Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil"

Transcrição

1 Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil Um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

2 Compra e venda pura As partes acordam no objeto e no preço.

3 Contrato aleatório Contratação de evento futuro e incerto.

4 Venda por amostra, protótipos ou modelos O vendedor tem que garantir as mesmas qualidades do que a amostra, protótipo e modelo.

5 Contrato de compra e venda sem preço é nulo. Ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do comprador, e a cargo do vendedor as da tradição. Só se houver cláusula em contrário.

6 É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido.

7 É lícita a compra e venda entre cônjuges, com relação a bens excluídos da comunhão.

8 Não pode um condômino em coisa indivisível vender a sua parte a estranhos, se outro consorte a quiser, tanto por tanto. O condômino, a quem não se der conhecimento da venda, poderá, depositando o preço, haver para si a parte vendida a estranhos, se o requerer no prazo de cento e oitenta dias, sob pena de decadência.

9 Cláusulas no contrato de compra e venda a) Retrovenda O vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la no prazo máximo de decadência de três anos, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador, inclusive as que, durante o período de resgate, se efetuaram com a sua autorização escrita, ou para a realização de benfeitorias necessárias.

10 b) Venda a contento É a cláusula que subordina o contrato à condição de ficar desfeito se o comprador não se agradar da coisa.

11 c) Venda sujeita a prova O comprador recebe a coisa e deverá prová-la, averiguando se apresenta as qualidades indicadas na oferta pelo vendedor e se pode ser utilizada para atender à sua destinação.

12 d) Preempção ou preferência O comprador de coisa móvel ou imóvel fica com a obrigação de oferecê-la por meio de notificação judicial ou extrajudicial a quem vendeu o bem, para que este use do seu direito de preleção em igualdade de condições com o terceiro, no caso de pretender vendêla ou dá-la em pagamento.

13 e) Venda com reserva de domínio Na venda de coisa móvel, pode o vendedor reservar para si a propriedade, até que o preço esteja integralmente pago.

14 Verificada a mora do comprador, poderá o vendedor mover contra ele a competente ação de cobrança das prestações vencidas e vincendas e o mais que lhe for devido; ou poderá recuperar a posse da coisa vendida.

15 Na venda sobre documentos, a tradição da coisa é substituída pela entrega do seu título representativo e dos outros documentos exigidos pelo contrato ou, no silêncio deste, pelos usos.

16 Troca ou permuta É anulável a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes, sem consentimento dos outros descendentes e do cônjuge do alienante.

17 Contrato estimatório ou consignado Pelo contrato estimatório, o consignante entrega bens móveis ao consignatário, que fica autorizado a vendê-los, pagando àquele o preço ajustado, salvo se preferir, no prazo estabelecido, restituir-lhe a coisa consignada

18 Contrato de doação - Artigo 538 do Código Civil Doação é o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra.

19 A doação pode ser feita por escritura pública ou instrumento particular. A doação feita ao nascituro valerá, sendo aceita pelo seu representante legal.

20 A doação de ascendentes a descendentes, ou de um cônjuge a outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herança.

21 É nula a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador.

22 Nula é também a doação quanto à parte que exceder à de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento.

23 A doação do cônjuge adúltero ao seu cúmplice pode ser anulada pelo outro cônjuge, ou por seus herdeiros necessários, até dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal.

24 A doação a entidade futura caducará se, em dois anos, esta não estiver constituída regularmente.

25 Revogação da doação A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo.

26 É tido como ingratidão: (Art. 555 do CC) O donatário que atentou contra a vida do doador ou cometeu crime de homicídio doloso contra ele. Cometeu contra ele ofensa física.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 25/09/2017).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 25/09/2017). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 25/09/2017). Cláusulas Especiais. Cláusula de Retrovenda. Retrovenda trata-se de cláusula não costumeira, na

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil 1 1. Conceito Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. 2 2.

Leia mais

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial CONTRATOS - INADIMPLEMENTO Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial b) Resolução por onerosidade excessiva: evento

Leia mais

Direito Civil. Doação. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Doação. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Doação Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DOAÇÃO Natureza Jurídica contrato (negócio jurídico) CARACTERÍSTICAS DO CONTRATO DE DOAÇÃO 1. Unilateral; (quanto

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Contrato de Compra e Venda Imobiliária: Para poder existir a venda de um imóvel, há necessidade daquele que

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/10/2017). Contrato de Doação. Doação. Fundamentação legal: Artigos 538 a 554 do Código Civil. Conceito:

Leia mais

Direito Civil. Doação. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Doação. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Doação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Doação: a) Conceito: Neste contrato alguém, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação Prof. Vinicius Marques Troca ou Permuta: Conceito: é aquele pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que

Leia mais

FADISP PROFESSOR MESTRE DR. ANDERSON GREJANIN

FADISP PROFESSOR MESTRE DR. ANDERSON GREJANIN FADISP PROFESSOR MESTRE DR. ANDERSON GREJANIN DA COMPRA E VENDA CONCEITO: É O CONTRATO PELO QUAL UM DOS CONTRATANTES SE OBRIGA A TRANSFERIR O DOMÍNIO DE CERTA COISA, E O OUTRO, A PAGAR-LHE CERTO PREÇO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil 1. Conceito Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. 2. Elementos

Leia mais

Direito Civil IV Aula 26. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 26. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 26 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 26 04/11/2015 Da Compra e Venda: Consequências Jurídicas: Obrigação de entregar a coisa com todos os acessórios;

Leia mais

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda?

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 23 Da compra e venda empresarial Elementos da compra e venda: Consentimento; Objeto; Preço.

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Troca ou Permuta Art. 533 Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 Conceito É o contrato pelo meio do qual uma parte se obriga a entregar uma coisa diversa de dinheiro a outra,

Leia mais

DIREITO DOS CONTRATOS 5º P. Prof. Victor Eduardo da S. Lucena 1º semestre de 2017.

DIREITO DOS CONTRATOS 5º P. Prof. Victor Eduardo da S. Lucena 1º semestre de 2017. DIREITO DOS CONTRATOS 5º P. Prof. Victor Eduardo da S. Lucena victorlucena84@gmail.com 1º semestre de 2017. AULA 7 Compra e Venda; COMPRA E VENDA Surgiu como contrato translativo imediato da propriedade,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 18/09/2017). Vício Redibitório e Evicção. Elementos do Negócio Jurídico. Elementos essências art. 104. Elementos

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos II Prof. Marcio Pereira Efeitos O contrato como típico instituto de direito pessoal gera efeitos interpartes, em regra, o que é consagração da máxima res interalios (coisa entre

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. Posse O contrato pode ser elaborado pelo advogado, em observância ao art. 104 do C.C. D. Reais O contrato pode

Leia mais

COMPRA E VENDA PROF. PAULO H M SOUSA

COMPRA E VENDA PROF. PAULO H M SOUSA COMPRA E VENDA PROF. PAULO H M SOUSA Compra e venda Objeto Requisitos Preço Compra e venda Não fixou preço? Tabelamento oficial Preço habitual do vendedor Sem acordo: termo médio Despesas de tradição Escritura/registro

Leia mais

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS Elementos e formação do contrato Obrigações do Vendedor - Obrigações do Comprador Formas de Contrato de Compra e Venda Compra e Venda no comércio exterior (INCOTERMs) CONCEITO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 09/04/2018) Doação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 09/04/2018) Doação. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 09/04/2018) Doação. Espécies. Doação pura não pede nenhuma coisa em troca. Doação remuneratória

Leia mais

RESCISÃO: Por esta hipótese o contrato é extinto por ordem COMPRA E VENDA. CONCEITO DO CONTRATO DE COMPRA E VENDA:

RESCISÃO: Por esta hipótese o contrato é extinto por ordem COMPRA E VENDA. CONCEITO DO CONTRATO DE COMPRA E VENDA: Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 11/09/2018 judicial. RESCISÃO: Por esta hipótese o contrato é extinto por ordem forem cumpridas. PAGAMENTO: o contrato será extinto quando todas as obrigações

