DIREITO ADMINISTRATIVO TRE - PR. Prof. Luiz Lima

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO ADMINISTRATIVO TRE - PR. Prof. Luiz Lima"

Transcrição

1 DIREITO ADMINISTRATIVO TRE - PR Prof. Luiz Lima

2 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins. (José dos Santos Carvalho Filho). Hierárquico Disciplinar Normativo / regulamentar Polícia Poder de autotutela Poder discricionário Poder vinculado

3 Abuso de poder: ocorre toda vez que a administração exerce o poder pelo simples poder e não para alcançar o interesse público. Abuso de poder (por comissão ou omissão) se divide em: - desvio de poder ou de finalidade: toda vez que o agente atua buscando FINALIDADE diferente daquela prevista em lei. - excesso de poder: é vício de COMPETÊNCIA, toda vez que o agente público extrapola a competência prevista em lei. Atua onde a lei não lhe permitiu.

4 Carmelo e Leôncio são servidores públicos, sendo o primeiro chefe do segundo. Leôncio e Carmelo participaram de um torneio interno de futebol e Leôncio foi eleito o melhor jogador do campeonato. Carmelo, inconformado com o resultado do prêmio futebolístico, removeu Leôncio para localidade distante, a fim de que este não mais pudesse participar do campeonato. Neste caso, Carmelo a) deveria ter contado com a anuência da autoridade superior para efetuar a remoção. b) agiu dentro das suas atribuições legais. c) poderia ter realizado esta remoção, uma vez que possui poder hierárquico para tal. d) somente poderia ter realizado a remoção, com este fundamento, após a instauração de processo administrativo. e) incorreu em desvio de poder.

5 Quando o agente público atua fora dos limites de sua competência ele comete a) desvio de poder. b) omissão. c) improbidade administrativa. d) excesso de poder. e) prevaricação.

6 Quando uma autoridade tem competência para editar um determinado ato e pratica-o, mas, nessa operação, afasta-se do fim colimado para perseguir finalidade diversa da visada, configura um caso de a) desvio de poder. b) incúria administrativa grave. c) nepotismo. d) clientelismo. e) omissão.

7 Poder Discricionário e Poder Vinculado. Prerrogativa do Administrador Público de aplicar/executar a lei. Importante perceber que a lei tem que ser executada, mas só algumas pessoas tem essa prerrogativa (poder vinculado); Prerrogativa de preencher de acordo com a oportunidade e conveniência do caso a caso os conceitos que a lei deixou em branco ou trouxe indefinidamente (poder discricionário).

8 Nas palavras de José dos Santos Carvalho Filho, quando o agente que elege a situação fática geradora da vontade, permitindo, assim, maior liberdade de atuação, embora sem afastamento dos princípios administrativos, está se referindo ao poder discricionário dos agentes públicos, que demanda a a) previsão legal das opções postas ao administrador, bem como possibilita revogação pela própria Administração ou pelo Judiciário, preservado o mérito do ato administrativo. b) existência de opções juridicamente válidas para que o administrador possa exercer seu juízo de conveniência e oportunidade, o que não afasta a possibilidade de controle dessa atuação, tanto pela Administração, quanto pelo Judiciário e pelo Tribunal de Contas. c) revisão dos atos discricionários pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário, não retroagindo efeitos seja no caso da anulação ou da revogação, em razão da presunção de veracidade que reveste os atos administrativos. d) possibilidade de anulação de atos discricionários somente pela própria administração ou pelo Tribunal de Contas, nos casos de atos administrativos. e) análise pelo Poder Judiciário de todos os aspectos dos atos discricionários, anulando-os ou revogando-os diante do controle de políticas públicas realizado por esse Poder.

9 Poder normativo ou regulamentar É a prerrogativa de expedir e estabelecer normas gerais e abstratas, mas que sejam obedientes à lei. É o poder de minudenciar o texto legal, expedindo normas gerais e abstratas no limite da lei com a intenção de permitir a aplicação e execução da lei. Portanto, é poder inferior à lei. - Constituição; - Lei; - Decreto/regulamento. Obs.: exclusivo do Poder Executivo.

