PROF. DRA. ISABELLA PARANAGUÁ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. DRA. ISABELLA PARANAGUÁ"

Transcrição

1 PROF. DRA. ISABELLA PARANAGUÁ

2 MARIA HELENA DINIZ: O CONJUNTO DE NORMAS APLICÁVEIS ÀS RELAÇÕES E INTERESSES ECONÔMICOS RESULTANTES DO CASAMENTO, ENVOLVENDO QUESTÕES SOBRE PROPRIEDADE, FRUIÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E DISPONIBILIDADE DE BENS DE AMBOS OS CÔNJUGES OU DE CADA UM DELES, DESDE A CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO ATÉ SUA DISSOLUÇÃO. TIPOS: 4 REGIMES 1. COMUNHÃO PARCIAL DE BENS 2. COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS 3. PARTICIPAÇÃO FINAL NOS AQUESTOS 4. SEPARAÇÃO DE BENS (ART A 1.688)

3 NÃO ESCOLHENDO O REGIME DA COMUNHÃO PARCIAL DE BENS, O CASAL DEVE, POR MEIO DE INSTRUMENTO PÚBLICO (PACTO ANTENUPCIAL) DELIBERAR SOBRE O QUE LHES CONVIER. MOMENTO DO PACTO ANTENUPCIAL: PROCESSO DE HABILITAÇÃO DO CASAMENTO, OU SEJA, ANTES DA SUA CELEBRAÇÃ (ART , p. único c/c art ) SUAS CLÁUSULAS NÃO PODEM CONTRARIAR DISPOSIÇÃO ABSOLUTA DE LEI (ART )

4 A escolha deve ser exteriorizada no pacto antenupcial. Caso os nubentes não escolha nenhum regime específico, aplica-se o regime supletivo, que é o da comunhão parcial de bens. Mudança após o casamento: Admite-se a mudança do regime depois do casamento, desde que preenchidos os requisitos pela lei. Quanto ao regime de separação legal/obrigatória de bens as opiniões divergem.(art , CC)

5 EXTENSÍVEL PARA UNIÃO ESTÁVEL ENUNCIADO N. 492 DO FÓRUM PERMANENTE DE PROCESSUALISTAS CIVIS: O PACTO ANTENUPCIAL E O CONTRATO DE CONVIVÊNCIA PODEM CONTER NEGÓCIOS PROCESSUAIS QUESTÕES RELACIONADAS A DÍVIDAS, À ADM. E DISPOSIÇÃO DE BENS- NÃO PODE SER AFASTADA PELA VONTADE DAS PARTES (ART a 1.652) ART. 734 NCPC PROCEDIMENTO ESPECIAL DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA, CUJOS EFEITOS TERÃO POR TERMO INICIAL A DATA DO TRÂNSITO EM JULGADO DA DECISÃO JUDICIAL QUE O MODIFICOU (STJ, RESP N /MT)

6 NA UNIÃO ESTÁVEL, SALVO CONTRATO ESCRITO ENTRE OS COMPANHEIROS, APLICA-SE ÀS RELAÇÕES PATRIMONIAIS, NO QUE COUBER, O REGIME DA COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. EFICÁCIA IMEDIATA SEM PREJUDICAR TERCEIROS (PROV. N.37/14, CNJ)

7 a) LIBERDADE DA ESCOLHA b) VARIABILIDADE c) MUTABILIDADE CONTROLADA

8 ART. 1640: REGRA= REGIME DA COMUNHÃO PARCIAL DE BENS LIMITAÇÃO À LIBERDADE DE ESCOLHA IMPOSIÇÃO DO REGIME DA SEPARAÇÃO DE BENS ÀS PESSOAS MAIORES DE 70 ANOS E A TODOS QUE DEPENDEREM DE SUPRIMENTO JUDICIAL PARA CASAR. CONSTITUCIONALIDADE DUVIDOSA STJ: A RESTRIÇÃO AOS ATOS PRATICADOS POR PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 (SESSENTA) ANOS REPRESENTA OFENSA AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA OSCILAÇÃO JURISPRUDENCIAL

9 ARTS A LIBERDADE ÀS PARTES a. LIBERDADE PARA ADM. DOS BENS PRÓPRIOS E OS ATOS DE DISPOSIÇÃO E DE ADM. NECESSÁRIOS AO DESEMPENHO DE SUA PROFISSÃO, DESDE QUE NÃO ENVOLVAM A ALIENAÇÃO OU ONERAÇÃO DE GRAVAME REAL SOBRE OS BENS IMÓVEIS A ELES PERTENCENTES. b. O EMPRESÁRIO CASADO PODE, P.EX., ALIENAR OU INSERIR ÔNUS REAL SOBRE IMÓVEL PERTENCENTE A SUA EMPRESA INDEPENDENTEMENTE DO CONSENTIMENTO DE SEU CONSORTE. (ART. 978) c. EMPRESÁRIO INDIVIDUAL É INDISPENSÁVEL A OUTORGA UXÓRIA PARA EFEITOS DE DOAÇÃO, CONSIDERANDO QUE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA INDIVIDUAL E DA P.FÍSICA NADA MAIS SÃO DO QUE A MESMA REALIDADE (RESP, N /RO. 2005)

10 CÔNJUGE QUE SE ACHAR PRETERIDO PODE DEMANDAR INVALIDAÇÃO DOS CONTRATOS DE FIANÇA E AVAL. AUTORIZADO A REIVINDICAR E DESONERAR BENS IMÓVEIS QUE TENHAM SIDO GRAVADOS OU ALIENADOS SEM SUA OUTORGA OU SUPRIMENTO JUDICIAL, ASSIM COMO BENS COMUNS, MÓVEIS OU IMÓVEIS, QUE TENHAM SIDO DOADOS OU TRANSFERIDOS PELO OUTRO CONSORTE AO CONCUBINO, DESDE QUE CONSIGA PROVAR QUE NÃO FORAM ADQUIRIDOS PELO ESFORÇO COMUM DESTES.

