PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO"

Transcrição

1 REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

2 A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra terceiros em razão de ato médico praticado com imprudência, negligência ou imperícia.

3 IMPRUDÊNCIA A imprudência é a prática de uma ação irrefletida, precipitada. Ex.: cirurgião que não aguarda a chegada do médico anestesista.

4 NEGLIGÊNCIA Falta de cuidado ou desatenção. Implica em omissão ou falta de observação ou dever. Não age com cuidado. Ex.: médico que esquece tesoura cirúrgica no interior do corpo do paciente.

5 IMPERÍCIA O cirurgião plástico não tem habilidade para praticar determinada cirurgia estética. Exemplo: faz uma lipoaspiração no paciente, quando não conhece essa técnica.

6 A relação jurídica estabelecida entre o médico e o paciente é regida pela Lei n /90 (Código de Defesa do Consumidor) Há médico e paciente há uma relação contratual. Atividade meio e não fim.

7 A primeira informação prática que se constata é a de que a relação médico/paciente é regida pelo Código do Consumidor. O prazo prescricional das ações indenizatórias por erro médico é de 05 (cinco) anos cuja contagem se inicia a partir do dano e de sua autoria (Ar. 27 do CDC).

8 Foro Competente para Distribuir a Ação Indenizatória por Erro Médico a)foro do Domicílio do Autor (Art. 101, I, CDC) b)foro do lugar do ato ou fato (Art. 100, V, a, CPC) c)foro do domicílio do réu (Art. 94 do CPC- Art. 46 do NCPC)

9 Polo Ativo: paciente/familiares são substitutos processuais. Polo Passivo: médico/hospital/plano de saúde (Pode-se eleger o foro, ou seja, escolher qualquer um deles, quando o autor quiser propor a ação no domicílio do réu) Em relação ao SUS: a ação pode ser ajuizada em face da Municipalidade (Vara da Fazenda Pública onde houver)

10 Tratando-se de reparação de danos materiais e morais decorrentes de prestação defeituosa de serviços médicos, não cabe denunciação da lide (Art. 88 do CDC)

11 ELEMENTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL 1. Conduta voluntária ação ou omissão com inobservância de um dever objetivo de cuidado. 2. Nexo causal. (Iatrogenia intercorrência médica) 3. Existência de um dano. 4. Arts. 186, 948 a 951 do CC

12 Dano moral: é o ato médico causador de qualquer dor física ou emocional ao paciente. Culpa: é a conduta voluntária contrária ao dever de cuidado oposto pelo direito, com a produção de um evento danoso involuntário, porém, previsto ou previsível.

13 Responsabilidade objetiva: não se verifica a existência de culpa do responsável, mas que o dano foi proveniente de ato ilícito. (Art. 14 do CDC) Responsabilidade subjetiva: exige-se prova da culpa (negligência, imprudência e imperícia) Art. 14, 4º, do CDC

14 Corpo da Petição Inicial eixo argumentativo a)ação ou omissão b)nexo causal c)dano

15 Dano Moral x Dano Patrimonial x Dano Estético a) Dano Emergente: aquilo que o paciente irá desembolsar b) Dano Cessante: aquilo que o paciente deixou de ganhar c) Dano Estético: cirurgia deixa cicatriz (não tem relação com cirurgia plástica)

16 Art. 948 do Código Civil: No caso de homicídio, a indenização consiste, sem excluir outras prestações: I pagamento com as despesas do tratamento da vítima, seu funeral e o luto da família; II prestação de alimentos aos familiares ou dependentes.

17 REsp 86450/MG STJ 2/3 salário-mínimo em relação à vítima maior 2/3 salário-mínimo em relação à vítima menor até completar 25 anos; após 25 anos até os 65 anos 1/3.

18 Discussão sobre o médico ser ou não empregado do hospital 4. A natureza da responsabilidade das instituições hospitalares por erros médicos deve ser examinada à luz da natureza do vínculo existente entre as referidas instituições e os profissionais a que se imputa o ato danoso. 5. Responde o hospital pelo ato culposo praticado por profissional de sua equipe médica, mesmo que sem vínculo empregatício com a instituição. A circunstância de os serviços médicos terem sido prestados gratuitamente, ou remunerados pelo SUS, não isenta o profissional e a instituição da responsabilidade civil por erro médico. RECURSO ESPECIAL Nº RJ (2005/ )

19 Pensão alimentícia correspondente a 2/3 do salário mínimo a contar da data que o autor completar 14 anos e até o momento em que completar vinte e cinco anos de idade, e após, reduzindo-se a pensão a 1/3 do salário mínimo até a data em que o autor completaria 65 anos, integrando o 13º a reparação do dano material.

20 Cálculo do Dano Moral 1. Tabela SUSEP 2. Condições financeiras do paciente antes do erro médico

21 Não se esquecer de requerer tutela antecipada nas ações de erro médico (pensão mensal, pagamento de despesas em razão do erro médico etc.) Art. 273, I, do CPC - Novo CPC: Tutela de evidência (Art. 311, II e IV)

22

23 O PRONTUÁRIO MÉDICO DEVE SER JUNTADO AOS AUTOS DO PROCESSO. COMO O PRONTUÁRIO MÉDICO PERTENCE AO PACIENTE E É SIGILOSO, REQUERER SEGREDO DE JUSTIÇA. Art. 155 do CPC Art. 188, III, do NCPC: dados protegidos pelo direito constitucional à intimidade.

24 Se o cliente estiver convalescendo, requerer prioridade: Art A do CPC: Os procedimentos judiciais em que figure como parte ou interessado pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, ou portadora de doença grave, terão prioridade de tramitação em todas as instâncias. Art , inc. I, do NCPC (acrescentou também o inciso XIV, da Lei n /88 Legislação do Imposto de Renda)

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA AULA 06 RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA 1. Conceito As excludentes abaixo foram estudadas na aula 03 Anuência do paciente para testar medicamento experimental Exercício normal de um direito Estado de necessidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 06

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 06 AULA 06 1. Conceito Anuência do paciente para testar medicamento experimental Exercício normal de um direito - lesionar o corpo do paciente para curá-lo Estado de necessidade - amputar o pé diabético do

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. 1. Responsabilidade civil médica

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. 1. Responsabilidade civil médica 1. Responsabilidade civil médica A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. f) Código de Defesa do Consumidor na Saúde (40 horasaula)

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. f) Código de Defesa do Consumidor na Saúde (40 horasaula) 1. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde a) Responsabilidade Civil na Saúde (80 horas-aula) b) Saúde Pública (20 horas-aula) c) Biodireito (80 horas-aula) d) Ética Médica (20 horas-aula) e) Saúde

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA AULA 03 RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA Responsabilidade objetiva: não se verifica a existência de culpa do responsável, mas que o dano foi proveniente de ato ilícito. (Art. 14 do CDC) Responsabilidade subjetiva:

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aulas n. 08 e 09

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aulas n. 08 e 09 Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aulas n. 08 e 09 RESOLUÇÃO CFM nº 1.621/2001 Essa resolução refere-se à cirurgia plástica Art. 1º A Cirurgia Plástica é especialidade única, indivisível e como

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. 1. Tabela SUSEP. 2. Condições financeiras do paciente antes do erro. médico

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. 1. Tabela SUSEP. 2. Condições financeiras do paciente antes do erro. médico 1. Tabela SUSEP 2. Condições financeiras do paciente antes do erro médico O PRONTUÁRIO MÉDICO DEVE SER JUNTADO AOS AUTOS DO PROCESSO. COMO O PRONTUÁRIO MÉDICO PERTENCE AO PACIENTE E É SIGILOSO, REQUERER

Leia mais

Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde -

Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - AULA N. 12 Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - RESOLUÇÃO CFM nº 1.621/2001 Essa resolução refere-se à cirurgia plástica Art. 1º A Cirurgia Plástica é especialidade única, indivisível e como tal

Leia mais

INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE

INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE AÇÕES JUDICIAIS NA ÁREA DA SAÚDE PROGRAMA DO CURSO DE HOJE 1. Conceito de erro médico 2. Requisitos caracterizados do erro médico 3. Elementos da responsabilidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

Responsabilidade Civil por Erro Médico

Responsabilidade Civil por Erro Médico N ehemias Domingos de Melo Responsabilidade Civil por Erro Médico Doutrina e Jurisprudência 2ª Edição Revista, atualizada e aumentada são PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2013 j STJ00098223 2008 by Editora Atlas

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DANO MORAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1 CONCEITO DE DANO MORAL NA RELAÇÃO DE CONSUMO Dano moral e material - vício e defeito Vício: atinge o produto ou o serviço (lata de sardinha estragada) Defeito:

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Aula n. 21 1 A obrigação do dentista é de resultado e de meio. Exemplo de obrigação de resultado: colocação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 AULA 02 AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 1 Resumo da aula n. 01 Informações sobre as diretrizes do curso da pós Apresentação do conteúdo programático Introdução à Responsabilidade Civil

Leia mais

Responsabilidade Civil dos Hospitais e Clínicas

Responsabilidade Civil dos Hospitais e Clínicas AULA 13 Responsabilidade Civil dos Hospitais e Clínicas Ato extramédico Ato paramédico Ato médico Para haver responsabilidade objetiva do hospital, é necessário provar primeiro a responsabilidade subjetiva

Leia mais

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1 RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Responsabilidade da Administração Pública Quando a administração pública é responsável juridicamente?

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA O CONTRATO DE SERVIÇOS MÉDICOS E HOSPITALARES ART. 14, CAPUT, DO CDC O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07 AULA N. 07 1 Conceito de dano moral O dano moral consiste na lesão de direitos não patrimoniais, isto é, dignidade da pessoa humana e direitos da personalidade. Exemplos: vida privada, intimidade, honra,

Leia mais

Responsabilidade Civil. Paula Ferraz 2017

Responsabilidade Civil. Paula Ferraz 2017 Responsabilidade Civil Paula Ferraz 2017 O que é Responsabilidade Civil? O fundamento legal dessa obrigação encontra-se amparado no Novo Código Civil Brasileiro Lei n.º 10.406 de 10/01/2012, vigente a

Leia mais

1º WORKSHOP DE DIREITO MÉDICO

1º WORKSHOP DE DIREITO MÉDICO 1º WORKSHOP DE DIREITO MÉDICO Ação Indenizatória por Erro Médico 1 Siga-me no instagram Prof.joseval_viana 2 3 Relação de consumo (Súmula 608 do STJ) Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL 1 Controle da qualidade do sangue Hospitais, clínicas e médicos hematologistas respondem civilmente

Leia mais

Aula 8 - Liquidação do dano.

Aula 8 - Liquidação do dano. Aula 8 - Liquidação do dano. Como regra, o juiz e as partes devem tentar liquidar o dano durante a instrução, ou seja, tornar a condenação do réu estimada economicamente. números para fins condenatórios.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVISÃO CONTRATUAL DE AUMENTOS ABUSIVOS DOS PLANOS DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVISÃO CONTRATUAL DE AUMENTOS ABUSIVOS DOS PLANOS DE SAÚDE REVISÃO CONTRATUAL DE AUMENTOS ABUSIVOS DOS PLANOS DE SAÚDE A lei que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde é a 9.656, de 03 de julho de 1998. Plano Privado de Assistência à

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE Responsabilidade Civil Aplicada à Diversidade, Religiosidade e Sexualidade - Aula n.71 1 Responsabilidade civil É necessário a existência de dano ou prejuízo para a configuração

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL

RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL E O MÉDICO JOVEM! GISELLE CROSARA LETTIERI GRACINDO gcwallace1@gmail.com Advogada Assessora Jurídica do CFM - Doutoranda em Bioética Porto Portugal - Membro da Comissão de Bioética,

Leia mais

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A palavra responsabilidade deve ser entendida como restituição ou compensação de algo que foi retirado

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Como Construir a Petição Inicial

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Como Construir a Petição Inicial Como Construir a Petição Inicial Quem é o médico anestesiologista Há diferença entre médico anestesista e anestesiologista? Segundo pesquisas no dicionário Aurélio, anestesista é o técnico de enfermagem

Leia mais

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC RELAÇÃO DE CONSUMO objeto qualquer bem móvel, imóvel, material, imaterial, serviços, serviços públicos art. 2º, CDC art. 2º, PÚ, art. 17 e art. 29, CDC (equiparados) Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se

Leia mais

ENCONTRO 04. Ocorrência de ato ilícito. Que este ato tenha causado dano à alguém

ENCONTRO 04. Ocorrência de ato ilícito. Que este ato tenha causado dano à alguém ENCONTRO 04 1.4. Imputabilidade - A responsabilidade decorre apenas da conduta? - A reprovabilidade depende da capacidade psíquica de entendimento do agente? (Sim. - Que significa imputar? - Há como responsabilizar

Leia mais

Responsabilidade Médica e a Visão do Judiciário. Por Melisa Cunha Pimenta

Responsabilidade Médica e a Visão do Judiciário. Por Melisa Cunha Pimenta Responsabilidade Médica e a Visão do Judiciário Por Melisa Cunha Pimenta Responsabilidade Subjetiva dos Médicos, (file:///c:/users/melis/desktop/planejamento/artigos%20para%20o%20site/erro% 20MÉDICO%20-%20Artigo%20doutrinário.pdf):

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA Quais são as excludentes de responsabilidade civil médica? Exercício regular de um direito (Art. 188, inc. I, do CC) APELAÇÃO CÍVEL INDENIZAÇÃO

Leia mais

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior

Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE DO ENGENHEIRO CRIMINAL E CIVIL Professor Me. Vitor Monacelli Fachinetti Júnior Professor Me. Walter Vechiato Júnior RESPONSABILIDADE CRIMINAL" DOLO E CULPA responsabilidade do engenheiro,

Leia mais

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA Pressupostos da responsabilidade civil extracontratual (CC/02, art. 186) Conduta culposa Nexo causal Dano 1. A conduta - Conduta é gênero, de que são espécies:

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: O primeiro artigo de

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: 1 O primeiro artigo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 03

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 03 AULA 03 1 Dano material Culpa: perdas e danos Dano emergente Lucros cessantes 2 Art. 949 do Código Civil No caso de lesão ou outra ofensa à saúde, o ofensor indenizará o ofendido das despesas do tratamento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO Continuação da aula n. 75 Ingestão de alimento estragado FATO E FUNDAMENTO JURÍDICO DO PEDIDO 1. anter o nexo de causalidade entre o dano

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO DANO MORAL E O ERRO MÉDICO Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Viana patrocinada pelo Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Responsabilidade Civil

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Dano moral e indenização. Parte I Prof. Cláudio Freitas Dano Moral e indenização - O dever primário: neminem laedere. - O dever secundário: responsabilização -

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO HOSPITAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO HOSPITAL RESPONSABILIDADE CIVIL DO HOSPITAL Pós-Graduação em Direito da Saúde Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor O fornecedor de serviços responde, independentemente

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FUGA DE PACIENTE DO HOSPITAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FUGA DE PACIENTE DO HOSPITAL FUGA DE PACIENTE DO HOSPITAL CONSTRUINDO A TESE DA PETIÇÃO INICIAL 1. Em 22-11-13, o autor deu entrada no hospital, porque tinha distúrbios psiquiátricos. 2. Tentou evadir-se em outras ocasiões e no dia

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO Sessão da Tarde Curso promovido pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Provar é atestar a veracidade dos fatos. Ônus significa dever, encargo. Ônus é a

Leia mais

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2012 PARECER CONSULTA Nº 05/2014

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2012 PARECER CONSULTA Nº 05/2014 PROCESSO CONSULTA Nº 02/2012 PARECER CONSULTA Nº 05/2014 Solicitante: DR. H. A. R. S. CRM/GO XXXX Conselheiro Parecerista: DR. HAROLDO DE OLIVEIRA TORRES Assunto: COBRANÇA PELO HOSPITAL DE PERCENTAGEM

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES)

ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES) ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES) TEMAS DE DIREITO MÉDICO Editora Espaço Jurídico Lana, Lauro Roberto e Figueiredo, Antônio Macena de. Temas de Direito Médico. Lauro Roberto

Leia mais

DANO MORAL NA RELAÇÃO DE CONSUMO

DANO MORAL NA RELAÇÃO DE CONSUMO AULA 5 DANO MORAL NA RELAÇÃO DE CONSUMO 1 Nos termos do artigo 319, inciso VIII, do Código de Processo Civil, o autor informa Vossa Excelência de que não tem interesse na audiência de conciliação ou de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL Tópico da aula: Limitação de cobertura para materiais e medicamentos utilizados durante a internação de beneficiário de plano de saúde. Caso prático Beneficiária,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada pelo Decreto n. 94.406/97). 2 Conceito

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC Ato Lesivo Dano nexo causal Código Civil Art. 927. Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Leia mais

Dano. Perda de uma chance

Dano. Perda de uma chance DANO 1. Conceito - Há responsabilidade sem culpa? > e sem dano? - O que é o dano? Dano Patrimonial Moral Estético Novos danos Emergente Lucro cessante Perda de uma chance 2. Dano patrimonial 2.1. Dano

Leia mais

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO:

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: UM PORTAL DA ACESSE O QUE É RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: O DEVER DE REPARAR O DANO. POR QUE DIVULGAR ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS DA CONTABILIDADE? PREVENÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21 SUMÁRIO Capítulo I DA RESPONSABILIDADE CIVIL 1.1. Introdução... 15 1.2. Espécies de responsabilidade... 16 1.2.1. Responsabilidade contratual e extracontratual... 16 1.2.1.1. Responsabilidade por obrigação

Leia mais

DANO MORAL. ERRO MÉDICO - AÇÃO JUDICIAL EM FACE DO ESTADO Aula n. 29 Módulo Saúde Pública Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde

DANO MORAL. ERRO MÉDICO - AÇÃO JUDICIAL EM FACE DO ESTADO Aula n. 29 Módulo Saúde Pública Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde DANO MORAL ERRO MÉDICO - AÇÃO JUDICIAL EM FACE DO ESTADO Aula n. 29 Módulo Saúde Pública Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde CASO JURÍDICO Ação proposta em face do Estado de São Paulo em que se

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula 09 Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula 09 Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor Pós-Graduação em Direito do Consumidor Aula 09 Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor 1 Excludente de responsabilidade Artigo 12, 3º, do CDC (vício/defeito de produto) O fabricante, o construtor,

Leia mais

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS Responsabilidade Civil Dever jurídico de indenizar o dano, tanto moral quanto material, imposto àquele que o causou desfazendo,

Leia mais

AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Professor Thiago Gomes

AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. Professor Thiago Gomes AULA 08: RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Professor Thiago Gomes Considerações Preliminares Obrigação de reparar danos patrimoniais em decorrência de atos de agentes públicos causados a terceiros Exaure-se

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO Introdução: A introdução significa início ou começo. Declara ao leitor (juiz e réu) o assunto que será tratado no texto jurídico. Fixa as diretrizes do assunto, facilitando

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS AULA 16 RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS ERRO DE DIAGNÓSTICO 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a palavra da área da medicina que significa a qualificação

Leia mais

Partes: deveres e direitos. Art. 70 a 96 CPC/2015

Partes: deveres e direitos. Art. 70 a 96 CPC/2015 Partes: deveres e direitos Art. 70 a 96 CPC/2015 Deveres Condução da parte > lealdade hábito de quem é honesto. > probidade é próprio de quem atua com retidão. > traduz em obediência a um padrão de conduta

Leia mais

CURSO DE ÉTICA PARA RESIDENTES

CURSO DE ÉTICA PARA RESIDENTES CURSO DE ÉTICA PARA RESIDENTES RESPONSABILIDADE ÉTICA, CIVIL E CRIMINAL DO MÉDICO Palestrante: Dra. Ivana Raimunda de Menezes Melo Vice Presidente e Diretora do Serviço de Fiscalização do CRMMG LEI 3.268

Leia mais

Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor.

Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor. Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor. Ocorre quando o pagamento não puder ser feito por motivo de força maior

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 18

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 18 AULA 18 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Na relação de consumo, a inversão

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - MÓDULO I - RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - MÓDULO I - RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE AULA 17 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - MÓDULO I - RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE 1 Quando o hospital responde pela fuga do paciente? 2 A questão a ser discutida se restringe à análise

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais BuscaLegis.ccj.ufsc.br Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais Adriano Martins Pinheiro Bacharelando em Direito Articulista e colaborador de diversos sites e jornais locais. Atuante em Escritório

Leia mais

QUARTA CÂMARA CÍVEL EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO Nº 72106/ CLASSE CNJ CAPITAL

QUARTA CÂMARA CÍVEL EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO Nº 72106/ CLASSE CNJ CAPITAL EXCIPIENTE: EXCEPTO: JOSÉ GERALDO RIVA EXMO. SR. DR. LUIS APARECIDO BERTOLUCCI JÚNIOR - JUIZ DE DIREITO DA VARA ESPECIALIZADA EM AÇÃO CIVIL PÚBLICA E AÇÃO POPULAR Número do Protocolo: 72106/2011 Data de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MÉDICO ANESTESIOLOGISTA SEXTA FEIRA COM O PROF. JOSEVAL DIREITO DA SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MÉDICO ANESTESIOLOGISTA SEXTA FEIRA COM O PROF. JOSEVAL DIREITO DA SAÚDE MÉDICO ANESTESIOLOGISTA SEXTA FEIRA COM O PROF. JOSEVAL DIREITO DA SAÚDE RESOLUÇÃO CFM N 1.802/2006 Dispõe sobre a prática do ato anestésico RESOLUÇÃO CFM N 1.802/2006 É dever do anestesiologista conhecer

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 12 - MÓDULO RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE - PÓS- GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE INFECÇÃO HOSPITALAR RESPONSABILIDADE CIVIL DO HOSPITAL LEI Nº 9.431, DE 6 DE JANEIRO DE 1997. Dispõe sobre

Leia mais

dano Ação (Ato comissivo) Lícito ou Ilícito O fundamento é o princípio da IGUALDADE ou da ISONOMIA

dano Ação (Ato comissivo) Lícito ou Ilícito O fundamento é o princípio da IGUALDADE ou da ISONOMIA dano Ação (Ato comissivo) Lícito ou Ilícito O fundamento é o princípio da IGUALDADE ou da ISONOMIA dano Omissão (Ato omissivo) Ilícito dano Dano Material ou Moral dano Conduta Dolosa ou Culposa Com intenção

Leia mais

TIPOS CULPOSOS. Culpa conduta humana que realiza tipo penal através da inobservância de um resultado não querido, objetivamente previsível.

TIPOS CULPOSOS. Culpa conduta humana que realiza tipo penal através da inobservância de um resultado não querido, objetivamente previsível. TIPOS CULPOSOS Culpa conduta humana que realiza tipo penal através da inobservância de um resultado não querido, objetivamente previsível. Tipicidade a tipicidade do crime culposo decorre da realização

Leia mais

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO Prof. Dr. Marco Aurelio Guimarães Art. 159 "Aquele que por ação ou omissão voluntária ou involuntária, negligência, ou imprudência violar direito ou

Leia mais

PROCEDIMENTOS ÉTICOS E JUDICIAIS E RESPONSABILIDADE DO DIRETOR TÉCNICO ÉRICA DE MENESES

PROCEDIMENTOS ÉTICOS E JUDICIAIS E RESPONSABILIDADE DO DIRETOR TÉCNICO ÉRICA DE MENESES PROCEDIMENTOS ÉTICOS E JUDICIAIS E RESPONSABILIDADE DO DIRETOR TÉCNICO ÉRICA DE MENESES O que é RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL? Possibilidade de responsabilização e aplicação de correspondente sanção a

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PETIÇÃO INICIAL. Governador Valadares 2018

TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PETIÇÃO INICIAL. Governador Valadares 2018 Faculdade de Direito do vale do Rio Doce - FADIVALE TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PETIÇÃO INICIAL Governador Valadares 2018 (Fonte: GARCIA, Wander. Como Passar na OAB. São Paulo: Editora

Leia mais

Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ. Por Alice Saldanha Villar (*)

Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ. Por Alice Saldanha Villar (*) Seguro de automóveis facultativo: novas Súmulas 529 e 537 do STJ Por Alice Saldanha Villar (*) O seguro de automóveis no Brasil pode ser dividido em dois grupos, a saber: o seguro obrigatório (DPVAT Danos

Leia mais

CONFLITO DE INTERESSES

CONFLITO DE INTERESSES CONFLITO DE INTERESSES Sócia da Ometto Advogados Associados, desde 1993. Consultoria em Direito Médico e Hospitalar. Defesa de clínicas médicas. Defesa de interesses de médicos (éticas e civis). Assessora

Leia mais

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de

é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual do Estado. I irresponsabilidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 1 2 3 4 Erro médico: ginecologia e cirurgia plástica lideram as especialidades com mais processos em SP. Dados do Cremesp mostram que muitas queixas de

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica A RESPONSABILIDADE DO COMERCIANTE POR ACIDENTES DE CONSUMO. Letícia Mariz de Oliveira Advogada

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica A RESPONSABILIDADE DO COMERCIANTE POR ACIDENTES DE CONSUMO. Letícia Mariz de Oliveira Advogada TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica A RESPONSABILIDADE DO COMERCIANTE POR ACIDENTES DE CONSUMO Letícia Mariz de Oliveira Advogada A Seção II (Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço), do

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DOS FABRICANTES E DISTRIBUIDORES DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DECORRENTE DE ACIDENTE DE

RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DOS FABRICANTES E DISTRIBUIDORES DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DECORRENTE DE ACIDENTE DE RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DOS FABRICANTES E DISTRIBUIDORES DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DECORRENTE DE ACIDENTE DE TRABALHO DEFINIÇÕES DE RESPONSABILIDADE A responsabilidade

Leia mais

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro Marcelo Leoni Schmid marcelo@indexflorestal.com.br Aula 02 Responsabilidade civil no Direito Ambiental Brasileiro O

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/2017 - Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres 1-) Petição Inicial Conti.: No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial.

O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. Prof. Daniel Eduardo Branco Carnacchioni Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua

Leia mais

RC Profissional Objetivo do Seguro

RC Profissional Objetivo do Seguro RC Profissional Objetivo do Seguro Esta cada vez mais clara a importância e conscientização dos profissionais sobre a responsabilidade civil na prestação de serviços. A crescente judicialização das relações

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE ANTÔNIA MARIA DE SOUSA, brasileira, casada (convivente em regime de união estável), professora, portadora do RG n. [...], devidamente

Leia mais

Iatrogenia e Erro Médico

Iatrogenia e Erro Médico stj00096073 José Carlos Maldonado de Carvalho Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de janeiro Iatrogenia e Erro Médico sob o Enfoque da Responsabilidade Civil 4a edição Revista e Ampliada

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE TRANSPORTE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE TRANSPORTE CONTRATO DE TRANSPORTE Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 35 - Prof. Joseval Martins Viana 1 Conceito O contrato de transporte é aquele em que

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR. Responsabilidade Civil por Defeito de Produto ou Serviço. Profa. Roberta Densa

DIREITO DO CONSUMIDOR. Responsabilidade Civil por Defeito de Produto ou Serviço. Profa. Roberta Densa DIREITO DO CONSUMIDOR Responsabilidade Civil por Defeito de Produto ou Serviço Profa. Roberta Densa Responsabilidade Civil Defeito de Produto (art. 12) - Quem responde? O fabricante, o produtor, o construtor,

Leia mais

Responsabilidade civil do Estado

Responsabilidade civil do Estado Responsabilidade civil do Estado Responsabilidade civil Conduta Dano Nexo de causalidade Dolo/Culpa Para configurar a responsabilidade civil essencialmente deve-se demonstrar QUATRO COISAS: 1 - CONDUTA

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1ª Questão Qual o objeto do Direito médico de acordo com a corrente pós positivista? a) Objeto material é ideia de justiça e o objeto formal a conduta humana intersubjetiva. b) A

Leia mais

Resultado. Conceito: Lesão ou perigo de lesão de um interesse protegido pela norma penal (Mirabete)

Resultado. Conceito: Lesão ou perigo de lesão de um interesse protegido pela norma penal (Mirabete) LEGALE RESULTADO Resultado Conceito: Lesão ou perigo de lesão de um interesse protegido pela norma penal (Mirabete) Resultado Dessa forma, o resultado pode ser: - Físico (externo ao homem) - Fisiológico

Leia mais