Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 5 - Fundos de Investimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 5 - Fundos de Investimento"

Transcrição

1 Pág: 1/54 Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 5 - Fundos de Investimento

2 Pág: 2/54 Módulo 5 - Fundos de Investimento Este módulo apresenta as características dos fundos de investimento, como as definições legais a eles relacionadas, a dinâmica de aplicação e resgate, a formação das carteiras de investimento, as taxas envolvidas e os impostos incidentes.

3 Pág: 3/54 Capítulo 1 Definições Legais Fundo de Investimento Um fundo de investimento é um instrumento de aplicação financeira onde investidores aplicam recursos em carteira diversificada, através da compra de cotas. Estes recursos serão administrados por profissionais de acordo com o objetivo e a política do fundo de investimento. Condomínio Os fundos de investimento são organizados como um condomínio, ou seja, cada investidor possui uma parte do que está aplicado no fundo e recebe uma parcela da rentabilidade do fundo de acordo com a quantidade de cotas que possui. Os fundos de investimento possuem um poder de negociação maior do que os investimentos isolados. Cota Cota é uma fração do patrimônio líquido do fundo. Ao investir em um fundo, o investidor compra cotas, tornando-se um cotista.

4 Pág: 4/54 A rentabilidade de todos os investidores de um fundo é a mesma, pois a rentabilidade é a valorização ou desvalorização da cota do fundo. O que varia é o retorno de acordo com a quantidade de cotas de cada investidor. Patrimônio Líquido É o conjunto de ativos de um fundo, atualizado de acordo com os rendimentos, perdas e despesas. Propriedades dos Ativos de Fundos de Investimento A propriedade dos ativos que compõem a carteira de um fundo de investimentos é de todos os cotistas deste fundo, organizados em condomínio de acordo com suas quantidades de cotas. * * exceto nos Fundo de Investimento Imobiliário. Para melhor caracterizar a independência entre a propriedade dos ativos e a instituição administradora, o fundo deve possuir escrituração contábil e CNPJ próprios. Segregação entre gestão de recursos próprios e de terceiros Para evitar conflitos de interesse entre os administradores de fundos de investimentos e os cotistas, as instituições financeiras são obrigadas a isolar as atividades da administração dos fundos das demais atividades da instituição. Esta segregação é chamada de Chinese Wall - Muralha da China.

5 Pág: 5/54 A separação entre as atividades pode ser realizada através da separação física (locais distintos para cada atividade) ou de permissões diferenciadas de acesso à informação. Assembléia Geral de Cotistas A Assembléia Geral dos Cotistas tem como objetivos discutir: as demonstrações contábeis apresentadas pelo administrador; a substituição do administrador, do gestor ou do custodiante do fundo; a fusão, incorporação, cisão, transformação ou liquidação do fundo; o aumento da taxa de administração; a alteração da política de investimento do fundo; a emissão de novas cotas, no fundo fechado; a amortização de cotas, caso não esteja prevista no regulamento; e a alteração do regulamento. As decisões tomadas em assembléia geral estão sujeitas à maioria dos votos, onde 1 cota equivale a 1 voto. A convocação para as assembléias deve ser feita através de anúncio em veículo de grande circulação, carta ou telegrama e deve conter a data/hora, o local de sua realização e os assuntos a serem tratados, com pelo menos 10 dias de antecedência. Quando a convocação for solicitada pelo gestor, custodiante ou cotista, ela deverá ser encaminhada ao administrador do fundo, que terá 30 dias para realizar a convocação da assembléia geral.

6 Pág: 6/54 Os cotistas poderão receber informações através de , se assim autorizarem. Podem ser realizadas assembléias fora da sede do administrador. Uma assembléia pode ser realizada com qualquer número de cotistas presentes. De acordo com o regulamento de cada fundo de investimento: pode existir a possibilidade da realização de consulta formal aos cotistas, sem que haja uma reunião; pode ser definida a quantidade de cotistas necessária para a tomada de decisões. O resumo das decisões tomadas em assembléia deve ser enviado aos cotistas até 30 dias após a sua realização. Este resumo pode ser enviado junto ao extrato da conta corrente, subseqüente à comunicação da assembléia. Caso a assembléia seja realizada nos últimos 10 dias do mês, o resumo pode ser enviado no extrato do mês seguinte. Direitos e Obrigações dos Condôminos Para que haja um tratamento igual a todos os cotistas, existe um conjunto de direitos e de obrigações, os quais devem estar claros no prospecto e no regulamento de cada fundo de investimento. São direitos dos condôminos: receber, gratuitamente, exemplar do regulamento do fundo; ser informado a respeito do veículo (jornal, revista, etc) utilizado para prestação de informações do fundo. ser informado, de forma ampla e imediata, sobre qualquer ato ou fato relevante que possa influenciar, direta ou indiretamente, em decisões relativas a sua permanência

7 Pág: 7/54 no fundo; ter acesso às demonstrações financeiras do fundo; receber, mensalmente, demonstrativo onde esteja presente a quantidade de cotas que possui com seu respectivo valor e a rentabilidade do fundo no período; ser informado, com a devida antecedência, sobre a realização de Assembléias Gerais: data/hora, local de realização e assuntos a serem tratados; convocar Assembléia Geral, se possuir pelo menos 5% do total de cotas emitidas pelo fundo; votar nas Assembléias Gerais na proporção de um voto por cota. São obrigações dos condôminos: manter seus dados cadastrais atualizados; analisar os diversos fundos disponíveis e verificar a sua compatibilidade com seus objetivos pessoais; ler o regulamento e o prospecto do fundo, pois o ato de investir implica a concordância com as regras do fundo, sua política e objetivo de investimento; acompanhar a performance do fundo, através do material disponibilizado pelo administrador; comparecer às Assembléias Gerais de Cotistas. Informações Relevantes (disclaimers) Disclaimers são regras que garantem que o investidor receba todas as informações relevantes para tomar a decisão em que investir. Essas informações aparecem de forma destacada no prospecto do fundo. Elas consistem em declarações que isentam o gestor ou o administrador do fundo, ou o órgão regulador, de alguma responsabilidade.

8 Pág: 8/54 Segregação de funções e responsabilidades Os fundos de investimento possuem participantes com funções e responsabilidades distintas, os quais garantem seu correto funcionamento. Os participantes dos fundos de investimento são: Administrador Gestor Distribuidor Custodiante Auditor Independente Administrador O Administrador é o representante legal do fundo de investimento. Ele realiza todas as tarefas administrativas necessárias ao funcionamento do fundo e da carteira. As principais atividades do Administrador são: constituir o fundo; produzir os regulamentos e prospectos; divulgar o valor das cotas nos jornais; emitir extrato aos cotistas; ser o responsável pelas informações devidas ao investidor e aos órgãos reguladores. Apenas as pessoas jurídicas autorizadas pela CVM podem ser administradores de fundos de investimento.

9 Pág: 9/54 Gestor O Gestor é o responsável pela escolha e negociação dos ativos financeiros da carteira de investimentos do fundo. As principais atividades do Gestor são: selecionar as melhores alternativas de investimentos que estejam de acordo com o regulamento e o prospecto do fundo; elaborar a estratégia de investimentos do fundo; comprar e vender títulos; controlar o caixa; analisar o risco e retorno das operações; ser o responsável pela rentabilidade do fundo. A gestão pode ser realizada por pessoas físicas ou jurídicas credenciadas como administradoras de carteira de valores mobiliários pela CVM. Os gestores acompanham o mercado e procuram definir os melhores momentos de compra e venda dos ativos financeiros que compõe a carteira do fundo. Distribuidor O Distribuidor é quem vende as cotas no mercado. O distribuidor é quem tem contato com os cotistas.

10 Pág: 10/54 Custodiante O Custodiante é o responsável pela liquidação física e financeira dos ativos e por sua guarda. O Custodiante também é responsável pela a administração e informação dos acontecimentos relacionados aos ativos, situação dos ativos. A custódia não envolve negociação nem aconselhamento sobre o investimento. Auditor Independente O Auditor Independente é o responsável por auditar as distribuições financeiras anuais. O Auditor Independente deve ser registrado na Comissão de Valores Mobiliários. Fundos de Investimento (FI) e Fundos de Investimento em Cotas (FIC) Fundo de Investimento FI são fundos que investem seus recursos na aquisição direta de títulos e valores mobiliários ou de quaisquer outros ativos disponíveis no mercado financeiro. Fundo de Investimento em Cotas FIC são fundos onde os recursos são destinados, exclusivamente, à aquisição de cotas de fundo de investimento. Os FIC devem manter no mínimo 95% de seu patrimônio investido em cotas de fundos de investimento de uma mesma classe. *

11 Pág: 11/54 *Exceção: Os fundos classificados como Multimercado podem investir em cotas de fundos de classes distintas. Os Fundos de Investimento e os Fundos de Investimento em Cotas podem ser: abertos, fechados ou exclusivos com carência ou sem carência Abertos Nos fundos abertos os cotistas podem solicitar o resgate de suas cotas a qualquer momento, ou seja, a liquidez é imediata. Nestes fundos, o ingresso e a saída de cotistas são automáticos a partir da solicitação ao Administrador do fundo. Fechados Nos fundos fechados as cotas só podem ser resgatadas ao término do prazo de duração do fundo ou em sua liquidação. As cotas destes fundos podem ser negociadas no mercado secundário.

