Processamento Digital de Sinais. Aplicações da DFT. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processamento Digital de Sinais. Aplicações da DFT. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti"

Transcrição

1 Processamento Digital de Sinais Aplicações da DFT Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

2 Aplicações da DFT Nesta seção iremos apresentar três aplicações bastante comuns da DFT: 1) Análise espectral de sinais 2) Resposta em frequência de sistemas 3) Convolução via domínio da frequência

3 Análise espectral de sinais Em muitos casos, a informação contida em um sinal está no domínio da frequência. Exemplos: áudio, voz. Nestes casos, a forma de onda no domínio do tempo não é importante, mas sim a amplitude, frequência e fase das componentes senoidais. Podemos usar a DFT para calcular o espectro de um trecho de sinal e assim visualizar o seu espectro: periodograma. Geralmente os sinais vêm imersos em ruído, que pode eventualmente ter uma potência maior que o próprio sinal. Neste caso usamos a técnica do periodograma médio. Um exemplo ajuda a ilustrar estes conceitos.

4 Sonar passivo Um microfone é colocado dentro da água, e seu sinal é digitalizado a uma frequência de amostragem 160Hz. Olhando o sinal no domínio do tempo, temos:

5 Janelamento do sinal O domínio do tempo parece não ter informação útil. Vamos então tentar uma análise no domínio da frequência. A primeira coisa a fazer é multiplicar o sinal no domínio do tempo por uma janela de Hamming (explico depois porque):

6 Cálculo da DFT (Periodograma) Calculando a DFT de 256 pontos e convertendo para a forma polar, obtemos o seguinte espectro (129 pontos): Você consegue perceber alguma informação útil nisto?

7 Porque não funciona? Não há informação suficiente nos 256 pontos para termos uma curva bem comportada. Se usarmos mais pontos (2048 por exemplo), teremos uma curva parecida, só que mais contínua. Mesmo que os 2048 pontos tenham mais informação, o grande número deles dilui a informação do mesmo fator. Melhora a resolução, mas mantém o mesmo nível de ruído. Solução: usar mais pontos, mas não aumentar o número de pontos da DFT.

8 Periodograma médio Quebramos o sinal em vários segmentos de 256 pontos, calculamos a DFT de 256 pontos de cada segmento e fazemos a média de todos os espectros:

9 Análise do espectro obtido Abaixo de 10 Hz: ruído 1/f Acima de 70 Hz: atenuação do filtro anti-aliasing. Entre 10 e 70 Hz: ruído branco 60 Hz: ruído da rede elétrica 13, 26 e 39 Hz: turbina de 3 hélices girando a 4.33 rps! Octave:analiseEspectral.m

10 Cheque sua compreensão Um cientista adquire amostras de um experimento a taxa de amostragem de 1 MHz. Ele sabe que o sinal contém uma senóide de 100 khz. Ele precisa determinar é se há uma segunda senóide de 103 khz. Inicialmente ele toma uma DFT de pontos do sinal. Para sua surpresa, tudo o que ele pode ver no espectro é o ruído. Ele estima que o sinal que ele está procurando é quatro vezes menor em amplitude do que o ruído aleatório (ou seja, SNR = 0,25). Ele também estima que a SNR terá de ser pelo menos 3 para que o sinal possa ser detectado, se houver. Para melhorar a SNR, ele decide quebrar o sinal em segmentos e calcular a média de seus espectros. É possível detectar a segunda senóide? Como?

11 Deteção de sinais próximos em frequência DFT de 512 pontos de duas senóides de frequências 6100 e 6250 Hz, que aparecem como uma única senóide. (fs=96khz) A resolução da DFT (187,5Hz) é muito baixa para detectar as duas senóides.

12 Deteção de sinais próximos em frequência (cont.) Aumetando o número de pontos da DFT para 8192, conseguimos visualizar os dois picos. Neste caso, a resolução é de 11,72 Hz. Octave:somasenos.m

13 Cheque sua compreensão Um kernel de filtro (resposta ao impulso) é composto de 250 amostras, e foi concebido para deixar passar todas as freqüências abaixo de 0,11, e bloquear todas as freqüências acima de 0,12. Para avaliar o desempenho deste filtro, você quer inspecionar de perto a sua resposta de freqüência nesta faixa. Para fazer isso, você adiciona zeros à resposta a impulso para completar o comprimento total de 256 amostras e, em seguida, toma a DFT. a. Quantos pontos de dados estão espalhados na área de interesses? b. Repita o procedimento para uma DFT de comprimento 2048.

14 Necessidade do janelamento Sinal composto por duas senóides: uma com frequência igual a uma das funções base (2kHz) e outra com frequência entre duas funções base (4.51kHz). Observe as caudas (indesejáveis) na segunda senóide.

15 Necessidade do janelamento (cont.) Multiplicando o sinal no tempo por uma janela de Hamming antes de calcular a DFT, observamos 3 efeitos: Os dois picos ficam mais semelhantes As caudas são bastante reduzidas A largura dos picos ficou maior. Janelamento: compromisso entre resolução (largura dos picos) e vazamento espectral (amplitude das caudas).

16 Por que o janelamento melhora Uma multiplicação de dois sinais no tempo corresponde a uma convolução de seus espectros. O espectro de uma senóide é um impulso na frequência da mesma. A convolução de um espectro qualquer com um impulso desloca-o para a posição do impulso.