10 Poder Hierárquico É a prerrogativa da administração utilizada ao fazer a distribuição interna de competência. O poder hierárquico é sempre interno, entre órgãos e agentes de mesma pessoa jurídica. obs.: não há poder hierárquico (nem hierarquia) fora da mesma pessoa jurídica. - Subordinação (hierarquia vertical) e Coordenação (hierarquia horizontal). - Delegação e Avocação de competência.

11 Poder Disciplinar É a prerrogativa através da qual a administração tem o poder-dever de apurar qualquer prática de infração administrativa e pode também aplicar as sanções previstas em lei àqueles que a praticarem. Obs.: a administração, ao punir um particular, utiliza o poder de polícia e não o poder disciplinar. Ex.: multa ao passar pelo pardal.

12 Poder de Polícia Considera-se poder de polícia a prerrogativa da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público. A polícia administrativa tem como objetivo impedir as atividades antissociais, incidindo sobre bens, direitos e sobre atividades dos particulares. Esta polícia age ostensivamente, fiscalizando as pessoas de maneira preventiva. Ex.: PM, ANVISA, MEC, Guarda Municipal, Agencias reguladoras, etc. A polícia judiciária visa proteger a segurança pública, agindo sobre as pessoas que cometem ilícitos penais. Esta atividade, exercida repressivamente, é desenvolvida somente por órgãos especializados.

13 CARACTERÍSTICAS OU ATRIBUTOS: discricionariedade: deve haver margem de atuação do agente no momento de execução do ato. A regra é que o ato do Poder de Polícia seja discricionário, contudo, existem também os atos do Poder de Polícia que são vinculados. coercibilidade: é o poder do Estado de exigir o cumprimento das obrigações. Obs.: multa é o Estado se valendo de meio indireto de coerção, exigindo o cumprimento do ato. autoexecutoriedade: a administração ao fiscalizar e intervir na esfera jurídica privada não depende de prévia manifestação do Poder Judiciário. Exemplos: dissolução de passeata tumultuosa; fechamento de uma fábrica que polui, etc.

14 - Obs.: O poder de polícia não pode ser delegado para particulares, por isso os conselhos profissionais tem natureza jurídica de autarquias, já que estas tem personalidade de direito público. O poder de polícia só pode ser exercido por pessoas jurídicas de direito público. - CUIDADO PEGADINHA DE PROVA: pode haver delegação a particulares dos atos materiais necessários à execução do Poder de Polícia. Exemplo: não pode haver empresa privada que aplica multas, contudo, pode ser contratado de particulares os serviços de colocação dos radares ou pardais. Obs.: ASPECTOS MATERIAIS DO PODER DE POLÍCIA são as atividades de mera execução desse Poder.

15 Os poderes hierárquicos do Chefe do Poder Executivo compreendem a possibilidade de a) dar ordens aos gestores que lhe estejam hierarquicamente subordinados, desde que compatíveis com o Direito. b) dar ordens aos gestores públicos, inclusive àqueles que pertençam à Administração pública indireta. c) avocar competências de seus subordinados, a exemplo, invariavelmente, das de caráter normativo. d) dar ordens aos gestores que lhe estejam hierarquicamente subordinados, ainda que contrárias ao Direito. e) demitir, a seu exclusivo critério, gestores que lhe sejam subordinados, inclusive os estáveis.

16 O processo disciplinar é derivado dos poderes: a) hierárquico e disciplinar. b) regulamentar e de polícia. c) disciplinar e de polícia. d) de polícia e hierárquico. e) hierárquico e regulamentar.

17 Considere: I. A Administração pública não pode, no exercício do poder de polícia, utilizar-se de meios diretos de coação, sob pena de afronta ao princípio da proporcionalidade. II. O objeto da medida de polícia, isto é, o meio de ação, sofre limitações, mesmo quando a lei lhe dá várias alternativas possíveis. III. A impossibilidade de licenciamento de veículo enquanto não pagas as multas de trânsito corresponde a exemplo da utilização de meios indiretos de coação, absolutamente válido no exercício do poder de polícia. Está correto o que consta em a) I, II e III. b) II e III, apenas. c) I e III, apenas. d) I, apenas. e) II, apenas.

