1. Modalidades das Obrigações. 1. Classificação das relações obrigacionais quanto ao vínculo:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Modalidades das Obrigações. 1. Classificação das relações obrigacionais quanto ao vínculo:"

Transcrição

1 1 PONTO 1: Modalidades das Obrigações 1. Modalidades das Obrigações 1. Classificação das relações obrigacionais quanto ao vínculo: Quando se analisa a classificação quanto ao vínculo busca a observância de ocorrência ou inocorrência de sanção, que poderão ser: Morais, Naturais ou Cíveis, das quais interessam para o direito as Obrigações Naturais. As obrigações morais não têm previsão de sanção jurídica, e cumprida se quiser pelas partes (Ex.: dizer bom dia). As obrigações naturais são consideradas insancionáveis (não há previsão de sanção), mas com previsão jurídica (ex.: obrigações prescritas; dívidas de jogo; etc.). São consideradas também, irrepetíveis, não passíveis de repetição de indébito. Entretanto, a caducidade (cujo prazo incidente era decadencial) o pagamento feito é indevido, sujeito a repetição de indébito, portanto, não se considera uma obrigação natural. As obrigações cíveis, não trazem nenhuma exceção, são sancionáveis e repetíveis. 2. Classificação das relações obrigacionais quanto ao objeto: prestação. Quando se analisa a classificação quanto ao vínculo busca a observância de sua Se observa três possibilidades: obrigação de Dar e Fazer (obrigações positivas) e Não fazer (obrigação negativa). A obrigação de dar implica em dar coisa certa, coisa incerta, restituir, contribuir, solver dívida pecuniária. As obrigações de fazer se subdividem em pura/seguida de tradição e personalíssimas/não personalíssimas.

2 2 Obrigação de dar: Toda obrigação de dar implica na entrega da coisa, sem exceção. Subdivisão: - Coisa certa: coisa infungível e insubstituível. Ex: carro tal, modelo tal, ano tal. Arts , e do CC analisam a perda e a culpa do devedor. Havendo culpa sempre haverá perdas e danos. - Coisa incerta: dar coisa fungível, passível de substituição. Ex: 50 garrafas minerais da marca tal. Arts e 246 5, CC Instituto da concentração (ciência do credor) antes da concentração lei aplicável é da coisa incerta. Neste momento, não há que se falar em perdas e danos. Depois da concentração, aplica-se a lei da coisa certa. Pode-se falar em perdas e danos. - Restituir: dar no sentido de devolver. Típico dos contratos de locação, comodato, depósito, mútuo. Obrigação típica vinculada a tributária Imposto de Renda (restitui a União). Se a obrigação é restituição coisa infungível ação terá natureza reivindicatória. Se a obrigação for restituir coisa fungível (mútuo) ação terá natureza indenizatória. - Contribuir: por ex: relações condominiais, nas quais há contribuições para manutenção do prédio. Tem por fonte contrato ou por lei. 1 Art Se, no caso do artigo antecedente, a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradição, ou pendente a condição suspensiva, fica resolvida a obrigação para ambas as partes; se a perda resultar de culpa do devedor, responderá este pelo equivalente e mais perdas e danos. 2 Art Deteriorada a coisa, não sendo o devedor culpado, poderá o credor resolver a obrigação, ou aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu. 3 Art Sendo culpado o devedor, poderá o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenização das perdas e danos. 4 Art Cientificado da escolha o credor, vigorará o disposto na Seção antecedente. Nos termos desse artigo, a lei aplicável é a lei da coisa incerta, e depois da concentração, vigora a lei de coisa certa. 5 Art Antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, ainda que por força maior ou caso fortuito. Antes da concentração não se pode alegar perda e deterioração, após da concentração sim, pode-se falar em perda ou deterioração, comumente utilizada em objetos que sofram oscilação, ex.: animais, grãos, etc.

3 3 - Solver dívida pecuniária: Orlando Gomes questiona se toda relação obrigacional é passível de valoração econômica? Sim, toda ela pode se converter em indenização por perdas e danos. Obrigação de fazer: Também chamadas de obrigações positivas. As obrigações de fazer implicam necessariamente em uma conduta. Pode ser só uma conduta e pode ser uma conduta seguida de tradição. Algumas obrigações de fazer se esgotam apenas com a realização da conduta são as obrigações de fazer pura. Ex: aula, palestra e show. Por outro lado, tem obrigações de fazer seguida de tradição, são aquelas que, além da conduta, exigem a entrega. Não há duas obrigações, há uma obrigação de fazer com subseqüente tradição. Ex: costureira (faz o vestido e o entrega), cozinheira. E podem ser também a obrigação de fazer personalíssima e não personalíssima, que leva em conta a pessoa do devedor. A regra é que seja não personalíssima, ou seja, qualquer pessoa, com a mínima técnica, terá condições de implementá-la. Só serão consideradas personalíssimas em dois casos: se estiverem expressamente no contrato, com cláusula impondo caráter personalíssimo; ou se a natureza da obrigação enseja o caráter personalíssimo. Obrigação de não fazer: omissão. Chamadas obrigações negativas, pois consistem em uma abstenção da conduta, numa

4 4 Ex: contrato emissora televisão com cláusula que não pode ceder imagem para outras emissoras. Contrato locação que define não poder ter animais de estimação. Cheque prédatado o estabelecimento tem obrigação de não cobrar antes do prazo. No processo civil: DAR FAZER NÃO FAZER Natureza jurídica da obrigação: Positiva Positiva Negativa CPC provas Positiva Positiva Positiva Ônus Relação jurídica Credor Credor Credor Ônus dano (inadimplemento) Devedor Devedor Credor 3. Classificação das obrigações quanto a pluralidade de objetos (prestações): Há neste sentido uma divisão quanto as prestações, podendo ser Cumulativas; Alternativas ou Facultativas, cujos modelos são: - Cumulativas: A + B - Alternativas: A OU B - Facultativas: A ou equivalente As cumulativas (ou conjuntivas) as prestações são fixadas no contrato e o adimplemento se dará quando todas as obrigações forem cumpridas. Ex.: aluno da graduação precisa, para ser aprovado, de média e a freqüência, são duas prestações cumulativas. Já nas Alternativas (ou disjuntivas), são estabelecidas no contrato dois tipos de obrigação cujo cumprimento de uma das obrigações contratuais configurará seu adimplemento. Em regra a escolha será feita pelo devedor. Porém, pode-se estabelecer a escolha ao próprio credor. Também poderá ficar a cargo de um terceiro a escolha. Há quem diga que essas obrigações gerem alguma insegurança. As Obrigações Facultativas não estão previstas em lei, tem natureza doutrinária. Há uma prestação A prevista e uma faculdade de cumprimento, com prestação não prevista contratualmente.

5 5 Ex.: compra de um apartamento na planta e junto do contrato de promessa de compra e venda há um memorial descritivo estabelecendo o tipo de porcelanato utilizado de marca tal, tipo tal ou equivalente o conceito de equivalente para o construtor, entretanto, pode não ser o mesmo para o comprador, o que atribui uma insegurança, que poderá gerar grande número de demanda. As prestações não estão definidas: A ou objeto equivalente, ainda que limitado, por exemplo, a marca a ser utilizada. Há uma regra prevista no art , CC. Mas a rigidez desse artigo é mitigada pelas obrigações alternativas e facultativas. Dação em Pagamento: Art , CC. Esse artigo se assemelha com o intuito das Obrigações facultativas. Nos dois casos (dois artigos) o intuito é o mesmo flexibilizar o art. 313, CC, sendo necessário o consentimento do credor. Mas o que muda é que nas obrigações facultativas o consentimento do credor se dá no ato da contratação (possibilidade de cumprir com objeto diferente) e na dação em pagamento o consentimento se dará no ato do pagamento. Por isso que as obrigações facultativas têm natureza constitutiva; e a dação em pagamento tem natureza extintiva. 4. Classificação quanto aos elementos acidentais (acessórios): Podem ser classificadas em: - obrigações condicionais: - obrigações a termo; - obrigações modais. 6 Art O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, ainda que mais valiosa. 7 Art O credor pode consentir em receber prestação diversa da que lhe é devida.