11 OS ITENS NECESSÁRIOS À MANUTENÇÃO DOMÉSTICA TAMBÉM PODEM SER LIVREMENTE ADQUIRIDOS PELOS CONSORTES, AINDAQUE HAJA NECESSIDADE DE SE CONTRAIR EMPRÉSTIMO PARA TANTO, CUJO PAGAMENTO OBRIGARÁ A AMBOS SOLIDARIAMENTE (ART ) ARTS E MATÉRIA PROCESSUAL- DIREITO DE REGRESSO AO TERCEIRO PREJUDICADO. ENUNCIADO 340 JORNADA DE DIREITO CIVIL/CJF: NO REGIME DA COMUNHÃO PARCIAL DE BENS É SEMPRE INDISPENSÁVEL A AUTORIZAÇÃO DO CÔNJUGE, OU SEU SUPRIMENTO JUDICIAL, PARA ATOS DE DISPOSIÇÃO SOBRE BENS IMÓVEIS.

12 SOBRE AS AÇÕES JUDICIAIS ENVOLVENDO ESTES BENS E DIREITOS- TAMBÉM DEMANDAM AUTORIZAÇÃO DOV OUTRO CONSORTE SE O CÔNJUGE FIGURAR NO POLO ATIVO, A MERA AUTORIZAÇÃO DO OUTRO INTEGRARÁ SUA CAPACIDADE PROCESSUAL (CPC/2015 ART. 73, CAPUT) SE FIGURAR NO POLO PASSIVO, ESTE DEVERÁ LITIGAR AO SEU LADO, EM LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO, NÃO BASTANTO A MERA VÊNIA (ART. 73, P. 1, NCPC)

13 OS CONSORTES TAMBÉM SERÃO PROIBIDOS DE CELEBRAR CONTRATO DE COMPRA E VENDA ENTRE SI, TENDO POR OBJETO BENS INCLUÍDOS NA COMUNHÃO (ART. 499,CC) PROIBIDOS DE FAZER DOAÇÃO QUE NÃO SEJA REMUNERATÓRIA, DE BENS MÓVEIS OU IMÓVEIS COMUNS, OU DOS QUE POSSAM INTEGRAR FUTURA MEAÇÃO, SALVO SE CASADOS SOB REGIME SEPARATISTA, NÃO OBSTANTE SEJAM VÁLIDAS AS DOAÇÕES NUPCIAIS FEITAS AOS FILHOS QUANDO CASAREM OU ESTABELECEREM ECONOMIA SEPARADA (ART 1.647, P ÚNICO, CC). ENTRE SI, PORÉM, SOMENTE A DOAÇÃO DE BENS EXCLUÍDOS DA COMUNHÃO PODE OCORRER (ART. 544,CC)

14 REGIME DA COMUNHÃO UNIVERSAL: O ACERVO PATRIMONIAL É COMUM A AMBOS, O QUE SERIA OCIOSO DOAR. REGIME DA SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS: O CÔNJUGE NÃO CONCORRE NA SUCESSÃO. NO DA COMUNHÃO PARCIAL, APENAS CONCORRE SE O AUTOR DA HERANÇA NÃO HOUVER DEIXADO BENS PARTICULARES.

15 ART : POSSIBILIDADE DE SUPRIMENTO JUDICIAL QUANDO LHE FOR NEGADA INJUSTAMENTE OU IMPOSSÍVEL DE SER CONCEDIDA A ANUÊNCIA DO OUTRO. ART : ATRIBUI AO CONSORTE PODERES RELATIVOS PARA GERIR E ALIENAR OS BENS COMUNS E PARTICULARES DO OUTRO QUE PORVENTURA SE VIR IMPEDIDO DE EXERER A ADMINISTRAÇÃO DO PATRIMÔNIO QUE LHE INCUMBIR. ART : LIMITES E CARACTERÍSTICAS DA RESPONSABILIDADE DAQUELE, DURANTE PERÍODO QUE DURAR O IMPEDIMENTO. INCIDÊNCIA DESSAS DISPOSIÇÕES NA U.ESTÁVEL É CONTROVERSA POIS INEXISTINDO REGISTRO FORMAL DESSAS UNIÕES O QUE COMPROMETERÁ SIGNIFICAMENTE A PUBLICIDADE DO ATO, PODENDO GERAR PREJUÍZOS A TERCEIROS.

16 INTERVENÇÃO PROPORCIONAL DO ESTADO NÃO EXISTE LIMITAÇÃO PARA NÚMERO DE FILHOS NEM PARA AS PARTES POREM FIM À UNIÃO CPC COIBE A PRÁTICA DE ALGUMAS COMARCAS DE MARCAR AUDIÊNCIA PRÉVIA DESTINADA À TENTATIVA DE RECONCILIAÇÃO DO CASAL, NAS AÇÕES DE SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO HOJE: EXISTE APENAS AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO OU MEDIAÇÃO DE CONFLITO.

17 1. SISTEMAS COMUNITÁTIOS: COMUNHÃO PARCIAL E UNIVERSAL DE BENS (ARTS / E 1.667/1.671) 2. SEPARATISTAS: SEPARAÇÃO DE BENS, CONVENCIONAL OU OBRIGATÓRIA (ARTS , E 1.641) 3. PARTICIPACIONISTAS: PARTICIPAÇÃO FINAL DOS AQUESTOS (ARTS /1.686) POSSIBILIDADE DAS PARTES CRIAREM UM ESTATUTO ESPECÍFICO (ART )

18 Lei 6.515/77: regra Não precisa de pacto antenupcial Não precisa registro no Registro de Imóveis Adesão por mero termo- habilitação, salvo se as partes tiverem interesse na pactuação específica sobre a adm. E disposição livre de bens de seus respectivos patrimônios particulares (Art , p. único c/c 1.665)

19 REGIME DA COMUNHÃO PARCIAL DE BENS Regimes de Bens Patrimônio Individual Patrimônio Individual Patrimônio Comum 19

20 Existem 3 massas de patrimônio: - Bens exclusivos do marido. - Bens exclusivos da mulher. - Bens comuns do casal (advindos da constância do casamento). Existem bens incomunicáveis. É o regime aplicado também na união estável, se não houver disposição em contrário.

21 Art Entram na comunhão: I - os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges; presunção absoluta II - os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior; descoberta de tesouro, lucro obtido com jogos de azar, loterias, apostas e assemelhados durante a união III - os bens adquiridos por doação, herança ou legado, em favor de ambos os cônjuges; situação regida pelo Direito das Obrigações ou Sucessões, podendo estabelecer cotas em proporções não necessariamente idênticas entre os consortes.