18 Considere as assertivas abaixo concernentes ao poder disciplinar. I. É sempre vinculado. II. Há discricionaridade no momento da aplicação da pena, podendo a Administração pública levar em consideração, para a escolha da pena, dentre outros aspectos, a natureza e a gravidade da infração. III. Há discricionaridade no momento de decidir se instaura ou não o processo administrativo disciplinar. IV. Deve, em regra, ser aplicado a particulares não sujeitos à disciplina interna da Administração pública. Está correto o que se afirma APENAS em a) II, III e IV. b) I e IV. c) II. d) II e III. e) I.

19 O Poder vinculado da Administração Pública, a) só tem aplicação no âmbito do Poder Judiciário, mais especificamente no Supremo Tribunal Federal. b) permite ao administrador praticar o ato administrativo com liberdade de escolha quanto à conveniência, oportunidade e conteúdo. c) é um dos princípios expressos na Constituição Federal. d) significa que o administrador não precisa observar os elementos e requisitos previstos na lei. e) é o que a lei confere à Administração para a prática de atos de sua competência, determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização.

20 Considere os dispositivos abaixo, extraídos do art. 84 da Constituição Federal, cujo caput é "Compete privativamente ao Presidente da República": I. "iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituição". II. "sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução". III. "vetar projetos de lei, total ou parcialmente". Há exemplo de poder regulamentar da Administração Pública em: a) II e III, apenas. b) I, II e III. c) I, apenas. d) II, apenas. e) III, apenas.

21 No que concerne ao poder de polícia, é correto afirmar: a) É vedada a utilização de meios diretos de coação. b) Constitui-se somente por atividades preventivas. c) É puramente discricionário. d) Incide sobre pessoas. e) É possível a utilização de meios indiretos de coação.

22 Dispõe o Poder Executivo de poder para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal. Tratase do poder a) disciplinar. b) discricionário. c) regulamentar. d) de polícia. e) hierárquico.

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE Prof. Luiz Lima PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir

Leia mais

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos Direito Administrativo Lista de Exercícios Poderes Administrativos 1. Considere que a prefeitura de determinado município tenha concedido licença para reforma de estabelecimento comercial. Nessa situação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Poderes e Deveres Prof.ª Tatiana Marcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas prerrogativas diferenciadas, a serem utilizadas

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

Profª Tatiana Marcello

Profª Tatiana Marcello Noções de Direito Administrativo - Parte 2 Profª Tatiana Marcello Conteúdo NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Poderes Administrativos. www.acasadoconcurseiro.com.br Noções de Direito Administrativo PODERES

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS Direito Administrativo Prof. Rodrigo Cardoso PODER HIERÁRQUICO É o que consta no art. 116, da Lei n. 8.112/1990: Art. 116. São deveres do servidor: (...) IV cumprir as ordens superiores,

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS 4.1.6 O Poder de Polícia Incide sobre: BENS DIREITOS OU INTERESSES ATIVIDADES LIBERDADES (Exceto de Locomoção) Obs: Em nenhuma hipótese, o poder de polícia não acarreta prisão, ou seja, não incide sobre

Leia mais

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Prerrogativas e instrumentos. Finalidade: interesse público primário. Se manifestam nos atos administrativos. São: Poder de Polícia;

Leia mais

AULA 03: PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Professor Thiago Gomes

AULA 03: PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Professor Thiago Gomes AULA 03: PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Thiago Gomes 1. NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... 2. CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado Administração x Administrados Boa vontade e colaboração seriam suficientes

Leia mais

Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo)

Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo) Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo) Poderes da Administração Pública. Na análise dos princípios da Administração Pública (clique aqui para acessar o artigo), foi possível

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) O exercício do poder de polícia reflete o sentido objetivo da administração pública, o

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Em matéria do poder de polícia de que dispõe a Administração Pública, considere: I. A finalidade do poder de polícia se restringe à defesa do Estado e de sua Administração, conferindo-lhe

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo direito administrativo Poderes Prof. Douglas Canário www.concursovirtual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO PODERES 1. (2019 IADES CRF-TO Assistente Administrativo) O poder administrativo que permite certa

Leia mais

Poderes Administrativos 1

Poderes Administrativos 1 Poderes Administrativos 1 A Administração Pública, para o bom desempenho da sua função de executar as leis, é dotada pelo ordenamento jurídico de poderes ou subfunções instrumentais na sua atuação; entretanto,

Leia mais

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR DIREITO ADMINISTRATIVO DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Instagram: @coronel_marcelino E-mail: Professormarcelino@hotmail.com Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Aula 1/4 Princípios Jurídicos Poderes Administrativos

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 07

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 07 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 07 DATA 10/08/15 DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO (NOITE) PROFESSOR BARNEY BICHARA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 02/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 2. Contextualização

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 2. Contextualização Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 2 Administração Pública Professor: Silvano Alves Alcantara Contextualização Câmara autoriza prefeito a criar empresa pública para gerir novo Pronto-Socorro

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO 156 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS POR ASSUNTOS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio

Leia mais

Quando negativo surge ABUSO DE PODER: É igual a dizer que o ato foi ilegal.

Quando negativo surge ABUSO DE PODER: É igual a dizer que o ato foi ilegal. 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: a) PODER ADMINISTRATIVO: PODER NORMATIVO/REGULADOR/REGULATÓRIO PONTO 1: b) PODER HIERARQUICO, DISCIPLINAR PONTO 2: a) PODER DE POLÍCIA PODER ADMINISTRATIVO: em que pese

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS f) Poder de Polícia:

PODERES ADMINISTRATIVOS f) Poder de Polícia: PODERES ADMINISTRATIVOS f) Poder de Polícia: CTN, Art. 78 - Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática

Leia mais

Curso de Dicas Direito Administrativo Giuliano Menezes

Curso de Dicas Direito Administrativo Giuliano Menezes Curso de Dicas Direito Administrativo Giuliano Menezes 2014 2014 Copyright. Curso Agora Eu Eu Passo - - Todos os direitos reservados ao ao autor. AGENTE ADMINISTRATIVO POLÍCIA FEDERAL - 2014 37 A instituição

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO. Decorre do princípio da legalidade (CF, art. 5º)

ATO ADMINISTRATIVO. Decorre do princípio da legalidade (CF, art. 5º) d) Tipicidade: ATO ADMINISTRATIVO Decorre do princípio da legalidade (CF, art. 5º) É o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir

Leia mais

Prof. Marcelino Dir Adm.

Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. MARCELINO FERNANDES DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

22/11/ ( CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui

22/11/ ( CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui 1. (2016 - CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui a) a Casa Civil. b) o Departamento Nacional deinfraestrutura detransportes (DNIT). c) as agências executivas. d) o Instituto

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Poderes administrativos: Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. Uso e abuso

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Controle das atividades estatais Poderes da Administração Públicas: Poder de Polícia Prof. José Madeira 13/03/2019 Professor: 1 13/03/2019 Professor: 3 Verificação da Aprendizagem

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professor Leandro Velloso www.leandrovelloso.com.br leovelloso@hotmail.com Instruções do Prof. Leandro Velloso de como estudar Direito Administrativo para o Exame da OAB FGV I Planejamento

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano DIREITO ADMINISTRATIVO Professor Emerson Caetano 1. Acerca de ato administrativo e de procedimento de licitação, julgue o item seguinte. Caso seja necessário, a administração pública poderá revogar ato

Leia mais

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar:

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar: Finalmente, hoje, terminaremos os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 41) Analise as situações abaixo e assinale a alternativa correta: I Ronaldo é Auditor Fiscal da Receita Federal aposentado

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo AULA 08 direito administrativo Profª Tatiana Marcelo Direito Administrativo Olá! Estamos de volta, agora com nossa aula 8. Hoje vamos pegar um conteúdo pequeno, são os Poderes. Eu poderia trazer dois

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento Poderes Administrativos 1. (CESPE/ANEEL/2010) Com fundamento no poder disciplinar, a administração pública, ao ter conhecimento de prática de falta por servidor público, pode escolher entre a instauração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda Direito Administrativo Professor Marcelo Miranda professormiranda@live.com facebook.com/professormarcelomiranda Exercícios e revisão Nepotismo. Súmula vinculante n.13. A nomeação de cônjuge, companheiro

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento - Curso Básico - Poderes Administrativos; - Administração Pública; - Atos Administrativos; - Lei nº 9.784/1999 - Regras Gerais dos Processos Administrativos; - Licitações; - Contratos Administrativos;

Leia mais

PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA. Maurino Burini Advogado e Assessor Jurídico

PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA. Maurino Burini Advogado e Assessor Jurídico PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA Maurino Burini Advogado e Assessor Jurídico Algumas curiosidades nas leis municipais: Art.70. Fica proibido a qualquer pessoa apresentar-se nua, das seis horas da manhã