17 Espectro das janelas mais comuns Retangular Hamming Blackman Hanning

18 Conclusão A multiplicação de uma senóide por uma janela gera dois efeitos: o truncamento da senóide, necessário para o cálculo da DFT o deslocamento do espectro da janela para a posição da frequência da senóide (lembre-se: multiplicação no tempo equivale a convolução na frequência). Desta forma, o que vemos no espectro gerado pela DFT é na verdade o espectro da janela deslocado para a frequência da senóide. Analisando as janelas: Retangular: picos mais estreitos, caudas acentuadas Blackman: picos largos, caudas bastante atenuadas Hamming: compromisso

19 Cheque sua compreensão Verifique qual janela seria mais adequada para cada caso. Escolha entre Blackman, Retangular e Hamming, e justifique sua resposta. Construção de um afinador eletrônico para instrumentos musicais. Verificação da existência de uma rádio pirata na frequência de 89,2MHz, sabendo que existe uma rádio comercial em 89,1MHz.

20 Resposta em frequência de sistemas Qualquer sistema linear pode ser completamente descrito pela forma como altera as amplitudes e fases de cada senóide que passam por ele. Esta relação entre as amplitudes e fases das senóides de entrada e saída é conhecida como resposta em frequência do sistema linear. Desde que tanto a resposta a impulso como a resposta em frequência descrevem completamente um sistema linear, deve haver uma relação de um para um entre elas. De fato, a resposta em frequência é dada pela transformada de Fourier da resposta a impulso.

21 Relação entre resposta a impulso e resposta em frequência Tempo: y[n ]= x[n ] h [n] Frequência: Y [ f ]= X [ f ] H [ f ]

22 Cuidados no cálculo da DFT Seja um sistema com resposta a impulso de 64 pontos a) Calculando a DFT de 64 pontos, temos o gráfico em b) Não parece muito bom.

23 Zero padding Para melhorar o espectro, primeiro adicionamos zeros à resposta a impulso do sistema até gerar um sinal de 512 pontos c). Calculando a DFT de 512 pontos, chegamos ao espectro da figura d). Octave:filtrosinc.m

24 Por que isto funciona? O espectro de um sinal é contínuo, mesmo que o sinal seja discreto. A DFT pode ser vista como uma amostragem do espectro real. Por exemplo, uma DFT de 64 pontos mostra apenas 33 pontos da curva contínua do espectro. Ao adicionarmos zeros ao sinal no tempo, não alteramos o seu conteúdo de frequências, mas melhoramos a resolução em frequência (mais pontos da curva contínua são mostrados).

25 Convolução via domínio da frequência A convolução é a ferramenta matemática que relaciona os sinais de entrada e saída de um sistema linear. Entretanto, ela é evitada em dois casos: Quando os sinais a serem convoluídos são muito longos, por causa do tempo de processamento. Dados a resposta em frequência e o sinal de saída, para determinar o sinal de entrada é necessário executar a deconvolução, uma operação matemática extremamente complicada no domínio do tempo.

26 Graficamente y[n ]= x[n ] h [n] Y [ f ]= X [ f ] H [ f ]

27 Multiplicação no domínio da frequência Na forma polar MagY [ f ]=MagX [ f ] MagH [ f ] FaseY [ f ]=FaseX [ f ] FaseH [ f ] Na forma retangular ReY [ f ]=ReX [ f ] ReH [ f ] ImX [ f ] ImH [ f ] ImY [ f ]=ImX [ f ] ReH [ f ] ReX [ f ] ImH [ f ]

28 Divisão no domínio da frequência (deconvolução) fftconv Na forma polar MagH [ f ]=MagY [ f ]/ MagX [ f ] FaseH [ f ]=FaseY [ f ] FaseX [ f ] Na forma retangular ReH [ f ]= ImH [ f ]= ReY [ f ] ReX [ f ] ImY [ f ]ImX [ f ] ReX 2 [ f ] ImX 2 [ f ] ImY [ f ] ReX [ f ] ReY [ f ]ImX [ f ] ReX 2 [ f ] ImX 2 [ f ]

29 Convolução Circular Recordando: a convolução de um sinal de N pontos com outro sinal de M pontos gera um terceiro sinal com N+M-1 pontos. Exemplo: N = 453 M = 60 N+M-1 = 512

30 Convolução Circular Como N = 453 e M = 60, poderíamos fazer a DFT destes dois sinais com 454 pontos, sem problemas. Entretanto, após a multiplicação dos mesmos no domínio da frequência e a aplicação da transformada inversa, teremos um sinal de 454 pontos, quando deveríamos ter um sinal de 512 pontos. Este é um ponto importante: ao fazer a convolução via DFT, devemos garantir que o comprimento da mesma seja suficiente não apenas para abrigar os sinais a serem convoluídos, mas também o sinal resultante. Em resumo, o comprimento da DFT deve ser maior ou igual a N+M-1. Quando isto não acontece, temos a convolução circular.

31 256 amostras 51 amostras 306 amostras DFT de 256 pontos Sinal resultante distorcido por convolução circular

32 Convolução circular Neste exemplo, as = 50 amostras iniciais estão distorcidas devido à convolução circular. Para evitá-la, devemos preencher os sinais a serem convoluídos com zeros até o comprimento adequado (N+M-1) e tomar a DFT de pelo menos (N+M-1) pontos para fazer a convolução.

33 Cheque sua compreensão Ao fazer uma convolução via DFT de dois sinais de 130 amostras usando uma DFT de 256 pontos, quais amostras seriam distorcidas por convolução circular? Qual seria o número mínimo de pontos necessários na DFT para não haver convolução circular?