22 IV - as benfeitorias em bens particulares de cada cônjuge; V - os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada cônjuge, percebidos na constância do casamento, ou pendentes ao tempo de cessar a comunhão. Frutos= benefícios que a coisa principal produz periodicamente ATENÇÃO: Valorização das cotas sociais de sociedades empresárias adquiridos/constituídos antes do casamento: Jurisprudência dominante: tais acréscimos não são frutos por isso não comunicam. Fenômeno meramente econômico

23 Art Excluem-se da comunhão: I - os bens que cada cônjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constância do casamento, por doação ou sucessão, e os sub-rogados em seu lugar; II - os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges em sub-rogação dos bens particulares; HAVENDO AQUISIÇÃO DE BENS DURANTE O CASAMENTO PAGOS PARCIALMENTE MEDIANTE SUB-ROGAÇÃO DE PATRIMÔNIO PARTICULAR DE UM DOS CÔNJUGES, SOMENTE O QUINHÃO PROPORCIONAL À SUB-ROGAÇÃO SERÁ EXCLUÍDO DA PARTILHA- E DESTINADO EXCLUSIVAMENTE A UM DOS CÔNJUGES-, DEVENDO A DIFERENÇA SER DIVIDIDA À RAZÃO DE 50% PARA CADA UM DOS CONSORTES. RESP /RN

24 III - as obrigações anteriores ao casamento; Proveito econômico? O entendimento que melhor se coaduna com a essência do regime da comunhão parcial de bens, no que se refere aos direitos trabalhistas perseguidos por um dos cônjuges em ação judicial, é aquele que estabelece sua comunicabilidade, desde o momento em que pleiteados. Assim é porque o fato gerador de tais créditos ocorre no momento em que se dá o desrespeito, pelo empregador, aos direitos do empregado, fazendo surgir uma pretensão resistida. STJ- RESP /RS

25 IV - as obrigações provenientes de atos ilícitos, salvo reversão em proveito do casal; V - os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profissão; VI - os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge; Como as pessoas costumam viver e adquirir bens justamente com a renda proveniente de suas respectivas remunerações, vem-se reconhecendo que apenas o direito à percepção salarial propriamente dito é que se encontra ao abrigo da norma, mas não os valores recebidos e o patrimônio eventualmente adquirido com ele. VII - as pensões, meios-soldos, montepios e outras rendas semelhantes.

26 PARCIAL DE BENS O que comunica? Bens adquiridos na vigência do casamento a título oneroso, ainda que registrados por só um dos cônjuges; Doação ou legado em favor de ambos os cônjuges; Benfeitorias bens particulares; Frutos comuns ou particulares percebíveis na constância do casamento. O que não comunica? Bens anteriores; sucessão, doação ou sub-rogação; Obrigações anteriores ao casamento; Obrigações provenientes ato ilícito, salvo proveito casal; Bens de uso pessoal, livros e instrumentos de profissão; Pensões, montepios e semelhantes. 26

27 PARCIAL DE BENS FGTS Valor percebido na constância do casamento REsp Verbas trabalhistas? Meação REsp Incomunicabilidade de bens cuja causa seja anterior (ex.: Usucapião) Bens móveis presumem-se adquiridos na constância do casamento, salvo prova em contrário 27

28 Há existência de 1 só massa de patrimônio, composta pelos bens anteriores e posteriores ao casamento. Estão excluídos os bens gravados com cláusula de incomunicabilidade, as dívidas anteriores ao casamento (salvo as relativas aos preparativos e que tiverem revertido em proveito comum), as doações antenupciais feitas por um ao outro com cláusula de incomunicabilidade e os bens indicados nos incisos V a VII do art do Código Civil.

29 O que comunica? Comunicabilidade de bens presentes e futuros e dívidas O que não comunica? Bens Doados/herdados cláusula de incomunicabilidade, bem como sub-rogados; Dívidas anteriores, salvo se proveito do casal ou como preparativo para o casamento; Doações antenupciais com cláusula de incomunicabilidade; Uso pessoal/proventos/pensões.

30 Art São excluídos da comunhão: I - os bens doados ou herdados com a cláusula de incomunicabilidade e os sub-rogados em seu lugar; II - os bens gravados de fideicomisso e o direito do herdeiro fideicomissário, antes de realizada a condição suspensiva; III - as dívidas anteriores ao casamento, salvo se provierem de despesas com seus aprestos, ou reverterem em proveito comum; IV - as doações antenupciais feitas por um dos cônjuges ao outro com a cláusula de incomunicabilidade; V - Os bens referidos nos incisos V a VII do art

31 Durante a constância do casamento, cada cônjuge administra seus próprios bens (tanto os particulares, quanto os que adquiriu durante o casamento). Quando da eventual dissolução do casamento, somase o que ambos os cônjuges adquiriram na constância do casamento e se divide esta massa de patrimônio por 2. Portanto, na constância do casamento, vigora uma espécie de separação total de bens, mas quando da dissolução, há comunicação do que foi adquirido a título oneroso na constância do casamento.

32 O casal vive como se fosse no regime de separação de bens e se divorcia como se fosse regime de comunhão parcial de bens; Administração exclusiva e dispensa de autorização conjugal; Ambos contribuem para a despesa do casal, salvo estipulação em contrário no pacto antenupcial; Na meação apura-se somente existência patrimonial que difere do patrimônio individual.

33 Existem 2 espécies: - Separação obrigatória, legal ou necessária (art do Código Civil/02): maiores de 60 anos, pessoas que dependem de suprimento judicial para casar, etc. - Separação voluntária, convencional ou absoluta: ocorre por vontade dos nubentes. Existem 2 massas de patrimônios incomunicáveis, não importando o momento ou o título de sua aquisição.

34 Apenas existem bens particulares; Administração exclusiva e dispensa de autorização conjugal; Ambos contribuem para a despesa do casal, salvo estipulação em contrário no pacto antenupcial; Na meação apura-se somente existência patrimonial que difere do patrimônio individual. Art Estipulada a separação de bens, estes permanecerão sob a administração exclusiva de cada um dos cônjuges, que os poderá livremente alienar ou gravar de ônus real.

