Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter"

Transcrição

1 Amanda Duarte Luana Freitas Raiane Moreira Victória Galter

2 O TRABALHO ATÍPICO E A PRECARIEDADE COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO DETERMINANTE DO CAPITAL NO PARADIGMA PÓS-FORDISTA Nesse último decênio, vem sendo evidenciada a figura do trabalhador precarizado, enquanto marginal e suporte da produção. A indústria vem se transformando, os equipamentos, criados para melhorar a produtividade do trabalho nos processos repetitivos, vêm, na verdade, aumentando ritmos e os encargos dos trabalhadores, sem responder com iguais incrementos de salários reais ou correspondentes reduções das jornadas de trabalho.

3 1. A REESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA E DO MODELO PRODUTIVO NA DENOMINADA ERA PÓS-FORDISTA Nos encontramos em um período de transição, o período da produção do consumo maciço de sistemas de produção ao da distribuição flexível. As mudanças de culturas, de esquemas intelectuais e de convicções políticas estão também vinculadas aos processos econômicos-produtivos e seus respectivos desenvolvimentos sociopolíticos e econômicos. Modificam-se, assim, continuamente os padrões de vida a partir das relações de conflito entre capital e trabalho.

4 2. FLEXIBILIZAÇÃO E MAL-ESTAR DO TRABALHO A nova organização capitalista do trabalho é caracterizada cada vez mais pela precariedade, pela flexibilização e desregulamentação, de maneira sem precedentes para os assalariados. É o mal-estar do trabalho, o medo de perder seu próprio posto, de não mais poder ter uma vida social e de viver apenas do trabalho e para o trabalho, com a angústia vinculada à consciência de um avanço tecnológico que não resolve as necessidades sociais. A flexibilização é considerada como uma das alternativas para combater o desemprego. Mas o que é flexibilização?

5 3. A LEGISLAÇÃO ATUAL NA ITÁLIA Nesse contexto, torna-se necessário analisar as recentes leis italianas em matéria de trabalho. Pela lei nº 196, de 24 de junho de 1997, (conhecida como Pacote Treu, a qual estabelece as normas em relação à promoção e à ocupação), foram inseridas as novas formas de contratação, tais como o trabalho temporário (denominado interino),as bolsas de estudo de trabalho, os estágios de aprendizado, que mudaram a característica dos estágios anteriores, o trabalho part time (de meio período), os trabalhos socialmente úteis e a formação profissional.

6 4. A SITUAÇÃO ATUAL DO MERCADO DE TRABALHO: EMPURRANDO PARA A PRECARIEDADE O TRABALHO ATÍPICO No trabalho atípico, são incluídas todas as prestações de serviços, porém de forma diferente da padrão, ou seja, do trabalho efetivo que possui garantias formais e contratuais, por tempo indeterminado e full-time (tempo total. O TRABALHO AUTÔNOMO (No texto se destaca que os Trabalhadores autônomos são qualificados como colaboradores ). Tratase na maioria dos casos ex-trabalhadores efetivos, que foram despedidos, que agora exerce suas atividades de forma precária, sem garantias trabalhistas, e ao trabalho por empreitada. Por trás da ILUSÃO do trabalho autônomo, de auto-empresário, de liberdade econômica e social, existe sempre uma nova de trabalho subordinado, sem normas trabalhistas, sem quaisquer garantias sociais, até pela inexistência de cobertura de seguros (de saúde, acidente, aposentadoria e outras mais).

7 Provoca-se dessa maneira, desemprego generalizado, de forma evidente ou camuflado, precariedade do trabalho, negociações das garantis sociais e das regras elementares do direito, em um território que se transforma em empresa social, porque é lugar de experimentação e declaração das compatibilidades da empresa. Os trabalhadores empreitados são frequentemente, jovens, pelo que informa o Ministério do Trabalho, sendo que 30,7% têm menos de 25 anos e 30,8% têm idade entre 25 e 29 anos. Todas essas novas formas de trabalho não vêm acompanhadas de novos recursos e de novos investimentos produtivos que diminuam os níveis de desemprego, nem de uma nova política de bem-estar que seja capaz de assegurar garantias adequadas aos trabalhadores prestadores de serviços precários e que se encontram em uma situação de extrema dificuldade e de incerteza. O trabalho por empreitada não é difundida apenas entre as grandes empresas, mas também nas de pequenas e média dimensão. De acordo com Vasapollo (2005), sem dúvida, a Itália encontra-se com maior índices de ocupação por trabalhadores temporários, em relação ao outros países da Europa.

8 Tabela 9. e 10. (p.47)

9 5. GOVERNO BERLUSCONI: ESTAMOS CONSTRUINDO UM PAÍS COM NÍVEIS MAIS ALTO DE FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHO... E DE PRECARIEDADE E AUSÊNCIA DE DIREITOS Nos últimos anos a ocupação e a estabilidade da relação de trabalho continuam a ser o problema principal da Itália, convertida no país mais flexível da Europa. O que aconteceu foi que essa disciplina rígida foi substituída pela flexibilização da empresa, que se desenvolve de maneira desordenada, eliminando os custos com o trabalho e as garantias trabalhistas. A sociedade atual, está focada na desigualdade social, deve-se garantir mais fortemente a vigência dos seguros sociais mais importantes, como saúde, a aposentadoria, o crédito social garantido etc. O pós-fordismo, ao contrário, está provocando o fracasso do Estado social e dos salários, recriando formas de trabalho servil, semelhantes a época da escravidão e, com frequência, determinadas sob descriminação étnicas. E para o trabalhador atípico os riscos são maiores (acidentes de trabalho, enfermidades), pois, eles não recebem proteção de maneira suficiente.

