantagens Alta cobertura. Excelente para identificação de SNPs e INDELs. Alta acurácia.

29 Desvantagem Problemático para para montagem de novo de genomas devido ao tamanho das leituras. Grande volume computacional. de dados exige grande capacidade O equipamento e reagentes são caros se comparado às tecnologias Illumina Ion Torrent.

30 Ion Torrent Segunda Geração

31 Ion Torrent Plataforma de sequenciamento atualmente distribuída pela Thermo Fisher (antiga life technologies). Baseada em sequenciamento semicondutor (por ph). Plataforma focada em velocidade e praticidade (é considerada a mais rápida para sequenciamento de genomas). Baixo custo.

32 Ion Torrent Ion Torrent PGM Ion Torrent S5

33 Sequenciamento semicondutor Ion Torrent Chip (316) Ion Torrent Chip (estrutura)

34 Sequenciamento semicondutor Ion Torrent Chip loading

35 Vantagem Equipamento e reagentes são baratos. Menos de 1 dia para se preparar o DNA e obter os dados do sequenciamento.

36 Desvantagem Problema com sequências homopoliméricas (da mesma forma que o 454).

37 PacBio Terceira Geração

38 PacBio Primeira tecnologia comercial de terceira geração. Possibilita a geração de reads com até 20 Kb. Baseada em sequenciamento de molécula individual em tempo real, e análise se cinética da polimerase.

39

40

41 Vantagens Leituras longas facilitam o processo de montagem de genomas e transcriptomas. Análise de cinética enzimática possibilita a identificação de modificações em bases, incluindo modificações epigenética.

42 Desvantagens As primeiras versões apresentavam uma alta taxa de erro (~10% da bases). Problemas com reads quiméricas que são formadas durante o preparo do DNA. Custo elevado do equipamento e dos reagentes.

43 Oxford Nanopore Terceira Geração

44 Oxford Nanopore Sequenciamento baseado na análise do sinal elétrico gerado pela passagem de um fragmento de DNA por um poro proteico transmembrânico. Tecnologia extremamente portátil. Sequenciador descartável. Leituras > 20 Kb.

45 Oxford Nanopore

46 Oxford Nanopore

47 Oxford Nanopore

48 Vantagens Leituras longas equiparáveis às da PacBio. Equipamento barato (mas descartável) (~1000 dólares). Portabilidade permite o uso do sequenciamento de nova geração em pesquisas de campo.

49 Desvantagem Alta taxa de erros. Ainda em estágio beta. Poucos protocolos disponíveis.

50 Bibliotecas de NGS

51 Single-end Sequenciamento de apenas uma das extremidades dos fragmentos da amostra. Forma mais simples (e barata) de biblioteca. Também denominada biblioteca de fragmento.

52 Paired-end Sequenciamento de ambas as extremidades dos fragmentos da amostra. Sequências podem ser sobreponíveis ou espaçadas. Disponível para 454 e Illumina, sendo hoje o padrão de facto.

53 Paired-end

54 Mate-pair Similar ao sequenciamento paired-end, mas com um espaçamento maior entre as leituras. Mais cara, e com maior taxa de erros (false-mates). Também denominada jump library.

55 Mate-pair

56 Aplicações

57 Whole-Genome Shotgun (WGS) Democratizada pelo NGS. Sequenciamento, montagem anotação de genomas. e Genomas rascunho e finalizados. Resultou em um crescimento exponencial no número de genomas disponíveis em banco de dados públicos.

58 Whole-Genome Shotgun (WGS)

59 WGS: Pangenoma

60 RNA-Seq Sequenciamento de mrna e mirnas através do cdna. Análise pode ser de novo ou guiada por um genoma de referência. Pode ser utilizada para comparar o efeito de diferentes condições na expressão gênica.

61

62 RNA-Seq: expressão diferencial

63 Análise de Variantes Identificação de regiões mutadas ou divergentes em relação à uma sequência de referência. INDELs, SNPs e CNVs são as mais analisadas.

64 Sequenciamento de Exoma

65 Metagenômica Sequenciamento do total DNA de uma amostra.

66 Single-cell sequencing

67 Dúvidas?

68 facebook: /frederico.schmittkremer

69 Obrigado! ^^

UFPel CDTec PPGB. Plataformas de NGS. Frederico Kremer

UFPel CDTec PPGB. Plataformas de NGS. Frederico Kremer UFPel CDTec PPGB Plataformas de NGS Frederico Kremer Pelotas 2016 Plataformas Sequenciamento de Sanger Desde a sua publicação, em 1977, o método de Sanger vem sendo amplamente utilizado como padrão-ouro

Leia mais

Introdução às Tecnologias de Sequeciamento: Sanger e Nova Geração (NGS)

