Desenvolvimento e Validação de um Conversor Analógico/Digital para Aquisição e Registros de sinais em Matrizes Multi Eletrodo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desenvolvimento e Validação de um Conversor Analógico/Digital para Aquisição e Registros de sinais em Matrizes Multi Eletrodo"

Transcrição

1 Desenvolvimento e Validação de um Conversor Analógico/Digital para Aquisição e Registros de sinais em Matrizes Multi Eletrodo 9o. Encontro de Registros Multieletrodos Julho de 2013 Francisco Fambrini Faccamp Orientador: prof. Dr. José Hiroki Saito

2 Matriz MEA60 padrão Multichannel Systems

3 Soquete: primeiro protótipo (out. 2012)

4 Soquete para MEA60, versão final Foi desenhado, prototipado e validado soquete para MEA60 (Novembro de 2012):

5 Trabalho anterior: Simulador MEA-SG Desenvolvido e testado um simulador eletrônico, microcontrolado, com o mesmo padrão de pinos da MEA-60 (setembro de 2012), MEA-SG:

6 MEA-SG, versão final (março 2013)

7 Trabalho anterior: Amplificador para Matriz Multi-eletrodo Desenvolvido e implementado amplificador para sinais elétricos em matriz multi-eletrodo (dezembro de 2012):

8 Testando o Amplificador Um canal foi construído e testado em bancada ( dez/janeiro 2013)

9 Montando o simulador no soquete

10 Soquete e MEA-SG em teste...

11 Conversor Analógico/Digital (DAQ) Os sinais elétricos presentes nos terminais do soquete da matriz multi-eletrodo são analógicos, de baixa amplitude (entre 5 uv e 200 mv); Para serem registrados no computador PC esses sinais precisam ser digitalizados, isto é, transformados em sinais que tem nível lógicos 0 ou 1 apenas;

12 Sinal Analógico e sinal digitalizado

13 Parâmetros importantes do ADC 1-Resolução 2-Taxa de Amostragem (Sample Rate) 3-Faixa dinâmica 4 Erro de Linearidade

14 Parâmetros do conversor AD

15 Teorema da Amostragem de Nyquist Shannon Um Sinal ou função é limitado em banda se não contém energia em frequências maiores do que o limite de banda B. O teorema da amostragem assegura que as amostras discretas uniformemente espaçadas são uma representação completa do sinal, se sua largura de banda é menos do que a metade da taxa de amostragem. A condição suficiente para uma exata reconstrução a partir das amostras A condição suficiente para uma exata reconstrução a partir das amostras em uma taxa de amostragem uniforme (em amostras por unidade de tempo) é que a Frequência de Amostragem seja maior do que duas vezes o limite de banca B.

16 Conversor AD em rampa

17 AD por Aproximações Sucessivas (SAR)

18 Nosso protótipo preliminar Proposta: utilizar o conversor AD do microcontrolador PIC18F4620: 12 bits, sample rate maximo de 10 KHz, até 12 canais multiplexados, dos quais são testados apenas 2 canais por enquanto.

19 Como enviar os dados para o computador?

20 Firmware gravado no microcontrolador set_adc_channel (0); //canal 0 delay_us(20); M1 = read_adc(); // faz a leitura do CH0 set_adc_channel (1); // canal 1 delay_us(20); M2 = read_adc(); // faz a leitura do canal 1 tecla = getch( ); //espera o computador pedir o dado if (tecla=='a') printf ("P,%Lu,0,%Lu,0\n",M,M2 ); //envia

21 Filtros: Analógicos e Digitais Filtros analógicos são construídos utilizando-se hardware (indutores, resistores, capacitores e amplificadores operacionais). Filtros Digitais podem ser implementados apenas por software ou em FPGAs. Filtro passa-baixa analógico remove o ruído de alta frequência presente no sinal antes do conversor analógico-digital (A / D). Desta maneira, o código de saída digital obtido na conversão não contém harmônicas indesejáveis (alias). Em contraste, a um filtro digital pode ser utilizado para reduzir o ruído em banda de freqüência, usando técnicas de cálculos de médias.

22 Usando scripts do Matlab % SCRIPT 1 N=1000; s = serial ('COM5','BaudRate',460800,'DataBits',8,'Parity','none','FlowControl','none'); fopen(s); seq = 1:N; y = zeros(1,n); % Tamanho fixo é mais rápido. for i=1:n fprintf( s, '%s', 'a'); y(i) = str2num( fscanf(s,'%s') ); end fclose(s); plot(seq,y); % função lenta executada fora do loop. xlabel('registro'); ylabel('tensao (mv)'); title('sinal eletrico MEA60 - Fambrini & Saito DAQ ');b:

23 Matlab e DAQ registrando sinal de teste

24 Script 1 funcionando

25 Matlab script 2 Esse script apresenta uma segunda figura que mostra o conteúdo espectral (no domínio da frequência) do sinal amostrado pelo DAC, aplicando FFT (Fast Fourier Transformer). O trecho abaixo aplica o FFT sobre as amostras e plota a figura: figure(2) L=length(y); NFFT = 2^nextpow2(L); Y = fft(y,nfft)/l; f = Fs/2*linspace(0,1,NFFT/2+1); plot(f,2*abs(y(1:nfft/2+1))) title('espectro de Amplitude em Frequencia Unilateral de y(t)') xlabel('frequencia (Hz)') ylabel(' Y(f) ')

