ELEIÇÕES APUBH_UFMG 2014 VOTE NA RECONSTRUÇÃO DE NOSSO SINDICATO!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELEIÇÕES APUBH_UFMG 2014 VOTE NA RECONSTRUÇÃO DE NOSSO SINDICATO!"

Transcrição

1 CONHEÇA OS CANDIIDATOS DA CHAPA 2 APUBH VIIVA ELEIÇÕES APUBH_UFMG 2014 VOTE NA RECONSTRUÇÃO DE NOSSO SINDICATO! Diretoria Executiva Presidente: Savana Diniz Gomes Melo Professora Adjunta na UFMG. Trabalha no Departamento de Administração Escolar DAE/FAE, tendo ingressado em Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG, linha de pesquisa Políticas Públicas de Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Graduada em Serviço Social pela PUC/MG (1982). Mestre (2002) e Doutora em Educação (2009), ambos na FAE/UFMG. Estágio doutoral na Universidade de San Martin- Argentina (2007) e Pós doutoral na Universidade de La Corunha - Espanha (2014). Leciona as disciplinas Política Educacional; Trabalho Docente e Relações de Trabalho nos Sistemas de Ensino, na graduação. Na pós-graduação, lecionou Seminários de Pesquisa (desde 2011) e Capitalismo Contemporâneo, Educação e Tecnologia (2012 e 2013). Integra o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO), a Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (REDE ESTRADO) e é membro da Direção Colegiada da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Possui estudos e publicações na área de educação, com ênfase em temas como Políticas e Reforma Educacionais, Ensino Médio, Educação Profissional, Gestão Escolar, Trabalho Docente, Conflitividade e Organização Político Sindical Docente. Algumas dessas publicações abrangem países da América Latina.

2 Primeira Vice-Presidente: Deise Luiza da Silva Ferraz Doutora, Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com um período de estágio-doutoral no Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Professora Adjunta no Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos sobre Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (Nec-GPRT) Pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: SOCIUS (ISEG/UTL) e Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais (UFPR/CAPES). Coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos sobre Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (NEC-GPRT) Líder do grupo de Pesquisa Trama: Trabalho e Marxismo (UFJF/CAPES). Coordenadora de Projetos de Pesquisas financiados por órgãos nacionais de fomento (CNPq, Capes e Ipea) e por órgãos estaduais (Fapemig). Autora de artigos publicados em livros, congressos e periódicos Qualis. Líder do Tema 05 - Estudos Críticos e Práticas Transformadoras em Organizações da Área de Estudos Organizacionais da ANPAD. Organizadora do livro Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho publicado pela editora Atlas em Trabalha de forma interdisciplinar com as seguintes áreas científicas: Administração, Sociologia, Antropologia, Psicologia e Economia Política. Segundo Vice-Presidente: Wander Emediato é formado em Letras pela UFMG, onde também concluiu o mestrado. É doutor pela Universidade de Paris XIII e pós-doutor pela Universidade de Lyon II-Lumière pelo laboratório ICAR- CNRS (Interação, Corpus, Aprendizagens e Representações). Professor associado na Faculdade de Letras, coordenador da área de Língua Portuguesa e representante titular no Colegiado do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da área de Linguística do texto e do Discurso. É também coordenador do Núcleo de Análise do Discurso da Fale e líder do Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso do CNPq. Foi o delegado regional do Brasil na ALED (Associação Latino-americana de Estudos do Discurso) entre 2009 e É autor e organizador de vários artigos e livros da área de Letras e Linguística. Foi coordenador do curso de Letras da UFMG entre 2004 e 2005 e vice-diretor da Fale no período de 2006 a 2010.

3 Secretária Geral: Maria Rosaria Barbato ( conhecida como "Marisa") Graduada em Direito pela Università di Roma (Itália) Luiss "Guido Carli". Especialista pela Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha) em Derecho del trabajo y Globalización: el trabajo decente como proyecto de regulación universal e Doutora em Direito - Università di Roma "Tor Vergata" (2009) com doutorado sanduíche na UFMG ( ). E' Professora Adjunta na UFMG (Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito). E' coordenadora adjunta e coordenadora das Relações Institucionais, subárea Relações Sindicais do PRUNART UFMG (Programa Universitário de Apoio as Relações de Trabalho e à Administração da Justiça). Foi professora Visitante na Universidade Européia de Roma (12/ /2014) e na UFMG (12/ /2012). Foi Professora Visitante e pesquisadora bolsista da Capes no Mestrado/Doutorado em Direito e Processo do Trabalho da PUC Minas Gerais (03/ /2011); Foi Coordenadora pedagógica e Professora efetiva do Curso de Especialização ítalobrasileiro em Direito do Trabalho (Pós-graduação latu sensu) oferecido em conjunto pela UFMG e pela Università di Roma Tor Vergata ( ); Obteve reconhecimento como Cultore della materia (titularizarão universitária de notável saber jurídico) pelas Cátedras de Direito do Trabalho e Direito Sindical da Universidade de Roma Tor Vergata (2004);. Advogada em Roma. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Direito Sindical. Vice Secretário Geral: Prof. Dr. Pablo Luiz de Oliveira Lima Professor licenciado (2000), mestre (2003) e doutor (2008) em História pela UFMG. Trabalhou como professor de História na educação básica ( ) e foi professor substituto no Departamento de História da Fafich ( ; ). É professor adjunto III do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FaE (desde 2010), onde leciona disciplinas nos campos da História, Ensino de História, História dos Quilombos e História Indígena. Compõe a linha de pesquisa Educação, Ensino e Humanidades no Mestrado Profissional da FaE. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), o Acervo Indígena da UFMG e a área de História do PIBID/UFMG. É membro titular do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de História (Anpuh/MG) e do Conselho Estadual de Arquivos (CEA/MG).

