O contencioso dos atos de controlo prévio das operações urbanísticas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O contencioso dos atos de controlo prévio das operações urbanísticas"

Transcrição

1 O contencioso dos atos de controlo prévio das operações urbanísticas Curso de pós-graduação em Direito do Urbanismo e da Construção ICJP/FDUL 17 de abril 2013

2 Os atos de controlo prévio 6 situações a analisar: 1. Atos permissivos expressos: Licença para realização de operações urbanísticas (artigo 4.º-1 e 2 RJUE); Admissão/recusa expressa após comunicação prévia para realização de operações de urbanísticas (artigo 4.º-1 e 4 RJUE); Autorização de utilização (artigo 4.º-1 e 5 RJUE). 2. Silêncio em resultado de: Ausência de resposta após pedido de emissão de licença (artigo 111.º-a) e 112.º RJUE); Ausência de resposta após comunicação prévia (artigo 36.º-A RJUE); Ausência de resposta após pedido de emissão de autorização de utilização (artigo 111.º-c) RJUE).

3 1. Atos permissivos expressos: licença Ato de deferimento da licença Será normalmente um contrainteressado/ministério Público a reagir. Ação Administrativa especial/pedido de impugnação, nos termos gerais do CPTA (artigos 46.º-2-a) e 50.º e segs.). Possibilidade de cumulações (artigos 5.º e 47.º CPTA). Ex: anulação de licença e pedido de realização de operações de demolição. Ato de indeferimento da licença Será normalmente o requerente a reagir. Ação Administrativa especial/pedido de condenação à prática de ato devido, nos termos gerais do CPTA (artigos 46.º-2-b), 67.º-1-b) e 66.º e segs. CPTA). Possibilidade de cumulações (ex: pedido de indemnização).

4 1. Atos permissivos expressos: resposta expressa após comunicação prévia A resposta expressa após comunicão prévia tem a natureza de ato administrativo? Forma de reação depende dessa questão. Se for ato, segue a ação administrativa especial. Se não, segue a ação administrativa comum (artigos 46.º e 37.º CPTA). Tendência para considerar-se um ato/seguir a ação administrativa especial: Epígrafe do artigo 36.º-A RJUE; Equiparação dos regimes da invalidade, revogação, caducidade, renovação e prorrogação (artigos 67.º, 68.º, 73.º, 71.º, 72.º e 53.º-3 RJUE). Existe sempre oportunidade para corrigir a forma de processo escolhida (artigos 7.º, 88.º e 89.º-2 CPTA).

5 1. Atos permissivos expressos: resposta após comunicação prévia Admissão após comunicação prévia Será normalmente um contrainteressado/ministério Público a reagir. Ação Administrativa especial/pedido de impugnação, nos termos gerais do CPTA (artigos 46.º-2-a) e 50.º e segs.). Recusa após comunicação prévia Será normalmente o requerente a reagir. Ação Administrativa especial/pedido de condenação à prática de ato devido, nos termos gerais do CPTA (artigos 46.º-2-b), 67.º-1-b) e 66.º e segs. CPTA).

6 1. Ato permissivos expressos: autorização de utilização Ato de deferimento da autorização de utilização Será normalmente um contrainteressado ou o Ministério Público a reagir. Ação Administrativa especial/pedido de impugnação, nos termos gerais do CPTA (artigos 46.º-2-a) e 50.º e segs.). Ato de indeferimento da autorização de utilização Será normalmente o requerente a reagir. Ação Administrativa especial/pedido de condenação à prática de ato devido, nos termos gerais do CPTA (artigos 46.º-2-b), 67.º-1-b) e 66.º e segs. CPTA).

7 1. Atos permissivos expressos: reação pelo MP Reação pelo Ministério Público: Contra ato de deferimento/admissão: Ação administrativa especial/impugnação, em caso de ato ilegal (artigo 55.º-1-b) CPTA) ou ofensa a valores previstos no artigo 9.º-2 CPTA. Contra indeferimento/recusa: Ação administrativa especial/condenação à prática de ato devido só por ofensa a valores previstos nos artigos 9.º-2 e 68.º-1-c) CPTA. Os efeitos paralisantes do artigo 69.º RJUE: Reação contra ato de deferimento/admissão de licença/comunicação prévia/admissão tem o efeito de suspender a sua eficácia com a citação do titular para contestar (artigo 69.º-2 RJUE); Juiz pode inverter a suspensão, caso existam indícios de ilegalidade na interposição/procedência da ação pelo MP (artigo 69.º-3 RJUE).

8 2. Silêncio após pedido de licença Não há deferimento tácito/não há possibilidade de realização da operação pretendida em resultado do silêncio. Meio de reação especial: intimação judicial para a prática do ato devido (artigos 111.º-a) e 112.º RJUE).

9 2. Silêncio após pedido de licença Regime da intimação judicial para a prática do ato devido (artigo 112.º RJUE): Tribunal administrativo da sede da autoridade requerida é competente (artigo 112.º-1 RJUE); Processo visa a determinação à Administração da prática do ato em falta (artigo 112.º-1, 5 e 6 RJUE); Processo urgente (artigo 112.º-3, 4, 6 e 7 RJUE); Possibilidade de aplicar sanção pecuniária compulsória se intimação não for cumprida (artigo 112.º-6 RJUE); Recurso judicial tem efeitos devolutivos (artigo 112.º-8 RJUE).

