Organização e gestão dos tribunais administrativos e fiscais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Organização e gestão dos tribunais administrativos e fiscais"

Transcrição

1 Organização e gestão dos tribunais administrativos e fiscais Jornadas Presente e Futuro da Jurisdição Administrativa e Fiscal Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa João Tiago Silveira 17 de fevereiro de 2017

2 Sumário 1. O problema 2. Instrumentos de gestão processual: potencial por explorar 3. Os responsáveis pela gestão 3.1 Presidentes de tribunais 3.2 Administradores judiciários 3.3 O juiz do processo 4. A gestão da carga processual global 5. Aproveitar o potencial das novas tecnologias 6. Conclusões

3 1. O problema A questão: Como garantir que os processos são mais rápidos e proporcionam decisões menos divergentes em casos semelhantes, correspondendo às exigências da Constituição e da sociedade, num contexto em que não é sustentável continuar a aumentar meios no sistema judicial?

4 2. Instrumentos de gestão processual: potencial por explorar CPTA e ETAF consagram elevado número de mecanismos de agilização processual e instrumentos de gestão processual; Muito escassa utilização de mecanismos de agilização processual e dos instrumentos de gestão processual pelos tribunais administrativos; A utilização de vários mecanismos de agilização processual e instrumentos de gestão processual poderiam acelerar os processo, evitar que se perca tempo no julgamento de casos idênticos e proporcionar decisões mais uniformes em casos semelhantes, com menos esforço.

5 2. Instrumentos de gestão processual: potencial por explorar Ex1: Reenvio prejudicial, para proporcionar uma decisão do STA (Pleno) o mais cedo possível, quanto a casos que possam originar novos processos semelhantes, permitindo decisões mais uniformes de forma antecipada (artigo 93.º CPTA). Ex2: Intervenção da formação alargada no julgamento em 1.ª instância, para evitar, de forma antecipada, divergências jurisprudenciais e evitar novos processos e recursos sobre questões semelhantes (artigo 93.º CPTA).

6 2. Instrumentos de gestão processual: potencial por explorar Ex3: Mecanismo dos processos em massa, para evitar a constante repetição e reapreciação de processos semelhantes e proporcionar, de forma antecipada, decisões mais uniformes (artigo 48.º CPTA). Ex4: Antecipação da decisão da causa principal, para que o pedido possa ser logo decidido no processo cautelar, quando este já contenha todos os elementos necessários para a decisão judicial (artigo 121.º CPTA).

7 3.1 Os responsáveis pela gestão: presidentes de tribunais Mecanismos de agilização processual e instrumentos de gestão processual do CPTA e ETAF são numerosos; Mas os poderes de gestão processual dos presidentes dos tribunais administrativos e fiscais são ainda pouco utilizados; Utilização mais intensa destes poderes, mecanismos e instrumentos pelos presidentes poderia ajudar a julgar em conjunto processos semelhantes e a formar padrões de decisão que evitem consumo de tempo e recursos nos tribunais.

8 3.1 Os responsáveis pela gestão: presidentes de tribunais A importância de uma formação que: Assegure a transmissão de conhecimentos de planeamento e gestão processual; Promova a utilização de mecanismos de simplificação e agilização processuais; Promova a utilização das novas tecnologias; Seja ministrada por responsáveis exteriores ao sistema judicial. A necessidade de garantir o efetivo cumprimento da lei: artigo 43.º-4 ETAF e Portaria n.º 46/2017, de 31/1.

9 3.1 Os responsáveis pela gestão: presidentes de tribunais Ex1: Monitorização constante da carga processual nos tribunais através das aplicações informáticas - conhecimento constante da evolução do perfil da litigância e dos processos que entram e são tramitados. Ex2: Promover a utilização do julgamento em formação alargada (artigo 93.º CPTA). Ex3: Melhor gestão do trabalho no tribunal, distribuindo-se os processo de acordo com critérios de i) especialização, ii) carga de trabalho ou iii) tipos processuais (artigo 26.º-2 CPTA).

10 3.1 Os responsáveis pela gestão: presidentes de tribunais Ex4: Identificar e promover juntos dos juízes casos de apensação processual (artigo 28.º CPTA). Ex5: Promover a utilização do reenvio prejudicial nos tribunais (artigo 93.º CPTA). Ex6: Promover reuniões de planeamento da atividades dos tribunais, com juízes e funcionários, implementar métodos de trabalho e fixar objetivos mensuráveis (artigo 43.º-A-2-c) e 4-a) ETAF).

11 3.2 Os responsáveis pela gestão: administradores judiciários Administrador judiciário enquanto figura subaproveitada para uma melhor gestão processual: Funções essencialmente burocráticas (artigos 56.º ETAF e artigo 106.º da Lei n.º 62/2013, de 26/8); Escassez de competências de gestão processual do administrador judiciário, quando poderia praticar atos processuais que evitassem a concentração de atos não jurisdicionais no juiz.

12 3.2 Os responsáveis pela gestão: administradores judiciários Ex1: Atribuição de competência ao administrador judiciário para decidir optar pela citação por publicação de anúncio quando haja mais de 10 contrainteressados (artigo 81.º-5 CPTA). Ex2: Atribuição de competência ao administrador judiciário para adotar decisão de segmentação da apreciação dos pedidos/diferimento da instrução, eventualmente com recurso para o juiz (artigos 5.º-2 e 90.º-4 CPTA).

