MATEMÁTICA VIAGEM AO MUNDO DAS FRAÇÕES. Viagem ao mundo das frações.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATEMÁTICA VIAGEM AO MUNDO DAS FRAÇÕES. Viagem ao mundo das frações."

Transcrição

1 MATEMÁTICA VIAGEM AO MUNDO DAS FRAÇÕES Viagem ao mundo das frações.

2 CARTA AO LEITOR A Matemática é a linguagem mais completa que temos; através dela podemos nos comunicar sem restrições. A sua compreensão não é dom de poucos; é para todos que se permitem deliciar e enfrentar os desafios propostos por ela. Não pense que a Matemática é assunto somente para certas "pessoas iluminadas ou que e uma ciência desvinculada de tudo o que está ao nosso redor; a mesma possui um contexto histórico que temos o direito de conhecer. Não escrevemos para gênios, mas para todos àqueles que amam e admiram a Matemática, em nossa concepção a Rainha das Ciências e que possui 1001 caras na qual representamos tudo o que "pensamos". "Somos Capazes de Pensar. Logo a Luz da Matemática é para todos. "Aprender é Buscar Respostas". Devemos aproveitar ao máximo tudo àquilo que o Conhecimento matemático pode nos proporcionar. Sendo assim "a Matemática é uma descoberta sem fim" e esperamos que gostem de tudo o que encontrarão daqui para frente. UM GRANDE ABRAÇO!!!!!!! CURTAM DE MONTÃO!!!!!!! Os Autores.

3 O guru das frações - Paradidático 1ª edição Todos os direitos de edição reservados a: FACITEC Faculdades de Ciências Sociais e Tecnológicas End. Instituição: CSG 09 lotes: 15/16 CEP DF Telefone: (61) Telefone: (61) Ano de publicação 2011 Projeto editorial: FACITEC DISCIPLINA DE: Aprendizagem e ensino da matemática II Sob a orientação: Msc. Profª Andréia Julio de Oliveira Rocha Revisão ortográfica: Mônica Dias Diagramação: Raimundo Siqueira Digitalização e tratamento de imagens: Marcos Ribeiro Alves Pesquisa: Os autores Capa: Raimundo Siqueira. Autores: Marcos Ribeiro Alves Raimundo Siqueira Elaine de oliveira vieira Monica dias Tatyane Rocha Flávio de oliveira Formatação: Flávio de oliveira Edilene Moreira

4 O guru das frações. A nossa história começa em um templo chamado, o templo das frações, cujo protagonista é um homem conhecido como, o guru das frações, pois em nossa história ele é o profundo conhecedor do mundo misterioso e enigmático das frações.

5 Neste templo o guru das frações sempre dialogava com seus discípulos a respeito de todo tipo de assunto relativo às frações, e ele era assim conhecido devido ao grande conhecimento que possuía sobre frações. O conhecimento das frações pode ajudar a resolver problemas que surgem no dia a dia.

6 Um dia um de seus discípulos dirige-se a ele e faz a seguinte pergunta: - Responda me Mestre como as frações apareceram no nosso dia a dia? Qual a importância das frações para o mundo atual? Mas, quem será que inventou as frações?

7 - Caro discípulo, responde o mestre, entenda que as frações foram criadas com o advento de culturas mais avançadas, durante a chamada idade do bronze. Quando o homem sentiu necessidade de contar quantidades que não eram inteiras, então a partir deste momento houve a necessidade de se representar o número de outra maneira, foi então que começaram a surgir os chamados números fracionários. O estudo das frações tem uma história antiga. Incrível, as frações são muito antigas mesmo.

8 - Desta forma, responde o mestre, surgiu a necessidade do conceito de fração e de notação para frações, pois o homem pré-histórico era uma criatura nômade e a noção de contagem que precisava restringia-se a quantidades inteiras e pequenas. Em culturas, cujo progresso cultural encontrava-se em estágios de desenvolvimento mais avançado, isto já não era mais aceitável. Antigamente o homem utilizava pedras, marcas em lanças ou até mesmo os próprios dedos para armazenar informações sobre quantidades inteiras.

9 - Entenda caro discípulo, que o significado da palavra fração representa um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. - Por exemplo, se pegarmos duas tábuas e a dividirmos em duas e três partes iguais veremos que elas irão representar a metade e a terça parte do todo que representavam. Observem atentamente estas tábuas.

10 - Então mestre, pergunta o discípulo, pelo que eu entendi, devemos dividir em partes iguais uma determinada quantidade, que no caso representa uma parte inteira, que queremos repartir? - Isso mesmo, responde o mestre, deixe-me exemplificar com outros exemplos, para que a noção de frações fique um pouco mais clara. Se, João tem cinco irmãos e quer dividir uma barra de chocolate entre eles, com quantos pedaços ficará cada um? Claro que sim, podemos usar tortas, bolos chocolates, todos representando um todo que foi dividido em partes iguais. Podemos utilizar vários exemplos práticos ao estudarmos frações?