4 Diretora de Finanças: Jucy Elizabeth de Moura Mestre em Administração (1989) e Graduada em Engenharia Química (1976) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi professora no Mestrado, na Especialização, na Graduação e subchefe ( ) do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG. Sempre movida pela análise crítica em todas as suas atividades acadêmicas, elegeu a Organização do Trabalho Industrial como linha de pesquisa e destacou-se pela criação de novos cursos e disciplinas. Coordenou o Projeto do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, sendo a coordenadora do mesmo ( ); participou do Projeto do Curso de Mestrado em Engenharia de Produção (1994); e criou o Projeto de Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1985), sendo também sua coordenadora. Aposentou-se em 2003 como professora ajunta IV e desde então participa como docente no Curso de Especialização em Ergonomia da UFMG. Vice Diretora de Finanças: Maria Inês Barreiros Senna Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986); Mestrado em Saúde Pública, área de concentração Epidemiologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e Doutorado em Educação (2010), área de concentração Políticas Públicas de Educação, pela Faculdade de Educação da UFMG. É professora adjunto da Faculdade de Odontologia da UFMG com experiência em saúde pública, epidemiologia, integração ensino-serviço e educação na saúde. Tem interesse em docência universitária e desenvolvimento curricular no ensino de graduação.

5 Suplentes Primeiro Suplente: Henrique Pimenta Barroso Magalhães Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado de Bioquímica Clínica na graduação em Farmácia,habilitação em Análises Clínicas na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia. Estudos de caracterização bioquímica de proteases de serpentes brasileiras ativas na coagulação(toxinologia). Estudos de alterações de parâmetros bioquímicos em quadros de estresse no organismo humano(bioquiímica Clínica).Professor de cursos de Aperfeiçoamento e Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais(módulos:Avaliação Laboratorial da Função Renal e Avaliação da Função Endócrina). Segundo Suplente: Léo Heller Formado em Engenharia Civil pela UFMG (1977), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG e doutorado em Epidemiologia pela UFMG. Realizou pós-doutorado na University of Oxford, no período É Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Na UFMG, dentre outras funções administrativas, foi chefe do Departamento (1995), Pró- Reitor adjunto de Pós-Graduação ( ), Diretor da Escola de Engenharia ( ) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos ( ). Foi editor nacional da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental ( ). Foi membro do CA em Ciências Ambientais do CNPq ( ), seu coordenador ( ) e membro do CATC ( ). É Pesquisador nível 1A do CNPq. Tem experiência na área de saneamento básico, atuando principalmente nos temas de abastecimento de água, saúde ambiental e políticas públicas.

6 Diretoria Setorial Diretoria de Ciência e Tecnologia Rodrigo Ribeiro Professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG. Possui graduação e mestrado nas Engenharias Civil e de Produção (FUMEC e UFMG), mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico (Cardiff University) e pós-doutorado em Filosofia (UC Berkeley). Sua área de expertise é a otimização de processos de transferência de conhecimento tácito e tecnologia na indústria, considerando-se seus aspectos técnicos, sociais, linguísticos e culturais. Outros interesses incluem o estudo da natureza do conhecimento tecnológico e do conhecimento em geral, possibilidades e limites da interação humano-máquina, e educação e políticas públicas nas áreas de ciência e tecnologia. Diretoria de Raça, Gênero, Diversidade Sexual e Classe: Analise de Jesus da Silva Pedagoga e Historiadora. Mestre e Doutora em Educação pela UFMG. Professora no Programa de Pós- Graduação MESTRADO PROFISSIONAL - EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA - PROMESTRE da FAE/UFMG. Trabalhou com Educação Básica nas redes públicas e em escola particular por 28 anos. Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/FAE), atuando na graduação com as disciplinas Didática da Licenciatura, Didática da Educação de Jovens e Adultos, Teorias Pedagógicas e História da Juventude. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos - NEJA/FAE/UFMG. Representante dos Fóruns de EJA do Brasil na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) do MEC/SECADI no biênio 2012/2013.

7 Profª Dra Adriana Campos Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Professora Decana da Área de Direito Constitucional. Professora da Pós-Graduação e da Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Eleitoral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Direitos Humanos, Direito Eleitoral, Teoria da Guerra, Justiça Política, História do Direito e Processo Constitucional Brasileiro. Diretoria Política de Saúde e Hospitais Universitários: Danusa Dias Soares Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizado estágio de doutoramento sanduíche no INSERM- U471- Institute National de la Santé et de la recherche medicale em Bordeaux, França, no ano de É professora Titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pósgraduação em Ciências do Esporte na EEFFTO-UFMG. do qual é atualmente coordenadora, com mandato até julho de É também credenciada como co-orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, metabolismo, termorregulação, neurotransmissão no exercício, treinamento, obesidade e atividade física e saúde.

