Quando as coisas se encaixam, o todo fica maior que a soma das partes 10

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quando as coisas se encaixam, o todo fica maior que a soma das partes 10"

Transcrição

1

2 ÍNDICE sindicato do comércio Trajetória do sistema de inovação em Jundiaí motivos para apostar no Centro de Inovação 04 Quando as coisas se encaixam, o todo fica maior que a soma das partes 10 Gestão e Governança 12 Organismos e Atribuições 14 Atual infraestrutura Física Disponível 17 Nova Incubadora Tecnológica de Jundiaí Criar empresas é a melhor maneira de prover a economia sustentável 18 Centro de Inovação A inovação não é espontânea, ela precisa de ambientes adequados 20 O que esperar com a vinda do Parque Tecnológico 24 Perfil do município de Jundiaí 26 Evolução do Sistema 30 As conquistas 32 Os próximos passos 34 Grandes projetos, líderes iluminados 36

3 sindicato do comércio 03 TRAJETÓRIA DO SISTEMA DE INOVAÇÃO EM JUNDIAÍ. Crédito: Dr. Devanildo Damião. Jundiaí apresenta indicadores econômicos e sociais bastante favoráveis, portanto, uma cidade diferenciada e importante do Estado. A condição logística, tem grande participação aliada a força produtiva empregada nos segmentos agro, industrial, de serviços e comércio. Mas, a dinâmica de uma sociedade competitiva, não permite descansar sobre os resultados de ações e condições passadas, é preciso dispensar posições reativas e construir o futuro com inovações e visão de futuro. Para tal, torna-se fundamental agrupar atores fundamentais da sociedade, a academia, as empresas e o poder público. O alinhamento dos vetores é fundamental para prover soluções que sejam rápidas e respondam à complexidade de forma direta aos anseios da sociedade. O desafio de envolver diferentes segmentos, somente é possível, com bases legitimas alicerçadas em projetos que promovam o bem estar da população, por sua vez, os projetos devem estar e permanecer alinhados em estratégias inteligentes. A opção pelo desenvolvimento de um Sistema de Inovação torna-se uma decisão histórica do Poder Público de Jundiaí que seguramente trará resultados significativos no futuro e projeta a nossa querida cidade como uma das mais promissoras do País com profissionais altamente qualificados e empresas com alta intensidade tecnológica alinhadas com a economia do conhecimento.

4 04 do comércio 20sindicato motivos para apostar no Centro de Inovação

5 sindicato do comércio 05

6 06 sindicato do comércio 1. Município com PIB de R$ 21,8 bilhões (2011), e participação de 0,53% na riqueza do País, é um grande polo de uma aglomeração urbana com mais de 700 mil habitantes. Jundiaí destaca-se pela localização privilegiada, entre as regiões metropolitanas de Campinas e São Paulo, sendo próxima também da aglomeração urbana de Sorocaba. 2. A Aglomeração Urbana de Jundiaí possui uma população de habitantes, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 40,7 Bilhões (SEADE, 2011). O Município de Jundiaí, polo da região, possui população de habitantes (SEADE, 2013). 3. O Município de Jundiaí destaca-se por seus indicadores de desenvolvimento social: o IDHM - PNUD do município de Jundiaí passou de 0,602 (35o lugar nacional) no ano de 1991, para 0,822 (11o lugar nacional) no ano de Jundiaí ocupa a 9a colocação nacional no índice IFDM FIRJAN, integrando o grupo de 4% dos municípios paulistas e 0,5% dos municípios brasileiros que possuem IFDM na faixa entre 0,9 e 1,0. Jundiaí obteve ainda o primeiro lugar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, no ranking de gestão municipal 2013 Macroplan. 5. Analisando-se as matrículas nos cursos de graduação presencial do município de Jundiaí (Fundação SEADE), destaca-se a concentração de matrículas nos cursos das áreas de Ciências Sociais, Negócios e Direito, com matrículas em 2011, e Engenharia, Produção e Construção, com matrículas em A área de Ciências, Matemática e Computação aparece com matrículas em O Município de Jundiaí conta com 10 instituições de ensino superior, sendo 08 faculdades, 01 centro universitário e 01 universidade. Jundiaí conta ainda com uma rede de escolas de ensino técnico.

7 sindicato do comércio 07 ESTRATEGICAMENTE Com a implantação do Centro de Inovação, a região de Jundiaí contará com um ambiente de inovação para capacitação de empreendedores e desenvolvimento de novas empresas de forma estruturada. 7. Esta é uma iniciativa inovadora no Brasil e servirá para fortalecer a marca de Jundiaí como um município inovador e gerador de oportunidades para as micro e pequenas empresas. 8. O processo resultou da articulação entre instituições de Ensino e tecido empresarial que promoveram movimento de interação bastante expressivo na sociedade, induzindo a necessidade de aceleração do projeto que somado à disponibilidade de um espaço nobre da Prefeitura resultaram na antecipação de fases do projeto propondo a criação do Centro de Inovação. 9. Jundiaí possui um centro de pesquisas público, o Centro APTA (Agência paulista de tecnologia dos agronegócios) de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico de Campinas e diversos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação privados: Siemens, Mahle, BRF, Dow, Bematech. 10. A área de atuação definido a partir do estudo vocacional para o Centro de Inovação de Jundiaí, envolve as Tecnologias de Informação e Comunicação, visto que se constitui no principal setor de alta intensidade tecnológica do município, com seu setor industrial destacando-se no ranking de empregos e no valor adicionado fiscal de Jundiaí. As principais empresas do polo de TI de Jundiaí possuem experiência em parcerias com universidades.

8 08 sindicato do comércio 11. A Incubadora Tecnológica de Jundiaí e a futura Incubadora de Comércio de Jundiaí integram um processo articulado de estruturação de habitats de inovação no município, fazendo parte de uma política pública específica para ciência, tecnologia e inovação em Jundiaí, em consonância com o projeto do Centro de Inovação. 12. Na área de software e sistemas, o interesse da CIJUN em instalar- -se como uma das empresas âncora apresenta-se como um fator positivo. A instalação da Incubadora Tecnológica de Jundiaí no mesmo edifício do Centro poderá gerar sinergias e projetos conjuntos. O principal desafio do Centro de Inovação de Jundiaí consiste no adensamento das empresas de software localizadas no município. Jundiaí possui o caso de sucesso da Bematech em software e sistemas. 13. Na área da indústria, apesar da importância do Polo de TI de Jundiaí na geração de empregos, verifica-se a necessidade de aumento na geração de empregos qualificados em TI no município. Por outro lado, empresas de TI locais tem demonstrado prática de relacionamento com universidades como a UNICAMP. Do ponto de vista da oferta de ciência e tecnologia, não existe ainda em Jundiaí uma área de competência técnica desenvolvida pelas instituições de ensino locais para atração de parcerias de projetos de P&D&I com empresa do polo. 14. O polo de TI de Jundiaí tende a ter importância econômica cada vez maior para o município, constituindo-se em seu principal setor industrial de alta intensidade tecnológica. A articulação com as empresas locais para definição das áreas de competência a serem desenvolvidas pelo Centro de Inovação de Jundiaí mostra-se bastante necessária. 15. A proximidade geográfica com UNICAMP e USP pode ser considerada como um fator positivo, pela oferta já consolidada em ciência e tecnologia. O Centro de Inovação de Jundiaí poderá identificar uma área de complementaridade para sua atuação.

9 sindicato do comércio 09 que Jundiaí tem conseguido atrair, no período recente, centros de pesquisa de empresas de diversos setores, como Siemens, Mahle, BRF, Dow, Bematech. 16Verifica-se 17. Para atração de centros de pesquisa em TI para Jundiaí, existem alternativas, como a implantação de centros de pesquisa cativos de empresas locais beneficiárias da Lei de Informática. Uma outra estratégia consiste na atração de laboratórios conjuntos entre empresas e universidades, estratégia que possui experiências concretas de sucesso, como em São José dos Campos. 18. Existem diversas incubadoras de empresas cadastradas como habilitadas para recebimento de recursos de empresas com base na Lei de Informática. A atração de recursos com esta estratégia pelo Centro de Inovação de Jundiaí depende ainda do desenvolvimento de áreas de competência técnica pelo centro. É importante ainda pesquisar o sucesso que as instituições atualmente cadastradas obtiveram na atração efetiva de recursos. 19. Destaca-se como ponto positivo o papel do poder público local, que vem investindo em políticas específicas em ciência, tecnologia e inovação, com o desenvolvimento de habitats de inovação de forma articulada, bem como com a articulação com entidades da sociedade civil. O esforço para o adensamento das instituições de ensino, com a atração do IFSP Jundiaí, também teve atuação decisiva do poder público local. 20. O projeto do Centro de Inovação de Jundiaí acontece precisamente no momento de uma Janela de Oportunidade para o município. Jundiaí vivencia a atração recente de centros de pesquisa, a oportunidade de articulação durante o planejamento da implantação dos cursos do IFSP Jundiaí, o fortalecimento do polo de TI, a implantação e desenvolvimento das incubadoras de empresas, além da articulação com a sociedade local. O Centro de Inovação de Jundiaí poderá ter papel relevante como facilitador neste processo de formação do Sistema de Inovação de Jundiaí.

10 SISTEMA DE INFORMAÇÃO Quando as coisas se encaixam, o todo fica maior que a soma das partes O estudo dos sistemas de inovação se constitui numa referência para as políticas públicas, para o desenvolvimento socioeconômico, para a requalificação dos espaços urbanísticos, além de subsidiar o planejamento estratégico dos agentes envolvidos diretamente nessas atividades.

11 sindicato do comércio 11 Estrutura do Sistema de Inovação. Tese de doutorado: Damião (2009) Nos países em desenvolvimento, entre os quais o Brasil, a organização dos ambientes inovadores se intensificou a partir do final da década de 90 com as mudanças nas diretrizes de políticas públicas. Entre essas mudanças, é possível destacar o maior envolvimento das autoridades locais nas ações e políticas visando o desenvolvimento econômico; o reconhecimento da importância das ações empreendedoras das pequenas e médias empresas e da inovação para geração de renda e emprego; e o esforço por uma maior interação entre as universidades, institutos de pesquisa e o setor produtivo. Sabe-se que os resultados dos sistemas de inovações são derivados, em parte, em relação ao seu nível de estruturação. Nessa perspectiva, a literatura diferencia os sistemas mais avançado, utilizando como critério o seu nível de formalização representado pela articulação entre o sistema científico e tecnológico e o sistema financeiro e a articulação entre os agentes públicos e privados. Especificamente, o caso brasileiro é caracterizado como integrante do grupo de países de sistema heterogêneo, os quais, dentre outras características, apresentam sistemas não estruturados. Tentar conceituar qualquer tipo de sistema de forma simplificada não é tarefa fácil, trataremos aqui considerando os princípios desenvolvidos por organismos de renomada competência como a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a qual trata a atividade inovativa como um processo de natureza evolucionário, que ocorre a partir da conjugação de fatores econômicos e institucionais. Nesse sentido, ganham destaque as especificidades locais, como: a natureza e o perfil das organizações, entendidas como atores do processo de inovação; as características das interações entre os elementos que compõe os subsistemas de inovação; e as instituições, que suportam e norteiam as interações inerentes às atividades inovativas. As organizações básicas que compõem os sistemas de inovação são as organizações, as instituições e as interações. i) relacionados as organizações envolvem as empresas, consideradas o local da atividade inovativa; as organizações científicas e tecnológicas, responsáveis pelo desenvolvimento do conhecimento básico e também, pela formação de recursos humanos; as organizações de fomento, em suas mais diversas configurações; e o capital empreendedor (venture capital-capital de risco (ou de oportunidade), seed money capital semente, business angels anjos investidores pessoa física) e o poder público em diferentes esferas de representação. ii) as instituições, por sua vez, representam as normas, diretrizes, regulamentos e os procedimentos formais e informais vigentes no contexto das operações do sistema de inovação. iii) Já as chamadas interações entre os atores, referem-se ao conjunto dos relacionamentos inerentes ao processo inovador, que podem ser de mercado (quando envolvem relações de compra e venda), extra-mercado (quando não envolvem relações diretas de compra e venda) e ainda, entre as organizações de apoio ou instituições, inclusive e substancialmente em relação a atividade de indução do poder público.

12 12 sindicato do comércio GESTÃO E GOVERNANÇA.

13 sindicato do comércio 13 Estrutura administrativa básica A Gestão de um ambiente complexo pressupõe o desenvolvimento de estruturas organizadas para tomada de decisões e operações administrativas. Assim, torna-se conveniente abordar os elementos da composição e formatação de seus órgãos diretivos básicos, de acordo com a literatura e as experiências internacionais. A Prefeitura no projeto estará representada pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí, a qual desenvolverá a Governança do projeto sendo a interface técnica para relação com as entidades responsáveis pela gestão e os objetivos do projeto. Também será organizado um Conselho Municipal para tratar do tema de Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja composição envolverá membros da academia, das empresas e da Sociedade Civil.

14 14 ORGANISMOS E ATRIBUIÇÕES:

15 sindicato do comércio 15 Governança - Será da Prefeitura Municipal de Jundiaí, a qual é a entidade proprietária da área para Construção do Centro de Inovação e também responsável pela construção dos equipamentos. A mesma elaborou um convênio com o Sincomércio - Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e região, para gestão da Incubadora Tecnológica e também do Centro de Inovação, com plano de trabalho com indicadores definidos para cada item. Entidade Gestora - Mecanismo organizado para desenvolver atividades relacionadas à gestão, operação e articulação do Centro de Inovação, a entidade escolhida foi o Sincomércio - Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e região, que será responsável: Facilitar e promover a cooperação entre universidade e empresas e entre as próprias empresas localizadas no Centro de Inovação, ou associadas a ele, de modo a estimular a transferência de conhecimento e tecnologia; Promover as atividades de animação, com o objetivo de criar uma identidade para o empreendimento; Gerenciar as Áreas de Contratos e Convênios, Proteção à Propriedade Intelectual, Marketing Institucional de produtos e Serviços e Gestão da Inovação Tecnológica; Dinamizar o processo de seleção das empresas que desejam se instalar no Centro de Inovação, preocupando-se em garantir que o perfil destas se coadune à imagem da iniciativa; Gerir os serviços de infraestrutura e serviços contando com serviços de manutenção e melhorias; Constituir um Centro de Serviços e Capacitação Empresarial para abrigar atividades de apoio à relação universidade-empresa, bem como as de apoio ao desenvolvimento da gestão empresarial e à comunidade do Centro de Inovação; Administrar os serviços que serão desenvolvidos no Centro de Inovação, considerando o conjunto de parceiros, fornecedores, sociedade em geral; Assim deve ser estruturado para responder às demandas internas dos parceiros do empreendimento desenvolvendo também competências para articulações e relacionamentos com os representantes de diversas esferas. A estrutura demandará a disponibilização de recursos financeiros, tecnológicos, materiais, estruturais e humanos que deverão estar contemplados nos orçamentos. Gestão da Incubadora - A Gerência da Incubadora também será exercida pelo Sincomércio - Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e região, para fazer o gerenciamento da Incubadora, a qual indicará um gerente com capacitação específica exigida para o exercício do cargo, A gestora obriga-se a contratação de mais profissionais para compor a equipe administrativa.

