DESAFIOS DOCENTES: UMA MARCA QUE PERPASSA DIFERENTES MOMENTOS DA CARREIRA DOCENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESAFIOS DOCENTES: UMA MARCA QUE PERPASSA DIFERENTES MOMENTOS DA CARREIRA DOCENTE"

Transcrição

1 DESAFIOS DOCENTES: UMA MARCA QUE PERPASSA DIFERENTES MOMENTOS DA CARREIRA DOCENTE Resumo SIMON, Fernanda Luiza 1 - UFSM WERLE, Natália 2 - UFSM SILVA, Marciele Taschetto da 3 - UFSM RODRIGUES, Michele de Oliveira 4 - UFSM STAHL, Luana Rosalie 5 - UFSM Grupo de Trabalho - Formação de Professores e Profissionalização Docente Agência Financiadora: CNPq, Fapergs O presente trabalho é um recorte da pesquisa Os movimentos da docência superior: construções possíveis nas diferentes áreas de conhecimento que busca investigar as relações existentes entre as áreas específicas de conhecimento dos professores de uma Instituição de Ensino Superior Pública e como elas podem influenciar nos movimentos construtivos da docência universitária. Essa investigação está sendo desenvolvida em uma instituição pública de ensino superior e envolve professores de cursos de licenciatura e bacharelado, com diferentes anos de atuação na instituição e abrange todas as áreas de conhecimento conforme classificação do CNPq. Os docentes com 0 a 5 anos de carreira pertencem ao grupo dos docentes em anos iniciais (PAI), aqueles com 6 a 15 anos de carreira, pertencem ao grupo dos docentes em anos intermediários (PAF) e com 16 anos de carreira em diante, são professores em anos finais (PAF). O foco desse trabalho é identificar e analisar, a partir das narrativas de quatro professores de diferentes áreas de atuação e com diferentes tempos de carreira na IES pública, os desafios docentes que estão presentes ao longo da carreira profissional desses sujeitos, buscando inferir como estes desafios são vivenciados pelos docentes. Objetivamos com este trabalho apresentar e discutir os desafios docentes 1 Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de Iniciação Cientifica- PIBIC/ CNPq. fernandasimon.ufsm@gmail.com. 2 Acadêmica do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de Iniciação Cientifica- PIBIC/ CNPq. werlenati@gmail.com. 3 Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federa de Santa Maria. marci.tasch@gmail.com. 4 Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. michele06rodrigues@gmail.com. 5 Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Santa Maria. Professora Temporária na Universidade Federal de Santa Maria. Tutora a distância na EAD/UAB. luanastahl@yahoo.com.br.

2 13231 presentes nos movimentos construtivos da docência universitária. Tais movimentos são entendidos como um processo que compreende os diferentes momentos da carreira docente, envolvendo trajetória vivencial dos professores e o modo como eles articulam o pessoal, o profissional e o institucional e, consequentemente, como vão se [trans] formando, no decorrer do tempo. Assim, para este trabalho, enfocamos na solidão pedagógica e na insegurança na docência como elementos delineadores dos desafios docentes na compreensão dos professores, destacando que estes estão presentes ao longo da carreira. Palavras-chave: Movimentos construtivos da docência superior. Áreas de conhecimentos. Carreira docente. Desafios docentes. Introdução Este trabalho é um recorte do projeto Os movimentos da docência superior: construções possíveis nas diferentes áreas de conhecimento, que tem por objetivo investigar de que modo as áreas específicas interferem no exercício docente de uma IES Federal. Essa investigação está sendo desenvolvida em uma instituição pública de ensino superior e envolve professores de cursos de licenciatura e bacharelado, com diferentes anos de atuação na instituição e abrange todas as áreas de conhecimento conforme classificação do CNPq. Os movimentos são entendidos nessa pesquisa como diferentes momentos da carreira docente nos possibilitam a compreensão das (trans) formações ocorridas na trajetória formativa de cada um dos docentes no decorrer do tempo. Estes movimentos carregam, portanto, as peculiaridades de cada docente e de como ele interpreta ou interpretou os acontecimentos vividos. Os movimentos não se apresentam de forma linear, mas correspondem a momentos de ruptura ou oscilação, responsáveis pelo aparecimento de novos percursos que podem ser trilhados pelos docentes. Dessa forma, apresentamos neste trabalho as narrativas de quatro docentes universitários de diferentes áreas de conhecimento e com diferentes tempos de experiência universitária, a fim de que a partir dessas falas possamos explicitar as marcas presentes nos movimentos da trajetória profissional de cada participante e o modo como cada professor percebe estes desafios.

3 13232 Metodologia A opção metodológica é qualitativa de cunho narrativo, envolvendo inicialmente a realização de entrevistas semiestruturadas, a transcrição do material, para posterior análise e discussão das compreensões. Entendemos que a narrativa, como procedimento investigativo, possibilita que os professores relatem suas vidas, considerando aspectos vivenciais de sua carreira profissional. Dessa forma, os docentes envolvidos puderam distanciar-se de suas vidas profissionais, convertendo-as em objeto de autorreflexão e, assim, [re] significá-las e transformá-las. (Huberman, 1998; McEvan, 1998). Com relação à análise dos materiais textuais resultantes das transcrições, nossa opção é pela análise textual discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007). De acordo com estes autores, a análise textual discursiva pode ser comparada a uma tempestade de luz, pois descontruímos os textos criando as condições para que a tempestade ocorra na unitarização para, em seguida, estabelecer relações na categorização e, por último, construir uma nova compreensão. Os docentes participantes da pesquisa pertencem a diversos cursos, tanto de licenciatura quanto de bacharelado e foram identificados pelo tempo de carreira: Anos iniciais (0 a 5 anos), denominados PAI; anos intermediários (6 a 15 anos), denominados PAT; e anos finais (16 anos em diante), denominados PAF. Neste trabalho, apresentamos as compreensões alcançadas a partir da análise e discussão de quatro narrativas. O primeiro sujeito pertence à área da Ciência da Saúde e faz parte do grupo dos professores dos anos intermediários (PAT), o segundo sujeito pertence à área das Ciências Sociais Aplicadas e faz parte do grupo dos professores dos anos iniciais (PAI), o terceiro sujeito também pertence à área da Ciência da Saúde e faz parte do grupo dos professores dos anos intermediários (PAT) e o quarto sujeito é da área das Ciências e Tecnologias e faz parte do grupo dos professores dos anos finais (PAF) A delimitação do número de narrativas apresentadas e a diversidade do tempo de carreira profissional estão vinculadas à problematização deste trabalho: Como os quatro professores de diferentes áreas e com tempos de carreira diversos compreendem os desafios que se delineiam na prática universitária?

