Poderes Administrativos 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Poderes Administrativos 1"

Transcrição

1 Poderes Administrativos 1 A Administração Pública, para o bom desempenho da sua função de executar as leis, é dotada pelo ordenamento jurídico de poderes ou subfunções instrumentais na sua atuação; entretanto, no Estado Democrático de Direito, os poderes do estado representam também deveres exigidos para a boa guarda do interesse público. Se o exercício destes poderes ultrapassar o limite da instrumentalidade, sendo praticado além dos limites do estritamente necessário à busca do interesse público, ocorrerá abuso de poder. Abuso de poder se divide em: Excesso de poder: aparece toda vez que o administrador ultrapassa os limites de sua competência. É um vício que atinge a competência. O administrador público extrapola o limite da competência estabelecido em lei. Desvio de poder: ocorre quando o agente atua nos limites da competência legalmente definida, mas visando uma finalidade diversa daquela que estava prevista inicialmente. Por mais que atue no interesse público, acaba indo além do poder lhe foi entregue. Extrapola os limites da competência legal. ABUSO DE PODER EXCESSO DESVIO Vício na competência Vicio na finalidade Busca outra finalidade do que aquela prevista no ato. Se buscar outra finalidade que não a específica, estará incorrendo em desvio de poder. Observação! Toda atuação do Estado é vinculada à lei. Por mais que o ato seja oportuno ou conveniente, estará baseado na lei. 1 Fichamento e recortes de duas obras administrativas: COUTO, Reinaldo. Curso de Direito Administrativo. 2ª Edição. São Paulo. Saraiva 2015 Resumo das Pág. 140 a 168. & CARVALHO, Matheus. Direito Administrativo. 2ª Edição. Recife. CERS s/d.

2 Para melhor compreensão dos Poderes da Administração Pública, é indispensável definir os conceitos de Poder Discricionário e Poder Vinculado. É a lei quem determina se a atuação administrativa será vinculada ou discricionária. Poder Vinculado: a lei cria um ato administrativo estabelecendo todos os elementos do ato de forma objetiva. O administrador está limitado a essas regras, porquanto a lei não da margem de escolha na atuação. Poder Discricionário: situações nas quais a lei da margem de opção ao administrador. Nestes casos, o texto legal confere poder de escolha ao agente, dentro dos limites postos em lei, na busca pelo interesse publico. Esse poder de escolha é o mérito administrativo: nos limites da lei o administrador deve definir a melhor situação do caso concreto. Desde que restrito aos limites estipulados legalmente, a atuação será lícita. Desta forma, o administrador deverá buscar a solução mais oportuna e conveniente ao interesse público. Poder Discricionário - Ex.: Art. 19, III da Lei 8666/93 Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras. (...) III adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão. (Margem de escolha discricionariedade) Contudo, em alguns momentos a lei não é tão clara a ponto de estabelecer as opções expressamente, se valendo de conceitos jurídicos vagos ou indeterminados a fim de dar margem de escolha ao administrador, nestes casos, o administrador fará carga valorativa na sua atuação, respeitando sempre os princípios da proporcionalidade e razoabilidade (Bom senso). Poder Discricionário (definição vaga e/ou incerta) - Ex.: administração pode dissolver passeata se houver tumulto. O que é tumulto? A conceituação deste termo é feita com base no juízo de conveniência e oportunidade do agente público. IMPORTANTE! A margem de escolha é poder conferido ao administrador, aplicador da lei; e poder administrativo e não jurisdicional. Neste sentido o Poder Judiciário não pode substituir a decisão do administrador, não pode fazer analise de oportunidade e conveniência, não pode analisar o mérito de um ato administrativo.

