PONTO 1: FORMAÇÃO DE CONTRATOS. PONTO 3: b)vício REDIBITÓRIO. Ambos institutos acima tem responsabilidade civil aquiliana.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTO 1: FORMAÇÃO DE CONTRATOS. PONTO 3: b)vício REDIBITÓRIO. Ambos institutos acima tem responsabilidade civil aquiliana."

Transcrição

1 1 CONTRATOS PONTO 1: FORMAÇÃO DE CONTRATOS PONTO 2: a) FORMAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO PONTO 3: b)vício REDIBITÓRIO FORMAÇÃO TRATATIVAS -Proposta individual: Art. 427 CC 1 obriga o proponente. O descumprimento da proposta gera responsabilidade (Indenização) extracontratual. - Oferta publica. Art. 429 CC 2. O desfazimento da oferta gera indenização por perdas e danos de responsabilidade civil extracontratual. Ambos institutos acima tem responsabilidade civil aquiliana. Art. 431 CC 3. contraproposta = nova proposta, pois não existe o 1º termo (PARA EFEITO DE PROVA). Quem emite a proposta chama-se proponente ou policitante e quem recebe a proposta chamase oblato ou pocitado. Art. 434 CC 4. Aceite o código adotou a teoria da expedição para fins de aceite. A resposta deve se expedida para o aceite. II teoria da cognição. (com o conhecimento da resposta deve estar expressa) III teoria da recepção (para que o aceite chegue deve estar expressa) Art CC. Domicilio do contrato é o local onde foi proposto. 1 Art A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso. 2 Art A oferta ao público equivale a proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, salvo se o contrário resultar das circunstâncias ou dos usos. Parágrafo único. Pode revogar-se a oferta pela mesma via de sua divulgação, desde que ressalvada esta faculdade na oferta realizada. 3 Art A aceitação fora do prazo, com adições, restrições, ou modificações, importará nova proposta. 4 Art Os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde que a aceitação é expedida, exceto: I - no caso do artigo antecedente; II - se o proponente se houver comprometido a esperar resposta; III - se ela não chegar no prazo convencionado. 5 Art Reputar-se-á celebrado o contrato no lugar em que foi proposto.

2 2 Contratos Preliminares: art celebrado. CC. É garantia que de ali em diante o contrato definitivo será A cláusula de arrependimento só pode ser considerada válida se associada a uma sanção art CC, do contrário não (pois implicaria em renúncia e perderia o objeto do contrato preliminar). É contrato formal, pois deve ser registrado em cartório. Ambos os institutos acima tem responsabilidade civil contratual. Contratos definitivos art CC. EXTINÇÃO _ Rescisão em face de uma nulidade. *absoluta (art / CC) 6 Art O contrato preliminar, exceto quanto à forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado. 7 Art Concluído o contrato preliminar, com observância do disposto no artigo antecedente, e desde que dele não conste cláusula de arrependimento, qualquer das partes terá o direito de exigir a celebração do definitivo, assinando prazo à outra para que o efetive. Parágrafo único. O contrato preliminar deverá ser levado ao registro competente. 8 Art Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro. 9 Art É nulo o negócio jurídico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; IV - não revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; VI - tiver por objetivo fraudar lei imperativa; VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prática, sem cominar sanção. 10 Art É nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma. 1 o Haverá simulação nos negócios jurídicos quando:

3 3 *relativa (art CC) _Resilição- desinteresse unilateral (art CC) ou bilateral (art CC) (distrato é uma espécie do gênero resilição) Art. 473 CC (pré-aviso) art CC teoria da imprevisão para execução continuada ou diferida. O réu do art CC é o que está com excesso de vantagem. Art CC (exceção de contrato não cumprido exceptio non adimpleti contractu ) _ Resolução- excessiva onerosidade (art. 478/ CC) e o inadimplemento (art / CC). I - aparentarem conferir ou transmitir direitos a pessoas diversas daquelas às quais realmente se conferem, ou transmitem; II - contiverem declaração, confissão, condição ou cláusula não verdadeira; III - os instrumentos particulares forem antedatados, ou pós-datados. 2 o Ressalvam-se os direitos de terceiros de boa-fé em face dos contraentes do negócio jurídico simulado. 11 Art Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores. 12 Art A resilição unilateral, nos casos em que a lei expressa ou implicitamente o permita, opera mediante denúncia notificada à outra parte. Parágrafo único. Se, porém, dada a natureza do contrato, uma das partes houver feito investimentos consideráveis para a sua execução, a denúncia unilateral só produzirá efeito depois de transcorrido prazo compatível com a natureza e o vulto dos investimentos. 13 Art O distrato faz-se pela mesma forma exigida para o contrato. 14 Art Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da citação. 15 Art A resolução poderá ser evitada, oferecendo-se o réu a modificar eqüitativamente as condições do contrato. 16 Art Se, depois de concluído o contrato, sobrevier a uma das partes contratantes diminuição em seu patrimônio capaz de comprometer ou tornar duvidosa a prestação pela qual se obrigou, pode a outra recusar-se à prestação que lhe incumbe, até que aquela satisfaça a que lhe compete ou dê garantia bastante de satisfazê-la. 17 Art Nulo é o contrato de compra e venda, quando se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço. 18 Art A cláusula resolutiva expressa opera de pleno direito; a tácita depende de interpelação judicial. 19 Art A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos.