4 13233 Resultados e Discussão A partir de pesquisas que já foram realizadas e que estão sendo aprofundadas pelo Grupo Trajetória de Formação - GTFORMA, é possível afirmarmos que as concepções de docência que os professores apresentam, comportam dinâmicas em que articulam processos reflexivos e práticas efetivas, em permanente movimento construtivo ao longo da carreira docente. Assim, a docência constitui-se como um espaço de atividades alicerçadas não só em conhecimentos, saberes e fazeres, mas também em relações interpessoais e vivências de cunho afetivo, valorativo e ético, o que indica o fato da atividade docente não se esgotar na dimensão técnica, mas remeter ao que de mais pessoal existe em cada professor. (ISAIA e BOLZAN, 2007, p.05). A forma como os docentes percebem a si mesmos, seu fazer pedagógico, os alunos, os colegas, a cultura acadêmica em que estão inseridos e a instituição em que atuam é orientada pelas concepções de docência que veem construindo ao longo da carreira. A identidade profissional dos professores é formada por um processo contínuo que vai deste a fase de escolha da e pela profissão, passando pela formação inicial, até os diferentes espaços institucionais e geracionais onde a profissão se desenrola, compreendendo o espaço/tempo em que cada um continua produzindo sua maneira de ser professor. A partir das narrativas dos quatro docentes selecionados para este trabalho, que pertencem a diferentes áreas e possuem diferentes tempos de experiência na instituição federal, encontramos dois principais marcadores que remetem a percepções pertinentes as suas trajetórias que se configura em desafios na docência: a insegurança na docência e a solidão pedagógica. O sentimento de solidão pedagógica que afeta os professores ocorre em decorrência da falta de apoio institucional ao professor recém-formado ou então recém-chegado na instituição de ensino e/ou também pela falta de apoio de colegas com mais tempo de experiência na carreira docente. O termo solidão pedagógica foi cunhado por Isaia (2006, p.373), indicando o sentimento de desamparo dos professores frente à ausência de interlocução e de conhecimentos pedagógicos compartilhados para o enfrentamento do ato educativo. Esse sentimento está explicitado na narrativa que segue:

5 13234 Ai meu Deus, eu me sinto sozinha. [...] Nós somos muito departamentalizados, os professores lotados por departamento, sendo que o curso é maior que o departamento. Os departamentos ainda não se conversam, precisam exercitar mais isso. (Professor I, Ciências da Saúde - PAT) Na narrativa acima podemos perceber que a divisão por departamentos dificulta o compartilhamento de ideias, a troca de diálogo e experiências coletivas entre os docentes gerando o exercício solitário da docência. Essa individualidade frente ao exercício da docência superior ocasiona a fragmentação da prática docente que se reflete, em muitos casos, na centração na área específica de conhecimento. Assim, por não haver a integração entre o domínio específico e o pedagógico, deixam de possibilitar uma sólida construção didática do conhecimento científico-acadêmico para o profissional. Segundo Isaia (2006, p.67), a estrutura departamental é representativa deste clima de individualismo, uma vez que ela está voltada para o gerenciamento administrativo de disciplinas e professores, não oferecendo, a partir de suas reuniões, espaço propício para a construção compartilhada de estratégias educativas. Além da solidão pedagógica, é possível identificarmos nas falas seguintes o sentimento de insegurança na docência, que se trata de uma característica que é mais comum no início da carreira docente ocasionado pelo desamparo e despreparo dos professores para atuar na docência superior, mas pode também, perpassar a carreira profissional. Esse fato pode ser percebido nas narrativas a seguir: [...] quando eu iniciei e na verdade não existia uma formação docente. Eu tinha feito mestrado, tinha tido aula de metodologia, mas era uma metodologia que não era para preparar para ser professor no caso. Eu sentia dificuldade que eu não tinha prática [...] (Professor II, Ciências Sociais e Aplicadas - PAI). Os primeiros anos de docência me parecem assim que caracteriza muito por sentir aquela dúvida de que eu não fui preparado para ser docente. Eu estudei, me preparei para ser médico e não para ser docente. Então eu tinha muita dúvida de como preparar uma aula, como tu expor um assunto para os alunos. Como tu motivar os alunos, como tu conseguir te relacionar com eles [...] (Professor III, Ciências da Saúde, PAT).

6 13235 Eu tive dificuldades muito maiores no início da carreira. Eu iniciei sem ter prática [...] imagina, um professor começando, que não tem uma experiência naquele assunto, não tem um conhecimento mais a fundo, porque imagina, o conhecimento dele não é aquele, não tem experiência nessa área, ele vai ter o conhecimento do livro [...] (Professor IV, Ciências e Tecnologias, PAF). A partir dessas narrativas pode-se perceber que o sentimento de insegurança na docência pode ser sentido tanto no fato de como se relacionar com os alunos, quanto em relação de como conduzir a disciplina e os conteúdos a serem trabalhados. O desafio encontrado logo no início da carreira é o de construir, desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem que articulem o domínio de conhecimentos específicos com a dimensão pedagógica, e, muitas vezes, o que falta é apoio institucional e compartilhamento de ideias e saberes com colegas mais experientes. A falta de preparação para a docência consequentemente ocasiona a não integração do domínio específico ao pedagógico, em muitos casos, deixando assim de possibilitar uma sólida transposição didática do conhecimento científico-acadêmico para o profissional. Segundo Isaia e Bolzan (2007, p.114) a professoralidade vai se construindo aos poucos. O saber-saber e o saber-fazer da profissão não são dados a priori, mas são conquistados arduamente ao longo da carreira docente. No decorrer da carreira o professor desenvolve consciência da prática educativa que exerce e se dão conta que a formação docente é um processo complexo o qual precisa ser construído ao longo da carreira, possibilitando assim a construção de sua professoralidade. Considerações Preliminares Dessa forma, a partir dos resultados encontrados nas análises das narrativas/vozes dos professores participantes foi possível apreender a compreensão que estes professores têm dos desafios enfrentados na docência universitária, possibilitando a compreensão do processo de constituição vivenciado ao longo de suas trajetórias. Independente do tempo de docência, há desafios presentes que indicam marcadores importantes dos movimentos construtivos da docência.