12 Pág: 12/54 Exclusivos Os fundos exclusivos pertencem a um único cotista, o qual deve possuir um grande volume de recursos financeiros. Apenas investidores qualificados podem possuir um fundo exclusivo. Investidores qualificados são: instituições financeiras; companhias seguradoras e sociedades de capitalização; entidades abertas e fechadas de previdência privada complementar; pessoas físicas ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ ,00 (trezentos mil reais) e que atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio; fundos de investimento destinados exclusivamente a investidores qualificados; administradores de carteira e consultores de valores mobiliários autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários, em relação a seus próprios recursos. com carência Os fundos com carência são aqueles que estabelecem um prazo mínimo de permanência dos recursos do investidor no fundo. Caso haja resgate antes deste prazo, o investidor perde o rendimento resultante pelo fundo durante o período de carência.

13 Pág: 13/54 sem carência Os fundos sem carência são aqueles que oferecem liquidez diária, ou seja, o cotista pode fazer resgates a qualquer momento sem perda de rentabilidade, sujeitos apenas à incidência de impostos. Clube de Investimento Clube de investimento é um tipo de aplicação financeira criada por um grupo de pessoas físicas que desejam investir em títulos e valores mobiliários. A formação de um clube de investimento precisa da elaboração de um estatuto social, com suas regras de atuação, o qual deve ser aprovado e assinado por todos os membros e registrado em cartório. Após isso, o clube deve ser registrado em uma bolsa de valores.

14 Pág: 14/54 Um clube de investimento pode ser formado por: no mínimo 3 participantes; no máximo 150 participantes; mais de 150 participantes quando for composto por funcionários de uma mesma empresa ou por pessoas ligadas através de associações, quando autorizado pela CVM. As carteiras dos clubes de investimento devem ser formadas por pelo menos 51% de ações. Nenhum membro de um clube de investimento pode possuir mais de 40% das cotas disponíveis. A administração de um clube de investimento pode ser feita por: Sociedade Corretora; Sociedade Distribuidora; Banco de Investimento; ou Banco Múltiplo com carteira de investimento.

15 Pág: 15/54 Capítulo 2 - Dinâmica de Aplicação e Resgate Aplicação de Recursos e Compra de Ativos por parte dos Gestores Ao aplicar seus recursos, o investidor adquire cotas e o Gestor do fundo de investimento, a partir do investimento realizado, adquire ativos. Resgate de Recursos e Venda de Ativos por parte dos Gestores Ao resgatar seus recursos investidos, o investidor recebe o retorno de seu investimento e, para que isso possa ocorrer, o Gestor do fundo de investimento vende ativos do fundo.

16 Pág: 16/54 Prazo de Cotização No momento da aplicação, cotização é a transformação dos recursos em cotas. Isso é feito pela divisão do valor investido pelo valor unitário da cota. No momento do resgate, cotização é a conversão de cotas em recursos. Esse valor é o resultado da multiplicação da quantidade de cotas pelo valor unitário da cota. As aplicações podem ser realizadas no mesmo dia, chamado de D0, ou no dia seguinte, chamado de D+1. Prazo de Liquidação Liquidação é o efetivo débito ou crédito dos recursos em conta corrente do investidor. Cotização se refere ao momento de emissão ou resgate de cotas. Liquidação se refere ao momento de entrada ou saída dos recursos monetários.

17 Pág: 17/54 Cota de abertura e fechamento Cota de abertura é o valor da cota no final do dia anterior, ou seja, é a cota de fechamento do dia anterior. Quando um fundo utiliza cota de abertura, o investidor sabe, ao investir, o valor da cota que será utilizado para converter seu capital e, com isso, a quantidade da cotas recém adquiridas. Cota de fechamento é o valor da cota apurado no final do dia atual. Ao investir em um fundo que utiliza a cota de fechamento, o investidor não sabe, no momento do investimento, a quantidade de cotas adquiridas. De acordo com a classe do fundo de investimento, a conversão de cotas no momento da aplicação ou do resgate pode utilizar a cota de abertura ou de fechamento. Fundos das classes Curto Prazo, Referenciado e Renda Fixa, menos voláteis, podem utilizar tanto cota de abertura quanto de fechamento, do dia D0 ou do dia seguinte D+1 ao da efetiva disponibilidade. Fundos das classes Cambial, Multimercado, Ações e Dívida Externa, mais voláteis, podem apenas utilizar cota de fechamento do dia D0 ou do dia seguinte D+1 ao da efetiva disponibilidade. O pagamento do resgate não poderá ser superior a 5 dias úteis, a partir da data da conversão de cotas.

18 Pág: 18/54 Capítulo 3 Principais Características Acessibilidade ao Mercado Financeiro Os fundos de investimento proporcionam maior acessibilidade ao mercado financeiro por: Permitirem acesso a investimentos que exigem um capital alto, que é viável pela união dos recursos de vários investidores; Possibilitarem a divisão dos custos entre os cotistas. Diversificação A diversificação reduz o risco, pois a perda em uma aplicação pode ser compensada pelo ganho em outra. Como a gestão dos fundos de investimento é feita por profissionais especializados, a composição das carteiras de investimento, conseqüentemente a sua diversificação, é otimizada, buscando a minimização do risco. Liquidez A carteira de um fundo de investimento é composta por títulos com alta liquidez e por títulos com liquidez menor. O gestor do fundo busca um equilíbrio entre a liquidez e a rentabilidade e tem como restrição os resgates dos cotistas, ou seja, é necessária alguma liquidez do fundo para atender aos resgates mas como apenas alguns cotistas farão isso por vez é possível a existência de títulos menos líquidos, os quais devem possuir uma rentabilidade maior.

19 Pág: 19/54 Capítulo 4 Política de Investimento Objetivo Objetivo de investimento O objetivo de um fundo é a meta a ser alcançada. O objetivo do fundo deve estar expresso de forma clara no prospecto. Política de investimento A política de investimento retrata como alcançar os objetivos. A política de investimento de um fundo descreve as principais estratégias técnicas e práticas utilizadas, os tipos de títulos e valores mobiliários onde o fundo pode investir, as políticas de seleção e alocação de ativos e as políticas de concentração, além de faixas e limites de alocação e de alavancagem, entre outros. Ou seja, a política de investimento estabelece os parâmetros que definem o fundo. Objetivo de investimento X Política de investimento Os objetivos e a política de investimento dos fundos devem ser divulgados de maneira clara. A política de investimento deve ser compatível com os objetivos do fundo de investimento.

20 Pág: 20/54 Fundos com gestão Ativa e Passiva Os recursos de um fundo de investimento podem ser geridos de acordo com duas estratégias: gestão passiva ou gestão ativa. Fundos Passivos ou Fundos com Gestão Passiva são fundos que procuram alcançar a rentabilidade de seu benchmark. Fundos Ativos ou Fundos com Gestão Ativa são fundos que procuram superar a rentabilidade de seu benchmark. Carteiras de curto prazo e longo prazo A Resolução 409 da CVM divide os fundos de investimento em fundos de curto prazo e de longo prazo, distinguindo suas formas de tributação. Fundos de Curso Prazo são fundos onde os títulos de sua carteira possuem prazo máximo a decorrer de 375 dias e o prazo médio de sua carteira é inferior a 60 dias. Fundos de Longo Prazo são fundos onde o prazo médio de sua carteira é superior a 365 dias.