8 Solange Cervinho Bicalho Godoy Formada em Enfermagem pela EEUFMG. Mestre e Doutora em Enfermagem pela EEUFMG. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem/UFMG. Sub-coordenadora do Projeto de Telenfermagem/EEUFMG inserido no Núcleo de Telessaúde Brasil MG/ Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes promovido pelo Ministério da Saúde/MS, para desenvolver cursos de educação à distância; teleconsultorias; videoconferências, no decorrer dos semestres letivos, de acordo com as solicitações dos municípios cadastrados no referido programa. Diretoria de Ensino Básico e Tecnológico: Lízia Maria Porto Ramos Professora aposentada do Centro Pedagógico (CP). Membro da Organização dos Aposentados e Pensionistas da Universidade Federal de Minas Gerais (OAP). Diretoria de Política Sindical: Antônio Júlio de Menezes Neto Sou Sociólogo pela UFMG (1981), Mestre em Extensão Rural pela UFV (1994), Doutor em Educação (2001), Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ e Pós-doutorando na Faculdade de Educação da UFRJ. Desde 1992 sou professor na FAE/UFMG, sendo atualmente professor associado III. Tenho 49 artigos acadêmicos e capítulos de livros publicados, assim como artigos publicados em Anais Nacionais e Internacionais. Possuo 2 (dois) livros. Com o compromisso de popularizar minhas pesquisas e minhas ideias, divulgo meus artigos acadêmicos também em jornais impressos e on-line. Trabalho nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão e oriento mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.

9 Diretoria de Política Cultural e Artes Visuais: Nilcéa Moraleida Bernardes Formada em Ciências Sociais pela UFMG, é Mestre em Sociologia (UNICAMP) e Doutora em História (UNICAMP). Professora Adjunta IV do Deptº Ciência Política, atuou na Graduação de Ciências Sociais, no Mestrado em Ciência Política e no Curso de Especialização em Políticas Públicas da FAFICH. Foi pesquisadora de Movimentos Sociais Rurais, Reforma Agrária, Cultura Popular e Imaginário Político, Desenvolvimento Sustentável. Em planejamento na área pública coordenou, entre outros, a elaboração do 1º Plano Regional de Reforma Agrária (INCRA- MG/1985) e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado do governo Itamar Franco (MG/1999). Foi diretora da APUBH na gestão presidida por Luiz Pompeu de Campos (1983/84). Depois de aposentada tornou-se artista plástica, com Pós-Graduação em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Escola Guignard, e fez várias exposições individuais e coletivas em BH nos últimos anos. Gustavo Pereira Côrtes Graduado em Educação Física (UFMG) e Fisioterapia (Ciências Médicas). Mestre em Educação na linha de pesquisa em Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP , com bolsa Sandwich na Universitè de Paris VIII, 2012, 2013, onde foi Professor do curso de Danses Bresiliennes Tradionelles. Professor assistente IV da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e do Curso de Dança na UFMG. Docente responsável pelas disciplinas "Danças Brasileiras"; "Educação Física, Corpo e Cultura"; "Folclore e Educação", "Atividade Integradora" "Cultura Popular Brasileira e Cinema". Membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore. Bailarino e coreógrafo profissional. Diretor do Grupo Sarandeiros, com diversas turnês Internacionais e vários trabalhos artísticos consagrados, no Brasil e no exterior.

10 Diretoria de Previdência Social e Aposentadoria: Maria Dirlene Trindade Marques Graduaçao em Economia e mestrado em Ciencias Politicas pela UFMG. Professora do Departamento de Ciencias Economicas desde Participaçao na Formaçao do Ciclo Basico de Ciencias Humanas, tendo sido sua coordenadora em uma gestao. Atuava na graduaçao principalmente nas disciplinas de Economia Politica e Economia Brasileira. O tema central de pesquisa, era a questao da Mulher, sendo uma das fundadoras do NEPEM - Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da UFMG. Desta atuaçao, resultou a tese de mestrado, diversos artigos e centenas de palestras. Fundadora da Apubh, participando de varias diretorias. Presidenta da Apubh de 1994 a Aposentada a partir de Diretoria de Políticas para os Docentes Recém Contratados: Simone Dutra Lucas Sou cirurgiã-dentista graduada pela PUCMG em 1985, mestre em educação pela Faculdade de Educação da UFMG em 1995 e doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ em Sou professora Associada I e ingressei na UFMG como docente do Departamento de Odontologia Social e Preventiva em Coordeno os seguintes projetos na UFMG: Teleodontologia ligado ao Ministério da Saúde, Programa de Educação tutorial conexões dos saberes/indígena, PIQEG de criação de uma biblioteca virtual do projeto de extensão em Teleodontologia. Sou sub-coordenadora do mestrado profissional de odontologia em saúde pública. Oriento alunos de cursos de especialização à distancia em parceria da UFMG com o Ministério da Saúde. Minhas publicações se inserem no campo da saúde pública.