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 02/10/2017).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 02/10/2017). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 02/10/2017). Continuação de contrato de doação. Doação pura não pede nenhuma coisa em troca. Doação remuneratória

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 28/09/2017). Continuação de extinção dos contratos. Extinção dos contratos. Rescisão a extinção pela rescisão

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RETROVENDA. Artigos 505 a 508 do CC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RETROVENDA. Artigos 505 a 508 do CC RETROVENDA Artigos 505 a 508 do CC 1. Conceito de retrovenda - Art. 505 do CC 2. Requisitos - Art. 505 do CC O vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la no prazo máximo de decadência

Leia mais

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 41 Contrato A compra e venda é um contrato sinalagmático, em que uma pessoa

Leia mais

Aula 03 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 03 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Compra e Venda: Direito de Preferência. Proibições Legais. Ad mensuram X Ad corpus. Cláusulas Especiais. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Cláusulas Especiais decompraevenda. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Cláusulas Especiais decompraevenda. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Cláusulas Especiais decompraevenda Prof. Vinicius Marques Regras Especiais: Venda por amostra, protótipo ou modelo. - Cláusula tácita. - Tem eficácia suspensiva. - É condição

Leia mais

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO I Princípios Contratuais; Conceito; Eficácia horizontal dos direitos fundamentais; Distinção entre princípio e norma; Classificação; Princípio da autonomia da vontade; Princípio da supremacia da

Leia mais

Direito Civil. Compra e Venda. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Compra e Venda. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Compra e Venda Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DA COMPRA E VENDA TÍTULO VI Das Várias Espécies de Contrato CAPÍTULO I DA COMPRA E VENDA Seção I DISPOSIÇÕES

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE COMPRA E VENDA ASPECTOS HISTÓRICOS O Código de Hamurabi pode ser classificado como um dos documentos jurídicos mais antigos da história da humanidade. Ele foi encontrado por uma expedição

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 20 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Analista TRF2. Consulpan e FCC

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Analista TRF2. Consulpan e FCC CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Consulpan e FCC 1) FCC - AJ TRF2/TRF 2/Judiciária/2007 A respeito do contrato de compra e venda, é correto afirmar: a) Se a venda se realizar à vista de amostras, protótipos

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão A INVALIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS As diferenças entre a nulidade, a anulabilidade

Leia mais

I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.

I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 1. Princípios Contratuais Art. 421. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Art. 422. Os contratantes são obrigados a

Leia mais

DIREITO DOS CONTRATOS PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL

DIREITO DOS CONTRATOS PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL Princípio da autonomia da vontade Ampla liberdade das partes em contratar. Inclui três aspectos: liberdade de realizar o contrato ; liberdade de escolher o outro contratante;

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 1 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Altera a redação do art. 538 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2001 Código Civil. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º O art. 538 da Lei nº 10.406,

Leia mais

DIREITO CIVIL IV TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS. Foed Saliba Smaka Jr. Aula 29 17/11/2015.

DIREITO CIVIL IV TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS. Foed Saliba Smaka Jr. Aula 29 17/11/2015. DIREITO CIVIL IV TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS. Foed Saliba Smaka Jr. Aula 29 17/11/2015. Espécies: Doação Pura: é aquela simples, de plena liberalidade / generosidade, sem nenhuma exigência,

Leia mais

CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE CONTRATOS EM ESPÉCIE COMPRA E VENDA 1. Aspectos Gerais Art. 481. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço

Leia mais

DL 911/69 Lei 9.514/97 arts a do CC

DL 911/69 Lei 9.514/97 arts a do CC Negócio Fiduciário DL 911/69 Lei 9.514/97 arts.. 1.361 a 1.368 do CC Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311) Faculdade de Direito

Leia mais

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = OJAF. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICIAL DE JUSTIÇA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = OJAF. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICIAL DE JUSTIÇA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICIAL DE JUSTIÇA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1 ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICAL DE JUSTIÇA AVALIADOR

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO CÓDIGO CÍVIL. Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.

MATERIAL DIDÁTICO CÓDIGO CÍVIL. Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. PARTE ESPECIAL - ARTS. 421 A 592 TÍTULO V Dos Contratos em Geral CAPÍTULO I Disposições Gerais Seção I Preliminares CÓDIGO CÍVIL Art. 421. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites

Leia mais

O CONDOMÍNIO DE LOTES. Francisco José Rezende dos Santos

O CONDOMÍNIO DE LOTES. Francisco José Rezende dos Santos O CONDOMÍNIO DE LOTES Francisco José Rezende dos Santos TIPOS DE OCUPAÇÃO URBANA Na sistemática atual que trata dos tipos de ocupação urbana, existem espécies que devemos analisar de forma diferenciada,

Leia mais

TÍTULO VI Das Várias Espécies de Contrato. CAPÍTULO I Da Compra e Venda. Seção I Disposições Gerais

TÍTULO VI Das Várias Espécies de Contrato. CAPÍTULO I Da Compra e Venda. Seção I Disposições Gerais TÍTULO VI Das Várias Espécies de Contrato CAPÍTULO I Da Compra e Venda Seção I Disposições Gerais Art. 481. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/03/2018) Evicção.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/03/2018) Evicção. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/03/2018) Evicção. Na evicção a coisa recebida no contrato oneroso é perdida para terceiro

Leia mais

COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA

COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA Pelo presente instrumento particular de compromisso de compra venda, de um lado... (nome completo e por extenso de quem está vendendo), nacionalidade..., estado civil...,

Leia mais

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa DIREITO DE REPRESENTAÇÃO 1. Direito de representação: Por direito próprio: o Herdeiros descendentes recebem de forma direta, sucedendo por cabeça ou por direito próprio, sem nenhuma representação entre

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 50822 Suponha-se que, em um contrato de concessão de manutenção de rodovia, o poder concedente tenha aumentado o prazo contratual, sob o fundamento de que teria havido alterações nos deveres contratuais

Leia mais

Contratos em Espécie. Compra e Venda. Doação. Empréstimo (Comodato e Mútuo) Prestação de Serviços. Empreitada. Mandato. Fiança.

Contratos em Espécie. Compra e Venda. Doação. Empréstimo (Comodato e Mútuo) Prestação de Serviços. Empreitada. Mandato. Fiança. Contratos em Espécie Compra e Venda Doação Empréstimo (Comodato e Mútuo) Prestação de Serviços Empreitada Mandato Fiança Depósito Contrato de Compra e Venda evolução do comércio fase primitiva da civilização

Leia mais

CONTRATOS DE COMPRA E VENDA

CONTRATOS DE COMPRA E VENDA CONTRATOS DE COMPRA E VENDA Elementos formadores Título do contrato; Qualificação das partes; Do objeto; Do preço; Forma de pagamento; Condições; Cláusula penal; Foro de eleição; Consentimento; Testemunhas.

Leia mais

Nulidade relativa: apenas as partes podem requerer, pois viola interesses privados.

Nulidade relativa: apenas as partes podem requerer, pois viola interesses privados. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 11 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIFERENÇAS ENTRE NULIDADE ABSOLUTA E NULIDADE RELATIVA

Leia mais

Aula 04 CONTRATO DE DOAÇÃO. Como em poucas vezes, o legislador deu o conceito de doação. Existem as figuras do doador e

Aula 04 CONTRATO DE DOAÇÃO. Como em poucas vezes, o legislador deu o conceito de doação. Existem as figuras do doador e Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Doação. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 04 CONTRATO DE DOAÇÃO 1. Conceito de Doação do donatário. Como

Leia mais

Outubro/2011. Prof a. HELISIA GÓES. Advogada Especialista em Direito Processual Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas

Outubro/2011. Prof a. HELISIA GÓES. Advogada Especialista em Direito Processual Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas Contrato de Compra e Venda Outubro/2011 Prof a. HELISIA GÓES Advogada Especialista em Direito Processual Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas Definição: é a troca de uma coisa por dinheiro

Leia mais

Saiba Mais Aula 09 Contratos Empresariais

Saiba Mais Aula 09 Contratos Empresariais Saiba Mais Aula 09 Contratos Empresariais Modalidades de Contratos Compra e Venda Principais obrigações do vendedor: a) transferir o domínio da coisa; b) responder por vícios; c) responder por evicção.

Leia mais

Sexta da Família: planejamento sucessório

Sexta da Família: planejamento sucessório Sexta da Família: planejamento sucessório LUIZ KIGNEL Advogado militante; Especialista em Direito Privado pela USP; Membro do IBDFam e do IBGC. Planejamento Sucessório Luiz Kignel kignel@plkc.com.br www.plkc.com.br

Leia mais

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO... 1 1.1 Conceito de contrato. Conceito clássico e conceito contemporâneo... 1 1.2 A suposta crise dos contratos... 5 1.3 A teoria do diálogo das fontes.

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES. (Colação Arts /2118 ) SECÇÃO III Colação Artigo 2104.º (Noção)

DIREITO DAS SUCESSÕES. (Colação Arts /2118 ) SECÇÃO III Colação Artigo 2104.º (Noção) DIREITO DAS SUCESSÕES (Colação Arts. 2104 /2118 ) Profa. Dra. Zamira de Assis SECÇÃO III Colação Artigo 2104.º (Noção) 1. Os descendentes que pretendam entrar na sucessão do ascendente devem restituir

Leia mais

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Classificação. Res perit domino. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 CONTRATO

Leia mais

Direito Civil. Prof. Cristiano Colombo TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Direito Civil. Prof. Cristiano Colombo TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 1. Princípios Contratuais TEORIA GERAL DOS CONTRATOS O Direito Civil, em sua teoria contemporânea dos contratos, baseia-se em: autonomia privada, boa-fé, justiça contratual, função social do contrato.

Leia mais

Contratos Nominados II. Contrato Estimatório Doação Locação de Coisas Empréstimo (Comodato - Mútuo) Coordenação Miguel Reale Judith Martins-Costa

Contratos Nominados II. Contrato Estimatório Doação Locação de Coisas Empréstimo (Comodato - Mútuo) Coordenação Miguel Reale Judith Martins-Costa PAULO DE TARSO VIEIRA SANSEVERINO Mestre e doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito da Pontifícia

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 09/04/2018. Disposições testamentárias. Formas de instituição de herdeiros ou legatários. Observe os artigos

Leia mais

Aula 01 CONTRATO DE COMPRA E VENDA. O conceito foi dado pelo legislador, no art. 481, do Código Civil:

Aula 01 CONTRATO DE COMPRA E VENDA. O conceito foi dado pelo legislador, no art. 481, do Código Civil: Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Conceito. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 01 CONTRATO DE COMPRA E VENDA 1.

Leia mais

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos 160715B21 Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos VÍCIO REDIBITÓRIO - GARANTIA IMPLÍCITA IMPOSTA AO ALIENANTE Defeito Material (contratos onerosos

Leia mais

DOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

DOS CONTRATOS EM ESPÉCIE DOS CONTRATOS EM ESPÉCIE COMPRA E VENDA ART. 481 ATÉ ART. 532 DO CÓDIGO CIVIL 1- Introdução Numa fase primitiva da civilização, predominava a troca ou permuta de objetos. Com o passar dos anos, determinadas

Leia mais

EXERCÍCIO 1. EXERCÍCIO 1 Continuação

EXERCÍCIO 1. EXERCÍCIO 1 Continuação Direito Civil Contratos Aula 1 Exercícios Professora Consuelo Huebra EXERCÍCIO 1 Assinale a opção correta com relação aos contratos. a) O contrato preliminar gera uma obrigação de fazer, no entanto não

Leia mais

1. Modalidades das Obrigações. 1. Classificação das relações obrigacionais quanto ao vínculo:

1. Modalidades das Obrigações. 1. Classificação das relações obrigacionais quanto ao vínculo: 1 PONTO 1: Modalidades das Obrigações 1. Modalidades das Obrigações 1. Classificação das relações obrigacionais quanto ao vínculo: Quando se analisa a classificação quanto ao vínculo busca a observância

Leia mais

TEMA 11: DIREITO DOS CONTRATOS: CONTRATOS EM ESPÉCIE

TEMA 11: DIREITO DOS CONTRATOS: CONTRATOS EM ESPÉCIE TEMA 11: DIREITO DOS CONTRATOS: CONTRATOS EM ESPÉCIE EMENTÁRIO DE TEMAS: Contratos em Espécie: Compra e Venda. LEITURA OBRIGATÓRIA CHAVES, Cristiano. Contratos. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 3ª

Leia mais

MODELO DE AÇÃO REIVINDICATÓRIA - RETROVENDA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

MODELO DE AÇÃO REIVINDICATÓRIA - RETROVENDA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE MODELO DE AÇÃO REIVINDICATÓRIA - RETROVENDA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE [Nome completo do requerente], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador

Leia mais

DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS. Art. 458 à 461 CC

DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS. Art. 458 à 461 CC DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS Art. 458 à 461 CC Emptio spei (Venda da Esperança) Art. 458. Se o contrato for aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos

Leia mais

DIREITO CIVIL Espécies de Contratos

DIREITO CIVIL Espécies de Contratos DIREITO CIVIL Espécies de Contratos Espécies de Contratos a serem estudadas: 1) Compra e venda e contrato estimatório; 2) Doação; 3) Depósito; 4) Mandato; 5) Seguro; 6) Fiança; 7) Empréstimo (mútuo e comodato);

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Proposta e Aceitação: a) Proposta: Previsão está no art. 427 do C.C. Art. 427. A proposta de contrato obriga

Leia mais

DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade

DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade 1. PERSONALIDADE: (Art. 2º, CC/02) A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

Leia mais

CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE

CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. COMPRA E VENDA EMPRESARIAL...6 Conceito...6 Elementos...6 Classificação da Compra e Venda Mercantil...6 Principais Obrigações...7 2. CLÁUSULAS

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor

Leia mais

Alienação fiduciária em garantia

Alienação fiduciária em garantia Surgimento: necessidade de criação de novas garantias reais para proteção do direito ao crédito Finalidade: transferência do direito de propriedade de com fins de garantia Outros exemplos de garantias

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contrato de troca.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contrato de troca. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 09/11/2017). Contrato de troca. Conceito: na troca um dos contratantes promete uma coisa em troca de outra.

Leia mais

Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Invalidade do Casamento Casamento Nulo Art. 1.548. É nulo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: A-) Casamento: a) Impedimentos matrimoniais: Previsto perante

Leia mais

Outubro/2010. Prof a. Esp. Helisia Góes

Outubro/2010. Prof a. Esp. Helisia Góes Contrato de Compra e Venda Outubro/2010 Prof a. Esp. Helisia Góes Definição: é a troca de uma coisa por dinheiro (VENOSA). É o negócio jurídico bilateral pelo qual uma das partes (vendedora) se obriga

Leia mais

"Nenhuma pessoa merece tuas lágrimas e quem as merece, não te fará chorar" (Gabriel Garcia Márquez).

Nenhuma pessoa merece tuas lágrimas e quem as merece, não te fará chorar (Gabriel Garcia Márquez). EDIÇÃO DE 01 A 10 DE NOVEMBRO DE 2008 "Nenhuma pessoa merece tuas lágrimas e quem as merece, não te fará chorar" (Gabriel Garcia Márquez). CONDOMÍNIO. COISA INDIVISÍVEL. CONCEITO Condomínio ou co-propriedade

Leia mais

LEI N o Lei de Locações dos Imóveis Urbanos

LEI N o Lei de Locações dos Imóveis Urbanos LEI N o 8.245 - Lei de Locações dos Imóveis Urbanos Detalhamento da Lei: 1. LOCAÇÃO EM GERAL A locação de imóvel urbano regula-se pelo disposto nesta lei. A locação pode ser residencial e não residencial.

Leia mais

Sumário. 1. Introdução ao Direito Especial dos Contratos 1.1 Direito Especial dos Contratos ou Contratos em Espécie 1.2 Evolução da Técnica Contratual

Sumário. 1. Introdução ao Direito Especial dos Contratos 1.1 Direito Especial dos Contratos ou Contratos em Espécie 1.2 Evolução da Técnica Contratual Sumário 1. Introdução ao Direito Especial dos Contratos 1.1 Direito Especial dos Contratos ou Contratos em Espécie 1.2 Evolução da Técnica Contratual 2. Compra e Venda 2.1 Conceito. Efeitos Obrigacionais

Leia mais

1ª FASE - EXTENSIVO MATUTINO Disciplina: Direito Civil Prof.: Brunno Giancoli Data: 07/10/2008 Aula: 8/13

1ª FASE - EXTENSIVO MATUTINO Disciplina: Direito Civil Prof.: Brunno Giancoli Data: 07/10/2008 Aula: 8/13 TEMAS TRATADOS EM SALA Contrato de Compra e Venda - bilateral; - oneroso; - comutativo; - consensual; Elementos - preço, não pode ser fixado a livre arbítrio de uma das partes. - mercadoria. Restrições

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Consignação Mercantil

Orientações Consultoria de Segmentos Consignação Mercantil 14/10/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Conteúdo... 4 3 Análise da Consultoria... 6 3.1 Conteúdo... 6 3.2 Lei No 10.406, De 10 De Janeiro De 2002.... 7 3.3 RICMS SP...

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

Curso de Direito Civil Contratos 3ª Série UNIARA. Períodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurélio Bortolin

Curso de Direito Civil Contratos 3ª Série UNIARA. Períodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurélio Bortolin Curso de Direito Civil Contratos 3ª Série UNIARA. Períodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurélio Bortolin Aulas 25 e 26 Ementa Contrato de Compra e Venda (3ª parte) cláusulas especiais da compra e venda

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança Teoria do Direito das Sucessões O momento da abertura da herança e transferência abstrata do acervo, Imediata e automática transmissão das relações jurídicas

Leia mais

Aula 09 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Aula 09 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 9 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 09 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Leia mais

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres.

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. Casamento O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. PRAZO PARA DAR ENTRADA No mínimo 40 (quarenta) dias antes da data prevista para celebração do casamento.

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Condomínio em Geral Conti.: a) Principais direitos dos condomínios: Usar a coisa, conforme sua finalidade;

Leia mais

PARADIGMAS DE CORREÇÃO

PARADIGMAS DE CORREÇÃO QUESTÃO 01 DIREITO CIVIL A conversão do negócio jurídico está previsto no art. 170 do Código Civil: Art. 170. Se, porém, o negócio jurídico nulo contiver os requisitos de outro, subsistirá este quando

Leia mais

Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra.

Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. Lição 14. Doação Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. Na doação deve haver, como em qualquer outro

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Compra e Venda Art. 481 a 532 Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 Conceito Artigo 481 Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte VII Casamento

Instituições de Direito Público e Privado. Parte VII Casamento Instituições de Direito Público e Privado Parte VII Casamento 1. Casamento Conceito Casamento é Instituição Antiquíssima, Já Registrado no Antigo Egito e Babilônia Casamento é o vínculo jurídico entre

Leia mais

CONTRATOS (COMPRA E VENDA)

CONTRATOS (COMPRA E VENDA) CONTRATOS (COMPRA E VENDA) Professor Dicler COMPRA E VENDA Contrato de compra e venda é aquele pelo qual um dos contratantes t t se obriga bi a transferir o domínio de certa coisa, e, o outro, a pagar-lhe

Leia mais

Sumário SUMÁRIO LEI Nº , D E 10 D E JANEIR O D E 2002

Sumário SUMÁRIO LEI Nº , D E 10 D E JANEIR O D E 2002 SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES... 5 PREFÁCIO... 19 OITO MÃOS E UM ÚNICO OBJETIVO: SER COMPLETO... 21 LEI Nº 10.406, D E 10 D E JANEIR O D E 2002 PART E GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 25 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS...

Leia mais