3 ATENÇÃO! O judiciário apenas pode analisar os atos administrativos no que tange aos aspectos da legalidade. Ainda que o ato administrativo seja discricionário, ele fica sujeito a controle jurisdicional no que diz respeito à sua adequação com a lei. Pois todo o ato pode ser analisado no âmbito legal e do interesse público, entretanto, o juiz fica adstrito à análise da legalidade. É o que nos afirma o princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional (art. 5º, inc. XXXV da CF). Poder Normativo ou Regulamentar: é o poder de editar normas gerais, atos administrativos gerais e abstratos. Não e poder de edição de lei, não é poder legislativo, mas sim poder de editar ato administrativo limitado pela lei. O poder normativo ou regulamentar vem facilitar o entendimento da lei; seus atos são sempre inferiores à lei, facilitam a execução da lei. Há diversos atos normativos, que serão abordados na apostila V que falará de atos administrativos, porém, é importante apresentar um ato normativo de grande relevância e deve ser aprendido agora, é o Regulamento e Decreto são referências ao mesmo ato. Regulamento é o ato; Decreto é a forma deste ato. REGULAMENTO Regulamentos são atos privativos do chefe do Poder Executivo. (presidente, governador e prefeito) Regulamentos Executivos: aquele editado para a fiel execução da lei. (REGRA) Regulamentos autônomos: atuam substituindo a lei. São substitutos da lei e não facilitadores da lei. (EXCEÇÃO) Art. 84, inc. VI CF) A constituição federa, em seu artigo 84, inciso VI, estabelece a competência do Presidente da Republica para extinção de cargo publico vago e para tratar da organização administrativa, desde que não implique em aumento de despesas e não crie órgãos: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Republica: VI dispor, mediante decreto, sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001) a) Organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; b) Extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;

4 A doutrina majoritária vem se posicionando no sentido de que, com a inserção desta norma, existem, no Brasil, regulamentos autônomos constitucionalmente admitidos. São exceções à regra geral de que o chefe do Poder Executivo edita decretos para fiel execução da lei. Logo, o poder regulamentar é prerrogativa conferida à administração pública de editar atos gerais para complementar as leis e possibilitar sua efetiva aplicação. Seu alcance é apenas de norma complementar à lei; não pode, pois, a Administração, alterá-la a pretexto de estar regulamentando-a. Se o fizer, cometerá abuso de poder regulamentar, invadindo a competência do Legislativo. IMPORTANTE! A regra legal que autoriza o Poder Executivo a regulamentar a lei deve necessariamente apontar o prazo para ser expedido o ato de regulamentação. Nesse prazo, a lei ainda não se torna exequível enquanto não editado o respectivo decreto ou regulamento, e isso porque o ato regulamentar, nessa hipótese, figura como verdadeira condição suspensiva de exequibilidade da lei. Então, quando a lei estiver condicionada a regulamento futuro, este terá natureza de condição suspensiva da exequibilidade ou execução da lei, pois enquanto este não a regular, a lei não produzirá efeitos. Ainda sobre poder regulamentar, é importante destacar, que o conteúdo do regulamento não necessita reproduzir apenas o que já estiver estabelecido na lei, apenas não poderá ir contra legem ou, de qualquer modo, inviabilizar o exercício de direitos. Poder Hierárquico: Poder que a administração tem de se estruturar internamente. PODER DE ESTRUTURAÇÃO INTERNA. Não existe hierarquia externa, entre pessoas jurídicas diferentes. A hierarquia só se manifesta dentro uma mesma pessoa jurídica. IMPORTANTE! A ausência de hierarquia entre União, Estados e Municípios, ou entre os entes da administração direta e os entes da administração indireta. O poder hierárquico fundamenta a possibilidade de delegação e avocação de competência estampada no artigo 12 da lei 9784/99, senão vejamos. Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índoles técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