26 Figura-2 Conteúdo espectral

27 Script-2 (Matlab)

28 Analisador de Espectro 10 Hz, 40 Hz 60 Hz, 80 Hz

29 Plotando 2 canais simultaneamente Um terceiro script escrito em Matlab é capaz de plotar 2 canais do conversor simultaneamente, em baixa velocidade, video no Youtube:

30 Filtrando artefatos O principal ruído a ser filtrado é o de frequência igual a 60 Hz, proveniente da rede elétrica. Esse ruído aparece mesmo quando se alimenta o sistema com baterias, pois o sistema capta a EMI (Interferência Eletromagnética) dos fios próximos ligados às tomadas. Um filtro muito usado, por hardware é o chamado Filtro Notch. Esse tipo de filtro possui uma curva típica como a mostrada abaixo:

31 Filtro Notch por hardware Ref:

32 Filtro Notch por software É possível economizar hardware, implementando-se um filtro notch por software de modo muito simples no Matlab. O trecho de código abaixo implementa-o no Matlab e é usado no script-3 com a finalidade de melhorar a filtragem de 60 Hz. A variável que armazena os valores a serem plotados no eixo y é m. A e B determinam a largura de banda do filtro. % Filtra m com 60 Hz - notch filter Wo = 60/(Fs/2); BW = Wo/35; [b,a] = iirnotch(wo,bw); y = filter(b,a,m); Filtros digitais recursivos, ou do tipo IIR (Infinit Impulse Response), são aqueles que possuem componentes de realimentação, produzindo um efeito mais intenso na curva de atuação do filtro, e com isto, reduzindo a ordem do filtro.

33 Filtro IIR no Matlab Implementando um filtro passa-baixas IIR no Matlab: Equação a diferenças do filtro: y(n)= K*x(n) +y(n-1)*(1-k) com K = 1/ 2^12 ( 12 bits)

34 Código no Matlab, simula um sinal senoidal com ruído para testar os filtros por software K=1/2^12 b = K a = [1 -(1-K)] Fs=200; % Frequencia de Amostragem Ts=1/Fs; Nx=5000; % numero de Amostras nt=ts*(0:nx-1); fin=10; % frequencia do Sinal randn('state',sum(100*clock)); %gerando sinal aleatorio com ruido noise=randn(1,nx); % simulando ruido noise=noise-mean(noise); xin=200+9*(cos(2*pi*fin*nt)); xin=xin+noise; out = filter(b,a,xin); plot(out,xin);

35 Aliasing Aliasing é o fenômeno através do qual sinais de frequências diferentes se tornam indistinguíveis quando amostrados através do uso de um conversor AD.

36 Frequencia de Nyquist e Aliasing Exemplo: Deseja-se ler apenas as frequencias f1 e f2. Note-se que f3 reside na banda de transição do filtro. Assim, a frequência f3 indesejada foi atenuada, mas sua imagem ainda é amostrada. Note-se também que f4 foi completamente eliminada, porque está acima da faixa de transição.

37 Exemplo de Aliasing

38 Filtros Anti-aliasing Filtro RC passa-baixas passivo de 1ª ordem Ref:

39 Como resolver o problema da frequência imagem f3? Resposta: usando-se filtros anti-aliasing ativos, com maior taxa de atenuação por década. 4 Curvas para Filtros reais Curva do Filtro Ideal Ref:

40 4 tipos de filtros ativos Butterworth de 4ª ordem Chebysev de 3ª ordem Bessel de 4ª ordem Sallen-key de 2ª ordem

41 Ruído de quantização O sinal (onda retangular) gerado internamente pelo funcionamento do conversor AD subtrai-se por batimento do sinal que está sendo amostrado, gerando um outro sinal que é o ruído de quantização do AD:

42 Software grátis para Aquisição de dados Oscilloscope program library: Michael Bernstein, Ju l

43 Software de Aquisição de dados rodando no DAQ

44 Experimento sugerido pelo prof. Saito

45 Experimento da folha de árvore na MEA

46 Protótipo do Sistema Completo (Jul 2013)

47 Videos no Youtube mostrando os testes do sistema 1 - Teste do Conversor AD (Fambrini e Saito DAQ) Teste do MEA-SG + amplificador Teste com matriz multi-eletrodo e folhas de arvores com osciloscopio convencional Teste do sistema de aquisição de dados completo de 1 canal, com folhas de arvores na matriz e também com o MEA-SG

48 Melhorias a implementar no DAQ 1-Aumentar a resolução do conversor AD, de 12 bits para 16 ou 24 bits; 2-Aumentar a velocidade de transferência de dados entre o Conversor AD e a porta USB; 3-Usar microcontrolador com DMA (acesso direto a memória); 4-Usar técnicas de buffer de dados para aumentar a velocidade de aquisição de dados; 5-Fazer um software especifico (em C++ ou Visual Studio) para registrar os dados, que seja mais leve e mais rápido do que o Matlab.