Princípios Básicos ENTRE OS CÔJUGES. Princípios Básicos. Princípios Básicos

Princípios Básicos ENTRE OS CÔJUGES. Princípios Básicos. Princípios Básicos DO REGIME DE BENS ENTRE OS CÔJUGES 1. Irrevogabilidade ATENÇÃO -> A imutabilidade do regime de bens não é, porém, absoluta no novo Código Civil. O art. 1639, 2º., admite a sua alteração. 1. Irrevogabilidade

Leia mais

Assim, passaremos a relatar as principais características dessas cinco modalidades.

Assim, passaremos a relatar as principais características dessas cinco modalidades. É chegada a hora do SIM, mas apesar de toda a afinidade existente entre o casal, da presunção de amor que levam duas pessoas a se unirem, um fator muito importante deve ser observado pelos nubentes: o

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 02/10/2017. Variedade do regime de bens. Comunhão parcial de bens. Bens que não se comunicam na comunhão

Leia mais

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres.

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. Casamento O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. PRAZO PARA DAR ENTRADA No mínimo 40 (quarenta) dias antes da data prevista para celebração do casamento.

Leia mais

Planejamento Patrimonial. Questionamento para mulheres de executivos

Planejamento Patrimonial. Questionamento para mulheres de executivos Planejamento Patrimonial Questionamento para mulheres de executivos Bueno, Mesquita e Advogados O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório de advocacia empresarial com foco em empresas familiares e

Leia mais

REGIME DE BENS. 1 Conceito: 2 Princípios aplicados aos regimes de bens: 31/08/2014. Conjutno de regras patrimoniais. Normas de cogentes

REGIME DE BENS. 1 Conceito: 2 Princípios aplicados aos regimes de bens: 31/08/2014. Conjutno de regras patrimoniais. Normas de cogentes REGIME DE BENS Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Conceito: Conjutno de regras patrimoniais Normas de cogentes X Normas dispositivas 2 Princípios aplicados aos regimes de bens: 2.1 Princípio da autonomia

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 09

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 09 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Casamento Efeitos Patrimoniais Conti.: a) Princípios: Variedade do regime de Bens: - Comunhão Parcial

Leia mais

Regime de comunhão universal, cláusula de incomunicabilidade, fideicomisso

Regime de comunhão universal, cláusula de incomunicabilidade, fideicomisso Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO REGIME DE COMUNHÃO UNIVERSAL P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE

Leia mais

CASAMENTO. Vitor F. Kümpel PALESTRA CASAMENTO

CASAMENTO. Vitor F. Kümpel PALESTRA CASAMENTO PALESTRA CASAMENTO 1 1. VISÃO CONSTITUCIONAL - A Constituição Federal de 1988 inovou ao estabelecer novas formas constitutivas de família, além do casamento; - A família só era constituída pelo casamento;

Leia mais

Direito Civil. Do Regime de Bens. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Do Regime de Bens. Professora Alessandra Vieira. Direito Civil Do Regime de Bens Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil CÓDIGO CIVIL DE 2002 Do Regime de Bens entre os Cônjuges Art. 1.639. É lícito aos nubentes, antes

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/10/2018. Casamento.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/10/2018. Casamento. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/10/2018. Casamento. Feitos do casamento. Pactos antenupciais. 3- Patrimoniais Mutabilidade do regime de bens.

Leia mais

CASAMENTO E REGIMES DE BENS

CASAMENTO E REGIMES DE BENS CASAMENTO E REGIMES DE BENS Curso de Pós-Graduação Prof. Dr. Jorge Shiguemitsu Fujita 2017 CASAMENTO E REGIMES DE BENS 1 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS CC, arts. 1.639 a 1.688. 1.1. PACTO ANTENUPCIAL (CC, arts.

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 2ª aula de laboratório de sucessão ministrada dia 13/06/2018. Casamento.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 2ª aula de laboratório de sucessão ministrada dia 13/06/2018. Casamento. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 2ª aula de laboratório de sucessão ministrada dia 13/06/2018. Casamento. Feitos do casamento. Parentesco por afinidade. 1-

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 27/09/2017. Petição inicial de alteração de regime de bens. Em são Paulo tem foro central e regional, verificar

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Regime de bens entre os cônjuges José Carlos Vicente 1. INTRODUÇÃO O regime de bens no casamento faz parte do Título II do livro IV do Código Civil, destinando o direito patrimonial

Leia mais

SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL. Aspectos Relevantes

SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL. Aspectos Relevantes SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL Aspectos Relevantes 1 2 Introdução O presente trabalho não tem o intuito de exaurir o tema, haja vista sua extensão e as particularidades de cada caso,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DIREITO CIVIL FAMÍLIA QUADROS ESQUEMÁTICOS

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DIREITO CIVIL FAMÍLIA QUADROS ESQUEMÁTICOS UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DIREITO CIVIL FAMÍLIA QUADROS ESQUEMÁTICOS MARCOS ALVES DE ANDRADE BARBACENA JANEIRO DE 2007 DIREITO CIVIL FAMÍLIA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (13/08/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (13/08/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (13/08/2018) Variedade de Regime de Bens. Comunhão Parcial de Bens. Comunhão parcial de bens a partir

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Do Regime de Bens entre os Cônjuges e na União Estável *Alessandra Elias Conversando com pessoas leigas ao direito, em relação aos meus artigos, muitas delas sugeriram como tema,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima Aula 07/08/2017 Regime de bens. Regime de bens. Pactos antenupciais: contrato realizado antes do casamento,

Leia mais

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 04

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 04 CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 04 DATA 04/08/16 DISCIPLINA DIREITO CIVIL Familia (MANHÃ) PROFESSORA REYVANI JABOUR MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 02/05 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 4.121, DE 27 DE AGOSTO DE 1962. Dispõe sôbre a situação jurídica da mulher casada. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31 DIREITO DE FAMÍLIA Conceito é o conjunto de normas jurídicas que disciplina a entidade familiar, ou seja, a comunidade formada por qualquer

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

juiz de paz ministro religiosa

juiz de paz ministro religiosa juiz de paz ministro confissão religiosa Impedimentos matrimoniais Causas de anulabilidade Causas suspensivas Art. 1.521, CC Casamento nulo (art. 1.548, CC) Art. 1.550, CC Casamento anulável Art. 1.523,

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 11/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 11/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 11/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões. Formatos Familiares Contemporâneos. União Homoafetiva.

Leia mais

Na comunhão parcial, cônjuge só tem direito aos bens adquiridos antes do casamento

Na comunhão parcial, cônjuge só tem direito aos bens adquiridos antes do casamento Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 8 DO REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE FAMÍLIA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: A-) Casamento: a) Impedimentos matrimoniais: Previsto perante

Leia mais

RESUMO DE DIREITO CIVIL

RESUMO DE DIREITO CIVIL RESUMO DE DIREITO CIVIL Descrição: Direito Civil 7 Período de Direito Direito de família Por Bianca Lilian da Silva Resumo de Direito Civil Oi pessoal! Segue abaixo um resuminho bem simples da matéria,

Leia mais

Continuação do Direito de Família

Continuação do Direito de Família Continuação do Direito de Família 8. Invalidade do casamento: b. Casamento anulável (art.1550, CC/02): somente os interessados poderão ajuizar ação anulatória. Nesse caso, o Ministério Público não pode

Leia mais

DIREITO CIVIL E FAMÍLIA. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE DIVÓRCIO. PARTILHA DOS DIREITOS TRABALHISTAS. REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. POSSIBILIDADE.

DIREITO CIVIL E FAMÍLIA. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE DIVÓRCIO. PARTILHA DOS DIREITOS TRABALHISTAS. REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. POSSIBILIDADE. DIREITO CIVIL E FAMÍLIA. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE DIVÓRCIO. PARTILHA DOS DIREITOS TRABALHISTAS. REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. POSSIBILIDADE. Ao cônjuge casado pelo regime de comunhão parcial de

Leia mais

REGIME DE BENS.

REGIME DE BENS. REGIME DE BENS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 2. PACTO ANTENUPCIAL...7 3. REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS...10 Como Funciona a Administração dos Bens?... 10 Como se dá a Administração

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA-CCJC TÍTULO I TÍTULO I

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA-CCJC TÍTULO I TÍTULO I TÍTULO I TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Este Estatuto regula os direitos e deveres no âmbito das entidades familiares. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1.º Este Estatuto regula os direitos e deveres

Leia mais

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM GERAL II. SUCESSÃO LEGÍTIMA III. SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA IV. INVENTÁRIO E PARTILHA SUCESSÃO LEGÍTIMA 1. Conceito 2. Parentesco 3. Sucessão por direito próprio e por

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Previsão encontra-se no art do C.C. Reta (ascendente e descendente)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Previsão encontra-se no art do C.C. Reta (ascendente e descendente) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Parentesco: Previsão encontra-se no art. 1.591 do C.C. Art. 1.591. São parentes em linha reta

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Regime de bens.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Regime de bens. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. (Aula 27/02/2018) Regime de bens. Variedade de regime de bens. Comunhão

Leia mais

DIREITO DAS FAMÍLIAS. Direito Civil. Biológica ou socioafetiva

DIREITO DAS FAMÍLIAS. Direito Civil. Biológica ou socioafetiva DIREITO DAS FAMÍLIAS Família no CC/16 Matrimonializada Patriarcal Hierarquizada Heteroparental Biológica Unidade de produção e reprodução Caráter institucional Família na CF/88 e no CC/02 Pluralizada Democrática

Leia mais

I-Análise crítica e breves considerações

I-Análise crítica e breves considerações REFLEXÕES ACERCA DO REGIME DE SEPARAÇÃO DE BENS Luiz Felipe Cordeiro Cozzi Sumário: I-Análise crítica e breves considerações - II- As peculiaridades do regime - III- Considerações finais I-Análise crítica

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 PARTE I O PANORAMA DO DIREITO PATRIMONIAL DA FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES NO DIREITO BRASILEIRO

SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 PARTE I O PANORAMA DO DIREITO PATRIMONIAL DA FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES NO DIREITO BRASILEIRO SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 PARTE I O PANORAMA DO DIREITO PATRIMONIAL DA FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES NO DIREITO BRASILEIRO A O PANORAMA DO DIREITO PATRIMONIAL NO ÂMBITO DO DIREITO DE FA- MÍLIA... 23 1. AS DIVERSAS

Leia mais

DIREITO CIVIL REGIME DE BENS

DIREITO CIVIL REGIME DE BENS DIREITO CIVIL REGIME DE BENS 1 1. Princípios a) P. da autonomia da vontade (1.639); b) P. da garantia da ordem pública (1.640); c) P. da definitividade do regime (1.639); d) P. da vedação ao enriquecimento.

Leia mais

DIREITO DE FAMILIA. Casamento, regime de bens, dissolução. Relações de parentesco. Multiparentalidade.

DIREITO DE FAMILIA. Casamento, regime de bens, dissolução. Relações de parentesco. Multiparentalidade. DIREITO DE FAMILIA Casamento, regime de bens, dissolução. Relações de parentesco. Multiparentalidade. NATUREZA JURIDICA DO CASAMENTO 1C- DOUTRINA INDIVIDUALISTA 2C- CORRENTE INSTITUCIONAL 3C- CORRENTE

Leia mais

Como citar este material:

Como citar este material: Como citar este material: MARTINS, Alan. Direito e Legislação: Direito de Família e das Sucessões. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015. Olá! Após vigorar por mais de oitenta anos

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Quando o cônjuge ou convivente sobrevivente concorre com os descendentes

Leia mais

REGIME DE BENS NO NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO

REGIME DE BENS NO NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO 1 REGIME DE BENS NO NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO Cleiton Graciano dos Santos 1 RESUMO: Este artigo trata sobre o Regime de Bens no novo Código Civil brasileiro, apresentando os principais aspectos do assunto,

Leia mais

EXERCÍCIO DIREITO DE FAMÍLIA

EXERCÍCIO DIREITO DE FAMÍLIA EXERCÍCIO DIREITO DE FAMÍLIA 1. São impedidos de casar a) os parentes colaterais até o quarto grau. b) os afins em linha reta e em linha colateral. c) o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Previsão encontra-se art do C.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Previsão encontra-se art do C.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: B-) Parentesco: Previsão encontra-se art. 1.591 do C.C. Art.

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai DIREITO CIVIL Direito das Sucessões Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1 Prof ª. Taíse Sossai - Sucessão legítima: opera por força da lei (arts. 1.829 e 1.790) - Impositiva: Havendo herdeiros

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO. SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO DO NOVO CPC.

ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO. SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO DO NOVO CPC. ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO. SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO DO NOVO CPC. Flávio Tartuce Doutor em Direito Civil e graduado pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito Civil Comparado pela PUC/SP.

Leia mais

UNIÃO ESTÁVEL. 1 Introdução: 1 Introdução: 28/09/2014. União Estável vs. Família Matrimonializada. CC/16: omisso. CF/88: art.

UNIÃO ESTÁVEL. 1 Introdução: 1 Introdução: 28/09/2014. União Estável vs. Família Matrimonializada. CC/16: omisso. CF/88: art. UNIÃO ESTÁVEL Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima União Estável vs. Família Matrimonializada CC/16: omisso CF/88: art. 226, 3º Hoje: CC/02 (arts. 1.723 a 1.726) Concubinato. Já está superada a divergência

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Formatos Familiares Contemporâneos.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Formatos Familiares Contemporâneos. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 26/02/2018. Formatos Familiares Contemporâneos. União Homoafetiva - ADI nº4.277/11 e Resolução 175 CNJ.

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte VII Casamento

Instituições de Direito Público e Privado. Parte VII Casamento Instituições de Direito Público e Privado Parte VII Casamento 1. Casamento Conceito Casamento é Instituição Antiquíssima, Já Registrado no Antigo Egito e Babilônia Casamento é o vínculo jurídico entre

Leia mais

A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL

A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL Prof. Dr. Francisco José Cahali CASAMENTO: Convocação p/a Concorrência CC, art. 1829, I: CÔNJUGE HERDA concorrendo CÔNJUGE NÃO HERDA Comunhão parcial com bens

Leia mais

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos Direito Matrimonial o Conceito: o Natureza jurídica do casamento: o Finalidades do casamento: o Princípios do casamento: o Esponsais

Leia mais

A evolucao historica da uniao estavel e do casamento com reflexo na sucessao

A evolucao historica da uniao estavel e do casamento com reflexo na sucessao ISSN 1127-8579 Pubblicato dal 20/07/2016 All'indirizzo http://www.diritto.it/docs/38482-a-evolucao-historica-da-uniao-estavel-e-docasamento-com-reflexo-na-sucessao Autore: Lorrayne Cristhine Carrijo A

Leia mais

AULA 14. União estável. Concubinato. Arts a 1.727, CC. Art. 226, 3º, CF. Leis nº 9.278/96 e nº 8.971/94. 1

AULA 14. União estável. Concubinato. Arts a 1.727, CC. Art. 226, 3º, CF. Leis nº 9.278/96 e nº 8.971/94. 1 Quem junta com fé, casado é. (Sabedoria popular) AULA 14 União estável. Concubinato. Arts. 1.723 a 1.727, CC. Art. 226, 3º, CF. Leis nº 9.278/96 e nº 8.971/94. 1 BREVE HISTÓRICO CC/1916: UNIÃO ESTÁVEL

Leia mais

Direito Civil. Do Regime de Bens. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Do Regime de Bens. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Do Regime de Bens Prof. Marcio Pereira Regime de Bens É o estatuto patrimonial que vigora entre os cônjuges durante o casamento. São aplicáveis os seguintes princípios: Princípio da variedade

Leia mais

Requisitos da União Estável

Requisitos da União Estável Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 6 DA UNIÃO ESTÁVEL P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE FAMÍLIA TÍTULO

Leia mais

Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO PACTO ANTENUPCIAL

Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO PACTO ANTENUPCIAL Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO PACTO ANTENUPCIAL P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE FAMÍLIA TÍTULO

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º, DE 2007

PROJETO DE LEI N.º, DE 2007 PROJETO DE LEI N.º, DE 2007 Regulamenta o artigo 226 3º da Constituição Federal, união estável, institui o divórcio de fato. O Congresso Nacional decreta: DA UNIÃO ESTAVEL Art. 1º- É reconhecida como entidade

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 04/10/2017. Pacto antenupcial para o regime da comunhão parcial de bens. No que tange o regime de comunhão

Leia mais

A MUTABILIDADE DO REGIME PATRIMONIAL DE BENS NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL

A MUTABILIDADE DO REGIME PATRIMONIAL DE BENS NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL A MUTABILIDADE DO REGIME PATRIMONIAL DE BENS NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL CIRILO, Rafael 1 GARCIA,Elaini Luizari 2 RESUMO O casamento, além do caráter afetivo tem o caráter patrimonial, isto é, o regime

Leia mais

CONCORRÊNCIA DO CÔNJUGE SOBREVIVENTE COM OS DESCENDENTES (ARTIGO 1829, INCISO I DO CÓDIGO CIVIL)

CONCORRÊNCIA DO CÔNJUGE SOBREVIVENTE COM OS DESCENDENTES (ARTIGO 1829, INCISO I DO CÓDIGO CIVIL) CONCORRÊNCIA DO CÔNJUGE SOBREVIVENTE COM OS DESCENDENTES (ARTIGO 1829, INCISO I DO CÓDIGO CIVIL) Edemir de FRANÇA 1 Rômulo Salles LIPKA 2 Waldir aparecido de MORAIS 3 Christina Gouvêa Pereira MENDINA 4

Leia mais

1 Considerações Iniciais:

1 Considerações Iniciais: DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL E DO CASAMENTO: Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Considerações Iniciais: CC/16: indissolubilidade do vínculo matrimonial. - desquite: fim dever de fidelidade e

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Os direitos dos companheiros na união estável. Sandra Ressel * A União estável é um instituto que consiste na união respeitável, a convivência contínua, duradoura e pública, entre

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA DAR INÍCIO AO PROCESSO DE HABILITAÇÃO PARA CASAMENTO CIVIL DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

INFORMAÇÕES PARA DAR INÍCIO AO PROCESSO DE HABILITAÇÃO PARA CASAMENTO CIVIL DOCUMENTOS NECESSÁRIOS CARTÓRIO REGISTRO CIVIL DO 27º SUBDISTRITO TATUAPÉ Rua Coronel Luiz Americano, 228, Tatuapé São Paulo SP 100 metros da Estação Metrô Tatuapé e-mail: casamento@cartoriotatuape.com.br Fone 11 2942 1010 Nascimento

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.547.968 - SP (2015/0193054-0) RELATOR : MINISTRO RAUL ARAÚJO EMENTA AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. DIREITO DE FAMÍLIA. CASAMENTO. REGIME DE BENS. COMUNHÃO PARCIAL.