11 - Veja bem discípulo, que podemos representar a barra de chocolate através de um conceito abstrato, por exemplo, um retângulo, e é óbvio que João terá que dividir a barra de chocolate, que representa o todo, em cinco pedaços iguais e que cada um dos irmãos ficará com um quinto da barra, observe: Este é o retângulo antes da divisão que representa a parte inteira E agora cada parte em que o retângulo foi dividido, onde cada parte representa uma parte igual em que a parte inteira foi dividida. - Veja, responde o mestre, que se somarmos cada uma das frações que representa um pedaço da barra teremos novamente a barra inteira, ou seja, o seu todo. Observe: = =

12 - Agora discípulo, vamos ver como se representa uma fração, pois com o passar dos tempos foi necessário que o homem sistematizasse e organizasse o uso das frações. Como visto anteriormente uma fração representa uma parte tomada de uma parte inteira ou conforme a tradição o seu todo, mas se representarmos as frações como o quociente entre dois números teremos os elementos de uma fração como : - Veja caro discípulo, que representamos a fração da seguinte forma: a é o numerador e b o denominador da fração. - Mas mestre, pergunta o discípulo, o que representa o a e o b em uma fração? Também podemos utilizar as frações, por exemplo, ao estudarmos porcentagem, pois 10 % pode ser representado como a fração

13 - Veja bem discípulo que, o numerador indica quantas destas partes iguais foram tomadas já o denominador indica em quantas partes iguais a parte inteira foi dividida. - Por exemplo, observe nestes exemplos, discípulo, que na fração temos que: O numerador 2 indica que duas partes iguais de um total de 5 partes iguais foram tomadas do retângulo, observe atentamente as partes hachuradas da figura abaixo: - As partes hachuradas do retângulo abaixo indicam que de um total de seis retângulos iguais apenas três foram tomados do retângulo inteiro, ou seja, do retângulo.

14 - Então mestre, afirma o discípulo, o conceito de fração não se restringe somente em dividir partes inteiras em n partes iguais, mas também em tomar algumas destas partes iguais, que serão indicadas como frações através de seus numeradores, e que indicarão quantas destas partes iguais foram tomadas, e dos seus denominadores que indicam quantas desta partes iguais a parte inteira foi dividida. O estudo das frações é um longo caminho a percorrer. Eu não tinha idéia de que as frações guardavam em sua essência um mundo tão amplo.

15 - Isto mesmo e iremos ver também, caro discípulo, que há vários tipos de frações: frações próprias, frações impróprias, frações aparentes e números mistos. Depois falaremos detalhadamente de cada tipo de fração e de suas particularidades, agora, porém é conveniente falarmos das frações que são representadas como o quociente entre dois números observe: I. Se dividirmos uma região quadrada em quatro partes iguais e pintarmos as quatro partes, então estaremos pintando a figura toda. - Observe que se efetuarmos a divisão 4 4,também iremos obter 1, isto é, um inteiro. II. Do mesmo modo se pintarmos como: é o mesmo que dizer que pintamos dois inteiros veja Ou 2 inteiros.

16 - Observe caro discípulo, que o traço em uma fração indica uma divisão e pelos exemplos que já vimos podemos deduzir que esta divisão nada mais é do que a indicação da soma das partes iguais das duas figuras, que dividido por cinco, dá como resultado dois inteiros: a Se prestarmos atenção a barra no meio da fração assemelha-se a uma espécie de barreira separando dois elementos. b

17 - Agora, discípulo, que já falamos sobre a origem e os conceitos fundamentais de frações, discutiremos um assunto de fundamental relevância, ou seja, as operações entre as frações, e iniciaremos este assunto com a adição entre números fracionários quando o numerador é menor que o denominador. Claro que não existem outros tipos de fração como veremos mais tarde. O estudo das frações se restringe somente a este tipo de fração?

18 - Vamos começar caro discípulo, com um exemplo que já utilizamos anteriormente, o retângulo, e desta forma iremos observar que, se pegarmos um retângulo tomado como uma parte inteira, como este representado abaixo e o dividirmos em três partes iguais, e destas partes iguais tirarmos duas teremos então desta forma dois terços da figura toda. Inteiro. dois terços.

19 - Então mestre, pergunta o discípulo, eu devo supor que estas duas partes pintadas com listras são os dois terços da figura toda, mas até agora eu não detectei a operação de adição dentro desta fração. - Vamos com calma, caro discípulo, ao repartirmos em partes iguais a figura toda, pudemos observar que cada uma destas partes é uma parte igual da parte inteira, agora se somarmos duas destas partes inteiras iremos ter dois terços, observe este exemplo: + = =

20 - Compreendi mestre, responde o discípulo, que cada uma destas partes representa um terço somado com um terço, cuja soma dá dois terços da figura toda, então é por este motivo que podemos somar ou subtrair os numeradores de frações com denominadores iguais. - Isto mesmo caro discípulo, pouco a pouco você está compreendendo o fantástico mundo das frações, com seus mistérios e enigmas. Será que um dia eu irei entender um pouco mais as frações? É óbvio que sim, com um pouco de paciência, e disciplina na hora dos estudos.

21 - Mas, mestre, e no caso em que as frações têm numeradores e denominadores diferentes? - Preste atenção caro discípulo, vamos realizar uma soma qualquer de frações, por exemplo, dois terços mais um sexto. - Neste caso discípulo, vamos colocar lado a lado as figuras que representam dois terços e um sexto como se elas fossem representadas por figuras que tem o mesmo tamanho, observe: Estas figuras têm partes tomadas diferentes, mas ambas representam o mesmo todo.

