Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio"

Transcrição

1 Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 4 Bimestre Língua Portuguesa 8 º anos Texto teatral, período simples e composto, período composto por coordenação, orações coordenadas sindéticas e assindéticas, conjunções coordenativas. Lista de exercícios 1 - Avalie as proposições a respeito do gênero texto teatral e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) As rubricas trazem informações que auxiliam a encenação: identificam personagens e suas ações, como se movimentam e onde estão, por exemplo. ( ) Os textos teatrais são divididos em capítulos e parágrafos. ( ) O texto teatral apresenta estrutura dialógica e realiza-se na encenação. ( ) Texto dramático é aquele em que a história é triste. ( ) Todo texto dramático é teatral 2 - Leia os períodos e classifique-os: Período simples PS Período composto por coordenação PSC Período composto por subordinação PSS ( ) Sempre quis esse cargo. ( ) Essa semana comprei uma bolsa nova e fui ao show. ( ) Lucia namora meu primo. ( ) Ela chamou minha atenção. ( ) Temo que essa prova termine tarde. ( ) Eu saí correndo da sala, pois estava superatrasado. ( ) Fiz todas as alterações, mas ainda não entreguei o trabalho. ( ) Os alunos esperavam que o professor fizesse uma revisão.

2 3- Classifique os períodos a seguir em simples (PS) ou composto (PC): ( ) Dois anos após os acontecimentos, em meio a inúmeras dificuldades, sem o apoio dos governantes, a população ainda se recupera do trauma das enchentes. ( ) Ninguém sabe em que isso vai dar... ( ) Não vou discutir mais esse assunto com você. ( ) Chovendo, não vamos ao festival. ( ) Estou muito ansiosa para fazer 18 anos! 4 - Os pares de período simples apresentados na sequência mantêm relação de sentido entre si. Reescreva as orações em um período composto. a. Não gostei dessa reunião. Vou embora. b. Isadora foi rapidamente para a rodoviária. Não chegou a tempo. c. Mudou-se para outro estado. Recebeu uma proposta irrecusável. d. Viajo de ônibus uma vez por semana. Viajo de carro seis vezes na semana. 5 - Analise as classificações colocadas entre parênteses e assinale C (certo) ou E (errado). a. ( ) Cuidado com aquele animal feroz. (período simples) b. ( ) Quanto mau humor! (frase) c. ( ) Tudo voltou ao mesmo lugar. (período simples) d. ( ) A chuva impedirá que os escoteiros montem o acampamento. (período composto) 6 - "A megera domada [...] HORTÊNSIO Já viu, acaso, a filha de Batista? TRÂNIO Não, senhor, mas me dizem que tem duas. Uma famosa pela língua solta. E a outra por beleza e bons costumes.

3 PETRUCCHIO Nem pense na primeira, ela é minha. GRÊMIO Deixe pro Hércules um tal trabalho. Que vai ser bem pior que os outros doze. PETRUCCHIO Senhor, ouça o que eu digo com cuidado. Essa filha menor à qual aspira, O pai esconde dos que cortejam, Sem prometê-la a quem quer que seja Antes da irmã mais velha se casar, A caçula stá livre, mas não antes. TRÂNIO Se for assim, e se o senhor é homem Que vai dar chance a todos e a mim Se quebra o gelo e realiza o feito, Prende a mais velha e libera caçula Para nós, que então veremos quem ganha. Fidalgos, não podem ser ingratos. HORTÊNSIO Disse bem, e pensou da forma certa, E já que diz ser um dos candidatos, Como nós vai pingar pro cavalheiro A quem nós somos todos devedores. TRÂNIO Não faltarei. E pra dar minha mostra Terei prazer em recebê-los hoje Para beber à saúde de Bianca Como fazem nas leis os adversários, Que são amigos sempre que há banquete. GRÊMIO, BIONDELLO Boa proposta! Amigos, vamos lá? HORTÊNSIO É boa ideia, sim; stá aprovada. Petrucchio, eu lhe darei boas-vindas!