Processamento Digital de Sinais. Aplicações da DFT. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

Processamento Digital de Sinais. Aplicações da DFT. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Processamento Digital de Sinais Aplicações da DFT Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Aplicações da DFT Nesta seção iremos apresentar três aplicações bastante comuns da DFT: 1) Análise espectral de sinais

Leia mais

Transformada Discreta de Fourier

Transformada Discreta de Fourier Processamento Digital de Sinais Transformada Discreta de Fourier Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Jean Baptiste Joseph Fourier Nascimento: 21 de março de 1768 em Auxerre, Bourgogne, França Morte: 16 de

Leia mais

Transformada Discreta de Fourier

Transformada Discreta de Fourier Processamento Digital de Sinais Transformada Discreta de Fourier Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Jean Baptiste Joseph Fourier Nascimento: 21 de março de 1768 em Auxerre, Bourgogne, França Morte: 16 de

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Notas de Aula. Análise Espectral Usando a DFT

Processamento Digital de Sinais. Notas de Aula. Análise Espectral Usando a DFT Análise Espectral Análise Espectral Análise Espectral Usando a DFT Processamento Digital de Sinais Notas de Aula Análise Espectral Usando a DFT Uma das principais aplicações da DFT é a análise do conteúdo

Leia mais

Uma aplicação importante dos métodos de processamento digital de sinais é na determinação do conteúdo em frequência de um sinal contínuo

Uma aplicação importante dos métodos de processamento digital de sinais é na determinação do conteúdo em frequência de um sinal contínuo Análise Espectral Uma aplicação importante dos métodos de processamento digital de sinais é na determinação do conteúdo em frequência de um sinal contínuo Análise espectral: determinação do espectro de

Leia mais

Transformada de Fourier Discreta (DFT)

Transformada de Fourier Discreta (DFT) UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Transformada de Fourier Discreta (DFT) Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva jmauricio@cear.ufpb.br 1 Transformada de Fourier

Leia mais

Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência. Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade. Resolução.

Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência. Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade. Resolução. Parâmetros importantes de um Analisador de Espectros: Faixa de frequência Exatidão (frequência e amplitude) Sensibilidade Resolução Distorção Faixa dinâmica Faixa de frequência: Determina as frequências

Leia mais

Aula 6 PS Prof. César Janeczko. Filtros Digitais

Aula 6 PS Prof. César Janeczko. Filtros Digitais Aula 6 PS Prof. César Janeczko Filtros Digitais Filtros digitais são usados em geral para dois propósitos: 1 o separação de sinais que foram combinados, por exemplo, modulados; 2 o restauração de sinais

Leia mais

Transformada de Fourier. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS

Transformada de Fourier. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS Transformada de Fourier Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS Análise de Fourier Análise de Fourier - representação de funções por somas de senos e cossenos ou soma de exponenciais complexas Uma análise datada

Leia mais

Introdução aos Filtros Digitais

Introdução aos Filtros Digitais Processamento Digital de Sinais Introdução aos Filtros Digitais Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Conceitos Básicos Funções principais dos filtros: separação de sinais Exemplo: monitorar o sinal de ECG

Leia mais

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova 1 Gabarito

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova 1 Gabarito Prova Gabarito Questão (4 pontos) Um pulso é descrito por: g t = t e t / u t u t, a) Esboce o pulso. Este é um sinal de energia ou de potência? Qual sua energia/potência? (,7 ponto) b) Dado um trem periódico

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Convolução. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

Processamento Digital de Sinais. Convolução. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Processamento Digital de Sinais Convolução Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Convolução É uma operação matemática formal, assim como a soma. Soma: toma dois números e gera um terceiro. Convolução: toma

Leia mais

Analisador de espectros por FFT

Analisador de espectros por FFT Analisador de espectros por FFT A transformada de Fourier (FT) é uma ferramenta matemática utilizada essencialmente para decompor ou separar uma função ou forma de onda em senóides de diferentes frequências

Leia mais

MAS 160/510 Conjunto de Problema Nove

MAS 160/510 Conjunto de Problema Nove MAS 160/510 Conjunto de Problema Nove 1. Modulação Digital O sistema Quaternário de Manipulação de Comutação de Fase na figura é usado para transmitir dados através de um canal (barulhento). O gerador

Leia mais

Introdução a filtros digitais. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS

Introdução a filtros digitais. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS Introdução a filtros digitais Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS Filtro anti-aliasing Com um sinal já digitalizado não é possível distinguir entre uma frequência alias e uma frequência que realmente esteja

Leia mais

Curso de Engenharia Elétrica Processamento Digital de Sinais II Exercícios sobre filtros não recursivos Data de entrega: 17/11/2015

Curso de Engenharia Elétrica Processamento Digital de Sinais II Exercícios sobre filtros não recursivos Data de entrega: 17/11/2015 Curso de Engenharia Elétrica Processamento Digital de Sinais II Exercícios sobre filtros não recursivos Data de entrega: 17/11/2015 1) Projete um filtro FIR passa baixas de 3 etapas com frequência de corte

Leia mais

TRANSFORMADA DE FOURIER EM TEMPO DISCRETO (DTFT) E TRANSFORMADA DISCRETA DE FOURIER (DFT) Larissa Driemeier

TRANSFORMADA DE FOURIER EM TEMPO DISCRETO (DTFT) E TRANSFORMADA DISCRETA DE FOURIER (DFT) Larissa Driemeier TRANSFORMADA DE FOURIER EM TEMPO DISCRETO (DTFT) E TRANSFORMADA DISCRETA DE FOURIER (DFT) Larissa Driemeier LIVRO TEXTO Essa aula é baseada nos livros: [1] [2] INTRODUCTION TO Signal Processing Sophocles

Leia mais

Filtros Digitais. Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros

Filtros Digitais. Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros Filtros Digitais Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros Filtros são usados basicamente para dois propósitos: Separação de sinais combinados; Restauração

Leia mais

Analisador de Espectros

Analisador de Espectros Analisador de Espectros O analisador de espectros é um instrumento utilizado para a análise de sinais alternados no domínio da freqüência. Possui certa semelhança com um osciloscópio, uma vez que o resultado

Leia mais

Amostragem. Representação com FT para Sinais Periódicos Relacionando a FT com a FS Amostragem Amostrando Sinais de Tempo Contínuo.

