O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial."

Transcrição

1 DIREITO CIVIL

2 ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. Prof. Daniel Eduardo Branco Carnacchioni

3 Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua história. Posição constitucional e contribuição jurisprudencial. O novo dano moral. A evolução da matéria. Correlação com os direitos da personalidade. Reverberação sobre a pessoa jurídica. Controle judicial da fixação. A posição do STJ. Casos práticos caracterizadores.

4 DANO = LESÃO A BEM JURÍDICO RELEVANTE. QUAL O BEM JURÍDICO TUTELADO NO DANO MORAL?

5 TEORIA DOS DANOS AUTÔNOMOS!!!

6 DANO PRESSUPOSTO PARA INDENIZAÇÃO FATO DETERMINANTE DA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR INDENIZAÇÃO SEM DANO = ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA.

7 DANO MORAL e PESSOA HUMANA

8 DANO MORAL E DIREITOS DA PERSONALIDADE DA PESSOA JURÍDICA. ARTIGO 52 DO CÓDIGO CIVIL: Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade

9 TESE DO DANO INSTITUCIONAL!! Enunciado 286 do CJF: Os direitos da personalidade são direitos inerentes e essenciais à pessoa humana, decorrentes de sua dignidade, não sendo as pessoas jurídicas titulares de tais direitos. SUMULA 227 DO STJ.

10 DANO MORAL E EVOLUÇÃO HISTÓRICA. DA DISCUSSÃO SOBRE A INDENIZAÇÃO OU NÃO DO DANO MORAL ATÉ A DISCUSSÃO SOBRE A CONCEPÇÃO DE DANO MORAL.

11 1ª FASE DISCUSSÃO CENTRADA NA POSSIBILIDADE OU NÃO DE INDENIZAR O ENTÃO DESCONHECIDO DANO MORAL. 2ª FASE PARTE DA PREMISSA DE QUE O DANO MORAL É INDENIZÁVEL DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE DANO MORAL.

12 Evolução histórica 1ª MOMENTO DA 1ª FASE O DANO MORAL É INDENIZÁVEL? POR SER INESTIMÁVEL NÃO ERA ADMITIDA A INDENIZAÇÃO. O CARÁTER DE COMPENSAÇÃO E SATISFAÇÃO DO DANO MORAL E SUPERAÇÃO DA NEGATIVA DE INDENIZAÇÃO. QUAL A POSIÇÃO DO STF ATÉ MEADOS DOS ANOS 60?

13 2º MOMENTO DA 1ª FASE IMPOSSIBILIDADE DE CUMULAR DANO MORAL COM DANO MATERIAL DANO MORAL TRAVESTIDO DE DANO MATERIAL

14 ANOS 60, 70 E INÍCIO DE 80, LÓGICA ECONÔMICA. SÚMULA 491 do STF: É INDENIZÁVEL O ACIDENTE QUE CAUSE A MORTE DE FILHO MENOR, AINDA QUE NÃO EXERÇA TRABALHO REMUNERADO Ganhos futuros frustrados!!!

15 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE DIVISOR DE ÁGUAS EM RELAÇÃO AO DANO MORAL 2ª FASE: CONCEITO DE DANO MORAL DISCUSSÃO ATUAL. POSIÇÕES MÚLTIPLAS NA DOUTRINA SOBRE A CONCEPÇÃO E ESTRUTURA DO DANO MORAL.

16 A LEI (SENTIDO AMPLO) NÃO DEFINE DANO MORAL.

17 DANO MORAL E CONSTITUIÇÃO FEDERAL ARTIGO 5º, INCISOS V e X. É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem.

18 são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

19 DANO MORAL E CÓDIGO CIVIL DIREITOS DA PERSONALIDADE ARTIGO 186: Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

20 DANO MORAL E CDC ARTIGO 6º, INCISO VI: SÃO DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR A EFETIVA PREVENÇÃO E REPARAÇÃO DE DANOS PATRIMONIAIS E MORAIS, INDIVIDUAIS, COLETIVOS E DIFUSOS.

21 DANO MORAL DEFINIÇÃO DIFÍCIL!!! SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA É COMPLEXA, PLURAL E HETEROGÊNA EM TERMOS CULTURAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS.

22 RELEITURA DO CONCEITO DE DANO MORAL À LUZ DOS VALORES SOCIAIS CONSTITUCIONAIS. DIGNIDADE HUMANA DIREITOS DA PERSONALIDADE DANO MORAL.