49 Referências 1-Apostila sobre conversores AD on-line: Conversor%20DA%20e%20AD.doc/view 2-Comunicação Microcontrolador e Matlab: 3-Software gratuito de aquisição de dados: DAQ32:

50 OBRIGADO!

Introdução a filtros digitais. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS

Introdução a filtros digitais. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS Introdução a filtros digitais Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS Filtro anti-aliasing Com um sinal já digitalizado não é possível distinguir entre uma frequência alias e uma frequência que realmente esteja

Leia mais

SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria

SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria Aquisição de Dados Profa. Tania Regina Tronco Conceito É a coleta de informações para fins de análise dos dados e consequente controle e monitoramento de um processo;

Leia mais

Osciloscópio Digital. Diagrama em blocos:

Osciloscópio Digital. Diagrama em blocos: Osciloscópio Digital Neste tipo de osciloscópio, o sinal analógico de entrada é inicialmente convertido para o domínio digital através de um conversor A/D rápido, sendo em seguida armazenado em uma memória

Leia mais

I-7 Digitalização e Reconstrução

I-7 Digitalização e Reconstrução I-7 Digitalização e Reconstrução (29 Novembro 2010) 1 Sumário 1. Teorema da Amostragem 1. Ritmo de Nyquist 2. Amostragem Ideal e Natural (análise no tempo e na frequência) 1. Sinais Passa Baixo 2. Sinais

Leia mais

Capítulo 11) Interface com o mundo analógico

Capítulo 11) Interface com o mundo analógico Capítulo 11) Interface com o mundo analógico Conversores DA Conversores AD Compreender, Especificar, Comparar os tipos Conceitos Básicos de PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS 11.1) Quantidade Digital x Analógica

Leia mais

Interface com A/D e D/A

Interface com A/D e D/A Interface com A/D e D/A Interface com Conversores A/D e D/A Conversor A/D ADC Converte um Valor Analógico para Digital Conversor D/A DAC Converte um Valor Digital para Analógico Um Microcontrolador/Microprocessador

Leia mais

I-8 Digitalização e Reconstrução

I-8 Digitalização e Reconstrução I-8 Digitalização e Reconstrução Comunicações (15 de novembro de 2016) ISEL - ADEETC - Comunicações 1 Sumário 1. Enquadramento em SCD Transmissão de sinal analógico sobre SCD 2. Teorema da Amostragem Ritmo

Leia mais

Introdução aos sinais discretos e conversão de sinais analógicos para digitais

Introdução aos sinais discretos e conversão de sinais analógicos para digitais Introdução aos sinais discretos e conversão de sinais analógicos para digitais Dispositivos de Medição Elétrica Usualmente, dois tipos de equipamentos são utilizados na medição de sinais elétricos: Medidores

Leia mais

28/05/2017. Interface com Conversores A/D e D/A. Interface com Conversores A/D e D/A SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

28/05/2017. Interface com Conversores A/D e D/A. Interface com Conversores A/D e D/A SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Interface com Conversores A/D e D/A Conversor A/D ADC Converte um Valor Analógico para Digital Conversor D/A DAC Converte um Valor Digital para Analógico Prof.

Leia mais

Analisador de Espectros

Analisador de Espectros Analisador de Espectros O analisador de espectros é um instrumento utilizado para a análise de sinais alternados no domínio da freqüência. Possui certa semelhança com um osciloscópio, uma vez que o resultado

Leia mais

Aquisição dados. Conversão DA. Conversão AD. Outros tipos de conversores AD. Características de conversores AD e DA

Aquisição dados. Conversão DA. Conversão AD. Outros tipos de conversores AD. Características de conversores AD e DA Aquisição dados Conversão DA Conversão AD Outros tipos de conversores AD Características de conversores AD e DA Processamento de Sinais Instrumentos de Medida Osciloscópio Multímetro Processamento Digital

Leia mais

Conversores A/D e D/A

Conversores A/D e D/A Conversores A/D e D/A Walter Fetter Lages w.fetter@ieee.org Universidade Federal do io Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Leia mais

Sistemas Microcontrolados

Sistemas Microcontrolados Sistemas Microcontrolados Aula 8: Conversores A/D e D/A Marco Jose da Silva mdasilva@utfpr.edu.br Interface com o Mundo Analógico Na realização destas aplicações, verificamos cinco elemento envolvidos.

Leia mais

Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência. Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade. Resolução.

Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência. Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade. Resolução. Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade Resolução Distorção Faixa dinâmica Faixa de frequência: Determina as frequências

Leia mais

Sumário Introdução Revisão de Números Complexos Programação em Delphi... 94

Sumário Introdução Revisão de Números Complexos Programação em Delphi... 94 Sumário Introdução... 14 01.Revisão de Números Complexos... 15 01. Introdução... 15 02. Propriedades dos Números Complexos... 19 03. Conjugado de um Número Complexo... 21 04. Adição de Complexos... 22

Leia mais

Revisão Análise em frequência e amostragem de sinais. Hilton de Oliveira Mota

Revisão Análise em frequência e amostragem de sinais. Hilton de Oliveira Mota Revisão Análise em frequência e amostragem de sinais Hilton de Oliveira Mota Introdução Análise em frequência (análise espectral): Descrição de quais frequências compõem um sinal. Por quê? Senóides são

Leia mais

Modems Baud rate e Bit rate

Modems Baud rate e Bit rate Na aula passada......conceituação básica de fibras ópticas SSC-0144 Redes de Alto Desempenho 2010 Vantagens & desvantagens tipos atenuação medidas de desempenho usos de fibras processo de fusão Provinha

Leia mais

Introdução aos princípios de aquisição de dados e terminologia

Introdução aos princípios de aquisição de dados e terminologia Introdução aos princípios de aquisição de dados e terminologia Renan Azevedo Engenheiro de Produto, DAQ & Teste NI O que é aquisição de dados (DAQ)? 2 Por que fazer medição? Os engenheiros precisam determinar

Leia mais

Analisador de espectros por FFT

Analisador de espectros por FFT Analisador de espectros por FFT A transformada de Fourier (FT) é uma ferramenta matemática utilizada essencialmente para decompor ou separar uma função ou forma de onda em senóides de diferentes frequências

Leia mais

Aula 22. Conversão Sigma-Delta (continuação)