10 2. Silêncio após pedido de licença Regime da intimação judicial para a prática do ato devido: reação em caso de incumprimento pela Administração findo o prazo de 30 dias (artigo 112.º-6, 9 e 10 e artigo 113.º RJUE): Podem iniciar-se trabalhos, com pagamentos de taxas; Se não houver condições objetivas para pagar taxas, obras podem iniciar-se com comunicão à câmara e propositura de intimação judicial para emitir alvará; Sentença substituti alvará em falta.

11 2. Silêncio após pedido de licença Regime da intimação judicial para a prática do ato devido: reação em caso de incumprimento pela Administração findo o prazo de 30 dias após silêncio para aprovação de projeto de arquitetura de licença: Possibilidade de apresentação dos projetos de especialidades (artigo 112.º-10 RJUE).

12 2. Silêncio após pedido de licença Questões sobre intimação judicial para a prática do ato devido: Legitimidade passiva: pessoa coletiva ou órgão? Problema de se referir a autoridade competente (artigo 112.º-1 CPTA); Questão análoga à da intimação para prestação de informações/consulta de documentos/passagem de certidão (artigos 104.º-1 e 107.º-1 CPTA) e processos cautelares (artigo 117.º-1 e 2 CPTA). Referem termos semelhantes; Deve seguir-se regra geral do CPTA (artigo 10.º-2 CPTA): legitimidade passiva é da pessoa coletiva/município.

13 2. Silêncio após pedido de licença Questões sobre intimação judicial para a prática do ato devido: Forma da citação/notificação da entidade requerida: poderá ser eletrónica? Texto do artigo 112.º-3 RJUE refere especificamente a via postal; Regime geral do CPTA/CPC é aplicável e permite que tramitação seja efetuada de forma eletrónica, nos termos de portaria (artigo 138.º-A CPC); Citação de entidade públicas demandadas deve poder ser efetuada por via exclusivamente eltrónica.

14 2. Silêncio após pedido de licença Questões sobre intimação judicial para a prática do ato devido: Limites dos poderes do tribunal: pode determinar o conteúdo concreto do ato a apraticar? Letra do RJUE parece apontar para que tribunal apenas se pronuncia sobre a falta do ato e a obrigação de o emitir sem referir o seu conteúdo concreto (artigo 112.º-5 e 6 RJUE); Jurisprudência oscilante (ver acs. STA de 4/6/2009 (proc. 109/08), 10/3/2004 (proc. 182/04) e 10/9/2003 (proc. 1381/03). Interpretação mais conforme com o Princípio da Tutela Jurisdicional Efetiva e aplicação subsidiária do CPTA apontam para possibilidade de definir conteúdo concreto do ato, em caso de poder vinculado (artigo 71.º CPTA).

15 2. Silêncio após comunicação prévia É concedida possibilidade de realização da obra em resultado do silêncio (artigo 36.º-A RJUE). Interessado não terá vantagem em reagir. Terceiros poderão ter.

16 2. Silêncio após comunicação prévia Meios de reação de terceiros face a silêncio após comunicação prévia: ação administrativa especial ou ação administrativa comum? Questão da natureza da permissão para realização de obras: será deferimento tácito, com regime equiparado a ato administrativo ou uma simples possibilidade de realização de uma conduta na sequência de um efeito diretamente resultante da lei? No caso de ser deferimento tácito: ação administrativa especial/pedido de impugnação (artigos 46.º-1-a) e 50.º e segs. CPTA). No caso de não haver ato ficionado, mas apenas permissão para viabilização de uma conduta: ação administrativa comum, pedindo-se, por exemplo (artigo 37.º-3 e 37.º-2-d) CPTA): A condenação do privado à não realização da conduta permitida pela ausência de resposta; Condenação da Administração à aplicação de medidas de tutela urbanística.

17 2. Silêncio após comunicação prévia Meios de reação de terceiros face a silêncio após comunicação prévia: Ação administrativa especial ou ação administrativa comum? Deferimento tácito, com regime equiparado a ato administrativo ou uma simples possibilidade de realização de uma conduta na sequência de um efeito diretamente resultante da lei? Não tem natureza de deferimento tácito: Mas regime do ato/deferimento tácito é aplicável por equiparação : epígrafe e texto do artigo 36.º-A RJUE e regimes da invalidade, revogação, caducidade, renovação e prorrogação (artigos67.º, 68.º, 73.º, 71.º, 72.º e 53.º-3 RJUE). MP/terceiros devem utilizar ação administrativa especial/pedido de impugnação (artigo 46.º-1-a) e 50.º e segs. CPTA).

18 2. Silêncio após pedido de autorização de utilização Após decurso do prazo, forma-se deferimento tácito (artigo 111.º-c) RJUE). Interessado não terá vantagem em reagir. MP/terceiros poderão ter. Ação administrativa especial/pedido de impugnação, nos termos gerais do CPTA (artigos 46.º-2-a) e 50.º e segs. CPTA).

