Externato de Santa Margarida. Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Externato de Santa Margarida. Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax."

Transcrição

1 Externato de Santa Margarida Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax Ano Letivo 2016/2017 Plano anual de atividades SETEMBRO Dia 2 14:00/16:00 Acolhimento aos alunos novos Visitar as salas. Conhecer e contactar com a educadora e a auxiliar. Conhecer o meio envolvente. Crianças da sala dos 3 anos da Educação Pré-Escolar. Dia 2 Reunião de pais Trocar saberes. Dar a conhecer a realidade do Externato. crianças dos 3 anos. Dia 5 Início do ano letivo Iniciar a etapa da vida escolar. Crianças da Educação Pré-escolar. Dia 8 14:00/16:00 Acolhimento aos alunos Visitar a sala. Conhecer o espaço escolar do 1.º ciclo. Alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo. Dia 9 Início do ano letivo Iniciar a nova etapa da vida escolar. Alunos do 1.º Ciclo. Dia 9 Reunião de pais Trocar saberes. Dar a conhecer a realidade do Externato. crianças dos 4 e 5 anos da Educação Pré-Escolar. Dia 16 Reunião de pais Trocar saberes. Dar a conhecer a realidade do Externato. alunos do 1.º Ciclo. Dia 30 (manhã) Ida aos carrosséis Participar de forma lúdica na festa do município. Saber brincar e conviver com os outros. Ao longo do mês Oração semanal Viver a dimensão espiritual da nossa vida.

2 OUTUBRO Dia 1 Comemoração do Dia Internacional da Música Sensibilizar os alunos para os diferentes tipos de música. Desenvolver o gosto por diferentes estilos musicais. Dia 4 Celebração do dia de S. Francisco Padroeiro do Externato Motivar para a vivência da celebração do dia de S. Francisco. Conhecer melhor a vida de S. Francisco. Dia 14 Comemoração do Dia Internacional da Alimentação Sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação variada e saudável. Promover a introdução de novos alimentos saudáveis na alimentação. Conhecer as principais regras de higiene alimentar. Ao longo do mês Oração semanal Viver a dimensão espiritual da vida de S. Francisco.

3 NOVEMBRO Dia 11 Manhã Realização do magusto Divulgar e promover a cultura popular. Conhecer a lenda de S. Martinho. Saber brincar e conviver com os outros. Crianças da Educação Pré-Escolar. Dia 11 Tarde Realização do magusto Divulgar e promover a cultura popular. Conhecer a lenda de S. Martinho. Saber brincar e conviver com os outros. Alunos do 1.º Ciclo. Dia 16 Dia do Não Fumador Promover hábitos de vida saudável. Conhecer os malefícios do tabaco. Alunos do 3.º e 4.º anos. Dia 20 Dia do Pijama Tomar conhecimento dos direitos e deveres das crianças. Incentivar a aceitação da diferença. Dia 25 21:30 Reunião da equipa de Coordenadores Dar sugestões para o ano letivo. Equipa de Pais Coordenadores, Diretoras, educadora Cristiana e professora Raquel. Ao longo do mês Oração semanal Viver a dimensão espiritual da vida de S. Martinho.

4 DEZEMBRO Semana de 5 a 9 Dia 9 11:00 Campanha de solidariedade a favor das famílias carenciadas de Gondomar (Capuchinhos) Eucaristia da Festa da Imaculada Conceição Sensibilizar os alunos para a ajuda solidária. Recolher alimentos e outros bens a favor dos mais necessitados. Despertar o sentido de solidariedade, partilha e consciência cívica de cada aluno. Celebrar com alegria a festa da Mãe de Jesus. Proporcionar um momento de união entre toda a Comunidade Educativa. Dia 13 17:30 Reunião do Conselho Pedagógico Avaliar o 1.º período. Conselho Pedagógico do Externato. Dia 16 21:00 Festa de Natal dinamizada pelos alunos (último dia de aulas do 1.º período) Estimular o espírito natalício. Celebrar com alegria fraterna o Natal de Jesus. Dias 19, 20 e 21 1.º momento de avaliação Avaliar o desempenho dos alunos ao longo do 1.º período. Corpo docente. Ao longo do mês Oração semanal Viver a dimensão espiritual do Advento. Ao longo do mês Exposição (e venda) de Presépios do mundo Desenvolver a criatividade e o sentido crítico. Promover momentos de união, espírito de grupo e convívio entre gerações. Pais/Encarregados de Educação e crianças da Educação Pré-Escolar e alunos do 1.º Ciclo. Dia 21 Entrega das informações Avaliar o 1.º período. Partilhar ideias para o 2.º período. crianças dos 3 e 4 anos da Educação Pré-Escolar. Dia 21 Entrega das informações Avaliar o 1.º período. Partilhar ideias para o 2.º período. crianças dos 5 anos da Educação Pré-Escolar.

5 Dia 22 Entrega das informações Avaliar o 1.º período. Partilhar ideias para o 2.º período. alunos do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo. Dia 22 Entrega das informações Avaliar o 1.º período. Partilhar ideias para o 2.º período. alunos do 3.º e 4º anos do 1.º ciclo. Final do Período 1.ª publicação do jornal digital Divulgar notícias, atividades e artigos de opinião. Desenvolver a integração das tecnologias digitais. Promover a colaboração entre os elementos da comunidade educativa.

6 JANEIRO Dia 3 Primeiro dia de aulas Iniciar o 2.º período Dia 6 Festejar o Dia de Reis Viver a dimensão espiritual ligada aos valores cívicos e cristãos. Dia 26 9:00 Homenagem aos avós Promover o convívio com os avós. Proporcionar um momento de oração conjunta entre gerações. Avós das crianças da educação Préescolar. Dia 26 9:30 Homenagem aos avós Promover o convívio com os avós. Proporcionar um momento de oração conjunta entre gerações. Avós dos alunos do 1.º Ciclo. Ao longo do mês Oração semanal Viver a dimensão espiritual ligada aos valores cívicos e cristãos.