Amostragem. Representação com FT para Sinais Periódicos Relacionando a FT com a FS Amostragem Amostrando Sinais de Tempo Contínuo. Amostragem Representação com FT para Sinais Periódicos Relacionando a FT com a FS Amostragem Amostrando Sinais de Tempo Contínuo Amostragem 1 Representação com FT para Sinais Periódicos A representação

Leia mais

Propriedades da Convolução

Propriedades da Convolução Processamento Digital de Sinais Propriedades da Convolução Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Algumas respostas a impulso Função delta Amplificador / Atenuador Atrasador Integrador Diferenciador Filtro passa-baixas

Leia mais

SEL Processamento Digital de Imagens Médicas. Aula 6 Processamento no Domínio da Frequência

SEL Processamento Digital de Imagens Médicas. Aula 6 Processamento no Domínio da Frequência SEL 0449 - Processamento Digital de Imagens Médicas Aula 6 Processamento no Domínio da Frequência Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br Processamento no Domínio da Frequência 2 Filtros

Leia mais

Filtros de Média Movente

Filtros de Média Movente Processamento Digital de Sinais Filtros de Média Movente Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Características É o filtro ótimo para a tarefa de remover ruído aleatório de um sinal, e manter uma resposta a

Leia mais

Revisão Análise em frequência e amostragem de sinais. Hilton de Oliveira Mota

Revisão Análise em frequência e amostragem de sinais. Hilton de Oliveira Mota Revisão Análise em frequência e amostragem de sinais Hilton de Oliveira Mota Introdução Análise em frequência (análise espectral): Descrição de quais frequências compõem um sinal. Por quê? Senóides são

Leia mais

Sistemas e Sinais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica

Sistemas e Sinais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica Propriedades das Representações de Fourier Sinais periódicos de tempo contínuo ou discreto têm uma representação por série de Fourier, dada pela soma ponderada de senoides complexas com frequências múltiplas

Leia mais

Propriedades da Convolução

Propriedades da Convolução Processamento Digital de Sinais Propriedades da Convolução Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Algumas respostas a impulso Função delta Amplificador / Atenuador Atrasador Integrador Diferenciador Filtro passa

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Conversão A/D e D/A. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

Processamento Digital de Sinais. Conversão A/D e D/A. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Processamento Digital de Sinais Conversão A/D e D/A Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Introdução A maioria dos sinais encontrados na natureza é contínua Para processá-los digitalmente, devemos: Converter

Leia mais

SEL Processamento Digital de Imagens Médicas. Aula 4 Transformada de Fourier. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

SEL Processamento Digital de Imagens Médicas. Aula 4 Transformada de Fourier. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL 0449 - Processamento Digital de Imagens Médicas Aula 4 Transformada de Fourier Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br Jean Baptiste Joseph Fourier 2 Exemplo: Função Degrau 3 Exemplo:

Leia mais

Sumário. 1 Sinais e sistemas no tempo discreto 1. 2 As transformadas z e de Fourier 79

Sumário. 1 Sinais e sistemas no tempo discreto 1. 2 As transformadas z e de Fourier 79 Sumário 1 Sinais e sistemas no tempo discreto 1 1.1 Introdução 1 1.2 Sinais no tempo discreto 2 1.3 Sistemas no tempo discreto 7 1.3.1 Linearidade 8 1.3.2 Invariância no tempo 8 1.3.3 Causalidade 9 1.3.4

Leia mais

Lista de Exercícios GQ1

Lista de Exercícios GQ1 1 a QUESTÃO: Determine a Transformada Inversa de Fourier da função G(f) definida pelo espectro de amplitude e fase, mostrado na figura abaixo: 2 a QUESTÃO: Calcule a Transformadaa de Fourier do Sinal abaixo:

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Biomédica. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Coimbra. Análise e Processamento de Bio-Sinais - MIEBM

Licenciatura em Engenharia Biomédica. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Coimbra. Análise e Processamento de Bio-Sinais - MIEBM Licenciatura em Engenharia Biomédica Faculdade de Ciências e Tecnologia Slide Slide 1 1 Tópicos: Representações de Fourier de Sinais Compostos Introdução Transformada de Fourier de Sinais Periódicos Convolução

Leia mais

Sistemas lineares. Realce no domínio de freqüências. Propriedades. Sistema: definição. Sistemas harmônicos e análise de sinais complexos

Sistemas lineares. Realce no domínio de freqüências. Propriedades. Sistema: definição. Sistemas harmônicos e análise de sinais complexos Realce no domínio de freqüências Hitoshi Capítulo 4 do Gonzalez Sistemas lineares muito utilizado para a descrição de sistemas elétricos e ópticos possuem fundamentos matemáticos bem estabelecidos para

Leia mais

Introdução ao Processamento Digital de Imagens. Aula 6 Propriedades da Transformada de Fourier

Introdução ao Processamento Digital de Imagens. Aula 6 Propriedades da Transformada de Fourier Introdução ao Processamento Digital de Imagens Aula 6 Propriedades da Transformada de Fourier Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br Uma linha de uma imagem formada por uma sequência