11 Bruno Souza Bechara Maxta Terapeuta ocupacional, especialista em Saúde da Família e mestre em Saúde Pública. Tenho experiência acadêmica e profissional no campo da Economia Solidária e no campo da Saúde Coletiva. Faço parte do grupo docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional com ênfase nos estudos sobre Práticas em Saúde. Minha trajetória profissional e acadêmica é marcada por participações em movimentos políticos e sociais que atuam nas arenas do trabalho em saúde e educação. Diretoria de Política Educacional: Maria Rosimary Soares dos Santos Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2007) e pós-doutorado pela Universidad Nacional de San Martim - Argentina e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar DAE/FAE, tendo ingressado em Tem experiência na área de Política Educacional, com estudos sobre universidade e reformas da educação superior, internacionalização da educação superior, administração de sistemas de ensino e financiamento da educação. Suzana dos Santos Gomes Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME). Membro da Pesquisa em Rede Língua e Literatura; Políticas Públicas de Leitura (CNPq/GPELL/Ceale-NERA/FaE/UFMG). Membro do Núcleo Pr@xis Educação e Tecnologias. É docente e membro do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação e Docência (FaE/UFMG). Professora Formadora do Curso de Pedagogia EAD - CAPES/UAB/UFMG. Coordenadora Adjunta do Projeto Prodocência CAPES/UFMG. Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas e gestão educacional, formação de professores, tecnologias digitais,o ensino e as práticas de leitura. E- mail: suzanasgomes@fae.ufmg.br

12 Diretoria de Comunicação: Rosilene Horta Tavares Em 1979 integrou a primeira diretoria da Associação dos Professores de Contagem (APC), no lastro das lutas nacionais do período pela criação de sindicatos livres e combativos. Integrou a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais _ Sind-UTE ( ). Formada em História (PUCMG) e mestre em Educação (UFMG), com dissertação sobre as greves e formas de lutas dos trabalhadores em educação de Minas Gerais ( ). Doutora em Filosofia (Universidad Complutense de Madrid (UCM). Por cerca de 23 anos foi professora das séries iniciais, do ensino fundamental e do ensino médio, em escolas públicas de Minas Gerais, militando também em diversas frentes políticas e sociais. Professora adjunta IV na Faculdade de Educação, atuando na graduação e pós-graduação nos seguintes temas: Sociedade Capitalista Contemporânea; Universidade Pública; Tecnologias da Informação e Comunicação, Trabalho Docente e Didática. É líder do Grupo de Pesquisa Pr@xis/CNPq, Núcleo de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação da Faculdade de Educação/UFMG. Coordena projeto da UFMG junto a CAPES, no Programa de Consolidação das Licenciaturas, PRODOCÊNCIA. Realiza atualmente pesquisa de pós-doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense/UFF, sobre a história das condições de trabalho e estudo na UFMG, no contexto das políticas públicas e empresariais para o Ensino Superior. Conselho Fiscal Presidente: Antonio Maria Claret Tôrres Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos confinamento, confinamento bovinos evolução, confinamento bovinos evolução MG.

13 Vice-Presidente: Dirceu Bartolomeu Greco Médico pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em Medicina Tropical (UFMG), fez especialização em Imunologia Clínica pela Universidade Estadual de Nova York (Buffalo) e pela Universidade de Londres. É professor da Faculdade de Medicina da UFMG desde 1980 no Departamento de Clínica Médica, onde é Professor Titular desde No Departamento de Clínica Médica participou de várias disciplinas na graduação (Semiologia, Medicina Geral de Adultos, Doenças Infecciosas e Parasitárias-DIP), e atualmente leciona DIP na graduação em Medicina e Bioética na Pós-graduação. Foi membro da Comissão Nacional de Aids, da Comissão de Consenso de Tratamento do HIV para adultos e da Comissão de Vacinas anti-hiv do Ministério da Saúde. Possui Título de Especialista em Infectologia (SBI) e Alergia-Imunologia Clínica (ASBAI). Eleito para a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) - mandato Publicou 118 artigos em periódicos especializados e 115 trabalhos em anais de eventos. Possui 25 capítulos de livros publicados, 105 itens de produção técnica. Orientou 25 dissertações de mestrado e co-orientou duas, 12 teses de doutorado e co-orientou três. Líder de um grupo de pesquisas em doenças infecciosas e parasitárias, participa de 11 Projetos de Pesquisa, sendo que coordena 5 destes. Atua na área de medicina, com ênfase em doenças infecciosas e parasitárias, imunologia clinica e ética. Em suas atividades profissionais interagiu com 232 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Paticipa ou participou como consultor de diversas instituições nacionais e internacionais, incluindo o Ministério da Saúde do Brasil, Secretarias de Saude do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte, Associação Médica Mundial, OMS, UNAIDS, CIOMS. Os termos mais frequentes relacionados à sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: HIV, Aids, ética, bioética, sistema imunólogico, prevenção e tratamento do HIV e das hepatites virais, esquistossomose mansoni e tuberculose. De julho de 2010 a junho de 2013 foi o Diretor do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil. Secretário Geral: Roberto Marcio da Silva Engenheiro Civil pela UFMG em 1977, tendo sido agraciado com Medalha de Prata, concluiu o Mestrado e o Doutorado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP em É professor da UFMG desde Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Consultor da CAPES, CNPq e FAPEMIG. Avaliador Institucional do INEP-MEC. Coordenador do Curso de Engenharia Civil da UFMG e do Programa Internacional de Duplo Diploma em Engenharia Civil entre a UFMG e Ecole des Ponts Paristech. Foi membro de Comissões responsáveis pela elaboração de Normas da ABNT na área de Alvenaria Estrutural. É revisor do Periódico: "Proceedings of the Institution of Civil Engineers journal Civil Engineering". Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Orientou 14 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado, 8 trabalhos de iniciação científica na área de Engenharia de Estruturas, 18 Trabalhos de conclusão de curso e 62 alunos de intercâmbio internacional e em Programa de Duplo Diploma com a Ecole des Ponts na França.

14 Primeiro Suplente: Wemerson de Amorim Licenciado Educação Física pela UFMG 1997; Especialista em Didática do Ensino Superior pela UFJF 1981; Mestre Educação Física pela UFRJ , área de concentração: Didática de Educação Física. Atuação como docente: Educação básica na rede pública e privada, 1993 a 1998; Professor do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFJF, 1978 a 1998 e Professor Assistente lotado na FAE UFMG, 1979 a 2014, com diversas participações em Projetos e Programas de Ensino, Extensão, Pesquisa e nas funções Administrativas, com destaque para a Formação e atuação de Docentes. Participação no Movimento Docente das IFES, UFJF/UFMG, desde Fundador/Criador em 2001 da Rádio WEB FaE, com destacada participação junto as Rádios comunitárias e os movimentos sociais em atividades e programas em rede de rádios com abrangência local, nacional e mundial. Segundo Suplente: Marco Aurélio Rodrigues Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, Gerência de Projetos e Sistemas Administrativos.

64 pontos não remunerada.

64 pontos não remunerada. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RESOLUÇÃO 001/2015 ESTABELECE PROCEDIMENTOS E PARÂMETROS AVALIATIVOS PARA PROGRESSÃO DE DOCENTES À CLASSE E PROFESSOR TITULAR ANEXO

Leia mais

COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE SECRETARIA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO ELEIÇÕES, BIÊNIO 2015-2017 CARTA PROGRAMA

COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE SECRETARIA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO ELEIÇÕES, BIÊNIO 2015-2017 CARTA PROGRAMA COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE SECRETARIA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO ELEIÇÕES, BIÊNIO 2015-2017 CARTA PROGRAMA A chapa Consolidando Ações que se apresenta à comunidade acadêmica da Educação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora apresenta o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público. Professores das principais universidades

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC)

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC) PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC) Realização: INSTITUTO DO SER Orientação Profissional e de Carreira em parceria com o INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC)

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC) PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA (OPC) Realização: INSTITUTO DO SER Orientação Profissional e de Carreira em parceria com o INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

Escola de Administração UFRGS. Porto Alegre - RS

Escola de Administração UFRGS. Porto Alegre - RS Escola de Administração UFRGS Porto Alegre - RS 1 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS está localizada na cidade de Porto Alegre, com cerca de 1.5 milhões de habitantes. Localização 1 A

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

Proposta Universidade Nova

Proposta Universidade Nova Proposta Universidade Nova Implantar, na rede de universidades públicas brasileiras, um regime curricular de três ciclos, visando à diversificação e racionalização dos modelos de formação profissional

Leia mais

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS?

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS? A Pós-Graduação da PUCRS é a porta de entrada para um novo momento da sua vida profissional e acadêmica. Você pode ampliar habilidades, fomentar ideias e adquirir conhecimento com experiências inovadoras

Leia mais

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 O Diretor Geral do Câmpus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº02/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR EFETIVO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº02/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR EFETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº02/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I RELAÇÃO DAS VAGAS DO PROCESSO SELETIVO POR ÁREA DE CONHECIMENTO, REQUISITOS ESPECÍFICOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007 RESOLUÇÃO Nº 21/2007 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 25.154/2007-18 CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE); CONSIDERANDO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA Edital nº 19, de 27 de abril

Leia mais

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU A Pesquisa e a Pós-Graduação Stricto Sensu são atividades coordenadas por uma mesma

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Ciências Sociais Graduação em Ciência Política, Sociologia, Filosofia ou Antropologia. Seminários Graduação em Administração Pública, Administração

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 23.09.13 19horas Fundamentos da Língua Portuguesa: Leitura e Produção de 23.09.13 21horas Textos Psicologia da Educação I 24.09.13

Leia mais

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação profissional: Arquitetura

Leia mais

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4778105e6

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4778105e6 Adriana de Castro Rodrigues Krum Especialização em Saúde Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004). Especialização em Informática Educacional pela Faculdades Franciscanas FAFRA (1996). Especialização

Leia mais

RELAÇÃO DE CURSOS WPÓS

RELAÇÃO DE CURSOS WPÓS RELAÇÃO DE CURSOS WPÓS Cursos de Pós-Graduação a Distância em Administração Pública - EAD Administração de Casas Legislativas Administração de RH no Setor Público Administração Patrimonial em Organizações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA ANEXO II

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA ANEXO II ANEXO II CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE MEMORIAL CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE MEMORIAL 1.1 Aulas ATIVIDADES DE ENSINO PONTUAÇÃO REFERÊNCIA 1.1.1 Graduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74,

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 DED/PROEN/IFAM ANEXO I QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINAS E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA.

