PLANO CICLOVIÁRIO PARA A BARRA DA TIJUCA Integração Com os transportes Coletivos. Parte 02 ISABELA SARAMAGO DE ARAUJO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO CICLOVIÁRIO PARA A BARRA DA TIJUCA Integração Com os transportes Coletivos. Parte 02 ISABELA SARAMAGO DE ARAUJO"

Transcrição

1 PLANO CICLOVIÁRIO PARA A BARRA DA TIJUCA Integração Com os transportes Coletivos Parte 02 ISABELA SARAMAGO DE ARAUJO RIO DE JANEIRO 10/08/2014

2 DIAGNÓSTICO DAS CICLOVIAS EXISTENTES NA BARRA DA TIJUCA E A ACESSIBILIDADE: Considerações Gerais: Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro a cidade têm atualmente 305 quilômetros de ciclovia e até 2016 a previsão é que este número chegue a 450 quilômetros. O cenário seria animador se essas ciclovias fossem diretas e exclusivas aos ciclistas. As dificuldades registradas em vários pontos do bairro vão desde a falta de sinalização, asfalto danificado, vias interrompidas, vias compartilhadas com pedestres e ponto de ônibus, além da inexistência de rotas cicláveis. A negligência pública e a ausência de campanhas educativas, afasta cada vez mais a escolha do uso da bicicleta como meio de transporte. Mesmo transformando as vias em ciclovias nos fins de semana e feriados, o resultado só enfatiza que a bicicleta é ótima para a prática de esportes. Mesmo assim, vários acidentes entre ciclistas e pedestres são registrados. A bicicleta depende naturalmente da escolha individual, mas é essencial lançar processos dinâmicos para que as cidades ofereçam condições seguras no ato de pedalar em prol de um ambiente urbano sustentável. As consequências positivas da implantação do sistema cicloviário são maior facilidade de locomoção, redução dos níveis de poluição sonora e do ar, melhoria na saúde e principalmente a diminuição do custo / tempo nos deslocamentos urbanos. A flexibilidade concede ao usuário circular em locais inacessíveis a outras modalidades. Outro fator a ser considerado é o ato de caminhar. É um meio de transporte bastante acessível e é considerada uma das formas mais usadas de deslocamento. No entanto, os acidentes de trânsito associada à morte e a invalidez, geram à perda de produção ou a interrupção das atividades, diminuindo a qualidade e a expectativa de vida. É verdadeiro afirmar que o pedestre é o elemento mais vulnerável no trânsito. Todavia é fundamental melhorar a acessibilidade investindo em uma infra-estrutura viária adequada para a redução das distâncias das caminhadas ao acesso do transporte público coletivo.

3 As Ciclovias do Bairro: 4 N Mapa 1: Ciclovias existentes na Barra da Tijuca. FONTE: Google Maps visitado em 21/07/2014, com intervenção da autora do projeto. Legenda: Ciclovia Av. das Américas; - Ciclovia Av. Prefeito Dulcídio Cardoso; - Ciclovia Orla Barra da Tijuca; - Ciclovia Av. Ayrton Senna.

4 1 - Ciclovia da Avenida das Américas: Mapa 2: Em destaque, ciclovia Av. da Américas. FONTE: Google Maps visitado em 21/07/2014, com intervenção da autora do projeto. Construída no ano de 1996, a ciclovia que corre o canteiro central da avenida é também conhecida como ciclovia Ayrton Senna - Américas. Exclusiva para os ciclistas, esta via é muito atraente pela tiplogia curvilínea. A presença da natureza ajuda a amenizar o calor. Apesar de ser uma via arterial de acesso a vários condomínios, serviços e as vias locais, esta via é pouco utilizada pelos ciclistas. O trabalho realizado, aponta algumas falhas na via: - sinalização: em toda via, as placas de sinalização quando têm geralmente estão apagadas. Nas interseções onde acontece o cruzamento dos automóveis, não existe alteração de revestimento e nem redutor de velocidade. Os acessos aos centros comerciais e aos núcleos residenciais acontece somente nos sinais de trânsito e é compartilhado com os pedestres. Em muitas travessias, a faixa termina em calçadas sem acessibilidade e em precária situação. - iluminação: outro aspecto muito importante na segurança do ciclista é a iluminação. Infelizmente, não existe nenhum tipo de iluminação nos cruzamentos e ao longo da via. A visibilidade é por conta dos postes de iluminação pública. - estacionamento: não há estacionamentos e nem paraciclos para as bicicletas na ciclovia. Ao longo da Avenida das Américas, observou-se também que em todos os pontos de ônibus e todas as as frentes das lojas, centros comerciais e condomínios não existe paraciclos e nem bicicletários. Em alguns shopping centers como o Barrashopping e o Città America, o bicicletário é compartilhado com as motos. - acessibilidade: todos os acessos são compartilhados com os pedestres. Os cruzamentos são estreitos e os semáforos são direcionados aos pedestres. A linha de travessia não é contínua, e em alguns pontos não há rebaixo de nível. Também não existe faixa de

5 retenção para as bicicletas. Fora da ciclovia, nos acessos adjacentes, o ciclista compartilha a calçada com o pedestre onde em muitos pontos, a acessibilidade é interrompida pela ocupação de ponto de ônibus, pontos de comércio e equipamentos públicos. - pavimento: a falta de manutenção é percebida praticamente em toda extensão da via. Irregularidades, ondulações e buracos comprometem a segurança do ciclista. A figura 01 apresenta fotos tiradas no local ilustrando o que foi relatado acima: Sobreamento Não há iluminação Não há faixa de travessia Travessia compartilhada Sem acessibilidade Pedestres na pista Falta de manutenção Falta de manutenção Semáforo exclusivo para pedestres Fonte: Todas as imagens arquivo pessoal.

6 2 - Ciclovia Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso: Clube Marapendi Universidade Veiga de Almeida Área administrada pela ABM Canal de Marapendi Av. Evandro Lins e Silva Elevado Ponto público para a balsa Mapa 3: Em destaque, ciclovia Av. Prefeito Dulcídio Cardoso. FONTE: Google Maps visitado em 21/07/2014, com intervenção da autora do projeto. Esta avenida começa próximo a Universidade Veiga de Almeida e a vai até o início da Avenida das Américas, abaixo do elevado da Avenida Armando Lombardi. Entre a Universidade Veiga de Almeida e a ponte Lúcio Costa existe um grupo de 23 condomínios com unidades totalizando cerca de moradores. Esse grupo é administrado pela ABM - Associação Bosque Marapendi, oferecendo aos condôminos uma área verde, transporte coletivo exclusivo e um sistema de balsas exclusivas para a travessia do canal. ( visitado em 23/07/2014). Beirando o canal, a ciclovia é segregada da calçada por sinalização no piso e placas informativas. Apesar de ser pública, a manutenção é feita pela ABM. O trajeto para chegar a ciclovia é feito pela rua. Não há ciclovia e nem ciclofaixas. Os ciclistas compartilham com os pedestres ou com os motorizados. Para os usuários que necessitam atravessar o canal, o único ponto para pegar a balsa localiza-se no começo da ciclovia próximo a Universidade Veiga de Almeida. A acessibilidade na calçada para os pedestres praticamente não existe. Os rebaixos no piso são para os veículos motorizados. Não existe sinalização nas saídas dos carros dos condomínios e nem alteração no revestimento. As fotos da figura 02 mostra o caminho para chegar a ciclovia pelo Clube Marapendi localizado na esquina da Avenida das Américas.