Introdução às Tecnologias de Sequeciamento: Sanger e Nova Geração (NGS) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus de Jaboticabal Introdução às Tecnologias de Sequeciamento: Sanger e Nova Geração (NGS) Dr. Camila

Leia mais

Introdução às Tecnologias de Sequeciamento: Sanger e Nova Geração (NGS)

Introdução às Tecnologias de Sequeciamento: Sanger e Nova Geração (NGS) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus de Jaboticabal Introdução às Tecnologias de Sequeciamento: Sanger e Nova Geração (NGS) Dr. Camila

Leia mais

Análise de SNPs. MSc. Frederico Schmitt Kremer Doutorando do PPGB (UFPel)

Análise de SNPs. MSc. Frederico Schmitt Kremer Doutorando do PPGB (UFPel) Análise de SNPs MSc. Frederico Schmitt Kremer Doutorando do PPGB (UFPel) O minicurso Objetivos Parte teórica: Apresentar os principais conceitos relacionados à análise de variantes, com ênfase em abordagens

Leia mais

SEQUENCIAMENTO DE DNA

SEQUENCIAMENTO DE DNA Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas Programa de Pós Graduação em Biotecnologia e Biociências SEQUENCIAMENTO DE DNA Patrícia H. Stoco Edmundo C. Grisard Sequenciamento DNA:

Leia mais

NGS NEXT GENERATION SEQUENCING

NGS NEXT GENERATION SEQUENCING NGS NEXT GENERATION SEQUENCING PRINCÍPIOS BÁSICOS Carla Daniele de Godoy Assessora Científica do Laboratório de Anatomia Patológica do Hospital Sírio-Libanês - Maio/2019 - Histórico Sequenciamento químico

Leia mais

O Sequenciamento de DNA

O Sequenciamento de DNA O Sequenciamento de DN Definição Identificação da ordem exata das bases (,, e ) em um segmento de DN. Importância Ref: 1 O conhecimento da sequência de bases de um gene fornece importantes informações

Leia mais

Transcritômica. João Carlos Setubal IQ/USP outubro de 2013

Transcritômica. João Carlos Setubal IQ/USP outubro de 2013 Transcritômica João Carlos Setubal IQ/USP outubro de 2013 Objetivo Obter, analisar, e interpretar dados de expressão gênica mrnas (que vão virar proteína) RNAs (que não vão virar proteína; ncrnas) O gene

Leia mais

O Sequenciamento genômico

O Sequenciamento genômico Pontifícia Universidade atólica de oiás Departamento de Biologia Disciplina: Bioinformática Bio1015 Prof. Macks Wendhell onçalves, Msc mackswendhell@gmail.com O Sequenciamento genômico Sequenciamento genômico

Leia mais

Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica. Aula 7

Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica. Aula 7 Estudos das ômicas: Genômica; Transcriptomica; Metagenômica Aula 7 DOGMA DA GENÉTICA MOLECULAR Genoma Transcriptoma Proteoma DOGMA DA GENÉTICA MOLECULAR Genômica Transcriptômica Proteômica Regiões codantes,

Leia mais

Sequenciamento do DNA e suas aplicações

Sequenciamento do DNA e suas aplicações Sequenciamento do DNA e suas aplicações Prof. Dr. Júlio César Borges Alunos: Anderson da Silva Aguiar Bárbara Vieira Pinto Edvair Paula Moreira Filho Instituto de Química de São Carlos - IQSC Universidade

Leia mais

Motantagem de Contigs de sequências de genomas e Transcriptomas. Introdução

Motantagem de Contigs de sequências de genomas e Transcriptomas. Introdução Motantagem de Contigs de sequências de genomas e Transcriptomas Introdução As novas tecnologias de sequenciamento conseguem produzir uma quantidade de dados muito grande com custos baixos. A velocidade

Leia mais

Sequenciamento de genomas procariotos utilizando tecnologia de nova geração. Introdução ao sequenciamento de nova geração 4/11/14

Sequenciamento de genomas procariotos utilizando tecnologia de nova geração. Introdução ao sequenciamento de nova geração 4/11/14 4/11/14 Aula 2 Sequenciamento de genomas procariotos utilizando tecnologia de nova geração Introdução ao sequenciamento de nova geração Ana Marcia de Sá Guimarães, Méd Vet, MSc, PhD Aula 2 Tópicos 1. Sequenciamento

Leia mais

Montagem de Genomas. Prof. Dr. Alessandro Varani UNESP - FCAV

Montagem de Genomas. Prof. Dr. Alessandro Varani UNESP - FCAV Montagem de Genomas Prof. Dr. Alessandro Varani UNESP - FCAV Conceitos da Genômica O que é um genoma? O conjunto de DNA que compõe um determinado (micro) organismo - Cromossomos; - Organelas: Mitocôndria

