Classe de palavras: conjunção. Professor Guilherme Medeiros Honorato

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Classe de palavras: conjunção. Professor Guilherme Medeiros Honorato"

Transcrição

1

2 Classe de palavras: conjunção Professor Guilherme Medeiros Honorato

3 Definição É uma palavra invariável que liga duas orações ou dois termos que exerçam a mesma função sintática. Ex.1) A criança acordou e chorou de fome. Ex. 2) A criança e o seu irmão acordaram. Ex. 3) Ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas. Ex. 4) Irei à festa se ela não for. Ex. 5) Saímos de casa quando amanheceu.

4

5

6 Definição Ao unir duas orações, uma conjunção atribui a elas um nexo. A simples troca de conjunção pode implicar mudança de sentido do texto. Ex. 1) O rapaz pensava em arar boa parte de seu terreno, havia previsão de chuva para a semana toda. Note a importância da correta escolha do conectivo.

7 Conjunções aditivas Aditivas: E, NEM, MAS TAMBÉM, COMO TAMBÉM, MAIS AINDA. Ex. 1 ) Gostam da Serra, mas também do mar. Ex. 2 ) Dê-me a palavra e faça alguma coisa. Ex. 3) Tanto o índio como também o negro contribuíram para a identidade do Brasil. Ex. 4 ) Não só trabalhei mais ainda estudei naquele final de semana.

8 Aditivas e vírgula Uso da vírgula e a conjunção coordenativa aditiva E. Ex. 1 ) Pedro chegou e saiu apressadamente. Ex. 2) O rapaz nem se preocupou em se explicar, e seu pai também não fez questão de saber. Ex. 3) Ele estuda, e trabalha, e faz serviços extras, e ainda encontra tempo para se divertir nos finais de semana.

9 Conjunções adversativas Adversativa: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante, nada obstante, etc. Ex. 1 ) Conduziu a uma velocidade acima da permitida por lei, mas não conseguiu chegar a tempo Ex. 2 ) Não obstante os argumentos apresentados pelo grupo de funcionários, o chefe prosseguiu com o seu plano Ex. 3) São frequentes os avisos de perigo à excessiva exposição solar, porém as pessoas continuam a não ter os cuidados necessários para evitar doenças Ex. 4 ) Estudou para a prova, entretanto não foi aprovado.

10 Adversativas e vírgulas Deve-se sempre utilizer vírgula antes das conjunções coordenativas adversativas. Ex. 1) O juiz sancionou a sentença, mas o réu não a cumpriu. Quando a conjunção adversative começar oração, não se usa vírgula. Ex. 1) Todavia, (!) era um caso difícil. Ex. 2) Todavia era um caso díficil Certo.

11 Adversativas e aditivas Ex. 1) Não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém! Ex. 2) Era algo fácil de fazer, mas não consegui resolver. Ex. 3 ) Queria chorar e sentia os olhos enxutos. Ex. 4 ) Puxa e repuxa a língua.

12 Conjunções alternativas Alternativa: ou, ou ou, ora ora, já já, quer quer, seja seja. Ex. 1 ) Casar-se ou ficar solteiro, eis a questão! Ex. 2 ) Não há solução: ou ela vai comigo, ou ficarei em casa! Ex. 3 ) Quer chore, quer ria, nunca demonstre fraqueza.

13 Adlternativas e aditivas Ex. 1) Bebidas ou cigarros prejudicam à saúde. Ex. 2) Busque trabalho ou saia de minha casa.

14 Conjunções conclusivas Conclusivas: logo, portanto, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso. Ex. 1 ) Tirou notas baixas, logo será reprovado. Ex. 2 ) O açude está em minhas terras, por conseguinte é meu. Ex. 3 ) Ele não respondeu o exercício, por isso ficará sem nota.

15 Conjunções explicativas Explicativas: porque, que, pois. Ex. 1 ) Chegue cedo, porque preciso falar com você. Ex. 2 ) Havia chorado bastante, pois seus olhos estavam vermelhos. Ex. 3 ) Chore, que as lágrimas lavam a alma.

16 Conjunções explicativas: PORQUE Se a primeira oração apresentar verbo no imperativo, a outra será uma explicativa. Ex. 1) Não corra, porque podemos nos machucar. Se não apresentar verbo no imperativo observar se há o motivo pelo ocorrido na oração anterior: Ex. 1) Estava nervosa, porque tremia muito. Ex. 2) Estava nervosa, porque perdera sua carteira.