13 3.2 Os responsáveis pela gestão: administradores judiciários O cargo tem sido encarado como um degrau mais na carreira de oficial de justiça em vez de proporcionar a procura de novos profissionais e massa crítica para o sistema judicial e a introdução de novas práticas nos tribunais; Apenas oficiais de justiça podem concorrer ao curso necessário para o exercício de funções oficiais de justiça (Portaria n.º 288/2016, de 11/11).

14 3.3 Os responsáveis pela gestão: o juiz do processo A resposta que a Constituição e o cidadão exigem do sistema judicial é relativa a uma decisão judicial quanto a um pedido e não quanto a uma fase processual específica relativa a um interveniente concreto; No tribunal, deve existir quem assegure que o processo seja tramitado de forma célere, sem formalismos processuais excessivos e de forma ágil, ao longo de toda a sua tramitação; Juiz não se deve limitar a que processo lhe seja concluso para só então praticar atos, atuando apenas nesse momento; Juiz não pode ter uma atuação passiva relativamente ao ciclo de vida de processo, apenas sendo avaliado pelo tempo que o processo lhe esteve concluso e até ao momento em que o despachou para outro interveniente processual; Vários atos no processo devem poder ser praticados em simultâneo e em paralelo, sem necessidade de serem praticados sequencialmente.

15 3.3 Os responsáveis pela gestão: o juiz do processo É necessária uma atitude dinâmica e proativa do juiz, que implica: Acompanhar o ciclo de vida do processo desde que entra no tribunal e até à emissão da decisão judicial, independentemente de lhe estarem conclusos; Conhecer, a todo o tempo, o perfil dos processos que lhe estão distribuídos; Conhecer os tempos de decisão/resposta ao cidadão do tribunal relativamente a cada um dos processos que lhe estão distribuído; Praticar atos sempre que necessário nos processos, sem esperar por conclusões da Secretaria, para: Eliminar obstáculos formais que obstem ao conhecimento da causa; Conhecer rapidamente do pedido sempre que possível; Adotar decisões com base em mecanismos de agilização processual que acelerem o processo ou permitam gerir melhor a carga processual.

16 3.3 Os responsáveis pela gestão: o juiz do processo Ex1: Apensar processos o mais cedo possível, assim que detetar processos que o devam ser (artigo 28.º CPTA). Ex2: Sanar a falta de pressupostos processuais ou promover a correção dos articulados, o mais cedo possível no processo, sem esperar que a Secretaria abra conclusões ou pelo despacho présaneador (artigo 7.º-A-2 CPTA).

17 3.3 Os responsáveis pela gestão: o juiz do processo Ex3: Utilizar o diferimento da instrução/antecipação do conhecimento do pedido principal mais intensamente e aplica-lo o mais cedo possível (artigo 5.º- 2 e 90.º-4 CPTA). Ex4: Utilizar mais intensamente a antecipação da decisão da causa principal no processo cautelar (artigo 121.º CPTA). Ex5: Utilizar intensamente as novas tecnologias para a gestão processual e prática de atos, sem promover a cópia em papel do processo de forma desnecessária.

18 4. A gestão da carga processual global Necessidade de CSTAF e Presidente do STA assumirem competências de gestão e utilizarem mecanismos legalmente previstos. Ex1: Diálogo com outras jurisdições, planeamento e antecipação - o caso de pedidos de indemnização por omissão de deveres de regulação bancária e financeira pendentes nos tribunais judiciais, a sua possível incompetência e o eventual surgimento de centenas de casos idênticos nos tribunais administrativos. Ex2: A aplicação do mecanismo dos processos em massa a processos a correr em diferentes tribunais (artigo 48.º-7 CPTA). A competência do Presidente do STA está a ser exercida? Ex3: A deteção precoce de processos idênticos que possam originar divergência processual e aconselhar a utilização de mecanismos como o reenvio prejudicial, processos em massa ou julgamentos em formação alargada está a ser efetuada?

19 5. Aproveitar o potencial das novas tecnologias O potencial ainda por aproveitar nas novas tecnologias: Integração CITIUS/SITAF; Utilização dos dados do SITAF para gerir o fluxo e a carga processual e antecipar decisões de gestão (ex: que tipo de processos está a entrar num certo tribunal); Minimização do circuito burocrático do processo em papel e impedir cópias desnecessárias de documentos do processo em papel; Simplificação de processos e aceleração do processo com utilização mais intensa de novas tecnologias Ex: Citação eletrónica e automática, sem intervenção da Secretaria, das entidades públicas demandadas (artigo 24.º-3 CPTA)

20 6. Conclusões Organização e funcionamento dos tribunais administrativos e fiscais pode melhorar muito com utilização mais intensa de mecanismos e competências em matéria de gestão e agilização legalmente previstas, mas escassamente utilizadas; Realidade verifica-se em vários planos: Gestão global pelo CSTAF e Presidente do STA Presidentes de tribunais Juízes Novas tecnologias Vantagens evidentes para os cidadãos, com processos mais rápidos e decisões mais uniformes em situações semelhantes.