22 - Se observarmos bem, responde o mestre, iremos verificar por justaposição que dois terços é igual a quatro sextos, que somado com um sexto, como foi proposto, dá justamente cinco sextos, observe na figura abaixo: + =

23 - Desta forma caro discípulo, podemos concluir matematicamente através de números que por justaposição: + =, também não podemos nos esquecer que este processo serve tanto para a adição quanto para a subtração. Lembrem se antes de trabalharmos com frações devemos entender geometricamente suas construções

24 - Agora caro discípulo, iremos ver a soma de frações do ponto de vista algébrico. Por exemplo, vamos imaginar a soma das seguintes frações: um meio mais dois quintos. Para realizarmos esta operação achamos o menor múltiplo comum (mmc) dos seus denominadores e em seguida somamos os numeradores assim como segue: + = + = - Agora, observe porque resolvemos a soma de frações desta forma, primeiro de tudo estudamos cada fração desta soma de forma isolada e desta forma criamos duas novas igualdades em que os numeradores no segundo membro destas igualdades são incógnitas e os denominadores são múltiplos dos denominadores do primeiro membro da igualdade, deste modo temos: = =,,,,,,,,,,,,, Múltiplos de dois (0,2, 4, 6, 8, 10,12, ). Múltiplos de cinco (0,5, 10, 15, 20, 25, ).

25 - Se observarmos bem, nos múltiplos dos denominadores destas frações no segundo membro destas igualdades, há um número que se repete no caso o número 10, abaixo em negrito, ou seja, o seu menor múltiplo comum diferente de zero. =,,,,,,, =,,,,,, - Então isolamos as frações no primeiro membro juntamente com as frações do segundo membro, determinadas pelas variáveis x e y, e o número que se repete em ambas em seus respectivos denominadores, e desta forma chegamos aos valores de x e y. = = = = = = - Finalmente substituindo estes valores nas incógnitas das frações e em seguida somando estas frações temos: + = + = + =

26 - O que eu observei mestre, é que a soma de frações do ponto de vista algébrico dá o mesmo resultado de quando usamos as figuras justapostas, na soma ou subtração de frações com numeradores diferentes. - É isto mesmo discípulo, a soma de frações do ponto de vista algébrico nada mais é do que a extensão daquela explicação através de figuras justapostas (lado a lado), só que utilizando um rigor matemático mais tradicional (métodos antigos de ensinar) voltado para a precisão e agilidade no resultado da soma de frações, sem se preocupar com a origem e a lógica (explicação detalhada a respeito de algum assunto) por trás daquele resultado. Neste processo algébrico de resolução é fundamental conhecermos a propriedade fundamental das proporções.

27 - Agora discípulo, vamos ver as operações envolvendo a multiplicação de frações, mais precisamente vamos começar com a idéia de multiplicação de número natural por fração. Por exemplo, vamos utilizar esta operação 3 x É costume falarmos, operações, em vez de operações numéricas e suas propriedades. É preciso ter certo cuidado com algumas terminologias (palavras) em matemática.

28 - Se nos lembrarmos, responde o mestre, de que a multiplicação nada mais é do que, uma soma de parcelas iguais, veremos que 3 x é o mesmo que + +, utilizando figuras teremos que: 3 x = + + = A multiplicação indica que as parcelas serão adicionadas quantas vezes ela indicar.

29 - Responda-me mestre, apesar de fugir um pouco do assunto, o senhor poderia me responder aonde surgiu esta simbologia (símbolos utilizados em matemática) para a multiplicação, isto é, os símbolos matemáticos x e o ponto ( )? Claro discípulo, pois a multiplicação assim como seus símbolos está inserida no universo (todos os elementos utilizados em um determinado estudo) das frações. Estes símbolos (figuras que representam o objeto ausente) têm importância?

30 - Preste atenção discípulo, o produto de dois números a e b pode ser indicado por a x b ou simplesmente por a b, observando que estes símbolos a e b podem representar quaisquer dois números, o sinal (x), usado para representar a multiplicação, foi criado pelo matemático de origem inglesa Willian Oughtred no ano de 1631, já o ponto ( ) foi criado também por outro matemático inglês Thomas Harriot. - Não devemos esquecer-nos da notação do matemático francês René Descartes, pois ele indicou a multiplicação de dois números a e b simplesmente por ab sem nenhum sinal separando as duas letras e que é muito utilizado no estudo dos polinômios. Não podemos aprender matemática sem conhecer a história da matemática.

31 - Agora discípulo, voltando à multiplicação de número natural por fração, se fizermos o inverso, ou seja, multiplicação de fração por número natural o resultado é o mesmo, devido a propriedade comutativa da multiplicação onde a ordem dos fatores não altera o produto. Deste modo 2 x é o mesmo que x 2 Ah, então não importa, neste caso, a ordem dos números.

32 - Mas mestre, e se for uma multiplicação de fração por fração. - Vamos pensar na seguinte hipótese: Dona Maria tem um determinado terreno e ela quer cultivar flores, destinou deste terreno para plantar flores e quer que das flores sejam rosas. - Deste modo, responde o mestre, devemos calcular de do terreno, ou seja, Observem que o dobro de 5 é 2 5 e do mesmo modo de é igual a

33 - Fica mais fácil entender, responde o mestre, se utilizarmos figuras para representar as frações. - Mestre, pergunta o discípulo, devemos utilizar sempre figuras, quando realizamos operações com frações? - As figuras, responde o mestre, nos ajudam a entender melhor as operações com frações, pois constituem um recurso visual dinâmico e intuitivo que facilitam o entendimento de suas propriedades matemáticas. Se apenas resolvemos mecanicamente as operações não entenderemos o porquê destas operações. Eu nunca havia parado para pensar desta maneira.