EDITAL Nº 001/2014 DED/PROEN/IFAM ANEXO I QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINAS E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA. EDITAL Nº 00/204 DED/PROEN/IFAM ANEXO I QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINAS E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA Módulo I Educação a Distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem História e

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES

ANEXO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES ANEXO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES I. ENSINO 1. Aulas presenciais e semipresenciais em curso de graduação, pós-graduação

Leia mais

Lista de Quadros. Fundação Uniplac

Lista de Quadros. Fundação Uniplac Lista de Quadros Quadro 1 Dirigente dafundaçãouniplac... 22 Quadro 2 Matérias apreciadas no Conselho Curador... 23 Quadro 3 Nominata do Conselho Curador... 23 Quadro 4 Matérias apreciadas no Conselho de

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

Figura 1. Titulação do corpo docente do Curso de Medicina da UNIFENAS-BH, 2010 (n=70)

Figura 1. Titulação do corpo docente do Curso de Medicina da UNIFENAS-BH, 2010 (n=70) Avaliação inicial das atividades de pesquisa no Corpo Docente do Curso de Medicina da UNIFENAS-BH O objetivo desse trabalho é avaliar as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos docentes do Curso de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 1, de 1 de março de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Arquitetura e Urbanismo CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERENAMBUCO, ÁREA: TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA,

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 013 / 2015

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 013 / 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA CAV

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA CAV CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 0, de 05 de abril de 0, publicado no Diário Oficial da União nº 66, de 08 de abril de 0. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES,

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS

CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES PÚBLICAS Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Área de conhecimento: Engenharia Qualificação profissional: Arquitetura e

Leia mais

FESURV-UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS DE PROFESSOR (NÍVEL ADJUNTO I) - EDITAL N. 001/2014

FESURV-UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS DE PROFESSOR (NÍVEL ADJUNTO I) - EDITAL N. 001/2014 FESURV-UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS DE PROFESSOR (NÍVEL ADJUNTO I) - EDITAL N. 0/24 ANEXO I QUADRO GERAL DE S E 1. Faculdade de Administração 1.1 Administração Administração ou

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano 2015 Título do Projeto: Observatório Juventudes Tipo de Projeto:

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

Tabulação de pontos para fins de Promoção para a clase de Professor Titular por avaliação de desempenho acadêmico

Tabulação de pontos para fins de Promoção para a clase de Professor Titular por avaliação de desempenho acadêmico UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA PLANILHA "C" - decisão CONSUN 232/214 Tabulação de pontos para fins de Promoção para a clase de Professor Titular por avaliação de desempenho

Leia mais

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 12/2012 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I VAGAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP 1) Área de Conhecimento:

Leia mais

REGIMENTO DO CENTRO DE PESQUISA - CEPESq PROF. PASQUALE CASCINO

REGIMENTO DO CENTRO DE PESQUISA - CEPESq PROF. PASQUALE CASCINO REGIMENTO DO CENTRO DE PESQUISA - CEPESq CAPÍTULO I DA SEDE E FORO Artigo 1º - O CENTRO DE ENSINO E PESQUISA CEPESq PROF. PASQUALE CASCINO com sede e foro na cidade de São Paulo, à Avenida João Dias, 2046

Leia mais

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 13/2013 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I VAGAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP 135-Área de

Leia mais

ANEXO AO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 008 /2007. Projeto I - Capacitação de Professores de Educação Pré-Secundária e Secundária (Procapes)

ANEXO AO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 008 /2007. Projeto I - Capacitação de Professores de Educação Pré-Secundária e Secundária (Procapes) ANEXO AO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 008 /2007 Projeto I - Capacitação de Professores de Educação Pré-Secundária e Secundária (Procapes) MODALIDADE /ÁREA VAGAS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA ATIVIDADES A SEREM

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA - CCS. Critérios para a Avaliação Docente referente à Progressão para a Categoria de PROFESSOR ASSOCIADO

FACULDADE DE MEDICINA - CCS. Critérios para a Avaliação Docente referente à Progressão para a Categoria de PROFESSOR ASSOCIADO FACULDADE DE MEDICINA - CCS Critérios para a Avaliação Docente referente à Progressão para a Categoria de PROFESSOR ASSOCIADO PROF. Grupo I - Ensino de Graduação e Pós-Graduação (Até 50 pontos) Mínimo

Leia mais

ANEXO 1 PERFIS DE PROFESSOR

ANEXO 1 PERFIS DE PROFESSOR ANEXO 1 PERFIS DE PROFESSOR EDITAL 162/2013 Curso Sem. Disciplina Perfil do Docente Administração 1º Teoria Geral da Administração Administração 1º Empreendedorismo Administração 1º Sociologia das Organizações

Leia mais

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO 1. Recomendação pela Capes: ofício nº 115-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/ CAPES de 2 de outubro de 2012. 2. Objetivo geral: formar o pesquisador, o docente

Leia mais

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015.

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE GESTÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado

Leia mais

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

setores administrativos Barreiro

setores administrativos Barreiro setores administrativos Barreiro PUC Minas no atualização março de 2010 Pró-reitoria Adjunta Local: Prédio 4, sala 102 Telefone: 3328 9508 E-mail: proreitoriasec.bar@pucminas.br Diretoria Acadêmica Local:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 06/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO CAMPUS OIAPOQUE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 06/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO CAMPUS OIAPOQUE UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 06/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO CAMPUS OIAPOQUE ANEXO I - RELAÇÃO DAS VAGAS E REQUISITOS ESPECÍFICOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 Anderson José Costa Sena (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Doutorando

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

ADUFRGS-Sindical tem nova Diretoria

ADUFRGS-Sindical tem nova Diretoria ADUFRGS-Sindical tem nova Diretoria nº 053-2 de junho de 2011 Professores da UFRGS, UFCSPA e IF-RS/Campus Porto Alegre, reunidos ontem (1º de junho) em Assembleia Geral, empossaram a Diretoria da ADUFRGS-Sindical

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão Quadriênio 2016-2019 Candidata Franciele Ani Caovilla Follador Slogan: CCS em ação! 1 INTRODUÇÃO Em 1991,

Leia mais

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7 1) Antônio Pedro Tota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4789712p4 Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em História Social pela mesma

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E PROGRAMA Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL DOCENTES MESTRE ISABEL ONETO Licenciada em Direito, mestre e doutoranda em Direito, em Ciências Jurídico-Criminais. Governadora Civil do Distrito do Porto entre 2005 e 2009

Leia mais

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014.