Aula 22. Conversão Sigma-Delta (continuação) Aula 22 Conversão Sigma-Delta (continuação) A estrutura mostrada na figura A.22.1 é chamado modulador Sigma-Delta (Σ- ). Esta estrutura, além de ser mais simples, pode ser considerada como uma versão suavizada

Leia mais

Conversor A/D por aproximações sucessivas

Conversor A/D por aproximações sucessivas Conversor A/D por aproximações sucessivas É baseado no mesmo princípio do A/D de rampa digital, onde o sinal analógico de entrada i é comparado sucessivamente com a saída analógica do conversor D/A acoplado

Leia mais

Sistemas Microcontrolados

Sistemas Microcontrolados Sistemas Microcontrolados Aula 8: Conversores A/D e D/A Marco Jose da Silva mdasilva@utfpr.edu.br Interface com o Mundo Analógico Na realização destas aplicações, verificamos cinco elemento envolvidos.

Leia mais

Amostragem de Sinais

Amostragem de Sinais UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Amostragem de Sinais Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva jmauricio@cear.ufpb.br 1 Amostragem (Sampling) Para um sinal

Leia mais

Processamento de sinais digitais

Processamento de sinais digitais Processamento de sinais digitais Aula 1: Filtros digitais silviavicter@iprj.uerj.br Tópicos Definição de um filtro digital Anatomia de um filtro digital Descrição no domínio da frequência de sinais e sistemas

Leia mais

PGMicro MIC46. = Filtros =

PGMicro MIC46. = Filtros = PGMicro MIC46 Projeto de Circuitos Integrados Analógicos MOS = Filtros = Prof. Dr. Hamilton Klimach hamilton.klimach@ufrgs.br UFRGS Escola de Engenharia Departamento de Eng. Elétrica Sumário Introdução

Leia mais

PROVA 1 2) Justifique todas as suas respostas; 3) Mostre suas contas (primeiro escreva suas equações e só depois substitua valores)

PROVA 1 2) Justifique todas as suas respostas; 3) Mostre suas contas (primeiro escreva suas equações e só depois substitua valores) PROVA 1 Para esta prova: 1) considere que sinais de ECG possuem componentes de frequência entre 0 Hz e 80 Hz e amplitude menor do que ±1 mv e que sinais de EMG tem componentes de frequências entre 40 Hz

Leia mais

Técnicas de Interface: conversor A/D e D/A

Técnicas de Interface: conversor A/D e D/A Técnicas de Interface: conversor A/D e D/A Prof. Adilson Gonzaga Interface com Conversores A/D e D/A Conversor A/D ADC Converte um Valor Analógico para Digital Conversor D/A DAC Converte um Valor Digital

Leia mais

I. B. de Paula CONDICIONAMENTO DE SINAIS E MEDIDAS ELÉTRICAS

I. B. de Paula CONDICIONAMENTO DE SINAIS E MEDIDAS ELÉTRICAS CONDICIONAMENTO DE SINAIS E MEDIDAS ELÉTRICAS 1 Revisão da aula passada Ruído e interferência: podem ocorrer em quase todas as aplicações de engenharia onde existe transmissão de informações 2 Revisão

Leia mais

O processo de filtragem de sinais pode ser realizado digitalmente, na forma esquematizada pelo diagrama apresentado a seguir:

O processo de filtragem de sinais pode ser realizado digitalmente, na forma esquematizada pelo diagrama apresentado a seguir: Sistemas e Sinais O processo de filtragem de sinais pode ser realizado digitalmente, na forma esquematizada pelo diagrama apresentado a seguir: 1 Sistemas e Sinais O bloco conversor A/D converte o sinal

Leia mais

Resumindo:Discretização, ADC. ADC: aprox. sucessiva. Diagrama em blocos ADC. Como obter um DAC? Rede de resistores. Conversão Análogico-Digital (ADC)

Resumindo:Discretização, ADC. ADC: aprox. sucessiva. Diagrama em blocos ADC. Como obter um DAC? Rede de resistores. Conversão Análogico-Digital (ADC) Resumindo:Discretização, Conversão Análogico-Digital () Prof. Sérgio S Furuie LEB/PTC/ Converte valores analógicos em digitais Em geral valores de tensão elétrica, pois a maioria dos transdutores convertem

Leia mais

HARDWARE DOS RELÉS NUMÉRICOS

HARDWARE DOS RELÉS NUMÉRICOS HARDWARE DOS RELÉS NUMÉRICOS 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Objetivos idênticos ao hardware dos relés convencionais, ou seja, recebem sinais analógicos de tensão, corrente e outros, sinais digitais de contatos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA LISTA DE EXERCÍCIO ESCOLAR #3 2017_2 PARTE I (Lista) PARTE II (Projeto)

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Conversão A/D e D/A. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

Processamento Digital de Sinais. Conversão A/D e D/A. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Processamento Digital de Sinais Conversão A/D e D/A Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Introdução A maioria dos sinais encontrados na natureza é contínua Para processá-los digitalmente, devemos: Converter

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 02/03/2018 1 2 Sinais e Ruídos Parte 1 3 Sinal - Definição Matematicamente, um sinal é definido como

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I. Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 16/03/2018

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I. Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 16/03/2018 INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 16/03/2018 Roteiro Padrão 4-20mA Sistemas de Aquisição de Dados Medidores de Grandezas Elétricas Padrão

Leia mais

I-11 Digitalização e Reconstrução

I-11 Digitalização e Reconstrução I-11 Digitalização e Reconstrução Comunicações ( de novembro de 017) ISEL - ADEETC - Comunicações 1 Sumário 1. Enquadramento em SCD Transmissão de sinal analógico sobre SCD. Teorema da Amostragem Ritmo