7 Avenida das Américas Clube Marapendi Não existe ciclovia, ciclofaixa O Calçada ciclista compartilha compartilhada os pedestres Via compartilhada com os motorizados Barreira A calçada além de ser estreita existem equipamentos urbanos ao longo do percurso. Começo da ciclovia Fonte: Todas as imagens arquivo pessoal. Caracterísiticas da área do Canal de Marapendi e da ciclovia: - Condomínios unifamiliares e multifamiliares; - Escola e universidade; - Transporte coletivo exclusivo dos condomínios administrados pela ABM - Associação Bosque Marapendi; - Ciclovia segregada; - Acessibilidade; - Paraciclos; - Mobiliário; - Iluminação; - Comunicação visual para os ciclistas e os pedestres, - Redução de velocidade para os motorizados por ondulações; - Traçado da ciclovia respeitando a natureza; Apesar desta ciclovia ser segregada, os pedestres caminham na ciclovia. A figura 03 apresenta um panorama geral da ciclovia: ABM Acesso a balsa pública e o início da ciclovia ABM Acessibilidade Ciclovia segregada

8 Pedestre na ciclovia Mobiliário Abrigo para a espera da balsa Respeito a natureza Redutor de velocidade Ônibus exclusivo Sinalização Acessibilidade Conforto para o pedestre e o ciclista Fonte: Todas as imagens arquivo pessoal. Chegar a ciclovia pelo Avenida Evandro Lins e Silva é um caminho bastante perigoso, pois o fluxo dos motorizados é intenso. Muitos condomínios multifamiliares e centros comerciais se encontram nesta área. Pedalar pela rua é estar em alerta. A calçada também prejudica não apenas o ciclista mas principalmente o pedestre, pois a largura da mesma é estreita, e em alguns pontos os abrigos de ônibus ocupam a calçada impedindo a livre circulação do pedestre. Vale ressaltar que esta avenida não possui nenhuma infraestrutura para os ciclistas. A figura 04 mostra o acesso a ciclovia pela Avenida Evandro Lins e Silva: Calçada com comércio de pequeno porte Calçada compartilhada sem ciclofaixa Calçada estreita Fonte: Todas as imagens arquivo pessoal.

9 Não há ciclofaixa e nem ciclovia Acesso a ciclovia Acesso a ciclovia Fonte: Todas as imagens arquivo pessoal. 3 - Ciclovia Orla Barra da Tijuca: Av. Lúcio Costa Mapa 4: Em destaque, ciclovia Orla Barra da Tijuca. FONTE: Google Maps visitado em 21/07/2014, com intervenção da autora do projeto. A construção desta via aconteceu entre os anos quando o então Prefeito Marcelo Alencar reurbanizou toda a orla implantando pistas de ciclovias segregadas, calçadas largas, quiosques e alguns elementos da infra-estrutura cicloviária. Hoje esta ciclovia se estende até o Recreio dos Bandeirantes. São 12 quilômetros de extensão e se conecta com a ciclovia Ayrton Senna. Características da ciclovia: - Ciclovia segregada; - Acessibilidade; - Paraciclos; - Mobiliário; - Faixas de sinalização com pintura no pavimento. Apesar de parecer uma ciclovia ideal, ela apresenta algumas desvantagens quanto a segurança para o ciclista: - Falta de manutenção no pavimento e nos paraciclos; - A sinalização para a travessia é direcionada aos pedestres;

10 - Não existe iluminação própria para a ciclovia. A iluminação acontece pelos postes de iluminação pública. - Não há abrigos para os pontos de ônibus. Com isso, os pedestres utilizam a ciclovia para a espera do ônibus. - Não há bicicletários cobertos; - Não há pontos de apoio ao ciclista quanto a manutenção da bicicleta; - Não há ciclofaixas nos cruzamentos da via e os semáforos atendem apenas os pedestres; - Presença dos pedestres na ciclovia para prática de caminhar. Destaca-se a importância em promover campanhas educativas em todos os meios de comunicação, para os pedestres e os motorizados sobre cidadania, segurança e responsabilidade, enfatizando ser a bicicleta um veículo e deve ser respeitada. À seguir, na figura 05 as imagens tiradas no local: Sinalização no pavimento Ciclovia segregada Ciclovia segregada Com partilha indevida Estrutura dos paraciclos desgastadas Faixa de travessia compartilhada Faixa de travessia compartilhada Falta de manutenção Desrespeito ao ciclista Ponto de ônibus sem abrigo

11 Falta de manutenção Acessibilidade descontínua Semáforo para pedestres Fonte: Todas as imagens arquivo pessoal. 4 - Ciclovia Avenida Ayrton Senna: Linha Amarela Jacarepaguá Av. das Américas Av. Lúcio Costa Mapa 5: Em destaque, ciclovia Avenida Ayrton Senna. FONTE: Google Maps visitado em 21/07/2014, com intervenção da autora do projeto. Com 7,5 quilômetros de extensão, a ciclovia é também conhecida como Ciclovia Ayrton Senna-Américas. Esta ciclovia liga a Orla ao Trevo da Alvorada. A paisagem ao longo do percurso é muito bonita, onde observa-se a paisagem do bairro. Esta ciclovia se conecta com a ciclovia da Av. das Américas. A integração acontece em frente ao shooping New York Citty Center, próximo ao Barra Shopping. A partir deste ponto, a ciclovia continua e segue em direção ao bairro de Jacarepaguá, integrando com o corredor exclusivo para os BRTs na Avenida Ayrton Senna.

12 Existe um grande mal entendido entre os ciclistas e os pedestres. Em todo este trajeto, a calçada não existe. O caminho dos pedestres é pela ciclovia. A largura da via é suficiente para os ciclistas nas duas direções, colocando todos os usuários em risco. Em alguns pontos, não existe módulo segregador com a rua. Os motorizados a qualquer momento podem estacionar na ciclovia. Nas paradas de ônibus, as pessoas utilizam a ciclovia para a espera, pois não existe calçada, abrigo e nem separador físico de proteção. Quanto a sinalizacão, as faixas pintadas no chão são direcionadas a segurança da travessia do pedestre. Não existe pavimento diferenciado para a bicicleta. O mesmo ocorre nas rampas de saída dos motorizados das construções. No caso da sinalização por semáforo, os pedestres são muito bem atendidos. Não existe iluminação, paraciclos e nem bicicletários. A falta de manutenção torna a ciclovia perigosa e desconfortável aos ciclistas. Em se tratando de um diagnóstico, é importante mencionar todas esses pontos críticos por ser uma via considerada pela mídia e pelos agentes, uma via segregada e segura, o que na verdade não é. As imagens na figura 06 confirmam isso: Não há calçada Ciclovia interrompida Ciclovia compartilhada Não há sinalização Não tem módulo segregador Desnível na via Não há faixa de sinalização com redutor de velocidade Falta de manutenção Falta de manutenção Ciclovia compartilhada Falta de sinalização Indicação da bidireção

13 Acesso a rodoviária Alvorada Uma das vistas da ciclovia Passarela compartilhada Ponto de ônibus sem abrigo Fonte: Todas as imagens arquivo pessoal. Foi diagnosticado também a falta de bicicletários nos centros comerciais, nos condomínios e nos acessos ao transporte coletivo. Em alguns lugares, os bicicletários são compartilhados e em outros não têm cobertura e não oferecem segurança. Alguns exemplos na figura 07. Rodoviária da Alvorada Não existe bicicletário. Os paracilcos só atendem 24 unidades. Acesso compartilhado com os pedestres Città America Shopping Downtown Barra Shopping Acesso compartilhado com os motorizados Acesso compartilhado com os motorizados Barra Shopping Bicicletário Shopping Downtown Estacionamento compartilhado com as motos Bicicletário do Citta América Fonte: Todas as imagens arquivo pessoal.

14 É importante relatar que nos grupos residenciais unifamiliares - condomínios fechados por uma guarita e no bairro Jardim Oceânico, existe em alguns cruzamentos, redutor de velocidade com ondulações. A sinalização e a acessibilidade é direcionada ao pedestre. Não existe ciclofaixa, ciclovia e nem sinalização para os ciclistas. E mesmo as calçadas estão em precárias condições, salvo algumas exceções. Figura 08: Calçada sem manutenção Ondulação Jardim Oceânico Fonte: Todas as imagens arquivo pessoal. Conclusão: A complexidade da estrutura viária existente na Barra da Tijuca comprova que o bairro ainda está longe de ter condições seguras e adequadas para a bicicleta ser aceita como um meio de locomoção. A falta de continuidade, sinalização, iluminação, redutores de velocidade, pavimentação adequada, paraciclos, bicicletários, e principalmente a falta de respeito, são questões básicas e fundamentais à segurança dos ciclistas e dos pedestres. É preciso ter consciência de que o automóvel não pode mais ser um modal essencial dos moradores da Barra. No entanto, não existe uma forma de atender a todas as demandas no mesmo espaço de circulação, uma vez que o ambiente de circulção foi fisicamente projetado pelas políticas anteriores. O que se pode fazer é investir em outros tipos modais ou a integração de todo o sistema. A Barra da Tijuca tem uma geografia plana, ideal para a prática do ciclismo e da caminhada. A proximidade com o transporte público é fundamental para a acessibilidade e a inclusão social. Desta forma, a integração das modalidades é importante para o desenvolvimento sócio - econômico. Aproveitando as obras que estão acontecendo entre o Trevo da Alvorada e a Avenida Armando Lombardi para a implantação dos corredores exclusivos e o sistema do BRT, o projeto a seguir, propõe a integração do transporte público coletivo com a

15 bicicleta. Desta oportunidade, a construção de ciclovias segregadas paralelas as vias automotivas, contendo as infra-estruturas adequadas ao sistema cicloviário, é uma contribuição para a melhoria da acessibilidade estimulando a inclusão social. A criação de um sistema articulado entre si, integrado tanto fisicamente como em termos de tarifa, é a maneira de atrair os usuários dos automóveis, diminuindo então os constantes congestionamentos vivenciados diariamente. A integração do sistema BRT com os modais não motorizados traz diversos benefícios a mobilidade urbana como por exemplo, a melhoria na qualidade do ar com a redução da emissão dos gases do efeito estufa, melhoria na saúde pública, economia relacionada ao tempo despendido nos trajetos intra-bairro e principalmente no benefício econômico, pois a bicicleta é um veículo de pouca manutenção, sem custo de impostos, e de fácil acesso. PLANO CICLOVIÁRIO: INTEGRAÇÃO DA BICICLETA COM O TRANSPORTE COLETIVO - PROJETO VIA VERDE. Considerando todas as características de um sistema cicloviário - infraestrutura adequada, rotas diretas e sem desvios, integralidade com o sistema rodoviário, sinalização, mobiliário, entre outros, o estudo do projeto a seguir propõe uma nova geometria na Av. das Américas, podendo ser aplicadas em outras vias arteriais. É uma proposta sistemática baseada nas necessidades conforme o resultado do diagnóstico. Via Verde: Projeto da implantação da ciclovia na Avenida das Américas: Pensar a bicicleta como veículo, é integrá-la ao sistema viário. A proposta da nova ciclovia - Via Verde, coloca a ciclovia segregada da via urbana disposta no mesmo sentido dos automóveis. As travessias com sinalização apropriada e redutor de velocidade consolidaria a segurança dos ciclistas. Para as ruas transversais de tráfego menor, redutores de velocidade e limite de velocidade até 30km seriam adotados com fiscalização eletrônica. Uma ciclovia segregada também seria construída na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso interligando com a ciclovia existente no Canal de Marapendi.

16 Na figura 22, imagem via satélite de um trecho da Av. das Américas com a proposta da ciclovia segregada: Sinalização Ciclovia sentido Recreio Sinalização Ciclovia sentido Zona Sul Ciclovia Av. Prefeito Dulcídio Cardodo Fonte: Mapa Google imagem satélite visitado em 27/07/2014 com intervenção da autora do projeto. O novo layout para a Avenida das Américas é implantar ciclovias laterais unidirecional, acompanhando o sentido da via. Os segregadores em blocos de concreto com interrupção apenas nos cruzamentos seriam fixados no limite da via. O pavimento seria um nível acima da via do automóvel e abaixo da calçada. Postes com placas de sinalização e luminárias em pontos estratégicos contribui à segurança dos acessos. Para as travessias longas, aplicação de ilhas intermediárias com redutor de velocidade e pavimento pintado. Para o Canal de Marapendi, três novos pontos seriam construídos ao longo do canal para o público acessar a balsa e fazer a travessia. Corte esquemático da Av. das Américas: Fonte: Projeto da autora. Iluminação e placa informativa Segregador em concreto. Largura da ciclovia: 1,80m. Fonte: Projeto da autora. Via unidirecional

17 Alguns exemplos de placas de sinalização para os pedestres, ciclistas e os motorizados a serem implantados ao longo da ciclovia e aos cruzamentos da via. Figura 09: Fonte: Imagens da autora do projeto. Para o canteiro Central da Avenida das Américas: A Barra da Tijuca é um bairro em que a convivência social acontece nos condomínios ou nos centros comerciais. Para criar a proximidade entre os moradores e os trabalhadores aos espaços públicos uma boa solução seria otimizar a área do canteiro central com a instalação de bancos, paraciclos, pontos de calibragem gratuitos, quiosques com comércio de pequeno porte, iluminação e principalmente banheiros públicos. Preservar a biodiversidade existente é um dos objetivos do projeto, transformando em um parque urbano linear. A presença de árvores e espaços verdes contribui para amenizar o desconforto térmico. Em alguns pontos do canteiro, destinar espaços para promover feiras artesanais e exposições temporárias visando a miscigenação urbana, comercial e social. A ciclovia existente se transformaria em uma grande e longa calçada para os pedestres. Na figura 24, imagem via satélite da Av. das Américas próximo ao número Ciclovia Perspectiva do projeto Via Verde: Canteiro central Ciclovia Fonte: Mapa Google imagem satélite visitado em 27/07/2014 com intervenção da autora do projeto. Fonte: Projeto da autora.

18 Bicicletário: Quanto ao bicicletário coberto, o projeto visa atender o programa da integração do transporte coletivo com a bicicleta, implantando em pontos de maior concentração de comércio e serviços. À seguir, o layout do bicicletário na figura 25. Vista Frontal Entrada Fonte: Projeto da autora. Ficha técnica: - Área construída: 100,00m2 - Área destinada as bicicletas: 62,00m2 - Área dos banheiros: 7,00m2 - Pátio interno: 26,00m2 - Circulação interna: 5,00m2. - ø - 11,00m. - Capacidade: 130 unidades. Vista Superior Planta Baixa Pátio Interno Circulação interna Quisoque Cobertura verde Bicicletários Fonte: Projeto da autora. Banheiros Distribuído em 100 metros quadrados de área, o bicicletário com geometria curva em concreto aparente, dialoga com a paisagem e o entorno local. Um único acesso permite a bicicleta entrar e circular até encontrar uma vaga. Os paraciclos de dois andares atenderiam 130 unidades. Toda a área do estacionamento e a circulação é coberta por uma laje com cobertura verde. No centro do edifício, uma área destinada aos usuários com bancos em concreto e acabamento imitando madeira de demolição. Pontos

19 de calibragem seriam colocados na entrada do bicicletário. Quiosque de pequeno porte seria o apoio para os ciclistas e a segurança do espaço. Funcionaria das 6h00s até as 24h00s. Os custos de manutenção poderiam ser divididos com o setor privado e a concessionária. As águas pluviais seriam reaproveitadas para usar nas descargas dos banheiros, lavagem do espaço e rega das plantas. Este modelo de bicicletário seria implantado na estação rodoviária do Trevo da Alvorada e próximo a estação da Linha 4 do metrô, como mostra a figura 26. Bicicletário coberto Estação do Metrô - Av. Armando Lombardi Fonte: visitado em 29/07/2014 com intervenção da autora do projeto. Em algumas cidades, os ônibus já circulam com um rack que poder ser instalado na frente ou atrás do veículo e transportam até três unidades. A figura 10 mostra um ônibus com rack em São Paulo. É uma ótima proposta, pois complementaria o deslocamento do morador da Barra para diversos pontos da cidade. Fonte: O Estado de São Paulo, pesquisado em 28/07/2014.

20 Sendo o foco do projeto proposto a integração da bicicleta com o transporte público, o bicicletário também seria implantado no canteiro central da Avenida das Américas, nas proximidades das estações do BRT, fazendo parte da inclusão social. Este modelo atenderia 65 unidades em cada módulo, totalizando 260 bicicletas. A acessibilidade seria no mesmo nível da calçada. Não haveria banheiros dentro do bicicletário. O quisoque continuaria a ser o gerenciador do espaço. Para as travessias, aplicar um pavimento diferenciado em textura e cor. A sinalização seria tanto para os pedestres como também para os ciclistas. Como complemento da integração modal, em todas as estações do BRT e Metrô, paraciclos, bancos, estação de calibragem, banheiros, seriam os complementos da infra-estrutura cicloviária. A segurança do bicicletário e o custo da manutenção deve ser integrado a tarifa do BRT. Para o metrô, reservar 1/3 do vagão para o transporte das bicicletas pelo usuário, sendo fixadas em paraciclos verticais. Adotar a integração tarifárica e não apenas física entre todos os modais. Seguindo a mesma tipologia do bicicletário proposto, mas com dimensão reduzida, este modelo seria implantado no canteiro central da Avenida das Américas. Figura 11: Vista Superior Planta Baixa Cobertura verde Bicicletários Pátio Interno Quisoque Circulação interna Fonte: Projeto da autora.

21 Planta Baixa da Avenidas das Américas: Calçada Ciclovia unidirecional Via mista Via mista Via corredor BRT Bicicletário Estação BRT Bicicletário Via corredor BRT Via mista Via mista Fonte: Projeto da autora. Ciclovia unidirecional Calçada Fonte: Projeto da autora. Como mostra a figura acima, o canteiro central se transformaria em um longo parque com café, jornaleiros, bancos, enfim, uma reurbanização planejada, propondo uma mistura de uso tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social. Com a intenção de atrair o usuário do automóvel particular, implantar dentro dos ônibus do BRT, uma área com paraciclos verticais para a fixação da bicicleta. Ampliar a oferta da mobilidade integrada é uma das saídas para a diminuição dos congestionamentos da Barra da Tijuca.

22 Quanto ao Jardim Oceânico e todas as áreas residenciais, adotar o traffic calming com redutores de velocidade por ondulações e limite de velocidade de 30km fiscalizados com radares eletrônicos, pois trata-se de áreas residenciais, de ruas estreitas e de pouco fluxo. Figura 13: Jardim Oceânico Fonte: Mapa Google imagem satélite visitado em 27/07/2014 com intervenção da autora do projeto. Em travessias longas, construção de ilhas intermediárias - rotatórias com pavimento diferenciado controlando a velocidade e placas de sinalização. Para todos os centros comerciais de pequeno e grande porte: bicicletário coberto, e ciclofaixas até chegar ao estacionamento. Um dos maiores desafios à implantação é viabilizar diálogos entre o município, o estado e o setor privado. Considerando que o ônibus é o principal meio de transporte público, integrá-lo no sistema viário na construção de vias cicláveis segregadas é uma operação que envolve todos os agentes e é essencial para que essa prática atraia o usuário do automóvel. As soluções quando bem planejadas pagam-se facilmente frente aos benefícios gerados. Não se deve perder de vista que o maior beneficiário será todo o sistema modal sustentável.

23 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: CICLOCIDADES: Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, CIDADES PARA BICILETAS, CIDADES DO FUTURO. Comissão Européia. DG do Ambiente, CIDADES, Plano de Mobilidade por Bicicletas nas Cidades. DF, FOLHA DE SÃO PAULO, Caderno Mobilidade Urbana, 12/10/2013. GUIMARÃES, Geraldo Spagno. Comentários à Lei de Mobilidade Urbana, Lei n /12. Belo Horizonte: Fórum, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Ciclovias Cariocas. Rio de Janeiro: Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, REVISTA da Bicicleta: SCHETINO, André M. Pedalando na Modernidade: a bicicleta e o ciclismo na transição do século XIX para o XX. Rio de Janeiro: Ed. Apicuri, VASCONCELLOS, Eduardo A. Mobilidade Urbana e Cidadania. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2012.

abril/2013 CICLOVIA ZONA NORTE

abril/2013 CICLOVIA ZONA NORTE abril/2013 CICLOVIA ZONA NORTE introdução Das temáticas de crise das grandes cidades nos dias de hoje, uma das questões mais contundentes é a mobilidade urbana. A cidade de São Paulo, metrópole que sofre

Leia mais

Av. Eliseu de Almeida. Projeto de Restauração do Pavimento. Projeto de Ciclovia e sinalização horizontal de interferência urbana

Av. Eliseu de Almeida. Projeto de Restauração do Pavimento. Projeto de Ciclovia e sinalização horizontal de interferência urbana Av. Eliseu de Almeida Projeto de Restauração do Pavimento Projeto de Ciclovia e sinalização horizontal de interferência urbana Índice Introdução Objetivo Projeto de Restauração Projeto de Ciclovia Sinalização

Leia mais

CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA. Lúcia Maria Mendonça Santos Ministério das Cidades

CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA. Lúcia Maria Mendonça Santos Ministério das Cidades CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA Lúcia Maria Mendonça Santos S e m i n á r i o M o b i l i d a d e U r b a n a S u s t e n t á v e l : P r á t i c a s e T e n d ê n c

Leia mais

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB O QUE É O Plano Diretor de Transporte e da Mobilidade é um instrumento da política de desenvolvimento urbano, integrado ao Plano Diretor do município,

Leia mais

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Introdução Este material surge como resultado do acompanhamento das apresentações do Plano de Mobilidade

Leia mais

PLANO CICLOVIÁRIO PARA A BARRA DA TIJUCA Integração Com os transportes Coletivos. Parte 01 ISABELA SARAMAGO DE ARAUJO

PLANO CICLOVIÁRIO PARA A BARRA DA TIJUCA Integração Com os transportes Coletivos. Parte 01 ISABELA SARAMAGO DE ARAUJO PLANO CICLOVIÁRIO PARA A BARRA DA TIJUCA Integração Com os transportes Coletivos Parte 01 ISABELA SARAMAGO DE ARAUJO RIO DE JANEIRO 10/08/2014 SUMÁRIO Parte 01: APRESENTAÇÃO... 3 A BARRA DA TIJUCA E A

Leia mais

DOTS Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável

DOTS Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável DOTS Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável O que é DOTS? Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável: modelo de planejamento e desenho urbano Critérios de desenho para bairros compactos,

Leia mais

Medidas para a Humanização do Tráfego. A Cidade que Queremos

Medidas para a Humanização do Tráfego. A Cidade que Queremos Medidas para a Humanização do Tráfego A Cidade que Queremos Objetivo Publicação com o objetivo de divulgar, junto aos municípios, soluções técnicas para a humanização do trânsito. Estrutura Introdução

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade e de paisagens e ecossistemas visualmente atraentes que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES IMEDIATAS E EFICAZES

MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES IMEDIATAS E EFICAZES MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES IMEDIATAS E EFICAZES JULHO 2015 SÃO PAULO UMA CIDADE A CAMINHO DO CAOS URBANO Fonte: Pesquisa de mobilidade 2012 SÃO PAULO UMA CIDADE A CAMINHO DO CAOS

Leia mais

Analisando viagens a pé e por bicicletas na integração com transporte de massa

Analisando viagens a pé e por bicicletas na integração com transporte de massa Analisando viagens a pé e por bicicletas na integração com transporte de massa Fernanda Borges Monteiro, Vânia Barcellos Gouvêa Campos arqnandy@gmail.com; vania@ime.eb.br Instituto Militar de Engenharia

Leia mais

3. Referenciais. 3.1 Referenciais teóricos. 3.1.1 O sistema cicloviário e seus elementos componentes

3. Referenciais. 3.1 Referenciais teóricos. 3.1.1 O sistema cicloviário e seus elementos componentes 21 3. Referenciais "Se a mobilidade física é condição essencial da liberdade, a bicicleta talvez tenha sido o instrumento singular mais importante, desde Gutenberg, para atingir o que Marx chamou de plena

Leia mais

LEI Nº 370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 A CÂMARA MUNICIPAL DE CAFEARA APROVA E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

LEI Nº 370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 A CÂMARA MUNICIPAL DE CAFEARA APROVA E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI Nº 370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 Institui a Lei do Sistema Viário do Município de Cafeara, e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE CAFEARA APROVA E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE

Leia mais

Mapa 09 Área Central de PiracicabaOcupação do Solo. Urbano

Mapa 09 Área Central de PiracicabaOcupação do Solo. Urbano L E I T U R A E I N T E R P R E T A Ç Ã O D A S I T U A Ç Ã O U R B A N A Mapa 09 de PiracicabaOcupação do Solo Urbano P L A N O D E A Ç Ã O P A R A R E A B I L I T A Ç Ã O U R B A N A D A Á R E A C E

Leia mais

Plano de Mobilidade Sustentável. Por uma cidade amiga da bicicleta Abril 2011

Plano de Mobilidade Sustentável. Por uma cidade amiga da bicicleta Abril 2011 Plano de Mobilidade Sustentável. Por uma cidade amiga da bicicleta Abril 2011 Cronograma Índice Apresentação da TC Urbes Objetivos do Plano de Mobilidade Sustentável Cidade e Mobilidade Diagnóstico Planejamento

Leia mais

INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA EM LARANJEIRAS E COSME VELHO

INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA EM LARANJEIRAS E COSME VELHO INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA EM LARANJEIRAS E COSME VELHO Proposta para criação de infraestrutura na Região... Apresentação Assim como as pessoas que as povoam, as cidades e seus elementos tem vida própria,

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade, paisagens e ecossistemas visualmente atraentes e que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL. Profa. Mariana de Paiva

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL. Profa. Mariana de Paiva SINALIZAÇÃO HORIZONTAL Profa. Mariana de Paiva 3. INSTRUMENTOS DE CONTROLE DE TRÁFEGO 3.2 SINALIZAÇÃO CLASSIFICAÇÃO Sinalização Vertical Sinalização Horizontal Sinais Luminosos Dispositivos de Sinalização

Leia mais

Prefeitura Municipal do Natal

Prefeitura Municipal do Natal Prefeitura Municipal do Natal Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças Plano Plurianual 2010/2013 Programa Horizonte Público Objetivo: 8 Mobilidade e Cidadania Contínuo População do município

Leia mais

Desenho de secções de infra-estrutura cicloviária

Desenho de secções de infra-estrutura cicloviária Desenho de secções de infra-estrutura cicloviária Eng. Jeroen Buis I-ce, Interface for Cycling Expertise (www.cycling.nl) buis_j@yahoo.com Curso Planejamento Cicloviário Dia 1 Rio de Janeiro, 26 de Novembro

Leia mais

Mobilidade no Campus Faixa Exclusiva de Ônibus e Ciclofaixa na CUASO

Mobilidade no Campus Faixa Exclusiva de Ônibus e Ciclofaixa na CUASO Mobilidade no Campus Faixa Exclusiva de Ônibus e Ciclofaixa na CUASO A Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO), no Butantã, tem uma média de circulação de 40 mil veículos por dia. Inserida

Leia mais

DOTS - Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável. Nívea Oppermann Peixoto, Ms Coordenadora Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil

DOTS - Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável. Nívea Oppermann Peixoto, Ms Coordenadora Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil DOTS - Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável Nívea Oppermann Peixoto, Ms Coordenadora Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil Contexto das cidades Expansão urbana Modelo de ocupação territorial

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 70/2011. A CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA aprova:

PROJETO DE LEI Nº 70/2011. A CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA aprova: PROJETO DE LEI Nº 70/2011. Institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana. A CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA aprova: Mobilidade Urbana. Art. 1º Fica instituída, no Município de Ipatinga, a Política Municipal

Leia mais

Secretaria Municipal de Obras. secretário Alexandre Pinto

Secretaria Municipal de Obras. secretário Alexandre Pinto Secretaria Municipal de Obras secretário Alexandre Pinto Investimentos recordes e precisos Obras em andamento R$ 5,5 bilhões Obras em licitação R$ 2 bilhões Obras a licitar R$ 190 milhões R$ 8,1 bilhões

Leia mais

MOBILIDADE URBANA: INTERVENÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DE CICLOVIAS NA AVENIDA MANDACARU

MOBILIDADE URBANA: INTERVENÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DE CICLOVIAS NA AVENIDA MANDACARU MOBILIDADE URBANA: INTERVENÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DE CICLOVIAS NA AVENIDA MANDACARU Adriele Borges da Silva¹; Tatiana Romani Moura²; RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade apresentar um estudo e

Leia mais

João Fortini Albano Eng. Civil, Prof. Dr. Lastran/Ufrgs

João Fortini Albano Eng. Civil, Prof. Dr. Lastran/Ufrgs Bicicletas e ciclovias João Fortini Albano Eng. Civil, Prof. Dr. Lastran/Ufrgs O veículo Um prisma com: Largura: 1,0m Comprimento: 1,75m Altura: 2,25m Vantagens para saúde Ciclismo é um dos esportes aeróbicos

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

GRUPO DE TRABALHO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA DESENVOLVIMENTO DE LAY-OUT DE PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O SISTEMA G DE TRANSPORTE PÚBLICO MULTIMODAL PARA A REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA GRUPO DE TRABALHO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte - PlanMob-BH. Marcelo Cintra do Amaral. 20 de novembro de 2012

Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte - PlanMob-BH. Marcelo Cintra do Amaral. 20 de novembro de 2012 Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte - PlanMob-BH Marcelo Cintra do Amaral 20 de novembro de 2012 Roteiro da apresentação: Contexto do PlanMob-BH: prognóstico, caráter de plano diretor, etapas

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de BH

Plano de Mobilidade Urbana de BH 4 a 7 de junho de 2013 Hotel Ouro Minas Plano de Mobilidade Urbana de BH Ramon Victor Cesar Presidente de BHTRANS Contexto do PlanMob-BH: Cenários, diagnóstico e prognósticos Desafio 1: como articular

Leia mais

SITUAÇÃO ENCONTRADA NO DF EM 2007

SITUAÇÃO ENCONTRADA NO DF EM 2007 SITUAÇÃO ENCONTRADA NO DF EM 2007 Frota antiga e tecnologia obsoleta; Serviço irregular de vans operando em todo o DF 850 veículos; Ausência de integração entre os modos e serviços; Dispersão das linhas;

Leia mais

Foto: Por gelinh. Flickr Creative Commons. Programa Cidades Sustentáveis

Foto: Por gelinh. Flickr Creative Commons. Programa Cidades Sustentáveis Foto: Por gelinh. Flickr Creative Commons Programa Cidades Sustentáveis CONTEXTO No Mundo Atualmente: mais da metade da humanidade já vive em cidades 2030: 60% e 2050: 70% (ONU) Emissões de gases de efeito

Leia mais

Nesta oportunidade, confirmo que estes projetos estão fundamentados em Estudos, Estatísticas e Opiniões de Cidadãos domiciliados no bairro.

Nesta oportunidade, confirmo que estes projetos estão fundamentados em Estudos, Estatísticas e Opiniões de Cidadãos domiciliados no bairro. Barueri, 21 de Setembro de 2009. Ilustríssimo Senhor Rubens Furlan PREFEITO DE BARUERI Ref: Projetos do 1 Conselho Gestor de Segurança da Aldeia de Barueri Venho à presença de Vossa Excelência apresentar

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

PRAÇA SANTOS DUMONT ESCRITÓRIO MODELO PUC RIO

PRAÇA SANTOS DUMONT ESCRITÓRIO MODELO PUC RIO PROJETO DE REORGANIZAÇÃO DAS S SANTOS DUMONT E SIBELIUS E SEU ENTORNO, PARA MELHORIA DE SEU USO POR MORADORES E FREQUENTADORES DA GÁVEA. SANTOS DUMONT ESCRITÓRIO MODELO PUC RIO LOCALIZAÇÃO SANTOS DUMONT,

Leia mais

RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014.

RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014. RESOLUÇÃO CPA/SMPED 019/2014 PASSEIO PÚBLICO A Comissão Permanente de Acessibilidade CPA, em sua Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2014. Considerando o previsto na Constituição da República

Leia mais

Plano de Logística Encontro da Frente Nacional de Prefeitos Pré-projeto Estrutura do documento 1. Introdução 2. Características do evento

Plano de Logística Encontro da Frente Nacional de Prefeitos Pré-projeto Estrutura do documento 1. Introdução 2. Características do evento Plano de Logística Encontro da Frente Nacional de Prefeitos Pré-projeto Estrutura do documento 1. Introdução O Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) é um evento organizado pela

Leia mais

PROJETO CICLOROTA DO GRAJAÚ

PROJETO CICLOROTA DO GRAJAÚ O projeto de ciclorota do Grajaú integra escolas, áreas de lazer, pontos de ônibus e comércio e permeia bem o bairro. Possui soluções inovadoras para a cidade do Rio de Janeiro como as bicicletas pintadas

Leia mais

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 ÍNDICE Capítulo I...5 Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5 Capítulo II...5 Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CRATEÚS PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU

Leia mais

Rede Cicloviária Leblon. Rio de Janeiro 2012

Rede Cicloviária Leblon. Rio de Janeiro 2012 Rede Cicloviária Leblon. Rio de Janeiro 2012 Rede Cicloviária Leblon: O Leblon, passa por uma fase de intensas mudanças, com as obras da linha 4 do Metrô o trânsito do bairro sofreu e sofrerá várias alterações

Leia mais

Acessibilidade & Mobilidade Urbana Plano Diretor de Acessibilidade em Porto Alegre e suas interações com a Política de Mobilidade Urbana

Acessibilidade & Mobilidade Urbana Plano Diretor de Acessibilidade em Porto Alegre e suas interações com a Política de Mobilidade Urbana Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Acessibilidade & Mobilidade Urbana Plano Diretor de Acessibilidade em Porto Alegre e suas interações com a Política

Leia mais

Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano

Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Legislação de Trânsito 14, neste material. 115 Para

Leia mais

Paulo Sergio Custodio Outubro 2013

Paulo Sergio Custodio Outubro 2013 Paulo Sergio Custodio Outubro 2013 Mobilidade significa liberdade de participação do mercado, de ser consumidor em uma sociedade capitalista pura. A quantidade de viagens realizadas (consumidas) pelas

Leia mais

Projetos de Melhoria da Mobilidade Urbana até 2014

Projetos de Melhoria da Mobilidade Urbana até 2014 Projetos de Melhoria da Mobilidade Urbana até 2014 Melhoria da Infraestrutura Viária e Transporte na Capital Abril/2011 Mobilidade Urbana em Belo Horizonte BRT Antônio Carlos/Pedro I Meta 1 VIADUTOS DE

Leia mais

Secretaria Municipal de Obras. secretário Alexandre Pinto

Secretaria Municipal de Obras. secretário Alexandre Pinto Secretaria Municipal de Obras secretário Alexandre Pinto Investimentos recordes e precisos Obras em andamento R$ 5,54 bilhões Obras concluídas 3,48 bilhões Obras em licitação 235 milhões R$ 9,25 bilhões

Leia mais

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Introdução A proposta de Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes

Leia mais

Mobilidade Urbana. Plano Diretor Urbano. Vitória, 29 de setembro de 2015

Mobilidade Urbana. Plano Diretor Urbano. Vitória, 29 de setembro de 2015 Mobilidade Urbana Plano Diretor Urbano Vitória, 29 de setembro de 2015 Diretrizes Plano Diretor Urbano Melhorar a qualidade da vida ambiental e urbana nos bairros Incentivo ao transporte público coletivo

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE BICICLETAS COM O SISTEMA METRO-FERROVIÁRIO NO RIO DE JANEIRO

INTEGRAÇÃO DE BICICLETAS COM O SISTEMA METRO-FERROVIÁRIO NO RIO DE JANEIRO 18ª REUNIÃO DOS COMITÊS TÉCNICOS DA ALAMYS INTEGRAÇÃO DE BICICLETAS COM O SISTEMA METRO-FERROVIÁRIO NO RIO DE JANEIRO Rio de Janeiro, 20/05/2013 Mauro Tavares M. Sc. Eng. de Transportes SETRANS Mobilidade

Leia mais

PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA URBANA NA ENTREGA DE MATERIAIS HOSPITALARES UM ESTUDO INVESTIGATIVO

PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA URBANA NA ENTREGA DE MATERIAIS HOSPITALARES UM ESTUDO INVESTIGATIVO PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA URBANA NA ENTREGA DE MATERIAIS HOSPITALARES UM ESTUDO INVESTIGATIVO Frederico Souza Gualberto Rogério D'Avila Edyr Laizo Leise Kelli de Oliveira PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA

Leia mais

2015 #1. Contagem Manual e Fotográfica de Bicicletas. Autaz Mirim Zona Leste

2015 #1. Contagem Manual e Fotográfica de Bicicletas. Autaz Mirim Zona Leste 2015 #1 Contagem Manual e Fotográfica de Bicicletas Autaz Mirim Zona Leste 05/05/2015 SUMÁRIO 1.0 - Introdução 03 2.0 - Local da Contagem e Informações 04 3.0 Resultados em Gráficos 05 4.0 - Fotografias

Leia mais

Fundação Institut o de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Instituto de Trânsito e Transporte e

Fundação Institut o de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Instituto de Trânsito e Transporte e Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Instituto de Trânsito e Transporte e Secretaria de Infraestrutura UMA UNIDADE DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE

Leia mais

Ruas Tranquilas / Cidades Consistentes

Ruas Tranquilas / Cidades Consistentes Semana da Mobilidade de Niterói - Projetos Cicloviários - Estudos de Caso Ruas Tranquilas / Cidades Consistentes José Lobo e Jonas Hagen, Setembro 2013. Ruas Tranquilas Uma das formas mais efetivas de

Leia mais

Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal

Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Audiências Públicas Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do Pais 2º Ciclo Financiamento e Gestão da Infraestrutura de Transportes no

Leia mais

29 de julho de 2014. 1ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte

29 de julho de 2014. 1ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte 1ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte Mesa 1: Acessibilidade e qualidade do transporte coletivo e das calçadas de Belo Horizonte Em que medida o PlanMob-BH considerou e avançou

Leia mais

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES DO PROJETO DE PESQUISA DO USO CICLOVIÁRIO EM JOINVILLE E EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DA BICILCETA NO TRÂNSITO

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES DO PROJETO DE PESQUISA DO USO CICLOVIÁRIO EM JOINVILLE E EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DA BICILCETA NO TRÂNSITO CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES DO PROJETO DE PESQUISA DO USO CICLOVIÁRIO EM JOINVILLE E EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DA BICILCETA NO TRÂNSITO Área Temática: Educação Ana Mirthes Hackenberg 1 (Coordenador

Leia mais

Plano de ações para segurança no corredor ferroviário

Plano de ações para segurança no corredor ferroviário Plano de ações para segurança no corredor ferroviário Fase 3 Elaboração das propostas Etapa 3.1, 3.2 e 3.4 Concepção, análise e detalhamento das propostas Página 1 de 10 Sumário 2.5. Plano de ações para

Leia mais

IDEIA FORÇA. Redução do Tempo de Deslocamento Humano (Mobilidade)

IDEIA FORÇA. Redução do Tempo de Deslocamento Humano (Mobilidade) IDEIA FORÇA Redução do Tempo de Deslocamento Humano (Mobilidade) DETALHAMENTO: Mobilidade humana (trabalhador precisa respeito); Melhorar a qualidade e quantidade de transporte coletivo (Lei da oferta

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO PAULO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO PAULO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE SÃO PAULO outubro 2013 Plano de Mobilidade Urbana de São Paulo Em atendimento à Lei Federal 12.587 Institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana

Leia mais

Mobilidade ativa A bicicleta nas cidades do século XXI. Seminário Aspectos da Mobilidade Urbana Brasília, setembro de 2015

Mobilidade ativa A bicicleta nas cidades do século XXI. Seminário Aspectos da Mobilidade Urbana Brasília, setembro de 2015 Mobilidade ativa A bicicleta nas cidades do século XXI Seminário Aspectos da Mobilidade Urbana Brasília, setembro de 2015 Sobre o ITDP Organização social sem fins lucrativos Sede em Nova York, presente

Leia mais

Mobilidade Suave Humanização de Cidades. outubro 2013

Mobilidade Suave Humanização de Cidades. outubro 2013 Mobilidade Suave Humanização de Cidades outubro 2013 Estratégias Urbanas Planos de Revitalização Planos de Mobilidade Planos Cicloviários e Pedonais Espaços Públicos Projetos Viários e Cicloviários Parques

Leia mais

Obras de Mobilidade Urbana em Belo Horizonte COPA 2014

Obras de Mobilidade Urbana em Belo Horizonte COPA 2014 INFRAESTRUTURA PARA A COPA 2014 Obras de Mobilidade Urbana em Belo Horizonte COPA 2014 Novembro/12 Agosto/2011 Empreendimentos de Mobilidade Urbana BRT Antônio Carlos/Pedro I Meta 1: Interseção com Av.

Leia mais

ESPELHO DE EMENDA INICIATIVA

ESPELHO DE EMENDA INICIATIVA SISTEMA DE ELABORAÇÃO DE S ÀS LEIS ORÇAMENTÁRIAS ESPELHO DE 001 - Construção do Contorno Ferroviário de Curitiba AUTOR DA Luciano Ducci 37050001 539 0141 - Promover a expansão da malha ferroviária federal

Leia mais

CICLOFAIXA BARÃO DE MESQUITA. Tijuca

CICLOFAIXA BARÃO DE MESQUITA. Tijuca CICLOFAIXA BARÃO DE MESQUITA Tijuca PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos Secretaria Municipal de Meio Ambiente Secretaria Municipal de Transportes Agosto

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA: RELEVÂNCIA DAS AÇÕES EM FAVOR DA BICICLETA São Paulo, 18 de junho de 2012

RELATÓRIO DA PESQUISA: RELEVÂNCIA DAS AÇÕES EM FAVOR DA BICICLETA São Paulo, 18 de junho de 2012 RELATÓRIO DA PESQUISA: RELEVÂNCIA DAS AÇÕES EM FAVOR DA BICICLETA São Paulo, 18 de junho de 2012 ÍNDICE: I. APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROJETO II. METODOLOGIA DAS RESPOSTAS III. UNIVERSO DA PESQUISA IV.

Leia mais

MOBILIDADE POR BICICLETA NO CAMPUS DARCY RIBEIRO

MOBILIDADE POR BICICLETA NO CAMPUS DARCY RIBEIRO MOBILIDADE POR BICICLETA NO CAMPUS DARCY RIBEIRO Aline Amaral Silva; Amanda Barbosa Borges; Amir mahdi Araghi; Gabriel Carvalho; Surik Neytohn Duque Nicols Prof. Pastor W. G. Taco O estudo contemplou o

Leia mais

para todos. BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta tem espaço para todos #respeiteabicicleta Apoio:

para todos. BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta tem espaço para todos #respeiteabicicleta Apoio: BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta BH tem espaço para todos. BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta Apoio: Índice Quando você estiver pedalando. 04 Quando você estiver dirigindo. 10 Algumas

Leia mais

BRT Transoeste: transformando o conceito de transporte público no Rio de Janeiro

BRT Transoeste: transformando o conceito de transporte público no Rio de Janeiro BRT Transoeste: transformando o conceito de transporte público no Rio de Janeiro Richele Cabral 1 ; Eunice Horácio S. B. Teixeira 1 ; Milena S. Borges 1 ; Miguel Ângelo A. F. de Paula 1 ; Pedro Paulo S.

Leia mais

Planejamento da Mobilidade Urbana em Belo Horizonte

Planejamento da Mobilidade Urbana em Belo Horizonte Seminário de Mobilidade Urbana Planejamento da Mobilidade Urbana em Belo Horizonte Celio Bouzada 23 de Setembro de 2015 Belo Horizonte População de Belo Horizonte: 2,4 milhões de habitantes População da

Leia mais

O PERFIL DE CICLISTAS EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO BRASILEIRA

O PERFIL DE CICLISTAS EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO BRASILEIRA O PERFIL DE CICLISTAS EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO BRASILEIRA Tamara Mendes de Camargo ( Mestranda da UFSCar) tamara_mendesc@hotmail.com RESUMO A prioridade dada ao uso do automóvel nas cidades tem gerado,

Leia mais

RECIFE 500 ANOS UMA VISÃO DE CIDADE. Recife 500 Anos uma visão de cidade

RECIFE 500 ANOS UMA VISÃO DE CIDADE. Recife 500 Anos uma visão de cidade RECIFE 500 ANOS UMA VISÃO DE CIDADE Recife 500 Anos uma visão de cidade 1 Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã. Victor Hugo 2 Recife 500 Anos uma visão de cidade

Leia mais

Obras de Mobilidade Urbana no Município da Cidade do Rio de Janeiro. Alexandre Pinto Secretario Municipal de Obras

Obras de Mobilidade Urbana no Município da Cidade do Rio de Janeiro. Alexandre Pinto Secretario Municipal de Obras Obras de Mobilidade Urbana no Município da Cidade do Rio de Janeiro Alexandre Pinto Secretario Municipal de Obras BRTs Criado no Brasil e exportado para diversas cidades, tais como Bogotá, Pequim e Johanesburgo,

Leia mais

Políticas de integração para mobilidade urbana em cidades coordenadas por diferente modais Wagner Colombini Martins 20/09/2013

Políticas de integração para mobilidade urbana em cidades coordenadas por diferente modais Wagner Colombini Martins 20/09/2013 Políticas de integração para mobilidade urbana em cidades coordenadas por diferente modais Wagner Colombini Martins 20/09/2013 A gestão pública brasileira é marcada pela atuação setorial, com graves dificuldades

Leia mais

BAIRRO PLANEJADO BASE I N V E S T I M E N T O S

BAIRRO PLANEJADO BASE I N V E S T I M E N T O S BAIRRO PLANEJADO BASE I N V E S T I M E N T O S Sua vida em transformação Do sonho à realidade. Do projeto à execução. Da necessidade dos clientes à superação das expectativas. Com essas idéias em mente,

Leia mais

SEMINÁRIO MOBILIDADE URBANA NO PLANO

SEMINÁRIO MOBILIDADE URBANA NO PLANO SEMINÁRIO MOBILIDADE URBANA NO PLANO ESTRATÉGICO- SP2040 Tema: Política de Estacionamento dos automóveis 09 DE FEVEREIRO DE 2011- AUDITÓRIO DO SEESP-SP PROGRAMAÇÃO Realização: SEESP-SP Quadro geral da

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANGÃO

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANGÃO LEI COMPLEMENTAR 024 de 17 de outubro de 2011 DISPÕE SOBRE O SISTEMA VIARIO DO MUNICIPIO DE SANGÃO-SC E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Antônio Mauro Eduardo, Prefeito Municipal de Sangão, faz saber a todos os

Leia mais

Plano Cicloviário do Município de São Paulo. Secretaria Municipal de Transportes Companhia de Engenharia de Tráfego

Plano Cicloviário do Município de São Paulo. Secretaria Municipal de Transportes Companhia de Engenharia de Tráfego Plano Cicloviário do Município de São Paulo Secretaria Municipal de Transportes Companhia de Engenharia de Tráfego Plano Cicloviário do Município de São Paulo Dados existentes Dados da Pesquisa Origem

Leia mais

Mobilidade urbana: realidade e perspectivas

Mobilidade urbana: realidade e perspectivas Mobilidade urbana: Josef Barat realidade e perspectivas Fórum Nordeste 2030 Visão Estratégica Recife, 14 de Agosto de 2013 Importância da mobilidade urbana Econômica: Necessária para o bom desempenho das

Leia mais

INSTRUMENTO DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA

INSTRUMENTO DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA INSTRUMENTO DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA LOCALIZAÇÃO E CONTEXTO Jundiaí Campinas Rio de Janeiro Sorocaba Guarulhos OUC AB Congonhas CPTM E METRÔ: REDE EXISTENTE E PLANEJADA OUC AB SISTEMA VIÁRIO ESTRUTURAL

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2009 (Do Sr. Jaime Martins) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE 2009 (Do Sr. Jaime Martins) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE 2009 (Do Sr. Jaime Martins) Institui o Programa Bicicleta Brasil, para incentivar o uso da bicicleta visando a melhoria das condições de mobilidade urbana. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

Estratégias de informação ao usuário na implantação de BRT.