34 - Retornando ao problema, responde o mestre, observe a seguinte figura que representa o terreno: Terreno de do terreno do terreno do terreno

35 - Então mestre, pergunta o discípulo, observando as figuras se multiplicarmos por iremos obter o produto e dona Maria deve plantar as rosas em do terreno dela? - Isto mesmo, responde o mestre, pois se pegarmos um quinto do terreno e depois dividirmos este um quinto em três partes iguais teremos dois terços de um quinto, mas devemos ter o todo dividido em partes iguais, então o restante do terreno deve ser dividido em lotes de três partes iguais, dos quais os dois que já foram tomados serão justamente dois quinze avos do terreno. Isto lembra uma organização retangular. Isto mesmo, através da organização retangular, pode-se multiplicar facilmente elementos que estão organizados desta forma.

36 - Agora discípulo, como foi dito anteriormente, vamos falar dos vários tipos de frações e iremos começar com os dois principais grupos, ou seja, as frações próprias e as frações impróprias. - Frações próprias e impróprias, mas mestre pergunta o discípulo, eu achava que todas as frações eram iguais? - Engana-se, caro discípulo, pois as frações possuem algumas particularidades (propriedades) que iremos discutir agora, precisamos defini-las para que não haja dúvidas quanto ao emprego delas em determinadas situações. Definir as frações é importante na hora de resolvermos alguns problemas.

37 - Vamos, responde o mestre, começar pelo primeiro grupo, isto é, as frações próprias dando um exemplo através de uma figura. - Observe a seguinte figura, discípulo, pense um pouco e responda. Recursos visuais (objetos visuais utilizados para ensinar determinado conteúdo) são muito importantes, quando temos necessidade de entender determinados conceitos matemáticos.

38 - Esta figura tomada da parte inteira, pergunta o mestre, representa que parte da fração? - obviamente um quarto da fração, pois dividimos a figura em quatro partes iguais e tomamos uma destas partes, responde o discípulo. - Correto caro discípulo, aqui vai outra pergunta, esta parte tomada é maior ou menor que o todo? - obviamente menor que o todo, responde o discípulo. - Então, caro discípulo, a que conclusão podemos chegar? Esta forma de explicação chama-se dedutivo explicativo. Método estranho de explicar o conteúdo.

39 - Então mestre, responde o discípulo, a conclusão a que eu cheguei foi que este tipo de fração é uma fração própria. - isto mesmo discípulo, responde o mestre, as frações próprias indicam menos do que um inteiro e os numeradores delas são diferentes de zero e menores que os seus respectivos denominadores. - observe estes exemplos, responde o mestre: <1 <1 <1 <1 Todas estas frações são menores do que um inteiro.

40 - Agora que já falamos das frações próprias, responde o mestre, veremos agora o segundo grupo, ou seja, o das frações impróprias. - este grupo, pergunta o discípulo, o das frações impróprias, seria por acaso o das frações que seriam maiores do que o todo? - Isto mesmo, responde o mestre, vejamos um exemplo prático, por exemplo, a fração Neste tipo de fração o numerador é maior que o denominador.

41 - Mas mestre, pergunta o discípulo, como podemos tomar uma parte de uma fração, que no caso representa um inteiro, se o numerador é maior que o denominador? - Mais uma vez, caro discípulo, vamos recorrer ao exemplo do retângulo, veja como calculamos observe:, - Quando calculamos este tipo de fração, responde o mestre, este tipo de dúvida é bastante comum, - Mas se pensarmos bem, vamos verificar que: = Em figuras teremos que a soma das partes representa o inteiro: + + =

42 - E se observarmos ainda mais atentamente, responde o mestre, veremos que + = = - então, pergunta o discípulo, este 1 representa uma parte inteira? - isto mesmo, responde o mestre, e juntamente com a parte fracionária irá representar um inteiro mais um meio, por isso o numerador é maior que o denominador. - este tipo de fração além de imprópria também é conhecido como não aparente, pois o numerador não é divisível de forma exata pelo denominador e possui uma ou mais partes inteiras mais uma parte fracionária. Paciência é o segredo do sucesso. Está ficando cada vez mais complicado.

43 - Neste caso, responde o mestre, podemos representar a fração da seguinte maneira = - Existe uma forma, pergunta o discípulo de chegarmos a este mesmo resultado sem utilizarmos a todo o momento o exemplo das figuras? - Claro que existe caro discípulo, se fizermos a divisão de três por dois na fração - Nesta divisão, responde o mestre, o quociente é a parte inteira da fração, o resto é o numerador e o divisor é o denominador da fração. - Lembre-se, responde o mestre, da formula da divisão de Euclides, dividendo é igual ao divisor, vezes o quociente mais o resto. 3 2 = = " 2 1 1

44 - muito bem, espero que este livro tenha ajudado a esclarecer as dúvidas de vocês em relação ao universo das frações. - da famosa frase do matemático e filósofo francês René descartes, cogito ergo sum (penso logo existo) podemos tirar uma importante lição, se deixarmos de pensar na matemática enquanto a estudamos facilmente ela irá desaparecer da nossa mente. - Adeus meus amigos, bons estudos e até a próxima aventura matemática.