4 Ato II Cena I (Entram Katherina e Bianca) BIANCA Não me maltrate, irmã, nem me condene Querendo me fazer criada e escrava. Não gosto disso. Mas quanto aos enfeites Se me soltar as mãos, eu mesma tiro Os trajes novos e até anáguas: Eu farei tudo aquilo que me mandar Pois sei dos meus deveres com os mais velhos. KATHERINA De todos que a corteja diga, então. Qual é o seu preferido. E não me minta. BIANCA Creio, irmã, que entre os homens que hoje vivem Eu nunca vi o rosto especial Que me atraísse mais que qualquer outro. KATHERINA Stá mentindo, menina. É Hortênsio? BIANCA Se quer ele, irmã, eu juro agora Que luto eu mesma para dá-lo a você. KATHERINA Vai ver, então, que o que quer é dinheiro. E então quer Grêmio para sustentá-la. BIANCA Por causa dele, então, é que me inveja? Está brincando, e agora eu compreendo Que o tempo todo só brincou comigo. Por favor, Kate, libere as minhas mãos. KATHERINA Como vê, tudo é só de brincadeira. (bate nela)" SHAKESPEARE, William. A megera domada. Rio de Janeiro: Lacerda, 1998.

5 Pela leitura do fragmento, é possível afirmar que: (A) na fala de Trânio Como fazem nas leis os adversários,/ Que são amigos sempre que há banquete., faz o autor crítica aos costumes da época (B) há um caso de intertextualidade na primeira fala de Grêmio. Nesse momento, é possível inferir que, para esse personagem, conquistar Catarina é algo impossível. (C) Batista só permitirá o casamento de Bianca mediante um gordo dote. (D) Bianca está muito apaixonada por Hortênsio. (E) da primeira cena, participam cinco personagens. 8. Avalie as proposições a respeito do gênero texto teatral e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( )As rubricas trazem informações que auxiliam a encenação: identificam personagens e suas ações, como se movimentam e onde estão, por exemplo. ( )Os textos teatrais são divididos em capítulos e parágrafos. ( ) O texto teatral apresenta estrutura dialógica e realiza-se na encenação. ( ) Texto dramático é aquele em que a história é triste. ( ) Todo texto dramático é teatral 9. Pelas falas é possível inferir características dos personagens. Relacione o personagem à respectiva característica. (A) Hortênsio (B) Grêmio (C) Petrucchio (D) Katherina (E) Bianca ( ) Gosta de desafios ( ) Belo e jovem ( ) Rico ( ) Bela e bem-educada ( )Geniosa

6 10. Quando se fala em período composto - aquele que tem duas ou mais ações (representadas por verbos) -, surge uma distinção: período composto por coordenação ou por subordinação. A partir dessa explicação, classifique as frases a seguir em coordenadas ou subordinadas: (A) Coordenada (B)Subordinada ( ) Ele dormiu como se fosse um anjo. ( ) Carlos comeu seu lanche, bebeu o suco e ainda comeu uma laranja. ( )A garota comeu tanto que acabou indo parar no hospital. ( )Os sanduíches que foram feitos pela manhã estavam muito bons. ( )Mário trabalha muito, mas ganha pouco. Gabarito: 11. Conclua as ideias iniciadas de acordo com as informações entre parênteses. a. Salvem... (período composto por duas orações). b. Com o trabalho... (período simples). c. Atenção... (frase nominal). d. Ontem na festa... (período composto por três orações). 13. Leia o texto abaixo: "HOJE É DIA DE MARIA {...]

