SOCIEDADE (Limitada, em nome coletivo, comandita simples e comandita por ações)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOCIEDADE (Limitada, em nome coletivo, comandita simples e comandita por ações)"

Transcrição

1 AULA 4 ASSUNTO: SOCIEDADE (Limitada, em nome coletivo, comandita simples e comandita por ações) Caro aluno, hoje daremos início a nossa 4ª aula de Direito Societário. O tema que abordaremos é bastante extenso. Entretanto, farei o possível para apresentar a você o conteúdo de forma didática e esquematizada. Bom, vamos então continuar nossa caminhada... DA SOCIEDADE LIMITADA CARACTERÍSTICAS: Trata-se de sociedade contratual: Assim, confere aos seus sócios uma maior liberdade, quando da feitura do contrato social, o que não ocorre por exemplo, com a sociedade anônima, que é regida por um estatuto, que precisa obedecer às exigências da lei que é extremamente rígida com as regras desse tipo de sociedade. Logo, a sociedade limitada é uma sociedade contratual, em que, salvo as regras impostas pela lei, permite aos sócios contratar de acordo com suas vontades. Conferem aos seus sócios responsabilidade limitada.

2 Assim, cada um responde até o valor das suas quotas, o que quer dizer, que o máximo que pode acontecer é perder aquilo que investiu na sociedade. Entretanto, na sociedade limitada, a ausência de integralização do capital social acarretará aos sócios responsabilidade solidária quanto ao valor que falta para integralizar. Ilustremos: Suponha-se que Ana, Maria e João constituam uma sociedade limitada. O capital social dessa sociedade será de ,00, e cada sócio subscreveu ,00. Ocorre que Ana fora a única que não integralizou o capital. Em regra, Maria e João não correm risco de perder nada além dos investidos na empresa. Contudo, como o capital não está totalmente integralizado, tanto João, quanto Maria serão responsáveis pela integralização da quota parte subscrita por Ana. Logo, os outros dois sócios correm o risco de perder o que investiu e ainda , referente à quantia não integralizada por Ana. Costuma-se dizer que: Na sociedade limitada, a ausência de integralização do capital social por um dos sócios, gera responsabilidade limitada aos sócios desta sociedade, ainda que já tenham integralizado a sua quota parte, até o limite que falta para integralizar.

3 Aplicação de forma subsidiária das regras da sociedade simples pura. Segundo o artigo 1.053, na omissão das regras próprias para a sociedade limitada, faz-se uso de forma subsidiária das regras da sociedade simples. Da possibilidade da aplicação supletiva das regras da sociedade anônima. O legislador conferiu a faculdade da sociedade limitada fazer uso de forma supletiva das regras da sociedade anônima, desde que compatível com esse tipo societário. Entende-se como supletiva, quando o contrato social não disser respeito ao assunto, bem como quando as regras da sociedade simples não versarem sobre a matéria. Nesse caso, será possível recorrer às regras que balizam a sociedade anônima. Não custa lembrar, que para se fazer uso de forma supletiva dos ditames da lei S.A, é necessário cláusula expressa nesse sentido. Logo, só é possível recorrer à lei 6.404, se o contrato social dispuser que tal legislação regerá supletivamente a sociedade. DO CONTRATO SOCIAL O contrato social da sociedade limitada também é chamado de contrato plurilateral, visto que várias pessoas podem tomar parte desse contrato e há a presença do affectio societatis.

4 E o affectio societatis, que é? Meu aluno, tal característica encontra-se presente quando uma sociedade é constituída por pessoas que confiam umas nas outras. Há uma certa afinidade entre os contratantes. Tanto sim, que se houver a quebra desse afeto briga entre os sócios poderá haver a extinção da sociedade limitada, visto que esta se tornará inexeqüível por conta da quebra do affectio societatis. Já é sabido que a sociedade limitada pode ser uma sociedade empresária ou uma sociedade simples. Assim, quando empresária, deverá realizar seu registro na junta comercial. Se simples, deverá realizar seu registro no RCPJ. Como na sociedade simples, poderá a sociedade limitada ter como sócios pessoas físicas ou jurídicas. Ilustremos: Imagine que Ana e João sejam sócios da sociedade Alfa. Beta é uma sociedade que tem como sócios Júlia e Alfa. Logo, não se pode dizer que Ana e João são sócios de Beta. É a sociedade deles que é sócia de Beta.

5 Às sociedades que participam do capital social de uma sociedade, podemos chamar de holding. Logo, de acordo com o exemplo acima, a sociedade Alfa é uma holding. A holding poderá ser: Pura: quando seu objeto é apenas participar do capital social de outras sociedades. Mista: quando além de participar do capital social de outra sociedade, também explora determinada atividade. Do impedido e do incapaz: Conforme demonstrado na aula anterior, não poderá o impedido ou o incapaz inscrever-se como empresário individual. Quanto ao incapaz, vimos que há duas exceções: incapacidade superveniente ou sucessão. Assim, em regra, o incapaz não poderá ser empresário individual, ressalvadas as duas situações trazidas pelo legislador. Tal impedimento não alcança as sociedades, visto que não são os sócios quem desenvolvem a atividade, mas a sociedade, pessoa jurídica. Logo, ela é quem é a empresária. Para ser sócio, não há qualquer proibição quanto ao impedido, o que não se permite é que ele seja o administrador da sociedade. Assim, é possível que um servidor público seja sócio, desde que não seja ele o administrador dessa sociedade.

6 Quanto ao incapaz, o legislador, embora tenha permitido a sua participação no capital social, trouxe algumas exigências: Deverá ser representado ou assistido; Não poderá ser nomeado administrador ( visto que essa atividade é personalíssima, não sendo possível a delegação de todos os atos de administração); O capital da sociedade deverá estar totalmente integralizado (isso porque na sociedade limitada, a ausência de integralização do capital por um dos sócios, gera responsabilidade solidária de todos os sócios, ainda que já tenham integralizado a sua quota parte) Nome social: poderá a sociedade adotar firma ou denominação. Do capital social: O capital social é a soma das contribuições dos sócios, para que a sociedade desenvolva seu objeto social. Pode ser usado para a integralização do capital: dinheiro ou bens suscetíveis de avaliação pecuniária (bens móveis, imóveis, semoventes, materiais ou imateriais) O capital social deste tipo societário só poderá ser aumentado se estiver totalmente integralizado. (trata-se de regra específica da sociedade limitada, que não encontra disposição no regramento da sociedade simples. Quanto a esta, o legislador não delineou as hipóteses de aumento ou diminuição do capital social) Se houver aumento, os sócios terão preferência para a aquisição das novas quotas, na medida da sua participação no capital social. Esse direito poderá ser cedido a terceiro, desde que não haja a oposição de mais de ¼ do capital. A manifestação quanto a preferência precisa ser apresentada

7 em 30 dias, a contar da deliberação sobre o aumento de capital. Já as hipóteses de redução do capital podem ocorrer nas seguintes situações: a) Depois de integralizado, se houver perdas irreparáveis; b) Se excessivo em relação ao objeto social da sociedade. A diminuição do capital por excesso de capital poderá ser impugnada, no prazo de 90 dias, pelo credor quirografário. O capital social será dividido em quotas que poderão ser iguais ou diferentes. Quando integralizado com bens, estes deverão ser avaliados e todos os sócios responderão por essa avaliação pelo prazo de 5 anos. Apesar do capital social poder ser dividido em quotas diferentes, não se permite a divisão de uma quota, ou seja, dois proprietários para uma quota. Entretanto, o parágrafo 1º, do artigo 1.056, dispõe que em caso de transferência será possível estabelecer um condomínio de quotas. Nesse caso, a quota terá mais de um dono, estabelecido pelo condomínio, mas perante a sociedade apenas um aparecerá. Os condôminos de quota indivisa responderão solidariamente pela integralização da respectiva quota. Ilustremos:

8 DO SÓCIO REMISSO Meu aluno, você já sabe o que é sócio remisso, mas vamos relembrar? Remisso é o sócio que subscreveu, mas não integralizou o capital social, depois de notificado e passado o curso de 30 dias da notificação. Podemos esquematizar as consequências do sócio remisso na sociedade limitada da seguinte maneira: a) Purgar a mora e indenizar a sociedade b) Sofrer cobrança judicial c) Exclusão do quadro societário nesse caso, é possível transferir as quotas do remisso a terceiros ou aos sócios ou ainda, se assim não for feito, deverá haver redução do capital social. DA ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE Aplica-se à administração de sociedade limitada, as regras da sociedade simples, salvo as especificidades apresentadas a diante: Assim como na sociedade simples, a atividade do administrador é personalíssima. Entretanto, poderá constituir mandatários com poderes específicos para determinados atos. Se o contrato da sociedade limitada dispõe que todos os sócios administrarão a sociedade, a entrada posterior de novo sócio, não

9 estende a este a competência administrativa. Assim dispõe o artigo 1.061, parágrafo único. Assim como na sociedade simples, podem ser administradores sócios ou não. Quanto à nomeação, observe o quórum específico de forma esquematizada: Quanto à responsabilidade dos administradores, aplicaremos as regras já apresentadas quando do estudo da sociedade simples. O administrador nomeado em ato separado, deverá averbar a sua nomeação à margem da inscrição da sociedade. Todos os atos praticados pelo administrador antes da respectiva averbação serão de responsabilidade pessoal e solidária com a sociedade. Quanto à responsabilidade pelos atos praticados pelos administradores, apliquemos aqui as mesmas regras da sociedade simples. No mais, aplicaremos as regras da sociedade simples. DA DISTRIBUIÇÃO DOS RESULTADOS Caberá aos sócios prever a forma de participação de cada um no contrato social. Entretanto, em caso de omissão contratual, aplicar-se-à a regra do disposto no artigo 1.007, CC: salvo estipulação em contrário, o sócio participa dos lucros e das perdas, na proporção das respectivas quotas, mas aquele cuja

10 contribuição consistir em serviços, somente participa dos lucros na proporção da média do valor das quotas Quanto a parte que fala do sócio que presta serviços (sócio de indústria), não há aplicação na sociedade limitada, por conta da proibição disposta no artigo 1.055, parágrafo 2º do CC: de serviços É vedada a contribuição que consista em prestação Regra específica da sociedade limitada, constante no artigo do CC, dispõe que os sócios serão obrigados à reposição dos lucros e das quantias retiradas, a qualquer título, ainda que autorizadas pelo contrato, quando tais lucros ou quantias forem distribuídas em prejuízo do capital. DA RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS A responsabilidade dos sócios é restrita às suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital. Isso significa dizer que em regra, o máximo que o sócio venha perder é aquilo que investiu. Entre os sócios e a sociedade há uma barreira, e os bens pessoais dos sócios não responderão pelos riscos da atividade. Não obstante, se algum sócio deixar de integralizar a sua quota parte, os demais sócios terão responsabilidade pelo valor que falta para integralizar o capital, ainda que já tenham integralizado a sua respectiva quota. Logo, essa barreira cairá por terra, havendo agora uma ponte de acesso aos bens pessoais dos sócios, até o valor que falta para integralizar.

11 Ilustremos: Flávia, Ana e João são sócios da sociedade limitada x. Flávia é a única sócia que não integralizou a sua quota. A sociedade tem como capital social o valor de 3 mil, dividido em 3 quotas de 1000 reais cada uma. Assim, em regra, o máximo que os sócios podem perder a princípio são os reais investidos. Como o capital não está integralizado, Ana e João além de perder investidos, poderão ter seu patrimônio social invadido até o valor que falta para integralizar, qual seja: reais. Logo, haverá uma ponte de acesso, que permitirá ao credor da sociedade a expropriar do patrimônio dos sócios em até Aquele que pagar poderá ingressar com ação de regresso contra o sócio que não integralizou. DA ALTERAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL: A alteração do contrato social se dará por ¾ do capital social. DO QUÓRUM PARA DELIBERAÇÃO: As deliberações serão tomadas pela assembleia, obrigatoriamente, quando a sociedade tiver mais de 10 sócios. Nas sociedades com até 10 sócios, a assembleia poderá ser substituída por reunião. Tanto a assembleia quanto a reunião poderão ser substituídas por um documento escrito, desde que haja decisão unânime de todos os sócios.

12 Os sócios poderão se fazer representar na assembleia por advogado, ou por outro sócio, mediante outorga de mandato com poderes específicos, devendo o instrumento ser levado a registro junto com a ata. Entrementes, nenhum sócio, por si, ou na condição de mandatário poderá votar em matéria que lhe diga respeito diretamente. Realizada a assembleia, a cópia autenticada da ata pelos administradores ou pela mesa, será nos 20 dias subsequentes à reunião arquivada no registro competente. As deliberações sociais tomadas de acordo com a lei e o contrato social vinculam todos os sócios, ainda que ausentes ou dissidentes. Entretanto, as deliberações que contrariarem a lei ou o contrato tornarão ilimitadamente responsávéis os sócios que expressamente aprovarem. A convocação da assembleia em regra é feita pelo administrador, podendo ser também feita por: a) Sócio quando o administrador retardar a convocação por mais de 60 dias nos casos previstos em lei ou no contrato; b) Titular de mais de 1/5 do capital social quando não atendido no prazo de oito dias pedido de convocação fundamentado; c) Pelo conselho fiscal, se houver atraso por parte dos administradores para convocação determinada por lei ou contrato, que supere 30 dias. Quanto ao quórum de instalação da assembleia, pra que a deliberação ocorrer será:

13 Na primeira chamada: ¾ do capital Na segunda chamada: qualquer número Agora, falaremos do quórum de deliberação, ou seja, aquele necessário para aprovar determinada questão: A sociedade limitada terá de realizar uma assembleia anual, pra tratar dos seguintes assuntos: Tomar as contas dos administradores Deliberar sobre o balanço patrimonial e de resultado econômico Designar administradores quando for o caso Tratar de qualquer assunto constante da ordem do dia Essa assembleia anual deve ser realizada nos quatro meses subsequentes ao término do exercício social. O artigo do CC tratou do direito de retirada ou direito de recesso, quando o sócio não concordar com:

14 Alteração do contrato; Fusão Incorporação Nesse caso, a sua quota parte será liquidada nos termos do artigo 1.031: Nos casos em que a sociedade se resolver em relação a um sócio, o valor da sua quota, considerada pelo montante efetivamente realizado, liquidar-se-à, salvo disposição contratual em contrário, com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado. Apresentada as contas dos administradores, a assembleia poderá: Não aprovar; Aprovar sem reserva as contas encontram-se de acordo com as atividades sociais; Aprovar com reservas algumas contas estão gerando dúvidas quanto a sua legitimidade. Caso as contas sejam aprovadas sem reserva, salvo erro, dolo ou simulação, afasta a responsabilidade dos membros do conselho fiscal e da administração. Constatada posteriormente que a conta aprovada apresentara os vícios acima, a assembleia que a aprovou deverá ser anulada. O prazo para anular a assembleia será de 2 anos, a contar da deliberação. DA CESSÃO DE QUOTAS SOCIAIS: O contrato social poderá prever se a transferência das quotas dependerá ou não da anuência dos demais sócios. Assim, no primeiro caso, teremos uma sociedade mais personalista. No segundo caso, teremos uma sociedade mais capitalista.

15 Caso o contrato seja omisso quanto à cessão de quotas, aplica-se a regra do artigo e do CC: Se a transferência se der a um outro sócio, não haverá a necessidade do consentimento dos demais sócios. Entretanto, se a transferência se der a terceiros, não poderá haver a oposição de mais de ¼ do capital. Ilustremos: Suponha-se que Rita, Ana, Bia e João são sócias de uma sociedade limitada, cujo capital total é de reais assim dividido: RITA 350 ANA 150 BIA 50 JOÃO 500 Sabe-se que ¼ de é 250. Assim, para que seja impedida a transferência das quotas do João a Pedro, detentores de mais de ¼ poderão se opor a essa transferência. Assim, se Ana e Bia se opuserem, a transferência poderá ser feita, visto que elas não alcançam juntas a superioridade de ¼ do capital, exigida para inibir a transferência. Entretanto, mesmo que Bia e Ana consintam, se Rita não consentir, a transferência não poderá ser realizada, visto que ela mesmo que sozinha, detém mais de ¼ do capital social. No caso de morte de um dos sócios, nada dispondo o contrato, faremos uso das regras da sociedade simples, que prevê que haverá a dissolução parcial da sociedade em relação a um sócio, com a liquidação da quota pertencente ao de cujus.

16 DO CONSELHO FISCAL Dispõe o artigo 1.066, CC: sem prejuízo da assembleia dos sócios, pode o contrato instituir conselho fiscal composto de 3 ou mais membros e respectivos suplentes, sócios ou não, residentes no país, eleitos na assembleia anual Não custa lembrar que o respectivo conselho é órgão facultativo. Entretanto, caso seja constituído, deverá apresentar a seguinte estrutura: Que 1/5 do capital (sócio minoritário) tenha o direito de eleger separadamente um conselheiro fiscal e seu suplente, Não podem fazer parte do conselho fiscal: a) Os impedidos b) Os membros dos demais órgãos da sociedade ou da sociedade controlada por ela; c) Os empregados de quaisquer delas ou dos administradores; d) Cônjuge ou parente dos administradores até o terceiro grau. Sua remuneração será fixada pela assembleia que os eleger. Quanto às suas funções, o artigo 1.069, em rol apenas exemplificativo, assim elenca: a) Examinar, ao menos trimestralmente, os livros e papéis da sociedade e o estado da caixa e da carteira, b) Lavrar no livro de atas os resultados dos exames, c) Apresentar à assembleia parecer sobre o balanço patrimonial e de resultado econômico, d) Denunciar crimes, fraudes ou erro, e propor providências, e) Convocar a assembleia, se a diretoria retardar por mais de 30 dias a convocação anual ou sempre que ocorrerem motivos graves

17 A responsabilidade dos conselheiros fiscais são as mesmas dos administradores. DA EXCLUSÃO EXTRAJUDICIAL DE SÓCIO MINORITÁRIO Por conta do princípio da preservação da empresa, é possível a exclusão de um sócio da sociedade, devido a quebra do affectio societatis de apenas um dos sócios. Assim, mais fácil será retirá-lo do que extinguir a sociedade por inexequibilidade. Logo, é possível a exclusão de sócio minoritário, a ser decidida por maioria absoluta do capital social. Se o contrato social não dispuser sobre isso, somente será possível a exclusão judicial. Observe o disposto no artigo 1.085, parágrafo único: A exclusão somente poderá ser determinada em reunião ou assembleia especialmente convocada para esse fim, ciente o acusado em tempo hábil para permitir seu comparecimento e o exercício do direito de defesa. Cabe salientar, querido aluno, que ao prever o quórum de maioria absoluta para a exclusão do sócio de forma extrajudicial, deixou claro o código, que não haverá a possibilidade de exclusão de sócio majoritário. Este, somente poderá ser excluído judicialmente.

18 Para se efetivar a exclusão serão necessários os seguintes requisitos: O sócio está pondo em risco a continuidade da empresa; Previsão no contrato no que tange á exclusão por justa causa; Que o sócio seja minoritário (não detentor da maioria do capital); Convocação de assembleia ou reunião especial; Ciência antecipada, que lhe garanta a oportunidade de defesa. DA SOCIEDADE EM NOME COLETIVO Como já demonstrado na aula passada, trata-se de sociedade que pode ser do tipo empresária ou simples. A principal característica é quanto a responsabilidade dos sócios, que será ilimitada. Somente pessoas físicas podem participar do capital social dessa sociedade. O artigo do CC dispõe que: Sem prejuízo da responsabilidade perante terceiros, podem os sócios, no ato constitutivo ou por unânime convenção posterior, limitar entre si a responsabilidade de cada um. Explicando melhor o dispositivo, podemos concluir que: A responsabilidade dos sócios além de ser ilimitada é solidária: assim, entende-se o seguinte: um sócio com apenas 10% do capital, que acaba sendo executado, poderá ingressar com ação de regresso. Entretanto, como a responsabilidade é solidária, a dívida não será repartida de acordo com as quotas, mas em partes iguais. Logo, o outro sócio pagará metade da dívida, apesar de ser detentor de 90% do capital. O que o legislador fez foi possibilitar que os sócios limitem essa responsabilidade de acordo com suas quotas: no exemplo anterior, a ação de regresso contra o outro sócio seria de 90% do valor da dívida. Para que seja afastada a solidariedade, faz-se necessário disposição expressa no contrato social ou ato separado, assinado por todos os sócios.

19 Cabe salientar que essa limitação não pode ser oposta a terceiros. Logo, o terceiro poderá cobrar toda a dívida do sócio que detém apenas 10% do capital. O que se irá permitir, é que este sócio ingresse com ação de regresso contra o outro, não para dividir o prejuízo em partes iguais, mas para dividir de acordo com a quota de cada um. A sociedade em nome coletivo rege-se subsidiariamente pelas normas da sociedade simples, por ser uma sociedade contratual. Seu nome empresarial sempre será por firma. Não será permitida a participação de sócio incapaz. Diferente das sociedades que já vimos, na sociedade em nome coletivo, somente os sócios podem ser nomeados administradores. Tratamento distinto é conferido a esta espécie de sociedade, quanto ao credor particular dos sócios: Não se permitirá que o credor particular requeira a liquidação da quota parte do sócio devedor, antes de dissolvida a sociedade, salvo: Se a sociedade houver sido prorrogada tacitamente; Ou tendo ocorrido prorrogação contratual, for acolhido judicialmente oposição do credor, levantada em até 90 dias a contar da publicação do ato dilatório.

20 Vamos entender melhor: Ana é sócia de uma sociedade em nome coletivo de prazo determinado. Apesar do fim do prazo, a sociedade continuou exercendo suas atividades. Percebemos um caso de prorrogação tácita. A Rener, credora de Ana, até então não podia pedir a liquidação da quota parte de Ana. Entretanto, por conta da prorrogação tácita, estará a Rener autorizada a extinguir a quota parte de Ana. Se a prorrogação fosse expressa, ou seja, com alteração no contrato social, a Rener poderia pleitear a liquidação da quota parte judicialmente. Logo, a prorrogação tácita gera o pedido de liquidação da quota parte do sócio devedor, sem a necessidade da intervenção do judiciário. Já a prorrogação expressa não autoriza a liquidação extrajudicial, havendo a necessidade de se recorrer ao poder judiciário. DA SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES Faz uso de forma subsidiária das regras da sociedade em nome coletivo. Trata-se de sociedade com duas espécies de sócios. Meu aluno, todas as vezes que uma sociedade tiver dois tipos de sócios, sempre um terá responsabilidade limitada e a outra classe terá responsabilidade ilimitada

21 Sócios comanditados Pessoas físicas Administrador Podem por procuração delegar aos comanditários poderes específicos para a realização de atos determinados. Só o nome do comanditado pode aparecer na firma social Responsabilidade ilimitada Sócios comanditários Pessoas físicas ou jurídicas Não podem administrar a sociedade, mas poderão fiscalizar as atividades sociais. Podem receber por mandato a delegação para a prática de certos atos sociais. Seus nomes não podem aparecer na firma social Responsabilidade limitada Além das causas de dissolução, a sociedade comandita simples poderá ser dissolvida quando ausente uma das classes de sócios. Isso ocorrerá quando a classe não for recomposta em 180 dias. Assim, na ausência de sócios comanditários, deverão os comanditados buscar a composição dos sócios comanditários. Entretanto, ausente os sócios comanditados, os comanditários deverão enquanto não recomposto o quadro do comanditado, nomear administrador provisório, sem que tenha qualidade de sócio. A SOCIEDADE COMANDITA POR AÇÕES Trata-se de sociedade também com duas espécies de sócios. A sociedade comandita por ações é uma sociedade híbrida, parte dela tem característica de comandita e a outra apresenta características de sociedade por ações. Seu capital é dividido em ações.

22 Rege-se de forma subsidiária, pelas regras da sociedade anônima, exceto no que tange a: Conselho de administração Aumento de capital autorizado Bônus de subscrição Logo, como faz uso da lei 6.404/76, poderá abrir seu capital, emitir valores mobiliários, etc... Acionista comum Responsabilidade limitada Acionista diretor Responsabilidade ilimitada Havendo mais de um diretor, a responsabilidade será solidária entre eles, após esgotados os bens sociais. São nomeados pelo contrato social como administrador, por tempo indeterminado, só podendo sofrer destituição pela manifestação de 2/3 do capital social. Não administram a sociedade Mesmo após o término do mandato continuam por até 2 anos responsáveis pelas obrigações contraídas à época de sua administração. Não poderá a assembleia de acionistas, sem o consentimento dos diretores, mudar o objeto social, prorrogar prazo de duração da sociedade aumentar ou diminuir o capital, criar debêntures, partes beneficiárias ou a participação em grupo de sociedade. Podem ser sócios: pessoas físicas ou jurídicas Só pessoas físicas podem ser sócios diretores

23 Exercícios: -Sociedade Limitada 1) Na sociedade limitada: a) as deliberações serão tomadas por maioria de votos, contados segundo o número de sócios, independentemente de seu comparecimento em assembleia. b) o sócio, admitido em sociedade já constituída, não se exime das dívidas anteriores à admissão. c) no silêncio do contrato, os administradores podem praticar todos os atos pertinentes à gestão, inclusive quanto à oneração ou à venda de bens imóveis. d) são revogáveis os poderes do sócio investido na administração por cláusula expressa do contrato social, inclusive por justa causa, independentemente de reconhecimento judicial, desde que assim decida a maioria absoluta dos sócios. Correta - Letra B , CC Erro da letra A: Art As deliberações dos sócios, obedecido o disposto no art , serão tomadas em reunião ou em assembléia, conforme previsto no contrato social, devendo ser convocadas pelos administradores nos casos previstos em lei ou no contrato. Art Quando, por lei ou pelo contrato social, competir aos sócios decidir sobre os negócios da sociedade, as deliberações serão tomadas por maioria de votos,contados segundo o valor das quotas de cada um.

24 Erro da letra C: Art No silêncio do contrato, os administradores podem praticar todos os atos pertinentes à gestão da sociedade; não constituindo objeto social, a oneração ou a venda de bens imóveis depende do que a maioria dos sócios decidir. Erro da letra D: Art São irrevogáveis os poderes do sócio investido na administração por cláusula expressa do contrato social, salvo justa causa, reconhecida judicialmente, a pedido de qualquer dos sócios. Parágrafo único. São revogáveis, a qualquer tempo, os poderes conferidos a sócio por ato separado, ou a quem não seja sócio. 2) Sobre a sociedade de responsabilidade limitada, é correto afirmar que: a) se aplicam às sociedades limitadas subsidiariamente as regras da sociedade em comandita por ações. b) tem o capital subscrito por pelo menos um dos sócios e a responsabilidade dos sócios vai até o limite do capital social. c) os sócios responderão solidariamente pelo que faltar para integralizar o capital social. d) ela pode não usar razão social, somente a denominação social, seguida da designação LTDA. Correta Letra C. Art , CC Alternativa A. Regra geral aplica-se as regras da sociedade simples ou, se o contrato prever, as normas das SA (art , CC)

25 Alternativa B. A responsabilidade dos sócios tem por limite o valor da respectiva cota social (art.1.052). Alternativa D. Art , CC. 3) Os sócios quotistas de uma sociedade limitada, reunidos em assembleia e com base em autorização constante do contrato social, aprovaram, por maioria simples, a distribuição de lucros com prejuízo do capital social. Nesse caso, a distribuição de lucros é: a) inválida, ficando os sócios obrigados à reposição dos lucros que receberam em prejuízo do capital social, inclusive aqueles que votaram contra a sua distribuição ou se abstiveram de votar. b) inválida, mas, porquanto aprovada por maioria, os sócios não serão obrigados à reposição dos lucros recebidos, os quais deverão ser compensados com lucros futuros, se houver. c) válida porque autorizada pelo contrato social, de sorte que os sócios não serão obrigados a devolver os lucros recebidos. d) válida porque, na sociedade limitada, diferentemente de outros tipos societários, é permitida distribuição de lucros em prejuízo do capital social, e por isso, os sócios não serão obrigados a devolver os lucros recebidos. Correta Letra A. O artigo 1059 do Código Civil estabelece que os sócios serão obrigados à reposição dos lucros e das quantias retiradas, a qualquer título, ainda que autorizados pelo contrato, quando tais lucros ou quantia se distribuírem com prejuízo do capital (3), assim ocorre por exemplo, quando houver a distribuição de resultados

26 positivos fictícios decorrentes da deliberação de distribuição de lucros (art do Código Civil), quando eles formalmente existam face ao balanço apresentado, mas este baseado em contas viciadas ou, ainda, quando haja uma alteração superveniente na situação patrimonial da sociedade que torne aquele, naquele momento, a deliberação inválida.(4) Ocorrendo a distribuição ilícita, os sócios que os receberem, conhecendo ou devendo conhecer-lhes a ilegitimidade (art do Código Civil), deverão restituir o recebido a pedido da sociedade ou dos credores sociais. 4) A sociedade limitada: a) deve adotar nome ou expressão de fantasia, seguida da expressão "limitada". b) só pode adotar denominação seguida da palavra final "limitada". c) só pode adotar firma social, seguida da palavra final "limitada". d) pode adotar firma ou denominação, integradas pela palavra final "limitada" ou a sua abreviatura. Correta Letra D - Art C/C Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integradas pela palavra final "limitada" ou a sua abreviatura. NOME EMPRESARIAL: Considera-se nome empresarial a firma ou a denominação adotada para o exercício de empresa.

27 Equipara-se ao nome empresarial, para os efeitos da proteção da lei, a denominação das sociedades simples, associações e fundações. FIRMA: O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero de atividade. A sociedade em que houver sócios de responsabilidade ilimitada operará sob firma, na qual somente os nomes daqueles poderão figurar, bastando para formá-la aditar ao nome de um deles a expressão "e companhia" ou sua abreviatura. Ficam solidária e ilimitadamente responsáveis pelas obrigações contraídas sob a firma social aqueles que, por seus nomes, figurarem na firma da sociedade de responsabilidade ilimitada. Sociedade Limitada: Pode a Sociedade Limitada adotar firma ou denominação, integradas pela palavra final "limitada" ou a sua abreviatura. A firma será composta com o nome de um ou mais sócios, desde que pessoas físicas, de modo indicativo da relação social. A denominação deve designar o objeto da sociedade, sendo permitido nela figurar o nome de um ou mais sócios. A omissão da palavra "limitada" determina a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade. 5) Em relação à sociedade limitada, é correto afirmar: a) É regida por estatuto social.

28 b) Cada sócio responde exclusivamente pela integralização de suas quotas. c) Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a estranho independentemente da anuência dos demais sócios. d) Incapaz pode ser sócio quotista, desde que não exerça a Administração da sociedade, o capital social esteja totalmente integralizado e seja assistido ou representado na forma do Código Civil. Correta Letra D Art. 974, 3. O Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais deverá registrar contratos ou alterações contratuais de sociedade que envolva sócio incapaz, desde que atendidos, de forma conjunta, os seguintes pressupostos: I - o sócio incapaz não pode exercer a administração da sociedade; II - o capital social deve ser totalmente integralizado; III - o sócio relativamente incapaz deve ser assistido e o absolutamente incapaz deve ser representado por seus representantes legais. a) ERRADA. Art A sociedade limitada rege-se, nas omissões deste Capítulo, pelas normas da sociedade simples.

29 Parágrafo único. O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade anônima. b) ERRADA.Art Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. c) ERRADA. Art , 3º - CC - A omissão da palavra "limitada" determina a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade. 6) Em relação à sociedade limitada é correto afirmar: a) Na omissão do contrato, a destituição de sócio nomeado administrador no contrato social, somente se opera pela aprovação de titulares de quotas correspondentes, no mínimo, a mais da metade do capital social. b) Só pode adotar firma social, integrada pela palavra final "limitada" ou sua abreviatura. c) Na omissão do contrato, o sócio pode ceder suas quotas, a quem já seja sócio, ou a estranho, se houver expressa anuência de todos os sócios. d) É vedada contribuição que consista em prestação de serviços. Correta Letra D - Art. 1055, parágrafo 2 do codigo civil.

30 Art O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio. 2 É vedada contribuição que consista em prestação de serviços. a) Na omissão do contrato, a destituição de sócio nomeado administrador no contrato social, somente se opera pela aprovação de titulares de quotas correspondentes, no mínimo, a mais da metade do capital social. ERRADA. No caso da questão menciona "maioria absoluta" e, na verdade, é MAIORIA SIMPLES, conforme art. 1071, VII, CC/02 b) Só pode adotar firma social, integrada pela palavra final "limitada" ou sua abreviatura. ERRADA. A sociedade limitada pode adotar firma ou denominação, conforme arts c/c 997, II, ambos do CC/02. c) Na omissão do contrato, o sócio pode ceder suas quotas, a quem já seja sócio, ou a estranho, se houver expressa anuência de todos os sócios. ERRADA. O sócio pode ceder suas quotas a estranho, desde que haja anuência de pelo menos 3/4 (75%), salvo estipulação em contrário (Art. 1057, parágrafo único, CC/02) 7) Assinale a opção correta em relação às sociedades limitadas: a) Tratando-se de sociedade limitada com dois sócios, para excluir da sociedade o sócio minoritário, o sócio titular de mais da metade do capital social deve acionar o Poder Judiciário. b) O adquirente de cotas adere à cláusula de arbitragem do contrato social, estando, assim, vinculado à jurisdição arbitral nele prevista, independentemente de assinatura e(ou) manifestação específica a esse respeito.

31 c) A empresa individual de responsabilidade limitada é sociedade limitada unipessoal, ente distinto tanto da pessoa do empresário quanto da sociedade empresária. d) Em decorrência da teoria do diálogo das fontes, aplica-se o Código de Defesa do Consumidor, de forma subsidiária, às relações entre sócios cotistas ou entre eles e a sociedade. Correta Letra B - Enunciado de Direito Comercial nº 16. O adquirente de cotas ou ações adere ao contrato social ou estatuto no que se refere à cláusula compromissória (cláusula de arbitragem) nele existente; assim, estará vinculado à previsão da opção da jurisdição arbitral, independentemente de assinatura e/ou manifestação específica a esse respeito. A Incorreto. Enunciado de Direito Comercial nº 17. Na sociedade limitada com dois sócios, o sócio titular de mais da metade do capital social pode excluir extrajudicialmente o sócio minoritário desde que atendidas as exigências materiais e procedimentais previstas no art , caput e parágrafo único, do CC. C Incorreto. Enunciado de Direito Comercial nº 3. A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada EIRELI não é sociedade unipessoal, mas um novo ente, distinto da pessoa do empresário e da sociedade empresária. D Incorreto.

32 Enunciado de Direito Comercial nº 19. Não se aplica o Código de Defesa do Consumidor às relações entre sócios/acionistas ou entre eles e a sociedade. 8) Sobre as sociedades limitadas, é correto afirmar: a) Quando a sociedade for composta de 10 ou mais quotistas, será obrigatória a instituição de conselho fiscal com 3 ou mais membros b) O administrador pode não ser quotista, mas sua designação dependerá de aprovação unânime dos sócios, quando o capital não estiver integralizado. c) O capital social divide-se em quotas iguais, divisíveis ou indivisíveis. d) A aprovação do balanço patrimonial do resultado econômico da sociedade, sem reserva, exonera a responsabilidade dos sócios, irrevogavelmente. Correta Letra B - Art CC. A sociedade limitada é administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado. Parágrafo único. A administração atribuída no contrato a todos os sócios não se estende de pleno direito aos que posteriormente adquiram essa qualidade. Art A designação de administradores não sócios dependerá de aprovação da unanimidade dos sócios, enquanto o capital não estiver integralizado, e de 2/3 (dois terços), no mínimo, após a integralização.

33 A - ERRADA - Quando a sociedade for composta de 10 ou mais quotistas, será obrigatória a instituição de conselho fiscal com 3 ou mais membros. Justificativa: A assertiva faz uma bela mistura. Remetendo-nos aos artigos específicos às Sociedades Limitadas, vemos que a regra de obrigatoriedade existe apenas para os casos de número de sócios superior a 10, e NÃO iguais a 10. Além disso, a obrigatoriedade é para a constituição da Assembléia Geral, que é órgão deliberativo dos sócios, e NÃO para o Conselho Fiscal. Havendo 10 ou menos sócios, as deliberações poderão ser realizadas em reuniões dos sócios, procedimento que requer menos formalidades que uma Assembléia Geral. Nestes casos, não é obrigatória a Assembléia Geral, embora possa ser prevista no contrato social. Na segunda parte, referente ao quórum do Conselho Fiscal, não há equívocos na redação. Deve-se apenas lembrar que será sempre facultativa a adoção do Conselho Fiscal, nas Sociedades Limitadas (nas Sociedades Anônimas o Conselho Fiscal é obrigatório) Art As deliberações dos sócios, obedecido o disposto no art , serão tomadas em reunião ou em assembléia, conforme previsto no contrato social, devendo ser convocadas pelos administradores nos casos previstos em lei ou no contrato. 1o A deliberação em assembléia será obrigatória se o número dos sócios for superior a dez. Art Sem prejuízo dos poderes da assembléia dos sócios, pode o contrato instituir conselho fiscal composto de três ou mais membros e respectivos suplentes, sócios ou não, residentes no País, eleitos na assembléia anual prevista no art

34 C - ERRADA - O capital social divide-se em quotas iguais, divisíveis ou indivisíveis. Justificativa: A parte faltante altera o sentido: Art O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio. D - ERRADA - A aprovação do balanço patrimonial do resultado econômico da sociedade, sem reserva, exonera a responsabilidade dos sócios, irrevogavelmente. Justificativa: Mais uma bela mistura, vide correto teor abaixo. Art o A aprovação, sem reserva, do balanço patrimonial e do de resultado econômico, salvo erro, dolo ou simulação, exonera de responsabilidade os membros da administração e, se houver, os do conselho fiscal. 9) Supondo que faleça certo sócio de determinada sociedade limitada, a regra geral inserta no Código Civil será a da liquidação de suas cotas. Todavia, de acordo com excepcionalidades também insertas no Código Civil, essa regra será afastada se: a) o sócio falecido deixar registrado em testamento seu desejo de não liquidação das suas cotas ou se o contrato dispuser diferentemente. b) o contrato dispuser diferentemente ou se os sócios remanescentes optarem pela dissolução da sociedade.

35 c) os sócios remanescentes optarem pela dissolução da sociedade ou se o sócio falecido tiver função de administração na sociedade. d) o sócio falecido tiver participação superior a 50% do capital social ou se o contrato dispuser diferentemente. Correta Letra B - Art do CC/02: No caso de morte de sócio, liquidar-se-á sua quota, salvo: I - se o contrato dispuser diferentemente; II - se os sócios remanescentes optarem pela dissolução da sociedade; III - se, por acordo com os herdeiros, regular-se a substituição do sócio falecido. 10) Acerca das sociedades limitadas, assinale a opção correta: a) As deliberações societárias sobre as modificações no contrato social devem ocorrer em reunião ou em assembleia nos casos em que o número de sócios seja superior a dez. b) É vedada a propriedade de uma quota societária sob a forma de condomínio entre pessoas físicas e jurídicas. c) O conselho fiscal, caso esteja previsto no contrato social, deverá ser composto de três ou mais membros e respectivos suplentes, sócios ou não, residentes no Brasil e eleitos em assembleia anual. d) A administração da sociedade, caso atribuída, no contrato social, a todos os sócios, deverá estender-se automaticamente aos que posteriormente adquirirem essa qualidade.

36 Correta Letra C - O contrato constitutivo das sociedades limitadas poderá instituir um conselho fiscal com competência para fiscalizar os atos dos administradores da sociedade. Nos termos do art , tal órgão deverá ter um mínimo de três membros, não prevendo esta disposição limite máximo, escolhidos e eleitos em votação dos sócios que representem a maioria do capital social (art ), para o exercício de mandato anual, por ocasião da realização da assembleia geral ou da reunião dos sócios. 11) O contrato social da sociedade limitada mencionará: a) as pessoas naturais ou jurídicas incumbidas da administração da sociedade. b) as quotas, com ou sem valor nominal, de cada sócio no capital social. c) se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais. d) a firma social ou denominação, integradas pela palavra final limitada. Correta Letra D - Art do CC - Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integradas pela palavra final "limitada" ou a sua abreviatura. a. Errada. Diz o art do CC que a indicação do(s) administrador(es) será feita no contrato social ou em ato separado. b. Errada. Dispõe o art do CC que as quotas pode ser em valor iguais ou desiguais, atribuídas a cada sócio, ou seja, o valor das cotas de cada sócio deve estar indicado.

37 c. Errada. Esta alternativa traz disposição do art. 997, VIII, que se refere à sociedade simples e não é aplicável à sociedade limitada, pois incompatível com o art. 1052, que determina que a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor das respectivas cotas. 12) Aldo, Bruna e Carla criaram uma sociedade limitada cujo capital foi integralizado da seguinte forma: Aldo contribuiu com 10 mil reais em espécie; Bruna, com um veículo no valor de 30 mil; e Carla, com um imóvel no valor de 60 mil reais. Nessa situação hipotética, até que se cumpra o prazo de cinco anos da abertura da empresa, a responsabilidade dos sócios sobre a estimação dos bens conferidos será: a) solidária entre Bruna e Carla, e subsidiária de Aldo, já que ele integralizou o capital em dinheiro. b) pessoal de Bruna, pelo valor do veículo, e pessoal de Carla, pelo valor do imóvel. c) solidária dos três sócios. d) pessoal de Bruna e subsidiária de Carla, no que se refere ao valor do veículo, e pessoal de Carla e subsidiária de Bruna, em relação ao valor do imóvel. Correta Letra C - Art Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

38 13) A sociedade limitada encontra-se regulada nos artigos 1052 a 1087 do Código Civil. Para que ela possa atingir sua finalidade, necessita de patrimônio, já que sua personalidade é diversa da personalidade dos sócios. Em relação ao capital e ao patrimônio social desse tipo societário, assinale a afirmativa incorreta. a) No momento em que a sociedade limitada é constituída e inicia a atividade que constitui o objeto social, o patrimônio é igual ao capital social. b) Na constituição da sociedade há possibilidade do ingresso de sócio cuja contribuição consista exclusivamente em prestação de serviços. c) A distribuição dolosa de lucros ilícitos acarreta a responsabilidade solidária dos administradores que a realizarem e dos sócios que os receberem. d) O sócio remisso é aquele que não integraliza sua quota na forma e prazo previstos, podendo, por esse fato, ser excluído da sociedade. Correta Letra B - Artigo 1055, 2o: É vedada contribuição que consista em prestação de serviços. Letra A CORRETA Quando uma sociedade inicia sua atividade, os sócios direcionam patrimônio à ela para integralizar suas quotas. As quotas, por sua vez, são o que compõem o capital social. O capital social é um valor fixado no contrato social e não é alterado, salvo se houver alteração do contrato. O patrimônio, por sua vez, está em constante alteração de valor.

39 Letra C CORRETA Artigo 1.009: A distribuição de lucros ilícitos ou fictícios acarreta responsabilidade solidária dos administradores que a realizarem e dos sócios que os receberem, conhecendo ou devendo conhecer-lhes a ilegitimidade. Letra D CORRETA Artigo 1.004: Os sócios são obrigados, na forma e prazo previstos, às contribuições estabelecidas no contrato social, e aquele que deixar de fazê-lo, nos trinta dias seguintes ao da notificação pela sociedade, responderá perante esta pelo dano emergente da mora. Parágrafo único:verificada a mora, poderá a maioria dos demais sócios preferir, à indenização, a exclusão do sócio remisso, ou reduzir-lhe a quota ao montante já realizado, aplicando-se, em ambos os casos, o disposto no 1o do art Conforme leciona o professor Fábio Ulhôa Coelho (Manual de Direito Comercial, Ed. Saraiva, 20ª ed., 2008, pp. 141/142) o sócio remisso é aquele que não cumpre com a sua obrigação de contribuir para a formação do capital social, podendo até mesmo chegar a ser excluído da sociedade. 14) Assinale a alternativa incorreta no que se refere à sociedade limitada. a) Na omissão do contrato o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, para quem seja sócio, sem anuência dos outros sócios. b) O capital social divide - se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas quotas a cada sócio.

40 c) A quota do sócio é indivisível em relação à sociedade, salvo para efeito de transferência das quotas. d) Os sócios, individual ou conjuntamente, respondem pela totalidade do capital social mesmo após a sua integralização. Correta Letra D - Art Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. (ou seja, cada sócio responde ao valor da sua cota, e não pela totalidade do capital) a- art Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais de um quarto do capital social. b- Art O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio. c- Art A quota é indivisível em relação à sociedade, salvo para efeito de transferência, caso em que se observará o disposto no artigo seguinte. 15) Acerca das sociedades limitadas, assinale a opção correta. a) As deliberações dos sócios serão tomadas facultativamente em assembleia, independentemente do número de sócios que a constitua, devendo ser, quando prevista contratualmente ou em lei, convocadas pelos administradores.

41 b) A natureza jurídica das quotas sociais é meramente patrimonial, pois apenas confere ao seu dono o direito de participar dos resultados sociais e da partilha no caso da liquidação da sociedade. c) A responsabilidade ilimitada dos sócios pelas deliberações infringentes da lei ou do contrato torna necessária a desconsideração da personalidade jurídica, por constituir a autonomia patrimonial da pessoa jurídica escudo para a responsabilização pessoal e direta. d) A responsabilidade dos membros do conselho fiscal é equiparável à dos administradores, devendo eles agir com a diligência e o cuidado que o cargo requer e responder solidariamente perante a sociedade e terceiros prejudicados em razão do desempenho de suas funções. Correta Letra D - Art do CC: "Art As atribuições e poderes conferidos pela lei ao conselho fiscal não podem ser outorgados a outro órgão da sociedade, e a responsabilidade de seus membros obedece à regra que define a dos administradores (art )." "Art Os administradores respondem solidariamente perante a sociedade e os terceiros prejudicados, por culpa no desempenho de suas funções.'' A) ERRADA. Art. 1072, 1º, do CC: "A deliberação em assembléia será obrigatória se o número dos sócios for superior a dez." B) ERRADA. Não é meramente patrimonial, mas patrimonial e pessoal, o que decorre do status de sócio.

SOCIEDADE LIMITADA HISTÓRICO

SOCIEDADE LIMITADA HISTÓRICO SOCIEDADE LIMITADA HISTÓRICO Decreto-lei nº 3.078/19: em princípio, era regulada por este decreto, mas foi revogada. Código Civil, arts. 1.052 e 1087: atual regulamentação Antes possuía o nome de sociedade

Leia mais

DISCIPLINA: JUR DIREITO EMPRESARIAL III VALOR DA PROVA: 5,0 ALUNO(A)

DISCIPLINA: JUR DIREITO EMPRESARIAL III VALOR DA PROVA: 5,0 ALUNO(A) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CÊNCIAS JURÍDICAS CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: JUR 1023 - DIREITO EMPRESARIAL III TURMA: PROFESSOR(A) Fernanda de Paula

Leia mais

SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 1 Planilha prática para atuação em face de uma sociedade de responsabilidade limitada. 90% das empresas no Brasil adotam este tipo societário. Professor: Rogério

Leia mais

Aula nº. 24 Sociedade Limitada Parte II

Aula nº. 24 Sociedade Limitada Parte II Curso/Disciplina: Direito Empresarial Extensivo Aula: 24 Sociedade Limitada Parte II Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Milena Sanches Aula nº. 24 Sociedade Limitada Parte II Administração da

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS DIREITO EMPRESARIAL: Aula 2 Sociedades Não Personificadas / Sociedades Personificadas Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado

Leia mais

DIREITO SOCIETÁRIO PARTE III: DA SOCIEDADE LIMITADA. Paula Freire 2012

DIREITO SOCIETÁRIO PARTE III: DA SOCIEDADE LIMITADA. Paula Freire 2012 DIREITO SOCIETÁRIO PARTE III: DA SOCIEDADE LIMITADA Paula Freire 2012 Sociedade por quotas de responsabilidade limitada e o Decreto 3.708/19 Antes da vigência do CC/2002 era regida pelo Decreto 3.708/19

Leia mais

Direito Societário III. Prof. Henrique Subi

Direito Societário III. Prof. Henrique Subi Direito Societário III Prof. Henrique Subi 1 7.3. Sociedade limitada a) Responsabilidade dos sócios: é limitada à integralização do capital social b) Normas supletivas: no silêncio do contrato, serão as

Leia mais

REVISÃO. Empresária. Personificada. Não Empresária. Sociedade S/C. Não Personificada C/P

REVISÃO. Empresária. Personificada. Não Empresária. Sociedade S/C. Não Personificada C/P CADU WITTER REVISÃO Empresária Personificada Sociedade Não Empresária Não Personificada S/C C/P DIREITO EMPRESARIAL Cadu Witter Responsabilidade dos sócios LIMITADA ILIMITADA MISTA SOCIEDADE LIMITADA Regulamentada

Leia mais

SOCIEDADES SIMPLES PROF. VILMAR A. SILVA

SOCIEDADES SIMPLES PROF. VILMAR A. SILVA SOCIEDADES SIMPLES PROF. VILMAR A. SILVA Parágrafo único do art. 966, do CC (Profissionais intelectuais, de natureza científica, literária ou artística) foram excepcionadas, ficaram à margem do conceito

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM Prof. Ma Marina Zava de Faria FACE: Marina Zava INSTA: Marina Zava Periscope:@marinazava E-mail: profmarinazava@hotmail.com DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM 1. CONCEITO: Modalidade

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. ESPÉCIES DE EMPRESÁRIO 2. SOCIEDADES EMPRESÁRIAS TIPOS SOCIETÁRIOS Sociedade em Comum Sociedade em Conta

Leia mais

A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES

A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES 1 TIPOS DE SOCIEDADES NO DIREITO BRASILEIRO SOCIEDADE EM COMUM não tem personalidade jurídica os sócios são ilimitadamente responsáveis SOCIEDADE SIMPLES atividades

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 2 Direito Empresarial: Sociedades Não Personificadas e Sociedades Personificadas Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado

Leia mais

1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica:

1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica: 1. Dentre as sociedades empresariais abaixo elencadas, aponte aquela que não possui personalidade jurídica: a) sociedade em nome coletivo b) sociedade em comandita simples c) sociedade de capital e indústria

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Rogério Martir Aula 2 05/07/2017 Direito Empresarial: - Teoria Geral da Empresa; - Nome Empresarial; - Sociedades Não Personificadas.

Leia mais

UNIDADE 6 SOCIEDADE EM NOME COLETIVO

UNIDADE 6 SOCIEDADE EM NOME COLETIVO UNIDADE 6 SOCIEDADE EM NOME COLETIVO 1 Profª Roberta Siqueira Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

Direito Empresarial

Direito Empresarial www.uniestudos.com.br Direito Empresarial Helder Goes Professor de Direito Empresarial do Universo de Estudos Advogado e Consultor Jurídico Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes Especialista

Leia mais

AULA 16. Tem como obrigação integralizar a quota-parte dele (aquilo que foi subscrito por ele).

AULA 16. Tem como obrigação integralizar a quota-parte dele (aquilo que foi subscrito por ele). Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professor: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 16 Dos Acionistas Tem como obrigação integralizar a quota-parte dele (aquilo que foi subscrito

Leia mais

1 de 5 28/06/2011 20:15 Direito de empresa - Sociedade simples 28 de Junho de 2011 Este procedimento foi elaborado com base na Lei nº 10.406/2002 - DOU de 11.01.2002. Direito de empresa - Sociedade simples

Leia mais

DELEGADO DIREITO EMPRESARIAL

DELEGADO DIREITO EMPRESARIAL DELEGADO DIREITO EMPRESARIAL Sociedade em Comandita Simples e Sociedade Limitada Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES De acordo com a autora

Leia mais

AULA Constituição da Sociedade de Pessoas

AULA Constituição da Sociedade de Pessoas AULA 3 6. Constituição da Sociedade de Pessoas Do Contrato Social Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:

Leia mais

AULA 19. Ilícito praticado por ação, a responsabilidade é individual.

AULA 19. Ilícito praticado por ação, a responsabilidade é individual. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professor: Leandro Antunes Monitor: André Manso AULA 19 Da responsabilidade Qualquer ato praticado pelo administrador que venha a prejudicar

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XI Sociedades

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XI Sociedades Instituições de Direito Público e Privado Parte XI Sociedades 1. Empresa Conceito Empresa Empresa é a atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços para o mercado, visando ao lucro.

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL QUESTÃO 1 - Sobre a disciplina do direito empresarial no Brasil: 1. O adquirente de um estabelecimento comercial jamais responderá pelo

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Atividades Administrativas Parte 1 Prof. Cláudio Alves À Luz da Lei 6.404/76 podemos citar as seguintes características do Conselho Fiscal: Art. 161. A companhia terá

Leia mais

SEFAZ DIREITO empresarial Nome Empresarial Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO empresarial Nome Empresarial Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO empresarial Nome Empresarial Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial NOME EMPRESARIAL Função: identificação do empresário Proteção Constitucional: Art. 5º,

Leia mais

DISSOLUÇÃO DAS SOCIEDADES CONTRATUAIS

DISSOLUÇÃO DAS SOCIEDADES CONTRATUAIS DISSOLUÇÃO DAS SOCIEDADES CONTRATUAIS 1 DISSOLUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DISSOLUÇÃO JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL RESULTADO DA DISSOLUÇÃO = LIQUIDAÇÃO E APURAÇÃO DE HAVERES 2 DISSOLUÇÃO (art. 1.033 do CCiv) ato

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão do registro 3. ESPÉCIES

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL 1. A recuperação extrajudicial é uma modalidade prevista na Lei Nº 11.101/2005, e pode ser adotada pelo empresário em dificuldade e com

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Prof. Cláudio Alves Conselho de Administração e Diretoria Administração da Companhia Art. 138. A administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao

Leia mais

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários 1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários Tipo societário exclusivo de sociedades empresárias Lei 6.404/76.

Leia mais

PARTE I SOCIEDADE LIMITADA

PARTE I SOCIEDADE LIMITADA PARTE I Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. Código Civil. Vamos

Leia mais

Direito Empresarial e Trabalhista

Direito Empresarial e Trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani Direito Empresarial e Trabalhista As sociedades organização formada por duas ou mais pessoas, por meio de um contrato com ou sem o registro, para o exercício de uma atividade

Leia mais

REQUERIMENTO INTERESSADO 2) NO CASO DE REQUERIMENTO FORMULADO POR INTERESSADO FOI JUSTIFICADO O INTERESSE JURÍDICO?

REQUERIMENTO INTERESSADO 2) NO CASO DE REQUERIMENTO FORMULADO POR INTERESSADO FOI JUSTIFICADO O INTERESSE JURÍDICO? SOCIEDADE OBSERVAÇÃO: SENDO ME OU EPP, não é necessário a certidão de Regularidade do FGTS, as publicações, assim como, visto do advogado e reconhecimento de firma. REQUERIMENTO LEGITIMIDADE 1) REQUERIMENTO

Leia mais

UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 1 Profª Roberta Siqueira Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) FGV - AFTRM - Pref Cuiabá (2014) Jaciara constituiu, com suas irmãs Luciara e Cláudia, uma sociedade simples, com sede em Aripuanã/MT. A sociedade obteve enquadramento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado pela 172ª Assembleia Geral Extraordinária, de 05.07.2018. 1 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CEB DISTRIBUIÇÃO S.A. CEB-DIS DA

Leia mais

OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SÓCIOS

OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SÓCIOS OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SÓCIOS O contrato social é o regulador das relações obrigacionais entre os sócios, alicerçada na Constituição Federal, nas leis e nos princípios gerais do Direito, sendo os

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 4 Direito Societário I. Professor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 4 Direito Societário I. Professor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO LEGALE - Aula 4 Direito Societário I Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

RECOMENDAMOS SOLICITAR O VISTO PRÉVIO NO CRC-RJ, MEDIANTE ABERTURA DE PROCESSO, ANTES DE REGISTRAR O ATO NO CARTÓRIO.

RECOMENDAMOS SOLICITAR O VISTO PRÉVIO NO CRC-RJ, MEDIANTE ABERTURA DE PROCESSO, ANTES DE REGISTRAR O ATO NO CARTÓRIO. RECOMENDAMOS SOLICITAR O VISTO PRÉVIO NO CRC-RJ, MEDIANTE ABERTURA DE PROCESSO, ANTES DE REGISTRAR O ATO NO CARTÓRIO. MODELO BÁSICO DE CONTRATO SOCIAL SOCIEDADE SIMPLES PURA OU LIMITADA CONTRATO DE CONSTITUIÇÃO

Leia mais

1 Classificação das sociedades

1 Classificação das sociedades 1 Classificação das sociedades Qto à forma de exploração do objeto Qto à personificação Qto ao regime de constituição Qto à forma de constituição Qto à nacionalidade Qto ao capital Qto à responsabilidade

Leia mais

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase 1) Com. Exam. (TRT 2) - JT TRT2/TRT 2/2006 As sociedades por ações são um tipo de sociedade empresarial, regulada pela

Leia mais

Sociedades 26/10/2010

Sociedades 26/10/2010 Prof. Thiago Gomes Empresariais Feedback aula anterior: Quem é o empresário? Quem é o empresário individual? O que é necessário para ser empresário individual? Impedidos de exercer a atividade empresarial.

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Teoria Geral Professor (a): Priscilla Menezes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Teoria Geral Professor (a): Priscilla Menezes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Teoria Geral Professor (a): Priscilla Menezes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 03 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA (EIRELI)

Leia mais

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (ii)

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (ii) Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (ii) CAMILA VILLARD DURAN Aula anterior: conceitos trabalhados! Pessoa Jurídica! Associações! Sociedade em conta de participação! Eireli vs. Empresário individual

Leia mais

SOCIEDADES LIMITADAS.

SOCIEDADES LIMITADAS. SOCIEDADES LIMITADAS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. NOÇÕES GERAIS...5 Aspectos Históricos... 5 Disposições Iniciais... 5 Sócios...6 2. NOME, OBJETO, SEDE E PRAZOS...8 Nome Social... 8 Objeto Social e Sede...

Leia mais

PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE

PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE 1 CONTRATO DE SOCIEDADE 1 Elementos contratuais 2 Sociedades simples e empresárias 3 Sociedades não personificadas 4 Sociedade em comum 4.1 Patrimônio social e responsabilidade

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Sociedade em Nome Coletivo 1) FGV - AFRE RJ - SEFAZ RJ (2009) Quanto ao regime de responsabilidade societária dos tipos societários existentes no Brasil, assinale a alternativa

Leia mais

Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes. om.br

Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes.   om.br Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes www.masterjuris.c om.br Art. 108, Lei n. 6.404/76. Ainda quando negociadas as ações, os alienantes continuarão responsáveis, solidariamente com

Leia mais

1. Na ação de dissolução de sociedade limitada de apenas dois sócios, proposta pelo sócio dissidente:

1. Na ação de dissolução de sociedade limitada de apenas dois sócios, proposta pelo sócio dissidente: DIREITO EMPRESARIAL 1. Na ação de dissolução de sociedade limitada de apenas dois sócios, proposta pelo sócio dissidente: A) O juiz dissolve a sociedade, se acolher o pedido; B) Mesmo se acolhido o pedido,

Leia mais

Sociedade Anônima DIREITO SOCIETÁRIO V. Características: Características: Responsabilidade dos sócios... Nome empresarial 13/11/2012

Sociedade Anônima DIREITO SOCIETÁRIO V. Características: Características: Responsabilidade dos sócios... Nome empresarial 13/11/2012 Sociedade Anônima Destinada aos grandes empreendimentos. Regida pela Lei de S/A, Lei 6.404/76 (LSA). Pessoa jurídica com objeto empresarial, de natureza capitalista, cuja responsabilidade dos sócios se

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL. CAPÍTULO I Da Denominação, Sede, Objeto e Duração

ESTATUTO SOCIAL. CAPÍTULO I Da Denominação, Sede, Objeto e Duração ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I Da Denominação, Sede, Objeto e Duração Artigo 1º - A Cemig Participações Minoritárias S.A. (a Sociedade ) é uma sociedade anônima de capital fechado, subsidiária integral, que

Leia mais

Roteiro de Aula- Introdução ao Direito Empresarial

Roteiro de Aula- Introdução ao Direito Empresarial 5. Sociedades empresárias 5.1. Sociedade em nome coletivo (art. 1039 a 1044, CC) Característica dos sócios: São obrigatoriamente pessoas físicas que respondem solidaria e ilimitadamente pelas obrigações

Leia mais

AULA 21. Da subsidiariedade integral (art. 251 da Lei 6404/76)

AULA 21. Da subsidiariedade integral (art. 251 da Lei 6404/76) Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 21 Da subsidiariedade integral (art. 251 da Lei 6404/76) Art. 251. A companhia pode ser

Leia mais

ARTIGOS IMPORTANTES DE DIREITO EMPRESARIAL PARA O XX EXAME OAB

ARTIGOS IMPORTANTES DE DIREITO EMPRESARIAL PARA O XX EXAME OAB ARTIGOS IMPORTANTES DE DIREITO EMPRESARIAL PARA O XX EXAME OAB Olá, pessoal! Tudo bem? Prova do Exame de Ordem muito próxima, uma infinidade de matérias para estudar e nervos à flor da pele. Bom, sabemos

Leia mais

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais.

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Direito Empresarial Pessoa Jurídica Personalidade jurídica Responsabilidades da pessoa jurídica

Leia mais

USINA TERMELÉTRICA BARREIRO S.A. CAPÍTULO I Denominação, Sede, Objeto e Duração da Sociedade

USINA TERMELÉTRICA BARREIRO S.A. CAPÍTULO I Denominação, Sede, Objeto e Duração da Sociedade O presente Estatuto Social é uma consolidação do aprovado pela Escritura Pública de Constituição, em 06-04-2001- arquivada na JUCEMG em 09-05-2001, sob o nº 3130001583-1, e pelas Assembleias Gerais reunidas

Leia mais

Direito Empresarial. Professora Carolina Lima. (facebook idem)

Direito Empresarial. Professora Carolina Lima. (facebook idem) Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima AULA 01 Direito Empresarial Professora Carolina Lima (facebook idem) Bibliografia: a professora recomenda ler o caderno.

Leia mais

ESTATUTOS COPAM - COMPANHIA PORTUGUESA DE AMIDOS, SA

ESTATUTOS COPAM - COMPANHIA PORTUGUESA DE AMIDOS, SA ESTATUTOS COPAM - COMPANHIA PORTUGUESA DE AMIDOS, SA CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE, OBJECTO E DURAÇÃO DA COMPANHIA Artigo 1 1. A sociedade adopta a denominação de COPAM - COMPANHIA PORTUGUESA DE AMIDOS,

Leia mais

Aula nº. 33 S.A ASSEMBLEIA GERAL

Aula nº. 33 S.A ASSEMBLEIA GERAL Curso/Disciplina: Direito Empresarial Extensivo Aula: S.A Assembleia Geral - 33 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 33 S.A ASSEMBLEIA GERAL ÓRGÃOS DA CIA A) ASSEMBLEIA GERAL

Leia mais

1) Não personificada * Doutrina DE FATO (contrato verbal) IRREGULAR (contrato escrito sem registro)

1) Não personificada * Doutrina DE FATO (contrato verbal) IRREGULAR (contrato escrito sem registro) 1 DIREITO EMPRESARIAL PONTO 1: SOC. EM COMUM; CONTA DE PARTICIPAÇÃO; EM COMANDITA SIMPLES E POR AÇÕES; PONTO 2: SOCIEDADE LIMITADA PONTO 3: SOCIEDADE ANÔNIMA SOCIEDADE EM COMUM: 1) Não personificada *

Leia mais

ESTATUTO DA AAPCEU. ART. 2º - A ASSOCIAÇÃO tem sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

ESTATUTO DA AAPCEU. ART. 2º - A ASSOCIAÇÃO tem sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. ESTATUTO DA AAPCEU TÍTULO I - DA ENTIDADE Capítulo Único - Da Denominação, Sede e Objeto ART. 1º - A Associação dos Aposentados e Pensionistas da Caixa dos Empregados da Usiminas, doravante denominada

Leia mais

código civil Art. 47 Art. 48 Art. 45 Art. 49 Art. 50 Art. 46 Art. 51

código civil Art. 47 Art. 48 Art. 45 Art. 49 Art. 50 Art. 46 Art. 51 34 código civil I - as associações; II - as sociedades; III - as fundações. IV - as organizações religiosas; V - os partidos políticos; VI - as empresas individuais de responsabilidade limitada. (Acrescido

Leia mais

SEFAZ DIREITO empresarial Sociedades Coligadas Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO empresarial Sociedades Coligadas Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO empresarial Sociedades Coligadas Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial SOCIEDADES COLIGADAS sociedades coligadas relação entre sociedades. Art. 1.097. Consideram-se

Leia mais

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC Olá, Pessoal! Hoje comentamos o gabarito da questão única de Direito Empresarial, cobrada para Auditor-Fiscal da Receita Estadual, em prova realizada

Leia mais

Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016.

Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016. Slide 1 EIRELI: Análise Legal e os Resultados Práticos Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016. Slide 2 Conteúdo Programático: - Análise Histórica da Introdução das EIRELI s no Direito Brasileiro; - Conceito

Leia mais

MODELOS DE ATA DE REUNIÃO DE SÓCIOS

MODELOS DE ATA DE REUNIÃO DE SÓCIOS MODELOS DE ATA DE REUNIÃO DE SÓCIOS Fundamentação Legal: Artigos 1.071 a 1.080 e 1.152 da Lei 10.406/2002(NCCB) e ainda a Instrução Normativa do Departamento Nacional do Registro do Comércio nº. 98/2003.

Leia mais

UNIDADE 2 CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES

UNIDADE 2 CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES UNIDADE 2 CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES 1 Direito Empresarial II/ Profª Roberta Siqueira ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. DESENVOLVE SP Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. DESENVOLVE SP Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DESENVOLVE SP Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A. Regimento Interno do Conselho Fiscal Art. 1º - O Conselho Fiscal da Desenvolve SP - Agência de Fomento

Leia mais

Egbert Buarque

Egbert Buarque Egbert Buarque egbert.buarque@yahoo.com.br 1. Competência e Processo A incorporação, fusão ou cisão podem ser operadas entre sociedades de tipos iguais ou diferentes e deverão ser deliberadas na forma

Leia mais

USINA TÉRMICA IPATINGA S. A. ESTATUTO SOCIAL. CAPÍTULO I Denominação, Sede, Objeto e Duração

USINA TÉRMICA IPATINGA S. A. ESTATUTO SOCIAL. CAPÍTULO I Denominação, Sede, Objeto e Duração USINA TÉRMICA IPATINGA S. A. O presente Estatuto Social é uma consolidação do aprovado pela Escritura Pública de Constituição, em 11-08-2000 - arquivada na JUCEMG em 16-08-2000, sob o nº 3130001496-7,

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Teoria Geral da Empresa

SUMÁRIO. Parte I Teoria Geral da Empresa SUMÁRIO Parte I Teoria Geral da Empresa 1 Introdução ao Direito de Empresa... 3 1.1 Considerações gerais... 3 1.2 Escorço histórico: do direito comercial ao direito de empresa... 4 1.3 Fontes do direito

Leia mais

Prof. Ms. Guilherme Martins Teixeira Borges FACE: Guilherme Martins INSTA: Professor Guilherme Martins

Prof. Ms. Guilherme Martins Teixeira Borges FACE: Guilherme Martins INSTA: Professor Guilherme Martins Prof. Ms. Guilherme Martins Teixeira Borges FACE: Guilherme Martins Periscope: @ProfGuilherm INSTA: Professor Guilherme Martins E-mail: g.martins.borges@hotmail.com 1. CONCEITO: PJ PLURALIDADE DE SÓCIOS

Leia mais

Sumário. Parte I Teoria Geral da Empresa

Sumário. Parte I Teoria Geral da Empresa Sumário Parte I Teoria Geral da Empresa 1 Introdução ao Direito de Empresa 1.1 Considerações gerais 1.2 Escorço histórico: do direito comercial ao direito de empresa 1.3 Fontes do direito comercial 1.4

Leia mais

ESTRUTURA DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR CRONOLOGIA DE FATOS MARCANTES DA CARREIRA DE MODESTO SOUZA BARROS CARVALHOSA...

ESTRUTURA DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR CRONOLOGIA DE FATOS MARCANTES DA CARREIRA DE MODESTO SOUZA BARROS CARVALHOSA... SUMÁRIO ESTRUTURA DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR... 11 CRONOLOGIA DE FATOS MARCANTES DA CARREIRA DE MODESTO SOUZA BARROS CARVALHOSA... 13 NOTA DOS AUTORES... 17 SOBRE OS AUTORES... 19 ABREVIATURAS...

Leia mais

ESTATUTOS DE SOCIEDADE POR QUOTAS

ESTATUTOS DE SOCIEDADE POR QUOTAS ESTATUTOS DE SOCIEDADE POR QUOTAS A Macedo Vitorino & Associados disponibiliza este documento de boa-fé e no pressuposto de que está atualizado no momento da sua publicação. A publicação deste documento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL SUMÁRIO 1. DO CONSELHO E SEUS OBJETIVOS...03 2. CARACTERÍSTICAS DO CONSELHO...03 3. DA ESTRUTURA DO CONSELHO...03 4. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES...04 5. FUNCIONAMENTO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Publicações legais de sociedades anônimas e limitadas Mariangela Monezi * -------------------------------------------------------------------------------- A presente matéria visa

Leia mais

MARÉ - Mercado Abastecedor da Região de Évora, S.A. ESTATUTOS

MARÉ - Mercado Abastecedor da Região de Évora, S.A. ESTATUTOS MARÉ - Mercado Abastecedor da Região de Évora, S.A. ESTATUTOS CAPÍTULO I Tipo, denominação, sede e objecto ARTIGO 1º UM - A sociedade é constituída por tempo indeterminado, a partir da presente data, sob

Leia mais

Direito Empresarial Econômico

Direito Empresarial Econômico Direito Empresarial Econômico Os sistemas econômicos e o Direito empresarial A ordem econômica valorização do trabalho humano e na livre iniciativa assegurar a todos existência digna soberania nacional

Leia mais

Sociedade Anônima e Sociedade Limitada Diferenças entre uma e outra

Sociedade Anônima e Sociedade Limitada Diferenças entre uma e outra Sociedade Anônima e Sociedade Limitada Diferenças entre uma e outra Por Janaina Mathias Guilherme A sociedade anônima rege-se pela Lei nº 6.404, de 1976, aplicando-se-lhe, nos casos omissos, as disposições

Leia mais

LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO Holding Patrimonial nas Relações Imobiliárias Professor: Dr. Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

DA AÇÃO DE DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE

DA AÇÃO DE DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE DA AÇÃO DE DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE OBJETO DA AÇÃO Art. 599. A ação de dissolução parcial de sociedade pode ter por objeto: I - a resolução da sociedade empresária contratual ou simples em relação

Leia mais

INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº / NIRE (Companhia Aberta)

INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº / NIRE (Companhia Aberta) INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº 19.378.769/0001-76 NIRE 3130009880-0 (Companhia Aberta) REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO INSTITUTO HERMES PARDINI S/A 1. OBJETO 1.1. Este Regimento Interno

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Rogério Martir. Aula ministrada dia 21/05/2018. (Aula 24 de sucessão). Holding.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Rogério Martir. Aula ministrada dia 21/05/2018. (Aula 24 de sucessão). Holding. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Rogério Martir. Aula ministrada dia 21/05/2018. (Aula 24 de sucessão). Holding. Holding empresa utilizada no direito de família para fazer um planejamento

Leia mais

ESTATUTOS DE SOCIEDADE ANÓNIMA

ESTATUTOS DE SOCIEDADE ANÓNIMA ESTATUTOS DE SOCIEDADE ANÓNIMA A Macedo Vitorino & Associados disponibiliza este documento de boa-fé e no pressuposto de que está atualizado no momento da sua publicação. A publicação deste documento não

Leia mais

Direito Empresarial CERT Regular 5ª fase

Direito Empresarial CERT Regular 5ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial CERT Regular 5ª fase 1) ESAF Auditor Fiscal SRFB (2012) Salvo as exceções expressas, considera-se empresária a sociedade que tem por objeto o exercício

Leia mais

Estruturação e Captação de Recursos Financeiros. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani -

Estruturação e Captação de Recursos Financeiros. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - Estruturação e Captação de Recursos Financeiros Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani@gmail.com Empresa: modalidades de empresa e estabelecimento comercial reunião de pessoas Sociedade

Leia mais

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA (MODELO)

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA (MODELO) ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA (MODELO) Pelo presente instrumento, - [Nome do Advogado], [nacionalidade], [estado civil], advogado (a), inscrito(a) na OAB/RN sob n. [...], inscrito(a)

Leia mais

MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES CONTRATO SOCIAL DE SOCIEDADE SIMPLES

MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES CONTRATO SOCIAL DE SOCIEDADE SIMPLES MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES CONTRATO SOCIAL DE SOCIEDADE SIMPLES SÓCIO1: (Nome do Sócio), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (...), C.P.F. nº (...), residente

Leia mais

SEFAZ DIREITO Empresarial Pré-prova Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO Empresarial Pré-prova Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO Empresarial Pré-prova Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial QUESTÕES Fiscal da Receita Estadual - SEFAZ-AC - 2009 - CESPE 1. Com relação a registro de empresas,

Leia mais

Tipos de Sociedades. Código Civil (Lei 10406/2002) prevê vários tipos. Os tipos mais relevantes. Sociedade Limitada (Ltda.) Sociedade Anônima (S.A.

Tipos de Sociedades. Código Civil (Lei 10406/2002) prevê vários tipos. Os tipos mais relevantes. Sociedade Limitada (Ltda.) Sociedade Anônima (S.A. INVESTIR NO BRASIL Os Modelos Societários no Sistema Jurídico Brasileiro e a sua Regulamentação 12 de Abril de 2012 Marco Ferreira Orlandi Sócio BOCCUZZI Advogados Tipos de Sociedades Código Civil (Lei

Leia mais

XXXX E XXXXX LTDA CNPJ: / CONTRATO SOCIAL. CLÁUSULA PRIMEIRA Da Denominação Social, Sede, Prazo de Duração.

XXXX E XXXXX LTDA CNPJ: / CONTRATO SOCIAL. CLÁUSULA PRIMEIRA Da Denominação Social, Sede, Prazo de Duração. XXXX E XXXXX LTDA CNPJ: 00.000.000/0000-00 CONTRATO SOCIAL Os abaixo assinados, Xxxxxx de XXXXXX, Brasileira, Casada Sob o Regime de Comunhão Parcial de Bens, Empresária, Nascida em 00/00/0000, Natural

Leia mais

DELEGADO DIREITO EMPRESARIAL

DELEGADO DIREITO EMPRESARIAL DELEGADO DIREITO EMPRESARIAL Direito Societário Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial DIREITO SOCIETÁRIO DIREITO SOCIETÁRIO Ramo do Direito Empresarial que dedica-se ao

Leia mais

CONTRATO SOCIAL. Técnicas para elaboração de contratos sociais

CONTRATO SOCIAL. Técnicas para elaboração de contratos sociais CONTRATO SOCIAL Técnicas para elaboração de contratos sociais Conteúdo do curso A redação de instrumentos jurídicos. Cláusulas essenciais e facultativas. Modelo básico de contrato social. O capital social.

Leia mais

UNIDADE 7 SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES

UNIDADE 7 SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES UNIDADE 7 SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES 1 Profª. Roberta Siqueira/ Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 DIREITO EMPRESARIAL II (22/07/2014) Contextualização

DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 DIREITO EMPRESARIAL II (22/07/2014) Contextualização DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 DIREITO EMPRESARIAL II (22/07/2014) Contextualização O Direito Societário, dentro do sistema jurídico brasileiro, está distribuído em duas etapas: a Teoria Geral do Direito

Leia mais

CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS Pelo presente instrumento particular de contrato [Nome do Advogado], [nacionalidade], [estado civil], advogado(a), inscrito(a) na OAB/Ba sob n. [...], inscrito(a)

Leia mais