4 4 Art e CC. CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS: CONTRATOS UNILATERAIS E BILATERAIS (sinalagmáticos): UNILATERAIS OBRIGAÇÃO PARA UMA DAS PARTES E BILATERAIS PARA AMBAS AS PARTES. _Unilaterais: comodato, depósito, fiança, mandato, doação. _Bilaterias: compra e venda, doação com encargo, transporte, seguro, corretagem. CONTRATOS GRATUITOS E ONEROSOS: deslocamento patrimonial. GRATUITOS: desloca patrimônio para uma das partes. Ex: fiança, doação, depósito. ONEROSOS: desloca patrimônio para uma das partes. Ex: compra e venda, locação, seguro. Exceto mútuo feneratício é o único que é unilateral e oneroso os demais mantém a regra. CONTRATOS CONSENSUAIS E REAIS: a partir de que momento começam a produzir efeitos: CONSENSUAIS: a partir do consenso. REAIS: só começam a produzir efeitos a partir da entrega da coisa. Existem 3 contratos reais: empréstimo, depósito e contrato estimatório, os demais são consensuais. CONTRATOS COMUTATIVOS E ALEATÓRIOS: COMUTATIVOS: São os contratos de prestações certas e determinadas. ALEATÓRIOS: ART CC (assume-se o risco contra existência futura) E CC. CONTRATOS SOLENES E NÃO SOLENES 20 Art Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro. 21 Art Se, depois de concluído o contrato, sobrevier a uma das partes contratantes diminuição em seu patrimônio capaz de comprometer ou tornar duvidosa a prestação pela qual se obrigou, pode a outra recusar-se à prestação que lhe incumbe, até que aquela satisfaça a que lhe compete ou dê garantia bastante de satisfazê-la. 22 Art Se o contrato for aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos contratantes assuma, terá o outro direito de receber integralmente o que lhe foi prometido, desde que de sua parte não tenha havido dolo ou culpa, ainda que nada do avençado venha a existir. 23 Art Se for aleatório, por serem objeto dele coisas futuras, tomando o adquirente a si o risco de virem a existir em qualquer quantidade, terá também direito o alienante a todo o preço, desde que de sua parte não tiver concorrido culpa, ainda que a coisa venha a existir em quantidade inferior à esperada. Parágrafo único. Mas, se da coisa nada vier a existir, alienação não haverá, e o alienante restituirá o preço recebido.

