Professora conteudista/pesquisadora: CAROLINA HESSEL SILVEIRA Acadêmica: JULIANA CORRÊA DE LIMA Carga Horária: 30h/2 créd.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora conteudista/pesquisadora: CAROLINA HESSEL SILVEIRA Acadêmica: JULIANA CORRÊA DE LIMA Carga Horária: 30h/2 créd."

Transcrição

1 1 LIBRAS II Professora conteudista/pesquisadora: CAROLINA HESSEL SILVEIRA Acadêmica: JULIANA CORRÊA DE LIMA Carga Horária: 30h/2 créd. Resumo Nesta disciplina, assim como nas demais, serão estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porém a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente à reforma de conteúdos relacionados ao estudo da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Lembre-se de que a Libras é uma língua e, como todas as outras, é dinâmica, sofrendo alterações no decorrer do tempo e do espaço, bem como em conseqüência do próprio processo interativo. Esta disciplina visa a proporcionar conhecimentos lingüísticos sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para que você seja capaz de usá-los nas interações comunicativas com as comunidades surdas. A LIBRAS é uma das muitas línguas de sinais que utilizam a modalidade visual-espacial, pois se vale da visão para captar a mensagem e os movimentos, principalmente das mãos. Para transmitir informações, possui gramática própria, o que a constitui em uma língua propriamente dita, pois contém estrutura lingüística, léxico, configuração de mãos, ponto de articulação, movimento, orientação-direcionalidade, expressão facial e corporal próprias. Nesta disciplina, iremos conhecer a base gramatical da LIBRAS, língua usada por muitos surdos e ouvintes no Brasil. Palavras-chave: Educação de Surdos, Aspectos Lingüísticos, Língua de Sinais

2 2 Unidade A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Existem vários tipos de gramática; por isso, é importante saber a base da gramática da LIBRAS, ler livros que abordam esse tema e estar sempre pesquisando, além de entrar em contato com surdos em vários locais diferentes como: em escolas, em associações, em universidades, em igrejas. Do mesmo modo, é preciso entrar em contato com surdos em idade avançada, com surdos que vivem no interior, que receberam ensino ou não, com surdos que vivem em outros Estados do Brasil, etc. Esse conhecimento é necessário, porque cada grupo de surdos possui seu dialeto; os surdos com idade avançada, por exemplo, possuem alguns sinais antigos que hoje não são mais usados. Também é importante conhecer a estrutura lingüística da LIBRAS, mas, é claro, deve-se saber que essa estrutura não é a mesma da Língua Portuguesa. Na verdade, são estruturas bem diferentes. Portanto, não adiantaria tentar usar a LIBRAS com a estrutura do português, pois assim o brilho da comunicação seria perdido. A.1 O que é sinal? O sinal, dentro da Língua de Sinais, representa o conjunto de configuração de mãos, de ponto de articulação e de movimento que expressa um significado próprio e pré-determinado, formando assim um meio de comunicação que se constitui em uma língua. Esses elementos se referem aos parâmetros principais dessa língua, a qual ainda conta com os parâmetros secundários, que correspondem à disposição e orientação das mãos e à região de contato. A Língua de Sinais é produzida pelas mãos, sendo complementada por movimentos faciais e corporais. Esta língua ainda possui como recurso os classificadores 1, os quais auxiliam na construção de sua estrutura sintática. Essa língua que, no Brasil, denomina-se LIBRAS (abreviatura que corresponde a Língua Brasileira de Sinais) é a língua própria dos surdos que aqui vivem, sendo assim sua língua materna. Os surdos adquirem a Língua de Sinais de forma natural, logo esta deve ser sua primeira língua. 1 (ASSUNTO) Classificador: para conhecer mais sobre este assunto, leia Por uma gramática de Língua de Sinais, de Lucinda Ferreira Brito (Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; UFRJ, Departamento de Lingüística e Filologia, 1995).

3 3 Segundo Quadros (2004), as Línguas de Sinais são consideradas línguas naturais e, conseqüentemente, compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais meios de comunicação. A Língua de Sinais é uma língua de modalidade gestual-visual 2, tendo sua estrutura diferenciada da estrutura da Língua Portuguesa, que tem por base o campo oral-auditivo 3. Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. Assim como as línguas orais, a LIBRAS possui sua estrutura gramatical própria, contemplando todos os requisitos para a sua oficialização como língua. A Língua de Sinais não é universal. Além disso, a Língua de Sinais pode variar de acordo com as diferentes regiões de um mesmo país. No caso do Brasil, a Língua de Sinais é a LIBRAS. Por exemplo: a Língua Portuguesa é diferente da Língua Inglesa; da mesma forma, a Língua Brasileira de Sinais difere da Língua de Sinais própria dos países de Língua Inglesa, como os Estados Unidos. Através da LIBRAS, os surdos brasileiros irão adquirir sua linguagem, assim como os ouvintes que vivem no Brasil construirão sua linguagem através da Língua Portuguesa. Vejamos agora características da LIBRAS, segundo Brito (1995) e Quadros (2004). A.2 Estrutura lingüística da LIBRAS Como já foi mencionado, a LIBRAS possui uma estrutura gramatical própria, sendo composta por parâmetros principais, os quais são: a configuração da(s) mão(s) (CM), o movimento (M) e o ponto de articulação (PA); e por parâmetros secundários, que são a disposição das mãos, a orientação das mãos e a região de contato. A LIBRAS não pode ser analisada tendo-se por base a Língua Portuguesa pelo fato de possuírem gramáticas diferenciadas. A estrutura da Língua de Sinais segue a ordem 2 (GLOSSÁRIO) Gestual-visual: utiliza meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão (QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. B, 2004). 3 (GLOSSÁRIO) Oral-auditivo: utiliza meio de comunicação e sons articulados que são percebidos pelos ouvidos (QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. B, 2004).