17 Conjunções explicativas: POIS Se o pois estiver na frente do verbo, explicativa. Ex. 1) Não falte à reunião, pois quero falar com você. Se o pois estiver depois do verbo, conclusiva. Ex. 1 ) Penso; existo, pois. Ex. 2) As matrículas foram encerradas; nada pode ser feito, pois.

18 Exercícios Professor Guilherme Medeiros Honorato

19 (Univ. Fed. Santa Maria RS) Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido. 1. Correu demais, caiu. 2. Dormiu mal, os sonhos não o deixaram em paz. 3. A matéria perece, a alma é imortal. 4. Leu o livro, é capaz de descrever as personagens com detalhes. 5. Guarde seus pertences, podem servir mais tarde. ( A ) porque, todavia, portanto, logo, entretanto ( B ) por isso, porque, mas, portanto, que ( C ) logo, porém, pois, porque, mas ( D ) porém, pois, logo, todavia, porque ( E ) entretanto, que, porque, pois, portanto

20 Nas estruturas abaixo, a conjunção foi suprida para fins didáticos. Dessa forma, seu objetivo e assinalar a alternativa que apresenta os valores semânticos das conjunções que ali deveriam estar, respectivamente, isto é, a relação de sentido que uma oração estabelece com a outra: 1 Comeu muito, acabou vomitando depois da festa. 2 O som estava alto, havia quem gostasse das músicas. 3 O diabo tira de colher Deus dá em pá para cada um de nós. 4 Compre um carro ande a pé! ( A ) conclusiva adversativa adversativa aditiva ( B ) conclusiva adversativa aditiva aditiva ( C ) conclusiva - conclusiva adversativa alternativa ( D ) explicativa conclusiva adversativa aditiva ( E ) explicativa adversativa aditiva alternativa

21 Assinale a afirmação correta a respeito dos procedimentos linguísticos encontrados em: Viver ou sonhar? Viver e sonhar : ( A ) Temos, respectivamente, conjunção coordenativa aditiva e conjunção coordenativa alternativa, pois, quando se joga com o sentido das frases, opondo-se as ações umas às outras, as conjunções podem assumir valores e significados diferentes ou, até mesmo, opostos. ( B ) A primeira frase traz uma conjunção coordenativa alternativa com valor aditivo; e a segunda frase, uma conjunção coordenativa aditiva com valor adversativo. Isto se dá devido à intenção do autor de fazer um jogo de palavras muito em uso na linguagem publicitária. ( C ) Vê-se que a conjunção coordenativa, presente em ambos os casos, apesar de adquirir significados diferentes, não altera o sentido das frases, já que liga elementos independentes, estabelecendo relações de alternância, no primeiro caso, e de igualdade ou alternância, no segundo caso. ( D ) Temos, respectivamente, conjunção coordenativa alternativa e conjunção coordenativa aditiva. A mudança de sentido obtida pela troca das conjunções está na escolha a ser feita: a primeira implica exclusão de ações, o que leva à indecisão, enquanto a segunda expressa a soma de uma ação à outra, resultando disso um moda mais completo de vida. ( E ) Temos, respectivamente, conjunção coordenativa alternativa e conjunção coordenativa aditiva. O autor do texto publicitário, ao fazer um jogo, alterando as conjunções, tenta obter uma mudança de sentido, porém, como podemos observar com a leitura, nem toda troca de conjunção caracteriza uma alternância de pensamento.

22 Nos períodos Queria chorar e sentia os olhos enxutos e Chora, que as lágrimas lavam a alma, o conectivo que une as orações em cada um dos períodos indica, respectivamente: ( A ) junção de ideias e consequência de uma ação, portanto são conjunções aditiva e conclusiva, respectivamente. ( B ) contraste de ideias e junção de ideias, portanto são conjunções adversativas e aditivas, respectivamente. ( C ) junção de ideia e contraste de ideias, portanto são conjunções aditivas e adversativas, respectivamente. ( D ) contraste de ideia e justificativa de ideia, portanto são conjunções adversativas e explicativas, respectivamente. ( E ) junção de ideia e justificativa de ideia, portanto são conjunções aditivas e explicativas, respectivamente.

23 Enumere as orações abaixo conforme a legenda de significados das conjunções, apresentada na coluna 1, segundo o conectivo sublinhado e destacado ( 01 ) conjunção coordenativa aditiva ( 02 ) conjunção coordenativa adversativa ( 03 ) conjunção coordenativa alternativa ( 04 ) conjunção coordenativa explicativa ( 05 ) conjunção coordenativa conclusiva ( ) Ontem fui ao mercado, já que não havia mais arroz e açúcar em casa. ( ) Não quer trabalhar, assim como não quer estudar. ( ) Disse que não me ama, mas não para de me enviar mensagens românticas. ( ) Ora quer jogar bola, ora quer jogar xadrez e outros tabuleiros. ( ) Fez um forte sol, logo fomos todos à praia.