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014. GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS Proposta de curso Edição 2014. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Título: Gestão da Comunicação nas Atividades Criativas e Culturais Local de realização:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROPOSTA DE TRABALHO PARA FINS DE INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE CONSULTA PRÉVIA PARA DIRETOR E VICE-DIRETOR DA FACULDADE

Leia mais

EDITAL FMJ- 052/2015, de 22/12/2015 ANEXO I

EDITAL FMJ- 052/2015, de 22/12/2015 ANEXO I ANEXO I Edprosel ATRIBUIÇÕES do Cargo de Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Descrição Sumária: Elaborar, aplicar e acompanhar o planejamento das atividades, em observação aos objetivos

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

Professores ADILSON SIMONIS ALEXANDRE LYMBEROPOULOS ANTONIO ELIAS FABRIS BIRAJARA SOARES MACHADO CLAUDIO POSSANI

Professores ADILSON SIMONIS ALEXANDRE LYMBEROPOULOS ANTONIO ELIAS FABRIS BIRAJARA SOARES MACHADO CLAUDIO POSSANI ADILSON SIMONIS Mestre e doutor em Probabilidade pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP), com pós-doutorado pela Universitá Tor Vergata de Roma. Atualmente, é

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

APRESENTAÇÃO A BIOEC

APRESENTAÇÃO A BIOEC APRESENTAÇÃO Empresa especializada em elaboração, execução e gerenciamento de projetos ambientais. Formada por profissionais altamente qualificados, que buscam desenvolver projetos eficientes e inovadores,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Edital Nº 7/205 ANEXO II QUADRO DE VAGAS (RETIFICADO) CAMPUS SIGLA ÁREA PERFIL TOTAL ARRAIAL DO CABO DUQUE DE CAXIAS CAC Geografia Análise Instrumental Biologia Geral/ Bioquímica / Processos Bioquímicos

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

ALGUNS CRITÉRIOS PARA DEPENDÊNCIA/ ADAPTAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2013. Unidades de Ensino ofertadas em Dependência

ALGUNS CRITÉRIOS PARA DEPENDÊNCIA/ ADAPTAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2013. Unidades de Ensino ofertadas em Dependência ALGUNS CRITÉRIOS PARA DEPENDÊNCIA/ ADAPTAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2013 Pode progredir para o período seguinte o aluno aprovado em todas as unidades de ensino ou que possuir até 4 (quatro) dependências. Aluno

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE XXX DEPARTAMENTO DE XXX

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE XXX DEPARTAMENTO DE XXX SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE XXX DEPARTAMENTO DE XXX CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 10, de 06 de março de 2015, publicado no Diário

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Administração de Produção I Administração de Produção II Administração de Recursos Humanos I Administração de Recursos Materiais Administração Financeira e Orçamentária I Administração

Leia mais

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS EIXO III - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

Adriana Rafael Pinto. Alessandra Atti. Ana Cláudia Martins. Ana Paula de Moura Souza

Adriana Rafael Pinto. Alessandra Atti. Ana Cláudia Martins. Ana Paula de Moura Souza No sentido mais literal da palavra, a Chapa Integrar vem com o principal objetivo desde sua formação, integrar os profissionais Bibliotecários, que atualmente trabalham nas mais diferentes áreas do conhecimento,

Leia mais

PEDAGOGIA. COORDENADOR José Henrique de Oliveira jenrique@ufv.br

PEDAGOGIA. COORDENADOR José Henrique de Oliveira jenrique@ufv.br PEDAGOGIA COORDENADOR José Henrique de Oliveira jenrique@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2009 369 Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), aprovadas em 2006 pelo

Leia mais

1 - Dos componentes da metodologia do Curso de Pedagogia a Distância CEAD/UAB

1 - Dos componentes da metodologia do Curso de Pedagogia a Distância CEAD/UAB RESOLUÇÃO INTERNA CEAD Nº 001/2013-CONCENTRO (ALTERADA RES.05/2014) Sistema de Educação a Distância Do CEAD para a oferta do Curso de Pedagogia a Distância/UAB Dispõe sobre a metodologia do Curso de Pedagogia

Leia mais

ATO NORMATIVO n.º 007, de 13 de junho de 2013.