7 CENA 5 CASA DO SÍTIO / PÁTIO / EXTERIOR / MANHÃZINHA O PAI, fraco, conduzido pela embriaguez e por uma saudade infinita dos bons tempos, começa a ter visões. O passado de sua história surge à sua frente, tão fresco e vívido como se tudo ali novamente estivesse. Os outros filhos, ainda crianças, brincavam por ali. O PAI, ainda fraco, se ergue para avistar sua própria história, vivinha, diante dos olhos: Pai Vorta, meus fio, e tudo... Vorta, minha... Vorta, minha muié... O que foi feito d ocê, meus óio d'água? Ô, Deus, se o Senhor existe de verdade verdadera, por que é que o Senhor me levo ela de nóis? O que foi que fiz pra merecê este castigo? Me levar a mãezinha de Maria, meu amor... O mundo desandou que inté pareceu que sartô fora dos eixo. Tudo ficou ao desgoverno, desarvorado como planta sem raiz, casa sem teto e corpo sem alma... Vorta, minha moça... minha senhora, minha rainha, cadê? Vorta, minha amada... O PAI ergue os olhos e vê a MÃE de MARIA banhada pela clara luz do sol. Ficamos conhecendo sua antiga AMADA, sua esposa, que ele vê trazendo MARIA nos braços enquanto alimenta aves e passarinhos que vão surgindo ao seu redor. A MÃE caminha em direção ao PAI. Pai Ô Deus... Mas agora o Senhor tá me trazendo ela de vorta, num é mermo? É isso sim, que eu to vendo... [...]" ABREU, Luís Alberto de; CARVALHO, Luiz Fernando. Hoje é dia de Maria. São Paulo: Globo, Releia um trecho em que o pai dirige-se à sua amada e utiliza uma metáfora: "Pai Vorta, meus fio, e tudo... Vorta, minha... Vorta, minha muié... O que foi feito d ocê, meus óio d'água? Ô, Deus, se o Senhor existe de verdade verdadera, por que é que o Senhor me levo ela de nóis? O que foi que fiz pra merecê este castigo? Me levar a mãezinha de Maria, meu amor... O mundo desandou que inté pareceu que sartô fora dos eixo. Tudo ficou ao desgoverno, desarvorado como planta sem raiz, casa sem teto e corpo sem alma... Vorta, minha moça... minha senhora, minha rainha, cadê? Vorta, minha amada..." É possível entender que a metáfora óio d'água indica: (A) que a amada tinha olhos claros. (B) que a amada tinha sua visão comprometida por alguma doença. (C) que a amada chorava com frequência.

8 (D) que a amada o fazia chorar. (E) que ele chora enquanto fala. 14. Maresia Meu amor me deixou Levou minha identidade... Ah, se eu fosse marinheiro Era eu quem tinha partido Mas meu coração ligeiro Não se teria partido... Ou se partisse colava Com cola de maresia Eu amava e desamava Sem peso e com poesia... Não buscaria conforto Nem juntaria dinheiro... CALCANHOTO, Adriana. Maresia. Letras.mus.br Os dois primeiros versos da música Maresia, de Adriana Calcanhoto, apresentam: (A) três orações independentes, isto é, coordenadas sindéticas. (B) duas orações coordenadas sindéticas aditivas. (C) um período composto por coordenação com orações assindéticas. (D) dois períodos simples com sujeito oculto. 15. Assinale a alternativa em que o uso das conjunções não tem o sentido devidamente explicado. (A) Passou a gostar de estilos mais debochados e ainda fundou uma banda muito irreverente. / Conjunção aditiva e : ideia de adição entre as orações. (B) Corria o risco de tornar-se romântica, mas não deixava de demonstrar desesperadamente o seu amor. / Conjunção adversativa mas : estabelece relação de oposição entre as duas orações. (C) Ora dedicava-se ao papel de mulher independente e produtiva; ora bancava a dondoca e não saía do quarto ao longo de todo o dia./ Conjunção alternativa "ora... ora": propõe uma relação de escolha diante de situações distintas. (D) Saiu chateado da festa porque não conseguiu avistar a garota de seus sonhos. /Conjunção explicativa porque : usada para estabelecer uma relação em que a segunda oração explica o que foi apresentado na primeira.

9 (E) Não sou crítico cinematográfico, portanto não pretendo fazer qualquer julgamento do filme. / Conjunção portanto : estabelece relação de contraste entre o que foi dito na primeira oração e o que está posto na segunda. 16. Classifique as orações coordenadas sublinhadas conforme o código abaixo: ( 1 ) oração coordenada assindética ( 2 ) oração coordenada sindética aditiva ( 3 ) oração coordenada sindética adversativa ( 4 ) oração coordenada sindética alternativa ( 5 ) oração coordenada sindética explicativa ( 6 ) oração coordenada sindética conclusiva a) Gosto muito de dançar, pois faço jazz desde pequenina. ( ) b) Recebeu o presente, abriu o pacote e soltou um largo sorriso. ( ) c) Acendeu o abat-jour, guardou os chinelos e deitou-se. ( ) d) Não se preocupe, que estaremos aqui. ( ) e) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular. ( ) f) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia. ( ) g) Não vá embora ou eu vendo esta casa. ( ) h)não é maldade, nem egoísmo. ( ) i) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero. ( ) j) Estudou muito; no entanto, não está preparado para a prova. ( ) 17 - Una as orações de cada um dos pares a seguir com a conjunção coordenativa adequada: a) Todos prometeram ajudar. Muitos não cumpriram a promessa. b) O homem acende o cigarro. O homem dá uma tragada. O homem joga o cigarro pela janela. c) Ele trabalhava durante o dia. Estudava à noite. d) Ele é o professor. Devemos respeitá-lo. e) O lavrador abriu sulcos. Depositou as sementes. f) Precisamos preservar a natureza. Não sobreviveremos No período: Material comprado, mão de obra contratada e terreno preparado, temos: a) Três subordinadas substantivas. b) Duas orações coordenadas assindéticas e uma oração subordinada substantiva. c) Três orações coordenadas. d) Uma oração principal e duas orações subordinadas. e) Quatro orações coordenadas Coloque C (certa) ou E (errada) para as alternativas em que a oração em destaque foi INCORRETAMENTE analisada:

10 a. ( ) Compre o bilhete PORQUE O SORTEIO SERÁ AMANHÃ. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva) b ( ) Viu o acidente E SOCORREU AS VÍTIMAS. (Oração Coordenada Sindética Aditiva) c. ( ) O professor fala muito, QUESTIONA BASTANTE. (Oração Coordenada Assindética) d. ( ) Volte cedo, POIS IREMOS À FESTA. (Oração Coordenada Sindética Explicativa) e. ( ) Não correu NEM BRINCOU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva) e. ( ) O guerreiro armou-se E FOI À GUERRA. (Oração Coordenada Sindética Aditiva) f. ( ) Discutiram, MAS NÃO CHEGARAM A NADA. (Oração Coordenada Sindética Adversativa) g. ( ) A música se aviva, O RITMO TORNA-SE IRRESISTÍVEL, FRENÉTICO, ALUCINANTE. (Oração Coordenada Assindética) h. ( ) Trabalhou E NAO RECEBEU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva) i. ( ) Eu o considero; QUERO, POIS, CONTAR-LHE UM SEGREDO. (Oração Coordenada Sindética Aditiva) j. ( ) QUER EM CASA, quer no trabalho ela é aplicada. (Oração Coordenada Sindética Alternativa) 20 Assinale a alternativa que contém as conjunções adequadas as frases abaixo: Correu demais,... caiu. Dormiu mal,... os sonhos não o deixaram em paz. A matéria perece,... a alma é imortal. Leu o livro,... é capaz de descrever as personagens com detalhes. Guarde seus pertences,... podem servir mais tarde. a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto b) por isso, porque, mas, portanto, que c) logo, porém, pois, porque, mas d) porém, pois, logo, todavia, porque e) entretanto, que, porque, pois, portanto.

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Rua Cantagalo 305, 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo Nome: nº.: Ano:

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Professor: Daniel Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO APOSTILA 3 CAPÍTULO 9 PROF.º PAULO SCARDUA COORDENAÇÃO: INTRODUÇÃO Quando as orações que constituem um período composto apresentam estruturas

Leia mais

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação Língua portuguesa Professora Iara Martins Exercícios Período composto por coordenação e subordinação 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: a. Subordinativa causal

Leia mais

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO Orações Coordenadas Pra começo de conversa... FRASE ORAÇÃO PERÍODO FRASE Enunciado com sentido completo... Socorro! Socorro! Silêncio! A aula da professora Marisa é maravilhosa. Nós adoramos Gramática.

Leia mais

c) Releia este período e separe as orações. Lembre-se: você nunca mais terá a pele tão sadia (esqueça as espinhas) como a tem hoje.

c) Releia este período e separe as orações. Lembre-se: você nunca mais terá a pele tão sadia (esqueça as espinhas) como a tem hoje. Estudante: Educador: Suzana Borges 8ºAno/Turma: C.Curricular: Português 1-Leia este fragmento. a) Com que a autora parece dialogar? Justifique-se. b) Transcreva do texto uma oração que expresse ideia de

Leia mais

Nome completo: Nº Ano: 9º Turma: Disciplina: Português Professoras: Deise Flores e Renata Gava Data: /04 /2019 Ass. dos Pais ou Responsáveis:

Nome completo: Nº Ano: 9º Turma: Disciplina: Português Professoras: Deise Flores e Renata Gava Data: /04 /2019 Ass. dos Pais ou Responsáveis: Nome completo: Nº Ano: 9º Turma: Disciplina: Português Professoras: Deise Flores e Renata Gava Data: /04 /2019 Ass. dos Pais ou Responsáveis: AULA DE REFORÇO 1ºTRIMESTRE 2019 Leia o texto a seguir e faça