4 4 da forma como são processadas as idéias do pensamento do surdo, baseadas em sua perspectiva visual-espacial da realidade. Ainda sobre as diferenças entre as línguas, na LIBRAS, não são usados artigos, preposições, conjunções e demais elementos de ligação. A.3 Léxico ou vocabulário de LIBRAS Na LIBRAS, existem palavras que são soletradas manualmente, forma que pode ser comparada a um empréstimo da Língua Portuguesa, ou seja, a um empréstimo lingüístico. Essas formas são consideradas léxicos não-nativos. O léxico nativo corresponde aos sinais que utilizam classificadores. Figura1: desculpe...

5 5 Figura 2:...obrigada A.4 Configuração de mãos (CM) A oficialização da configuração das mãos começou a ser formada com base nos dados coletados nas principais capitais do Brasil. A configuração de mãos representa a forma que a mão assume durante a realização de um sinal. Existem, ao todo, 46 configurações de mão 4 em LIBRAS, e elas podem ser diferenciadas pela extensão (lugar e número de dedos estendidos), pela contração (mão fechada, mão aberta) e pelo contato ou divergência dos dedos, os quais podem variar, apresentando uma mão configurada, uma mão configurada sobre a outra, que lhe serve de apoio (por exemplo: depois ), ou duas mãos configuradas de forma espelhada (por exemplo: nascer, ou fim ). 4 (ASSUNTO) Configurações de Mão: A quantidade das configurações de mão depende das pesquisas lingüísticas; algumas afirmam que são 61 (Jogo Educativo Configurações de mãos em LSB, produto disponível na loja LSB Vídeo), outras afirmam que são 64 (jogo Configuração de Mãos, produto disponível no Vídeo LIBRAS).

6 6 Figura 3: água... Figura 4:...trabalhar

7 7 Veja as imagens a seguir, referentes às quantidades de configurações de mãos: Figura 5: diferentes configurações de mãos BRITO, 1995, e A.5 Ponto de articulação 5 (PA) Na efetivação da Língua de Sinais, o ponto de articulação se refere ao local, no corpo do sujeito falante da língua ou na área definida pelo corpo, onde será realizado o sinal. Assim, uma maior especificação da posição é necessária, já que a região no espaço é muito ampla. Esse espaço é limitado e vai desde o topo da cabeça até a cintura, sendo que alguns pontos de articulação são mais precisos. As especificações dividem o corpo das pessoas em cabeça, tronco, braços, mãos, e também em outras pequenas partes como olhos, pescoço, pulso, palmas, etc. Alguns adjetivos explicam ainda mais o ponto. São aqueles que especificam a subdivisão do corpo em questão (lado direito, esquerdo, interno externo, etc.), além 5 (ASSUNTO) Ponto de Articulação: também é usado para esse termo o nome PONTO DE LOCAÇÃO (cf. QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre. Artes Médicas. 2004).

8 8 daqueles que informam se há o contato ou distância quando são realizados (imediatamente, próximo, em contato, distante, etc). Veja a imagem abaixo: Figura 6: água...

9 9 Figura 7:...desculpe A.6 Movimento Movimento representa o deslocamento de uma ou de ambas as mãos no espaço, durante a realização do sinal, abrangendo também o pulso e o antebraço. O movimento pode demarcar o sinal devido a sua freqüência ser marcada ou não por repetições, pela direção ou pelas diferentes formas de concretização do sinal, como por ligação ou separação. Para que seja realizado o sinal, é preciso haver um objeto e um espaço. As mãos do enunciador representam o objeto, enquanto que o espaço em que o movimento se realiza é a área em torno do corpo dessa pessoa. O movimento pode ser analisado através do tipo (variações que as mãos, os pulsos e os antebraços podem assumir durante o movimento), da direção (unidirecional, bidirecional ou multidirecional), da maneira (qualidade, tensão e velocidade) e da freqüência do sinal (movimentos simples ou repetidos). Compreenda melhor a análise dos movimentos por meio dos desenhos a seguir:

10 10 Figura 8: água... Figura 9:...trabalhar

11 11 A.7 Orientação / Direcionalidade Orientação ou direcionalidade refere-se à direção tomada pela mão na realização de determinado sinal. Pode-se direcionar a palma da mão para cima, para baixo, para dentro, para fora, para a direita, para a esquerda ou na diagonal. Os sinais possuem uma direção, e a inversão desta pode significar idéia de oposição, de contrariedade ou de concordância número-pessoal, como ocorre com os sinais AVISAR e ME AVISAR, GOSTAR e NÃO GOSTAR. Contudo, não são todos os sinais que possuem direcionalidade. Há alguns que não a possuem. Observe: Figura 10: avisar...

