EXPLORANDO ATIVIDADES DE VISUALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE FIGURAS NO ESPAÇO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXPLORANDO ATIVIDADES DE VISUALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE FIGURAS NO ESPAÇO"

Transcrição

1 EXPLORANDO ATIVIDADES DE VISUALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE FIGURAS NO ESPAÇO Claudia Segadas (IM/UFRJ) - claudia@im.ufrj.br Fátima Regina da Silva (SME-RJ, CBNB) - reginasemerena@ig.com.br Márcia Moutinho (SME-RJ) - marciamp@openlink.com.br 1. Introdução Espaço e Forma é uma área curricular que consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC/SEF, 1997) para que seja trabalhada desde as primeiras séries do Ensino Fundamental. Hershkowitz, Parzysz e Van Door (1996) afirmam que deveria ser considerada uma atividade matemática tal qual o desenvolvimento de habilidades numéricas ou algébricas. Wheatley e Wheatley (1979) ressaltam que há situações em que, para resolver problemas, será necessário mentalizar imagens e pensar em figuras, não sendo suficiente realizar cálculos ou utilizar o raciocínio lógico. A habilidade de enxergar propriamente figuras no espaço já foi considerada como inata, ao contrário do desenvolvimento do raciocínio numérico ou algébrico (Hershkowitz, Parzysz e Van Door, 1996). Observamos que entendemos por enxergar uma figura espacial: identificar suas diferentes vistas, saber representá-la no plano e reconhecer seus elementos. De certo modo, essa crença da aptidão de cada indivíduo retardou o desenvolvimento desta área no currículo escolar. Em uma avaliação diagnóstica realizada com alunos da 5 a série, verificamos que estes não estão sendo devidamente preparados para enxergar figuras espaciais. Esta avaliação ocorreu no ano de 1999, sendo selecionados por amostragem 1763 alunos da rede municipal do Rio de Janeiro. Face a tal resultado nos empenhamos em selecionar, adaptar e criar atividades que desenvolvam o raciocínio espacial. Estas atividades foram aplicadas em nossas salas de aula e o resultado de cada aplicação analisado. É nosso objetivo divulgar para o professor algumas destas atividades.

2 2 2. Atividades propostas As atividades descritas a seguir foram aplicadas com alunos da 5 a, 6 a, 7 a e 8 a séries do Ensino Fundamental das rede Municipal e Federal do Estado do Rio de Janeiro, sendo posteriormente analisados seus resultados e aprimorados seus enunciados. Esta aplicação deu-se no ano de Serão exemplos de algumas atividades que serão trabalhadas no mini-curso. a) Atividade dos Tijolos Nesta atividade, os alunos tinham que contar quantos tijolos formavam a pilha desenhada ao lado e relatar como fizeram esta contagem. Esta questão constou do teste diagnóstico e 76,1% dos alunos que participaram da testagem não apresentaram a resposta correta.. As principais causas dos erros foram: contar somente os tijolos que estavam na frente ou que eram visíveis ( na frente e ao lado). Na aplicação posterior, o resultado foi bem melhor. Isto provavelmente se deve ao fato dos professores envolvidos valorizarem, em suas aulas, a área de visualização de figuras espaciais. Notamos que a forma de contagem dos tijolos foi bastante diversificada. Alguns alunos fizeram inicialmente a conta 7x3x4, imaginando um paralelepípedo formado de tijolos, e depois subtrairam do resultado (84) o número que representava o total de tijolos que faltavam para completar o paralelepípedo. Outros, contavam o número de tijolos em cada fileira horizontal ou vertical, e depois somaram os resultados. Observamos também casos em que os alunos contaram os tijolos um a um. Verificamos que houve erros em que claramente se observa que a falha foi no processo de contagem. Por outro lado, outros erros revelam dificuldades maiores, como apresentar como resposta certa 84 ou só contar os tijolos visíveis.

3 3 b) Atividade das Caixas de Chocolate As duas figuras abaixo foram apresentadas ao aluno, que deveria responder, justificando, quantas caixas sobram depois de encher a caixa grande. Nesta questão observamos o quanto facilitou a idéia de movimento intrínseca à resolução. Este movimento podia ser: da pilha de caixas de chocolate para a caixa grande, ou na própria pilha de caixas de chocolate, movimentando as caixas mais acima da pilha para ocuparem espaços abaixo, como ilustra a seguinte justificativa de uma aluna da 5 a série:...eu fui tirando as caixas lá de cima e fui enchendo aqui em baixo nas duas últimas pilhas, aí eu vi que sobraram 2 caixas de chocolate. Outros alunos contaram independentemente as caixas de chocolate na pilha e as que caberiam na caixa grande, fazendo a seguir a subtração entre os dois resultados. Alguns alunos ainda, registraram expressões numéricas que expressavam o modo como fizeram agrupamentos na pilha de caixas de chocolate. Dentre os erros que ocorreram, destacamos o enxergar somente o que é visível no desenho, seja na contagem de caixas na pilha de caixas de chocolate (encontrando 15 como resposta), ou na contagem de quantas caixas caberiam na caixa grande (obtendo 14 caixas).

4 4 c) Atividade do quebra-cabeças montado A idéia desta atividade era mostrar um quebra-cabeças (cujas peças são cubinhos) montado e perguntar que sólidos, também formados de cubinhos, poderiam ter sido utilizados para construí-lo. Eram apresentadas quatro opções para o aluno selecionar uma. O quebra-cabeças montado formava a letra H ( vide figura ao lado) e a opção correta é a que está desenhada abaixo: O índice de acertos foi bom nas turmas em que a atividade foi aplicada, embora nem todos conseguissem apresentar uma justificativa para a resposta escolhida. Sendo uma questão em que não é fácil descrever como foi solucionada, alguns indicaram, através de legendas nas peças, como foi feito o encaixe. Estas legendas eram números ou símbolos. Embora não tenhamos sugerido que utilizassem tais legendas, verificamos ser esta idéia extremamente interessante. Fica assim registrada em cada peça uma marca que a identifica independente do movimento que se faça com esta peça e da posição que ela venha a ocupar no quebra-cabeças. É um estímulo ao desenvolvimento do raciocínio espacial. d) Atividade do encaixe Nesta questão foi mostrado ao aluno um sólido que, para ser um bloco retangular formado por 5x5x2 cubinhos, falta uma peça. Como nas demais questões, deveriam justificar sua resposta. É perguntado aos alunos qual das peças foi retirada do sólido, sendo apresentadas quatro opções. O desenho do sólido e da opção correta está abaixo: É uma questão que os estimula a manipular mentalmente as peças de forma a realizar o encaixe e verificar qual peça falta.

5 5 Houve um bom número de acertos, porém as justificativas, em sua grande parte, foram incompletas e vagas. Alguns alunos tentaram justificar a opção escolhida através da quantidade de cubinhos que deveriam ter na peça retirada. Porém, pelo modo como elaboramos as opções, esse argumento não é suficiente. Procuramos evitar que a questão pudesse ser resolvida somente por cálculos. Houve casos de alunos que conseguiram elaborar uma boa justificativa, desenhando a vista superior do sólido e da peça que falta para mostrar como seria realizado o encaixe. 3. Comentários Finais No teste de investigação diagnóstica realizado nas escolas municipais do Rio de Janeiro, observamos o quanto nossos alunos não sabem enxergar corretamente uma figura no espaço. Entretanto, obtivemos resultados melhores ao aplicar algumas destas questões, ou similares, em turmas em que já se havia de algum modo trabalhado com atividades visando o desenvolvimento do raciocínio espacial. Este fato vem de encontro a estudos que relatam que o raciocínio espacial deve ser desenvolvido nas escolas (Hershkowitz, Parzysz e Van Door,1996), não podendo ser considerado simplesmente como uma aptidão que alguns possuem e outros não. Um dos pontos positivos que observamos ao trabalhar com atividades de visualização é o fato de não exigirem conhecimento prévio de certos pré- requisitos, tais como algoritmos. Assim, em turmas em que não foi realizada anteriormente nenhum tipo de atividade espacial, nivela todos os alunos. É nosso objetivo, divulgando as atividades relatadas, selecionando e preparando novas atividades e comentando os resultados que obtivemos, contribuir para que a área Espaço e Forma venha a ocupar um lugar não só nas novas orientações curriculares, mas efetivamente em sala de aula. Agradecimentos: os nossos agradecimentos às professoras Denise Felippo e Regina Coeli Monteiro por seus comentários, sugestões e aplicação das atividades em suas turmas. Palavras-chave: Visualização, espaço, representação

6 6 Referências Bibliográficas Hershowitz, R., Parzysz, B. e Van Dormolen, J.(1996), Space and Shape in A. Bishop et al (eds), International Handbook of Mathematics Education I, Kluwer, Ministério da Educação e do Desporto / Secretaria de Educação Fundamental (1997), Parâmetros Curriculares Nacionais, 1 o e 2 o ciclos, Brasília. Wheathey, C. e Wheathey, G. (1979), Developing Spatial Ability. Mathematics in School, v.8 (1), pp. 10, 11.

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? Introdução Renata Karla da Silva Oliveira Universidade

Leia mais

Resoluções Prova Anglo

Resoluções Prova Anglo Resoluções Prova Anglo TIPO F P-2 tipo D-3 Matemática (P-2) Ensino Fundamental 3º ano DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos do 3

Leia mais

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA Andressa Franco Vargas Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete andressavargas1@hotmail.com Bianca Bitencourt

Leia mais

Curso de Educação e Formação Empregado de Restaurante/Bar 1º Ano. Planificação Anual de Matemática

Curso de Educação e Formação Empregado de Restaurante/Bar 1º Ano. Planificação Anual de Matemática Curso de Educação e Formação Empregado de Restaurante/Bar 1º Ano Planificação Anual de Matemática Tema Conteúdos Competências Específicas Nº aulas de 45 Adição, subtração, multiplicação e divisão de números

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares Disciplina: Matemática /Ano de escolaridade: 1º Ano Página 1 de 9 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares UNIDADE 1 Geometria e medida Organização

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS BORDADOS EM PONTO CRUZ

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS BORDADOS EM PONTO CRUZ TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS BORDADOS EM PONTO CRUZ Sabrine Costa Oliveira 1 IFES binecosta@gmail.com Sandra Aparecida Fraga da Silva 2 IFES sandrafraga7@gmail.com Resumo O presente trabalho é parte

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 1 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 1 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 1 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Critérios de Avaliação Pontos Positivos: Por ser um trabalho em grupo os alunos interagiram mais, o resultado esperado foi alcançado.

Leia mais

QUESTÃO 3 (ALTERNATIVA A) Como já foram colocados 1500 baldes na caixa, faltam 500 baldes para enchê-la. O enunciado diz que 2000

QUESTÃO 3 (ALTERNATIVA A) Como já foram colocados 1500 baldes na caixa, faltam 500 baldes para enchê-la. O enunciado diz que 2000 1 QUESTÃO 1 Como Mário correu 8 = 1 6 + 2 km em sentido horário e a pista tem 6 km, então ele deu 1 volta completa e ficou a 2 km do ponto de partida no sentido horário. Do mesmo modo, João correu 15 =

Leia mais

UMA DISCUSSÃO SOBRE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 7º ANO NA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO E SUAS OPERAÇÕES

UMA DISCUSSÃO SOBRE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 7º ANO NA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO E SUAS OPERAÇÕES UMA DISCUSSÃO SOBRE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 7º ANO NA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO E SUAS OPERAÇÕES André Rubens Lima Inocêncio Fernandes Balieiro Filho andre.rubens.7@gmail.com balieiro@mat.feis.unesp.br

Leia mais

AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO 7º ANO COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE FRAÇÕES

AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO 7º ANO COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE FRAÇÕES AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO 7º ANO COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE FRAÇÕES André Rubens Lima Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Ilha Solteira andre.rubens.7@gmail.com

Leia mais

Formação PNAIC 2017/2018. Formadores Regionais 1º ao 3º ano

Formação PNAIC 2017/2018. Formadores Regionais 1º ao 3º ano Formação PNAIC 2017/2018 Formadores Regionais 1º ao 3º ano Objetivos Promover a interação e favorecer articulações entre formadores regionais e estaduais; Consolidar saberes referentes aos Direitos de

Leia mais

ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA COMO ESTRATÉGIA DE DIAGNÓSTICO EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO

ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA COMO ESTRATÉGIA DE DIAGNÓSTICO EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO 00944 ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA COMO ESTRATÉGIA DE DIAGNÓSTICO EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO Eliane Maria Oliveira Araman Jader Otavio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná Resumo: O presente

Leia mais

CONHECIMENTOS NUMÉRICOS E ALGÉBRICOS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONHECIMENTOS NUMÉRICOS E ALGÉBRICOS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS NUMÉRICOS E ALGÉBRICOS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Josiel Pereira da Silva Universidade Estadual da Paraíba UEPB josielpereiradasilva146@gmail.com Daniele André da Silva Universidade

Leia mais

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS José Roberto Costa Júnior Universidade Estadual da Paraíba mathemajr@yahoo.com.br INTRODUÇÃO Neste

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PRODUTO DA DISSERTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PRODUTO DA DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PRODUTO DA DISSERTAÇÃO UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Cláudia Martins de Oliveira Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA claudia.moliveira@yahoo.com.br Caroline Lima de Oliveira

Leia mais

Resultados em Matemática dos alunos portugueses no TIMSS 2011 e no PISA 2012

Resultados em Matemática dos alunos portugueses no TIMSS 2011 e no PISA 2012 Resultados em Matemática dos alunos portugueses no TIMSS 2011 e no PISA 2012 João Pedro da Ponte Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Conferência: Evitar o Desastre no Ensino da Matemática 19

Leia mais

Como está o desempenho de nossos alunos em Resolução de Problemas? 1 Lilian Nasser 2

Como está o desempenho de nossos alunos em Resolução de Problemas? 1 Lilian Nasser 2 Como está o desempenho de nossos alunos em Resolução de Problemas? 1 Lilian Nasser 2 Eloa A. Chaves 4 Ionilde M. Azevedo 3 Jorge L. M. Brandao 4 Márcia S. da Silva 3 Moema L. de Souza 3 Neide F. P. Sant'Anna

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Matemática Ano de Escolaridade: 1.º Mês: setembro / outubro Domínios/ s Números e Operações Números Naturais Adição

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 2o ano

Roteiro de trabalho para o 2o ano Roteiro de trabalho para o 2o ano No volume do 2º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM 1. Os números

Leia mais

O CONHECIMENTO ALGÉBRICO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ronaldo Vieira Cabral FACNORTE/IBEA

O CONHECIMENTO ALGÉBRICO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ronaldo Vieira Cabral FACNORTE/IBEA O CONHECIMENTO ALGÉBRICO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ronaldo Vieira Cabral FACNORTE/IBEA ronaldovieiracabral@gmail.com Alina Kadígina da Silva Barros FACNORTE/IBEA alina.kadigina@gmail.com Francinaldo

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais

Aula 5 Vistas em corte

Aula 5 Vistas em corte Aula 5 Vistas em corte slide 1 Exercícios Resolver as seguintes folhas do caderno de exercícios TC/TS 13.1 TC/TS 13.2 TC/TS 14.1 TC/TS 14.2 slide 2 TC/TS 13.1 Exercício 2 Apagando as linhas de construção

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de Viçosa III Semana Acadêmica da Matemática ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM RECURSOS E ADAPTAÇÕES PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS E SURDOS Autores: Claudia Segadas, Denise Felippe da Rocha,

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Autor: Fernanda Cíntia Costa Matos Universidade Federal do Ceará fcintiacm@gmail.com

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana MATEMÁTICA Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não se cansar de tentar. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro: Projeto Ápis Matemática

Leia mais

Quadrados de Palito 6º ao 8º ano

Quadrados de Palito 6º ao 8º ano Quadrados de Palito 6º ao 8º ano Introdução Esta atividade estimula os alunos a perceber padrões de crescimento de modos diferentes. Usamos como abordagem a conversa numérica para que reflitam sobre a

Leia mais

Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. Luiz Roberto Dante

Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. Luiz Roberto Dante Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. Luiz Roberto Dante O que é um problema? Intuitivamente, todos nós temos uma ideia do que seja um problema. De maneira genérica, pode-se

Leia mais

SABERES MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DO 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SABERES MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DO 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SABERES MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DO 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Introdução Daniele André da Silva Universidade Estadual da Paraíba daniandre2011@gmail.com Josiel Pereira da Silva E.E.E.F.M. Senador Humberto

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO - Ano Letivo 2014 / 2015 CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 3 MATEMÁTICA APLICADA Para estes estudantes, a disciplina de Matemática terá de assumir

Leia mais

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática Eduardo 3ª 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão.

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão. ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

A LEITURA E A ESCRITA NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

A LEITURA E A ESCRITA NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA A LEITURA E A ESCRITA NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Isaías Pessoa da Silva - UEPB, isaias-65@hotmail.com Filomena M. Gonçalves S. C. Moita UEPB, filomena_moita@hotmail.com

Leia mais

Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 3

Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 3 Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 3 Nelma R. S. Bossolan 11/05/2015 Métodos de ensino parte 2 2 Atividade para esta aula Identificar, nos cadernos do professor do currículo de Ciências

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

formar grupos e entregar uma atividade;

formar grupos e entregar uma atividade; RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM DIVISÃO Edilaine Regina dos Santos 1 Docente da Rede Pública de Ensino SP edilaine.santos@yahoo.com.br Resumo: O presente

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DE 5ª E 6ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DE 5ª E 6ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DE 5ª E 6ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Cíntia da Silva scintias@hotmail.com Luciano Ferreira lulindao66@hotmail.com RESUMO: Neste trabalho relatamos uma

Leia mais

EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: UM CURRÍCULO DE MATEMÁTICA EM MOVIMENTO

EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: UM CURRÍCULO DE MATEMÁTICA EM MOVIMENTO Resumo EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE: UM CURRÍCULO DE MATEMÁTICA EM MOVIMENTO Ruth Portanova 1 A proposta pretende discutir, objetivamente, o que os alunos devem ou podem saber ao concluir o ensino fundamental

Leia mais

Boletim do LABEM, ano 3, n. 5, jul/dez de Aplicações do Teorema de Pitágoras e Origami

Boletim do LABEM, ano 3, n. 5, jul/dez de Aplicações do Teorema de Pitágoras e Origami 14 Aplicações do Teorema de Pitágoras e Origami Eliane Moreira da Costa Universidade Federal Fluminense - UFF Educação Matemática e Origami O projeto Educação Matemática e Origami completou vinte um anos

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO NA EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO NA EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM UNIFEOB Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos PROJETO DE PRÁTICAS BEM SUCEDIDAS EM SALA DE AULA MATEMÁTICA LICENCIATURA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO NA EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM

Leia mais

Professora : Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda Pacheco. Tarefa 3 : Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 1

Professora : Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda Pacheco. Tarefa 3 : Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 1 Projeto Seeduc Tutor: Andréa Silva de Lima Professora : Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda Pacheco Colégio Estadual Liddy Mignone Paty do Alferes - RJ Tarefa 3 : Avaliação da Execução do Plano

Leia mais

OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMEROS RACIONAIS: um estudo das dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental

OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMEROS RACIONAIS: um estudo das dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMEROS RACIONAIS: um estudo das dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental Karolyne Camile Batista dos Santos karolynecamile19@gmail.com Elisa Fonseca

Leia mais

3º bimestre Quadro bimestral

3º bimestre Quadro bimestral Leitura, escrita, comparação e de: comparar e operar com números maiores do que 99, inclusive em situações-problema; adicionar quantidades utilizando-se de diferentes recursos; perceber as estratégias

Leia mais

UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA

UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA Resumo 1. Gracy Eveliny Santos Mól 1 IFES gracyeveliny@hotmail.com Estevão Carvalho Pereira 2 EEEFM Belmiro Teixeira

Leia mais

DESCRITORES EVIDENCIADOS NA RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES EM QUESTÃO SIMILAR A DA PROVA BRASIL

DESCRITORES EVIDENCIADOS NA RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES EM QUESTÃO SIMILAR A DA PROVA BRASIL DESCRITORES EVIDENCIADOS NA RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES EM QUESTÃO SIMILAR A DA PROVA BRASIL Suzana Lovos Trindade Universidade Estadual de Londrina suzanatrindade@hotmail.com Renata Karoline Fernandes Universidade

Leia mais

Perfil de Aprendizagens Específicas Matemática - 5º ano

Perfil de Aprendizagens Específicas Matemática - 5º ano Agrupamento de Escolas de Sande EB 2, 3 de Sande Ano Letivo 2017/2018 Perfil de Aprendizagens Específicas Matemática - 5º ano (ponto 2, artigo 7º, despacho normativo nº1- F/2016) No final do ano letivo,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C.E.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C.E. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C.E. Cardeal Arcoverde PROFESSORA: Janete Maria Jesus de Sá MATRÍCULA: 0825192-8 SÉRIE: 3ª série do Ensino Médio

Leia mais

REVISTINHA CRUZADINHA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 1.

REVISTINHA CRUZADINHA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 1. REVISTINHA CRUZADINHA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 1. Daniela Gonçalves Vilhena Licenciada em Matemática Universidade Federal do Pará danimat20134@outlook.com Elizeu Cantão de Jesus Calandrini

Leia mais

Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS

Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS Definição e Pré-Requisitos Ler um desenho significa entender a forma espacial do objeto representado no desenho bidimensional resultante das projeções ortogonais.

Leia mais

Planificação de Matemática 1.º Período

Planificação de Matemática 1.º Período Planificação de Matemática 1.º Período Meses Tema/Tópico Objectivos específicos Actividades Capacidades transversais Objectivos gerais Setembro Outubro Orientação espacial Figuras no plano e sólidos geométricos

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código 150502 Notas prévias 1. Alguns temas referidos nestas planificações podem ser tratados em trabalhos de projeto ou atividades de aprendizagens práticas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / NÚMERO E OPERAÇÕES identificar conceitos espaciais. Identificar a localização de pessoas e/ou objeto tendo:

Leia mais

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Professores - 2º ano 5º encontro 19/10/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Leitura do texto: Jogos e resoluções de

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Critérios de Avaliação: Pontos Positivos: A aula foi bastante dinâmica, pois trabalhamos com o real, construímos polígonos usando

Leia mais

Palavras-chave: Geometria, Educação Matemática e Estágio Supervisionado.

Palavras-chave: Geometria, Educação Matemática e Estágio Supervisionado. CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS COM BASE NA TEORIA DE VAN HIELE Fabiane Christine Gimenes Universidade Tecnológica Federal do Paraná Fabianegimenes_cp@hotmail.com Resumo: Este trabalho

Leia mais

Palavras-chave: Ensino Fundamental, Calculadora, Atividades Didáticas.

Palavras-chave: Ensino Fundamental, Calculadora, Atividades Didáticas. CALCULADORAS NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO ESTE RECURSO DIDÁTICO Ilisandro Pesente Universidade Luterana do Brasil ilisandropesente@bol.com.br Clarissa de Assis Olgin Universidade Luterana

Leia mais

Predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas.

Predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas. Metas de Isometrias Noção e propriedades da reflexão, da rotação e da translação Simetrias axial e rotacional Resolve problemas utilizando as propriedades das figuras geométricas no plano. Identifica o

Leia mais

AS DIFICUDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA EREM MACIEL MONTEIRO NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA, PE

AS DIFICUDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA EREM MACIEL MONTEIRO NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA, PE AS DIFICUDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA EREM MACIEL MONTEIRO NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA, PE Suzana Ferreira da Silva Universidade de Pernambuco, suzanasilva.sf@gmail.com Introdução

Leia mais

Gincana Matemática. Apresentação

Gincana Matemática. Apresentação Gincana Matemática Apresentação O presente projeto visa evidenciar, promover e enaltecer o aprendizado da Matemática através de atividades diferenciadas e lúdicas. Este trabalho constituiu-se de uma Gincana

Leia mais

Aprendizagens essenciais: Conhecimentos/ Capacidades e atitudes O aluno deve ficar capaz de:

Aprendizagens essenciais: Conhecimentos/ Capacidades e atitudes O aluno deve ficar capaz de: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática 5.º ano Ano Letivo 2018/2019

Leia mais

A BRINCAR COM FRAÇÕES TAMBÉM SE APRENDE

A BRINCAR COM FRAÇÕES TAMBÉM SE APRENDE A BRINCAR COM FRAÇÕES TAMBÉM SE APRENDE Dores Ferreira Agrupamento de escolas de Real Braga doresferreira@gmail.com Fábia Forte Escola E. B. 2, 3 Abel Varzim Barcelos fabia.giao@sapo.pt Paula Rebelo Escola

Leia mais

Dinâmica 3. 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. Ensino Fundamental 9º. Uma dica... Uso Conveniente da calculadora.

Dinâmica 3. 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. Ensino Fundamental 9º. Uma dica... Uso Conveniente da calculadora. Uma dica... Reforço escolar M ate mática Dinâmica 3 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Algébrico simbólico Equação do 2º Grau DINÂMICA HABILIDADE Básica

Leia mais

QUESTÕES PARA O 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTRE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES

QUESTÕES PARA O 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTRE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES QUESTÕES PARA O 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTRE QUESTÃO 01 SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES Descritor 27 Ler informações e dados apresentados em tabelas. COMENTÁRIOS Avalia-se, por meio de itens

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-02 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. B 07. B 13. D 19. D 02. D 08. D 14. C 20. D 03. A 09. C 15. D 21. D 04. C 10. A 16. B 22. B 05. C 11. C 17. C 00 06. D 12. A

Leia mais

No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver. Ao longo de todos os ciclos

No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver. Ao longo de todos os ciclos CURRÍCULO NACIONAL Competências Gerais Geometria No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver inclui os seguintes aspectos: Ao longo de todos

Leia mais

Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N1 Ciclo 1

Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N1 Ciclo 1 Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N1 Ciclo 1 Em 2017 o Planejamento Acadêmico do Programa OBMEP na Escola prevê a realização de atividades avaliativas em forma de listas de questões. A cada ciclo

Leia mais

01. C 07. B 13. B 19. D 02. C 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. A 21. C 04. D 10. A 16. B 22. B 05. C 11. C 17. B D 12. C 18.

01. C 07. B 13. B 19. D 02. C 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. A 21. C 04. D 10. A 16. B 22. B 05. C 11. C 17. B D 12. C 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-2 G A B A R I T O Tipo D-7-05/2012 01. C 07. B 13. B 19. D 02. C 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. A 21. C 04. D 10. A 16. B 22. B 05. C 11. C 17. B 00 06. D 12. C

Leia mais

No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver inclui os seguintes aspectos:

No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver inclui os seguintes aspectos: Geometria No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver inclui os seguintes aspectos: Ao longo de todos os ciclos a aptidão para realizar construções

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES POR MEIO DE JOGOS E NOVAS TECNOLOGIAS

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES POR MEIO DE JOGOS E NOVAS TECNOLOGIAS SILVA, C. R.; BALIEIRO FILHO, I. F. Uma Experiência de Ensino das Quatro Paulista de Educação Matemática: XI EPEM. São José do Rio Preto: SBEM/SBEM-SP, 2012, pp.1-5. (ISBN N. 978-85-98092-14-0) Eixo Temático:

Leia mais

TREINAMENTO PARA A 1ª FASE DA PROVA DA OBMEP: A E.B.M. PROFESSORA CLOTILDE RAMOS CHAVES

TREINAMENTO PARA A 1ª FASE DA PROVA DA OBMEP: A E.B.M. PROFESSORA CLOTILDE RAMOS CHAVES ISSN 2316-7785 TREINAMENTO PARA A 1ª FASE DA PROVA DA OBMEP: A E.B.M. PROFESSORA CLOTILDE RAMOS CHAVES Aline Sant Anna 1 licaolive@hotmail.com Filomena Teruko Tamashiro Arakaki 1 filoteko@hotmail.com Grasiella

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até vinte objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 9; contagens progressivas

Leia mais

01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A B 12. A 18.

01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A B 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-2 G A B A R I T O Tipo D-6-05/2012 01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A 00 06. B 12. A

Leia mais

NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO ENSINAR A DESAFIAR

NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO ENSINAR A DESAFIAR NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO ENSINAR A DESAFIAR António Lúcio Dezembro, 2010 ÍNDICE Ensino da Matemática Programa de Matemática do Ensino Básico Números e Operações Geometria e Medida

Leia mais

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, HABILIDADES E A MATEMÁTICA ESCOLAR: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, HABILIDADES E A MATEMÁTICA ESCOLAR: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, HABILIDADES E A MATEMÁTICA ESCOLAR: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS Autor: Jessé Valério de Paulo Universidade Estadual Paulista UNESP, câmpus Bauru jesse.matem@gmail.com Resumo: A

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MATEMÁTICA - 5º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA D ESTE OPERACIONALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO MATEMÁTICA - 5º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA D ESTE OPERACIONALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO OPERACIONALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ANO LETIVO 2018-19 MATEMÁTICA - 5º ANO APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 1ºPERÍODO TEMA: CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM ESSENCIAIS E DESCRITORES

Leia mais

G A B A R I T O 01. B 05. C 09. A 13. C 02. B 06. D 10. B 14. D 03. A 07. C 11. C 15. A 04. B 08. B 12. D. SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-02

G A B A R I T O 01. B 05. C 09. A 13. C 02. B 06. D 10. B 14. D 03. A 07. C 11. C 15. A 04. B 08. B 12. D. SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-02 SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-02 G A B A R I T O Tipo D3-05/2016 01. B 05. C 09. A 13. C 02. B 06. D 10. B 14. D 03. A 07. C 11. C 15. A 04. B 08. B 12. D Resoluções Prova Anglo Matemática e Ciências

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 1º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

ÁLGEBRA NA BALANÇA. 1. Introdução

ÁLGEBRA NA BALANÇA. 1. Introdução ÁLGEBRA NA BALANÇA Joselba Liliane de Oliveira UEPG joselba@hotmail.com Aline Mendes de Arruda UEPG alimendesa@gmail.com Joseli Almeida Camargo UEPG jojocam@terra.com.br Resumo: A atividade foi desenvolvida

Leia mais

Desenho Técnico. Projeções Ortogonais 01. Prof. João Paulo Barbosa

Desenho Técnico. Projeções Ortogonais 01. Prof. João Paulo Barbosa Desenho Técnico Projeções Ortogonais 01 Prof. João Paulo Barbosa Projeção Ortogonal Nos desenhos projetivos, a representação de qualquer objeto ou figura será feita por sua projeção sobre um plano. Os

Leia mais

UM RELATO SOBRE O USO DA TÉCNICA DE DOBRADURAS DE PAPEL PARA A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO

UM RELATO SOBRE O USO DA TÉCNICA DE DOBRADURAS DE PAPEL PARA A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO UM RELATO SOBRE O USO DA TÉCNICA DE DOBRADURAS DE PAPEL PARA A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO Aniete de Andrade Silva 1 (UFCG); Maria Lúcia da Silva Trajano 2 (UFCG); Rafael Fideles Silva 3 (UFCG);

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM 1º CICLO Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico /Novo Programa de Matemática

Leia mais

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP

Introdução. Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas. Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP Resumo: Variações Sobre um Mesmo Tema: Zigue-Zague e as Expressões Numéricas Com o objetivo de permitir ao aluno o desenvolvimento de competências como disciplina, concentração, perseverança e flexibilidade,

Leia mais

Aplicação da propriedade distributiva da multiplicação em cálculos entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Aplicação da propriedade distributiva da multiplicação em cálculos entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Home Índice Autores deste número Aplicação da propriedade distributiva da multiplicação em cálculos entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Silvana D'Avino Resumo: Na Escola Vera Cruz adota-se como

Leia mais

DEPARTAMENTO DO 1º CICLO Planificação Geral 2017/2018 MATEMÁTICA 1.º ano Suportada pelo documento Aprendizagens Essenciais

DEPARTAMENTO DO 1º CICLO Planificação Geral 2017/2018 MATEMÁTICA 1.º ano Suportada pelo documento Aprendizagens Essenciais Agrupamento de Escolas de Azeitão - 171049 Escola Básica de Azeitão Escola Básica de Brejos do Clérigo Escola Básica do Casal de Bolinhos Escola Básica de Vila Nogueira de Azeitão Escola Básica de Vila

Leia mais

RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO ESTRUTURA ADITIVA: UM ESTUDO REFLEXIVO COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO ESTRUTURA ADITIVA: UM ESTUDO REFLEXIVO COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO ESTRUTURA ADITIVA: UM ESTUDO REFLEXIVO COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Marinalva L. Oliveira (1), Maria Eduarda O. Melo (1) (1) Campus Mata Norte-UPE;

Leia mais

Expressões numéricas que fazem sentido

Expressões numéricas que fazem sentido Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/8296/expressoesnumericas-que-fazem-sentido Matemática 6º ano Sala de aula Publicado em NOVA ESCOLA Edição 271, 18 de Janeiro 2016 Expressões numéricas

Leia mais

Vária Frações e Outras Representações Dores Ferreira, Fábia Forte e Paula Rebelo Agrupamento de escolas de Real Braga Escola E. B. 2, 3 Abel Varzim Barcelos Escola E. B. 2, 3 Abel Varzim Barcelos doresferreira@gmail.com,

Leia mais

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Por que essa é uma questão importante? Os resultados

Leia mais

G A B A R I T O. Prova Anglo P-02 SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-05/2016

G A B A R I T O. Prova Anglo P-02 SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-05/2016 SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-02 G A B A R I T O Tipo D4-05/2016 01. C 11. A 21. A 31. A 02. B 12. C 22. A 32. C 03. D 13. A 23. D 04. B 14. anulada 24. C 05. C 15. D 25. A 00 06. C 16. B 26. A

Leia mais

Aprendizagem de Alunos do 5º Ano sobre Escalas Representadas em Gráficos. Betânia Evangelista e Gilda Guimarães

Aprendizagem de Alunos do 5º Ano sobre Escalas Representadas em Gráficos. Betânia Evangelista e Gilda Guimarães Aprendizagem de Alunos do 5º Ano sobre Escalas Representadas em Gráficos Betânia Evangelista e Gilda Guimarães Recursos Estatísticos e Avanços Tecnológicos Segundo os autores Ponte, Brocardo e Oliveira

Leia mais

ANÁLISE DA UNIDADE PROBABILIDADE EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA 1 ANALYZE OF THE PROBABILITY UNITY IN A MATHMATICS TEXTBOOK

ANÁLISE DA UNIDADE PROBABILIDADE EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA 1 ANALYZE OF THE PROBABILITY UNITY IN A MATHMATICS TEXTBOOK ANÁLISE DA UNIDADE PROBABILIDADE EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA 1 ANALYZE OF THE PROBABILITY UNITY IN A MATHMATICS TEXTBOOK Marcelo Wachter Maroski 2, Camila Bomhart 3, Isabel Koltermann Battisti 4

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS UTILIZANDO A RÉGUA E O COMPASSO: Um estudo no ambiente papel e lápis com alunos do 8º ano do ensino fundamental

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS UTILIZANDO A RÉGUA E O COMPASSO: Um estudo no ambiente papel e lápis com alunos do 8º ano do ensino fundamental CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS UTILIZANDO A RÉGUA E O COMPASSO: Um estudo no ambiente papel e lápis com alunos do 8º ano do ensino fundamental Franklin Fernando Ferreira Pachêco (1) ; Maria Tereza Justino de

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA

CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA Daniele André da Silva Universidade Estadual da Paraíba daniandre2011@gmail.com RESUMO: O objetivo deste

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 3º Ano / 3º Bimestre Plano de Trabalho Números Complexos

Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 3º Ano / 3º Bimestre Plano de Trabalho Números Complexos Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 3º Ano / 3º Bimestre Plano de Trabalho Números Complexos Tarefa 3 Reelaboração do PT1 Cursista : Anderson Ribeiro da Silva

Leia mais

Planificação anual matemática

Planificação anual matemática Planificação anual matemática 1º e 2º anos Tópicos Objetivos específicos Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um

Leia mais

Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO)

Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO) Plano de Trabalho 1 Polinômios e Equações Algébricas ( REELABORAÇÃO) Aluno: Anderson Ribeiro da Silva Tutor: Cláudio Rocha de Jesus Grupo: 7 Curso: 3º Ano / Ensino Médio Duração: 400min INTRODUÇÃO Sabe-se

Leia mais