7 FEVEREIRO Dia 24 11:00 Desfile de Carnaval Desenvolver criatividade e sentido estético. Preservar tradições. Ao longo do mês Oração semanal Viver a dimensão espiritual ligada aos valores cívicos e cristãos. Nota: O Externato cumprirá a interrupção letiva proposta pelo Ministério da Educação nos dias 28, 29 e 30, mas estará fechado apenas no dia de carnaval, dia 27.

8 MARÇO Dia 14 Apresentação do coro Promover o convívio entre pais e alunos. Proporcionar um momento cultural e de alegria. alunos do 3.º e 4.ºanos. Dia 20 Homenagem ao Pai Celebrar o dia do Pai. Promover o convívio entre pais e filhos. Homenagear o Pai. Pais das crianças da educação Préescolar e dos alunos do 1.º Ciclo. Dia 28 17:30 Reunião do Conselho Pedagógico Avaliar o 2.º período. Conselho Pedagógico do Externato. Dia 31 21:30 Reunião da equipa de coordenadores Avaliar o 1.º e 2.º períodos. Dar sugestões para o 3.º período. Equipa de Pais Coordenadores, Diretoras, a educadora Mariana e a professora Teresa. Ao longo do mês Oração semanal Viver a dimensão espiritual da Quaresma.

9 ABRIL Dia 3 ou 4 (possível alteração) Dia 4 Final do Período Dias 5, 6 e 7 Visita de uma escritora (se possível Luísa Ducla Soares) Último dia de aulas do 2.º período 2.ª publicação do jornal escolar digital 2.º momento de avaliação Promover a leitura. Celebrar o dia internacional do livro infantil. Dar a conhecer novos autores. Apresentar autor e sessão de autógrafos. Divulgar notícias, atividades e artigos de opinião. Desenvolver a integração das tecnologias digitais. Promover a colaboração entre os elementos da comunidade educativa. Avaliar o desempenho dos alunos ao longo do 2.º período. Educadoras e todos os professores. Dia 7 Avaliar o 2.º período. Partilhar ideias para o 3.º período. crianças dos 3 e 4 anos Educação Pré-Escolar. Dia 7 Avaliar o 2.º período. Partilhar ideias para o 3.º período. crianças dos 5 anos Educação Pré- Escolar. Dia 10 Avaliar o 2.º período. Partilhar ideias para o 3.º período. alunos do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo. Dia 10 Avaliar o 2.º período. Partilhar ideias para o 3.º período. alunos do 3.º e 4º anos do 1.º ciclo. Dia 19 Primeiro dia de aulas do 3.º período Dia 21 11:00 Eucaristia da Páscoa Louvar e festejar Jesus Ressuscitado. Celebrar a alegria e a beleza da vida nova em Jesus.

10 Dia 29 (sábado) Tasquinhas Santa Margarida Promover o convívio entre a Comunidade Educativa Angariar fundos para a festa final de ano Ao longo do mês Oração semanal Viver a dimensão espiritual da Quaresma.

11 MAIO Entre 2 e 9 Provas de aferição- Expressões artísticas e Físico-motoras Aferir conhecimentos/competências Alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo Dia 8 Homenagem à Mãe Celebrar o dia da Mãe. Promover o convívio entre mães e filhos. Homenagear a Mãe. Mães das crianças da educação Préescolar e dos alunos do 1.º Ciclo. Dia 26 (com possível alteração) Passeio Anual (local a definir) Festejar o ano letivo. Conviver e partilhar momentos de alegria entre todos os alunos. Educação Pré-Escolar. Dia 30 11:00 Festa das FMNS Celebrar o aniversário das Irmãs FMNS. Ao longo do mês Oração semanal Viver a dimensão espiritual de Maria.

12 JUNHO Dia 1 Data a definir Comemoração do Dia Mundial da Criança Jogo de futebol Festejar este dia com alegria. Proporcionar momentos de partilha e convívio. Promover o convívio entre os alunos do 4.º ano dos diferentes colégios da comunidade. Saber brincar e conviver com os outros. Alunos do 4.º ano. Dia 2 (com possível alteração) Passeio Anual (local a definir) Festejar o ano letivo. Conviver e partilhar momentos de alegria entre todos os alunos. 1.º Ciclo. Dia 18 domingo 10:00 Dia 19 Dia 21 Dia 27 17:30 Eucaristia de Ação de Graças Prova de Aferição de Português e Estudo do Meio Prova de Aferição de Matemáticas e Estudo do Meio Reunião do Conselho Pedagógico Celebrar e agradecer o ano letivo. Dar graças por tudo o que foi vivido ao longo do ano. Aferir conhecimentos/competências Aferir conhecimentos/competências Alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo Alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo Conselho Pedagógico do Externato. Dia 30 Último dia de aulas Encerrar o ano letivo. Alunos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo. Dia 30 (com possível alteração) 21:00 Ao longo do mês Final do Período Dia 30 Dia 30 Festa Final de Ano Oração semanal 3.ª publicação do jornal digital Festejar com alegria o ano letivo. Proporcionar momentos de interação entre pais e filhos. Viver a dimensão espiritual transmitida pelas parábolas que foram trabalhadas ao longo do ano. Divulgar notícias, atividades e artigos de opinião. Desenvolver a integração das tecnologias digitais. Promover a colaboração entre os elementos da comunidade educativa. alunos do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo. alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo.