24 Ele era um bom profissional, no entanto não o contrataram. Começando a frase por Não o contrataram [...], para manter a mesma relação lógica expressa na frase dada inicialmente, deve-se continuar a frase com qual conjunção abaixo? ( A ) por isso [...] ( B ) entretanto [...] ( C ) mas [...] ( D ) ainda que [...] ( E ) uma vez que [...]

25 Não chegue tarde, pois muita gente virá procurálo. Começando a frase por Muita gente virá [...], reescreva a oração dada inicialmente, utilizando uma conjunção que estabeleça uma coesão e que não tenha valor de explicação. Após, classifique a relação semântica da conjunção colocada na frase reescrita.

26 Nós levamos 500 anos produzindo fome e miséria. Portanto acho que nós temos o direito de gastar alguns anos para fazer o contramovimento. Que outras palavra pode substituir a conjunção em destaque no texto sem alterar o sentido da frase? ( A ) Nós levamos 500 anos produzindo fome e miséria. Porém acho que nós temos o direito de gastar alguns anos [...]. ( B ) Nós levamos 500 anos produzindo fome e miséria. Logo acho que nós temos o direito de gastar alguns anos [...]. ( C ) Nós levamos 500 anos produzindo fome e miséria. Apesar disso, acho que nós temos o direito de gastar [...]. ( D ) Nós levamos 500 anos produzindo fome e miséria. No entanto, acho que nós temos o direito de gastar [...]. ( E ) Nós levamos 500 anos produzindo fome e miséria. Porquanto acho que nós temos o direito de gastar [...].

27 Leia o texto abaixo, para responder as questões: Renato me surpreendeu, parecia inseguro, mas (1) seu sorriso era confiante e (2) contagiava as pessoas. Irritava-se com facilidade, principalmente quando alguém o contestava, mas (3) isso não lhe tirava o charme, que era sua principal característica. Ora alegre, ora (4) sério, Renato era daqueles jovens que sabia como conquistar um coração e (5) atrair pessoas de todos os tipos. Referente às conjunções colocadas no texto acima, julgue os itens abaixo em V (verdadeiro) e F (falso): ( ) a conjunção 1 e a conjunção 3 são classificadas como adversativas. ( ) a conjunção 2 é aditiva e pode ser substituída pela expressão bem como, sem haver prejuízo de significado. ( ) a conjunção 4 é alternativa, mas não pode ser substituída pela expressão ora...ora, pois muda o significado. ( ) a conjunção 5 possui o mesmo valor de significado da conjunção coordenativa 2. ( ) há respectivamente as seguintes conjunções: adversativa, aditiva, adversativa, alternativa e aditiva

28 Leia atentamente as orações abaixo e, após, assinale a alternativa que possui as conjunções que as completam respectivamente: 1. Deixei de acordar cedo, perdi o trabalho 2. Não tenho dinheiro, não posso pagar. 3. O time venceu, está classificado. 4. Vou embora, cansei de esperar. ( A ) porque logo por isso - mas ( B ) portanto porquanto já que - mas ( C ) já que em vista disso por isso que ( D ) pois portanto logo e

29 Una os pares de oração em um único período, utilizando uma conjunção coordenativa capaz de estabelecer uma coesão entre os termos. Após, classifique a conjunção utilizada quanto ao seu significado: 1. Eu canto na igreja. 2. Eu faço parte do coral. 1. Chorou à tarde toda. 2. Não sentia nenhuma dor. 1. Sentou às margens do rio. 2. Chorou de saudade. 1. Estudou muito para a prova. 2. Tirou uma boa nota

30 Em cada uma das questões que seguem ocorre uma conjunção coordenativa grifada. Indique o tipo de relação estabelecido por tal conjunção, de acordo com o código que segue. A) relação de adição; B) relação de oposição; C) relação de alternância; D) relação de conclusão; E) relação de explicação. 1. Não vieram à festa nem telefonaram avisando. ( ) 2. Compre um carro, ou ande a pé. ( ) 3. Ele dever ser importante, pois todos falam dele. ( ) 4. O terreno era árido, mas produzia alimentos para todos. ( ) 5. Saiu daqui faz umas duas horas, portanto já dever ter chegado. ( )

31 Leia atentamente o período a seguir: Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila. Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula ou, então, por uma conjunção coordenativa. Considerando que as conjunções são elementos coesivos e argumentativos de um texto, reescreva a oração a seguir utilizando uma conjunção que explicite nexo entre as orações e, após, faça sua devida análise sintática.