19 Perguntas, dúvidas e contactos João Tiago V. A. da Silveira Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa joao.tiago.silveira@mlgts.pt joaotiagosilveira@fd.ul.pt joao.tiago.silveira@gmail.com

20

O novo processo de massa urgente e o regime dos processos em massa

O novo processo de massa urgente e o regime dos processos em massa O novo processo de massa urgente e o regime dos processos em massa Curso sobre a revisão do CPTA e do ETAF Instituto de Ciências Jurídico-Políticas/Faculdade de Direito de Lisboa João Tiago Silveira 11

Leia mais

nota prévia à 4.ª edição 5 nota prévia à 3.ª edição 7 nota prévia à 2.ª edição 9 nota prévia 11 abreviaturas 13

nota prévia à 4.ª edição 5 nota prévia à 3.ª edição 7 nota prévia à 2.ª edição 9 nota prévia 11 abreviaturas 13 ÍNDICE GERAL nota prévia à 4.ª edição 5 nota prévia à 3.ª edição 7 nota prévia à 2.ª edição 9 nota prévia 11 abreviaturas 13 ENQUADRAMENTO: ORGANIZAÇÃO DOS TRIBUNAIS E ÂMBITO DA JURISDIÇÃO 15 1. Organização

Leia mais

ÍNDICE GERAL. i n t rodução 5. ca pí t u lo i Garantias Administrativas 7

ÍNDICE GERAL. i n t rodução 5. ca pí t u lo i Garantias Administrativas 7 ÍNDICE GERAL i n t rodução 5 ca pí t u lo i Garantias Administrativas 7 1. Meios graciosos e meios contenciosos 7 2. Reclamação e recurso 9 2.1. Aspetos comuns 9 2.2. Dedução 11 2.3. Natureza e fundamentos

Leia mais

III Curso de Formação Contínua de Práticas Processuais Administrativas

III Curso de Formação Contínua de Práticas Processuais Administrativas III Curso de Formação Contínua de Práticas Processuais Administrativas I - Objetivos O III Curso de Práticas Processuais Administrativas é um curso de formação contínua da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

índice 5 nota introdutória à 2ª edição 13

índice 5 nota introdutória à 2ª edição 13 índice 5 nota introdutória à 2ª edição 13 A. Ação Administrativa 15 I. Petições Iniciais 17 1. Petição inicial de reconhecimento de direito 19 2. Petição inicial para adoção ou abstenção de comportamentos

Leia mais

MÓDULO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO

MÓDULO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO MÓDULO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Data/Hora Tema(s) / Docente(s) Procedimento Administrativo I Função administrativa e Direito Administrativo Função administrativa e formas de atuação administrativa

Leia mais

RECURSOS JURISDICIONAIS

RECURSOS JURISDICIONAIS PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS RECURSOS JURISDICIONAIS Coimbra, 02.11.2010 José Pereira de Sousa - Advogado 1 Recursos Jurisdicionais Os recursos das decisões jurisdicionais proferidas pelos Tribunais

Leia mais

Pluralidade de partes e pedidos e processos em massa

Pluralidade de partes e pedidos e processos em massa Pluralidade de partes e pedidos e processos em massa Curso de Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo João Tiago Silveira 25 de junho de 2015 Objeto: o problema Questão: Como defender

Leia mais

Teoria e Prática de Contencioso Administrativo (Faro)

Teoria e Prática de Contencioso Administrativo (Faro) Programa Apresentação As estatísticas publicadas pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e, mais recentemente, pela Direção-Geral de Política de Justiça do Ministério da Justiça

Leia mais

A Tutela Cautelar no Procedimento e no Processo Administrativo. Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados Lisboa, 31/01/2016

A Tutela Cautelar no Procedimento e no Processo Administrativo. Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados Lisboa, 31/01/2016 A Tutela Cautelar no Procedimento e no Processo Administrativo Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados Lisboa, 31/01/2016 Código do Procedimento Administrativo Medidas Provisórias CPA 1991 Artigo

Leia mais

O Contencioso Administrativo

O Contencioso Administrativo O Contencioso Administrativo INA 9. O processo executivo João Tiago Silveira Setembro de 2016 a. Aspetos comuns: obrigatoriedade de decisões judiciais Obrigatoriedade das decisões dos tribunais administrativos

Leia mais

Acesso à atividade empresarial na área da defesa: licenças

Acesso à atividade empresarial na área da defesa: licenças Acesso à atividade empresarial na área da defesa: licenças João Tiago Silveira Curso de Pós-Graduação em Direito da Defesa Nacional ICJP e IDEFF/Faculdade de Direito de Lisboa 18 de maio de 2017 Sumário

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho

UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho O Artigo 45.º sofre alterações (exercício de clarificação): - pressuposto material da norma: que a pretensão do autor seja fundada

Leia mais

Licenças, autorizações, comunicações prévias e outros atos permissivos. João Tiago Silveira

Licenças, autorizações, comunicações prévias e outros atos permissivos. João Tiago Silveira Licenças, autorizações, comunicações prévias e outros atos permissivos João Tiago Silveira Plano da Sessão 1. Atos permissivos e controlo administrativo. 2. Licença e autorização. 3. Comunicação prévia

Leia mais

Processos de massa, contencioso urgente dos procedimentos de massa e outros mecanismos de agilização processual no Contencioso Administrativo

Processos de massa, contencioso urgente dos procedimentos de massa e outros mecanismos de agilização processual no Contencioso Administrativo Processos de massa, contencioso urgente dos procedimentos de massa e outros mecanismos de agilização processual no Contencioso Administrativo Curso de Pós-Graduação em Contencioso Administrativo e Tributário

Leia mais

A decisão Revisão do Código do Procedimento Administrativo

A decisão Revisão do Código do Procedimento Administrativo A decisão Revisão do Código do Procedimento Administrativo João Tiago Silveira XV Seminário de Justiça Administrativa 6 de julho de 2013 Estrutura da exposição 1.Prazo para a decisão; 2.Incumprimento do