13 JULHO Dias 3,4 e 5 3.º momento de avaliação Avaliar o desempenho dos alunos ao longo do 3.º período. Educadoras e todos os professores. Dia 6 Dia 6 crianças dos 3 e 4 anos da Educação Pré-Escolar os crianças dos 5 anos da Educação Pré-Escolar Dia 7 alunos do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo. Dia 7 alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo. Dia 14 Reunião Geral de avaliação do ano escolar Avaliar o ano letivo. Trocar opiniões. Dar sugestões para o ano letivo seguinte. Pessoal docente, pessoal não docente e 2 coordenadores representantes dos pais. Do dia 3 ao dia 14 Ocupação de férias na Praia da Sãozinha Realizar atividades físicas e motoras de saúde, lazer e bem-estar. Crianças e alunos inscritos. Dia 17 9:00 Reunião do Conselho Pedagógico Avaliar o ano letivo. Dar sugestões para o ano letivo seguinte. Conselho Pedagógico do Externato. Do dia 17 ao dia 31 ATL Promover atividades de enriquecimento global. Promover o convívio e momentos de descontração e lazer. Crianças e alunos inscritos. Gondomar, 1 de setembro de 2916 A direção

Plano Anual de atividades 2012/2013 1º Periodo

Plano Anual de atividades 2012/2013 1º Periodo Plano Anual de atividades 2012/2013 1º Periodo Designação Objectivos Grupo alvo Calendarização Responsáveis pela actividade Recursos a afectar J F M A M J J A S O N D Humanos Materiais Logísticos 1ª Reunião

Leia mais

CALENDÁRIO 2016 (Sujeito a alterações)

CALENDÁRIO 2016 (Sujeito a alterações) CALENDÁRIO 2016 (Sujeito a alterações) JANEIRO 1º Sexta Dia Mundial da Paz e Santa Mãe de Deus 09 Sábado Dia de Louvor à Santa Paulina 22 Sexta 9º Aniversário da Dedicação do Santuário de Santa Paulina

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades Pré-Escolar 2013 / 2014 Outubro Setembro Início do Ano Letivo 02 Integração / adaptação das crianças Festejar a chegada da estação do Semana Decoração alusiva ao Outono; ano:

Leia mais

Temática: Responsabilidade Slogan: Tu és responsável! Prepara o teu futuro! Plano Anual das Atividades Pedagógicas Ano letivo 2015/2016

Temática: Responsabilidade Slogan: Tu és responsável! Prepara o teu futuro! Plano Anual das Atividades Pedagógicas Ano letivo 2015/2016 Temática: Responsabilidade Slogan: Tu és responsável! Prepara o teu futuro! Plano Anual das Atividades Pedagógicas Ano letivo 2015/2016 1.º Período (11 de setembro a 18 de dezembro) Mês Dia Atividade Destinatários

Leia mais

Calendário das Atividades Escolares

Calendário das Atividades Escolares Calendário das Atividades Escolares - 2015 Para o apostolado do ensino, é preciso o espírito de Jesus Cristo, a coragem, a estima das almas. 02 - Encontro com os Professores e Funcionários: 8h. 03 - Início

Leia mais

Fevereiro. Março. 04 Início das aulas do 6º ano ao Ensino Médio. Início do Integral. Reunião com os Pais do 1º ao 5º ano: turno da manhã 7h30min

Fevereiro. Março. 04 Início das aulas do 6º ano ao Ensino Médio. Início do Integral. Reunião com os Pais do 1º ao 5º ano: turno da manhã 7h30min Fevereiro 04 Início das aulas do 6º ano ao Ensino Médio Início do Integral Reunião com os Pais do 1º ao 5º ano: turno da manhã 7h30min turno da tarde - 13h no Centro Cultural 05 Início das aulas do 1º

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 O NOSSO PROJETO CRESCER COM ARTE

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 O NOSSO PROJETO CRESCER COM ARTE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 O NOSSO PROJETO CRESCER COM ARTE CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADES OBJETIVOS RECURSOS 1 3 de setembro 14h -16h 3 de setembro 19h Acolhimento

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO Setembro Acolhimento das crianças - Integração e adaptação das crianças ao Centro Infantil Setembro Reunião de Pais e Encarregados

Leia mais

Planificação Anual de Atividades Ano letivo 2013/2014 Educar é amar

Planificação Anual de Atividades Ano letivo 2013/2014 Educar é amar Página 1 Planificação Anual de Atividades Ano letivo 2013/2014 Educar é amar 1º Período Calendarização Atividades Competências Gerais Conteúdos Recursos Humanos e materiais 02 de setembro 12 de setembro

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2012/2013 1

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2012/2013 1 Setembro PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2012/2013 1 CALENDARIZAÇÃO COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER ACTIVIDADES PASSÍVEIS DE REALIZAR 03 Recepção às Crianças (Adaptação e integração) Estimular as relações Família/Escola

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 1º PERÍODO

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 1º PERÍODO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES Ano Lectivo 2011/2012 Tema do Projecto Educativo: Os três R s- reduzir, reutilizar e reciclar ( A partir de Janeiro de 2012 reformulação do Projecto Educativo da Instituição)

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Creche e Educação Pré-Escolar ANO LETIVO 2015/2016

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Creche e Educação Pré-Escolar ANO LETIVO 2015/2016 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Creche e Educação Pré-Escolar ANO LETIVO 2015/2016 Este plano de atividades foi elaborado a pensar nos interesses e necessidades das crianças para as quais o mesmo se destina,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2011/2012

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2011/2012 Proposta do Plano Anual de Actividades 1º ciclo Calendarização Actividade Estratégia Objectivos Dinamizadores Destinatários Metodologia de avaliação Encargo financeiro e fonte 1ºPeríodo 1º/2º/3º e 4º Inicio

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades ATL 2013/14 Tema: O ser humano e a comunicação CATL ABPG Calendarização SUB- TEMA: Da gravura à mensagem escrita Setembro Receção e acolhimento das crianças Visita às instalações,

Leia mais

E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O

E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O MODELO DO PL ANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O E B 1 / P E D O C A M I N H O C H Ã O D I R E Ç Ã O DE S E R V I Ç O S DE I N V E S T I G AÇ Ã O, F