Leia mais

Conversão Analógico-Digital

Conversão Analógico-Digital GUIA DO 1 O TRABALHO DE LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES Conversão Analógico-Digital Ano Lectivo de 2015/2016 Introdução Neste trabalho analisam-se as várias etapas envolvidas na digitalização de

Leia mais

Apresentação... 1 Introdução... 1

Apresentação... 1 Introdução... 1 Apresentação O objetivo principal deste texto é servir como material básico para uma disciplina introdutória sobre sistemas de comunicações em um curso de Engenharia Elétrica. Ele tem abrangência limitada,

Leia mais

Aquisição rápida de sinais no tempo

Aquisição rápida de sinais no tempo Universidade Federal do Paraná Dep. De Engenharia Elétrica PPGEE Disciplina: Eletrônica Avançada Eletrônica Avançada 1 O processo de conversão de sinais analógicos no domínio do tempo para valores digitais

Leia mais

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UM FILTRO BUTTERWORTH PARA AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DE UM AFINADOR ELETRÔNICO.

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UM FILTRO BUTTERWORTH PARA AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DE UM AFINADOR ELETRÔNICO. PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UM FILTRO BUTTERWORTH PARA AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DE UM AFINADOR ELETRÔNICO. ¹ Joan Pedro Oliveira de Souza (SENAI CIMATEC) jpos.senai@gmail.com; ² Matheus de Souza Santos (SENAI

Leia mais

Teorema da Amostragem

Teorema da Amostragem Teorema da Amostragem Carlos Alexandre Mello Processamento Digital de Sinais Aspecto fundamental: Conversão do sinal contínuo em uma sequência de amostras Um sinal discreto no tempo Após o processamento

Leia mais

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO MODULAÇÃO DE PULSO Evelio M. G. Fernández - 2011 Sistemas de Comunicações Digitais Sistema digital no sentido de utilizar uma seqüência de símbolos pertencentes a um conjunto

Leia mais

Elementos de processamento de sinais

Elementos de processamento de sinais (parte I) Instrumentação eletrônica para sistemas de medição Capítulo 10 Elementos de processamento de sinais Prof. Lélio R. Soares Júnior ENE FT UnB Introdução Necessário caso a saída do condicionador

Leia mais

2) Justifique todas as suas respostas; 3) Mostre suas contas (primeiro escreva suas equações e só depois substitua valores) b)

2) Justifique todas as suas respostas; 3) Mostre suas contas (primeiro escreva suas equações e só depois substitua valores) b) PROVA 1 Para esta prova: 1) considere que sinais de ECG possuem componentes de frequência entre 0,05 Hz e 80 Hz e amplitude menor do que ±1 mv e que sinais de EMG tem componentes de frequências entre 40

Leia mais

MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO PCM

MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO PCM Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO PCM Prof. Deise Monquelate Arndt Fontes: Princípios de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA SÉRIE DE EXERCÍCIO ESCOLAR #3 2018_1 PARTE I (Série de Exercício) PARTE

Leia mais

CONVERSORES D/A e A/D

CONVERSORES D/A e A/D CONVERSORES D/A e A/D Conversores A/D Analógico/Digital e D/A - Digital/Analógico são circuitos responsáveis pela conversão de sinais analógicos para digitais, e de sinais digitais para sinais analógicos.

Leia mais

Roteiro-Relatório da Experiência N o 5

Roteiro-Relatório da Experiência N o 5 Roteiro-Relatório da Experiência N o 5 1. COMPONENTES DA EQUIPE: ALUNOS 1 2 3 NOTA 4 Prof.: Celso José Faria de Araújo 5 Data: / / : hs 2. OBJETIVOS: 2.1. Fazer uma análise teórica e experimental do filtro

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação. Sistemas de Comunicação Digital Notes. Por quê Digital? Notes. Notes. Evelio M. G. Fernández. 5 de novembro de 2013

TE060 Princípios de Comunicação. Sistemas de Comunicação Digital Notes. Por quê Digital? Notes. Notes. Evelio M. G. Fernández. 5 de novembro de 2013 TE060 Princípios de Comunicação Modulação de Pulso 5 de novembro de 2013 Sistemas de Comunicação Digital Sistema digital no sentido de utilizar uma sequência de símbolos pertencentes a um conjunto finito

Leia mais

Um filtro digital é uma implementação de um filtro através de operações matemáticas aplicadas em um sinal amostrado (e quantizado);

Um filtro digital é uma implementação de um filtro através de operações matemáticas aplicadas em um sinal amostrado (e quantizado); Filtros Digitais Filtros Digitais Um filtro digital é uma implementação de um filtro através de operações matemáticas aplicadas em um sinal amostrado (e quantizado); São usados para dois propósitos básicos:

Leia mais

Módulos Funcionais para Instrumentação

Módulos Funcionais para Instrumentação Módulos Funcionais para Instrumentação Conversores DA/AD 1 Conversores DA e AD Alguém tem conversores DA/AD aqui na sala? Telemóveis Leitores de MP3 Placas de som de PCs E em casa? Sistemas de áudio Televisões

Leia mais

MIC 78 Amostradores e Reconstrutores

MIC 78 Amostradores e Reconstrutores Amostradores e Reconstrutores Prof. Dr. Eric Fabris Prof. Dr. Hamilton Klimach Conversão Analógico-Digital Visão genérica do processo de conversão AD Discretização no Tempo (freq. de amostragem) Discretização

