Programa PROCESSO Descrição Pré-Requisitos. Definir parâmetros a serem considerados pelo módulo de Segurança do Trabalho a nível de empresa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa PROCESSO Descrição Pré-Requisitos. Definir parâmetros a serem considerados pelo módulo de Segurança do Trabalho a nível de empresa."

Transcrição

1 Programa PROCESSO Descrição Pré-Requisitos MT Parâmetros Medicina e Parâmetro Definir parâmetros a serem considerados pelo módulo de do Trabalho a nível de empresa. FP0840 FP0560 FP1100 AT0021 FP Manutenção Estabelecimentos Parâmetro Permitir o cadastro de informações referentes à localização das unidades da organização. FP Manutenção Prestadores de Serviço Parâmetro Permitir o cadastro das informações referentes aos prestadores de serviço, pessoas físicas ou jurídicas, informadas nos devidos procedimentos utilizados pela organização. FP Motivo Estabilidade Parâmetro Efetuar a implementação dos motivos de estabilidade existentes na organização, sejam estes ocasionados para o cumprimento de legislação, convenção coletiva de trabalho, afastamentos, entre outros motivos. AT Manutenção Tipo Curso Treinamento Parâmetro Possibilita a inclusão, assim como a manutenção dos tipos de cursos ministrados pela empresa, onde este programa visa classificar e/ou agrupar os diversos cursos informados junto ao módulo. ST Atividade Empresa Parâmetro Definir o código de atividade da empresa e descrição da mesma, assim como o grau de risco. ST Atividade Estabelecimento Parâmetro Definir o código de Atividade do Estabelecimento e descrição do mesma, assim como o grau de risco. ST0008 ST Unidade de Medida Definir as unidades de medidas de segurança utilizadas por todo o sistema. ST Unidade de Medida Definir as unidades de medida dos s Exemplo: PR - Par, UN - Unidade, etc

2 ST Numeração / Tamanho de Permitir o cadastro da numeração e tamanho dos Equipamentos de Proteção Individual. ST Local Reunião ST Motivo Reunião Definição dos locais de reuniões que ocorrerão pela e Brigadas. Definição dos motivos das reuniões da e Brigadas. ST Ato Inseguro Definição dos atos inseguros ocorridos nos acidentes. ST Condição Insegura ST Fator Pessoal de Insegurança ST Tipo Providência contra ST Tipo Despesa Acidente Trabalho ST Manutenção Meio Transporte ST Tipo de Climatização ST Tipo de Ventilação ST Tipo de Iluminação Definição das condições inseguras proporcionadas aos funcionários. Definição dos fatores pessoais que caracterizam insegurança. Definição dos tipos de providências a serem tomadas contra os acidentes ocorridos. Definição dos tipos de despesas que ocorrem nos acidentes de trabalho para posterior relacionamento aos mesmos para controle de custos. Definir os meios de transporte utilizados pelos funcionários para possível relacionamento aos acidentes de trajeto. Definição dos tipos de climatização existentes na empresa. Definição dos tipos de ventilação existentes na empresa. Definição dos tipos de Iluminação existentes na empresa.

3 ST Efeitos Prejudiciais ST Equipamentos para Medição Riscos ST Item de Ergonomia Definição dos efeitos prejudiciais à saúde do funcionário. Definir todos os equipamentos utilizados nas medições dos riscos existentes. Permitir a inclusão de itens a serem analisados na avaliação ergonômica, através de botão próprio incluído no programa ST Medição diária das Fontes. ST Visitantes SIPAT Inclusão dos visitantes das SIPATs ocorridas. ST Custo dos Eventos ST Função Perfil Profissiográfico Previdenciário ST Irregularidades ST Motivo Amostra SIPAT PPP Definição dos tipos de custos existentes nas SIPATs, para posterior relacionamento às mesmas para gerenciamento de custos. Cadastrar as funções que não existem na folha de pagamento para posteriormente relacionar diretamente no PPP. Permitir o cadastro das irregularidades encontradas nos Equipamentos de Proteção Individual ( s), o qual permitirá realizar o controle do histórico de problemas dos equipamentos. Ex: 1 - esfarelamento com suor. Cadastrar as amostras que correspondem a medições realizadas em determinados locais da empresa, independente da natureza da mesma e dos equipamentos de medição utilizados para realizar a coleta. ST Limite Bateria Cadastrar os limites que correspondem a pontos específicos, localizados dentro do perímetro da empresa, nos quais serão realizadas medições esporádicas com a finalidade de verificar o grau de exposição da sociedade a agentes de risco liberados pela empresa.

4 ST Origem Ocorrência ST Sistema Qualidade Permitir a manutenção das origens de ocorrências anormais ocorridas na empresa, a serem relacionadas à ocorrência anormal por intermédio da função Abertura ROA. Permitir o cadastro dos sistemas de qualidade existentes na empresa, que serão ligados posteriormente às ocorrências anormais registradas por intermédio da função de ROA. Os mais comuns são ISO9001, ISO14001, OSHA. ST Ocorrência Permitir o cadastro das ocorrências anormais que ocorrem na empresa (ROA). ST Impacto Ambiental ST Cadastro de Produtos ST Cadastro de Clientes ST Local Empresa ST Agente da Ocorrência ST Objeto Causador do Acidente fp Manutenção Entidade Classe SESMT Esse programa cadastra os impactos ambientais que as ocorrências anormais geram. Cadastrar os produtos que poderão ser relacionados, por intermédio do programa Manutenção de (ST0701), à ocorrência de Registros de Ocorrências Anormais (ROA). Cadastra os cliente que podem ser relacionados às ocorrências anormais por intermédio da função ROA (ST0704). Cadastrar uma determinada área localizada dentro das dependências da empresa. Cadastrar o agente de ocorrência do acidente de trabalho. Ex: guilhotina, máquina seladora, etc.. Definir os objetos causadores de acidentes que serão relacionados aos registros de acidentes de trabalho. Efetuar o cadastramento das informações referentes às Entidades de Classe da Organização, nas quais os Funcionários especializados se enquadram.