5 5 SOLENES: que há solenidade expressa na lei capaz de gerar nulidade do art. 166 CC. Ex: fiança, seguro, compra e venda de bens imóveis, doação de bens imóveis, pactos especiais de compra e venda (reserva de domínio, venda à contento), alienação fiduciária. VÍCIOS REDIBITÓRIOS: ART CC. Defeito oculto. Defeito porque torna impróprio ao uso ou lhe diminui consideravelmente o valor do bem e oculto, pois não é perceptível no momento da aquisição. Se o defeito for superveniente a alienação não há vício redibitório. Não existe vício redibitório em contratos gratuitos. Posso falar em vício redibitório em doação com encargo. Cabe em locação. Além de oneroso o contrato deve ser comutativo (com equilíbrio entre as prestações). Ensejam uma garantia de que caso detectado o defeito oculto possa o adquirente buscar garantia para sanar o vício, escolhendo abatimento no preço ou desfazer o negócio. Ex: vaquinha estéril comprada para procriação. A ação é alternativa escolheu uma abriu mão da outra. Ação quantiminóris para abatimento do preço. Ação redibitória para desfazer o negócio jurídico. A boa-fé do alienante não isenta responsabilidade. Em caso de má-fé cabem perdas e danos. Prazo para propositura da ação: art CC. O CC de 1916 se forem bens móveis o prazo será de 15 dias, se imóveis 6 meses sendo estes prazos contados da entrega da coisa. O CDC utilizou um acórdão do RS como base, pelo vício que apareceu meses após a aquisição do bem, concluindo que o critério para contagem do prazo iniciava-se da ciência do vício que deverá provar a preexistência. Bem durável 90 dias e 30 dias para bens não duráveis da ciência do vício. O CC/02 se forem bens móveis o prazo será de 30 dias, se imóveis 1 ano sendo estes prazos contados da entrega da coisa. * Posse prévia 15 dias para bem móvel e 6 meses imóveis sendo o critério de contagem da alienação. * 1º do art. 445 CC o critério de contagem é a ciência, podendo ser se móveis o prazo de até 180 dias e imóveis 1 ano. Ex: no caso de vícios super-ocultos 30 dias mais até 180 dias. * 2º do art. 445 CC quanto aos animais em não havendo legislação especial segue o 1º do mesmo artigo. ART CC não corre a garantia legal enquanto não terminar a contratual. As garantias não se sobrepõem, elas se somam. Art CDC. É preciso notificação da ciência do vício para se resguardar do direito de ação. 24 Art A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor. Parágrafo único. É aplicável a disposição deste artigo às doações onerosas. 25 Art O adquirente decai do direito de obter a redibição ou abatimento no preço no prazo de trinta dias se a coisa for móvel, e de um ano se for imóvel, contado da entrega efetiva; se já estava na posse, o prazo conta-se da alienação, reduzido à metade. 1 o Quando o vício, por sua natureza, só puder ser conhecido mais tarde, o prazo contar-se-á do momento em que dele tiver ciência, até o prazo máximo de cento e oitenta dias, em se tratando de bens móveis; e de um ano, para os imóveis. 2 o Tratando-se de venda de animais, os prazos de garantia por vícios ocultos serão os estabelecidos em lei especial, ou, na falta desta, pelos usos locais, aplicando-se o disposto no parágrafo antecedente se não houver regras disciplinando a matéria. 26 Art Não correrão os prazos do artigo antecedente na constância de cláusula de garantia; mas o adquirente deve denunciar o defeito ao alienante nos trinta dias seguintes ao seu descobrimento, sob pena de decadência. 27 Art. 50. A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.

6 6 Obs: Vícios redibitórios têm obrigação de fazer, pois é uma garantia. Trata-se de hipótese de resilição quando se desfaz o negócio (desinteresse). Parágrafo único. O termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo ser-lhe entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompanhado de manual de instrução, de instalação e uso do produto em linguagem didática, com ilustrações.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Cláusula Resilitiva: Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C. Art. 473. A resilição unilateral,

Leia mais

Formatos de Contratos

Formatos de Contratos Formatos de Contratos 1 Da Formação dos Contratos A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso. Deixa de

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

RESP. CIVIL OBJETIVA

RESP. CIVIL OBJETIVA 1 RESP. CIVIL PONTO 1: RESPONSABILIDADE CIVIL PONTO 2: a) RESP. CIVIL OBJETIVA E SUBJETIVA PONTO 3: b) ESPÉCIES DE DANO RESP. CIVIL SUBJETIVA RESP. CIVIL OBJETIVA ATO PRÓPR IO CULPA LATO RISCO SENSO TEORIA

Leia mais

Direito Civil. Dos Vícios Redibitórios Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Dos Vícios Redibitórios Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Dos Vícios Redibitórios Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 17 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 17 Continuação de Modalidades

Leia mais

Dos Vícios Redibitórios. Art. 441 à 446 CC

Dos Vícios Redibitórios. Art. 441 à 446 CC Dos Vícios Redibitórios Art. 441 à 446 CC VÍCIO Do latim vitium (defeito, falha, má qualidade, imperfeição), em sentido amplo significa o defeito, a falha, a imperfeição, ou a irregularidade, com que se

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 21/09/2017). Manifestação de vontade / Proposta e aceitação / extinção dos contratos. No mundo dos contratos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 11/09/2017). Proposta e Aceitação / Extinção dos contratos. No mundo dos contratos o silêncio importa anuência,