Leia mais

Tranformada de Fourier. Guillermo Cámara-Chávez

Tranformada de Fourier. Guillermo Cámara-Chávez Tranformada de Fourier Guillermo Cámara-Chávez O que é uma série de Fourier Todos conhecemos as funções trigonométricas: seno, cosseno, tangente, etc. O que é uma série de Fourier Essa função é periódica,

Leia mais

Técnicas de Projeto de Filtros

Técnicas de Projeto de Filtros Técnicas de Projeto de Filtros Carlos Alexandre Mello Técnicas de Projeto de Filtros O projeto de um filtro tem três passos: Especificações Determinada pela aplicação Aproximações Projeto do filtro especificamente

Leia mais

Processamento Digital de Sinais DSP Parte 2

Processamento Digital de Sinais DSP Parte 2 1 / 15 Processamento Digital de Sinais DSP Parte 2 por Henrique Frank W. Puhlmann Introdução Na primeira parte dessa série de artigos foi apresentada uma breve história do processamento digital de sinais

Leia mais

Um filtro digital é uma implementação de um filtro através de operações matemáticas aplicadas em um sinal amostrado (e quantizado);

Um filtro digital é uma implementação de um filtro através de operações matemáticas aplicadas em um sinal amostrado (e quantizado); Filtros Digitais Filtros Digitais Um filtro digital é uma implementação de um filtro através de operações matemáticas aplicadas em um sinal amostrado (e quantizado); São usados para dois propósitos básicos:

Leia mais

Reconstrução de Sinais de Tempo Contínuo

Reconstrução de Sinais de Tempo Contínuo Sistemas e Sinais Reconstrução de Sinais de Tempo Contínuo Teorema da Amostragem Reconstrução Ideal Reconstrução Prática Retentor de Ordem Zero Filtro Anti-Imagem Reconstrução de Sinais de Tempo Contínuo

Leia mais

Processamento Digital de Sinais - ENG420

Processamento Digital de Sinais - ENG420 Processamento Digital de Sinais - ENG420 Fabrício Simões IFBA 22 de julho de 2016 Fabrício Simões (IFBA) Processamento Digital de Sinais - ENG420 22 de julho de 2016 1 / 46 Fabrício Simões (IFBA) Processamento

Leia mais

Processamento (Digital) de Sinal. Caderno de exercícios para as horas não presenciais

Processamento (Digital) de Sinal. Caderno de exercícios para as horas não presenciais Caderno de exercícios para as horas não presenciais João Paulo Teixeira ESTiG, 014 Capítulo 1 Sinais 1. Considere o Considere o seguinte sinal contínuo: x(t) 1-1 0 1 3 t a. Represente y1(t)=x(t+1). b.

Leia mais

Processamento de dados sísmicos, reflexão multi canal Prospecção Sísmica Aula06/1 NN

Processamento de dados sísmicos, reflexão multi canal Prospecção Sísmica Aula06/1 NN 2014 Prospecção Sísmica Aula06/1 NN 2014 Prospecção Sísmica Aula06/2 NN Transformadas Fourier no tempo Fourier no espaço Fourier no espaço e tempo Laplace no tempo Radon tau-p no espaço e tempo 2014 Prospecção

Leia mais

Mudança de taxa de amostragem. 2 Redução da taxa de amostragem por um fator inteiro

Mudança de taxa de amostragem. 2 Redução da taxa de amostragem por um fator inteiro PSI 42 - Processamento de Áudio e Imagem Mudança de taxa de amostragem Vítor H. Nascimento de novembro de 27 Introdução É comum ser necessário trocar a taxa de amostragem de uma sequência. Uma razão é

Leia mais

Aula 22. Conversão Sigma-Delta (continuação)

Aula 22. Conversão Sigma-Delta (continuação) Aula 22 Conversão Sigma-Delta (continuação) A estrutura mostrada na figura A.22.1 é chamado modulador Sigma-Delta (Σ- ). Esta estrutura, além de ser mais simples, pode ser considerada como uma versão suavizada

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Segmentação Os algoritmos

Leia mais

Introdução ao Processamento Digital de Sinais Soluções dos Exercícios Propostos Capítulo 5

Introdução ao Processamento Digital de Sinais Soluções dos Exercícios Propostos Capítulo 5 Introdução ao Soluções dos Exercícios Propostos Capítulo 5. Considere a sequência ( π ) x[n] = cos 4 n encontre todos os sinais contínuos que poderiam gerar essa sequência e as respectivas taxas de amostragem.

Leia mais

Experimento 6 Corrente alternada: circuitos resistivos

Experimento 6 Corrente alternada: circuitos resistivos 1. OBJETIVO Experimento 6 Corrente alternada: circuitos resistivos O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos resistivos em presença de uma fonte de alimentação de corrente alternada.

Leia mais

Circuitos Elétricos III

Circuitos Elétricos III Circuitos Elétricos III Prof. Danilo Melges Depto. de Eng. Elétrica Universidade Federal de Minas Gerais A Transformada de Fourier Série de Fourier e Transformada de Fourier Partindo da Série de Fourier

Leia mais

Projeto de Filtros FIR

Projeto de Filtros FIR Projeto de Filtros FIR Estudaremos três técnicas de projeto de filtros FIR de fase linear: Método de Janelas: baseado no janelamento da resposta ao impulso de um filtro ideal; Método da Amostragem em Frequência:

Leia mais

3 Os Atributos MFCC e PNCC do Sinal de Voz

3 Os Atributos MFCC e PNCC do Sinal de Voz 3 Os Atributos MFCC e PNCC do Sinal de Voz No sinal de voz incorporam-se informações importantes do falante, que são altamente perceptíveis, tais como, dialeto, contexto, estilo de falar, estado emocional,

Leia mais

A entrega deve ter um relatório em PDF e os arquivos.m (devidamente comentados). Os códigos devem ser referenciados no relatório.