ATO NORMATIVO n.º 007, de 13 de junho de 2013. ATO NORMATIVO n.º 007, de 13 de junho de 2013. Divulga REVOGAÇÃO de quadros de disciplinas do Ato Normativo nº 006/2013, de 10 de junho de 2013, sobre processo de seleção de professores para ministrar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO ANEXO I - RELAÇÃO DAS VAGAS E REQUISITOS ESPECÍFICOS POR ÁREA DE

Leia mais

Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II

Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II Anderson Zotesso Rodrigues: Anderson Zotesso é mestre em Comunicação

Leia mais

Diagnóstico CCJE - Análise de outras Universidades

Diagnóstico CCJE - Análise de outras Universidades Diagnóstico CCJE - Análise de outras Universidades Esta etapa do projeto contitue uma análise de algumas universidades do Brasil, em especial do Rio de Janeiro. Foi pesquisada a estrutura dessas universidades

Leia mais

ESTUDAR NA UFPE. A Universidade Informações. úteis. Bremen_Jan. 2009 1

ESTUDAR NA UFPE. A Universidade Informações. úteis. Bremen_Jan. 2009 1 ESTUDAR NA UFPE A Universidade Informações úteis Bremen_Jan. 2009 1 Apresentadora Profa. Glícia Maria Torres Calazans Cargo na UFPE : Professor Associado Bremen_Jan. 2009 2 Carreira docente (Professores):

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA PÓS-GRADUAÇÃO AUGM PMEP ANEXO II DA OFERTA UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA (ARGENTINA)

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA PÓS-GRADUAÇÃO AUGM PMEP ANEXO II DA OFERTA UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA (ARGENTINA) PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA PÓS-GRADUAÇÃO AUGM PMEP ANEXO II DA OFERTA UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA (ARGENTINA) Análise e Processamento de Imagens Antropologia Ciência e Tecnologia dos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL - CEC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL - CEC inscrição da Chapa 01 Candidato ao cargo de Reitor: Nouga Cardoso Batista Nouga Cardoso Batista possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Piauí (1992), mestrado em

Leia mais

CÂMARA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO:

CÂMARA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO: SÚMULA DA 34ª REUNIÃO DA CÂMARA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, REALIZADA EM 19.10.2005 E APROVADA NA 392ª REUNIÃO DO CONSUN, REALIZADA EM 19.10.2005 INÍCIO: 08:00 hs. - ENCERRAMENTO: 9:00 hs. CÂMARA DE PESQUISA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Instrução normativa Nº 003/2015 Define critérios para credenciamento e recredenciamento de Docentes como Docentes do Progrma no Programa de Pós- Graduação em Zootecnia. O Colegiado de Pós-graduação em

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 16/2014 Cria o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular NUPLAR,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado

PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado Após anos, as eleições de renovação de 1/3 dos conselheiros do CORECON-RS terá 2 chapas. Ao invés de apenas pagar a anuidade

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 032/2013

RESOLUÇÃO N. 032/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 032/2013 Dispõe sobre o estabelecimento/aplicação de critérios para avaliação de docentes com vistas a promoção e progressão na classe

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS GO TANI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS GO TANI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS GO TANI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓSGRADUAÇÃO RH PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR RH PARA DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INDISSOCIABILIDADE

Leia mais

Modelos de Gestão da Qualidade da Pós-graduação e do Doutorado: Experiências Nacionais: BRASIL

Modelos de Gestão da Qualidade da Pós-graduação e do Doutorado: Experiências Nacionais: BRASIL Modelos de Gestão da Qualidade da Pós-graduação e do Doutorado: Experiências Nacionais: BRASIL Livio Amaral Diretor de Avaliação 17set13 A AVALIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (SNPG) (SNPG) -FUNDAMENTOS

Leia mais

PROPEP Encontro com docentes da UNEAL 2 7 / 1 1 / 2 0 1 3

PROPEP Encontro com docentes da UNEAL 2 7 / 1 1 / 2 0 1 3 PROPEP Encontro com docentes da UNEAL 2 7 / 1 1 / 2 0 1 3 CURSOS ESTRITO SENSO OFERTADOS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA CAPINA GRANDE - UECG DOUTORADOS: 1. ENGENHARIA AMBIENTAL ÁREA BÁSICA: ENGENHARIA

Leia mais

Educação a Distância na UFPR

Educação a Distância na UFPR 1ª JORNADA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA Educação a Distância na UFPR Profa Dra Glaucia da Silva Brito glaucia@ufpr.br - Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE UM PROGRAMA (MESTRADO) NOTA 3

CARACTERÍSTICAS DE UM PROGRAMA (MESTRADO) NOTA 3 CAPES - ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ÁREA 46 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA PROGRAMAS ACADÊMICOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CARACTERÍSTICAS DE UM PROGRAMA (MESTRADO) NOTA 3 Para obter nota

Leia mais

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Pedagogia Social

Leia mais

Bolsas e Programas de Financiamento de Estudo

Bolsas e Programas de Financiamento de Estudo Bolsas e Programas de Financiamento de Estudo A PUC Minas fechou o ano de 2006 tendo cerca de 35% dos alunos da graduação beneficiados com bolsa de estudo. O benefício contemplou 16.047 estudantes - incluindo

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares constituem ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 101, de

Leia mais

LICENCIATURA EM HISTÓRIA. fgv.br/vestibular

LICENCIATURA EM HISTÓRIA. fgv.br/vestibular LICENCIATURA EM HISTÓRIA fgv.br/vestibular IDEALISMO, EXCELÊNCIA E CREDIBILIDADE A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 com o objetivo de preparar profissionais qualificados em Administração

Leia mais

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO 1º N1 1. Espaços e Práticas Culturais 40h N1 2. Oficina de Artes Visuais 80h N1 3. Prática de Leitura e escrita 80h

Leia mais

EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014.

EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014. EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014. A Faculdade de Ciências Humanas (FCH), da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, torna público o presente Edital para abertura de inscrições visando

Leia mais