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Assinale a alternativa incorreta acerca dos princípios constitucionais da Administracao Publica a) A Administração e imprescindível justificar seus atos. b) Ao administrador

Leia mais

OBSERVAÇÕES RELEVANTES

OBSERVAÇÕES RELEVANTES OBSERVAÇÕES RELEVANTES 1) MOTIVAÇÃO ( MOTIVO) É a justificativa da prática do ato (expor o motivo) É a exposição da situação de fato ou de direito que autoriza ou determina a prática do ato Como regra,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 06/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 06/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 06/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PONTO 1: Administração Pública PONTO 2: Administração Direta PONTO 3: Administração Indireta PONTO 4: Autarquias 1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PONTO 1: Administração Pública PONTO 2: Administração Direta PONTO 3: Administração Indireta PONTO 4: Autarquias 1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Administração Pública PONTO 2: Administração Direta PONTO 3: Administração Indireta PONTO 4: Autarquias 1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SENTIDO FORMAL

Leia mais

PONTO IV PODERES ADMINISTRATIVOS

PONTO IV PODERES ADMINISTRATIVOS 1. CONCEITO PONTO IV PODERES ADMINISTRATIVOS São manifestações do poder de império do Estado, necessárias e adequadas ao desempenho da função administrativa. São poderes instrumentais, diversos dos Poderes

Leia mais

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) As autarquias a) são criadas, extintas e organizadas por atos administrativos. b) têm sua

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. (CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário

Leia mais

Rodada #1 Direito Administrativo

Rodada #1 Direito Administrativo Rodada #1 Direito Administrativo Professor Fabiano Pereira Assuntos da rodada DIREITO ADMINISTRATIVO Observação: Conteúdo programático conforme ordem apresentada no Edital. A ordem do conteúdo nas rodadas

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Poderes Administrativos PONTO 2: Poder Regulamentar PONTO 3: Poder Vinculado PONTO 4: Poder Discricionário PONTO 5: Princípios Explícitos na CF PONTO 6: Princípio da Eficiência

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública na Constituição Federal Acumulação de proventos de aposentadoria + remuneração

Leia mais

ANEXO II Concurso Público - Edital Nº. 001/2008 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANEXO II Concurso Público - Edital Nº. 001/2008 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANEXO II Concurso Público - Edital Nº. 001/2008 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Observação: A Legislação com vigência após a data de publicação deste Edital, bem como as alterações em dispositivos constitucionais,

Leia mais

Aula 02 ÓRGÃOS DA SEGURANÇA PÚBLICA. Existe diferença entre policiamento ostensivo e patrulhamento ostensivo?

Aula 02 ÓRGÃOS DA SEGURANÇA PÚBLICA. Existe diferença entre policiamento ostensivo e patrulhamento ostensivo? Página1 Curso/Disciplina: Segurança Pública Aula: Órgãos de Segurança Pública de Nível Federal e Estadual. Policia de Natureza Preventiva e Repressiva 02 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

ADMINIS TRATIVO TEORIA E PRÁTICA MATHEUS CARVALHO. 1ª e 2ª FASES. revista, ampliada e atualizada. edição

ADMINIS TRATIVO TEORIA E PRÁTICA MATHEUS CARVALHO. 1ª e 2ª FASES. revista, ampliada e atualizada. edição MATHEUS CARVALHO ADMINIS TRATIVO TEORIA E PRÁTICA 11 edição revista, ampliada e atualizada 1ª e 2ª FASES OAB 1 e 2 fases -Carvalho -Dir Administrativo-11ed.indd 3 27/10/2017 08:15:00 CAPÍTULO 2 PODERES

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

ALEXANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO/PODER DE POLÍCIA

ALEXANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO/PODER DE POLÍCIA ALEXANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO/PODER DE POLÍCIA PODERES ADMINISTRATIVOS 1. Análise geral 2. Abuso de poder 3. Poder vinculado e Poder discricionário 4. Poder normativo, Poder regulamentar 5.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1)

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1) Direito Administrativo (5 ) 1. Direito administrativo: Conceito, Objeto e Fontes. 2. Administração Pública: Conceito e Princípios. 3. Organização Administrativa Brasileira: Princípios; Espécies; Formas

Leia mais

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco.