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Proposta e Aceitação: a) Proposta: Previsão está no art. 427 do C.C. Art. 427. A proposta de contrato obriga

Leia mais

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos 160715B21 Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos VÍCIO REDIBITÓRIO - GARANTIA IMPLÍCITA IMPOSTA AO ALIENANTE Defeito Material (contratos onerosos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 19/03/2018) Cláusula penal.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 19/03/2018) Cláusula penal. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 19/03/2018) Cláusula penal. Moratória (parcial) Cláusula penal Compensatória (total) Cláusula

Leia mais

A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise

A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise Crise imobiliária e o Direito A extinção dos Contratos de Compra e Venda em tempos de Crise Rubens Leonardo Marin 27/04/2017 Plano de aula As extinções contratuais e suas formas Crise no mercado imobiliário

Leia mais

I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.

I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 1. Princípios Contratuais Art. 421. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Art. 422. Os contratantes são obrigados a

Leia mais

DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS. Art. 458 à 461 CC

DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS. Art. 458 à 461 CC DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS Art. 458 à 461 CC Emptio spei (Venda da Esperança) Art. 458. Se o contrato for aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão A INVALIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS As diferenças entre a nulidade, a anulabilidade

Leia mais

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. Definição Contrato é o acordo de duas ou mais vontades que visa à aquisição,

Leia mais

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Invalidade do Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 05/03/2018) Princípios fundamentais.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 05/03/2018) Princípios fundamentais. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 05/03/2018) Princípios fundamentais. IV- Princípio da Boa-fé nos contratos. Ação de nulidade

Leia mais

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 22. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 22 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 22 07/10/2015 Início 2º Bimestre. Atributos do Contrato: Existência, Validade e Eficácia complexidade nem todo

Leia mais

Direito Civil. Contratos Disposições Gerais. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Contratos Disposições Gerais. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Contratos Disposições Gerais Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil CONTRATOS CONCEITO: Contrato é o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem

Leia mais

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Invalidade do Negócio Jurídico Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil INVALIDADE DO NEGÓCIO JURÍDICO PLANO DA EXISTÊNCIA pressupostos de existência: agente,

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos II Prof. Marcio Pereira Efeitos O contrato como típico instituto de direito pessoal gera efeitos interpartes, em regra, o que é consagração da máxima res interalios (coisa entre

Leia mais

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO I Princípios Contratuais; Conceito; Eficácia horizontal dos direitos fundamentais; Distinção entre princípio e norma; Classificação; Princípio da autonomia da vontade; Princípio da supremacia da

Leia mais

Direito Civil. Da Formação dos Contratos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Formação dos Contratos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Formação dos Contratos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. GUIA DE ESTUDO 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS (Artigo 421 e seguintes

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 28/09/2017). Continuação de extinção dos contratos. Extinção dos contratos. Rescisão a extinção pela rescisão

Leia mais

Aula 13 Da invalidade dos negócios jurídicos. Por Marcelo Câmara

Aula 13 Da invalidade dos negócios jurídicos. Por Marcelo Câmara Aula 13 Da invalidade dos negócios jurídicos. Por Marcelo Câmara Introdução: Sumário: Sumário: 1 Invalidade dos negócios jurídicos; 1.1 A teoria da inexistência jurídica. 1.2 Ineficácia e invalidade. 1.3

Leia mais

Nulidade relativa: apenas as partes podem requerer, pois viola interesses privados.

Nulidade relativa: apenas as partes podem requerer, pois viola interesses privados. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 11 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIFERENÇAS ENTRE NULIDADE ABSOLUTA E NULIDADE RELATIVA

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Teoria Geral dos Contratos. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Teoria Geral dos Contratos Objetivos A presente aula tem por objetivo apresentar a teoria geral dos contratos iniciando-se com a origem etimológica e conceito de contrato, seguindo-se para os princípios

Leia mais

1. Vícios redibitórios art , CC: São defeitos ocultos por duas razões: por que tornam impróprio ao uso ou diminuem consideravelmente o valor.

1. Vícios redibitórios art , CC: São defeitos ocultos por duas razões: por que tornam impróprio ao uso ou diminuem consideravelmente o valor. 1 PONTO 1: Vícios Redibitórios PONTO 2: Evicção PONTO 3: Quadro comparativos entre ilícito contratual e extracontratual. 1. Vícios redibitórios art. 441 1, CC: São defeitos ocultos por duas razões: por

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos em Geral. Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido. Prof.