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 08

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 08 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Efeitos Patrimoniais Conti.: a) Princípios: Pacto antenupcial: Veja o pacto antenupcial disponibilizado

Leia mais

PACTO ANTENUPCIAL REGIMES DE BENS

PACTO ANTENUPCIAL REGIMES DE BENS PACTO ANTENUPCIAL O Código Civil dita, em seu art. 1.639, que é lícito aos nubentes, antes de celebrado o casamento, estipular, quanto aos seus bens, o que lhes aprouver. Por oportuno, anote-se que segundo

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 03/10/2018. Casamento.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 03/10/2018. Casamento. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 03/10/2018. Casamento. Anulação do casamento. Em caso de arguição de nulidade relativa do casamento os efeitos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.439.857 - RS (2014/0045973-7) RELATOR RECORRENTE ADVOGADOS RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRO LUIS FELIPE SALOMÃO : C M C : VIVIA BASTOS CASA - RS081905 JEHAD MOHAMMED - RS082491 : R T

Leia mais

Regime de bens no casamento. 14/dez/2010

Regime de bens no casamento. 14/dez/2010 1 Registro Civil Registro de Pessoas Jurídicas Registro de Títulos e Documentos Regime de bens no casamento 14/dez/2010 Noções gerais, administração e disponibilidade de bens, pacto antenupcial, regime

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I INTRODUÇÃO... 1

SUMÁRIO. Parte I INTRODUÇÃO... 1 SUMÁRIO Parte I INTRODUÇÃO... 1 Capítulo I Evolução da família... 3 1 Secularização da sexualidade... 3 2 Reconhecimento dos direitos da mulher... 4 3 Reconhecimento dos direitos dos filhos... 5 Capítulo

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA E PROCURADORIAS NOTURNO Direito Civil Professor Murilo Sechieri Data: 02/10/2012 Aula 07 RESUMO. SUMÁRIO (continuação)

DEFENSORIA PÚBLICA E PROCURADORIAS NOTURNO Direito Civil Professor Murilo Sechieri Data: 02/10/2012 Aula 07 RESUMO. SUMÁRIO (continuação) Direito Civil Professor Murilo Sechieri Data: 02/10/2012 Aula 07 RESUMO SUMÁRIO (continuação) I. DIREITO DE FAMÍLIA 5. FILIAÇÃO 5.2. Tipos de reconhecimento 5.3. Ação investigatória de paternidade 5.3.1.

Leia mais

Documento assinado digitalmente, conforme MP n /2001, Lei n /2006 e Resolução n. 09/2008, do TJPR/OE. Página 1 de 8

Documento assinado digitalmente, conforme MP n /2001, Lei n /2006 e Resolução n. 09/2008, do TJPR/OE. Página 1 de 8 Certificado digitalmente por: LENICE BODSTEIN APELAÇÃO CÍVEL Nº 1563850-1, DE FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - VARA DE REGISTROS PÚBLICOS E CORREGEDORIA DO FORO EXTRAJUDICIAL

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 25/09/2017. Casamento. Casamento Putativo é o casamento que a pessoa pensa que está casando com uma pessoa

Leia mais

Escrito por Administrator Dom, 15 de Novembro de :29 - Última atualização Qua, 04 de Janeiro de :11

Escrito por Administrator Dom, 15 de Novembro de :29 - Última atualização Qua, 04 de Janeiro de :11 INFORMAÇÕES PARA HABILITAÇÃO DE CASAMENTO DIVORCIADO 1. DOCUMENTOS: 1.1. Certidão de Casamento com averbação de divórcio, original e cópia simples; 1.2. Cópia simples da petição inicial, sentença e certidão

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DE FAMÍLIA Temas recorrentes FAMÍLIA casamento; regime de bens partilha Alteração SUCESSÕES vocação

Leia mais

Introdução Capítulo LXXXII A Família... 21

Introdução Capítulo LXXXII A Família... 21 Prefácio.... Prefácio à 27ª edição... XIII XXI Introdução... 1 Capítulo LXXXII A Família.... 21 368. Conceito de família.... 25 369. Origem e evolução da família.... 29 370. Concepção moderna de família...

Leia mais

Questões polêmicas em partilha de bens e alimentos em divórcio e dissolução de união estável

Questões polêmicas em partilha de bens e alimentos em divórcio e dissolução de união estável Questões polêmicas em partilha de bens e alimentos em divórcio e dissolução de união estável Prof. Ms. Conrado Paulino da Rosa contato@conradopaulinoadv.com.br www.conradopaulinoadv.com.br Emily Dickinson

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação DIREITO CIVIL VI 1. AÇÃO DE PETIÇÃO DE HERANÇA É novidade no Código Civil/02 - arts. 1.824 a 1.828, CC Pode ser proposta pelo herdeiro preterido ou desconhecido É proposta após a finalização do inventário

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A outorga conjugal nos atos de alienação ou oneração de bens imóveis Ricardo Guimarães Kollet * Uma das inovações advindas da vigência do Código Civil de 2002 reside na dispensa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 4 Prof(a). Bethania Senra O polo passivo das ações que versem sobre direitos reais imobiliários: -No polo passivo, a lei determina que se o

Leia mais

Introdução ao Direito de Família Casamento e União Estável Formalidades Preliminares. Habilitação para o Casamento

Introdução ao Direito de Família Casamento e União Estável Formalidades Preliminares. Habilitação para o Casamento Sumário 1 Introdução ao Direito de Família 1.1 Compreensão 1.2 Lineamentos Históricos 1.3 Família Moderna. Novos Fenômenos Sociais 1.4 Natureza Jurídica da Família 1.5 Direito de família 1.5.1 Características

Leia mais

DEPARTAMENTO DE DIREITO A POSSIBILIDADE DE ENRIQUECIMENTO PATRIMONIAL DO CÔNJUGE E DO COMPANHEIRO NA PERSPECTIVA DO CÓDIGO CIVIL DE 2002.