7 13236 A departamentalização é geradora, em muitos casos, do sentimento de solidão pedagógica, pois essa organização dificulta o compartilhamento coletivo de saberes e experiências entre os colegas de trabalho. As exigências institucionais conduzem à centralização de uma prática docente pautada na área de conhecimento específico e, assim, deixa lacunas no aprimoramento da carreira docente. O sentimento de insegurança na docência é um sentimento comum, principalmente, dos primeiros anos da carreira, que ocorre em razão das dificuldades que os professores encontram em saber lidar e agir frente aos alunos, com a falta de domínio do conteúdo da disciplina a ser conduzida, com as dúvidas em relação às estratégias a serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Isto se deve ao fato de que inexiste um preparo específico para a docência universitária, ou seja, falta domínio de uma pedagogia para esse nível de ensino. Ainda que tenhamos, no caso das atividades promovidas pelos programas de pósgraduação em educação, a possibilidade de realizar a atividade de docência orientada, estes espaços nem sempre se configuram no compartilhamento pedagógico. Nossa análise permitiu apreender que os professores têm a consciência de que a formação e o desenvolvimento profissional vão além da dimensão técnica. É sobressaliente a compreensão que tais processos envolvem também a formação pedagógica, sendo embasada não só por conhecimentos específicos, mas também por relações interpessoais, afeto, valores, diálogos, compartilhamento coletivo de ideias e experiências que influenciam não só no processo formativo de seus alunos, mas também na sua própria formação. Configuram-se como elementos norteadores da prática universitária a compreensão de que os desafios docentes precisam ser vencidos, e que, a falta de preparo pedagógico para atuar neste nível de ensino é percebida com maior intensidade nos primeiros anos de carreira, esteja ela relacionada ao sentimento de solidão pedagógica ou à insegurança docente. Tais compreensões apontam para a necessidade de continuar sua formação com o auxílio de uma condução pedagógica mais efetiva para que assim seja possível construir a sua docência embasada em conhecimento pedagógico compartilhado. REFERÊNCIAS

8 13237 HUBERMAN, M. Trabajando con narrativas biográficas. In: McEWAN y EGAN (comps.) La narrativa en la enseñanza, el aprendizaje y la investigación. Buenos Aires: Amorrortu, ISAIA, S. M. A. Glossário. In: Morosini, M. (org). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Brasília: INEP/RIES, v. 2, ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira. (Org.). Docência na educação superior. Brasília: INEP, v. 5, 2006, p ISAIA, S. M. A. ; BOLZAN, D. P. V. Diálogo interdiscursivo sobre formação docente a partir da rede de pesquisadores - RIES. LASA International Congress, ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V. Trajetória profissional docente: desafios à professoralidade. In: Maria Estela Dal Pai Franco; Elizabethe Diefenthaeler Krae. (Org.). Pedagogia Universitária e Áreas do Conhecimento. 1ª ed. Porto Alegre: edi. PUCRS, 2007, v. 1, p McEWAN, H. Las narrativas en el estudio de la docência. In: McEWAN y EGAN (comps.) La narrativa en la enseñanza, el aprendizaje y la investigación. Buenos Aires: Amorrortu, MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007,223p.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR DOCENTES BACHARÉIS E LICENCIADOS DE UMA IES FEDERAL: COMPARAÇÕES POSSÍVEIS

ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR DOCENTES BACHARÉIS E LICENCIADOS DE UMA IES FEDERAL: COMPARAÇÕES POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR DOCENTES BACHARÉIS E LICENCIADOS DE UMA IES FEDERAL: COMPARAÇÕES POSSÍVEIS WERLE, Natália 1 - UFSM SIMON, Fernanda Luiza 2 - UFSM SILVA, Marciele Taschetto da 3 - UFSM

Leia mais

DIFICULDADES NA ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA: ASPECTOS QUE PERMEIAM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

DIFICULDADES NA ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA: ASPECTOS QUE PERMEIAM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO DIFICULDADES NA ATUAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA: ASPECTOS QUE PERMEIAM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO Thaíse Lopes Grigolo de Vargas, UFSM Fernanda Luiza Simon, UFSM Natália Werle, UFSM RESUMO:O presente

Leia mais

OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E ACADÊMICOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM UMA IES PÚBLICA FEDERAL

OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E ACADÊMICOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM UMA IES PÚBLICA FEDERAL OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E ACADÊMICOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM UMA IES PÚBLICA FEDERAL SILVA, Marciele Taschetto da UFSM marci.tasch@gmail.com SANTOS, Camila Fleck dos - UFSM camila.fleck@gmail.com

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PRÉVIA À ATUAÇÃO DOCENTE

A INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PRÉVIA À ATUAÇÃO DOCENTE A INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PRÉVIA À ATUAÇÃO DOCENTE Natália Werle, UFSM 1 Marciele Taschetto da Silva, UFSM 2 Thaise Lopes Grigolo de Vargas, UFSM 3 Fernanda Luiza Simon, UFSM 4 RESUMO: O

Leia mais

CICLOS DE VIDA PROFISSIONAIS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: IDENTIFIÇÃO PRELIMINAR DE MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS

CICLOS DE VIDA PROFISSIONAIS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: IDENTIFIÇÃO PRELIMINAR DE MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS CICLOS DE VIDA PROFISSIONAIS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: IDENTIFIÇÃO PRELIMINAR DE MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS Apresentação Silvia Maria de Aguiar Isaia 1 Estela Maris Giordani 2 Daniela Aimi 3 Patrícia

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR E APRENDIZAGEM DOCENTE: A CONSTRUÇÃO DA PROFESSORALIDADE. Palavras Chave: Aprendizagem docente, educação superior, professoralidade

EDUCAÇÃO SUPERIOR E APRENDIZAGEM DOCENTE: A CONSTRUÇÃO DA PROFESSORALIDADE. Palavras Chave: Aprendizagem docente, educação superior, professoralidade EDUCAÇÃO SUPERIOR E APRENDIZAGEM DOCENTE: A CONSTRUÇÃO DA PROFESSORALIDADE Profa.Dra. Dóris P. V. Bolzan- PPGE/CE/UFSM Profa. Ms. Deise Becker Kirsch- FUE/CE/UFSM Alexandra Pozzatti Marchesan- Bolsiata

Leia mais

Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior

Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior Natália Pimenta 1 e Maria Inês Ribas Rodrigues 2 Universidade Federal do ABC 1 natalia.pimenta@aluno.ufabc.edu.br, 2

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ISBN 978-85-7846-516-2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Letícia Alves E-mail: alvesleti@hotmail.com Natália Sotoriva

Leia mais

MARCAS NO PROCESSO CONSTRUTIVO DE PROFESSORES DE UMA IES CONFESSIONAL

MARCAS NO PROCESSO CONSTRUTIVO DE PROFESSORES DE UMA IES CONFESSIONAL MARCAS NO PROCESSO CONSTRUTIVO DE PROFESSORES DE UMA IES CONFESSIONAL RESUMO Silvia Maria de Aguiar Isaia - Orientadora- UFSM/UNIFRA Luana Rosalie Stahl- IC/CNPq-UFSM Louise Bertoldo Quatrin -IC/CNPq-UFSM

Leia mais

IMPACTOS DAS AÇÕES PIBIDIANAS NA ESCOLA A PARTIR DA REFLEXÃO DE DIRETORES

IMPACTOS DAS AÇÕES PIBIDIANAS NA ESCOLA A PARTIR DA REFLEXÃO DE DIRETORES Resumo IMPACTOS DAS AÇÕES PIBIDIANAS NA ESCOLA A PARTIR DA REFLEXÃO DE DIRETORES Jane Herber - Univates Cristiane Antonia Hauschild - Univates Mateus Lorenzon - Univates Desde a década de 90 a formação

Leia mais

PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NARRANDO SUAS TRAJETÓRIAS DOCENTES: EM BUSCA DE MARCAS DA VIDA E DA PROFISSÃO

PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NARRANDO SUAS TRAJETÓRIAS DOCENTES: EM BUSCA DE MARCAS DA VIDA E DA PROFISSÃO PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NARRANDO SUAS TRAJETÓRIAS DOCENTES: EM BUSCA DE MARCAS DA VIDA E DA PROFISSÃO Resumo BUSS, Andréia de Mello 1 UNIFRA deiabuss@yahoo.com.br ISAIA, Silvia Maria de Aguiar 2 UFSM/UNIFRA

Leia mais

FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA INTERFACE DA MATEMATICA

FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA INTERFACE DA MATEMATICA FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA INTERFACE DA MATEMATICA Conceição de Maria Ribeiro dos Santos conceicaoribeiro.jf@hotmail.com Secretaria Municipal de Educação SEMEC RESUMO No contexto das discussões sobre

Leia mais

O ESTÁGIO DOCENTE NA POS-GRADUAÇÃO ESPAÇO OU LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO?

O ESTÁGIO DOCENTE NA POS-GRADUAÇÃO ESPAÇO OU LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO? O ESTÁGIO DOCENTE NA POS-GRADUAÇÃO ESPAÇO OU LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO? Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi Introdução O presente trabalho inserido na temática formação docente

Leia mais

Contribuições do Pibid na construção dos conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Ciências

Contribuições do Pibid na construção dos conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Ciências Contribuições do Pibid na construção dos conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Ciências Tatiane Skeika 1, Ana Lúcia Pereira Baccon 2 & Fabio Antonio Gabriel 3 Categoría: Trabajos

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira PROFESSORES DAS LICENCIATURAS E OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O QUE REVELAM AS PESQUISAS Resumo Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves 1 Este texto apresenta os resultados parciais

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

Diários de Pesquisa Visual - dispositivos para pensar a formação inicial em artes visuais

Diários de Pesquisa Visual - dispositivos para pensar a formação inicial em artes visuais Diários de Pesquisa Visual - dispositivos para pensar a formação inicial em artes visuais Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Universidade Federal de Santa Maria Thais Raquel da Silva Paz Orientadora:

Leia mais

COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA Rafaela Rocha-Oliveira 1 Maíra Souza Machado¹ Maxwell Siqueira¹ Viviane Borges Dias¹ Ana Cristina Santos Duarte 2 Palavras- chave: Educação

Leia mais

PROFESSORES ATUANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: TRAJETÓRIAS E SABERES DOCENTES. Me. Ana Paula Pereira Arantes. Dra. Raimunda Abou Gebran

PROFESSORES ATUANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: TRAJETÓRIAS E SABERES DOCENTES. Me. Ana Paula Pereira Arantes. Dra. Raimunda Abou Gebran PROFESSORES ATUANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: TRAJETÓRIAS E SABERES DOCENTES Me. Ana Paula Pereira Arantes Dra. Raimunda Abou Gebran Objetivo Geral Compreender a trajetória e os saberes dos professores atuantes

Leia mais

O PERFIL DE FORMAÇÃO ACADÊMICO- CIENTÍFICA DE PROFESSORES INGRESSANTES NA CARREIRA DOCENTE DE UMA IES PÚBLICA FEDERAL

O PERFIL DE FORMAÇÃO ACADÊMICO- CIENTÍFICA DE PROFESSORES INGRESSANTES NA CARREIRA DOCENTE DE UMA IES PÚBLICA FEDERAL O PERFIL DE FORMAÇÃO ACADÊMICO- CIENTÍFICA DE PROFESSORES INGRESSANTES NA CARREIRA DOCENTE DE UMA IES PÚBLICA FEDERAL Resumo RODRIGUES, Michele de Oliveira 1 UFSM Grupo de Trabalho - Formação de Professores

Leia mais

DOCÊNCIA SUPERIOR: ÁREA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO EM AÇÃO

DOCÊNCIA SUPERIOR: ÁREA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO EM AÇÃO DOCÊNCIA SUPERIOR: ÁREA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO EM AÇÃO Resumo STAHL, Luana Rosalie UFSM luanastahl@yahoo.com.br SCREMIN, Greice - UFSM greicescremin@yahoo.com.br SILVA, Marciele Taschetto da - UFSM

Leia mais

A linguagem no processo de constituição humana: implicações na formação de professores de Química

A linguagem no processo de constituição humana: implicações na formação de professores de Química A linguagem no processo de constituição humana: implicações na formação de professores de Química Pires de Mattos Alex 1 & Dallagnol Frison Marli 2 Categoría: Trabalhos de investigação (em desenvolvimento

Leia mais

familiares) interferem, não como influências absolutas, mas como facilitadores ou dificultadores do processo de aprendizagem da profissão.

familiares) interferem, não como influências absolutas, mas como facilitadores ou dificultadores do processo de aprendizagem da profissão. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR Mari M. dos Santos Forster UNISINOS Andréia Veridiana Antich UNISINOS Agência Financiadora: CNPq; FAPERGS e UNISINOS A formação docente

Leia mais

O PIBID COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

O PIBID COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA 02989 O PIBID COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA Paula Del Ponte Rocha 1 Maira Ferreira 2 1 PPGECQVS Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2 PPGECQVS/UFRGS

Leia mais

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA i Maria Geiziane Bezerra Souza-UFPE/CAA ii Iara Emanuele de Melo Gomes -UFPE-CAA iii

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA i Maria Geiziane Bezerra Souza-UFPE/CAA ii Iara Emanuele de Melo Gomes -UFPE-CAA iii OS RECURSOS DIDÁTICOS ABORDADOS NAS METODOLOGIAS DO ENSINO E AS POSSIBILIDADES DE SUA MATERIALIZAÇÃO NO COTIDIANO DA PRATICA DOCENTE DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA

Leia mais

A docência no ensino superior: a formação continuada do professor-formador e a reflexão crítica da sua ação docente

A docência no ensino superior: a formação continuada do professor-formador e a reflexão crítica da sua ação docente A docência no ensino superior: a formação continuada do professor-formador e a reflexão crítica da sua ação docente Ademar Antonio Lauxen Orientador: Prof. Dr. José Claudio Del Pino Caminho... A Pesquisa

Leia mais

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DOS DOCENTES NOS CURSOS DE LICENCIATURA

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DOS DOCENTES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DOS DOCENTES NOS CURSOS DE LICENCIATURA Resumo SCREMIN, Greice UNIFRA/UFSM 1 ISAIA, Silvia Maria de Aguiar UNIFRA/UFSM 2 Grupo de Trabalho Formação de Professores e

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Deise Becker Kirsch (Instituto Federal do Paraná) deise.kirsch@ifpr.edu.br Amanda Caroliny Doi 1 (Instituto

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID Resumo: Ângela Helena Bona Josefi Professora do Departamento de Pedagogia; Coordenadora de área

Leia mais

Palavras-chaves: identidade profissional; docência universitária; desenvolvimento docente.

Palavras-chaves: identidade profissional; docência universitária; desenvolvimento docente. 1 DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: COMO OS PROFESSORES SE (RE)CONHECEM i Dalma Pérsia Nelly Alves Nunes UFU - dalmanelly@yahoo.com.br Geovana Ferreira Melo - UFU - geovana@faced.ufu.br Ketiuce Ferreira Silva Pitágoras/UFTM/UFU

Leia mais

O ESTÁGIO DOCENTE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

O ESTÁGIO DOCENTE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO O ESTÁGIO DOCENTE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Resumo Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi FFCLRP/USP Noeli Prestes Padilha Rivas FFCLRP/USP O presente trabalho esta inserido

Leia mais

PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES.

PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES. PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES. Amayra Rocha da Silva Graduanda do Curso de Pedagogia. Bolsista-CNPq, UFPI. Profª. Drª. Maria da

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS.

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. Modalidade: Ensino, Pesquisa, Extensão; Nível: Superior; Área: Ciências Agrárias,

Leia mais

Internacionalização e Permanência na Educação Superior: Um Olhar Voltado ao Ciência sem Fronteiras (CsF)

Internacionalização e Permanência na Educação Superior: Um Olhar Voltado ao Ciência sem Fronteiras (CsF) Internacionalização e Permanência na Educação Superior: Um Olhar Voltado ao Ciência sem Fronteiras (CsF) Marília Morosini Nicole Bertinatti Luan Golembiewski PUCRS Este documento se ha realizado con la

Leia mais

FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DOCENTE: PERSPECTIVAS PARA UMA PRÁXIS REFLEXIVA 1

FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DOCENTE: PERSPECTIVAS PARA UMA PRÁXIS REFLEXIVA 1 FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DOCENTE: PERSPECTIVAS PARA UMA PRÁXIS REFLEXIVA 1 Raylane Oliveira Silva (Autora) Licenciada em Pedagogia Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo (Orientadora) Doutora em Educação

Leia mais

DE ENGENHEIRO A PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

DE ENGENHEIRO A PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira DE ENGENHEIRO A PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE Jhonnes Alberto Vaz jhonnes.vaz@gmail.com

Leia mais

ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A AVALIAÇÃO ESCOLAR

ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A AVALIAÇÃO ESCOLAR IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A AVALIAÇÃO ESCOLAR Simone

Leia mais

DIÁRIO DE BORDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ACADÊMICOS NO ÂMBITO DO PIBID

DIÁRIO DE BORDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ACADÊMICOS NO ÂMBITO DO PIBID DIÁRIO DE BORDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ACADÊMICOS NO ÂMBITO DO PIBID 1 Maria Mágila Farias Carneiro, 2 Maria Rongirlene Oliveira do Nascimento, 3 Eliomar Araújo de Sousa

Leia mais

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Kelen dos Santos Junges - UNESPAR/Campus de União da Vitória Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória

Leia mais

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo **

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Educação e Cinema Education and Cinema Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Rosália Duarte é professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC do Rio de

Leia mais

Reflexões em torno da formação docente do bacharel em instrumento: espaços formativos

Reflexões em torno da formação docente do bacharel em instrumento: espaços formativos Reflexões em torno da formação docente do bacharel em instrumento: espaços formativos Vanessa Weber Universidade Federal de Santa Maria vanewebersm@gmail.com Luciane Wilke Freitas Garbosa Universidade

Leia mais

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro Resumo Neste texto, discute-se o estágio em docência desenvolvido em cursos

Leia mais

O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 03028 O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Vanessa Zuge Luis Sebastião Barbosa Bemme Paula Lucion Resumo O presente trabalho é fruto de

Leia mais

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor Linha Temática: Universidade e Escola Carmerina de Brito Gonçalves Email:Carmembritto10@gmail.com

Leia mais

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente.

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE RELATOS DE UM ANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC) Jackeline Império Soares 1 Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar

Leia mais

CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO

CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO 1 CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO Danielle Batista Mestranda em Educação Universidade Federal de Mato Grosso Bolsista Capes Profº. Dr.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA GT08 Formação de Professores Pôster 978 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA Deusodete Rita da Silva Aimi UFMT Filomena Maria Arruda Monteiro

Leia mais

Aprendizagem docente: sua compreensão a partir das narrativas de professores

Aprendizagem docente: sua compreensão a partir das narrativas de professores 618 ISAIA, Silvia Maria de Aguiar Aprendizagem docente: sua compreensão a partir das... Aprendizagem docente: sua compreensão a partir das narrativas de professores Silvia Maria de Aguiar Isaia Os fios

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PENSAR E O FAZER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PENSAR E O FAZER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PENSAR E O FAZER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Lucilene Aline da Rosa 1 Jéssica de Góes Bilar 2 Daniela Medeiros 3 Resumo: Este texto se situa nos debates presentes no contexto

Leia mais

A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 1 A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Joselene Elias de Oliveira UnB Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima IFB RESUMO Este trabalho se propõe a realizar uma revisão bibliográfica

Leia mais

O SUBPROJETO PIBID/UFABC INTERDISCIPLINAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSPIRADA EM PAULO FREIRE

O SUBPROJETO PIBID/UFABC INTERDISCIPLINAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSPIRADA EM PAULO FREIRE O SUBPROJETO PIBID/UFABC INTERDISCIPLINAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSPIRADA EM PAULO FREIRE Thais Gouveia da Silva, UFABC ProfªDrª. Maria CandidaVarone de Morais Capecchi, UFABC ProfªDrª. Vivilí Maria

Leia mais

Produção coletiva em rede: é possível avaliar?

Produção coletiva em rede: é possível avaliar? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM, INTERAÇÃO E COGNIÇÃO Produção

Leia mais

O REPENSAR DO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFLEXÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O REPENSAR DO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFLEXÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O REPENSAR DO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFLEXÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Lenice Heloísa de Arruda Silva (UFGD) RESUMO No trabalho investigou-se, em um processo

Leia mais

PROFESSORES INICIANTES, EGRESSOS DA PEDAGOGIA: IMPASSES, DESAFIOS E PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO

PROFESSORES INICIANTES, EGRESSOS DA PEDAGOGIA: IMPASSES, DESAFIOS E PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO PROFESSORES INICIANTES, EGRESSOS DA PEDAGOGIA: IMPASSES, DESAFIOS E PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO Elaine Borges Rodrigues UFMT/CUR/OBEDUC elaine_rodrigues@hotmail.com Agencia Financiadora: OBEDUC/Capes Resumo:

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INFÂNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO - GEPILE

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INFÂNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO - GEPILE GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INFÂNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO - GEPILE Maria Nazaré da Cruz Universidade Metodista de Piracicaba O Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Linguagem e Educação é um grupo novo,

Leia mais

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FOCO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FOCO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FOCO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID Graziela Escandiel de Lima Professora Doutora - Departamento de Metodologia do Ensino/UFSM Coordenadora de

Leia mais

A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E

A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E 2015 1 Bruno Soares Machado 2 ; Rita Migliora 3 Introdução As possibilidades que se apresentam com a

Leia mais

Acadêmica do curso de graduação em Pedagogia da UNIJUÍ e bolsista PIBIC/CNPq, 3

Acadêmica do curso de graduação em Pedagogia da UNIJUÍ e bolsista PIBIC/CNPq, 3 SITUAÇÃO DE ESTUDO (SE) COMO ARTICULADORA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE 1 SITUATION OF STUDY (IF) AS CHAIRMAN OF THE LEARNING PROCESS IN TERMS OF INTERDISCIPLINARITY

Leia mais

JUVENTUDE E ESCOLA (RELAÇÃO JUVENTUDE E ESCOLA)

JUVENTUDE E ESCOLA (RELAÇÃO JUVENTUDE E ESCOLA) JUVENTUDE E ESCOLA (RELAÇÃO JUVENTUDE E ESCOLA) A expressão relação juventude e escola refere-se aos múltiplos aspectos envolvidos na interação entre os jovens alunos e a instituição escolar, quase sempre

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: ALGUMAS REFLEXÕES Mateus de Moura Oliveira UEFS/NEPPU Cenilza Pereira dos Santos UNEB/NEPPU/EPODS Resumo: Este artigo visa discutir sobre a

Leia mais

O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS AMAJARI - IFRR: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS AMAJARI - IFRR: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS AMAJARI - IFRR: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Luana Firmino Lobo Licenciada em Pedagogia e Mestranda em Educação

Leia mais

Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Brasil

Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Brasil RESENHA Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza Teacher training and professional: formed for change and uncertainty Enseñanza y formación: forma es para el cambio y la incertidumbre

Leia mais

MATRIZ 3X3: UM INSTRUMENTO PARA INVESTIGAR AS RELAÇÕES COM O SABER EM SALA DE AULA

MATRIZ 3X3: UM INSTRUMENTO PARA INVESTIGAR AS RELAÇÕES COM O SABER EM SALA DE AULA X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS SEVILLA 5-8 de septiembre de 2017 MATRIZ 3X3: UM INSTRUMENTO PARA INVESTIGAR AS RELAÇÕES COM O SABER EM SALA DE AULA Sergio de

Leia mais

OS DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA OFERECIDO PELA PLATAFORMA FREIRE, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA

OS DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA OFERECIDO PELA PLATAFORMA FREIRE, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA 03137 OS DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA OFERECIDO PELA PLATAFORMA FREIRE, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA RESUMO Isaura Francisco de Oliveira UNEB- Professora

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR Thaís Philipsen Grützmann Universidade Federal de Pelotas Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Universidade Federal de

Leia mais

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA Resumo A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA Maria Angélica Nastri de Carvalho - UNISANTOS O objetivo do trabalho é discutir quais as percepções do professor de Geografia sobre sua

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO PELA PESQUISA SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MEDIO POLITÉCNICO 1

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO PELA PESQUISA SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MEDIO POLITÉCNICO 1 REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO PELA PESQUISA SEGUNDO PROFESSORES DO ENSINO MEDIO POLITÉCNICO 1 Aline Giovana Finger 2, Maria Cristina Pansera De Araújo 3. 1 Projeto de Iniciação Científica 2 Acadêmica do curso

Leia mais

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PIBID: APROXIMAÇÕES UNIVERSIDADE-ESCOLA. Palavras-chave: Aprendizagem da Docência. PIBID. Universidade/Escola.

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PIBID: APROXIMAÇÕES UNIVERSIDADE-ESCOLA. Palavras-chave: Aprendizagem da Docência. PIBID. Universidade/Escola. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PIBID: APROXIMAÇÕES UNIVERSIDADE-ESCOLA Fernanda Figueira Marquezan (PUC/RS) Resumo Objetiva-se com o estudo compreender em que medida o PIBID contribui para a aprendizagem

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO Andréia Campanharo de Lima (PIBIC/CNPq-UNICENTRO), Jamile Santinello (Orientadora), e-mail:

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE ESTÁGIO NA MODALIDADE EAD INTRODUÇÃO MARCOS REFERENCIAIS DA POLÍTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CEUNI

Leia mais

SABERES PROFISSIONAIS PRODUZIDOS NO PLANEJAMENTO DO TRABALHO DOCENTE. Chrysna Gabriella Pereira Morais 1 Edinaldo Medeiros Carmo 2 INTRODUÇÃO

SABERES PROFISSIONAIS PRODUZIDOS NO PLANEJAMENTO DO TRABALHO DOCENTE. Chrysna Gabriella Pereira Morais 1 Edinaldo Medeiros Carmo 2 INTRODUÇÃO SABERES PROFISSIONAIS PRODUZIDOS NO PLANEJAMENTO DO TRABALHO DOCENTE Chrysna Gabriella Pereira Morais 1 Edinaldo Medeiros Carmo 2 INTRODUÇÃO A formação de professores, cujo debate apresentou um crescente

Leia mais

O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFT/PALMAS

O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFT/PALMAS O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFT/PALMAS 2003-2004 Rosângela das Graças Amorim 1 ; Jobherlane Costa 2, Jocyléia Santana dos Santos 3 1 Aluna do Curso de Comunicação Social; Campus de Palmas; e-mail: rosangela.gamorim@gmail.com

Leia mais

Docência Universitária: implicações da pluralidade do fazer docente

Docência Universitária: implicações da pluralidade do fazer docente Docência Universitária: implicações da pluralidade do fazer docente Resumo Este artigo tem por objetivo identificar os modos de atuação docente, considerando as diferentes áreas de conhecimento e os percalços

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - UMA ANÁLISE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO. Edna Maria Leite Dias Universidade Federal do Ceará UFC /Faculdade

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE¹

FORMAÇÃO DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE¹ FORMAÇÃO DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE¹ Waldilson Duarte Cavalcante de Barros Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores Daniela Gomes de Araújo Nóbrega Professora

Leia mais

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NO GRUPO DE TRABALHO 4 DIDÁTICA DA ANPED ENTRE 2002 E 2013 Belarmina Vilela Cruvinel Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO PIBID: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA E DA INTERAÇÃO COM OS SUPERVISORES NA VISÃO DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS

A FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO PIBID: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA E DA INTERAÇÃO COM OS SUPERVISORES NA VISÃO DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS A FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO PIBID: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA E DA INTERAÇÃO COM OS SUPERVISORES NA VISÃO DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS Resumo Tatiane Skeika 1 - UEPG Leila Inês Follmam Freire 2 - UEPG Grupo

Leia mais

Palavras chave: Pedagogia Universitária; desenvolvimento profissional docente; assessoria pedagógica;

Palavras chave: Pedagogia Universitária; desenvolvimento profissional docente; assessoria pedagógica; ESTRATÉGIAS DE QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO E A EXPERIÊNCIA DA UDELAR/URUGUAI: SIGNIFICADOS E CONTEXTOS Gabriela Machado Ribeiro- UFPel Beatriz Maria Boessio Atrib Zanchet- UFPel Cristina Pureza

Leia mais

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Resumo: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Estela Maris Giordani 1 Aline Simone Holzschuh 2 Aline Tamires Kroetz 3 Cecília Machado Henriques 4 Patrícia Ketzer 5 Pesquisar a docência no ensino

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA Rita Emanuela dos Santos Gomes Ferreira 1, Rosilene Trabuco de Oliveira 2, Renata Macedo da Silva 3,

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PROFESSOR REFLEXIVO: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE DONALD SCHÖN Rúbia Emmel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Feliz. Alexandre José Krul, Instituto Federal Farroupilha,

Leia mais

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PROCESSOS DIDÁTICOS ESTIMULANDO AS APRENDIZAGENS NA UNIVERSIDADE Eliane de Lourdes Felden UNISINOS

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PROCESSOS DIDÁTICOS ESTIMULANDO AS APRENDIZAGENS NA UNIVERSIDADE Eliane de Lourdes Felden UNISINOS A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PROCESSOS DIDÁTICOS ESTIMULANDO AS APRENDIZAGENS NA UNIVERSIDADE Eliane de Lourdes Felden UNISINOS A educação no Brasil: o balanço de uma década, como tema da 33ª reunião

Leia mais

A VOZ DOS PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E IDENTITÁRIA

A VOZ DOS PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E IDENTITÁRIA A VOZ DOS PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E IDENTITÁRIA Andréia de Mello Buss de Castro Luana Rosalie Stahl Resumo Este artigo decorre das trajetórias

Leia mais

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA Fernanda Rabelo PRAZERES, Renato ROCHA, Virgínia Mara Próspero da CUNHA Universidade de Taubaté Mestrado Profissional

Leia mais

A importância da participação em grupos de pesquisa na formação para a professores de Biologia 1

A importância da participação em grupos de pesquisa na formação para a professores de Biologia 1 A importância da participação em grupos de pesquisa na formação para a professores de Biologia 1 SOUZA, Aiala Silva 2 & CHAPANI, Daisi Teresinha 3 Resumo O objetivo desse trabalho é discutir o papel dos

Leia mais

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA 1 PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória RESUMO Acreditando na importância e amplitude que tem, para o professor,

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL Janaina Bittencourt Facco 1 (UFSM) _ Drª Márcia Lenir Gerhardt 2 (UFSM) janainafacco@gmail.com Resumo: O presente texto tem por objetivo

Leia mais

IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD O PERFIL DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E A QUALIDADE DA AULA MINISTRADA

IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD O PERFIL DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E A QUALIDADE DA AULA MINISTRADA IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro de 2017 ISBN:978-85-7846-384-7 O PERFIL DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E A QUALIDADE DA AULA MINISTRADA Fabrício

Leia mais

UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO DOS PEDAGOGOS (2010) 1

UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO DOS PEDAGOGOS (2010) 1 UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO DOS PEDAGOGOS (2010) 1 RIBEIRO, Eliziane. Tainá. Lunardi. 2 ; ALVES, Bruna. Pereira.³; SIQUEIRA, Gabryely. Muniz. 4 ;

Leia mais

Mesa Redonda EIXO 1 Processo de ensino-aprendizagem na formação em enfermagem. Tema 3: Desenvolvimento docente na pósgraduação. desafios?

Mesa Redonda EIXO 1 Processo de ensino-aprendizagem na formação em enfermagem. Tema 3: Desenvolvimento docente na pósgraduação. desafios? 1 Mesa Redonda EIXO 1 Processo de ensino-aprendizagem na formação em enfermagem Tema 3: Desenvolvimento docente na pósgraduação em enfermagem: quais os desafios? Prof. Dr. David Lopes Neto Escola de Enfermagem

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO - UM MOMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO - UM MOMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL O ESTÁGIO SUPERVISIONADO - UM MOMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SANTOS, Jéssica Luana da Silva¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva² Universidade Estadual de Goiás

Leia mais

Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica

Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica Lúcia Helena Gazólis de Oliveira Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ lhgazolis@gmail.com Formação de professores na universidade Decreto-Lei

Leia mais

PROFESSOR INICIANTE: UMA ANÁLISE DE SUA FORMAÇÃO

PROFESSOR INICIANTE: UMA ANÁLISE DE SUA FORMAÇÃO PROFESSOR INICIANTE: UMA ANÁLISE DE SUA FORMAÇÃO Mírian Xavier Juliana Andrekowisk Couto Mazini Giani Lopes Bergamo Missirian Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Resumo: A constatação da complexidade

Leia mais

LEMBRANÇAS E ESQUECIMENTOS: PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E SUA FORMAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS

LEMBRANÇAS E ESQUECIMENTOS: PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E SUA FORMAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS LEMBRANÇAS E ESQUECIMENTOS: PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E SUA FORMAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS Joana Peixoto Instituto Federal de Goiás (IFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO) Moema

Leia mais

A ARTE DE ESCREVER E CONTAR MINHA HISTÓRIA: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

A ARTE DE ESCREVER E CONTAR MINHA HISTÓRIA: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS SEVILLA 5-8 de septiembre de 2017 A ARTE DE ESCREVER E CONTAR MINHA HISTÓRIA: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Leia mais

NARRATIVAS DE FORMAÇÃO MEDIADAS PELOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

NARRATIVAS DE FORMAÇÃO MEDIADAS PELOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO MEDIADAS PELOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS Resumo Silvana Ventorim 1 - UFES Aline Teixeira da Silva 2 - UFES Grupo de Trabalho - Práticas e Estágios nas Licenciaturas Agência Financiadora:

Leia mais

PROFESSORES INICIANTES: O INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE UNIVERSITÁRIA

PROFESSORES INICIANTES: O INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE UNIVERSITÁRIA PROFESSORES INICIANTES: O INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE UNIVERSITÁRIA Andressa Wiebusch 1 - PUCRS Eixo Formação de professores Agência Financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Leia mais

SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO CAPIXABA

SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO CAPIXABA SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO CAPIXABA Maria da Penha Tresena Silva 1 Ana Cristina Souza dos Santos 2 1 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola,

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO DAS PEDAGOGAS NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO 1

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO DAS PEDAGOGAS NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO 1 CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO DAS PEDAGOGAS NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO 1 MANCKEL, Maria Cecília Martins 2 ; BOLSI, Aimara Vilani 3 ; ALVES, Bruna Pereira 4 ; BEVILAQUA, Caroline Foletto 5 ; RIBEIRO,

Leia mais