21 Pág: 21/54 Dificuldades de Replicação dos Índices de Referência (benchmarks) Mesmo em um fundo passivo, que tem como objetivo replicar o índice de seu benchmark, existem fatores que dificultam o alcance deste índice. Os fatores que podem dificultar a replicação do índice de referência são: Custos relativos à administração e à manutenção do fundo; Impostos cobrados nas transações financeiras; Dinâmica do cálculo da rentabilidade do fundo; Marcação a mercado. Custos relativos à administração e à manutenção do fundo Estes custos são debitados do patrimônio do fundo, resultando em uma diminuição do valor da cota. Dinâmica do cálculo da rentabilidade do fundo Exemplo: Os fundos de ação consideram a média dos ativos no mercado e não o seu valor de fechamento. Marcação a Mercado A Marcação a Mercado pode alterar o valor de um título, dificultando a replicação do índice de referência de um fundo de investimento a curto prazo, mesmo que a longo prazo seu valor seja mais próximo ao benchmark.

22 Pág: 22/54 Instrumentos de divulgação das políticas de investimento O cotista deve ter acesso às informações relevantes de um fundo de investimento, informações claras que influam nas decisões de investimento. Estas informações estão à disposição no regulamento e no prospecto do fundo de investimento. O regulamento de um fundo de investimento é um documento registrado em cartório, onde estão presentes as regras básicas de funcionamento do fundo. O prospecto é um documento onde estão as informações relevantes para o investidor, como a política de investimento do fundo e os riscos envolvidos.

23 Pág: 23/54 Regulamento do fundo O regulamento de um fundo de investimento deve conter: a qualificação do administrador do fundo; a referência à qualificação do gestor da carteira do fundo, quando for o caso; a qualificação do custodiante; a espécie do Fundo, se aberto ou fechado; o prazo de duração, se determinado ou indeterminado; a política de investimento, de forma a caracterizar a classe do fundo; a taxa de administração, fixa e expressa em percentual anual do patrimônio líquido, com base em 252 dias; as taxas de performance, ingresso e saída; outras despesas do fundo; as condições para a aplicação e o resgate de cotas; a distribuição de resultados; o público-alvo; a referência ao estabelecimento de intervalo para atualização do valor da cota, quando for o caso; o exercício social do fundo; a política de divulgação de informações a interessados, inclusive as relativas à composição de carteira; a política relativa ao exercício de direito do voto do fundo, pelo administrador ou por seus representantes legalmente constituídos, em assembléias gerais das companhias nas quais o fundo detenha participação; e a tributação aplicável ao fundo e a seus cotistas. O Selo ANBID é obrigatório em todo o material de publicidade de um fundo, inclusive em seu regulamento. O regulamento somente pode ser alterado com autorização da Assembléia Geral de Cotistas, exceto quando a alteração for apenas para atender a exigências da CVM

24 Pág: 24/54 para adequação a normas legais e regulamentares ou para atualização de dados cadastrais do administrador, gestor ou custodiante do fundo. Prospecto do fundo O prospecto de um fundo de investimento deve conter: as metas, os objetivos e o público-alvo do fundo; a política de investimento e a faixa de alocação de ativos, com a descrição do seu processo de análise e seleção; a relação dos prestadores de serviço; a especificação das taxas e outras despesas do fundo; a apresentação do administrador e do gestor, com suas experiências profissionais, formação acadêmica, informação sobre seus departamentos técnicos e demais recursos e serviços utilizados na gestão do fundo; as condições de compra de cotas do fundo, com os limites mínimos e máximos de investimento e os valores mínimos para movimentação e permanência no fundo; as condições de resgate de cotas e prazo de carência, quando existir; a política de distribuição de resultados, se houver, com os prazos e condições de pagamento; os riscos assumidos pelo fundo; informação sobre a política de administração dos riscos assumidos pelo fundo; informação sobre a tributação aplicável ao fundo e a seus cotistas; a política relativa ao exercício do direito de voto do fundo, pelo administrador ou por seus representantes legais, em assembléias gerais das empresas das quais o fundo tenha participação; a política de divulgação de informações aos interessados, a qual deve ser divulgada como fato relevante quando de sua alteração; a identificação da agência classificadora de risco do fundo e a sua classificação, quando existir; os resultados do fundo em exercícios anteriores e a informação de como e onde acessar outras informações sobre exercícios anteriores, como, por exemplo,

25 Pág: 25/54 demonstrações contábeis e relatórios do administrador; e o percentual máximo de cotas permitido a um único cotista. As alterações da política de administração de risco devem ser divulgadas como fato relevante. A política de divulgação de informações deve definir: a periodicidade mínima para a divulgação da composição da carteira do fundo; o nível de detalhamento das informações; e o local e o meio de solicitação e divulgação das informações. Termo de Adesão Ao ingressar em um fundo de investimento, o cotista deve assinar um Termo de Adesão, onde ele atesta que: recebeu o regulamento e o prospecto; está ciente dos riscos envolvidos e da política de investimento; e está ciente da possibilidade de ocorrência de patrimônio líquido negativo (quando aplicável ao fundo) e, neste caso, de sua responsabilidade em relação a aportes adicionais de recursos. O administrador do fundo deve manter o termo de adesão de cada cotista à disposição da CVM. Estes devem estar assinados pelos investidores ou registrados em sistema eletrônico propício. O Termo de Adesão assinado pelo cliente é a prova do administrador do fundo de que o cotista conhece as principais características do investimento realizado e os riscos envolvidos.

26 Pág: 26/54 Capítulo 5 Carteira de Investimentos Principais mercados A carteira de um fundo de investimento é formada por ativos de acordo com seu regulamento. Para a composição da carteira do fundo, o gestor pode adquirir ativos de mercados diferentes. Os principais mercados com os quais o gestor de um fundo pode interagir são: DI onde são negociados os títulos pós-fixados, indexados a taxa CDI ou SELIC; Cambial onde são negociados os títulos indexados à variação cambial; Renda Fixa onde são negociados os títulos que pagam taxa de juros pré e pósfixada. Ações onde são negociadas ações de diversas companhias. Derivativos Derivativos são ativos financeiros que fazem referência a outros ativos, ou seja, seus valores e características estão ligados aos dos ativos de referência. Alguns fundos de investimento podem atuar com derivativos de juros, ações ou câmbio. Riscos dos ativos individuais versus riscos da carteira Ao formar uma carteira de investimentos, são avaliados os riscos individuais de cada ativo e sua correlação, com o objetivo de minimizar o risco da carteira. O risco de uma carteira de investimentos não é a soma dos riscos individuais dos ativos que compõem esta carteira. O risco de uma carteira de investimentos pode ser reduzido através da diversificação dos ativos da carteira, principalmente pela existência de ativos com correlação negativa.

27 Pág: 27/54 O risco não pode ser totalmente eliminado, por ser composto por fatores sistemáticos (risco sistemático) e não-sistemáticos (risco não-sistemático). A tentativa de minimização do risco deve observar estes dois componentes e deve-se atentar para a impossibilidade de eliminação do risco sistemático. Alavancagem Alavancagem é a aplicação, através de contratos derivativos, de valores maiores que o patrimônio do fundo em uma operação. O regulamento de um fundo de investimento estabelece seu limite de alavancagem. Vantagem: aumentar a rentabilidade de um fundo de investimentos. Desvantagem: Aumentar o risco. Impactos das taxas sobre as famílias de fundos Mudanças no cenário econômico resultam em alterações nos fundos de investimento, de forma diferente de acordo com o mercado onde os fundos atuam. Variação das Taxas de Juros A variação das Taxas de Juros acarretam as seguintes alterações nos mercados: Fundos DI Fundos de Renda Fixa Fundos Cambiais Fundos de Ações

28 Pág: 28/54

29 Pág: 29/54 Variação da Taxa de Câmbio A variação da Taxa de Câmbio acarreta as seguintes alterações nos mercados: Fundos DI Fundos de Renda Fixa Fundos Cambiais Fundos de Ações

30 Pág: 30/54 Variação da Taxa de Inflação Atualmente, de acordo com a política econômica adotada, quando há uma elevação nas Taxas de Inflação, o Banco Central reage elevando as Taxas de Juros. Ou seja, atualmente, a variação das Taxas de Inflação tem conseqüências análogas às da variação das Taxas de Juros. Variação das Taxas de Inflação ~ Variação das Taxas de Juros É importante ressaltar a influência da inflação na rentabilidade real dos fundos, pois quanto maior for a inflação mais a rentabilidade real estará afastada (pra menos) da rentabilidade nominal.

31 Pág: 31/54 Capítulo 6 Taxas de administração, performance, ingresso e saída Impactos das taxas sobre as famílias de fundos Taxa de Administração é a taxa cobrada pela instituição financeira relativa ao serviço de administração de um fundo de investimento. Como é uma taxa referente aos serviços prestados na administração do fundo de investimentos, ela é estabelecida pela instituição administradora e deve estar presente no regulamento do fundo. Taxa de Administração A taxa de administração é: fixa calculada sobre o patrimônio líquido do fundo provisionada diariamente cobrada mensalmente cobrada como um reajuste no valor da cota Ao divulgar o valor das cotas de um fundo de investimentos, o administrador já descontou a taxa de administração.

32 Pág: 32/54 Exemplo: Influência da taxa de administração no valor da cota Para verificar a influência da taxa de administração na rentabilidade de um fundo de investimento, considere um fundo com o patrimônio líquido de R$ ,00 o de cotas o taxa de administração de 6% ao ano, cobrada à base de 1/252 sobre o patrimônio líquido diário Para calcular, de forma simplificada, o valor da cota após a incidência da taxa de administração é preciso: 1. Calcular o valor resultante da aplicação da taxa de administração diária ao patrimônio líquido do fundo, ou seja, a remuneração diária do administrador remuneração diária do administrador: taxa anual x base diária x patrimônio = remuneração diária do administrador ( 6% x 1 ) x R$ ,00 = R$ 23, Calcular o novo patrimônio líquido do fundo (descontada a remuneração do administrador) novo patrimônio líquido: patrimônio remuneração diária do administrador = novo patrimônio R$ ,00 R$ 23,81 = R$ ,19 3. Calcular o novo valor da cota do fundo

33 Pág: 33/54 novo valor da cota: novo patrimônio / número de cotas R$ ,19 = R$ 0, Taxa de Performance A Taxa de Performance é a taxa cobrada sobre o excedente da rentabilidade de um fundo de investimento em relação a um índice pré-estabelecido. Exemplo: Cálculo da taxa de performance Um fundo de investimento com taxa de performance de 30% em relação a um benchmark, apresentou os seguintes rendimentos, em dois períodos distintos: 2,00% e 1,80%. Durante estes 2 períodos, o benchmark permaneceu igual a 1,90% Qual deve ser a taxa de performance deste fundo em cada período? 1º período rendimento do fundo: 2,00% rendimento do benchmark: 1,90% Como o rendimento do fundo foi superior ao do seu benchmark, A taxa de performance será de: ( rendimento do fundo rendimento do benchmark ) x taxa de performance ( 2,00% - 1,90% ) x 30% = 0,03%

34 Pág: 34/54 2º período rendimento do fundo: 1,80% rendimento do benchmark: 1,90% Como o rendimento do fundo foi inferior ao do seu benchmark, não há taxa de performance. O artigo 62 da Instrução Normativa 409 da CVM estabelece as regras para a cobrança da taxa de performance: a. vinculação a um parâmetro de referência compatível com a política de investimento do fundo e com títulos que efetivamente a componham; b. é vedada a vinculação da taxa de performance a percentuais inferiores a 100% do parâmetro de referência; c. cobrança por período, no mínimo, semestral; d. cobrança após a dedução de todas as despesas, inclusive da taxa de administração; e. é vedada a cobrança de taxa de performance quando o valor da cota do fundo for inferior ao seu valor por ocasião da última cobrança efetuada; f. é permitida a cobrança de ajuste sobre a performance individual do cotista que aplicar recursos no fundo posteriormente à data da última cobrança, exclusivamente, nos casos em que o valor da cota adquirida for inferior ao valor da mesma na data da última cobrança de performance efetuada; g. os fundos destinados exclusivamente a investidores qualificados podem cobrar taxa de performance, de acordo com o que dispuser o seu regulamento.

35 Pág: 35/54 Taxas de Administração e de Performance A taxa de Administração e a de Performance não podem ser aumentadas sem prévia aprovação da Assembléia Geral de Cotistas; O administrador de um fundo de investimento pode reduzir as taxas sob sua responsabilidade. Para isso, ele precisa comunicar à CVM e aos cotistas sobre a alteração, além de alterar o prospecto. Taxas de Ingresso e de Saída Taxa de Ingresso é a taxa cobrada por alguns fundos de investimento no momento da aplicação de um investidor no fundo. Taxa de Saída é a taxa cobrada por alguns fundos de investimento no momento do resgate. A taxa de saída pode ser utilizada para penalizar a saída antes de um prazo préestabelecido. Quando cobradas, as taxas de ingresso e de saída são retiradas da conta corrente do investidor.

36 Pág: 36/54 Capítulo 7 Classificação CVM A Lei /01 ampliou o conceito de valor mobiliário, que passou a incluir as cotas dos fundos de investimento. Com isso, a Comissão de Valores Mobiliários CVM passou a fiscalizar e regular a indústria de fundos de investimento. A Resolução 409 da CVM de 18 de agosto de 2004, classifica os fundos de investimento e os fundos de investimento em cotas em 7 categorias, descritas a seguir. Fundo de Curto Prazo Fundo de Curto Prazo é um fundo onde seus títulos possuem prazo máximo a decorrer de 375 dias e o prazo médio de sua carteira é inferior a 60 dias. Em um Fundo de Curto Prazo: Sua carteira somente pode ser composta por: o títulos públicos federais; o títulos privados prefixados; o títulos indexados à taxa SELIC ou a outra taxa de juros; ou o títulos indexados a índices de preços; o Não pode ser cobrada taxa de performance; * o A utilização de derivativos é permitida apenas para a proteção da carteira. * A taxa de performance somente pode ser cobrada quando o Fundo de Curto Prazo for destinado a investidores qualificados.

37 Pág: 37/54 Fundo Referenciado Fundo Referenciado é um fundo que busca acompanhar o desempenho de algum indicador de referência (como DI ou SELIC, por exemplo). Este índice deve ser indicado na denominação do fundo. Em um Fundo Referenciado: No mínimo 80% de seu patrimônio deve ser composto, isolada ou cumulativamente, por: títulos de emissão do Tesouro Nacional e/ou Banco Central do Brasil; títulos ou valores mobiliários de renda fixa cujo emissor possui classificação de baixo risco de crédito ou equivalente, dada por agência de classificação de risco localizada no Brasil. Não pode ser cobrada taxa de performance; * A utilização de derivativos é permitida apenas para a proteção da carteira; O benchmark do fundo deve estar claramente expresso no nome do fundo; * A taxa de performance somente pode ser cobrada quando o Fundo Referenciado for destinado a investidores qualificados. Fundo de Renda Fixa Em um Fundo de Renda Fixa: No mínimo 80% de sua carteira deve ser composta por ativos relacionados, diretamente ou através de derivativos, ao fator de risco de referência: taxa de juros doméstica e/ou índice de inflação; Não pode ser cobrada taxa de performance; * Pode ser de Curto Prazo ou de Longo Prazo; Podem ser utilizados derivativos para alavancagem.

38 Pág: 38/54 * A taxa de performance somente pode ser cobrada quando o Fundo Referenciado for destinado a investidores qualificados ou quando o fundo for de Renda Fixa de Longo Prazo. Fundo de Ações Em um Fundo de Ações: No mínimo 67% de sua carteira deve ser composta por ações admitidas para negociação no mercado à vista em bolsa de valores ou balcão organizado; Pode ser cobrada taxa de performance; Podem ser utilizados derivativos. Fundo de Cambial Em um Fundo Cambial: No mínimo 80% de sua carteira deve ser composta por ativos relacionados, diretamente ou através de derivativos, ao fator de risco de referência: variação de preços de moeda estrangeira ou variação do cupom fiscal; Pode ser cobrada taxa de performance; Pode ser de Curto Prazo ou de Longo Prazo; Podem ser utilizados derivativos para alavancagem; Se de Longo Prazo, é obrigatória a utilização de cota de fechamento.

39 Pág: 39/54 Fundo de Dívida Externa Em um Fundo de Dívida Externa: No mínimo 80% de seu patrimônio líquido deve ser aplicado em títulos representativos da dívida externa de responsabilidade da União; É permitida a aplicação de até 20% de seu patrimônio líquido em títulos transacionados no mercado internacional; Pode ser cobrada taxa de performance. Também podem ser destinados até 10% do patrimônio líquido do fundo: à realização de operações em mercados organizados de derivativos no exterior ou no Brasil, com o único objetivo de proteção dos títulos da própria carteira; ou à conta de depósito em nome do fundo no exterior ou no Brasil. Fundo Multimercado Fundo Multimercado é um fundo que possui políticas de investimento relacionadas a diversos fatores de risco. Neste tipo de fundo pode ser cobrada taxa de performance. O Principal Fator de Risco de um fundo é o fator cuja variação produz a maior alteração no valor de mercado da carteira deste fundo. Ele pode ser o índice de preços, a taxa de juros, o índice de ações ou o preço do ativo.

40 Pág: 40/54 Capítulo 8 Outros Fundos FAPI Fundo de Aposentadoria Programada Individual O Fundo de Aposentadoria Programada Individual FAPI é um fundo de investimento de renda fixa que estabelece um plano de complementação da aposentadoria oferecida pela Previdência Social. O FAPI é um condomínio aberto com carteira diversificada de títulos e valores mobiliários, além de outros ativos financeiros. O FAPI conta com incentivo fiscal que permite a dedução do valor nele aplicado da base de cálculo do Imposto de Renda, com limite máximo de 12% da renda bruta do contribuinte. Isto se aplica aos investidores que fazem a sua declaração de imposto de renda no modelo completo, o que caracteriza a adequação do produto ao perfil tributário do investidor. O investidor pode mudar de administrador até duas vezes ao ano, sem multas ou quaisquer despesas, devendo permanecer por pelo menos 6 meses com o administrador inicial. A carteira de investimentos do FAPI deve obedecer os seguintes limites máximos: 100% em títulos de emissão do Tesouro Nacional e/ou do Banco Central do Brasil e créditos securitizados do Tesouro Nacional; 80%, isolada ou cumulativamente, em investimentos de renda fixa; 49%, isolada ou cumulativamente, em investimentos de renda variável.

41 Pág: 41/54 FMP Fundo Mútuo de Privatização O Fundo Mútuo de Privatização FMP é um fundo de ações cujos recursos são destinados à aquisição de valores mobiliários relativos ao Programa Nacional de Desestatização e a programas estaduais de desestatização, com a aprovação prévia do Conselho Nacional de Desestatização CND. Os recursos para esses fundos são, obrigatoriamente, oriundos das contas de FGTS de pessoas físicas.

42 Pág: 42/54 Capítulo 9 Tributação Imposto sobre Operações Financeiras IOF O Imposto sobre Operações Financeiras IOF se origina no momento do resgate de cotas de um fundo de investimento. A base de cálculo do IOF é o valor da transação, com limite máximo igual ao rendimento do investimento. Ou seja, o valor do IOF no máximo irá anular o rendimento do investimento. O responsável pela retenção do IOF é o administrador do fundo, que realiza o recolhimento na fonte. A alíquota do IOF depende de algumas características do fundo de investimento: Fundos de ações: fundos com pelo menos 67% de seu patrimônio líquido em ações, possuem alíquota zero de IOF; Fundos de investimento com carência: se o resgate for anterior ao vencimento da carência, a alíquota de IOF é de 0,5% ao dia, com limite máximo igual ao rendimento; FAPI: para resgates com período inferior a 1 ano, a alíquota de IOF é de 5% sobre o valor do resgate, com limite máximo igual ao rendimento. Resgates a partir de 1 ano não sofrem a incidência de IOF; Fundos de investimento com liquidez diária: caso o resgate ocorra antes de 30 dias da data da aplicação, a alíquota de IOF deve ser a apresentada por tabela regressiva específica, que varia de 96% a 3% do rendimento.

43 Pág: 43/54 Imposto de Renda IR Fato gerador do IR O Imposto de Renda IR incide sobre os rendimentos de um fundo de investimento: - no momento do resgate; - sob a forma de come-cotas no último dia útil dos meses de maio e novembro para os fundos de investimento com exceção dos fundos de ações.

44 Pág: 44/54 Base de Cálculo do IR A base de cálculo do IR depende do tipo de fundo de investimento: Fundos de ações A base do cálculo do IR é a diferença positiva entre o valor de resgate e o custo de aquisição da cota, de acordo com o seu valor patrimonial. Fundos de investimento, exceto os de ações o No momento do resgate A base de cálculo do IR é a diferença positiva entre o valor patrimonial da cota na data do resgate e na data da aplicação ou na data da última incidência do IR. o Come-Cotas A base de cálculo do IR é a diferença positiva entre o valor patrimonial da cota no último dia útil dos meses de maio e novembro e na data da aplicação ou na data da última incidência do IR. Alíquota do IR A alíquota do IR depende do tipo de fundo de investimento e do prazo de permanência dos recursos no fundo:

45 Pág: 45/54 Imposto de Renda IR Os rendimentos anteriores a 01/01/2005 possuem alíquota de 20%, de acordo com a legislação vigente na época. As aplicações realizadas até 22/12/2004 em fundos de Longo Prazo e até 30/12/2004 em fundos de Curto Prazo são consideradas como feitas em 01/07/2004 quando da contagem do prazo para determinação da alíquota do IR. O responsável pela retenção e pelo recolhimento do IR é o administrador do fundo, o qual: realiza a redução de cotas no caso do come-cotas, nas datas previstas; e reduz o IR do valor resgatado.

46 Pág: 46/54 IR no Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Fato gerador: resgate das cotas, na movimentação de contas previstas na legislação ou no retorno dos valores aplicados. Base de cálculo: diferença positiva entre o valor do resgate e a soma do valor da aplicação com o rendimento equivalente à remuneração das contas vinculadas do FGTS. Alíquotas: o15% para rendimentos a partir de 01/01/2002 o10% para rendimentos anteriores a 01/01/2002 Responsável pelo recolhimento: fonte pagadora IR no Fundo de Aposentadoria Programada Individual - FAPI Fato gerador: resgate Base de cálculo: diferença positiva entre o valor aplicado e o valor atualizado no dia do recolhimento do imposto (já com o IOF descontado) Alíquotas: O investidor pode optar, no momento da aplicação, pelo regime de tributação: o antecipação do IR o tabela regressiva Responsável pelo recolhimento: fonte pagadora

47 Pág: 47/54 Compensação de perdas no pagamento de IR É permitida a compensação de perdas em fundos de investimento no pagamento do Imposto de Renda, tanto em fundos de renda fixa quanto de renda variável. A compensação pode ocorrer: no mesmo fundo de investimento, sob a forma de compensação automática, mesmo sem resgate entre fundos de investimentos da mesma classificação (em relação ao IR: curto prazo, longo prazo ou ações) com o mesmo administrador ou administradores com o mesmo controle acionário, no resgate de cotas.

48 Pág: 48/54 Essa compensação de perdas somente é possível se a instituição administradora mantiver um sistema de controle e registro em meio magnético que permita a identificação dos valores a serem compensados referentes a cada cotista. Prazo limite para compensação: Quando houver resgate total, o prazo limite para a compensação é 31 de dezembro do ano calendário seguinte; Caso o resgate seja parcial, ou seja, ainda exista algum valor investido, não há prazo limite para a compensação. A perda é calculada como a diferença negativa entre o valor do resgate e o valor da aplicação.

49 Pág: 49/54 Exemplo: Uma aplicação em um fundo de ações possui o seguinte rendimento nos primeiros 4 meses: 1º mês: R$ 1.000,00 2º mês: (R$ 700,00) 3º mês: R$ 500,00 4º mês: R$ 2.000,00 No primeiro mês, o IR incide sobre o ganho total, ou seja, 15% x R$1.000,00 = R$150,00. No segundo mês, o IR não é cobrado pois houve prejuízo. No terceiro mês, o IR poderia incidir sobre o ganho mas, como a perda anterior deve ser compensada e é superior ao ganho, o IR não é cobrado, ou seja, o ganho de R$500,00 é descontado da perda de R$700,00 resultando em uma perda de R$200,00, que ainda deve ser compensada no futuro. No quarto mês, a perda de R$200,00 ainda deve ser compensada, ou seja, esta perda deve ser abatida do ganho do período e o IR deve incidir neste saldo: 15%

50 Pág: 50/54 (R$2.000,00 R$200,00) = R$270,00 Caso não houvesse a compensação de perdas, o IR devido seria referente ao ganho total R$3.500,00 sem a redução da perda de R$700,00, ou seja, o IR seria R$420,00 + R$105,00 = R$525,00.

51 Pág: 51/54 Exercícios de fixação 1) Cota de um fundo de investimento pode ser definida como: a. Momento de reavaliação do valor que cada investidor possui em um fundo de investimento. b. Fração do patrimônio de um fundo de investimento. c. Conjunto de títulos que formam um fundo de investimento. d. Quantidade de títulos de um fundo de investimento. 2) As declarações que isentam o gestor ou o administrador do fundo de uma determinada responsabilidade são: a. Os prospectos do fundo b. Os regulamentos do fundo c. Os Disclaimers d. Os materiais publicitários 3) São fundos onde suas cotas só podem ser resgatadas ao término do prazo de duração do fundo ou no momento de sua liquidação. a. Ativos b. Indexados c. Fechados d. Exclusivos

52 Pág: 52/54 4) O distribuidor de um fundo de investimento: a. escolhe os ativos financeiros que serão incluídos na carteira de investimento do fundo e distribui as cotas no mercado. b. distribui as cotas do fundo e faz a liquidação financeira e a guarda dos ativos. c. administra a carteira do fundo, sendo o responsável legal, além de fazer a escolha dos ativos financeiros para compor a carteira do fundo. d. distribui as cotas do fundo, ou seja, vende as cotas no mercado 5) Ao investir em um fundo de investimento, o investidor compra: a. Ações b. cotas c. títulos d. ativos 6) Por lei, o administrador de um fundo de investimento deve separar (segregar) as atividades de gestão de recursos de terceiros de suas demais atividades, para evitar o conflito de interesses. Isto é chamado de: a. Compliance b. Disclaimers c. Dealers d. Chinese Wall

53 Pág: 53/54 7) A conversão de recursos em cotas ou de cotas em recursos na aplicação e no resgate, respectivamente, representa: a. o momento de realização b. a data de cotização c. o patrimônio líquido d. a apropriação de recursos 8) O regulamento de um fundo de investimento pode ser melhor descrito como um documento que: a. Descreve a experiência do administrador e do gestor do fundo. b. Trata unicamente dos riscos envolvidos. c. Contém a legislação do Banco Central relativa aos fundos de investimento. d. Estabelece as regras básicas de funcionamento do fundo. 9) Taxa cobrada em alguns fundos quando o resultado for superior a um benchmark: a. taxa de administração b. taxa de saída c. taxa de performance d. taxa de bonificação. 10) Em um fundo de curto prazo, de acordo a classificação CVM, os títulos que compões a sua carteira deverão ter prazo máximo a decorrer de: a. 375 dias b. 370 dias c. 360 dias d. 180 dias.

54 Pág: 54/54 Gabarito dos exercícios de fixação do módulo 5 do curso CPA-10: 1 B / 2 C / 3 C / 4 D / 5 B / 6 D / 7 B / 8 D / 9 C / 10 A

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO O QUE É? No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ) pois

Leia mais

Como funcionam os fundos de investimentos

Como funcionam os fundos de investimentos Como funcionam os fundos de investimentos Fundos de Investimentos: são como condomínios, que reúnem recursos financeiros de um grupo de investidores, chamados de cotistas, e realizam operações no mercado

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item 2.1.4- Fundos de Investimentos 2ª parte:

Conhecimentos Bancários. Item 2.1.4- Fundos de Investimentos 2ª parte: Conhecimentos Bancários Item 2.1.4- Fundos de Investimentos 2ª parte: Conhecimentos Bancários Item 2.1.4- Fundos de Investimentos: São condomínios, que reúnem aplicações de vários indivíduos para investimento

Leia mais

Curso Preparatório CPA20

Curso Preparatório CPA20 Página 1 de 8 Você acessou como Flávio Pereira Lemos - (Sair) Curso Preparatório CPA20 Início Ambiente ) CPA20_130111_1_1 ) Questionários ) Passo 2: Simulado Módulo IV ) Revisão da tentativa 3 Iniciado

Leia mais

Curso Preparatório CPA20

Curso Preparatório CPA20 Página 1 de 9 Você acessou como Flávio Pereira Lemos - (Sair) Curso Preparatório CPA20 Início Ambiente ) CPA20_130111_1_1 ) Questionários ) Passo 2: Simulado Módulo II ) Revisão da tentativa 1 Iniciado

Leia mais

Fundos de Investimento

Fundos de Investimento Gestão Financeira Prof. Marcelo Cruz Fundos de Investimento 3 Uma modalide de aplicação financeira Decisão de Investimento 1 Vídeo: CVM Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um

Leia mais

FUNDOS DE INVESTIMENTO

FUNDOS DE INVESTIMENTO FUNDOS DE INVESTIMENTO O QUE É FUNDO DE INVESTIMENTO? O Fundo de Investimento é um mecanismo organizado e tem a finalidade de captar e investir recursos no mercado financeiro, transformando-se numa forma

Leia mais

FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES E FUNDOS MULTIMERCADO

FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES E FUNDOS MULTIMERCADO I Curso de Férias do Grupo de Estudos de Direito Empresarial - Direito UFMG EM AÇÕES E FUNDOS MULTIMERCADO Fernanda Valle Versiani Mestranda em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Minas Gerais,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Vida Feliz Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADIUS HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CNPJ: Nº 10.446.951/0001-42

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADIUS HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CNPJ: Nº 10.446.951/0001-42 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADIUS HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CNPJ: Nº Informações referentes à Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD CNPJ: 07.442.466/0001-96

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD CNPJ: 07.442.466/0001-96 Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD Informações referentes a setembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

1. PÚBLICO-ALVO: O fundo é destinado a investidores em geral que pretendam buscar investimentos com rentabilidade superior ao CDI.

1. PÚBLICO-ALVO: O fundo é destinado a investidores em geral que pretendam buscar investimentos com rentabilidade superior ao CDI. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS HEDGE CLASSIQUE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LONGO PRAZO CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ: Informações referentes a Setembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o As informações completas sobre esse fundo podem

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ: Informações referentes a Setembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o As informações completas sobre esse fundo podem

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO CAPITAL SEGURO ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo. Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo. Consulta Pública de Lâmina de Fundo 1 de 6 11/06/2015 10:39 Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS MASTER CRÉDITO FI RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO LONGO PRAZO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS MASTER CRÉDITO FI RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO LONGO PRAZO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Setembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS MASTER CRÉDITO FI RENDA FIXA CRÉDITO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC CAMBIAL DOLAR 02.294.024/0001-26 Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC CAMBIAL DOLAR 02.294.024/0001-26 Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO CAMBIAL LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O QUELUZ TRADER FIM 09.052.643/0001-53. Informações referentes a Agosto de 2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O QUELUZ TRADER FIM 09.052.643/0001-53. Informações referentes a Agosto de 2015 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O QUELUZ TRADER FIM 09.052.643/0001-53 Informações referentes a Agosto de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o QUELUZ TRADER FUNDO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FIC FI CURTO PRAZO OVER 00.809.773/0001-13 Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FIC FI CURTO PRAZO OVER 00.809.773/0001-13 Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CURTO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo. Sumitomo Mitsui Platinum Plus FIC de FI Ref. DI Crédito Privado Longo Prazo CNPJ: 00.827.

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo. Sumitomo Mitsui Platinum Plus FIC de FI Ref. DI Crédito Privado Longo Prazo CNPJ: 00.827. Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo Informações referentes a setembro de 2015. Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SUMITOMO MITSUI PLATINUM PLUS FIC DE FI REF DI

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VITÓRIA RÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: 05.384.841/0001-63. Informações referentes à MAIO de 2014

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VITÓRIA RÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: 05.384.841/0001-63. Informações referentes à MAIO de 2014 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O Informações referentes à MAIO de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o VITÓRIA RÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES. As informações

Leia mais

Fundos de Investimentos

Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos 1 O que e um fundo de investimentos? Um fundo de investimentos concentra em uma unica entidade juridica, varios investidores com o mesmo objetivo e que compartilham a mesma estrategia

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CLIC FUNDO DE INVEST. EM ACOES

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CLIC FUNDO DE INVEST. EM ACOES LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ: Informações referentes a Novembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o As informações completas sobre esse fundo podem

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O K1 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS MULTIMERCADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O K1 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS MULTIMERCADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O K1 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS MULTIMERCADO Informações referentes a Outubro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS RF FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS RF FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Julho de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS RF FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA.

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS IMA-B5 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ/MF:

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS IMA-B5 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ/MF: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS IMA-B5 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS ESMERALDA FIC FI RENDA FIXA CREDITO PRIVADO LONGO PRAZO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS ESMERALDA FIC FI RENDA FIXA CREDITO PRIVADO LONGO PRAZO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Agosto de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS ESMERALDA FIC FI RENDA FIXA CREDITO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS MASTER IBRX FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS MASTER IBRX FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS MASTER IBRX FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

Fundos de Investimento

Fundos de Investimento Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, constituída sob a forma de condomínio que reúne recursos de vários investidores para aplicar em uma carteira diversificada de ativos financeiros. Ao aplicarem

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2007.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2007. ITAUVEST PERSONNALITÉ CURTO PRAZO FUNDO DE INVESTIMENTO EM Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2007. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC DI SOLIDARIEDADE 04.520.220/0001-05 Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC DI SOLIDARIEDADE 04.520.220/0001-05 Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FICFI REFERENCIADO DI LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI MM LONGO PRAZO HEDGE X 11.089.560/0001-80 Informações referentes a Fevereiro de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI MM LONGO PRAZO HEDGE X 11.089.560/0001-80 Informações referentes a Fevereiro de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições financeiras que especifica. O Banco Central do Brasil,

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO COPACABANA ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CTM ESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: 18.558.694/0001-42

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CTM ESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: 18.558.694/0001-42 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O Informações referentes à setembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o CTM Estratégia FIA. As informações completas sobre esse

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADUAL IGB-30 FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADUAL IGB-30 FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADUAL IGB-30 FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: Nº 18.048.590/0001-98 Informações referentes a setembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ZENITH FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: 04.787.

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ZENITH FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: 04.787. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ZENITH FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Informações referentes à Julho de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA II AÇÕES - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES DA PETROBRAS CNPJ: 03.919.927/0001-18

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA II AÇÕES - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES DA PETROBRAS CNPJ: 03.919.927/0001-18 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA II AÇÕES - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES DA PETROBRAS Informações referentes à Dezembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

A Indústria de Fundos de Investimento no Brasil. Luiz Calado Gerente de Certificação da ANBID

A Indústria de Fundos de Investimento no Brasil. Luiz Calado Gerente de Certificação da ANBID A Indústria de Fundos de Investimento no Brasil Luiz Calado Gerente de Certificação da ANBID A ANBID A ANBID Associação Nacional dos Bancos de Investimentos Criada em 1967, é a maior representante das

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O APOENA MACRO DOLAR FICFIM 18.391.163/0001-08. Informações referentes a Setembro de 2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O APOENA MACRO DOLAR FICFIM 18.391.163/0001-08. Informações referentes a Setembro de 2015 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O APOENA MACRO DOLAR FICFIM 18.391.163/0001-08 Informações referentes a Setembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o APOENA MACRO

Leia mais

1. PÚBLICO-ALVO: O fundo é destinado a investidores em geral que pretendam buscar investimentos com rentabilidade superior à variação do CDI.

1. PÚBLICO-ALVO: O fundo é destinado a investidores em geral que pretendam buscar investimentos com rentabilidade superior à variação do CDI. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS DIAMANTE FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO RF CRÉDITO PRIVADO LP CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina

Leia mais

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários Instrumento de captação de recursos e de investimentos no mercado imobiliário O produto O Certificado

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO. Mais uma maneira de investir no mercado de ações

CLUBE DE INVESTIMENTO. Mais uma maneira de investir no mercado de ações CLUBE DE INVESTIMENTO Mais uma maneira de investir no mercado de ações Clube de Investimento Clube de Investimento É uma associação de pessoas físicas, mínimo de 3 e máximo de 150, com objetivo em comum

Leia mais

Banco do Brasil - Cartilha de Fundos de Investimento Fundos de Investimento

Banco do Brasil - Cartilha de Fundos de Investimento Fundos de Investimento Fundos de Investimento O que é?...2 Tipos de Fundos...2 Fundos de curto prazo...2 Fundos renda fixa...2 Fundos referenciados DI...2 Fundos multimercado...3 Fundos de ações...3 Fundos da dívida externa...3

Leia mais

Cotas de Fundos de Investimento em Ações FIA

Cotas de Fundos de Investimento em Ações FIA Renda Variável Cotas de Fundos de Investimento em Ações FIA Cotas de Fundos de Investimento em Ações - FIA Mais uma alternativa na diversificação da carteira de investimento em ações O produto O Fundo

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC MULT LP MASTER TRADING 13.902.141/0001-41 Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC MULT LP MASTER TRADING 13.902.141/0001-41 Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FICFI MULTIMERCADO LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO BOLSA EUROPEIA 3 MULTIMERCADO 11.714.787/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO BOLSA EUROPEIA 3 MULTIMERCADO 11.714.787/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO BOLSA EUROPEIA 3 MULTIMERCADO 11.714.787/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS MASTER IMA-B5 FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS MASTER IMA-B5 FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS MASTER IMA-B5 FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FI MM SMART NOVA GERACAO 13.896.109/0001-09 Informações referentes a Março de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FI MM SMART NOVA GERACAO 13.896.109/0001-09 Informações referentes a Março de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO SMART. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo Page 1 of 8 Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva responsabilidade

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES PROGRESSO. no montante total de até

FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES PROGRESSO. no montante total de até UBS PACTUAL SERVIÇOS FINANCEIROS S.A. DTVM comunica o início da distribuição, de até 240 (duzentas e quarenta) cotas, escriturais, com valor inicial de R$1.000.000,00 (um milhão de reais), de emissão do

Leia mais

Princípios de Investimento

Princípios de Investimento Princípios de Investimento Rentabilidade Rentabilidade é o grau de rendimento proporcionado por um investimento pela valorização do capital ao longo do tempo. Liquidez Liquidez é a rapidez com que se consegue

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI MM LP EQUITY HEDGE 09.241.809/0001-80 Informações referentes a Fevereiro de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI MM LP EQUITY HEDGE 09.241.809/0001-80 Informações referentes a Fevereiro de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LONGO PRAZO EQUITY H. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e

Leia mais

BICBANCO Stock Index Ações Fundo de Investimento em Títulos e Valores Mobiliários (Administrado pelo Banco Industrial e Comercial S.A.

BICBANCO Stock Index Ações Fundo de Investimento em Títulos e Valores Mobiliários (Administrado pelo Banco Industrial e Comercial S.A. BICBANCO Stock Index Ações Fundo de Investimento em Títulos e Valores Mobiliários (Administrado pelo Banco Industrial e Comercial S.A.) Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 30 de

Leia mais

renda fixa Certificado de Depósito Bancário

renda fixa Certificado de Depósito Bancário renda fixa Certificado de Depósito Bancário Certificado de Depósito Bancário Rentabilidade e proteção em um único investimento O produto Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa,

Leia mais

Módulo V Fundos de Investimentos. De 13 a 15 Questões na prova (26% a 40%)

Módulo V Fundos de Investimentos. De 13 a 15 Questões na prova (26% a 40%) Módulo V Fundos de Investimentos De 13 a 15 Questões na prova (26% a 40%) 5 - Fundos de Investimentos Definições legais Tipos de Fundo Administração Documentos dos fundos Dinâmica de Aplicação e resgate

Leia mais

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Safra Petrobras - Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de (Administrado pelo Banco Safra de Investimento S.A.) Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 30 de Junho de 2007 e ao Período

Leia mais

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 1/18 Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 2/18 Módulo 4 - Princípios de Investimento Neste módulo são apresentados os principais fatores para a análise de investimentos,

Leia mais

Transferência da administração de recursos e alocação de ativos para profissionais especializados;

Transferência da administração de recursos e alocação de ativos para profissionais especializados; Guia de Fundos de Investimento A CMA desenvolveu o Guia de Fundos de Investimento para você que quer se familiarizar com os princípios básicos do mercado financeiro, ou que tem interesse em aprofundar

Leia mais

Aos Fundos exclusivos ou restritos, que prevejam em seu regulamento cláusula que não obriga a adoção, pela TRIAR, de Política de Voto;

Aos Fundos exclusivos ou restritos, que prevejam em seu regulamento cláusula que não obriga a adoção, pela TRIAR, de Política de Voto; Política de Exercício de Direito de Voto em assembleias gerais de fundos de investimento e companhias emissoras de valores mobiliários que integrem as carteiras dos fundos de investimento geridos pela

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Letras Financeiras - LF

Letras Financeiras - LF Renda Fixa Privada Letras Financeiras - LF Letra Financeira Captação de recursos de longo prazo com melhor rentabilidade O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo Page 1 of 7 Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva responsabilidade

Leia mais

Cotas de Fundos de Investimento Imobiliário - FII

Cotas de Fundos de Investimento Imobiliário - FII Renda Variável Cotas de Fundos de Investimento Imobiliário - FII Fundo de Investimento Imobiliário Aplicação no mercado imobiliário sem investir diretamente em imóveis O produto O Fundo de Investimento

Leia mais

TRIBUTAÇÃO. Atualizado em 12/2011

TRIBUTAÇÃO. Atualizado em 12/2011 TRIBUTAÇÃO Atualizado em 12/2011 1 Tributação dos Fundos de Investimento Instruções Normativas SRF nº 487 (30/12/04) e nº 489 (07/01/05) Lei nº 11.033/04 2 Base de Incidência de IR Base de incidência:

Leia mais

Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Cleber Rentroia MBA em Finanças e Banking

Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Cleber Rentroia MBA em Finanças e Banking 1. Quando o IPCA tende a subir além das metas de inflação, qual medida deve ser tomada pelo COPOM: a) Abaixar o compulsório b) Reduzir taxa do redesconto c) Aumentar o crédito d) Elevar a taxa de juros

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF: 02.269.

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF: 02.269. Lâmina de Informações Essenciais do Informações referentes à Dezembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o TÍTULO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO - LONGO PRAZO (Título

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Março / 2014

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Março / 2014 Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Março / 2014 1. OBJETIVO O objetivo da Política de Voto (ou simplesmente Política ) é determinar as regras que deverão ser observadas pelos Fundos

Leia mais

Guia Declaração Imposto de Renda 2013. Investimentos. Março de 2013. Brasil

Guia Declaração Imposto de Renda 2013. Investimentos. Março de 2013. Brasil Guia Declaração Imposto de Renda 2013 Investimentos Março de 2013 Brasil Guia de Declaração IR 2013 -Investimentos 2 O dia 30/04/2013 é último dia para entrega da declaração anual do Imposto de Renda 2013

Leia mais

Banco do Brasil - Cartilha de CDB CDB

Banco do Brasil - Cartilha de CDB CDB CDB O que é?... 2 Pré ou pós-fixado... 2 CDI... 3 Indicação... 3 Taxa de administração... 3 Segurança... 3 Modalidades de CDB... 4 Valor mínimo... 5 Rentabilidade... 4 Prazos... 5 Vencimento... 6 Final

Leia mais

Restrições de Investimento:.

Restrições de Investimento:. Página 1 de 7 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FIC DE FIS EM AÇÕES BRB AÇÕES 500 31.937.303/0001-69 Informações referentes a 11/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 8 0,03 Depósitos

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL O que é um Plano Brasilprev Pecúlio? O plano Brasilprev Pecúlio é uma solução moderna e flexível que ajuda você a acumular recursos para a realização dos

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI MASTER PLUS FI REF DI CREDITO PRIVADO LONGO PRAZO

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI MASTER PLUS FI REF DI CREDITO PRIVADO LONGO PRAZO Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI MASTER PLUS FI REF DI CREDITO PRIVADO LONGO PRAZO Informações referentes a novembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto. (Versão 3.0 - Julho/2014)

Política de Exercício de Direito de Voto. (Versão 3.0 - Julho/2014) Política de Exercício de Direito de Voto (Versão 3.0 - Julho/2014) 1. Objeto e Aplicação 1.1. Esta Política de Exercício de Direito de Voto ( Política de Voto ), em conformidade com as disposições do Código

Leia mais

E-book de Fundos de Investimento

E-book de Fundos de Investimento E-book de Fundos de Investimento O QUE SÃO FUNDOS DE INVESTIMENTO? Fundo de investimento é uma aplicação financeira que funciona como se fosse um condomínio, onde as pessoas somam recursos para investir

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleia BBM INVESTIMENTOS

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleia BBM INVESTIMENTOS Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleia BBM INVESTIMENTOS 01. OBJETIVO:... 2 02. CONCEITUAÇÃO / DEFINIÇÃO:... 2 03. ABRANGÊNCIA:... 2 04. RESPONSABILIDADES:... 3 04.01. Responsáveis pela

Leia mais

Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar.

Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. FUNDO REFERENCIADO DI Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. Para tal, investem no mínimo 80% em títulos públicos federais

Leia mais

ITAÚ MAXI RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.222.433/0001-42

ITAÚ MAXI RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.222.433/0001-42 ITAÚ MAXI RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO CNPJ 04.222.433/0001-42 MENSAGEM DO ADMINISTRADOR Prezado Cotista, Este FUNDO, constituído sob a forma de condomínio aberto,

Leia mais

ANÚNCIO DE INÍCIO DE DISTRIBUIÇÃO DO Fundo de Investimento Imobiliário Votorantim Securities CNPJ/MF: 10.347.505/0001-80

ANÚNCIO DE INÍCIO DE DISTRIBUIÇÃO DO Fundo de Investimento Imobiliário Votorantim Securities CNPJ/MF: 10.347.505/0001-80 ANÚNCIO DE INÍCIO DE DISTRIBUIÇÃO DO Fundo de Investimento Imobiliário Votorantim Securities CNPJ/MF: 10.347.505/0001-80 VOTORANTIM ASSET MANAGEMENT DTVM LTDA. ( Administrador ), comunica o início da distribuição

Leia mais

POLÍTICA DE VOTO 1.1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO

POLÍTICA DE VOTO 1.1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO POLÍTICA DE VOTO 1.1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO A BRAM Bradesco Asset Management S.A DTVM ( BRAM ) aderiu ao Código de Auto Regulação de Fundos de Investimento ( Código ) da Associação Nacional de Bancos de

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA BACOR CCVM. Página: 1 Título: Exercício de Direito de Voto em Assembleia

POLÍTICA CORPORATIVA BACOR CCVM. Página: 1 Título: Exercício de Direito de Voto em Assembleia Sumário: 01. OBJETIVO:... 2 02. CONCEITUAÇÃO / DEFINIÇÃO:... 2 03. ABRANGÊNCIA:... 2 04. RESPONSABILIDADES:... 2 04.01. Responsáveis pela execução das atribuições desta política:... 2 04.02. Responsáveis

Leia mais

Assunto Instrução CVM nº 409/04 Audiência Pública Manifestação ANBIMA Instrução CVM nº 555/14 Observações

Assunto Instrução CVM nº 409/04 Audiência Pública Manifestação ANBIMA Instrução CVM nº 555/14 Observações Assunto Instrução CVM nº 409/04 Audiência Pública Manifestação ANBIMA Instrução CVM nº 555/14 Observações Classe de Fundos Rebate Os Fundos eram divididos em sete classes: (i) Curto Prazo (ii) Referenciado

Leia mais

Material Explicativo sobre Títulos Públicos

Material Explicativo sobre Títulos Públicos Material Explicativo sobre 1. Definições Gerais Os são emitidos pelo Tesouro Nacional, servindo como um instrumento de captação do Governo Federal para execução e financiamento de suas dívidas internas,

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986.

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. Regulamenta a concessão de financiamento para compra de ações pelas Sociedades Corretoras e Distribuidoras. O Presidente da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

Guia Declaração. Investimentos. Março de 2012. Brasil

Guia Declaração. Investimentos. Março de 2012. Brasil 1 Guia Declaração Imposto de Renda 2012 Investimentos Março de 2012 Brasil Guia de Declaração IR 2012 - Investimentos 2 O dia 30/04/2012 é ultimo dia para entrega da declaração anual do Imposto de Renda

Leia mais

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - MODERADA MIX 20

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - MODERADA MIX 20 BENCHMARK RF:80.00% ( 100.00%CDI ) + RV:20.00% ( 100.00%IBRX 100 ) Relatório Gerencial Consolidado - Período de 01/04/2015 Posição e Desempenho da Carteira - Resumo a 30/04/2015 pg. 1 Posição Sintética

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 531, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2013

INSTRUÇÃO CVM Nº 531, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2013 Altera dispositivos da Instrução CVM nº 356, de 17 de dezembro de 2001 e da Instrução CVM nº 400, de 29 de dezembro de 2003. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - CVM torna público que o Colegiado,

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL O que é um Plano Brasilprev Pecúlio? O plano Brasilprev Pecúlio é uma solução moderna e flexível que ajuda você a acumular recursos para a realização dos

Leia mais

BICBANCO STOCK INDEX AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

BICBANCO STOCK INDEX AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS BICBANCO STOCK INDEX AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS (Administrado pelo Banco Industrial e Comercial S.A.) DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AO EXERCÍCIO FINDO EM 30 DE SETEMBRO

Leia mais

RESOLUCAO 2.689. Dispõe sobre aplicações de investidor não residente nos mercados financeiro e capitais.

RESOLUCAO 2.689. Dispõe sobre aplicações de investidor não residente nos mercados financeiro e capitais. RESOLUCAO 2.689 Dispõe sobre aplicações de investidor não residente nos mercados financeiro e de capitais. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9. da Lei n. 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna

Leia mais

Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce (C.N.P.J. nº 04.890.401/0001-15) (Administrado pelo Banco J. Safra S.A.

Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce (C.N.P.J. nº 04.890.401/0001-15) (Administrado pelo Banco J. Safra S.A. Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco J. Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 30 de setembro de 2015 e relatório dos auditores independentes Relatório dos

Leia mais