DEPARTAMENTO DE DIREITO A POSSIBILIDADE DE ENRIQUECIMENTO PATRIMONIAL DO CÔNJUGE E DO COMPANHEIRO NA PERSPECTIVA DO CÓDIGO CIVIL DE 2002. PUC DEPARTAMENTO DE DIREITO A POSSIBILIDADE DE ENRIQUECIMENTO PATRIMONIAL DO CÔNJUGE E DO COMPANHEIRO NA PERSPECTIVA DO CÓDIGO CIVIL DE 2002 por ANA CAROLINA VELMOVITSKY Orientador: LUCIANO VIANNA ARAÚJO

Leia mais

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa DIREITO DE REPRESENTAÇÃO 1. Direito de representação: Por direito próprio: o Herdeiros descendentes recebem de forma direta, sucedendo por cabeça ou por direito próprio, sem nenhuma representação entre

Leia mais

ESTUDO SOBRE OS REGIMES DE BENS

ESTUDO SOBRE OS REGIMES DE BENS ESTUDO SOBRE OS REGIMES DE BENS KASSAB, Karina Fideli 1 TAKAQUI, Patrícia Liliana Schroeder 2 RESUMO O presente artigo científico busca conceituar os diversos regimes de bens existentes no Código Civil,

Leia mais

REGIMES DE BENS E PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

REGIMES DE BENS E PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO REGIMES DE BENS E PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO GUSTAVO NICOLAU Advogado; Mestre e Doutor - USP; Mestre - Univ. of Chicago Livros publicados pelas Editoras Atlas e Saraiva Gustavo Rene Nicolau gustavo@usp.br

Leia mais

IGUALDADES E DESIGTUALDADES ENTRE COMPANHEIRO E CÔNJUGE NO PLANO SUCESSÓRIO.

IGUALDADES E DESIGTUALDADES ENTRE COMPANHEIRO E CÔNJUGE NO PLANO SUCESSÓRIO. IGUALDADES E DESIGTUALDADES ENTRE COMPANHEIRO E CÔNJUGE NO PLANO SUCESSÓRIO. OAB SANTOS 23.5.2018 Euclides de Oliveira www.familiaesucessoes.com.br PRINCÍPIO DA IGUALDADE NA PROTEÇÃO À FAMÍLIA ART. 226

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões. Regime de bens. Variedade do regime de bens. Comunhão

Leia mais

IREITO CIVIL APLIC DO

IREITO CIVIL APLIC DO STJ00097032 Eduardo de Oliveira Leite IREITO CIVIL APLIC DO DIREITO DE FAMÍLIA 2. a edição revista, atualizada e ampliada THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS'" DIREITO CIVIL APLICADO EDUARDO DE OLIVEIRA

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Ordem De Vocação Hereditária Gustavo Rene Nicolau[1] 1. INTRODUÇÃO A sucessão legítima foi um aspecto que realmente sofreu alterações com a entrada em vigor do Código Civil (CC)

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 12/03/2018. (Aula 05 de sucessão). Ordem vocacional hereditária. Descendentes; Ascendentes (pais, avós,

Leia mais

NO REGIME DE SEPARAÇÃO LEGAL DE BENS, COMUNICAM-SE OS ADQUIRIDOS NA CONSTÂNCIA DO CASAMENTO.

NO REGIME DE SEPARAÇÃO LEGAL DE BENS, COMUNICAM-SE OS ADQUIRIDOS NA CONSTÂNCIA DO CASAMENTO. 1. SUMÚLA 377 DO STF NO REGIME DE SEPARAÇÃO LEGAL DE BENS, COMUNICAM-SE OS ADQUIRIDOS NA CONSTÂNCIA DO CASAMENTO. * Entendimento jurisprudencial: quando comprovado o esforço comum. 2. PACTO ANTENUPCIAL

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 23/10/2017).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 23/10/2017). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 23/10/2017). Contrato de Fiança. Contrato de fiança (Artigo 818 e seguintes, Código Civil). Conceito: é o contrato

Leia mais

DIREITO DE FAMÍLIA NAS QUESTÕES EMPRESARIAIS: PARTILHA & SUCESÃO DAS COTAS SOCIAIS

DIREITO DE FAMÍLIA NAS QUESTÕES EMPRESARIAIS: PARTILHA & SUCESÃO DAS COTAS SOCIAIS DIREITO DE FAMÍLIA NAS QUESTÕES EMPRESARIAIS: PARTILHA & SUCESÃO DAS COTAS SOCIAIS Prof. Douglas Phillips Freitas www.douglasfreitas.adv.br DOUGLAS PHILLIPS FREITAS Advogado; Ex-presidente do Instituto

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática em Direito de Família e Sucessões: a) Ordem Vocacional: O cônjuge sobrevivente concorre

Leia mais

A VIABILIDADE JURÍDICADA ALTERAÇÃO EXTRAJUDICIAL DO REGIME DE BENS

A VIABILIDADE JURÍDICADA ALTERAÇÃO EXTRAJUDICIAL DO REGIME DE BENS 1 A VIABILIDADE JURÍDICADA ALTERAÇÃO EXTRAJUDICIAL DO REGIME DE BENS Nalu Caetano Da Silva.1. Altair Gomes Caixeta.2. RESUMO A alteração do regime de bens, na constância do casamento, por via judicial,

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito de Família. Casamento Parte 05. Prof. Cláudio Santos

DIREITO CIVIL. Direito de Família. Casamento Parte 05. Prof. Cláudio Santos DIREITO CIVIL Direito de Família Casamento Parte 05 Prof. Cláudio Santos 1. Causas suspensivas matrimoniais 1.1 Conceito - Caio Mário da Silva Pereira: Cogita-se, assim, das causas suspensivas, que não

Leia mais