21 Obrigado!

O novo processo de massa urgente e o regime dos processos em massa

O novo processo de massa urgente e o regime dos processos em massa O novo processo de massa urgente e o regime dos processos em massa Curso sobre a revisão do CPTA e do ETAF Instituto de Ciências Jurídico-Políticas/Faculdade de Direito de Lisboa João Tiago Silveira 11

Leia mais

Processos de massa, contencioso urgente dos procedimentos de massa e outros mecanismos de agilização processual no Contencioso Administrativo

Processos de massa, contencioso urgente dos procedimentos de massa e outros mecanismos de agilização processual no Contencioso Administrativo Processos de massa, contencioso urgente dos procedimentos de massa e outros mecanismos de agilização processual no Contencioso Administrativo Curso de Pós-Graduação em Contencioso Administrativo e Tributário

Leia mais

A arbitragem administrativa, o poder local e o CAAD: potencialidades por explorar

A arbitragem administrativa, o poder local e o CAAD: potencialidades por explorar A arbitragem administrativa, o poder local e o CAAD: potencialidades por explorar João Tiago Silveira 29 de abril de 2016 Sumário 1. O Centro de Arbitragem Administrativa 2. Objetivos do CAAD 3. Alargamento

Leia mais

Pluralidade de partes e pedidos e processos em massa

Pluralidade de partes e pedidos e processos em massa Pluralidade de partes e pedidos e processos em massa Curso de Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo João Tiago Silveira 25 de junho de 2015 Objeto: o problema Questão: Como defender

Leia mais

Arbitragem administrativa: potencialidades por explorar

Arbitragem administrativa: potencialidades por explorar Arbitragem administrativa: potencialidades por explorar Arbitragem administrativa: um desafio lançado ao contencioso administrativo português Instituto de Ciências Jurídico Políticas/Faculdade de Direito

Leia mais

LISBOA P. O 828/2014 C H.O Proposta de Alteração ao Código do Processo nos Tribunais Administrativos

LISBOA P. O 828/2014 C H.O Proposta de Alteração ao Código do Processo nos Tribunais Administrativos fi REPÚBLICA (;ABINETE DA SECRETÃRIA DE ESTADO ADJUNTA EDA JUSTiÇA Exmo. Senhor Presidente da Direção Nacional do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público Rua Tomás Ribeiro, 89-3 0 1050-227 LISBOA

Leia mais

nota prévia à 4.ª edição 5 nota prévia à 3.ª edição 7 nota prévia à 2.ª edição 9 nota prévia 11 abreviaturas 13

nota prévia à 4.ª edição 5 nota prévia à 3.ª edição 7 nota prévia à 2.ª edição 9 nota prévia 11 abreviaturas 13 ÍNDICE GERAL nota prévia à 4.ª edição 5 nota prévia à 3.ª edição 7 nota prévia à 2.ª edição 9 nota prévia 11 abreviaturas 13 ENQUADRAMENTO: ORGANIZAÇÃO DOS TRIBUNAIS E ÂMBITO DA JURISDIÇÃO 15 1. Organização

Leia mais

A arbitragem administrativa institucionalizada: aspetos constitucionais

A arbitragem administrativa institucionalizada: aspetos constitucionais A arbitragem administrativa institucionalizada: aspetos constitucionais João Tiago Silveira CAAD e ICJP 13 de novembro de 2016 Sumário 1. A arbitragem administrativa institucionalizada e o Centro de Arbitragem

Leia mais

O contencioso dos atos de controlo prévio das operações urbanísticas

O contencioso dos atos de controlo prévio das operações urbanísticas O contencioso dos atos de controlo prévio das operações urbanísticas Curso de pós-graduação em Direito do Urbanismo e da Construção ICJP/FDUL 17 de abril 2013 Os atos de controlo prévio 6 situações a analisar:

Leia mais

Novas fronteiras da arbitragem administrativa em Portugal

Novas fronteiras da arbitragem administrativa em Portugal Novas fronteiras da arbitragem administrativa em Portugal Congresso Luso-Brasileiro Arbitragem em Direito Público João Tiago Silveira 1 de março de 2018 Sumário 1. O ponto de situação 2. A arbitragem administrativa

Leia mais

III Curso de Formação Contínua de Práticas Processuais Administrativas

III Curso de Formação Contínua de Práticas Processuais Administrativas III Curso de Formação Contínua de Práticas Processuais Administrativas I - Objetivos O III Curso de Práticas Processuais Administrativas é um curso de formação contínua da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Que futuro? João Tiago Silveira. Conferência Justiça Económica em Portugal Fundação Francisco Manuel dos Santos e Associação Comercial de Lisboa

Que futuro? João Tiago Silveira. Conferência Justiça Económica em Portugal Fundação Francisco Manuel dos Santos e Associação Comercial de Lisboa JOÃO TIAGO SILVEIRA Que futuro? João Tiago Silveira Conferência Justiça Económica em Portugal Fundação Francisco Manuel dos Santos e Associação Comercial de Lisboa Dados sobre a Justiça no futuro Processos

Leia mais

Instrumentos de simplificação administrativa no RJUE

Instrumentos de simplificação administrativa no RJUE Instrumentos de simplificação administrativa no RJUE A revisão do regime jurídico da urbanização e da edificação Instituto de Ciências Jurídico Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa 3 de outubro

Leia mais

Desmaterialização de processos nos Tribunais

Desmaterialização de processos nos Tribunais CITIUS Ministério Público Desmaterialização de processos nos Tribunais Permite: Melhorar o acesso à Justiça: Para as partes e mandatários poderem praticar actos judiciais on-line e relacionar-se com os