Leia mais

Princípios de Instrumentação. Biomédica. Conversores AD e DA

Princípios de Instrumentação. Biomédica. Conversores AD e DA Princípios de Instrumentação Biomédica Conversores AD e DA Controle de Versões 2014 Versão 1 Princípios de Instrumentação Biomédica. Com base em The Data Convertion Handbook da Analog Devices, Understanding

Leia mais

Efeitos da filtragem sobre sinais de onda quadrada

Efeitos da filtragem sobre sinais de onda quadrada Efeitos da filtragem sobre sinais de onda quadrada Autores: Pedro Rodrigues e André F. Kohn Introdução O texto a seguir ilustra efeitos que diferentes sistemas lineares invariantes no tempo (SLIT) podem

Leia mais

Aula Prática: Filtros Analógicos

Aula Prática: Filtros Analógicos Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT60806 Princípios de Telecomunicações Professor: Bruno Fontana da Silva 2015-1 Aula Prática: Filtros Analógicos Objetivos: em laboratório, montar um circuito

Leia mais

DMA SCOPE USB. Manual do usuário. Revisão /09/ DMA Electronics 1

DMA SCOPE USB. Manual do usuário. Revisão /09/ DMA Electronics 1 DMA SCOPE USB Manual do usuário Revisão 1.0 10/09/2012 www.dma.ind.br DMA Electronics 1 A DMA ELECTRONICS projeta e fabrica sistemas para aquisição e registro de dados com conexão a um computador do tipo

Leia mais

Introdução a aquisição e processamento de sinais

Introdução a aquisição e processamento de sinais TAPS Introdução a aquisição e processamento de sinais Prof. Theo Z. Pavan Departamento de Física - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP Roteiro Aquisição de sinais e frequência

Leia mais

Projeto de um Medidor de Esforço a partir de um EMG

Projeto de um Medidor de Esforço a partir de um EMG UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Projeto de um Medidor de Esforço a partir de um EMG Aluno: Guilherme Gellis Gomes

Leia mais

Capítulo 6 Filtragem, Amostragem e Reconstrução

Capítulo 6 Filtragem, Amostragem e Reconstrução Capítulo 6 Filtragem, Amostragem e Reconstrução 6. Filtragem 6.2 Amostragem e reconstrução de sinais Capítulo 6 Filtragem, Amostragem e Reconstrução 6. Filtragem 6.2 Amostragem e reconstrução de sinais

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Conversão A/D e D/A. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

Processamento Digital de Sinais. Conversão A/D e D/A. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Processamento Digital de Sinais Conversão A/D e D/A Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Introdução A maioria dos sinais encontrados na natureza é contínua Para processá los digitalmente, devemos: Converter

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA III EXERCÍCIO ESCOLAR 2018_2 PARTE I (Série de Exercício) PARTE II (Projeto-Relatório

Leia mais

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014 1 Princípios de Telecomunicações PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014 Bloco de Comunicação Genérico Emissor sinais analógicos x sinais digitais Sinais

Leia mais

CIDADE DE PELOTAS INSTRUÇÕES GERAIS. a c d

CIDADE DE PELOTAS INSTRUÇÕES GERAIS. a c d CIDADE DE PELOTAS INSTRUÇÕES GERAIS 1 - Este caderno de prova é constituído por 40 (quarenta) questões objetivas. 2 - A prova terá duração máxima de 04 (quatro) horas. 3 - Para cada questão, são apresentadas

Leia mais

3 Conceitos básicos de filtragem digital multitaxa

3 Conceitos básicos de filtragem digital multitaxa Conceitos básicos de filtragem digital multitaxa.1 Introdução Filtragem digital multitaxa é um tipo de processamento de sinais em que são utilizados certos operadores que alteram a taxa de amostragem do

Leia mais

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova 1 Gabarito

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova 1 Gabarito Prova Gabarito Questão (4 pontos) Um pulso é descrito por: g t = t e t / u t u t, a) Esboce o pulso. Este é um sinal de energia ou de potência? Qual sua energia/potência? (,7 ponto) b) Dado um trem periódico

Leia mais

Processamento Digital de Sinais - ENG420

Processamento Digital de Sinais - ENG420 Processamento Digital de Sinais - ENG420 Fabrício Simões IFBA 22 de julho de 2016 Fabrício Simões (IFBA) Processamento Digital de Sinais - ENG420 22 de julho de 2016 1 / 46 Fabrício Simões (IFBA) Processamento

Leia mais

I-6 Sistemas e Resposta em Frequência

I-6 Sistemas e Resposta em Frequência I-6 Sistemas e Resposta em Frequência Comunicações 1 Sumário 1. A função especial delta-dirac 2. Sistemas 3. Resposta impulsional e resposta em frequência 4. Tipos de filtragem 5. Associação de sistemas

Leia mais

Laboratório Controle Dinâmico Lab_CD6

Laboratório Controle Dinâmico Lab_CD6 Faculdade de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília Laboratório Controle Dinâmico Lab_CD6 Marco A. Egito Levitação Magnética Compensador Digital A compensação digital é feita através da inserção

Leia mais

EFEITOS DIGITAIS APLICADOS VIA MATLAB EM SINAIS DE ÁUDIO DE UM INSTRUMENTO MUSICAL

EFEITOS DIGITAIS APLICADOS VIA MATLAB EM SINAIS DE ÁUDIO DE UM INSTRUMENTO MUSICAL EFEITOS DIGITAIS APLICADOS VIA MATLAB EM SINAIS DE ÁUDIO DE UM INSTRUMENTO MUSICAL ¹ Matheus Vaz Castro (SENAI CIMATEC) matheusvazcastro@gmail.com; 2 Flora Araújo Valverde (SENAI CIMATEC) araujovalverde@hotmail.com;

