Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça"

Transcrição

1

2 Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça Em 5 de Julho de 2005, o Primeiro-Ministro apresentou o Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias. O projecto de Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça foi seleccionado como um dos 10 projectos emblemáticos de investimento.

3 Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça O projecto Desmaterialização, Eliminação e Simplificação de Actos e Processos na Justiça visa três objectivos: 1.º Eliminar e simplificar actos e procedimentos nos serviços de registo e notariado, para melhorar o serviço prestado ao cidadão e às empresas; 2.º Desmaterializar actos e processos nos serviços de registo; 3.º Desmaterializar os processos nos tribunais.

4

5 Desmaterialização dos processos nos tribunais A desmaterialização dos processos nos tribunais é um projecto conjunto de vários organismos do Ministério da Justiça: - Gabinete de Política Legislativa e Planeamento; - Direcção-Geral da Administração da Justiça; - Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça. Foi dado um nome às aplicações informáticas do projecto de desmaterialização dos processos nos tribunais:

6

7 Desmaterialização de processos nos tribunais Desmaterializar os processos nos tribunais através de aplicações informáticas significa: Permitir que as partes, no processo judicial, possam praticar actos processuais on-line; Permitir que os magistrados pratiquem actos através da aplicação informática; Permitir que o trabalho nos tribunais seja mais simples, evitando-se o desperdício de tempo e esforço em tarefas inúteis e repetitivas; Criar automatismos, permitindo que o processo circule electronicamente no tribunal e entre tribunais; Criar instrumentos de gestão mais completos e eficazes para quem deve organizar o trabalho nos tribunais: conselhos, presidentes de tribunais e magistrados.

8 Desmaterialização de processos nos tribunais Para desmaterializar os processos nos tribunais, o Ministério da Justiça tem vindo a: Desenvolver e adaptar aplicações informáticas (ex: desmaterialização dos recursos cíveis); Formar e informar os utilizadores (ex: roadshow); Criar incentivos à utilização das novas tecnologias pelos operadores judiciários; Equipar os tribunais.

9 Desmaterialização do procedimento de injunção Entra hoje em funcionamento uma nova aplicação informática que contribui para a desmaterialização de processos nos tribunais: o Sistema de Gestão de Procedimentos de Injunção.

10 O que é o procedimento de injunção? A injunção permite que se reconheça a existência de uma dívida sem necessidade de um processo judicial ou intervenção de um juiz. A injunção permite que o credor de uma dívida obtenha um título executivo, de forma célere e simplificada, para que se possa proceder à sua cobrança judicial.

11 Os passos da injunção: O que é o procedimento de injunção? É apresentado um requerimento pelo credor de uma dívida; A secretaria judicial notifica o devedor, para que este pague ou se oponha; Se o devedor se opuser, o processo é enviado para o tribunal; Se nada disser, forma-se um título executivo, que permite a cobrança judicial da dívida. É este o procedimento cuja desmaterialização se inicia.

12 O que é o procedimento de injunção? São apresentados cerca de procedimentos de injunção por ano. Este procedimento permitiu retirar centenas de milhar de processos judiciais dos tribunais. Hoje, são interpostas mais injunções do que acções declarativas (cerca de 130 % a 150 % do número de acções declarativas).

13 Vantagens da desmaterialização do procedimento de injunção Envio do requerimento pela Internet: Os advogados e solicitadores passam a poder enviar os requerimentos de injunção através do sítio: Podem enviar um só requerimento ou lotes de centenas de requerimentos de uma só vez.

14

15 Vantagens da desmaterialização do procedimento de injunção Pagamento electrónico da taxa de Justiça: Os advogados e solicitadores passam a poder pagar a taxa de justiça pelo Multibanco e homebanking.

16

17

18 Vantagens da desmaterialização do procedimento de injunção O trabalho da secretaria torna-se mais simples: Automatização da recepção do requerimento, que passa a entrar directamente na aplicação informática da secretaria, sem intervenção humana; O secretário passa a dispor de ferramentas informáticas que lhe facilitam a gestão do trabalho dentro da secretaria judicial, obtendo-se maior eficiência e ganhos de produtividade; O tratamento das notificações é feito com auxílio de leitores de códigos de barras.

19 Os dados apresentados são fictícios.

20

21

22 Vantagens da desmaterialização do procedimento de injunção O trabalho da secretaria torna-se mais transparente para o utente: Ao advogado e solicitador são enviados avisos por quando: O requerimento de injunção seja aceite e esteja confirmado o pagamento; Seja aposta a fórmula executória; e, O processo seja remetido ao tribunal, em caso de oposição do devedor.

23 Os dados apresentados são fictícios.

24 Vantagens da desmaterialização do procedimento de injunção Simplificação do processo judicial, em caso de oposição à injunção: Em caso de oposição, o requerimento de injunção segue electronicamente para o tribunal, deixando de se proceder manualmente à repetição da introdução dos dados que constam do requerimento de injunção na aplicação informática (disponível a partir do próximo mês). Esta funcionalidade liberta os oficiais de justiça de uma tarefa que ocupa mais de 700 horas/ano e que não traz qualquer valor acrescentado.