5 Observação! Existe vedação legal para delegação e avocação de competência: edição de atos de caráter normativo; a decisão de recursos administrativos e; as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Lei 9784/99 - Art. 13. Não podem ser objeto de delegação: I a edição de atos de caráter normativo; II a decisão de recursos administrativos; III as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. O poder hierárquico tem natureza organizacional e revisora, pois representa a competência da Administração Pública para distribuir e afunilar atribuições aos seus órgãos, de ordenar, fiscalizar e rever a atuação dos seus agentes e dos seus órgãos, firmando clara e exigível subordinação entre os que a compõem. Para melhor compreensão, podemos interligar o poder hierárquico a quatro funções: subordinação, coordenação, controle e correção. Subordinação: vocábulo derivado do latim, significa a submissão à dependência de outra pessoa, para que sejam cumpridas ordens, imposições, determinações ou instruções. Coordenação: também derivado do latim, é a conjugação ou concatenação de elementos, atividades ou pessoas para determinado fim. PODER HIERÁRQUICO Controle: vocábulo derivado do francês controler, indica fiscalização organizada das atividades realizadas em determinada estrutura. Neste caso controle interno. Correção: do latim correctio, significa corrigir, emendar ou reformar, representando uma alteração do objeto para melhor. Logo, o poder hierárquico é a prerrogativa de direito público conferida à administração para permitir o estabelecimento de relação de subordinação ou de coordenação entre seus órgãos e agentes. Dessa forma, tem o superior hierárquico o dever-poder de avocar atribuições e decidir recursos. Poder Disciplinar: poder de aplicar sanções, penalidades. Entretanto, não é qualquer sanção. É a capacidade de aplicar sanções decorrente de um vínculo especial entre a administração pública e o sujeito que está sendo penalizado. Zezinho foi multado por estacionar em local proibido. A multa aplicada é uma penalidade, porém, não se trata de manifestação do poder disciplinar. NÃO HÁ VÍNCULO ESPECIAL entre a administração e o particular infrator. Esta multa decorre do poder geral da administração.

6 Tradicionalmente se diz que o poder disciplinar decorre do poder hierárquico. Sendo que a doutrina mais moderna considera que este vínculo especial pode decorre de contratos. Segundo Hely Lopes Meirelles, o poder disciplinar é a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas, sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração, sendo a supremacia especial que o Estado exerce sobre todos aqueles que se vinculam à Administração por relações de qualquer natureza. Apesar do brilhantismo do mestre Hely, no direito administrativo moderno, não há o que se falar em faculdade de punir e sim em vinculação ao que fora estabelecido pelo ordenamento jurídico. Logo, o Poder Disciplinar é a prerrogativa de direito público conferida à Administração Pública para apurar e punir internamente os agentes públicos e os particulares sujeitos à disciplina administrativa. Poder de Policia: decorre da supremacia geral da administração pública. Ressalte-se, a princípio, que se trata de poder de polícia administrativa, uma vez que o poder de polícia judiciária não interessa ao direito administrativo. A polícia judiciária é o poder de repressão a ilícitos penais, estuda pelo direito processual penal. Conceito de Polícia Administrativa: poder que a administração tem de restringir o exercício de liberdades individuais e de restringir o uso, gozo e disposição da propriedade privada, sempre na busca do interesse publico supremacia do interesse público sobre o privado aplicado no caso concreto. Trata-se de uma restrição ao exercício de garantias privadas na busca do interesse coletivo. Adequação do exercício da liberdade e da propriedade ao bem comum. Ex.: Placas com nome de rua no muro da propriedade privada. Ex.: Gabarito de prédios, estabelecendo que uma construção não pode ultrapassar x andares. Ex.: Autorização para o porte de armas. Ex.: Semáforo de trânsito.

7 Esse poder pode ser repressivo ou preventivo. Pode manifestar-se por atos discricionários ou vinculados. Hely Lopes Meirelles afirma que uma das características do poder de polícia é a discricionariedade. Porém, é preciso ter bastante cuidado, pois o poder de polícia nem sempre será discricionário, apesar de ser sua característica regra. Ele pode se manifestar através de atos vinculados, como, por exemplos, licenças para construção. É possível delegar o poder de polícia? O Supremo Tribunal Federal, ao julgar a ADIn 1717 declarou que os conselhos reguladores de profissão têm natureza de autarquia, uma vez que o exercício do poder de polícia é indelegável a particulares. Contudo, a doutrina vem entendendo que é possível delegar os atos de mera execução do poder de polícia, mas não o poder de polícia em si. Importante! O poder de polícia é a prerrogativa que confere à administração pública a possibilidade de restringir, impor condições, limites ao exercício de direito individuais em prol da garantia do bem estar social. Assim, conclui-se que o Poder de Polícia é dotado de discricionariedade (regra), Autoexecutoriedade e coercibilidade. A discricionariedade como já abordada é a prerrogativa que confere liberdade à Administração para decidir quanto ao momento e à forma de atuação da polícia administrativa; A Autoexecutoriedade é a prerrogativa confiada à administração para decidir e executar a decisão administrativa tomada e; Coercibilidade é o atributo que torna a decisão administrativa cogente para o particular.