DIREITO CIVIL. Contratos em Geral. Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido. Prof. DIREITO CIVIL Contratos em Geral Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva Prof. Vinicius Marques Formas de extinção dos contratos: Normal. Fatos anteriores à celebração. Fatos posteriores à

Leia mais

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Classificação. Res perit domino. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 CONTRATO

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos Instituições de Direito Público e Privado Parte IV Fatos e Atos Jurídicos 1. Fatos e Atos Jurídicos Classificações Fatos e Atos Jurídicos Ex facto oritur ius (o Direito nasce dos fatos). Fatos jurídicos

Leia mais

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os contratos tornam-se perfeitos e acabados com a

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os contratos tornam-se perfeitos e acabados com a CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Teoria Geral dos Contratos: PROPOSTA. Os contratos tornam-se perfeitos e acabados com a com a ACEITAÇÃO.

Leia mais

AULA 10: NOÇÕES GERAIS DE CONTRATOS

AULA 10: NOÇÕES GERAIS DE CONTRATOS AULA 10: Prof. Thiago Gomes VOCÊ JÁ CONTRATOU HOJE? 1 O QUE É O CONTRATO? Para suprir suas necessidades o homem interage com seus semelhantes das mais variadas formas, entre elas, o contrato. CONCEITO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 04/09/2017). Continuação de Contratos. Classificação dos contratos: Unilaterais e Bilaterais Quanto a natureza

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS*

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS* CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS* SILVIA HELENA PANISSET SÁ RÊoo** 1. Conceito; 2. Função; J. Princípios fundamentais; 4. Elementos e requisitos do contrato; 5. Formação do contrato; 6. Classificação dos contratos

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL Autonomia da vontade. Intervenção estatal. Regimes jurídicos de direito privado dos contratos no Brasil. Princípios do Direito Contratual. Classificação dos contratos.

Leia mais

Direito Civil. Prof. Cristiano Colombo TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Direito Civil. Prof. Cristiano Colombo TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 1. Princípios Contratuais TEORIA GERAL DOS CONTRATOS O Direito Civil, em sua teoria contemporânea dos contratos, baseia-se em: autonomia privada, boa-fé, justiça contratual, função social do contrato.

Leia mais

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato

Índice Sistemático. Nota da Editora... Nota ao Volume... XIII. Prefácio... Introdução Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato Índice Sistemático Nota da Editora...................................................... XI Nota ao Volume... XIII Prefácio... XV Introdução... 1 Capítulo XXXVII Noção Geral de Contrato 184. Conceito de

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas DISCIPLINA: Dos Contratos CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA H119749 04 80 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EMENTA

Leia mais

Arras. arras probatórias ou confirmatórias. 2 espécies. arras penitenciais

Arras. arras probatórias ou confirmatórias. 2 espécies. arras penitenciais Arras 2 espécies arras probatórias ou confirmatórias arras penitenciais Arras Probatórias 3 funções confirmar o contrato antecipar pagamento Fixar, previamente, perdas e danos são o sinal dado para provar

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES FATO JURÍDICO Fato Jurídico - lato sensu todo acontecimento da vida que o ordenamento jurídico

Leia mais

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Direito Civil Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Parte Geral do Direito Civil Código Civil Lei nº. 10.406/2002 Elementos acidentais do negócio jurídico: -

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 19 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda?

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 23 Da compra e venda empresarial Elementos da compra e venda: Consentimento; Objeto; Preço.

Leia mais

Prescrição Decadência Case jurídico. Pós-Graduação em Direito do Consumidor

Prescrição Decadência Case jurídico. Pós-Graduação em Direito do Consumidor AULA 09 Prescrição Decadência Case jurídico Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Considerações preliminares A violação do direito subjetivo cria para o seu titular a pretensão, ou seja, o poder de

Leia mais

VÍCIOS OCULTOS NO CÓDIGO CIVIL E NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E A DELIBERAÇÃO ACERCA DAS MEDIDAS JUDICIAIS CABÍVEIS.

VÍCIOS OCULTOS NO CÓDIGO CIVIL E NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E A DELIBERAÇÃO ACERCA DAS MEDIDAS JUDICIAIS CABÍVEIS. VÍCIOS OCULTOS NO CÓDIGO CIVIL E NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E A DELIBERAÇÃO ACERCA DAS MEDIDAS JUDICIAIS CABÍVEIS. Introdução Diversas relações contratuais se iniciam e se extinguem a todo o momento

Leia mais

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONTRATUAL OBJETIVOS: O curso aprofunda a discussão de conhecimentos

Leia mais

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS Elementos e formação do contrato Obrigações do Vendedor - Obrigações do Comprador Formas de Contrato de Compra e Venda Compra e Venda no comércio exterior (INCOTERMs) CONCEITO

Leia mais

Aula 01 CONTRATO DE COMPRA E VENDA. O conceito foi dado pelo legislador, no art. 481, do Código Civil:

Aula 01 CONTRATO DE COMPRA E VENDA. O conceito foi dado pelo legislador, no art. 481, do Código Civil: Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Conceito. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 01 CONTRATO DE COMPRA E VENDA 1.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTEÚDO DA AULA. Extinção dos contratos Contrato de compra e venda Contrato de permuta

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTEÚDO DA AULA. Extinção dos contratos Contrato de compra e venda Contrato de permuta CONTEÚDO DA AULA Extinção dos contratos Contrato de compra e venda Contrato de permuta EXTINÇÃO DOS CONTRATOS Do distrato Artigos 472 e 473 do Código Civil 1. Conceito O distrato é o meio pelo qual os

Leia mais

Da Extinção dos Contratos *

Da Extinção dos Contratos * Da Extinção dos Contratos * Antonio Augusto de Toledo Gaspar Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de São Gonçalo O tema, a despeito da sua importância, não vinha expressamente tipificado no CC/16,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 18/09/2017). Vício Redibitório e Evicção. Elementos do Negócio Jurídico. Elementos essências art. 104. Elementos

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 5º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Teoria Geral dos Contratos. Formação

Leia mais

DIREITO DOS CONTRATOS PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL

DIREITO DOS CONTRATOS PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL Princípio da autonomia da vontade Ampla liberdade das partes em contratar. Inclui três aspectos: liberdade de realizar o contrato ; liberdade de escolher o outro contratante;

Leia mais

UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Direito do Entretenimento Aula Contratos Musicais: edição musical e produção fonográfica

UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Direito do Entretenimento Aula Contratos Musicais: edição musical e produção fonográfica UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro Direito do Entretenimento Aula Contratos Musicais: edição musical e produção fonográfica Industria Musical Edição Musical = direitos autorais Produção Fonográfica

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO CONTRATUAL (CÓD. ENEX 60119) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

Aula 09 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Aula 09 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 9 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 09 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 7-5-18 Novação e inadimplemento das obrigações PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO Próximo trabalho (a ser entregue no dia da realização da NP2) No máximo em uma página Manuscrito com a

Leia mais

Março/2011. Prof a. Mestre Helisia Góes

Março/2011. Prof a. Mestre Helisia Góes DIREITO CIVIL III - CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Extinção dos Contratos (Desfazimento da Relação Contratual) Março/2011 Prof a. Mestre Helisia Góes TRANSITORIEDADE CONTRATO EXTINÇÃO como toda obrigação,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Dia12/03/2018) Classificação dos contratos. A classificação dos contratos é importante para uma

Leia mais

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos Aula de Direito Civil IV Teoria Geral dos Contratos 1 Interpretação dos Contratos PLT Conceito e extensão O contrato origina-se de ato volitivo e por isso requer sempre uma interpretação, uma vez que nem

Leia mais

TRE/RS TRE/RS DIREITO CIVIL. Glauka Archangelo.

TRE/RS TRE/RS DIREITO CIVIL. Glauka Archangelo. TRE/RS DIREITO CIVIL.. EMENTA: DOS CONTRATOS: Noções gerais; classificação, formação. Regras especiais: vícios redibitórios, evicção. Dos contratos em espécie: Da prestação de serviço. DOS CONTRATOS: CONCEITO:

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/09/2017). Obrigação de Fazer Obrigações. Tomar cuidado para não confundir as relações do Código de Defesa

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Lislene Ledier Aylon 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito Civil III - Contratos 1.4 SÉRIE: 3ª TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5 CARGA

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS (Questões extraídas da Disciplina Online) 1- Os fatos jurídicos "lato sensu" não dependem da vontade humana. 2- O ato ilícito gera a produção de direitos e deveres para ambas

Leia mais

Curso de Direito Civil Contratos 3ª Série UNIARA. Períodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurélio Bortolin

Curso de Direito Civil Contratos 3ª Série UNIARA. Períodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurélio Bortolin Curso de Direito Civil Contratos 3ª Série UNIARA. Períodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurélio Bortolin Aulas 19 e 20 Ementa - Extinção dos contratos (2ª parte). Resolução Contratual (variáveis): exceção

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 1 NOÇÕES BÁSICAS Profa.: Ivna Cavalcanti Feliciano Oficiala de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco TJPE. Mestranda

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1.IDENTIFICAÇÃO: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III - CONTRATOS NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Teoria Geral dos Contratos.

Leia mais

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial CONTRATOS - INADIMPLEMENTO Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial b) Resolução por onerosidade excessiva: evento

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

MAGISTRATURA TRABALHISTA TRT/4ª REGIÃO/RS

MAGISTRATURA TRABALHISTA TRT/4ª REGIÃO/RS TRT/4ª REGIÃO (RS) Magistratura Trabalhista COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (TRT/4ª Região/RS Magistratura do Trabalho 2016) Considere as assertivas

Leia mais

Ana Flávia Penido 2. Penido, Ana Flávia. P411e Extinção do contrato / Ana Flávia Penido. Varginha, f.

Ana Flávia Penido 2. Penido, Ana Flávia. P411e Extinção do contrato / Ana Flávia Penido. Varginha, f. 1 Penido, Ana Flávia. P411e Extinção do contrato /. Varginha, 2015. 9 f. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web 1. Contrato Rescisão. 2. Direito. I. Título. II. Fundação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/02/2018) Contratos, requisitos e princípios. Introdução ao estudo dos contratos. Código de Hamurábi de 2093

Leia mais

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. Profº Wanner Franco

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. Profº Wanner Franco TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Profº Wanner Franco CONTEXTO SOCIAL Vontade humana de realizar negócio jurídico Acordo de vontade das relações privadas patrimoniais Principal fonte da relação obrigacional Principal

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 23/10/2017).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 23/10/2017). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 23/10/2017). Contrato de Fiança. Contrato de fiança (Artigo 818 e seguintes, Código Civil). Conceito: é o contrato

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 14/09/2017). Classificação dos Contratos. Princípio da função social do contrato O Estado por este prisma passa

Leia mais

Curso de Direito Civil Contratos 3ª Série UNIARA. Períodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurélio Bortolin

Curso de Direito Civil Contratos 3ª Série UNIARA. Períodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurélio Bortolin Curso de Direito Civil Contratos 3ª Série UNIARA. Períodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurélio Bortolin Aulas 17 e 18 - Ementa: Extinção dos contratos (1ª parte). Análise do tema em razão de suas possíveis

Leia mais

Direito Civil IV Aula 08. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 08. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 08 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Princípios dos Contratos. Autonomia da Vontade; Consensualismo; Obrigatoriedade da Convenção; Relatividade dos Efeitos

Leia mais

Direito Civil. Prestação de Serviço. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Prestação de Serviço. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Prestação de Serviço Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CAPÍTULO VII DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CARÁTER RESIDUAL DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Leia mais

ANALISTA DE CONTROLE (Área Jurídica)

ANALISTA DE CONTROLE (Área Jurídica) PROVA CESPE = TCE/PR = 2016 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ ANALISTA DE CONTROLE (Área Jurídica) COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Formação dos Contratos. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Formação dos Contratos. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emgeral Prof. Vinicius Marques Formação do contrato pelo Código Civil: Fase de negociações preliminares ou puntuação. Fase de proposta, oblação ou policitação. Fase de contrato

Leia mais

XXIII EXAME UNIFICADO CIVIL HUMANOS

XXIII EXAME UNIFICADO CIVIL HUMANOS XXIII EXAME UNIFICADO CIVIL HUMANOS Temas de Civil Sucessões Direito de Família Coisas Obrigações Contratos em Espécie 16% 16% 20% 23% 25% Temas de Civil Sucessões Direito de Família Direto das Coisas

Leia mais

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS CLASSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: (a) unilaterais bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa ; (d) principais e

Leia mais

AULA 10 PONTOS: 10/11 VÍCIOS REDIBITÓRIOS CONCEITO

AULA 10 PONTOS: 10/11 VÍCIOS REDIBITÓRIOS CONCEITO AULA 10 PONTOS: 10/11 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas.

Leia mais