12 12 Figura 11:...me avisar. A.8 Expressão facial e/ou corporal Tanto a expressão facial, quanto o movimento realizado pelo corpo, podem ser considerados elementos não-manuais. Ou seja, além dos parâmetros principais e secundários, os não-manuais participariam também da língua, tendo por objetivo a diferenciação de significados e a marcação na construção sintática da língua. Assim como os ouvintes usam a voz com tonalidades (quando estão muito bravos ou pouco bravos, por exemplo), os surdos usam a expressão facial. Observe as imagens:

13 13 Figura 12: alegre ( - - fraco; - + médio; + + forte) Figura 13: cansado ( - - fraco; - + médio; + + forte) TIPOS DE FRASES EM LIBRAS

14 14 Na Língua de Sinais, são usadas expressões faciais e corporais na estruturação das frases. Para se perceber se determinada frase expressa afirmação, interrogação, exclamação ou negação, é necessário observar-se a expressão facial e a expressão corporal utilizadas em determinados sinais, na realização da frase. Essas expressões são comuns na comunicação dos surdos, fazendo parte da sua língua. Veja alguns exemplos no vídeo. VOCÊ SABE LIBRAS. (Expressão neutra) VOCÊ SABE NÃO LIBRAS. (Expressão de negação) VOCÊ SABE LIBRAS? (Expressão de interrogação/dúvida) VOCÊ SABE LIBRAS! (Expressão de surpresa) Atividade (veja o vídeo): No vídeo, aparecerá uma figura para cada pergunta. Em seguida, a professora sinalizará os sinais. Observe o vídeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas através do ambiente virtual, conforme orientações do professor da disciplina. Acerte qual é a Configuração de Mão correspondente a cada figura apresentada, colocando a, b ou c. Configurações de mãos 1. Qual é a Configuração de Mão referente a esta figura? Qual é a Configuração de Mão referente a esta figura? 3. Qual é a Configuração de Mão referente a esta figura?.. 4. Qual é a Configuração de Mão referente a esta figura?.. 5. Qual é a Configuração de Mão referente a esta figura?.. Ponto de Articulação

15 15 1. Qual é o sinal que se localiza no espaço neutro?.. 2. Qual é o sinal que se localiza no queixo? Qual é o sinal que se localiza na testa? Qual é o sinal que se localiza no tronco?... Movimento 1. Qual é o sinal que tem movimento? Qual é o sinal que não tem movimento?... Orientação / Direcionalidade 1. Qual é o sinal correto para avisar e para me avisar?.. 2. Qual é o sinal que tem direcionalidade?.. 3. Qual é o sinal que não tem direcionalidade?.. Expressão facial 1. Qual é a expressão facial para desconfiada? 2. Qual é a expressão facial para sono? 3. Qual é a intensidade forte da expressão facial do sinal risada? Qual é a expressão interrogativa? Qual é a expressão afirmativa?

16 Qual é a expressão exclamativa?... Atividade da Unidade A: Caro aluno, para encerar esta unidade, propõe-se que você leia: KARNOPP, L.B. Língua de Sinais na Educação dos Surdos. In: Adriana da Silva Thoma e Maura Corcini Lopes. A Invenção da Surdez: cultura, alteridade, identidades e diferença no campo da educação. Santa Cruz: EDUNISC, Após a leitura, disponibilize suas impressões na ferramenta biblioteca, conforme as orientações do professor disponíveis na agenda da disciplina. Referências da Unidade A: BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de Língua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; UFRJ, Departamento de Lingüística e Filologia, KARNOPP, L.B. Língua de Sinais na Educação dos Surdos. In: THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini. A Invenção da Surdez: cultura, alteridade, identidades e diferença no campo da educação. Santa Cruz: EDUNISC, QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artes Médicas, Sites Indicados:

17 17 Unidade B GRAMÁTICA I Esta unidade tem como objetivo apresentar aos alunos os pronomes (pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos) que são usados na LIBRAS. Para isso, serão citados exemplos, como também serão propostos exercícios que ajudarão na fixação dos elementos estudados e que elucidarão o conteúdo abordado. Além disso, trabalharemos também com os numerais cardinais. O aprendizado dos numerais cardinais, iniciado no Caderno I, será continuado nessa unidade, permitindo maior desenvolvimento do conhecimento dessa parte da língua. É importante que saibamos reconhecer e identificar o uso dos diferentes pronomes e dos numerais cardinais e ordinais dentro da LIBRAS. (Veja o vídeo) B.1 Pronomes pessoais O uso dos pronomes pessoais varia um pouco de pessoa para pessoa. Algumas pessoas não identificam o seu gênero, por exemplo,outras, no entanto, apresentam-se assim: EU - MULHER; ELE -HOMEM (observe o vídeo). Primeira pessoa: EU, NÓS 2, NÓS 3, NÓS 4, NÓS em GRUPO, NÓS TODOS. Segunda pessoa: VOCÊ, VOCÊS 2, VOCÊS 3, VOCÊS 4, VOCÊ em GRUPO, VOCÊS TODOS. A terceira pessoa: parecido com segunda pessoa, só que a terceira pessoa não está presente no lugar. ELE, ELES 2, ELES 3, ELES 4, ELE em GRUPO, ELE TODOS. Atividade (veja o vídeo): No vídeo, aparecerá uma figura para cada pergunta. Após isso, a professora sinalizará os pronomes pessoais. Observe o vídeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas através do ambiente virtual, conforme orientações do professor da disciplina.

