Aventuras no Campo. O que e?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aventuras no Campo. O que e?"

Transcrição

1 Aventuras no Campo O que e? Integrado na Herdade do Moinho Novo, é um espaço de lazer activo, onde crianças e jovens têm a oportunidade de experimentar viver num meio rural, com um ritmo diferente do ritmo urbano, com oportunidade para desenvolver a sua imaginação e criatividade, formas de relação com o meio, e ao mesmo tempo serem protagonistas do seu tempo livre. Aventuras no Campo surge do estabelecimento de uma parceria entre a ASPEA Associação Portuguesa de Educação Ambiental e a Herdade do Moinho Novo, com o objectivo de realizar campos de férias e actividades pedagógicas integradas no contexto escolar. O local de realização dos campos de férias e actividades pedagógicas é a Herdade do Moinho Novo e a organização técnica e pedagógica está a cargo da ASPEA. Uma quinta em plena natureza. Onde? Apenas a 45 minutos de Lisboa, a Herdade do Moinho Novo, em Canha, proporciona uma experiência gratificante e umas férias ambientalmente saudáveis e emocionantes.

2 Actividades Aventuras no Campo é um espaço de aprendizagem e lazer activo. Crianças e jovens vão participar em actividades com uma forte componente de ecologia, sensibilização ambiental e contacto com a natureza e com o mundo rural, com oportunidade para experimentar viver a ruralidade, desenvolver a imaginação e a criatividade, e formas de relação com o meio. Participar nas actividades agricolas As actividades integram-se no normal funcionamento da quinta e permitem às crianças participar no tratamento dos animais, recolha de ovos, condução dos animais e na plantação de hortas, convivendo com o mundo rural de forma activa. Conviver com os animais Conhecer os hábitos dos animais, observar os seus comportamentos e sentir a sua presença de perto, proporcionará aos participantes experiências emocionantes e inesquecíveis. Descobrir os misterios da Natureza Observar, cheirar e ouvir a diversidade de plantas e animais selvagens vai proporcionar momentos de emotividade que irão perdurar nas memórias dos participantes. Brincar na quinta Construir os seus próprios brinquedos, usar jogos e brinquedos tradicionais e aprender a ver a natureza como objecto de jogo e brincadeira, complementam os habituais jogos de rua e tabuleiro, como o badmington, ping-pong, bola, setas, micado, damas, entre outros. Dar largas a imaginacao Oficinas criativas onde se aprende a reciclar e a reutilizar materiais de uma forma criativa e económica, produzindo novos objectos.

3 Programas escolares Apresentacao Os Programas Escolares de Aventuras no Campo complementam e diversificam as acções de (in)formação e de educação para o Ambiente e em particular para o Meio Rural desenvolvidas em contexto escolar. São estratégias de ensino e de aprendizagem indispensáveis ao processo educativo, importantes numa educação para o desenvolvimento sustentável e na formação de cidadãos activos e ambientalmente responsáveis. São experiências formativas de grande interesse, que possibilitam aos participantes uma aproximação à natureza, ao mundo rural e aos processos básicos de subsistência e de funcionamento dos ecossistemas. Os Programas Escolares de Aventuras no Campo disponibilizam diferentes propostas pedagógicas, abordando diferentes conteúdos, em diferentes formatos, indo assim ao encontro das necessidades da comunidade educativa Pré-escolar, 1º, 2º e 3 º Ciclos do Ensino Básico e do público em geral. Percursos pedagógicos pela quinta, oficinas criativas que pretendem fomentar o gosto pelas artes plásticas e desenvolver a criatividade, jogos para promover o espírito de grupo e exercitar técnicas de expressão e de comunicação, são algumas das propostas. Com os Programas Escolares de Aventuras no Campo as escolas dispõem de um programa de Visitas de ½ e 1 dia e um Programa de Educação Agro-Ambiental.

4 Objectivo Incluir eficazmente a visita na programação escolar e currículo nacional do ensino básico; Aproximar os participantes ao meio natural e agro-pecuário, onde podem realizar actividades experimentais que facilitam a compreensão das interacções num determinado contexto (entre plantas, animais, agentes atmosféricos e o ser humano); Promover a mudança de atitudes para a construção de um modelo de desenvolvimento e de vida mais coerente com o equilíbrio natural; Descobrir a importância do papel do homem rural como transformador da paisagem. Metodologia As sessões, que se desenvolvem ao longo de um dia, concentram-se um torno de um bloco temático (a paisagem, os seres vivos, o ecossistema, maneio, operações e culturas agrícolas), tendo sempre em conta os conhecimentos do participante como forma de motivar e despertar o seu interesse. Teremos em conta as idades para adequar as actividades ao desenvolvimento físico, psíquico e emocional dos alunos. Durante as sessões os participantes são os protagonistas e o educador integrará o grupo servindo de guia e apoio. Durante as sessões os alunos realizam percursos interpretativos pelos diferentes núcleos produtivos da herdade, sendo privilegiada uma abordagem sensorial do mundo animal e vegetal, que favorece a criação de uma ligação afectiva com o meio. Os materiais utilizados e disponibilizados são variados e apelativos e vão ao encontro das orientações curriculares do ensino básico.

5 Modalidades de Visitacao Visitas de ½ dia e 1 dia: Os participantes podem visitar todas as áreas de trabalho da Herdade do Moinho Novo (animais, ecossistema agro-florestal e oficinas). Neste programa as crianças, jovens e adultos têm oportunidade de conhecer a vida numa quinta e participar em diversas actividades rurais. Depois de uma breve apresentação do espaço segue-se um percurso com actividades de observação, registo, medição e ilustração, onde através dos 5 sentidos os participantes poderão descobrir os vários núcleos da herdade. São abordados temas como a água, as plantas e os animais, e a interacção do homem com o meio.

6 Modalidades de Visitacao Programa de educação Agro-Ambiental: 3 visitas Com este programa pretende-se ter uma oferta para o público escolar que possa ser trabalhada de forma multi e interdisciplinar ao longo do ano lectivo. Com este programa os alunos do 1º, 2º e 3º CEB aprendem a observar e a conhecer o quotidiano do mundo rural e o seu funcionamento. Os participantes têm oportunidade de contactar com uma exploração agrícola em modo de produção biológico, conhecer e explorar o seu valioso contributo para a melhoria da qualidade dos produtos alimentares, bem como em termos ambientais e paisagísticos, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável do mundo rural. O programa desenvolve-se ao longo do ano lectivo, com a realização de duas ou mais visitas pedagógicas à Herdade, permitindo acompanhar os ciclos sazonais da herdade. Desde a época da recolha da cortiça ou a apanha da bolota, as parições das vacas e outros mamíferos da herdade, a tosquia das ovelhas, o enfardamento das palhas e fenos, etc. Os professores recebem antecipadamente um documento de apoio, com o qual se pretende estimular o trabalho na escola preparação prévia da visita e desenvolvimento de actividades complementares, pedagogicamente enquadradas.

7 Programas Designação Nível escolar Oficinas/Actividades à escolha O mundo rural com 5 sentidos As 4 estações no Montado O mundo rural e a sustentabilidade Hoje somos agricultores Pré-escolar 1º ciclo 2º ciclo 1º ciclo 2º ciclo 2º ciclo 3º ciclo 1º ciclo 2º ciclo 3º ciclo 1. Alimentação dos animais, recolha de ovos, pastoreio 2. Caça ao Tesouro 3. Passeio de tractor 4. Andar de pónei 5. Jogos tradicionais 6. Oficina Biodiversidade em acção 7. Oficina Brincar com a natureza 8. Oficina Criar com cortiça 9. Oficina Construção de caixas ninho 10. Oficina Rastos e pegadas 11. Oficina Corantes naturais 12. Oficina Água e criatividade

8 Precos Programa de visitas de ½ dia (10h-13h) realização 2 actividades Nível Ensino Datas Grupos Preços Pré-escolar Ensino Básico Outubro a Junho Grupo mínimo de 20 alunos (as) 6 /criança Programa de visitas de 1 dia (sem almoço) (10h-16h) realização 3 actividades Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Outubro a Junho Grupo mínimo de 20 alunos (as) 12 /criança Programa de visitas de 1 dia (com almoço) (10h-16h) realização 3 actividades Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Outubro a Junho Grupo mínimo de 20 alunos (as) 18 /criança Programa de Educação Agro-Ambiental Ensino Básico Fevereiro a Junho Grupo mínimo de 20 alunos (as) sob consulta

9 Campos de ferias Apresentacao Os campos de férias AVENTURAS NO CAMPO resultam da conjugação das vontades de duas entidades a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a Herdade do Moinho Novo em realizarem actividades de tempos livres com uma vertente de educação ambiental, num espaço agro-florestal. AVENTURAS NO CAMPO é um espaço de lazer activo, onde crianças e jovens têm a oportunidade de experimentar viver num meio rural, com um ritmo diferente do ritmo urbano, com oportunidade para desenvolver a sua imaginação e criatividade, formas de relação com o meio, e ao mesmo tempo serem protagonistas do seu tempo livre. AVENTURAS NO CAMPO privilegia o contacto com o meio natural e rural, este último representando a sua particularidade mais significativa. Suscitar interesses e despoletar vontades e motivações, pôr em marcha mecanismos de descoberta de si, do outro e do meio, são objectivos das actividades e dinâmicas dos campos de férias. Embora a finalidade educativa esteja claramente definida nas AVENTURAS NO CAMPO o participante não se encontra sujeito a um programa rígido e fechado. O centro do projecto pedagógico é a criança ou jovem, com todas as suas potencialidades, características, limitações e aspectos diferenciados, com o objectivo de que os participantes aprendam a viver o seu tempo livre de forma ambientalmente mais saudável. Os campos de férias são locais de vivência intensiva do tempo livre, onde animadores, crianças e jovens estão dispostos a conviver juntos num lugar diferente do habitual. São uma excelente oportunidade para viver de forma diferente relativamente a hábitos e comportamentos. No final, AVENTURAS NO CAMPO terá contribuído para a aprendizagem de novos saberes, valores e competências, e para a melhoria/mudança das atitudes individuais e colectivas dos que participaram, sejam eles crianças e jovens, animadores ou coordenadores.

10 Campos de ferias Apresentacao Nas AVENTURAS NO CAMPO as crianças e jovens vão participar em diversas actividades com uma forte componente de ecologia, sensibilização ambiental e contacto com a natureza e com o mundo rural. Algumas propostas integram-se no normal funcionamento das actividades agrícolas e pecuárias da herdade, e permitem às crianças participar no tratamento dos animais, na plantação de hortas, aprender a origem e conservação dos alimentos, entre outras actividades.. Objectivo Iniciativa exclusivamente destinadas a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, com a finalidade de durante um período determinado de tempo proporcionar um programa organizado de carácter educativo, cultural, desportivo ou meramente recreativo, com os seguintes objectivos: Garantir a segurança do grupo durante todo o campo de férias; Conseguir um bom ambiente de trabalho e coesão da equipa pedagógica; Atingir um bom grau de satisfação e de envolvimento do grupo; Estimular e desenvolver as capacidades das crianças e dos jovens; Conhecer o meio natural e rural envolvente; Aumentar a consciência das crianças para o que as rodeia, despertando o gosto pelo ambiente natural e a biodiversidade; Fomentar o trabalho cooperativo através da realização de actividades lúdicas de exploração do meio; Participar activa e responsável na vida do campo de férias.

11 Instalacoes O acampamento, os espaços de higiene pessoal, o refeitório, e a sala de reuniões são os espaços que garantem a pernoita e actividades básicas. O acampamento com tendas de capacidade para 2/3 participantes, é instalado ao ar livre na Herdade do Moinho Novo, numa zona delimitada e em segurança, e sob coberto de árvores, que garantem o ensombramento do local. O parque infantil, a azenha, a zona de piqueniques, a piscina e o anfiteatro ao ar livre e outros espaços complementam a estadia nas Aventuras no Campo. Plano Geral de Actividades Nas AVENTURAS NO CAMPO os participantes têm contacto directo com os animais e com as práticas agrícolas, realizam percursos interpretativos na Herdade do Moinho Novo, oficinas criativas, jogos e brincadeiras, com o objectivo de promover o espírito de grupo, exercitar técnicas de expressão e de comunicação e oferecer momentos de ócio criativos e divertidos. Os participantes terão tempo e espaço para brincar, sendo-lhes proporcionado um ambiente rico para a brincadeira. As brincadeiras e jogos estimulam a imaginação das crianças, despertam ideias, a competição saudável, a cooperação e reforçam os laços afectivos entre participantes e animadores.

12 Plano Geral de Actividades Manhã Tarde Noite 1º Dia Recepção e alojamento Actividades de Integração Jogos cooperativos 2º Dia Conhecer a Herdade do Moinho Novo Oficinas e Jogos Hora do Conto 3º Dia Desportos na quinta Oficinas e Jogos Jogos nocturnos 4º Dia Interpretação ambiental Oficinas e Jogos Observação de estrelas 5º Dia Passeio de bicicleta e/ou pé Oficinas e Jogos Jogos nocturnos 6º Dia Raid fotográfico Despedida A equipa técnica e pedagógica é constituída por um Coordenador com experiência na logística e organização de actividades com crianças, e por um número variável de monitores, com formação específica de monitores de tempos livres, dependendo do número de participantes, numa média de um Monitor por 6/8 participantes, de acordo com o previsto no artigo 21º do Decreto-Lei nº163/2009, de 22 de Julho (republicação do Decreto-Lei nº 304/2003, de 9 de Dezembro).

13

14

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios 1 Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade ao desenvolvimento integral da criança que é

Leia mais

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios O Pograma Municipal Vagos em Ação Júnior, adiante designado de Vagos em Ação Júnior pretende, de uma forma lúdica-pedagógica,

Leia mais

EcoAtividades. Crianças e jovens dos 6 14 anos Julho a Setembro EM PARCERIA COM

EcoAtividades. Crianças e jovens dos 6 14 anos Julho a Setembro EM PARCERIA COM EcoAtividades Crianças e jovens dos 6 14 anos Julho a Setembro EM PARCERIA COM ATIVIDADES PROPOSTAS Todas as atividades propostas assentam no primeiro desejo das crianças ou jovens que é de correr, tocar,

Leia mais

CML / Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental

CML / Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental CML / Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental Parque Florestal de Monsanto Mais de 300 km de percursos pedestres, circuitos cicláveis; Oferta variada de equipamentos, espaços de recreio informal,

Leia mais

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios 1 Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade ao desenvolvimento integral da criança que é

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES INTRODUÇÃO O Plano Anual de Atividades constitui-se como um documento orientador de todas as atividades desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Este plano é caracterizado por

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA Mês Temas/conteúdos Atividades Objetivos gerais Intervenientes Espaço -Início do Ano Escolar; -Recepção dos Alunos. - Atividades de grupo; -Acolhimento e receção

Leia mais

CASA JOÃO CIDADE Centro de Actividades Ocupacionais

CASA JOÃO CIDADE Centro de Actividades Ocupacionais CASA JOÃO CIDADE Centro de Actividades Ocupacionais Relatório de Actividades - Ano de 2018 O Centro de Actividades Ocupacionais da Casa João Cidade desenvolveu, no passado ano de 2018, as actividades programadas

Leia mais

Um dia diferente onde aprender é divertido!

Um dia diferente onde aprender é divertido! Um dia diferente onde aprender é divertido! Quinta Pedagógica do Cuco Um dia diferente onde aprender é divertido! A importância das quintas pedagógicas no processo de aprendizagem das crianças Uma sociedade

Leia mais

Índice de conteúdo. Projeto Pedagógico e de Animação do Estremoz Férias

Índice de conteúdo. Projeto Pedagógico e de Animação do Estremoz Férias Projeto Pedagógico e de Animação do Estremoz Férias 2017 Índice de conteúdo Introdução...4 1.Objetivos Gerais...4 2.Objetivos Específicos...5 3.Estratégias Educativas e Pedagógicas...5 4.Atividades Sócio-Educativas...6

Leia mais

Oficinas de Verão - Serviço Área Protegida. 19 a 30 de Julho Tema: Ciência Viva

Oficinas de Verão - Serviço Área Protegida. 19 a 30 de Julho Tema: Ciência Viva Data Horário Actividade 19 de Julho 11h00 11h20 12h30 Apresentação da Oficina Jogos de Dinâmica de Grupo Lanche da manhã Continuação dos Jogos de Dinâmica de Grupo Almoço - Meio Dia em Mundo Rural Monitor

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES INTRODUÇÃO O Plano Anual de Atividades constitui-se como um documento orientador de todas as atividades desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Este plano é caracterizado por

Leia mais

Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental. Programação

Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental. Programação Oficinas Férias de Verão Centro de Educação Ambiental Programação Semana de 30 de junho a 04 de Julho 30 de junho - 9h00-12h00 14h00-17h00 Oficina Use e Re-Use Local : CEA 01 de julho - 9h00-12h00 14h00-17h00

Leia mais

Carta Educativa do Município de Arouca V CAPÍTULO DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO

Carta Educativa do Município de Arouca V CAPÍTULO DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO V CAPÍTULO DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO Diagnóstico Participativo. O diagnóstico participativo surge da necessidade de se fazer um diagnóstico educativo da região o mais rico e profundo possível, e este só

Leia mais

EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudo

EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudo VERÃO EM GRANDE www.explicolandia.com PÁG: 2 / 8 1. QUEM SOMOS Na EXPLICOLÂNDIA durante o período de férias escolares existe um programa específico que engloba um conjunto de atividades diversificadas

Leia mais

Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso Ano Letivo 2015/2016

Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso Ano Letivo 2015/2016 Ano Letivo 2015/2016 SETEMBRO Início do ano letivo Acolhimento das Jogos de interação Visita pelas instalações do ATL Conhecimento dos transportes e das pessoas e regras que os acompanham Proporcionar

Leia mais

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS FES ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA OFICINAS NOITE DO PIJAMA FESTA INFANTIL PROPOSTA Acreditamos que

Leia mais

V e r ã o A r L i v r e

V e r ã o A r L i v r e V e r ã o A r L i v r e Parque Florestal de Monsanto Crianças dos 7 aos 12 De 3 a 28 de Julho Uma vez mais o teu Clube oferece um programa de Verão para aproveitares as tuas férias na natureza. Durante

Leia mais

Plano de Actividades Ano Lectivo Temática: FAMÍLIA

Plano de Actividades Ano Lectivo Temática: FAMÍLIA União Social Sol Crescente da Marateca Jardim-de-infância Os Cenourinhas Plano de Actividades Ano Lectivo 2015-2016 Temática: FAMÍLIA - 1 - União Social Sol Crescente da Marateca Jardim-de-infância Os

Leia mais

Centro Social Monsenhor Júlio Martins

Centro Social Monsenhor Júlio Martins Centro Social Monsenhor Júlio Martins Plano Anual de Atividades 2014/2015 Tema do Projeto Educativo: Brincar a Aprender Tema do Projeto Curricular de Turma: Descobrir com as emoções Sala dos 3,4 e 5 anos

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos - Escola Básica Zeca Afonso Plano Anual de Atividades 2011/2012 Departamento do Pré escolar

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos - Escola Básica Zeca Afonso Plano Anual de Atividades 2011/2012 Departamento do Pré escolar Atividades Objetivos Intervenientes Recursos/Custos Calendário Avaliação Receção na sala de aula (cada sala será identificada por uma fruta) Apresentação das equipes de sala às crianças Exploração de materiais

Leia mais

Plano de Actividades Centro de Dia e Lar 2012

Plano de Actividades Centro de Dia e Lar 2012 de Reis Campeonato Regional de Boccia Sénior na Zona Centro Comemoração do Carnaval Cantar os reis pelas ruas da povoação de Aguim e pelos restaurantes que se encontram perto da Instituição. Realização

Leia mais

Externato de Santa Margarida. Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax.

Externato de Santa Margarida. Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax. Externato de Santa Margarida Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha 4420-195-S. Cosme- Gondomar Tel. 224830104 Fax. 224837223 Ano Letivo 2016/2017 Plano anual de atividades SETEMBRO Dia 2

Leia mais

PA.CRH.17. Pág. 1 de 6

PA.CRH.17. Pág. 1 de 6 PA.CRH.17 Pág. 1 de 6 Creche A Resposta Social Creche da A.U.R.P.I.S. tem como principal objetivo para 2016/2017 desenvolver projetos aliciantes com as suas crianças, famílias, colaboradores e parceiros,

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 REV. 00

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 REV. 00 Atividades Valências dinamizadoras Calendarização Objetivos Recursos humanos Recursos materiais Adaptação das crianças Jogos de movimento e jogos de socialização Favorecer o desenvolvimento da auto-estima

Leia mais

Segue-se o plano anual de actividades planificado para a creche:

Segue-se o plano anual de actividades planificado para a creche: O Plano Anual de Actividades visa orientar no tempo, um conjunto de actividades propostas que têm em conta o Projecto Educativo. Estão organizadas de forma temática, e correspondem à calendarização de

Leia mais

ORGÃO / ESTRUTRURA EDUCATIVA:

ORGÃO / ESTRUTRURA EDUCATIVA: ORGÃO / ESTRUTRURA EDUCATIVA: Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos Base estruturante do PEA: ECOSSISTEMA SOCIAL E HUMANO Eixos: 1. Aprender a aprender; 2. Aprender a construir estilos de vida

Leia mais

Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso

Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso Ano Letivo 2016/2017 SETEMBRO Início do ano letivo Acolhimento das Jogos de interação Visita pelas instalações do ATL Conhecimento dos transportes e das pessoas e regras que os acompanham Proporcionar

Leia mais

Ano letivo 2016/2017

Ano letivo 2016/2017 Agrupamento Vertical Escolas de Fragoso PROJETO Reciclagem e eperiências Ano letivo 2016/2017 Aprovado em Conselho Pedagógico a 12/10/2016 O presidente do conselho Pedagógico 1 1- INTRODUÇÃO A ciência

Leia mais

Plano anual de atividades 2016 / 2017

Plano anual de atividades 2016 / 2017 Atividades Valências dinamizadoras Calendarização Objetivos Recursos humanos Recursos materiais Adaptação das crianças happy day setembro 2016 Fomentar o desenvolvimento da autonomia quer em relação ao

Leia mais

Externato Sol Nascente Porto

Externato Sol Nascente Porto Breve descrição: O Plano Anual de Atividades (PAA) constitui um dos instrumentos de autonomia previstos na alínea c) do nº 1 do Artigo 9º do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril. Assumindo-se como um

Leia mais

APRESENTAÇÃO O YMCA CAMP Alambre é um espaço privilegiado da ACM/YMCA de Setúbal e está situado em pleno Parque Natural da Arrábida, a 7 km do Portinh

APRESENTAÇÃO O YMCA CAMP Alambre é um espaço privilegiado da ACM/YMCA de Setúbal e está situado em pleno Parque Natural da Arrábida, a 7 km do Portinh APRESENTAÇÃO O YMCA CAMP Alambre é um espaço privilegiado da ACM/YMCA de Setúbal e está situado em pleno Parque Natural da Arrábida, a 7 km do Portinho da Arrábida. Baseado na metodologia do Movimento

Leia mais

CAÇA AO(S) TESOURO(S)!

CAÇA AO(S) TESOURO(S)! Amizade Vida Amor Cooperação Família Sabedoria Educação Férias Positivas! Páscoa 2017 Coragem Entusiasmo Inteligência Saúde Natureza CAÇA AO(S) TESOURO(S)! Arte Férias Positivas! Férias Positivas! é o

Leia mais

Escola, família e Comunidade:

Escola, família e Comunidade: Escola, família e Comunidade: Construindo novos caminhos Docentes: Alia Mendonça, Carla Sofia Silva, Gerardo Pimenta, Patrícia Lume Assistentes Técnicas: Cátia Dantas, Gorete Vieira, Sandra Eunice, Sandra

Leia mais

PROGRAMAS De 19 de junho a 21 de julho

PROGRAMAS De 19 de junho a 21 de julho 2017 PROGRAMAS De 19 de junho a 21 de julho O Verão MAIS consiste na dinamização de vários programas lúdico/pedagógicos, que decorrem entre o final das aulas e a partida para férias. Através das atividades

Leia mais

Profeto Horta Pedagógica

Profeto Horta Pedagógica Profeto Horta Pedagógica EB Viscondessa A aprendizagem de forma livre e espontânea Ano Letivo 2017/2018 Introdução É sabido que o contacto com a Natureza revela um papel de extrema importância na vida

Leia mais

Centro Social Santa Joana Princesa. Ano Letivo 2017/2018

Centro Social Santa Joana Princesa. Ano Letivo 2017/2018 Centro Social Santa Joana Princesa Ano Letivo 2017/2018 Ano Letivo 2017/2018 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES O Plano Anual de Atividades (PAA) constitui-se como um documento orientador das atividades e práticas

Leia mais

EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudo

EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudo Yhjgyg EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudo VERÃO EM GRANDE www.explicolandia.com PÁG: 2 / 10 1. QUEM SOMOS Na EXPLICOLÂNDIA durante o período de férias escolares existe um programa específico que engloba um

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes

Plano Anual de Atividades. Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes Setembro Integração e adaptação das Crianças Reunião de pais - Promover a (re)integração e adaptação das crianças à creche; - Proporcionar um ambiente que

Leia mais

Vítor Manike. O contributo do Programa de Educação Ambiental do EVOA na formação de cidadãos ambientalmente conscientes

Vítor Manike. O contributo do Programa de Educação Ambiental do EVOA na formação de cidadãos ambientalmente conscientes Vítor Manike O contributo do Programa de Educação Ambiental do EVOA na formação de cidadãos ambientalmente conscientes Estatutos de Protecção Nacional ENQUADRAMENTO Localização RNET Europeu (Rede Natura

Leia mais

campo férias UBI Verão info: Telf.: Ext.: de junho a 1 de julho 11 a 15 de julho

campo férias UBI Verão info: Telf.: Ext.: de junho a 1 de julho 11 a 15 de julho UNIVERSIDADE BEIRA INTERIOR Serviços de Ação Social campo férias de 27 de junho a 1 de julho 4 a 8 de julho (inscrição até 27 de junho) 11 a 15 de julho f UBI Destinatários: Inscrições abertas a todos

Leia mais

JORNALZINHO KIDS. Ano II Edição nº 02 2º Semestre/ 2018 VENHA BRINCAR COM A GENTE!!! APRENDER BRINCANDO É MUITO MAIS GOSTOSO!

JORNALZINHO KIDS. Ano II Edição nº 02 2º Semestre/ 2018 VENHA BRINCAR COM A GENTE!!! APRENDER BRINCANDO É MUITO MAIS GOSTOSO! JORNALZINHO KIDS Ano II Edição nº 02 2º Semestre/ 2018 VENHA BRINCAR COM A GENTE!!! APRENDER BRINCANDO É MUITO MAIS GOSTOSO! Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira,

Leia mais

Agrupamento De Escolas Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel

Agrupamento De Escolas Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel Agrupamento De s Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel 1 Introdução Planos anual e plurianual de actividades documentos de planeamento, que definem, em função do projecto educativo, os objectivos,

Leia mais

EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudo

EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudo VERÃO EM GRANDE www.explicolandia.com PÁG: 2 / 7 1. QUEM SOMOS Na EXPLICOLÂNDIA durante o período de férias escolares existe um programa específico que engloba um conjunto de actividades diversificadas

Leia mais

Oficina de Verão Oficina da Bicharada. Data Horário Actividades Pedagógicas Técnico Responsável Monitor de Apoio 09h00

Oficina de Verão Oficina da Bicharada. Data Horário Actividades Pedagógicas Técnico Responsável Monitor de Apoio 09h00 Jogo de Dinâmica de Grupo Apresentação da Bicharada 01 de Agosto Bicharada descobre biodiversidade da Quinta de Pentieiros Pedypaper 02 de Agosto Preparação de sinalética de sensibilização para colocar

Leia mais

1.1. Creche Objectivos gerais

1.1. Creche Objectivos gerais 1.1. Creche 1.1.1. Objectivos gerais Os processos de ensino e aprendizagem deverão contribuir nesta primeira etapa da Educação para a Infância, para que as crianças alcancem os seguintes objectivos: -

Leia mais

Berçário Creche Jardim de Infância

Berçário Creche Jardim de Infância Berçário Creche Jardim de Infância Quem somos O Colégio de Santa Cruz é uma instituição privada, que tem por objetivo potenciar o desenvolvimento integral e harmonioso da criança, respeitando a sua diferença

Leia mais

Plano Anual de Atividades do CATL 2015/ º Período

Plano Anual de Atividades do CATL 2015/ º Período Plano Anual de Atividades do CATL 2015/ 2016 1º Período Data Tema Objetivos Atividades Material Físico e Humano Espaço SETEMBRO 1 a 18 de setembro (Férias Letivas) Integração/ adaptação das crianças -

Leia mais

EB1/PE de Bica de Pau

EB1/PE de Bica de Pau EB1/PE de Bica de Pau Plano Anual de Actividades 2009/2010 INTRODUÇÃO O Plano Anual de Actividades é um importante documento/instrumento de trabalho e orientação constituído por actividades com objectivos

Leia mais

O Projeto será dividido em dois momentos distintos: Oficina de Tecelagem e Oficina de Expressão Plástica

O Projeto será dividido em dois momentos distintos: Oficina de Tecelagem e Oficina de Expressão Plástica Projeto Nº 696/2016 BRINCO, APRENDO E SOU CAPAZ A APPDA- Lisboa é, entre outras instituições, parceira da FPDA Federação Portuguesa de Autismo no desenvolvimento e implementação do Projeto Inclusão Brinco,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Apresentação do. Projecto Educativo

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Apresentação do. Projecto Educativo Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Apresentação do Projecto Educativo 2010-2013 O que é um Projecto Educativo? Um Projecto Educativo é um documento que contém as orientações para a organização do

Leia mais

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa Nome da prova: Autor(es): Versão: Tipo de aplicação: População: Tempo de aplicação: Objectivos: Materiais incluídos no jogo (kit) completo: Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Portuguesa

Leia mais

Calendarização Tema Objectivos Actividades Intervenientes Recursos Avaliação Custo Previsível

Calendarização Tema Objectivos Actividades Intervenientes Recursos Avaliação Custo Previsível 1º Período Calendarização Tema Objectivos Actividades Intervenientes Recursos Avaliação Custo Previsível Setembro Início das Actividad es Lectivas Integrar das crianças no ambiente escolar Promover as

Leia mais

1º Período Recursos materiais

1º Período Recursos materiais Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo - Animação Cultural Plano de Actividades 2010/2011 Calendarização Actividades Objectivos Intervenientes 1º Período Setembro (Outono), a partir do dia

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar

Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar Iª JORNADAS IGOT DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar Maria Helena Esteves 7 de Setembro de 2013 Apresentação O que é a Educação para a Cidadania Educação

Leia mais

XXXI ENCONTRO NACIONAL DE TEATRO NA ESCOLA

XXXI ENCONTRO NACIONAL DE TEATRO NA ESCOLA ESCOLA BÁSICA 2,3/S DR. MANUEL RIBEIRO FERREIRA Projecto para a organização do XXXI ENCONTRO NACIONAL DE TEATRO NA ESCOLA Alvaiázere, 1. ENTIDADE PROMOTORA IDENTIFICAÇÃO: Escola Básica 2,3/S Dr. Manuel

Leia mais

Plano Anual de Actividades do ATL 2016/2017

Plano Anual de Actividades do ATL 2016/2017 Setembro Acolhimento das crianças Organização dos espaços Regras e rotinas Promover a adaptação e readaptação das crianças Criar laços de afecto e confiança entre os adultos, as crianças e as famílias

Leia mais

PROGRAMA FÉRIAS DE VERÃO ADSL 2015

PROGRAMA FÉRIAS DE VERÃO ADSL 2015 PROGRAMA FÉRIAS DE VERÃO ADSL 2015 MAIS INFORMAÇÕES: ADSL T. 251795086 / 963937778 ESPAÇO SÉNIOR GONDARÉM T.251709176 www.facebook.com/adslcerveira adslcerveira@gmail.com www.adslcerveira.com 15 DE JUNHO

Leia mais

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 4 aos 12 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 4 aos 12 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO Educadora Responsável Cristiana Andias 4 aos 12 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu circulo familiar,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA JAME MONIZ. Ano Lectivo: 2012/2013. Relatório

ESCOLA SECUNDÁRIA JAME MONIZ. Ano Lectivo: 2012/2013. Relatório ESCOLA SECUNDÁRIA JAME MONIZ Ano Lectivo: 2012/2013 Relatório 1 Índice Introdução...pág.3 Objectivos gerais e específicos...pág.3 Destinatários...pág.4 Metododologias...pág.4 I Actividades desenvolvidas...pág.4

Leia mais

Seminário Internacional em Agricultura Urbana e Segurança Alimentar

Seminário Internacional em Agricultura Urbana e Segurança Alimentar Seminário Internacional em Agricultura Urbana e Segurança Alimentar Lubango, Abril 2010 Contributo da educação para o desenvolvimento da agricultura urbana sustentável Fernanda Lages HERBÁRIO DO LUBANGO

Leia mais

PRODECO Projeto Curricular de CATL CATL. Educadora de Infância: Clara Mota. Auxiliares de Educação: Ana Neto. Violeta Alfaiate. Ano Letivo 2016/2017

PRODECO Projeto Curricular de CATL CATL. Educadora de Infância: Clara Mota. Auxiliares de Educação: Ana Neto. Violeta Alfaiate. Ano Letivo 2016/2017 CATL Educadora de Infância: Clara Mota de Educação: Ana Neto Violeta Alfaiate 1 ÍNDICE Conteúdo 1 INTRODUÇÃO... 3 2 HORÁRIO DO CATL... 3 3 - OBJETIVOS DO CATL... 4 4 ATIVIDADES GERAIS... 4 5 - CONCLUSÃO...

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2016/2017

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2016/2017 Setembro Dias 01 a 04 de Setembro Receção e Integração dos alunos v Integrar/adaptar as crianças no CATL; v Desenvolver laços de relação entre criança/criança; equipa do CATL/crianças; v v Atividades relacionadas

Leia mais

Programa Montanhas d Acção

Programa Montanhas d Acção Programa Montanhas d Acção Julho 2011 1. Índice 1. Índice... 2 2. Introdução Histórica da Associação... 3 3. Objectivo do Programa... 4 4. Entidades Promotoras... 4 5. Áreas de Actividade... 4 6. Duração

Leia mais

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues SETEMBRO A minha Escola Conhecer a sala Vamos conhecer o outro Conhecer os diferentes espaços da instituição, regras da sala e da escola

Leia mais

Centro Social e polivalente da Freguesia de Murtede PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 CATL

Centro Social e polivalente da Freguesia de Murtede PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 CATL PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 CATL DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS setembro Integração de crianças e jovens -Promover uma integração plena das novas crianças e jovens; -Aquisição das regras

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância PL ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância LETIVO 2016/2017 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas

Leia mais

Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável.

Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável. I. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1.1 Conceito de desenvolvimento sustentável Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável. Identificar situações de bem-estar pessoal e coletivo. Perceber a relação

Leia mais

Índice. Capítulo I Introdução 1. Capítulo II O professor 17. Objectivo e questões do estudo 2. O contexto do estudo 9

Índice. Capítulo I Introdução 1. Capítulo II O professor 17. Objectivo e questões do estudo 2. O contexto do estudo 9 Capítulo I Introdução 1 Objectivo e questões do estudo 2 O contexto do estudo 9 Capítulo II O professor 17 O conhecimento profissional do professor 19 O professor é um profissional 19 A natureza do conhecimento

Leia mais

Plano Anual de Actividades do Pré Escolar

Plano Anual de Actividades do Pré Escolar Plano Anual de s do Á época III Quadro do Plano Anual de s Dia 10 Setembro Reunião de Encarregados de Educação Sensibilizar ao Pais para acompanhar e valorizar o ensino Educadora s; ; Encarregados de Educação

Leia mais

CONTRIBUTOS DA ANIMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA PARA UMA PEDAGOGIA DE LAZER 1

CONTRIBUTOS DA ANIMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA PARA UMA PEDAGOGIA DE LAZER 1 CONTRIBUTOS DA ANIMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA PARA UMA PEDAGOGIA DE LAZER 1 António Animador Socioeducativo APDASC-DRC APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS Animação é aquele estímulo na vida mental,

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Campos de Férias Tá a Mexer

Projeto Pedagógico e de Animação Campos de Férias Tá a Mexer Projeto Pedagógico e de Animação Campos de Férias Tá a Mexer 1 Caraterização da Associação Juvenil Tá a Mexer A Associação Juvenil Tá a Mexer é uma associação sem fins lucrativos, sediada no concelho da

Leia mais

ERA UMA VEZ 1, 2, 3 Projeto Pedagógico da Sala 1-2 anos Provocação é o Lema Desafios é o Tema!

ERA UMA VEZ 1, 2, 3 Projeto Pedagógico da Sala 1-2 anos Provocação é o Lema Desafios é o Tema! ERA UMA VEZ 1, 2, 3 Projeto Pedagógico da Sala 1-2 anos Provocação é o Lema Desafios é o Tema! Educadora Ana Salvador A provocação é o desafio e o incitamento aos estímulos para que a criança, aprendendo

Leia mais

FEIRA RURAL CNJ. "Porque algumas vezes pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças"

FEIRA RURAL CNJ. Porque algumas vezes pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças FEIRA RURAL "Porque algumas vezes pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças" "Os mercados rurais foram criados no conceito de produtos locais frescos e saudáveis " CNJ Sumário Executivo No âmbito

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE PL ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE LETIVO 2016/ 2017 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas importantes,

Leia mais

Caracterização da sala Pré II 1

Caracterização da sala Pré II 1 1 Caracterização da sala Pré II 1 Projeto Curricular de Grupo O Projeto Curricular Grupo desenvolvido para a Pré II surge no âmbito do projeto Educativo de Escola Crescer a Aprender. Não está definida

Leia mais

Quinta Ecológica da Moita (QEM), o que é? PROPOSTA PARA PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018

Quinta Ecológica da Moita (QEM), o que é? PROPOSTA PARA PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 parceria Quinta Ecológica da Moita (QEM), o que é? PROPOSTA PARA PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 A Quinta Ecológica da Moita (QEM), em Oliveirinha, Aveiro resulta da parceria entre duas entidades sem

Leia mais

Oficinas de Verão Serviço Área Protegida

Oficinas de Verão Serviço Área Protegida Preenchimento da Folha de Assiduidade. Apresentação da Oficina Jogos de dinâmicas de grupo sobre a floresta 30 de Agosto 11h20 Continuação dos jogos de dinâmicas de grupo 14h00 2 elementos: Núcleo de Meio

Leia mais

A Ciência Divertida é a empresa europeia líder no segmento da educação experimental em ciências.

A Ciência Divertida é a empresa europeia líder no segmento da educação experimental em ciências. A Ciência Divertida é a empresa europeia líder no segmento da educação experimental em ciências. Existimos em Portugal desde 1998 para tornar real o objetivo de fazer chegar o conhecimento científico a

Leia mais

Ciências Naturais 5º ano

Ciências Naturais 5º ano Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Escola E.B.,3 Dr. António Chora Barroso Ciências Naturais 5º ano Planificação a Longo Prazo 013/014 Planificação, finalidades e avaliação Grupo Disciplinar

Leia mais

Museu dos Terceiros. Actividades do Serviço Educativo

Museu dos Terceiros. Actividades do Serviço Educativo Actividades do Serviço 2011/2012 1 O é um museu de arte sacra, reaberto ao público em 2008 após obras significativas de restauro. O Serviço e de Comunicação do Museu proporciona diversas actividades destinadas

Leia mais

AMBIENTE E SAÚDE Ensino Básico 1º, 2º e 3º ciclos

AMBIENTE E SAÚDE Ensino Básico 1º, 2º e 3º ciclos AMBIENTE E SAÚDE Ensino Básico 1º, 2º e 3º ciclos Saúde alimentar, Saúde ambiental, e Ecologia urbana - Habitats e Biodiversidade são as áreas a abordar ao longo de três sessões. Em articulação com os

Leia mais

Índice. Quadro de giz 4. Mesa e banco 6. Mesa de jogos - Xadrez 8. Mesa de areia 10. Mesa de raquetes 12. Bóia 14

Índice. Quadro de giz 4. Mesa e banco 6. Mesa de jogos - Xadrez 8. Mesa de areia 10. Mesa de raquetes 12. Bóia 14 Índice Quadro de giz 4 Mesa e banco 6 Mesa de jogos - Xadrez 8 Mesa de areia 10 Mesa de raquetes 12 Bóia 14 2 Jogar e brincar é um comportamento comum e natural durante a infância. Estas actividades são

Leia mais

Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas

Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias Projeto Escolar: Hortas Biológicas Professores: Ana Luísa Costa Ilda Azevedo Juliano Silva Pedro Lameirinhas Rui Vieira Ano Letivo:2017/2018 ÍNDICE

Leia mais

Plano Anual de Actividades Culturais e Recreativas para as Crianças 2015/2016

Plano Anual de Actividades Culturais e Recreativas para as Crianças 2015/2016 Plano Anual de Actividades Culturais e Recreativas para as Crianças 2015/2016 Local Actividades Objectivos Mês de Setembro Uma prenda para ti - Elaboração de uma lembrança para as crianças Promover a integração

Leia mais

Projecto Educação Ambiental Lipor Um incentivo para a AG21 Escolar

Projecto Educação Ambiental Lipor Um incentivo para a AG21 Escolar Projecto Educação Ambiental Lipor Um incentivo para a AG21 Escolar Alexandre Ventura, Gabinete de Informação Lipor Joana Oliveira, Gabinete de Sustentabilidade 5.º Encontro de Educação Ambiental Lipor

Leia mais

Plano anual. Actividades

Plano anual. Actividades Plano anual De Actividades Tema: Família Ano Lectivo: 2006/2007 Valência: Lar e Centro de Dia Objectivos Promover o desenvolvimento Pessoal e Social; Promover o elo de ligação entre idosos, família e instituição;

Leia mais

EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudo

EXPLICOLÂNDIA Centros de Estudo VERÃO EM GRANDE www.explicolandia.com PÁG: 2 / 8 1. QUEM SOMOS Na EXPLICOLÂNDIA durante o período de férias escolares existe um programa específico que engloba um conjunto de actividades diversificadas

Leia mais

IMAGINAR É PENSAR, CRIAR É UM DESAFIO.

IMAGINAR É PENSAR, CRIAR É UM DESAFIO. IMAGINAR É PENSAR, CRIAR É UM DESAFIO. PROJETO CURRICULAR ESCOLA ANO LETIVO 2017/2018 A educação artística promove e contribui para o desenvolvimento da sensibilidade e o desenvolvimento da criatividade,

Leia mais

ANO LECTIVO 2008/2009 1º ANO. As Propostas de Formação

ANO LECTIVO 2008/2009 1º ANO. As Propostas de Formação PROFISSIONALIZAÇÃO EM SERVIÇO ANO LECTIVO 2008/2009 1º ANO As Propostas de Formação O projecto da ESE de Setúbal para o 1º ano da Profissionalização em Serviço tem em conta a legislação em vigor, que data

Leia mais

Case study. PIEA A Água e os Nossos Rios Projecto Mil Escolas SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS EMPRESA ENVOLVIMENTO

Case study. PIEA A Água e os Nossos Rios Projecto Mil Escolas SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS EMPRESA ENVOLVIMENTO Case study 2010 PIEA A Água e os Nossos Rios Projecto Mil Escolas SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS EMPRESA A Águas do Douro e Paiva, SA (AdDP), empresa do grupo Águas de Portugal, é concessionária

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES As datas ou atividades previstas poderão ser alteradas de acordo com o interesse das crianças Conteúdos Objetivos Atividades Setembro Dia 04 Receção das crianças Dia 23 Outono Fazer sentir às crianças

Leia mais

PROJETO EDUCATIVO DAS COLÓNIAS DE FÉRIAS DO CCD DE 2016

PROJETO EDUCATIVO DAS COLÓNIAS DE FÉRIAS DO CCD DE 2016 PROJETO EDUCATIVO DAS COLÓNIAS DE FÉRIAS DO CCD DE 2016 1. Apresentação Este projeto surge da grande necessidade que, nos dias de hoje, se coloca aos Pais e Encarregados de Educação em procurar um local

Leia mais

CLUBE de Informática e Robótica

CLUBE de Informática e Robótica (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto CLUBE de Informática e Robótica (CIR) Equipa Dinamizadora: Clara Fernandes Marina Ribeiro Ano letivo 2016/2017

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Satisfazer as necessidades

Leia mais

[PLANO ANUAL - AEC DE ALE: ATIVIDADE LÚDICA E DE ANIMAÇÃO]

[PLANO ANUAL - AEC DE ALE: ATIVIDADE LÚDICA E DE ANIMAÇÃO] 2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Ser Criança é. [PLANO ANUAL - AEC DE ALE: ATIVIDADE LÚDICA E DE ANIMAÇÃO] Plano Anual AEC de ALE: Atividade Lúdica e de Animação Ano Letivo 2016/2017 Introdução:

Leia mais

Jardim de Infância Os Dois Patinhos

Jardim de Infância Os Dois Patinhos Jardim de Infância Os Dois Patinhos Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 3. MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO... 9 4. METODOLOGIAS DE DIVULGAÇÃO DO PROJECTO... 11 5. RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS... 12 Página 2 1. INTRODUÇÃO No

Leia mais

Curso de Monitores/Animadores de Colónias/Campos de Férias 2015

Curso de Monitores/Animadores de Colónias/Campos de Férias 2015 Curso de Monitores/Animadores de Colónias/Campos de Férias 2015 Caro Participante, A Pranima organiza este ano nas férias escolares da Páscoa o Curso de Monitores Intensivo 2015. Nesta carta vamos dar-te

Leia mais

Quinta. Pedagógica dos Olivais ANO LETIVO

Quinta. Pedagógica dos Olivais ANO LETIVO Quinta Pedagógica dos Olivais LISBOA ANO LETIVO 12 13 atividades lúdico-pedagógicas cozinhas tradicionais lavoura e pecuária tradições rurais, concursos e muita diversão para escolas e famílias Tudo isto

Leia mais