32 A conjunção coordenativa mas também apresenta outros valores, além da ideia básica de oposição, contraste. Na frase: A joia é bela, mas principalmente rara, que relação a conjunção mas estabelece entre as orações? ( A ) Conclusão. ( B ) Adição. ( C ) Alternância. ( D ) Explicação. ( E ) Adversidade.

33

Classe de palavras: conjunção. Professor Guilherme Medeiros Honorato

Classe de palavras: conjunção. Professor Guilherme Medeiros Honorato Classe de palavras: conjunção Professor Guilherme Medeiros Honorato Definição É uma palavra invariável que liga duas orações ou dois termos que exerçam a mesma função sintática. Ex.1) A criança acordou

Leia mais

Classe de palavras: adjetivo. Professor Guilherme Medeiros Honorato

Classe de palavras: adjetivo. Professor Guilherme Medeiros Honorato Classe de palavras: adjetivo Professor Guilherme Medeiros Honorato Adjetivo Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo, atribuindo-lhe qualidade (ou defeitos) e modos de ser, ou indicando-lhe o

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

Expressão 1 conjunção Expressão 2. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã.

Expressão 1 conjunção Expressão 2. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã. Expressão 1 conjunção Expressão 2 Ex.: João e Maria foram à praia. S V C ADJ. ADV. conjun ção S V C ADJ. ADV. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã. CONJUNÇÕES COORDENATIVAS Aditivas Estabelecem

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO Orações Coordenadas Pra começo de conversa... FRASE ORAÇÃO PERÍODO FRASE Enunciado com sentido completo... Socorro! Socorro! Silêncio! A aula da professora Marisa é maravilhosa. Nós adoramos Gramática.

Leia mais

CONJUNÇÃO. É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.

CONJUNÇÃO. É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. CONJUNÇÃO É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas

Leia mais

Conjunção (junção) Palavra invariável que liga orações ou palavras de uma mesma oração.

Conjunção (junção) Palavra invariável que liga orações ou palavras de uma mesma oração. Conjunção (junção) Palavra invariável que liga orações ou palavras de uma mesma oração. Veja: Ex.1: Você quer açúcar ou adoçante? Ex.2: Preste atenção ou saia da sala. Classificação: a- Conjunções coordenativas:

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

c) Releia este período e separe as orações. Lembre-se: você nunca mais terá a pele tão sadia (esqueça as espinhas) como a tem hoje.

c) Releia este período e separe as orações. Lembre-se: você nunca mais terá a pele tão sadia (esqueça as espinhas) como a tem hoje. Estudante: Educador: Suzana Borges 8ºAno/Turma: C.Curricular: Português 1-Leia este fragmento. a) Com que a autora parece dialogar? Justifique-se. b) Transcreva do texto uma oração que expresse ideia de

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO APOSTILA 3 CAPÍTULO 9 PROF.º PAULO SCARDUA COORDENAÇÃO: INTRODUÇÃO Quando as orações que constituem um período composto apresentam estruturas

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I Bárbara da Silva Português Aula 39 Conjunções I Conjunção Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a bola e mostrou

Leia mais

Período Composto por Coordenação

Período Composto por Coordenação Período Composto por Coordenação O período composto por coordenação é constituído de orações coordenadas. Na coordenação não há relação de dependência entre as orações. Uma oração independe da(s) outra(s).

Leia mais

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento.

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. COERÊNCIA Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Cheguei atrasado, PORQUE o trânsito estava caótico. Oração assindética Conjunção coordenativa Oração coordenada

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma

As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO 1. Os verbos destacados no poema a seguir classificam-se quanto à predicação, como (0,5) Não quero aparelhos para navegar. Ando naufragado, Ando sem destino.

Leia mais

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição e Conjunção Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição Conectam os termos dos sintagmas Locuções prepositivas são duas ou mais palavras que funcionam como preposição. Em uma

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Professor: Daniel Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação Orações coordenadas Prof.: Júnior CONCEITUAÇÃO Um período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Uma oração chama-se coordenada quando não funciona

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total:

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total: TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA 7º UNIDADE I Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul ou preta;

Leia mais

Língua Portuguesa 9º ano Atividade: Orações Coordenadas Data: 8 de abril de 2008

Língua Portuguesa 9º ano Atividade: Orações Coordenadas Data: 8 de abril de 2008 Orações Coordenadas e Oração Intercalada. 1- Para conceituar a oração coordenada, vamos confrontá-la com a subordinada. Observe os enunciados que seguem: 1. Pedro falou-nos que ia embora. A B 2. Pedro

Leia mais

PROCESSO SELETIVO CAVN

PROCESSO SELETIVO CAVN UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS CAMPUS III BANANEIRAS-PB NOME: N o DE INSCRIÇÃO: CURSO SUBSEQUENTE EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA A frase pode ser constituída por uma ou mais orações. Uma oração é a unidade gramatical organizada à volta de um verbo. FRASE SIMPLES E

Leia mais

Coordenação e subordinação. Porto Editora

Coordenação e subordinação. Porto Editora Coordenação e subordinação Frase simples complexa Frase simples Constituída apenas por um verbo ou por um complexo verbal. Ex.: A Maria brinca muito com o irmão. frase simples (constituída por um verbo)

Leia mais

Professora Lucimar CONJUNÇÕES E PERÍODOS

Professora Lucimar CONJUNÇÕES E PERÍODOS Professora Lucimar CONJUNÇÕES E PERÍODOS Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. Locução Conjuntiva - Duas ou mais palavras empregadas com

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação Língua portuguesa Professora Iara Martins Exercícios Período composto por coordenação e subordinação 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: a. Subordinativa causal

Leia mais

Português. Sintaxe do Período. Professor Carlos Zambeli.

Português. Sintaxe do Período. Professor Carlos Zambeli. Português Sintaxe do Período Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português SINTAXE DO PERÍODO Coordenativas: Ligam orações independentes, ou seja, que possuem sentido completo. 1. Aditivas:

Leia mais

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS DANIELE LEITE

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS DANIELE LEITE CONJUNÇÕES COORDENATIVAS DANIELE LEITE O QUE É UMA CONJUNÇÃO? Do ponto de vista semântico é uma palavra que traz um sentido nela implícito ( ou mais de um); [exceto a conjunção integrante, que não traz

Leia mais

Aluno: Data: / / C3EF.8 LÍNGUA PORTUGUESA Profs.: Ana Paula. Atividade E

Aluno: Data: / / C3EF.8 LÍNGUA PORTUGUESA Profs.: Ana Paula. Atividade E COOPERATIVA EDUCACIONAL DE PORTO SEGURO Aluno: Data: / / C3EF.8 LÍNGUA PORTUGUESA Profs.: Ana Paula Atividade E Período composto por coordenação Observa a fala de Filipe: A preguiça é a mãe de todos os

Leia mais

Frase simples e frase complexa

Frase simples e frase complexa Frase simples e frase complexa Orações coordenadas e subordinadas 1 I. Frase simples O O José telefonou à Joana. A A senhora traz umas flores. Eu saio. O O meu vizinho foi ao médico. Cada uma destas frases

Leia mais

VALOR SEMÂNTICO DOS CONECTIVOS Questões Consulplan

VALOR SEMÂNTICO DOS CONECTIVOS Questões Consulplan VALOR SEMÂNTICO DOS CONECTIVOS Questões Consulplan Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. No entanto, enquanto a anorexia é reconhecida como um mal, a ortorexia tem a desvantagem de ser uma

Leia mais

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo.

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. Análise linguística formação do modo imperativo. Identificar e compreender a formação do modo imperativo do verbo.

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Orações coordenadas I

Bárbara da Silva. Português. Orações coordenadas I Bárbara da Silva Português Orações coordenadas I As sentenças coordenadas (ou orações coordenadas) são as orações que, como a própria nomeação sugere, se unem umas as outras, de forma justaposta (assindéticas)

Leia mais

Alternativas Introduzem uma ideia de opção, alternância. As conjunções mais comuns são OU...OU, ORA...ORA, QUER...QUER, SEJA...SEJA. Ex.

Alternativas Introduzem uma ideia de opção, alternância. As conjunções mais comuns são OU...OU, ORA...ORA, QUER...QUER, SEJA...SEJA. Ex. Alternativas Introduzem uma ideia de opção, alternância. As conjunções mais comuns são OU...OU, ORA...ORA, QUER...QUER, SEJA...SEJA. Ex.: "Ou paga ou eu mando sangrá-lo devagarinho" (Graciliano Ramos).