23 NA DIMENSÃO CONSTITUCIONAL DANO MORAL NÃO ESTÁ ATRELADO A SENTIMENTOS DESAGRADÁVEIS OU REAÇÕES PSÍQUICAS. A questão MORAL DA DOR E DO SOFRIMENTO.

24 ENUNCIADO 444 DA V JORNADA DE DIREITO CIVIL: O DANO MORAL INDENIZÁVEL NÃO PRESSUPÕE NECESSARIAMENTE A VERIFICAÇÃO DE SENTIMENTOS HUMANOS DESAGRADÁVEIS COMO DOR OU SOFRIMENTO.

25 A QUESTÃO DA CAUSA E CONSEQUÊNCIA (EFEITO). QUESTÕES SUBJETIVAS NÃO SÃO CAUSA!! SENTIMENTOS HUMANOS DESAGRADÁVEIS NÃO INTERFEREM NA EXISTÊNCIA

26 DANO MORAL E DIGNIDADE DA PESSA HUMANA SUBSTITUIR O SUBJETIVISMO DA DOR PELO SUBJETIVISMO DA DIGNIDADE?

27 STJ RECURSO ESPECIAL N.º SP (BASTA A VIOLAÇÃO DE DIREITO FUNDAMENTAL EXISTENCIAL)

28 CONCEPÇÃO CONSTITUCIONALIZADA DANO MORAL: LESÃO A INTERESSE EXISTENCIAL CONCRETO MERECEDOR DE TUTELA.

29 O QUE ISSO SIGNIFICA? A DIGNIDADE HUMANA DEVE SER APURADA Á LUZ DO CASO CONCRETO.

30 Análise concreta e dinâmica dos interesses contrapostos em cada conflito particular Dano moral como cláusula geral JUDICIÁRIO, no caso concreto, deverá apurar se o dano moral é digno de proteção (não apenas em abstrato, mas face ao interesse que lhe contrapõe).

31 DANO MORAL CONCRETO E OBJETIVO PONDERAÇÃO E PROPORCIONALIDADE.

32 DANO MORAL E PROVA (fato e a questão do bem jurídico violado). Dano in re ipsa? Dispensa da prova dos sentimentos humanos desagradáveis Prova da existência do dano moral!!! Nessa nova concepção de dano moral a fórmula IN RE IPSA deve ser revista. Necessidade da demonstração concreta da ofensa a direito da personalidade.

33 PROVA DANO MORAL PODE SER PRESUMIDO QUANTO A QUESTÕES SUBJETIVAS EM TERMOS DE CONSEQUÊNCIAS DA VÍTIMA DANO MORAL DEVE SER PROVADO QUANTO A SUA EXISTÊNCIA exame objetivo do fato.

34 meros aborrecimentos = ausência de concreta violação da dignidade Gravidade não é critério para apuração da existência repercussão nos efeitos do dano moral.

35 DIREITOS DA PERSONALIDADE DIMENSÕES VARIADAS DANO MORAL PODE SE RELACIONAR A DIVERSOS GRAUS DE VIOLAÇÃO.

36 DANO MORAL e CONFIGURAÇÃO NO COTIDIANO. VIOLAÇÃO À DIGNIDADE HUMANA (DIREITOS DA PERSONALIDADE DA PESSOA HUMANA) + INJUSTO CONCRETO + RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE.

37 O DANO MORAL, ASSIM COMPREENDIDO TODO EXTRAPATRIMONIAL, NÃO SE CARACTERIZA QUANDO HÁ MERO ABORRECIMENTO INTERENTE A PREJUÍZO MATERIAL. DANO MORAL E INADIMPLEMENTO CONTRATUAL. É POSSÍVEL? Enunciado 159 do CJF:

38 Enunciado n.º 411 do CJF: O descumprimento de contrato pode gerar dano moral quando envolver valor fundamental protegido pela Constituição Federal de

39 Enunciado n.º 411 do CJF: O descumprimento de contrato pode gerar dano moral quando envolver valor fundamental protegido pela Constituição Federal de

40 DANO MORAL E FATO PRATICADO NO EXERCÍCIO REGULAR DO DIREITO. A QUESTÃO DO ABUSO DE DIREITO.

41 DANO MORAL e LEGITIMIDADE. QUEM PODE REQUERER O DANO MORAL?

42 LEGITMIDADE E CONSCIÊNCIA DANO MORAL EM FAVOR DE INCAPAZES (IDADE E DOENÇAS MENTAIS) E AINDA PARA PESSOAS QUE, POR ALGUMA ENFERMIDADE, NÃO POSSUEM REAÇÃO ANÍMICA. DANO MORAL DISSOCIADO DA CONSCIÊNCIA. RECURSO ESPECIAL N.º RJ

43 NESSA ATUAL CONCEPÇÃO DANO MORAL EM FAVOR DO NASCITURO OU RECÉM NASCIDO.

44 LEGITIMIDADE DANO MORAL REFLEXO LESADOS INDIRETOS VÍNCULO ENTRE O LESADO INDIRETO E A VÍTIMA DIRETA. DANO POR RICOCHETE (é necessário ser herdeiro?) RECURSO ESPECIAL N.º AM

45 NÚCLEO FAMILIAR e INDENIZAÇÃO GLOBAL RECURSO ESPECIAL N.º /RS.

46 DANO MORAL E LIQUIDAÇÃO. QUAL O CRITÉRIO PARA LIQUIDAÇÃO OU VALORAÇÃO DO DANO MORAL? A QUESTÃO DO DANO MORAL PUNITIVO PUNITIVE DAMAGES. Como fica o princípio da restituição integral?

47 Liquidação do dano patrimonial e diferenças em relação ao dano moral os danos econômicos são restauráveis em espécie (tutela restituitória) ou podem ser ressarcidos pela indenização (sub-rogação tutela ressarcitória indenização).

48 DANOS MORAIS retorno ao estado anterior? INDENIZAÇÃO é RESTAURAR A SITUAÇÃO ANTERIOR. NO DANO MORAL É POSSÍVEL? DANO MORAL E SATISFAÇÃO (COMPENSAÇÃO).

49 Enunciado 454: Embora o reconhecimento dos danos morais se dê, em números casos, independentemente de prova (in re ipsa), para sua adequada quantificação, deve o juiz investigar, sempre que entender necessário, as circunstâncias do caso concreto, inclusive por intermédio da produção de depoimento pessoal e da prova testemunhal em audiência.

50 JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADOÇÃO DE CRITÉRIO BIFÁSICO FASE DE VALORAÇÃO: EXISTÊNCIA DO DANO VIOLAÇÃO DE SITUAÇÕES JURÍDICAS EXISTENCIAIS análise da constatação do fato lesivo aferição objetiva e concreta. FASE DA QUANTIFICAÇÃO E EXTENSÃO Individualização do dano moral.

51 DANO MORAL compensação repressão (pressupõe dano caracterizado). DANO MORAL prevenção tutela inibitória antes do dano..

52 DANO MORAL e TRANSMISSIBILIDADE NO CASO DE MORTE DA PESSOA HUMANA. TESES: INSTRANSMISSIBILIDADE; TRANSMISSIBILIDADE CONDICIONADA e TRANSMISSIBILIDADE INCONDICIONADA.

53 TRANSMISSIBILIDADE O ARTIGO 943 DO CÓDIGO CIVIL E TRANSMISSÃO DA INDENIZAÇÃO DECORRENTE DA VIOLAÇÃO DA PERSONALIDADE..

54 DANO MORAL COLETIVO. QUAL O BEM JURÍDICO LESADO? Recursos Especiais n.ºs /RS; /MG; RJ.

55 DANO MORAL E TEORIA DA PERDA DE UMA CHANCE. DANO AUTÔNOMO OU ESPÉCIE DO GÊNERO DANO MORAL?.

56 DANO MORAL E DANO ESTÉTICO!! Bem Jurídico: integridade física Qualificação: Permanência efeitos duradouros.

57 DANO ESTÉTICO AUTÔNOMO E DANO ESTÉTICO VINCULADO AO DANO PATRIMONIAL OU EXTRAPATRIMONIAL SUPERAÇÃO DO BINÔMIO BELO/FEIO. Súmula 387 do STJ: É LÍCITA A CUMULAÇÃO DAS INDENIZAÇÕES POR DANO ESTÉTICO E DANO MORAL.

58 Dano estético e enunciado n.º 192 do CJF os danos oriundos das situações previstas nos artigos 949 e 950 do Código Civil de 2002 devem ser analisados em conjunto, para efeito de atribuir indenização por perdas e danos materiais, cumulada com dano moral e estético. CASOS RELEVANTES E PARADIGMÁTICOS NO STJ

59 DANO MORAL E ENTES DESPERSONALIZADOS Recursos especiais n.ºs /RJ Recursos especiais n.ºs /MG.

60 DANO MORAL E ENTES DESPERSONALIZADOS Recursos especiais n.ºs /RJ Recursos especiais n.ºs /MG.

DIREITO CIVIL TEORIA DOS DANOS AUTÔNOMOS!!! 28/07/2015

DIREITO CIVIL TEORIA DOS DANOS AUTÔNOMOS!!! 28/07/2015 DIREITO CIVIL ESTÁCIO-CERS O Dano extrapatrimonial e a sua história Posição constitucional e contribuição jurisprudencial Prof Daniel Eduardo Branco Carnacchioni Tema: O Dano extrapatrimonial e a sua história

Leia mais

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A palavra responsabilidade deve ser entendida como restituição ou compensação de algo que foi retirado

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS

RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS AULA 16 RESPONSABILIDADE CIVIL NA SAÚDE DOS HOSPITAIS E CLÍNICAS ERRO DE DIAGNÓSTICO 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a palavra da área da medicina que significa a qualificação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE Responsabilidade Civil Aplicada à Diversidade, Religiosidade e Sexualidade - Aula n.71 1 Responsabilidade civil É necessário a existência de dano ou prejuízo para a configuração

Leia mais

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Eneas Matos Professor Doutor da Faculdade de Direito da USP. Advogado. Mestre

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais BuscaLegis.ccj.ufsc.br Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais Adriano Martins Pinheiro Bacharelando em Direito Articulista e colaborador de diversos sites e jornais locais. Atuante em Escritório

Leia mais

ENUNCIADOS SELECIONADOS DAS JORNADAS DE DIREITO CIVIL DO CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL

ENUNCIADOS SELECIONADOS DAS JORNADAS DE DIREITO CIVIL DO CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL ENUNCIADOS SELECIONADOS DAS JORNADAS DE DIREITO CIVIL DO CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL I Jornada de Direito Civil, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho

Leia mais

ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde

ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde AULA 11 ERRO DE DIAGNÓSTICO Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo I Responsabilidade Civil na Saúde 1. Conceito de diagnóstico 2. Conceito de prognóstico Diagnóstico é a avaliação de um médico

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07 AULA N. 07 1 Conceito de dano moral O dano moral consiste na lesão de direitos não patrimoniais, isto é, dignidade da pessoa humana e direitos da personalidade. Exemplos: vida privada, intimidade, honra,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 13ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Dano Moral no NCPC. Eduardo Lemos Barbosa

Dano Moral no NCPC. Eduardo Lemos Barbosa Dano Moral no NCPC Eduardo Lemos Barbosa Evolução da Responsabilidade Civil pelo Dano Moral Lei das XII Tábuas ano 450 a.c; Lex Poetelia Papiria ano 326 a.c; Lex Aquilia de damno ano 286 a.c; Direito Romano;

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Dano moral e indenização. Parte I Prof. Cláudio Freitas Dano Moral e indenização - O dever primário: neminem laedere. - O dever secundário: responsabilização -

Leia mais

Dano. Perda de uma chance

Dano. Perda de uma chance DANO 1. Conceito - Há responsabilidade sem culpa? > e sem dano? - O que é o dano? Dano Patrimonial Moral Estético Novos danos Emergente Lucro cessante Perda de uma chance 2. Dano patrimonial 2.1. Dano

Leia mais

Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OPÇÃO METODOLÓGICA... 19 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito, Importância e Função Social das Obrigações... 25 2. Relações Patrimoniais... 29

Leia mais

Responsabilidade Civil por Erro Médico

Responsabilidade Civil por Erro Médico N ehemias Domingos de Melo Responsabilidade Civil por Erro Médico Doutrina e Jurisprudência 2ª Edição Revista, atualizada e aumentada são PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2013 j STJ00098223 2008 by Editora Atlas

Leia mais

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 AULA 02 AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 1 Resumo da aula n. 01 Informações sobre as diretrizes do curso da pós Apresentação do conteúdo programático Introdução à Responsabilidade Civil

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

O desenvolvimento da personalidade na França do século XIX a partir da idéia de propriedade

O desenvolvimento da personalidade na França do século XIX a partir da idéia de propriedade Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão TEMA 6 A PERSONALIDADE E OS DIREITOS DE PERSONALIDADE O desenvolvimento da personalidade

Leia mais

Sumário. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA... 19 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito, Importância e Função Social das Obrigações... 25 2. Relações Patrimoniais...