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco. EXERCÍCIOS PF-2018 (CESPE) Questão 1: CESPE - DP PE/DPE PE/2015 Em relação à efetivação dos direitos sociais, julgue o item a seguir. De acordo com o entendimento do STF, é inadmissível que o Poder Judiciário

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Aula 01 PODERES DA ADMINISTRA Profª Jéssica Assis Carvalho Filho: O Que é? Conjunto de prerrogativas de direito público Quem os exercem? Agentes administrativos Finalidade? Permitir que o Estado alcance

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITOS INICIAIS...5 Classificação conforme o órgão... 5 Classificação conforme o momento de exercício...6 Classificação conforme a origem...6

Leia mais

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 1. O Estado e a sua função administrativa... 15 2. Administração Pública e Direito Administrativo... 17 2.1. Fontes do Direito

Leia mais

pessoas jurídicas da administração pública

pessoas jurídicas da administração pública FUNÇÕES E ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA direito público Autarquias Agências Reguladoras Fundações Públicas Associações Públicas pessoas jurídicas da administração pública Empresas Públicas Fundações

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PROCURADOR DO BANCO CENTRAL - 2006 01 Consoante conceitos estabelecidos na doutrina e na jurisprudência nacionais, a revogação, por decisão jurisdicional, de um ato administrativo,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE Prof. João Eudes 1. (CESPE/2009) A administração pública é regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o administrador público está obrigado a denunciar

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES STJ00065380 SUMÁRIO xm NOTA DA AUTORA À PRIMEIRA EDIÇÃO NOTA DA AUTORA À SEGUNDA EDIÇÃO VII IX CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direito... I 2. Direito Administrativo... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA ASSUNTO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA OBJETIVOS: APRESENTAR A BASE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA; APRESENTAR OS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A ADM PUB; IDENTIFICAR

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios do Direito Administrativo

Leia mais

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso AULÃO AO VIVO PC-GO Prof. Rodrigo Cardoso 1 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DE POLÍCIA) Considerando as fontes do direito administrativo como sendo aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento

Leia mais

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: Com relação aos atos administrativos, julgue os itens subsequentes.

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: Com relação aos atos administrativos, julgue os itens subsequentes. Questão: 266979 Com relação aos atos administrativos, julgue os itens subsequentes. Segundo a doutrina, a presunção de legitimidade é atributo do ato administrativo e se caracteriza pelo reconhecimento

Leia mais

Administração. Pública Indireta. Administração Pública Direta

Administração. Pública Indireta. Administração Pública Direta DIREITO ADMINISTRATIVO Professor: Felipe Dalenogare Autarquias Empresas Públicas Administração Pública Indireta Sociedades de Economia Mista Fundações Públicas Administração Pública Entidades dotadas de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 31. Dentre as características passíveis de serem atribuídas aos contratos de concessão de serviço público regidos pela Lei no 8.987/95, pode-se afirmar corretamente que há (a)

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 90/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 90/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 90/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1. CONCEITUE? NOÇÕES INICIAIS Na linha da doutrina de José dos Santos Carvalho Filho, pode-se definir Direito Administrativo como o conjunto de normas regras e princípios que regulam as relações entre

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRE-TO Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa O direito administrativo consiste em um conjunto de regramentos e

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS Os Fatos Jurídicos Administrativos são acontecimentos que produzem efeitos na área jurídica do direito administrativo. Os ATOS ADMINISTRATIVOS são manifestações de vontade que geram consequências jurídicas,

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS OS PODERES E DEVERES DO ADMINISTRADOR PÚBLICO Os gestores da coisa pública, investidos de competência decisória, passam a ser autoridades, com poderes e deveres específicos do cargo

Leia mais

Vinícius Soares. Direito Administrativo

Vinícius Soares. Direito Administrativo Vinícius Soares Direito Administrativo Direito Administrativo Vinícius Soares Exercícios Organização Administrativa do Estado Julgue os itens a seguir. 1. (Cespe/STJ/2015) É defeso aos Poderes Judiciário

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 60/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 60/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 60/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO

VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO 150 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. Seleção das Questões: Prof. Vítor Alves Coordenação e Organização:

Leia mais

sumário Capítulo 1 PRINCÍPIOS... 1

sumário Capítulo 1 PRINCÍPIOS... 1 sumário Capítulo 1 PRINCÍPIOS... 1 PRINCÍPIOS GERAL... 1 PRINCÍPIO DA LEGALIDADE... 1 PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE... 2 PRINCÍPIO DA MORALIDADE... 2 PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE... 4 PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA...