Leia mais

The next generation sequencing

The next generation sequencing The next generation sequencing Cesar Martins (cmartins@ibb.unesp.br) Departamento de Morfologia Instituto de Biociências, UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP 1 Métodos Atuais Sequenciamento

Leia mais

2 Contexto Biológico Genômica

2 Contexto Biológico Genômica 15 2 Contexto Biológico Neste capítulo abordaremos o contexto biológico para o entendimento deste trabalho. Serão abordados os aspectos gerais da genômica, expostos os processos do sequenciamento genético

Leia mais

Sequenciamento de genoma e transcriptomas

Sequenciamento de genoma e transcriptomas Sequenciamento de genoma e transcriptomas Durante décadas o método de Sanger foi praticamente a única opção utilizada para sequenciamento de DNA Nos últimos anos surgiram novas tecnologias de sequenciamento

Leia mais

Bioinformática e Genética Animal. Pâmela A. Alexandre Doutoranda

Bioinformática e Genética Animal. Pâmela A. Alexandre Doutoranda Bioinformática e Genética Animal Pâmela A. Alexandre Doutoranda Descoberta da estrutura do DNA» Watson e Crick, 1953 DNA RNA Proteína Projeto Genoma Humano» 1990» 18 países» US$ 2,7 Bi» 13 anos (previsão

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Prof. João Carlos Setubal DNA é microscópico como saber a composição de DNA? não existe microscópio suficientemente poderoso que permita simplesmente ler a molécula,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO. Aula 5. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética IDENTIFICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS POR HIBRIDIZAÇÃO E SEQUENCIAMENTO Aula 5 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR

Leia mais

Sequenciamento de genoma e transcriptomas

Sequenciamento de genoma e transcriptomas Sequenciamento de genoma e transcriptomas Por que seqüenciar genomas? O seqüenciamento de genomas é o primeiro passo para obter uma descrição completa da composição molecular de cada organismo, pois todas

Leia mais

RNA-Seq parte II: Análise SEM um genoma de referência

RNA-Seq parte II: Análise SEM um genoma de referência RNA-Seq parte II: Análise SEM um genoma de referência Mauricio Wolf Wilwerth Seminários LGMV 2013 BLOCO 1 RNA-Seq Priscilla Tecnologia de Sequenciamento 03/04 Mauricio Análise sem genoma de referência

Leia mais

Seqüenciamento (continuação )

Seqüenciamento (continuação ) Seqüenciamento (continuação ) Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Novas metodologias promissoras (2001) Seqüenciamento por hibridização Khrapko et al. (1989). FEBS Lett. 256: 118-122 http://dx.doi.org/10.1016/0014-5793(89)81730-2

Leia mais

Busca em banco de dados

Busca em banco de dados Busca em banco de dados Busca em banco de dados A quantidade imensa de dados existentes nos bancos públicos torna critica a existência de ferramentas eficientes que permitam a recuperação de dados desejados

Leia mais

Validação e implementação do diagnóstico molecular em cancro coloretal hereditário (CCRH) por sequenciação de nova geração

Validação e implementação do diagnóstico molecular em cancro coloretal hereditário (CCRH) por sequenciação de nova geração Validação e implementação do diagnóstico molecular em cancro coloretal hereditário (CCRH) por sequenciação de nova geração João Gonçalves joao.goncalves@insa.min-saude.pt Unidade de Genética Molecular

Leia mais

introdução ao curso

introdução ao curso introdução ao curso http://www.ifsc.usp.br/~rdemarco/ffi0760/ffi0760.htm Cronograma aulas teóricas Aulas teóricas (Segundas-feiras - Sala 146) 30/07-introdução ao curso. 06/08-Busca em bancos de dados

Leia mais

SEQUENCIAMENTO DE GENOMAS TUMORAIS

SEQUENCIAMENTO DE GENOMAS TUMORAIS SEQUENCIAMENTO DE GENOMAS TUMORAIS INTRODUÇÃO Década de 70: Maxam Gilbert e Sanger Década de 80; Sequenciadores automáticos Aplicações: Biologia, Ecologia, Medicina, Genômica e Biotecnologia Capítulo:

Leia mais

Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI

Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI Menu do dia: -DNA RNA proteína - Sequenciação de genomas (Clonagem, electroforese em gel) - Transcritoma (Microarrays) - Organismos

Leia mais

Metagenoma de áreas sob plantio direto e plantio convencional do Cerrado ao Sul do Brasil

Metagenoma de áreas sob plantio direto e plantio convencional do Cerrado ao Sul do Brasil Diversidade microbiana em solos tropicais: abrindo a caixa preta Metagenoma de áreas sob plantio direto e plantio convencional do Cerrado ao Sul do Brasil luizroesch@unipampa.edu.br http://www.brmicrobiome.org