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Cheguei atrasado, PORQUE o trânsito estava caótico. Oração assindética Conjunção coordenativa Oração coordenada

Leia mais

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Português Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO CAVN

PROCESSO SELETIVO CAVN UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS CAMPUS III BANANEIRAS-PB NOME: N o DE INSCRIÇÃO: CURSO SUBSEQUENTE EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação Orações coordenadas Prof.: Júnior CONCEITUAÇÃO Um período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Uma oração chama-se coordenada quando não funciona

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 8º ANO ORAÇÕES COORDENADAS E ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

LISTA DE EXERCÍCIOS 8º ANO ORAÇÕES COORDENADAS E ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS LISTA DE EXERCÍCIOS 8º ANO ORAÇÕES COORDENADAS E ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS Classifique as Orações Coordenadas Sindéticas: 01 - Não tenha receio, pois eu a protegerei. 02 - Saía, mas evitava a Rua

Leia mais

Programa de Educação Continuada (PEC)

Programa de Educação Continuada (PEC) Programa de Educação Continuada (PEC) Curso de Morfossintaxe Odette G.L.Altmann de Souza Campos* Construções que se alternam Ontem vimos Você sair Que você saiu Sua saída Você saindo É preciso Que você

Leia mais

Aluno: Data: / / C3EF.8 LÍNGUA PORTUGUESA Profs.: Ana Paula. Atividade E

Aluno: Data: / / C3EF.8 LÍNGUA PORTUGUESA Profs.: Ana Paula. Atividade E COOPERATIVA EDUCACIONAL DE PORTO SEGURO Aluno: Data: / / C3EF.8 LÍNGUA PORTUGUESA Profs.: Ana Paula Atividade E Período composto por coordenação Observa a fala de Filipe: A preguiça é a mãe de todos os

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO 1. Os verbos destacados no poema a seguir classificam-se quanto à predicação, como (0,5) Não quero aparelhos para navegar. Ando naufragado, Ando sem destino.

Leia mais

Revisão para a P2 9º ANO

Revisão para a P2 9º ANO Revisão para a P2 9º ANO Gênero textual: CRÔNICA A crônica é uma gênero textual que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Como se estivesse em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

Frase simples e frase complexa

Frase simples e frase complexa Frase simples e frase complexa Orações coordenadas e subordinadas 1 I. Frase simples O O José telefonou à Joana. A A senhora traz umas flores. Eu saio. O O meu vizinho foi ao médico. Cada uma destas frases

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 2013 Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG/ADM Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento.

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. COERÊNCIA Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

Classe de palavras: conjunção. Professor Guilherme Medeiros Honorato

Classe de palavras: conjunção. Professor Guilherme Medeiros Honorato Classe de palavras: conjunção Professor Guilherme Medeiros Honorato Definição É uma palavra invariável que liga duas orações ou dois termos que exerçam a mesma função sintática. Ex.1) A criança acordou

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA 2 E. M. CEAG 2 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA 2 E. M. CEAG 2 BIMESTRE Orientações: Só serão aceitas as atividades feitas por completo e de acordo com o que foi pedido nos enunciados. Todos os exercícios deverão ser resolvidos no caderno. A perda desta lista implicará em

Leia mais

1- Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir:

1- Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir: BATERIA 1 1- Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir: A coordenada aditiva B coordenada adversativa C coordenada alternativa D

Leia mais

CONJUNÇÃO. É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.

CONJUNÇÃO. É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. CONJUNÇÃO É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas

Leia mais

Período Composto por Coordenação

Período Composto por Coordenação Período Composto por Coordenação O período composto por coordenação é constituído de orações coordenadas. Na coordenação não há relação de dependência entre as orações. Uma oração independe da(s) outra(s).