10 POBREZA TÍPICA... DE TRABALHO ATÍPICO...DE A precariedade é um processo geral, um processo que condiciona a existência de toda a força de trabalho pósfordista. O processo de precarização do trabalho, essa experiência de incerteza comum no trabalho vivo pós- fordista, foi estabelecido por etapas, mudanças, passagens cruciais. Primeiramente, as etapas das intervenções legislativas que vêm provocando, pouco a pouco, o fracasso da edificação de todas as garantias conquistadas pelo trabalhador fordista e vêm introduzindo, de fato, a possibilidade de fazer uso da força de trabalho em um regime de flexibilização

11 Entre os anos de 1995 a 2001, a União Européia mesmo que tenha diminuído o percentual de pessoas com risco de completa de pobreza (passando de 17% para 15%), continua, em todo o modo, com mais de 55 milhões de pessoas ameaçadas. Entre elas, os jovens e os menores estão na categoria de maior risco, porque também muito influi a evasão escolar (na Itália, o índice de evasão escolar é de 29%, contra a média européia de 18,5%)

12 CONCLUSÕES A queda do modelo de democracia nos Estados Unidos. Pela primeira vez a crise do trabalho ameaça, além dos desempregados, os trabalhadores empregados. O modelo produtivo capitalista se caracteriza pelo desaparecimento da estabilidade do trabalho e da segurança econômica. Diferença entre as maneiras fordistas e a pós-fordista de trabalhar: a composição, a forma e a amaneira de organizar a força de trabalho. Enquanto no sistema fordista era necessária uma força de trabalho especializada e acostumada ao trabalho sempre igual, no sistema pós fordista existe uma solicitação de força de trabalho com um alto grau de adaptabilidade às mudanças de ritmo, de função e que esteja em compasso com o mercado.

13 A fragmentação do trabalho modificou a velha concepção da empresa fordista e reduziu a existência do trabalho assalariado, surgem assim as prestações de serviço, com aumento de jornadas atípicas. A diminuição dos postos de trabalho efetivo leva não apenas a uma maior precariedade, mas também à afirmação de atividades que não mais dependem da organização empresarial clássica. O desemprego acompanha a precarização do trabalho, o empresário faz da jornada de trabalho um elemento de exploração salarial, jovens e mulheres são mais atingidos, ampliação da tecnologia reduz os postos de trabalho que significa ampliação da mais-valia, monopolizada pelos lucros financeiros e que não são redistribuídos as fator trabalho.

CONSIDERAÇÕES SOBRE PL 6.787/2016: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho

CONSIDERAÇÕES SOBRE PL 6.787/2016: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho CONSIDERAÇÕES SOBRE PL 6.787/2016: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho REFORMA TRABALHISTA TRARÁ EMPREGOS E CRESCIMENTO ECONÔMICO?

Leia mais

Relações de Trabalho (Marlene Melo, Antônio Carvalho Neto e José Francisco Siqueira Neto)

Relações de Trabalho (Marlene Melo, Antônio Carvalho Neto e José Francisco Siqueira Neto) Relações de Trabalho (Marlene Melo, Antônio Carvalho Neto e José Francisco Siqueira Neto) Relações industriais, relações trabalhistas, relações sindicais ou relações profissionais: interações entre assalariados,

Leia mais

O Estado neoliberal e os direitos humanos: A ofensiva contra os direitos sociais e fortalecimento do sistema penal punitivo

O Estado neoliberal e os direitos humanos: A ofensiva contra os direitos sociais e fortalecimento do sistema penal punitivo O Estado neoliberal e os direitos humanos: A ofensiva contra os direitos sociais e fortalecimento do sistema penal punitivo Parte I DA CRISE DO ESTADO PROVIDÊNCIA AO NEOLIBERALISMO Crise do Estado Providência

Leia mais

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 1 TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza O trabalho também serve a estratificação está

Leia mais

O desmonte de direitos trabalhistas e sociais em tempo de neoliberalismo. José Dari Krein Cesit/IE/UNICAMP

O desmonte de direitos trabalhistas e sociais em tempo de neoliberalismo. José Dari Krein Cesit/IE/UNICAMP O desmonte de direitos trabalhistas e sociais em tempo de neoliberalismo José Dari Krein Cesit/IE/UNICAMP Introdução Nova onda de reformas: parece que não há limites Estrutura da intervenção: A discussão

Leia mais

Campanha. Info-Segurança nº3. julho Promoção da Saude. nos Locais de Trabalho ISSN e Seguranca

Campanha. Info-Segurança nº3. julho Promoção da Saude. nos Locais de Trabalho ISSN e Seguranca julho 2010 Info-Segurança nº3, - ISSN 1647-7731 Campanha Promoção da Saude e Seguranca nos Locais de Trabalho g I Organização: Co-financiado por: QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL PORTUGAL2007.2013

Leia mais

produção no Brasil 3. Panorama da formalização nas MPE s 4. Políticas públicas de formalização para o segmento dos micro e pequenos empreendimentos

produção no Brasil 3. Panorama da formalização nas MPE s 4. Políticas públicas de formalização para o segmento dos micro e pequenos empreendimentos Formalização recente em pequenas unidades de 1. Contexto geral 2. Ciclos da formalização produção no Brasil 3. Panorama da formalização nas MPE s 4. Políticas públicas de formalização para o segmento dos

Leia mais

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL Disciplina: Trabalho, Sociedade e Desigualdades Prof. Francisco E. B. Vargas Instituto de Filosofia, Sociologia e Política IFISP/UFPel - 2013/2

Leia mais

Congresso de Fundação da Força Sindical do Distrito Federal Mercado de trabalho e negociação coletiva no DF

Congresso de Fundação da Força Sindical do Distrito Federal Mercado de trabalho e negociação coletiva no DF Congresso de Fundação da Força Sindical do Distrito Federal Mercado de trabalho e negociação coletiva no DF 25 Março de 2009 Conjuntura marcada pela crise Produto Interno Bruto do país teve queda de 3,6%

Leia mais

A EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO PERÍODO DA LEGISLATURA

A EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO PERÍODO DA LEGISLATURA A EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO PERÍODO DA LEGISLATURA O INE publicou recentemente o Inquérito ao Emprego referente ao 2º trimestre deste ano, o que significa que esta é a última publicação desta operação estatística

Leia mais

Políticas salariais em tempos de crise 2010/11

Políticas salariais em tempos de crise 2010/11 Políticas salariais em tempos de crise 2010/11 Organização Internacional do Trabalho travail@ilo.org PARTE I: Salários na Crise Econômica e Financeira Crescimento global dos salários mensais reduzido pela

Leia mais

Audiência Pública: A precarização do trabalho do operador de telemarketing no Brasil.

Audiência Pública: A precarização do trabalho do operador de telemarketing no Brasil. Audiência Pública: A precarização do trabalho do operador de telemarketing no Brasil. Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal 30 de Junho de 2015 Profa. Dra. Mirlene Simões

Leia mais

Homem Trabalho Processo de Hominização. Transformação da Natureza. Produz. Produz o próprio homem

Homem Trabalho Processo de Hominização. Transformação da Natureza. Produz. Produz o próprio homem Trabalho e Educação Prof. Dr. Marcelo Lima 4009 7774 marcelo.lima@ufes.br Trabalho Homem Trabalho Processo de Hominização Natureza Transformação da Natureza em valor-de-uso (valor-de-troca) Produz Um mundo

Leia mais

FLEXIBILIDADE LABORAL E AFINS. Síntese

FLEXIBILIDADE LABORAL E AFINS. Síntese FLEXIBILIDADE LABORAL E AFINS Síntese No ponto 1 apresentamos o conceito flexibilidade, em termos empresariais genéricos e na sua vertente laboral. No ponto 2 enunciamos os factores justificativos da flexibilização

Leia mais

Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo

Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Benedito Silva Neto Disciplina de Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo 2017: Centenário da Revolução Russa! Introdução Aspectos

Leia mais

UMA EUROPA MAIS JUSTA PARA OS TRABALHADORES PROGRAMA DA CES PARA AS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2019 EUROPEAN TRADE UNION CONFEDERATION

UMA EUROPA MAIS JUSTA PARA OS TRABALHADORES PROGRAMA DA CES PARA AS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2019 EUROPEAN TRADE UNION CONFEDERATION UMA EUROPA MAIS JUSTA PARA OS TRABALHADORES PROGRAMA DA CES PARA AS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2019 EUROPEAN TRADE UNION CONFEDERATION 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. As eleições europeias - 23-26 de maio de 2019 - serão

Leia mais

RESOLUÇÃO DO SECRETARIADO NACIONAL

RESOLUÇÃO DO SECRETARIADO NACIONAL RESOLUÇÃO DO SECRETARIADO NACIONAL 1. Uma Situação Preocupante O nosso País tem tido um crescimento económico inferior à média da União Europeia desde 2002. Seis anos continuados de crise económica fizeram

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho e Meio Ambiente na Indústria Química Nilton Freitas

Qualidade de Vida no Trabalho e Meio Ambiente na Indústria Química Nilton Freitas Qualidade de Vida no Trabalho e Meio Ambiente na Indústria Química Nilton Freitas Nilton Freitas 1 Estrutura da Apresentação 1. Ameaças à qualidade de vida no trabalho e ao meio ambiente na indústria química

Leia mais

Marx e as Relações de Trabalho

Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho 1. Segundo Braverman: O mais antigo princípio inovador do modo capitalista de produção foi a divisão manufatureira do trabalho [...] A divisão

Leia mais

A DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA RENDA E A ECONOMIA SOLIDÁRIA 1

A DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA RENDA E A ECONOMIA SOLIDÁRIA 1 A DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA RENDA E A ECONOMIA SOLIDÁRIA 1 1 - Introdução Edson Trajano Vieira 2 No Brasil, a década de 90, foi marcada pelo aumento do desemprego e mudanças nas relações trabalhistas provocando

Leia mais

Imperialismo. Estudo dos Capítulos 9 e 10 da obra Economia Política: uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política

Imperialismo. Estudo dos Capítulos 9 e 10 da obra Economia Política: uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política Rosa Luxemburgo Vladimir Lênin Nikolai Bukharin capitalismo mobilidade e transformação atividade econômica desenvolvimento das forças produtivas

Leia mais

Eixo Temático: Política Social e Trabalho

Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL E AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO Juliana Carolina Jorge, juliana_carolina_jorge@outlook.com; Professora (Orientadora) Priscila Semzezem, priscilasemzezem@hotmail.com;

Leia mais

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD Ana Lúcia Monteiro Organização Internacional do Trabalho 28 de outubro de 2011 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1. O Conceito de Trabalho Decente 2. O compromisso

Leia mais

HISTORICIDADE DO MEIO 3 MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL

HISTORICIDADE DO MEIO 3 MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL HISTORICIDADE DO MEIO 3 MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO- INFORMACIONAL De 1950 em diante Características fundamentais: Planejamento / intensionalidade. Desenvolvimento da

Leia mais

EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA NA SITUAÇÃO DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO EM SÃO PAULO

EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA NA SITUAÇÃO DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO EM SÃO PAULO TRABALHO E CONSTRUÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAILO AGOSTO DE 2017 EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA NA SITUAÇÃO DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO EM SÃO PAULO A atual crise econômica abalou fortemente as conquistas

Leia mais

REFLEXÕES A PARTIR DO FILME DOIS DIAS, UMA NOITE. Prof. Dr. Radamés Rogério Universidade Estadual do Piauí

REFLEXÕES A PARTIR DO FILME DOIS DIAS, UMA NOITE. Prof. Dr. Radamés Rogério Universidade Estadual do Piauí REFLEXÕES A PARTIR DO FILME DOIS DIAS, UMA NOITE Prof. Dr. Radamés Rogério Universidade Estadual do Piauí SOBRE O FILME Título: Dois dias, uma noite Título original: Deux jours, une nuit Direção: Jean-Pierre

Leia mais

O PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

O PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) 1 O PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) 1. Introdução Carla Borges Ferreira 1 Edilson José Graciolli Temos testemunhado um contexto

Leia mais

Efeitos econômicos e sociais da crise no Brasil

Efeitos econômicos e sociais da crise no Brasil Formación Sindical sobre Empleo, Salarios y Piso básico de Protección Social 4 a 9 de Noviembre de 2010 México - Cancún Efeitos econômicos e sociais da crise no Brasil Efeitos econômicos e sociais da crise

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE PLC 38/2017: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho

CONSIDERAÇÕES SOBRE PLC 38/2017: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho CONSIDERAÇÕES SOBRE PLC 38/2017: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho DÉFICIT DEMOCRÁTICO A proposta contida no substitutivo em

Leia mais

XVII Fórum Presença ANAMT 2018

XVII Fórum Presença ANAMT 2018 XVII Fórum Presença ANAMT 2018 Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017): Impactos e Perspectivas um ano depois (foco: emprego e desemprego) Ildeberto Muniz de Almeida (versão modificada, ampliada, de arquivo

Leia mais

Supporting the Transition from Education to Employment of Youth at Risk. IO1 - Task 1: Current situation investigation Report in Portuguese

Supporting the Transition from Education to Employment of Youth at Risk. IO1 - Task 1: Current situation investigation Report in Portuguese Supporting the Transition from Education to Employment of Youth at Risk IO1 - Task 1: Current situation investigation Report in Portuguese 10. Conclusões e Recomendações Esta investigação obteve resultados

Leia mais

Alguns Dados sobre o Trabalho Intermitente no Reino Unido Marcelo Zero. 3. Contudo, os dados mostram uma realidade bem diferente.

Alguns Dados sobre o Trabalho Intermitente no Reino Unido Marcelo Zero. 3. Contudo, os dados mostram uma realidade bem diferente. Alguns Dados sobre o Trabalho Intermitente no Reino Unido Marcelo Zero 1. O trabalho intermitente, também chamado de zero-hours contract, vem sendo bastante debatido, especialmente no Reino Unido da Grã-

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO Adam Smith: divisão do trabalho, produtividade e custos David Ricardo: vantagens comparativas Malthus: controle demográfico Marx: mais-valia e crises capitalistas Marx:

Leia mais

TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O TRABALHO DIGNO, A JUSTIÇA SOCIAL E O FUTURO DO TRABALHO OIT: MISSÃO Desenvolve o seu trabalho no âmbito da redução da

Leia mais

Controvérsias sobre reformas trabalhistas. José Pastore Universidade de São Paulo

Controvérsias sobre reformas trabalhistas. José Pastore Universidade de São Paulo Controvérsias sobre reformas trabalhistas José Pastore Universidade de São Paulo 10-05-2017 Ceticismo sobre as reformas trabalhistas - 1 OIT, The changing nature of jobs, 2015 Regras rígidas e proteção

Leia mais

JOSÉ DARI KREIN. "A Reforma Trabalhista: precarização do trabalho e comprometimento das fontes de financiamento da seguridade social"

JOSÉ DARI KREIN. A Reforma Trabalhista: precarização do trabalho e comprometimento das fontes de financiamento da seguridade social JOSÉ DARI KREIN "A Reforma Trabalhista: precarização do trabalho e comprometimento das fontes de financiamento da seguridade social" Introdução O significado da Reforma Trabalhista e suas conexões com

Leia mais

A inserção do negro no mercado de trabalho no Distrito Federal

A inserção do negro no mercado de trabalho no Distrito Federal PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NO DISTRITO FEDERAL A inserção do negro no mercado de trabalho no Novembro de 2011 A discussão sobre trabalho decente, capitaneada pela Organização Internacional do Trabalho

Leia mais

A SOCIEDADE SALARIAL EM CRISE: A NOVA QUESTÃO SOCIAL

A SOCIEDADE SALARIAL EM CRISE: A NOVA QUESTÃO SOCIAL A SOCIEDADE SALARIAL EM CRISE: A NOVA QUESTÃO SOCIAL Disciplina: Trabalho, Sociedade e Desigualdades Professor: Francisco E. B. Vargas Instituto de Filosofia, Sociologia e Política IFISP/UFPel - 2013/2

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO Unidade 3. Empregados e Empregadores. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO Disciplina Direito do Trabalho I Prof. Amauri Cesar Alves 1. Empregado:

Leia mais

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque Desenvolvimento Capitalista e Questão Social Profa. Roseli Albuquerque Nesta aulas estudaremos grandes temas para a área do Serviço Social, são eles: - Questão Social; - Neoliberalismo; - Estrutura e Superestrutura.

Leia mais

Condições laborais dos emigrantes e imigrantes

Condições laborais dos emigrantes e imigrantes Condições laborais dos emigrantes e imigrantes Imigrantes Portugueses 1 Os portugueses que estão alegadamente a ser vítimas de exploração laboral na Holanda são jovens à procura do primeiro emprego ou

Leia mais

Ementa. Conteúdo Programático. Eduardo Joukhadar. Apresentação. Bibliografia Básica. Printed with FinePrint - purchase at

Ementa. Conteúdo Programático. Eduardo Joukhadar. Apresentação. Bibliografia Básica. Printed with FinePrint - purchase at Ementa O Gestor Organizacional: novos desafios. Tecnologias de Gestão. Ferramentas de Gestão. Novas demandas. 31/01/2009 1 5 Conteúdo Programático. Ciências Contábeis 1. DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO

Leia mais

Fluxos migratórios e estrutura da. população. IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016

Fluxos migratórios e estrutura da. população. IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016 Fluxos migratórios e estrutura da população IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016 O que leva uma pessoa a migrar? Todas as migrações ocorrem livremente?

Leia mais

CIP - Europa Laboral em Síntese

CIP - Europa Laboral em Síntese CIP - Europa Laboral em Síntese Nº 5 janeiro de 2015 DESTAQUES Relatório sobre o emprego e desenvolvimentos sociais na Europa (2014) A Comissão Europeia publicou, em janeiro, o seu relatório sobre o emprego

Leia mais

Os impactos socioeconômicos da ampliação dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores doméstios. Brasília. Maio/2011

Os impactos socioeconômicos da ampliação dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores doméstios. Brasília. Maio/2011 Os impactos socioeconômicos da ampliação dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores doméstios Arnaldo Lima Coordenador-Geral de Políticas Sociais da SPE/MF Brasília Maio/2011 1 Roteiro da Apresentação

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 10/14/17 4:40 PM 13.10.2017 1 CRESCIMENTO, EMPREGO E CONSOLIDAÇÃO ORÇAMENTAL Défice 2016 2,0 2017 1,4 1 2018 1,0 0.9 0.8 0.7 0.6 0.5 Dívida Pública

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 9/XIII REDUZ O HORÁRIO DE TRABALHO PARA AS 35 HORAS SEMANAIS

PROPOSTA DE LEI N.º 9/XIII REDUZ O HORÁRIO DE TRABALHO PARA AS 35 HORAS SEMANAIS PROPOSTA DE LEI N.º 9/XIII REDUZ O HORÁRIO DE TRABALHO PARA AS 35 HORAS SEMANAIS A progressiva redução do horário de trabalho, sem redução dos salários e de outros direitos legais e contratuais adquiridos,

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 13.10.2017 13/10/2017 22:49:53 1 Um orçamento para preservar e projetar um futuro com confiança e com previsibilidade. CRESCIMENTO, EMPREGO E CONSOLIDAÇÃO

Leia mais

09/08/2013. Educação e Trabalho como práticas sociais. Eixo III - EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Trabalho

09/08/2013. Educação e Trabalho como práticas sociais. Eixo III - EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Trabalho Educação e Trabalho como práticas sociais Eixo III - EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE Prof. Me. Jeferson Gonzalez Trabalho Transformação

Leia mais

Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores. - Maio de D I E E S E / Rede Bancários

Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores. - Maio de D I E E S E / Rede Bancários Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores - Maio de 2018 - D I E E S E / Rede Bancários 1 2 A Reforma se fundamenta em reduzir a proteção institucional aos trabalhadores, por parte do Estado

Leia mais

Subsistência do critério da atividade-fim do tomador de serviço para declarar a licitude ou ilicitude da terceirização

Subsistência do critério da atividade-fim do tomador de serviço para declarar a licitude ou ilicitude da terceirização FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS Filiada à Subsistência do critério da atividade-fim do tomador de serviço para declarar a licitude ou ilicitude da terceirização Audiência Pública Terceirização de Mão-de-Obra

Leia mais

Mais e melhores empregos nos serviços de apoio domiciliário

Mais e melhores empregos nos serviços de apoio domiciliário Mais e melhores empregos nos serviços de apoio domiciliário Robert Anderson Seminário: Apoio domiciliário e trabalho doméstico: perspetivas de emprego 29 de novembro de 2013, Lisboa Panorâmica Os profissionais

Leia mais

O que curou o Sick man of Europe? - Agenda 2010 e as medidas Hartz!?

O que curou o Sick man of Europe? - Agenda 2010 e as medidas Hartz!? O que curou o Sick man of Europe? - Agenda 2010 e as medidas Hartz!? Estrutura - Qual a situação económica alemã em 2002/3? - Necessidade de actuação o Porquê? - Definições: Agenda 2010 e Hartz - Medidas

Leia mais

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado;

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DAS INDÚSTRIAS 1 Atividade Industrial É a base do desenvolvimento econômico mundial desde o século XVIII; Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; Séc.

Leia mais

Melhoria no mercado de trabalho não garantiu igualdade de condições às mulheres

Melhoria no mercado de trabalho não garantiu igualdade de condições às mulheres A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE MARÇO 2013 Melhoria no mercado de trabalho não garantiu igualdade de condições às mulheres De maneira geral, as mulheres

Leia mais

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE?

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? Nildo Viana Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia; Autor de diversos livros, entre os quais, O Capitalismo na Era

Leia mais

Sendo esta a minha primeira intervenção neste plenário, não poderia deixar de cumprimentar de forma

Sendo esta a minha primeira intervenção neste plenário, não poderia deixar de cumprimentar de forma Excelentíssima Senhora Presidente, da Assembleia, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo Regional, Senhoras e Senhores Membros do Governo. Sendo esta a minha primeira intervenção neste

Leia mais

MERCADO ÚNICO DE SERVIÇOS. Paulo Simões Diretor de Serviços do Comércio, Serviços e Restauração Direção-Geral das Atividades Económicas

MERCADO ÚNICO DE SERVIÇOS. Paulo Simões Diretor de Serviços do Comércio, Serviços e Restauração Direção-Geral das Atividades Económicas MERCADO ÚNICO DE SERVIÇOS Paulo Simões Diretor de Serviços do Comércio, Serviços e Restauração Direção-Geral das Atividades Económicas Benefícios do Mercado Único: Estimular o crescimento; Promover a competitividade

Leia mais

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO Refere-se ao surgimento de novas formas de trabalho a partir de um processo de mudanças estruturais no capitalismo, que procura garantir competitividade às empresas por meio da

Leia mais

O mundo do trabalho ontem e hoje

O mundo do trabalho ontem e hoje O mundo do trabalho ontem e hoje 1 O Mundo do Trabalho Ontem Décadas de 1940-70 Hoje A partir de meados da década de 80 1 Relações empresa-empregado Ontem Antigo contrato de trabalho Hoje Novo contrato

Leia mais

INCENTIVOS FISCAIS PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS JOZÉLIA NOGUEIRA

INCENTIVOS FISCAIS PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS JOZÉLIA NOGUEIRA INCENTIVOS FISCAIS PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS JOZÉLIA NOGUEIRA POLÍTICA FISCAL A Política Fiscal é um instrumento fundamental para alcançar um crescimento econômico inclusivo e com maior igualdade E com

Leia mais

Nível de Atividade e Expectativas da Indústria Fluminense

Nível de Atividade e Expectativas da Indústria Fluminense Nível de Atividade e Expectativas da Indústria Fluminense Diretoria de Desenvolvimento Econômico - DDE Gerência de Pesquisas e Estatística - GPE Gerência de Estudos Econômicos - GEE Dezembro 2014 Sumário

Leia mais

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO Prof. Dr. Ricardo Lara Departamento de Serviço Social Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. CRISE DO CAPITAL Sistema sociometabólico do

Leia mais

A reforma da previdência e a vida das mulheres

A reforma da previdência e a vida das mulheres A reforma da previdência e a vida das mulheres O governo Temer e seus ministros têm anunciado em alto e bom som que irão mudar as regras da seguridade social, o que pode acabar com a possibilidade de muitos

Leia mais

SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL DO RS

SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL DO RS SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL DO RS Conforme Art. 7º, inc. IV da Constituição Federal de 1988, o Salário Mínimo deve atender as necessidades básicas do trabalhador e de sua família, como moradia, educação, saúde,

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa URBANIZAÇÃO (p. 225-227) URBANIZAÇÃO (p. 225-227) URBANIZAÇÃO (p. 225-227) URBANIZAÇÃO (p. 225-227) ENVELHECIMENTO POPULACIONAL (p. 228-232) ENVELHECIMENTO POPULACIONAL (p. 228-232) ENVELHECIMENTO POPULACIONAL

Leia mais

Concepção de Educação e Trabalho

Concepção de Educação e Trabalho http://www.pcdiga.net/showthread.php?t=19011 Disciplina: Concepção de Educação e Trabalho Prof. Cleito Pereira dos Santos O Trabalho na Teoria Marxista Diego Rivera Particolare Detroit Industry 1932 Conceituando

Leia mais

TRABALHADORES EDUCANDO TRABALHADORES PARA O SOCIALISMO

TRABALHADORES EDUCANDO TRABALHADORES PARA O SOCIALISMO TRABALHADORES EDUCANDO TRABALHADORES PARA O SOCIALISMO CURSO SAÚDE DO TRABALHADOR: AS CIPAs COMO INSTRUMENTO A SERVIÇO DA CLASSE TRABALHADORA Outubro de 2009 Programação 1) Crise Econômica e Saúde 2) Por

Leia mais

Sobre esta apresentação

Sobre esta apresentação Produção em Rede Sobre esta apresentação 2008 Vicente Aguiar O Conteúdo desta apresentação está licenciado sob a Licença Creative Atribuição-Uso Não- Comercial Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil

Leia mais

GRÁFICO 1 PRODUTIVIDADE DO TRABALHO NO PERÍODO E PRODUTIVIDADE MULTIFACTORIAL NO PERIODO

GRÁFICO 1 PRODUTIVIDADE DO TRABALHO NO PERÍODO E PRODUTIVIDADE MULTIFACTORIAL NO PERIODO A OCDE acabou de apresentar o seu relatório sobre Portugal referente ao ano de 2008. Esta organização que agrupa 36 países, e que gosta de se apresentar como uma organização independente, neutral e com

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO ORIGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO A industrialização é baseada numa economia de mercado e numa sociedade de classes. ECONOMIA DE MERCADO (CAPITALISTA) O mercado consiste

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 744/XIII

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 744/XIII PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 744/XIII Recomenda ao Governo que desenvolva um programa específico de qualificação para desempregados de longa duração com 45 ou mais anos de idade O desemprego é uma preocupação

Leia mais

PROVA 1º BIMESTRE (2011) Correção das Questões

PROVA 1º BIMESTRE (2011) Correção das Questões PROVA 1º BIMESTRE (2011) Correção das Questões 1. (a) Tendo como referência o ponto de vista do professor Milton Santos, apresente e explique as três globalizações do mundo atual. Sob a ótica de Milton

Leia mais

RESOLUÇÃO UGT REIVINDICA DIMENSÃO SOCIAL NO PROGRAMA DE GOVERNO

RESOLUÇÃO UGT REIVINDICA DIMENSÃO SOCIAL NO PROGRAMA DE GOVERNO RESOLUÇÃO UGT REIVINDICA DIMENSÃO SOCIAL NO PROGRAMA DE GOVERNO As eleições legislativas, ao darem maioria absoluta ao Partido Socialista, criaram condições de estabilidade e governabilidade. O Governo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Noção de trabalho Formas e modelos de organização do trabalho Atualidades e perspectivas

DIREITO DO TRABALHO. Noção de trabalho Formas e modelos de organização do trabalho Atualidades e perspectivas DIREITO DO TRABALHO Noção de trabalho Formas e modelos de organização do trabalho Atualidades e perspectivas O trabalho é forma de relação entre os homens em sociedade e a natureza. é a essência do homem,

Leia mais

Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane Sousa Trindade 2 Aline Farias Fialho 3

Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane Sousa Trindade 2 Aline Farias Fialho 3 A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA: O CASO DOS ESTUDANTES DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA DO CENTRO EDUCACIONAL DE BARRA DO CHOÇA- BA Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane

Leia mais

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente do Estado de Santa Catarina Camboriú, 31 de outubro de 2011 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. O conceito de

Leia mais

MULHERES TRABALHADORAS EM LUTA MERCADO DE TRABALHO: AVANÇOS E PERMANÊNCIAS BRASÍLIA, 4 DE JULHO DE 2016

MULHERES TRABALHADORAS EM LUTA MERCADO DE TRABALHO: AVANÇOS E PERMANÊNCIAS BRASÍLIA, 4 DE JULHO DE 2016 MULHERES TRABALHADORAS EM LUTA MERCADO DE TRABALHO: AVANÇOS E PERMANÊNCIAS BRASÍLIA, 4 DE JULHO DE 2016 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD-IBGE) indicou que, em

Leia mais

SETOR DE ATIVIDADES, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA. Movimento, dinâmica, emergência e inovação influenciam? Toda empresa funciona numa rede

SETOR DE ATIVIDADES, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA. Movimento, dinâmica, emergência e inovação influenciam? Toda empresa funciona numa rede GESTÃO DA INOVAÇÃO PROF. ME. ÉRICO PAGOTTO SETOR DE ATIVIDADES, TAMANHO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Quais são as leis que regem o mercado? Movimento, dinâmica, emergência e inovação influenciam? Toda empresa

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 215/XIII/1.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 215/XIII/1.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 215/XIII/1.ª Repõe o regime de férias na função pública, designadamente o direito a 25 dias de férias anuais e majorações de dias de férias

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

DIREITO DO TRABALHO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS DIREITO DO TRABALHO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Prof Vilmar Antonio da Silva O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? 2 DIREITO DO TRABALHO:

Leia mais

Planos de Saúde. Unimed CNU Salvador e Região Metropolitana. Plantão de Vendas

Planos de Saúde. Unimed CNU Salvador e Região Metropolitana. Plantão de Vendas Planos de Saúde Unimed CNU Salvador e Região Metropolitana Plantão de Vendas 71-98511-7007 01 Planos Empresariais UNIMED CNU Estilo, Absoluto Nacional Clássico Regional 02 Superior, Exclusivo CENTRAL NACIONAL

Leia mais

Excelência em Auditoria e Consultoria

Excelência em Auditoria e Consultoria Excelência em Auditoria e Consultoria Wanderlei Costa Ferreira e Marco Antonio Sanson Alternativas Legais de Alterações nos Contratos de Trabalho em Tempos de Crise Durante o mês de janeiro acompanhamos

Leia mais

1ª Revolução Industrial

1ª Revolução Industrial Modelos de Administração da Produção Evolução dos Sistemas de Produção A Revolução Industrial trouxe uma produção acelerada, porém faltava organização e método. (Frederick Taylor 1856-1915) (Henry Ford

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 608/XIII/3.ª. Exposição de Motivos

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 608/XIII/3.ª. Exposição de Motivos PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 608/XIII/3.ª Repõe o regime de férias na função pública, designadamente o direito a 25 dias de férias anuais e majorações de dias de férias

Leia mais

Reforma da Previdência prejudica mais as mulheres e beneficia os bancos

Reforma da Previdência prejudica mais as mulheres e beneficia os bancos A proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Temer ao Congresso Nacional conhecida como PEC 287 tem consequências muito mais profundas e dramáticas do que o trabalhador pode imaginar. Trata-se

Leia mais

Atualização Trabalhista e Previdenciária

Atualização Trabalhista e Previdenciária CURSO Atualização Trabalhista e Previdenciária Com análise da implantação do esocial e alterações da Reforma Trabalhista Orientadoras Érica Nakamura Advogada; consultora da CPA; conferencista; instrutora;

Leia mais

Observatório Pedagógico. Carlos Farinha Rodrigues

Observatório Pedagógico. Carlos Farinha Rodrigues Observatório Pedagógico O Impacto das Políticas de Austeridade na Desigualdade e na Pobreza: Portugal 2010-2014 Carlos Farinha Rodrigues ISEG / Universidade de Lisboa carlosfr@iseg.utl.pt Objectivos: Contribuir

Leia mais

Transformações recentes no mundo do trabalho

Transformações recentes no mundo do trabalho Unidade 2 Transformações recentes no mundo do trabalho Estrutura social Padrão de organização social A A posição que ocupamos na sociedade obedece a um padrão Todos temos um lugar específico dentro da

Leia mais

Construção Civil Conceitos Gerais

Construção Civil Conceitos Gerais Construção Civil Conceitos Gerais O que é um Canteiro de Obra? (Parte 1) (NR-18) Área fixa reservada de trabalho temporário, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução de uma obra. (NB-1367)

Leia mais

Desenvolvimento Econômico com Oferta Ilimitada de Mão de Obra: O Modelo de Lewis (1954)

Desenvolvimento Econômico com Oferta Ilimitada de Mão de Obra: O Modelo de Lewis (1954) Desenvolvimento Econômico com Oferta Ilimitada de Mão de Obra: O Modelo de Lewis (1954) José Luis Oreiro Departamento de Economia Universidade de Brasília Desenvolvimento... Economistas clássicos (Smith,

Leia mais

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Autoras: Izamara Nunes Sousa. Mestranda do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (UEMA). e-mail:

Leia mais

Mais de 50 propostas para tornar. As empresas mais competitivas A economia mais produtiva O País mais atrativo

Mais de 50 propostas para tornar. As empresas mais competitivas A economia mais produtiva O País mais atrativo Mais de 50 propostas para tornar As empresas mais competitivas A economia mais produtiva O País mais atrativo Por que razão o país tem de apostar na produtividade? Enquadramento A produtividade é uma variável

Leia mais

2.6 Relações de Trabalho

2.6 Relações de Trabalho Por que Relações de Trabalho? No Brasil, o sistema legal e institucional que rege o mercado de trabalho é defasado, rígido e juridicamente inseguro, o que compromete a competitividade das empresas e o

Leia mais

Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia

Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia 3ª Jornada de Serviço Social do INCA Direitos Sociais e Integralidade em Saúde Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia Letícia Batista Silva Assistente Social HCII/INCA Rio de Janeiro, 1 de julho

Leia mais

A reforma trabalhista e os servidores públicos. Cacau Pereira

A reforma trabalhista e os servidores públicos. Cacau Pereira A reforma trabalhista e os servidores públicos Cacau Pereira OUTUBRO / 2017 A reforma trabalhista e os servidores públicos Muitos servidores têm questionado se a Lei 13467/2017, conhecida como reforma

Leia mais

Participação nos Lucros? Mas de onde vem o lucro?

Participação nos Lucros? Mas de onde vem o lucro? ILAESE Luci Praun Participação nos Lucros? Mas de onde vem o lucro? Decomposição do trabalho do produtor Trabalho necessário sustento do produtor Trabalho excedente Subproduto social do trabalho (não destinado

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO MEDICO E O MODELO ECONÔMICO VIGENTE POR Dr. JOSÉ ERIVALDER G. DE OLIVEIRA

MERCADO DE TRABALHO MEDICO E O MODELO ECONÔMICO VIGENTE POR Dr. JOSÉ ERIVALDER G. DE OLIVEIRA MERCADO DE TRABALHO MEDICO E O MODELO ECONÔMICO VIGENTE POR Dr. JOSÉ ERIVALDER G. DE OLIVEIRA Especialista em Medicina do Trabalho e Ergonomia Secretario Geral da Federação Nacional dos Médicos Fenam Presidente

Leia mais

Ricardo Antunes Giovanni Alves(1999, 2004) Lúcia Bruno (1996) Frigotto (2001) Sujeitos da EJA/Goiânia-GO (2008)

Ricardo Antunes Giovanni Alves(1999, 2004) Lúcia Bruno (1996) Frigotto (2001) Sujeitos da EJA/Goiânia-GO (2008) Ricardo Antunes Giovanni Alves(1999, 2004) Lúcia Bruno (1996) Frigotto (2001) Sujeitos da EJA/Goiânia-GO (2008) A dimensão ontológica do envolvimento do trabalho O significado da essência do envolvimento

Leia mais