Leia mais

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC RELAÇÃO DE CONSUMO objeto qualquer bem móvel, imóvel, material, imaterial, serviços, serviços públicos art. 2º, CDC art. 2º, PÚ, art. 17 e art. 29, CDC (equiparados) Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se

Leia mais

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva SUMÁRIO Palavras Prévias I............................ Apresentação.............. xvii xxi Prefácio............. XXlll Capítulo Introdutório - As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional............

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23 Palavras Prévias 6ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil - Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações... 33 1. Noções

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO RESPONSABILIDADE CIVIL NO DANO ESTÉTICO DECORRENTE DO ERRO MÉDICO MARDEGAN, B. R. do N. 1 Resumo: Com o aumento da demanda pelas cirurgias plásticas, os casos de danos causados por elas também aumentaram.

Leia mais

ACIDENTE DE TRABALHO - INDENIZAÇÂO. Competência:

ACIDENTE DE TRABALHO - INDENIZAÇÂO. Competência: ACIDENTE DE TRABALHO - INDENIZAÇÂO Competência: Com a edição da Emenda Constitucional nº 45, surgiu grande cizânia jurisprudencial acerca da competência da Justiça do Trabalho para julgar pedido de indenização

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Dano Moral / Assédio Moral Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho,

Leia mais

Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS DA PERSONALIDADE -

Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS DA PERSONALIDADE - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 06 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir III - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 12ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO Sumário PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Capítulo Introdutório AS OBRIGAÇÕES EM LEITURA CIVIL - CONSTITUCIONAL... 23 Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES...

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. A RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002 CONCEITOS INICIAIS 1.1 O conceito de obrigação e seus elementos constitutivos 1.1.1 Elementos subjetivos da obrigação

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 11ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Direito Civil. Direitos da Personalidade. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Direitos da Personalidade. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Direitos da Personalidade Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DIREITOS DE PERSONALIDADE: Cláusula geral constitucional que embasa os direitos de personalidade:

Leia mais

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato Responsabilidade Civil Prof. Antonio Carlos Morato Dano Estético Dano à imagem / Dano Estético (art. 5o, V e X da CF) Imagem-retrato e Imagem-Atributo V - é assegurado o direito de resposta, proporcional

Leia mais

PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA

PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 22) 1 Publicidade enganosa Não se exige prova da enganosidade real (mera capacidade de indução ao erro) A boa-fé do anunciante

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CIVIL

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CIVIL 1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CIVIL P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - A respeito da propriedade e da posse, assinale a alternativa correta: A. As concepções doutrinárias que entendem a função social como limite

Leia mais

PROFESSOR: SILMAR LOPES

PROFESSOR: SILMAR LOPES PROFESSOR: SILMAR LOPES SILMAR LOPES @drsilmarlopes RESPONSABILIDADE: É A OBRIGAÇÃO DE REPARAR DANOS RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade que surge em relação a danos patrimoniais (responsabilidade

Leia mais

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade)

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Civil (Parte Geral) / Aula 03 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) 4. Direito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO Continuação da aula n. 75 Ingestão de alimento estragado FATO E FUNDAMENTO JURÍDICO DO PEDIDO 1. anter o nexo de causalidade entre o dano

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO DANO MORAL E O ERRO MÉDICO Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Viana patrocinada pelo Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Responsabilidade Civil

Leia mais

ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL: VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL: VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL: VISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Exposição versará acerca da: INTRODUÇÃO 1. origem da prática conhecida como assédio moral, a sua caracterização, elementos que o integram e formas

Leia mais

Instituto das Perdas e Danos

Instituto das Perdas e Danos Isabela Di Maio Barbosa 1 Instituto das Perdas e Danos 2008 Conceito e aspectos do instituto de perdas e danos Entende-se na expressão perdas e danos um instituto de direito civil assinalado como uma forma

Leia mais

DIREITOS DA PERSONALIDADE

DIREITOS DA PERSONALIDADE 4/25/2017 DIREITOS DA PERSONALIDADE Aula 6 DISCIPLINA FUNDAMENTAL CONCEITO Direitos que tutelam a pessoa em seus valores essenciais (BIANCA, C. Massimo, Diritto Civile, v. I, 2ª ed., Milano, Giuffrè, 2002,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL Tópico da aula: Limitação de cobertura para materiais e medicamentos utilizados durante a internação de beneficiário de plano de saúde. Caso prático Beneficiária,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 2017 OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS

REFORMA TRABALHISTA 2017 OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS REFORMA TRABALHISTA 2017 OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS Ana Paula Pellegrina Lockmann Desembargadora do Trabalho TRT da 15a. Região 1 REFORMA TRABALHISTA Lei nº 13.467/2017 vigência a partir de 11/11/2017; É

Leia mais

Dano moral Projeção processual Prof. Denis Donoso Denis Donoso

Dano moral Projeção processual Prof. Denis Donoso Denis Donoso Dano moral Projeção processual Prof. Denis Donoso Denis Donoso Parte I Dano moral Âmbito material (brevíssima revisão) Responsabilidade civil Elementos geradores da responsabilidade civil. Dano e suas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Dano Moral / Assédio Moral Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC Ato Lesivo Dano nexo causal Código Civil Art. 927. Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO Introdução: A introdução significa início ou começo. Declara ao leitor (juiz e réu) o assunto que será tratado no texto jurídico. Fixa as diretrizes do assunto, facilitando

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº B DE 2016 DANO EXTRAPATRIMONIAL LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ

REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº B DE 2016 DANO EXTRAPATRIMONIAL LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ REFORMA TRABALHISTA PROJETO DE LEI Nº 6.787-B DE 2016 DANO EXTRAPATRIMONIAL LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena Parte IV

Direito Penal. Teoria da Pena Parte IV Direito Penal Teoria da Pena Parte IV Da Aplicação da Pena Disciplina Legal - Título V da Parte Geral do CP / Da Aplicação da Pena (arts. 59 a 76); - Critério trifásico (reforma da Parte Geral do CP em

Leia mais

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Atos Jurídicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

O INCAPAZ COMO SUJEITO DE DIREITO AO DANO MORAL EM FACE DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE

O INCAPAZ COMO SUJEITO DE DIREITO AO DANO MORAL EM FACE DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE O INCAPAZ COMO SUJEITO DE DIREITO AO DANO MORAL EM FACE DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE GT I: Evolução e Concretização dos Direitos Humanos e Fundamentais na América Latina Filippe Dornelas 1 Maria Cristina

Leia mais

DIREITO CIVIL 12/08/2015 DIREITO CIVIL TEORIA GERAL DA RELAÇÃO PRIVADA. Prof. Nelson Rosenvald

DIREITO CIVIL 12/08/2015 DIREITO CIVIL TEORIA GERAL DA RELAÇÃO PRIVADA. Prof. Nelson Rosenvald ESTÁCIO-CERS DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL Prof. Nelson Rosenvald TEORIA GERAL DA RELAÇÃO PRIVADA Compreensão histórica e política do direito privado. As novas formas de exteorização do Direito Civil. 1)

Leia mais

Gerenciamento de Riscos - Video Aula 3. Gestão de Riscos Acidentais Responsabilidade Civil. Luiz Macoto Sakamoto

Gerenciamento de Riscos - Video Aula 3. Gestão de Riscos Acidentais Responsabilidade Civil. Luiz Macoto Sakamoto Gerenciamento de Riscos - Video Aula 3. Gestão de Riscos Acidentais Responsabilidade Civil Luiz Macoto Sakamoto 3. GESTÃO DE RISCOS ACIDENTAIS RESPONSABILIDADE CIVIL Origem da Responsabilidade Civil Dimensões

Leia mais

I A LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL (LICC)

I A LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL (LICC) SUMÁRIO Agradecimentos... 19 Nota do autor... 21 Prefácio... 23 Capítulo I A LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL (LICC) 1. Introdução ao estudo do Direito... 25 2. Características, conteúdo e funções da

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra

Leia mais

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21

SUMÁRIO. Meireles-Responsabilidade civil.indd 9 15/01/ :13:21 SUMÁRIO Capítulo I DA RESPONSABILIDADE CIVIL 1.1. Introdução... 15 1.2. Espécies de responsabilidade... 16 1.2.1. Responsabilidade contratual e extracontratual... 16 1.2.1.1. Responsabilidade por obrigação

Leia mais

Sumário. Capítulo I A Lei de Introdução

Sumário. Capítulo I A Lei de Introdução Sumário Nota do autor à segunda edição... 21 Nota do autor à primeira edição... 23 Prefácio à segunda edição... 25 Prefácio à primeira edição... 31 Capítulo I A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emgeral Noções eprincípios do Direito Contratual Prof. Vinicius Marques Conceito clássico: é o negócio jurídico bilateral que visa à criação, modificação ou extinção de direitos

Leia mais

Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara

Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara Introdução: A responsabilidade civil surge pela prática de um ato ilícito que é o conjunto de pressupostos da responsabilidade civil. Surge assim, a responsabilidade

Leia mais

RC Profissional Objetivo do Seguro

RC Profissional Objetivo do Seguro RC Profissional Objetivo do Seguro Esta cada vez mais clara a importância e conscientização dos profissionais sobre a responsabilidade civil na prestação de serviços. A crescente judicialização das relações

Leia mais

AULA 00. Apresentação e Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...07

AULA 00. Apresentação e Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...07 AULA 00 Apresentação e Cronograma...02 Questões sem Comentários...04 Questões Comentadas...07 www.universodosconcursos.com Página 1 APRESENTAÇÃO E CRONOGRAMA Olá meus amigos! Sejam todos muito bem vindos

Leia mais

Escola Nacional de Seguros

Escola Nacional de Seguros Walter Polido Escola Nacional de Seguros Seminário Seguros de Riscos Ambientais e Seguros de Responsabilidade Civil Geral no Brasil Palestra: Os Seguros de Responsabilidade Civil no Brasil: estágio atual

Leia mais

DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE Causas e Procedimento. Paulo Sérgio Restiffe

DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE Causas e Procedimento. Paulo Sérgio Restiffe DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE Causas e Procedimento Paulo Sérgio Restiffe NOÇÕES GERAIS Relações Internas : Esgarçamento A legislação deve definir: as causas e as conseqüências Princípios Função Social

Leia mais

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado Responsabilidade Civil Ambiental Fernando Nabais da Furriela Advogado ffurriel@furriela.adv.br Legislação Ambiental Brasileira Constituição Federal Código Civil Legislação Especial Constituição Federal

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO INTRODUÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO ACIDENTES DO TRABALHO DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO AÇÕES TRABALHISTAS RESPONDABILIDADE

Leia mais

Aula 01. Parte Geral. I - Pessoas. A personalidade pode ser conceituada em duas acepções:

Aula 01. Parte Geral. I - Pessoas. A personalidade pode ser conceituada em duas acepções: Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 01 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 01 Parte Geral A parte geral do Código Civil é dividida em três partes: (i)

Leia mais

Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor.

Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor. Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor. Ocorre quando o pagamento não puder ser feito por motivo de força maior

Leia mais

SENTENÇA. Justiça Gratuita Juiz(a) de Direito: Dr(a). Luiza Barros Rozas

SENTENÇA. Justiça Gratuita Juiz(a) de Direito: Dr(a). Luiza Barros Rozas fls. 99 SENTENÇA Processo Digital nº: 1050462-23.2016.8.26.0053 Classe - Assunto Procedimento do Juizado Especial Cível - Indenização por Dano Moral Requerente: M.P.S. Requerido: Prefeitura do Municipio

Leia mais

RUMOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO CIVIL

RUMOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO CIVIL Autor Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho RUMOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO CIVIL Estudos em Perspectiva Civil-Constitucional Área específica Direito Civil. Reúnem-se, nesta obra, ensaios e artigos científicos

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL

RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL 3 DIOGO DE CALASANS MELO ANDRADE. Graduado e pós-graduado em Direito Civil pela UNIT. Mestre em Direito pela UFS. Doutorando em direito pela Mackenzie. Professor universitário. Professor

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR NOS ACIDENTES DE TRABALHO Mestrando em Direito pela Unicuritiba. PEDRO FRANCO DE LIMA Mestranda em Direito pela Unicuritiba. FRANCELISE CAMARGO DE LIMA Mestrando em

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: O primeiro artigo de

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: 1 O primeiro artigo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário. Dano moral e indenização. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Dano moral e indenização. Parte II Prof. Cláudio Freitas - Excludentes da responsabilidade civil Dano Moral e indenização - Excludentes de nexo causal (independente

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas Aula 37 Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor Matéria: Cláusulas Abusivas 1 As cláusulas abusivas não se confunde com o abuso de direito do art. 187

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: alimentação imprópria

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: alimentação imprópria CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: alimentação imprópria Módulo Direito Sanitário 1 Responsabilidade do Fato do Produto ou do Serviço Artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor O fabricante, o produtor,

Leia mais

1) RESPONSABILIDADE CIVIL - INTRODUÇÃO:

1) RESPONSABILIDADE CIVIL - INTRODUÇÃO: 1 PONTO 1: Responsabilidade Civil introdução PONTO 2: Pressupostos da responsabilidade civil 1) RESPONSABILIDADE CIVIL - INTRODUÇÃO: A expressão responsabilidade significa arcar com as consequências, significa

Leia mais

Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Do Adimplemento e Extinção das Obrigações

Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Do Adimplemento e Extinção das Obrigações Do Adimplemento e Extinção das Obrigações TÍTULO IV Do Inadimplemento das Obrigações CAPÍTULO V 1 2 Conforme afirma Orlando Gomes, a cláusula penal, também chamada pena convencional, é o pacto acessório

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br PRESCRIÇÃO DE AÇÕES CONTRA A FAZENDA PÚBLICA Art. 1º As dívidas passivas da União,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS RESPONSABILIDADE CIVIL DOS DENTISTAS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Módulo I - Aula n. 21 1 A obrigação do dentista é de resultado e de meio. Exemplo de obrigação de resultado: colocação

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Desconsideração da Personalidade Jurídica Parte II Prof. Francisco Saint Clair Neto Aprofundando o tema... A melhor doutrina aponta a existência de duas grandes teorias fundamentais

Leia mais

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato

Responsabilidade Civil. Prof. Antonio Carlos Morato Responsabilidade Civil Prof. Antonio Carlos Morato Dano Estético Dano à imagem / Dano Estético (art. 5o, V e X da CF) Imagem-retrato e Imagem-Atributo V - é assegurado o direito de resposta, proporcional

Leia mais

Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE

Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE Profa. Dra. Maria Hemília Fonseca A MODERNA EXECUÇÃO: PENHORA ON LINE DANO MORAL COLETIVO NO DIREITO DO TRABALHO Conceito e Consequências Revisão de alguns conceitos ROTEIRO Dano moral coletivo no DT Conceito

Leia mais

Responsabilidade Internacional do Estado

Responsabilidade Internacional do Estado Responsabilidade Internacional do Estado Profª. Alice Rocha 1. Noção geral Representa a obrigação de cumprir com os compromissos internacionalmente assumidos e, ainda, o dever de não causar dano. OU SEJA

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 Parte Geral e Obrigações 01 Direito Civil Constitucional. Conceito, princípios e aplicação prática. Os princípios do Código Civil de 2002: eticidade, socialidade e operabilidade. 02 Lei de introdução

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.494.296 - MG (2014/0216416-5) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : MANOEL GERALDO RAMOS DO NASCIMENTO RECORRENTE : VANIA TAVARES DA NOBREGA ADVOGADO : SILVIA IÊDA PARREIRAS

Leia mais

DARTAGNAN PLÍNIO SOUZA SANTOS 1

DARTAGNAN PLÍNIO SOUZA SANTOS 1 A ANÁLISE DO DANO MORAL NA RECOMPOSIÇÃO DO SENSO DE AUTOVALIA DO CONSUMIDOR NAS AÇÕES DE COMPETÊNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS DARTAGNAN PLÍNIO SOUZA SANTOS 1 RESUMO: O presente trabalho evidencia

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO TERMO Nr: 6201002193/2015 SENTENÇA TIPO: A PROCESSO Nr: 0003783-79.2012.4.03.6201 AUTUADO EM 23/10/2012 ASSUNTO: 021001 - DANO MORAL E/OU MATERIAL

Leia mais

/2013/ / (CNJ: )

/2013/ / (CNJ: ) COMARCA DE PORTO ALEGRE 17ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL Rua Márcio Veras Vidor (antiga Rua Celeste Gobato), 10 Processo nº: Natureza: Autor: Réu: Juiz Prolator: 001/1.11.0358466-0 (CNJ:.0447706-66.2011.8.21.0001)

Leia mais

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro Marcelo Leoni Schmid marcelo@indexflorestal.com.br Aula 02 Responsabilidade civil no Direito Ambiental Brasileiro O

Leia mais

DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO

DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros Pesquisadora do CNPq Doutora em Direito (UFSC/Coimbra) Mestre em Direito (PUCRS) Professora Adjunta

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Professor: Dr. Rogério Martir II - Lesões Acidentárias / Acidente do Trabalho Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

Qual a data base para início da correção monetária sobre o valor fixado a título de indenização por danos morais discutidos na Justiça do Trabalho?

Qual a data base para início da correção monetária sobre o valor fixado a título de indenização por danos morais discutidos na Justiça do Trabalho? DANO MORAL Qual a data base para início da correção monetária sobre o valor fixado a título de indenização por danos morais discutidos na Justiça do Trabalho? ** Thiago Spaulussi Gonçalves Após a Emenda

Leia mais