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. João e o pé de feijão

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. João e o pé de feijão Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático De olho na natureza Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA Nome: Nº 9º ano Data: / /2015 Professor: Nota: (valor: 1,0; 1,0) 4º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0, indicação de que você

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Sintaxe Termos Integrantes Sintaxe Termos Integrantes Termos integrantes Objeto Direto Objeto Indireto Complemento Nominal Agente da Passiva Predicativo do Sujeito

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO & RELAÇÕES ENTRE ORAÇÕES APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM

PERÍODO COMPOSTO & RELAÇÕES ENTRE ORAÇÕES APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL: PERÍODO COMPOSTO & RELAÇÕES ENTRE ORAÇÕES APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM TUTORA: THAIS TORRES GUIMARÃES THAISTORRESG@GMAIL.COM PERÍODO FRASE SINTATICAMENTE ORGANIZADA EM TORNO

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Aula IV Conhecimentos Linguísticos: Período Composto por Coordenação Período Composto por Subordinação PERÍODO COMPOSTO O período composto

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total:

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total: TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA 7º UNIDADE I Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul ou preta;

Leia mais

ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS

ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS GRAMÁTICA ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS As orações coordenadas e subordinadas fazem parte do período composto, ou seja, o período em que temos duas ou mais orações.

Leia mais

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE)

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) 171 FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA ESCOLA SECUNDÁRIA/3 PADRE ALBERTO NETO - QUELUZ CENÁRIOS DE CORRECÇÃO

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade. A seguir veremos os principais empregos de alguns

Leia mais

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição e Conjunção Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição Conectam os termos dos sintagmas Locuções prepositivas são duas ou mais palavras que funcionam como preposição. Em uma

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I Bárbara da Silva Português Aula 39 Conjunções I Conjunção Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a bola e mostrou

Leia mais

META Rever as conjunções coordenativas e apresentar as orações coordenadas.

META Rever as conjunções coordenativas e apresentar as orações coordenadas. ORAÇÕES COORDENADAS META Rever as conjunções coordenativas e apresentar as orações coordenadas. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: reconhecer as conjunções coordenativas; estabelecer as relações

Leia mais

a) Não só conversa como também atrapalha os colegas. b) Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria da prova.

a) Não só conversa como também atrapalha os colegas. b) Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria da prova. 1- Determine o valor semântico das conjunções: adição, oposição, escolha, conclusão, explicação. a) Não só conversa como também atrapalha os colegas. b) Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Leia o texto abaixo para responder a questão - Em "Estima-se que os jogos das 32 seleções serão vistos por três milhões de torcedores nos 12 estádios que

Leia mais

Português. Sintaxe do Período. Professor Carlos Zambeli.

Português. Sintaxe do Período. Professor Carlos Zambeli. Português Sintaxe do Período Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português SINTAXE DO PERÍODO Coordenativas: Ligam orações independentes, ou seja, que possuem sentido completo. 1. Aditivas:

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

O NASCIMENTO E INFÂNCIA DE SAMUEL

O NASCIMENTO E INFÂNCIA DE SAMUEL Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME:_DATA: 01/06//2014 O NASCIMENTO E INFÂNCIA DE SAMUEL Versículos para Decorar: 1- Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Leia mais

nosocômio alcaide cancela califom bilboquê

nosocômio alcaide cancela califom bilboquê 1 Releia os trechos a seguir, extraídos das páginas 206 a 208 de seu livro. a) Esta é boa! exclamou um viajante ao avistá-los. O animal vazio e o pobre velho a pé! Que despropósito! Será promessa, penitência

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DO PERÍDO Aula 6 As conjunções podem ser classificadas

Leia mais

O POVO POR UM E UM PELO POVO

O POVO POR UM E UM PELO POVO O POVO POR UM E UM PELO POVO ESQUETE V SINOPSE Todos nós pagamos impostos e é natural que queiramos ter certeza do uso correto de nossas contribuições. Este skate teatral trata especificamente, de um esclarecimento

Leia mais

DATA: / / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

DATA: / / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 203 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Subordinação X Coordenação

Subordinação X Coordenação ORAÇÕES COORDENADAS Prof. Daniel Subordinação X Coordenação A coordenação se caracteriza por independência sintática: - Reitor da USP declara que os funcionários não receberão aumento. (OSSOD) - Reitor

Leia mais

10-ENSINANDO O CAMINHO AO PAI / PARABOLA DA GRANDE FESTA. 11/03/2018 à 17/

10-ENSINANDO O CAMINHO AO PAI / PARABOLA DA GRANDE FESTA. 11/03/2018 à 17/ 10-ENSINANDO O CAMINHO AO PAI / PARABOLA DA GRANDE FESTA 11/03/2018 à 17/03 2018 EUSOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, NIGUEM VEM AO PAI SE NÃO FOR ATRAVÉS DE MIM (João a imagem de uma lamparina e perguntar:

Leia mais

EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO PROFESSORA ANA PIMENTEL 1) Dê a Função Sintática do Pronome Relativo (sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto

Leia mais

Lista de exercícios de LP 4-6º ano

Lista de exercícios de LP 4-6º ano DATA DE ENTREGA: 30 DE OUTUBRO 1) Conectivos: preposições p. 174 2) Conectivos: conjunções p. 199 Lista de exercícios de LP 4-6º ano CONECTIVOS: PREPOSIÇÃO E CONJUNÇÃO PREPOSIÇÃO Preposições: ligam palavras

Leia mais

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf Sobre Variação Linguística Você já conversou com uma pessoa simples, que vive na roça? Teve oportunidade de observar como essa pessoa fala? Leia o texto a seguir: Texto I Seu dotô me conhece? Patativa

Leia mais

Coordenação e subordinação. Porto Editora

Coordenação e subordinação. Porto Editora Coordenação e subordinação Frase simples complexa Frase simples Constituída apenas por um verbo ou por um complexo verbal. Ex.: A Maria brinca muito com o irmão. frase simples (constituída por um verbo)

Leia mais

As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma

As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 9 Sintaxe II

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 9 Sintaxe II LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 9 Sintaxe II PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Se todas as orações do período são independentes, isto é, se têm sentido por si mesmas e podem constituir cada

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - 9ºA / B : 3º Trimestre -2016

LISTA DE EXERCÍCIOS - 9ºA / B : 3º Trimestre -2016 LISTA DE EXERCÍCIOS - 9ºA / B : 3º Trimestre -2016 ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS / COLOCAÇÃO PRONOMINAL1. Na frase E quando Larissa se agita, é para desobedecer ao pai ou à mãe., temos como incorreta:

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

Uma lição de vida. Graziele Gonçalves Rodrigues

Uma lição de vida. Graziele Gonçalves Rodrigues Uma lição de vida Graziele Gonçalves Rodrigues Ele: Sente sua falta hoje na escola, por que você não foi? Ela: É, eu tive que ir ao médico. Ele: Ah, mesmo? Por que? Ela: Ah, nada. Consultas anuais, só

Leia mais

Língua. Portuguesa. Pontuação

Língua. Portuguesa. Pontuação Língua Portuguesa Pontuação Vírgula 1. Ordem direta e indireta da oração: S V O A O presidente ofereceu um jantar aos empresários algumas semanas após as eleições. Vírgula 2. Predicativo deslocado: Os

Leia mais

Professora Lucimar CONJUNÇÕES E PERÍODOS

Professora Lucimar CONJUNÇÕES E PERÍODOS Professora Lucimar CONJUNÇÕES E PERÍODOS Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. Locução Conjuntiva - Duas ou mais palavras empregadas com

Leia mais

Expressão 1 conjunção Expressão 2. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã.

Expressão 1 conjunção Expressão 2. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã. Expressão 1 conjunção Expressão 2 Ex.: João e Maria foram à praia. S V C ADJ. ADV. conjun ção S V C ADJ. ADV. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã. CONJUNÇÕES COORDENATIVAS Aditivas Estabelecem

Leia mais

Helena Foi sem querer, Dona Maria Luísa... Se a senhora quiser, eu posso costurar pra senhora.

Helena Foi sem querer, Dona Maria Luísa... Se a senhora quiser, eu posso costurar pra senhora. Maria Luísa Brocou meu vestido, sua lesa!? Helena Foi sem querer, Dona Maria Luísa... Se a senhora quiser, eu posso costurar pra senhora. Maria Luísa Vou costurar é a tua língua e te descontar no final

Leia mais

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA A frase pode ser constituída por uma ou mais orações. Uma oração é a unidade gramatical organizada à volta de um verbo. FRASE SIMPLES E

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 7 / 8 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 7 / 8 / 2018 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 7 / 8 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Interpretação de texto; Estudo do vocabulário; Substantivos;

Leia mais

Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são verdadeiros amigos.

Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são verdadeiros amigos. Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: Língua Por ortuguesa T Data: 11/8/2009 Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Português Compreensão de texto 3 o ano Unidade 6 5 Unidade 6 Compreensão de texto Nome: Data: Leia este texto. Os habitantes de uma região onde havia um castelo muito antigo tinham

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 1º Bimestre

Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 1º Bimestre Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 1º Bimestre Nome: Ano: 9ºA/B/C Prof. Ana Paula N.: / /17 Conteúdo: Gêneros textuais: Resumo e editorial. Reconhecimento

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-7 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo

Leia mais

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO SUJEITO 01 1. comemorações 2. imagem 3. rio 4. soldados 5. major/coronel 6. quem 7. ninguém 8. alto-falantes 9. trocos 10. Tio 02 1. (3) 2. (2) 3. (1) 4. (2) 5.

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 09 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 09 2 CENA 01. DELEGACIA INT. / NOITE Sargento

Leia mais

Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael

Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael Anésio Rodrigues Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, Gênesis 16:1-15 Disse a Abrão: Já que

Leia mais

PEÇA TEATRAL: DEU A LOUCA EM ROMEU E JULIETA

PEÇA TEATRAL: DEU A LOUCA EM ROMEU E JULIETA PEÇA TEATRAL: DEU A LOUCA EM ROMEU E JULIETA Personagens: NARRADORA: ROMEU: JULIETA: MERCUTIO: FREI LOURENÇO: CAPULETO (Pai de Julieta): SENHORA CAPULETO (Mãe de Julieta): CARLOTA (Irmã de Julieta): AMA

Leia mais

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

Pontuação: vírgula e ponto e vírgula. Manoel Francisco Guaranha

Pontuação: vírgula e ponto e vírgula. Manoel Francisco Guaranha Pontuação: vírgula e ponto e vírgula Manoel Francisco Guaranha DEIXO MEUS BENS À MINHA IRMÃ NÃO AO MEU PRIMO JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA DO DENTISTA NADA AOS SOBRINHOS Uso da vírgula Separa elementos ou orações

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 9º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português 1- Classifique as orações subordinadas substantivas destacadas em subjetivas ou objetivas diretas. a) Acredita-se

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) Introdução ao Estudo do Predicado... PREDICADO Aquilo que é dito em relação ao sujeito*; tudo na oração, exceto o sujeito. Exemplos Paulo comprou um livro. A aluna

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

Parte Um Minha_Vida_Agora.indd 7 Minha_Vida_Agora.indd 7 11/06/ :19:05 11/06/ :19:05

Parte Um Minha_Vida_Agora.indd 7 Minha_Vida_Agora.indd 7 11/06/ :19:05 11/06/ :19:05 Parte Um Minha_Vida_Agora.indd 7 11/06/2012 16:19:05 Minha_Vida_Agora.indd 8 11/06/2012 16:19:06 1 Meu nome é Elizabeth, mas ninguém nunca me chamou assim. Meu pai deu uma olhada em mim quando nasci e

Leia mais

História de Luis Carlos Batista

História de Luis Carlos Batista História de Luis Carlos Batista Nascimento: 13 de dezembro de 1970 Falecimento: 3 de janeiro de 2010 Mãe, eu sou feliz assim. Era isso que Luis Carlos Batista falava quando sua mãe lhe questionava sobre

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 2 CENA 01. CAPELA / CASAMENTO. INTERIOR.

Leia mais

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação É utilizada para auxiliar a leitura e compreensão de discursos escritos, marcando três tipos de pausas, que são

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Crase II

PORTUGUÊS. aula. Crase II PORTUGUÊS aula Crase II Casos facultativos a) Antes de pronome possessivo feminino (singular): Ela pagou o curso a minha secretária. Ela pagou o curso à minha secretária. Casos facultativos b) Nomes de

Leia mais

Data: / /2017. Matéria: Português. Diálogo final

Data: / /2017. Matéria: Português. Diálogo final Aluno(a): nº: Nota Ano: 9º EF II Data: / /2017 Recuperação Final Professor(a): Gisela Matéria: Português Valor: 30,0 pts Texto I Diálogo final - É tudo que tem a me dizer? - perguntou ele. - É - respondeu

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa Série: 9ª - Ensino Fundamental Professoras: Priscila e Rosane Língua Portuguesa Atividades para Estudos Autônomos Data: 7 / 11 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta?

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta? Atividade de estudo de Português Pronome 5º ano Leia o texto abaixo. É setembro, lua cheia, o tempo está gostoso. Não está fazendo nem muito calor, nem muito frio. Diário, Já faz mais de um mês que eu

Leia mais