25 Vantagens da desmaterialização do procedimento de injunção Simplificação da acção executiva: a entrega de acções executivas baseadas em injunção vai ser totalmente desmaterializada até ao início de A apresentação de um requerimento executivo electrónico baseado em injunção dispensará o envio do título executivo; Evita a espera pelo envio da cópia em papel, podendo a acção executiva prosseguir imediatamente; O requerimento executivo baseado em injunção será semipreenchido automaticamente pela aplicação informática, facilitando o trabalho dos mandatários.

26 Quando começa a desmaterialização da injunção? A partir de hoje, 25 de Julho de 2006, a desmaterialização do procedimento de injunção funciona a título experimental na Secretaria Judicial do Tribunal Judicial da Comarca de Vila Nova de Gaia. Este serviço será progressivamente alargado a outras secretarias judiciais. Terá cobertura nacional no início de 2007 (primeiro semestre). Para esse efeito, a recepção e tratamento das injunções electrónicas ficará centralizada numa única estrutura, no Porto, em vez de estar desagregada por todas as secretarias judicias do país.

27 Desenvolvimentos futuros na desmaterialização dos processos nos tribunais Durante o ano de 2007 será desmaterializada a entrega de peças processuais, requerimentos e documentos em processo civil. Ou seja, os advogados e solicitadores vão poder enviar as suas peças processuais através da Internet, sem necessidade de entrega de cópias em papel. Vão poder, igualmente, pagar as taxas de justiça por Multibanco e homebanking.

28 Quanto custa a desmaterialização dos processos nos tribunais? A desmaterialização do procedimento de injunção não comportou custos adicionais para o Estado, uma vez que as aplicações informáticas foram desenvolvidas por funcionários públicos. Estima-se que a aquisição de equipamento e o desenvolvimento das aplicações informáticas que irão permitir os passos subsequentes do projecto CITIUS tenham um custo de euros.

29

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça O projecto de Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça foi seleccionado como um dos 10

Leia mais

Desmaterialização de processos nos Tribunais

Desmaterialização de processos nos Tribunais CITIUS Ministério Público Desmaterialização de processos nos Tribunais Permite: Melhorar o acesso à Justiça: Para as partes e mandatários poderem praticar actos judiciais on-line e relacionar-se com os

Leia mais

Ministério Público CEJ 17/07/2008

Ministério Público CEJ 17/07/2008 Ministério Público CEJ 17/07/2008 CITIUS Ministério Público Desmaterialização de Processos Judiciais Perguntas & Respostas sobre a Aplicação informática para os Magistrados do Ministério Público 1. O que

Leia mais

VII Encontro do Conselho Superior da Magistratura Évora, 26 de Novembro de 2010

VII Encontro do Conselho Superior da Magistratura Évora, 26 de Novembro de 2010 Desmaterialização Processual e Tramitação VII Encontro do Conselho Superior da Magistratura Évora, 26 de Novembro de 2010 Electrónica: caminhos, vantagens e obstáculos Desmaterialização Processual e Tramitação

Leia mais

Um projecto com resultados

Um projecto com resultados Um projecto com resultados 11/08/2008 CITIUS Desmaterialização de Processos Judiciais Perguntas & Respostas 1. O CITIUS é um projecto de sucesso? Em matéria de serviços judiciais e tribunais as medidas

Leia mais

17 MEDIDAS PARA DESBLOQUEAR A REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA

17 MEDIDAS PARA DESBLOQUEAR A REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA 17 MEDIDAS PARA DESBLOQUEAR A REFORMA DA ACÇÃO EXECUTIVA I. Ganhar tempo e acelerar a acção executiva, com mais automatismos nas aplicações informáticas. 1. A entrega electrónica do requerimento executivo

Leia mais

Última actualização em 04/03/2008

Última actualização em 04/03/2008 Portaria n.º 220-A/2008 de 4 de Março. - Cria uma secretaria-geral designada por Balcão Nacional de Injunções (BNI), Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Justiça, S.I, 1º SUPLEMENTO,

Leia mais

CÓDIGOS BALCÃO NACIONAL DE INJUNÇÕES TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO

CÓDIGOS BALCÃO NACIONAL DE INJUNÇÕES TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO CÓDIGOS BALCÃO NACIONAL DE INJUNÇÕES TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO A selecção dos textos legislativos disponibilizados no sitio Home Page Jurídica (www.euricosantos.pt) rege-se por critérios

Leia mais

SIMPLIFICAÇÃO da EXECUTIVA MAIS CELERIDADE, MELHOR ECONOMIA

SIMPLIFICAÇÃO da EXECUTIVA MAIS CELERIDADE, MELHOR ECONOMIA SIMPLIFICAÇÃO da ACÇÃO EXECUTIVA MAIS CELERIDADE, MELHOR ECONOMIA Setembro de 2008 A Importância da Acção Executiva O sistema de execuções judiciais/processo executivo é um factor essencial para o bom

Leia mais

Simplificação da Acção Executiva Regulamentação

Simplificação da Acção Executiva Regulamentação Simplificação da Acção Executiva Regulamentação Perguntas & Respostas 27 de Março de 2009 1. Porque razão é importante ter uma acção executiva/cobrança judicial de dívidas célere e eficaz? Uma acção executiva

Leia mais

Notificações electrónicas Perguntas e Respostas

Notificações electrónicas Perguntas e Respostas Notificações electrónicas Perguntas e Respostas 15 de Abril de 2009 NOTIFICAÇÕES ELCTRÓNICAS Perguntas e Respostas 1 A partir de quando passa a ser possível fazer as notificações por meios electrónicos?