Leia mais

Caracterização genética dos recursos animais autóctones com novas. genotipagem. Antonio Marcos Ramos

Caracterização genética dos recursos animais autóctones com novas. genotipagem. Antonio Marcos Ramos Caracterização genética dos recursos animais autóctones com novas tecnologias de sequenciação e genotipagem Antonio Marcos Ramos 15/09/2012 Recursosgeneticosanimaisna Peninsula Iberica Recursosgeneticosanimaisna

Leia mais

Universidade de São Paulo (USP) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) Sequenciamento de Nova Geração

Universidade de São Paulo (USP) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) Sequenciamento de Nova Geração Universidade de São Paulo (USP) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) André Sader Garcia Gustavo Medeiros Nyssen Júlia Niero Costa Marcelo Aguiar Carrieri Pedro Coutinho Sequenciamento

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 102 Aula 5 (biomol) Sequenciamento de DNA, genomas e bioinformática Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese de DNA Purina ou

Leia mais

Estudo de microbiomas avícolas: como a metagenômica pode ajudar?

Estudo de microbiomas avícolas: como a metagenômica pode ajudar? Estudo de microbiomas avícolas: como a metagenômica pode ajudar? Dra. Adriana Giongo Coordenadora do Laboratório de Geobiologia - IPR Novembro, 2016 Agenda 1 Microbiomas - humano - aves 2 Comunidades microbianas

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol)

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Prof. João Carlos Setubal Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Sequenciamento Montagem Anotação

Sequenciamento Montagem Anotação O GENOMA HUMANO Sequenciamento Montagem Anotação Conceitos Conceitos Sequência bruta: sequências de nucleotídeos originadas de cada inserto clonado (reads) Sequências de final pareado: leituras obtidas

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 204 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Seqüenciamento de DNA

Seqüenciamento de DNA Seqüenciamento de DNA Profa. Dra. Aline Maria da Silva Instituto de Química- USP Bibliografia: Recombinant DNA James Watson & Michael Gilman Guia de Rotas na Tecnologia do Gene Matthew Walker & Ralph Rapley

Leia mais

Genômica e Proteômica

Genômica e Proteômica Genômica e Proteômica Técnicas de sequenciamento Entre 1975 e 1977 desenvolvidas técnicas de sequenciamento de DNA. Sanger criou o método de sequenciamento baseado no alongamento do DNA. Maxam e Gilbert

Leia mais

Sequenciamento de DNA

Sequenciamento de DNA Sequenciamento de DNA Figure 8-50a Molecular Biology of the Cell ( Garland Science 2008) Método de Sanger Reação de síntese de DNA por uma DNA polimerase A incorporação de um dideoxinucleotídeo interrompe

Leia mais

Uso de microarrays e RNA-seq para a medida de níveis relativos de transcrição

Uso de microarrays e RNA-seq para a medida de níveis relativos de transcrição Uso de microarrays e RNA-seq para a medida de níveis relativos de transcrição Medidas dos níveis de mrna O nível de mrna de uma célula reflete (as vezes de forma grosseira) os níveis de proteínas da mesma.

Leia mais

Introdução ao sequenciamento de DNA

Introdução ao sequenciamento de DNA Capítulo 3. Plataformas de Sequenciamento de Nova Geração & Préprocessamento de dados Luciano da Silva Pinto 1, Frederico Schmitt Kremer 1 1 Laboratório de Bioinformática e Proteômica, Centro de Desenvolvimento

Leia mais

Análise de Microbiomas. João Carlos Setubal

Análise de Microbiomas. João Carlos Setubal Análise de Microbiomas João Carlos Setubal Os microorganismos estão por toda parte São responsáveis por muitos processos fundamentais para a vida do planeta em geral e para a vida dos seres humanos em

Leia mais

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante Bases e aplicações da tecnologia do DNA recombinante Por quê entender a Tecnologia do DNA recombinante? y y Doenças: diagnóstico, prognóstico e tratamento Compreensão dos mecanismos biológicos y y y organismos

Leia mais

CIÊNCIAS ÔMICAS. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Medicina Veterinária

CIÊNCIAS ÔMICAS. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Medicina Veterinária UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Medicina Veterinária CIÊNCIAS ÔMICAS Pâmela A. Alexandre Zootecnista, MSc. Doutoranda em Biociência Animal Descoberta

Leia mais

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS

BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO. FABIANA SEIXAS BIBLIOTECAS DE DNA E HIBRIDIZAÇÃO FABIANA SEIXAS email: fabianak@ufpel.edu.br ABORDAGENS... BIBLIOTECAS DE DNA -Bibliotecas de DNA Genômico -Bibliotecas de cdna TÉCNICAS DE HIBIDIZAÇÃO -Hibidização em

Leia mais

Prof. Dr. Júlio César Borges. Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo

Prof. Dr. Júlio César Borges. Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo Prof. Dr. Júlio César Borges Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo Introdução Método de Sanger Pirosequenciamento Ion Torrent Aplicações Desde a descoberta da dupla fita de DNA surgiram diversas

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo NEUROFIBROMATOSE TIPO 1 (NF1) SEQUENCIAMENTO ALTERAÇÃO DE LAYOUT...2 LEISHMANIA PCR QUANTITATIVA - VETERINÁRIO ALTERAÇÃO DE LAYOUT...5 1 ASSUNTO: NEUROFIBROMATOSE

Leia mais

Bioinformática. João Carlos Setubal Departamento de Bioquímica Instituto de Química USP 2015

Bioinformática. João Carlos Setubal Departamento de Bioquímica Instituto de Química USP 2015 Bioinformática João Carlos Setubal Departamento de Bioquímica Instituto de Química USP 2015 O que é bioinformática O que é biologia? Estudo dos seres vivos Individualmente, macroscopicamente Zoologia,

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Mestrandas: Jucimara e Lígia Ramos Disciplina: Bioinformática Vitória 2016 Índice Introdução

Leia mais

Sequenciamento de DNA em

Sequenciamento de DNA em Sequenciamento de DNA em MegaBACE DNA Analysis Systems Prof. Dr. Luciano da Silva Pinto ls_pinto@hotmail.com TGTGAACACACGTGTGGATTGG... Sequenciamento do DNA Definição Identificação da ordem exata dos pares

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO Aula 10 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br RELEMBRANDO. kit de genética molecular ENZIMAS DE

Leia mais

Sequenciamento de genomas: princípios e métodos clássicos

Sequenciamento de genomas: princípios e métodos clássicos Sequenciamento de genomas: princípios e métodos clássicos Cesar Martins (cmartins@ibb.unesp.br) Departamento de Morfologia Instituto de Biociências, UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP Sequenciamento

Leia mais

Novas Tecnologias de Sequenciamento

Novas Tecnologias de Sequenciamento Novas Tecnologias de Sequenciamento Tecnologias de sequenciamento Sanger (Capilaridade) Uma das inovações tecnológicas de maior influência na pesquisa biológica, desde que foi lançada em 1977 Abordagem

Leia mais

UFPel CDTec Biotecnologia. Anotação de genomas. MSc. Frederico schmitt Kremer

UFPel CDTec Biotecnologia. Anotação de genomas. MSc. Frederico schmitt Kremer UFPel CDTec Biotecnologia Anotação de genomas MSc. Frederico schmitt Kremer A anotação de um genoma consiste na identificação de suas regiões funcionais ou de relevância biológico, o que pode incluir:

Leia mais

Profa. Dra. Viviane Nogaroto

Profa. Dra. Viviane Nogaroto ESTRUTURA DO GENE GENE: Região do DNA capaz de ser transcrita a fim de produzir uma molécula de RNA funcional ou uma proteína -inclui sequências codificadoras e regulatórias transcrição tradução DNA RNA

Leia mais

Professor: Ricardo Lehtonen R. de Souza. Professora Daniela Morais Leme.

Professor: Ricardo Lehtonen R. de Souza.   Professora Daniela Morais Leme. BG052 Professor: Ricardo Lehtonen R. de Souza Email: polimorfismos.ufpr@gmail.com Professora Daniela Morais Leme email: danielamoraisleme@gmail.com Laboratório de Polimorfismos e Ligação Linha de Pesquisa:

Leia mais

Introdução a Bioinformática Curso de Verão Nivelamento na área de Biológicas

Introdução a Bioinformática Curso de Verão Nivelamento na área de Biológicas Introdução a Bioinformática Curso de Verão 2011 Nivelamento na área de Biológicas 1 O que é genoma? Um genoma é o DNA completo de um organismo, incluindo os genes. Os genes levam a informação para produzir

Leia mais

CIÊNCIAS ÔMICAS. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Medicina Veterinária

CIÊNCIAS ÔMICAS. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Medicina Veterinária UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Medicina Veterinária CIÊNCIAS ÔMICAS Pâmela A. Alexandre Zootecnista, MSc. Doutoranda em Biociência Animal Descoberta

Leia mais

ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo BRCA1 E BRCA2 - SEQUENCIAMENTO GÊNICO COMPLETO - ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 ÍNDICE HOMA NOVO EXAME... 5 1 ASSUNTO: BRCA1 E BRCA2 - SEQUENCIAMENTO GÊNICO

Leia mais

Número de genes versus número de proteínas em eucariotos

Número de genes versus número de proteínas em eucariotos Número de genes versus número de proteínas em eucariotos Bioquímica II SQM0416 Júlia Assirati Tomie Kuriyama Victória Montenegro de Campos Resumo Introdução Características do genoma humano Como foram

Leia mais

ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA. Aula 7. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA. Aula 7. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética ESTUDOS DAS ÔMICAS: GENÔMICA VS TRANSCRIPTÔMICA E METAGENÔMICA Aula 7 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br DOGMA DA BIOLOGIA CELULAR Genoma Transcriptoma

Leia mais

Metagenômica. João Carlos Setubal IQ/USP

Metagenômica. João Carlos Setubal IQ/USP Metagenômica João Carlos Setubal IQ/USP Estudo de genomas isolados Isolar organismo Cultivar Extrair DNA Fragmentar DNA Sequenciar os fragmentos DNA Montar os fragmentos bioinformática Anotar a sequência

Leia mais

TACG Projeto Componente 1 (retrospectiva)

TACG Projeto Componente 1 (retrospectiva) TACG Projeto Componente 1 (retrospectiva) Roberto H. Higa Juiz de Fora, 8 a 10 de novembro de 2016 Sumário» Retrospectiva» Status» Conclusão Recordar é viver» MP1 Rede Genômica Animal I (2008-2011).» Reuniões

Leia mais

11/04/2012. Sequenciamento de nucleotídeos. Sequenciadores. Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento com terminadores (Sanger)

11/04/2012. Sequenciamento de nucleotídeos. Sequenciadores. Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento de nucleotídeos Fábio Gregori Sequenciadores de placa Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciadores de capilar Sequenciamento com terminadores

Leia mais

- Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma.

- Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma. Sequenciamento de genomas - Sequenciamento de genomas nada mais é que a determinação da ordem linear dos nucleotídeos ou bases nitrogenadas de um genoma. O sequenciamento de um genoma é geralmente referido

Leia mais

Genômica comparativa entre os biovares Equi e Ovis de Corynebacterium pseudotuberculosis isolados no México

Genômica comparativa entre os biovares Equi e Ovis de Corynebacterium pseudotuberculosis isolados no México UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA INTERUNIDADES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOINFORMÁTICA Dissertação Genômica comparativa entre os biovares Equi e Ovis de Corynebacterium

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório 45 15

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório 45 15 Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Marcia Flores da

Leia mais

Concurso Público 2016

Concurso Público 2016 Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Concurso Público 2016 Genéca Molecular Humana Prova Discursiva Questão 01 O imprinng genômico é um fenômeno regulado por processos epigené!cos, no qual

Leia mais

Metagenômica e sequenciamento de nova geração. Fabrício Campos 25 de junho de 2015

Metagenômica e sequenciamento de nova geração. Fabrício Campos 25 de junho de 2015 Metagenômica e sequenciamento de nova geração Fabrício Campos 25 de junho de 2015 Conceitos METAGENOMA É o genoma coletivo do microbioma total encontrado em um determinado habitat METAGENÔMICA É a análise

Leia mais

Felipe Rodrigues da Silva. Fases da História da Genética

Felipe Rodrigues da Silva. Fases da História da Genética Seqüenciamento Felipe Rodrigues da Silva Fases da História da Genética Mendeliana DNA (identidade) Dogma Central (DNA RNA Proteína) Regulação da expressão gênica DNA recombinante otalidade da informação

Leia mais

13) Influência do sequenciamento de nova geração no futuro da genética da conservação

13) Influência do sequenciamento de nova geração no futuro da genética da conservação 13) Influência do sequenciamento de nova geração no futuro da genética da conservação Juliana Giusti Doutora em Genética pelo Departamento de Genética da UNESP-Botucatu, SP, Brasil. Bacharel em Zootecnia

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo VÁRIOS EXAMES - IGE ESPECÍFICO ALTERAÇÃO DE... 2 ESTUDO MOLECULAR SÍNDROME EHLERS-DANLOS TIPO IV ALTERAÇÕES NO EXAME... 5 1 ASSUNTO: VÁRIOS EXAMES - IGE

Leia mais

BIOLOGIA MOLECULAR PARA O BACHARELADO BIO 0307 Sequenciamento de genoma

BIOLOGIA MOLECULAR PARA O BACHARELADO BIO 0307 Sequenciamento de genoma BIOLOGIA MOLECULAR PARA O BACHARELADO BIO 0307 Sequenciamento de genoma - 2017 Etapas consecutivas, em comum para o sequenciamento massivo, em paralelo de DNA total de um genoma (métodos diferentes): 1)

Leia mais

DESVENDANDO O GENOMA HUMANO

DESVENDANDO O GENOMA HUMANO 2º EM Biologia Professor João DESVENDANDO O GENOMA HUMANO Um breve histórico da Genética Hereditariedade (1865); Localização dos genes nos cromossomos (1911); É proposta a molécula helicoidal de DNA (1953);