A entrega deve ter um relatório em PDF e os arquivos.m (devidamente comentados). Os códigos devem ser referenciados no relatório. ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica Sistemas Dinâmicos II para Mecatrônica Profs. Larissa Driemeier e Marcilio Alves Usando Exercícios a seguir devem

Leia mais

Processamento de sinais digitais Aula 3: Transformada de Fourier (Parte 1)

Processamento de sinais digitais Aula 3: Transformada de Fourier (Parte 1) Processamento de sinais digitais Aula 3: Transformada de Fourier (Parte 1) silviavicter@iprj.uerj.br Tópicos Definição da Transformada de Fourier (TF) Propriedades importantes (ex: linearidade e periodicidade)

Leia mais

Introdução a aquisição e processamento de sinais

Introdução a aquisição e processamento de sinais TAPS Introdução a aquisição e processamento de sinais Prof. Theo Z. Pavan Departamento de Física - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP Roteiro Aquisição de sinais e frequência

Leia mais

O processo de filtragem de sinais pode ser realizado digitalmente, na forma esquematizada pelo diagrama apresentado a seguir:

O processo de filtragem de sinais pode ser realizado digitalmente, na forma esquematizada pelo diagrama apresentado a seguir: Sistemas e Sinais O processo de filtragem de sinais pode ser realizado digitalmente, na forma esquematizada pelo diagrama apresentado a seguir: 1 Sistemas e Sinais O bloco conversor A/D converte o sinal

Leia mais

Amostragem de Sinais

Amostragem de Sinais UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Amostragem de Sinais Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva jmauricio@cear.ufpb.br 1 Amostragem (Sampling) Para um sinal

Leia mais

Filtros Digitais FIR (Finite Impulse Response) Prof. Juan Mauricio Villanueva

Filtros Digitais FIR (Finite Impulse Response) Prof. Juan Mauricio Villanueva Filtros Digitais FIR (Finite Impulse Response) Prof. Juan Mauricio Villanueva jmauricio@cear.ufpb.br www.cear.ufpb.br/juan 1 Filtros FIR (Finite Impulse Response) Para um sistema FIR de ordem M Com função

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação. Sistemas de Comunicação Digital Notes. Por quê Digital? Notes. Notes. Evelio M. G. Fernández. 5 de novembro de 2013

TE060 Princípios de Comunicação. Sistemas de Comunicação Digital Notes. Por quê Digital? Notes. Notes. Evelio M. G. Fernández. 5 de novembro de 2013 TE060 Princípios de Comunicação Modulação de Pulso 5 de novembro de 2013 Sistemas de Comunicação Digital Sistema digital no sentido de utilizar uma sequência de símbolos pertencentes a um conjunto finito

Leia mais

Transformada Discreta de Fourier

Transformada Discreta de Fourier Carlos Alexandre Mello Transformadas O uso de transformadas serve para observar características de um sinal que já estavam presentes nele, mas que podem não ser observáveis em um domínio Assim, as transformadas

Leia mais

DFT Transformada Discreta de Fourier Representação de sinais de duração limitada

DFT Transformada Discreta de Fourier Representação de sinais de duração limitada DFT Transformada Discreta de Fourier Representação de sinais de duração limitada Luís Caldas de Oliveira lco@istutlpt Instituto Superior Técnico DFT Transformada Discreta de Fourier p1/41 Resumo Amostragem

Leia mais

A aula de hoje será de estudo dirigido. Para isso você precisará do MATLAB, ferramenta disponível na máquina virtual que você está logado.

A aula de hoje será de estudo dirigido. Para isso você precisará do MATLAB, ferramenta disponível na máquina virtual que você está logado. ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica Sistemas Dinâmicos II para Mecatrônica Profs. Larissa Driemeier e Marcilio Alves Usando A aula de hoje será de estudo

Leia mais

Experimento 6 Corrente alternada: circuitos resistivos

Experimento 6 Corrente alternada: circuitos resistivos 1 OBJETIVO Experimento 6 Corrente alternada: circuitos resistivos O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos resistivos em presença de uma fonte de alimentação de corrente alternada 2

Leia mais

Considerações gerais sobre medidas elétricas

Considerações gerais sobre medidas elétricas Considerações gerais sobre medidas elétricas Medidas de distorções, ruído e relação sinal/ruído (S/N) Distorção e ruído estão presentes em qualquer sistema físico real e normalmente contribuem para a deterioração

Leia mais

Exercícios para Processamento Digital de Sinal. 1 Transformada e Série de Fourier

Exercícios para Processamento Digital de Sinal. 1 Transformada e Série de Fourier Exercícios para Processamento Digital de Sinal Transformada e Série de Fourier Exercício Considere o seguinte sinal x(t) = sin 2 (0πt). Encontre uma forma aditiva para este sinal e represente graficamente

Leia mais

Experimento 7. Circuitos RC e filtros de frequência. 7.1 Material. 7.2 Introdução. Gerador de funções; osciloscópio;

Experimento 7. Circuitos RC e filtros de frequência. 7.1 Material. 7.2 Introdução. Gerador de funções; osciloscópio; Experimento 7 Circuitos RC e filtros de frequência 7.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetros digitais (de mão e de bancada); resistor de 1 kω; capacitor de 100 nf. 7.2 Introdução Vimos