Leia mais

Notificações electrónicas Perguntas e Respostas

Notificações electrónicas Perguntas e Respostas Notificações electrónicas Perguntas e Respostas 1 de Julho de 2009 NOTIFICAÇÕES ELCTRÓNICAS Perguntas e Respostas 1 A partir de hoje (1 de Julho de 2009) as notificações a advogados e solicitadores passam

Leia mais

DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS

DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS ENTIDADES DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ENQUADRAMENTO LEGAL NOVAS REGRAS/NOVOS PROCEDIMENTOS TRAMITAÇÃO ELECTRÓNICA 1 I. ENTIDADES DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA 2 I. ENTIDADES DO MINISTÉRIO

Leia mais

Plano de descongestionamento dos tribunais

Plano de descongestionamento dos tribunais NOVAS MEDIDAS PARA A REFORMA DO SISTEMA DE JUSTIÇA Plano de descongestionamento dos tribunais Melhor serviço público aos cidadãos e melhores condições para o trabalho nos tribunais 26/09/2005 Descongestionar

Leia mais

Foram inseridas em local próprio as alterações pela portaria 457/2008, de

Foram inseridas em local próprio as alterações pela portaria 457/2008, de Portaria n.º 114/2008, 6 de Fevereiro de 2008 Foram inseridas em local próprio as alterações operadas pela portaria 457/2008, de 20.06. DOCUMENTO PRÁTICO PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA Portaria n.º 114/2008,

Leia mais

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010.

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em  Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010. Porquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a PORTO

Leia mais

DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS

DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS I - ENTIDADES DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA II - ENQUADRAMENTO LEGAL III - NOVAS REGRAS/NOVOS PROCEDIMENTOS IV - TRAMITAÇÃO ELECTRÓNICA V - FACTOS E NÚMEROS 1 I. ENTIDADES DO

Leia mais

"Equipas de ~geração vão acelerar pendências nos tribunais fiscais"

Equipas de ~geração vão acelerar pendências nos tribunais fiscais Pág: II Corte: 1 de 5 AMARELA PEDROSO SECRETÁRIA DE ESTADO DA JUSTIÇA "Equipas de ~geração vão acelerar pendências nos tribunais fiscais" O Governo identificou os Tribunais Administrativos e Fiscais como

Leia mais

Portaria n.º 114/2008, de 6 de Fevereiro, Regula vários aspectos da tramitação electrónica dos processos judiciais

Portaria n.º 114/2008, de 6 de Fevereiro, Regula vários aspectos da tramitação electrónica dos processos judiciais 1/35 Portaria n.º 114/2008, de 6 de Fevereiro, Regula vários aspectos da tramitação electrónica dos processos judiciais JusNet 216/2008 Link para o texto original no Jornal Oficial (DR N.º 26, Série I,

Leia mais

Resultados do Processo Electrónico

Resultados do Processo Electrónico Resultados do Processo Electrónico 03/04/2009 Resumo 1. A maioria das acções inicia-se hoje através do CITIUS o Em Dezembro de 2008, 79% das acções e requerimentos foram entregues nos tribunais através

Leia mais

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática,

Leia mais

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução ACÇÃO EXECUTIVA - 2009 NOVOS PROCEDIMENTOS E FUNCIONALIDADES H@BILUS - destino dos actos dos agentes de execução Lista Pública de Execuções (art.ºs 16.-A, 16.º-B e 16.º-C do DL n.º 201/2003, de 10/09,

Leia mais

SOFTWARE DE GESTÃO desenvolvido para:

SOFTWARE DE GESTÃO desenvolvido para: SOFTWARE DE GESTÃO desenvolvido para: Escritórios de advogados; Sociedades de advogados; Escritórios de solicitadores; Departamentos jurídicos e contencioso de empresas. A Solução JuriGest O JuriGest é

Leia mais

DOCUMENTO PRÁTICO PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA

DOCUMENTO PRÁTICO PARA OFICIAIS DE JUSTIÇA Portaria n.º 114/2008, 6 de Fevereiro de 2008 Foram inseridas em local próprio as alterações operadas pela portaria 457/2008, de 20.06 Foram inseridas em local próprio as alterações operadas pela portaria

Leia mais

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (10!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!!! 10!de!Abril!de!2013!!

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Deontologia!Profissional! (10!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!!! 10!de!Abril!de!2013!! ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA PROVADEAFERIÇÃO (RNE) MANHÃ DeontologiaProfissional (10Valores) GRELHADECORRECÇÃO 10deAbrilde2013 QUESTÕES 1. Podia Álvaro assumir o patrocínio dos autores? Justifique, pormenorizadamente,

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA 928 Diário da República, 1.ª série N.º 26 6 de Fevereiro de 2008 Assim: Manda o Governo, pelo Ministro de Estado e das Finanças, o seguinte: 1.º É criado no concelho de Torres Vedras um Serviço de Finanças,

Leia mais

Desformalização, eliminação e simplificação de actos

Desformalização, eliminação e simplificação de actos Desformalização, eliminação e simplificação de actos Em 5 de Julho de 2005, o Senhor Primeiro-Ministro apresentou o Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias. O projecto de Desmaterialização,