Leia mais

Montagem de Genomas e Metagenomas

Montagem de Genomas e Metagenomas Montagem de Genomas e Metagenomas Outline Revendo Conceitos; Princípios da montagem de genomas; Termos técnicos (N50 e etc); Como aferir a qualidade de uma montagem; Como funciona o processo computacional;

Leia mais

FILOGENIA. Leva em consideração as relações de ancestralidade comum entre grupos de espécies, representando uma hipótese das relações evolutivas

FILOGENIA. Leva em consideração as relações de ancestralidade comum entre grupos de espécies, representando uma hipótese das relações evolutivas FILOGENIA File ou Filon = tribo ou raça Genético = origem ou nascimento Definição: FILOGENIA Leva em consideração as relações de ancestralidade comum entre grupos de espécies, representando uma hipótese

Leia mais

Bases da análise genômica: estado da arte

Bases da análise genômica: estado da arte Bases da análise genômica: estado da arte Cesar Martins cmartins@ibb.unesp.br Departamento de Morfologia Instituto de Biociências UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP Avanços nas tecnologias

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 255

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 255 Página 255 EXPRESSÃO GÊNICA DURANTE A BIOSSÍNTESE DOS ÁCIDOS GRAXOS EM SEMENTES DE R. communis L. E J. curcas L. 1 Aline da Costa Lima 1, Gustavo Gilson Lacerda Costa, Kiara 1 Carolina Cardoso 1, Muciana

Leia mais

Bases da análise genômica: estado da arte

Bases da análise genômica: estado da arte Bases da análise genômica: estado da arte Cesar Martins (cmartins@ibb.unesp.br) Departamento de Morfologia Instituto de Biociências, UNESP Universidade Estadual Paulista Botucatu, SP Avanços nas tecnologias

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo ÁCIDO 5 HIDROXI INDOLACETICO ALTERAÇÃO DE LAYOUT...2 ÁCIDO HOMOVANILICO ALTERAÇÃO DE LAYOUT...3 ESTUDO GENÉTICO DE LHON ALTERAÇÃO DE LAYOUT...4 NEUROFIBROMATOSE

Leia mais

Transcrição do DNA. Dogma central. O fluxo da informação é unidirecional. Refutação definitiva da herança dos caracteres adquiridos 26/04/2015

Transcrição do DNA. Dogma central. O fluxo da informação é unidirecional. Refutação definitiva da herança dos caracteres adquiridos 26/04/2015 Transcrição do DNA José Francisco Diogo da Silva Junior Mestrando CMANS/UECE Dogma central O fluxo da informação é unidirecional Refutação definitiva da herança dos caracteres adquiridos 1 A iniciação

Leia mais

Uso do calcário no solo Desenvolvimento de pesticidas e fertilizantes. Máquinas a vapor substituindo a força animal

Uso do calcário no solo Desenvolvimento de pesticidas e fertilizantes. Máquinas a vapor substituindo a força animal Fepagro em foco Samuel Mazzinghy Alvarenga Histórico recente da Agropecuária Era científica: a partir de ~ 1.700 Rotação de culturas e métodos de cultivo intensivo Drenagem Utilização de arado, máquinas

Leia mais

((lambda (h q) (list h (list q h) (list q q))) (quote (lambda (h q) (list h (list q h) (list q q)))) (quote quote))

((lambda (h q) (list h (list q h) (list q q))) (quote (lambda (h q) (list h (list q h) (list q q)))) (quote quote)) The depressing truth Ultimately, it all comes down to 3 facts: 1.All things eventually disappear. 2.Making copies can delay this. 3.With limited resources, what is left is that which makes good copies

Leia mais

POLIMORFISMO DO GENE MITOCONDRIAL MT-ATP SUBUNIDADE 6 (ATP6) NA ESPÉCIE ODONTESTHES HUMENSIS.

POLIMORFISMO DO GENE MITOCONDRIAL MT-ATP SUBUNIDADE 6 (ATP6) NA ESPÉCIE ODONTESTHES HUMENSIS. POLIMORFISMO DO GENE MITOCONDRIAL MT-ATP SUBUNIDADE 6 (ATP6) NA ESPÉCIE ODONTESTHES HUMENSIS. Gabrielle WAISHAUPT* 1, Lusma MELLO 1, Vanessa SEIDEL 1, Rafael TAVARES 2. *autor para correspondência: gwaishaupt@gmail.com

Leia mais

BioMol (CV novo) Questões sobre os Seminários. GRUPO 1 Teoria unificada da expressão gênica

BioMol (CV novo) Questões sobre os Seminários. GRUPO 1 Teoria unificada da expressão gênica BioMol (CV novo) Questões sobre os Seminários GRUPO 1 Teoria unificada da expressão gênica Compare a expressão gênica de genes que são utilizados para a manutenção básica da célula, com genes que são usados

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Tendo em vista que a busca pela identificação de genes e o estudo das funções da Arabidopsis thaliana que, no ano 2000, foi a primeira planta a ter seu genoma sequenciado muito

Leia mais

Preparo das amostras e Orientações de Envio

Preparo das amostras e Orientações de Envio Preparo das amostras e Orientações de Envio Este documento tem o objetivo de orientar o preparo de amostras, quantificação e avaliação prévia de qualidade de amostras de DNA ou RNA que serão submetidas

Leia mais

Técnicas de Hibridização (Sondas Genéticas) 6/25/2016. Diagnóstico clínico. Diagnóstico laboratorial. Diagnóstico microbiológico

Técnicas de Hibridização (Sondas Genéticas) 6/25/2016. Diagnóstico clínico. Diagnóstico laboratorial. Diagnóstico microbiológico Diagnóstico clínico Aplicação de técnicas moleculares no diagnóstico de infecções causadas por anaeróbios SINAIS Mensuráveis + SINTOMAS Subjetivos Dra. Viviane Nakano Centro Diagnóstico Molecular - SZD

Leia mais

Turma de terça-feira 14 hs. Total: 31 alunos

Turma de terça-feira 14 hs. Total: 31 alunos n. alunos Turma de terça-feira 14 hs 14 Distribuição de notas 12 10 8 6 4 2 Média = 6,7 0 0 -- 2 2 -- 4 4 -- 6 6 -- 8 8 -- 10 notas 18 alunos Total: 31 alunos BANCO DE DADOS BIOLÓGICOS Aula 12 Estudo dirigido

Leia mais

Biotecnologia: principais me todos moleculares

Biotecnologia: principais me todos moleculares Biotecnologia: principais me todos moleculares Raphael Bessa Parmigiani, PhD Centro de Oncologia Molecular Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa Curso de Introdução à Biologia Molecular Goiânia,

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá - UEM

Universidade Estadual de Maringá - UEM Universidade Estadual de Maringá - UEM Disciplina: Biologia Molecular 6855 T1 e T2 Ciências Biológicas Transcriptoma metodologia ORESTES Profa. Dra. Maria Aparecida Fernandez Estratégia ORESTES ESTs de

Leia mais

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EM SAÚDE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2016/2

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EM SAÚDE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2016/2 UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EM SAÚDE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2016/2 APLICAÇÃO DA BIOINFORMÁTICA NO SEQUENCIAMENTO DE NOVA GERAÇÃO.

Leia mais

Bioinformática para o Citrus EST Project (CitEST)

Bioinformática para o Citrus EST Project (CitEST) Bioinformática para o Citrus EST Project (CitEST) Marcelo da Silva Reis 1 1 Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo 20 de maio de 2009 Organização da Apresentação Esta apresentação

Leia mais

Busca em banco de dados

Busca em banco de dados Busca em banco de dados Busca em banco de dados A quantidade imensa de dados existentes nos bancos públicos torna critica a existência de ferramentas eficientes que permitam a recuperação de dados desejados

Leia mais

Organização Gênica de Eucariotos. Prof. Odir A. Dellagostin

Organização Gênica de Eucariotos. Prof. Odir A. Dellagostin Organização Gênica de Eucariotos Prof. Odir A. Dellagostin Classificação dos seres vivos Domínio Eukarya Reinos Protistas (protozoários e leveduras) Fungi (fungos) Plantae (vegetais) Animalia (animais)

Leia mais

Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos

Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Angela da Silva Machado Súmula da aula... Estrutura e função dos

Leia mais

Hibridação de ácidos nucleicos. de cromossomo a chip de DNA

Hibridação de ácidos nucleicos. de cromossomo a chip de DNA Hibridação de ácidos nucleicos de cromossomo a chip de DNA Hibridação de ácidos nucleicos Pareamento complementar de bases entre duas fitas simples de ácido nucleico DNA DNA RNA RNA DNA - RNA Hibridação

Leia mais

09/07/2014. Sequenciamento de nucleotídeos. Sequenciadores. Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento com terminadores (Sanger)

09/07/2014. Sequenciamento de nucleotídeos. Sequenciadores. Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciamento de nucleotídeos Fábio Gregori Sequenciadores de placa Sequenciamento com terminadores (Sanger) Sequenciadores de capilar Sequenciamento com terminadores

Leia mais

SIMBA: uma ferramenta Web para gerenciamento de montagens de genomas bacterianos

SIMBA: uma ferramenta Web para gerenciamento de montagens de genomas bacterianos 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOINFORMÁTICA DIEGO CÉSAR BATISTA MARIANO SIMBA: uma ferramenta Web para gerenciamento de montagens de genomas bacterianos Belo Horizonte,

Leia mais