Leia mais

Sistemas Lineares e Invariantes

Sistemas Lineares e Invariantes Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Sistemas Lineares e Invariantes Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva jmauricio@cear.ufpb.br www.cear.ufpb.br/juan 1 Sistemas

Leia mais

Características da Tensão e da Corrente Alternada

Características da Tensão e da Corrente Alternada Características da Tensão e da Corrente Alternada Evandro Bastos dos Santos 9 de Abril de 2017 1 Introdução Até aqui vimos como funciona circuitos de corrente contínua. Hoje veremos que existem circuitos

Leia mais

Experiência 2 Metrologia Elétrica. Medições com Osciloscópio e Gerador de Funções

Experiência 2 Metrologia Elétrica. Medições com Osciloscópio e Gerador de Funções Experiência 2 Metrologia Elétrica Medições com Osciloscópio e Gerador de Funções 1) Meça uma onda senoidal de período 16,6ms e amplitude de 4V pico a pico, centrada em 0V. Em seguida configure o menu Measures

Leia mais

Análise de Circuitos I I

Análise de Circuitos I I MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM TELECOMUNICAÇÕES

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Redes de Computadores Transmissão de Informações nálise de Sinais ula 03 camada de nível físico define Características físicas das interfaces e dos meios (ex. conectores, pinagem, semântica

Leia mais

Como equalizar sem usar equalizadores. Equalizar Equalizador Conceitos

Como equalizar sem usar equalizadores. Equalizar Equalizador Conceitos Em uma de minhas participações na AES, no ano de 2000, fiz uma apresentação cujo tema principal era FASE. Entretanto, falar exclusivamente de fase me parecia sem sentido e provavelmente se tornaria entediante.

Leia mais

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO MODULAÇÃO DE PULSO Evelio M. G. Fernández - 2011 Sistemas de Comunicações Digitais Sistema digital no sentido de utilizar uma seqüência de símbolos pertencentes a um conjunto

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados Sinais Uma das funções mais importantes da camada física é converter informação em sinais eletromagnéticos para poder enviá-los num meio de transmissão. Sejam estas informações uma sequência de 1s e 0s

Leia mais

Transformada Discreta de Fourier (DFT)

Transformada Discreta de Fourier (DFT) Transformada Discreta de Fourier DFT) Processamento de Sinais 5/6 Engenharia Aeroespacial Sinais periódicos Seja x[n] um sinal periódico com período x[n + r] = x[n] para r Z) O sinal x[n] é determinado

Leia mais

LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1

LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1 LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO MÓDULO I ELETRICIDADE BÁSICA TURNO NOITE CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL CARGA HORÁRIA EIXO TECNOLÓGICO CONTROLE

Leia mais

Processamento de sinais digitais

Processamento de sinais digitais Processamento de sinais digitais Aula 2: Descrição discreta no tempo de sinais e sistemas silviavicter@iprj.uerj.br Tópicos Sequências discretas no tempo. Princípio da superposição para sistemas lineares.

Leia mais

ANÁLISE DA LARGURA DE BANDA DOS SINAIS ELÉTRICOS ADQUIRIDOS POR UMA UNIDADE REMOTA DE AQUISIÇÃO DE DADOS (URAD).

ANÁLISE DA LARGURA DE BANDA DOS SINAIS ELÉTRICOS ADQUIRIDOS POR UMA UNIDADE REMOTA DE AQUISIÇÃO DE DADOS (URAD). ANÁLISE DA LARGURA DE BANDA DOS SINAIS ELÉTRICOS ADQUIRIDOS POR UMA UNIDADE REMOTA DE AQUISIÇÃO DE DADOS (URAD). Camila S. Gehrke, Mauricio de Campos, Fabiano Salvadori. Universidade do Noroeste do Estado

Leia mais

Complexidade Computacional do Algoritmo de Detecção de Energia

Complexidade Computacional do Algoritmo de Detecção de Energia 4 Simulações Este capítulo apresenta a comparação e avaliação dos algoritmos que foram apresentados no capítulo anterior. O primeiro resultado apresentado é a comparação da complexidade computacional dos

Leia mais

ANÁLISE DE SINAIS ANÁLISE ESPECTRAL

ANÁLISE DE SINAIS ANÁLISE ESPECTRAL ANÁLISE DE SINAIS Larissa Driemeier Marcilio Alves Rafael T Moura Tarcísio H Coelho 1 ANÁLISE ESPECTRAL Domínio do tempo Análise Síntese Domínio da frequência Amplitude do deslocamento Massa Mola papel

Leia mais

Processamento de Som com Escala de Mel para Reconhecimento de Voz

Processamento de Som com Escala de Mel para Reconhecimento de Voz PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Processamento de Som com Escala de Mel para Reconhecimento de Voz INF2608 FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA Professor: Marcelo

Leia mais

Circuitos RC e filtros de frequência. 7.1 Material

Circuitos RC e filtros de frequência. 7.1 Material Circuitos RC e filtros de frequência 7 7. Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetros digitais (de mão e de bancada); resistor de kω; capacitor de 00 nf. 7.2 Introdução Vimos que a reatância

Leia mais

Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal

Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal JPT 1 Aparelho Fonador Humano Modelo de Produção da Fala Frequência Fundamental F0 Formantes Sinal de Fala recolha (filtro anti-aliasing,

Leia mais

Sinais e Sistemas - ESP208

Sinais e Sistemas - ESP208 Sinais e Sistemas - ESP208 Mestrado Profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos Filtros Digitais FIR e IIR Fabrício Simões IFBA 01 de novembro de 2017 Fabrício Simões (IFBA) Sinais e Sistemas - ESP208