Leia mais

Sessão Solene de Boas Vindas aos Candidatos e Abertura do 2.º Estágio de Agente de Execução

Sessão Solene de Boas Vindas aos Candidatos e Abertura do 2.º Estágio de Agente de Execução Sessão Solene de Boas Vindas aos Candidatos e Abertura do 2.º Estágio de Agente de Execução Dia 26 de Março de 2011 Auditório 1 da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa

Leia mais

Carta de Missão do Dirigente Superior de 2.º Grau

Carta de Missão do Dirigente Superior de 2.º Grau Carta de Missão do Dirigente Superior de 2.º Grau Ministério: Ministério da Justiça (MJ) Serviço\Organismo: Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I.P. (IGFEJ, I.P.) Cargo e Titular:

Leia mais

Serviços inovadores. A Justiça deve estar ao serviço do desenvolvimento económico e do investimento.

Serviços inovadores. A Justiça deve estar ao serviço do desenvolvimento económico e do investimento. Serviços inovadores A Justiça deve estar ao serviço do desenvolvimento económico e do investimento. Por isso, o Ministério da Justiça já criou serviços inovadores para os cidadãos e para as empresas: A

Leia mais

61 RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES

61 RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES 61 RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES - 61 RECOMENDAÇÕES: 1. MEMBRO DO GOVERNO RESPONSÁVEL PELA ÁREA DA JUSTIÇA (26 Recomendações) A) APROVAÇÃO/PUBLICAÇÃO DA

Leia mais

Sindicato dos Oficiais de Justiça

Sindicato dos Oficiais de Justiça Sindicato dos Oficiais de Justiça introduzidas: - Portaria n.º 457/2008,de 20 de Junho - Portaria n.º 1538/2008, de 30 de Setembro - Portaria n.º 195-A/2010, de 8 de Abril - Portaria n.º 471/2010, de 8

Leia mais

O Solicitador Mandatário - Ação Executiva -

O Solicitador Mandatário - Ação Executiva - O Solicitador Mandatário - Ação Executiva - Transmissão Processual Eletrónica Práticas Forenses e Aconselhamento Jurídico MÓDULO I 1 INTRODUÇÃO 2 - CITIUS ENTREGA DE PEÇAS PROCESSUAIS (Ação declarativa)

Leia mais

Seminário Internacional

Seminário Internacional Seminário Internacional Reforma Judiciária: as leis processuais e a reorganização dos tribunais UMA NOVA VISÃO PARA A AÇÃO EXECUTIVA Armando A Oliveira Câmara dos Solicitadores As crises O agente de execução

Leia mais

SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTO PREDIAL e ACTOS CONEXOS para o MERCADO IMOBILIÁRIO. Perguntas & Respostas

SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTO PREDIAL e ACTOS CONEXOS para o MERCADO IMOBILIÁRIO. Perguntas & Respostas SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTO PREDIAL e ACTOS CONEXOS para o MERCADO IMOBILIÁRIO Perguntas & Respostas 5 de Maio de 2008 1. Quais os objectivos das medidas de simplificação do registo predial e actos conexos

Leia mais

Que futuro? João Tiago Silveira. Conferência Justiça Económica em Portugal Fundação Francisco Manuel dos Santos e Associação Comercial de Lisboa

Que futuro? João Tiago Silveira. Conferência Justiça Económica em Portugal Fundação Francisco Manuel dos Santos e Associação Comercial de Lisboa JOÃO TIAGO SILVEIRA Que futuro? João Tiago Silveira Conferência Justiça Económica em Portugal Fundação Francisco Manuel dos Santos e Associação Comercial de Lisboa Dados sobre a Justiça no futuro Processos

Leia mais

LISBOA P. O 828/2014 C H.O Proposta de Alteração ao Código do Processo nos Tribunais Administrativos

LISBOA P. O 828/2014 C H.O Proposta de Alteração ao Código do Processo nos Tribunais Administrativos fi REPÚBLICA (;ABINETE DA SECRETÃRIA DE ESTADO ADJUNTA EDA JUSTiÇA Exmo. Senhor Presidente da Direção Nacional do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público Rua Tomás Ribeiro, 89-3 0 1050-227 LISBOA

Leia mais

Proposta de Lei n.º 246/X, sobre partilha de informação e tratamento de dados no sistema de justiça. Perguntas & Respostas 6/3/2009

Proposta de Lei n.º 246/X, sobre partilha de informação e tratamento de dados no sistema de justiça. Perguntas & Respostas 6/3/2009 Proposta de Lei n.º 246/X, sobre partilha de informação e tratamento de dados no sistema de justiça Perguntas & Respostas 6/3/2009 1. Para que serve e porque razão é necessária a Lei sobre a partilha de

Leia mais

9194 Diário da República, 1.ª série N.º de Dezembro de 2008

9194 Diário da República, 1.ª série N.º de Dezembro de 2008 9194 Diário da República, 1.ª série N.º 251 30 de Dezembro de 2008 14 O vermelho, cor do Direito, invoca aqueles que ao longo da história dedicaram a vida ao estudo e à prática das ciências jurídicas.

Leia mais

Requerimento Executivo

Requerimento Executivo Requerimento Executivo 09/2008 CITIUS Requerimento Executivo No sentido de melhorar os instrumentos colocados à disposição dos utilizadores do sistema de Justiça, o Ministério da Justiça melhorou a aplicação

Leia mais

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Sintese de Diplomas CFFJ - 2012 Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Síntese dos Diplomas Decreto-Lei n.º 38/2003, de 8 de Março, que bem se pode apelidar de

Leia mais

OBSERVAÇÕES DA MLGTS AO SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO ELECTRÓNICA DE OPERAÇÕES DE CONCENTRAÇÃO ( SNEOC )

OBSERVAÇÕES DA MLGTS AO SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO ELECTRÓNICA DE OPERAÇÕES DE CONCENTRAÇÃO ( SNEOC ) OBSERVAÇÕES DA MLGTS AO SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO ELECTRÓNICA DE OPERAÇÕES DE CONCENTRAÇÃO ( SNEOC ) 1. Objecto das presentes Observações 1.1. Um ano volvido sobre a introdução do Sistema de Notificação Electrónica

Leia mais

CUSTAS JUDICIAIS. A CÓDIGO DAS CUSTAS JUDICIAIS: Decreto-Lei n.º 224-A/1996 e posteriores alterações.

CUSTAS JUDICIAIS. A CÓDIGO DAS CUSTAS JUDICIAIS: Decreto-Lei n.º 224-A/1996 e posteriores alterações. CUSTAS JUDICIAIS A CÓDIGO DAS CUSTAS JUDICIAIS: Decreto-Lei n.º 224-A/1996 e posteriores alterações. I Regime Geral - Aplica-se aos processos iniciados entre 1 de Janeiro de 1997 e 19 de Abril de 2009;

Leia mais

Diploma DRE. Capítulo I. Disposições gerais. Artigo 1.º. Objecto

Diploma DRE. Capítulo I. Disposições gerais. Artigo 1.º. Objecto Diploma Regulamenta o acesso electrónico da Comissão para a Eficácia das Execuções (CPEE) à informação disponível no sistema de informação de suporte à actividade dos tribunais (Citius) e no sistema de

Leia mais

O Conselho Geral delibera, nos termos do parecer jurídico que se anexa à presente deliberação e para o qual se remete: Tendo em conta a imposição

O Conselho Geral delibera, nos termos do parecer jurídico que se anexa à presente deliberação e para o qual se remete: Tendo em conta a imposição Deliberação pública Deliberação 20140510.11.5 Definição do procedimento adotado pela Câmara dos Solicitadores quando lhe é diretamente solicitado uma desassociação de agente de execução Tendo em consideração

Leia mais

Painel I - CAAJ: Passado, Presente e Futuro

Painel I - CAAJ: Passado, Presente e Futuro XIX Encontro Nacional da APAJ Painel I - CAAJ: Passado, Presente e Futuro COMISSÃO PARA O ACOMPANHAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA Súmula História (passado): Administradores de Insolvência / Administradores

Leia mais

Processo Electrónico. Calendarização de novas funcionalidades

Processo Electrónico. Calendarização de novas funcionalidades Processo Electrónico Calendarização de novas funcionalidades CALENDARIZAÇÃO DAS ALTERAÇÕES AO CITIUS-MJ... 4 a) Melhoramento substancial do aspecto gráfico geral da aplicação...4 b) Distinção entre processos

Leia mais

Processo Electrónico Perguntas e Respostas

Processo Electrónico Perguntas e Respostas Processo Electrónico Perguntas e Respostas 30 de Dezembro de 2008 PROCESSO ELECTRÓNICO Perguntas e Respostas 30 de Dezembro de 2008 1 A partir de 5 de Janeiro de 2009 passa a existir um Processo Electrónico.

Leia mais

Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais. Empresas que cheguem a acordo, ainda que provisório, com os

Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais. Empresas que cheguem a acordo, ainda que provisório, com os Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais INSOLVÊNCIAS Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais Empresas que cheguem a acordo, ainda que provisório, com os credores, verão

Leia mais

1/5. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 86/2003

1/5. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 86/2003 1/5 Decreto-Lei n.º 202/2003, de 10 de Setembro, Regula o regime das comunicações por meios telemáticos entre as secretarias judiciais e os solicitadores de execução previsto no Código de Processo Civil

Leia mais

Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais

Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais (Revogado) Todos os direitos reservados à DATAJURIS,

Leia mais

DATA 2 8 FEV REPUBLICA PORTUGUESA

DATA 2 8 FEV REPUBLICA PORTUGUESA REPUBLICA PORTUGUESA GABINETE DA MINISTRA DA JUSTIÇA ENT-DSPJ/2D19/1S27 ai/dj/2b13 Exmo. Senhor Diretor-Geral da Política de Justiça Av. D. João II, n. 1.08.01 E Torre H - Pisos 2 e 3 - Campus Justiça

Leia mais

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro:

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Havendo título executivo anterior à entrada em vigor da Lei n.º 6/2011, de 10 de Março, a oposição da Requerente deve ser deduzida

Leia mais

Diploma: Ministério da Justiça - Portaria n.º 562/2007 Data: Sumário

Diploma: Ministério da Justiça - Portaria n.º 562/2007 Data: Sumário Diploma: Ministério da Justiça - Portaria n.º 562/2007 Data: 30-04-2007 Sumário Altera as Portarias n.º 657-A/2006, de 29 de Junho, e 1416-A/2006, de 19 de Dezembro, fixando os termos e a taxa devida pelo

Leia mais

Plano de actividades 2015/2016

Plano de actividades 2015/2016 Plano de actividades 2015/2016 TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE SETÚBAL Artigo 94.º, n.º 6 alínea a), da Lei 62/2013, de 26 de agosto Período 01.09.2015 a 31.08.2016 Índice I. Nota introdutória... 2 II.

Leia mais

OS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

OS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROGRAMA E CONDIÇÕES OS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DO DL N.º 269/98, DE 1 DE SETEMBRO - A INJUNÇÃO - Solicitadores Agentes de execução Solicitadores e Agentes de Execução Estagiários Janeiro Porto Departamento

Leia mais

XXXX xxxxxxx Assembleia da República n.º 124/2011

XXXX xxxxxxx Assembleia da República n.º 124/2011 Quarta alteração à Portaria n.º 419-A/2009, de 17 de abril, que regula o modo de elaboração, contabilização, liquidação, pagamento, processamento e destino das custas processuais, multas e outras penalidades

Leia mais

Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução. Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009

Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução. Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Câmara dos Solicitadores Colégio de Especialidade de Agentes de Execução Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Versão 2 Setembro de 2013 - 2 - Portaria nº 313/2009 de 30 de Março de 2009 Alterada

Leia mais

Versão para audições 26/9/2005. Exposição de Motivos

Versão para audições 26/9/2005. Exposição de Motivos Incentivos excepcionais para o descongestionamento das pendências judiciais, desistência de acções executivas por dívida de custas e alteração do regime fiscal dos créditos incobráveis para efeitos do

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 2015-2018 PROMOVER O ACESSO AO DIREITO E À JUSTIÇA Qualidade no acesso à justiça REFORÇAR A TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Resolução em prazo razoável MELHORAR O TEMPO

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 47/X. Exposição de Motivos

PROPOSTA DE LEI N.º 47/X. Exposição de Motivos PROPOSTA DE LEI N.º 47/X Exposição de Motivos 1. O Programa do XVII Governo Constitucional assumiu como prioridade a melhoria da resposta judicial, a consubstanciar, designadamente, por medidas de descongestionamento

Leia mais

Ofícios-Circular emitidos pela ex-direcção-geral dos Serviços Judiciários em 1997

Ofícios-Circular emitidos pela ex-direcção-geral dos Serviços Judiciários em 1997 Ofícios-Circular emitidos pela ex-direcção-geral dos Serviços Judiciários em 1997 Lista NÚMERO=01/1997 data= 1997/01/03 assunto= Comunicações telefónicas sumário= Sistema de comunicações telefónicas e

Leia mais

Organização e gestão dos tribunais administrativos e fiscais

Organização e gestão dos tribunais administrativos e fiscais Organização e gestão dos tribunais administrativos e fiscais Jornadas Presente e Futuro da Jurisdição Administrativa e Fiscal Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa João Tiago Silveira 17

Leia mais

ANEXO XIV MONITORIZAÇÃO DA ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA PORTARIA N.º 2/2012, DE 2 DE JANEIRO

ANEXO XIV MONITORIZAÇÃO DA ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA PORTARIA N.º 2/2012, DE 2 DE JANEIRO ANEXO XIV MONITORIZAÇÃO DA ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA PORTARIA N.º 2/2012, DE 2 DE JANEIRO PORTARIA N.º 2/2012, DE 2 DE JANEIRO (ACESSO ELECTRÓNICA CPEE SISAAE E CITIUS) - ENTRADA EM VIGOR DAS NORMAS

Leia mais

Portaria n.º 621/2008, de 18 de julho na redação da Portaria n.º 283/2013, de 30 de agosto*

Portaria n.º 621/2008, de 18 de julho na redação da Portaria n.º 283/2013, de 30 de agosto* Portaria n.º 621/2008, de 18 de julho na redação da Portaria n.º 283/2013, de 30 de agosto* O Decreto-Lei n.º 116/2008, de 4 de julho, aprovou diversas medidas de simplificação, desmaterialização e desformalização

Leia mais

Citações e Notificações no Quadro do Regulamento (CE) Nº 1393/2007 de 13 de novembro de 2007

Citações e Notificações no Quadro do Regulamento (CE) Nº 1393/2007 de 13 de novembro de 2007 Citações e Notificações no Quadro do Regulamento (CE) Nº 1393/2007 de 13 de novembro de 2007 JORNADAS DE ESTUDOS DOS AGENTES DE EXECUÇÃO Carvoeiro 5/6 outubro 2012 CARLOS DE MATOS O Regulamento (CE) n.

Leia mais

PONTO DE SITUAÇÃO: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DESTINATÁRIO RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES SIM NÃO

PONTO DE SITUAÇÃO: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DESTINATÁRIO RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES SIM NÃO PONTO DE SITUAÇÃO: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DESTINATÁRIO RECOMENDAÇÕES 2009/2010 SOBRE A EFICÁCIA DAS EECUÇÕES SIM NÃO A) APROVAÇÃO/PUBLICAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO 1. Portaria conjunta dos membros do Governo

Leia mais

CÓDIGO DO NOTARIADO. (2.ª Edição) Actualização N.º 3

CÓDIGO DO NOTARIADO. (2.ª Edição) Actualização N.º 3 CÓDIGO DO NOTARIADO (2.ª Edição) Actualização N.º 3 Código do Notariado 2 TÍTULO: AUTORES: CÓDIGO DO NOTARIADO Actualização N.º 3 BDJUR EDITOR: EDIÇÕES ALMEDINA, SA Avenida Fernão de Magalhães, n.º 584,

Leia mais

Regulamento do Documento Único de Cobrança

Regulamento do Documento Único de Cobrança Portaria n.º 1423-I/2003 ANEXO - Artigo 1.º - Âmbito Artigo 2.º - Documento único de cobrança Artigo 3.º - Emissão Artigo 4.º - Comprovativo do pagamento Artigo 5.º - Envio de informação Artigo 6.º - Registo

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO JURÍDICA E JUDICIÁRIA ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU, DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA

ACORDO DE COOPERAÇÃO JURÍDICA E JUDICIÁRIA ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU, DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA ACORDO DE COOPERAÇÃO JURÍDICA E JUDICIÁRIA ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU, DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA A República Portuguesa e a Região Administrativa Especial

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS - MP 2016/2017

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS - MP 2016/2017 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS - MP 2016/2017 OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO (MP) COMARCA DE PORTALEGRE (2016/2017) DECLARAÇÃO INTRODUTÓRIA O Ministério Público enquanto

Leia mais

BOLETIM INFORMATICO N.º 26 Novembro de 1998

BOLETIM INFORMATICO N.º 26 Novembro de 1998 BOLETIM INFORMATICO N.º 26 Novembro de 1998 NOTAS 1. Sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República realiza-se no próximo dia 12 de Dezembro de 1998, pelas 18,00 horas, no auditório do Pavilhão

Leia mais

Um Dia com a Justiça Eletrónica: -As Tecnologias de Informação e Comunicação no setor da Justiça

Um Dia com a Justiça Eletrónica: -As Tecnologias de Informação e Comunicação no setor da Justiça Um Dia com a Justiça Eletrónica: -As Tecnologias de Informação e Comunicação no setor da Justiça 27 de junho de 2012 Auditório, ISCSP Patrocinadores Prata Patrocinadores Bronze Universidades Co-Financiamento

Leia mais

DECISÕES APROVADAS CONJUNTAMENTE PELO PARLAMENTO EUROPEU E PELO CONSELHO

DECISÕES APROVADAS CONJUNTAMENTE PELO PARLAMENTO EUROPEU E PELO CONSELHO 30.6.2009 Jornal Oficial da União Europeia L 168/35 DECISÕES APROVADAS CONJUNTAMENTE PELO PARLAMENTO EUROPEU E PELO CONSELHO DECISÃO N. o 568/2009/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 18 de Junho

Leia mais

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa RODOLFO VERMELHO Agente de Execução Cédula n.º 5357 Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa A Tramitação da Acção Executiva e a Probabilidade da Recuperação do Crédito 02 de Abril de

Leia mais

ACÇÕES DE PEQUENO MONTANTE INJUNÇÃO DE PAGAMENTO EUROPEIA

ACÇÕES DE PEQUENO MONTANTE INJUNÇÃO DE PAGAMENTO EUROPEIA ACÇÕES DE PEQUENO MONTANTE INJUNÇÃO DE PAGAMENTO EUROPEIA ACÇÕES DE PEQUENO MONTANTE REGULAMENTO (CE) nº 861/2007 É um mecanismo facultativo O processo é escrito (só excepcionalmente é que há audiência)

Leia mais

Deliberação do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados. de 25 de Maio de 2016

Deliberação do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados. de 25 de Maio de 2016 Deliberação do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados de 25 de Maio de 2016 Relativamente às Medidas consignadas no documento do Ministério da Justiça designado Plano Justiça + Próxima, no

Leia mais

PROCEDIMENTOS P/CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES EMERGENTES DE CONTRATOS. INJUNÇÃO

PROCEDIMENTOS P/CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES EMERGENTES DE CONTRATOS. INJUNÇÃO ( Até às alterações do DL n.º 34/2008, de 26 de Fevereiro) PROCEDIMENTOS P/CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES EMERGENTES DE CONTRATOS. INJUNÇÃO Artigo 1.º Procedimentos especiais É aprovado o regime dos procedimentos

Leia mais

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março DIPLOMAS - LEI N.º 41/2013, de 26 de junho: aprova o CPC - PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março - DECLARAÇÃO DE RETIFICAÇÃO N.º 36/2013, de 12 de

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO. Código Civil ª Edição. Atualização nº 1

DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO. Código Civil ª Edição. Atualização nº 1 DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO Código Civil 2018 10ª Edição Atualização nº 1 1 LEI GERAL TRIBUTÁRIA CÓDIGO CIVIL Atualização nº 1 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78,

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA. Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira

SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA. Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente SIRAPA O SIRAPA

Leia mais

ASSUNTO: Contabilidade processual aplicação informática e procedimentos contabilísticos.