8 Fixando o conteúdo 1) A faculdade de avocar um ato administrativo decorre do poder administrativo: a. Vinculado. c. Discricionário e. De polícia 2) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: Por meio do Poder a Administração Pública pode condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefício da coletividade ou do Próprio Estado. a. Vinculado. c. De polícia d. Discricionário e. Hierárquico 3) A prerrogativa confiada ao chefe do Executivo de editar normas gerais e abstratas que permitam o cumprimento das leis traduz-se em seu poder: a. Vinculado. c. Discricionário e. Regulamentar. 4) A autorização administrativa concedida a um comerciante para colocar 20 mesas em frente ao seu estabelecimento comercial decorre do poder: a. Vinculado. c. Discricionário e. Regulamentar.

9 5) Assinale a alternativa que caracteriza o exercício de poder disciplinar pela Administração Pública: a. Fechamento de estabelecimento comercial por falta de higiene; b. Punição de servidor por descumprimento de seus deveres funcionais; c. Desapropriação de imóvel para construção de hospital; d. Fixação de taxa para a prestação de serviço público de coleta de lixo. 6) Quando o julgamento de oportunidade e conveniência quanto à realização do ato é feita pelo próprio legislador, estaremos diante de um ato de poder: a. De polícia. c. Discricionário e. Vinculado. 7) Quando a lei estiver condicionada a regulamento futuro, este terá natureza de: a. Condição resolutiva da exequibilidade ou execução da lei. b. Condição suspensiva da exequibilidade ou execução da lei. c. Condição suspensiva e resolutiva da exequibilidade ou execução da lei. d. Nenhuma das alternativa anteriores. 8) Sobre poder regulamentar, assinale a alternativa incorreta. a. O poder regulamentar é também denominado normativo. b. A omissão da Administração em editar o regulamento pode permitir a impetração de mandado de injunção se inviabilizar o exercício de direitos ou prerrogativas ligadas à soberania, à nacionalidade e à cidadania. c. O conteúdo do regulamento tem que necessariamente reproduzir apenas o que já estiver estabelecido na lei, sob pena de ilegalidade. d. O poder judiciário pode apreciar a legalidade do decreto ou regulamento de execução. 9) A fiscalização realizada pela Prefeitura Municipal em bares e restaurantes decorre do poder: a. De polícia. c. Regulamentar.

ADMINIS TRATIVO TEORIA E PRÁTICA MATHEUS CARVALHO. 1ª e 2ª FASES. revista, ampliada e atualizada. edição

ADMINIS TRATIVO TEORIA E PRÁTICA MATHEUS CARVALHO. 1ª e 2ª FASES. revista, ampliada e atualizada. edição MATHEUS CARVALHO ADMINIS TRATIVO TEORIA E PRÁTICA 11 edição revista, ampliada e atualizada 1ª e 2ª FASES OAB 1 e 2 fases -Carvalho -Dir Administrativo-11ed.indd 3 27/10/2017 08:15:00 CAPÍTULO 2 PODERES

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE Prof. Luiz Lima PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Poderes e Deveres Prof.ª Tatiana Marcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas prerrogativas diferenciadas, a serem utilizadas

Leia mais

AULA 03: PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Professor Thiago Gomes

AULA 03: PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Professor Thiago Gomes AULA 03: PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Thiago Gomes 1. NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... 2. CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado Administração x Administrados Boa vontade e colaboração seriam suficientes

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS Direito Administrativo Prof. Rodrigo Cardoso PODER HIERÁRQUICO É o que consta no art. 116, da Lei n. 8.112/1990: Art. 116. São deveres do servidor: (...) IV cumprir as ordens superiores,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS 4.1.6 O Poder de Polícia Incide sobre: BENS DIREITOS OU INTERESSES ATIVIDADES LIBERDADES (Exceto de Locomoção) Obs: Em nenhuma hipótese, o poder de polícia não acarreta prisão, ou seja, não incide sobre

Leia mais

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos Direito Administrativo Lista de Exercícios Poderes Administrativos 1. Considere que a prefeitura de determinado município tenha concedido licença para reforma de estabelecimento comercial. Nessa situação

Leia mais

Profª Tatiana Marcello

Profª Tatiana Marcello Noções de Direito Administrativo - Parte 2 Profª Tatiana Marcello Conteúdo NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Poderes Administrativos. www.acasadoconcurseiro.com.br Noções de Direito Administrativo PODERES