Leia mais

PSI LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE. Guia Experimental

PSI LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE. Guia Experimental 1 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos - PSI - EPUSP PSI3031 - LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE ANÁLISE DE FOURIER DE SINAIS ARBITRÁRIOS Guia Experimental

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Sistemas Lineares. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

Processamento Digital de Sinais. Sistemas Lineares. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Processamento Digital de Sinais s Lineares Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Sinais e s Sinal: descrição de como um parâmetro varia com outro. Exemplo: tensão variando com o tempo em um circuito elétrico,

Leia mais

Trabalho de Comunicações Digitais. Guia de procedimento

Trabalho de Comunicações Digitais. Guia de procedimento Trabalho de Comunicações Digitais Guia de procedimento Turma : Grupo : Data: / /2005 Nomes: Este guia contem o conjunto de experiências e observações a efectuar durante as aulas práticas laboratoriais.

Leia mais

Análise de Sinais e Sistemas

Análise de Sinais e Sistemas Universidade Federal da Paraíba Departamento de Engenharia Elétrica Análise de Sinais e Sistemas Luciana Ribeiro Veloso luciana.veloso@dee.ufcg.edu.br ANÁLISE DE SINAIS E SISTEMAS Ementa: Sinais contínuos

Leia mais

Estimação da Resposta em Frequência

Estimação da Resposta em Frequência 27 Estimação da Resposta em Frequência ω = ω ω Objectivo: Calcular a magnitude e fase da função de transferência do sistema, para um conjunto grande de frequências. A representação gráfica deste conjunto

Leia mais

Processamento Digital de Sinais

Processamento Digital de Sinais Processamento Digital de Sinais Carlos Alexandre Mello Carlos Alexandre Mello cabm@cin.ufpe.br 1 Sinais Digitais Um sinal pode ser entendido como uma função que carrega uma informação Sinal de voz O sinal

Leia mais

SUMÁRIO BACKGROUND. Referências 62 MATLAB Seção B: Operações Elementares 62 Problemas 71

SUMÁRIO BACKGROUND. Referências 62 MATLAB Seção B: Operações Elementares 62 Problemas 71 SUMÁRIO BACKGROUND B.l Números Complexos 17 B.l-l Nota Histórica 17 B.I-2 Álgebra de Números Complexos 20 B.2 Senóides 30 B.2-1 Adição de Senóides 31 B.2-2 Senóides em Termos de Exponenciais: A Fórmula

Leia mais

Espaço de Fourier. Processamento de Imagens Médicas. Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Depto. de Física e Matemática (FFCLRP/USP)

Espaço de Fourier. Processamento de Imagens Médicas. Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Depto. de Física e Matemática (FFCLRP/USP) Processamento de Imagens Médicas Espaço de Fourier Prof. Luiz Otavio Murta Jr. Depto. de Física e Matemática FFCLRP/USP Teorema da Amostragem quist. - O teorema da amostragem de quist diz que devemos amostrar

Leia mais

Circuitos RC e filtros de frequência. 6.1 Material. resistor de 1 kω; capacitor de 100 nf.

Circuitos RC e filtros de frequência. 6.1 Material. resistor de 1 kω; capacitor de 100 nf. Circuitos RC e filtros de frequência 6 6. Material resistor de kω; capacitor de 00 nf. 6.2 Introdução Vimos que a reatância capacitiva depende da frequência: quanto maior a frequência do sinal que alimenta

Leia mais

Filtro FIR. Processamento Digital de Sinais - ENG de julho de 2016 IFBA. Fabrício Simões (IFBA) Filtro FIR 22 de julho de / 30

Filtro FIR. Processamento Digital de Sinais - ENG de julho de 2016 IFBA. Fabrício Simões (IFBA) Filtro FIR 22 de julho de / 30 Filtro FIR Processamento Digital de Sinais - ENG420 Fabrício Simões IFBA 22 de julho de 2016 Fabrício Simões (IFBA) Filtro FIR 22 de julho de 2016 1 / 30 1 Método de Projeto Usando Janelas 2 Tipos de Filtros

Leia mais

Processamento de sinais digitais

Processamento de sinais digitais Processamento de sinais digitais Aula 1: Filtros digitais silviavicter@iprj.uerj.br Tópicos Definição de um filtro digital Anatomia de um filtro digital Descrição no domínio da frequência de sinais e sistemas

Leia mais

7 Extração de Dados Quantitativos

7 Extração de Dados Quantitativos Capítulo 7 - Extração de Dados Quantitativos 119 7 Extração de Dados Quantitativos A técnica de medição desenvolvida e descrita nos capítulos anteriores produz como resultado a variação temporal da espessura

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Circuitos Elétricos I EEL 420. Módulo 11

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Circuitos Elétricos I EEL 420. Módulo 11 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuitos Elétricos I EEL 420 Módulo Laplace Bode Fourier Conteúdo - Transformada de Laplace.... - Propriedades básicas da transformada de Laplace....2 - Tabela de

Leia mais

Convolução Correlação. Profs. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS

Convolução Correlação. Profs. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS Convolução Correlação Profs. Theo Pavan e Adilton Carneiro TAPS Sistema Sistema processo em que os sinais de entrada são transformados resultando em um outro sinal de saída. x(t) Sistema de tempo contínuo

Leia mais

Introdução FILTRAGEM NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA

Introdução FILTRAGEM NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA FILTRAGEM NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA Introdução Um sinal no domínio do espaço (x,y) pode ser aproximado através de uma soma de senos e cossenos com frequências (f, f2, f3,...fn) de amplitudes (a, a2,...

Leia mais