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO II. 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre

DIREITO ADMINISTRATIVO II. 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre DIREITO ADMINISTRATIVO II 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre LISBOA 2012 Regente: Prof. Doutor Fausto de Quadros Colaborador: Prof. Doutor Lourenço Vilhena de Freitas

Leia mais

As comunicações prévias e a decisão do procedimento (incumprimento do dever de decidir e ato tácito)

As comunicações prévias e a decisão do procedimento (incumprimento do dever de decidir e ato tácito) As comunicações prévias e a decisão do procedimento (incumprimento do dever de decidir e ato tácito) João Tiago Silveira Código do Procedimento Administrativo Centro de Estudos Judiciários 17 de março

Leia mais

Organização e gestão dos tribunais administrativos e fiscais

Organização e gestão dos tribunais administrativos e fiscais Organização e gestão dos tribunais administrativos e fiscais Jornadas Presente e Futuro da Jurisdição Administrativa e Fiscal Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa João Tiago Silveira 17

Leia mais

A arbitragem administrativa, o poder local e o CAAD: potencialidades por explorar

A arbitragem administrativa, o poder local e o CAAD: potencialidades por explorar A arbitragem administrativa, o poder local e o CAAD: potencialidades por explorar João Tiago Silveira 29 de abril de 2016 Sumário 1. O Centro de Arbitragem Administrativa 2. Objetivos do CAAD 3. Alargamento

Leia mais

Omissões e procedimentos administrativos de segundo grau

Omissões e procedimentos administrativos de segundo grau Omissões e procedimentos administrativos de segundo grau Temas de Procedimento e Contencioso Administrativo Em especial, as impugnações administrativas José Duarte Coimbra 31 de março de 2016 CR Lisboa

Leia mais

INDICE. nota prévia à 16ª edição 5 nota prévia à 14ª edição 7 INTRODUÇÃO 9

INDICE. nota prévia à 16ª edição 5 nota prévia à 14ª edição 7 INTRODUÇÃO 9 INDICE nota prévia à 16ª edição 5 nota prévia à 14ª edição 7 INTRODUÇÃO 9 CAPÍTULO I. DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO À JUSTIÇA ADMINISTRATIVA: OS PRINCIPAIS MODELOS HISTÓRICOS DE JUSTIÇA ADMINISTRATIVA

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto)

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto) REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA Artigo 1.º (Objeto) 1 O presente diploma estabelece o regime aplicável à resolução de litígios em matéria societária com recurso à arbitragem. 2 Podem ser submetidos

Leia mais

Instrumentos de simplificação administrativa no RJUE

Instrumentos de simplificação administrativa no RJUE Instrumentos de simplificação administrativa no RJUE A revisão do regime jurídico da urbanização e da edificação Instituto de Ciências Jurídico Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa 3 de outubro

Leia mais

Arbitragem administrativa: potencialidades por explorar

Arbitragem administrativa: potencialidades por explorar Arbitragem administrativa: potencialidades por explorar Arbitragem administrativa: um desafio lançado ao contencioso administrativo português Instituto de Ciências Jurídico Políticas/Faculdade de Direito

Leia mais

A revisão do ETAF e do CPTA

A revisão do ETAF e do CPTA Programa 6 de dezembro O significado e o alcance da revisão do ETAF e do CPTA para o Direito Administrativo português Fausto de Quadros Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

O Licenciamento Ambiental

O Licenciamento Ambiental O Licenciamento Ambiental João Tiago Silveira Curso de Pós-Graduação em Direito do Ambiente Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa 30 de março de 2017 1. Noção Ato permissivo

Leia mais

Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário

Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário Programa Contencioso Administrativo [CA1] 29/02 18h30 20h20 Apresentação; Introdução ao Contencioso Administrativo e à reforma da reforma de 2015 VASCO PEREIRA DA SILVA [CA2] 29/02 20h30 22h20 Jurisdição,

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º. Objecto. Artigo 2º.

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º. Objecto. Artigo 2º. REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do nº. 2 do artigo 17 º., conjugado com a alínea b) do nº. 5 do artigo 34 º.

Leia mais

O presente caso prático apresenta os seguintes actos/situações que importa analisar:

O presente caso prático apresenta os seguintes actos/situações que importa analisar: Correcção do Caso Prático 15 da colectânea Direito Administrativo, casos práticos, (Fausto de Quadros, Margarida Cabral, João Tiago Silveira e Mafalda Carmona), Lisboa, AAFDL, 2002 (com os contributos

Leia mais

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... ÍNDICE Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição... 15 1.ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 17 CAPÍTULO I O CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO: GENERALI- DADES...