Leia mais

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito das relações de consumo: Reparação dos danos; Práticas comerciais. 2. Locação de imóveis urbanos: locação residencial.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Administrativo Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Direito Administrativo: conceito, fontes, princípios. 2. Administração Pública: natureza, elementos, poderes e organização, fins e

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 - Introdução A Administração Pública atua por meio de seus órgãos e seus agentes, os quais são incumbidos do exercício das funções

Leia mais

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos Atos Administrativos 1. DEFINIÇÃO Ato jurídico, segundo o art. 81 do CC, é todo ato lícito que possui por finalidade imediata adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. Ato administrativo

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto: coesão e coerência... 3 Termos da oração... 57 Processos de coordenação

Leia mais

PERGUNTAS FORMULADAS. a) Matéria de competência concorrente de órgão ou entidade. b) Edição de atos de nomeação de servidores.

PERGUNTAS FORMULADAS. a) Matéria de competência concorrente de órgão ou entidade. b) Edição de atos de nomeação de servidores. PERGUNTAS FORMULADAS Por decorrência do poder hierárquico da Administração Pública, surge o instituto da delegação de competências. Assinale, entre as atividades abaixo, aquela que não pode ser delegada.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos, modos e aspectos verbais. Vozes do verbo...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos, modos e aspectos verbais. Vozes do verbo... Língua Portuguesa Ortografia... 17 Acentuação gráfica... 26 Flexão nominal e verbal... 51 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos, modos e aspectos verbais. Vozes do verbo...42

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 66/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 66/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 66/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 3. Contextualização. Atividades Administrativas. Instrumentalização. Atividades Administrativas

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 3. Contextualização. Atividades Administrativas. Instrumentalização. Atividades Administrativas Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 3 Atividades Administrativas Professor: Silvano Alves Alcantara Inserir o vídeo: Contextualização http://www.youtube.com/watch?v= L9YBAy2Hhbc De 0:00

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...13 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 1. O Estado e a sua função administrativa...15 2. Administração pública e direito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Atos Administrativos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATOS ADMINISTRATIVOS: CONCEITO, REQUISITOS, ATRIBUTOS, CLASSIFICAÇÃO, ESPÉCIES,

Leia mais

Sumário. ( ) CAPÍTULO 2 Organização Administrativa Brasileira: Administração Pública Direta, Indireta e Terceiro Setor... 59

Sumário. ( ) CAPÍTULO 2 Organização Administrativa Brasileira: Administração Pública Direta, Indireta e Terceiro Setor... 59 Sumário ( ) CAPÍTULO 1 Atuação Administrativa, Controle e Regime Jurídico Administrativo... 1 1.1 Direito administrativo e função administrativa... 2 1.2 Atuação administrativa: atuação vinculada x atuação

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27... 27... 27 1.2. Governo e Administração Pública... 30 1.3. Administração Pública... 30 1.3.1. Conceito... 31...

Leia mais

Constituição do Estado de Santa Catarina

Constituição do Estado de Santa Catarina Direito Constitucional Constituição do Estado de Santa Catarina Dos Militares Estaduais Art. 31: São militares estaduais os integrantes dos quadros efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRE-RJ Prof.ª Tatiana Marcello Princípios Constitucionais da Administração Art. 37.

Leia mais

DECRETO Nº /01/2009 REGULAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

DECRETO Nº /01/2009 REGULAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DECRETO Nº 6.727 12/01/2009 REGULAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Hélio Stefani Gherardi* Confere a Constituição Federal, no artigo 84, em seu inciso IV, que compete privativamente ao Presidente da República:

Leia mais

CAPÍTULO III PODERES ADMINISTRATIVOS

CAPÍTULO III PODERES ADMINISTRATIVOS 1. CONCEITO CAPÍTULO III PODERES ADMINISTRATIVOS São manifestações do poder de império do Estado, necessárias e adequadas ao desempenho da função administrativa. São poderes instrumentais, diversos dos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 138/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 138/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 138/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais