BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 34 RIBOSSOMOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 34 RIBOSSOMOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS"

Transcrição

1 BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 34 RIBOSSOMOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS

2 anticódon códon

3

4

5

6

7

8

9

10 Como pode cair no enem (ENEM) Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma medido pelo número de pares de bases (pb), o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela abaixo. espécie nome comum tamanho estimado do genoma (pb) nº de proteínas descritas Oryza saliva arroz Mus musculus camundongo Homo sapiens homem Rattus norvegicus rato Drosophila melanogaster mosca-da-fruta (Internet: e De acordo com as informações acima: a) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA; b) a produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA; c) o tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo; d) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma; e) genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.

11 Fixação 1) (UNIRIO) Um filamento de DNA apresenta-se ordenado com as seguintes bases nitrogenadas: AGT CAT CAG GAA TCC a) Qual será a sequência correspondente ao produto de transcrição do seu filamento complementar? b) Quantas ligações peptídicas deverá apresentar a proteína formada a partir do filamento de DNA em questão? Justifique.

12 ixação ) (UFF) Ao se pesquisar a função dos nucléolos realizaram-se experiências com uma linhagem utante do anfíbio Xenopus. Verificou-se que cruzamentos de indivíduos desta linhagem prouziam prole com alta incidência de morte os embriões se desenvolviam normalmente e, ouco depois da eclosão, os girinos morriam. Estudos citológicos mostraram que os núcleos dos embriões ou não apresentavam nucléolos, u apresentavam nucléolos anormais. Conclui-se que a primeira atividade celular afetada nestes embriões foi: ) o processamento do RNA mensageiro; ) a produção de RNA mensageiro; ) a produção de histonas; ) a produção de ribossomos; ) a produção de RNA polimerase.

13 Fixação 3) (PUC) Na genética, os genes são constituídos de ácido desoxirribonucleico, o DNA é formado por três classes de substâncias: um açúcar, a desoxirribose, ácido fosfórico e bases nitrogenadas que são de dois tipos: a) as purinas, a adenina, a guanina e as pirimídicas, a timina e a citosina; b) as purinas, a timina, a citosina e as pirimídicas, a adenina e a guanina; c) as purinas, a adenina, a timina e as pirimídicas, a citosina e a guanina; d) as pirimídicas, a adenina, a guanina e as purinas, a timina e a citosina; e) as principais, a timina, a guanina e as purinas, a adenina e a citosina.

14 Fixação F 4) (UFF) O dogma central da biologia molecular estabelece que a informação genética pode ser 5 transferida de macromolécula para macromolécula. No esquema abaixo, estão representadas as D transferências que ocorrem em todas as células, as que ocorrem apenas em alguns tipos especiais de microrganismos e as que nunca ocorrem. 1 DNA RNA Proteína 2 3 m De acordo com este esquema, as transferências que ocorrem nas células de todos os organismos superiores são indicadas por: a) 1, 2, 3, 5 e 6 b) 1, 2, 5 e 6 c) 1, 5 e 6 d) 2, 4, 5 e 6 e) 5, 6 e 3

15 ixação ) (UFRJ) Um cientista analisou o conteúdo de bases nitrogenadas de uma amostra pura de NA, correspondente a um determinado gene. Os valores encontrados estão na tabela abaixo: Tipos de base Adenina Citosina Timina Guanina Números de base O cientista interpretou esses resultados como sendo comparáveis com um DNA, cuja olécula é formada apenas por uma cadeia (um filamento). Justifique a conclusão do cientista.

16 Fixação F t 6) 7 Humano tem mais de 100 mil genes i Pesquisadores da Incyte Pharmaceuticals Inc., da Califórnia, revelaram que há em torno m de 140 mil genes dedicados à elaboração de proteínas que programam as células do corpo humano. (Jornal do Brasil, 25/09/99) A síntese das proteínas, de acordo com a informação contida nos genes, ocorre por intermédio de: a) polirribossomos com moléculas de RNA mensageiro; b) enzimas presentes nas membranas do complexo de Golgi; c) ribossomos isolados ligados à membrana do envoltório nuclear; d) mensagens nas enzimas da membrana do retículo endoplasmático granular.

17 ixação ) (UERJ) O gráfico abaixo demonstra a distribuição citoplasmática do número de ribossomos solados e polirribossomos, em comparação com o número de cadeias polipeptídicas em foração durante um certo período de tempo. número de cadeias polipeptídicas em formação polirrobossomos ribossomos isolados (Adaptação de ALBERTS, Bruce & outros. Molecular biology of the cell. New York, Garland Publishing, 1994, p. 239) Defina a relação existente entre os ribossomos isolados e a formação das cadeias polipepídicas. Justifique sua resposta.

18 Fixação Explique as porcentagens obtidas em todos os extratos das diferentes culturas no experimento. Justifique sua resposta. 8) (UFRRJ) Considerando as propriedades de duplicação do DNA, observe o resultado do experimento a seguir. 15 N 14 N 14 N Crescimento em 15 N 1 a Geração 14 N 2 a Geração 14 N (Figura: SOLOMON et. al. Biology, p. 279.) 1 a etapa: Em uma cultura com 14 N, obtém-se o crescimento de colônias de bactérias. Após esse crescimento, promove-se o desenvolvimento de mais duas gerações em cultura com 15 N. 2 a etapa: Extrai-se o DNA de todas as bactérias e obtém--se o seguinte resultado: Cultura de crescimento com 14 N: 300 moléculas de DNA todas com 14 N. Cultura de 1 a geração com 15 N: 600 moléculas de DNA todas com 14 N e 15 N. Cultura de 2 a geração com 15 N: 1200 moléculas de DNA nas quais 600 com 15 N e 600 com 14 N e 15 N.

19 Proposto 1) (PUC) As tetraciclinas constituem uma classe de antibióticos produzidos por bactérias do gênero Streptomyces. Elas atuam impedindo que o RNA transportador se fixe ao ribossomo nas células bacterianas. Em qual processo biológico este antibiótico atua? a) Transcrição. d) Divisão celular. b) Síntese Proteica. e) Recombinação. c) Replicação do DNA.

20 Proposto 2) (ENEM) Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem consequência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de sequenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não codificante do DNA. (S. B. Carroll et al. O jogo da evolução. In: Scientific American Brasil, jun./2008. Com adaptações). A região não codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém: a) as sequências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo; b) uma enzima que sintetiza proteínas a partir da sequência de aminoácidos que formam o gene; c) centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas; d) informações que, apesar de não serem traduzidas em sequências de proteínas, interferem no fenótipo; e) os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies.

21 Proposto 3) (UNIFICADO) Partindo-se do conhecimento do RNAm (CCU GAG), indique, nas opções abaixo, qual a sequência correta do DNA e do RNA transportador: a) GCA CUC C CCA GUG b) CCA GAG C GGT CTC c) GGA CTC G GGA CUC d) GGU CTC A GGA TCT e) GGT TAG U G TTA AGC

22 Proposto 4) (UFF) O fumo está relacionado ao aumento de risco para o câncer de pulmão. O hábito de fumar expõe os fumantes a substâncias com atividade carcinogênica. O Benzo(a)pireno, um dos principais agentes carcinogênicos presentes na fumaça do cigarro, tem a capacidade de promover mutações no DNA levando a mudança da base guanina para timina. Suponha que um trecho da fita molde de DNA do gene X representado a seguir possa ser alterado em presença do benzo[a]pireno, em um dos dois sítios indicados. Sítios de mutação: 1 2 Trecho da fita Molde do gene X normal 3 ACC - ATG - CCG - GCA 5 Considere que o RNA mensageiro seja formado a partir das trincas mostradas no esquema acima. Indique as alterações que ocorrerão na síntese da proteína X quando a mutação for localizada nos diferentes sítios, justificando cada resposta com a utilização do código genético a seguir: Primeira Letra U C Código Genético* Segunda Letra A G A G UUU UUC UUA UUG UUU UUC UUA UUG Fenilalanina Leucina Leucina UUU UCC UCA UCG CCU CCC CCA CCG Serina Prolina UAU UAC UAA UAG CAU CAC CAA CAG Tirosina Parada UAU UAC UAA UAG Cisterina Parada Triptofano UAU Hisidina UAC Arginina Giulamina UAA UAG

23 Proposto 5) (UFF) Após o anúncio histórico da criação de vida artificial no laboratório do geneticista Craig Venter o mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem as consequências e as implicações da nova técnica. (O Globo on-line, 22/05/2010) A experiência de Venter ainda não explica como a vida começou, mas reforça novamente que, sob determinadas condições, fragmentos químicos são unidos para formar a principal molécula responsável pelo código genético da vida. Para a síntese de uma molécula de DNA em laboratório, a partir de uma fita molde de DNA, além do primer, deve-se utilizar: a) nucleotídeos de timina, citosina, guanina e adenina; DNA e RNA polimerase; b) nucleotídeos de timina, citosina, guanina e uracila; e DNA polimerase; c) nucleotídeos de timina, citosina, guanina e adenina; e DNA polimerase; d) nucleotídeos de timina, citosina, guanina e uracila; e RNA polimerase; e) nucleotídeos de timina, citosina, guanina, uracila e adenina; e DNA polimerase.

24 Proposto 6) (UFRJ) A sequência de DNA de um gene dos procariotos pode ser deduzida a partir da sequência de seu RNA mensageiro (mrna). Já no caso dos eucariotos, frequentemente essa técnica não é adequada para determinar a sequência completa dos nucleotídeos do gene. Explique por que, no caso dos eucariotos, nem sempre é possível obter a sequência de um gene a partir do mrna.

25 Proposto 7) (UERJ) Uma mutação em uma célula dá origem a um códon de terminação UAG na porção central de um RNA mensageiro que codifica uma determinada proteína. Uma mutação em outro gene dessa mesma célula leva à alteração de uma base nitrogenada no anticódon do RNA transportador (RNA t ) da tirosina. Essa alteração faz o RNA t reconhecer o códon UAG como sendo da tirosina e a continuar a transportá-la normalmente. Identifique a trinca de bases do DNA que originou o anticódon mutado e indique como a presença desse RNA t alterado pode interferir nas estruturas primárias das proteínas sintetizadas a partir de genes normais.

26 Proposto 8) (UFF) Para estudar a ação de certo medicamento, dividiu-se uma cultura de células em crescimento exponencial em quatro amostras idênticas que foram rotuladas como X, Y, W e Z. A seguir, adicionou-se uridina marcada radioativamente com 3 H à amostra X, uridina marcada radioativamente com 3 H e medicamento à amostra Y, o aminoácido metionina marcado radioativamente com 32 S à amostra W e o aminoácido metionina marcado radioativamente com 32 S e medicamento à amostra Z. Após algum tempo, preparou-se as frações nuclear e citosólica de cada uma das quatro amostras. Mediu-se a seguir, o nível de radioatividade ( 3 H e 32 S) incorporada nessas frações. Os resultados estão representados nos gráficos abaixo: a) Identifique as macromoléculas que incorporam, respectivamente, o 3 H e o 32 S. b) A partir das análises dos gráficos, descreva o efeito do medicamento na biossíntese de macromoléculas. c) Informe que fração nuclear ou citosólica se apresentaria marcada caso o nucleosídeo utilizado, na amostra X, fosse a timidina marcada radioativamente com 3 H. Explique sua resposta.

27 Proposto 9) (UERJ) Em células eucariotas, o antibiótico actinomicina D atua bloqueando o mecanismo de transcrição da informação gênica, impedindo a síntese de RNA. Já o antibiótico puromicina é capaz de bloquear o processo de tradução da informação e, portanto, a síntese de proteínas. Considere um experimento em que a actinomicina D foi adicionada a uma cultura de células eucariotas, medindo-se, em função do tempo de cultivo, a concentração de três diferentes proteínas, A, B e C, no citosol dessas células. Em experimento similar, esse antibiótico foi substituído pela puromicina, sendo medidas as concentrações das mesmas proteínas. A tabela a seguir mostra os resultados dos dois experimentos. Antibiótico Actinomicina D Puromicina Tempo de cultivo (min.) Concentração das proteínas no citosol (µm) A B C 0 2x10-2 2x10-2 2x x x x x10-5 7x x x10-6 3x x x10-2 2x10-2 2x x x x x10-5 8x10-5 8x x10-5 1x10-5 1x10-5 Considere que a meia-vida de uma molécula na célula é igual ao tempo necessário para que a concentração dessa molécula se reduza à metade. Estabeleça a ordem decrescente dos tempos de meia-vida dos RNA mensageiros das proteínas A, B e C. Compare, também, o tempo de meia-vida dessas proteínas e estabeleça a relação entre esses tempos.

28 Proposto 10) (UERJ) A mutação no DNA de uma célula eucariota acarretou a substituição, no RNA mensageiro de uma proteína, da 15 a base nitrogenada por uma base C. A disposição de bases da porção inicial do RNA mensageiro da célula, antes de sua mutação, é apresentada a seguir: início da tradução AUGCUUCUCAUCUUUUUAGCU... Observe os códons correspondentes a alguns aminoácidos: Aminoácido codificado fenilalanina fenilalanina leucina leucina leucina metionina valina valina Códon UUU UUC UUA UUG CUC AUG GUU GUA Sabe-se que o códon de iniciação de leitura é AUG. A probabilidade de que a proteína a ser traduzida pelo RNA mensageiro da célula que sofreu mutação não apresente alterações na disposição de seus aminoácidos é de: a) 0 b) 0,25 c) 0,50 d) 1,00

29 Proposto 11) (UFRJ) No ADN, a transcrição dos genes não está restrita a somente uma das suas cadeias. Para alguns genes, a sequência de nucleotídeos transcrita pode estar em uma cadeia, ao passo que a sequência do outro gene pode estar localizada na cadeia oposta. No entanto, sabe-se que no mesmo trecho nunca ocorre a transcrição simultânea das duas cadeias de uma molécula de ADN. Tal evento inibiria o processo da tradução. Explique por que ocorreria a inibição da tradução, se a transcrição de uma cadeia do ADN ocorresse ao mesmo tempo que a transcrição da sua cadeia complementar no mesmo trecho.

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Terceirão Biologia 1 Professor João CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Dogma central da Biologia Descreve o fluxo unidirecional de informações, do DNA à síntese de proteínas. Duplicação/Replicação Síntese

Leia mais

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes Disciplina: Biologia Humana Profa. Me. Vivian C. Langiano Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes De Robertis, E. Bases da Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 4 ed. 2006. cap

Leia mais

GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA 3º BIM Lista de exercícios de vestibular PARA TREINAR ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES COPIE NO SEU CADERNO AS QUESTÕES: 1, 3, 4 E 13. 1.(UFERSA) Considere

Leia mais

CÓDIGO GENÉTICO Lista I 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente

CÓDIGO GENÉTICO Lista I 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente CÓDIGO GENÉTICO Lista I 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente 01. (FUVEST) A seguir está representada a sequência dos 13 primeiros pares de nucleotídeos da região codificadora de um gene. A

Leia mais

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Anabolismo Nuclear

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Anabolismo Nuclear Anabolismo Nuclear EXERCÍCIOS 1. mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Parte 2: Síntese de proteínas Tópicos em abordagem : I Processamento do imrna em Eucariotos II Código genético III Tradução: Síntese de proteínas

Leia mais

BIOLOGIA. Biologia Molecular (segunda parte) Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Biologia Molecular (segunda parte) Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Biologia Molecular (segunda parte) Professora: Brenda Braga Ácidos Nuclêicos DNA RNA Ácido Desoxirribonuclêico Ácido Ribonuclêico Cadeias de Nucleotídeos Fosfato Pentose Base Nitrogenada A ligação

Leia mais

Estrutura do DNA 16/05/2018 ÁCIDOS NUCLÉICOS HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS. Adenina. Guanina. Citosina. Uracila. Timina GREGOR MENDEL

Estrutura do DNA 16/05/2018 ÁCIDOS NUCLÉICOS HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS. Adenina. Guanina. Citosina. Uracila. Timina GREGOR MENDEL ÁCIDOS NUCLÉICOS ÁCIDOS NUCLÉICOS: são substâncias formadoras de genes, constituídas por um grande número de NUCLEOTÍDEOS, que são unidades formadas por três tipos de substâncias químicas: - Uma base nitrogenada:

Leia mais

Estruturas Pedagógicas. Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019

Estruturas Pedagógicas. Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019 Estruturas Pedagógicas Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019 QUESTÃO AULA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA

Leia mais

Estruturas Pedagógicas. Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019

Estruturas Pedagógicas. Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019 Estruturas Pedagógicas Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2018/2019 QUESTÃO AULA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Transcrição e Tradução. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Transcrição e Tradução. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Moléculas, Células e Tecidos Prof. Daniele Duó O código genético É a relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína; Guarda toda informação

Leia mais

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Código Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CÓDIGO GENÉTICO NÚCLEO E SÍNTESE PROTEICA O núcleo é de fundamental importância para grande parte dos processos que

Leia mais

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem.

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. GENÉTICA clássica molecular DNA RNA polipeptídio Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. 01. As cadeias de RNA mensageiros são formadas por enzimas que complementam a sequência de bases de um segmento

Leia mais

- Ácidos Nucleicos e Síntese Proteica - Profª Samara

- Ácidos Nucleicos e Síntese Proteica - Profª Samara - Ácidos Nucleicos e Síntese Proteica - Profª Samara A verdade por trás da descoberta da estrutura do DNA Rosalind Franklin Mãe do DNA (1920-1958) Erwin Chargaff (1905-2002) FOTO 51 1953 James Watson e

Leia mais

EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR

EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR PRÉ-VESTIBULAR BIOLOGIA PROF. MARCONI 1º Bimestre 01. (Ufal 2006) Como as células vivas não conseguem distinguir os elementos radioativos dos não radioativos, elas incorporam ambos

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profa. Renata Coelho

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profa. Renata Coelho Aulas Multimídias Santa Cecília Profa. Renata Coelho Duplicação, transcrição e tradução DNA Modelo de Watson e Crick, proposto em 2 de abril de 1953: DNA é formado por 2 fitas (dupla hélice) Cada filamento

Leia mais

3. (Unesp 2010) Observe a tirinha, que alude à gripe Influenza A (H1N1).

3. (Unesp 2010) Observe a tirinha, que alude à gripe Influenza A (H1N1). ÁCIDOS NUCLÉIOCOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA PROF. MARCONI 1. (Ufal 2006)Como as células vivas não conseguem distinguir os elementos radioativos dos não radioativos, elas incorporam

Leia mais

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas Duplicação do DNA & Síntese de proteínas Aula de Biologia Tema: Duplicação do DNA & Síntese Protéica Daniel Biólogo Planetabiologia.com ÁCIDOS NUCLÉICOS 1) Conceito: Os Ácidos Nucléicos são macromoléculas,

Leia mais

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena EXTRA, EXTRA Se a mãe for (DD) e o pai (D), nenhum dos descendentes será daltónico nem portador. Se a mãe (DD) e o pai for (d), nenhum dos descendentes será daltônico, porém as filhas serão portadoras

Leia mais

REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição

REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto JUL/2011 HISTÓRICO 1957 CRICK e GAMOV Dogma Central da Biologia Molecular A Célula DIFERENCIAÇÃO Núcleo: DNA CRESCIMENTO

Leia mais

Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução

Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução Disciplina: Biologia Profa: Laure Turma: TR / / Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução 1. (Unicamp) Em um experimento, um segmento de DNA que contém a região codificadora

Leia mais

Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº

Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº PRIMEIR LETR TEREIR LETR Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. esinha Nome: nº Valor: 10 Nota:. Lista de ExercíciosTarefa- Segundos nos prof. esinha 2015 1. (ff 2010) figura a seguir representa um

Leia mais

14/02/2017. Genética. Professora Catarina

14/02/2017. Genética. Professora Catarina 14/02/2017 Genética Professora Catarina 1 A espécie humana Ácidos nucleicos Tipos DNA ácido desoxirribonucleico RNA ácido ribonucleico São formados pela união de nucleotídeos. 2 Composição dos nucleotídeos

Leia mais

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca Núcleo celular Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares Carioteca Dupla camada de lipídios, contendo poros (passagem de grandes moléculas) Cariolinfa

Leia mais

TRANSCRIÇÕES GÊNICAS. BIOLOGIA Keffn Arantes

TRANSCRIÇÕES GÊNICAS. BIOLOGIA Keffn Arantes TRANSCRIÇÕES GÊNICAS BIOLOGIA Keffn Arantes Tipos de RNA RNA mensageiro (RNAm) A formação do RNAm chama-se transcrição e é semelhante à replicação do DNA. Tipos de RNA RNA transportador (RNAt) Também chamado

Leia mais

Site:

Site: Código Genético É o conjunto dos genes humanos. Neste material genético está contida toda a informação para a construção e funcionamento do organismo humano. Este código está contido em cada uma das nossas

Leia mais

Biotecnologia Geral TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

Biotecnologia Geral TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO Biotecnologia Geral TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO DNA Replicação DNA Trasncrição Reversa Transcrição RNA Tradução Proteína Transcrição É o processo pelo qual uma molécula de RNA é sintetizada a partir da informação

Leia mais

Biologia Molecular. (Síntese Proteica e Replicação do DNA) a) molécula de RNAr. b) moléculas de RNAt. c) bases nitrogenadas. d) molécula de RNAm.

Biologia Molecular. (Síntese Proteica e Replicação do DNA) a) molécula de RNAr. b) moléculas de RNAt. c) bases nitrogenadas. d) molécula de RNAm. a) molécula de RNAr. b) moléculas de RNAt. c) bases nitrogenadas. d) molécula de RNAm. 4) (UFJF 2016) O anticódon é uma região específica de nucleotídeos encontrada: Professora: Camila Cruz Sábado, 14

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades Aula 8 Ácidos nucleicos Atividades para sala 01 D 02 B No DNA, ocorrem duas fitas de polinucleotídios. As duas fitas são unidas por pontes de hidrogênio estabelecidas entre os

Leia mais

Genética de microrganismos. Disciplina: Princípios de Microbiologia Professor: José Belasque Junior Monitora: Gislâine Vicente dos Reis

Genética de microrganismos. Disciplina: Princípios de Microbiologia Professor: José Belasque Junior Monitora: Gislâine Vicente dos Reis Genética de microrganismos Disciplina: Princípios de Microbiologia Professor: José Belasque Junior Monitora: Gislâine Vicente dos Reis Piracicaba, outubro 2014 Histórico 1868- Primeiro a estudar o núcleo

Leia mais

Profº André Montillo

Profº André Montillo Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É um polímero, ou seja, uma longa cadeia de nucleotídeos. Estrutura Molecular dos Nucleotídeos: Os nucleotídeos são constituídos por 3 unidades: Bases

Leia mais

ÁCIDOS NUCLÉICOS Alfredinho Alves

ÁCIDOS NUCLÉICOS Alfredinho Alves ÁCIDOS NUCLÉICOS Alfredinho Alves 1 1. Histórico Frederish Miescher, médico alemão, aos 20 anos de idade, observou a presença do DNA em células do pus, embora não pudesse detalhar a estrutura molecular

Leia mais

Ácidos nucleicos. Disponível em: <http://carmelourso.files.wordpress.com/2011/08/3d-dna-cover.jpg>. Acesso em: 21 fev

Ácidos nucleicos. Disponível em: <http://carmelourso.files.wordpress.com/2011/08/3d-dna-cover.jpg>. Acesso em: 21 fev Ácidos nucleicos Ácidos nucleicos Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2012. Núcleo celular Define as características morfofisiológicas da

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º ALUNO(a): Recuperação 1º Semestre No Anhanguera você é + Enem O trabalho deve ser entregue em folha de papel almaço. Com capa e organizado.

Leia mais

ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS

ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS Faculdade Ciência da Vida Disciplina: Genética Básica Aula 2 ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS PROFESSORA: Fernanda Guimarães E-MAIL: guimaraes.biologia@gmail.com NÚCLEO Abriga do material genético

Leia mais

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação.

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação. Organização estrutural e funcional do núcleo DNA RNA Proteínas Replicação Transcrição Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Cromatina - Eucromatina - Heterocromatina Cromossomo - Mitose 1 DNA

Leia mais

Profa. Dra. Viviane Nogaroto

Profa. Dra. Viviane Nogaroto ESTRUTURA DO GENE GENE: Região do DNA capaz de ser transcrita a fim de produzir uma molécula de RNA funcional ou uma proteína -inclui sequências codificadoras e regulatórias transcrição tradução DNA RNA

Leia mais

1) (FMSA-SP) Os fenômenos 1, 2 e 3 no esquema ao lado são respectivamente:

1) (FMSA-SP) Os fenômenos 1, 2 e 3 no esquema ao lado são respectivamente: 1) (FMSA-SP) Os fenômenos 1, 2 e 3 no esquema ao lado são respectivamente: a) tradução, transcrição, duplicação b) duplicação, transcrição, tradução c) duplicação, tradução, transcrição d) tradução, duplicação,

Leia mais

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Terceirão Biologia 1 Professor João CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA 1. Síntese de proteínas pelos ribossomos a partir do RNAm. a) RNAm: molécula de RNA que contem a informação genética necessária para

Leia mais

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Telmo Giani Fonte: Internet

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Telmo Giani Fonte: Internet Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Telmo Giani Fonte: Internet OS ÁCIDOS NUCLEICOS DNA Ácido fosfórico Desoxirribose Bases Púricas: A e G Bases Pirimídicas: C e T Dupla fita RNA Ácido fosfórico Ribose

Leia mais

21/08/2017 DOGMA DA BIOLOGIA MOLECULAR TRADUÇÃO TRADUÇÃO TRADUÇÃO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA. Profª. Dra. Patrícia Bellon.

21/08/2017 DOGMA DA BIOLOGIA MOLECULAR TRADUÇÃO TRADUÇÃO TRADUÇÃO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA. Profª. Dra. Patrícia Bellon. FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA DOGMA DA BIOLOGIA MOLECULAR NÚCLEO Profª. Dra. Patrícia Bellon. CITOPLASMA Agosto/2017 O que é tradução? Processo pelo qual a informação genética transcrita em RNAm

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO I ÁCIDOS NUCLEICOS

LISTA DE RECUPERAÇÃO I ÁCIDOS NUCLEICOS LISTA DE RECUPERAÇÃO I ÁCIDOS NUCLEICOS 1) (OSEC-SP) - Quanto à sua estrutura química, o DNA e o RNA são A) polipeptídeos. B) nucleoproteínas. C) polissacarídeos. D) fosfatídeos. E) polinucleotídeos. 2)

Leia mais

DNA - ATGCCGAAATTTGCG. O segmento de RNAm formado na transcrição terá a sequência de bases: RNA - UACGGCUUUAAACGC

DNA - ATGCCGAAATTTGCG. O segmento de RNAm formado na transcrição terá a sequência de bases: RNA - UACGGCUUUAAACGC Transcrição da informação genética A síntese de RNA (mensageiro, por exemplo) se inicia com a separação das duas fitas de DNA. Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produção da molécula de

Leia mais

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS

Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Nucleotídeos É a unidade formadora dos ácidos nucléicos: DNA e RNA. É composto por um radical fosfato, uma pentose (ribose RNA e desoxirribose DNA) e uma base nitrogenada

Leia mais

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto JUN/2011 Princípios Básicos As proteínas são vinculo entre genótipo e fenótipo; A expressão gênica é o processo pelo qual o DNA coordena a síntese

Leia mais

Organização estrutural e funcional do núcleo. Professor Otaviano Ottoni Netto

Organização estrutural e funcional do núcleo. Professor Otaviano Ottoni Netto Organização estrutural e funcional do núcleo Professor Otaviano Ottoni Netto Núcleo Celular Estrutura do Núcleo Alberts et al., 1994 - págs 335 e 345 _Tráfego de proteínas entre núcleo e citoplasma_

Leia mais

GENÉTICA: DE MENDEL AO DNA. Como os genes influenciam as características?

GENÉTICA: DE MENDEL AO DNA. Como os genes influenciam as características? GENÉTICA: DE MENDEL AO DNA Como os genes influenciam as características? O que faz com que um alelo seja dominante ou recessivo? Por que alguns genes provocam doenças? PROBLEMATIZAÇÃO Quais são os ácidos

Leia mais

Introdução à Bioquímica

Introdução à Bioquímica Introdução à Bioquímica Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Genoma! O genoma de um organismo

Leia mais

M Ó D U L O S C O N T E M P L A D O S

M Ó D U L O S C O N T E M P L A D O S M Ó D U L O S C O N T E M P L A D O S IBML - Introdução à Biologia Molecular RETT - Replicação, Transcrição e Tradução SNPR - Síntese de Proteínas EXBL - Exercícios de Biologia Molecular C U R S O D I

Leia mais

Transcrição e tradução QBQ 102

Transcrição e tradução QBQ 102 Transcrição e tradução QBQ 102 Prof. João Carlos Setubal Replicação Dogma Central da Biologia Molecular Transcrição RNA mensageiro Usa Uracila ao invés de Timina Tradução de mrnas Ocorre no ribosomo Proteína

Leia mais

RNA e DNA Parte II. Profª Renata 9º ano / 2018

RNA e DNA Parte II. Profª Renata 9º ano / 2018 RNA e DNA Parte II Profª Renata 9º ano / 2018 continuação TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO RNA (ácido ribonucleico) Todas as moléculas de RNA são cópias de algum segmento de DNA, ou seja, de um gene; TRANSCRIÇÃO

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4. Assunto: (i) Síntese

Leia mais

ATIVIDADES. BC.06: Ácidos nucléicos e ação gênica BIOLOGIA

ATIVIDADES. BC.06: Ácidos nucléicos e ação gênica BIOLOGIA ATIVIDADES 1. DNA e RNA são encontrados em quantidades apreciáveis, respectivamente: a) no núcleo; no citoplasma. b) no núcleo; no núcleo e no citoplasma. c) no núcleo; no núcleo. d) no núcleo e no citoplasma;

Leia mais

Núcleo. Vera Andrade Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular

Núcleo. Vera Andrade  Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Núcleo Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular Nux (grego) = semente, por ser considerado tão importante para a célula quanto a semente é para

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II CAMPUS TIJUCA II. DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS COORD.: PROFa. CRISTIANA LIMONGI

COLÉGIO PEDRO II CAMPUS TIJUCA II. DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS COORD.: PROFa. CRISTIANA LIMONGI COLÉGIO PEDRO II CAMPUS TIJUCA II DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS COORD.: PROFa. CRISTIANA LIMONGI 1º & 2º TURNOS 3ª SÉRIE / ENSINO MÉDIO REGULAR & INTEGRADO ANO LETIVO 2015 PROFESSORES: FRED & PEDRO

Leia mais

LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA E CONTROLE DA EXPRESSÃO GÊNICA

LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA E CONTROLE DA EXPRESSÃO GÊNICA LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA E CONTROLE DA EXPRESSÃO GÊNICA O QUE EXISTE EM COMUM ENTRE OS ORGANISMOS? O QUE FAZ UM ORGANISMO DIFERENTE DO OUTRO? TODOS VIERAM DE UM MESMO ANCESTRAL COMUM A MAQUINARIA

Leia mais

Transcrição e tradução QBQ 204 Aula 4 (biomol)

Transcrição e tradução QBQ 204 Aula 4 (biomol) Transcrição e tradução QBQ 204 Aula 4 (biomol) Prof. João Carlos Setubal Replicação Dogma Central da Biologia Molecular Transcrição RNA mensageiro Usa Uracila ao invés de Timina Tradução de mrnas Ocorre

Leia mais

Qual o nome das bases pirimídicas?. R: Timina e Citosina. Quais os constituintes dos nucleótidos?

Qual o nome das bases pirimídicas?. R: Timina e Citosina. Quais os constituintes dos nucleótidos? O que significam as siglas? R: Ácido desoxirribonucleico. A molécula de tem mensagens codificadas em sequências de que contêm bases púricas e pirimídicas. R: nucleótidos Qual o nome das bases pirimídicas?.

Leia mais

1 Elab.: Prof. : Gilmar

1 Elab.: Prof. : Gilmar 1 Elab.: Prof. : Gilmar 2 Elab.: Prof. : Gilmar Introdução Os ácidos nucléicos são responsáveis pelo controle de todas as atividades e pela manutenção da estrutura das células, além de estarem relacionados

Leia mais

2016 Dr. Walter F. de Azevedo Jr.

2016 Dr. Walter F. de Azevedo Jr. 2016 Dr. Walter F. de Azevedo Jr. 000000000000000000000000000000000000000 000000000000000000000000000000000000000 000000000000111111111110001100000000000 000000000001111111111111111111000000001 000000000111111111111111111111111000000

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 22 Genética molecular e biotecnologia

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 22 Genética molecular e biotecnologia Plano de Aulas Biologia Módulo 22 Genética molecular e biotecnologia Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos 10 CAPÍTULO 1 1 a As bases nitrogenadas são complementares por meio de pontes

Leia mais

Anabolismo Nuclear e Divisão Celular

Anabolismo Nuclear e Divisão Celular 1. (UFRN) Uma proteína X codificada pelo gene Xp é sintetizada nos ribossomos, a partir de um RNAm. Para que a síntese aconteça, é necessário que ocorram, no núcleo e no citoplasma, respectivamente, as

Leia mais

Princípios de Sistemática Molecular

Princípios de Sistemática Molecular ! Ciências teóricas e sistemática biológica "! DNA, genes, código genético e mutação! Alinhamento de seqüências! Mudanças evolutivas em seqüências de nucleotídeos! Otimização em espaços contínuos e discretos!

Leia mais

Estrutura do DNA HISTÓRICO HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS JAMES WATSON e FRANCIS CRICK. 1953: Watson and Crick GREGOR MENDEL

Estrutura do DNA HISTÓRICO HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS JAMES WATSON e FRANCIS CRICK. 1953: Watson and Crick GREGOR MENDEL ISTÓI Estrutura do DA 1953: Watson and rick 1865 - GEG MEDEL Estudou cruzamento entre diferentes tipos de ervilhas demonstrando que certas características físicas dessas plantas eram transmitidas de geração

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL 1ª série Ens. Médio 1. A figura a seguir refere-se à hereditariedade: a) EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL b) Explique de que forma a molécula de DNA atua no fenômeno da

Leia mais

REVISÃO LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA. Aula 2

REVISÃO LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA. Aula 2 REVISÃO LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA Aula 2 LGN0232 Genética molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br O QUE EXISTE EM COMUM ENTRE OS ORGANISMOS? O QUE FAZ UM

Leia mais

Lista de Exercícios. Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto 3 Ano Disciplina: Ciências da Natureza - Biologia. Pré Universitário Uni-Anhanguera

Lista de Exercícios. Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto 3 Ano Disciplina: Ciências da Natureza - Biologia. Pré Universitário Uni-Anhanguera Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 3 Ano Disciplina: Ciências da Natureza - Biologia Pré Universitário Uni-Anhanguera 1 1) (UFES-ES) O modelo abaixo representa a configuração

Leia mais

2. Resposta: C Comentário: Ribonucleases são enzimas que digerem moléculas de RNA, principais componentes de estruturas como ribossomos e nucléolos.

2. Resposta: C Comentário: Ribonucleases são enzimas que digerem moléculas de RNA, principais componentes de estruturas como ribossomos e nucléolos. 1. A Comentário: Cada 3 bases nitrogenadas no RNAm constituem uma unidade denominada códon, que uma vez traduzida, codifica um certo aminoácido no peptídio. Assim, se a proteína em questão contém 112 aminoácidos,

Leia mais

Estrutura do DNA. Macromoléculas Ácidos Nucleicos (DNA e RNA) Estrutura dos ácidos nucleicos. Estrutura dos ácidos nucleicos 09/03/2017

Estrutura do DNA. Macromoléculas Ácidos Nucleicos (DNA e RNA) Estrutura dos ácidos nucleicos. Estrutura dos ácidos nucleicos 09/03/2017 Macromoléculas Ácidos Nucleicos (DNA e RNA) Estrutura do DNA James Watson e Francis Crick (1953) Esclareceram a estrutura do DNA: dupla hélice composta de 2 filamentos de nucleotídeosque se enrolam em

Leia mais

AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA

AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA Piranhas 2017 Célula Procariótica 1 ESTRUTURA E FUNÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO Conceitos Genética:

Leia mais

OS ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA / RNA

OS ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA / RNA OS ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA / RNA Prof. André Maia Considerações do Professor Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas encontradas no mundo vivo. São responsáveis pelo controle dos processos vitais básicos

Leia mais

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta.

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta. CAP. 08: HERANÇA QUANTITATIVA OU POLIGENICA CAP. 09: MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA - LINKAGE CAP. 10: O MATERIAL GENÉTICO E A GENÉTICA DO FUNCIONAMENTO DOS GENES 1. Considere dois genes e seus respectivos alelos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Monitoria da disciplina de Biologia Molecular (CBI 613) Monitor responsável: Bruno Jhônatan Costa Lima (13.2.2032) Assunto: Síntese proteica e regulação da expressão gênica GENES E CROMOSSOMOS 1. Identifique

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 102 Aula 3 (biomol) Transcrição e tradução Replicação Dogma Central da Biologia Molecular Transcrição RNA mensageiro Usa Uracila ao invés de Timina Tradução de mrnas Ocorre

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down)

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Aplicações: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Mapeamento genético e identificação: mapeamento de genes

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 16 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 16 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 16 Genética FUNCIONAMENTO DO GENE Um gene não funciona em todas as células, mas somente em um tipo de célula, onde tem relação à sua função. Isso ocorre devido

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 1. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 1. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem : Parte 1 - Dogma central da biologia I Estrutura e funções dos ácidos nucleicos; II Replicação do DNA; II Transcrição;

Leia mais

3 Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos

3 Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos 1 3 Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos - São compostos ricos em energia - Funcionam como sinais químicos - São reservatórios moleculares da informação genética a) Nucleotídeos - São encontrados polimerizados

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 RIBOSSOMOS E SÍNTESE PROTEICA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 RIBOSSOMOS E SÍNTESE PROTEICA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 RIBOSSOMOS E SÍNTESE PROTEICA Fixação 1) (UNICAMP) Considere um fragmento de DNA com a seguinte sequência de bases: GTA GCC TAG E responda: a) Qual será a sequência

Leia mais

Do DNA à Proteína: Síntese protéica. Profa. Dra. Viviane Nogaroto

Do DNA à Proteína: Síntese protéica. Profa. Dra. Viviane Nogaroto Do DNA à Proteína: Síntese protéica TRADUÇÃO: informação genética em moléculas de mrna é traduzida nas sequências de aminoácidos de proteínas de acordo com especificações do código genético. DO DNA À PROTEÍNA

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ÁCIDOS NUCLEICOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ÁCIDOS NUCLEICOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ÁCIDOS NUCLEICOS Nome do Nucleotídeo Adenina Guanina Timina Citosina Base Adenina (A) Guanina (G) Timina (T) Citosina (C) Purina / Pirimidina Purin Purina Pirimidina Pirimidina

Leia mais

Código Genético. Bianca Zingales

Código Genético. Bianca Zingales Código Genético Bianca Zingales zingales@iq.usp.br O dogma central da Biologia Molecular Replicação Transcrição O DNA contém a informação genética Tradução As proteínas são a expressão da informação genética

Leia mais

Código Genético. Bianca Zingales

Código Genético. Bianca Zingales Código Genético Bianca Zingales zingales@iq.usp.br Um gene - uma enzima Beadle & Tatum (1930 1940) Experimentos de genética com o fungo Neurospora. Mutações induzidas com raios X. Mutações em um único

Leia mais

TRADUZINDO O CÓDIGO GENÉTICO. Aula teórica 6. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética LGN0114 Biologia Celular

TRADUZINDO O CÓDIGO GENÉTICO. Aula teórica 6. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética LGN0114 Biologia Celular TRADUZINDO O CÓDIGO GENÉTICO Aula teórica 6 LGN0114 Biologia Celular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br LEMBRANDO Um gene unidade da informação genética que controla a síntese

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II CAMPUS TIJUCA II

COLÉGIO PEDRO II CAMPUS TIJUCA II COLÉGIO PEDRO II CAMPUS TIJUCA II DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS COORD.: PROFa. CRISTIANA LIMONGI 1º & 2º TURNOS 3ª SÉRIE / ENSINO MÉDIO REGULAR & INTEGRADO ANO LETIVO 2015 PROFESSORES: FRED & PEDRO

Leia mais

Biologia - Grupos A - B - Gabarito

Biologia - Grupos A - B - Gabarito 1 a QUESTÃO: (1, ponto) Avaliador Revisor Foram coletados 1. exemplares do mosquito Anopheles culifacies, de ambos os sexos, em cada uma de duas regiões denominadas A e B, bastante afastadas entre si.

Leia mais

Estágio Docência. Vanessa Veltrini Abril Doutoranda em. Março de 2007

Estágio Docência. Vanessa Veltrini Abril Doutoranda em. Março de 2007 Ação Gênica Estágio Docência Vanessa Veltrini Abril Doutoranda em Genética e Melhoramento Animal Março de 2007 Qual é a função do DNA? Como a informação genética é transportada? Genes TRANSFERÊNCIA DE

Leia mais

Professoras responsáveis Profa. Dra. Maria Tercília. Vilela de Azeredo Oliveira

Professoras responsáveis Profa. Dra. Maria Tercília. Vilela de Azeredo Oliveira Professoras responsáveis veis: : Profa. MSc.. Rosana Silistino de Souza Pós Graduanda: : Bruna Victorasso Jardim Profa. Dra. Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira Nosso organismo é composto por células

Leia mais

Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas. Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes

Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas. Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes Revisão Geral Sumário História da Genética Molecular DNA e RNA Dogma Central Replicação Transcrição

Leia mais

Figura 1. Exemplo da estrutura de um nucleotídeo

Figura 1. Exemplo da estrutura de um nucleotídeo 2 - ÁCIDOS NUCLÉICOS Na natureza há dois tipos de ácidos nucléicos: DNA ou ácido desoxirribonucléico e RNA ou ácido ribonucléico. Analogamente a um sistema de comunicação, essas informações são mantidas

Leia mais

Bio. Semana 16. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Julio Souza Junior)

Bio. Semana 16. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Julio Souza Junior) Semana 16 Rubens Oda Alexandre Bandeira (Julio Souza Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS

Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS DNA O DNA é formado por 3 elementos básicos. Fosfato, Pentose (desoxirribose) e uma base nitrogenada. Essa unidade é chamada de nucleotídeo. As bases

Leia mais

GENÉTICA: PROF. ME. GILCELE BERBER

GENÉTICA: PROF. ME. GILCELE BERBER GENÉTICA: PROF. ME. GILCELE BERBER Introdução à Genética Humana Conceito de Genética Ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da Biologia: estuda a forma como se transmitem

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA Aluno (a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 16/05/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

PROF: L. CLAUDIO BIOLOGIA

PROF: L. CLAUDIO BIOLOGIA NOME: 1ºANO- EXERCICIOS DE RECUPERAÇÃO PROF: L. CLAUDIO BIOLOGIA 1. (G2) Quais são as duas propriedades fundamentais do DNA que permitem a essa substância desempenhar o papel de material genético? 2. (G2)

Leia mais

Edital de Recuperação de Biologia 4º bimestre INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO. Conteúdos da Recuperação

Edital de Recuperação de Biologia 4º bimestre INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO. Conteúdos da Recuperação Edital de Recuperação de Biologia 4º bimestre Nome: nº 2EM Professores: Danilo, Glauco, Soraia, Tales e Thierry INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO 1. Acompanhe o calendário de aulas de recuperação

Leia mais

A Célula Humana. Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Samara Cristina Ferreira Machado. Programa Nacional de Formação em Radioterapia

A Célula Humana. Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Samara Cristina Ferreira Machado. Programa Nacional de Formação em Radioterapia Disciplina: Anatomia e Fisiologia A Célula Humana Samara Cristina Ferreira Machado Programa Nacional de Formação em Radioterapia Abordagem Celular - Estrutura Celular - Função Celular - Ciclo Celular Estrutura

Leia mais

Os conceitos I, II, III e IV podem ser substituídos, correta e respectivamente, por

Os conceitos I, II, III e IV podem ser substituídos, correta e respectivamente, por 01 - (FATEC SP) Mapas conceituais são diagramas que organizam informações sobre um determinado assunto por meio da interligação de conceitos através de frases de ligação. Os conceitos geralmente são destacados

Leia mais

IFSC Campus Lages. Tradução. Biologia Molecular Prof. Silmar Primieri

IFSC Campus Lages. Tradução. Biologia Molecular Prof. Silmar Primieri IFSC Campus Lages Tradução Biologia Molecular Prof. Silmar Primieri Relação DNA RNA Proteína Estrutura das proteínas Gene - Proteína Hipótese Gene - Proteina Os genes são responsáveis pelo funcionamento

Leia mais

CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS

CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS 1. Dentre os diferentes compostos orgânicos das células temos as proteínas. Sobre estas responda: a) Cite

Leia mais