5 FP Funcionários SESMT Permitir o cadastro das informações das Pessoas Físicas que exercem atividades dentro da organização, utilizando o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). MT Especialidade SESMT MT Componentes do SESMT SESMT SESMT Definir os integrantes do SESMT pela parte de do Trabalho. MT0015 FP0560 FP1500 FP1020 ST Tipo de Acidente de Trabalho Definir os tipos de acidentes de trabalho existentes na empresa. ST Questionário Causas Efetuar a inclusão dos questionários a serem aplicados na investigação dos acidentes. FP Manutenção Função /Sindicato Definir as funções de existentes. ST Mandatos Criação dos Mandatos da com definição dos componentes e plano de ação. Nesta função serão registradas as pessoas que formarão uma equipe para promover ações de prevenção de acidentes e investigar as causas dos acidentes ocorridos, assim como tomar providências relacionadas aos mesmos, controlando os riscos aos quais os funcionários da organização estão expostos. FP0560 FP1500 FP1060 ST Chapa Eleições Permitir a inclusão das chapas dos candidatos da para eleição do mandato. ST Motivo Exclusão da Definição dos motivos de exclusão da. ST Layout Relatórios Definição do layout para impressão os relatórios da.

6 ST Local Eventos SIPAT SIPAT Inclusão dos locais físicos dos eventos da SIPAT. ST Eventos da SIPAT SIPAT Definição dos tipos de eventos da SIPAT. FP0560 ST0061 ST0050 ST SIPAT SIPAT Registro das reuniões de SIPAT da empresa, com definição dos eventos ocorridos. ST Participantes Eventos SIPAT ST Custos Eventos SIPAT SIPAT Relacionar os funcionários e visitantes que participaram dos eventos de SIPAT ST0060 ST0048 SIPAT Definição dos custos dos eventos de SIPAT ocorridos. ST0060 ST0049 ST Caixa de Sugestões Caixa de Sugestões Efetuar o registro das sugestões apresentadas pelos colaboradores para melhoria do ambiente de trabalho. FP0560 ST Análise das Sugestões Caixa de Sugestões Efetuar o registro das análises das sugestões apresentadas. Também poderão ser criados os planos de ação para atender as sugestões analisadas e aceitas. ST0744 ST Função Brigadista Brigada Definir as funções de brigadistas existentes na empresa. ST Brigadas Brigada Definir as brigadas existentes, com seus componentes e reuniões realizadas. ST0019 ST Manutenção Assunto Normas de ST Texto Recibo Conhecimento Normas Normas de Normas de Definir os assuntos das Normas de, que agruparão as normas por assunto. Criação dos textos a serem emitidos no recibo de conhecimento das normas.

7 ST Normas de Normas de Criação das Normas de existentes na empresa. ST0010 ST0066 MT0023 ST Funcionário Conhecimento Normas Normas de Relacionar os funcionários que possuem conhecimento nas normas. ST0065 FP 's Inclusão de todos os 's existentes na empresa Ex: Luva, sapatão, cinto, máscara, etc ST 's (Por Fornecedor) Relacionar os 's fornecidos por cada Fornecedor, definindo para cada um deles os códigos de CA e datas de validade. FP0840 ST Fornecedores de Relacionar os fornecedores a cada, definindo para cada um deles o código de CA e datas de validade. FP0840 ST 's por Norma Após a criação das normas de segurança, se houver alguma delas que referese ao uso de determinado, pode-se relacionar o mesmo à devida norma, para que no momento da entrega de o sistema acuse o controle se o funcionário possui ou não conhecimento da norma. ST0065 FP Manutenção Cargo Cadastrar as informações relacionadas aos Cargos bem como suas atribuições dentro da Organização. ST 's por Cargo Definir os 's exigidos pela ocupação de determinado cargo. FP0720 FP Manutenção Unidade de Lotação FP Manutenção Plano Lotação Cadastrar as informações referentes as Unidades Funcionais da Empresa (Unidades de Lotação), conforme o respectivo Organograma da organização. Permitir a definição dos Planos de Lotação a partir do relacionamento entre os Tipos de Unidade de Lotação e as Unidades de Lotação que representam as áreas funcionais da empresa.

8 ST 's por Unidade de Lotação st 's por Fonte Geradora Definir os 's exigidos por determinado setor (Unidade de lotação). FP0780 Lincar os a sua respectiva fonte geradora. ST0028 ST Funcionário x Transferência de 's Cadastrar os funcionários que poderão receber uma quantidade maior de Equipamentos de Proteção Individual ( s) do que a estipulada para os mesmos. FP1500 ST Cargos x Transferência de 's Permitir o relacionamento dos Equipamentos de Proteção Individual ( s) de acordo com o cargo ocupado pelos funcionários da organização FP0720 ST Classe Equipamento EPC Definição das classes de equipamentos de proteção coletiva existentes na empresa, com definição de tempo necessário para renovação de serviços (vistoria, recarga, reteste, análise segur, substituição). Explo: Hidrantes, extintores, etc. ST Equipamentos de EPC Definição dos equipamentos de segurança coletivos existentes na empresa. Explo: Extintor de pó químico A, Extintor de espuma X, Hidrante Y, etc. Obs: Atualizar as datas do cadastro do EPC antes de efetuar a primeira geração de serviços. ST0017 ST Motivo Manutenção EPC Definição dos motivos de manutenção que podem ocorrer quando na necessidade de efetuar alguma manutenção externa (ou interna) nos EPC's. ST Solicitação Manutenção Equipamento EPC Cadastrar a solicitação de manutenção dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC s). FP0500 FP0560 FP1500 ST0087 ST Fonte Geradora de Risco Definir as máquinas, equipamentos, etc que geram algum tipo de risco aos funcionários. Explo: Máquinas, prensas, etc.

9 ST Grupo de Agentes de Risco Definição dos grupos de agentes de risco (Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos, ). ST Atividades Criar as atividades existentes na empresa que expõe o(s) funcionário(s) à algum risco adicional. Lembrando que somente será necessária a criação de uma atividade que o risco adicional for inerente a apenas um ou alguns funcionários do setor (não abrange todos os funcionários da área e cargo do funcionário exposto ao risco adicional). FP0560 ST Atividades por Funcionário Relacionar os funcionários que exercem determinadas atividades que expõe os mesmos a algum risco ST0011 FP1500 ST Controles por Agente Deverão ser criados os agentes de risco existentes na empresa, assim como marcar o campo Padrão Impressão PPP (st0005a e st000b) ST0092 ST0045 ST0043 ST0044 ST Laudo Ambiental Deverá ser criado o laudo ambiental com data início e sem data término, e relacionar na pasta Agentes Risco os riscos identificados na empresa. FP0560 MT0023 ST0005 ST Composição do Ambiente Definir a composição dos ambientes existentes na empresa, definindo para cada ambiente sua composição (Unidade de lotação, cargo, atividade ou fucionário), assim como os riscos inerentes àquele ambiente. Sugere-se que a inclusão dos ambientes deverá ser feita juntamente com a equipe de Medicina do Trabalho. FP0560 ST0005 ST0090 FP0800 FP0720 ST0011 FP1500 ST0028 ST0044 ST0045 ST Características Unidade Lotação Definição das características das unidades de lotação a serem impressas no relatório do. FP0780 ST0020 ST0037 ST0038 ST0039 ST Controles por Risco Relacionar os s, Equipamentos (EPC's) e Exames para que os mesmos apareçam no PPP. ST0005 ST0020 ST0085 MT0010 ST0046 ST0047

10 ST Riscos Laudo Ambiental Replicar para um novo laudo os ambientes já definidos no laudo anterior. FP0560 ST0090 ST0005 ST Plano de Ação por Risco Definição do Plano de Ação, definida sua descrição (o código é gerado automaticamente pelo sistema), sua data de validade e descrição macro do plano. Os planos de ação poderão ser relacionados com de Trabalho,, Caixa de sugestões e obrigatoriamente com (Controles por Risco). FP0560 FP1500 ST Ações por Objetivo Detalhamento do Plano de Ação, onde poderão ser definidas as ações a serem tomadas de acordo com os objetivos determinados no plano. ST0024 ST Medições Diárias das Fontes Incluir pelo menos uma medição na fonte geradora do risco. ST0028 ST0005 ST0044 FP0560 FP1500 ST0021 ST Coleta de Amostras Cadastro das informações correspondentes ao momento no qual foi realizada a coleta das amostras de risco em um determinado local da empresa. ST0081 ST0044 FP0560 FP1500 ST Pontos de Controle Realizar a manutenção nos pontos de controle das ações dos planos de ação do. ST0025 ST0023 ST0024 ST0046 ST Insalubridade e Periculosidade Permite a atualização o FP Funcionários, com base nos percentuais de insalubridade e periculosidade informado em cada Ambiente. FP0560 FP0780 ST0020 ST Medições Instantâneas por Local Cadastro dos dados correspondentes às medições instantâneas realizadas em um determinado local da empresa. ST0005 ST0082 ST Medições Limites Bateria Cadastro dos dados correspondentes aos limites de verificação por estabelecimento. Os limites em questão correspondem a pontos específicos, localizados dentro do perímetro da empresa, nos quais serão realizadas medições esporádicas com a finalidade de verificar o grau de exposição da sociedade a agentes de risco liberados pela empresa. ST0091 ST0005 ST0082

11 ST Avaliação de Permite a importação das avaliações de 's. ST0071 ST0045 FP1500 ST x Funcionários Permite a importação do relacionamento entre 's x Funcionários, ou seja, os registros de entregas dos 's aos funcionários. FP0560 FP1500 ST0045 ST0071 ST de Trabalho Permite a importação dos acidentes de trabalho ocorridos na empresa. Obs: Esta importação trata somente o registro do acidente, sem considerar acidentados. FP0560 ST0040 FP1500 FP0780 FP0800 ST0033 ST0020 MT0023 ST de Trabalho Deverão ser registrados os acidentes de trabalho ocorridos na empresa. Além do registro de acidentes, quando houver vítima, deve-se criar o registro de CAT, custos, imagens, causas (questionário árvore de causas) e plano de ação. ST0020 ST0033 ST0040 ST0050 ST0065 ST0703 ST0743 MT0018 MT0035 ST Causas do Acidente Investigação Relacionar as causas dos acidentes após o registro dos mesmos. ST0701 ST0042 ST Providências Contra Relacionar as providências, ato inseguro, condição insegura e fator pessoal de insegurança nos acidentes registrados. ST0036 ST0026 ST0027 ST0014 MT Geração Histórico Efetuar a geração de históricos (cálculos de estatísticas) para emissão de relatórios gerenciais. ST ROA - Abertura Permitir a abertura dos Registros de Ocorrências Anormais (ROA), que corresponde a toda e qualquer ocorrência de acidente sem vítima (direta) ou sugestão de melhoria visando a segurança do trabalho. ST0701 ST0053 ST0054 ST0055 ST0056 ST0057 ST0058 ST0079 ST0028 FP1500

12 ST RAL - Abertura Permitir o cadastro dos dados que compõem o Relatório de Acidente com Lesão (RAL), que corresponde a qualquer tipo de ocorrência de acidente do qual o acidentado resulta com uma lesão. ST0701 ST0079 FP1500 ST Reuniões Inclusão das reuniões ocorridas na ou ainda a programação das reuniões que serão realizadas. ST0050 ST0035 ST0030 ST Providência Registro das providências, ato inseguro, condição insegura e Fator Pessoal de insegurança dos acidentes. Só haverão registros a serem alimentados se houver o relacionamento do acidente ao mandato da. ST0701 ST0036 ST0026 ST0027 ST0014 ST Gerar Treinamento Efetuar a geração de treinamento dos participantes da. Obs: Este processo somente é gerado se o cliente possuir o módulo de Administração de Treinamento. MT0004 ST0050 ST Mapa de Risco Efetuar o registro dos ambientes e riscos existentes na empresa de acordo com o sentimento dos funcionários. Este mapa de risco é feito pela com base na opinião dos funcionários, podendo não corresponder com a realidade da empresa (identificado por um profissional da área de segurança). ST0050 ST0005 ST Transferência Arquivo Mapa Risco Geração do arquivo de tranferência dos dados do mapa de risco. Somente é efetuado este processo, caso haja convênio da empresa com a empresa que desenvolve o software para emissão da planta baixa da empresa com identificação das áreas de risco e suas bolhas. ST0050 ST0743 ST Gerar Treinamento Brigada BRIGADA Efetuar a geração de treinamento dos participantes da Brigada. Obs: Este processo somente é gerado se o cliente possuir o módulo de Administração de Treinamento MT0004 ST0013 ST Entrega 's Especiais Permite a visualização e o registro de entrega dos 's obrigatórios aos funcionários, seja esta definição obrigatória por cargo, ambiente de risco ou lotação. ST0073 ST0075

13 ST0074 ST 's entregues por Funcionário Efetuar a entrega de 's esporádicos, sendo selecionado o funcionário e relacionados os 's entregues ao mesmo. ST0071 ST0761 ST 's entregues por Efetuar a entrega de 's esporádicos, sendo selecionado o e vinculados os funcionários que receberam tal. ST0071 ST0761 ST Layout Relatório Inclusão dos layouts a serem utilizados na impressão dos recibos de entrega do. ST Transferência de Permitir a transferência dos 's retirados por determinada pessoa às demais pessoas de sua área/lotação. ST0757 ST0760 ST0761 ST Geração Programação Vistoria EPC Efetuar a geração de programação dos serviços a serem realizados (vistorias, recargas, retestes, etc) ST0085 ST Programação Vistoria EPC Efetuar o registro da inspeção realizada, individual ou coletivamente. ST0085 ST0766 ST Controle de Irregularidades EPC's EPC ST0085 ST0077 ST Perfil Profissiográfico PPP Permitir a manutenção das informações relacionadas ao funcionário com relação aos dados do PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário. O Perfil Profissiográfico é um documento no qual devem constar as atividades exercidas pelo trabalhador, assim como as condições ambientais nas quais as mesmas foram desenvolvidas. As empresas que desempenham atividades nas quais os empregados permaneçam expostos a agentes prejudiciais à saúde, como ruído, produtos químicos etc, estão obrigadas a elaborar e manter atualizado o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Quando da saída do empregado da FP1440 FP0800 FP0720 CA0001 ST0020 MT0030 ST0701 MT0004

14 empresa, o mesmo deve receber uma via desse documento. Os dados do PPP aparecerão automaticamente no programa, desde que todos os parâmetros anteriores dos módulos de Medicina e tenham sido realizados corretamente. FP0780 ST0005 CA Homologar Cargo Medicina e Diversos ST0020 ST0025

Prazo de Obrigatoriedade da Entrega

Prazo de Obrigatoriedade da Entrega Os procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho são obrigatórios conforme CLT Consolidação das Leis Trabalhistas em seu Art. 162º, visando tornar o ambiente de trabalho mais seguro para os empregados.

Leia mais

Manual Emissão do PPP

Manual Emissão do PPP 1 Manual Emissão do PPP Empresa: Participante: Data: Os produtos da CGI Informática tem todos os direitos reservados. Os direitos autorais deste manual pertencem a empresa, que reserva-se o direito de

Leia mais

Segurança e Medicina do Trabalho

Segurança e Medicina do Trabalho Segurança e Medicina do Trabalho Banco de CV s Recrutamento & Seleção Cargos e Salários Decidium Metrics Administração de Treinamento FOLHA DE PAGAMENTO Segurança do Trabalho Avaliação de Desempenho Saúde

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES GESTÃO 2012/2013

PREVENÇÃO DE ACIDENTES GESTÃO 2012/2013 PREVENÇÃO DE ACIDENTES A Segurança não é o simples ato egoísta de não querer acidentar, mas sobretudo, um ato de solidariedade de não deixar ocorrer acidentes MÓDULO I NR5 Norma Regulamentadora nº 5 OBJETIVO

Leia mais

CONSULTORIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

CONSULTORIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Documentos legais: PPRA, LTCAT, PPP, PCMSO, E social; Monitoramento de Ruído, vibração, calor e químicos (NR 15) Emissão de laudos técnicos em atendimento a NR 15 e NR 16 Assistência técnica Pericial;

Leia mais

CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler

CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Objetivo A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar

Leia mais

Parceria. Visite nossos sites!

Parceria. Visite nossos sites! Parceria http://www.as-solucoes.com.br http://www.allservice.com.br Visite nossos sites! Parceria AS x All Service Visando as alterações de mercado, verificamos a necessidade de muitos clientes que não

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS II MÓDULO DE INTEGRAÇÃO Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 SUMÁRIO MÓDULO DE INTEGRAÇÃO... 5 1 MENU CADASTROS... 5

Leia mais

Benefícios. Gestão de Pessoal

Benefícios. Gestão de Pessoal Gestão de Pessoal Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivos do Treinamento... 3 2. Cadastro de Períodos... 3 3. Vale Transporte - Atualização... 3 4. Vale Transporte - Cálculo... 5 5. Vale Alimentação...

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Cordilheira Recursos Humanos 2.153A Liberação de Atualização Efetuadas diversas alterações cadastrais no sistema, relacionadas ao esocial. As alterações baseiam-se na versão 2.1 do manual do esocial. Para

Leia mais

Campus de São José do Rio Preto GUIA DA CIPA. 2ª edição

Campus de São José do Rio Preto GUIA DA CIPA. 2ª edição GUIA DA CIPA 2ª edição SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...3 A CIPA...4 OBJETIVO...4 ATRIBUIÇÕES...4 COMPOSIÇÃO, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO...5 ACIDENTES DE TRABALHO...7 DEFINIÇÃO...7 PROCEDIMENTOS...7 APRESENTAÇÃO

Leia mais

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial Saúde e Segurança do Trabalho no esocial Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial SST - Saúde e Segurança do Trabalho esocial Sistema

Leia mais

Curso esocial - SST. uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Ministério do Trabalho

Curso esocial - SST. uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Ministério do Trabalho Curso esocial - SST Ministério do Trabalho DANIEL MAGALHÃES AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO daniel.magalhaes@mte.gov.br A avaliação dos riscos ocupacionais O processo de gerenciamento de riscos baseiase fundamentalmente

Leia mais

2º SEMINÁRIO Relações Trabalhistas

2º SEMINÁRIO Relações Trabalhistas 2º SEMINÁRIO Relações Trabalhistas Aplicação do e-social na Construção Civil IMPACTOS DO E-SOCIAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL 18/09/2018 Eng. Civil Eng. de Segurança do Trabalho Coordenador de Segurança do Trabalho

Leia mais

APRESENTAÇÃO LUIZ ANTONIO MEDEIROS

APRESENTAÇÃO LUIZ ANTONIO MEDEIROS APRESENTAÇÃO LUIZ ANTONIO MEDEIROS II Seminário e-social: Mudanças e soluções esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor-Fiscal

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DA CIPA Gestão 2015 / 2016

PLANO DE TRABALHO DA CIPA Gestão 2015 / 2016 PLANO DE TRABALHO DA CIPA Gestão 2015 / 2016 1. INTRODUÇÃO A Faculdade de Medicina Veterinária/UNESP Câmpus de Araçatuba, é uma instituição que possui como principais atividades: o Ensino e a Pesquisa.

Leia mais

Processo de Férias. GPE Gestão de Pessoal

Processo de Férias. GPE Gestão de Pessoal GPE Gestão de Pessoal Sumário 1 Introdução... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 2 Fluxo do Ambiente... 3 3 Conceito de Férias... 4 4 Conceito de Abono... 5 5 Incidências - Férias... 5 6 Cálculo de Requisitos...

Leia mais

Impacto do esocial na Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. Setembro de 2018

Impacto do esocial na Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. Setembro de 2018 1 Impacto do esocial na Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho Setembro de 2018 2 3 Impactos do esocial na gestão de SST 4 Compliance 3 pilares Processos Tecnologia 5 Compliance 3 pilares Processos Tecnologia

Leia mais

Produto : TOTVS 11 - Folha de Pagamento (MFP) Projeto : D1180HCM12 Data da criação

Produto : TOTVS 11 - Folha de Pagamento (MFP) Projeto : D1180HCM12 Data da criação esocial (Fase 5) Produto : TOTVS 11 - Folha de Pagamento (MFP) Projeto : D1180HCM12 Data da criação : 21/08/14 Data da revisão : 05/09/14 País : Brasil Bancos de Dados : Ver Procedimento para Implementação

Leia mais

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Legislação Consolidação das Leis do Trabalho-CLT Decreto Lei 5.452 de 1º de maio de 1943 Normas Regulamentadoras NR 5 Lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977 Portaria

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.018 NOVID AD ES E MELHORIAS E112A9 Jessica Pinheiro 16/05/2016 2/18 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.018 1. Configuração de situação cadastral padrão para novos clientes.... 3 2.

Leia mais

Manual Brigada de Incêndio. Manual IFRS - POA

Manual Brigada de Incêndio. Manual IFRS - POA Manual IFRS - POA IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul IFRS POA - Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre DGP Diretoria de Gestão de Pessoas Campus Porto Alegre Saúde e Segurança

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA PANIFICADORA CONDE. Elaborado: Reginaldo B. Alves. / / Visto:

PLANO DE EMERGÊNCIA PANIFICADORA CONDE. Elaborado: Reginaldo B. Alves. / / Visto: PLANO DE EMERGÊNCIA PANIFICADORA CONDE Edição: Abril / 2013 Rev.: Abril2014 Elaborado: Reginaldo B. Alves / / Visto: I PROGRAMAS EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO E PLANOS APLICÁVEIS AO SISTEMA DE GESTÃO a) PLANO

Leia mais

FLUXO DE COMPRAS. Sumário

FLUXO DE COMPRAS. Sumário 1 de 7 FLUXO DE COMPRAS Sumário FLUXO DE COMPRAS... 1 1. Introdução... 2 2. Objetivo... 2 3. Conceitos... 2 4. Cadastros... 2 4.1. Cadastro de Etapas (1592)... 2 4.2. Cadastro de Fluxo (1591)... 3 4.3.

Leia mais

Apresentação Procedimentos iniciais Baixar Títulos... 3

Apresentação Procedimentos iniciais Baixar Títulos... 3 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Baixar Títulos... 3 Apresentação Esta rotina tem como objetivo processar os arquivos magnéticos de retorno do banco, referente à remessa enviada

Leia mais

Saúde e Segurança no esocial

Saúde e Segurança no esocial Saúde e Segurança no esocial O que é o esocial? Instituído pelo Decreto 8.373 de 12/12/2014 Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Objetivo Estabelecer

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Cadastro de produtos (1068)... 2 4. Cadastro de produtos

Leia mais

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO PPP DEMONSTRAÇÕES AMBIENTAIS PPRA PCMAT PGR. Empresas CONCREMAT Parte

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO PPP DEMONSTRAÇÕES AMBIENTAIS PPRA PCMAT PGR. Empresas CONCREMAT Parte PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO PPP DEMONSTRAÇÕES AMBIENTAIS PPRA PCMAT PGR Empresas CONCREMAT Parte 2-2004 Portaria n.º 3.214/78 Aprovou as Normas Regulamentadoras: (NR-7; NR-9; NR-15; NR-18; NR-22)

Leia mais

DOCUMENTOS UTILIZADOS PELO SESMT EM FISCALIZAÇÕES

DOCUMENTOS UTILIZADOS PELO SESMT EM FISCALIZAÇÕES DOCUMENTOS UTILIZADOS PELO SESMT EM FISCALIZAÇÕES Copia do CNAE www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao2.asp CNAE Grau de Risco Dimensionamento do SESMT Composição

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Sistema de Gestão de Recursos Humanos Sistema de Gestão de Recursos Humanos Manual de Procedimentos I Módulo de Usuários Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 Sumário MÓDULO DE USUÁRIOS... 4 1 MENU CADASTROS... 4 1.1

Leia mais

Contact Report. Cliente: Emitido por: Data: Página::

Contact Report. Cliente: Emitido por: Data: Página:: Contact Report Cliente: Emitido por: Data: Página:: Título: Número: 1 Receita de Bolo do Módulo Treinamento Help O Help tem importantes informações sobre o Módulo que são fundamentais para o aprendizado

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL DIA-AM

ROTEIRO OPERACIONAL DIA-AM ROTEIRO OPERACIONAL SUMÁRIO Introdução... 1 Pré-Requisitos... 1 Geração Arquivo Matriz Nacional...2 Geração Declaração Mensal...2 Importação de Notas a Declarar...2 Menu Cadastros...3 Produtos DIA - AM...