18 18 Acerte qual é o sinal, colocando a, b ou c. 1. Qual é a Primeira Pessoa referente a NÓS 3? Qual é a Segunda Pessoa referente a VOCÊ em GRUPO? Qual é a Terceira Pessoa referente a ELES 2?... B.2 Pronomes demonstrativos e advérbios de lugar (veja no vídeo) Apenas apontar a configuração de mão, a qual representa o número 1. Pronomes demonstrativos: ESTA, ESSA, AQUELA. Advérbios de lugar: AQUI, AÍ, LÁ. B.3 Pronomes possessivos (veja no vídeo) EU MEU LIVRO VOCÊ SEU LÁPIS ELE SEU FILHO (dela) B.4 Pronomes interrogativos: onde, que, quem (veja no vídeo) Os sinais para QUEM e para O QUE são iguais, só dependem do contexto. Às vezes, o sinal QUEM aparece junto ao sinal PESSOA, assim: QUEM-PESSOA. Observe as frases que não estão estruturadas na Língua Portuguesa, mas sim em LIBRAS. Observe apenas em LIBRAS no vídeo. QUEM: Quem nascer Santa Maria - RS? Quem professora LIBRAS? O QUE: O que LIBRAS? O que Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)?

19 19 ONDE: Onde você nascer? Onde curso Libras? Atividade (veja no vídeo): No vídeo, aparecerá uma figura para cada pergunta. Em seguida, a professora sinalizará os pronomes interrogativos. Observe o vídeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas através do ambiente virtual, conforme orientações do professor da disciplina. Acerte qual é o sinal, colocando a, b ou c. 1. Qual é o sinal para QUEM?.. 2. Qual é o sinal para O QUE?.. 3. Qual é o sinal para ONDE?.. Atividade: Soletração Visualize a soletração e anote os nomes: (veja o vídeo) B.5 Numerais cardinais (veja no vídeo) Os números de 1 até 10 já foram estudados no caderno de Libras I; portanto, agora vamos trabalhar a partir do número 11. Atividade: (veja o vídeo) No vídeo, aparecerá uma figura para cada pergunta. Após isso, a professora sinalizará os numerais cardinais. Observe o vídeo e marque a alternativa correta.

20 20 Envie as respostas através do ambiente virtual, conforme orientações do professor da disciplina. Acerte qual é o sinal do número, colocando a, b ou c. 1. Qual é o sinal do número 11? Qual é o sinal do número 33? Qual é o sinal do número 57? Qual é o sinal do número 71? Qual é o sinal do número 96? Qual é o sinal do número 104? Qual é o sinal do número 185? Qual é o sinal do número 3.489? Qual é o sinal do número 8.525? Qual é o sinal do número ?... B.6 Objeto (veja o vídeo) Onde está? A professora identifica os objetos pelos números, ensinando os sinais e localizando cada um em um lugar determinado. O aluno deve colocar o número do objeto no lugar que a professora indicar.

21 21 Figura 14: Sala Figura 15: Cozinha

22 22 Atividade: (veja o vídeo) No vídeo, a professora sinalizará um objeto. Em seguida, aparecerão três figuras para cada pergunta. Observe o vídeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas através do ambiente virtual, conforme orientações do professor da disciplina. Acerte qual é o sinal do objeto, colocando a, b ou c. 1. Qual é a figura de TDD? 2. Qual é a figura de televisão? 3. Qual é a figura de liqüidificador? 4. Qual é a figura de caixa de fósforos? Atividade da Unidade B: Caro aluno, para encerrar esta unidade, propõe-se que você leia O des(encontro) entre Itard e Victor: os fundamentos de uma Educação Especial (In: BANKS-LEITE, Luci; GALVÃO, Izabel. A Educação de um Selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Editora Cortez, 2000). Após a leitura, será agendado um fórum de discussão, conforme a orientação contida na agenda da disciplina. Referências da Unidade B: BANKS-LEITE, Luci; GALVÃO, Izabel. A Educação de um Selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Editora Cortez, 2000 FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna. LIBRAS em Contexto: Curso Básico: Livro do Professor. 4. ed. Rio de Janeiro: LIBRAS Editora Gráfica, 2005.

23 23 PIMENTA, Nelson. Coleção Aprendendo LSB. Volume I: básico. Rio de Janeiro, SACKS, Oliver. Vendo Vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

24 24 Unidade C FIGURAS GEOMÉTRICAS 6 Na realização das figuras geométricas na LIBRAS, é imprescindível o conhecimento dos Classificadores, os quais já foram trabalhados no Caderno I. Como foi mencionado anteriormente, para algumas palavras da Língua Portuguesa, não existe um sinal específico, porém é possível expressá-las utilizandose os Classificadores. Nas Figuras Geométricas, é preciso observar as formas existentes e, através dos Classificadores, identificar as palavras quando não existe o sinal respectivo para elas. Assim, pode-se realizar, na LIBRAS, as palavras que se referem às figuras geométricas, porém algumas delas serão representadas através de Classificadores, e não de sinais específicos. Por isso, é importante ter conhecimento do uso dos Classificadores, quando se referem às figuras geométricas, tendo domínio sobre eles. Veja o vídeo Classificadores C.1 Quatro objetos semelhantes 6 (ASSUNTO) Figuras geométricas: as figuras geométricas estão contidas nos Classificadores, sendo mais utilizadas para referir-se a marcas de produtos, camisetas, algumas formas de casas (janelas, portas, telhados...), etc.

25 25 Figura 16 Observe os quatros objetos semelhantes. A professora mostrará os Classificadores nos dois primeiros objetos de cada fileira. Nos dois seguintes, a professora classificará a forma dos objetos. Desenhe no interior dos objetos o que a professora sinalizou. C.2 Formas Assimétricas Museu de Garrafas

26 26 Figura 17 Vamos visitar o Museu de Garrafas. Vejamos como são as garrafas. Observe os desenhos. A professora classificará as garrafas e os números. Em seguida, você colocará os números ao lado das garrafas, na ordem em que a professora sinalizou-as. C.3 COISAS PERDIDAS Parque de Diversões

27 27 Figura 18 Vamos conferir as coisas que foram perdidas no Parque de Diversões. Observe os desenhos. A professora classificará as coisas perdidas e colocará os números em ordem. Em seguida, você colocará os números ao lado das coisas perdidas que a professora sinalizou. Após isso, a professora mostrará os sinais das coisas perdidas numeradas em ordem. Atividade: (veja o vídeo) No vídeo, a professora sinalizará um objeto. Aparecerão três figuras para cada pergunta. Observe o vídeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas através do ambiente virtual, conforme orientações do professor da disciplina. Acerte qual é o sinal do objeto, colocando a, b ou c. 1. Qual é a figura de talco? 2. Qual é a figura de mouse?

28 28 3. Qual é a figura de binóculo? 4. Qual é a figura de lâmpada? 5. Qual é a figura de adoçante? 6. Qual é a figura de cartão de crédito? MANIPULAÇÕES GERAIS (veja o vídeo) Atividade (veja o vídeo) No vídeo, aparecerá uma figura para cada pergunta. Após isso, a professora mostrará como são os classificadores de manipulações gerais. Observe o vídeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas através do ambiente virtual, conforme orientações do professor da disciplina. Acerte como são os classificadores, colocando a, b ou c. Figura 19. Como é o classificador de apertar a campainha?

29 29... Figura 20. Como é o classificador de girar o macaco? Figura 21. Como é o classificador de girar a tampa do esmalte?

30 30 Figura 22. Como é o classificador de empurrar o creme? Figura 23. Como é o classificador de girar a maçaneta?

31 31 Figura 24. Como é o classificador de apertar o desodorante?... Atividade da Unidade C: Caro aluno, para encerar esta unidade, propõe-se que você leia o primeiro capítulo da obra Vendo Vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos, de Oliver Sacks (Rio de Janeiro: Imago, 1990). Após a leitura, disponibilize suas impressões sobre o texto na ferramenta biblioteca, conforme as orientações do professor, disponíveis na agenda da disciplina. Referências da Unidade C: FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna. LIBRAS em Contexto: Curso Básico: Livro do Professor/. 4º edição - Rio de Janeiro: LIBRAS Editora Gráfica, 2005.

32 32 PIMENTA, Nelson. Coleção Aprendendo LSB. Volume I: básico. Rio de Janeiro, SACKS, Oliver Vendo Vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

33 33 Unidade D SINAIS BÁSICOS III Nessa unidade, iremos conhecer mais sobre os sinais das frutas. Algumas frutas possuem sinal próprio, enquanto que, para a identificação de outras, é necessário utilizar-se Classificadores (CL). Para caracterizar a fruta kiwi, por exemplo, usa-se CL, fazendo a forma de kiwi, como bola estreita, e a cor marrom. Quanto às profissões, algumas possuem sinal composto, como a profissão de açougueiro (homem + carne + vender); assim como carteiro (homem + carta). Também é importante a utilização de expressões faciais e corporais. Na expressão corporal de frio, por exemplo, é preciso encolher um pouco os ombros, como se realmente se estivesse sentindo frio, para que se possa transmitir o sentido do sinal. É necessário ter conhecimento dos sinais e dominar o uso dos Classificadores, caso não exista ou não se conheça o sinal de uma determinada fruta. Também se deve estudar os sinais de algumas profissões e reconhecer a importância das expressões corporais e faciais na Língua de Sinais. D.1 Frutas e alimentos (veja o vídeo) Alguns alimentos e frutas possuem sinais próprios, outros não. Nesse caso, usase o classificador juntamente com a cor referente à fruta em questão. A maioria das verduras e dos legumes é representada pelo classificador. Observe o desenho da família unida no momento das refeições (Veja o vídeo):

34 34 Figura 25: Café de manhã Figura 26: Almoço e Sobremesa

35 35 Figura 27: Lanche Figura 28: Jantar

36 36 Figura 29: Frutas Atividade: (veja o vídeo) No vídeo, aparecerá uma figura para cada pergunta. Após isso, a professora sinalizará os alimentos. Observe o vídeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas através do ambiente virtual, conforme orientações do professor da disciplina. Acerte qual é o sinal relativo aos alimentos em questão, colocando a, b ou c. 1. Qual é o sinal de maçã? 2. Qual é o sinal para pão fatiado?.. 3. Qual é o sinal para bolo? Qual é o sinal para chá? Qual é o sinal para sopa?...

37 37 6. Qual é o sinal para pêra? 7. Qual é o sinal para café?. 8. Qual é o sinal para bergamota? 9. Qual é o sinal para melão?. 10. Qual é o sinal para refrigerante?. 11. Qual é o sinal para gelatina?. 12. Qual é o sinal para feijão?. Observe o desenho: as crianças sonham com a profissão que desejam seguir quando crescerem. No desenho, a nuvem está representando o sonho das crianças quanto às suas futuras profissões. (veja o vídeo) Atividade: (veja o vídeo) No vídeo, aparecerá uma figura para cada pergunta. Após isso, a professora sinalizará as profissões. Observe o vídeo e marque a alternativa correta. Envie as respostas através do ambiente virtual, conforme orientações do professor da disciplina. Acerte qual é o sinal da profissão, colocando a, b ou c. 1. Qual é o sinal de juiz? Qual é o sinal de intérprete?. 3. Qual é o sinal de advogada?. 4. Qual é o sinal de dentista?

38 38 5. Qual é o sinal de policial? 6. Qual é o sinal de mecânico? D.2 Uso de expressões corporais e faciais (veja o vídeo) Intensidade: ( - - fraco; - + médio; + + forte) BEM, MÉDIO, MAL, CIÚMES, CANSADO, QUE SACO, CHORAR, BRABO, NERVOSA, EXIBIDA, RISADA, DOR, FEDOR, EMOÇÃO. Atividade: (veja o vídeo) No vídeo, a professora mostrará as expressões. Observe qual é a intensidade da expressão, colocando a letra a para fraco, b para médio ou c para forte. Marque a alternativa correta e envie as respostas através do ambiente virtual, conforme orientações do professor da disciplina. 1. BEM CIÚMES EMOÇÃO MEDO 5. EXIBIDA DESCONFIADA... D.3 Histórias curtas (veja o vídeo) Atividade: (veja o vídeo)

39 39 No vídeo, a professora conta histórias curtas. Essas histórias mostram como ocorre a imaginação da cultura surda. Observe que a professora sinalizará primeiramente o número correspondente à história. Em seguida, anote o número obedecendo à ordem em que a professora sinalizou a história e envie as respostas através do ambiente virtual, conforme orientações do professor da disciplina. Figura 30

40 40 Figura 31 Figura 32

41 41 Figura 33 Atividade da Unidade D: Caro aluno, para encerrar esta unidade, propõe-se que você leia o texto: Morfologia das Línguas de Sinais (In: QUADROS, R. e KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004). Após a leitura, disponibilize suas impressões sobre o texto na ferramenta biblioteca, conforme as orientações do professor disponíveis na agenda da disciplina. Referências da Unidade D: FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna. LIBRAS em Contexto: Curso Básico: Livro do Professor. 4. ed. Rio de Janeiro: LIBRAS Editora Gráfica, QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre. Artes Médicas

42 42 UFSM. Estrutura e Apresentação de Monografias, Dissertações e Teses: MDT/Universidade Federal de Santa Maria. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. 6. ed. Santa Maria: Editora da UFSM, PRPGP, 2005.

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

PARÂMETROS DA LIBRAS

PARÂMETROS DA LIBRAS 1 PARÂMETROS DA LIBRAS Prof. Giselli Mara da Silva Introdução Há alguma característica das línguas humanas que as diferencia das outras linguagens? De que forma essas características aparecem nas línguas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

Curso Intermediário de LIBRAS

Curso Intermediário de LIBRAS Curso Intermediário de LIBRAS 1 Curso Intermediário de LIBRAS 2 Unidade 2 Fazer as compras Sábado foi dia de ir ao Tok Stok. Nós, casal, fomos passear e dar uma voltada para olhar os moveis e objetos.

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Teste de Habilidade Específica - THE

Teste de Habilidade Específica - THE LEIA COM ATENÇÃO 1. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 2. Preencha os dados pessoais. 3. Autorizado o inicio da prova, verifique se este caderno

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos TÓPICOS LINGUÍSTICOS: SINTAXE NA LIBRAS Magno Pinheiro de Almeida (UEMS/UFMS) mpa_magno@hotmail.com Miguél Eugenio Almeida (UEMS) mealmeida_99@yahoo.com.br A língua já não é agora livre, porque o tempo

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Objetivos. Introdução. Letras Português/Espanhol Prof.: Daniel A. Costa O. da Cruz. Libras: A primeira língua dos surdos brasileiros

Objetivos. Introdução. Letras Português/Espanhol Prof.: Daniel A. Costa O. da Cruz. Libras: A primeira língua dos surdos brasileiros Letras Português/Espanhol Prof.: Daniel A. Costa O. da Cruz Libras: A primeira língua dos surdos brasileiros Objetivos Apresentar a discussão atual sobre a primeira língua dos surdos: a língua de sinais;

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões Prof. MSc. Hugo Souza Se você precisar manter informações sobre seus usuários enquanto eles navegam pelo seu site, ou até quando eles saem

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos A U L A Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos,

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

46 Dona Nobis Pacem: alturas Conteúdo

46 Dona Nobis Pacem: alturas Conteúdo Introdução Formação de tríades maiores menores Arpejos maiores e menores Cânone Sobreposição de vozes formando acordes Inversão de acordes Versões do cânone Dona Nobis Tonalidades homônimas Armaduras Influência

Leia mais

mbiente Virtua de Aprendizagem

mbiente Virtua de Aprendizagem mbiente Virtua de Aprendizagem Apresentação Este é o Ambiente Virtual de Aprendizagem - o AVA da Unisuam Online. É nosso desejo que a UNISUAM lhe proporcione uma qualificação acadêmica condizente com suas

Leia mais

Libras. Teleaula 1. Apresentação da Professora. Ementa. Organização da Disciplina. Contribuições da Disciplina. Profa.

Libras. Teleaula 1. Apresentação da Professora. Ementa. Organização da Disciplina. Contribuições da Disciplina. Profa. Apresentação da Professora Libras Teleaula 1 Profa. Elizanete Fávaro Pedagogia (Facinter) Pós-Graduação em Educação Bilíngue (IPM) Cursando Letras/Libras (UFSC) Credenciada como Instrutora de Libras (FENEIS/CTBA)

Leia mais

Ambientes de exemplo do Comunicar com Símbolos

Ambientes de exemplo do Comunicar com Símbolos Ambientes de exemplo do Comunicar com Símbolos As atividades exemplificativas foram elaboradas para mostrar alguns tipos de atividades que podem ser feitas usando os ambientes do Comunicar com Símbolos.

Leia mais

Deficiência auditiva parcial. Annyelle Santos Franca. Andreza Aparecida Polia. Halessandra de Medeiros. João Pessoa - PB

Deficiência auditiva parcial. Annyelle Santos Franca. Andreza Aparecida Polia. Halessandra de Medeiros. João Pessoa - PB 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE MATERIAL DIDÁTICO- ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES Deficiência auditiva parcial Annyelle Santos Franca Andreza Aparecida Polia Halessandra

Leia mais

Língua Brasileira de Sinais LIBRAS

Língua Brasileira de Sinais LIBRAS Língua Brasileira de Sinais LIBRAS Professora conteudista: Andrea Rosa Sumário Língua Brasileira de Sinais LIBRAS Unidade I 1 LÍNGUA DE SINAIS: COMPLEXIDADE E EXPRESSIVIDADE...2 Unidade II 2 EDUCAÇÃO DE

Leia mais

Fabíola Féo Período: Abril, Maio e Junho. NAPNE Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais.

Fabíola Féo Período: Abril, Maio e Junho. NAPNE Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais. LIBRAS Aula noite I a VI Fabíola Féo Período: Abril, Maio e Junho. NAPNE Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais. LIBRAS HISTÓRIA Gerolamo Cardomo (1501 a 1576), médico e matemático

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Guia do Aluno Disciplinas EAD. UNIPs

Guia do Aluno Disciplinas EAD. UNIPs Guia do Aluno Disciplinas EAD UNIPs Sumário GUIA DO ALUNO / DISCIPLINAS EAD - UNIPs 3 1. ACESSO... 3 2. AULA INSTRUCIONAL / INTRODUÇÃO À EAD... 5 3. DISCIPLINA EAD... 8 4. COMO ESTUDAR NA EAD... 10 5.

Leia mais

Ciências da Natureza I Ensino Médio Oficina Espelhos Material do aluno

Ciências da Natureza I Ensino Médio Oficina Espelhos Material do aluno Caro aluno, Este material foi produzido objetivando que você aprofunde seus conhecimentos sobre os espelhos planos e os espelhos esféricos côncavos e convexos. Antes de iniciar as atividades desta oficina

Leia mais

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico Sobre o Google Acadêmico Ajuda do Google Acadêmico Dicas de pesquisa avançada Suporte para bibliotecas Suporte para editoras Coloque o Google Acadêmico no seu site Como entender um resultado de pesquisa

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

Introdução ao EBSCOhost 2.0

Introdução ao EBSCOhost 2.0 Introdução ao EBSCOhost 2.0 Tutorial support.ebsco.com O que é? O EBSCO Host é um poderoso sistema de referência on-line acessível através da Internet, e oferece uma variedade de bases de dados de texto

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Desfazendo Mitos e Mentiras Sobre Línguas de Sinais

Desfazendo Mitos e Mentiras Sobre Línguas de Sinais Desfazendo Mitos e Mentiras Sobre Línguas de Sinais Renê Forster 1 Resumo: Este artigo apresenta uma das cartilhas desenvolvidas pelo Programa Surdez com informações sobre a LIBRAS e as línguas de sinais

Leia mais

Psicopedagogia Institucional

Psicopedagogia Institucional Psicopedagogia Institucional Pós-graduação 03 Módulo A: Introdução à Psicopedagogia Teorias da Aprendizagem Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Desafio Profissional. Enunciado O tema deste

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Palavras-chave: Recursos lúdicos; ensino-aprendizagem; matemática.

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Palavras-chave: Recursos lúdicos; ensino-aprendizagem; matemática. UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Wallace Camargo Ferreira 1 IFRN, Campus Natal-Central wcf.ifrn@hotmail.com Resumo: A presente exposição tem como objetivo estimular

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA. Informações do curso O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Básica, convida você para conhecer o Programa Nacional

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

yuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxc

yuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxc qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyui opasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopas

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3.

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3. TRADUÇÃO E INTÉRPRETAÇÃO DE LIBRAS EM PROCESSOS SELETIVOS: O CASO DA UEPA. 1 ANDRÉ LUIZ SILVA DANTAS 2 Resumo: A proposta deste artigo é, de maneira inicial e exploratória, discutir como a tradução/interpretação

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar:

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar: A Educação Bilíngüe Proposta de educação na qual o bilingüismo atua como possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence.(eulália Fernandes) 1 A Educação Bilíngüe»

Leia mais

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Introdução O computador como ferramenta indispensável: Faz parte das nossas vidas; Por si só não faz nada de útil; Grande capacidade de resolução

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Gerenciamento de Contatos

Gerenciamento de Contatos Gerenciamento de Contatos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar todos os contatos da empresa. Além dos dados mais importantes, o módulo permite cadastrar anotações e relacionar as tarefas e eventos

Leia mais

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.

Leia mais

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras. 6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE MANUAL DO PREVSYSTEM WEB Índice Objetivo... 2 Iniciando... 2 Menu de Opções... 3 Opção Participantes... 3 Opção Benefícios... 4 Opção Empréstimos... 4 Opção

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Nesta aula você aprenderá a diferenciar um desenhista de um ilustrador e ainda iniciará com os primeiros exercícios de desenho. (Mateus Machado) O DESENHISTA E O ILUSTRADOR Ainda que não sejam profissionais

Leia mais

Animação, infantil, escovação, cuidados, dentes, respeito.

Animação, infantil, escovação, cuidados, dentes, respeito. DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA Balinha e Dentinho 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S) Os óculos da vovó 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio Os óculos da vovó faz parte

Leia mais

Capítulo 1 x Você está aqui. IÉIA GERAL E SEUS TÓPICOS COMPREENENO E PRATICANO A partir deste momento, vamos trilhar um caminho que vai levá-lo a redigir organizadamente. Há muitas formas de se alcançar

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

Esses parâmetros diferenciarão os sinais da Libras apresentados nesta aula.

Esses parâmetros diferenciarão os sinais da Libras apresentados nesta aula. COMUNICAÇÃO VISUAL O tema da nossa primeira aula é a Comunicação Visual, que pode ser definida como todas as formas de expressão da linguagem que possam ter seus conteúdos apreendidos pela visão. A manifestação

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress.

Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress. 1 TUTORIAL PARA DEIXAR POSTAGENS E PÁGINAS BEM POSICIONADAS Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress. Conhecimento básico de Html

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO 1

PROJETO PEDAGÓGICO 1 PROJETO PEDAGÓGICO 1 Projeto Pedagógico Por Beatriz Tavares de Souza* Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Formato: 20,5 cm x 22 cm Número de páginas: 32

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO II PROFESSORA: PATRÍCIA

Leia mais

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 CONSIDERAÇÕES GERAIS O objetivo deste documento é informar a estrutura e a informação esperadas num texto de Trabalho de Graduação. O conteúdo do texto deverá ser

Leia mais

Manual Passo a Passo

Manual Passo a Passo Manual Passo a Passo 2015 ACESSO SELEÇÃO DE RA SELEÇÃO DO PRODUTO CARRINHO DE COMPRAS FECHAR PEDIDO ENDEREÇO DE ENTREGA TIPO DE FRETE INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO PAGAMENTO CARTÃO DE CRÉDITO PAGAMENTO BOLETO

Leia mais

Manual do Aluno. NetAula. Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1

Manual do Aluno. NetAula. Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1 Manual do Aluno NetAula Manual produzido pela Coordenadoria de Capacitação e Formação Continuada 1 Manual do Aluno NetAula Caro aluno da EAD da ULBRA Para você ter acesso às salas das disciplinas ofertadas

Leia mais

Software. Gerenciamento de Manutenção

Software. Gerenciamento de Manutenção Software Gerenciamento de Manutenção Tutorial Passo a Passo Do Cadastro de Serviço à Consulta de Serviços Realizados Tutorial Recomendações AsinformaçõesutilizadasnestetutorialsãoasmesmasquevocêtemnoseuBancodeDados

Leia mais

Instrumento de Intervenção

Instrumento de Intervenção UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA ANEXO Instrumento de Intervenção Ana Isabel Mendes Codeço 2010 Planeamento da Sessão nº. 1 Data: 04/03/2010 Objectivo Geral: Desenvolver a

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

JANGADA IESC ATENA CURSOS

JANGADA IESC ATENA CURSOS JANGADA IESC ATENA CURSOS MÁRCIA INÊS DE OLIVEIRA DA SILVA SURDEZ PROJETO DE PESQUISA Passo Fundo 2015 TEMA: Surdez DELIMITAÇÃO DO TEMA: O Tema delimita-se a inclusão de crianças surdas nas escolas de

Leia mais

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professoresmatematica-623627.shtml

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professoresmatematica-623627.shtml Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professoresmatematica-623627.shtml Projeto de formação de professores em Matemática Um projeto exclusivo

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Tutorial 5 Questionários

Tutorial 5 Questionários Tutorial 5 Questionários A atividade Questionário no Moodle pode ter várias aplicações, tais como: atividades de autoavaliação, lista de exercícios para verificação de aprendizagem, teste rápido ou ainda

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 5 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 5 I Querer + verbo Achar + que Eu quero Eu acho Você/ ele/ ela quer Você/ ele/

Leia mais

GESTOR ONLINE Gestor Online Principais Recursos:

GESTOR ONLINE Gestor Online Principais Recursos: O GESTOR ONLINE da Claro é a ferramenta para gerenciamento dos celulares da sua empresa. Com o Gestor Online sua empresa tem mais facilidade e controle no consumo das linhas dos seus funcionários. Principais

Leia mais

AULA 04. Profª Matilde Flório. Orientações Didáticas:Alfabetização e Letramento EJA e MOVA

AULA 04. Profª Matilde Flório. Orientações Didáticas:Alfabetização e Letramento EJA e MOVA AULA 04 Profª Matilde Flório Orientações Didáticas:Alfabetização e Letramento EJA e MOVA CONCURSO PMSP 2011 PARCERIA FÁBRICA DE IDÉIAS PEDAGÓGICAS - APROFEM E JORNAL DOS CONCURSOS www.aprofem.com.br www.fiped.com.br

Leia mais