CONSIDERAÇÕES SOBRE A HIDRATAÇÃO DAS PREGAS VOCAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSIDERAÇÕES SOBRE A HIDRATAÇÃO DAS PREGAS VOCAIS"

Transcrição

1 CEFAC CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA VOZ CONSIDERAÇÕES SOBRE A HIDRATAÇÃO DAS PREGAS VOCAIS MAKY LEILA KUBOTA SÃO PAULO 1997

2 CEFAC CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA VOZ CONSIDERAÇÕES SOBRE A HIDRATAÇÃO DAS PREGAS VOCAIS MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM VOZ ORIENTADORA: MIRIAN GOLDENBERG MAKY LEILA KUBOTA SÃO PAULO 1997

3 RESUMO Com a função de facilitar o deslize do ar transglótico pelas paredes laríngeas com o mínimo de atrito, a camada de muco externa, componente da estrutura de camadas da prega vocal, caracteriza-se pela sua singular importância. Autores reforçam que sem ela, a prega vocal não poderia vibrar. Outro fator considerado é a qualidade da viscosidade das secreções que atua sobre o PTP (nível de pressão de fonação). Esta modificação da viscosidade é decorrente do aumento de ingestão de água, do aquecimento vocal e do uso de medicamentos que atuam na endolaringe. Acreditamos que a orientação do aumento do consumo de água e o aquecimento vocal prévio às tarefas vocais fatigantes, contribuem para o retardo do aparecimento da fadiga vocal.

4 SUMÁRIO 1. Introdução... pág Marco Teórico... pág Considerações finais... pág Referências Bibliográficas... pág. 12

5 AGRADECIMENTOS Agradeço minha amiga Patrícia Sayuri Ishihama pela atenção e precioso carinho nas horas mais difíceis. Agradeço meus amigos Carlos e Nancy Taguchi pela grande colaboração na apreciação deste trabalho. Agradeço aos meus amigos que sempre me acompanham nas diferentes etapas da minha vida, dedicando tempo, ouvidos e todo carinho. Agradeço a minha família pelos constantes incentivos. Agradeço ao Senhor Todo Poderoso o grande milagre da transformação do meu pensar, coração e vida.

6 INTRODUÇÃO Uma das mais freqüentes orientações fonoaudiológicas para os profissionais da voz é a utilização de água para melhorar a hidratação das pregas vocais. Alguns estudos comprovaram empiricamente que ocorre a melhora da qualidade vocal mediante a maior ingestão de água. Acreditamos que existam, além disso, outros fatores que justifiquem tal orientação. Mas em que interferiria essa entrada de água no organismo e qual seria a sua influência sobre as pregas vocais? Tentando responder a estas questões, realizamos uma coleta de dados, selecionando várias pesquisas referentes ao tema proposto publicadas nos dez últimos anos. O trabalho de levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) e na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Para o perfeito funcionamento das pregas vocais, são necessárias algumas condições fisiológicas estabelecidas. Dessa maneira, chamou-nos a atenção o relato de Hiroto (1966) que, de forma simples e objetiva, afirmou que a presença de uma camada de muco sobre a prega vocal é elemento fundamental. Sem esta secreção mucosa não ocorreria a vibração das pregas vocais. Considerando, portanto, que a camada de muco não é apenas um simples estado fisiológico (umidade da mucosa), mas a própria condição de vibração, justificar-se-ia a orientação para o aumento de ingestão de água. Acreditamos que a compreensão dessa questão levantará uma outra: a insuficiente hidratação (e a conseqüente inadequação da vibração da prega vocal) seria suficiente para o aparecimento da fadiga vocal? Este trabalho pretende esclarecer essas questões, para que se tornem mais efetivas as orientações fisiológicas realizadas pelos fonoaudiólogos àqueles profissionais que fazem uso constante da voz e que necessitam conservá-la.

7 MARCO TEÓRICO A partir de duas colocações a respeito da camada de muco, procuraremos analisar se a desidratação seria suficiente para justificar o desenvolvimento da fadiga vocal. Hirano (1997) em seu livro Exame Videoestroboscópico da Laringe, cita Hiroto (1966), o qual afirmou que um elemento importante da estrutura da prega vocal é uma camada adicional de muco externa a ela. Numa referência comparativa, seria como uma cobertura de muco sobre a prega vocal, sem a qual esta não poderia vibrar. Mais tarde, Behlau & Pontes (1995) afirmaram que, em condições normais, a camada de muco tem a função de facilitar o deslize do ar transglótico pelas paredes laríngeas com o mínimo de atrito. Haji e cols. (1992) reforçaram essas duas colocações ao demonstrar, a partir de uma experiência de produção de voz artificial usando laringes caninas recém dissecadas, que a qualidade vocal ficou visivelmente deteriorada quando as pregas vocais ressecaram. Sabemos que a produção da secreção de muco ocorre na região periférica da prega vocal: porção superior, inferior, anterior e posterior da borda da prega vocal, e que, com a vocalização, as pregas ventriculares (também denominadas bandas ventriculares) eliminam maior quantidade de secreções porque apresentam um grande número de glândulas, onde as secreções se originam até alcançarem a prega vocal, possibilitando, dessa maneira, a sua vibração. Haji e cols. (1992) relataram, nesse mesmo estudo, a deterioração da qualidade vocal em pacientes idosos que se queixaram de rouquidão grave, devido às pregas vocais secas, provavelmente em função da atrofia das glândulas laríngeas.

8 Um fator importante relacionado à camada de muco é a viscosidade das secreções. O regulamento homeostático da distribuição do líquido corporal ocorre através do Sistema Nervoso Autônomo, determinando uma secreção basal contínua, ou espontânea, que confere uma umidade constante à mucosa bucal, faríngea e laríngea. Isto ocorre pela ação da acetilcolina que é liberada em pequenas quantidades nas terminações parassimpáticas sem a necessidade de estímulos. Contudo, a qualidade e o fluxo das secreções mudam constantemente, em função da pressão hidrostática e osmótica. Verdolini-Marston e cols. (1990 e 1994), observaram que a viscosidade da água pura é de 0,01 poise (P) e que a viscosidade do tecido da prega vocal é muito alta, variando de 0 a 10 P. Fisiologicamente, para que ocorra a mudança na viscosidade das secreções, é necessário que a entrada de fluido afete a quantidade de água no sangue, produzindo mudanças no conteúdo dos tecidos e, assim, ativando a ação osmótica. Com isso, o maior consumo de líquidos de baixa viscosidade tende a diminuir a viscosidade do tecido. Do mesmo modo, nas condições de baixa hidratação, há uma extração de fluidos dos tecidos e o aumento da viscosidade. A partir de observações empíricas, Verdolini-Marston e cols. (1994) relataram que o tratamento de hidratação pode contribuir para a regressão das lesões na prega vocal, levando a uma melhora das disfonias, acompanhada demaior facilidade de fonação. Verdolini-Marston e cols. (1990 e 1994) desenvolveram seu trabalho a respeito da hidratação enfocando o aspecto da viscosidade. Os autores consideraram duas hipóteses: a primeira seria que o nível de hidratação afeta inversamente a viscosidade do tecido da prega vocal, ou seja, quanto maior a hidratação, menor a viscosidade, e quanto menor a hidratação, maior a viscosidade das secreções. Sataloff (1991), por meio de sua prática clínica, com profissionais da voz, observou que as secreções abundantes e finas (secreções menos viscosas) são benéficas para os cantores, confirmando as conclusões dos autores citados anteriormente. A segunda hipótese seria que o PTP (nível de pressão de fonação), ou seja, a pressão subglótica mínima necessária para iniciar a sustentação da oscilação da prega vocal, é diretamente proporcional à viscosidade do tecido da prega vocal.

9 Necessitamos de maior PTP quando ocorre uma maior viscosidade e uma menor PTP quando ocorre uma menor viscosidade. Observamos, a partir do estudo dessas hipóteses, que o nível de hidratação deve regular a viscosidade e, indiretamente, o PTP. Nos tratamentos de hidratação visando uma menor viscosidade das secreções da prega vocal, tem-se uma menor PTP e, conseqüentemente, uma fonação mais fácil. Da mesma forma, podemos utilizar o raciocínio inverso: uma menor hidratação causando maior viscosidade, e uma maior PTP gerando maior esforço fonatório. Verdolini-Marston e cols. (1990 e 1994) afirmaram que, não só a entrada de fluido por via oral, como também, a umidade ambiental e a ação dos medicamentos atuam sobre as qualidades das secreções. Esses fatores foram enfatizados, também, nos trabalhos de Sataloff (1991) e Thompsom (1995). Elliot (1995) desenvolveu um trabalho, com 10 sujeitos, partindo da premissa de que o aquecimento vocal produz uma elevação da temperatura, o que acarretaria um aumento do fluxo sangüíneo no músculo e a conseqüente diminuição da viscosidade da prega vocal, o que induziria a queda do PTP. Os resultados desse trabalho não confirmaram a ação do aquecimento vocal sobre o PTP, pois, em sua amostragem, isso ocorreu de forma inconsistente, variando de sujeito a sujeito, apesar de todos terem sentido e relatado nítida melhora nos padrões vocais, após o aquecimento. Elliot (1995) observou que a viscosidade não é um fator dominante sobre o PTP, apesar desupor que a ação da viscosidade pode atuar sobre o mesmo influenciando o pitch. Os achados de Verdolini-Marston e cols. (1990 e 1994), concordante com essa hipótese, são mais claros na demostração de que a hidratação promove maior diferença na diminuição do PTP dos pitchs altos, facilitando a fonação. Alguns medicamentos atuam sobre o Sistema Nervoso Autônomo acarretando modificações na endolaringe e alterações vocais. A maioria dessas mudanças ocorre de forma transitória e revogável. Nesse sentido, é necessário ter conhecimento do uso desses medicamentos para que se possa orientar sobre os cuidados da voz durante a utilizaçãodos mesmos.

10 Dentro desses grupos farmacológicos, os agentes simpaticomiméticos são prescritos por seus efeitos descongestionantes, uma vez que sua ação primária é vasoconstritora. O Sistema Nervoso Simpático, quando estimulado, provoca algumas reações sistêmicas, como taquicardia (aceleração das batidas do coração), aumento da pressão sangüínea (pela vasoconstrição), mudança do fluxo sangüíneo e diminuição da salivação e das secreções das glândulas. Em estado de susto, por exemplo, qualquer pessoa apresenta sintomas como taquicardia, rosto pálido e garganta seca pela ativação simpaticomimética. Com relação à esses efeitos sistêmicos, a ação dos agentes simpaticomiméticos, altera a lubrificação da produção das secreções por meio da inibição, causada, parcialmente, pela redução do fluxo sangüíneo e pelo seu efeito direto sobre as glândulas. Como o nível de água, componente principal dessas secreções, sofre redução em relação ao componente do muco, as secreções se tornam mais viscosas. A medicação tópica sob a forma de sprays, utilizada diretamente sobre as pregas vocais, determina um ressecamento excessivo, tornando mais viscosas as secreções, que adere ainda mais à endolaringe, provocando uma diminuição da lubrificação das pregas vocais como um todo. De acordo com Sataloff (1991) e Thompson (1995), alguns medicamentos, como anti-histamínicos, anti-hipertensivos, diuréticos, hormônios e os inaladores com esteróides (uso comum em casos de asma), causam ressecamento das pregas vocais. Os agentes umidificadores, ao contrário, são benefícios, pois induzem a umidade da mucosa da laringe com a maior entrada concomitante de fluidos. Um dos expectorantes comumente utilizado, denominado Guaifenesin, aumenta as secreções mais finas da mucosa. E o mecanismo da ação produz a redução da adesividade das secreções. Esses estudos mostram a importância da lubrificação e da hidratação na alteração da viscosidade.

11 Behlau & Pontes (1994) relataram que as modificações na camada de muco reduzem as condições de ocorrência do fenômeno de Bernouilli 1. Portanto, as forças que atuam na camada mucosa das pregas vocais não seriam uniformes, ocorrendo um distúrbio do ciclo vibratório, gerando alteração na qualidade vocal, ataques bruscos, sensação de ardor e pigarros ao falar. Haji e cols. (1991) reforçaram essa posição, observando que, com a desidratação da prega vocal, ocorre um aumento da rigidez, o que impede a capacidade de vibração. Thompsom (1995) também afirmou que os agentes farmacológicos produzem mudanças fisiológicas, diminuindo a lubrificação endolaringea, que acarreta um aumento da fricção entre as pregas vocais, predispondo-as a mudanças traumáticas. Discorrendo sobre as deficiências de lubrificação, Sataloff (1991) relatou que essas podem causar irritação e tosse seca, resultando em uma leve inflamação. A tosse seca está associada à vários fatores, como desidratação, atmosfera seca, respiração bucal e terapêutica anti-histaminica. Portanto, observamos que os autores concordam que ocorre modificação na vibração das pregas vocais em situação de desidratação. O estudo das fadigas vocais têm sido alvo de várias publicações, não havendo, ainda, uma conclusão consensual em relação às suas causas, aos sintomas e à sua fisiologia. Vários estudiosos têm se debruçado sobre os diversos aspectos da fadiga vocal em cantores, atores, professores e outros profissionais que fazem o uso constante da voz. Apesar da utilização, em pesquisas recentes, dos avanços tecnológicos, como a análise acústica e a videoestroboscopia, observamos a inexistência de um consenso sobre esse assunto. A fadiga vocal caracteriza-se por vários sintomas, como cansaço, dor, ardor, garganta seca, tensão da musculatura laríngea, região do pescoço, mandíbula e tórax, rouquidão progressiva sem lesões na prega vocal, alteração da 1 Efeito de Bernouilli é definido como uma ação de sucção das pregas vocais, uma em direção à outra, causada pela velocidade do ar que passa entre as pregas aproximadas, gerando diferença de

12 qualidade vocal, restrição da extensão do pitch, esforço fonatório no aumento ou manutenção do volume vocal e fadiga corporal. Alguns autores partiram do pressuposto de que a intensidade vocal é o fator determinante da fadiga vocal, ponto de vista defendido principalmente por Holbrook (1974). Sander e Sharf (1973) relataram que o aumento da intensidade não causa mudanças vocais significativas, mas que é o aumento do pitch, principalmente o alto, que determina o desenvolvimento da fadiga vocal. Esses dados estão em conformidade com os estudos de Kitch (1994), Linville (1995), Stemple (1995). Colton e Casper (1996) consideraram que os extremos da extensão do pitch (altos e baixos) são os fatores de desenvolvimento da fadiga vocal, pois estes geram tensões nos músculos laríngeos. Sander e Ripich (1983) completaram, comentando que ocorre, também, interferência na musculatura respiratória. Por outro lado, Eustace (1996) concluiu em seu trabalho, que não há nenhuma relação entre pitch anormal e fadiga vocal. Nessa apreciação, a maioria dos pesquisadores enfatizaram o pitch como fator importante da fadiga vocal. Em relação à tensão muscular, Kouffman (1988) observou que, em profissionais da voz, a tensão geral dos músculos esqueléticos e, especificamente, dos músculos laríngeos, do pescoço e mandíbula, envolvidos na função da fonação, pode gerar alteração de pitch, além de interferir no controle respiratório. O autor propôs a mudança da denominação clássica de Miastenia Laringea para Síndrome de Fadiga e Tensão Laríngea, colocando ênfase na tensão muscular como principal fator da fadiga. Novak (1991), Gotaas (1993) e Kitch (1994), realizaram trabalhos junto a atores, professores e cantores, respectivamente, e também apontaram a questão da alteração da tensão muscular, mas enfatizaram os dados subjetivos, considerando a tensão psicológica e/ou situações de ansiedade como desencadeamento da fadiga vocal. Greene (1983) e Koufman (1988) relataram alteração na qualidade vocal com a presença de soprosidade. Greene acredita que ocorre um enfraquecimento dos pressão em que verificamos a união das pregas vocais.

13 músculos Tireoaritenoideos, decorrente do abuso vocal ou da tensão dos músculos laríngeos, o que levaria a um leve arqueamento das pregas vocais, permitindo o escape do ar. Stemple (1995) acrescentou que, com a falta do fechamento da glote, o indivíduo aumenta o fluxo aéreo para tentar manter a fonação e, conseqüentemente, aumentar a tensão laríngea, formando-se, assim, um círculo vicioso. Em trabalhos recentes com o uso da videoestroboscopia, Stemple (1995) e Eustace (1996), encontraram alta incidência de fendas glóticas (60%) após uma tarefa vocal fatigante, confirmando, assim, a soprosidade que Greene (1983) e Koufman (1988) haviam observado somente na análise perceptual. Stemple (1995) relatou que as fendas glóticas anteriores foram provocadas por uma tensão na musculatura laríngea pelo contínuo enfraquecimento muscular. Linville (1995), em seu trabalho com falantes normais sem queixa de fadiga vocal, verificou que apenas um indivíduo desenvolveu fenda glótica, causada, talvez por fadiga muscular, e concluiu, por hipótese, que os ajustes laríngeos usados após a fonação em alta intensidade progrediram para fadiga, desenvolvendo maior gap glótico. O autor encontrou alta incidência de fendas glóticas anteriores (60%), e sugeriu que esse tipo de fenda poderia ser um sinal diagnóstico de fadiga vocal. A maioria destes autores consideram a natureza da fadiga vocal de ordem miogênica, observando a alteração dos músculos laríngeos, o enfraquecimento dos músculos Tireoaritenideos e a presença das fendas. Outros, ainda, relatam origem neurogênica, pela presença de paresia dos músculos laríngeos. Kitch (1995), constatou que os fatores biomecânicos da prega vocal podem contribuir para desenvolver fadiga vocal, pois a cobertura da prega vocal possa ser afetada pela tensão da fadiga e o desequilíbrio dos fluidos, que podem conduzir a mudanças nas características vibratórias, com perda da freqüência e amplitude da onda mucosa. Cautelosamente, indicou a necessidade de maiores estudos e pesquisas em relação a esse aspecto.

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS O objetivo inicial deste trabalho foi comentar os aspectos fisiológicos que justificariam a orientação do aumento de ingestão de água como fator importante da hidratação das pregas vocais, e inibir o aparecimento da fadiga vocal. Durante o desenvolvimento do trabalho, percebi que alguns tópicos importantes complementaram e acrescentaram informações fundamentais para a compreensão desse tema, levando a uma mudança da proposta original do trabalho. Acreditamos que os fonoaudiólogos necessitam da compreensão básica da fisiologia para, a partir disso, entenderem a fisiopatologia, além de poderem obter um diagnóstico diferencial e uma orientação terapêutica mais adequada e eficiente. Viola (1997), em seu trabalho, constatou a existência de uma grande preocupação com os cuidados vocais entre os profissionais da voz. Muitos deles, porém, seguem recomendações feitas por familiares e colegas (61,4%), uma vez que estão atentos mais à funcionalidade e praticidade do que nas explicações científicas. Por que existe esse distanciamento com as nossas orientações? Talvez, com esse questionamento obrigue-nos a uma reflexão sobre a forma das nossas orientações. A praticidade ou a facilidade do entendimento fisiológico devem permear a conduta terapêutica, sem perder de vista, o parâmetro científico que norteia essa prática. Considerando a idéia da aproximação da teoria à prática fonoaudiológica, devemos deixar a tendência de desenvolver somente a praxis, transformando a orientação, muitas vezes, em uma receita.

15 Pelos estudos realizados, acreditamos que a condição de hidratação é uma orientação eficiente, que atua de forma preventiva e terapêutica, uma vez que em condições inadequadas podem manter ou gerar alterações vocais. Para que um trabalho terapêutico se desenvolva com sucesso, o trabalho inicial deve ser efetivado na anamnese ou no transcorrer do atendimento fonoaudiológico. Referências em relação à quantidade de água consumida diariamente, à condição do meio ambiente (seco, úmido ou agradável), ao modo respiratório (bucal ou nasal) e aos medicamentos utilizados, são dados importantíssimos para uma orientação preventiva e eficaz. Verdolini-Marston e cols. (1990 e 1994) e Elliot (1995) mostraram em seus trabalhos, a modificação positiva e significativa da qualidade da viscosidade agindo sobre o nível de PTP, resultando assim, em uma fonação mais fácil. É importante, também, o levantamento dos dados subjetivos da amostra do trabalho de Elliot (1995), em que todos os sujeitos referiram melhora nos padrões vocais após o aquecimento vocal. Apesar da subjetividade, o dado deve ser considerado, pela unanimidade das respostas. É fato que houve uma modificação proprioceptiva significativa, mesmo sem os dados mais objetivos. Levando-se em conta que o pitch anormal é considerado fator importante no desenvolvimento da fadiga vocal, e que ocorre uma queda do PTP em pitch alto na condição de hidratação, como demonstraram os estudos de Verdolini-Marston e cols. (1990 e 1994) e Ellito (1995), acreditamos que a orientação da hidratação facilita a fonação em pitch alto, retardanddo, conseqüentemente, a fadiga vocal. A ideía de que a condição de desidratação pode desenvolver fadiga vocal, encontra suporte em Kitch (1995), que considerou o desequilíbrio dos fluidos como fator desencadeante, pela mudança das características vibratórias da prega vocal. Existe uma forte tendência a considerar sua causa de ordem miogênica. Neste sentido, o aquecimento vocal atuaria de forma mais abrangente, pois ocorre um trabalho muscular preparatório, levando a um aumento do fluxo sangüíneo e das secreções, diminuindo a viscosidade e, conseqüentemente, uma diminuição do esforço fonatório, gerando menor grau de tensão laríngea.

16 Após o desenvolvimento desse trabalho, concluímos que a hidratação e o aquecimento vocal podem prevenir e/ou retardar a fadiga vocal devendo fazer parte da orientação fonoaudiológica. Este trabalho destaca a importância do trabalho vocal e as orientações em relação à hidratação e suas conseqüências. Algumas questões abrangentes puderam ser esclarecidas por meio da revisão da literatura, outras mais específicas, requerem, ainda estudos posteriores, que promovam uma prática fonoaudiológica mais efetiva e consciente.