Leia mais

EXTERNATO DO PARQUE CALENDÁRIO ESCOLAR PELA VIA DO CORAÇÃO E DO AMOR

EXTERNATO DO PARQUE CALENDÁRIO ESCOLAR PELA VIA DO CORAÇÃO E DO AMOR EXTERNATO DO PARQUE CALENDÁRIO ESCOLAR PELA VIA DO CORAÇÃO E DO AMOR 2013/2014 O Externato do Parque, usando a Pedagogia de Paula Frassinetti, procura Fazer da criança a razão de ser da Escola Criar um

Leia mais

APEE EB/JI Montemor - Loures. Plano de Atividades 2014/2015

APEE EB/JI Montemor - Loures. Plano de Atividades 2014/2015 EB/JI Montemor - Loures Plano de Atividades 2014/2015 Índice I Introdução 5 II Horário e Funcionamento do ATL.. 6 III Planificação Anual do ATL. 7 V Anexos. I Introdução Orientações Curriculares Este objetivo

Leia mais

Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Sande

Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Sande Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Sande Plano Anual de Atividades 2013/2014 Objetivos Programação das Atividades Formas de Organização Recursos Envolvidos Promover a socialização da criança Integrar

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2013 Resposta Social Lar de Idosos

PLANO DE ACTIVIDADES 2013 Resposta Social Lar de Idosos PLANO DE ACTIVIDADES 2013 Resposta Social Lar de Idosos DATA ATIVIDADE OBJETIVOS INTERVENIENTES RECURSOS Janeiro Dia 7 Cantar as Janeiras - Promoção do convívio entre as diferentes gerações - Promoção

Leia mais

INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO. CEE: /16 Alteração do Calendário Escolar

INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO. CEE: /16 Alteração do Calendário Escolar INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO CEE: 62 2015/16 Alteração do Calendário Escolar Exm@ Encarregad@ Educação, Face às recentes alterações introduzidas pelo Ministério de Educação no que respeita à

Leia mais

Calendário Escolar 2016 Educação Infantil e Ensino Fundamental

Calendário Escolar 2016 Educação Infantil e Ensino Fundamental Calendário Escolar 2016 Educação Infantil e Ensino Fundamental Janeiro 25 a 29 Planejamento com professores 29 Culto de Ações de Graças - Ano Novo Fevereiro 8,9 e 10 - Carnaval 18 Dias Letivos 01 Início

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças

Leia mais

Calendário letivo Atualizado 22 de novembro de 2012

Calendário letivo Atualizado 22 de novembro de 2012 AZUL = Ensino Fundamental I ROSA = Ensino Fundamental II VERDE = EJA Laranja = Ensino Médio JANEIRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 Pagamento e retirada de material escolar 6 7 8 9 10 11 12 encomendado: 18,19,21,22,23,24

Leia mais

Projeto Educativo/Plano de Atividades

Projeto Educativo/Plano de Atividades COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Projeto Educativo/Plano de Atividades Ano letivo 2014/2015 Índice Introdução Princípios orientadores da ação educativa Horário de funcionamento Clubes

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA PÓLO DE EDUCAÇÃO DE VILA ALVA PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2007/2008

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA PÓLO DE EDUCAÇÃO DE VILA ALVA PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2007/2008 Prof. Adelaide Fialho /Ed. Berta Pomares /Prof. Visitação Anjo 1 Recepção aos alunos Reunião com as crianças e suas famílias. Entrega de um desdobrável com informações sobre o ano lectivo. Oferta de uma

Leia mais

Tema do Projeto Educativo: Quero ser grande e feliz

Tema do Projeto Educativo: Quero ser grande e feliz Tema do Projeto Educativo: Quero ser grande e feliz A primeira tarefa da educação é ensinar a ver É através dos olhos que as crianças tomam contacto com a beleza e o fascínio do mundo Os olhos têm de ser

Leia mais

Apresentação dos Resultados Escolares

Apresentação dos Resultados Escolares Apresentação dos Resultados Escolares 1.º Período 2013-2014 Índice Apresentação dos resultados escolares do Pré-Escolar... 3 Considerações... 5 ANÁLISE DOS RESULTADOS ESCOLARES DOS ALUNOS DO 1º CICLO DO

Leia mais

Ficha de Actividade. Conteúdos: Os diferentes processos e serviços do Arquivo Municipal.

Ficha de Actividade. Conteúdos: Os diferentes processos e serviços do Arquivo Municipal. Ficha de Actividade Tipo: Visitas de Estudo Tema: Faz de conta que somos de papel Público-alvo: Alunos Pré-escolar e 1º ciclo Equipa: Serviço Educativo Arquivo Municipal Calendarização: Todo o ano. Agendadas

Leia mais

Planificação de Atividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Letivo 2012 / 2013

Planificação de Atividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Letivo 2012 / 2013 Planificação de Atividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Letivo 2012 / 2013 Psicóloga Ana Rita Antunes (2º e 3º Ciclos e Coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação) Psicóloga Filipa

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR

PLANO DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR Setembro Outubro 11 Início do Ano Letivo 15 a 19 Reunião de Pais 22 a 26 01 16 Chegada do Outono música Alimentação Atividades de escolha livre; Atividades de exploração do espaço exterior. Apresentação

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2015 / 2016 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2013/2014. Resposta Social: Creche

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2013/2014. Resposta Social: Creche Ano Letivo 2013/2014 Mês Dia Atividade Intenções Pedagógicas Intervenientes Setembro 02 23 a 27 01 Início do Ano Letivo Semana Comemorativa da Chegada do outono Dia Nacional da Água - Festejar a chegada

Leia mais

Plano de Articulação Curricular

Plano de Articulação Curricular Plano de Articulação Curricular 2014-2015 Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa Índice 1.Introdução... 3 2 2.Prioridades... 4 3.Operacionalização do Plano de Articulação Curricular... 5 4.Monitorização

Leia mais

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARRETOS, ESTADO DE SÃO PAULO: Professor II: (NR) V -...

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARRETOS, ESTADO DE SÃO PAULO: Professor II: (NR) V -... LEI COMPLEMENTAR N.º 176, DE 04 DE ABRIL DE 2012. ALTERA E REVOGA DISPOSITIVOS QUE ESPECIFICA DA LEI COMPLEMENTAR N.º 45, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2004, COM ALTERAÇÕES SUBSEQUENTES. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

BIBLIOTECAS ESCOLARES PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADES 2014 / 2015

BIBLIOTECAS ESCOLARES PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADES 2014 / 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO ESCOLA EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO BIBLIOTECAS ESCOLARES PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADES / 2015 PROJETO EDUCATIVO Lacunas ao nível da articulação entre ciclos,

Leia mais

ALERGIA OU INTOLERÂNCIA ALIMENTAR NA ESCOLA

ALERGIA OU INTOLERÂNCIA ALIMENTAR NA ESCOLA É responsabilidade da família: Ensinar a criança a assumir progressivamente responsabilidades sobre o cuidado de si mesma. Informar ã escola sobre alergias e intolerâncias alimentares, o tipo de dieta

Leia mais

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida SETEMBRO Regresso à escola/adaptação Facilitar a adaptação/readaptação ao jardim de infância Negociar e elaborar a lista de regras de convivência Diálogo sobre

Leia mais

Introdução. Évora, 18 de outubro de 2014. A Direção da Associação

Introdução. Évora, 18 de outubro de 2014. A Direção da Associação Introdução A dos Amigos da Ludoteca, em parceria com a Câmara Municipal de Évora na promoção dos Direitos da Criança e da Família, pretende desenvolver em 2015 um Plano de Atividades que promova o Direito

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Sector da Escola: Pré-Escolar / 1º Ciclo Actividades (em articulação com as prioridades do Projecto

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Domínio Cognitivo (Nível dos Conhecimentos) Compreensão oral e escrita; Conhecimento de formas e regras de funcionamento da língua materna; Conhecimento e compreensão de conceitos

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2014 / 2015 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Pacajus - CE Maio/2011.1 Sumário Apoio e Parcerias:... 3 Justificativa... 4 Introdução... 5 Objetivos... 6 Objetivo Geral:... 6 Objetivo Específico:... 6 Público Alvo... 7

Leia mais

Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO

Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO 1 Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO Setembro Acolhimento das crianças - Integração e adaptação das crianças ao Centro Infantil Setembro Reunião de Pais e Encarregados

Leia mais

Estágio Supervisionado em Química I

Estágio Supervisionado em Química I Estágio Supervisionado em Química I Profª Tathiane Milaré AULA 1 Planejamento das atividades Objetivos Gerais da Disciplina vivenciar situações do cotidiano da escola e, em especial, aquelas dirigidas

Leia mais

PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS

PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, O

Leia mais

CALENDÁRIO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

CALENDÁRIO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 2012/13 Aprovado pela Direção, após parecer do Conselho de Coordenadores 1 1º PERÍODO MÊS DIA ATIVIDADE 5 9h: Início do ano letivo dos

Leia mais

DAP DINÂMICAS DE ACÇÃO-PREVENÇÃO

DAP DINÂMICAS DE ACÇÃO-PREVENÇÃO DAP DINÂMICAS DE ACÇÃO-PREVENÇÃO Apresentação do Projecto Escola E.B 2,3 Passos José OBJECTIVOS GERAIS Fomentar a integração dos alunos no contexto escolar, promovendo o sucesso educativo Agir preventiva

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré Atividade de Enriquecimento Curricular TIC Pré-Escolar Nenúfares Docente: Telma Sá Ano Letivo: 2015/2016 1 O saber é um processo, não é um produto. Jerome

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: TIC S PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALBUQUERQUE TV ESCOLA UM SALTO PARA O FUTURO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: TIC S PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALBUQUERQUE TV ESCOLA UM SALTO PARA O FUTURO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: TIC S PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALBUQUERQUE TV ESCOLA UM SALTO PARA O FUTURO BOA VISTA RR 2010 1 CONCEIÇÃO SOUSA EDGARD GARCIA JOSILÉIA

Leia mais

CAF Estrutura Comum de Avaliação para a Qualidade Total das Administrações da União Europeia

CAF Estrutura Comum de Avaliação para a Qualidade Total das Administrações da União Europeia QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO Pais/Encarregados de Educação CAF Estrutura Comum de Avaliação para a Qualidade Total das Administrações da União Europeia Agrupamento de Escolas de Arganil 2º/3º CEB e Secundário

Leia mais

CALENDÁRIO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

CALENDÁRIO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIO GERAL DAS ATIVIDADES ESCOLARES PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 2014/15 Aprovado pela Direção, após parecer do Conselho de Coordenadores 1 1.º PERÍODO MÊS DIA ATIVIDADE 1 17h: Início das

Leia mais

27/02/2015 VISÃO GERAL

27/02/2015 VISÃO GERAL PROJETO SÓCIO-EDUCATIVO ARSENATO GVAC CONFECÇÃO DE ARTESANATO COM USO DE MATERIAL RECICLÁVEL; MEDIANDO A RELAÇÃO COM PACIENTES INTERNADOS E OS COLABORADORES. 27/02/2015 VISÃO GERAL 1. Descrição e histórico

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS 2008/2009

PLANO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS 2008/2009 DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE CENTRO DE ÁREA EDUCATIVA DE VILA REAL Cod. 345696 AGRUPAMENTO VERTICAL DO BAIXO BARROSO PLANO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA

INSTITUTO LAURA VICUÑA INSTITUTO LAURA VICUÑA CALENDÁRIO ESCOLAR 2015 JANEIRO Férias para Professores 31/12/2014 a 30/01/2015 FEVEREIRO 02 Retorno das Férias dos Professores 02 a 06 - Semana Pedagógica 03 e 04 Encontro Pedagógico

Leia mais

1º Período Calendarização Atividades Objetivos Gerais Recursos

1º Período Calendarização Atividades Objetivos Gerais Recursos Planificação Anual de Atividades Página 1 de 12 Ano letivo 2014/2015 Descobrir Setúbal 1º Período 01 de setembro Abertura do Externato Cooperar com os outros em tarefas e Pessoal e não 10 de setembro 10H

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2016

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2016 CALENDÁRIO ACADÊMICO 206 olimpíadas 206 JANEIRO olimpíadas 206 - Confraternização Universal 2/2 a 2/0 Férias - Coordenações de Cursos. Feriado - Confraternização Universal. 4 a 2 a 3 0 Rematrícula de alunos

Leia mais

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL. PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL. PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia INTRODUÇÃO O projeto foi organizado por acreditarmos que o papel da escola e sua função

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto Castanheira de Pera. Plano. Estudos. Desenvolvimento. Currículo

Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto Castanheira de Pera. Plano. Estudos. Desenvolvimento. Currículo Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto Castanheira de Pera Plano de Estudos e Desenvolvimento do Currículo Educação Pré Escolar A Educação Pré-Escolar afigura-se como a primeira etapa da educação básica

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos. Projeto. Clube de Nutrição

Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos. Projeto. Clube de Nutrição Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos Projeto Clube de Nutrição julho de 2013 1. Enquadramento A Obesidade é provavelmente o maior problema, relacionado com a saúde, que a sociedade moderna apresenta.

Leia mais

vai faz também mesmo CALENDÁRIO ANUAL Lc. 10, 37

vai faz também mesmo CALENDÁRIO ANUAL Lc. 10, 37 vai faz tu também o mesmo e CALENDÁRIO ANUAL Lc. 10, 37 BEM-VINDOS! A Fraternidade Missionária Verbum Dei FMVD), fundada em 17 de janeiro de 1963, em Maiorca Espanha), pelo Padre Jaime Bonet, é uma Instituição

Leia mais

MÓDULO 3 - CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SENSIBILIZAÇÃO DE. Competências a serem Desenvolvidas:

MÓDULO 3 - CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SENSIBILIZAÇÃO DE. Competências a serem Desenvolvidas: MÓDULO 3 - CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SENSIBILIZAÇÃO DE EDUCADORES: INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS Competências a serem Desenvolvidas: O participante desenvolve o recurso de contar

Leia mais

Projecto Educativo de Estabelecimento. Triénio de 2010-2013

Projecto Educativo de Estabelecimento. Triénio de 2010-2013 Projecto Educativo de Estabelecimento Triénio de 2010-2013 Creche Mundo Infantil Queremos que juntos, Equipa Educativa, Crianças e Familias, possamos proporcionar boas experiencias e aprendizagens. Só

Leia mais

Mostra de Projetos Criando Identidade com Pontal do Paraná. Protegendo a Maternidade. Alimentando Vidas. Qualidade de Vida - Mulheres Coletoras

Mostra de Projetos Criando Identidade com Pontal do Paraná. Protegendo a Maternidade. Alimentando Vidas. Qualidade de Vida - Mulheres Coletoras Mostra de Projetos 2011 Criando Identidade com Pontal do Paraná Protegendo a Maternidade Alimentando Vidas Qualidade de Vida - Mulheres Coletoras Mostra Local de: Pontal do Paraná. Categoria do projeto:

Leia mais

EDUCAÇÃO CRISTÃ. Conceitos Práticos Congresso de Renovação Ministerial Pb. Fabio Fev/2016 Avivamento Bíblico Jaçanã

EDUCAÇÃO CRISTÃ. Conceitos Práticos Congresso de Renovação Ministerial Pb. Fabio Fev/2016 Avivamento Bíblico Jaçanã EDUCAÇÃO CRISTÃ Conceitos Práticos Congresso de Renovação Ministerial Pb. Fabio Fev/2016 Avivamento Bíblico Jaçanã LEMA "Cada crente um aluno". O número de matriculados na EBD deverá ser maior que o número

Leia mais

Idéias sobre a Educação visando ao Desenvolvimento e Crescimento Sustentável

Idéias sobre a Educação visando ao Desenvolvimento e Crescimento Sustentável Chave: Educação Idéias sobre a Educação visando ao Desenvolvimento e Crescimento Sustentável Educação é responsabilidade da Sociedade como um TODO e não apenas dos Governos. A Responsabilidade da Educação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença PLANO ESTRATÉGICO PARA O ANO LETIVO

Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença PLANO ESTRATÉGICO PARA O ANO LETIVO Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença PLANO ESTRATÉGICO PARA O ANO LETIVO 2014-2015 1. Enquadramento. O Plano Estratégico apresentado para o ano letivo 2014-2015 e elaborado nos termos do

Leia mais

Projeto da Equipa Educativa

Projeto da Equipa Educativa "A NOSSA CASA" Projeto da Equipa Educativa SUMÁRIO Apresentação... pág 3 Como nasceu pág 4 Objetivos pág 5 Fases do Projeto. pág 6 Recursos Materiais pág 7 Atividades a Realizar.. pág 7 Considerações Finais

Leia mais

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL Código e Designação da Qualificação 761174 - Acompanhante de Crianças Nível de qualificação do QNQ: 2 Nível de qualificação do QEQ: 2 Unidades de Competencia (UC) Designação

Leia mais

Casa do Povo do Concelho de Vila Nova de Paiva

Casa do Povo do Concelho de Vila Nova de Paiva PLANO DE ACTIVIDADES CASA DO POVO DE VILA NOVA DE PAIVA ANO DE 2016 Atividades a desenvolver para 2016 O plano de actividades a que nos propomos tem o objetivo de manter a imagem e a presença da Casa do

Leia mais

ATIVIDADES PARCIAIS I 16 A 27 DE MARÇO/2015. Manhã Atividade Parcial I Literatura 8,0 4,8. Manhã Atividade Parcial I Química 8,0 4,8

ATIVIDADES PARCIAIS I 16 A 27 DE MARÇO/2015. Manhã Atividade Parcial I Literatura 8,0 4,8. Manhã Atividade Parcial I Química 8,0 4,8 Prezado(a) aluno(a), Você está recebendo o Calendário de Provas da 1ª Etapa. Este instrumento será um guia para VOCÊ e sua família acompanharem seu desempenho escolar. ESTUDO, DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO

Leia mais

EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E HERANÇA CULTURAL

EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E HERANÇA CULTURAL PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E HERANÇA CULTURAL 1.ª edição, ano letivo de 2012/2013 CORPO DOCENTE Henrique Rodrigues Docente da ESE-IPVC Gonçalo Maia Marques Docente da ESE-IPVC José Melo de Carvalho

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Pré-Escolar) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Pré-Escolar) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Pré-Escolar) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS Setembro Integração / adaptação das Crianças - Promover a integração / (re) adaptação das crianças na instituição;

Leia mais

CALENDÁRIO 2012/2013 Núcleo de Educação a Distância - NEaD

CALENDÁRIO 2012/2013 Núcleo de Educação a Distância - NEaD Janeiro - 2012 01 Confraternização Universal Feriado Nacional 15 Realização das Provas do Processo Seletivo das Turmas de 2012 02 a 31 Recesso Escolar 29 Realização da Prova Final do 6.º Trimestre para

Leia mais

INSTITUIÇÃO RECANTO INFANTIL TIA CÉLIA CNPJ: 05.028.042/0001-54 Rua Eucalipto N 34 Jardim - Ypê - Mauá SP Fone: 4546-9704/ 3481-6788

INSTITUIÇÃO RECANTO INFANTIL TIA CÉLIA CNPJ: 05.028.042/0001-54 Rua Eucalipto N 34 Jardim - Ypê - Mauá SP Fone: 4546-9704/ 3481-6788 Relatório de Atividades Mensal Esse relatório tem como objetivo apresentar as principais atividades desenvolvidas pela Instituição Recanto Infantil Tia, de acordo com o Projeto Biblioteca e Cidadania Ativa.

Leia mais

SETEMBRO EXTERNATO DO PARQUE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014. Data Ações a desenvolver Turmas envolvidas. Local

SETEMBRO EXTERNATO DO PARQUE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014. Data Ações a desenvolver Turmas envolvidas. Local SETEMBRO Ao longo Oração da manhã Pré-escolar e 1º do ano ciclo 12 set. Receção aos alunos: Convívio de alunos, pais/ee, prof./educ. e vigilantes no campo de jogos Desejo das boas vindas pela direção e

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CEUMA UniCEUMA CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAC NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ

UNIVERSIDADE DO CEUMA UniCEUMA CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAC NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ PROJETO VISITAS TÉCNICAS EM BRASÍLIA/DF EDITAL NAC DE SELEÇÃO nº06/2016 A Coordenadoria Geral do Curso de Direito da Universidade Ceuma, através de seu Núcleo de Atividades Complementares NAC e do Núcleo

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2016

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2016 CALENDÁRIO ACADÊMICO 2016 JANEIRO 21/12 a 21/01 Férias - Coordenações de Cursos. 1 - Confraternização Universal 1 Feriado - Confraternização Universal. 4 a 1 2 a 31 18 Rematrícula de alunos veteranos,

Leia mais

PROJETO: BRINCANDO DE FAZ DE CONTA: VIVÊNCIAS DE HISTÓRIAS INFANTIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

PROJETO: BRINCANDO DE FAZ DE CONTA: VIVÊNCIAS DE HISTÓRIAS INFANTIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA Diretora: Irene Gomes Lepore Coordenadora Pedagógica: Alba Coppini Lopes Professora Responsável: Mariana Aparecida Ferreira de Camargo Professora Participante: Ana Claudia Silva Davini PROJETO: BRINCANDO

Leia mais

Atividades das Associações da Freguesia de Fátima 2013

Atividades das Associações da Freguesia de Fátima 2013 JUNTA DE FREGUESIA DE FÁTIMA Atividades das Associações da Freguesia de Fátima 2013 Janeiro Associação Atividade De 1 a 6 Casa do Povo Cantar os Reis 6 Casa do Povo Encerramento da quadra natalícia Centro

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES JARDIM FLORI - EXTERNATO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2015/2016 Tema integrador Flori, porto seguro 1.º ano (2013 / 2014) Procuro o melhor caminho 2.º ano (2014 / 2015) Sigo a rota definida 3.º

Leia mais

PLANEAMENTO DAS AEC 2013/14

PLANEAMENTO DAS AEC 2013/14 PLANEAMENTO DAS AEC 2013/14 ENTIDADE PROMOTORA Município de Ponte de Sor NIPC: 506806456 Coordenação e Monitorização por parte da equipa de Coordenação dos Projetos Socioeducativos ENTIDADES PARCEIRAS

Leia mais

Agrupamento de Escolas MONSENHOR ELÍSIO ARAÚJO. Projeto PNL 2011/ 2012

Agrupamento de Escolas MONSENHOR ELÍSIO ARAÚJO. Projeto PNL 2011/ 2012 Agrupamento de Escolas MONSENHOR ELÍSIO ARAÚJO Projeto PNL 2011/ 2012 Objetivos/Estratégias do Projeto Objetivos (definidos a partir das Prioridades (1,2,3,4,5,6) Educativas definidas no Projeto Educativo

Leia mais

CALENDÁRIO 2015 - Ensino Fundamental I

CALENDÁRIO 2015 - Ensino Fundamental I Janeiro D S T Q Q S S 1 1 2 3 5 4 5 6 7 8 9 10 6 a 10 11 12 13 14 15 16 17 12 a 16 18 19 20 21 22 23 24 19 25 26 27 28 29 30 31 30 Fevereiro D S T Q Q S S 13 1 2 3 4 5 6 7 16 e 17 8 9 10 11 12 13 14 18

Leia mais

Sala Azul e Sala Amarela. Plano Anual de Actividades. Setembro

Sala Azul e Sala Amarela. Plano Anual de Actividades. Setembro Sala Azul e Sala Amarela Plano Anual Actividas Setembro Tema Calendarização Objectivos Actividas Recursos Passeios Avaliação Integração Adaptação Todo o mês Promover a socialização; No final do 1º Favorecer

Leia mais

Ficar atentos ao calendário das Avaliações para melhor organização de estudos juntamente com CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - 2º BIMESTRE 2016

Ficar atentos ao calendário das Avaliações para melhor organização de estudos juntamente com CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - 2º BIMESTRE 2016 Ficar atentos ao calendário das Avaliações para melhor organização de estudos juntamente com seu filho (a). CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - 2º BIMESTRE 2016 01/06/2016-1ª Avaliação PORTUGUÊS 03/06/2016-1ª Avaliação

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

ÍNDICE. I Introdução II Objectivos... 4

ÍNDICE. I Introdução II Objectivos... 4 ÍNDICE I Introdução... 3 II Objectivos... 4 III - Actividades de desenvolvimento curricular do 1º Ciclo EB1/JI D. Manuel Medeiros Guerreiro... EB1/JI Prof. Octávio Gomes Filipe... EB1/JI da Atalhada...

Leia mais

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André Objetivos Gerais: Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André # Promover as competências necessárias para as práticas de leitura e escrita autônomas

Leia mais

Mod.PGM.16/ PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES. Aprovado em Reunião de Direção

Mod.PGM.16/ PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES. Aprovado em Reunião de Direção PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014-2015 Aprovado em Reunião de Direção 07/10/2014 Índice 1. Apresentação Institucional... 3 1.1 Enquadramento... 3 1.2 Breve Descrição das Valências/ Serviços... 4 2. Resposta

Leia mais

NEWSLETTER EBI ROBERTO IVENS. EB1/JI de LIVRAMENTO 1 DO CARMO À IGREJA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO ESCOLAR

NEWSLETTER EBI ROBERTO IVENS. EB1/JI de LIVRAMENTO 1 DO CARMO À IGREJA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO ESCOLAR EBI ROBERTO IVENS - Nossa Senhora de Fátima.... pág. 2 - Cantar às estrelas. pág. 3 - Dia de amigas..... pág. 4 - Exposição de Carnaval... pág. 5 - Desfile de Carnaval. pág. 6 - Cinema e aeroporto. pág.

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO

PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO ANO LETIVO 2013/2014 CULTURA Museu Bernardino Machado MUSEU BERNARDINO MACHADO Proposta do Plano de atividades dos Serviços Educativos Setembro

Leia mais

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO 2008

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO 2008 SEMANA DA ALIMENTAÇÃO 2008 Tema: Mudanças Climáticas e Bioenergia Subtema: Crise dos Alimentos ATIVIDADES PROGRAMADAS Data: 14 de Outubro 2008 Local: Salão de Festas da UFRGS Endereço: Rua Paulo Gama,

Leia mais

Projeto de Leitura da Biblioteca 2015 Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar Prof. Jossei Toda

Projeto de Leitura da Biblioteca 2015 Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar Prof. Jossei Toda Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar Prof. Jossei Toda Inserida no Projeto Quem Lê Sabe Por quê, Encontro Polo, 25 de novembro de 2014 Secretaria Municipal de Educação-SP Coordenação Território CEU / Projetos

Leia mais

Plano de Acção. (Provisório) Página 1 de 5

Plano de Acção. (Provisório) Página 1 de 5 Plano de Acção (Provisório) 2009-2010 Página 1 de 5 Diagnóstico Objectivos Acções Recursos Intervenientes Calendarização Água Resíduos Energia Transportes Biodiversidade Alterações Climáticas Elementos

Leia mais

Plano de Actividades 2012. Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações. Gerações

Plano de Actividades 2012. Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações. Gerações Plano de Actividades 2012 Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações Gerações _Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém Introdução A Santa Casa tem como Missão servir a comunidade através de respostas

Leia mais

Curso: Educação de Infância. Tema: Ida à livraria / Planetas Data : 3/ Objectivos Específicos. Actividade proposta 2/3/4/5 anos

Curso: Educação de Infância. Tema: Ida à livraria / Planetas Data : 3/ Objectivos Específicos. Actividade proposta 2/3/4/5 anos Ano lectivo: 2005/2006 Estagiária: Curso: Educação de Infância 4º Ano Educadora Cooperante: Tema: Ida à livraria / Planetas Data : 3/4.04.06 Áreas Domínios Objectivos Gerais Objectivos Específicos Actividade

Leia mais

Plano Anual de Atividades (2014/2015) Intervenientes Calendarização Objetivos da Atividade. 1º Período Setembro de 2014

Plano Anual de Atividades (2014/2015) Intervenientes Calendarização Objetivos da Atividade. 1º Período Setembro de 2014 Plano Anual de Atividades (2014/2015) Atividade Curricular Intervenientes Calendarização Objetivos da Atividade 1º Período Setembro de 2014 Início do ano lectivo /Pais 1ª Quinzena de Setembro Reunião de

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 NOVA ANDRADINA MS DEZEMBRO/2013 ESCOLA IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA PLANO DE AÇÃO 2014 Plano de ações previstas a serem executadas no

Leia mais

capacidade que tem o cordel de educar, de debater qualquer assunto, de entreter e motivar à leitura.

capacidade que tem o cordel de educar, de debater qualquer assunto, de entreter e motivar à leitura. Projeto Cordel Entrevista de Francisco Diniz para a jornalista, Ana Júlia Souza juliasouza@mec.gov.br, do Jornal do Professor, do MEC, solicitada em 02/05/2012 10:54. 1) O trabalho que o senhor desenvolve

Leia mais