Domiciano, L. P. Coelho, Renato.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Domiciano, L. P. Coelho, Renato."

Transcrição

1 A PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA DE VYGOTSKY E OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM NATAÇÃO INFANTIL A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL COMO BASE PARA A INSTRUÇÃO Domiciano, L. P. Coelho, Renato. RESUMO: A natação é um fenômeno sócio-cultural, conteúdo da chamada cultura de movimento, compreendida ainda como linguagem da expressão corporal, que possibilita comunicação e expressão através do movimento em meio líquido. Para Vygotsky, que toma como base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo histórico-social, existe uma estreita conexão entre aprendizagem e desenvolvimento. A distância entre tudo aquilo que a criança é capaz de fazer de forma autônoma e aquilo que ela realiza com auxílio de outros, ele denominou de zona de desenvolvimento proximal. Tal definição contribui para a formulação de indicadores didáticos para o desenvolvimento infantil, favorecido por um cenário de aula que considere o contexto circundante dos alunos. O objetivo deste projeto é a aplicação da teoria da instrução em natação que considere o desenvolvimento da criança em um contexto cultural e social, tendo por base a zona de desenvolvimento proximal como instrumento analítico, que possibilita a conexão de uma perspectiva psicológica geral sobre o desenvolvimento da criança com uma perspectiva pedagógica sobre a aprendizagem. As aulas em natação infantil estão sendo realizadas no projeto de extensão universitária chamado Nadar Brincando da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, com crianças de 8 a 12 anos de idade, com períodos de três horas semanais, desde o ano de Os conteúdos abordados envolvem jogos, brincadeiras, técnicas de natação e invenção de novos estilos de nado, sendo todos os conteúdos abordados, relacionados às experiências das crianças. As aulas planejadas são problematizadas e construídas sobre um determinado tema, onde as bases tomadas para a aprendizagem são: 1 Delineamento do Problema 2 Solução e Construção do Problema 3 Avaliação Os resultados e as análises qualitativas estão baseados nos protocolos de observação e nas soluções de tarefas realizadas pelas crianças durante as aulas. Dentro da análise do processo de ensino os problemas adquiridos pelas crianças, as sugestões dadas por elas, a criação de novos movimentos e novas alternativas frente às proposições das aulas, fornecem insghts acerca da natureza dos obstáculos encontrados. Fazendo com que o ensino se situe dentro da zona de desenvolvimento proximal. Já no processo de aprendizagem através do delineamento do problema há a aquisição de capacidades, mostrando que o ensino resulta em mudanças qualitativas tanto nas capacidades quanto nas motivações e no interesse das crianças na resolução dos problemas relacionados ao nadar. Palavras-Chave: Vygotsky; Educação Física; Natação. lpdomiciano@yahoo.com.br rcoelho93@yahoo.com.br. Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás

2 A CRIANÇA E A NATAÇÃO O ato de nadar é tão antigo quanto o próprio homem. (CATTEAU e GAROFF, 1968). A natação é considerada como conteúdo da chamada cultura de movimento do homem e sendo também conteúdo a ser desenvolvido e sistematizado pela educação física. A natação é compreendida também como linguagem da expressão corporal, na qual possibilita a expressão de sensações, emoções e sentimentos através do movimento em água. Os gestos e movimentos humanos revelam aspectos culturais e sociais, expõe aquilo que é comum a toda à humanidade. (MENDES, 2003). O nadar é um fenômeno históricocultural, que favorece o desenvolvimento do pensamento e das funções psicológicas superiores. O objetivo deste projeto é abordar o desenvolvimento da criança considerando o seu contexto social e cultural, na tentativa de superação da visão linear positivista e propor um ensino da natação correlacionado com o seu desenvolvimento psicológico. Aplicação de uma instrução em natação capaz de compreender a criança em sua totalidade, enxergando-a como ser em permanente construção e como sujeito histórico. E ainda uma instrução que utilize a zona de desenvolvimento proximal como instrumento de avaliação do desenvolvimento da criança. O enfoque deste trabalho é de resgatar na criança o seu caráter de sujeito social, histórico e cultural (criança-sujeito). Dando a ela o direito de se colocar como autora das transformações sociais. (SOUZA, 1994). Dentro desta perspectiva os conteúdos desenvolvidos nas aulas são considerados modificáveis e provisórios, onde os fundamentos da natação são vivenciados de forma dialógica, contextualizada e historicizada. (COLETIVO DE AUTORES, 1992). O NADAR BRINCANDO Esta subordinação estrita às regras é quase impossível na vida; no entanto torna-se possível no brinquedo. Assim, o brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal da criança (VYGOTSKY, 1998, p.134).

3 As aulas de natação de caráter lúdico, constituídas de jogos e brincadeiras, permitem uma atuação na esfera imaginativa da criança, criando propósitos voluntários e ações de cooperação (processos coletivos de resolução de problemas), tornando as aulas um agir condutivo para o desenvolvimento dos alunos, onde a intenção é de desenvolver uma zona de desenvolvimento proximal para a classe como um todo, (HEDEGAARD,1994), e com isso procurar também quebrar o paradigma da esportivização, que cria padrões rígidos de competição pautados na maximização do rendimento (esporte normatizado), e que faz do ensino da natação infantil, na maioria das vezes, um processo de adestramento e de reprodução de valores hegemônicos. Os materiais utilizados durante as aulas são brinquedos plásticos e coloridos, tais como bambolês, bolas de borracha, macarrão, tampinhas de garrafas, bolas de gude, bastões de madeira, cordas e pranchas de isopor tipo natação. Há a prática de brincadeiras e jogos regionais, brinquedos cantados (PIMENTEL, 2002) e também utilização de filmes em forma de desenhos animados que se relacionam indiretamente com a natação, como por exemplo: Procurando Nemo, ( Finding Nemo, EUA, Disney-Pixar), do diretor Andrew Stanton. Todos estes brinquedos e desenhos animados servem de auxílio na criação de instrumentos de mediação para a aprendizagem. MÉTODOS Segundo Vygotsky, (apud HEDEGAARD, 1994, p.352), o experimento de ensino é a concretização de que o método genético formativo é um método de pesquisa que serve para investigar a formulação e o desenvolvimento dos aspectos conscientes das relações do homem com o mundo. As atividades desenvolvidas neste trabalho foram realizadas durante os anos de 2004 e 2005, e que ainda continuam em andamento dentro do projeto de extensão universitária da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, denominado Nadar Brincando. Os alunos participantes são crianças

4 de 08 a 12 anos de idade, e o ensino é sempre pautado em vivências em meio aquático e na aprendizagem de conceitos e técnicas gerais da natação. Na periodização do desenvolvimento nas aulas de natação, são levadas em conta as mudanças na atividade integral da criança, considerando que sua personalidade muda também como um todo integral na sua estrutura interna no processo do desenvolvimento. (TEIXEIRA, 2003). Dentro destas mesmas aulas busca-se potencializar o desenvolvimento para além das aquisições específicas de uma dada faixa etária cronológica, tentando alcançar as mudanças internas do próprio desenvolvimento infantil. (VYGOTSKY, 1996). O projeto Nadar Brincando requereu até o momento dois anos de instrução planejada, com três horas semanais, onde todo o processo de ensino vem sendo documentado por meio de observações dos professores e da coleta de tarefas dos alunos. O conceito utilizado como instrumento analítico de pesquisa é a zona de desenvolvimento proximal criado por Vygotsky, que conecta uma perspectiva geral sobre o desenvolvimento da criança com uma perspectiva pedagógica sobre a aprendizagem, considerando as relações sociais e o contexto circundante dos alunos. (HEDEGAARD, 1996). Vygotsky aponta que é necessário definir níveis no desenvolvimento da criança e as possibilidades de instrução. Ele afirma que a principal característica da aprendizagem é a criação da zona de desenvolvimento proximal, que é capaz de estimular uma série de processos evolutivos internos, tornando este um importante instrumento analítico necessário para o planejamento da aprendizagem e do desenvolvimento. Os procedimentos das aulas são realizados através da elaboração de um programa semestral geral em natação infantil, também do planejamento detalhado e contínuo de cada aula com base em fichas de observações da aula anterior e a delimitação do tema e objetivos de cada aula. As bases para a aprendizagem dentro das aulas de natação são planejadas da seguinte forma: 1 - Delineamento do Problema; 2 - Solução e Construção do Problema; 3 Avaliação. (HEDEGAARD,1996, p.349).

5 Durante as aulas as crianças são colocadas em grupos escolhidos por elas próprias, e em seguida confrontadas com uma dada situação-problema que envolva as atividades em meio aquático, como por exemplo, inventar um jogo ou brincadeira relacionada ao deslizar sobre a superfície d água. Em grupos e com auxílio do professor elas propõem alternativas e soluções relacionadas aos problemas colocados (investigações guiadas). As instruções dadas pelo professor são no sentido de se buscar o desenvolvimento das habilidades comuns, dispensando qualquer tipo de instrução individual. (HEDEGAARD, 1994). Após a construção do problema os alunos juntamente com os professores avaliam e criticam os conteúdos, as propostas, as soluções, as dificuldades e as limitações enfrentadas de acordo com as suas capacidades. As crianças tornam-se críticas e avaliadoras de suas próprias capacidades e sobre os conteúdos de ensino e tornam-se assim capazes de relacionar a si mesmas com as atividades de aprendizagem. RESULTADOS E SIGNIFICADOS As aulas propostas resultaram em mudanças qualitativas nas capacidades e nos interesses das crianças na resolução de problemas relacionados ao tema da natação. Foi observado também um rápido processo de adaptação das crianças às atividades em meio líquido. Através de observações de protocolos de aula, foram feitas análises qualitativas, onde eram registradas e discutidas as soluções e construções das tarefas realizadas pelos alunos. O foco da análise das atividades de ensino recaiu sobre o conjunto dos problemas encontrados nos processos de ensino. Na atividade de aprendizagem o foco recaiu sobre o conceito de aprendizagem das crianças e sobre a solução de problemas referentes ao nadar. (HEDEGAARD, 1996). Os problemas adquiridos pelas crianças durante as aulas de natação, tais como dificuldades em flutuação, controle respiratório e coordenação de movimentos, forneceram insghts acerca da natureza dos obstáculos encontrados e na maneira de como superá-los, fazendo com que o ensino se situasse dentro da zona de desenvolvimento proximal, denotando ainda mudanças qualitativas quanto aos interesses e motivações dos alunos com relação aos conteúdos da natação. Já

6 dentro dos processos de aprendizagem, através da leitura das fichas de observações (protocolos) e da análise dos resultados das tarefas realizadas, verificou-se que após o delineamento do problema houve a aquisição de novas capacidades, tais como deslocamento na água sem auxílio de pranchas, deslizamento submerso, controle respiratório em água, abertura dos olhos dentro da piscina, etc. Provando assim que as aulas resultaram em mudanças qualitativas, tanto nas capacidades quanto no interesse das crianças na resolução de problemas referentes à aprendizagem da natação. BIBLIOGRAFIA CATTEAU, R. e GAROFF, G., O Ensino da Natação. São Paulo: Manole, COLETIVO DE AUTORES., Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, HEDEGAARD, M. A., Zona de Desenvolvimento Proximal Como Base Para a Instrução. In: MOLL, L., Vygotsky e a Educação: Implicações Pedagógicas da Psicologia Sócio-Histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, p MENDES, M.I. e NÓBREGA, T.P., Corpo, Natureza e Cultura: Contribuições Para a Educação. Revista Brasileira de Educação. set./out./nov./dez. 2004, vol. 27, p PIMENTEL, C., Esquindô-lê-lê: Cantigas de Roda. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, SOUZA, S., Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamim. Campinas: Papirus, TEIXEIRA, E. S., A questão da periodização do desenvolvimento psicológico em Wallon e em Vigotski: alguns aspectos de duas teorias. Educ. Pesqui., jul./dez. 2003, vol.29, no.2, p VYGOTSKY, L. S., Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987., Obras Escogidas. Madrid: Visor/MEC, 1996., A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADO À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO FUNDAMENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADO À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO FUNDAMENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADO À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR (A): EDUARDO DE CARVALHO RIBEIRO Fevereiro/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFI141 Teoria de Ensino do Jogo

Programa Analítico de Disciplina EFI141 Teoria de Ensino do Jogo 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação Física - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

PLANO DE AÇÃO - GRUPO LOBO-GUARÁ- AGRUPAMENTO II QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ?

PLANO DE AÇÃO - GRUPO LOBO-GUARÁ- AGRUPAMENTO II QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ? PLANO DE AÇÃO - GRUPO LOBO-GUARÁ- AGRUPAMENTO II QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ? Princípio: As ações pedagógicas no agrupamento de 2 anos, se estrutura na atividade objetal manipulatória, que no segundo ano

Leia mais

Jequié / BA Outubro de 2002 JUSTIFICATIVA

Jequié / BA Outubro de 2002 JUSTIFICATIVA TÍTULO:VIVENCIANDO O MEIO AQUÁTICO AUTORES José Lúcio Santos Muniz Christiane Freitas Luna INSTITUIÇÃO:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE Jequié / BA Outubro de 2002 JUSTIFICATIVA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÉ-CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÉ-CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA SIMBÓLICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÉ-CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA Heloise de Oliveira Carvalho* Paulo Sérgio Pereira Ricci** JUSTIFICATIVA Ao nos depararmos

Leia mais

RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS RESUMO

RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS RESUMO RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS Dayany Nascimento Chiarelli Rosangela Socorro Prates Silva RESUMO Com os avanços da tecnologia os tempos mudaram, e isto acaba interferindo em diversos aspectos

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Código: PSI22 Professor: Me. Franciane Fonseca Teixeira Silva E-mail: franciane.silva@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO I EMENTA

PLANO DE ENSINO I EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 4º período TURNO: Diurno e Noturno DISCIPLINA: Psicologia Sócio-Interacionista CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas I EMENTA Estudo

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Teoria Histórico-Cultural, Educação Escolar e Formação Humana Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Curso:

Leia mais

PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO

PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 11 e 12 de maio http://verainfedu.files.wordpress.com/2008/10/legal1.gif Vamos conversar um pouco sobre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE TRABALHO - GRUPO JACARÉ (2017) 1) Apresentação O agrupamento

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 01. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Teoria Histórico-Cultural, Educação Escolar e Escola-Comunidade Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Curso: MESTRADO ( X) DOUTORADO

Leia mais

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira PROJETO SEMANA DO BEBÊ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DESENVOLVIDA COM OS JOGOS E BRINCADEIRAS PSICOMOTORAS NA ESCOLA FRANCISCO COELHO DA SILVEIRA NO MUNICÍPIO DE FEIRA NOVA-PE Maria da Soledade Solange

Leia mais

CORPO E MOVIMENTO: Uma proposta curricular de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Paulínia

CORPO E MOVIMENTO: Uma proposta curricular de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Paulínia CORPO E MOVIMENTO: Uma proposta curricular de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Paulínia PROFESSORES: Andiara Lima Ede Carlos Jesus José Carlos de Oliveira Júnior RESUMO:

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. Eduardo Oliveira Sanches (DTP/UEM) Andrey Amorim Sargi (G Educação Física/UEM) Felippe Hakaru Hirayama

Leia mais

PLANO DE CURSO. Discutir (com reflexão e revisão permanente) os principais conceitos da Teoria sóciohistórico-cultural

PLANO DE CURSO. Discutir (com reflexão e revisão permanente) os principais conceitos da Teoria sóciohistórico-cultural 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Teoria sócio histórico cultural de Vygotsky Professora: Camila Vasconcelos Carnaúba Lima Código: PSI06 Carga Horária:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2018 II Turma: 417 Disciplina: PSI

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 2º A e B ENSINO MÉDIO ANO: 2018

Leia mais

O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM Paula Menezes dos Santos (1); Caio de Brito Reis (1); Darlene Dayane Gomes Jales (2); Raiane Evelyn Alves da

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2017

PLANO DE ENSINO 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DA 2ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO PLANO DE ENSINO 2017 Disciplina: Educação

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano:

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Educação Física na Infância Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: professorgilsonpereira@gmail.com Código:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Professor(es): Alex Moreira Carvalho Roseli Fernandes Lins Caldas Núcleo de

Leia mais

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Edilene Linhares Linhares Universidade Nove de Julho edl227@hotmail.com; Ricardo Yoshio Silveira

Leia mais

Projeto: Brincando Eu também Aprendo.

Projeto: Brincando Eu também Aprendo. VÁRZEA GRANDE MATO GROSSO Parceria: OSC- ASSOCIAÇÃO SOCIAL CIVIL ABAIUC- ASCA E EMEB SENHORA DIRCE LEITE DE CAMPOS Projeto: Brincando Eu também Aprendo. Introdução Durante muito tempo, a brincadeira no

Leia mais

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XX Semana de Pedagogia da UEM VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

Leia mais

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE. OFICINA DE LUDICIDADE

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE.  OFICINA DE LUDICIDADE OFICINA DE LUDICIDADE O QUE É LÚDICO?? O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

A dança na Educação infantil: construções pedagógicas a partir do Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório

A dança na Educação infantil: construções pedagógicas a partir do Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório A dança na Educação infantil: construções pedagógicas a partir do Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório Lílian Brandão Bandeira Profª Drª da ESEFFEGO/UEG Silvia Renata Cabral do Nascimento Aluna

Leia mais

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores Da Educação Infantil ao Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores especialistas e com experiência em sala de aula, o que possibilita o desenvolvimento

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Esquema corporal; Vida e obra de Pablo Ruiz Picasso. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação do repertório gráfico por meio da observação;

Leia mais

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky (1896 1934) Vygotsky e a construção sóciohistórica do desenvolvimento Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento Aspecto característico da psicologia

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 2º A e B ENSINO MÉDIO ANO: 2017

Leia mais

RESENHA. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Progr. Pós-Grad. Educação Vitória v. 16 n. 2 Jul./dez. 2010

RESENHA. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Progr. Pós-Grad. Educação Vitória v. 16 n. 2 Jul./dez. 2010 134 RESENHA 135 O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOVAS CONTRIBUIÇÕES: PARA ALÉM DO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA ANTUNES, Janaína Silva Costa janaina.antunes8@gmail.com MILANEZI, Cynthia Nunes cnmilanezi@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID Quantificação das aulas do

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS. Palavras-chave: Educação Infantil; Jogos; Educação Matemática.

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS. Palavras-chave: Educação Infantil; Jogos; Educação Matemática. A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS Patrícia Pereira Prefeitura Municipal de São Carlos E-mail: patricinha.pereira@yahoo.com.br Resumo O presente trabalho relata uma experiência com jogos

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Diferentes concepções de

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

PSICOLOGIA DO JOGO 1 PSYCHOLOGY OF THE GAME

PSICOLOGIA DO JOGO 1 PSYCHOLOGY OF THE GAME PSICOLOGIA DO JOGO 1 PSYCHOLOGY OF THE GAME Rodrigo Lima Nunes 2 Tatiane da Silva Pires Felix 3 A obra Psicologia do Jogo caracteriza-se enquanto um livro pensado e escrito por Daniil Borisovitch Elkonin

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DA 2ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO PLANO DE ENSINO ANO LETIVO 2017 Disciplina:

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório,

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO SUBÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 8º A e B ENSINO FUNDAMENTAL ANO:

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física no Código: - Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) Professor: Andrey

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA

UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA Simone Pereira Dias UNIFEV-Centro Universitário de Votuporanga - SP siperdias@yahoo.com.br Milena Aparecida Batelo Ramos UNIFEV Centro

Leia mais

ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA Abordagens Pedagógicas Surgem da década de 80 influenciadas por discussões na área educacional com o intuito de romper com o modelo hegemônico do esporte

Leia mais

FORMAÇÃO PARA BRINQUEDISTA: MEDIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA 1. Palavras-chave: brinquedo, brinquedista, brincar, desenvolvimento

FORMAÇÃO PARA BRINQUEDISTA: MEDIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA 1. Palavras-chave: brinquedo, brinquedista, brincar, desenvolvimento FORMAÇÃO PARA BRINQUEDISTA: MEDIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA 1 LEITE, Rosa Míria Correa 2 ; BORGES, Kamylla Pereira 3 ; PENHA, Márcia Juliana 4 Palavras-chave: brinquedo, brinquedista,

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Educação Física: contextualização

Leia mais

ESCOLA NO. Gestão, Inovação e Tecnologia Educacional

ESCOLA NO. Gestão, Inovação e Tecnologia Educacional ESCOLA NO AR Gestão, Inovação e Tecnologia Educacional Quem somos? A Escola no Ar é uma empresa que atua em gestão, inovação e tecnologia educacional, que oferta à sua instituição de ensino, por meio de

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

Departamento: Educação Física Unidade: Faculdade de Educação Física. Código: Vigência: 2011 Carga Horária: 90 Período: 1

Departamento: Educação Física Unidade: Faculdade de Educação Física. Código: Vigência: 2011 Carga Horária: 90 Período: 1 Departamento: Educação Física Unidade: Faculdade de Educação Física Curso: Licenciatura Grade Curricular Disciplina: Metodologia de ensino e pesquisa em natação Código: Vigência: 2011 Carga Horária: 90

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: BIOQUÍMICA CELULAR Componentes responsáveis pelo funcionamento bioquímico dos seres vivos, em especial o ser humano, manifestos

Leia mais

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Desenvolvimento Infantil.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Desenvolvimento Infantil. EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM 2010.1 Maria Petrilia Rocha RESUMO Este estudo reportou-se a uma experiência da disciplina de Estágio

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

Vamos brincar de reinventar histórias

Vamos brincar de reinventar histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material

Leia mais

LEV VYGOTSKY 1896/1934

LEV VYGOTSKY 1896/1934 TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA LEV VYGOTSKY 1896/1934 Dados Biográficos - Nasceu em Orsha, Bielorussia, em 17 de novembro de 1896. - Judeu, pertencente a uma família culta e bastante numerosa. Era o segundo de

Leia mais

A MÚSICA COMO ATIVIDADE LÚDICA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO

A MÚSICA COMO ATIVIDADE LÚDICA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO 1 A MÚSICA COMO ATIVIDADE LÚDICA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO Autora: Sára Maria de Lacerda Nóbrega saramlnobrega@gmail.com Co-autoras Alexsandra Lacerda de Caldas alexsandralacerda@hotmail.com

Leia mais

Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Extensão - DEX

Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Extensão - DEX IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CADASTRO DO(S) AUTOR(ES) E DO(S) COORDENADOR(ES) (X) Autor ( ) Coordenador (X) Docente ( ) Aluno de Graduação Bolsista ( )Aluno de Pós-Graduação ( )Servidor

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

Palavras-chave: educação infantil; estágio curricular; interações sociais;

Palavras-chave: educação infantil; estágio curricular; interações sociais; IDENTIDADE E AUTONOMIA Samara da Silva Machado Silandra Badch Rosa Ulbra Cachoeira do Sul samarasilva_machado@hotmail.com RESUMO O trabalho a ser apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas

Leia mais

ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO

ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO O homem vive e depende de um corpo, mas muitas vezes o esquece ou não lhe dá o

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU117 Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem

Programa Analítico de Disciplina EDU117 Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem 0 Programa Analítico de Disciplina EDU117 Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO Prática pedagógica é uma ação fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Na prática pedagógica pode estar os interesses e divergências da sociedade. Representa

Leia mais

O LÚDICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O BOLICHE

O LÚDICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O BOLICHE O LÚDICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O BOLICHE Arthur Rodrigues de Lima 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Email: arthur.rlima@hotmail.com Auricélia Lopes Pereira 2 Universidade Estadual

Leia mais

A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS

A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS Yasmin Dolores Lopes / yasdelopes@gmail.com Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Leia mais

UNICAMPO EM CAMPO NAS ESCOLAS :pensando o presente, projetando o futuro.

UNICAMPO EM CAMPO NAS ESCOLAS :pensando o presente, projetando o futuro. UNICAMPO EM CAMPO NAS ESCOLAS :pensando o presente, projetando o futuro. Paulo Sérgio Pereira Ricci * Arthur Rodovida de Oliveira et al** JUSTIFICATIVA Neste projeto buscaremos trabalhar conceitos científicos

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790 Altera os anexos da Resolução CEPEC nº 698, que fixa o currículo pleno do curso de graduação em Pedagogia Licenciatura Plena

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS.

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. Luciana Barros Farias Lima Instituto Benjamin Constant Práticas Pedagógicas Inclusivas

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente:

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA

A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA Disciplina: Desenvolvimento Psicológico III Profª Ms. Luciene Blumer Pois nisto de criação literária cumpre não esquecer guardada a infinita distância que o mundo também

Leia mais

ATELIÊ DE MATEMÁTICA: TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

ATELIÊ DE MATEMÁTICA: TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATELIÊ DE MATEMÁTICA: TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1 - Ateliê de Matemática movimento Ciência e Arte PO03922715591 Eixo Temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Apresenta e analisa

Leia mais

EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL Rosemeire Chagas Matias de Oliveira (Autor) meirebeatriz@hotmail.com Patrícia Formiga

Leia mais

Semestre: Página 1 de 4. Curso: 3 Disciplina: DIDÁTICA GERAL / Turma: 3_NR_1S Professor: 114

Semestre: Página 1 de 4. Curso: 3 Disciplina: DIDÁTICA GERAL / Turma: 3_NR_1S Professor: 114 Página de 4 Ano: 20 Disciplina: DIDÁTICA GERAL / Turma: 3_NR_S Professor: 4 Ementa: Objetivos Gerais / Específicos Descrição do Conteúdo: Bibliografia Básica / Complementar: Estudo e compreensão da função

Leia mais

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação

Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Experiências de corpo inteiro: Contribuições de Wallon para a educação Mariana Roncarati Mestranda em Educação - UNIRio/ CAPES; Psicomotricista Uni-IBMR; Especialista em Educação Infantil PUC-Rio m_roncarati@hotmail.com

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO ANUAL Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 8º A e B ENSINO

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Lazer e Recreação Professora: Mônica Mª Vieira Lima Barbosa e-mail: monica.barbosa@fasete.edu.br

Leia mais

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico Simone Nóbrega Catão (1); Kátia Fabiana Pereira de Ataíde ; Eduardo Gomes Onofre (Orientador) Universidade Estadual

Leia mais

André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2

André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2 BRINQUEDOS MATEMÁTICOS: UMA INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO TÉCNICOS E FÍSICOS PARA A ESTIMULAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO- MATEMÁTICO EM CRIANÇAS André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU211 Psicologia da Educação II

Programa Analítico de Disciplina EDU211 Psicologia da Educação II 0 Programa Analítico de Disciplina EDU211 Psicologia da Educação II Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

REGULAMENTO E GUIÃO DE ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL DE NATAÇÃO DA ANM / CLUBE

REGULAMENTO E GUIÃO DE ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL DE NATAÇÃO DA ANM / CLUBE a REGULAMENTO E GUIÃO DE ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL DE NATAÇÃO DA ANM / CLUBE III FESTIVAL MADEIRA A NADAR FESTIVAL DE NATAÇÃO CLUBE DESPORTIVO NACIONAL Funchal, 19 de Janeiro de 2019 Complexo Piscinas Olímpicas

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL? ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Gessiane Karla Ramos Martins Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: gessianekarla@hotmail.com Letícia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA - Função do corpo na evolução psíquica. Aspectos conceituais da psicomotricidade: imagem do corpo, a tonicidade, o movimento, a comunicação corporal. O desenvolvimento psicomotor da criança.

Leia mais

Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica:

Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica: Área de conhecimento: Linguagem Justificativa teórico-metodológica: Para iniciar uma proposta de atividades para a área de conhecimento linguagem na perspectiva histórico-cultural vale ressaltar a importância

Leia mais