Leia mais

O procedimento de massa urgente no anteprojeto de alteração do CPTA

O procedimento de massa urgente no anteprojeto de alteração do CPTA O procedimento de massa urgente no anteprojeto de alteração do CPTA A reforma do Direito Processual Administrativo Instituto de Ciências Jurídico Políticas Faculdae de Direito de Lisboa 9 de maio de 2014

Leia mais

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça O projecto de Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça foi seleccionado como um dos 10

Leia mais

Deliberação Ratificação de parecer legislativo do CPTA e ETAF

Deliberação Ratificação de parecer legislativo do CPTA e ETAF Deliberação pública Ratificação de parecer legislativo do CPTA e ETAF Tendo em consideração que: a) Encontrava-se em apreciação parlamentar a Proposta de Lei n.º 331/XII que autoriza o Governo a rever

Leia mais

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça Em 5 de Julho de 2005, o Primeiro-Ministro apresentou o Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias. O projecto

Leia mais

DATA 2 8 FEV REPUBLICA PORTUGUESA

DATA 2 8 FEV REPUBLICA PORTUGUESA REPUBLICA PORTUGUESA GABINETE DA MINISTRA DA JUSTIÇA ENT-DSPJ/2D19/1S27 ai/dj/2b13 Exmo. Senhor Diretor-Geral da Política de Justiça Av. D. João II, n. 1.08.01 E Torre H - Pisos 2 e 3 - Campus Justiça

Leia mais

ÍNDICE GERAL. i n t rodução 5. ca pí t u lo i Garantias Administrativas 7

ÍNDICE GERAL. i n t rodução 5. ca pí t u lo i Garantias Administrativas 7 ÍNDICE GERAL i n t rodução 5 ca pí t u lo i Garantias Administrativas 7 1. Meios graciosos e meios contenciosos 7 2. Reclamação e recurso 9 2.1. Aspetos comuns 9 2.2. Dedução 11 2.3. Natureza e fundamentos

Leia mais

As implicações da revisão do CPA para a Administração Pública

As implicações da revisão do CPA para a Administração Pública As implicações da revisão do CPA para a Administração Pública João Tiago Silveira Curso Revisão do CPA Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa 12 de julho de 2016 1.

Leia mais

Teoria e Prática de Contencioso Administrativo (Faro)

Teoria e Prática de Contencioso Administrativo (Faro) Programa Apresentação As estatísticas publicadas pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e, mais recentemente, pela Direção-Geral de Política de Justiça do Ministério da Justiça

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho

UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho O Artigo 45.º sofre alterações (exercício de clarificação): - pressuposto material da norma: que a pretensão do autor seja fundada

Leia mais

Plano de descongestionamento dos tribunais

Plano de descongestionamento dos tribunais NOVAS MEDIDAS PARA A REFORMA DO SISTEMA DE JUSTIÇA Plano de descongestionamento dos tribunais Melhor serviço público aos cidadãos e melhores condições para o trabalho nos tribunais 26/09/2005 Descongestionar

Leia mais

A actividade fiscalizadora do agente de execução. 1ª Conferência Internacional Promover a Eficácia das Execuções

A actividade fiscalizadora do agente de execução. 1ª Conferência Internacional Promover a Eficácia das Execuções A actividade fiscalizadora do agente de execução 1ª Conferência Internacional Promover a Eficácia das Execuções A Fiscalização através de meios informáticos A Fiscalização através de meios informáticos

Leia mais

Simplificação administrativa em Portugal: sucessos e obstáculos

Simplificação administrativa em Portugal: sucessos e obstáculos Simplificação administrativa em Portugal: sucessos e obstáculos Conferência sobre Serviços Públicos Digitais João Tiago Silveira 25 de novembro de 2016 1. Sucessos: o SIMPLEX na Justiça 1. Balcões únicos

Leia mais

Os anteprojetos legislativos de reforma do contencioso administrativo e tributário

Os anteprojetos legislativos de reforma do contencioso administrativo e tributário Programa Apresentação Objectivo: Analise das novidades do anteprojeto de reforma da justiça administrativa e tributária, cujo procedimento legislativo está de momento em curso. O Instituto de Ciências

Leia mais

REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL RUMO À CELERIDADE?

REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL RUMO À CELERIDADE? 25 de maio de 2012 REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL RUMO À CELERIDADE? Num sistema reconhecidamente moroso, a celeridade processual funciona como uma alavanca na procura de novas soluções. Parece ter

Leia mais

Tribunal da Relação de Guimarães

Tribunal da Relação de Guimarães Descritores: Conflito negativo de competência; acção de interdição. Sumário: As acções de interdição devem ser propostas e distribuídas nos juízos cíveis da comarca, que são os originariamente competentes

Leia mais

Portal do Mandatário. Perguntas Frequentes

Portal do Mandatário. Perguntas Frequentes Portal do Mandatário Perguntas Frequentes O que posso fazer através do Portal do Mandatário? Como posso entrar no Portal do Mandatário? Qual a diferença entre Os meus Processos e As minhas Peças Processuais?