16 16 sindicato do comércio Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia - Conselho Municipal composto de membros voluntários das principais entidades do Município de Jundiaí com funções definidas em estatuto específico, dentre as quais, assessorar o Poder Executivo na definição das políticas e gestão da inovação do município e de apoio ao Centro de Inovação. PEDRO REIS GALINDO, como titular, CELSO LUIZ COLETTI, como suplente, representantes da Secretaria Municipal de Finanças; DANIELA DA CAMARA SUTTI como titular, TELMA BERNARDES PINTO, como Suplente, Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente; JOSÉ RENATO POLLI, como titular, JOSÉ RONALDO PEREI- RA, como suplente, representantes da Secretaria Municipal de Educação; JOSÉ DIMAS GONÇALVES, como titular, HILDEMAR ANTÔNIO BALDAN, como suplente, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econônico, Ciência e Tecnologia; MARCELO CERESER, como titular, EDISON SEVERO MALTONI, como suplente, representantes do Gabinete do Prefeito; ISMAR AUGUSTO PROCÓPIO DE OLIVEIRA, como titular, EDUARDO JOSÉ SILVEIRA ALVAREZ, como suplente, representantes das instituições de ensino técnico; CRISTIANE GOMES, como titular, ALE- XANDRO DE FREITAS ZAVARIZI, como suplente, RICARDO SIMÕES DE ABREU, como titular, FÁBIO BAGNARA, como suplente, representantes das empresas de base tecnológica; MAURÍTIUS MATTHIAS REISKY VON DUBNITZ, como titular, ANTONIO CLAUDIO MONTIANI PALMA, como suplente, representantes da sociedade organizada das indústrias; GILBERTO MARCUS PAULIELO DE NOVAES, como titular, FABIANO FERREIRA DE MORAES, como suplente, representantes da sociedade organizada de serviços; DEVANILDO DAMIÃO, como titular, JOSÉ VERDUGO DIAS, como suplente, representantes da sociedade organizada do comércio; CRISTIA- NO MONTEIRO DA SILVA, como titular, AARÃO RUBEN DE OLIVEIRA, como suplente, MARCELO SCHNECK DE PAULA PESSÔA, como titular, ANTONIO GILVERTO DE FREITAS FILHO, como suplente, OSVALDO MASSAMBANI, como titular, VIVIANE REZI DOBARRO, como suplente, representantes das instituições de ensino superior; ELISEU SILVA COSTA, como titular, e EDILSON CARVALHO, como suplente, representantes do sindicato dos trabalhadores sediado no Município de Jundiaí.

17 sindicato do comércio 17 Atual Infraestrutura Física Disponível A Incubadora Tecnológica de Jundiaí está localizada na avenida Marginal Norte da Rodovia Anhanguera, 480, entre os bairros do Retiro e do Engordadouro, em uma área superior a metros quadrados. A incubadora conta com 20 módulos para a instalação de empresas, bem como sanitários, recepção, sala de reuniões, escritório administrativo e sala de treinamentos. O apoio para infraestrutura solicitado no presente projeto visa equipar adequadamente a sala de treinamentos.

18 18 NOVA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE JUNDIAÍ Criar empresas é a melhor maneira Jundiaí contava com uma incubadora de empresas até 2010, ano em que o SEBRAE-SP rompeu seus convênios de gestão com todas as incubadoras de empresas paulistas. A partir daí, o prédio passou a funcionar basicamente como um condomínio, sem equipe de gestão e sem um programa de incubação. Antes do rompimento do convênio pelo SEBRAE-SP, a incubadora de Jundiaí contava com 19 empresas residentes e 15 empresas associadas, com um faturamento geral de R$ 5 milhões e geração de 80 empregos diretos. A nova gestão da Prefeitura de Jundiaí promoveu, em 2013, uma reestruturação de sua infraestrutura de apoio à inovação, tendo efetuado a mudança da Incubadora Tecnológica de Jundiaí para um novo edifício, além de efetuar

19 sindicato do comércio 19 IMAGEM ILUSTRATIVA de prover a economia sustentável. a gestão da incubadora. Como esta é uma mudança recente, o edifício necessita ainda de sala com infraestrutura para que possa promover cursos, eventos, receber visitas de estudantes e hospedar reuniões de articulação da sociedade civil de Jundiaí e região, tendo em vista a articulação de um Sistema Local de Inovação. A incubadora busca sua requalificação como âncora da inovação em empresas nascentes na região, sobretudo, através das parcerias com as universidades, entidades e empresas. A incubadora pretende contribuir para gerar novas empresas e postos de trabalho na região, proporcionando ainda maiores oportunidades para a fixação local de mão de obra qualificada e de perfil empreendedor.

20 20 CENTRO DE INOVAÇÃO A inovação não é espontânea, ela Com a implantação do Centro de Inovação, a região de Jundiaí contará com um ambiente de inovação para capacitação de empreendedores e desenvolvimento de novas empresas de forma estruturada. Esta é uma iniciativa inovadora no Brasil e servirá para fortalecer a marca de Jundiaí como um município inovador e gerador de oportunidades para as micros e pequenas empresas. Destaca-se ainda o fato de o projeto não limita sua ação à sua área física, mas sim, atua como um dinamizador do empreendedorismo regional, através de cursos, eventos, recebimento de visitas técnicas e forte articulação com o ambiente empresarial e acadêmico. O projeto deve atender aos requisitos específicos para o creden-

21 sindicato do comércio 21 IMAGEM ILUSTRATIVA Espaço de convivência do Centro de Inovação de Jundiaí precisa de ambientes adequados. ciamento do Centro de Inovação Tecnológico de Jundiaí no Sistema Paulista, de acordo com o Decreto , de 25 de março de Além do aspecto regulamentar, referente ao desenvolvimento do Centro de Inovação Tecnológico de Jundiaí, são ainda necessárias ações e orientação técnica para os profissionais da Prefeitura Municipal de Jundiaí, entidade coordenadora do projeto, no sentido de tornar realidade o processo de planejamento, articulação de partes interessadas e inserção do projeto do Centro de Inovação Tecnológica nos cenários nacional e internacional. O projeto prevê estruturas modulares com perspectiva circular, apresentando espaços no centro para convivência e interação, o Núcleo está estruturado em três pisos, sendo um destinado para a Incubadora, outro para o condomínio empresarial e por fim espaço para eventos coletivos. Será apresentado agora o detalhamento da composição com os ativos e a funcionalidade.

22 22 sindicato do comércio u CIJUN Companhia de Informática de Jundiaí disponibilização de espaço para abrigar a empresa de Informática do Município, com toda a infraestrutura de TI e que será a âncora do projeto, demandando o surgimento de spins e serviços de empresas menores. Será desenvolvido em escala experimental o centro de tratamento de dados, para ser incrementado e posteriormente o desenvolvimento de espaços para o desenvolvimento de Big Data. Estimativa de Área construída 1000 metros quadrados em dois pisos; u Laboratórios de P&D&I a laboratórios de P&D&I, laboratórios de apoio em Tecnologia Industrial Básica (TIB), salas de capacitação e treinamento. Estrutura modular de 500 metros quadrados; u Incubadoras de Empresas são previstas instalações adequadas às seguintes modalidades de incubação: incubadora de ideias (pré-projeto), de empresas de base tecnológica, incubadora corporativa e tecnológica. É prevista a disponibilização de área com estrutura modular, incluindo as áreas de serviços comuns para os incubados. Estrutura modular de metros quadrados; u Sincomércio O Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) fará um importante elo entre a área pública, sendo a Prefeitura de Jundiaí e o Governo do Estado, e a iniciativa privada, representada pelas empresas incubadas. A atuação da entidade fará a gestão do espaço, assim como dos recursos alocados por meio do convênio entre Prefeitura e Sincomércio. O papel da instituição também passa pela atuação próxima aos empreendedores na busca de capacitação permanente. u Centro de Informação tem por objetivo atender a comunidade nos setores de ensino e extensão, pesquisa científica, tecnológica e de inovação, cobrindo todas as áreas do conhecimento, com a previsão de que alguns de seus serviços sejam oferecidos, também, à comunidade em geral da região. O Centro de informação vai atuar como participante de redes de cooperação existentes em nível estadual, nacional e mundial, procurando garantir o intercâmbio de dados e documentos. Estrutura modular de 500 metros quadrados;

23 sindicato do comércio 23 u Condomínio Empresarial I Para empresas de micro, pequeno e médio portes, em regime de pós-incubação ou não. A estrutura será modular com módulo-padrão para empresas de cerca de 200 metros quadrados em dois pisos com total de metros quadrados; u Auditório Com capacidade para 150 pessoas, irá abrigar os eventos de animação e exposição. Total 100 metros quadrados; u Centro de convivência abriga uma área de serviços comuns como refeitórios, lazer e para instalações comerciais (bancos, restaurante, lanchonete, cafeteria, papelaria e reprografia, drogaria- -farmácia, comunicação e tecnologia da informação). u Áreas para co- -working e laboratórios compartilhados, dentro da própria estrutura já dimensionada serão disponibilizados espaços para desenvolvimento conjunto.

24 O que esperar com a vinda do Parque Tecnológico As oportunidades com a instituição de um Parque Tecnológico são suficientes para dotar de competitividade a cidade e todo o seu entorno. 1. Perspectiva de Inteligência Territorial - deve ser entendida como a criação de uma ÁREA PLANIFICADA urbana de desenvolvimento local, a qual envolve o desenvolvimento de diferentes ativos com objetivos específicos e baseados numa visão sistêmica. 2. Perspectiva de Políticas Públicas Utilizada como um instrumento de Políticas Públicas, visando o Desenvolvimento Local e o Planejamento urbano, com impactos não limitados a uma única área, todavia ao entorno, caracterizando o perfil de uma cidade Inovativa. 3. Perspectiva de Cooperação, em particular entre a Universidade, a Municipalidade, o Poder Estatal e as Empresas, que resulta em uma nova organização que abriga atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. 4. Perspectiva de apoio ao Empreendedorismo Apoiando o empreendedor e organizando a atividade empreendedora, com projetos iniciantes, apoio a Incubadora de empresas e idéias, além de estimular a formação de um manancial qualificado nas instituições de Ensino e Pesquisa. 6. Perspectiva de aumentar o po recursos concorrenciais, dotando os dições para concorrer pelos recursos fomento e apoio nas esferas Estadual 5. Perspectiva de adensamento da base de Ciência e Tecnologia, oferecendo incentivos para atrair novas instituições de ensino, fortalecimento da estrutura atual e desenvolvimento de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento e Serviços Técnicos Especializados.

25 sindicato do comércio Perspectiva de receber novas empresas, selecionando o perfil de empresas importantes para o futuro do município e oferecendo meios para que a cidade torne-se um pólo atrativo para essas empresas, além de desenvolver simultaneamente articulações com organismos de financiamentos. 8. Perspectiva de melhorar o perfil de ocupação dos empregos da cidade, privilegiando atividades intensivas em conhecimento, atraindo pessoas com mais qualificação e poder aquisitivo. 9. Perspectiva de Inserção Internacional da Cidade com o desenvolvimento do Parque Tecnológico, a cidade pode oferecer eventos internacionais e conseqüentemente atrair pesquisadores e pessoas com alta qualificação, disseminando o perfil de cidade tecnológica e inovativa. 10. Perspectiva de gerar oportunidades de empregos qualificados para a população, dotando a cidade de um sistema de ensino que incorpore as fases de formação e especialização e, sobretudo direcionada para as atividades com alto poder de incorporação dessa mão-de-obra. tencial de recebimento de organismos locais de conofertados pelos órgãos de e Federal. 11. Perspectiva de criar uma cultura de Inovação, com o desenvolvimento de espaços que atraiam as crianças e jovens a locais dotados de equipamentos escolares, culturais e tecnológicos, capazes de trazer a ciência ao dia a dia dos alunos por meio de um papel atuante da educação.

26 26 sindicato do comércio PERFIL DO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ Jundiaí está posicionada no centro do maior mercado produtor e consumidor da América Latina, que abarca, por um lado, a Grande São Paulo e, por outro, a Região de Campinas, porta de entrada para o interior do Estado mais rico e desenvolvido do País. Trata-se, portanto, de uma localização ideal para empresas cujos principais clientes e fornecedores encontram-se nos dois maiores mercados brasileiros, respectivamente a Região Metropolitana de São Paulo e o interior do Estado, com uma população conjunta de 42,6 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto de cerca de U$$750 bilhões. Segundo estudos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a região definida com centro no Município de Jundiaí e raio de 100 km representa 12,7% da área do Estado de São Paulo, porém abarca 71,9% da população estadual e 81,1% da geração de riqueza do Estado mais rico do País. É um endereço privilegiado, onde o Brasil está acontecendo. O Município possui habitantes (IBGE 2013) e um Produto Interno Bruto (PIB) Municipal de R$ 21,81 bilhões (em 2011), segundo o IBGE, o que o coloca na 9ª posição entre as maiores economias do Estado, entre 645 municípios. Tem o sexto maior parque industrial do Estado de São Paulo, e o oitavo maior parque de Serviços e Comércio do Estado. Além disso, tem uma elevada geração de valor adicionado por habitante, o que se reflete num PIB per capita quase três vezes maior que o PIB per capita brasileiro, e 80% maior que o mesmo indicador para o Estado de São Paulo. No passado imediato, ou recente, o crescimento na geração de riqueza no Município foi proporcionalmente maior que o verificado no Estado e no País. Assim, de 2002 a 2011, o PIB municipal

27 sindicato do comércio 27 avançou, em termos reais, 5,94% ao ano, contra 3,89% ao ano apurado para o Brasil e contra 3,18% ao ano para o Estado de São Paulo. Como consequência, a participação do PIB municipal no PIB brasileiro passou de 0,44% em 2002 para 0,53% em 2011, enquanto a participação no PIB estadual evoluiu de 1,28% em 2002 para 1,62 em 2011, um avanço de 26,5%. Há no Município amplas e modernas zonas industriais, dotadas de completa infraestrutura e localizadas às margens das principais vias de transporte rodoviário, notadamente as rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Na diversidade do parque industrial, onde mais de 30 Divisões de Atividade Econômica se fazem presentes, destacam-se a Fabricação de Produtos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos; Fabricação de Produtos de Borracha e de Material Plástico; Fabricação de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias; Fabricação de Produtos de Metal, Exceto Máquinas e Equipamentos; Fabricação de Produtos Alimentícios; Fabricação de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos; Fabricação de Máquinas e Equipamentos; Fabricação de Bebidas; Fabricação de Produtos Químicos, dentre muitos outros. A indústria gera empregos formais em Jundiaí, a partir de estabelecimentos (Rais 2013). Algumas Divisões e Subdivisões de Atividade Econômica estabelecidas no Município tem enorme representatividade dentro do Estado de São Paulo. Por exemplo, a Subdivisão Fabricação de Equipamentos de Informática e Periféricos em Jundiaí representa 26,2% dos empregos na mesma Subdivisão dentro do Estado, e 22% da massa salarial apurada no Estado, para essa atividade. Da mesma forma, tem grande destaque a Subdivisão Fabricação de Geradores, Transformadores e Motores Elétricos, com a atividade local

28 28 sindicato do comércio representando 16% dos empregos do Estado, e 22% da massa salarial (Rais 2011). Em termos de contribuição ao PIB municipal, em que pese a força da indústria, sobressaem o Comércio e o setor de Serviços que, conjuntamente, respondem por 63,85% do PIB. Há empresas comerciais no Município, que empregam trabalhadores formais. No setor de Serviços, são empresas, com a oferta de empregos formais (Rais 2013). A força do Comércio e Serviços não é de se estranhar: Jundiaí tem a nona maior renda per capita do Estado, entre os 645 municípios de São Paulo (31% maior que a média estadual), e já desempenha influência regional, dada a ampla oferta de estabelecimentos e a presença de grandes marcas de reputação nacional. Como resultado, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda, o Comércio foi a atividade que proporcionalmente mais cresceu no Município entre 2001 e 2011, passando de 1,53% do total do comércio do Estado, em 2001, para 2,53% em 2011, um resultado impressionante. De forma geral, costumamos dizer que o vigor e o dinamismo da economia municipal são alicerçados por uma teia de fatores interligados, que se reforçam mutuamente: localização geográfica privilegiada, amplos mercados consumidores, estrutura logística invejável, educação e qualificação da mão de obra, infraestrutura completa e, aliado a tudo isso, qualidade de vida entre as melhores do Brasil. De fato, o município tem o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do Estado de São Paulo, entre as cidades com mais de habitantes, e o quarto lugar no ranking geral entre todos os municípios do Estado. Também é considerada a terceira melhor cidade média brasileira (com mais de 300 mil FOTO: LIDIA MERLUCCI

29 sindicato do comércio 29 habitantes) em termos de desenvolvimento, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Para o futuro próximo, teremos que enfrentar alguns desafios. O primeiro será compatibilizar o crescimento econômico dos próximos anos com a preservação da qualidade de vida, que prezamos. Ao mesmo tempo, encontrar soluções para possibilitar o crescimento da produção e da riqueza locais num quadro de baixo crescimento da economia nacional, que é o quadro que temos no momento, em O melhor caminho para isso será, provavelmente, estimular investimentos em ciência, tecnologia e inovação, de forma a garantir que o parque empresarial local (indústria, serviços, comércio e agricultura) possa crescer com processos, produtos e serviços inovadores, mas também com ganhos de produtividade e com maior agregação de valor. Investir em educação e em qualificação profissional também terá um papel chave para o nosso futuro. As mudanças demográficas em curso no Brasil e em Jundiaí apontam para um crescimento lento da população economicamente ativa, e vimos nos últimos anos o virtual esgotamento da mão de obra excedente e desempregada. Para crescer, daqui para frente, os empregos deverão ser bons empregos, ocupados por bons profissionais, capazes de produzir valor. Em outras palavras, o desenvolvimento futuro e a distribuição dos benefícios para todos dependerão cada vez mais do aumento da engenhosidade e da produtividade do trabalho, e da competitividade do nosso sistema econômico. Nós podemos fazê-lo em Jundiaí. (José Roberto Pellizzer - Economista da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Prefeitura de Jundiaí).

30 30 sindicato do comércio EVOLUÇÃO DO SISTEMA. Fizemos muito, vamos fazer mais Para acelerar o processo foi definida a viabilidade de tratar uma Lei de Inovação que instituísse o Sistema de Inovação e servisse como um marco local para as políticas inovativas. O planejamento Estratégico. Políticas Públicas de qualidade são derivadas de funções de planejamento e organização de recursos. O presente projeto foi formatado minuciosamente utilizando informações qualificadas e alta especialização na formatação de ambientes inovativos. A engenharia foi iniciada com base nas demandas reportadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí por meio de reuniões técnicas que envolveram o especialista em Ambientes inovativos Dr. Devanildo Damião. Por meio de workshops e treinamento técnico com a equipe da Secretaria foi desenvolvida a estratégia, tendo como objetivos principais: 1. A requalificação da Incubadora Tecnológica; 2. O desenvolvimento de um ambiente qualificado para inovação. 3. A instituição de um parque Tecnológico. As discussões foram aprofundadas no âmbito das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e nos conceitos relacionados à implantação de um Sistema de Inovação Local. Para acelerar o processo foi definida a viabilidade de tratar uma Lei de Inovação que instituísse o Sistema de Inovação e servisse como um marco local para as políticas inovativas. Paralelamente, foram elaborados documentos para organizar a gover-

31 sindicato do comércio 31 nança da gestão da Incubadora Tecnológica de Jundiaí, com reuniões de trabalho que envolveram o Sincomércio, sendo definida a viabilidade de realizar um convênico que permitisse a gestão da Incubadora pelo Sincomércio e no futuro Centro de Inovação. Também forma articuladas reuniões e apresentações com a academia local, apresentando o modelo do Sistema de Inovação e convocando as lideranças a participar do movimento. Os estudos exigidos pela SDECTI/SP foram custeados pela mesma com base na excelência dos documentos e projetos apresentados. O Modelo conceitual, tinha como premissas: 1. A requalificação imediata da Incubadora tecnológica de Jundiai. Inclusive com a contratação de especialistas para suporte aos empreendedores e definição da gestão; 2. A organização de um modelo de Centro de Inovação totalmente inovador, considerando as potencialidades do Município e estrategicamente desenhado para promover a cultura de inovação na cidade. 3. A definição das condições propiciadoras para o desenvolviemnto do parque Tecnológico de Jundiaí, tendo a definição da área como um dos elementos estratégicos. 4. O desenvolvimento de um arcabouço regulatório institucional moderno e eficiente e a instituição de um Comitê altamente representativo da sociedade de Jundiaí para acompanhar e deliberar sobre o projeto.

32 32 sindicato do comércio AS CONQUISTAS A dinâmica do projeto com envolvimento dos vetores da sociedade: Academia, Poder Público e Setor Produtivo permitiu avançar rapidamente na perspectiva de conseguir um marco legal para o projeto por meio da Lei n a Lei de Inovação de Jundiaí que instituiu o Sistema de Inovação na cidade e estabeleceu as medidas de promoção e incentivo à inovação no Município, além da criação do Fundo de apoio a Ciência, Inovação e Tecnologia. A Prefeitura assinou um convênio com a SDECTI/SP do Estado de São Paulo que envolveu o repasse R$ 200 mil reais para os Estudos de Viabilidade, Modelo de Gestão e Plano de negócios do Centro de Inovação, os estudos foram realizados pela CIJUN Companhia de Informática de Jundiaí com o apoio técnico do Professor Dr. Devanildo Damião. Estes estudos possibilitaram ao projeto da cidade credenciar o projeto no Sistema paulista, fato que possibilita submeter projetos para a construção do Centro de Inovação. A Incubadora Tecnológica de Jundiaí está passando por um processo de qualificação, capitaneado pela gestora (Edison Maltoni) o Sincomércio Jundiaí, o qual estabeleceu novos processos de gestão para a Incubadora, envolvendo melhorias na infraestrutura, consultorias técnicas, atividades de acesso ao mercado e desenvolvimento de documentação para o projeto. A designação do Sincomércio como entidade gestora foi desenvolvido por meio de um convênio com a Prefeitura de Jundiaí, o qual estabelece todo o plano de trabalho a ser desenvolvido nos próximos três anos, permitindo que o Sincomércio (gestor da Incubadora e do Centro de inovação) traga um conjunto de inovações de gestão que permitirá aos incubados condições propícias de inovar. Também fruto de amplo processo de articulação que envolveu as lideranças políticas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia foi definida á area para o desenvolvimento dos ambientes de inovação na cidade. A Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho efetivou a doação de uma área de 216 mil m² da instituição para a Prefeitura de Jundiaí, na qual será construído a Incubadora de empresas com dimensões de 2 mil metros quadrados, o Centro de Inovação tecnológico com metros quadrados e o Parque Tecnológico ocupando a área totalmente. O Prefeito Pedro Bigardi instalou oficialmente o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Jundiaí, os conselheiros elegeram a diretoria, que será formada por: José Dimas Gonçalves, presidente; Devanildo Damião, primeiro vice-presidente; Cristiane Gomes, segunda vice-presidente; Hildemar Baldan, primeiro secretário; Cristiano Monteiro da Silva, segundo secretário; e Tatiane Rego, secretária executiva.

33 33

34 34 OS PRÓXIMOS PASSOS 1. Intensificação do Sistema de Inovação de Jundiaí com a promoção de eventos tecnológicos como por exemplo, o desenvolviemnto da Semana de Tecnologia, com a participação das principais entidades do Município. 4. O Início da Construção do Centro de Inovação Tecnológica, com os estudos topográficos, altimétricos e urbanísticos que possibilitem iniciar as obras de construção civil com o desenvolvimento de uma Incubadora de empresas, condomínio Empresarial, auditórios e laboratórios. 2. A inclusão do Centro de Inovação Tecnológico de Jundiaí na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica RPCITec, o qual tem como entidade gestora o Sincomércio Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região, disciplinados pelo decreto nº , de 25 de março de 2014, o qual Institui e regulamenta o Sistema Paulista de Ambientes de Inovação SPAI e dá providências correlatas. 5. Assinaturas de acordos de cooperação técnica com entidades nacionais e estrangeiras de ciência e tecnologia. 3. Credenciamento da Incubadora Tecnológica de Jundiaí no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, qualificando-a como propícia para receber recursos de empresas que querem desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento. 6. Credenciamento da Incubadora Tecnológica na Rede Paulista de Incubadoras Tecnológicos RPITec. 7. Convênio com SEBRAE-SP para auxílio na Incubadora Tecnológica de Jundiaí. 8. Inclusão da CIJUN no espaço da Incubadora Tecnológica e posterior construção de um espaço próprio no Centro de Inovação. 9. Desenvolvimento de projetos e estudos do Parque Tecnológico de Jundiaí.

35 35

36 36 sindicato do comércio Grandes projetos, líderes ilu É um projeto importante para a cidade e Região, já que trará grande avanço nas questões tecnológicas, assunto fundamental nos dias atuais. Durante o período de tramitação, recebemos a visita da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e sua equipe, debatemos o projeto e percebemos sua importância. Como presidente da Câmara, me sinto extremamente feliz por participar deste momento histórico para a região. A conquista do Centro de Inovação Tecnológica é algo que vamos nos orgulhar pelo resto de nossas vidas e que, com certeza, transformará a vida de inúmeros jundiaienses, especialmente uma nova geração que conviverá cada vez mais com a tecnologia em seu cotidiano. GERSON SARTORI Presidente da Câmara Municipal de Jundiaí O Centro de Inovação Tecnológica tem a ver com planejamento futuro, com o desenvolvimento da indústria, com a tecnologia de ponta, valor agregado e competição direta com outros centros nacionais e estrangeiros. Ele vai devolver à cidade a perspectiva de uma mão de obra ainda mais qualificada, com mais educação por meio do Instituto Federal, aumento de trabalho e, por conseguinte, da renda do trabalhador e maior arrecadação de tributos, que poderão ser revertidos na preservação da Serra do japi, investimentos em segurança pública, ampliação do sistema de videomonitoramento e do efetivo da Guarda Municipal. O Centro representa cuidar das pessoas no sentido de ampliar a qualidade de vida da comunidade. JOSÉ CARLOS PIRES Secretário da Casa Civil O projeto é espetacular, porque coloca Jundiaí entre as cidades que adotam a vanguarda da tecnologia como porta de saída para um Brasil melhor e mais justo. A cidade não podia fugir a essa responsabilidade de transformação e integração social. O Centro será um grande aglutinador, um campo de diálogo entre diversos setores da sociedade, como o poder público, a iniciativa privada com as empresas de base tecnológica e as academias de ensino, todos numa mesma sinergia que trará muitos benefícios não só a Jundiaí, mas a toda região. ISMAR AUGUSTO PROCÓPIO DE OLIVEIRA Presidente da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho

37 sindicato do comércio 37 minados O desafio de unir academia, tecido empresarial e poder público não é trivial, sendo necessários esforços significativos para conformação de um sistema articulado e que possibilite ofertar benefícios para a sociedade. Desta forma, Jundiaí prepara-se para integrar um novo momento, baseado na economia do conhecimento, na qual o ativo físico é subordinado ao ativo intelectual na geração de riquezas, induzindo a necessidade de ciclos contínuos de transformação de conhecimento. Um olhar nas empresas startups, envolve o desenvolvimento de um ambiente propício e diferenciado como as incubadoras de base tecnológicas, o incentivo à pesquisa é legitimado no Centro de Inovação Tecnológica e a agregação qualificada de empresas inovadoras formam o Centro de Inovação Tecnológica. Como reconhecido no mundo todo, estes instrumentos são fundamentais, mas somente serão dinamizadores de desenvolvimento quando revestidos e inseridos num sistema de inovação que envolva toda a estrutura de ensino e o setor produtivo. Trabalhamos bastante até aqui e já conquistamos muito, mas a inovação e a vontade de tornar Jundiaí cada dia mais moderna e inovadora nos motiva a prosseguir neste caminho. A Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação firmou um convênio, que foi assinado com o Município de Jundiaí em 27/12/2013, para a Elaboração do Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira e do Plano de Negócios do Centro de Inovação Tecnológica a ser implantado no municipio. Na ocasião, não se poderia esperar que o processo fosse encaminhado de forma tão célere e com tanto êxito. O convênio foi executado a contento, restando somente detalhes administrativos para formalizar a inclusão/credenciamento do Centro de Inovação Tecnológica de Jundiaí no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação - SPAI. Os estudos técnicos mostraram a viabilidade da implantação do Centro de Inovação Tecnológica. Agora, a região de Jundiaí contará com um ambiente de inovação para capacitação de empreendedores e desenvolvimento de novas empresas de forma estruturada. Esta é uma iniciativa inovadora no Brasil e servirá para fortalecer a marca de Jundiaí, servindo de referência para outros municípios. A cidade constituirá um Sistema Local de Inovação que será gerador de oportunidades para as micro e pequenas empresas. Destaca-se ainda o fato de que o projeto não limita sua ação à sua área física, mas sim, atua como um dinamizador do empreendedorismo regional, através de cursos, eventos, recebimento de visitas técnicas e forte articulação com o ambiente empresarial e acadêmico. Os estudos comprovaram a forte viabilidade de articular a base de tecnologia de informação e comunicação do Município, permitindo integrar num mesmo ambiente pesquisadores, professores, alunos, empresários e representantes do poder público, formando uma atmosfera de inovação e empreendedorismo. DEVANILDO DAMIÃO Pesquisador da USP em Inovação Tecnológica MARCOS CINTRA Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

38 38 sindicato do comércio Em uma longa caminhada, a etapa mais importante é o primeiro passo. O governo Pedro Bigardi deu o primeiro passo em fevereiro de 2013, quando aprovou a lei criando a Diretoria de Ciência e Tecnologia. A partir deste fato, começamos a estruturar o Sistema de Inovação de Jundiaí, buscando adaptação às leis existentes do sistema de Parques Paulistas. Em novembro de 2013, obtivemos apoio da Câmara Municipal de Jundiaí, com aprovação do sistema mencionado. A partir de 2014, começamos o desenvolvimento do plano de negócios do futuro Centro de Inovação de Jundiaí e do Centro de Inovação Tecnológica. Nesta oportunidade, sugerimos a criação da lei 8206/14. O maior desafio de Jundiaí foi buscar um terreno de 200 mil m² para a implantação do Centro de Inovação Tecnológica. Após várias tentativas frustradas, foi nos oferecido a área pela Fundação Antônio e Antonieta Cintra Gordinho, a qual se identificou com os objetivos do nosso projeto pela pessoa de seu presidente, dr. Ismar. Agora, já concluímos todos os levantamentos técnicos, via pesquisadores da Universidade de São Paulo, capitaneados pelo Dr. Devanildo Damião, que hoje possui larga experiência nestes projetos. Estamos no aguardo das áreas técnicas do governo de São Paulo para finalização dos estudos e pré-aprovação do projeto final. Neste período também consolidamos a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Jundiaí. Poderia escrever inúmeras páginas sobre este assunto, o qual me deixa gratificado por ter sido indicado ao cargo. Inovação não é construir um Centro, inovação é mudar uma comunidade inteira. JOSÉ DIMAS GONÇALVES Presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Jundiaí e Diretor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Jundiaí O Projeto de Jundiaí mostrou-se extremamente articulado e com o diferencial de promover o Sistema Local de Inovação na cidade. A visão proposta não se limitou a construir um espaço físico, mas buscou permear toda a cidade e região com a cultura inovativa. O envolvimento da academia, das empresas e do poder público foi legítima e aguçada despertando nos atores a necessidade de inovar e integrar um movimento pelo desenvolvimento local. O marco do Sistema de inovação, com a participação de profissionais altamente especializados, e a Lei de Inovação, permitiram a revitalização da Incubadora, a conquista do espaço altamente valorizado e dos estudos técnicos de alto nível que direcionaram a cidade para o futuro. A academia local se envolveu e permitiu formatar uma base sólida para os projetos, aproveitando a vocação econômica da região. A cidade sempre se notabilizou por apresentar indicadores sociais e econômicos pujantes, totalmente alinhados com uma nova sociedade baseada no desenvolvimento sustentável e com a incorporação de tecnologias. Nós da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo sentimo-nos parceiros desta empreitada e fizemos e faremos os esforços necessários para dotar a sociedade de Jundiaí de novos mananciais do conhecimento, que é, sem dúvida, o ativo mais valioso da nova economia. JOSÉ LUIZ GAVINELLI Assessor Especial da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Pedro Antônio Bigardi Prefeito de Jundiaí, Marcelo Cereser Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Devanildo Damião

Pedro Antônio Bigardi Prefeito de Jundiaí, Marcelo Cereser Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Devanildo Damião 1 Ata da primeira reunião ordinária para instalação do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Jundiaí, instituído pela Lei número oito mil, cento e treze - de nove de dezembro de dois mil e treze.

Leia mais

PROGRAMA CATARINENSE DE INOVAÇÃO

PROGRAMA CATARINENSE DE INOVAÇÃO PROGRAMA CATARINENSE DE INOVAÇÃO PROGRAMA CATARINENSE DE INOVAÇÃO O Governo do Estado de Santa Catarina apresenta o Programa Catarinense de Inovação (PCI). O PCI promoverá ações que permitam ao Estado

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Atração de Investimentos, Promoção Comercial e Projeção Internacional Eduardo Bernis Secretaria Municipal de Desenvolvimento Belo Horizonte

Leia mais

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios A importância da economia paulista transcende as fronteiras brasileiras. O Estado é uma das regiões mais desenvolvidas de toda a América

Leia mais

Fluxo de Criação e Consolidação de Empreendimentos Inovadores

Fluxo de Criação e Consolidação de Empreendimentos Inovadores Fluxo de Criação e Consolidação de Empreendimentos Inovadores Oportunidade Criação da Empresa Ensino Spinoffs Pesquisa Laboratórios Startups Pré-Incubações Hotel de Projetos Incubação da Empresa Aceleradora

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ Av. Jerson Dias, 500 - Estiva CEP 37500-000 - Itajubá Minas Gerais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ Av. Jerson Dias, 500 - Estiva CEP 37500-000 - Itajubá Minas Gerais Lei nº 2677 BENEDITO PEREIRA DOS SANTOS, Prefeito do Município de Itajubá, Estado de Minas Gerais, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

MANUAL PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO INEAGRO-UFRRJ

MANUAL PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO INEAGRO-UFRRJ MANUAL PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO INEAGRO-UFRRJ 2009 Índice Introdução...3 O que é Base Tecnológica?...3 O que é o Programa de Incubação?...3 Para quem é o Programa de Incubação?...4 Para que serve o

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia ANEXO XIII XXXIII REUNIÓN ESPECIALIZADA DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA DEL MERCOSUR Asunción, Paraguay 1, 2 y 3 de junio de 2005 Gran Hotel del Paraguay Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia Anexo XIII Projeto:

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

PARQUE TECNOLÓGICO DE RIBEIRÃO PRETO

PARQUE TECNOLÓGICO DE RIBEIRÃO PRETO PARQUE TECNOLÓGICO DE RIBEIRÃO PRETO SUMÁRIO EXECUTIVO O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto é um empreendimento imobiliário e tecnológico com características especificamente projetadas, incluindo serviços

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 Conteúdo 1. O Sistema SEBRAE; 2. Brasil Caracterização da MPE; 3. MPE

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

{ 2 } Parque Tecnológico Capital Digital

{ 2 } Parque Tecnológico Capital Digital { 2 } Parque Tecnológico Capital Digital { 3 } 1. INTRODUÇÃO: PARQUE TECNOLÓGICO CAPITAL DIGITAL - PTCD Principal polo de desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do Distrito Federal, o PTCD

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Sorocaba - Visão de FUTURO

Sorocaba - Visão de FUTURO Sorocaba - Visão de FUTURO AGENDA A cidade de Sorocaba Sistema de Inovação Parque Tecnológico de Sorocaba Centro de Inovação Oportunidades História da Cidade de Sorocaba Fundada em 1654, pelo capitão Baltazar

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia Descrição do Sistema de Franquia Franquia é um sistema de distribuição de produtos, tecnologia e/ou serviços. Neste sistema uma empresa detentora de know-how de produção e/ou distribuição de certo produto

Leia mais

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA PARA EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS ORGANIZADOS EM REDES DE COOPERAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DA MATA SUL/PE, MATA

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) CAPÍTULO I - DO NEPEC E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º - O presente Regulamento disciplina as atribuições,

Leia mais

Plano Plurianual 2012-2015

Plano Plurianual 2012-2015 12. Paraná Inovador PROGRAMA: 12 Órgão Responsável: Contextualização: Paraná Inovador Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI As ações em Ciência, Tecnologia e Inovação visam

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

1. As Infraestruturas

1. As Infraestruturas O CAME Centro de Acolhimento às Micro e PME, pretende dar resposta a um conjunto de necessidades identificadas na Região Alentejo: Fomentar o empreendedorismo na região; Fixar quadros na região nomeadamente

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I 1. Plano de Ação A seguir apresenta-se uma estrutura geral de Plano de Ação a ser adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Gestão de Competências em Redes de Organizações e Governança de Redes e de Arranjos

Gestão de Competências em Redes de Organizações e Governança de Redes e de Arranjos Gestão de Competências em Redes de Organizações e Governança de Redes e de Arranjos o que se discute na Academia e como usar na prática Sérgio Mecena, DSc. Laboratório Initiä de Inovação e Empreendedorismo

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA

SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA EDITAL 04/2009 IDÉIA FLUXO CONTÍNUO INCUBADORA MULTI-SETORIAL DE BASE TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO Novembro de 2009. PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS

Leia mais

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO ABRIL / 2005 Apresentação SMPDSE SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Disseminar a cultura empreendedora e inovadora em Santa Maria Ações de disseminação da Cultura Empreendedora Ações de trabalho conjunto entre Universidades e Comunidade Divulgação do trabalho pelo CEI

Leia mais

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 01/2012

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 01/2012 EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 01/2012 PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROJETOS EMPRESARIAIS INOVADORES PARA INGRESSO E PARTICIPAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE SÃO JOSÉ IESJ. A INCUBADORA

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 113, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 113, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014 CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 113, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014 Regulamenta a concessão de Auxílio para Apoio a Incubadoras

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Universidade de Évora, 10 de março de 2015 Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo Central Alentejo Litoral

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna A estratégia do PGQP frente aos novos desafios 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MACROFLUXO ENTRADAS PARA O PROCESSO - Análise de cenários e conteúdos

Leia mais

2 Oferta de cursos técnicos e superiores por eixo tecnológico, por Campus. Taxa de ingresso nos cursos técnicos na forma de oferta, por Campus

2 Oferta de cursos técnicos e superiores por eixo tecnológico, por Campus. Taxa de ingresso nos cursos técnicos na forma de oferta, por Campus PERSPECTIVA OBJETIVO INDICADOR META RESULTADOS INSTITUCIONAIS 1 Nº de cursos técnicos e superiores, articulados com os arranjos produtivos locais por Campus; 2 Oferta de cursos técnicos e superiores por

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO MISSÃO Ser um instrumento de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de São Paulo. OBJETIVOS DA SD Elaborar e implantar políticas públicas para o desenvolvimento econômico

Leia mais

Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos

Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos Autor: Katia Melissa Bonilla Alves 1 Co-autores: Ricardo Wargas 2 e Tomas Stroke 3 1 Mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de

Leia mais

1 Disseminar a cultura de empreender e inovar, fortalecendo as ações do Comitê de Empreendedorismo e Inovação (CEI)

1 Disseminar a cultura de empreender e inovar, fortalecendo as ações do Comitê de Empreendedorismo e Inovação (CEI) Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Visão: "Que em 2020 Santa Maria e região sejam referência pela capacidade de empreender,

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO. Modalidade Associada

PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO. Modalidade Associada Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO Modalidade Associada Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS RAIAR

Leia mais

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA Em 22 e 23 de outubro de 2015, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano SEDU, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba COMEC,

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2014/2020 FARROUPILHA - RS

PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2014/2020 FARROUPILHA - RS PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2014/2020 FARROUPILHA - RS 22 de Outubro de 2014 AGENDA Relembrar o conceito de Plano Municipal de Turismo Etapas percorridas no desenvolvimento do PMT de Farroupilha

Leia mais

Porque Educação Executiva Insper

Porque Educação Executiva Insper 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV)

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) Termo de Referência para contratação de Gestor de Projetos Pleno 14 de Agosto de 2015 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROJETOS PLENO O presente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS ESTADO DA BAHIA _ LEI Nº 429/07 Cria a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Teixeira de Freitas, Estado da Bahia. Faço saber que a Câmara Municipal

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Private Equity e Venture Capital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Private Equity e Venture Capital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação. Parte 4 - Programas Prioritários em Informática

Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação. Parte 4 - Programas Prioritários em Informática Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação Parte 4 - Programas Prioritários em Informática Rede Nacional de Pesquisa Ministério da Ciência e Tecnologia Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação

Leia mais

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense 1. DISCRIMINAÇÃO DO PROJETO Título do Projeto Educação de Qualidade: direito de todo maranhense Início Janeiro de 2015 Período de Execução Término

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ESTEVÃO FREIRE estevao@eq.ufrj.br DEPARTAMENTO DE PROCESSOS ORGÂNICOS ESCOLA DE QUÍMICA - UFRJ Tópicos: Ciência, tecnologia e inovação; Transferência de tecnologia; Sistemas

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO CAMARA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS Gabinete do Vereador Rodrigo da Zaeli

ESTADO DE MATO GROSSO CAMARA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS Gabinete do Vereador Rodrigo da Zaeli Autoria: VEREADOR RODRIGO DA ZAELI PROJETO DE LEI Nº. 08, DE 28 DE MAIO DE 2013. EMENTA: Dispõe sobre conceder autorização ao poder executivo para a instituição o Programa de VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS

Leia mais

UM EDIFÍCIO PROJETADO PARA NEGÓCIOS INOVADORES

UM EDIFÍCIO PROJETADO PARA NEGÓCIOS INOVADORES UM EDIFÍCIO PROJETADO PARA NEGÓCIOS INOVADORES NEW IDEAS FOR BUSINESS LOCALIZAÇÃO EXCELENTE, DIFERENCIAIS EXCLUSIVOS Centro Executivo Presidente Vargas Av. Pres. Vargas, 541 Passo Fundo/RS PROJETO INTELIGENTE:

Leia mais

DECRETO Nº 55.461, DE 29 DE AGOSTO DE 2014

DECRETO Nº 55.461, DE 29 DE AGOSTO DE 2014 Secretaria de Documentação Equipe de Documentação do Legislativo DECRETO Nº 55.461, DE 29 DE AGOSTO DE 2014 Institui a Política Municipal de Estímulo à Inovação e ao Desenvolvimento de Startups na Cidade

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 2-CEPE/UNICENTRO, DE 3 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Estratégica e da Inovação, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO. O

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005

RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005 RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2005 APROVA O CURRÍCULO E O PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA, DO CÂMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Modelo de Parceria. GSAN Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento

Modelo de Parceria. GSAN Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento Modelo de Parceria GSAN Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento Modelo Proposto Fábrica Código Fonte (correção / Evolução) Documentação, casos de uso e testes Treinamento / Capacitação ao

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para realização de um plano de sustentabilidade financeira para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no âmbito da

Leia mais

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Atores envolvidos Movimentos Sociais Agricultura Familiar Governos Universidades Comunidade Científica em Geral Parceiros Internacionais,

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

A Mobilização Empresarial pela Inovação: 25/05/2011

A Mobilização Empresarial pela Inovação: 25/05/2011 A Mobilização Empresarial pela Inovação: Desafios da Inovação no Brasil Rafael Lucchesi Rafael Lucchesi 25/05/2011 CNI e vários líderes empresariais fizeram um balanço crítico da agenda empresarial em

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

EDITAL Nº 01/2009 PROJETOS EMPRESARIAIS PARA INGRESSO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE SÃO JOSÉ

EDITAL Nº 01/2009 PROJETOS EMPRESARIAIS PARA INGRESSO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE SÃO JOSÉ EDITAL Nº 01/2009 PROJETOS EMPRESARIAIS PARA INGRESSO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE SÃO JOSÉ O presente edital regulamenta o processo de recrutamento, seleção e ingresso de projetos empresariais na Incubadora

Leia mais

eletrônica: Parceria Inmetro com o desenvolvimento

eletrônica: Parceria Inmetro com o desenvolvimento Novos padrões para a medição eletrônica: Parceria Inmetro com o desenvolvimento Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro Ditec Cgint - Incubadora Samuel Valle - Eng.º

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Curso Redes Sociais Corporativas

Curso Redes Sociais Corporativas Curso Redes Sociais Corporativas Ensino a Distância Sobre o Instituto Desenvolve T.I Não existem novas invenções em tecnologia sem a descoberta de novas possibilidades educacionais. Bruno Ladeia Marinho

Leia mais

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Oportunidades de Patrocínio 12/02/2015 São Paulo Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Situação do mercado brasileiro de TI O Brasil vive um déficit de mão-de-obra qualificada, especialmente

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais