Acção Local de Estatística Aplicada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acção Local de Estatística Aplicada"

Transcrição

1 Acção Local de Estatística Aplicada Parceria Propósito Disponibilizar instrumentos para apoio ao ensino e à aprendizagem da Estatística, em acesso livre!

2 Como? (Edutainment) Entretenimento Estatística Divertida Nomes & Datas Desafios ActivALEAs (fichas de trabalho) Glossário Educação pelo lúdico Números Interessantes Estatística Dados estatísticos Noções de Estatística Dossiês & Recursos Noções de Probabilidades EuropALEA «

3 Ação Local de Estatística Aplicada Estrutura vai mudar!

4 Jogos didácticos Glória da Estatística Estatística Trivial Quebra-cabeças Cartoons Os estaticistas devem ser loucos!

5 Problemas do dia-a-dia propostos aos alunos para incentivar o gosto pela Estatística, baseados em notícias publicadas em jornais e revistas. Cada Desafio tem dois níveis de dificuldade: Nível 1 até 9.º ano; Nível 2 até 12.º ano. Há prémios para as melhores respostas! É lançado, em média, um Desafio por trimestre. «

6 «Desafios - exemplo (baseado em notícia do jornal Público de 13.Jan.2008) Tema: Comércio Nacional Nível 1: Questão 1: Quantas lojas existiam, no final de 2006, no distrito de Setúbal? Questão 2: Pode afirmar-se que, se um distrito tem maior número de lojas, emprega um maior número de pessoas? Nível 2: Questão 1: Determina a média e a mediana do número de lojas existentes nos distritos portugueses. Questão 2: Qual das duas medidas calculadas na questão anterior (média e mediana), na tua opinião, é mais representativa do número de lojas que havia em 2006 nos distritos do Continente? Justifica a tua resposta. Dados referentes a 2006 Fonte: Estatísticas do Cadastro Comercial, Direcção Geral da Economia

7 Conceitos necessários para a aprendizagem da Estatística, ilustrados com exemplos. Exercícios sobre todas as matérias. «

8 Outros cursos Conceitos para a compreensão e interpretação de certo tipo de informação, nomeadamente a que resulta de sondagens Ambientes interactivos para apoio ao estudo das Probabilidades: Experiência aleatória Espaço de resultados e acontecimentos Simulações com um dado ««

9 Apoio à elaboração de materiais didácticos e à execução de trabalhos, que podem ser de investigação. Os dossiês permitem download (pdf). População e Demografia Inquérito estatístico Representações gráficas Estatística com Excel Índice de Preços no Consumidor Estatística com R. «

10 Glossário (Estatística e informação estatística)

11

12

13 Factos em números

14 Factos em números

15 Factos em números

16 Factos em números

17 Factos em números Brochura disponível em pdf

18 ALEA e programas do EBS O ALEA é um recurso recomendado nos programas de Matemática do Ensino Básico e Secundário! (PMEB - p. 72:) Recursos: sítios da Internet e materiais O ALEA - Ação Local Estatística Aplicada, disponibiliza instrumentos de apoio ao ensino da Estatística para alunos e professores. Contém problemas baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, quebra-cabeças, jogos etc.

19 ALEA e programas do EBS alguns tópicos Programa oficial Conteúdos do ALEA Objeto da Estatística e breve nota histórica sobre a evolução da Estatística Dossier Didáctico VI: Notas sobre a História da Estatística Fenómenos que podem ser objeto de estudo estatístico; exemplificação de tais fenómenos com situações da vida real, salientando o papel relevante da Estatística na sua descrição. Estatística em foco Atualidades do INE Dados oficiais: Factos em números, europalea... Dados na escola: Galeria Virtual

20 ALEA e programas do EBS alguns tópicos Programa oficial Conceitos básicos: recenseamento, sondagem, população, amostra Organização e interpretação de carateres estatísticos (qualitativos e quantitativos): - Dados, tabelas e gráficos - Medidas de localização - Medidas de dispersão - Referência a distribuições bidimensionais Conteúdos do ALEA Noções de Estatística (curso) Glossário ActivALEA s Dossiês Didácticos IV e XIII:.Estatística com Excel.Estatística Descritiva com Excel Complementos Noções de Estatística (curso) Glossário CalcALEA (calculadora) ActivALEA s Desafios

21 ALEA e programas do EBS ActivALEA s Fichas com actividades, exercícios, notas, observações, comentários e propostas destinadas a sistematizar a formação básica de estatística (a nível elementar). Alguns exemplos: N.º 15. Cálculo da Média para dados agrupados O objetivo desta ActivALEA é desenvolver a capacidade de interpretar a fórmula para o cálculo da média quando os dados (discretos) estão agrupados. N.º 16. O que devo fazer para ficar com a Média? Dentro do tópico Estudo da média, propomos desenvolver a capacidade de interpretar o significado da média de modo a ser possível responder a questões como O que é a média? e O que devo fazer para ficar com a média?.

22 ALEA e programas do EBS Alguns exemplos (cont.-1): N.º 17. A Média e a Moda Neste caso, o objectivo consiste em desenvolver a compreensão do conceito de Média, realçando a utilização da Moda como alternativa, em determinadas condições. N.º 19. Diagrama de Caule-e-Folhas Nesta ficha são apresentados alguns exemplos de representações dos dados num gráfico caule-e-folhas e indicadas algumas orientações a ter em conta na construção de uma representação deste tipo. É acompanhada de uma aplicação interativa que pode ser utilizada para representar um conjunto de dados num diagrama de caule-efolhas.

23 ALEA e programas do EBS Alguns exemplos (cont.-2): N.º 20. Diagrama de Extremos e Quartis O Diagrama de Extremos e Quartis é a representação gráfica que melhor se posiciona na relação custo/benefício! Para representar um conjunto de dados num Diagrama de Extremos e Quartis, pode ser utilizada a aplicação interativa que acompanha esta ActivALEA. N.º 21. Presidentes da República Portuguesa Tarefa: Quanto tempo governaram os presidentes da república portuguesa? Tópico: Utilização do Diagrama de Extremos e Quartis para organizar os dados.

24 ALEA e programas do EBS Alguns exemplos (cont.-3): N.º 25. Histograma O Histograma é um gráfico, formado por uma sucessão de retângulos adjacentes, tendo cada um por base um intervalo de classe e uma área igual (ou proporcional) à frequência relativa (ou absoluta) dessa classe. Nesta ficha são dadas inicialmente algumas orientações para a organização dos dados em classes, número de classes a considerar, bem como o seu processo de construção, procedimentos prévios à construção da tabela de frequências. De seguida, e utilizando exemplos, explica-se a construção do histograma. Esta ActivALEA é acompanhada de uma aplicação interativa que permite a construção de histogramas com classes de igual amplitude ou com amplitudes diferentes.

25 ALEA e programas do EBS alguns tópicos Programa oficial Estudo das Probabilidades Conteúdos do ALEA Dossier Didático VII: Probabilidades com Excel Noções de Probabilidades (curso) - Introdução às probabilidades - Experiência Aleatória - Probabilidade - Modelos de probabilidade discretos e contínuos ActivALEA n.º 5: Experiências aleatórias ActivALEA n.º 18: Probabilidade: Problemas e Simulações ActivALEA n.º 26: A frequência relativa para estimar a probabilidade

26 ALEA e programas do EBS alguns tópicos Programa oficial Introdução à Inferência Estatística (MACS) Conteúdos do ALEA Inferência Estatística (curso) (na área Dossiês & Recursos) - Introdução à Amostragem - Introdução à Estimação estimação pontual - Introdução à Inferência Estatística estimação intervalar ou intervalos de confiança ActivALEA s N.º 22: Amostra Aleatória N.º 23: Forma da distribuição de algumas variáveis N.º 24: Distribuições e características amostrais

27 ALEA e programas do EBS alguns tópicos Metodologia do trabalho de projecto Conteúdos do ALEA Dossiê didático VIII: O inquérito estatístico Introdução aos questionários, amostragem e organização de dados Galeria Virtual (exemplos de questionários, recolha de dados, organização de dados, tratamento de dados, apreciação de resultados; está disponível uma matriz)

28 Reflexão em grupo Tópicos: 1. Na sua opinião, em que medida a Estatística e a informação estatística podem contribuir para o exercício da cidadania? 2. Dos conteúdos/recursos abordados, quais os que considera mais pertinentes para a sua actividade de professor bibliotecário? 3. Como acha que poderá aplicá-los/divulgá-los na sua atividade? «

29 Mais alguns exercícios «

30 Exercícios 1 - Aceda à informação mais recente relativa a População Residente e à Taxa de analfabetismo no município onde nos encontramos. 2 - Qual dos seguintes países teve menor Taxa de mortalidade infantil em 2009: Portugal, Espanha, Holanda ou Reino Unido. «

31 Exercícios 3 - Obtenha informação relativa ao conceito de Área Metropolitana. Que municípios integram a área Metropolitana do Porto? 4 - Qual foi a percentagem de indivíduos nascidos no concelho onde nos encontramos, filhos de pais que não eram casados, em Portugal e no município em que nos encontramos, nos anos 1990, 2000 e Elabore um gráfico mostrando esses valores. «

32 Exercícios 5 - Consulte o índice dos quadros da publicação Estatísticas dos Transportes Verifique quantos passageiros foram transportados em tráfego de longo curso nesse ano. - Localize as edições deste mesmo título (Estatísticas dos Transportes) para o período 2004 a «

33 Mais informação! Melhor cidadania! Agradecemos a vossa participação. Bom trabalho!

Ação Local de Estatística Aplicada

Ação Local de Estatística Aplicada Ação Local de Estatística Aplicada www.alea.pt Parceria Propósito Disponibilizar instrumentos para apoio ao ensino e à aprendizagem da Estatística, em acesso livre! Como? (Edutainment) Entretenimento Educação

Leia mais

Rede de Bibliotecas Escolares Professores Bibliotecários Abril.2011 Maio.2011

Rede de Bibliotecas Escolares Professores Bibliotecários Abril.2011 Maio.2011 Serviço de Difusão Literacia Estatística ao serviço da Cidadania Portal do INE e Projecto ALEA Uma primeira abordagem Rede de Bibliotecas Escolares Professores Bibliotecários Abril.2011 Maio.2011 Itinerário

Leia mais

Ensinar e aprender Estatística com o ALEA. Emília Oliveira Pedro Campos

Ensinar e aprender Estatística com o ALEA. Emília Oliveira Pedro Campos Ensinar e aprender Estatística com o ALEA Emília Oliveira Pedro Campos P r o j e c t o A L E A Resumo O ALEA: Motivação e objectivos Utilização do ALEA pelos docentes Problemas frequentes no ensino e aprendizagem

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA VIÇOSA GRUPO DE MATEMÁTICA ANO LECTIVO 2018 / 2019 MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS 10º ANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA VIÇOSA GRUPO DE MATEMÁTICA ANO LECTIVO 2018 / 2019 MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS 10º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA VIÇOSA DGestE Direção Geral de Estabelecimentos Escolares Escola Sede: Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro Código: 135483 GRUPO DE MATEMÁTICA ANO LECTIVO 2018 /

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Principles and Standards for School Mathematics (2000) Este documento reforça a ênfase dada no anterior documento, da importância e da adequabilidade, às crianças mais

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 da RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) 10º ANO

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 da RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) 10º ANO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 da RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) 10º ANO Ano Letivo 2016/2017 Docentes: Cristina Pereira Dora

Leia mais

O papel das investigações estatísticas no programa de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico

O papel das investigações estatísticas no programa de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico O papel das investigações estatísticas no programa de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico 5 de Setembro de 2011 Ana Vieira Lopes & Cristina Roque & Paula Teixeira O ensino da Estatística Perspectiva

Leia mais

PLANIFICAÇÃO. 2007/2008 Matemática Aplicada às Ciências Sociais 1º ano. Blocos previstos

PLANIFICAÇÃO. 2007/2008 Matemática Aplicada às Ciências Sociais 1º ano. Blocos previstos 007/008 Matemática Aplicada às Ciências Sociais º ano Início: de Setembro de 007 Terminus: 0 de Junho de 008 Blocos previstos Dia da semana º Período º Período 3º Período ª Feira 3 9 3ª Feira 3 9 4ª Feira

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS 1 Ano Letivo de 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina de MATEMÁTICA - 11º Ano Turma K Curso Profissional de Técnico de Multimédia Professora: Paula Gomes 2 OBJETIVOS GERAIS São finalidades da disciplina

Leia mais

Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas

Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas 1 Métodos Quantitativos Profa. Msc. Regina Albanese Pose 2 Objetivos Objetivo Geral Este tutorial tem como objetivo parametrizar o desenvolvimento da oficina

Leia mais

Filho, não é um bicho: chama-se Estatística!

Filho, não é um bicho: chama-se Estatística! Paulo Jorge Silveira Ferreira Filho, não é um bicho: chama-se Estatística! Estatística aplicada uma abordagem prática FICHA TÉCNICA EDIÇÃO: Paulo Ferreira TÍTULO: Filho, não é um bicho: chama-se Estatística!

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais Carla Tomé Catarina Coimbra

Matemática Aplicada às Ciências Sociais Carla Tomé Catarina Coimbra Matemática Aplicada às Ciências Sociais Carla Tomé (carla.tome@mogofores.salesianos.pt) Catarina Coimbra (catarina.coimbra@mogofores.salesianos.pt) 10.º Ano Rota de aprendizage m Salesianos de Mogofores

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 10ºANO. Documento(s) Orientador(es): Programa de Matemática dos Cursos Profissionais TEMAS /DOMÍNI TEMPO AVALIAÇÃO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 10ºANO. Documento(s) Orientador(es): Programa de Matemática dos Cursos Profissionais TEMAS /DOMÍNI TEMPO AVALIAÇÃO TÉCNICO DE OPERAÇÕES TURISTICAS Ano Letivo 2017/2018 Ciclo de Formação: 201720 2020 Nº º DO PROJETO ROJETO:. MATEMÁTICA 10ºANO /D TEMAS EMAS/D /DOMÍNI OS Módulo A1: Geometria Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular (UC)

Ficha da Unidade Curricular (UC) Impressão em: 03-01-2013 17:12:18 Ficha da Unidade Curricular (UC) 1. Identificação Unidade Orgânica : Escola Superior de Tecnologia e Gestão Curso : [IS] Informática para a Saúde UC/Módulo : Bioestatística

Leia mais

PROJECT O é melhor que a tua?

PROJECT O é melhor que a tua? Oficina de Formação à Distância Para o Ensino da Estatística PROJECT A minha O freguesia é melhor que a tua? Formanda Eugénia Pais 29 de Junho de 2007 Memória descritiva As orientações curriculares para

Leia mais

Trabalho de Projecto de Estatística: Reciclagem

Trabalho de Projecto de Estatística: Reciclagem Escola Secundária de Tomaz Pelayo Trabalho de Projecto de Estatística: Reciclagem Trabalho realizado por: Liliana Marli Fonseca Nº 9 º I Liliana Cunha Nº º I Mónica Vinhas Nº 13 º I Santo Tirso 2006 Índice

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 7º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Multiplicar e dividir números inteiros. - Calcular o valor de potências em que

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA: 144 HORAS PROFESSORA: Maria Ivete Basniak ANO LETIVO: 2013 EMENTA: Variáveis e gráficos; Distribuições

Leia mais

Ficha de Trabalho nº 11 Matemática 7º ano Maio / 2011 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA

Ficha de Trabalho nº 11 Matemática 7º ano Maio / 2011 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA Ficha de Trabalho nº 11 Matemática 7º ano Maio / 2011 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA Recorda: A Estatística é um ramo da Matemática que nos ajuda a recolher, organizar e interpretar dados para tirar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL (MACS) 10º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL (MACS) 10º ANO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 da RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) 10º ANO ANO LETIVO DE 2017/2018 PROFESSORES: Dora Manguinhas 1º Período 2º Período

Leia mais

Anexo I. I. Introdução

Anexo I. I. Introdução I. Introdução Relativamente ao Curso Técnico Superior Profissional em, a área a que se refere o n.º 1 do artigo 6.º do regulamento das condições de ingresso e das provas de avaliação de capacidade relativas

Leia mais

SUMÁRIO. 1.1 Introdução, Conceitos Fundamentais, 2

SUMÁRIO. 1.1 Introdução, Conceitos Fundamentais, 2 SUMÁRIO 1 CONCEITOS BÁSICOS, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Conceitos Fundamentais, 2 1.2.1 Objetivo, 2 1.2.2 População e amostra, 2 1.3 Processos estatísticos de abordagem, 2 1.4 Dados estatísticos, 3 1.5 Estatística

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA DE SANTIAGO DO CACÉM

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA DE SANTIAGO DO CACÉM ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA DE SANTIAGO DO CACÉM CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMANDO CICLO DE FORMAÇÃO 2008/2011 ANO LECTIVO: 2008/2009 Página 1 Módulo A1: Geometria

Leia mais

Importância da estatística 17. O que é a Estatística? 18

Importância da estatística 17. O que é a Estatística? 18 Índice MENSAGEM DO AUTOR 11 AGRADECIMENTOS 13 Capítulo 1 Introdução Importância da estatística 17 O que é a Estatística? 18 Escalas de medida 19 Escala de medida qualitativa ou não métrica 19 Escalas Nominais

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

Apontamentos de Introdução às Probabilidades e à Estatística

Apontamentos de Introdução às Probabilidades e à Estatística i Índice 1. Introdução 1 1.1. Enquadramento e objectivos 2 1.2. Organização 5 1.3. Noções base da Estatística 7 1.3.1. Distinção entre população e amostra 8 1.3.2. Amostragem 10 1.3.3. Unidade estatística

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I - IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR(A)

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA E PREVISÃO INDICE

ESTATÍSTICA DESCRITIVA E PREVISÃO INDICE ESTATÍSTICA DESCRITIVA E PREVISÃO INDICE CAPITULO L APRESENTAÇÃO DE DADOS, pag 1 1.1 Introdução, 2 1.2. Quadros ou Tabelas, 3 1.3 Distribuições de Frequência, 4 1.4 Classificação de Dados, 7 1.5 Distribuição

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA SINTRA

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA SINTRA ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA SINTRA ENSINO RECORRENTE DE NÍVEL SECUNDÁRIO POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS CURSO DE ARTES VISUAIS DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DISCIPLINA : MATEMÁTICA

Leia mais

ActivALEA. ative e atualize a sua literacia

ActivALEA. ative e atualize a sua literacia ActivALEA ative e atualize a sua literacia N.º 30 ESTIMAR A PERCENTAGEM DE... Por: Maria Eugénia Graça Martins Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa memartins@fc.ul.pt Emília Oliveira Agrupamento

Leia mais

Noções de Estatística Airlane P. Alencar LANE

Noções de Estatística Airlane P. Alencar LANE Noções de Estatística Airlane P. Alencar LANE www.ime.usp.br/~lane 1 Programa Estatística, Amostragem Análise Descritiva Organização dos dados, Tipos de variáveis Medidas resumo: proporção, média, mediana,

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Ensino Básico Ano letivo 2015-2016 Unidade Curricular Probabilidades e Estatística ECTS 5 Regime Obrigatório Ano 2.º Semestre 1.ºsemestre Horas de trabalho globais Docente (s) Jorge Manuel Monteiro

Leia mais

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA ÁREAS DO DO ALEA NOÇÕES DE ESTATÍSTICA NOÇÕES DE PROBABILIDADES DOSSIÊS & RECURSOS ESTATÍSTICA DIVERTIDA DESAFIOS DO ALEA ESTATÍSTICA EM FOCO FACTOS EM NÚMEROS GLOSSÁRIO COISAS NOVAS EUROPALEA GALERIA

Leia mais

AMEI Escolar Matemática 8º Ano Estatística: Organização e Tratamento de Dados

AMEI Escolar Matemática 8º Ano Estatística: Organização e Tratamento de Dados AMEI Escolar Matemática 8º Ano Estatística: Organização e Tratamento de Dados Conteúdos desta unidade: Organização, representação e interpretação de dados; Medidas de tendência central; Medidas de localização.

Leia mais

IFF FLUMINENSE CST EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

IFF FLUMINENSE CST EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL IFF FLUMINENSE CST EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL Estatística e Probabilidade CH: 40 h/a Classificação de variáveis, Levantamento de Dados: Coleta; Apuração; Apresentação; e Análise de resultados. Séries Estatísticas.

Leia mais

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes 1 Estatística População Características Técnicas de amostragem Amostra Análise descritiva Conclusões sobre as características da

Leia mais

Estatística Básica. PhD. Wagner Hugo Bonat 1/2017. Universidade Federal do Paraná. Bonat, W. H. (LEG/UFPR) 1/ / 18

Estatística Básica. PhD. Wagner Hugo Bonat 1/2017. Universidade Federal do Paraná. Bonat, W. H. (LEG/UFPR) 1/ / 18 Estatística Básica PhD. Wagner Hugo Bonat Laboratório de Estatística e Geoinformação-LEG Universidade Federal do Paraná 1/2017 Bonat, W. H. (LEG/UFPR) 1/2017 1 / 18 Informações gerais Referência bibliográfica

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS Cursos SECRETARIADO EXECUTIVO Unidade Orgânica Escola Superior de Gestão, Hotelaria

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2016-17 Unidade Curricular ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS Cursos GESTÃO DE ANIMAÇÃO TURÍSTICA Unidade Orgânica Escola Superior de Gestão,

Leia mais

Introdução. Amostragem, amostra aleatória simples, tabela de números aleatórios, erros

Introdução. Amostragem, amostra aleatória simples, tabela de números aleatórios, erros Estatística Aplicada 2007/2008 Programa Introdução às probabilidades. Distribuições. Amostragem. Testes de hipóteses. Análise da variância. Estatística não-paramétrica. Testes de ajuste do qui-quadrado.

Leia mais

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Aplicada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Descritiva A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados

Leia mais

Introdução à análise exploratória de dados

Introdução à análise exploratória de dados Introdução à análise exploratória de dados Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Universidade Federal do Paraná Departamento de Estatística Laboratório de Estatística e Geoinformação 23/02/2018

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva C E N T R O D E M A T E M Á T I C A, C O M P U T A Ç Ã O E C O G N I Ç Ã O UFABC Estatística Descritiva Centro de Matemática, Computação e Cognição March 17, 2013 Slide 1/52 1 Definições Básicas Estatística

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISCIPLINAR: 1.º Matemática PROGRAMA-A ANO: 10º ANO LECTIVO : 2008 /2009 p.

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISCIPLINAR: 1.º Matemática PROGRAMA-A ANO: 10º ANO LECTIVO : 2008 /2009 p. ANO: 10º ANO LECTIVO : 2008 /2009 p.1/9 CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER Nº. AULAS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO Módulo Inicial Geometria e Números Reais. - Função afim, Equações e inequações do 1º.

Leia mais

Estatística Fácil. Prof.º Mario César Castro 2015

Estatística Fácil. Prof.º Mario César Castro 2015 Estatística Fácil Prof.º Mario César Castro 2015 A Estatística é um ramos da Matemática que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar determinados

Leia mais

Introdução à Probabilidade e Estatística I

Introdução à Probabilidade e Estatística I Introdução à Probabilidade e Estatística I População e Amostra Medidas resumo Prof. Alexandre G Patriota Sala: 298A Email: patriota@ime.usp.br Site: www.ime.usp.br/ patriota Passos iniciais O primeiro

Leia mais

PLANO DE CONTEÚDO MÍNIMO (PCM) - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE COMPUTAÇÃO. Professora Rosana da Paz Ferreira CCB1052 (2018.2)

PLANO DE CONTEÚDO MÍNIMO (PCM) - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE COMPUTAÇÃO. Professora Rosana da Paz Ferreira CCB1052 (2018.2) PLANO DE CONTEÚDO MÍNIMO (PCM) - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE COMPUTAÇÃO Curso(s): Ciência da Computação Período: 2018.2 Professora: Rosana da Paz Ferreira Disciplina(s): INF5325 Probabilidade e Estatística

Leia mais

Anotações VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS CONCEITOS BÁSICOS RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ESQUEMATIZADOS ESTATÍSTICA AULA 01

Anotações VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS CONCEITOS BÁSICOS RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ESQUEMATIZADOS ESTATÍSTICA AULA 01 VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS São as grandezas em estudo pela pesquisa; Nº Estado Civil Grau de Instrução Nº de Filhos Salário Idade (anos) Idade (meses) Região de Procedência 1 solteiro fundamental 4,00 26 3

Leia mais

PLANO DE CONTEÚDO MÍNIMO (PCM) - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE COMPUTAÇÃO. Professora Rosana da Paz Ferreira CCB1052 (2018.2)

PLANO DE CONTEÚDO MÍNIMO (PCM) - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE COMPUTAÇÃO. Professora Rosana da Paz Ferreira CCB1052 (2018.2) PLANO DE CONTEÚDO MÍNIMO (PCM) - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE COMPUTAÇÃO Curso(s): Ciência da Computação Período: 2018.2 Professora: Rosana da Paz Ferreira Disciplina(s): CCB1052 Probabilidade e Estatística

Leia mais

Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números?

Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números? Estatística Disciplina de Estatística 2012/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa E-mail: lessavaleria@gmail.com 1 Introdução Quem nunca ouviu a palavra estatística

Leia mais

Prof. Dr. Engenharia Ambiental, UNESP

Prof. Dr. Engenharia Ambiental, UNESP INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA ESPACIAL Análise Exploratória dos Dados Estatística Descritiva Univariada Roberto Wagner Lourenço Roberto Wagner Lourenço Prof. Dr. Engenharia Ambiental, UNESP Estrutura da Apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2018/2019 UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Instituto de Engenharia e Tecnologias (1º Ciclo) 2. Curso Engenharia

Leia mais

Plano de Ensino Docente. TURMA: 2º semestre

Plano de Ensino Docente. TURMA: 2º semestre Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PLANO DE ENSINO FACULDADE: Ciências da Saúde CURSO: Fisioterapia Período: 2º DISCIPLINA: Bioestatística Ano: 2015 CARGA HORÁRIA: 40 horas SEMANAL: 2 horas TOTAL: 40 HORAS PRÉ-REQUISITO: - EMENTA Introdução

Leia mais

Exame Final Nacional. MACS 11.º ano. Preparação para o. Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Exame Final Nacional. MACS 11.º ano. Preparação para o. Matemática Aplicada às Ciências Sociais Preparação para o Exame Final Nacional MACS 11.º ano Matemática Aplicada às Ciências Sociais Maria Augusta Ferreira Neves Sandra Bolinhas Luísa Faria 11 Oo Índice Apresentação 3 Capítulo 1 Percentagens

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio, Espaço amostrai, Definição de probabilidade, Probabilidades finitas dos espaços amostrais fin itos, 20

SUMÁRIO. Prefácio, Espaço amostrai, Definição de probabilidade, Probabilidades finitas dos espaços amostrais fin itos, 20 SUMÁRIO Prefácio, 1 3 1 CÁLCULO DAS PROBABILIDADES, 15 1.1 Introdução, 15 1.2 Caracterização de um experimento aleatório, 15 1.3 Espaço amostrai, 16 1.4 Evento, 17 1.5 Eventos mutuamente exclusivos, 17

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Introdução à análise exploratória de dados

Introdução à análise exploratória de dados Introdução à análise exploratória de dados Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Universidade Federal do Paraná Departamento de Estatística Laboratório de Estatística e Geoinformação LEG/DEST/UFPR

Leia mais

Estatística descritiva

Estatística descritiva Estatística descritiva Para que serve a estatística? Qual o seu principal objectivo? obter conclusões sobre a população usando uma amostra? População Amostragem Amostra Uma ou mais variáveis (X) são observadas

Leia mais

Estatística Lousã, 07 de Março de 2008

Estatística Lousã, 07 de Março de 2008 Estatística Lousã, 07 de Março de 08 A estatística é um ramo da Matemática que nos ajuda a recolher, organizar e interpretar dados para tirar conclusões e fazer previsões. Recolha, organização e representação

Leia mais

Inferência Estatística:

Inferência Estatística: Inferência Estatística: Amostragem Estatística Descritiva Cálculo de Probabilidade Inferência Estatística Estimação Teste de Hipótese Pontual Por Intervalo Conceitos básicos Estimação É um processo que

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME

MATRIZ DA PROVA DE EXAME MATRIZ DA PROVA DE EXAME (AVALIAÇÃO DO REGIME NÃO PRESENCIAL E AVALIAÇÃO DE RECURSO) MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS - 11º ANO Módulos 4, 5 e 6 Duração da Prova 135 minutos Modalidade: Prova escrita

Leia mais

Curso(s): Licenciaturas em Engenharia (1º ciclo) Aulas Teóricas 30h. Ano Curricular Semestre: 2º ano 1º semestre Aulas Teórico-Práticas 45h

Curso(s): Licenciaturas em Engenharia (1º ciclo) Aulas Teóricas 30h. Ano Curricular Semestre: 2º ano 1º semestre Aulas Teórico-Práticas 45h UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA F A C U L D A D E D E E NGE N H ARIA Disciplina de Estatística Contexto da Disciplina Horas de Trabalho do Aluno Curso(s): Licenciaturas em Engenharia (1º ciclo) Aulas

Leia mais

MAE116 Farmácia Estatística Descritiva (I)

MAE116 Farmácia Estatística Descritiva (I) MAE116 Farmácia 2017 Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística A estatística desempenha o papel importante em muitos processos de tomada de decisão. Um pesquisador, em muitas situações, necessita

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Científica Matemática Teóricas Curso Eng. Electrotécnica ECTS 5 Teóricopráticas Distribuição das horas de contacto Trabalho Práticas e de Seminário Estágio Laboratoriais campo Orientação tutória Outras

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 1504 1505 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0007230A - Estatística e Probabilidade I Docente(s) Prescila Glaucia Christianini Buzolin Unidade Faculdade de Ciências

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: MACS 11º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: MACS 11º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: MACS 11º ano 2014/2015 Início Fim Nº de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: : GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Métodos Estatísticos Estatística? Estatística. João Freire de Noronha DCTA/ESAC 1

Métodos Estatísticos Estatística? Estatística. João Freire de Noronha DCTA/ESAC 1 Métodos Estatísticos 2006 3ª Aula João Noronha DCTA/ESAC 1 Estatística? Recolha Organização Análise Interpretação Apresentação DADOS João Noronha DCTA/ESAC 2 Estatística Estatística DESCRITIVA sintetizar

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS ÁREA DISCIPLINAR: Matemática DISCIPLINA: Matemática CURSO PROFISSIONALTécnico de Gestão ANO: 1º - ANO LETIVO:

Leia mais

Estatística Descritiva. Objetivos de Aprendizagem. 6.1 Sumário de Dados. Cap. 6 - Estatística Descritiva 1. UFMG-ICEx-EST. Média da amostra: Exemplo:

Estatística Descritiva. Objetivos de Aprendizagem. 6.1 Sumário de Dados. Cap. 6 - Estatística Descritiva 1. UFMG-ICEx-EST. Média da amostra: Exemplo: 6 ESQUEMA DO CAPÍTULO Estatística Descritiva 6.1 IMPORTÂNCIA DO SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO DE DADOS 6.2 DIAGRAMA DE RAMO E FOLHAS 6.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA E HISTOGRAMAS 6.4 DIAGRAMA DE CAIXA 6.5 GRÁFICOS

Leia mais

Introdução à Estatística Estatística Descritiva 22

Introdução à Estatística Estatística Descritiva 22 Introdução à Estatística Estatística Descritiva 22 As tabelas de frequências e os gráficos constituem processos de redução de dados, no entanto, é possível resumir de uma forma mais drástica esses dados

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANÁLISE E TRATAMENTO DE DADOS Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANÁLISE E TRATAMENTO DE DADOS Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular ANÁLISE E TRATAMENTO DE DADOS Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Recursos Humanos 3. Ciclo

Leia mais

Professora: Susana Costa

Professora: Susana Costa Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel Planificação a Médio Prazo 201/2017 Matemática Aplicada às Ciências Sociais BLOCO II (11º ano) Turmas - 11º C e 11º D Professora: Susana Costa Planificação a Médio

Leia mais

Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Práticas Técnico-Comerciais 2012/2013

Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Práticas Técnico-Comerciais 2012/2013 Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Práticas Técnico-Comerciais 2012/2013 Língua Portuguesa ATITUDES Formação para a cidadania. Apresentação dos materiais necessários, cumprimento de tarefas propostas,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Profª Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

PLANO DE ENSINO. NOME DA DISCIPLINA: Estatística e Probabilidade CÓDIGO: 63 EMENTA

PLANO DE ENSINO. NOME DA DISCIPLINA: Estatística e Probabilidade CÓDIGO: 63 EMENTA PLANO DE ENSINO NOME DA DISCIPLINA: Estatística e Probabilidade CÓDIGO: 63 CURSO: Licenciatura em Matemática SEMESTRE: 6º PRÉ-REQUISITOS: Cálculo 2 CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 67h / 80 aulas CARGA HORÁRIA PRÁTICA:

Leia mais

Componente de Formação Técnica. Disciplina de

Componente de Formação Técnica. Disciplina de CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Técnico da Qualidade - Calçado e Marroquinaria PROGRAMA Componente de Formação Técnica Disciplina de Métodos Estatísticos Autores Escola Profissional Felgueiras

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS ÁREA DISCIPLINAR: MATEMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS ÁREA DISCIPLINAR: MATEMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS ÁREA DISCIPLINAR: 500 - MATEMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Engenharia Informática 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOSÉ AFONSO

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOSÉ AFONSO ESCOLA SECUDÁRIA DR. JOSÉ AFOSO úcleo Gerador: Saberes Fundamentais Sociedade, Tecnologia e Ciência EFA_EF_SE1 Ano Lectivo 010/11 Ficha de Trabalho º 1 - Estatística Unidade de Competência 7 - Identificar,

Leia mais

Casos. Índice. Parte I. Caso 1 Vendas da empresa Platox. Caso 2 Importação de matéria-prima. Caso 3 Carteira de acções. Caso 4 Lançamento de produto

Casos. Índice. Parte I. Caso 1 Vendas da empresa Platox. Caso 2 Importação de matéria-prima. Caso 3 Carteira de acções. Caso 4 Lançamento de produto Índice PREFÁCIO 15 NOTA INTRODUTÓRIA 17 CONVENÇÕES UTILIZADAS 19 Parte I Casos Caso 1 Vendas da empresa Platox 1. Enquadramento e objectivos 25 2. Aspectos metodológicos 26 3. Resultados e comentários

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva ESQUEMA DO CAPÍTULO 6.1 IMPORTÂNCIA DO SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO DE DADOS 6.2 DIAGRAMA DE RAMO E FOLHAS 6.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA E HISTOGRAMAS 6.4 DIAGRAMA DE CAIXA 6.5 GRÁFICOS

Leia mais

Estatística aplicada a ensaios clínicos

Estatística aplicada a ensaios clínicos Estatística aplicada a ensaios clínicos RAL - 5838 Luís Vicente Garcia lvgarcia@fmrp.usp.br Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Estatística aplicada a ensaios clínicos aula 8 amostragem amostragem

Leia mais

Inferência Estatística: DEEST/UFOP Prof.: Spencer Barbosa da Silva

Inferência Estatística: DEEST/UFOP Prof.: Spencer Barbosa da Silva Inferência Estatística: Prof.: Spencer Barbosa da Silva Amostragem Estatística Descritiva Cálculo de Probabilidade Inferência Estatística Estimação Teste de Hipótese Pontual Por Intervalo Conceitos básicos

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1504 / 1505 / Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1504 / 1505 / Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1504 / 1505 /1506 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0005027A - Tratamento da Informação e Probabilidade I Docente(s) Prescila Glaucia Christianini Buzolin Unidade Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANÁLISE DE DADOS Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANÁLISE DE DADOS Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular ANÁLISE DE DADOS Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Economia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular ANÁLISE

Leia mais

1 Que é Estatística?, 1. 2 Séries Estatísticas, 9. 3 Medidas Descritivas, 27

1 Que é Estatística?, 1. 2 Séries Estatísticas, 9. 3 Medidas Descritivas, 27 Prefácio, xiii 1 Que é Estatística?, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Desenvolvimento da estatística, 1 1.2.1 Estatística descritiva, 2 1.2.2 Estatística inferencial, 2 1.3 Sobre os softwares estatísticos, 2 1.4

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Engenharia Informática 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

Operação Estatística: Inquérito à aquisição de tomate para a indústria

Operação Estatística: Inquérito à aquisição de tomate para a indústria INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICAS ECONÓMICAS Serviço de Estatísticas Agrícolas e do Ambiente Operação Estatística: Código: 411 Versão: 1.0 Código SIGINE: AG0004 Data: Novembro

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTATÍSTICA INFERENCIAL Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ESTATÍSTICA INFERENCIAL Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular ESTATÍSTICA INFERENCIAL Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Recursos Humanos 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO Componente Curricular: ESTATÍSTICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Código: ADM - 121 Pré-requisito: ---- Período Letivo: 2011.2 CH Total: 60 horas Turma:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: Município: Jales-SP Eixo Tecnológico: Eixo Tecnológico: Gestão e negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Estatística e Probabilidade Carga Horária: 40h Período: 1º. Ementa

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Estatística e Probabilidade Carga Horária: 40h Período: 1º. Ementa Disciplina: Estatística e Probabilidade Carga Horária: 40h Período: 1º PLANO DE ENSINO Ementa Classificação de variáveis, Levantamento de Dados: Coleta; Apuração; Apresentação e Análise de resultados.

Leia mais

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS. Prof. Danilo Monte-Mor

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS. Prof. Danilo Monte-Mor MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Prof. Danilo Monte-Mor Métodos Quantitativos Aulas 1 e 2 Análise Exploratória de Dados 2 Danilo Soares Monte Mor Currículum Vitae Prof. Dr. e especialista em Métodos Quantitativos

Leia mais

17/04/2017. Tipos de dados. Primários. Secundários

17/04/2017. Tipos de dados. Primários. Secundários 1 Tipos de dados Primários Secundários 2 1 Dados primários Recolhidos, observados ou experienciados junto ao evento 3 Dados secundários Fontes que interpretam os dados primários. Tendem a ser menos fiáveis

Leia mais