Leia mais

Roteiro de Estudo de Língua Portuguesa

Roteiro de Estudo de Língua Portuguesa Roteiro de Estudo de Língua Portuguesa Professora da Disciplina: Rejane Loli Data: / 11 / 2015 3º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 8º ano Fundamental II Período: Matutino Atenção: A matéria da recuperação

Leia mais

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66 ÍNDICE 1 TEXTO E DISCURSO 4 1.1. Coesão e coerência textual organização de parágrafos 4 1.2. Pontuação 7 1.3. Discurso direto / discurso indireto 10 1.4. Frase ativa / frase passiva 13 CONSOLIDAÇÃO: EXERCÍCIOS

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 17 Orações coordenadas I

Bárbara da Silva. Português. Aula 17 Orações coordenadas I Bárbara da Silva Português Aula 17 Orações coordenadas I As sentenças coordenadas (ou orações coordenadas) são as orações que, como a própria nomeação sugere, se unem umas as outras, de forma justaposta

Leia mais

Artigo, Preposição, Conjunção

Artigo, Preposição, Conjunção Língua Portuguesa Artigo, Preposição, Conjunção Artigo Certa vez, ao passar por uma rua, encontrei uma menina chorando. A rua estava muito movimentada e a menina, sozinha, pediu-me auxílio. Definidos:

Leia mais

Preposição e conjunção

Preposição e conjunção PORTUGUÊS aula Preposição e conjunção Preposição É a palavra invariável que une dois termos ou orações, estabelecendo uma relação de sentido e de dependência. Não desempenha função sintática, é um conectivo:

Leia mais

ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS

ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS GRAMÁTICA ORAÇÕES COORDENADAS & SUBORDINADAS As orações coordenadas e subordinadas fazem parte do período composto, ou seja, o período em que temos duas ou mais orações.

Leia mais

Preparação para a. Prova de Aferição. Português. 8.º ano

Preparação para a. Prova de Aferição. Português. 8.º ano Preparação para a Prova de Aferição Português Oo 8.º ano 72 II. Leitura Entrevista A entrevista é um texto conversacional, em que o jornalista, através de perguntas previamente elaboradas (em guião), procura

Leia mais

Subordinação X Coordenação

Subordinação X Coordenação ORAÇÕES COORDENADAS Prof. Daniel Subordinação X Coordenação A coordenação se caracteriza por independência sintática: - Reitor da USP declara que os funcionários não receberão aumento. (OSSOD) - Reitor

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: ALEXANDRA DA SILVA CALDAS Grupo:02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE DE MOURA Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

Lista de exercícios de LP 4-6º ano

Lista de exercícios de LP 4-6º ano DATA DE ENTREGA: 30 DE OUTUBRO 1) Conectivos: preposições p. 174 2) Conectivos: conjunções p. 199 Lista de exercícios de LP 4-6º ano CONECTIVOS: PREPOSIÇÃO E CONJUNÇÃO PREPOSIÇÃO Preposições: ligam palavras

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS Professor Marlos Pires Gonçalves 1 1 - Relação Coesão Sequencial Justaposição ão: ocorre com ou sem o auxílio de elementos lingüí üísticos na superfície do texto. Chegou

Leia mais

Português. Conjunções. Professor Arthur Scandelari.

Português. Conjunções. Professor Arthur Scandelari. Português Conjunções Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CONJUNÇÕES PARTE 1 1. (CESPE SDS-PE 2016) É importante, pois, que o médico estabeleça o momento de ocorrência do

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso PREPOSIÇÃO Preposição é uma palavra invariável que serve para ligar termos ou orações. Quando esta ligação acontece, normalmente

Leia mais

Classes Gramaticais: Conjunção

Classes Gramaticais: Conjunção Classes Gramaticais: Conjunção Aula ao Vivo Conceito É a palavra que liga duas orações ou duas expressões de mesma função sintática, estabelecendo, quase sempre, uma relação semântica entre elas. É, como

Leia mais

a) Não só conversa como também atrapalha os colegas. b) Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria da prova.

a) Não só conversa como também atrapalha os colegas. b) Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria da prova. 1- Determine o valor semântico das conjunções: adição, oposição, escolha, conclusão, explicação. a) Não só conversa como também atrapalha os colegas. b) Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria

Leia mais

Roteiro de Estudo para Recuperação de Língua Portuguesa

Roteiro de Estudo para Recuperação de Língua Portuguesa Roteiro de Estudo para Recuperação de Língua Portuguesa Professora da Disciplina: Rejane Loli Data: / 09 / 2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 8º ano Fundamental II Período: Matutino Atenção: A matéria

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

Drummond escreveu poemas e entrou para a história.

Drummond escreveu poemas e entrou para a história. Conjunção Pode-se definir a conjunção como um termo invariável, de natureza conectiva que pode criar relações de sentido (nexos) entre palavras ou orações. Usualmente, as provas costumam cobrar as relações

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA 2 E. M. CEAG 2 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA 2 E. M. CEAG 2 BIMESTRE Orientações: Só serão aceitas as atividades feitas por completo e de acordo com o que foi pedido nos enunciados. Todos os exercícios deverão ser resolvidos no caderno. A perda desta lista implicará em

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto.

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Conjunção As conjunções são vocábulos de função estritamente gramatical

Leia mais

Indica uma pequena pausa, em que a voz fica em suspenso, para logo depois retomar a continuação do período. Usa-se virgula:

Indica uma pequena pausa, em que a voz fica em suspenso, para logo depois retomar a continuação do período. Usa-se virgula: Indica uma pequena pausa, em que a voz fica em suspenso, para logo depois retomar a continuação do período. Usa-se virgula: 1. No interior de uma oração para destacar : Conjunções Ex.: Chovia muito, entretanto,

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DO PERÍDO Aula 6 As conjunções podem ser classificadas

Leia mais

Programa de Educação Continuada (PEC)

Programa de Educação Continuada (PEC) Programa de Educação Continuada (PEC) Curso de Morfossintaxe Odette G.L.Altmann de Souza Campos* Construções que se alternam Ontem vimos Você sair Que você saiu Sua saída Você saindo É preciso Que você

Leia mais

1. CONJUÇÕES Começo trazendo uma questão recente da banca que aplicará a prova de delegado da polícia civil do Pará, a FUNCAB. Vejamos.

1. CONJUÇÕES Começo trazendo uma questão recente da banca que aplicará a prova de delegado da polícia civil do Pará, a FUNCAB. Vejamos. CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 04/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 03 PERÍODO COMPOSTO Ementa Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

2. Construa as tabelas verdade das seguintes proposições, indicando quaisquer tautologias ou contradições:

2. Construa as tabelas verdade das seguintes proposições, indicando quaisquer tautologias ou contradições: FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matemática Aplicada Edécio Fernando Iepsen 1. Traduza para a linguagem natural as fórmulas abaixo,

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves ADVÉRBIO Ele bebeu muito. Adv. Intensidade Na frase acima o advérbio muito está intensificando o sentido do verbo BEBER. A banda chegou hoje. tempo. Nessa outra frase o advérbio hoje acrescenta ao verbo

Leia mais

CONJUNÇÕES E AS RELAÇÕES NO TEXTO

CONJUNÇÕES E AS RELAÇÕES NO TEXTO CONJUNÇÕES E AS RELAÇÕES NO TEXTO Classificação Aditivas (adição, soma): e, nem, mas, também. Adversativas ( oposição, contraste): mas, porém, contudo, todavia, entretanto. Classificação Alternativas (

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 9 Sintaxe II

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 9 Sintaxe II LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 9 Sintaxe II PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Se todas as orações do período são independentes, isto é, se têm sentido por si mesmas e podem constituir cada

Leia mais

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos ADVÉRBIOS Profa. Luana Lemos DEFINIÇÃO Do ponto de vista sintático: vem associado a verbo, adjetivo ou ao próprio advérbio; Do ponto de vista mórfico: é invariável; Do ponto de vista semântico denota circunstância

Leia mais

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Aula IV Conhecimentos Linguísticos: Período Composto por Coordenação Período Composto por Subordinação PERÍODO COMPOSTO O período composto

Leia mais

FRASE ORAÇÃO PERÍODO

FRASE ORAÇÃO PERÍODO FACULDADE PITÁGORAS FRASE ORAÇÃO PERÍODO Aula 3 Professora Rita Maria Knop Elaboração: Ada Magaly Matias Brasileiro, Jaider Fernandes Reis, Marcélia Marise Vieira dos Santos Martha Cristina de Almeida

Leia mais

CONECTORES DISCURSIVOS. Como fazer

CONECTORES DISCURSIVOS. Como fazer CONECTORES DISCURSIVOS Como fazer Biblioteca 2017 Os conectores ou articuladores de discurso Os conectores ou articuladores de discurso que seguidamente apresentamos (em quadro) são um auxiliar excelente

Leia mais

Subordinação X Coordenação

Subordinação X Coordenação ORAÇÕES COORDENADAS Prof. Daniel Subordinação X Coordenação A coordenação se caracteriza por independência sintática: - Reitor da USP declara que os funcionários não receberão aumento. (OSSOD) - Reitor

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Sintaxe Termos Integrantes Sintaxe Termos Integrantes Termos integrantes Objeto Direto Objeto Indireto Complemento Nominal Agente da Passiva Predicativo do Sujeito

Leia mais

Revisão para a P2 9º ANO

Revisão para a P2 9º ANO Revisão para a P2 9º ANO Gênero textual: CRÔNICA A crônica é uma gênero textual que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Como se estivesse em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Leia o texto abaixo para responder a questão - Em "Estima-se que os jogos das 32 seleções serão vistos por três milhões de torcedores nos 12 estádios que

Leia mais

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS Prof. Marcos Lima Língua portuguesa, 9ºano FRASE COMPLEXA Numa frase complexa há duas (ou mais) orações ligadas por uma conjunção (ou locução conjuncional). Ex: Fui à

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 9º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português 1- Classifique as orações subordinadas substantivas destacadas em subjetivas ou objetivas diretas. a) Acredita-se

Leia mais

Lista 6 - Língua Portuguesa 1

Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Períodos compostos LISTA 6 - LP 1 - PERÍODOS COMPOSTOS Períodos compostos Em listas anteriores, vimos alguns conceitos sintáticos importantes para o domínio da norma culta

Leia mais

LISTA: 3ª série. Ensino Médio. Professor(a): Lucas Salomão. Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): DIA: MÊS: 03. Segmento temático: CONJUNÇÃO

LISTA: 3ª série. Ensino Médio. Professor(a): Lucas Salomão. Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): DIA: MÊS: 03. Segmento temático: CONJUNÇÃO LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Lucas Salomão Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: CONJUNÇÃO DIA: MÊS: 03 2017 QUESTÃO 01 Leia este trecho da crônica O Mágico, de Luís Fernando

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão.

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão. PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão. TEXTO GERADOR O texto abaixo é uma redação que obteve nota máxima no Enem 2007. Ela foi divulgada no site do Instituto Nacional de Estudos

Leia mais

2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall)

2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall) 1º) Assista os vídeos das aulas do caderno 5 aulas 1 a 12 2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall) Aulas 1 e 2 exercícios 4, 5, 7, 9, 10, 11, 12, 15,

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Gramática Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto.

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pessoais Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

29/05/2018. UNISALESIANO Língua portuguesa. Pronomes demonstrativos. Em relação ao espaço. Profª. Drª. Adriana Monteiro Piromali Guarizo

29/05/2018. UNISALESIANO Língua portuguesa. Pronomes demonstrativos. Em relação ao espaço. Profª. Drª. Adriana Monteiro Piromali Guarizo UNISALESIANO Língua portuguesa Profª. Drª. Adriana Monteiro Piromali Guarizo Pronomes demonstrativos São aqueles que situam pessoas ou coisas em relação àstrês pessoas do discurso. Essa localização pode

Leia mais

META Rever as conjunções coordenativas e apresentar as orações coordenadas.

META Rever as conjunções coordenativas e apresentar as orações coordenadas. ORAÇÕES COORDENADAS META Rever as conjunções coordenativas e apresentar as orações coordenadas. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: reconhecer as conjunções coordenativas; estabelecer as relações

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Rua Cantagalo 305, 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo Nome: nº.: Ano:

Leia mais

Orações subordinadas adverbiais

Orações subordinadas adverbiais Orações subordinadas adverbiais São aquelas que exercem a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal Naquele momento, senti uma das maiores emoções da minha vida. Adjunto adverbial de tempo

Leia mais

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8 Índice AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3 AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5 AULA 3 Negação de proposições 8 AULA 4 Tautologia, contradição, contingência e equivalência 11 AULA 5 Argumentação

Leia mais

ESCOLA DATA: / / NOME:

ESCOLA DATA: / / NOME: ESCOLA DATA: / / PROF: TURMA: NOME: Avaliação de Língua Portuguesa 1.Leia as tirinhas, identifique os vocativos presentes em cada uma delas e transcrevaos nos espaços correspondentes. a) Hamlet, papai.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO Leia para responder às questões propostas. O sistema educativo tem por missão preparar as pessoas para um papel social. É de fato no dia a dia, na

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivo; produção. textual.

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivo; produção. textual. FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES ORIGINAL VERSÃO FINAL 2º ciclo do 3º bimestre da 3ª série Eixo bimestral: REDAÇÃO DISCURSIVO-ARGUMENTATIVA Aluna: Christiane Rocha Dias de

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivos. TEXTO GERADOR

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivos. TEXTO GERADOR APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: Grupo: SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): Tarefa: Roteiro de Atividades Original (versão preliminar) PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo;

Leia mais