45 Referências bibliográficas: Boyer, Carl b.a história da matemática. São Paulo: Edgard Blucher ltda, Bianchini, Edwaldo. Matemática. São Paulo: moderna, Dante, Luis Roberto. Tudo é matemática. São Paulo: ática, 2006 Rubinstein, Cléa. Matemática para o curso de formação de professores. São Paulo: moderna, Chauí, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: ática, Castrucci, Giovanni. A conquista da matemática. São Paulo: FTD, Toledo, Marília. Didática de matemática/como dois e dois. São Paulo: FTD, 1998

46 Pensamentos e reflexões... Um homem não se banha duas vezes num mesmo rio, pois suas águas mudam, o homem de ontem não será o mesmo homem hoje, e nem o homem de hoje, será o mesmo de amanhã. A Vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido. Buda: Sidarta Gautama Heráclito Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses. Sócrates Não há ramo da matemática, por mais abstrato que seja que não possa um dia vir a ser aplicado aos fenômenos do mundo real." Educai as crianças para que não Lobatchevsky seja necessário punir os adultos. Pitágoras "A matemática é a mais alta das ciências, o dom mais alto que os deuses deram aos homens." Arquimedes "A razão principal de estudar matemática é para aprender como resolvem problemas." Lester Jr. A matemática se revela em mentes sensíveis, capazes de Sábio é aquele que "Viver sem filosofar é o que se ver uma espiral em um conhece os limites da chama ter os olhos fechados sem girassol, ângulos em uma própria ignorância. nunca os haver tentado abrir." estrela e deus no infinito. Sócrates René Descartes Manoel Paiva

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA 2 Aula 45 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA 3 Vídeo Arredondamento de números. 4 Arredondamento de números Muitas situações cotidianas envolvendo valores destinados à contagem, podem ser facilitadas utilizando o

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR 2 TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR. DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido.

FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR 2 TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR. DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido. FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido. NUMERADOR - Indica quantas partes foram consideradas. TRAÇO DE FRAÇÃO Indica

Leia mais

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES 3.1 - IDENTIFICADORES Os objetos que usamos no nosso algoritmo são uma representação simbólica de um valor de dado. Assim, quando executamos a seguinte instrução:

Leia mais

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel. Matemática Essencial Equações do Segundo grau Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 Introdução

Leia mais

Equações do segundo grau

Equações do segundo grau Módulo 1 Unidade 4 Equações do segundo grau Para início de conversa... Nesta unidade, vamos avançar um pouco mais nas resoluções de equações. Na unidade anterior, você estudou sobre as equações de primeiro

Leia mais

Simulado OBM Nível 2

Simulado OBM Nível 2 Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

Aplicações de Combinatória e Geometria na Teoria dos Números

Aplicações de Combinatória e Geometria na Teoria dos Números Aplicações de Combinatória e Geometria na Teoria dos Números Nesse artigo vamos discutir algumas abordagens diferentes na Teoria dos Números, no sentido de envolverem também outras grandes áreas, como

Leia mais

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva:

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Leia e resolva: a) No início do

Leia mais

Vetores Lidando com grandezas vetoriais

Vetores Lidando com grandezas vetoriais Vetores Lidando com grandezas vetoriais matéria de vetores é de extrema importância para o ensino médio basta levar em consideração que a maioria das matérias de física envolve mecânica (movimento, dinâmica,

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Matemática Financeira Módulo 2

Matemática Financeira Módulo 2 Fundamentos da Matemática O objetivo deste módulo consiste em apresentar breve revisão das regras e conceitos principais de matemática. Embora planilhas e calculadoras financeiras tenham facilitado grandemente

Leia mais

Construção de tabelas verdades

Construção de tabelas verdades Construção de tabelas verdades Compreender a Lógica como instrumento da ciência e como estrutura formal do pensamento, conhecendo e compreendendo as operações com os principais conceitos proposicionais

Leia mais

Bases Matemáticas. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. v. 2013-7-31 1/15

Bases Matemáticas. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. v. 2013-7-31 1/15 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2013-7-31 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Organizado Definições Definição: um enunciado que descreve o significado de um termo.

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos...

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos... Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... Números... 0 Um pouco da história dos números... Como os números são usados?... 2 Números e estatística... 4 Números e possibilidades... 5 Números e probabilidade...

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Teorema de Pitágoras. Módulo 1 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e Suas Tecnologias Matemática 1

Teorema de Pitágoras. Módulo 1 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e Suas Tecnologias Matemática 1 Módulo 1 Unidade 10 Teorema de Pitágoras Para início de conversa... Certamente, você já deve ter ouvido falar no Teorema de Pitágoras. Pois bem, nesta unidade, ele será o centro das atenções, mas vamos

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático Caderno 1

Raciocínio Lógico Matemático Caderno 1 Raciocínio Lógico Matemático Caderno 1 Índice Pg. Números Naturais... 02 Números Inteiros... 06 Números Racionais... 23 Números Decimais... - Dízimas Periódicas... - Expressões Numéricas... - Divisibilidade...

Leia mais

Capítulo 1. x > y ou x < y ou x = y

Capítulo 1. x > y ou x < y ou x = y Capítulo Funções, Plano Cartesiano e Gráfico de Função Ao iniciar o estudo de qualquer tipo de matemática não podemos provar tudo. Cada vez que introduzimos um novo conceito precisamos defini-lo em termos

Leia mais

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A.

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A. CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA C.E.E.P CURITIBA APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A. Modalidades: Integrado Subseqüente Proeja Autor: Ronald Wykrota (wykrota@uol.com.br) Curitiba

Leia mais

BOM DIA!! ÁLGEBRA. Aula 3 COM JENNYFFER LANDIM. jl.matematica@outlook.com

BOM DIA!! ÁLGEBRA. Aula 3 COM JENNYFFER LANDIM. jl.matematica@outlook.com BOM DIA!! ÁLGEBRA COM JENNYFFER LANDIM Aula 3 jl.matematica@outlook.com Números inteiros: operações e propriedades Adição Os termos da adição são chamadas parcelas e o resultado da operação de adição é

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

Sistemas Lineares. Módulo 3 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e suas Tecnologias Matemática

Sistemas Lineares. Módulo 3 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e suas Tecnologias Matemática Módulo 3 Unidade 10 Sistemas Lineares Para início de conversa... Diversos problemas interessantes em matemática são resolvidos utilizando sistemas lineares. A seguir, encontraremos exemplos de alguns desses

Leia mais

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Oi! Meu nome é David. Atualmente estou em Imperatriz, Maranhão ajudando pessoas como você aprenderem inglês. Já faz

Leia mais

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Aula 14: A Matemática Grega: Pitágoras e os Pitagóricos 17/04/2015 2 Pitágoras de Samos Aproximadamente 572 a.c. Discípulo de Tales de Mileto,

Leia mais

Conhecendo um pouco de matrizes e determinantes

Conhecendo um pouco de matrizes e determinantes Módulo 3 Unidade 29 Conhecendo um pouco de matrizes e determinantes Para início de conversa... Frequentemente em jornais, revistas e também na Internet encontramos informações numéricas organizadas na

Leia mais

a 1 x 1 +... + a n x n = b,

a 1 x 1 +... + a n x n = b, Sistemas Lineares Equações Lineares Vários problemas nas áreas científica, tecnológica e econômica são modelados por sistemas de equações lineares e requerem a solução destes no menor tempo possível Definição

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

E A D - S I S T E M A S L I N E A R E S INTRODUÇÃO

E A D - S I S T E M A S L I N E A R E S INTRODUÇÃO E A D - S I S T E M A S L I N E A R E S INTRODUÇÃO Dizemos que uma equação é linear, ou de primeiro grau, em certa incógnita, se o maior expoente desta variável for igual a um. Ela será quadrática, ou

Leia mais

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas?

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas? Recorrências Muitas vezes não é possível resolver problemas de contagem diretamente combinando os princípios aditivo e multiplicativo. Para resolver esses problemas recorremos a outros recursos: as recursões

Leia mais

Alguns exemplos de problemas resolvidos

Alguns exemplos de problemas resolvidos Alguns exemplos de problemas resolvidos Partilhamos contigo alguns problemas e respetivas resoluções que selecionámos, para ilustrar todo este desafiante processo de resolução de problemas. Vais reparar

Leia mais

Contagem I. Figura 1: Abrindo uma Porta.

Contagem I. Figura 1: Abrindo uma Porta. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 4 Contagem I De quantos modos podemos nos vestir? Quantos números menores que 1000 possuem todos os algarismos pares?

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Equações do primeiro grau

Equações do primeiro grau Módulo 1 Unidade 3 Equações do primeiro grau Para início de conversa... Você tem um telefone celular ou conhece alguém que tenha? Você sabia que o telefone celular é um dos meios de comunicação que mais

Leia mais

Revisão de combinatória

Revisão de combinatória A UA UL LA Revisão de combinatória Introdução Nesta aula, vamos misturar os vários conceitos aprendidos em análise combinatória. Desde o princípio multiplicativo até os vários tipos de permutações e combinações.

Leia mais

Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,...

Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,... Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,... 0) O que veremos na aula de hoje? Um fato interessante Produtos notáveis Equação do 2º grau Como fazer a questão 5 da 3ª

Leia mais

UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS

UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS LINUX EDUCACIONAL UTILIZANDO PROGRAMAS EDUCACIONAIS PROFESSOR GERSON VALENCIO Caro professor: As novas Tecnologias de Informação e Comunicação(TICs) estão mudando nossa forma de pensar, agir, relacionar-se,

Leia mais

SISTEMAS LINEARES CONCEITOS

SISTEMAS LINEARES CONCEITOS SISTEMAS LINEARES CONCEITOS Observemos a equação. Podemos perceber que ela possui duas incógnitas que são representadas pelas letras x e y. Podemos também notar que se e, a igualdade se torna verdadeira,

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES Caríssimos amigos concurseiros. Seguem breves comentários à prova de RLQ do ATA- MF. Não encontramos nenhuma questão passível de recurso. Mas, se vocês tiverem visualizado alguma coisa e quiserem debater

Leia mais

2. Representação Numérica

2. Representação Numérica 2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Com uma coleção de figuras e de formas geométricas que mais parecem um jogo, mostre à turma que os números também têm seu lado concreto

Com uma coleção de figuras e de formas geométricas que mais parecem um jogo, mostre à turma que os números também têm seu lado concreto Universidade Severino Sombra Fundamentos Teóricos e Metodologia de Matemática 1 1 Com uma coleção de figuras e de formas geométricas que mais parecem um jogo, mostre à turma que os números também têm seu

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula 6 21/05 e 28/05 de 2015 Atividades de reforço

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula 6 21/05 e 28/05 de 2015 Atividades de reforço ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula 6 21/05 e 28/05 de 2015 Atividades de reforço Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello Supervisora:

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano. Prof. Angelo Papa Neto

Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano. Prof. Angelo Papa Neto Material Teórico - Módulo de Divisibilidade MDC e MMC - Parte 1 Sexto Ano Prof. Angelo Papa Neto 1 Máximo divisor comum Nesta aula, definiremos e estudaremos métodos para calcular o máximo divisor comum

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Dicas para a 6 a Lista de Álgebra 1 (Conteúdo: Homomorfismos de Grupos e Teorema do Isomorfismo para grupos) Professor: Igor Lima.

Dicas para a 6 a Lista de Álgebra 1 (Conteúdo: Homomorfismos de Grupos e Teorema do Isomorfismo para grupos) Professor: Igor Lima. Dicas para a 6 a Lista de Álgebra 1 (Conteúdo: Homomorfismos de Grupos e Teorema do Isomorfismo para grupos) Professor: Igor Lima. 1 /2013 Para calcular Hom(G 1,G 2 ) ou Aut(G) vocês vão precisar ter em

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

Prova da segunda fase - Nível 1

Prova da segunda fase - Nível 1 Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na nona edição da Olimpíada de Matemática de São José do Rio Preto! Lembre-se de que uma Olimpíada é diferente de uma prova escolar. Muitas vezes, as questões

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental

Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental Home Índice Autores deste número Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental Adriana Freire Resumo Na Escola Vera Cruz adota-se como norteador da prática pedagógica na área de matemática

Leia mais

Como Criar seu produto digital

Como Criar seu produto digital Como Criar seu produto digital Aprenda em alguns passos Indice 5 1- Público Alvo 2- Conhecer á necessidade 5 do 5 Primeiro capítulo Público Alvo Você que está montando seu negócio online e ainda não tem

Leia mais

COMO ENSINEI MATEMÁTICA

COMO ENSINEI MATEMÁTICA COMO ENSINEI MATEMÁTICA Mário Maturo Coutinho COMO ENSINEI MATEMÁTICA.ª edição 511 9 AGRADECIMENTOS À Deus À minha família Aos mestres da matemática do C.E.Visconde de Cairu APRESENTAÇÃO O objetivo deste

Leia mais

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá.

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá. INTRODUÇÃO A lógica de programação é extremamente necessária para as pessoas que queiram trabalhar na área de programação, seja em qualquer linguagem de programação, como por exemplo: Pascal, Visual Basic,

Leia mais

Sistema de Numeração e Aritmética Básica

Sistema de Numeração e Aritmética Básica 1 Sistema de Numeração e Aritmética Básica O Sistema de Numeração Decimal possui duas características importantes: ele possui base 10 e é um sistema posicional. Na base 10, dispomos de 10 algarismos para

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas.

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. O que é o Excel? O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. Ele possibilita ao usuário desenvolver planilhas que efetuem cálculos, dos mais simples aos

Leia mais

1 - Conceituação e importância do estudo da matemática financeira

1 - Conceituação e importância do estudo da matemática financeira 1 - Conceituação e importância do estudo da matemática financeira É o ramo da matemática que tem como objeto de estudo o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Avalia-se a maneira como este dinheiro

Leia mais

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 1. (alternativa C) Os números 0,01 e 0,119 são menores que 0,12. Por outro lado, 0,1 e 0,7 são maiores que 0,. Finalmente, 0,29 é maior que 0,12 e menor

Leia mais

Este material traz a teoria necessária à resolução das questões propostas.

Este material traz a teoria necessária à resolução das questões propostas. Inclui Teoria e Questões Inteiramente Resolvidas dos assuntos: Contagem: princípio aditivo e multiplicativo. Arranjo. Permutação. Combinação simples e com repetição. Lógica sentencial, de primeira ordem

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

2aula TEORIA DE ERROS I: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS, ARREDONDAMENTOS E INCERTEZAS. 2.1 Algarismos Corretos e Avaliados

2aula TEORIA DE ERROS I: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS, ARREDONDAMENTOS E INCERTEZAS. 2.1 Algarismos Corretos e Avaliados 2aula Janeiro de 2012 TEORIA DE ERROS I: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS, ARREDONDAMENTOS E INCERTEZAS Objetivos: Familiarizar o aluno com os algarismos significativos, com as regras de arredondamento e as incertezas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA. CC 2º Período

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA. CC 2º Período PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA CC 2º Período PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA Aula 06: Ponteiros Declarando e utilizando ponteiros Ponteiros e vetores Inicializando ponteiros Ponteiros para Ponteiros Cuidados a serem

Leia mais

Frações. Números Racionais

Frações. Números Racionais Frações Números Racionais Consideremos a operação 4:5 =? onde o dividendo não é múltiplo do divisor. Vemos que não é possível determinar o quociente dessa divisão no conjunto dos números porque não há

Leia mais

EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES DE 1º GRAU

EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES DE 1º GRAU 1 EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES DE 1º GRAU Equação do 1º grau Chamamos de equação do 1º grau em uma incógnita x, a qualquer expressão matemática que pode ser escrita sob a forma: em que a e b são números reais,

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar:

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME:DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4) 2-

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA PLANOS DE CURSO PARA 6º E 7º ANOS Campina Grande, 2011 -

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das questões de Raciocínio Lógico-Matemático da prova de Técnico de Atividade Judiciária do

Leia mais

08 Capital de giro e fluxo de caixa

08 Capital de giro e fluxo de caixa 08 Capital de giro e fluxo de caixa Qual o capital que sua empresa precisa para funcionar antes de receber o pagamento dos clientes? Como calcular os gastos, as entradas de dinheiro, e as variações de

Leia mais

Notas de Cálculo Numérico

Notas de Cálculo Numérico Notas de Cálculo Numérico Túlio Carvalho 6 de novembro de 2002 2 Cálculo Numérico Capítulo 1 Elementos sobre erros numéricos Neste primeiro capítulo, vamos falar de uma limitação importante do cálculo

Leia mais

Um jogo de preencher casas

Um jogo de preencher casas Um jogo de preencher casas 12 de Janeiro de 2015 Resumo Objetivos principais da aula de hoje: resolver um jogo com a ajuda de problemas de divisibilidade. Descrevemos nestas notas um jogo que estudamos

Leia mais

Matemática Financeira RECORDANDO CONCEITOS

Matemática Financeira RECORDANDO CONCEITOS 1 Matemática Financeira RECORDANDO CONCEITOS Propriedades da matemática Prioridades: É importante relembrar e entender alguns conceitos da matemática, que serão muito úteis quando trabalharmos com taxas.

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

A razão dos irracionais. Série Matemática na Escola. Objetivos 1. Apresentar os numeros irracionais. 2. Demonstrar que 2 não é racional com o

A razão dos irracionais. Série Matemática na Escola. Objetivos 1. Apresentar os numeros irracionais. 2. Demonstrar que 2 não é racional com o A razão dos irracionais. Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar os numeros irracionais. 2. Demonstrar que 2 não é racional com o argumento do absurdo. A razão dos irracionais Série Matemática

Leia mais

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2008 Nível 1

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2008 Nível 1 OBMEP 00 Nível 1 1 QUESTÃO 1 Como Leonardo da Vinci nasceu 91 anos antes de Pedro Américo, ele nasceu no ano 14 91 = 145. Por outro lado, Portinari nasceu 451 anos depois de Leonardo da Vinci, ou seja,

Leia mais

TEORIA DOS CONJUNTOS Símbolos

TEORIA DOS CONJUNTOS Símbolos 1 MATERIAL DE APOIO MATEMÁTICA Turmas 1º AS e 1º PD Profº Carlos Roberto da Silva A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Divisores e Múltiplos Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Divisores e Múltiplos Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Divisores e Múltiplos Prof. Dudan Matemática Divisores e Múltiplos Os múltiplos e divisores de um número estão relacionados entre si da seguinte forma: Se 15 é divisível por

Leia mais

Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados:

Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Protocolo TCP/IP Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Número IP Máscara de sub-rede O Número IP é um número no seguinte formato: x.y.z.w Não podem existir

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

I.INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA.

I.INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA. I.INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA. 1. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Matemática é uma ciência que foi criada a fim de contar e resolver problemas com uma razão de existirem, foi criada a partir dos primeiros seres racionais

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Módulo 3 Unidade 28 Matemática Financeira II Para início de conversa... Notícias como essas são encontradas em jornais com bastante frequência atualmente. Essas situações de aumentos e outras como financiamentos

Leia mais

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate 1 As sequências de atividades Vamos relembrar, Como lemos os números racionais?, Como escrevemos os números racionais?, As partes das tiras de papel, Comparando e ordenando números racionais na forma decimal

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo]

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] [Visionamento das fotos] [Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] E- Então o que é que achaste das fotos? E7- Boas. Tá fixe. E- Faz-te lembrar coisas boas ou más? E7-

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

1 de 9 09-12-2013 11:02

1 de 9 09-12-2013 11:02 1 de 9 09-12-2013 11:02 Fuga de Oleo 21 mensagens 5 de Setembro de 2013 às 18:45 Boa tarde Sr Hugo como está. Estou a contacta-lo porque estou com

Leia mais

Fundamentos da Matemática Fernando Torres. Números Complexos. Gabriel Tebaldi Santos RA: 160508

Fundamentos da Matemática Fernando Torres. Números Complexos. Gabriel Tebaldi Santos RA: 160508 Fundamentos da Matemática Fernando Torres Números Complexos Gabriel Tebaldi Santos RA: 160508 Sumário 1. História...3 2.Introdução...4 3. A origem de i ao quadrado igual a -1...7 4. Adição, subtração,

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

AV2 - MA 12-2012. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de modo que todos os CDs de rock fiquem juntos?

AV2 - MA 12-2012. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de modo que todos os CDs de rock fiquem juntos? Questão 1. Num porta-cds, cabem 10 CDs colocados um sobre o outro, formando uma pilha vertical. Tenho 3 CDs de MPB, 5 de rock e 2 de música clássica. (a) De quantos modos diferentes posso empilhá-los de

Leia mais

FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL

FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL 1. SINAIS DE OPERAÇÕES 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO + SOMAR > MAIOR QUE - SUBTRAÇÃO < MENOR QUE * MULTIPLICAÇÃO DIFERENTE QUE / DIVISÃO >= MAIOR E IGUAL

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

CAPÍTULO 2 MATEMÁTICA FINANCEIRA

CAPÍTULO 2 MATEMÁTICA FINANCEIRA CAPÍTULO 2 MATEMÁTICA FINANCEIRA A Matemática Financeira se preocupa com o valor do dinheiro no tempo. E pode-se iniciar o estudo sobre o tema com a seguinte frase: NÃO SE SOMA OU SUBTRAI QUANTIAS EM DINHEIRO

Leia mais