Estratégias de informação ao usuário na implantação de BRT. Estratégias de informação ao usuário na implantação de BRT. José Eduardo Penna Amorim Pereira Logann Soluções em Tecnologia da Automação e Informação Ltda. Av. Nossa Senhora do Carmo, 45 6º andar - Belo

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável Viajeo Plus City Showcase in Latin America Plano de Mobilidade Urbana Sustentável Nívea Oppermann Peixoto, Ms Diretora de Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil EMBARQ Brasil auxilia governos e empresas

Leia mais

mobilicidadejf.com.br

mobilicidadejf.com.br mobilicidadejf.com.br 1 O MobiliCidade JF, tem por finalidade promover a utilização da bicicleta, assim como o uso de outras formas de locomoção não motorizada com integração com o sistema de transporte

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 8 2. INTRODUÇÃO 9 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA 11

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 8 2. INTRODUÇÃO 9 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA 11 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 8 2. INTRODUÇÃO 9 2.1 Formas de controle do tráfego em interseção ou seção de via... 9 2.2 Princípios da Sinalização Semafórica... 9 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA

Leia mais

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB

ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB 1. SINALIZAÇÃO VERTICAL É um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou

Leia mais

6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO

6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO 6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO Este capítulo apresenta uma metodologia para a elaboração de projeto de sinalização de orientação de destino cujas placas são tratadas nos itens 5.2, 5.4,

Leia mais

PLANO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DE MIRANDELA ESBOÇO DA ANÁLISE E DIAGNÓSTICO

PLANO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DE MIRANDELA ESBOÇO DA ANÁLISE E DIAGNÓSTICO PLANO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DE MIRANDELA ESBOÇO DA ANÁLISE E DIAGNÓSTICO 1. MOTIVAÇÕES E PREOCUPAÇÕES Condicionantes à Mobilidade Problemática Específica Articulação entre as decisões urbanísticas

Leia mais

Mobilidade Caminhos para o Futuro

Mobilidade Caminhos para o Futuro EVENTO DIÁLOGOS CAPITAIS: METRÓPOLES BRASILEIRAS O FUTURO PLANEJADO Mobilidade Caminhos para o Futuro Ricardo Young PPS Vereador Município de SP ricardoyoungvereador http://www.ricardoyoung.com.br/ 21/JULHO/2014

Leia mais

PROPOSTA # 7 CICLOVIA DO CARREGADO AO TEJO

PROPOSTA # 7 CICLOVIA DO CARREGADO AO TEJO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE ALENQUER ǀ OPA 2015 CICLOVIA DO CARREGADO AO TEJO Divisão de Obras Municipais Departamento Operativo 1 DESCRIÇÃO DA PROPOSTA 2 FOTOGRAFIA AÉREA / PLANTA DE LOCALIZAÇÃO Com esta

Leia mais

Segurança Viária em Corredores de Ônibus e BRT. Luis Antonio Lindau, PhD Presidente

Segurança Viária em Corredores de Ônibus e BRT. Luis Antonio Lindau, PhD Presidente Segurança Viária em Corredores de Ônibus e BRT Luis Antonio Lindau, PhD Presidente Afinal: queremos mover gente ou veículos? Então, por que construímos isso? Quem afetamos com as decisões? Automóveis Automóveis

Leia mais

SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS

SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS Em 2010, a cidade de São Paulo registrou 7.007 atropelamentos resultando na morte de 630 pedestres. Apesar de representar uma

Leia mais

LEIS DISTRITAIS SOBRE MOBILIDADE URBANA Legislação de incentivo ao transporte não motorizado

LEIS DISTRITAIS SOBRE MOBILIDADE URBANA Legislação de incentivo ao transporte não motorizado LEIS DISTRITAIS SOBRE MOBILIDADE URBANA Legislação de incentivo ao transporte não motorizado Lista de leis: - Lei Orgânica do Distrito Federal capítulo sobre transporte - Lei n 3.639/2005 - Lei n 3.721/2005

Leia mais

Engenharia de Segurança Viária

Engenharia de Segurança Viária Engenharia de Segurança Viária Transporte sustentável salva vidas Através da promoção do transporte sustentável, a EMBARQ Brasil está trabalhando para reduzir a poluição, melhorar a saúde pública e criar

Leia mais

INICIATIVAS INSPIRADORAS MOBILIDADE PLANEJAMENTO CICLOVIÁRIO NO BAIRRO DA TIJUCA RIO DE JANEIRO

INICIATIVAS INSPIRADORAS MOBILIDADE PLANEJAMENTO CICLOVIÁRIO NO BAIRRO DA TIJUCA RIO DE JANEIRO MOBILIDADE INICIATIVAS INSPIRADORAS PLANEJAMENTO CICLOVIÁRIO NO BAIRRO DA TIJUCA RIO DE JANEIRO ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 PERFIL DO BAIRRO 3 PRINCIPAIS ENVOLVIDOS NO PLANEJAMENTO DA REDE CICLOVIÁRIA DA TIJUCA

Leia mais

Rio Branco, capital do Estado do Acre, foi fundada no final de 1882, na margem direita do Rio Acre pelo seringalista NeutelMaia com onome Voltada

Rio Branco, capital do Estado do Acre, foi fundada no final de 1882, na margem direita do Rio Acre pelo seringalista NeutelMaia com onome Voltada Prefeitura Municipal de Rio Branco Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito RBTRANS II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável Programa Cidades Sustentáveis Melhor Mobilidade,

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO LICENCIAMENTO AMBIENTAL BAIXADA DE JACAREPAGUÁ O LICENCIAMENTO AMBIENTAL E AS NOVAS INTERVENÇÕES URBANAS NA BAIXADA DE JACAREPAGUÁ PROJETOS - OS GRANDES EVENTOS O LIC ENC IAM ENT O AMB IENT AL E AS NOV

Leia mais

Alexandre Brasil André Prado. Carlos A. Maciel Danilo Matoso. Revitalização do Centro de Goiânia Goiânia, GO projeto: 2000 concurso 1o lugar

Alexandre Brasil André Prado. Carlos A. Maciel Danilo Matoso. Revitalização do Centro de Goiânia Goiânia, GO projeto: 2000 concurso 1o lugar Alexandre Brasil André Prado Carlos A. Maciel Danilo Matoso projeto: 2000 concurso 1o lugar O conjunto objeto desta proposta se constitui de três partes de caráter notadamente diferenciadas: a primeira,

Leia mais

Seminário: Mobilidade Urbana e Transportes Públicos no Estado de São Paulo

Seminário: Mobilidade Urbana e Transportes Públicos no Estado de São Paulo : Mobilidade Urbana e Transportes Públicos no Estado de São Paulo Tema: Uma Agenda para a Mobilidade Urbana da Metrópole Planejamento Urbano, Mobilidade e Modos Alternativos de Deslocamento Engº Jaime

Leia mais

AVALIAÇÃO DE VIAGENS POR BICICLETAS: PESQUISA SOBRE OS HÁBITOS DOS CICLISTAS

AVALIAÇÃO DE VIAGENS POR BICICLETAS: PESQUISA SOBRE OS HÁBITOS DOS CICLISTAS AVALIAÇÃO DE VIAGENS POR BICICLETAS: PESQUISA SOBRE OS HÁBITOS DOS CICLISTAS Pablo de Barros Cardoso Professor, Universidade do Grande Rio, Brasil Vânia Barcellos Gouvêa Campos Professora, Instituto Militar

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº / 05

PROJETO DE LEI Nº / 05 PROJETO DE LEI Nº / 05 DISPÕE SOBRE O USO DA BICICLETA E O SISTEMA CICLOVIÁRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Uberlândia, APROVA: Art. 1º. Esta lei regula o uso da bicicleta e o sistema

Leia mais