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Redes de Computadores Transmissão de Informações nálise de Sinais ula 03 camada de nível físico define Características físicas das interfaces e dos meios (ex. conectores, pinagem, semântica

Leia mais

I-6 Sistemas e Resposta em Frequência. Comunicações (6 de Dezembro de 2012)

I-6 Sistemas e Resposta em Frequência. Comunicações (6 de Dezembro de 2012) I-6 Sistemas e Resposta em Frequência (6 de Dezembro de 2012) Sumário 1. A função especial delta-dirac 2. Sistemas 3. Resposta impulsional e resposta em frequência 4. Tipos de filtragem 5. Associação de

Leia mais

Eletrônica Digital. Conversores A/D e D/A PROF. EDUARDO G. BERTOGNA UTFPR / DAELN

Eletrônica Digital. Conversores A/D e D/A PROF. EDUARDO G. BERTOGNA UTFPR / DAELN Eletrônica Digital Conversores A/D e D/A PROF. EDUARDO G. BERTOGNA UTFPR / DAELN Conversores A/D e D/A Os conversores A/D e D/A, como o próprio nome indica, convertem sinais de natureza Analógica para

Leia mais

USP/EESC/SEL/LSEE SEL354 Proteção de Sistemas de Energia Elétrica

USP/EESC/SEL/LSEE SEL354 Proteção de Sistemas de Energia Elétrica USP/EESC/SEL/LSEE-2011 SEL 354 Proteção de Sistemas de Energia Elétrica SEL354 Proteção de Sistemas de Energia Elétrica SEL 354 Proteção de Sistemas de Energia Elétrica Universidade de São Paulo - USP

Leia mais

i) Filtragem ii) Amostragem e reconstituição cuja Transformada de Fourier (TF) é dada na Figura seguinte e que constitui a entrada de um SLIT S.

i) Filtragem ii) Amostragem e reconstituição cuja Transformada de Fourier (TF) é dada na Figura seguinte e que constitui a entrada de um SLIT S. 6ª Aula Prática de Sistemas e Sinais (LEIC Alameda) Sumário: i) Filtragem ii) Amostragem e reconstituição Exercícios Propostos Exercício 1: Considere o sinal x (t) cuja Transformada de Fourier (TF) é dada

Leia mais

Filtros Digitais. Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros

Filtros Digitais. Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros Filtros Digitais Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros Filtros são usados basicamente para dois propósitos: Separação de sinais combinados; Restauração

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Quanto à classificação de sinais e aos sistemas discretos, julgue o item abaixo. 51 Os sinais digitais são definidos apenas em valores discretos do tempo, os quais são usualmente

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Aplicações da DFT. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

Processamento Digital de Sinais. Aplicações da DFT. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Processamento Digital de Sinais Aplicações da DFT Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Aplicações da DFT Nesta seção iremos apresentar três aplicações bastante comuns da DFT: 1) Análise espectral de sinais

Leia mais

Capítulo 6 Filtragem, Amostragem e Reconstrução

Capítulo 6 Filtragem, Amostragem e Reconstrução Capítulo 6 Filtragem, Amostragem e Reconstrução 6. Filtragem 6.2 Amostragem e reconstrução de sinais 6.3 Sistemas Híbridos Capítulo 6 Filtragem, Amostragem e Reconstrução 6. Filtragem 6.2 Amostragem e

Leia mais

TÍTULO: SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE UM FILTRO ATIVO PASSA FAIXA COM AMPOP CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Engenharias

TÍTULO: SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE UM FILTRO ATIVO PASSA FAIXA COM AMPOP CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Engenharias TÍTULO: SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE UM FILTRO ATIVO PASSA FAIXA COM AMPOP CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE ENIAC - ENIAC AUTOR(ES): FERNANDO

Leia mais

Módulo 3 Teoria da Amostragem Sistemas Multimédia Ana Tomé José Vieira

Módulo 3 Teoria da Amostragem Sistemas Multimédia Ana Tomé José Vieira Módulo 3 Teoria da Amostragem Sistemas Multimédia Ana Tomé José Vieira Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Universidade de Aveiro 1 Sumário Noção de filtro Conversão A/D Amostragem

Leia mais

ELE 0316 / ELE 0937 Eletrônica Básica

ELE 0316 / ELE 0937 Eletrônica Básica ELE 0316 / ELE 0937 Eletrônica Básica Capítulo 11 Conversores Analógico-Digital (CAD) e Digital-Analógico (CDA) 1 Esquema Geral de Sistema de Processamento Digital de Grandezas Analógicas 2 Esquema Geral

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS

TRANSMISSÃO DE DADOS TRANSMISSÃO DE DADOS Aula 2: Dados e sinais Notas de aula do livro: FOROUZAN, B. A., Comunicação de Dados e Redes de Computadores, MCGraw Hill, 4ª edição Prof. Ulisses Cotta Cavalca

Leia mais

Curso de Engenharia Elétrica Processamento Digital de Sinais II Exercícios sobre filtros não recursivos Data de entrega: 17/11/2015

Curso de Engenharia Elétrica Processamento Digital de Sinais II Exercícios sobre filtros não recursivos Data de entrega: 17/11/2015 Curso de Engenharia Elétrica Processamento Digital de Sinais II Exercícios sobre filtros não recursivos Data de entrega: 17/11/2015 1) Projete um filtro FIR passa baixas de 3 etapas com frequência de corte

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Aplicações da DFT. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