6 6 Art. 104, CC: Plano da Existência Plano da Validade Plano da Eficácia Agente Objeto Forma Capaz *Incapazes são sujeitos de direitos, restrito a ocorrência de representação ou assistência Lícito, Possível, Determinável Prescrita ou não defesa em lei *regra é a liberdade de forma Manifestação de Vontade Sem vícios *erro, dolo, coação, etc. EXISTENCIA VALIDADE EFICÁCIA * Elementos Estruturais - Existente - Inexistente * Requisitos dos Elementos Estruturais - Validade art Nulidade art. 166 e Anuláveis art. 171 * Elementos Acidentais -Eficaz -Ineficaz: Encargo Suspensivo; Termo inicial Futuro; Condição Suspensiva; - Ineficaz (ex tunc) - (ex nunc) Eficaz até declaração e Ineficaz a partir de então; No plano da existência analisamos os elementos estruturais do negócio (agente, negócio, forma e manifestação de vontade). Temos duas possibilidades: o negócio existe ou não. Caso existam, estão aptos para o plano da validade, no qual se analisam os requisitos.

7 7 Há três possibilidades: ser válido (art , CC), nulo (arts e , CC) e anulável (art , CC). No plano da eficácia analisamos os elementos acidentais. Obrigação Condicional: e incerta. Sempre que observada uma obrigação condicional, deve-se ligar a uma circunstância futura Pode ser Suspensiva (Efeitos a partir da condição - suspende os efeitos, ex.: Doação de carro condicionada a condição de passar num concurso) ou Resolutiva (produz Efeitos até a condição, se resolve com o implemento da condição ex.: um contrato de comodato até a pessoa passar num concurso, depois converterá em locação). Exemplos: - Compra e venda com cláusula de retrovenda - Art , CC. Se a compra e venda já ocorreu, estará produzindo efeitos e, na retrovenda, o contrato se resolve (propriedade resolúvel) se não ocorrer a manifestação pela retrovenda o imóvel deixará de ser resolúvel, passando a ser pleno. Condição Resolutiva, podendo a qualquer momento ser extinta. 8 Art A validade do negócio jurídico requer: I - agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III - forma prescrita ou não defesa em lei. 9 Art É nulo o negócio jurídico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; IV - não revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; VI - tiver por objetivo fraudar lei imperativa; VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prática, sem cominar sanção. 10 Art É nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma. 11 Art Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores. 12 Art O vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la no prazo máximo de decadência de três anos, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador, inclusive as que, durante o período de resgate, se efetuaram com a sua autorização escrita, ou para a realização de benfeitorias necessárias.

8 8 - Doação com cláusula de retorno/regresso/reversão Art : (caso a pessoa morrer, o bem retorna para o doador). Caso a pessoa morra, o bem retorna para o doador o elemento condicionante é a morte do donatário antes da morte do doador - Condição Resolutiva. - Venda a contento Art : condição suspensiva que se implementa com contentamento do comprador. Ex.: enólogo que quer comprar vinho, ao experimentar poderá decidir pela compra ou não. Há exceção do artigo 49 15, CDC caráter da condição é resolutiva, devido ao fato de ser feita a compra fora do estabelecimento comercial. Ex.: compra pela TV com entrega a domicílio o descontentamento/ desistência será Condição Resolutiva. Exemplos: - Compra e venda com reserva de domínio - Art , CC: Será transferida somente a posse. Condição suspensiva. Ex: compra carro na concessionária através de um parcelamento direto com a concessionária. Leva o carro e o parcelamento, caso não pague as parcelas o carro é devolvido. A posse do veículo é do comprador, mas o domínio ainda não, pois é da concessionária. - Compra e venda mediante alienação fiduciária em garantia: (usado para garantia de aquisição de bens). Ex.: há transferência do domínio da concessionária para o comprador, porém é alienado ao Banco e se quer retomá-lo Condição resolutiva. Obrigação a Termo: Sempre que observada uma obrigação a termo, deve-se ligar a uma circunstancia futura e certa; O termo será marcado pelo início (die a quo) e pelo final (die ad quem). 13 Art O doador pode estipular que os bens doados voltem ao seu patrimônio, se sobreviver ao donatário. Parágrafo único. Não prevalece cláusula de reversão em favor de terceiro. 14 Art A venda feita a contento do comprador entende-se realizada sob condição suspensiva, ainda que a coisa lhe tenha sido entregue; e não se reputará perfeita, enquanto o adquirente não manifestar seu agrado. 15 Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. 16 Art Na venda de coisa móvel, pode o vendedor reservar para si a propriedade, até que o preço esteja integralmente pago.

9 9 Será certo quando o seu acontecimento e classificado como certo e incerto quanto ao momento (determinado ou indeterminado). Ex: morte é um termo (vai acontecer) é certo. Porém é um termo incerto (não se sabe quanto). Obrigações Modais: Sempre que observada uma obrigação modal, deve-se ligar a um ônus. Cumprir com a circunstancia previamente contratada: - depende só do agente = encargo; - depende de circunstância aleatória, alheia a vontade do agente = condição. O encargo pode ter caráter suspensivo ou resolutivo como nas condições.

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Direito Civil Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Parte Geral do Direito Civil Código Civil Lei nº. 10.406/2002 Elementos acidentais do negócio jurídico: -

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda?

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 23 Da compra e venda empresarial Elementos da compra e venda: Consentimento; Objeto; Preço.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Artigos 233 a 333 do Código Civil 1. Conceito de obrigação Obrigação é o vínculo jurídico estabelecido entre credor e devedor sobre o cumprimento de uma prestação. 2 OBRIGAÇÃO SUJEITO

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos Instituições de Direito Público e Privado Parte IV Fatos e Atos Jurídicos 1. Fatos e Atos Jurídicos Classificações Fatos e Atos Jurídicos Ex facto oritur ius (o Direito nasce dos fatos). Fatos jurídicos

Leia mais

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Classificação. Res perit domino. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 CONTRATO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 25/04/2018) Modalidades Obrigacionais.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 25/04/2018) Modalidades Obrigacionais. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 25/04/2018) Modalidades Obrigacionais. Elementos estruturais do direito obrigacional. 1 Tempo Vencimento

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Kauísa Carneiro ZANFOLIN RESUMO: Trata-se de obrigações das quais acarretam consequências jurídicas, são tratadas pela parte especial do Código Civil. Corresponde a uma relação de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 10/10/2017). Continuação de elementos constitutivos da obrigação. Obrigação propter rem obrigação própria da coisa,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 25/09/2017).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 25/09/2017). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 25/09/2017). Cláusulas Especiais. Cláusula de Retrovenda. Retrovenda trata-se de cláusula não costumeira, na

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão A INVALIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS As diferenças entre a nulidade, a anulabilidade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 04/10/2017). Responsabilidade por perda e deterioração.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 04/10/2017). Responsabilidade por perda e deterioração. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 04/10/2017). Responsabilidade por perda e deterioração. Responsabilidade do devedor nas obrigações de dar coisa certa

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos II Prof. Marcio Pereira Efeitos O contrato como típico instituto de direito pessoal gera efeitos interpartes, em regra, o que é consagração da máxima res interalios (coisa entre

Leia mais

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES FATO JURÍDICO Fato Jurídico - lato sensu todo acontecimento da vida que o ordenamento jurídico

Leia mais

Obrigação de Dar, Fazer e Não Fazer

Obrigação de Dar, Fazer e Não Fazer Obrigação de Dar, Fazer e Não Fazer Obrigação de Dar Consiste no compromisso de entrega ou restituição pelo devedor ao credor. Esse compromisso se divide em: Dar coisa certa (ou obrigação específica):

Leia mais

PONTO 1: OBRIGAÇÕES (...)CONTINUAÇÃO

PONTO 1: OBRIGAÇÕES (...)CONTINUAÇÃO 1 PONTO 1: OBRIGAÇÕES (...)CONTINUAÇÃO PONTO 2: a) PRINCÍPIOS, TEORIAS REVISIONISTAS PONTO 3: b) MODALIDADES E CLASSIFICAÇÕES DAS OBRIGAÇÕES 3º) PACTA SUN SERVANDA: art. 389 CC 1. 3.1) TEORIAS REVISIONISTAS:

Leia mais

Aula 05 IV) MODALIDADES OBRIGACIONAIS. Obrigação de Dar. Obrigação de Fazer. Obrigação de Não Fazer

Aula 05 IV) MODALIDADES OBRIGACIONAIS. Obrigação de Dar. Obrigação de Fazer. Obrigação de Não Fazer Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 6 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 05 IV) MODALIDADES OBRIGACIONAIS

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Contrato de Compra e Venda Imobiliária: Para poder existir a venda de um imóvel, há necessidade daquele que

Leia mais

Direito Civil IV Aula 26. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 26. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 26 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 26 04/11/2015 Da Compra e Venda: Consequências Jurídicas: Obrigação de entregar a coisa com todos os acessórios;

Leia mais

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial CONTRATOS - INADIMPLEMENTO Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial b) Resolução por onerosidade excessiva: evento

Leia mais

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Invalidade do Negócio Jurídico Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil INVALIDADE DO NEGÓCIO JURÍDICO PLANO DA EXISTÊNCIA pressupostos de existência: agente,

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 19 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Invalidade do Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Doação: a) Conceito: Neste contrato alguém, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens

Leia mais

CONCEITO DE DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

CONCEITO DE DIREITO DAS OBRIGAÇÕES CONCEITO DE DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Tainá M. S. PAIVA 1 RESUMO: Este trabalho tem como finalidade abranger de maneira sucinta, o conceito de Direito das Obrigações, baseado no Código Civil Brasileiro, destacando

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RETROVENDA. Artigos 505 a 508 do CC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RETROVENDA. Artigos 505 a 508 do CC RETROVENDA Artigos 505 a 508 do CC 1. Conceito de retrovenda - Art. 505 do CC 2. Requisitos - Art. 505 do CC O vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la no prazo máximo de decadência

Leia mais

22/03/17. - Classificação das obrigações. Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho: Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho:

22/03/17. - Classificação das obrigações. Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho: Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho: - Classificação das obrigações Caio Mario da Silva Pereira 1 Classificação objetiva: 1.1. Obrigações positivas: 1.1.1. Obrigação de dar 1.1.2. Obrigação de fazer 1.2. Obrigação negativa: obrigação de não

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 7-5-18 Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO Próximo trabalho (a ser entregue no dia da realização da NP2) No máximo em uma página Manuscrito com a

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Matheus Hotsuta NASCIMENTO 1 RESUMO: Estudo específico sobre Direito das Obrigações, modalidade Obrigações de Dar, previsto no Código Civil, no Artigo 233 a 246. Esclarecimento de

Leia mais

Nulidade relativa: apenas as partes podem requerer, pois viola interesses privados.

Nulidade relativa: apenas as partes podem requerer, pois viola interesses privados. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 11 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIFERENÇAS ENTRE NULIDADE ABSOLUTA E NULIDADE RELATIVA

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Cláusulas Especiais decompraevenda. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Cláusulas Especiais decompraevenda. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Cláusulas Especiais decompraevenda Prof. Vinicius Marques Regras Especiais: Venda por amostra, protótipo ou modelo. - Cláusula tácita. - Tem eficácia suspensiva. - É condição

Leia mais

Direito Civil. Direito das Obrigações. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito das Obrigações. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito das Obrigações Prof. Marcio Pereira Conceito de Obrigação Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor o direito de exigir do devedor o cumprimento de uma determinada prestação

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil

Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil Um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro. Compra e venda pura As partes

Leia mais

Aula 13 Da invalidade dos negócios jurídicos. Por Marcelo Câmara

Aula 13 Da invalidade dos negócios jurídicos. Por Marcelo Câmara Aula 13 Da invalidade dos negócios jurídicos. Por Marcelo Câmara Introdução: Sumário: Sumário: 1 Invalidade dos negócios jurídicos; 1.1 A teoria da inexistência jurídica. 1.2 Ineficácia e invalidade. 1.3

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Obrigação de fazer e não fazer Artigos 247 a 251 OBRIGAÇÃO SUJEITO VÍNCULO JURÍDICO SUJEITO 2 1. Conceito de obrigação Obrigação é o vínculo jurídico estabelecido entre credor e

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Guilherme V. PAIVA 1 RESUMO: Este trabalho tem como objetivo abranger de forma breve, o conceito de Direito das Obrigações, baseado no Código Civil Brasileiro, e a classificação

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Natália Agostinho Bomfim ROCHA 1 RESUMO: O presente artigo pretende trabalhar uma exposição de idéias sobre Direito das Obrigações, tais como o conceito de Obrigação,seus elementos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/09/2017). Obrigação de Fazer Obrigações. Tomar cuidado para não confundir as relações do Código de Defesa

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 11/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações

Leia mais

DIREITO CIVIL IV TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS. Foed Saliba Smaka Jr. Aula 29 17/11/2015.

DIREITO CIVIL IV TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS. Foed Saliba Smaka Jr. Aula 29 17/11/2015. DIREITO CIVIL IV TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS. Foed Saliba Smaka Jr. Aula 29 17/11/2015. Espécies: Doação Pura: é aquela simples, de plena liberalidade / generosidade, sem nenhuma exigência,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Cláusula Resilitiva: Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C. Art. 473. A resilição unilateral,

Leia mais

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (CESPE PC/PE Delegado de Polícia 2016) Com base nas disposições do Código Civil, assinale a opção correta a

Leia mais

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 22 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 22 07/10/2015 Início 2º Bimestre. Atributos do Contrato: Existência, Validade e Eficácia complexidade nem todo

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES: DAR COISA CERTA Entregar e Restituir

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES: DAR COISA CERTA Entregar e Restituir DIREITO DAS OBRIGAÇÕES: DAR COISA CERTA Entregar e Restituir Lírian Correia de BARROS 1 RESUMO: Existem diversas obrigações, porém nem todas tem relevância jurídica. Podemos dizer que a obrigação que tem

Leia mais

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI Fala, concurseiro! Degustação 2018 Direito Civil Depois de certo tempo estudando e não obtendo os resultados esperados e tão almejados, percebi que o errado

Leia mais

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos Aula de Direito Civil IV Teoria Geral dos Contratos 1 Interpretação dos Contratos PLT Conceito e extensão O contrato origina-se de ato volitivo e por isso requer sempre uma interpretação, uma vez que nem

Leia mais

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico:

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico: Página1 Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais/Direito Civil Aula: Defeitos dos Negócios Jurídicos Professor (a): Rafael da Motta Monitor (a): Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 01 Defeitos dos Negócios

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil 1. Conceito Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. 2. Elementos

Leia mais

I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS

I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS NÃO PATRIMONIAIS DIREITO CIVI PATRIMONIAIS I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS NÃO PATRIMONIAIS DIREITO CIVI OBRIGAÇÕES PATRIMONIAIS REAIS O conteúdo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/10/2017). Contrato de Doação. Doação. Fundamentação legal: Artigos 538 a 554 do Código Civil. Conceito:

Leia mais

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS (Questões extraídas da Disciplina Online) 1- Os fatos jurídicos "lato sensu" não dependem da vontade humana. 2- O ato ilícito gera a produção de direitos e deveres para ambas

Leia mais

Existem duas formas de prestação no direito, a chamada prestação simples, quando existe somente uma pessoa que presta a obrigação e que recebe, e

Existem duas formas de prestação no direito, a chamada prestação simples, quando existe somente uma pessoa que presta a obrigação e que recebe, e Existem duas formas de prestação no direito, a chamada prestação simples, quando existe somente uma pessoa que presta a obrigação e que recebe, e também há apenas uma prestação a ser cumprida. Enquanto

Leia mais

CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE

CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. COMPRA E VENDA EMPRESARIAL...6 Conceito...6 Elementos...6 Classificação da Compra e Venda Mercantil...6 Principais Obrigações...7 2. CLÁUSULAS

Leia mais

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS Elementos e formação do contrato Obrigações do Vendedor - Obrigações do Comprador Formas de Contrato de Compra e Venda Compra e Venda no comércio exterior (INCOTERMs) CONCEITO

Leia mais

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito.

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva FATOS JURÍDICOS Conceito: Fato jurídico é qualquer

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 02/10/2017).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 02/10/2017). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 02/10/2017). Continuação de contrato de doação. Doação pura não pede nenhuma coisa em troca. Doação remuneratória

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Conceito: obrigação é jurídico TRANSITÓRIO entre CREDOR e DEVEDOR pelo qual o segundo se submete a uma certa PRESTAÇÃO de CARÁTER ECONÔMICO, cujo cumprimento é garantido pelo PATRIMÔNIO

Leia mais

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor.

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor. Direito das obrigações Aula II 17/08/17 Despesas processuais Quem responde? O devedor. Exceções 1) Pacto contrário contrato 2) Exceção parcial pelo acréscimo responde o credor *Eu comprometo a comprar

Leia mais

Índice Sistemático. Obras e Estudos do Autor... XIII Nota da Atualizadora... XVII Prefácio... XXIII. Parte Primeira INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL

Índice Sistemático. Obras e Estudos do Autor... XIII Nota da Atualizadora... XVII Prefácio... XXIII. Parte Primeira INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL Obras e Estudos do Autor... XIII Nota da Atualizadora... XVII Prefácio.... XXIII Parte Primeira INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL Capítulo I O Direito e sua Divisão 1. Noção de Direito. Direito positivo. Direito

Leia mais

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS CLASSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: (a) unilaterais bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa ; (d) principais e

Leia mais

PONTO 1: FORMAÇÃO DE CONTRATOS. PONTO 3: b)vício REDIBITÓRIO. Ambos institutos acima tem responsabilidade civil aquiliana.

PONTO 1: FORMAÇÃO DE CONTRATOS. PONTO 3: b)vício REDIBITÓRIO. Ambos institutos acima tem responsabilidade civil aquiliana. 1 CONTRATOS PONTO 1: FORMAÇÃO DE CONTRATOS PONTO 2: a) FORMAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO PONTO 3: b)vício REDIBITÓRIO FORMAÇÃO TRATATIVAS -Proposta individual: Art. 427 CC 1 obriga o proponente. O descumprimento

Leia mais

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117 INTRODUÇÃO SECÇÃO I: O DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E A DEFINIÇÃO LEGAL DE OBRIGAÇÃO 11 1. A definição de obrigação 11 2. Objecto e características do Direito das Obrigações 13 SECÇÃO II: PRINCÍPIOS GERAIS DO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 24/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações.

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

Direito Civil - Obrigações. 31 Perguntas e Respostas para aquela revisão antes da prova!

Direito Civil - Obrigações. 31 Perguntas e Respostas para aquela revisão antes da prova! Direito Civil - Obrigações 31 Perguntas e Respostas para aquela revisão antes da prova! DIREITO DAS OBRIGAÇÕES O presente material abordará exclusivamente as considerações iniciais do direito das obrigações.

Leia mais

22/03/ Direitos Reais (iura in re) e Direitos Obrigacionais ou de Crédito - Pessoais (iura in personam)

22/03/ Direitos Reais (iura in re) e Direitos Obrigacionais ou de Crédito - Pessoais (iura in personam) 1. Direitos Reais (iura in re) e Direitos Obrigacionais ou de Crédito - Pessoais (iura in personam) Há também uma terceira categoria: - direitos personalíssimos ou direitos da personalidade (iura in se

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação Prof. Vinicius Marques Troca ou Permuta: Conceito: é aquele pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que

Leia mais

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público.

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público. PROFESSOR Kikunaga Aula 20.02.2019 Sistema jurídico Materialização sistema consensual (Advogado é dispensável, contudo pela lei é requisito) o poder de decisão é das partes sendo da forma livre ou prescrita

Leia mais

Professor Leandro Eustaquio Direito das obrigações Capítulo I Introdução ao Direito das obrigações

Professor Leandro Eustaquio  Direito das obrigações Capítulo I Introdução ao Direito das obrigações Professor Leandro Eustaquio www.leandroeustaquio.com.br Direito das obrigações 17-02 Capítulo I Introdução ao Direito das obrigações 1. Considerações iniciais 2. Conceito e importância das obrigações Trata-se

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil 1 1. Conceito Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. 2 2.

Leia mais

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico)

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) DOS BENS Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) Classificação principal móveis / imóveis semoventes fungíveis / infungíveis duráveis / não

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL Conceito e Divisão do Direito

EDITAL SISTEMATIZADO CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL Conceito e Divisão do Direito S EDITAL SISTEMATIZADO... 21 CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 23 1. Conceito e Divisão do Direito... 23 1.1. Conceito de direito... 23 1.2. Fontes jurídicas... 24 1.3.

Leia mais

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41 S CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 25 1. Conceito e Divisão do Direito... 25 1.1. Conceito de direito... 25 1.2. Fontes jurídicas... 26 1.3. Direito positivo e direito

Leia mais

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. Definição Contrato é o acordo de duas ou mais vontades que visa à aquisição,

Leia mais

29/03/2017. Tradição: 1) Obrigações de dar (entregar e restituir): 1) Obrigações de dar (entregar e restituir):

29/03/2017. Tradição: 1) Obrigações de dar (entregar e restituir): 1) Obrigações de dar (entregar e restituir): 1) Obrigações de dar (entregar e restituir): Conceito: obrigações positivas cujo objeto mediato consiste em uma coisa corpórea certa ou incerta. Espécies: 1.1. Obrigações de dar propriamente ditas (ad

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO MODO DE EXECUÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO MODO DE EXECUÇÃO OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO MODO DE EXECUÇÃO 1. OBRIGAÇÃO SIMPLES Por se tratar de uma obrigação comum, não tem previsão legal no Código Civil. Exemplo: entrega de coisa certa; obrigação de fazer. 2. OBRIGAÇÃO

Leia mais

OBRIGAÇÕES PARTE GERAL

OBRIGAÇÕES PARTE GERAL OBRIGAÇÕES PARTE GERAL CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Professor, Palestrante Professor de Dir. Civil em cursos de pós graduação lato sensu Professor da ESA Escola Superior da Advocacia Núcleos

Leia mais

Classificação das Obrigações

Classificação das Obrigações DN DireitoNet Resumos Classificação das Obrigações Quanto ao objeto, seus elementos, de meio e de resultado, civis e naturais, puras e simples, condicionais, a termo e modais, de execução instantânea,

Leia mais

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não Direito das obrigações Aula IV - 10/03/17 Novação Conceito Natureza Efeitos Novação consiste na extinção da obrigação primitiva, constituindo uma nova obrigação. Eu posso anular uma obrigação primitiva

Leia mais

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito das relações de consumo: Reparação dos danos; Práticas comerciais. 2. Locação de imóveis urbanos: locação residencial.

Leia mais

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts )

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts ) 1 MATERIAL DE APOIO 06 RELATIVIDADE E EFEITOS DOS CONTRATOS Principal efeito: criar obrigações, estabelecendo um vínculo jurídico entre as partes contratantes contrato = fonte de obrigações. Como REGRA

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

Prestações compostas - alternativas - é a obrigação que pode ser adimplida (paga) cumprindo-se quaisquer das prestações previstas.

Prestações compostas - alternativas - é a obrigação que pode ser adimplida (paga) cumprindo-se quaisquer das prestações previstas. 1 Direito Civil Sala 207 UNIP Professor: Glauco Direito Civil VII - 21 de outubro Teoria das Obrigações - Modalidade de prestações Prestações compostas - alternativas - é a obrigação que pode ser adimplida

Leia mais

Direito Tributário Obrigação tributária principal e acessória. 6. Fato gerador da obrigação tributária. 7. Sujeição ativa e passiva.

Direito Tributário Obrigação tributária principal e acessória. 6. Fato gerador da obrigação tributária. 7. Sujeição ativa e passiva. Direito Tributário Obrigação tributária principal e acessória. 6. Fato gerador da obrigação tributária. 7. Sujeição ativa e passiva. Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Obrigação Tributária

Leia mais

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos 160715B21 Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos VÍCIO REDIBITÓRIO - GARANTIA IMPLÍCITA IMPOSTA AO ALIENANTE Defeito Material (contratos onerosos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 19/03/2018) Cláusula penal.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 19/03/2018) Cláusula penal. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 19/03/2018) Cláusula penal. Moratória (parcial) Cláusula penal Compensatória (total) Cláusula

Leia mais

Contratos I. 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016)

Contratos I. 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016) Contratos I 3.º Ano Turma A / Turma B (2015/2016) Regente: Pedro Romano Martinez I Compra e venda I. Noção e efeitos essenciais legal; aspectos complementares 2. Classificação do contrato 1. Contrato típico

Leia mais

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Civil

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Civil CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 10ª fase Período 2006-2016 1) VUNESP Juiz Estadual TJ/PA - 2014 Considerando unidade autônoma alienada fiduciariamente e havendo despesas de condomínio,

Leia mais

Aula 3 Obrigação de dar coisa certa: Por Marcelo Câmara

Aula 3 Obrigação de dar coisa certa: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: 1-Obrigação texto de dar coisa certa 1.1-Conceito: 1.2-Distinção entre entregar e restituir: 1.3-Reflexos jurídicos: 2. Obrigações pecuniárias: 2.1-Conceito: 2.2-Princípios:

Leia mais