Leia mais

Assessoria científica: Lic. Jorge Pação, Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Programa do Curso

Assessoria científica: Lic. Jorge Pação, Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Programa do Curso CURSO APROFUNDADO SOBRE O ETAF E O CPTA 17 DE NOVEMBRO A 14 DE DEZEMBRO DE 2017 ANO LETIVO DE 2017-2018 Coordenação: Professor Doutor Fausto de Quadros, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito

Leia mais

O procedimento de massa urgente no anteprojeto de alteração do CPTA

O procedimento de massa urgente no anteprojeto de alteração do CPTA O procedimento de massa urgente no anteprojeto de alteração do CPTA A reforma do Direito Processual Administrativo Instituto de Ciências Jurídico Políticas Faculdae de Direito de Lisboa 9 de maio de 2014

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE FAJÃ DE BAIXO

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE FAJÃ DE BAIXO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE FAJÃ DE BAIXO Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do nº 2 do artigo 17º, conjugada com a alínea b) do nº 5 do artigo 34º da Lei das Autarquias

Leia mais

BALCÃO ÚNICO MUNICIPAL

BALCÃO ÚNICO MUNICIPAL BALCÃO ÚNICO MUNICIPAL URBANISMO EMISSÃO DE ALVARÁ DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO Emissão de Alvará ou de aditamento ao Alvará de Licença de Obras de Edificação ou emissão de Alvará de Licença de alteração a Comunicação

Leia mais

Apoio Judiciário e o Deferimento Tácito Lisboa, 6 de Abril de 2016

Apoio Judiciário e o Deferimento Tácito Lisboa, 6 de Abril de 2016 Lisboa, 6 de Abril de 2016 Decisão Expressa Deferimento Decisão Expressa Indeferimento - Impugnação Artigo 27.º - Prazo: 15 dias a contar do conhecimento da decisão; - Entregue no serviço da Segurança

Leia mais

Principais alterações Lei n.º 60/2007 REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO

Principais alterações Lei n.º 60/2007 REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO FISCALIZAÇÃO MUNICIPAL ISABEL GARCIA CCDR-LVT 28-29 NOVEMBRO DE 2011 D.L. n.º 555/99, de 16 de Dezembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º 60/2007, de

Leia mais

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS MARÇO 2006. ÍNDICE 1. Boas Vindas. 3 2. Horário e Funcionamento.. 4 3. Metodologia das Sessões....... 5 4. Programa...... 6 5. Calendarização das

Leia mais

A REVISÃO DO CPTA E DO ETAF: A REFORMA DA REFORMA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO

A REVISÃO DO CPTA E DO ETAF: A REFORMA DA REFORMA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO 5 de outubro de 2015 A REVISÃO DO CPTA E DO ETAF: A REFORMA DA REFORMA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO PORTUGUÊS Foi publicado, no passado dia 2 de outubro, o Decreto-Lei n.º 214-G/2015, diploma através

Leia mais

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica Despacho: Despacho: Despacho: Concordo com a presente Informação e proponho o seu envio à Sr.ª Directora da DMRH, Dr.ª Emília Galego. Cristina Guimarães Chefe da Divisão de Estudos e Assessoria Jurídica

Leia mais

DIREITO DO AMBIENTE 2.3. Sistema de gestão territorial. Âmbitos de ordenamento. Invalidade de normas e sanções jurídicas. Garantias dos particulares 9

DIREITO DO AMBIENTE 2.3. Sistema de gestão territorial. Âmbitos de ordenamento. Invalidade de normas e sanções jurídicas. Garantias dos particulares 9 DEDICATÓRIA 5 1. DIREITO AMBIENTAL. ENQUADRAMENTO CONSTITUCIONAL. NORMAÇÃO VERTICAL 7 1.1. Ontologia, ergonologia e nomologia na Constituição ambiental 7 1.2. Posição geral sobre o direito constitucional

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II PATROCÍNIO

Leia mais

O novo CPTA e a sua aplicação subsidiária no contencioso tributário: vantagens e desvantagens SUZANA TAVARES DA SILVA FDUC IJ

O novo CPTA e a sua aplicação subsidiária no contencioso tributário: vantagens e desvantagens SUZANA TAVARES DA SILVA FDUC IJ O novo CPTA e a sua aplicação subsidiária no contencioso tributário: vantagens e desvantagens SUZANA TAVARES DA SILVA FDUC IJ A caminho de um processo único organizado sob a ideia de gestão processual

Leia mais

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Via Académica

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Via Académica PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Via Académica AVISO DE ABERTURA: AVISO N.º 1756-A/2016, PUBLICADO EM D.R. II SÉRIE, N.º 30, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2016 1.º Chamada Grelha de Correção

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE SÃO SEBASTIÃO

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE SÃO SEBASTIÃO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE SÃO SEBASTIÃO Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e f) do n.º1 do artigo 9º, conjugada com a alínea h) do n.º 1 do artigo 16º da Lei que estabelece

Leia mais

II CURSO INTENSIVO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO

II CURSO INTENSIVO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO II CURSO INTENSIVO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NO CEJ) Coordenadores Prof. Doutora Clotilde Celorico Palma/Prof. Doutor Francisco Paes

Leia mais

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DO TRABALHO

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DO TRABALHO CÓDIGO DO TRABALHO LIVRO I PARTE GERAL 7 TÍTULO I Fontes e aplicação do direito do trabalho 7 CAPÍTULO I Fontes do direito do trabalho 7 CAPÍTULO II Aplicação do direito do trabalho 8 TÍTULO II Contrato

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL ADMINISTRATIVO PROGRAMA

DIREITO PROCESSUAL ADMINISTRATIVO PROGRAMA DIREITO PROCESSUAL ADMINISTRATIVO PROGRAMA 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: Professor Doutor Jorge Bacelar Gouveia Regente: Mestra Ana Celeste Carvalho (Juíza Desembargadora) Ano letivo: 2015-2016 Curso

Leia mais

Juros de mora e prestação de garantia

Juros de mora e prestação de garantia 16-05-12- Juros de mora e prestação de garantia Com vista à uniformização de procedimentos, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) veio prestar alguns esclarecimentos sobre o regime de prestação de garantia,

Leia mais

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Via Académica 1.ª Chamada. Grelha de Correção

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Via Académica 1.ª Chamada. Grelha de Correção 6.º CURSO DE FORMAÇÃO PARA JUÍZES DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Via Académica 1.ª Chamada Grelha de Correção A atribuição da cotação máxima

Leia mais

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento Recintos de Diversões Aquáticas Licença de Funcionamento 1. FINALIDADE O início e a realização das atividades em recintos com diversões aquáticas (Parques Aquáticos) depende da posse de licença de funcionamento

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DO PILAR DA BRETANHA

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DO PILAR DA BRETANHA REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DO PILAR DA BRETANHA Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do nº 2 do artigo 17º, conjugada com a alínea b) do nº 5 do artigo 34º da Lei das Autarquias

Leia mais

Procedimento e Processo Tributário - Módulo Isolado

Procedimento e Processo Tributário - Módulo Isolado Programa Procedimento e Processo Tributário Data/Hora Tema(s) / Docente(s) 6.02/18h Procedimento Tributário I Princípios gerais Procedimento tributário versus processo judicial tributário A relação jurídica

Leia mais

PROCESSO TRIBUTÁRIO: AÇÃO DECLARATÓRIA e AÇÃO ANULATÓRIA. Camila Campos Vergueiro

PROCESSO TRIBUTÁRIO: AÇÃO DECLARATÓRIA e AÇÃO ANULATÓRIA. Camila Campos Vergueiro PROCESSO TRIBUTÁRIO: AÇÃO DECLARATÓRIA e AÇÃO ANULATÓRIA Camila Campos Vergueiro FUNÇÃO DO DIREITO = REGULAR A CONDUTA INTER-HUMANA SENTIDO DA CONDUTA (dever-ser) Obrigatório (O) Permitido (P) Proibido

Leia mais

Regulamento e Tabela de taxas. Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças da União de Freguesias de Sago, Lordelo e Parada

Regulamento e Tabela de taxas. Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças da União de Freguesias de Sago, Lordelo e Parada Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças da União de Freguesias de Sago, Lordelo e Parada Preâmbulo O presente regulamento tem por objeto definir a tabela de taxas da União de Freguesias de Sago, Lordelo

Leia mais

A revisão do RJUE. algumas considerações. Gonçalo Reino Pires

A revisão do RJUE. algumas considerações. Gonçalo Reino Pires A revisão do RJUE algumas considerações Gonçalo Reino Pires Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Advogado - Serra Lopes, Cortes Martins & Associados

Leia mais

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO 4.º ANO - TURMA DIA Exame: 20 de janeiro de 2017 Prof. Doutor VASCO PEREIRA DA SILVA.

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO 4.º ANO - TURMA DIA Exame: 20 de janeiro de 2017 Prof. Doutor VASCO PEREIRA DA SILVA. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO 4.º ANO - TURMA DIA Exame: 20 de janeiro de 2017 Prof. Doutor VASCO PEREIRA DA SILVA Comente duas das seguintes afirmações: 2 horas Grupo I (10 valores: 2 * 2,5)

Leia mais

Regulamento e Tabela Geral de Taxas e Licenças

Regulamento e Tabela Geral de Taxas e Licenças Regulamento e Tabela Geral de Taxas e Licenças 2013 REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SEBAL E BELIDE Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do n.º 2 do artigo 17.º,

Leia mais

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

Leia mais

EXAME DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (Noite) Ano lectivo de 2016/2017 Época de coincidências (2.ª época) DIA 25 DE JULHO DE 2017

EXAME DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (Noite) Ano lectivo de 2016/2017 Época de coincidências (2.ª época) DIA 25 DE JULHO DE 2017 EXAME DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (Noite) Ano lectivo de 2016/2017 Época de coincidências (2.ª época) DIA 25 DE JULHO DE 2017 I Imagine que... Numa pacata manhã de Segunda-feira, Arnaldo,

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

REGULAMENTO DE TAXAS E LICENÇAS DA FREGUESIA DE GERAZ DO MINHO

REGULAMENTO DE TAXAS E LICENÇAS DA FREGUESIA DE GERAZ DO MINHO REGULAMENTO DE TAXAS E LICENÇAS DA FREGUESIA DE GERAZ DO MINHO Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do n.º 2 do art.º 17.º, conjugado com a alínea b) do n.º 5 do art.º 34.º da Lei das Autarquias

Leia mais

As influências do contencioso administrativo no contencioso tributário

As influências do contencioso administrativo no contencioso tributário As influências do contencioso administrativo no contencioso tributário Faculdade de Direito da Universidade do Porto 29 de Março de 2017 Hierarquia das Fontes das Normas Jurídico-Tributárias CRP Direito

Leia mais

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO 4.º ANO - TURMA DIA 19 de janeiro de 2015 Prof. Doutor VASCO PEREIRA DA SILVA

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO 4.º ANO - TURMA DIA 19 de janeiro de 2015 Prof. Doutor VASCO PEREIRA DA SILVA CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO 4.º ANO - TURMA DIA 19 de janeiro de 2015 Prof. Doutor VASCO PEREIRA DA SILVA Grupo I (10 valores: 2 x 5 val.) Comente, de forma crítica dois dos seguintes trechos:

Leia mais

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO 4.º ANO - TURMA DIA Exame de coincidências: 26 de janeiro de 2017 Prof. Doutor VASCO PEREIRA DA SILVA.

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO 4.º ANO - TURMA DIA Exame de coincidências: 26 de janeiro de 2017 Prof. Doutor VASCO PEREIRA DA SILVA. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO 4.º ANO - TURMA DIA Exame de coincidências: 26 de janeiro de 2017 Prof. Doutor VASCO PEREIRA DA SILVA Comente duas das seguintes afirmações: 2 horas Grupo I (10

Leia mais

Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória

Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória REQUERIMENTO: CMPV 216/2 PRORROGAÇÃO DE PRAZO Número de Processo / / Data de Entrada / / Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória (nome do requerente ), Contribuinte (pessoa singular

Leia mais

REGULAMENTO DE TAXAS E LICENÇAS PREÂMBULO

REGULAMENTO DE TAXAS E LICENÇAS PREÂMBULO PREÂMBULO O regulamento de taxas foi elaborado com a finalidade de cumprir as determinações da Lei n 53-E/2006, de 29 de Dezembro, tendo o valor das taxas sido fixado segundo as orientações do estudo económico-financeiro

Leia mais

de: Proprietário Mandatário Usufrutuário Superficiário Promitente comprador Outro (especificar)

de: Proprietário Mandatário Usufrutuário Superficiário Promitente comprador Outro (especificar) 1/7 REQUERIMENTO PARA: Despacho: Espaço reservado aos serviços PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO Nº Reg. DUR Data: / / Nº Guia: Valor: Rubrica: Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra (nome do requerente),

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

JUNTA DE FREGUESIA FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE 1 Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j), do nº 2, do artigo 17º, conjugadas com a alínea b), do nº 5, do artigo 34º, da Lei das Autarquias

Leia mais

Nome: Contribuinte n.º, B. I./ C.C. n.º Morada: Freguesia: Concelho: Código Postal - Telefone, Correio

Nome: Contribuinte n.º, B. I./ C.C. n.º Morada: Freguesia: Concelho: Código Postal - Telefone, Correio MUNICÍPIO DE MÊDA Setor de Serviços Urbanos Despacho: Deferido Data / / O Presidente, Entrada: N.º de Registo Data / / O Funcionário: Pedido de Autorização de Utilização (Edifícios e suas Fracções) Ex.

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE O LICENCIAMENTO E FUNCIONAMENTO DAS ESPLANADAS

REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE O LICENCIAMENTO E FUNCIONAMENTO DAS ESPLANADAS REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE O LICENCIAMENTO E FUNCIONAMENTO DAS ESPLANADAS Num concelho e numa cidade com reconhecidas aptidões para a actividade turística como é Macedo de Cavaleiros, a existência de

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO SUL ANEXO I - TAXAS. Artigo 1.º

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO SUL ANEXO I - TAXAS. Artigo 1.º ANEXO I - TAXAS Artigo 1.º Taxa devida pela apreciação de processos 1 Habitação familiar e seus anexos. 50,33 2 Edifícios de utilização coletiva 50,33 a) Por cada fogo..... 16,60 b) Por cada unidade de

Leia mais

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Capítulo I - Princípios Gerais. Artigo 1.º. (Objeto da arbitragem)

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Capítulo I - Princípios Gerais. Artigo 1.º. (Objeto da arbitragem) REGULAMENTO DE ARBITRAGEM SOCIETÁRIA Capítulo I - Princípios Gerais Artigo 1.º (Objeto da arbitragem) 1 O presente Regulamento aplica-se aos litígios em matéria societária submetidos a decisão por tribunal

Leia mais

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. APONTAMENTOS INICIAIS... 4 Hipóteses de Cabimento...4 Legitimidade Ativa e Passiva...6 Competência...6 Medida Cautelar...6 Procedimento...7

Leia mais

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Via Académica

PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Via Académica PROVA ESCRITA DE DIREITO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Via Académica AVISO DE ABERTURA N.º 15619/2017, PUBLICADO NO DIÁRIO DA REPÚBLICA, 2.ª SÉRIE, N.º 249/2017, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2017 1.ª Chamada Grelha

Leia mais

GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL

GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL Manual de GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/11 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Licenciamento

Leia mais

Junta de Freguesia de Aldão 2. Regulamento e Tabela Geral de Taxas e Licenças

Junta de Freguesia de Aldão 2. Regulamento e Tabela Geral de Taxas e Licenças Junta de Freguesia de Aldão 2 PROJETO DE REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE ALDÃO Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e f) do n.º 1 do artigo 9.º, conjugadas com a alínea h) do

Leia mais

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica Despacho: Despacho: Despacho: N/Ref.ª: I//12/CMP S/Ref.: /05/CMP Porto, Autor: Paula Melo Assunto: Legitimidade procedimental num pedido de alteração de utilização de determinada fracção autónoma (artigo

Leia mais

CURSO INTENSIVO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO

CURSO INTENSIVO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO CURSO INTENSIVO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NO CEJ) Coordenadores Prof. Doutora Clotilde Celorico Palma/Prof. Doutor Franciso Paes Marques

Leia mais

SUMÁRIO A área da consultoria geral...47

SUMÁRIO A área da consultoria geral...47 SUMÁRIO... 17 1. Introdução e breve reconstrução histórica das Procuradorias Estaduais no Brasil...17 2. Fundamento constitucional da carreira...22 3. Leis de regência da carreira...27 3.1. Direitos e