17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Behlau,M & Pontes, P. - Avaliação e Tratamento das Disfonias - Editora Lovise - São Paulo Colton, R.H. & Casper, J.K. - Compreendendo os Problemas de Voz - Editora Artes Médicas - Porto Alegre Douglas,C.R. - Tratado de Fisiologia Aplicada a Ciências da Saúde - Editora Robe - São Paulo Elliot, N.; Sundberg, J.; Gramming, P - What happens during warm-up? - Journal fo Voice ; 9;1;37-44 Eustace, C.S.; Stemple J.C. ; Lee L. - Objetive measures of voice production in patients complaining of laryngeal fatigue - Journal of Voice. 1996; 10; 2; Gotaas,C & Starr C.D. - Vocal fatigue among teachers - Folia Phoniatr. 1993; 45; Greene, M.C.L. - Distúrbios da Voz - Editora Manole - São Paulo Guyton, A.C. - Tratado de Fisiologia Médica - Ed.Interamericana - Rio de Janeiro Hirano, M. & Bless, D.M. - Exame Videoestroboscópico da Laringe - Ed. Artes Médicas Haji, T; Mori, K.; Omori, K. ; Isshiki, N - Experimental studies on the viscoelasticity of the vocal fold - Acta Otolaryngol (Stockh) ; 112; Kitch, J. A. & Oates J. - The perceptual features of vocal fatigue as self-reported by a group of actors and singers. - Journal of Voice. 1994; 8; 3; Koufman, J.A. & Blalock, P.D. - Vocal fatigue and dysphonia in the professional voice user Bogart-Bacall Syndrom - Laringoscope ; 98; Linville, S.E. - Changes in glottal configuration in women after loud talking - Journal of Voice.1995; 9; 1 ; Novak,A.; Dlouha, O.; Capkova,B. & Vohradnik,M. - Voice fatigue after theater performance in actors - Folia Phoniatr ;74-78 Sander, E.K. & Ripich, D.E. - Vocal fatigue - Ann Otol Rhinol Laryngol ; 92;

18 Sataloff, R.T. - Common infections and inflammations and other conditions - In: Professional Voice: The Science and Art of Clinical Care - Raven Press. New York Sataloff, R.T. - Drugs for vocal dysfunction - In: Professional Voice: The Science and Art of Clinical of Care - Raven Press. New York Sataloff, R.T.; Lawrence, V.L.; Hawkshw,M.J. & Rosen, D.C. - Medications and their effects on the voice - In: Vocal Arts Medicine. The care and Prevention of Professional Voice Disorders. Thime Medical Publisers. New York Sataloff, R.T. & Spiegel, J.R. - Care of the Professional Voice - The Otolaryngologic Clinics of North America ; 24; 5; Stemple J.C.; Stanley J. & Lee L. - Objetive measures of voice production in nomral subjects following prolonged voice use - Journal of Voice ; 9; 2; Stone R.E. & Sharf,D.J. - Vocal change associated with the use of atypical pitch and intensity level - Folia Phoniatr. 1973; 25; Thompson, A. R. - Pharmacological agents with effects on voice - American Journal of Otolaryngology ; 16; 1; Verdolini, K.; Titze, I.R.;& Fennell,A. - Dependence of phonatory effort on hydration level - Journal of Speech and Hearing Research, 1994; 37; Verdolini-Marston,K.; Sandage,M. & Titze,I.R. - Effect of hydration treatments on laryngeal nodules and polyps and related voice measures - Journal of Voice ; 8; 1; Verdolini-Marston, K. ; Titze, I.R. & Druker D.G. - Changes in phonation threshold pressure with induced conditions of hydration - Journal of Voice ; 4; 2; Viola, I.C. - Estudo descritivo das crenças populares no tratamento das alterações vocais em profissionais da voz - Tese mestrado - PUC 1997.

QUEIXAS E SINTOMAS VOCAIS PRÉ FONOTERAPIA EM GRUPO

QUEIXAS E SINTOMAS VOCAIS PRÉ FONOTERAPIA EM GRUPO QUEIXAS E SINTOMAS VOCAIS PRÉ FONOTERAPIA EM GRUPO [ALMEIDA, Anna Alice Figueirêdo de; SILVA, Priscila Oliveira Costa; FERNANDES, Luana Ramos; SOUTO, Moama Araújo; LIMA-SILVA, Maria Fabiana Bonfim] Centro

Leia mais

ROUQUIDÃO. Prevenção e Tipos de Tratamento

ROUQUIDÃO. Prevenção e Tipos de Tratamento ROUQUIDÃO Prevenção e Tipos de Tratamento O que é Rouquidão? Quais são as causas da rouquidão? Como a rouquidão é avaliada? Quando devo procurar uma avaliação especializada? Como tratar as desordens vocais?

Leia mais

TREINAMENTO VOCAL PODE SER FATOR PROTETOR CONTRA DORES

TREINAMENTO VOCAL PODE SER FATOR PROTETOR CONTRA DORES TREINAMENTO VOCAL PODE SER FATOR PROTETOR CONTRA DORES Autores: Thays Vaiano, Mara Behlau, Ana Cláudia Guerrieri Palavras Chave: Dor, Voz, canto Introdução: Dor pode ser definida como "experiência sensitiva

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Fique atento ao abuso de antibióticos na pediatria

Fique atento ao abuso de antibióticos na pediatria Fique atento ao abuso de antibióticos na pediatria Criado em 22/04/15 10h50 e atualizado em 22/04/15 11h27 Por Sociedade Brasileira de Pediatria Para se ter sucesso no tratamento da criança alérgica ou

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml

SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml USO INTRANASAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio. Embalagem com 1 frasco spray nasal

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos L E R

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos L E R SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos L E R O QUE SÃO AS LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS LER são doenças do trabalho provocadas pelo uso inadequado e excessivo do

Leia mais

Projeto Qualidade de Vida: Cuide-se, se Informe e Viva Melhor.

Projeto Qualidade de Vida: Cuide-se, se Informe e Viva Melhor. Projeto Qualidade de Vida: Cuide-se, se Informe e Viva Melhor. Apresentação O projeto cuide se, informe se e viva melhor é uma iniciativa da professora Adriana Pereira Santos Silva, juntamente com os alunos

Leia mais

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento A única coisa a ter medo, é do próprio medo The only thing you have to fear is fear itself (Franklin D. Roosevelt) Alguma vez deixou de

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

1 IDENTIFICAÇÃO 2 E CAUSA O QUE É O ESTRESSE? EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE COMO IDENTIFICAR O ESTRESSE?

1 IDENTIFICAÇÃO 2 E CAUSA O QUE É O ESTRESSE? EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE COMO IDENTIFICAR O ESTRESSE? EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO COMBATA O ESTRESSE Sérgio Butka Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba O estresse é uma das grandes pragas do mundo moderno. Este problema sintetiza

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS O NOSSO CORPO É CONSTITUÍDO NA MAIOR PARTE POR ÁGUA A ÁGUA É O PRINCIPAL CONSTITUINTE DO ORGANISMO, É ESSENCIAL PARA A VIDA E TEM

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Voz: Atuação do Fonoaudiólogo e do Preparador Vocal

Voz: Atuação do Fonoaudiólogo e do Preparador Vocal Voz: Atuação do Fonoaudiólogo e do Preparador Vocal Apresentação: Millena Vieira (Fonoaudióloga) Joel Pinheiro (Preparador Vocal) Bárbara Camilo (3ºano) Daniele Istile (2º ano) Orientação: Profª Drª Kelly

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

7 Conclusões e caminhos futuros

7 Conclusões e caminhos futuros 7 Conclusões e caminhos futuros Esta pesquisa teve como objetivo estudar a interação em um fórum de discussão online de um curso híbrido de formação de professores de inglês, com ensino presencial e a

Leia mais

Sitec Power Soluções em Energia ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA

Sitec Power Soluções em Energia ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA O QUE É ENERGIA ATIVA E REATIVA? Sim, mas apesar de necessária, a utilização de Energia Reativa deve ser a menor possível. O excesso de Energia Reativa exige condutores

Leia mais

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL As doenças do coração são muito freqüentes em pacientes com insuficiência renal. Assim, um cuidado especial deve ser tomado, principalmente, na prevenção e no controle

Leia mais

Estrutura do Trabalho: Fazer um resumo descrevendo o que será visto em cada capítulo do trabalho.

Estrutura do Trabalho: Fazer um resumo descrevendo o que será visto em cada capítulo do trabalho. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ A monografia é um texto escrito contendo o resultado da pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de especialização. Os itens básicos a constarem da monografia

Leia mais

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício Desde as décadas de 60 e 70 o exercício promove Aumento do volume sanguíneo Aumento do volume cardíaco e suas câmaras Aumento do volume sistólico Aumento do débito cardíaco que pode ser alcançado Aumento

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

CIRURGIA DE OTOPLASTIA (PLÁSTICA DE ORELHAS) Termo de ciência e consentimento livre e esclarecido

CIRURGIA DE OTOPLASTIA (PLÁSTICA DE ORELHAS) Termo de ciência e consentimento livre e esclarecido CIRURGIA DE OTOPLASTIA (PLÁSTICA DE ORELHAS) Termo de ciência e consentimento livre e esclarecido Eu, RG n solicito e autorizo o Dr. Fausto A. de Paula Jr, CRM-SP 103073, medico otorrinolaringologista,

Leia mais

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM A FIBROMIALGIA consiste numa síndrome - conjunto de sinais e sintomas - com manifestações de

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho

Leia mais

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br ANS - Nº 34.388-9 0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br Março 2007 Programa de Atenção ao Diabetes O que é diabetes? AUnimed-BH preocupa-se com a saúde e o bem-estar dos seus clientes, por isso investe em

Leia mais

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA!

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! INTRODUÇÃO Um sorriso bonito, saudável e harmônico faz toda a diferença! Na autoestima traz diversos benefícios, pois quem sorri abertamente acredita em si mesmo

Leia mais

UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE RESULTANTE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE RESULTANTE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE RESULTANTE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL INTRODUCÃO O início do Século XXI tem sido marcado por uma discussão crescente a respeito das mudanças

Leia mais

NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento

NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento Inteligência e Colaboração na Cadeia de Suprimentos e Demanda NeoGrid & Ciclo Desenvolvimento Paulo Viola paulo.viola@neogrid.com Introdução Tema: Inteligência e Colaboração na Cadeia de Suprimentos e

Leia mais

DOCENTES DO CURSO DE JORNALISMO: CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE VOCAL

DOCENTES DO CURSO DE JORNALISMO: CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE VOCAL DOCENTES DO CURSO DE JORNALISMO: CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE VOCAL Rayné Moreira Melo Santos (CESMAC) raynefono@yahoo.com.br Rozana Machado Bandeira de Melo (CESMAC) rmbmelo@ig.com.br Zelita Caldeira Ferreira

Leia mais

Palavras-chave: criança de rua; distúrbios da comunicação; voz profissional.

Palavras-chave: criança de rua; distúrbios da comunicação; voz profissional. Distúrbios da comunicação e audição entre escolares com queixas vocais, com e sem história de situação de rua, em Aracaju, Brasil. Autor: Neuza Josina Sales, Ricardo Queiroz Gurgel. Instituição: Universidade

Leia mais

DISCUSSÕES SOBRE ERGONOMIA E CONFORTO TÉRMICO EM RELAÇÃO AO VESTUÁRIO. Maristela Gomes de Camargo

DISCUSSÕES SOBRE ERGONOMIA E CONFORTO TÉRMICO EM RELAÇÃO AO VESTUÁRIO. Maristela Gomes de Camargo DISCUSSÕES SOBRE ERGONOMIA E CONFORTO TÉRMICO EM RELAÇÃO AO VESTUÁRIO Maristela Gomes de Camargo Resumo: Este estudo discute os aspectos de usabilidade e ergonomia relacionados ao conforto térmico; e o

Leia mais

O conceito de assistência à saúde...

O conceito de assistência à saúde... Prof. Humberto Medrado hmedrado@ventureconsultoria.com.br O conceito de assistência à saúde... Estabelecer prioridades Planejar, avaliar e implementar continuamente ações de assistência integral à saúde

Leia mais

Espiritualidade e Saúde: avaliação de uma proposta educacional para a graduação em Medicina e Enfermagem na UNIFESP

Espiritualidade e Saúde: avaliação de uma proposta educacional para a graduação em Medicina e Enfermagem na UNIFESP Espiritualidade e Saúde: avaliação de uma proposta educacional para a graduação em Medicina e Enfermagem na UNIFESP Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde Valdir Reginato Espiritualidade

Leia mais

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação QUÍMICA DO SONO Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação combinada de diversas substâncias químicas

Leia mais

Palavras chave: voz, prevenção, criança

Palavras chave: voz, prevenção, criança AÇÕES DE PREVENÇÃO DE DISFONIA INFANTIL EM CENÁRIOS EDUCACIONAIS: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE VOZ A PARTIR DE DESENHOS DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras chave: voz, prevenção, criança

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

A ACTIVIDADE FÍSICA F PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES

A ACTIVIDADE FÍSICA F PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES A ACTIVIDADE FÍSICA F NA PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES Epidemiologia do Envelhecimento O envelhecimento da população é um fenómeno de amplitude mundial, a OMS (Organização Mundial de

Leia mais

30/04/2014. Disfagia. Broncoaspiração X PNM (Pikus, Levine, Yang, 2003)

30/04/2014. Disfagia. Broncoaspiração X PNM (Pikus, Levine, Yang, 2003) MESA REDONDA IV Cuidados da fonoaudiologia: Diagnóstico e tratamento do paciente disfágico pós-estubação ou traqueostomizado Fga Luciana Passuello do Vale Prodomo Disfagia Qualquer problema no processo

Leia mais

MÉTODO ADAPTATIVO. Nos métodos adaptativos, no entanto, juntamente com o exercício, associa-se um outro fator: a diminuição de oxigênio.

MÉTODO ADAPTATIVO. Nos métodos adaptativos, no entanto, juntamente com o exercício, associa-se um outro fator: a diminuição de oxigênio. MÉTODO ADAPTATIVO Em todos os métodos anteriores buscava-se a adaptação do organismo (supercompensação) através de uma estimulação por meio do stress físico. Nos métodos adaptativos, no entanto, juntamente

Leia mais

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO RIO BRANCO- ACRE 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1- A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO...4 2- COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO...6 2.1 Os quatros conceitos

Leia mais

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico.

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. Introdução Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. A confecção do experimento permitirá também a observação da dispersão

Leia mais

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Ebook Gratuito 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Rosana Rodrigues Choice Consultoria 2 Quando se trata de ajudar alguém a repensar

Leia mais

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família DICAS DE SAÚDE Proteja sua família Elaborado: Apoio: Saúde e o Sistema Imunológico Saber como o organismo combate os agressores e se protege, assim como conhecer os fatores que o levam a um funcionamento

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL MANUAL DA VOZ

PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL MANUAL DA VOZ PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL MANUAL DA VOZ Rio de Janeiro Maio/2014 Professor, bem vindo ao Programa de Saúde Vocal Nós, fonoaudiólogas, a equipe de Valorização do servidor e toda a equipe educação somos parceiras

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi A Associação Comercial de (ACIRP) em parceria com a FUNDACE realiza uma pesquisa de qualidade de vida na cidade de desde 2009. Essa é uma pesquisa muito importante para se que se tenha uma base confiável

Leia mais

A importância da Ergonomia Voltada aos servidores Públicos

A importância da Ergonomia Voltada aos servidores Públicos A importância da Ergonomia Voltada aos servidores Públicos Fisioterapeuta: Adriana Lopes de Oliveira CREFITO 3281-LTT-F GO Ergonomia ERGONOMIA - palavra de origem grega, onde: ERGO = trabalho e NOMOS

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

O Setor de Fonoaudiologia funciona sob a coordenação da Fonoaudióloga Mestra Gerissa Neiva de Moura Santos Cordeiro, conforme programa apresentado a

O Setor de Fonoaudiologia funciona sob a coordenação da Fonoaudióloga Mestra Gerissa Neiva de Moura Santos Cordeiro, conforme programa apresentado a O Setor de Fonoaudiologia funciona sob a coordenação da Fonoaudióloga Mestra Gerissa Neiva de Moura Santos Cordeiro, conforme programa apresentado a seguir. COLÉGIO NOTRE DAME FONOAUDIOLOGIA PREVENTIVA

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE S E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE Alcachofra e cebola reduzem níveis de Glicemia. Estas são as plantas consideradas 'milagrosas' no combate e na cura do diabetes, preferidas da população. Mas ainda

Leia mais

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTRESSE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Página 1 de 9 1. OBJETIVO... 3 2. ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÕES... 4 4. ESTRESSE OCUPACIONAL: CARACTERIZAÇÃO... 4 4.1. Conceitos fundamentais... 4 4.2. Conseqüências

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

PROCESSO DE PRESCRIÇÃO E CONFECÇÃO DE ÓRTESES PARA PACIENTES NEUROLÓGICOS EM UM SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL

PROCESSO DE PRESCRIÇÃO E CONFECÇÃO DE ÓRTESES PARA PACIENTES NEUROLÓGICOS EM UM SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL PROCESSO DE PRESCRIÇÃO E CONFECÇÃO DE ÓRTESES PARA PACIENTES NEUROLÓGICOS EM UM SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL Lígia Maria Presumido Braccialli. (bracci@marilia.unesp.br) Aila Narene Dahwache Criado Rocha.

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

Este trabalho possui como objetivo a aplicação prática dos

Este trabalho possui como objetivo a aplicação prática dos 22 Proposta de Intervenção em Empresa de Desenvolvimento de Tecnologias de Informática com Programa de Reeducação Alimentar Márcia Martino Especialista em Gestão da Qualidade de Vida na Empresa - UNICAMP

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

O sistema nervoso autônomo (SNA) é responsável pelo controle da maior parte das

O sistema nervoso autônomo (SNA) é responsável pelo controle da maior parte das 12 1 INTRODUÇÃO O sistema nervoso autônomo (SNA) é responsável pelo controle da maior parte das funções corporais involuntárias, entre elas, a freqüência cardíaca (FC). Os componentes simpático e parassimpático

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

RESENHA: Novas perspectivas na luta contra a dependência química provocada pela cocaína.

RESENHA: Novas perspectivas na luta contra a dependência química provocada pela cocaína. RESENHA: Novas perspectivas na luta contra a dependência química provocada pela cocaína. FONTE: Yao, L. et al. (2010) Nature Medicine 16 (9), 1024. Contribuição de Rodolfo do Couto Maia (Doutorando do

Leia mais

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO PAULO ROBERTO GUEDES (Maio de 2015) É comum o entendimento de que os gastos logísticos vêm aumentando em todo o mundo. Estatísticas

Leia mais

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos Instituto Educacional Santa Catarina Faculdade Jangada Atenas Cursos Curso de Capacitação em AEE Aluna: Ivete D. Poleto De Cezare Vanini, 01 de Maio de 2015. 1 - Tema: Deficiência Intelectual 2 - Problema:

Leia mais

LER/DORT. www.cpsol.com.br

LER/DORT. www.cpsol.com.br LER/DORT Prevenção através s da ergonomia DEFINIÇÃO LER: Lesões por Esforços Repetitivos; DORT: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho; São doenças provocadas pelo uso inadequado e excessivo

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Homehealth provider Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Ronco: atrás do barulho, um problema de saúde mais sério www.airliquide.com.br O que é Apnéia do Sono? Apnéia do sono é uma síndrome que pode levar

Leia mais

Etapas da Introdução do Projeto de Pesquisa Científica. Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem pela UERJ

Etapas da Introdução do Projeto de Pesquisa Científica. Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem pela UERJ Etapas da Introdução do Projeto de Pesquisa Científica Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem pela UERJ A Pesquisa: Conceitos e Definições O que é pesquisa? Pesquisar, significa, de forma

Leia mais

Desempenho da Fase Analítica. Fernando de Almeida Berlitz

Desempenho da Fase Analítica. Fernando de Almeida Berlitz Indicadores de Desempenho da Fase Analítica Fernando de Almeida Berlitz Ishikawa Estratégia e Medição PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE VAI, QUALQUER CAMINHO OS SERVE... Processos PROCESSOS Não existe um produto

Leia mais

Aula 2 Elementos necessários para a Avaliação Econômica

Aula 2 Elementos necessários para a Avaliação Econômica Aula 2 Elementos necessários para a Avaliação Econômica A avaliação econômica é um importante instrumento de gestão de qualquer projeto social ou política pública. Deve-se pensar o desenho da avaliação

Leia mais

Conceito de pesquisa

Conceito de pesquisa Conceito de pesquisa A pesquisa e uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de procedimentos científicos. Seus elementos são: 1. Problema ou dúvida 2. Metodo científico 3. Resposta

Leia mais

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com. 1 Dossie Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.br o que é PNL? Nos últimos anos, a PNL (Programação Neurolinguística) vem

Leia mais

O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE

O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE UM ESTUDO QUANTO À APLICABILLIDADE DO PROGRAMA PARA COLETORES DE LIXO DO MUNICÍPIO DE NITERÓI ALESSANDRA ABREU LOUBACK, RAFAEL GRIFFO

Leia mais

Psicoterapia e Internet: Terapia à Distância

Psicoterapia e Internet: Terapia à Distância Psicoterapia e Internet: Terapia à Distância HERMOSILLA, Lígia Docente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais de Garça FAEG - Labienópolis - CEP 17400-000 Garça (SP) Brasil Telefone (14) 3407-8000

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente:

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente: Rumo ao ITA Física Análise Dimensional Ivan Guilhon Mitoso Rocha A análise dimensional é um assunto básico que estuda as grandezas físicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas

Leia mais

Lição 3. Instrução Programada

Lição 3. Instrução Programada Lição 3 É IMPORTANTE A ATENTA LEITURA DAS INSTRUÇÕES FORNECIDAS NAS LIÇÕES 1 e 2. NOSSO CURSO NÃO SE TRATA DE UM CURSO POR COR RESPONDENCIA; NÃO NOS DEVERÃO SER MAN- DADAS FOLHAS COM AS QUESTÕES PARA SEREM

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Prezados Associados,

Prezados Associados, Prezados Associados, Para facilitar a comunicação e dirimir as principais dúvidas sobre a utilização dos nossos serviços, o FISCO SAÚDE traz agora guias de procedimentos por assunto. O conteúdo está distribuído

Leia mais

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA:

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA: ESTUDO DIRIGIDO COMPONENTE CURRICULAR: Controle de Processos e Instrumentação PROFESSOR: Dorival Rosa Brito ESTUDO DIRIGIDO: Métodos de Determinação de Parâmetros de Processos APRESENTAÇÃO: O rápido desenvolvimento

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO:

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO: Fichamento / /2011 MOTIVAÇÃO Carga horária 2 HORAS CONCEITO: É o desejo de exercer um alto nível de esforço direcionado a objetivos organizacionais, condicionados pela habilidade do esforço em satisfazer

Leia mais