Leia mais

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS MARÇO 2006. ÍNDICE 1. Boas Vindas. 3 2. Horário e Funcionamento.. 4 3. Metodologia das Sessões....... 5 4. Programa...... 6 5. Calendarização das

Leia mais

Código de Processo Civil

Código de Processo Civil Código de Processo Civil 2019 19ª Edição Atualização nº 1 1 Atualização nº 1 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78, 80 3000-167 Coimbra Tel.: 239 851 904 Fax: 239 851 901 www.almedina.net

Leia mais

Teoria e prática de Contencioso Administrativo - módulo isolado

Teoria e prática de Contencioso Administrativo - módulo isolado Programa Apresentação e objetivos As recentes estatísticas publicadas pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais confirmam a tendência de crescimento constante da litigância na jurisdição

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal RESOLUÇÃO N. 063, DE 26 DE JUNHO DE 2009. Dispõe sobre a tramitação direta dos inquéritos policiais entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. O Presidente do Conselho da Justiça Federal,

Leia mais

Iniciativas Legislativas de Reforma do Processo Administrativo e Tributário

Iniciativas Legislativas de Reforma do Processo Administrativo e Tributário Programa Apresentação Objetivo: Análise das novidades das iniciativas legislativas de reforma da justiça administrativa e tributária, cujo procedimento legislativo está de momento em curso. O Instituto

Leia mais

Teoria e Prática de Contencioso Administrativo e Tributário

Teoria e Prática de Contencioso Administrativo e Tributário Teoria e Prática de Contencioso Administrativo e Tributário Programa Apresentação As estatísticas anuais publicadas pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e pela Direção-Geral de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2017)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2017) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2017) Coordenadores Prof. Doutor Vasco Pereira da Silva / Prof.ª Doutora Clotilde Celorico Palma / Prof. Doutor João

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2017)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2017) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2017) Coordenadores Prof. Doutor Vasco Pereira da Silva / Prof.ª Doutora Clotilde Celorico Palma / Prof. Doutor João

Leia mais

VII Encontro do Conselho Superior da Magistratura Évora, 26 de Novembro de 2010

VII Encontro do Conselho Superior da Magistratura Évora, 26 de Novembro de 2010 Desmaterialização Processual e Tramitação VII Encontro do Conselho Superior da Magistratura Évora, 26 de Novembro de 2010 Electrónica: caminhos, vantagens e obstáculos Desmaterialização Processual e Tramitação

Leia mais

MÓDULO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO

MÓDULO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO MÓDULO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Data/Hora Tema(s) / Docente(s) Procedimento Administrativo I Função administrativa e Direito Administrativo Função administrativa e formas de atuação administrativa

Leia mais

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... ÍNDICE Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição... 15 1.ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 17 CAPÍTULO I O CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO: GENERALI- DADES...

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA. Princípios Básicos Relativos à Independência da Magistratura

PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA. Princípios Básicos Relativos à Independência da Magistratura PRINCÍPIOS BÁSICOS RELATIVOS À INDEPENDÊNCIA DA MAGISTRATURA Adotados pelo Sétimo Congresso das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento dos Delinquentes, realizado em Milão de 26 de agosto

Leia mais

Acesso à atividade empresarial na área da defesa: licenças

Acesso à atividade empresarial na área da defesa: licenças Acesso à atividade empresarial na área da defesa: licenças João Tiago Silveira Curso de Pós-Graduação em Direito da Defesa Nacional ICJP e IDEFF/Faculdade de Direito de Lisboa 18 de maio de 2017 Sumário

Leia mais

índice 5 nota introdutória à 2ª edição 13

índice 5 nota introdutória à 2ª edição 13 índice 5 nota introdutória à 2ª edição 13 A. Ação Administrativa 15 I. Petições Iniciais 17 1. Petição inicial de reconhecimento de direito 19 2. Petição inicial para adoção ou abstenção de comportamentos

Leia mais

Notificações electrónicas Perguntas e Respostas

Notificações electrónicas Perguntas e Respostas Notificações electrónicas Perguntas e Respostas 15 de Abril de 2009 NOTIFICAÇÕES ELCTRÓNICAS Perguntas e Respostas 1 A partir de quando passa a ser possível fazer as notificações por meios electrónicos?

Leia mais

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Sintese de Diplomas CFFJ - 2012 Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Síntese dos Diplomas Decreto-Lei n.º 38/2003, de 8 de Março, que bem se pode apelidar de

Leia mais

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 B) CLASSIFICAÇÃO DAS ACÇÕES 31 1. Classificação das acções quanto ao objecto 31 1.1. Acção

Leia mais

REGIME PROCESSUAL CIVIL EXPERIMENTAL. Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho

REGIME PROCESSUAL CIVIL EXPERIMENTAL. Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho REGIME PROCESSUAL CIVIL EXPERIMENTAL Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho Enquadramento geral do RPCE O Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho, entrou em vigor, a 16 de Outubro de 2006, em 4 tribunais:

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II PATROCÍNIO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0270/18.8BEPRT-S1 Data do Acordão: 06-02-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: CONTRA-ORDENAÇÃO APENSAÇÃO PORTAGEM Sumário: Acórdão

Leia mais

Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário

Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário Programa Contencioso Administrativo [CA1] 29/02 18h30 20h20 Apresentação; Introdução ao Contencioso Administrativo e à reforma da reforma de 2015 VASCO PEREIRA DA SILVA [CA2] 29/02 20h30 22h20 Jurisdição,

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS - MP 2016/2017

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS - MP 2016/2017 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS - MP 2016/2017 OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO (MP) COMARCA DE PORTALEGRE (2016/2017) DECLARAÇÃO INTRODUTÓRIA O Ministério Público enquanto