Leia mais

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) -

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) - Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 21 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Momento do requerimento da antecipação de tutela; Decisão na antecipação de

Leia mais

DO PROCEDIMENTO E DO PROCESSO ADMINISTRATIVOS

DO PROCEDIMENTO E DO PROCESSO ADMINISTRATIVOS 1-19 1ª edição 1 de outubro de 1 a de fevereiro de 19 1ª edição ª edição 1-19 A aprovação do novo Código do Procedimento Administrativo pelo Decreto-Lei n.º /, de 7 de Janeiro, e a extensa revisão das

Leia mais

O presente caso prático apresenta as seguintes situações, que importa analisar:

O presente caso prático apresenta as seguintes situações, que importa analisar: Resolução do Caso Prático 20, da Colectânea de casos práticos Direito Administrativo casos práticos, de Fausto de Quadros, Margarida Cabral, João Tiago Silveira e Mafalda Carmona, AAFDL, Lisboa, 2002 (com

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA A Lei n.º 53 E/2006, de 29 de Dezembro, veio regular as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias locais,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO PARTE I NOÇÕES GERAIS. Capítulo I HISTÓRICO DO MANDADO DE SEGURANÇA

ÍNDICE SISTEMÁTICO PARTE I NOÇÕES GERAIS. Capítulo I HISTÓRICO DO MANDADO DE SEGURANÇA ÍNDICE SISTEMÁTICO 1. Antecedentes PARTE I NOÇÕES GERAIS Capítulo I HISTÓRICO DO MANDADO DE SEGURANÇA 2. O mandado de segurança no regime constitucional 3. Direitos e garantias fundamentais 4. Tutela jurisdicional

Leia mais

As implicações da revisão do CPA para a Administração Pública

As implicações da revisão do CPA para a Administração Pública As implicações da revisão do CPA para a Administração Pública João Tiago Silveira Curso Revisão do CPA Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa 12 de julho de 2016 1.

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

SUMÁRIO. Agradecimentos... Nota do autor...

SUMÁRIO. Agradecimentos... Nota do autor... SUMÁRIO Agradecimentos......... 7 Nota do autor............. 9 Abreviaturas...... 11 Prefácio da jq edição...... 31 1. Introdução...... 33 2. Estado e Direito...... 41 2.1. Estado... 41 2.2. As Declarações

Leia mais

I. O Regime Jurídico de Urbanização e Edificação

I. O Regime Jurídico de Urbanização e Edificação I. O Regime Jurídico de Urbanização e Edificação 1 Edificação Urbanização Loteamento 1. As operações urbanísticas Remodelação de terrenos Utilização de edifícios 2 Utilização dos solos para fins não agrícolas,

Leia mais

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento Recintos de Diversões Aquáticas Licença de Funcionamento 1. FINALIDADE A realização das atividades em recintos com diversões aquáticas (Parques Aquáticos) depende da posse de licença de funcionamento,

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo Objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

ANEXO CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

ANEXO CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO nota prévia à 5ª edição 5 agradecimento 7 tabela de correspondência 9 LEI Nº 42/2014, DE 11 DE JULHO 11 CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Decreto-Lei nº 4/2015, de 7 de janeiro 21 artigo 1º Objeto

Leia mais

A REFORMA DO DIREITO PROCESSUAL ADMINISTRATIVO A N A C E L E S T E C A R V A L H O

A REFORMA DO DIREITO PROCESSUAL ADMINISTRATIVO A N A C E L E S T E C A R V A L H O A REFORMA DO DIREITO PROCESSUAL ADMINISTRATIVO A N A C E L E S T E C A R V A L H O A REFORMA DO DIREITO PROCESSUAL ADMINISTRATIVO ESTATUTO DOS TRIBUNAIS A DMINISTRATIVOS E FISCAIS CÓDIGO DE PROCESSO NOS

Leia mais

circular ifdr Efeito da recusa do visto pelo Tribunal de Contas na elegibilidade da despesa SÍNTESE ÍNDICE

circular ifdr Efeito da recusa do visto pelo Tribunal de Contas na elegibilidade da despesa SÍNTESE ÍNDICE N.º 01/2012 Versão n.º 01.0 Data de aprovação: 2012/07/04 Efeito da recusa do visto pelo Tribunal de Contas na elegibilidade Elaborada por: Núcleo de Apoio Jurídico e Contencioso SÍNTESE A presente circular

Leia mais

Sumário Lei das Pessoas Portadoras de Deficiência (Lei 7.853/1989)

Sumário Lei das Pessoas Portadoras de Deficiência (Lei 7.853/1989) Sumário LISTA DE ABREVIATURAS 1. BREVE HISTÓRICO 1.1. Países da família da civil law 1.2. Países da família da common law 1.3. Evolução do processo coletivo no Brasil 2. TUTELA JURISDICIONAL COLETIVA 2.1.

Leia mais

FREGUESIA DE SÃO MAMEDE Concelho de Évora REGULAMENTO DE TABELAS E TAXAS DA FREGUESIA DE SÃO MAMEDE

FREGUESIA DE SÃO MAMEDE Concelho de Évora REGULAMENTO DE TABELAS E TAXAS DA FREGUESIA DE SÃO MAMEDE REGULAMENTO DE TABELAS E TAXAS DA FREGUESIA DE SÃO MAMEDE Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do n.º 2 do artigo 17.º, conjugada com a alínea b) do n.º 5 do artigo 34.º da Lei das Autarquias

Leia mais