ASSUNTO: Contabilidade processual aplicação informática e procedimentos contabilísticos. Ofício Circular nº 1/04 DGAJ/DIT ASSUNTO: Contabilidade processual aplicação informática e procedimentos contabilísticos. O Dec. Lei 324/2003, de 27/12, que alterou o Código das Custas Judiciais, veio

Leia mais

Direito Processual Civil Executivo. Programa

Direito Processual Civil Executivo. Programa Direito Processual Civil Executivo Programa Rui Pinto Duarte 2010/2011 I Aspectos Gerais 1. Noção de acção executiva 2. O princípio do dispositivo na acção executiva (3.º, 810 e 675-A) 3. Execução individual

Leia mais

Ofícios-Circular emitidos pela ex-direcção-geral dos Serviços Judiciários em 1995

Ofícios-Circular emitidos pela ex-direcção-geral dos Serviços Judiciários em 1995 Ofícios-Circular emitidos pela ex-direcção-geral dos Serviços Judiciários em 1995 Lista NÚMERO= 01/1995 data= 1995/01/12 assunto= Carcereiro sumário= A expressão carcereiro deve ser retirada de todos os

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Referências Bibliográficas Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP). 2006. Relatório preliminar sobre a avaliação dos bloqueios verificados na reforma da acção executiva e propostas de adequação

Leia mais

SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTO PREDIAL e ACTOS CONEXOS para o MERCADO IMOBILIÁRIO

SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTO PREDIAL e ACTOS CONEXOS para o MERCADO IMOBILIÁRIO SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTO PREDIAL e ACTOS CONEXOS para o MERCADO IMOBILIÁRIO Perguntas & Respostas 5 de Janeiro de 2009 1. Quais os objectivos das medidas de simplificação do registo predial e actos conexos

Leia mais

Informação Empresarial Simplificada

Informação Empresarial Simplificada CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Informação Empresarial Simplificada Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente

Leia mais

Quadro Despesa Consolidada segundo a Classificação Económica - MDN

Quadro Despesa Consolidada segundo a Classificação Económica - MDN Quadro 4.6.3. Despesa Consolidada segundo a Classificação Económica - MDN Serviços integrados 2006 Orçamento Serviços e fundos autónomos Despesa consolidada Despesas com o Pessoal 1.118,4 60,8 1.179,2

Leia mais

As questões do Governance nos tribunais. Ao Exmº. Presidente da APDSI Professor Doutor José Dias Coelho; Moderador: Professor Doutor João Bilhim

As questões do Governance nos tribunais. Ao Exmº. Presidente da APDSI Professor Doutor José Dias Coelho; Moderador: Professor Doutor João Bilhim As questões do Governance nos tribunais Agradecimentos: Ao Exmº. Presidente da APDSI Professor Doutor José Dias Coelho; Moderador: Professor Doutor João Bilhim A mudança do paradigma da gestão dos Tribunais

Leia mais

Portaria n.º 279/2013, de 26 de Agosto (versão actualizada)

Portaria n.º 279/2013, de 26 de Agosto (versão actualizada) [ Nº de artigos:8 ] Portaria n.º 279/2013, de 26 de Agosto (versão actualizada) SUMÁRIO Altera as Portarias n.os 312/2009 e 313/2009, de 30 de março, e 202/2011, de 20 de maio, no âmbito do novo Código

Leia mais

1/6. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 108/1999

1/6. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 108/1999 1/6 Decreto-Lei n.º 218/99, de 15 de Junho, Estabelece o regime de cobrança de dívidas pelas instituições e serviços integrados no Serviço Nacional de Saúde JusNet 108/1999 Link para o texto original no

Leia mais

REGIME PROCESSUAL CIVIL EXPERIMENTAL. Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho

REGIME PROCESSUAL CIVIL EXPERIMENTAL. Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho REGIME PROCESSUAL CIVIL EXPERIMENTAL Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho Enquadramento geral do RPCE O Decreto-Lei n.º 108/2006, de 8 de Junho, entrou em vigor, a 16 de Outubro de 2006, em 4 tribunais:

Leia mais

DGCI-Desmaterialização e competitividade

DGCI-Desmaterialização e competitividade DGCI-Desmaterialização e competitividade MINISTÉRIO DAS FINANÇAS, 11 de Julho de 2007 O ponto de partida O esgotamento do paradigma em papel Barreiras financeiras Custos de cumprimento (deslocações) para

Leia mais

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX)

Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Apresenta: Nótulas à Lei n.º 32/2014 de 30 de maio (PEPEX) Natureza e finalidade: Procedimento Extrajudicial O Procedimento extrajudicial pré-executivo é um procedimento de natureza facultativa que se

Leia mais

PROGRAMA. Assessoria Jurídica Especializada na Recuperação de Passivo

PROGRAMA. Assessoria Jurídica Especializada na Recuperação de Passivo PROGRAMA AJERP Assessoria Jurídica Especializada na Recuperação de Passivo 1 Oportunidade O Programa AJERP é lançado pela CRBA como desafio para a melhor prestação de serviços de contencioso e recuperação

Leia mais

Enquadramento Legal ARTIGO 38.º DO DECRETO-LEI N.º76-A/2006, DE 29 DE MARÇO

Enquadramento Legal ARTIGO 38.º DO DECRETO-LEI N.º76-A/2006, DE 29 DE MARÇO Enquadramento Legal ARTIGO 38.º DO DECRETO-LEI N.º76-A/2006, DE 29 DE MARÇO "Artigo 38.º Extensão do regime dos reconhecimentos de assinaturas e da Autenticação e tradução de documentos 1 - Sem prejuízo

Leia mais