Leia mais

Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo)

Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo) Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo) Poderes da Administração Pública. Na análise dos princípios da Administração Pública (clique aqui para acessar o artigo), foi possível

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE - PR. Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE - PR. Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO TRE - PR Prof. Luiz Lima PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir

Leia mais

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Prerrogativas e instrumentos. Finalidade: interesse público primário. Se manifestam nos atos administrativos. São: Poder de Polícia;

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo direito administrativo Poderes Prof. Douglas Canário www.concursovirtual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO PODERES 1. (2019 IADES CRF-TO Assistente Administrativo) O poder administrativo que permite certa

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 2. Contextualização

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 2. Contextualização Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 2 Administração Pública Professor: Silvano Alves Alcantara Contextualização Câmara autoriza prefeito a criar empresa pública para gerir novo Pronto-Socorro

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Em matéria do poder de polícia de que dispõe a Administração Pública, considere: I. A finalidade do poder de polícia se restringe à defesa do Estado e de sua Administração, conferindo-lhe

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 07

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 07 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 07 DATA 10/08/15 DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO (NOITE) PROFESSOR BARNEY BICHARA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 02/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS f) Poder de Polícia:

PODERES ADMINISTRATIVOS f) Poder de Polícia: PODERES ADMINISTRATIVOS f) Poder de Polícia: CTN, Art. 78 - Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: AOCP Órgão: CODEM PA Prova: Analista Fundiário Advogado A função administrativa do Estado, bem como a atuação daqueles que a desempenham,

Leia mais

Prof. Marcelino Dir Adm.

Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. MARCELINO FERNANDES DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1. CONCEITUE? NOÇÕES INICIAIS Na linha da doutrina de José dos Santos Carvalho Filho, pode-se definir Direito Administrativo como o conjunto de normas regras e princípios que regulam as relações entre

Leia mais

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR DIREITO ADMINISTRATIVO DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Instagram: @coronel_marcelino E-mail: Professormarcelino@hotmail.com Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Aula 1/4 Princípios Jurídicos Poderes Administrativos

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento Poderes Administrativos 1. (CESPE/ANEEL/2010) Com fundamento no poder disciplinar, a administração pública, ao ter conhecimento de prática de falta por servidor público, pode escolher entre a instauração

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 4. Profª. Liz Rodrigues - Atribuições do Presidente da República: todas são privativas

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo AULA 08 direito administrativo Profª Tatiana Marcelo Direito Administrativo Olá! Estamos de volta, agora com nossa aula 8. Hoje vamos pegar um conteúdo pequeno, são os Poderes. Eu poderia trazer dois

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) O exercício do poder de polícia reflete o sentido objetivo da administração pública, o

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 90/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 90/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 90/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso AULÃO AO VIVO PC-GO Prof. Rodrigo Cardoso 1 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DE POLÍCIA) Considerando as fontes do direito administrativo como sendo aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE Prof. João Eudes 1. (CESPE/2009) A administração pública é regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o administrador público está obrigado a denunciar

Leia mais

PERGUNTAS FORMULADAS. a) Matéria de competência concorrente de órgão ou entidade. b) Edição de atos de nomeação de servidores.

PERGUNTAS FORMULADAS. a) Matéria de competência concorrente de órgão ou entidade. b) Edição de atos de nomeação de servidores. PERGUNTAS FORMULADAS Por decorrência do poder hierárquico da Administração Pública, surge o instituto da delegação de competências. Assinale, entre as atividades abaixo, aquela que não pode ser delegada.

Leia mais

Quando negativo surge ABUSO DE PODER: É igual a dizer que o ato foi ilegal.

Quando negativo surge ABUSO DE PODER: É igual a dizer que o ato foi ilegal. 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: a) PODER ADMINISTRATIVO: PODER NORMATIVO/REGULADOR/REGULATÓRIO PONTO 1: b) PODER HIERARQUICO, DISCIPLINAR PONTO 2: a) PODER DE POLÍCIA PODER ADMINISTRATIVO: em que pese

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 31. Dentre as características passíveis de serem atribuídas aos contratos de concessão de serviço público regidos pela Lei no 8.987/95, pode-se afirmar corretamente que há (a)

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Poderes Administrativos Poder Normativo José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com Poder Regulamentar ou PODER REGULAMENTAR PODER REGULAMENTAR OU NORMATIVO PODER

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 6/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 6/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 6/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 - Introdução A Administração Pública atua por meio de seus órgãos e seus agentes, os quais são incumbidos do exercício das funções

Leia mais

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar:

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar: Finalmente, hoje, terminaremos os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 41) Analise as situações abaixo e assinale a alternativa correta: I Ronaldo é Auditor Fiscal da Receita Federal aposentado

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Controle das atividades estatais Poderes da Administração Públicas: Poder de Polícia Prof. José Madeira 13/03/2019 Professor: 1 13/03/2019 Professor: 3 Verificação da Aprendizagem

Leia mais

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

Administração. Pública Indireta. Administração Pública Direta

Administração. Pública Indireta. Administração Pública Direta DIREITO ADMINISTRATIVO Professor: Felipe Dalenogare Autarquias Empresas Públicas Administração Pública Indireta Sociedades de Economia Mista Fundações Públicas Administração Pública Entidades dotadas de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS : Sentidos CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado COMPREENDENDO A TERMINOLOGIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sentido Objetivo Função Administrativa Hely Lopes: administração pública Foco

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO. Decorre do princípio da legalidade (CF, art. 5º)

ATO ADMINISTRATIVO. Decorre do princípio da legalidade (CF, art. 5º) d) Tipicidade: ATO ADMINISTRATIVO Decorre do princípio da legalidade (CF, art. 5º) É o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4 Sumário Capítulo 1 Introdução 1.1. Conteúdo e conceito do Direito Administrativo... 1 Capítulo 2 Administração Direta e Indireta... 3 2.1. Atividade administrativa... 3 2.2. Noção de Administração Pública...

Leia mais

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DIREITO ADMINISTRATIVO

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DIREITO ADMINISTRATIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS BÁSICOS 4 CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DIREITO ADMINISTRATIVO CONCURSOS NÍVEL ENSINO MÉDIO 2016 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS BÁSICOS 5 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS

Leia mais

pessoas jurídicas da administração pública

pessoas jurídicas da administração pública FUNÇÕES E ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA direito público Autarquias Agências Reguladoras Fundações Públicas Associações Públicas pessoas jurídicas da administração pública Empresas Públicas Fundações

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 1 - Quanto aos princípios constitucionais da Administração Pública, assinale a alternativa correta. A. O princípio da supremacia

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC QUESTÃO 17 Considerando o cenário doutrinário do Direito Administrativo, analise as seguintes assertivas sobre a noção de Administração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO

VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO 150 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. Seleção das Questões: Prof. Vítor Alves Coordenação e Organização:

Leia mais

PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA. Maurino Burini Advogado e Assessor Jurídico

PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA. Maurino Burini Advogado e Assessor Jurídico PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA Maurino Burini Advogado e Assessor Jurídico Algumas curiosidades nas leis municipais: Art.70. Fica proibido a qualquer pessoa apresentar-se nua, das seis horas da manhã

Leia mais

OBSERVAÇÕES RELEVANTES

OBSERVAÇÕES RELEVANTES OBSERVAÇÕES RELEVANTES 1) MOTIVAÇÃO ( MOTIVO) É a justificativa da prática do ato (expor o motivo) É a exposição da situação de fato ou de direito que autoriza ou determina a prática do ato Como regra,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 66/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 66/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 66/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Administrativo Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Direito Administrativo: conceito, fontes, princípios. 2. Administração Pública: natureza, elementos, poderes e organização, fins e

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS Os Fatos Jurídicos Administrativos são acontecimentos que produzem efeitos na área jurídica do direito administrativo. Os ATOS ADMINISTRATIVOS são manifestações de vontade que geram consequências jurídicas,

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL - 2005 01 Tratando-se do regime jurídico-administrativo, assinale a afirmativa falsa. a) Por decorrência do regime jurídico-administrativo não se

Leia mais

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1)

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1) Direito Administrativo (5 ) 1. Direito administrativo: Conceito, Objeto e Fontes. 2. Administração Pública: Conceito e Princípios. 3. Organização Administrativa Brasileira: Princípios; Espécies; Formas

Leia mais

SENADO FEDERAL POLÍCIA LEGISLATIVA TÉCNICO LEGISLATIVO.

SENADO FEDERAL POLÍCIA LEGISLATIVA TÉCNICO LEGISLATIVO. SENADO FEDERAL TÉCNICO LEGISLATIVO POLÍCIA LEGISLATIVA www.alfaconcursos.com.br 3. Agentes Públicos Neste capítulo estudaremos a respeito dos agentes públicos, sua finalidade, seu papel na estrutura da

Leia mais

22/11/ ( CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui

22/11/ ( CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui 1. (2016 - CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui a) a Casa Civil. b) o Departamento Nacional deinfraestrutura detransportes (DNIT). c) as agências executivas. d) o Instituto

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Os meios de controle da Administração Pública: considerações Marinete Dresch de Moraes* A Administração Pública, visando atender as necessidades sociais e buscando a realização do

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITOS INICIAIS...5 Classificação conforme o órgão... 5 Classificação conforme o momento de exercício...6 Classificação conforme a origem...6

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Poderes administrativos: Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. Uso e abuso

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano DIREITO ADMINISTRATIVO Professor Emerson Caetano 1. Acerca de ato administrativo e de procedimento de licitação, julgue o item seguinte. Caso seja necessário, a administração pública poderá revogar ato

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO 1. NOÇÕES:

ATO ADMINISTRATIVO 1. NOÇÕES: Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo / 2017 Aula: Atos Administrativos (Parte I) / Aula 06 Professor: Leandro Velloso Monitora: Kelly Silva Aula 06 ATO ADMINISTRATIVO 1. NOÇÕES: Conforme

Leia mais

Conceito: conjunto de regras e princípios que visam reger os agentes, os órgãos e as atividades

Conceito: conjunto de regras e princípios que visam reger os agentes, os órgãos e as atividades DIREITO ADMINISTRATIVO: Conceito: conjunto de regras e princípios que visam reger os agentes, os órgãos e as atividades administrativas, tendentes a realizar os fins desejados pelo Estado. Fontes: 1ª Lei;

Leia mais

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA Conceito É o conjunto ordenado de princípios, normas jurídicas e proposições prescritivas nãonormativas relacionadas à atividade financeira do Estado Finalidade disciplinar a atividade financeira exercida

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 60/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 60/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 60/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Carvalho-Manual de Dir Administrativo-3ed.indd 1 05/01/ :28:09

Carvalho-Manual de Dir Administrativo-3ed.indd 1 05/01/ :28:09 Carvalho-Manual de Dir Administrativo-3ed.indd 1 05/01/2016 16:28:09 2016 Carvalho-Manual de Dir Administrativo-3ed.indd 3 05/01/2016 16:28:09 CAPÍTULO 3 PODERES ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO - 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRE-TO Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa O direito administrativo consiste em um conjunto de regramentos e

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA ASSUNTO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA OBJETIVOS: APRESENTAR A BASE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA; APRESENTAR OS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A ADM PUB; IDENTIFICAR

Leia mais

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda Direito Administrativo Professor Marcelo Miranda professormiranda@live.com facebook.com/professormarcelomiranda Exercícios e revisão Nepotismo. Súmula vinculante n.13. A nomeação de cônjuge, companheiro

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO 156 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS POR ASSUNTOS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio

Leia mais

PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos. 1. Atos administrativos:

PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos. 1. Atos administrativos: 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos 1. Atos administrativos: Nem todos os atos que a administração pratica

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Assinale a alternativa incorreta acerca dos princípios constitucionais da Administracao Publica a) A Administração e imprescindível justificar seus atos. b) Ao administrador

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Aula 01 PODERES DA ADMINISTRA Profª Jéssica Assis Carvalho Filho: O Que é? Conjunto de prerrogativas de direito público Quem os exercem? Agentes administrativos Finalidade? Permitir que o Estado alcance

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27... 27... 27 1.2. Governo e Administração Pública... 30 1.3. Administração Pública... 30 1.3.1. Conceito... 31...

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Atos administrativos Requisitos do ato administrativo competência, finalidade, forma, motivo e objeto Prof. Denis França Requisitos ou elementos do ato administrativo Para que um

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Princípios constitucionais da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PRINCÍPIOS. OObs.: ANOTAÇÕES. DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCÍCIOS IADES Princípios

PRINCÍPIOS. OObs.: ANOTAÇÕES.   DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCÍCIOS IADES Princípios PRINCÍPIOS 1. (IADES/ANALISTA DIREITO/SEAP-DF/2014) As regras e os princípios compõem as normas jurídicas, sendo, pois, aquelas duas espécies dotadas de força cogente ao ordenamento. Nesse sentido, no

Leia mais

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO... 4 Apontamentos Iniciais...4 Legitimidade... 5 Competência... 5 Procedimento...6

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Atos Administrativos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATOS ADMINISTRATIVOS: CONCEITO, REQUISITOS, ATRIBUTOS, CLASSIFICAÇÃO, ESPÉCIES,

Leia mais

01/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

01/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO Lei 9.784/99: Art. 1º, 2º. Para os fins desta Lei, consideram-se: I - órgão - a unidade de atuação

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento - Curso Básico - Poderes Administrativos; - Administração Pública; - Atos Administrativos; - Lei nº 9.784/1999 - Regras Gerais dos Processos Administrativos; - Licitações; - Contratos Administrativos;

Leia mais

INSTRUÇÕES...2 EXPEDIENTE...3 NOTA DO EDITOR...4 SOBRE OS AUTORES...5 APRESENTAÇÃO...6 PARTE 1 - NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO...

INSTRUÇÕES...2 EXPEDIENTE...3 NOTA DO EDITOR...4 SOBRE OS AUTORES...5 APRESENTAÇÃO...6 PARTE 1 - NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO... INSTRUÇÕES...2 EXPEDIENTE...3 NOTA DO EDITOR...4 SOBRE OS AUTORES...5 APRESENTAÇÃO...6 PARTE 1 - NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 CAPÍTULO 1 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...16 1.1. DO ESTADO... 17 1.2.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Poderes Administrativos PONTO 2: Poder Regulamentar PONTO 3: Poder Vinculado PONTO 4: Poder Discricionário PONTO 5: Princípios Explícitos na CF PONTO 6: Princípio da Eficiência

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

6. Poderes e Deveres Administrativos

6. Poderes e Deveres Administrativos 6. Poderes e Deveres Administrativos Para um desempenho adequado do papel que compete à administração pública, o ordenamento jurídico confere a ela poderes e deveres especiais. Nesse capítulo, conheceremos

Leia mais

FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CESPE 2017 TCE/PE - Analista de Gestão - Julgamento) Acerca dos princípios fundamentais e dos direitos e deveres individuais e coletivos, julgue o item a seguir.

Leia mais

Um abraço! Heyder Vágner

Um abraço! Heyder Vágner Este resumo é algo pessoal. Apesar do empenho em fazê-lo, podem haver erros, interpretações inadequadas ou já ultrapassadas. Utilize como material de apoio e não como única fonte de informações. Os conteúdos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 53/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 53/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 53/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES STJ00065380 SUMÁRIO xm NOTA DA AUTORA À PRIMEIRA EDIÇÃO NOTA DA AUTORA À SEGUNDA EDIÇÃO VII IX CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direito... I 2. Direito Administrativo... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Requisitos do Ato Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATOS ADMINISTRATIVOS REQUISITOS Segundo a corrente clássica, defendida

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL Direito Administrativo

RESOLUÇÃO DA PROVA DE TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL Direito Administrativo RESOLUÇÃO DA PROVA DE TÉCNICO DA RECEITA FEDERAL - 2005 Henrique Cantarino www.editoraferreira.com.br Direito Administrativo Caros amigos, voltamos com a correção das questões da prova de Técnico da Receita

Leia mais

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Sumário Capítulo I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO 1. Estado: conceito, evolução e transformações... 17 2. Administração

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 2716 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO I Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: NOITE Período: 6 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL 60

Leia mais

Vinícius Soares. Direito Administrativo

Vinícius Soares. Direito Administrativo Vinícius Soares Direito Administrativo Direito Administrativo Vinícius Soares Exercícios Organização Administrativa do Estado Julgue os itens a seguir. 1. (Cespe/STJ/2015) É defeso aos Poderes Judiciário

Leia mais