Leia mais

Breviário de funções do secretário de justiça

Breviário de funções do secretário de justiça Breviário de funções do secretário de justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça ENTRAR Direção-geral da Administração da Justiça ESTUDOS DE CASO Clique em avançar para continuar TAXA DE JUSTIÇA

Leia mais

Da Função Jurisdicional

Da Função Jurisdicional Direito Processual Civil Da Função Jurisdicional Da Jurisdição e da Ação Art. 16 A jurisdição civil é exercida pelos juízes e pelos tribunais em todo o território nacional, conforme as disposições deste

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA O ANO JUDICIAL 2018

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA O ANO JUDICIAL 2018 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA O ANO JUDICIAL 2018 A. PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Para além de outros projetos a incluir no seu plano de atividades, estabelecem-se os seguintes objetivos estratégicos

Leia mais

O Contencioso Administrativo

O Contencioso Administrativo O Contencioso Administrativo INA 9. O processo executivo João Tiago Silveira Setembro de 2016 a. Aspetos comuns: obrigatoriedade de decisões judiciais Obrigatoriedade das decisões dos tribunais administrativos

Leia mais

Ministério Público CEJ 17/07/2008

Ministério Público CEJ 17/07/2008 Ministério Público CEJ 17/07/2008 CITIUS Ministério Público Desmaterialização de Processos Judiciais Perguntas & Respostas sobre a Aplicação informática para os Magistrados do Ministério Público 1. O que

Leia mais

DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS

DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS ENTIDADES DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ENQUADRAMENTO LEGAL NOVAS REGRAS/NOVOS PROCEDIMENTOS TRAMITAÇÃO ELECTRÓNICA 1 I. ENTIDADES DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA 2 I. ENTIDADES DO MINISTÉRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO. Curso de Licenciatura em Direito em Língua Portuguesa. Ano lectivo de 2014/2015

UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO. Curso de Licenciatura em Direito em Língua Portuguesa. Ano lectivo de 2014/2015 UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO Curso de Licenciatura em Direito em Língua Portuguesa Ano lectivo de 2014/2015 DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Disciplina anual do 3.º ano) Responsável pela regência:

Leia mais

S. R. MINISTÉRIO PÚBLICO DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO E AÇÃO PENAL DO PORTO DIREÇÃO OBJETIVOS 2016/2017 DIAP DO PORTO

S. R. MINISTÉRIO PÚBLICO DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO E AÇÃO PENAL DO PORTO DIREÇÃO OBJETIVOS 2016/2017 DIAP DO PORTO OBJETIVOS 2016/2017 DIAP DO PORTO D. PROCURADORIAS DA REPÚBLICA DAS COMARCAS Qualidade na ação: Reforço da direção efetiva do inquérito Aprofundamento da análise comparativa do movimento processual das

Leia mais

Teoria e Prática do Contencioso Tributário 2019 (módulo isolado)

Teoria e Prática do Contencioso Tributário 2019 (módulo isolado) Programa Contencioso Tributário Contencioso Tributário 14.03 / 18h30 O contencioso tributário e os problemas atuais da justiça tributária ROGÉRIO FERNANDES FERREIRA 14.03 / 20h15 A justiça tributária na

Leia mais

Síntese da atividade da Procuradoria do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão

Síntese da atividade da Procuradoria do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão Síntese da atividade da Procuradoria do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão Período de 1 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016 I - ANÁLISE DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA O Tribunal da Concorrência,

Leia mais

A Tutela Cautelar no Procedimento e no Processo Administrativo. Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados Lisboa, 31/01/2016

A Tutela Cautelar no Procedimento e no Processo Administrativo. Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados Lisboa, 31/01/2016 A Tutela Cautelar no Procedimento e no Processo Administrativo Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados Lisboa, 31/01/2016 Código do Procedimento Administrativo Medidas Provisórias CPA 1991 Artigo

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 2015-2018 PROMOVER O ACESSO AO DIREITO E À JUSTIÇA Qualidade no acesso à justiça REFORÇAR A TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Resolução em prazo razoável MELHORAR O TEMPO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER

Leia mais

Acórdão Estradas de Portugal, Matéria de Facto e Realização da Justiça. Anabela Russo 31 de Janeiro de 2018

Acórdão Estradas de Portugal, Matéria de Facto e Realização da Justiça. Anabela Russo 31 de Janeiro de 2018 Acórdão Estradas de Portugal, Matéria de Facto e Realização da Justiça Anabela Russo 31 de Janeiro de 2018 Índice I. Breve resumo do objecto do processo e da decisão em 1ª instância II. Delimitação do

Leia mais

6.1 Do Recurso Extraordinário

6.1 Do Recurso Extraordinário CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Curso: Direito Disciplina: Estágio II Profª. Ilza Maria da Silva Facundes UNIDADE VI PROCEDIMENTO DO RECURSO ESTRAORDINÁRIO 6.1 Do Recurso Extraordinário. 6.1.2 Competência.

Leia mais

Data Hora Módulo Tema Matéria Duração Teórico Docente Práticas

Data Hora Módulo Tema Matéria Duração Teórico Docente Práticas Data Hora Módulo Tema Matéria Duração Docente s 2008.06.06 10:30 Sessão de abertura Sessão de abertura Origem e criação dos Julgados de Paz 2h Dr. Diogo Lacerda Machado 2008.06.06 Ética e Deontologia Ética

Leia mais

O Conselho Geral delibera, nos termos do parecer jurídico que se anexa à presente deliberação e para o qual se remete: Tendo em conta a imposição

O Conselho Geral delibera, nos termos do parecer jurídico que se anexa à presente deliberação e para o qual se remete: Tendo em conta a imposição Deliberação pública Deliberação 20140510.11.5 Definição do procedimento adotado pela Câmara dos Solicitadores quando lhe é diretamente solicitado uma desassociação de agente de execução Tendo em consideração

Leia mais

Notificações electrónicas Perguntas e Respostas

Notificações electrónicas Perguntas e Respostas Notificações electrónicas Perguntas e Respostas 1 de Julho de 2009 NOTIFICAÇÕES ELCTRÓNICAS Perguntas e Respostas 1 A partir de hoje (1 de Julho de 2009) as notificações a advogados e solicitadores passam

Leia mais

JUSTIÇA FEDERAL. Atualizado em 09/11/2016. Custas Judiciais

JUSTIÇA FEDERAL. Atualizado em 09/11/2016. Custas Judiciais JUSTIÇA FEDERAL Atualizado em 09/11/2016 Custas Judiciais Atenção: As custas devem ser recolhidas por meio de GRU exclusivamente na Caixa Econômica Federal. Informações importantes para a emissão de GRU

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 1/15 1. GESTÃO ESTRATÉGICA NOS TRIBUNAIS JUDICIAIS DE PRIMEIRA INSTÂNCIA No preâmbulo do Decreto-Lei 49/2014, de 27 de março (RLOSJ) pode ler-se: «Esta reorganização [da Lei 62/2013,

Leia mais

PORTARIA Nº 01/2012 1ª VARA CÍVEL

PORTARIA Nº 01/2012 1ª VARA CÍVEL PORTARIA Nº 01/2012 Dispõe sobre a forma de encaminhamento dos autos para a conclusão judicial e dá outras providências O Doutor ANTÔNIO JOSÉ CARVALHO DA SILVA FILHO, da 1ª Vara Cível da Comarca de Guarapuava,

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE O CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS E O CENTRO DE ARBITRAGEM ADMINISTRATIVA

PROTOCOLO ENTRE O CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS E O CENTRO DE ARBITRAGEM ADMINISTRATIVA PROTOCOLO PROTOCOLO ENTRE O CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS E O CENTRO DE ARBITRAGEM ADMINISTRATIVA Considerando que: Ao Estado compete assegurar o acesso aos tribunais, garantindo

Leia mais

Normas de funcionamento interno da 3.ª Secção do Tribunal de Contas (NFI)

Normas de funcionamento interno da 3.ª Secção do Tribunal de Contas (NFI) Normas de funcionamento interno da 3.ª Secção do Tribunal de Contas (NFI) RESOLUÇÃO N.º 1/98 3.ª S., de 4 de Fevereiro, com as seguintes alterações: 1.ª alteração Resolução n.º 1/99-3.ª Secção, aprovada

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES NÃO JURISDICIONAIS

PLANO DE ATIVIDADES NÃO JURISDICIONAIS PLANO DE ATIVIDADES NÃO JURISDICIONAIS (Ano civil de 2018) [Artigo 94.º, n.º 8, a) da Lei n.º 62/2013, de 26 de agosto] PLANO DE ATIVIDIDADES NÃO JURISDICIONAIS - 2018 1. INTRODUÇÃO A Lei n.º 62/2013,

Leia mais

Tribunal Administrativo de Círculo de Capital. Rua da Meditação Colectiva, nº Capital

Tribunal Administrativo de Círculo de Capital. Rua da Meditação Colectiva, nº Capital Tribunal Administrativo de Círculo de Capital Rua da Meditação Colectiva, nº 7-0015-020 Capital Telef: 289387244 Fax: 283058208 Mail: tribunaldecapital@tribunais.org.pt Proc. Nº 1038/26.1TJLSB SANEADOR

Leia mais

Sumário. 1 Capítulo 1. 1 Capítulo 2. 1 Capítulo 3 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/

Sumário. 1 Capítulo 1. 1 Capítulo 2. 1 Capítulo 3 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/ Sumário 1 Capítulo 1 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC....2 3 1 Capítulo 2 NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/2015....2 7 2.1. Neoconstitucionalismo... 27 2.2. Sistema multiportas... 28 2.3. Modelo cooperativo...

Leia mais

Procedimentos Especiais Unidade I

Procedimentos Especiais Unidade I Procedimentos Especiais Unidade I 1. Introdução 1.1 Processo como entidade complexa. a)internamente o processo se manifesta como relação jurídica de direito público, entre o Estado-juiz e as partes Relação

Leia mais

ANEXO 14: NECESSIDADES DE CONHECER DO DEPARTAMENTO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS JUDICIAIS (DENOP)

ANEXO 14: NECESSIDADES DE CONHECER DO DEPARTAMENTO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS JUDICIAIS (DENOP) ANEXO 14: NECESSIDADES DE CONHECER DO DEPARTAMENTO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS JUDICIAIS (DENOP) 1. Referentes ao Planejamento Estratégico EIXO 3 - DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO Objetivo 10: Aprimoramento

Leia mais

Código de Processo Civil

Código de Processo Civil Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Civil 2017 31ª Edição Atualização nº 1 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Atualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA

Leia mais

RECURSOS JURISDICIONAIS

RECURSOS JURISDICIONAIS PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS RECURSOS JURISDICIONAIS Coimbra, 02.11.2010 José Pereira de Sousa - Advogado 1 Recursos Jurisdicionais Os recursos das decisões jurisdicionais proferidas pelos Tribunais

Leia mais

A decisão Revisão do Código do Procedimento Administrativo

A decisão Revisão do Código do Procedimento Administrativo A decisão Revisão do Código do Procedimento Administrativo João Tiago Silveira XV Seminário de Justiça Administrativa 6 de julho de 2013 Estrutura da exposição 1.Prazo para a decisão; 2.Incumprimento do

Leia mais

Parte I Lei de Cooperação Judiciária Internacional em Matéria Penal

Parte I Lei de Cooperação Judiciária Internacional em Matéria Penal ÍNDICE Nota e Agradecimentos...9 Abreviaturas...11 Introdução...15 Parte I Lei de Cooperação Judiciária Internacional em Matéria Penal 1. A decisão de extraditar ou não extraditar (dedere aut non dedere)...19

Leia mais

O juiz presidente e os juízes em exercício de funções jurisdicionais

O juiz presidente e os juízes em exercício de funções jurisdicionais O juiz presidente e os juízes em exercício de funções jurisdicionais A reforma da organização judiciária, implementada pelo Regime Jurídico da Organização e Funcionamento dos Tribunais Judiciais (Decreto-Lei

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Nacionalidade Vilhena Valente Rodrigues da Silva, Henrique Pedro Portuguesa Data de nascimento 09.03.1979 Sexo Emprego pretendido

Leia mais

II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2018)

II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2018) II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2018) Coordenadores Prof. Doutor Vasco Pereira da Silva / Prof.ª Doutora Clotilde Celorico Palma / Prof. Doutor

Leia mais

INTRODUÇÃO À COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL

INTRODUÇÃO À COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional INTRODUÇÃO À COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL Tácio Muzzi Grotius Curitiba PR, 11 de

Leia mais

Ordem de Serviço Nº 8/2014. Relatório Anual do Ministério Público Novos Modelos de Relatório e de Mapas

Ordem de Serviço Nº 8/2014. Relatório Anual do Ministério Público Novos Modelos de Relatório e de Mapas S. R. PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Ordem de Serviço Nº 8/2014 Relatório Anual do Ministério Público Novos Modelos de Relatório e de Mapas O modelo de Relatório Anual da atividade do Ministério Público

Leia mais

Teoria e prática de Contencioso Tributário - módulo isolado

Teoria e prática de Contencioso Tributário - módulo isolado Programa Apresentação e objetivos As recentes estatísticas publicadas pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais confirmam a tendência de crescimento constante da litigância na jurisdição

Leia mais

NOMEAÇÃO DE ADMINISTRADORES JUDICIAIS

NOMEAÇÃO DE ADMINISTRADORES JUDICIAIS NOMEAÇÃO DE ADMINISTRADORES JUDICIAIS REQUISITOS E FUNCIONALIDADES V. 3.2 07-2-205 Enquadramento... 2 2 Requisitos da Nomeação Aleatória... 3 2. Requisitos Gerais... 3 2.2 Requisitos Específicos... 3 2.3

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA O ANO JUDICIAL

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA O ANO JUDICIAL OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA O ANO JUDICIAL 2016-2017 A. Para além de outros projetos a incluir no seu plano de atividades, estabelecem-se os seguintes objetivos estratégicos da Procuradoria-Geral da República

Leia mais

Políticas Públicas de Simplificação Legislativa

Políticas Públicas de Simplificação Legislativa Políticas Públicas de Simplificação Legislativa Curso de Ciência da Legislação e Legística ICJP/Faculdade de Direito de Lisboa João Tiago Silveira 4 de maio de 2016 Sumário 1. Noções básicas 2. Políticas

Leia mais

Simplificação da Acção Executiva Regulamentação

Simplificação da Acção Executiva Regulamentação Simplificação da Acção Executiva Regulamentação Perguntas & Respostas 27 de Março de 2009 1. Porque razão é importante ter uma acção executiva/cobrança judicial de dívidas célere e eficaz? Uma acção executiva

Leia mais

I RELATÓRIO. Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade, com pedido de medida cautelar, proposta pelo Procurador-Geral da República,

I RELATÓRIO. Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade, com pedido de medida cautelar, proposta pelo Procurador-Geral da República, N o 155.389/2016-AsJConst/SAJ/PGR Relatora: Ministra Cármen Lúcia Requerente: Procurador-Geral da República Interessado: Congresso Nacional CONSTITUCIONAL. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITU- CIONALIDADE. LEI 10.001/2000.

Leia mais

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março DIPLOMAS - LEI N.º 41/2013, de 26 de junho: aprova o CPC - PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março - DECLARAÇÃO DE RETIFICAÇÃO N.º 36/2013, de 12 de

Leia mais

BREVES NOTAS SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS 1

BREVES NOTAS SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS 1 BREVES NOTAS SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS 1 Paulo Cezar Pinheiro Carneiro Professor Titular de Teoria Geral do Processo da UERJ O incidente de resolução de demandas repetitivas

Leia mais