Leia mais

Contact Report. Cliente: Emitido por: Data: Página:: 1(6)

Contact Report. Cliente: Emitido por: Data: Página:: 1(6) Contact Report Cliente: Emitido por: Data: Página:: 1(6) Título: Número: 1 Módulo Treinamento Com base nos trabalhos preliminares realizados, foram criados de acordo com o entendimento das necessidades

Leia mais

Manual de Ativo Imobilizado

Manual de Ativo Imobilizado Manual de Ativo Imobilizado Este manual foi cuidadosamente elaborado pela ELPIS INFORMÁTICA, com a intenção de garantir ao usuário, todas as orientações necessárias para que possa usufruir ao máximo de

Leia mais

Sumário. 1. Ajustes no termo TRCT

Sumário. 1. Ajustes no termo TRCT Sumário Este documento de versionamento contém: 1. Ajustes no termo TRCT 2. Inclusão do campo código do afastamento 3. Inclusão do parâmetro Considerar data fim do período para relatórios de Folha Sintética

Leia mais

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999 Objetivo Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a

Leia mais

Escopo do Produto. Permite copiar e inativar eventos, além de vincular um evento ao evento padrão, obtendo as mesmas características do evento Mega;

Escopo do Produto. Permite copiar e inativar eventos, além de vincular um evento ao evento padrão, obtendo as mesmas características do evento Mega; Escopo do Produto Módulo do Mega Empresarial: RH Folha de Pagamento Última Atualização: 01/04/2016 Gerente de Produto: Pedro Oliveira Descrição do Módulo O módulo de Folha de Pagamento do Mega Empresarial

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 2: CONSTITUIR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 2: CONSTITUIR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA 1 MÓDULO 20: SEGURANÇA NO TRABALHO CAPÍTULO 2: CONSTITUIR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA ANEXOS: 1 Fluxo do Subprocesso Constituir Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA 2 Formulário

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CIPA. Comissão Interna de Prevenção de Acidente

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CIPA. Comissão Interna de Prevenção de Acidente INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidente O que é CIPA? A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento disponível aos trabalhadores que trata da prevenção

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ Atualização: Original................... Página: 1 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ ANEXO II DA RESOLUÇÃO Nº 9065/2008 Folhas de Pagamento Especificações de Arquivo Versão 2008.02 Estrutura Lógica

Leia mais

NR 4 Como Calcular e preencher os mapas dos anexos III, IV, V e VI da NR - 04

NR 4 Como Calcular e preencher os mapas dos anexos III, IV, V e VI da NR - 04 NR 4 Como Calcular e preencher os mapas dos anexos III, IV, V e VI da NR - 04 Critérios e as regras para preenchimento correto dos quadros anexos da NR-4 relacionados aos acidentes, doenças profissionais

Leia mais

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos Pendências 13382 Versão 2006 Release 1 Autor Francisca Processo: Financeiro Nome do Processo Negociação de Títulos Acesso Financeiro Receber Impressão de Documentos Motivação Esta opção foi incluída na

Leia mais

Procedimentos para a configuração de Cupom Fiscal no Linx DMS/BRAVOS.

Procedimentos para a configuração de Cupom Fiscal no Linx DMS/BRAVOS. Procedimentos para a configuração de Cupom Fiscal no Linx DMS/BRAVOS. CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FISCAL Assunto Produto Menu Frente de Caixa Frente de Caixa Data 12/02/2018 Autor Área Marcos Vinícius DMS

Leia mais

Estabelece procedimentos para a fiscalização das empresas com segurados que exerçam atividade que permita a concessão de aposentadoria especial.

Estabelece procedimentos para a fiscalização das empresas com segurados que exerçam atividade que permita a concessão de aposentadoria especial. ORDEM DE SERVIÇO INSS Nº 98, de 09/06/1999 Estabelece procedimentos para a fiscalização das empresas com segurados que exerçam atividade que permita a concessão de aposentadoria especial. Fundamentação

Leia mais

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 VERSÃO 6.8.0 FINALIZAÇÃO: 27 JUL. 2017 PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades da versão 6.8.0 do Autolac. Fique atento às últimas alterações do sistema.

Leia mais

GESTÃO da saúde e o PCMSO INTEGRADO ao PPRA GUILHERME MURTA

GESTÃO da saúde e o PCMSO INTEGRADO ao PPRA GUILHERME MURTA GESTÃO da saúde e o PCMSO INTEGRADO ao PPRA GUILHERME MURTA Gestão da Saúde Como estruturar e utilizar as informações em saúde PCMSO integrado ao PPRA Guilherme Murta Coordenador de Saúde Corporativa Grupo

Leia mais

Corpo de Bombeiros BRIGADA DE INCÊNDIO

Corpo de Bombeiros BRIGADA DE INCÊNDIO Corpo de Bombeiros BRIGADA DE INCÊNDIO BRIGADA DE INCÊNDIO ATUALIZADA EM 12 DE DEZEMBRO DE 2017 BRIGADA DE INCÊNDIO ATUALIZADA EM 12 DE DEZEMBRO DE 2017 BRIGADA DE INCÊNDIO PARTE 1 A brigada de incêndio

Leia mais

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 4 A8

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 4 A8 VERSÃO 008.014 NOVID AD ES E MELHORIAS E94A8 Jéssica Pinheiro 21/02/2015 2/26 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.014 1. Parâmetro para configuração da forma de controle dos serviços.... 3 2. Parâmetro

Leia mais

Módulo de Compras. O ERP Brascomm oferece todas as ferramentas necessárias para a perfeita gestão do departamento de compras.

Módulo de Compras. O ERP Brascomm oferece todas as ferramentas necessárias para a perfeita gestão do departamento de compras. Módulo de Compras O ERP Brascomm oferece todas as ferramentas necessárias para a perfeita gestão do departamento de compras. Iniciando o módulo de compras. 1. Pedidos sem cotação Este pedido pode ser incluso

Leia mais

PORTFOLIO SERVIÇOS. Rua Airosa Galvão, 30 - Água Branca São Paulo - SP Tel.: (11)

PORTFOLIO SERVIÇOS. Rua Airosa Galvão, 30 - Água Branca São Paulo - SP Tel.: (11) PORTFOLIO DE SERVIÇOS Quem somos Desde 1988 acompanhando o dia-a-dia de mais de 4.600 clientes e 280.000 vidas, com satisfação afirmamos que nosso trabalho tem atingido objetivos importantes, tais como:

Leia mais

Origem das informações para emissão do PPP.

Origem das informações para emissão do PPP. Origem das informações para emissão do PPP. I Seção de dados administrativos. 1 CNPJ Dados da empresa SIGAMAT 2 - Nome Empresarial Dados da empresa SIGAMAT 3 CNAE Dados da empresa SIGAMAT 4 Nome do Trabalhador

Leia mais

TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO

TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Gerar Nova Ordem de Serviço... 3 3. Pesquisar e Alterar Ordem de Serviço... 9 4. Gerar OS a partir de Orçamento Aprovado... 11 Apresentação A

Leia mais

CM DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA

CM DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA PLANO DE EMERGÊNCIA CM DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA Edição: 25/10/11 Elaborado: Reginaldo B. Alves Rev.:10/12 / / Visto: I PROGRAMAS EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO E PLANOS APLICÁVEIS AO SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

MPE-Manual Processo_ Gerenciamento de Encomendas

MPE-Manual Processo_ Gerenciamento de Encomendas ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS GERENCIAMENTO DE ENCOMENDAS Página 1 de 12 1.0 GERENCIAMENTO DE ENVIO DE ENCOMENDAS PELOS CORREIOS E RASTREAMENTO DO ENVIO ATÉ ENTREGA DOS PEDIDOS Cada nota fiscal emitida pelo

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 627/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH Salvador/2015 CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA DIRETORES TÉCNICOS GESTÃO DE PESSOAS, SESMT, CIPA Teresa Cristina Maltez Diretora DEFIC GESTÃO DE PESSOAS Gente é o ativo mais importante das organizações A responsabilidade

Leia mais

MEDICINA DO TRABALHO 1º EXAMES COMPLEMENTARES 2º PCMSO NR7 3º PERICIAS MÉDICAS 4º PALESTRAS E TREINAMENTOS 5º ASSESSORIA MÉDICA 6º PCA- PROGRAMA DE

MEDICINA DO TRABALHO 1º EXAMES COMPLEMENTARES 2º PCMSO NR7 3º PERICIAS MÉDICAS 4º PALESTRAS E TREINAMENTOS 5º ASSESSORIA MÉDICA 6º PCA- PROGRAMA DE AUDIO LIFE ABC A Audio Life ABC oferece experiência profissional, conhecimento técnico e científico para auxiliar a sua empresa a implantar todos os programas necessários de Medicina e Segurança do Trabalho.

Leia mais

NORMA DA INFRAERO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - SST DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO (DA) SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS (DARH) 12/JAN/2005

NORMA DA INFRAERO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - SST DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO (DA) SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS (DARH) 12/JAN/2005 ASSUNTO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - SST RESPONSÁVEL DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO (DA) SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS (DARH) CÓDIGO DE CONTROLE DATA DA APROVAÇÃO DATA DA EFETIVAÇÃO ANEXOS - 02 -

Leia mais

METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL

METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL VERSÃO DE 05/06/2017 PROGRAMA GESTÃO AMBIENTAL NO PÓLO MOVELEIRO DE ARAPONGAS ECOSELO METODOLOGIA E ORIENTAÇÃO VERSÃO 20170610 (VERSÃO:

Leia mais

INTRODUÇÃO ERP SIGER ERP SIGER ERP SIGER

INTRODUÇÃO ERP SIGER ERP SIGER ERP SIGER INTRODUÇÃO Tendo em vista que o advento do esocial passa a vigorar em 01/01/2018 para empresas com faturamento superior a 78 milhões ano tendo como base o ano de 2016 a Rech Informática preparou um material

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 03/2018 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO.

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 03/2018 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO. CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 03/2018 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO O Município de Vista Alegre do Alto, por meio da sua Prefeitura Municipal, inscrito no CNPJ/MF

Leia mais

QUEM SOMOS NOSSOS NÚMEROS

QUEM SOMOS NOSSOS NÚMEROS QUEM SOMOS Fundada em 1994 no interior do Estado de São Paulo, no coração da Região Metropolitana de Campinas, a MedNet Saúde Ocupacional dedica-se à prestação de serviços ocupacionais, com realização

Leia mais

Cartilha do Cliente Financeiro / Controle de RPA. Cartilha do Cliente. Versão:

Cartilha do Cliente Financeiro / Controle de RPA. Cartilha do Cliente. Versão: Cartilha do Cliente Versão: 4.70 1 Apresentação... 3 A quem se destina... 3 Módulo Financeiro... 4 Global... 4 Tabelas Auxiliares IRRF... 4 Tabelas Auxiliares INSS... 5 Parâmetro Financeiro Agentes Especiais...

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 625/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009 Rondônia,

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA) - GESTÃO

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA) - GESTÃO Folha 1 de 7 Rev. Data. Conteúdo Elaborado por Aprovado por A 15/07/2016 Emissão inicial Roberto Couto 00 16/02/2017 Aprovação Comitê da Qualidade Sumário 1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 2. REFERÊNCIA

Leia mais

1 WINTHOR Compras Fiscal Vendas Integração Medicamentos...4

1 WINTHOR Compras Fiscal Vendas Integração Medicamentos...4 Sumário 1 WINTHOR...1 1.1 Compras...1 1.2 Fiscal...1 1.3 Vendas...2 1.4 Integração...3 1.5 Medicamentos...4 Bem-vindo ao Boletim de Atualizações da Versão Corrente do WinThor. Nele você confere a lista

Leia mais

MANUAL SEFINNET / SEFINNET WEB FLORIANÓPOLIS SC VERSÃO 3.0 ( )

MANUAL SEFINNET / SEFINNET WEB FLORIANÓPOLIS SC VERSÃO 3.0 ( ) MANUAL SEFINNET / SEFINNET WEB FLORIANÓPOLIS SC VERSÃO 3.0 (3.00.0001) SERVIÇOS PRESTADOS - GIF PJ - DES CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA SUMÁRIO 2 Importação dos arquivos BGR 3 Cadastro de Talonários 5 Configuração

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES AGRONOMICAS E AMBIENTAIS DE CAMPO MOURÃO - PR

AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES AGRONOMICAS E AMBIENTAIS DE CAMPO MOURÃO - PR AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES AGRONOMICAS E AMBIENTAIS DE CAMPO MOURÃO - PR Engenheira Ambiental: Suellen C. Sachet Salami Orientador: Prof. Ricardo

Leia mais

Manual. Manual Brigada de Incêndio

Manual. Manual Brigada de Incêndio Manual Manual Brigada de Incêndio Sumário 1...Objetivo... 3 2. Características... 3 3. Desenvolvimento... 3 4. Composição... 4 5. Formação - Nível de Treinamento... 5 5.1. Parte teórica de combate a incêndio...5

Leia mais

Pacto Global das Nações Unidas - Relatório de Comunicação de Progresso (COP Report)

Pacto Global das Nações Unidas - Relatório de Comunicação de Progresso (COP Report) Direitos Humanos 1 - Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamados internacionalmente Assistência médica e odontológica A empresa oferece um plano de assistência médica e odontológica

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Pagar O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a pagar.

Leia mais

2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ.

2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ. 1. OBJETIVO Sistematizar em toda a Empresa a forma de identificar o potencial e de atender a acidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar

Leia mais

Painel 10 Saúde no Trabalho. O Líder e sua habilidade para identificar riscos ergonômicos e psicossociais. Qualidade de Vida no Trabalho

Painel 10 Saúde no Trabalho. O Líder e sua habilidade para identificar riscos ergonômicos e psicossociais. Qualidade de Vida no Trabalho Painel 10 Saúde no Trabalho O Líder e sua habilidade para identificar riscos ergonômicos e psicossociais. Qualidade de Vida no Trabalho MINI CURRÍCULO CLAUDIA NAMMOUR ROSSI Fisioterapeuta e Ergonomista.

Leia mais

ASPECTOS DE SEGURANÇA EM ELETRICIDADE

ASPECTOS DE SEGURANÇA EM ELETRICIDADE ASPECTOS DE SEGURANÇA EM ELETRICIDADE Prof.: Luís M. Nodari luis.nodari@ifsc.edu.br http://www.joinville.ifsc.edu.br/~luis.nodari/ Parte 2 1 2 SEGURANÇA DO TRABALHO SEGURANÇA DO TRABALHO Uma série de medidas

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Pelo presente instrumento particular, de um lado, a EMPRESA, qualificada no TERMO DE ADESÃO À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE

Leia mais

Notas. MT Última Atualização 01/03/2018

Notas. MT Última Atualização 01/03/2018 Notas MT-43-2-00031-3 Última Atualização 01/03/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Consultar o relatório de notas e seus comentários; 2. Identificar o status da(s)

Leia mais

Sistemas - Kz_Config Manual do Usuário. Manual do usuário XPAcesso

Sistemas - Kz_Config Manual do Usuário. Manual do usuário XPAcesso Manual do usuário XPAcesso 1 1. Botões padrão Todas as telas de cadastro seguem o mesmo padrão de botões: Incluir Ativa opção para inclusão de novos registros no cadastro Alterar Prepara o registro para

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

Capítulo 14 Melhora na Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho

Capítulo 14 Melhora na Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho Capítulo 14 Melhora na Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Conhecer as principais Normas Regulamentadoras do Trabalho (NR). 2. Identificar causas de acidentes

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Patrimônio 1

2013 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2013 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2013 GVDASA Sistemas Patrimônio 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Boletim Informativo Técnico BIT041 12/2016

Boletim Informativo Técnico BIT041 12/2016 COBRANÇA ESCRITURAL O processo de Cobrança Escritural é usado pelas empresas que optam pela utilização da cobrança escritural magnética, na qual é o banco quem faz as cobranças do contas a receber. O sistema

Leia mais

NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05)

NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05) NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05) Empresa: Inspetor (es): Data da Inspeção: / / Referências Técnicas: A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento

Leia mais

UNIVERSIDADE CORPORATIVA. Sistema RH. Módulo Medicina (Atestados)

UNIVERSIDADE CORPORATIVA. Sistema RH. Módulo Medicina (Atestados) UNIVERSIDADE CORPORATIVA Sistema RH Módulo Medicina (Atestados) Módulo Medicina Copyright 2017 Benner Software de Gestão de Negócios Todos os direitos reservados. É proibido qualquer tipo de reprodução

Leia mais

Como Calcular o 13º Salário - Antecipação

Como Calcular o 13º Salário - Antecipação Como Calcular o 13º Salário - Antecipação Número do Artigo: 3246 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Oct 10, 2017 3:08 PM Para proceder com o pagamento da primeira parcela do 13º salário,

Leia mais

SESMT e GP. Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017

SESMT e GP. Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017 SESMT e GP Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017 MINI CURRÍCULO DO PROFESSOR Bárbara A. Lespinassi Sampaio Barbara.sampaio@usp.br Formação: MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS

GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/7 GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de Parâmetros (3024)... 2 3. Cadastro de Códigos de Cancelamento (3016)... 2 4.

Leia mais

GesSind. Manual Operacional Colônias de Férias

GesSind. Manual Operacional Colônias de Férias GesSind Manual Operacional Colônias de Férias Cadastramento das Colônias Disponíveis Inicialmente, para se realizar a utilização de uma Colônia de Férias, é necessário cadastra-la corretamente em Manutenção/Colônia

Leia mais

Manual. Brigada de Incêndio

Manual. Brigada de Incêndio Manual Brigada de Incêndio Sumário 1. Objetivo...3 2. Características...3 3. Desenvolvimento...4 4. Composição...4 5. Formação - Nível de Treinamento...4 5.1. Parte teórica de combate a incêndio...4 5.2.

Leia mais

Manual Básico para Cadastro no Sistema Questor

Manual Básico para Cadastro no Sistema Questor Manual Básico para Cadastro no Sistema Questor Módulo Gerenciador de Empresas Cadastro da Empresa Para cadastrar a empresa, inicialmente é necessário fazer o cadastro básico com as informações quanto à

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO UNIDADES DE MEDIDA E FATORES DE CONVERSÃO

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO UNIDADES DE MEDIDA E FATORES DE CONVERSÃO BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO UNIDADES DE MEDIDA E FATORES DE CONVERSÃO Efetuadas alterações no Cordilheira Escrita Fiscal, para que seja possível cadastrar as unidades de medida dos itens, bem como os fatores

Leia mais

CONDIÇÃO DE FATURAMENTO FMCAICDFM

CONDIÇÃO DE FATURAMENTO FMCAICDFM CONDIÇÃO DE FATURAMENTO FMCAICDFM Objetivo: Estabelecer condições ao faturamento da empresa, para que assim, ao serem incluídos pedidos de venda no sistema, sejam realizadas algumas verificações internas

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA ESCRITA FISCAL CEF 2.90A Efetuadas alterações nos lançamentos de entradas e saídas, para permitir a informação da

Leia mais

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador... FREQUENCI CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...4 COORDENADOR ESTADUAL Alocar Coordenador de Polo...5 COORDENADOR

Leia mais

Norma Regulamentadora 05. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.

Norma Regulamentadora 05. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2. Norma Regulamentadora 05 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.0 dez/15 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora

Leia mais