Processamento Digital de Sinais. Aplicações da DFT. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Processamento Digital de Sinais Aplicações da DFT Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Aplicações da DFT Nesta seção iremos apresentar três aplicações bastante comuns da DFT: 1) Análise espectral de sinais

Leia mais

Uma aplicação importante dos métodos de processamento digital de sinais é na determinação do conteúdo em frequência de um sinal contínuo

Uma aplicação importante dos métodos de processamento digital de sinais é na determinação do conteúdo em frequência de um sinal contínuo Análise Espectral Uma aplicação importante dos métodos de processamento digital de sinais é na determinação do conteúdo em frequência de um sinal contínuo Análise espectral: determinação do espectro de

Leia mais

Instrumentação Biomédica

Instrumentação Biomédica Instrumentação Biomédica Sistema de medição biomédica utiliza técnicas de medição por inferência, ou seja, ele obtém a relação matemática ou estatística da quantidade biológica desejada com a quantidade

Leia mais

Curso de Engenharia Elétrica Processamento Digital de Sinais II Projeto 1 Filtro eliminador de ruído elétrico para sinais de EletroEncefaloGrama (ECG)

Curso de Engenharia Elétrica Processamento Digital de Sinais II Projeto 1 Filtro eliminador de ruído elétrico para sinais de EletroEncefaloGrama (ECG) Curso de Engenharia Elétrica Processamento Digital de Sinais II Projeto 1 Filtro eliminador de ruído elétrico para sinais de EletroEncefaloGrama (ECG) Devido ao uso generalizado de equipamentos elétricos

Leia mais

Aula S8. Introdução a Engenharia Elétrica Módulo 1 Conversores AD e DA

Aula S8. Introdução a Engenharia Elétrica Módulo 1 Conversores AD e DA Introdução a Engenharia Elétrica - 323100 Aula S8 Módulo 1 Conversores AD e DA Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCS Computação e Sistemas Digitais PEA

Leia mais

APRENDA NA PRÁTICA: FILTROS DIGITAIS PARA A CORREÇÃO DE FREQUÊNCIAS RUIDOSAS EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO UTILIZANDO A PLATAFORMA MATLAB.

APRENDA NA PRÁTICA: FILTROS DIGITAIS PARA A CORREÇÃO DE FREQUÊNCIAS RUIDOSAS EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO UTILIZANDO A PLATAFORMA MATLAB. APRENDA NA PRÁTICA: FILTROS DIGITAIS PARA A CORREÇÃO DE FREQUÊNCIAS RUIDOSAS EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO UTILIZANDO A PLATAFORMA MATLAB. Francisco Hitalo J. B. Teixeira 1, Paulo Ricardo B. Gomes 2, Daniel

Leia mais

04/03/2013. Transmissão de dados. Transmissão por rádio Frequência

04/03/2013. Transmissão de dados. Transmissão por rádio Frequência Transmissão de dados Transmissão por rádio Frequência 1 Fundamentos de Rádio freqüência Toda a transmissão e recepção de sinais no mundo wireless se baseia em Rádio Freqüência (RF). Esses sinais são então

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados Sinais Uma das funções mais importantes da camada física é converter informação em sinais eletromagnéticos para poder enviá-los num meio de transmissão. Sejam estas informações uma sequência de 1s e 0s

Leia mais

Transformada de Fourier Discreta (DFT)

Transformada de Fourier Discreta (DFT) UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Transformada de Fourier Discreta (DFT) Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva jmauricio@cear.ufpb.br 1 Transformada de Fourier

Leia mais

Teorema de Nyquist Teorema da Amostragem

Teorema de Nyquist Teorema da Amostragem Teorema de Nyquist Teorema da Amostragem Em um canal livre de ruídos, a única limitação imposta à taxa de transmissão de dados será devida à largura de banda do canal. A formulação para esta limitação

Leia mais

7-10 TÉCNICAS E APLICAÇÕES

7-10 TÉCNICAS E APLICAÇÕES OSCILOSCÓPIOS 1 2 7-10 TÉCNICAS E APLICAÇÕES Osciloscópio: equipamento bastante versátil. Limitações depende fundamentalmente do usuário. 7.10.1 Medições de Frequência Osciloscópio: não é um medidor preciso

Leia mais

Edital 064/ Área 20 Engenharia

Edital 064/ Área 20 Engenharia CAMPUS PELOTAS PELOTAS INSTRUÇÕES GERAIS 1 - Este caderno de prova é constituído por 4 (quarenta) questões objetivas. 2 - A prova terá duração máxima de 4 (quatro) horas. 3 - Para cada questão são apresentadas

Leia mais

CONVERSORES AD/DA (ÁUDIO CODEC)

CONVERSORES AD/DA (ÁUDIO CODEC) MICROPROCESSADORES II (EMA864315) CONVERSORES AD/DA (ÁUDIO CODEC) 1 O SEMESTRE / 2017 Alexandro Baldassin MOTIVAÇÃO Sistemas digitais são usados para processar informação Informação no mundo real é analógica

Leia mais

Redução de ruído em sinais amostrados

Redução de ruído em sinais amostrados Redução de ruído em sinais amostrados Técnicas de redução de ruídos de sinais amostrados Técnicas de DSP são normalmente usadas para aumentar a relação sinal/ruído de sinais amostrados São também chamadas

Leia mais

Seminário de programação em sistemas embarcados

Seminário de programação em sistemas embarcados Seminário de programação em sistemas embarcados Implementando controle PID digital em sistemas embarcados Felipe S. Neves Agenda Compensadores, o compensador PID; Implementação PID em sistemas embarcados;

Leia mais